TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA AEROPORTUÁRIA. Adequação ao Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia - CNCST:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA AEROPORTUÁRIA. Adequação ao Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia - CNCST:"

Transcrição

1 TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA AEROPORTUÁRIA Adequação ao Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia - CNCST: Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios PERFIL PROFISSIONAL O TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA AEROPORTUÁRIA está habilitado a desenvolver atividades de planejamento, controle e supervisão no exercício de funções relacionadas à gestão aeroportuária, principalmente nos aspectos de logística: armazenagem, distribuição e transporte; planejamento e coordenação da movimentação física e de informações sobre as operações de transporte aéreo, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos. Compreende o cenário econômico e utiliza dados financeiros e econômicos para exercer julgamento, avaliar riscos e tomar decisões de negócios envolvendo gestão de transporte aéreo, assim como, estima demandas nacionais e internacionais. Estabelece uma compreensão sistêmica e estratégica, com uma visão do todo, de modo integrado e relacionado com o meio ambiente externo. Lidera equipes de logística na gestão de operações aeroportuárias. ÁREAS DE ATUAÇÃO Gerência ou Supervisão em aeroportos ou nas empresas de transporte aéreo. CARGA HORÁRIA: 00 horas COMPETÊNCIAS GERAIS As principais características profissionais desejáveis para o egresso do Curso de Tecnologia em Logística Aeroportuária são descritas a seguir: Visão sistêmica, evidenciando a inserção da logística e dos transportes no contexto do ciclo de vida de sistemas; Competência para a gestão de sistemas logísticos, pela capacitação e utilização de ferramentas modernas, com embasamento científico-tecnológico, a fim de viabilizar a

2 solução de problemas reais, reduzindo custos e aumentando a qualidade global do sistema; Competência inter-pessoal, liderança e habilidade para interagir e conviver com pessoas em todos os níveis; Valores de responsabilidade social e ética profissional; Formação humanística, que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural no qual está inserido, bem como a tomar decisões eficazes num mundo diversificado e em constante evolução; Capacidade de atuar de maneira integrada nos diversos níveis da estrutura organizacional a cada momento diferente; Capacidade de compreender as necessidades de aperfeiçoamento profissional constante, planejamento e desenvolvimento de sua própria carreira; Autoconfiança para desempenhar as suas funções de maneira efetiva; Capacidade de expressar-se com clareza e de modo crítico e criativo; Capacidade de utilização de raciocínio lógico, crítico e criativo; Relações com o meio ambiente; Iniciativa, rapidez e flexibilidade na tomada de decisões; Capacidade de propor modelos inovadores; Capacidade empreendedora, tanto internamente quanto externamente à organização; Capacidade para avaliar, superar e redefinir paradigmas existentes no ambiente no qual está inserido. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS Competências específicas para gerir processos de movimentação, armazenagem e gestão de cargas, transportes, embalagens, custos e processos com o objetivo de: desenvolver fluxos e roteiros de cargas e transporte e a pesquisa de mercado com vistas a identificar fornecedores e clientes no mercado nacional e internacional; aplicar rotinas e procedimentos nos processos de carga, descarga, embalagem, armazenagem, expedição e recebimento; definir os melhores meios para o transporte, manuseio, armazenagem e manuseio das cargas nacionais e internacionais, escolhendo o modal e as rotas mais apropriadas, efetuando a gestão de todo fluxo operacional e de informação; equacionar soluções logísticas adequando os custos de armazenagem, manuseio, fretes e embalagens de maneira a obter as melhores condições de transporte, prazos e custos.

3 compreender e aplicar a legislação e regulamentações nacionais e internacionais do setor de transportes aéreo. propor normas avançadas de segurança aeroportuária; ATIVIDADES PROFISSIONAIS Identificação das características das vias, tipos de aeronaves, componentes das aeronaves e capacidades de transporte. Racionalização do modal aéreo e dos agentes transportadores, anuentes e demais elementos da cadeia. Estudos de racionalização de embarques e desembarques e a preparação das cargas. Elaboração de documentação e os contratos entre os agentes. Racionalização e uso dos contêineres e palletes aéreos e suas aplicações. Desenvolvimento de Sistemas de gerenciamento de tráfego, Estudos de estabelecimento de locais para terminais de passageiros, terminais de cargas; Segurança em aeroportos; a Engenharia de Bordo (locação de cargas e passageiros) Racionalização e uso da embalagem por outros departamentos da empresa e a necessidade do planejamento. Tipos de embalagem e sua aplicação para os materiais. Projetos e manutenção de cargas unitizadas: paletização, Elaboração de instruções e manuseio de produtos especiais e perigosos. Supply Chain Management, em particular na racionalização, uso da tecnologia da informação, aumento da produtividade, identificação e redução dos custos logísticos. Projeto e desenvolvimento, manutenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de materiais (para fins operativos ou administrativos). Recrutamento, incorporação, instrução e treinamento, designação, transporte, bemestar e desligamento de pessoal. Aquisição ou construção, reparação, manutenção e operação de instalações e acessórios destinados a ajudar o desempenho de qualquer função administrativa ou operativa. Estabelecimento de contratos comerciais com fornecedores, parceiros, clientes e Prestadores de Serviços.

