SABERES QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR REFLEXIVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SABERES QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR REFLEXIVO"

Transcrição

1 SABERES QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR REFLEXIVO VILMA GENI SLOMSKI, Dra. Professora e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado FECAP/SP

2 Epistemologia define metodologia de ensino e filosofia de vida Metodologias ativas pedagogia critica paradigma sistêmico holistico globalizado

3 Agenda das discussões Conceito de Formação Docente; Tendências e conceitos que fundamentam a formação do professor na contemporaneidade; Conceito de SABER e sua perspectiva na formação docente; Conceito de PRÁTICA REFLEXIVA processo formativo; e seu Conceito de PESQUISA e seu processo formativo.

4 QUESTÕES INTRODUTÓRIAS DILEMAS RELACIONADOS A PROCESSOS FORMATIVOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRATICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITARIO

5 Dilemas Em que medida consigo atender as expectativas de meus alunos? Como compatibilizá-las com as exigências institucionais? Como motivar meus alunos para as aprendizagens que extrapolam o utilitarismo pragmático que está em seus imaginários? Como trabalhar com turmas numerosas respeitar as diferenças? e heterogêneas e Como utilizar as novas tecnologias na construção de identidades coletivas e na reflexão ética? De que maneira alio o ensino das disciplinas com as pesquisas já realizadas na área? Que competências preciso ter para articular tomadas de decisões e fatos do cotidiano das empresas com o conteúdo das disciplinas que ministro? Como enfrento o desafio da interdisciplinariedade na educação superior? (Cunha, 2010)

6 Tendência contemporânea de formação dos docentes

7 Situação-problema A inadequação do modelo da RACIONALIDADE TÉCNICA: A docência é um Oficio sem saberes próprios, basta o saber especifico, da disciplina. (...). Sei fazer, logo, sei ensinar. Perspectiva histórica da profissão docente ligada a um fazer vocacionado, à ideia de missão. Neste modelo, o professor é visto como técnicoespecialista, executor de ROTINAS; que aplica com rigor as regras que derivam do conhecimento científico, sistemático e normatizado. (PÉREZ GOMÉZ, 1992, p. 96);

8 Situação-problema A ideia de docência como ROTINA, IMPROVISAÇÃO e ESPONTANEISMO PEDAGÓGICO e NÃO reflexão/teorização sobre o fazer pedagógico (ação-reflexão-ação) motivou a busca pela PROFISSIONALIZAÇÃO dos docentes e pela compreensão dos processos envolvidos no ensino, ou seja, O PROTAGONISMO do professor e do aluno na educação; As pesquisas voltaram-se para os processos cognitivos (pensamento/reflexão) do professor nos diferentes momentos de sua atuação: planejamento, ação, avaliação, reflexão na e sobre a prática (TARDIF, 2002; PIMENTA; ANASTASIOU 2002; ZEICHNER, 1993;).

9 Busca por uma melhor compreensão dos processos de aprendizagem da docência e de desenvolvimento profissional do professor; Para Marcelo (2009b, p. 9) a prática do professor influencia de maneira significativa na aprendizagem dos alunos e na eficácia da instituições de educação. Para André (2010, p. 178) a formação dos professores é peça chave na qualidade do sistema educativo.

10 Eixos da formação docente Figura 01 Eixos da formação docente Não há como separar a PROFISSÃO DOCENTE a) da Política de Formação Docente, b) Dos processos de Profissionalização dos educadores; c) Do desenvolvimento profissional docente; e) Da profissionalidade docente, e, então, f) Da construção da Identidade Profissional do professor (quem ele é?) Estes EIXOS da formação do professor indicam que o aprendizado da docência acontece ao longo da vida, como um CONTÍNUM, o próprio local de trabalho, como o contexto da profissionalização em ação, fato que contribui para a aquisição e desenvolvimento de competências inerentes a sua profissão. (André, 2010; Marcelo, 2009).

11 A DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO Tem como base a ideia de que a docência não é vocação, mas uma profissão que exige profissionalização (PIMENTA;ANASTASIOU, 2002; ALARCÃO, 2001; LIBÂNEO, 2001; MAZETTO, 2010); O professor é visto como um profissional que trabalha com projetos de ação, que toma decisões e resolve problemas decorrentes da sua prática. (PÉREZ GOMÉZ, 1992, p ).

12 A DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO O professor, como profissional, desenvolve-se enquanto ensina, sendo a prática pedagógica uma instância de produção de saberes e competências profissionais (GAUTHIER, 1998; PERRENOUD, 1999, 2002; SHÖN, 2000; TARDIF, 2000, 2002); Como produtor de saberes em ação, o professor deve ter o domínio de certas competências para agir individual e coletivamente no exercício de sua profissão, a fim de ser reconhecido como aquele que conhece as especificidades de seu trabalho (Gauthier (1998).

13 O SABER DOCENTE como Matriz Teórica na formação docente A profissão docente exige conhecimentos, habilidades e valores ligados ao ensino, esses conhecimentos são classificados como saberes docentes e são requeridos para o exercício profissional; As competências são as qualidades, capacidades, habilidades e atitudes relacionadas a esses conhecimentos teóricos e práticos e que permitem a um profissional exercer adequadamente sua profissão (LIBÂNEO (2013, p. 74); Libâneo (2013); Perrenoud (2000); Garcia Ramos (1997); Paulo Freire (1988); Grohmann e Ramos (2012).

14 Saberes curriculares A DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO SABERES DOCENTES São Plurais Formação Inicial TARDIF & LESSARD (1991) Constituídos de vários saberes geral específico Estágio Formação Profissional Pessoal, profissional, institucional ÊNFASES Disciplinares OPÇÕES INDIVIDUAIS Áreas Contexto Teoria Prática FORMAÇÃO CONTINUADA Identidade Profissional - Docência como um campo de conhecimentos específicos Experiência

15 A DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO A formação dos futuros professores se sustenta em quatro pilares principais: a) Conhecimento da disciplina; a) Conhecimento da disciplina; b) Conhecimento do pedagógico b) Conhecimento do pedagógico c) Conhecimento do currículo c) Conhecimento do currículo d) Conhecimento da experiência d) Conhecimento da experiência (TARDIF, 1991)

16 A formação pedagógica do Professor universitário

17 Que conhecimentos profissionais são necessários ao professor? Saber das disciplinas e dos procedimentos, métodos e técnicas para bem ensiná-las; Saberes profissionais para o Magistério (Pedagógicos); Saberes experienciais / prático; Quais destes conhecimentos profissionais orientam a prática pedagógica do professor do ensino superior? Quais destes conhecimentos precisam ser adquiridos e melhorados por meio da REFLEXÃO e da crítica, RACIONALIDADE LÓGICA, CIENTIFICA do ponto de vista das Ciências da Educação?

