das congruências entre as e da

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "das congruências entre as e da"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NÍVEL MESTRADO estão stratégica de : uma análise das congruências entre as e da Flávio da Cunha Nerva Orientador: Prof. Dr. Cláudio Gonçalo Co-orientador: Profa. Dra. Teniza da Silveira

2 Nova economia... mudança para o foco no Valor do Cliente (RUST, ZEITHAML e LEMON, 2001; GRÖNROOS, 1993; FITZSIMMONS & FITZSIMMONS, 2000; TÉBOUL, 1999; ALBRECHT, 1992).... a tradução da estratégia é a ponte entre estratégia e implementação, sendo realizada através das atividades (PORTER, 1989). Administração estratégica de serviço o desafio... dificuldades... (ALBRECHT, 2000).... mercado educacional...aumento de competitividade (MEC/INEP, 2007)....competências e/ou capacidades essenciais são a base da competitividade (TEECE, PISANO e SHUEN, 1997; PRAHALAD & HAMEL, 1990).

3 na necessidade de quais os elementos que o clientealuno considera no momento da escolha de um serviço/produto educacional, relacionando-os com as conseqüências de uso e aos seus propósitos de vida, conforme proposto por Gutman (1982) através da teoria de cadeia de meios-fim (means-end chain). a compreensão da evidenciada pelos principais envolvidos na entrega do serviço educacional, considerando que as instituições de ensino, tanto concebidas como grupos ou práticas, podem ser parcialmente planejadas, porém também possuem uma dimensão natural. São produtos da interação das forças internas e adaptação histórica que agem livremente, infundidas de valores além das exigências técnicas da tarefa (SELZINICK, 1972)!na necessidade de tomar decisões críticas que passam necessariamente por " e priorizações, entendendo que há restrições de recursos para implementar e compatibilizar todas as expectativas e intenções.

4 #$ Como um produto/serviço com objetivo de obter subsídios para a a respeito das principais prioridades capazes de %o que é para o cliente e a organizacional?.

5 %& Propor uma estrutura de análise de serviços educacionais sob a ótica da administração estratégica considerando as congruências e diferenças identificadas entre as expectativas do cliente e a intenção organizacional.... '(...

6 %& '( ( os principais atributos, conseqüências e valores considerados pelos clientes-alunos do serviço/produto educacional ofertado; (qual a percepção dos principais envolvidos na composição de um serviço/produto educacional, ou seja, quais os atributos, as conseqüências e os valores que esses profissionais julgam ser importantes para os clientes;! #as relações e avaliar as possíveis congruências e divergências entre as duas percepções: cliente e gestores de um serviço/produto; ) *(uma estrutura de análise das congruências e diferenças existentes entre o que é valor para o cliente e a intenção organizacional.

7 +( Nerva (2007) UNISINOS

8 [...] a preferência e avaliação, % pelo cliente relativas a % do produto, performance dos atributos e,-. geradas pelo uso, que facilitam (ou bloqueiam) o alcance dos %& / em situações de uso. Woodruff (1997, p. 142)

9 Uma atividade ou uma série de atividades de natureza mais ou menos ' que normalmente, mas não necessariamente, acontece durante as 0entre cliente e empregados de serviço e/ou recursos físicos ou bens e/ou sistemas do fornecedor de serviços que é fornecida como ao(s) problema(s) do(s) cliente(s). Grönroos (1993, p. 36) [Pacote de serviço]... A de reprodução de um sistema de serviços está baseada primeiro em (seus elementos absolutamente essenciais e, segundo, em projetar maneiras eficazes de controlar e recriar esses elementos. Normann (1993, p. 64)

10 12 ((... se caracteriza em as % dois ou mais critérios, ou seja, as situações em que a melhoria de um critério poderáem um impacto negativo no outro. Por exemplo, se há um trade-off entre custo e flexibilidade, isso significa que o aumento nesta causará um impacto negativo naquele. (PAIVA, CARVALHO e FENSTERSEIFER, 2004, p. 55)

11 4 3 *0 #3! " (!" "%!!! (!" "% (!") * ) (!"! "%!! +! " # $ "%! "!! " & ''! 4

12 Dimensão de pesquisa Valor para o cliente Gestão de serviços *0 Categoria de investigação Atributos, Conseqüências de uso e Valores Serviços educacionais Foco de investigação Expectativas do cliente Percepção dos gestores Comparação entre expectativas do cliente e a intenção organizacional Principais Autores avaliados Gutman (1982) Löw (2004) Reynolds e Gutman (1988) Woodruff (1997) Woodruff e Gardial (1996) Rokeach (1979) Zeithaml (1981, 1985, 1988) Hofstede et al. (1998) Olson e Reynolds, (1983) Lin (2000) Overby (2000) Gengler, Mulvey e Oglethorpe, 1999 Vriens e Hofstede (2000) Albrecht (1992, 1999) Chase e Hayles (1991) Corrêa e Caon (2002) Fitzsimmons & Fitzsimmons (2000) Grönroos (1993) Heskett (1997) Normann (1993) Paiva, Carvalho e Fensterseifer (2004) Porter (1989) Wheelwright (1984) Autor(es)-referência Gutman (1982) Rokeach (1979) Reynolds e Gutman (1988) Woodruff Gardial (1996) Hofstede et al. (1998) Corrêa e Caon (2002) Grönroos (1993) Normann (1993)