4 Estudos de localização de empresas ou centros de distribuição, e projetos de arranjo físico de locais de armazenagem; No cálculo de fretes e de custos de transporte, de armazenagem e de estocagem, gerenciamento de frotas, e gestão e operação de terminais multimodais; OBJETIVOS DO CURSO GERAIS Habilitar o egresso a desenvolver atividades de planejamento, controle e supervisão no exercício de funções relacionadas à gestão aeroportuária, principalmente nos aspectos logísticos: movimentação física de produtos e pessoas e seus respectivos fluxos de informações. Formar profissionais aptos a: maximizar os resultados gerados pela sinergia resultante da aliança entre a visão acadêmica e a realização prática de negócios, com a visão do todo dessas operações, envolvendo seu lastro, custos, benefícios e riscos; optar por alternativas de modelos mais adequados a cada situação específica; se envolverem com a tomada de decisão para um exercício adequado da função; a avaliar as alternativas e riscos, de maneira que possam otimizar os resultados das organizações; desenvolver comunicação apropriada; desenvolver postura pró-ativa, em trabalhos de equipes. integrar áreas de conhecimento, com uma abordagem voltada para problemas gerenciais. ESPECÍFICOS As necessidades de um mercado cada vez mais exigente, competitivo e globalizado, obriga as organizações a reverem seus mecanismos de administração e adequá-los às novas realidades. O cenário mundial acena com uma série desafios e barreiras para as empresas e economias dos países emergentes. O curso tem como objetivos oferecer ferramentas e condições para que o aluno possa estudar as atividades desenvolvidas num complexo aeroportuário, do ponto de vista logístico, além de conhecer os diversos componentes e suas funções com vistas a capacitar-se para identificar problemas operacionais de Logística aeroportuária buscando alternativas de soluções, além de desenvolver planos diretores de um aeroporto, atividades de supervisão e gestão e outras relacionadas com os seguintes objetivos específicos:

5 Desenvolver uma visão analítica e critica sobre as formas modernas de gestão, formando profissionais capacitados para agirem em ambientes modernos e globalizados; Enfatizar as necessidades de tomadas de decisões rápidas e eficazes nos mais diversos segmentos empresariais; Aperfeiçoar as técnicas internas utilizadas na maioria das empresas globais; Desenvolver uma postura pró-ativa com relação às técnicas e habilidades gerenciais dos profissionais; Aprofundar o conhecimento em relação aos pertinentes de cada disciplina; Propor uma visão pluralista de cada campo de estudo; Oferecer ampla base generalista, paralelamente à central de enfoque do curso; Preparar o profissional para desafios próprios, em um mercado em constante mutação, e extremamente competitivo. A estrutura do curso apresenta disciplinas com densidade tecnológica da área aeroportuária, por exemplo: Operações Aeroportuárias, Transporte Aéreo, Infraestrutura Aeroportuária, Projetos em Logística Aeroportuária e Planejamento de Transporte Aéreo, além das disciplinas que definem o processo da logística dentro da cadeia de abastecimento, como exemplo: Gestão de Estoque, Movimentação e Armazenagem de Carga, Modais e Intermodalidade em Transportes, Gestão de Custos Logísticos, Comercio Exterior, Marketing e Tecnologia Aplicada a Logística com vistas ao desempenho de funções vinculadas ao Transporte Aéreo e ao Gerenciamento da Cadeia de abastecimento, fluxos de Informações e de mercadorias, tráfego e trânsito de todas as operações aeroportuárias.