18 Auto percepção dos Saberes docentes na área contábil: Resultados parciais de pesquisa

19 Que conhecimentos este professor mobiliza na sua prática docente? Subcategorias Aula 23 Relatos Disciplina Empreendedorismo Conteúdo Conceito de empreendedorismo e suas características. Objetivos Ter domínios dos conceitos. Método Formação de equipes para cases, discussão e conclusão; chat no ambiente virtual de aprendizagem, onde propicia cada aluno emitir seu parecer uma vez que em sala no olho-no-olho ele possa se sentir um pouco desconfortável. Avaliação Prova teórica; participação, apresentação do trabalho em equipe, confecção de um clipe sobre um empreendedor de sucesso. (Relatos da Prática, 2015)

20 A formação do professor reflexivo Sob o enfoque do ensino reflexivo, o professor passa a ocupar um lugar de destaque nas discussões sobre a formação docente; Tanto a experiência pessoal quanto a prática começam a ser considerada.

21 A formação do professor reflexivo Dewey (1859, p. 13) defende o pensamento reflexivo como elemento impulsionador da melhoria das práticas pedagógicas dos docentes; Define como sendo um pensamento que consiste em examinar mentalmente o assunto e dar-lhe consideração lógica, racionalidade cientifica. Dewey (1859, p. 13)

22 A formação do professor reflexivo Para Zeichner, (1993,p.18) a ação reflexiva implica uma consideração ativa, persistente e cuidadosa daquilo em que se acredita ou que se pratica, à luz dos motivos que o justificam e das consequências a que conduz. Não é, portanto, nenhum conjunto de técnicas que possa ser empacotado e ensinado aos professores.

23 A formação do professor reflexivo O pensar reflexivo abrange um estado de dúvida, hesitação, perplexidade, dificuldade mental e um ato de pesquisa, procura, inquirição, buscando encontrar a solução da dúvida. Para Dewey (1979, p. 24) a necessidade da solução de uma dúvida é o fator básico e orientador em todo o mecanismo da reflexão.

24 Qual é o dilema deste professor reflexivo na área da Saúde Eu cheguei nesta turma após uma licença e queria ensinar coisas sobre o céu a terra, a água e o ar. (...) Hmmmm, de repente eu percebi que não era isso que eles precisavam, desses conceitos já prontos e elaborados (...) Eu mudei, eu consegui perceber qual era o foco de interesse desse grupo de adolescentes, então o ano todo fui trabalhando em função do ser humano e a saúde e aí eu abri realizei interconexões, este foi um grupo que se deu super bem comigo, soube reconhecer o meu trabalho. (Entrevista, 2015).

25 Situação-problema O professor é um profissional que procura dar respostas às situações com que se depara, Que se move em circunstâncias muito complexas e contraditórias e enfrenta uma infinidade de tarefas e papéis educador, gestor de situações de aprendizagem, executor de projetos, investigador; Deve ser capaz de mobilizar saberes nas situações de aprendizagem, isso pressupõe a adoção de um quadro de competências profissionais que precisam ser conhecidas para serem valorizados (PÉREZ GOMÉZ, 1992).

26 NÍVEIS DA PRÁXIS NO MODELO REFLEXIVO A formação reflexiva do professor exige mudança de habitus professoral; Exige desconstrução de Rotinas; Exige níveis de reflexividade critica. A reflexão na ação - Pensar enquanto ensina A reflexão sobre a ação Pensar depois que já ensinou ; A Reflexão-sobre-a-reflexão-na-ação - Pensar no que vai ensinar. (Shon, 2002: Dewey (1859, p. 13)

27 Qual é o saber docente valorizado na prática reflexiva? o conhecimento da prática exige O saber tácito pode transformar-se num saber consciente, segundo o seguinte esquema: Figura 1 Saber Docente

28 Habitus profissional do professor EXPERIÊNCIAS VIVIDAS Habitus PRÁTICA PEDAGÓGICA CONTEXTO (SITUAÇÃO) A interação entre a noção de habitus, experiência e o contexto onde o professor interatua tende a configurar as disposições, (maneira de agir) para a prática pedagógica. A utilização do conceito de experiência, permite apreender as determinações objetivas da ação prática, sendo que o habitus é a substância da experiência, e viceversa. (SILVA, p. 92).

29 CARACTERÍSTICAS DO SABER TÀCITO MOBILIZADO NA AÇÃO 1. Baseado em crenças explícitas e princípios de atuação. 2. Internalizado por verificação ou compartilhamento entre os colegas na resolução de conflitos em sala de aula. 3. Não possui métodos específicos e pode apresentar contradições internas. 4. Galgado em argumentos inconsistentes, relacionado às tradições. 5. Impregnado de valores e contradições morais e ideológicas. 6. Influenciado pelo coletivo. Perrenoud (1993) e Perrenoud et al. (2001)

30 COMO SE MANIFESTA? 1.Nas Rotinas (que o professor constrói ao longo dos seus anos de trabalho). 2.Rotina econômica (utilização de práticas que deram certo). 3.Em momento oportuno (a utilização de saberes e representações explícitas capazes de dirigir uma ação). 4.Na ação racional (utilização de certos conhecimentos, aliados ao raciocínio rápido, em extrema urgência). Perrenoud (1993) e Perrenoud et al. (2001)

31 COMO SE MANIFESTA? 5. Na improvisação regrada (parte imprevista na ação planejada, o agir na urgência). 6. Em situações já experimentadas (lançar mão do que tem à sua disposição no cotidiano e se apropriar das situações já experimentadas para construir e dar conta de sua prática profissional no realizar das várias atividades que lhe são exigidas). 7. Nas atividades em que lança mão dos recursos que possui, trabalho artesanal, de criar materiais e recursos para o ensino, recolher e adaptar recursos e materiais disponíveis e dar-lhes nova utilização a partir das necessidades e objetivos de que necessita. (Bricolagem). Perrenoud (1993) e Perrenoud et al. (2001)

32 Teoria de base A racionalidade reflexiva substitui a racionalidade técnica onde o professor é um profissional, construtor de sua própria prática; A prática pedagógica é um espaço para construção de conhecimento em ação; O conhecimento prático do professor é ponto de partida para a reflexão coletiva e a profissionalização docente; A atitude de pesquisar é uma forma de aprender a docência, de aprender a ensinar (SHULMAN, 1986, 1987; NÓVOA, 1992; SCHÖN, 1987, 2000; PÉREZ GÓMEZ,1992; ZEICHNER, 1992).