13 Referencial teórico 3.1 Valor para o cliente UNISINOS 2. Escolha do produto ou serviço 3. Diagnóstico 3._.1 Seleção dos entrevistados 3._.2 Pré-teste 4. Análise e interpretação 5. Resultados Considerações finais Pesquisa qualitativa Pesquisa quantitativa Pesquisa qualitativa 3.2 Intenção organizacional Coleta de dados

14 0(2 %0 propiciar ao aluno um aprofundamento de conhecimento em sua área de atuação e um ambiente de troca de experiências e idéias entre alunos e professores, sendo os conhecimentos desenvolvidos por um corpo docente com qualificação e experiência prática, com conteúdo atualizado e espaços de discussão para estudos de casos. Na percepção dos alunos, a partir da aplicação do Laddering, ficou representado dez atributos no resultado do Mapa Hierárquico de Valor, 13 conseqüências de uso/ benefícios e 6 valores. No APT... as dimensões do aluno são categorizadas em Sentir-se, Conhecimento, Capacidade e Atitude. a percepção dos gestores predominou dois caminhos: o primeiro caminho tem ênfase na Aplicação do conhecimento partindo do Corpo discente (Network) e dos estudos de Casos práticos e, o segundo, pela busca do Embasamento teórico para resolver problemas, suportado pela Qualidade dos professores e pelo Conteúdo e Estrutura do curso. a busca do aluno em um MBA divide-se em três momentos: o seu conteúdo formativo, a capacidades e habilidades adquiridas e pela possibilidade de aplicabilidade de tudo que foi apreendido e ampliado por meio das experiências trocadas e vivenciadas. a congruência entre as percepções sinaliza para o fortalecimento do produto e de seu conteúdo prático, de seu melhor entendimento do embasamento teórico, da sua ênfase na empregabilidade e trocas de experiências, bem como na consolidação dos atributos Casos práticos, Conteúdo do curso e na Qualidade dos professores, considerando Qualificação e Experiência prática. da perspectiva do gerenciamento de marketing... o conhecimento sobre o valor para o cliente de um MBA, através do modelo Cadeias Meios-Fim, pode contribuir nas seguintes áreas (GUTMAN, 1982): segmentação e análise de mercado, planejamento do produto e estratégia de comunicação e promoção, promovendo o estabelecimento de ligações entre todos os níveis da Cadeia Meios-Fim e potencializando a comunicação com os clientes. predomina, na sua essência, uma entrega de atributos de experiência e confiança.

15 %0/ à aplicação do modelo de Cadeias Meios-Fim (GUTMAN, 1982) operacionalizado pela Técnica Padrão de Associação APT (HOFSTEDE et al., 1998) com vista à compreensão do fenômeno de consumo. a investigação do valor para o cliente aplicado ao ensino... à exploração e adaptação de um método alternativo para o entendimento da percepção da intenção organizacional de um produto/serviço neste sentido, possibilitando, por conseqüência, estabelecer critérios e elaborar procedimentos para a análise das congruências entre as percepções do cliente e dos gestores do serviço. permitiu o cruzamento entre as percepções do cliente e dos gestores de um serviço/produto, a partir da relação entre os atributos, conseqüências e valores. a construção de um Quadro de dimensões de administração de serviços e da Matriz de intensidade de serviços, sintetizados a partir de conteúdos teóricos explorados na área de serviços.

16 60, número limitado de aplicação do método de APT e os quais pudessem ser utilizados como referência; a utilização da abordagem do processo de determinação de Valor, segundo Woodruff (1997), somente nas duas primeiras etapas: (1) o que os clientes-alvo valorizam e (2) a seleção das dimensões com maior importância estratégica, o que levou a não explorar as etapas de avaliação e desempenho das dimensões valorizadas; impossibilidade de generalizações dos dados encontrados, pois o estudo teve como foco os cursos de MBAs da Unisinos; os resultados referem-se aos alunos que já escolheram o curso, ou seja, não podendo ser conclusivos para os clientes em potencial; e a possibilidade de interpretações distintas dos entrevistados no entendimento dos valores proposto na aplicação no método APT.