6 TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA AEROPORTUÁRIA MATRIZ CURRICULAR - FATEC Guarulhos 1º Semestre º Semestre 3º Semestre º Semestre 5º Semestre 6º Semestre Logística I * Logística II 6* Movimentação e armazenagem de cargas em aeroportos Infraestrutura Aeroportuária 8* Operações Aeroportuárias I Operações Aeroportuárias II Embalagem e Unitização de Carga Gestão empresarial Gestão de Pessoas Gestão de Materiais Transporte de Cargas Especiais e Perigosas Movimentação de Passageiros Administração Geral Gestão de Marketing Gestão da Produção Custos e Tarifas Logísticas Transporte Aéreo Impactos Ambientais na operação dos transportes Informática básica Economia Fundamentos de Gestão da Qualidade Modais e intermodalidade Tecnologia Aplicada a Logística Estatística Básica Contabilidade Comércio Exterior Direito dos Transportes Projetos em Logística Aeroportuária I * Projetos em Logística Aeroportuária II * Cálculo Pesquisa Operacional Gestão Financeira Métodos para a Produção de Conhecimento Comunicação empresarial geral Direito empresarial geral Espanhol I Espanhol II Inglês I Inglês II Inglês III Inglês IV Inglês V Inglês VI Semana + AACC Semestre: 50 3,33 horas Semana 6 Semestre: 50 3,33 horas Semana 6 Semestre: 50 3,33 horas Semana 8 Semestre: ,66 horas Semana 0 Semestre: ,33 horas Semana 18 Semestre: horas AACC = Atividades Acadêmico-Científico-Culturais Atividades complementares Estágio Curricular a partir do 3º. Semestre 0 horas + Trabalho de Graduação 160 horas (5 º e 6 º semestres) BÁSICAS Comunicação (CE, Inglês e Espanhol) Distribuição dos componentes curriculares por sub-eixos Aul % PROFISSIONAIS % as Multidisciplinares ou transversais ,5 80 9,7 AACC Cálculo e Estatística Básica 10, Pesquisa Operacional 80,7 Economia, Adm. e Contabilidade 00 7,0 Gestão 680 3,6 0 Informática e Tec.Aplicada á Logística 10, 0 Transportes e Logística Aeroportuária ,1 TOTAL 680 3,7% TOTAL.00 76,3 %

7 6º SEMESTRE 5º SEMESTRE º SEMESTRE 3º SEMESTRE º SEMESTRE 1º SEMESTRE PERÍO DO Siglas DISTRIBUIÇÃO DA CARGA DIDÁTICA SEMESTRAL POR TIPO DE ATIVIDADE CURRICULAR CARGA DIDÁTICA SEMESTRAL Denominação das disciplinas seman ais Teoria Prática Autôn. Subtotal JLG-003 Logística I 0 0 0* 80 JEU-100 Embalagem e Unitização de Carga AAG-001 Administração Geral INF-001 Informática básica MET-001 Estatíistica básica MCA-00 Cálculo TCE-101 Comunicação empresarial geral LIN-100 Inglês I TAA-001 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 0 0 AACC 6 Total do semestre 50 JLG-00 Logística II * 10 AGM-001 Gestão de Marketing AGE-00 Gestão empresarial CEG-00 Economia CCG-001 Contabilidade MPO-100 Pesquisa Operacional DDE-00 Direito empresarial geral LIN-00 Inglês II Total do semestre 50 JMA-100 Movimentação e armazenagem de cargas em aeroportos AGR-00 Gestão de Pessoas AGP-001 Gestão da Produção AGQ-001 Fundamentos de Gestão da Qualidade ACE-001 Comércio Exterior AGF-001 Gestão Financeira LES-100 Espanhol I LIN-300 Inglês III Total do semestre 50 ETA-100 Infraestrutura Aeroportuária * 160 AGS-00 Gestão de Materiais JTL-001 Custos e tarifas logísticas ETI-00 Modais e Intermodalidade DTP-001 Direito dos Transportes TTG-100 Métodos para produção de conhecimento LES-00 Espanhol II LIN-00 Inglês IV Total do semestre 560 JTA-101 Operações Aeroportuárias I ETA-003 Transporte de Cargas Especiais e Perigosas ETA-00 Transporte Aéreo ITI-006 Tecnologia aplicada à Logística TJA-100 Projetos em Logística Aeroportuária I 0 0 0* 80 LIN-500 Inglês V Total do semestre 00 JTA-10 Operações Aeroportuárias II JTG-00 Movimentação de Passageiros BBE-101 Impactos ambientais na operação dos transportes TJA-00 Projetos em Logística Aeroportuária II 0 0* 0 LIN-600 Inglês VI Total do semestre 360 * Essa carga didática pode ser presencial ou de atividades autônomas de projeto orientado pelos docentes RESUMO DE CARGA HORÁRIA: 880 aulas 00 horas + 00 horas de atividades complementares [0 h de (TES-001) ESTÁGIO CURRICULAR h (TTG-003 e TTG-103) do Trabalho de Graduação ] = 800 HORAS