33 Teoria de base Literatura sobre a profissionalização docente (formação do professor em ação); Privilegia a investigação do processo pelo qual o professor aprende a ensinar no decorrer de sua atuação docente, porém, fundamentado pelas ciências da educação. (PIMENTA; ANASTASIOU, 2002).

34 A formação pedagógica do Professor universitário

35 NÍVEIS DE REFLEXIVIDADE CRÍTICA No primeiro nível, encontram-se ações explícitas que correspondem àquilo que fazemos e que é observável nas nossas ações (reflexão na ação); O segundo corresponde ao planejamento e a discussões coletivas do que se vai fazer (reflexão sobre a ação); e a reflexão sobre o que foi feito (reflexão sobre a reflexão na ação), incluindo a reflexão sobre o conhecimento prático; O terceiro nível passa pela análise ética e política da própria prática docente (função social da educação superior na sociedade contemporânea).

36 Que Saberes este professor mobiliza na sua prática docente? Eu procuro melhorar minha prática. Eu tento passar para eles exercícios de nivelamento. Altero os exercícios, dou de uma forma diferente [...] Faço custo de um jeito, depois faço de outro, procuro abordar de diferentes formas. São técnicas, a gente tenta colocar e fazer experimentos, pode ser que dê certo, pode ser que não.

37 O SABER DOCENTE como Matriz Teórica na formação docente O foco de abordagem na formação docente deixou de ser o que fazem? para se voltar contexto da sala de aula (SACRISTÁN, 1995, para o que SABEM os docentes? ; O professor passou a ser visto como um profissional dotado de razão, que toma decisões, faz julgamentos, no complexo p. 67).

38 Quem é o professor reflexivo? o modelo reflexivo toma como objeto de estudo os saberes docentes e a prática pedagógica do professor na IES em que atua, analisando-a como um espaço de construção de saberes; um modelo reflexivo de formação do professor capaz de reconhecê-lo como sujeito de sua prática, como alguém que não só se apropria do sistema de usos e expectativas de seu contexto de trabalho e, consequentemente o reproduz, mas como alguém capaz de contribuir para a constituição deste mesmo contexto, através de sua prática e saberes (ROCWELL; MERCADO, 1988).

39 Qual é o saber docente valorizado na prática reflexiva? O saber docente é um elemento central para a política de formação docente, porem, um aspecto problemático desse saber é o fato de frequentemente não é expresso, permanecendo, de certa forma, como algo que mesmo os professores não têm consciência de possuir, ou seja, como um saber tácito. E neste sentido questiona-se como um saber tácito pode contribuir efetivamente para a elucidação de questões e problemas da educação superior?

40 (Cunha, 2002 p. 30)

41 ENSINO Profissionalização Docente Tem Tem PESQUISA Professor Aprendente SABERES DA DOCENCIA Professor crítico-reflexivo CONHECIMENTOS Saber Ciência Definem o Remete Remete possui Produção de saberes Remete Prática pedagógica Conceito de Prática Pedagógica possui VALORES Definem o Ser professor Aprendizagem da docência Com base na problematização Define Pesquisador possui HABILIDADES Definem o Saber fazer QUEM È? Identidade Profissional Define AUTOR Fonte: Tardif, 2001; Pimenta;Anastasiou, 2002; Alarcão, 2001; Libâneo, 2001; Mazetto, 2003, 2010); Pimenta; Anastasiou, 2002; Tardif, 2002; Zeichner, 1993; Stenhouse, 1975).

42 Só é bom ensinante quem for bom aprendente. Sugerem-se caminhos investigativos tendo como FOCO: O que sabem o docentes? O que pensam sobre o seu fazer pedagógico? Como esse fazer se constrói ao longo da carreira docente? O ensino crítico- reflexivo e as histórias de vida, mais especificamente: como os professores constroem a prática pedagógica e como realizam a transposição didática em vista da formação que recebem? Como é construído o saber da experiência? Estes dados permitem conhecer as reais necessidades dos educadores para propor processo formativos em contexto.

SABERES QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO

SABERES QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO X Encontro de Professores de Ciências Contábeis SABERES QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR REFLEXIVO Vilma Geni Slomski, Professora doutora do Mestrado em ciências Contábeis da FECAP/SP

Leia mais

1ª Roda de Conversa. Docência Universitária: nossos desafios

1ª Roda de Conversa. Docência Universitária: nossos desafios 1ª Roda de Conversa Docência Universitária: nossos desafios Paulo Freire A prática de pensar a prática é a melhor maneira de aprender a pensar certo. Eixos Espaço aberto de diálogo; Reflexão e estudo sobre

Leia mais

Problematização inicial: Quais os significados do ensinar à ensinagem? Formação para e sobre o quê?