17 0, 7 a replicação deste estudo em outras momentos do aluno no curso de MBA, por exemplo logo após a compra e após o final do curso; a replicação deste estudo incluindo outros produtos de ensino como os cursos de pós-graduação stricto sensu - Mestrados e Doutorados, englobando assim o entendimento do universo da Pós-graduação, bem como em outras IES; avançar neste estudo nas três outras fases de determinação de valor de Woodruff (1997), de avaliação da satisfação do cliente (aluno), possibilitando ter uma avaliação mais concisa entre o prometido e entregue, qualificando assim o processo de predileção da cadeia de valor dos clientes-alvo no futuro; testar o modelo com mais níveis de abstração no método APT, como o aplicado na laddering, aumentando assim a capacidade explicativa do fenômeno de consumo de produto de ensino; a replicação deste estudo para outros produtos de ensino de Pós-Graduação. Para tanto, seria importante o estudo de agrupamento de algumas variáveis, como Aquisição e Atualização de conhecimentos ou Qualificação e Experiências práticas de professores, bem como o estudo da necessidade da inclusão da variável Valor (R$) do curso e Compatibilizar estudos e carreira profissional ; o desenvolvimento de novas pesquisas no sentido de ampliar a base conceitual de entrevistas em laddering e do APT, buscando resolver as lacunas que aparentemente existem nos métodos; o desenvolvimento de estudos que investiguem a relação dos conceitos investigados com a intenção do cliente continuar comprando da organização; e o desenvolvimento de estudos em outras áreas e produtos a partir da lógica de análises realizadas neste trabalho.

18 À Márcia e ao João Pedro Orientador: Cláudio Gonçalo Co-orientadora: Teniza da Silveira Aos professores e amigos Obrigado! Flávio Nerva

19 5 " " - Conveniência do pesquisador e acesso aos dados 6 - Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS %& desta investigação Cursos de pós-graduação lato sensu - MBA s (Master Business Administration) 8.

20 2 1. o que os clientes-alvo valorizam? 2. De todos as dimensões que os clientes-alvo valorizam, quais as mais importantes? 3. Quão bem (ou mal) estamos entregando o valor que os clientes-alvo querem? 5. O que os clientes-alvo provavelmente valorizarão no futuro? 4. Por que estamos atendendo mal (ou beml) as dimensões de valor importantes? Processo de Determinação de Valor para o Cliente (WOODRUFF, 1997)

21 8,, População e amostragem Curso Total Alunos Préselecionados Amostra Final MBA em Administração da Tecnologia da Informação MBA em Controladoria MBA em Finanças Corporativas e Valor das Organizações MBA em Gestão de Pessoas MBA em Gestão Empresarial MBA em Logística MBA em Marketing MBA em Negócios Internacionais Total O método de entrevista em 6 2 o método da Escalada (REYNOLDS e GUTMAN, 1988)

22 As entrevistas... Questionário semi-estruturado: Que elementos você considera ao escolher um curso?... Priorizar no máximo 5 atributos... Como você percebe que (para chegar no atributo)? 2 Análise e interpretação dos dados: Por que isto é importante para você? a 45 (1) 3 do conteúdo das entrevistas e estruturação dos dados; (2) desenvolvimento da ; (3) construção do "3, ; e (4) determinação das orientações de.

23 :# Atributos 1 Ambiente de sala de aula 6 Análises an lise Criação da tabela de ladders Código Nome sugerido 2 Carga-horária 3 Casos práticos 4 Conteúdo do curso 5 Estrutura curricular do curso 6 Experiência prática dos professores 7 Infra-estrutura do campus 8 Localização 9 Nome/tradição da instituição 10 Qualificação dos professores 49 Valor (R$) do curso Consequências 11 Adquiro conhecimento/ aprendo mais 12 Atualização de conhecimentos/ técnicas 13 Tenho embasamento para resolver problemas 14 Crescimento pessoal e profissional Ladder Entrevistado ladder1 ladder2 ladder3 ladder4 ladder5 ladder6 15 Melhora a minha performance ladder7 1 01_lcp _lcp _lcp _lcp _jrs _jrs _jrs _jrs _jrs Valores 10 03_hrs Total: 93 ladders 16 Habilita a implantar mudanças / novas idéias 17 Me torna mais competitivo/ empregabilidade 18 Garanto o meu sustento 19 Posso aplicar no dia-a-dia 20 Economizo / aproveito melhor o tempo 21 Troca de experiências e idéias 22 Diminuo o estresse 55 Compatibilizar estudos e carreira profissional 23 Autoconfiança 24 Bem-estar 25 Dignidade 26 Desenvolvimento pessoal 27 Felicidade 28 Qualidade de vida 29 Reconhecimento 30 Realização 31 Segurança 32 Sentir-se satisfeito 33 Sentir-se valorizado