8 Tabela das siglas e denominações dos componentes curriculares Siglas Denominações semanais AAG-001 Administração Geral TAA-001 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais MCA-00 Cálculo ACE-001 Comércio Exterior TCE-101 Comunicação empresarial geral CCG-001 Contabilidade JTL-001 Custos e tarifas logísticas DTP-001 Direito dos Transportes DDE-00 Direito empresarial geral CEG-00 Economia JEU-100 Embalagem e Unitização de Carga LES-100 Espanhol I LES-00 Espanhol II MET-001 Estatíistica básica AGQ-001 Fundamentos de Gestão da Qualidade AGP-001 Gestão da Produção AGM-001 Gestão de Marketing AGS-00 Gestão de Materiais AGR-00 Gestão de Pessoas AGE-00 Gestão empresarial AGF-001 Gestão Financeira BBE-101 Impactos ambientais na operação dos transportes INF-001 Informática básica ETA-100 Infraestrutura Aeroportuária 8 LIN-100 Inglês I LIN-00 Inglês II LIN-300 Inglês III LIN-00 Inglês IV LIN-500 Inglês V LIN-600 Inglês VI JLG-003 Logística I JLG-00 Logística II 6 TTG-100 Métodos para produção de conhecimento ETI-00 Modais e Intermodalidade JTG-00 Movimentação de Passageiros JMA-100 Movimentação e armazenagem de cargas em aeroportos JTA-101 Operações Aeroportuárias I JTA-10 Operações Aeroportuárias II MPO-100 Pesquisa Operacional TJA-100 Projetos em Logística Aeroportuária I TJA-00 Projetos em Logística Aeroportuária II ITI-006 Tecnologia aplicada à Logística ETA-00 Transporte Aéreo ETA-003 Transporte de Cargas Especiais e Perigosas aulas.00 horas COMPLEMENTARES TES-001 Estágio supervisionado 0* horas TTG-003 Trabalho de graduação I 80* horas TTG-103 Trabalho de graduação II 80* horas TOTAL.800 horas AAP = atividades autônomas de projeto *Carga semestral Em vermelho novas siglas Em azul diferenças nas duas matrizes

9 Tabela resumo das siglas Letra 1 Área de conhecimento Letra Subárea ou Matéria L 3 Matéria Numero Disciplinas A Administração G Gestão F Finanças C Ciências E Econômicas D Direito E Engenharia T Transportes, P Produção I Ciência da computação / Informática S Sistemas I Informação J Logística L Linguagens IN Inglês; ES Espanhol, PO português M Matemática T Transversais, multidisciplinares. EMENTÁRIO Sigla Denominação das disciplinas PRIMEIRO SEMESTRE semanais CARGA DIDÁTICA SEMESTRAL Tipo de atividade curricular Teoria Prática Autônomas TOTAL JLG-003 Logística I 0 0 0* 80 JEU-100 Embalagem e Unitização de Carga AAG-001 Administração Geral INF-001 Informática básica MET-001 Estatíistica básica MCA-00 Cálculo TCE-101 Comunicação empresarial geral LIN-100 Inglês I TAA-001 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais AACC Total do semestre 50 * Essa carga didática pode ser presencial ou de atividades autônomas de projeto orientado pelos docentes LOGÍSTICA I 80 aulas (0 presenciais + 0 de AAP) Objetivos: Desenvolver uma visão geral do amplo campo de atuação do profissional de logística, por meio de um percurso holístico sobre os principais temas em transportes, e em logística de arranjos produtivos. Ementa: Introdução aos conceitos e definições: Transportes e Tráfego, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística Reversa, Logística de Varejo, Logística Internacional. BALLOU, R. H., Gerenciamento da cadeia de suprimentos - Logística empresarial. Bookman, 006. BOWERSOX, Donald J. e CLOSS, David J. Gestão Logística de Cadeias de Suprimentos. Bookman, 006. WANKE, Peter F Logistica e Transporte de Cargas no Brasil: Produtividade e Eficiência no Seculo XXI, coleção COPPEAD de Administração. Atlas, 010. EMBALAGENS E UNITIZAÇÃO DE CARGAS - 80 aulas Objetivo: Compreender, analisar, projetar e gerenciar o processo de embalagem e unitização de cargas nos processos logísticos. Ementa: A embalagem e seu desenvolvimento histórico. Uso da embalagem por outros departamentos da empresa e a necessidade do planejamento. Tipos de embalagem e sua aplicação para os materiais. Cargas unitizadas: paletização, lingagem e estabilização de pilhas. Instruções de manuseio, instruções especiais e produtos perigosos. Uso dos contêineres e contentores. A embalagem e a logística, sistemas de proteção, marcações. Os custos da embalagem e seu controle, Normas de embalagem, Sistemas de codificação GURGEL, Floriano do Amaral. Administração da Embalagem. Thomson Learning, 007. MESTRINER, FABIO. Gestão Estratégica de Embalagem. Prentice Hall Brasil, 008. MOURA; BANZATO. Embalagem, Unitização e Conteinerização Série Manual de Logística V 3. IMAM, 000. KEEDI, S. Transportes, Unitização e Seguros Internacionais de Carga - Prática e Exercícios, Aduaneiras, 008. MOURA, R A. e BANZATO, J M. Vol - Armazenagem, do recebimento a expedição. IMAM, 005. MOURA, R. A. e BANZATO, J M. Vol 1 - Sistemas e técnicas de mov. e armazenamento de mater. IMAM, 005. Outros ABNT- Conteiner, Carregamento, Movimentação e Fixação NB GEIPOT- Manual de Unitização de Cargas para Exportação 198. ADMINISTRAÇÃO GERAL 80 aulas Objetivo: Compreender e identificar a evolução da administração, estruturas e funções organizacionais.