Problematização inicial: Quais os significados do ensinar à ensinagem? Formação para e sobre o quê? Planejamento Problematização inicial: Quais os significados do ensinar à ensinagem? Formação para e sobre o quê? Organização do conhecimento: Saberes docentes; currículo; projeto pedagógico. Aplicação

Leia mais

FORMAÇÃO DIDÁTICO - PEDAGÓGICA DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR

FORMAÇÃO DIDÁTICO - PEDAGÓGICA DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR FORMAÇÃO DIDÁTICO - PEDAGÓGICA DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR Regina Célia Ribeiro Lotffi - UECE Nivea da Silva Pereira - UECE Resumo: Este estudo trata da formação de professores na perspectiva pedagógica

Leia mais

APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro

APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro APRENDER E ENSINAR: O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO Leise Cristina Bianchini Claudiane Aparecida Erram Elaine Vieira Pinheiro Resumo Neste texto, discute-se o estágio em docência desenvolvido em cursos

Leia mais

O ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

O ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA O ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Autor: EDILSON JOSÉ DE CARVALHO E ANA ALICE Introdução Este trabalho é uma síntese das aulas da professora Ana Alice, que administrou a disciplina:

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DO SABER DOCENTE¹

FORMAÇÃO DE PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DO SABER DOCENTE¹ FORMAÇÃO DE PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DO SABER DOCENTE¹ Waldilson Duarte Cavalcante de Barros Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores Daniela Gomes de Araújo Nóbrega Professora

Leia mais

A docência no ensino superior: a formação continuada do professor-formador e a reflexão crítica da sua ação docente

A docência no ensino superior: a formação continuada do professor-formador e a reflexão crítica da sua ação docente A docência no ensino superior: a formação continuada do professor-formador e a reflexão crítica da sua ação docente Ademar Antonio Lauxen Orientador: Prof. Dr. José Claudio Del Pino Caminho... A Pesquisa

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, SABERES E FORMAÇÃO DOCENTE

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, SABERES E FORMAÇÃO DOCENTE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, SABERES E FORMAÇÃO DOCENTE Patrícia do Amaral Comarú Universidade Federal de Santa Maria O ensino superior, e consequentemente o conhecimento, neste tempo de mundo globalizado,

Leia mais

O ENSINO DE DIDÁTICA E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE

O ENSINO DE DIDÁTICA E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE O ENSINO DE DIDÁTICA E O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE Rosineire Silva de Almeida Cristina Lucia Lima Alves Amanda de Jesus Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro Resumo Nosso objeto

Leia mais

PENSAMENTOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SABERES DOCENTES: DEFINIÇÕES, COMPREENSÕES E PRODUÇÕES.

PENSAMENTOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SABERES DOCENTES: DEFINIÇÕES, COMPREENSÕES E PRODUÇÕES. PENSAMENTOS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE SABERES DOCENTES: DEFINIÇÕES, COMPREENSÕES E PRODUÇÕES. Amayra Rocha da Silva Graduanda do Curso de Pedagogia. Bolsista-CNPq, UFPI. Profª. Drª. Maria da

Leia mais

SABERES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

SABERES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR SABERES E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR Fabiana da Rocha Silva Almeida 1 Fabylucas75@hotmail.com Orientadora: Prof. Ms. Rosy Mary Magalhães FACULDADE ALFREDO NASSER RESUMO: A reflexão

Leia mais

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL Kelen dos Santos Junges - UNESPAR/Campus de União da Vitória Mariane de Freitas - UNESPAR/Campus de União da Vitória

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Enf. Psiquiátrica e Ciências Humanas. Profa. Karina de M. Conte

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Enf. Psiquiátrica e Ciências Humanas. Profa. Karina de M. Conte Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Enf. Psiquiátrica e Ciências Humanas Profa. Karina de M. Conte 2017 DIDÁTICA II Favorecer a compreensão do processo de elaboração, gestão,

Leia mais

I FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UESPI REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA. Profª Dra. Emanoela Moreira Maciel

I FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UESPI REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA. Profª Dra. Emanoela Moreira Maciel I FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UESPI REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA Profª Dra. Emanoela Moreira Maciel Estágio supervisionado Espaço de formação Desenvolvimento de habilidades necessárias

Leia mais

REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: ENTRE SABERES E PRÁTICAS

REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: ENTRE SABERES E PRÁTICAS REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: ENTRE SABERES E PRÁTICAS Resumo Caroline Teixeira Borges Joyce de Melo Lima Waterloo Álvaro Magalhães

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola.

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Palestras: A Filosofia na Escola Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Para aprofundar a formação continuada de professores, apresentamos a seguir alguns

Leia mais

Jacques Therrien, UFC/UECE

Jacques Therrien, UFC/UECE Jacques Therrien, UFC/UECE ALGUNS PRINCÍPIOS QUE FUNDAMENTAM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAR: É O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DE RECONSTRUÇÃO CRIATIVA DE SI E DO MUNDO SOCIAL ONDE CONVIVEMOS É

Leia mais

Apresentando o problema

Apresentando o problema 2 Apresentando o problema Segundo a pesquisa de Lourenço (1974, p.22) o trabalho do coordenador pedagógico foi criado e direcionado a supervisionar o trabalho do professor na escola de forma que este aplicasse

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO GRUPAL DE SABERES DOCENTES EM INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO GRUPAL DE SABERES DOCENTES EM INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO GRUPAL DE SABERES DOCENTES EM INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE ENSINO 09/2011 Formação de Educadores Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

PROFESSORES ATUANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA: TRAJETÓRIAS E SABERES DOCENTES. Me. Ana Paula Pereira Arantes. Dra. Raimunda Abou Gebran

PROFESSORES ATUANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA: TRAJETÓRIAS E SABERES DOCENTES. Me. Ana Paula Pereira Arantes. Dra. Raimunda Abou Gebran PROFESSORES ATUANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA: TRAJETÓRIAS E SABERES DOCENTES Me. Ana Paula Pereira Arantes Dra. Raimunda Abou Gebran Objetivo Geral Compreender a trajetória e os saberes dos professores atuantes

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL: OS PARADIGMAS E TENDÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESUMO

PERFIL PROFISSIONAL: OS PARADIGMAS E TENDÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESUMO PERFIL PROFISSIONAL: OS PARADIGMAS E TENDÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA Christian Vieira de Souza Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma RESUMO No cenário da formação de professores,

Leia mais

Concepções de ensino-aprendizagem de docentes de Física Quântica do ensino superior

Concepções de ensino-aprendizagem de docentes de Física Quântica do ensino superior Concepções de ensino-aprendizagem de docentes de Física Quântica do ensino superior Natália Pimenta 1 e Maria Inês Ribas Rodrigues 2 Universidade Federal do ABC 1 natalia.pimenta@aluno.ufabc.edu.br, 2