24 : : 4 # relações diretas relação indireta Na construção do Mapa Hierárquico de Valor: o nível do corte foi 3 relações (2/3)

25 :! # 0 6 (; / %&' 5 & Mapa de Valor para o Cliente - Laddering %&' $!$, 9$$.. % $ 1 / $%, 6! 6% 2 > &,6 9 5 <! 6 7 6% ( $ 1 = $6,.!!1$ 8 $!$, 6% ) $ <$ 34$ 9 #:!" # $%&' ( - $ / 01$&' 1. $$ $ ) +,&' &' () * $ 2 34$ "$ 1 5 "$

26 :) # 0 6 (; / %&' 5 & Mapa de Valor para o Cliente - Laddering %&' $!$, 9$$.. % $ 1 / $%, 6! 6% 2 > &,6 9 5 <! 6 7 6% ( $ 1 = $6,.!!1$ 8 $!$, 6% ) $ <$ 34$ 9 #:!" # $%&' ( - $ / 01$&' 1. $$ $ ) +,&' &' () * $ 2 34$ "$ 1 5 "$

27 :)* :)*0 0* Tabela 11: Exemplo de uma matriz quadrada Total 5 0,00 3,00 1,01 1,01 1,02 1,03 0,02 7, ,00 0,00 3,00 1,01 4,07 4,03 1,05 13, ,00 1,00 0,00 1,02 3,05 3,01 1,03 9, ,00 0,00 0,00 0,00 2,02 1,01 0,00 3, ,00 0,01 0,00 0,00 0,00 3,00 1,02 4, ,00 0,00 0,00 1,00 4,02 0,00 4,00 9, ,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 Total de relações 45,44 Fonte: Pesquisa de Campo (1) Nível de corte: a média entre todas as cadeias (12,07) (2) Número médio: total de relações pelo número de concatenações. Ex: 89/6 (14,83) (3) Subdividiram as cadeias em 4 tipos de percepções dominantes; 4 (, Forte, Muito fraca e Fraca Total: )) cadeias no MHV ;< orientações dominantes

28 8,, População e amostragem Curso Total Alunos Amostra final Percentual % MBA em Administração da Tecnologia da Informação MBA em Controladoria MBA em Finanças Corporativas e Valor das Organizações MBA em Gestão de Pessoas MBA em Gestão Empresarial MBA em Logística MBA em Marketing MBA em Negócios Internacionais Total O método Aplicação do método Técnica Padrão de Associação (Association Pattern Technique APT) (HOFSTEDE et al, 1998)

29 9 555#1 1 Com base na laddering três ondas de análises no mímino 20% dos entrevistados (corte: 5 ou mais citações) Questionário estruturado: matrizes AC e CV 2 Análise e interpretação dos dados: (1) Aplicação do modelo de regressão loglinear e Análise dos testes; e (3) Construção do mapa hierárquico de valor.

30 : :# 3 ln p ijk = + ij AC + jk CV + ijk ACV cadeias testadas Teste de independência válidas (sig. > 0,05) Verificada a significância (sig. < 0,05) Nível de corte percentil 85º AC = 0,61 e entre CV = 0,67 Relações foram classificadas em 4 níveis de intensidade e os elementos foram ranqueados

31 = (2) UNISINOS Mapa de Valor para o Cliente - APT

32 8,, Entrevistas em profundidade aplicada em>gestores:.coordenadores de curso, coordenador geral dos MBA s e gestor responsável por todo o lato senso) O roteiro semi-estruturado da entrevista... Inspirado no método de laddering Análise e interpretação dos dados: Um mapa de relações por gestor foi gerado e, por último, construiu-se o %, considerando: (1) essas entrevistas foram também analisadas por pesquisador; (2) foram incluídos no mapa os elementos que foram citados por, no ', gestores; e (3) o mapa foi construído seguindo o adotado para o aluno, buscando, com isso, evidências de possíveis congruências e trade-offs entre as diferentes percepções.

33 Mapa de Percepção dos gestores - IO

34 + 8 #3555 a) análise de congruência das abordagens das Técnicas de 6 e #1; e b) análise de congruência entre o e a. C) análise das relações entre o Mapa de 0 e a 4.

35 3.% 196#1

36 5/ %&' # %Mapa das Percepções Congruentes entre os clientes e a intenção organizacional 2 > &,6 > 9 $$ $$ $!$ 5 <! 6?136@ $A$B 1 $!$ ( $ 1 = $6, %&' $!$, 9$$ 8 $!$, ) $ <$ 34$ 9 $&' $!$ ( - $ / 01$&' $ "$ 1 5 "$

37 # # " ",'! "-

38 #3 4?, Fonte: Baseado em Woodruff (1997).