10 Ementa: Histórico da teoria geral da administração e abordagens básicas do pensamento administrativo. Conceito de Administração e funções administrativas. Processos Gerenciais. CHIAVENATTO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. Campus Elsevier, 00. COELHO, Marcio. A essência da administração conceitos introdutórios. Saraiva, 008. MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Introdução à administração. Atlas, 006. CHIAVENATO, I. Iniciação à Administração Geral. Manole, 009. MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, INFORMATICA BÁSICA 0 Objetivo: Utilizar os recursos de Informática como apoio às tarefas administrativas e aos projetos em Logística. Ementa: Visão geral sobre aplicativos de informática. Utilização de recursos avançados de planilhas eletrônicas (macros, funções, fórmulas, taxas, formulários, gráficos avançados e tabelas dinâmicas) e suas aplicações à Logística. ALMEIDA, Jarbas Thaunahy Santos. Calculos Financeiros Com Excel e HP-1c. Visual Books, 008. ARLE, Marcel e BERTOLA, Danilo. Guia prático de Informática. Cronos, 008. SILVA, Mario Gomes. Informática: terminologias básicas. Erica, 007. CORREIA NETO, Jocildo Excel Para Profissionais de Finanças. Campus, 006. GARCIA, Marcus. Informática aplicada a Negócios. SP: Brasport, 005. PEREIRA, M S A. Excel para Contadores. IOB, 009. ESTATÍSTICA BÁSICA - 0 aulas Objetivo: Utilizar os métodos estatísticos para tomadas de decisões. Ementa: Fundamentos da estatística. Coleta e Apresentação de dados. Medidas de posição e dispersão, população e amostra. Séries. Distribuição de freqüência. Aplicações da estatística em gestão. BRUNI, Adriano Leal. Estatística aplicada à gestão empresarial. 1 ed. Atlas, 007. CRESPO, Antônio Arnot. Estatística Fácil. Saraiva, 009. MARTINS, Gilberto de Andrade e DONAIRE, Denis. Princípios de Estatística. Atlas, 006. BUSSAB, Wilton e MORETIN, Pedro. Estatística Básica. Saraiva, 006. MANN, Prem S. Introdução à estatística. 5ª. ed. LTC, 006. SILVA, Ermes Medeiros da, Estatística, ª. ed. Atlas, 007. CÁLCULO 80 aulas Objetivo: Aplicar os conceitos fundamentais da matemática em situações reais. Ementa: Relações e Funções; Álgebra Linear: Matrizes e Determinantes; Sistemas Lineares; Séries, Introdução ao Cálculo Numérico; Limite, continuidade. Derivadas, integral, intuição geométrica e física, equações diferenciais. HAZZAN; MORETTIN; BUSSAB. Introdução ao Cálculo para Administração, Economia. Saraiva, 009. BOULOS, P., Calculo Diferencial e Integral, Volume 1 + Pré-Calculo. Makron, 006. SILVA, F C M; ABRAO, M. Matematica Básica para decisões Administrativas. Atlas, 008. IEZZI, G. I.; MURAKAMI, C. Fundamentos da matemática elementar. Volume 8. Atual, 005. STEWART, J., et al. Cálculo, Volume I, 5ª edição. Thomson Learning, 009. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL GERAL- 0 aulas Objetivo: Desenvolver e executar estratégias de Comunicação destinadas ao fortalecimento da imagem de clientes junto aos públicos alvo, utilizando, entre diversas outras ferramentas, a Assessoria de Imprensa. A matéria-prima é a Informação voltada para a Comunicação. Ementa: Semiótica na Comunicação; As Funções da Linguagem na Expressão e na Comunicação; Linguagem e Comunicação: Problemas Gerais; Comunicação Escrita: Redação Documental e Técnica; Comunicação Verbal; Técnicas de Apresentação. CINTRA, L; CUNHA, C. Nova gramática do Português contemporâneo de acordo com a nova ortografia. Lexikon, 009. MARTINS; ZILBERKNOP. Português Instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. Atlas, 009. MEDEIROS, João Bosco. Comunicação Empresarial. Atlas, 009. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Positivo, 009. KUNSCH, M M K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. Summus, 003.