Leia mais

PROFESSORES REFLEXIVOS EM UMA ESCOLA REFLEXIVA. ALARCÃO, ISABEL 4ª ed., São Paulo, Cortez, 2003

PROFESSORES REFLEXIVOS EM UMA ESCOLA REFLEXIVA. ALARCÃO, ISABEL 4ª ed., São Paulo, Cortez, 2003 PROFESSORES REFLEXIVOS EM UMA ESCOLA REFLEXIVA ALARCÃO, ISABEL 4ª ed., São Paulo, Cortez, 2003 CAP. 1 Alunos, professores e escola face à sociedade da informação A sociedade da informação em que vivemos;

Leia mais

A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA

A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA Fernanda Rabelo PRAZERES, Renato ROCHA, Virgínia Mara Próspero da CUNHA Universidade de Taubaté Mestrado Profissional

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Pinheiro Manual de Supervisão Pedagógica INTRODUÇÃO

Agrupamento de Escolas de Pinheiro Manual de Supervisão Pedagógica INTRODUÇÃO 2 ( ) A construção de uma cultura colegial é um processo longo, não isento de dificuldades e conflitos, e que requer a criação de condições várias, nomeadamente de espaços e tempos destinados ao trabalho

Leia mais

Introdução. Referencial teórico

Introdução. Referencial teórico 1 O PROFESSOR FORMADOR E OS SABERES DOCENTES ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de UNICAMP HOBOLD, Márcia de Souza UNIVILLE GT-08: Formação de Professores Agência Financiadora: CNPq Introdução Nas últimas

Leia mais

DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA? O PAPEL DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE

DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA? O PAPEL DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA? O PAPEL DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE Autor: Lucila Ruiz Garcia; Orientadora: Profa. Dra. Nádia Maria Bádue Freire Universidad de La Empresa UDE e-mail: gfabeyro@ude.edu.uy

Leia mais

A EDUCAÇAO SUPERIOR E A FORMAÇAO DO PENSAMENTO CRITICO

A EDUCAÇAO SUPERIOR E A FORMAÇAO DO PENSAMENTO CRITICO A EDUCAÇAO SUPERIOR E A FORMAÇAO DO PENSAMENTO CRITICO Alzira Sant Ana Azevedo 1 Darcisio Muraro 2 Resumo Este estudo pretende fazer uma reflexão sobre o papel da educação superior na formação do indivíduo

Leia mais

RESENHA. Contrapontos - volume 4 - n. 2 - p Itajaí, maio/ago

RESENHA. Contrapontos - volume 4 - n. 2 - p Itajaí, maio/ago RESENHA Contrapontos - volume 4 - n. 2 - p. 407-410 - Itajaí, maio/ago. 2004 405 405 406 Saberes docentes e formação profissional Márcia de Souza Hobold 406 SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL 1 Márcia

Leia mais

RECIPROCIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: PROPOSTA EM DISCUSSÃO

RECIPROCIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: PROPOSTA EM DISCUSSÃO RECIPROCIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: PROPOSTA EM DISCUSSÃO Denise Puglia Zanon, Kelly Cristina Ducatti-Silva Resumo: O ato de educar na contemporaneidade enfatiza a urgência de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ISBN 978-85-7846-516-2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Letícia Alves E-mail: alvesleti@hotmail.com Natália Sotoriva

Leia mais

SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA

SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA Carmen Célia Barradas Correia Bastos- UNIOESTE/Cascavel/PR Nelci Aparecida

Leia mais

A pesquisa como estratégia de formação no estágio supervisionado em ciências e biologia

A pesquisa como estratégia de formação no estágio supervisionado em ciências e biologia A pesquisa como estratégia de formação no estágio supervisionado em ciências e biologia Moraes Viviane R. A. 1 Categoria 2. Trabalho de investigação Resumo: Neste trabalho, investigamos uma proposta de

Leia mais

REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA

REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA Petrônio Cavalcante (1); José Narcélio Barbosa da Silva Júnior (2); Andréa da Costa Silva (3) (Universidade Estadual do Ceará, petronionet1@hotmail.com;

Leia mais

CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENTRE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO

CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENTRE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO 1 CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA ENTRE DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM QUESTÃO Danielle Batista Mestranda em Educação Universidade Federal de Mato Grosso Bolsista Capes Profº. Dr.

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS: PERCURSOS E PERCALÇOS. Antonia Edna Brito/UFPI

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS: PERCURSOS E PERCALÇOS. Antonia Edna Brito/UFPI FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS: PERCURSOS E PERCALÇOS Antonia Edna Brito/UFPI 1 UMA PAUTA POSSÍVEL... Palavras Iniciais Sobre Formação Inicial Sobre Formação Continuada

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO - UM MOMENTO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO - UM MOMENTO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL O ESTÁGIO SUPERVISIONADO - UM MOMENTO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL SANTOS, Jéssica Luana da Silva¹; OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva² Universidade Estadual de Goiás

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DOS REFERENCIAIS FREIREANOS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA SAÚDE: UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO?

A CONTRIBUIÇÃO DOS REFERENCIAIS FREIREANOS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA SAÚDE: UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO? A CONTRIBUIÇÃO DOS REFERENCIAIS FREIREANOS PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA SAÚDE: UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO? Patricia Lima Dubeux Abensur Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde da Universidade

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EIXO 3: Políticas de formação, valorização e condições de trabalho dos profissionais

Leia mais

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PIBID EM NOSSO PROCESSO FORMATIVO

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PIBID EM NOSSO PROCESSO FORMATIVO ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PIBID EM NOSSO PROCESSO FORMATIVO ALMEIDA, Edineide Aparecida de 1 ; JERONYMO, Laiana Paula 2 ; QUADROS, Vera Cristina de 3. INTRODUÇÃO A preocupação com a relação entre teoria

Leia mais

PEDAGOCIA UNIVERSITÁRIA desafios e possibilidades ao trabalho docente

PEDAGOCIA UNIVERSITÁRIA desafios e possibilidades ao trabalho docente PEDAGOCIA UNIVERSITÁRIA desafios e possibilidades ao trabalho docente Selma Garrido Pimenta Prof. Titular FE-USP GEPEFE - USP sgpiment@usp.br 1 Pressupostos PROFISSÃO: meio de se intervir no mundo e torná-lo