39 6' * "- & "%! " 1"- 2 5 *! " *0 2' * '! " #!! " #& "% 3 4 #! " 2' #! ("% +! " %! "! "*! " %& (! " '! " (! " 34.! " (! " # "% # (! " ' (! " 34 /! " 2' ) ' )! "! ( "%! " (! " 75! 7 1"- -! "!0! "! "%! " +& 0 "! " Fonte: Baseado em Normann (1993), Fitzsimmons & Fitzsimmons (2000) e Grönroos (1993).

40 4 " " (! " "%!!! "%!!! " (! " "% (! ") * ) (! "! +! " # $ "%! "!! " & ''! Fonte: Baseado em Grönroos (1993) e Corrêa e Caon (2002).

41 #555555#1 4 Conteúdo do curso 1. Nome: MBA em Sua idade está entre: ( ) 18 e 25 anos ( ) 26 e 35 nos ( ) 36 e 45 anos ( ) Acima de 45 anos 4. Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino A tabela abaixo lista alguns atributos de cursos de MBAs de uma Instituição de Ensino e possíveis conseqüências destes atributos para você. Identifique todos os atributos que você considera importantes e marque Consequências um x nos parênteses cada vez que você entender que a conseqüência indicada tem relação com o atributo que você está analisando. 1. Leve em conta apenas os atributos que você julga importante em um Curso de Pós-Graduação MBA. 2. Você pode marcar com x quantas vezes quiser para cada atributo, desde que você identifique uma relação com a conseqüência citada. Ambiente de sala de aula Adquiro conhecimentos / aprendo mais Atualização de conhecimentos / técnicas Tenho embasamento para resolver problemas Melhora a minha performance Habilita a implantar mudanças / novas idéias Crescimento pessoal e profissional Me torna mais competitivo/ empregabilidade Garanto o meu sustento Posso aplicar no diaa-dia Economizo / aproveito melhor o tempo Troca de experiências e idéias ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Carga-horária ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Casos práticos ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Conteúdo do curso Estrutura curricular Experiência prática do professor Infraestrutura do campus ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Localização ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Nome / Tradição da instituição Qualificação dos professores x Código Nome sugerido Atributos 1 Ambiente de sala de aula 2 Carga-horária 3 Casos práticos 5 Estrutura curricular do curso 6 Experiência prática dos professores 7 Infra-estrutura do campus 8 Localização 9 Nome/tradição da instituição 10 Qualificação dos professores 11 Adquiro conhecimento/ aprendo mais 12 Atualização de conhecimentos/ técnicas 13 Tenho embasamento para resolver problemas 14 Crescimento pessoal e profissional 15 Melhora a minha performance 16 Habilita a implantar mudanças / novas idéias 17 Me torna mais competitivo/ empregabilidade 18 Garanto o meu sustento 19 Posso aplicar no dia-a-dia 20 Economizo / aproveito melhor o tempo 21 Troca de experiências e idéias 22 Diminuo o estresse Valores 23 Autoconfiança 24 Bem-estar 25 Dignidade 26 Desenvolvimento pessoal 27 Felicidade 28 Qualidade de vida 29 Reconhecimento 30 Realização 31 Segurança 32 Sentir-se satisfeito 33 Sentir-se valorizado ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Diminuo o estresse

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

1 Introdução. 1.1. Contextualização do problema de pesquisa

1 Introdução. 1.1. Contextualização do problema de pesquisa 1 Introdução 1.1. Contextualização do problema de pesquisa De acordo com o último Censo da Educação Superior (2008), o Brasil conta hoje com 3.207 cursos de graduação em gerenciamento em administração,

Leia mais

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria MBA Controladoria Controladoria O MBA Controladoria une a tradição do Ibmec em pesquisas avançadas em Administração, Economia e Finanças com a Controladoria. Com este embasamento, propõe-se desenvolver

Leia mais

Meu foco de atuação nos últimos 10 anos foi à área de Integração de Sistemas e o meu objetivo principal é o segmento de Telecom.