11 INGLÊS I - 0 aulas Objetivo: Apresentar-se, dar informações pessoais e profissionais; entender números em contextos diversos; fazer perguntas simples e responder sobre vida cotidiana e comunicação empresarial, tais como escrita de e- mails e atender uma ligação telefônica; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças básicas de pronúncia. Ementa: Introdução à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüísticocomunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa. LONGMAN. Dicionário Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês-Português com CD- Rom. ª Edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 008. LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. Pearson Education do Brasil, 007. MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 007. ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS 0 de Atividades autônomas Objetivo: Enriquecer o processo formativo do estudante. Contribuir para desenvolver o interesse por atividades de caráter científico e cultural, no âmbito da faculdade e da comunidade acadêmica e propiciar condições para integrar o estudante em atividades de natureza científica ou cultural. Ementa: Os estudantes deverão cumprir 0 (quarenta) aulas ao longo de todo o curso em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas (filmes, representações teatrais, visitas a museus, viagens, etc.), validadas pela Coordenação do Curso. SEGUNDO SEMESTRE Sigla Denominação das disciplinas CARGA DIDÁTICA SEMESTRAL semanais Teoria Tipo Prática de atividade Autônomas curricular TOTAL JLG-003 Logística II * 10 AGM-001 Gestão de Marketing AGE-00 Gestão empresarial CEG-00 Economia CCG-001 Contabilidade MPO-100 Pesquisa Operacional DDE-00 Direito empresarial geral LIN-00 Inglês II Total do semestre 600 LOGÍSTICA II 10 aulas (80 aulas + 0 de AAP) Objetivos: Compreender Cadeia de Suprimentos, e extrapolar os conceitos a partir de uma empresa individual. Ementa: Conceituação: Cadeia de Suprimentos; Fases de Decisão; O Processo; Fluxos na Cadeia. Medindo o Desempenho; Alinhamento com Estratégias Corporativas. Fatores de Desempenho. Planejamento: Previsão de Demanda; Modelos (Qualitativos e Quantitativos) Planejamento Agregado; Variabilidade Previsível. Gerenciamento de Estoques: Estoque Cíclico e Economia de Escala; Ressuprimento; Políticas de Estoque de Segurança; Nível Ótimo de Disponibilidade. Transporte: Fatores; Projeto da Rede de Transporte; Trade-Offs do Projeto. Tecnologia da Informação: Conceitos; E-Business; Efeito Chicote. Avaliação Financeira das Decisões em Cadeias de Suprimentos. BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. Saraiva, 009. FLEURY, P. F. WANKE, P. FIGUEIREDO, K. F., Logística e gerenciamento da cadeia de suprimento: planejamento do fluxo de produtos e dos recursos. Atlas, 00. PAOLESCHI, Bruno. Logística Industrial Integrada - do Planejamento Produção, Custo e Qualidade à Satisfação do Cliente. Érica, 008. Bibliografia Complementar: BANZATO, Eduardo. Logística e Gestão Industrial - Estudos de Casos. IMAM, 008. GESTÃO DE MARKETING 80 aulas Objetivo: Compreender a dinâmica do marketing de serviços através das principais ferramentas de gestão apropriadas para a análise e implementação de soluções em serviços. Capacitar os alunos para a crítica e a proposição de estruturas organizacionais adequadas para serviços. Ementa: Conceituação, natureza e processos de serviços; ciclo de serviços; qualidade em serviços; processo de produção de serviços; estrutura organizacional com ênfase em serviços; a função serviços na era digital.