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PROCESSO QUE MERECE UM OLHAR ESPECIAL

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PROCESSO QUE MERECE UM OLHAR ESPECIAL A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PROCESSO QUE MERECE UM OLHAR ESPECIAL Janaina Bittencourt Facco 1 (UFSM) _ Drª Márcia Lenir Gerhardt 2 (UFSM) janainafacco@gmail.com Resumo: O presente texto tem por objetivo

Leia mais

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE - GEPTRADO

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE - GEPTRADO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE - GEPTRADO TOZETTO, Susana Soares (UEPG) Trabalhos realizados pelo grupo O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho Docente (GEPTRADO) está vinculado

Leia mais

OS SABERES DOCENTES: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE

OS SABERES DOCENTES: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE OS SABERES DOCENTES: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE DUTRA, Maria - UFPE fatima.dutrac@hotmail.com SILVA, Danubia - UFPE danubiacarmo@hotmail.com OLIVEIRA, Jessica UFPE jessi_oliver17@hotmail.com

Leia mais

Geane Apolinário Oliveira UEPB Senyra Martins Cavalcanti UEPB (Orientadora) INTRODUÇÃO

Geane Apolinário Oliveira UEPB Senyra Martins Cavalcanti UEPB (Orientadora) INTRODUÇÃO A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL E NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO DA MONITORIA NO COMPONENTE CURRICULAR CURRÍCULO NO CURSO DE PEDAGOGIA (UEPB) Geane Apolinário Oliveira UEPB Geane-cg@hotmail.com

Leia mais

Ementas curso de Pedagogia matriz

Ementas curso de Pedagogia matriz Ementas curso de Pedagogia matriz 100031 DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL Leitura e compreensão dos diversos gêneros textuais, abordando a escrita do parágrafo, da paráfrase e de textos

Leia mais

Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino Religioso; Prática Docente.

Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino Religioso; Prática Docente. 1 A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO RELIGIOSO. Acadêmica Pedagogia Franciele Sanmartin Kasper Professora Silandra Badch Rosa ULBRA Cachoeira do Sul francielesanmartin@hotmail.com RESUMO Este trabalho tem a finalidade

Leia mais

Relembrando a aula

Relembrando a aula Relembrando a aula 29-03... A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO Docente: Dra. Eduarda Maria Schneider E-mail: emschneider@utfpr.edu.br Aula 31-03 Interpretando imagens... Imagem 2. Imagem 1. Questão inicial A relação

Leia mais

Auxiliadora Cristina Corrêa Barata Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Brasil

Auxiliadora Cristina Corrêa Barata Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Brasil RESENHA Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza Teacher training and professional: formed for change and uncertainty Enseñanza y formación: forma es para el cambio y la incertidumbre

Leia mais

FORMAÇÃO E A IDENTIDADE DOCENTE: PERSPECTIVAS PARA UMA PRÁXIS REFLEXIVA 1

FORMAÇÃO E A IDENTIDADE DOCENTE: PERSPECTIVAS PARA UMA PRÁXIS REFLEXIVA 1 FORMAÇÃO E A IDENTIDADE DOCENTE: PERSPECTIVAS PARA UMA PRÁXIS REFLEXIVA 1 Raylane Oliveira Silva (Autora) Licenciada em Pedagogia Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo (Orientadora) Doutora em Educação

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA E PEDAGOGIA: QUAL O SEU IMPACTO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UM BOM PROFESSOR?

FORMAÇÃO INICIAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA E PEDAGOGIA: QUAL O SEU IMPACTO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UM BOM PROFESSOR? 1 FORMAÇÃO INICIAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA E PEDAGOGIA: QUAL O SEU IMPACTO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UM BOM PROFESSOR? Elisa Gomes MAGALHÃES 1 RESUMO: O presente trabalho versa sobre a formação

Leia mais

Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza. O uso das tecnologias no contexto da escola:

Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza. O uso das tecnologias no contexto da escola: Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza O uso das tecnologias no contexto da escola: refletindo sobre algumas implicações Maria Elisabette Brisola Brito Prado Modalidade

Leia mais

Indicadores de desenvolvimento profissional da docência de professores de música do Ensino Fundamental

Indicadores de desenvolvimento profissional da docência de professores de música do Ensino Fundamental 1 Indicadores de desenvolvimento profissional da docência de professores de música do Ensino Fundamental Nome: Daniela Dotto Machado Orientador(a) Prof(a). Dr(a): Aline Medeiros R. Reali Doutorado em Educação

Leia mais

IDENTIDADE E SABERES DOCENTES: O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA

IDENTIDADE E SABERES DOCENTES: O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA IDENTIDADE E SABERES DOCENTES: O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA Marilete Terezinha Marqueti de Araujo Universidade Federal do Paraná UFPR Resumo: O presente artigo apresenta o estudo exploratório inicial,

Leia mais

O DIREITO DE APRENDER A ENSINAR: UMA DECISÃO POLÍTICA DE BOA VISTA DO TUPIM/BA

O DIREITO DE APRENDER A ENSINAR: UMA DECISÃO POLÍTICA DE BOA VISTA DO TUPIM/BA O DIREITO DE APRENDER A ENSINAR: UMA DECISÃO POLÍTICA DE BOA VISTA DO TUPIM/BA Giovana Cristina Zen Universidade Federal da Bahia O artigo discute a necessidade de reconfigurar a formação de professores

Leia mais

OFICINA: Aprendizagem no Ensino Superior. FORMADORAS: Profa. Blaise K. C. Duarte Profa. Lourdes Furlanetto Profa. Luciane Nesello

OFICINA: Aprendizagem no Ensino Superior. FORMADORAS: Profa. Blaise K. C. Duarte Profa. Lourdes Furlanetto Profa. Luciane Nesello OFICINA: Aprendizagem no Ensino Superior FORMADORAS: Profa. Blaise K. C. Duarte Profa. Lourdes Furlanetto Profa. Luciane Nesello IDENTIFICAÇÃO: Aprendizagem no Ensino Superior FORMADORES (AS): PLANO DE