Meu foco de atuação nos últimos 10 anos foi à área de Integração de Sistemas e o meu objetivo principal é o segmento de Telecom. MODELOS DE CARTAS Prezados Sr. (a), Sou um executivo com mais de 15 anos de experiência e sucesso na Direção de Unidade de Negócios, abrangendo áreas de Serviços de IT, Vendas e Marketing, em empresas

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação 1.º Ano / 1.º Semestre Marketing Estratégico Formar um quadro conceptual abrangente no domínio do marketing. Compreender o conceito

Leia mais

14 de dezembro de 2012 MONITORAMENTO DO PROGRAMA APRENDIZ LEGAL/ FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO

14 de dezembro de 2012 MONITORAMENTO DO PROGRAMA APRENDIZ LEGAL/ FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO 14 de dezembro de 2012 MONITORAMENTO DO PROGRAMA APRENDIZ LEGAL/ FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO 1. APRESENTAÇÃO A presente proposta de projeto refere-se ao Monitoramento do Programa Aprendiz Legal idealizado

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO SUPERIOR EM IES DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROJETO DE PESQUISA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO SUPERIOR EM IES DO ESTADO DE SÃO PAULO 552 PROJETO DE PESQUISA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO SUPERIOR EM IES DO ESTADO DE SÃO PAULO Silvio Carvalho Neto (USP) Hiro Takaoka (USP) PESQUISA EXPLORATÓRIA

Leia mais

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. RONALDO RANGEL Doutor - UNICAMP Mestre PUC 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PÓS-MBA

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. RONALDO RANGEL Doutor - UNICAMP Mestre PUC 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PÓS-MBA 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA SIGA: PMBAIE*08/00 Prof. RONALDO RANGEL Doutor - UNICAMP Mestre PUC 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PÓS-MBA As grandes questões emergentes que permeiam o cenário organizacional exigem

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 62-CEPE/UNICENTRO, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade regular, da UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática Elisabete Ap. Zambelo e-mail: elisabete.zambelo@usc.br Daniel Freire e Almeida e-mail: daniel.almeida@usc.br Verônica

Leia mais

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

MBA Executivo Internacional

MBA Executivo Internacional MBA Executivo Internacional Informações* Dias e horários das aulas: Quinzenalmente. Sextas e sábados. Das 08h30 às 17h30. Carga horária: 612 Horas *As informações podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015

Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM MARKETING E GESTÃO DE EQUIPES

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM MARKETING E GESTÃO DE EQUIPES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM MARKETING E GESTÃO DE EQUIPES ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo e Marketing e

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 1-CEPE/UNICENTRO, DE 27 DE JANEIRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO.

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade

A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade Realização Patrocínio Objetivo da pesquisa Captar a perspectiva dos gestores e professores de gestão da qualidade sobre: 1. Os conceitos de sustentabilidade

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Elton Ivan Schneider Introdução

Leia mais

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS. 5.1 Conclusão

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS. 5.1 Conclusão 97 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5.1 Conclusão Este estudo teve como objetivo final elaborar um modelo que explique a fidelidade de empresas aos seus fornecedores de serviços de consultoria em informática. A

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 05 ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN MÓDULO 01 Páginas 26 à 30 1 AULA 05 DESAFIOS GERENCIAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

CBA. Certification in Business Administration

CBA. Certification in Business Administration CBA Pós - Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SEREM EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES. Trabalho de Graduação

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES. Trabalho de Graduação DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES Trabalho de Graduação Orientando: Vinicius Stein Dani vsdani@inf.ufsm.br Orientadora: Giliane

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º. A Faculdade Moraes Júnior Mackenzie Rio FMJ Mackenzie Rio, proporcionará aulas de Nivelamento

Leia mais

Gestão Estratégica de Negócios

Gestão Estratégica de Negócios INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão Estratégica de Negócios Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Santa Rita do Sapucaí MG Setembro de 2013

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental

Leia mais

O COACHING É UM PROCESSO ESTIMULANTE E CRIATIVO entre coach e cliente que inspira

O COACHING É UM PROCESSO ESTIMULANTE E CRIATIVO entre coach e cliente que inspira O COACHING É UM PROCESSO ESTIMULANTE E CRIATIVO entre coach e cliente que inspira a elevação do potencial pessoal e profissional para superar desafios e atingir resultados. E a dedicação exclusiva da Korkes

Leia mais

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Pirâmide da Gestão Profª. Kelly Hannel Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Diferentes tipos de SIs que atendem diversos níveis organizacionais Sistemas do nível operacional: dão suporte a gerentes operacionais

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 5ª Série Administração de Recursos Humanos I A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto

Leia mais

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior Sistemas ERP Introdução Sucesso para algumas empresas: acessar informações de forma rápida e confiável responder eficientemente ao mercado consumidor Conseguir não é tarefa simples Isso se deve ao fato

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

Administração de CPD Chief Information Office

Administração de CPD Chief Information Office Administração de CPD Chief Information Office Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os principais conceitos e elementos relacionados ao profissional de

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

Qualidade Certificada em MBA

Qualidade Certificada em MBA Qualidade Certificada em MBA Qualidade Certificada em MBA Contribuir para a excelência dos cursos de MBA no Brasil, desenvolvendo parâmetros de qualidade que norteiem sua estruturação e oferta. Fundada