12 KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Biblia do Marketing. 1ª. ed. Prentice Hall, 006. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Serviços. Atlas, 007. LAS CASAS,Alexandre Luzzi. Qualidade Total em Serviços: Conceitos, Exercícios e Casos Práticos COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. Campus, 008. SARQUIS, Alessio Bessa. Estratégias de Marketing para Serviços. Atlas, 009. GESTÂO EMPRESARIAL 80 aulas Objetivo: Comprender e aplicar os conceitos contemporâneos que definem uma organização e os meios pelos quais possa ser administrada a fim de permitir por meio da aplicação do pensamento administrativo e pelo estudo dos diversos modelos utilizados atualmente. Reconhecer diversos paradigmas administrativos como parte de um processo evolutivo e necessidade de combiná-los em determinadas circunstâncias. Ementa: Visão Geral dos modelos contemporâneos de administração. O cenário de atuação, o ambiente competitivo, os processos e as perspectivas para as organizações empresariais atualmente. As organizações e a globalização. As estruturas de poder nas organizações. Analise de casos e de estruturas empresariais. BULGACOV, Sergio. Manual de gestão empresarial: São Paulo, Atlas, 006 CHIAVENATTO, Idalberto. Administração nos Novos tempos.ed., Rio de Janeiro: Editora Campus, 007. OLIVEIRA, Otávio J. Gestão empresarial - sistemas e ferramentas. São Paulo: Atlas, 007 CURY, Antonio. Organização e Métodos: Uma Visão Holística Perspectiva Comportamental e Abordagem Contingencial. 8. ed. São Paulo: Atlas, 005. FERREIRA, A. A.; REIS, A. C. F.; PEREIRA, M. I. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo, Cengage, 00. HELOANI, R. Montes. Gestão e Organização no Capitalismo Globalizado. História da manipulação psicológica no mundo do trabalho. São Paulo: Atlas, 003 ECONOMIA 80 aulas Objetivo: Desenvolver uma visão global da Economia por meio de conhecimentos básicos que permitam uma compreensão das atividades econômicas nacionais e internacionais. Ementa: Introdução à economia e ao pensamento econômico. Conceitos básicos. Noções de Micro-economia. Funcionamento do mercado. Estruturas de mercado. Macroeconomia básica. Atividade econômica, teoria da determinação da renda e do produto nacional. Introdução à teoria monetária e inflação. Balanços de pagamentos e taxas de câmbio. Sistema Monetário, Bancos Comerciais e Banco Central, Integração do Sistema Econômico. PARKIN, MICHAEL. Economia. Prentice Hall Brasil, 009. VASCONCELLOS, M A S; GARCIA, M E. Fundamentos de Economia. Saraiva, 008. VICECONTI, P E V; NEVES, S. Introdução à Economia. Frase, 009. GONÇALVES, Robson; SANTACRUZ, Ruy e MATESCO, Direne. Economia Aplicada. FGV, 008. PINHO, Diva B; VASCONCELOS, Marco Antônio. Manual de Introdução a Economia. Saraiva, 006. ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à Economia livro de exercícios. Atlas, 00.. Introdução à Economia. Atlas, 003. CONTABILIDADE 0 aulas Objetivos: Compreender a Contabilidade como um instrumento de análise, controle, ajuda e avaliação das operações econômico-financeiras da empresa através das suas demonstrações financeiras. Ementa: Conceito de contabilidade; Interesses na informação contábil; Balanço, Ativo, Passivo, patrimônio líquido; Procedimentos contábeis básicos; Variações da situação líquida; Despesa e receita; Regimes de competência e Caixa; Receitas e Despesas diferidas; Fatos contábeis Operações com mercadorias; Inventário e valorização; Ativo imobilizado e amortização; Demonstrativos de Origens e demonstrações. GRECO, A; AREND, L; GARTNER, G. Contabilidade Teoria e Praticas Basicas. Saraiva, 009. MARION, J C. Contabilidade Basica. Atlas, 009. RIBEIRO, O M. Contabilidade Basica Facil. Saraiva, 009. OLIVEIRA, L M e PEREZ JR, J H. Contabilidade Avançada. Atlas, 009. SILVA, C A T e TRISTÃO, G.Contabilidade Básica. Atlas, 009. PESQUISA OPERACIONAL 80 aulas Objetivos: A Aplicar as ferramentas da pesquisa operacional para solução de problemas logísticos.