Leia mais

Profa. Dra. Léa das Graças Camargos Anastasiou

Profa. Dra. Léa das Graças Camargos Anastasiou Profa. Dra. Léa das Graças Camargos Anastasiou lea.anastasiou@gmail.com Ensino e saberes Saber / sabor. Um saber que. Determinantes do saber. O porque fazer. O como fazer. O para que fazer. Saberes cognitivos,

Leia mais

V Jornada das Licenciaturas da USP/IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas - SeLic: A

V Jornada das Licenciaturas da USP/IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas - SeLic: A Portfólio: análise das percepções dos graduandos de bacharelado e licenciatura em enfermagem sobre a docência Júlia Casemiro Barioni, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, Marta Angélica Iossi Silva, Luciane

Leia mais

OS SABERES EXPERIENCIAIS E A PRÁTICA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

OS SABERES EXPERIENCIAIS E A PRÁTICA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA OS SABERES EXPERIENCIAIS E A PRÁTICA COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra (UERN) Disneylândia Maria Ribeiro (UERN/UFPE) Francicleide Cesário

Leia mais

SESSÕES DE TRABALHO PERÍODO PROBATÓRIO. Coimbra, 27 de Novembro de 2017 Lília Vicente Fernando Alexandre José Diogo

SESSÕES DE TRABALHO PERÍODO PROBATÓRIO. Coimbra, 27 de Novembro de 2017 Lília Vicente Fernando Alexandre José Diogo SESSÕES DE TRABALHO PERÍODO PROBATÓRIO Coimbra, 27 de Novembro de 2017 Lília Vicente Fernando Alexandre José Diogo Agenda: 1. Princípios e objetivos das ST 2. Finalidades do período Probatório 3. Dispositivo

Leia mais

Professor ou Professor Pesquisador

Professor ou Professor Pesquisador Professor ou Professor Pesquisador Cláudio Luis Alves do Rego Cúneo 1 Resumo O perfil de professor pesquisador tem sido associado à oportunidade de prática reflexiva daquele professor que busca a pesquisa

Leia mais

PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões

PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões PLANEJAMENTO INSTRUMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões Busca determinar fins Torna presentes valores e crenças Explicita nossa compreensão (mundo, vida, sociedade,

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O CARGO EFETIVO DE PROFESSOR DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL Nº 04/2016 PROGRAD ÁREA ENSINO E

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A EXTENSÃO QUE COMPLEMENTA A FORMAÇÃO DOCENTE. Eixo temático: Educación, Comunicación y Extensión

FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A EXTENSÃO QUE COMPLEMENTA A FORMAÇÃO DOCENTE. Eixo temático: Educación, Comunicación y Extensión FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A EXTENSÃO QUE COMPLEMENTA A FORMAÇÃO DOCENTE Sandra Mara Marasini Universidade de Passo Fundo/Brasil 1 Neiva Ignês Grando Universidade de Passo Fundo/Brasil

Leia mais

A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO PARA REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL¹

A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO PARA REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL¹ A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO PARA REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL¹ Leticia Soraya Torres Mendes Albuquerque Mantovani Acadêmica do Curso de Pedagogia Universidade Federal

Leia mais

AS REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR

AS REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS.

UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS. UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUTURO LICENCIADO EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS. Modalidade: Ensino, Pesquisa, Extensão; Nível: Superior; Área: Ciências Agrárias,

Leia mais

Prof. Alexandre Eburneo

Prof. Alexandre Eburneo * Prof. Alexandre Eburneo * Ser professor é isto: brincar de ser Deus, fazer com que os alunos deixem de ser apenas o que vinham sendo, para tornarem-se o que ainda não são. *Marcos Vilella VIDEO *

Leia mais

ESTÁGIO EM DIDÁTICA: EM BUSCA DA PRÁTICA REFLEXIVA

ESTÁGIO EM DIDÁTICA: EM BUSCA DA PRÁTICA REFLEXIVA ESTÁGIO EM DIDÁTICA: EM BUSCA DA PRÁTICA REFLEXIVA RESUMO: Maria Patrícia Moura de Lima m.mouradelima@hotmail.com Universidade Federal do Ceará A didática enquanto disciplina e campo de conhecimento está

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1 A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1 Dayane Cavalcante dos Santos Graduada em pedagogia/ Universidade

Leia mais

A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: HIATOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS

A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: HIATOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: HIATOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS Maximiano Martins de Meireles/UEFS Resumo: Este trabalho trata de uma temática que vem sendo objeto de estudo de diversas pesquisas

Leia mais

Terezinha Azerêdo Rios

Terezinha Azerêdo Rios Terezinha Azerêdo Rios A autora apresenta neste livro, sua tese de doutorado defendida em agosto de 2000 na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo apreciada por Selma Garrido Pimenta, (sua

Leia mais

QUESTÕES DE METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DAATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

QUESTÕES DE METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DAATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 1 QUESTÕES DE METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DAATIVIDADE DE APRENDIZAGEM José Carlos Libâneo * Vou iniciar retomando rapidamente três das idéias que apresentei na Semana de

Leia mais

A prática como componente curricular na licenciatura em física da Universidade Estadual de Ponta Grossa

A prática como componente curricular na licenciatura em física da Universidade Estadual de Ponta Grossa A prática como componente curricular na licenciatura em física da Universidade Estadual de Ponta Grossa Da Silva, Silvio Luiz Rutz 1 ; Brinatti, André Maurício 2 ; De Andrade, André Vitor Chaves 3 & Da

Leia mais

Discutindo o trabalho docente aliado às novas tendências educacionais De 25 à 29 de Maio de 2009 Vitória da Conquista - Bahia

Discutindo o trabalho docente aliado às novas tendências educacionais De 25 à 29 de Maio de 2009 Vitória da Conquista - Bahia I SEEMAT Discutindo o trabalho docente aliado às novas tendências educacionais De 25 à 29 de Maio de 2009 Vitória da Conquista - Bahia Formação do Professor Dando um tratamento hermenêutico ao assunto:

Leia mais

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS

Leia mais

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Sujeitos da educação: escola e identidade social. Ementa: Processos identitários e categorias de pertencimento social: classe, gênero, etnia

Leia mais

PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA CRÍTICA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR*

PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA CRÍTICA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR* PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA CRÍTICA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR* Autora: Suênya Marley Mourão Batista Mestre em Educação Universidade Federal do Piauí UFPI.