Leia mais

CURSO ADMINISTRAÇÃO PROJETO INTEGRADOR 2014-1 TURMAS: AG03TA-AG03NA-AG04NA-AG05NA AG06NA-AG07TA-AG07NA

CURSO ADMINISTRAÇÃO PROJETO INTEGRADOR 2014-1 TURMAS: AG03TA-AG03NA-AG04NA-AG05NA AG06NA-AG07TA-AG07NA CURSO ADMINISTRAÇÃO PROJETO INTEGRADOR 2014-1 TURMAS: AG03TA-AG03NA-AG04NA-AG05NA AG06NA-AG07TA-AG07NA 1. TEMA: Empreendedorismo e Inovação nas Organizações: o diferencial competitivo. As empresas buscam

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda.

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional Manual do Usuário Este documento é de autoria da PERSPECTIVA Consultores Associados

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

MBA Conhecimento, Tecnologia e Inovação

MBA Conhecimento, Tecnologia e Inovação MBA Conhecimento, Tecnologia e Inovação Informações: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras das 18h45 às 22h45. Semana Intensiva 09h00 às 18h00 Mód.Internacional Carga horária: 600 Horas Coordenador:

Leia mais

Professor: Disciplina:

Professor: Disciplina: Professor: Curso: Esp. Marcos Morais de Sousa marcosmoraisdesousa@gmail.com Sistemas de informação Disciplina: Introdução a SI 19/04 Recursos e Tecnologias dos Sistemas de Informação Turma: 01º semestre

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços)

FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços) FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços) 1. MÉTODO MENTOR - Modelagem Estratégica Totalmente Orientada para Resultados Figura 1: Método MENTOR da Intellectum. Fonte: autor, 2007 O método MENTOR (vide o texto

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo Ementas das Disciplinas 1. Teorias Administrativas e a Gestão Escolar - 30 horas Ementa: Gestão Educacional conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor.

Leia mais

Área de Gestão e Negócios

Área de Gestão e Negócios Área de Gestão e Negócios O Complexo Educacional FMU é uma Instituição de ensino superior com uma longa tradição de prestação de relevantes serviços educacionais a sociedade brasileira. Fundado em 1968,

Leia mais

Prof. Ana Cláudia Fleck Coordenadora da Academia de Professores da ESPM-Sul

Prof. Ana Cláudia Fleck Coordenadora da Academia de Professores da ESPM-Sul PROGRAMA GUIA ESPM-Sul Programa de Acompanhamento Discente e Excelência Profissional Prof. Ana Cláudia Fleck Coordenadora da Academia de Professores da ESPM-Sul Pensamento ESPM. São Paulo, 25/04/2014.

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte

GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Profª. Danielle Valente Duarte GESTÃO EMPRESARIAL FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Danielle Valente Duarte 2014 Abrange três componentes interdependentes: a visão sistêmica; o pensamento estratégico e o planejamento. Visão Sistêmica

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

O Trabalho escrito atenderá ao disposto no Manual de Normatização de Projetos Finais da ESAMC.

O Trabalho escrito atenderá ao disposto no Manual de Normatização de Projetos Finais da ESAMC. Plano de Ensino CURSO: MBA Regular - Negócios Internacionais DISCIPLINA: Plano de Internacionalização Banca Final Última revisão: Abril/2015 Horas-aula: Orientação do projeto: 30 Desenvolvimento do projeto:

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

4 Metodologia e estratégia de abordagem

4 Metodologia e estratégia de abordagem 50 4 Metodologia e estratégia de abordagem O problema de diagnóstico para melhoria da qualidade percebida pelos clientes é abordado a partir da identificação de diferenças (gaps) significativas entre o

Leia mais

CURSO. Master in Business Economics 1. vire aqui

CURSO. Master in Business Economics 1. vire aqui CURSO MASTER In Business Economics Master in Business Economics 1 vire aqui DISCIPLINAs O aluno poderá solicitar a dispensa das disciplinas básicas: Matemática Básica, Estatística Aplicada e Contabilidade.

Leia mais

MBA em Gestão de Ativos.

MBA em Gestão de Ativos. /biinternational /biinternational MBA em Gestão de Ativos. Unidade WTC www.biinternational.com.br O B.I. International O B.I. International é uma escola de educação executiva que propõe um Modelo Único

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

4 Proposta de método de avaliação de desempenho em programas

4 Proposta de método de avaliação de desempenho em programas 4 Proposta de método de avaliação de desempenho em programas O método de avaliação foi proposto especialmente para esta pesquisa, mas poderá ser utilizado em outros casos relacionados à avaliação de desempenho

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Marcus Fontes

FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Marcus Fontes FTAD Formação Técnica em Administração Módulo de Gestão de Materiais ACI Atividade Curricular Interdisciplinar Prof. Marcus Fontes AULA PASSADA: GESTÃO DE COMPRAS: PROCESSOS DE FORNECIMENTO UMA REVISÃO

Leia mais

Livros Publicados. Marketing Pessoal e Organizacional. Dúvidas sobre a disciplina? Aula 1. Currículo do Docente. Fale com o professor 24 horas!