Leia mais

LDB Lei de Diretrizes e Bases

LDB Lei de Diretrizes e Bases PEDAGOGIA LDB Lei de Diretrizes e Bases Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional O pedagogo estuda as teorias da ciência da educação e do ensino É

Leia mais

Os professores e a sua formação NA e PARA a escola

Os professores e a sua formação NA e PARA a escola Os professores e a sua formação NA e PARA a escola EDUCON 9 (Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade) Aracajú, Brasil, 17.09.15 Isabel Alarcão Professora catedrática, aposentada Universidade

Leia mais

Estágio - Experimento Didático. Câmpus Camboriú

Estágio - Experimento Didático. Câmpus Camboriú Estágio - Experimento Didático Câmpus Camboriú O CURSO Formação encadeada Disciplinas planejadas Professores organizados Práticas Articuladas TERCEIRO SEMESTRE Tecnologias no Ensino da Matemática Primeiras

Leia mais

A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE DOCENTE

A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE DOCENTE A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE DOCENTE EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica Esse educador traz uma

Leia mais

A PROFISSIONALIDADE DO BACHAREL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

A PROFISSIONALIDADE DO BACHAREL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 1 A PROFISSIONALIDADE DO BACHAREL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Joselene Elias de Oliveira UnB Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima IFB RESUMO Este trabalho se propõe a realizar uma revisão bibliográfica

Leia mais

OS DESAFIOS DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA OFERECIDO PELA PLATAFORMA FREIRE, NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA BA

OS DESAFIOS DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA OFERECIDO PELA PLATAFORMA FREIRE, NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA BA 03137 OS DESAFIOS DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA OFERECIDO PELA PLATAFORMA FREIRE, NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA BA RESUMO Isaura Francisco de Oliveira UNEB- Professora

Leia mais

AULA 04. Profº André Luis Torres SABERES E PRÁTICAS

AULA 04. Profº André Luis Torres SABERES E PRÁTICAS AULA 04 Profº André Luis Torres SABERES E PRÁTICAS Selma Garrido Pimenta, Evandro Ghedin Em sua obra, Pimenta traz a tona o pensar e o refletir que é próprio do ser humano e evidencia a contribuição da

Leia mais

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual Suzana dos Santos Gomes * * Mestre em Educação FAE-UFMG, professora de Cultura Religiosa PUC Minas. A AVALIAÇÃO ESTÁ presente na vida humana

Leia mais

A FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO ESCOLAR: O QUE REVELAM OS PROFESSORES?

A FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO ESCOLAR: O QUE REVELAM OS PROFESSORES? A FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO ESCOLAR: O QUE REVELAM OS PROFESSORES? RESUMO Eliane Guimarães de Oliveira (UNEB, Campus XII, NEPE) E-mail: elianegbi@yahoo.com.br O presente trabalho aborda sobre a formação

Leia mais

5 PASSOS PARA APRENDIZADO NAS AULAS DE DANÇA

5 PASSOS PARA APRENDIZADO NAS AULAS DE DANÇA MARIA CRISTINA LOPES 5 PASSOS PARA POTENCIALIZAR O APRENDIZADO NAS AULAS DE DANÇA M A R I A C R I S T I N A L O P E S A PSICOLOGIA DA DANÇA Olá! Meu nome é Maria Cristina Lopes, sou psicóloga pela PUC-Rio

Leia mais

Palavras-chave: Didática da Matemática. Teoria Antropológica do Didático. Formação Inicial de professores.

Palavras-chave: Didática da Matemática. Teoria Antropológica do Didático. Formação Inicial de professores. AS TEORIAS DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA COMO LOCUS DE REFLEXÃO E A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO COMO PRÁXIS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA GT1 Currículo e formação de professores Gladiston dos Anjos Almeida

Leia mais

A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor

A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor A experiência do Projeto de Iniciação a Docência na Escola Vilma Brito Sarmento: as implicações na formação do professor supervisor Linha Temática: Universidade e Escola Carmerina de Brito Gonçalves Email:Carmembritto10@gmail.com

Leia mais

Ensino de Didática: Parceria entre Universidade e Escola Básica

Ensino de Didática: Parceria entre Universidade e Escola Básica Ensino de Didática: Parceria entre Universidade e Escola Básica Lúcia Helena Gazólis de Oliveira Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ lhgazolis@gmail.com Formação de professores na universidade Decreto-Lei

Leia mais

novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas

novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas transformações educacionais Novo olhar sobre o uso de tecnologia em sala de aula pode refletir melhores práticas pedagógicas O professor

Leia mais

Palavras-Chave: Formação de Professores; Desenvolvimento Profissional; Pesquisa.

Palavras-Chave: Formação de Professores; Desenvolvimento Profissional; Pesquisa. FORMAÇÃO DE PREFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: REFLETINDO SOBRE AS PRÁTICAS DE PESQUISA Gracilliani Rosa da Cunha (UNIFRA/SM) 1 Carme Vera Rosa da Cunha (UNIFRA/SM) 2 Fernanda Marquezan (UNIFRA/SM)

Leia mais

UMA NOVA DIDÁTICA PARA O ENSINO UNIVERSITÁRIO: Reflexão Introdutória. Prof. Dr. Francisco de Assis Pereira

UMA NOVA DIDÁTICA PARA O ENSINO UNIVERSITÁRIO: Reflexão Introdutória. Prof. Dr. Francisco de Assis Pereira UMA NOVA DIDÁTICA PARA O ENSINO UNIVERSITÁRIO: Reflexão Introdutória Prof. Dr. Francisco de Assis Pereira DIDÁTICA UNIVERSITÁRIA: Trabalho Dos professores e alunos Nas aulas Nos laboratórios Nas pesquisas

Leia mais

Linha de Pesquisa 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Linha de Pesquisa 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Linha de Pesquisa 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Esta linha de pesquisa objetiva o exame dos processos de construção do conhecimento docente do professor de línguas, com ênfase no papel da linguagem

Leia mais