Livros Publicados. Marketing Pessoal e Organizacional. Dúvidas sobre a disciplina? Aula 1. Currículo do Docente. Fale com o professor 24 horas! Marketing Pessoal e Organizacional Dúvidas sobre a disciplina? Aula 1 Prof. Me. Achiles Batista Ferreira Junior Fale com o professor 24 horas! Twitter: @achilesjunior Currículo do Docente Bacharelado em

Leia mais

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros Quem somos Nossos Serviços Processo de Negociação Clientes e Parceiros O NOSSO NEGÓCIO É AJUDAR EMPRESAS A RESOLVEREM PROBLEMAS DE GESTÃO Consultoria empresarial a menor custo Aumento da qualidade e da

Leia mais

Desafio Profissional PÓS-GRADUAÇÃO 2012. Gestão de Projetos - Módulo C Prof. Me. Valter Castelhano de Oliveira

Desafio Profissional PÓS-GRADUAÇÃO 2012. Gestão de Projetos - Módulo C Prof. Me. Valter Castelhano de Oliveira Desafio Profissional PÓS-GRADUAÇÃO 12 Gestão de Projetos - Módulo C Prof. Me. Valter Castelhano de Oliveira 1 DESAFIO PROFISSIONAL Disciplinas: Ferramentas de Software para Gestão de Projetos. Gestão de

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

O CLIENTE COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA INOVAÇÃO: INTEGRAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES CLIENTES E RELACIONAMENTO

O CLIENTE COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA INOVAÇÃO: INTEGRAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES CLIENTES E RELACIONAMENTO O CLIENTE COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA INOVAÇÃO: INTEGRAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES CLIENTES E RELACIONAMENTO Aliny Francielly de Oliveira Formada em Administração, atuante nos segmentos comércio varejista

Leia mais

RESUMEN. Palavras-chave: turismo, projetos de extensão, aplicabilidade

RESUMEN. Palavras-chave: turismo, projetos de extensão, aplicabilidade TITULO: A importância da participação acadêmica em Projetos de Extensão EJE: Mesa de Trabajo 2. Incorporación Curricular de La Extension AUTORES: Ana Paula Cunha, Priscila Simon, Ana Flavia Schawb Dropa,

Leia mais

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014.

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

ATENÇÃO. Apresentação

ATENÇÃO. Apresentação Apresentação O tema logística reversa vem crescendo em importância entre as empresas desde a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com as novas exigências, as empresas precisam buscar

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EXCELÊNCIA EM VENDAS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EXCELÊNCIA EM VENDAS Apresentação Atenta aos movimentos do mercado e ao cenário competitivo vivenciado pelas empresas e profissionais, a ADVB/RS atua na área de educação corporativa e oferece conhecimentos alinhado às principais

Leia mais

RESUMO. Autora: Juliana da Cruz Guilherme Coautor: Prof. Dr. Saulo Cesar Paulino e Silva COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

RESUMO. Autora: Juliana da Cruz Guilherme Coautor: Prof. Dr. Saulo Cesar Paulino e Silva COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA 1 A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN EM CENÁRIOS DE DIVERSIDADE 1 Autora: Juliana da Cruz Guilherme Coautor:

Leia mais

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.

ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados. PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com. ENADE e CPC Como compreender seu desempenho e estratégias de melhoria de resultados PROF. AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO aalmeidaf@yahoo.com.br CPC Conceito Preliminar de Curso 1 - Nota dos Concluintes no ENADE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

Workshop PMBoK. Gerenciamento de Recursos Humanos

Workshop PMBoK. Gerenciamento de Recursos Humanos Workshop PMBoK Gerenciamento de Recursos Humanos Paulo H. Jayme Alves Departamento de Inovação Tecnológica - DeIT Janeiro de 2009 1 Envolvimento da equipe Os membros da equipe devem estar envolvidos: Em

Leia mais

6 Metodologia. 6.1 Situando a pesquisa

6 Metodologia. 6.1 Situando a pesquisa 6 Metodologia Apresento neste capítulo a metodologia utilizada nesta pesquisa, o contexto em que ocorreu a coleta de dados, os participantes, os instrumentos usados e os procedimentos metodológicos para

Leia mais

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques "O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento". (DORNELAS, 2005) A partir

Leia mais