13 Ementa: Fundamentos da Pesquisa Operacional; Modelos Lineares; métodos de solução gráfica e algoritmo simplex; Aplicações de Programação Linear; Análise de Sensibilidade; Dualidade; Métodos computacionais e software de resolução e análise de problemas de programação linear; Teoria das Filas. Bibliografia Básica: ANDRADE, E. L. Introdução à Pesquisa Operacional. LTC, 009. COLIN, C.C. Pesquisa Operacional 170 Aplicações em Estratégia, Finanças, Logística, Produção, Marketing e Vendas. LTC, 007. LACHTERMACHER, G. Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões. Prentice Hall, 009. Bibliografia Complementar: ARENALES, M ; ARMENTANO, V A; MORABITO, R. Pesquisa Operacional. Campus Elsevier, 006. CAIXETA-FILHO, J. V. Pesquisa Operacional: técnicas de otimização aplicadas. Atlas, 00. HILLIER, F S.; LIEBERMAN, J. G. Introdução à Pesquisa Operacional. Mcgraw-Hill, 005 MOREIRA, D. A. Pesquisa Operacional Curso Introdutório. Thomson Pioneira, 006. PRADO, D. S. Teoria das Filas e da Simulação V. INDG, 00. DIREITO EMPRESARIAL GERAL 0 aulas Objetivo: Identificar e interpretar os principais conceitos e institutos do ordenamento jurídico; incorporar e aplicar corretamente a terminologia jurídica; auxiliar na interpretação e solução de situações concretas que envolvam conhecimentos das diversas relações obrigacionais, Transmitir os fundamentos do Sistema Constitucional Tributário e da Legislação Tributária. Ementa: A ciência do direito; conceito básico de direito; normas jurídicas; fontes do direito; principais ramos do direito; noções do direito constitucional; noções do direito administrativo; noções de direito tributário; noções do direito civil; Legislação de Importação/Exportação; Código de Propriedade Industrial; Código do Consumidor. Aplicação tributária e os negócios. Noções fundamentais de legislação tributária, as legislações tributárias federal, estadual e municipal e as atividades operacionais da empresa. Os procedimentos relacionados à tributação do ICMS, IPI e ISS. Os conceitos gerais do ICMS na Lei Complementar nº 87/1996, a legislação de São Paulo e o passo-a-passo da emissão de documentos e escrituração fiscal no território paulista. FABRETTI, Laudio Camargo. Prática Tributária da Micro, Pequena e Média Empresa. São Paulo: Atlas, 006. FINKELSTEIN, M. E. Direito Empresarial - v. 0. São Paulo: Atlas, 005. SERETTE, C. F. Noções de direito. São Paulo: TextoNovo, 003 ALMEIDA, João Batista de. A proteção jurídica do consumidor. São Paulo: Saraiva, 007. COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 009. FORGIONI, Paula. Os Fundamentos do Antitruste. São Paulo: Revista dos Tribunais, 000. INGLÊS II 0 aulas Objetivo: Dar informações pessoais (fazer perguntas simples e responder sobre a vida cotidiana), falar sobre preferências e planos para o futuro; dar informações profissionais, descrever habilidades e responsabilidades (fazer perguntas simples e responder num contexto empresarial); usar números em contextos de compras; fazer comparações; fazer agendamentos; lidar com problemas e negociar soluções; pedir e dar permissão; agendar e gerenciar compromissos; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia. Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Inglês 1. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa. Bibliografia Básica: LONGMAN. Dicionário Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês-Português com CD- Rom. ª Edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 008. LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. Pearson Education do Brasil, 007. MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 007. Bibliografia Complementar: DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice - English level: Elementary to Pre-Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 007. MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 007. Sigla Denominação das disciplinas TERCEIRO SEMESTRE semanais CARGA DIDÁTICA SEMESTRAL Tipo de atividade curricular Teoria Prática Autôn. TOTAL JMA-100 Movimentação e Armazenagem de Cargas em aeroportos AGR-00 Gestão de Pessoas AGP-001 Gestão da Produção

14 AGQ-001 Fundamentos de Gestão da Qualidade ACE-001 Comércio Exterior AGF-001 Gestão Financeira LES-100 Espanhol I LIN-300 Inglês III Total do semestre 50 MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE CARGAS EM AEROPORTOS - 80 aulas Objetivo: Gerenciar operações envolvendo os equipamentos e a armazenagem de materiais. Ementa: Introdução à movimentação e armazenagem de materiais. A logística e a movimentação de materiais. Os princípios básicos, a armazenagem, as embalagens e a movimentação destas. A unitização de cargas e sua aplicação, análise da movimentação e armazenagem. A qualidade e a produtividade e a segurança na movimentação e armazenagem. Custos da movimentação e os indicadores de desempenho. As tendências da movimentação e as alternativas. MOURA, R A Movimentação de Materiais na Intra-logística. IMAM, 008 RODRIGUES, P R A - Gestão Estratégica da Armazenagem. Aduaneiras, 007 MOURA, R A. V 1 - Sistemas e Técnicas de Movimentação e Armazenagem de Materiais. IMAM, 005. MOURA, R A. BANZATO, J M. V - armazenagem, do recebimento a expedição. IMAM, 005. MOURA, R A. BANZATO, J M. V 3 - embalagem, unitização e conteinirização. IMAM, 005. MOURA, R A. BANZATO, J M. V - equipamentos de mov e armazenagem. IMAM, 005. MOURA, R A. BANZATO, J M. V 5 - aplicações práticas de equipamentos de movimentação. IMAM, 005. GESTÃO DE PESSOAS - 80 aulas Objetivo: Entender a área de recursos humanos, identificando os seus subsistemas, objetivando a melhor adequação na produção e o desempenho das pessoas integrado à gestão de negócios e orientado para resultados. Ementa: Importância e evolução da área de recursos humanos. Políticas, objetivos e visão sistêmica da administração de recursos humanos. Os subsistemas de administração de recursos humanos: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento. Gestão estratégica de pessoas. Responsabilidade social empresarial. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Campus, 008. VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de Pessoas. Atlas, 009. MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. Saraiva, FERREIRA, V CP; TACHIZAWA, T; FORTUNA, A M Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. FGV, 001. HANASHIRO, D M. et. al. Gestão do Fator Humano: Uma visão baseada em stakeholders. Saraiva, 008. MASCARENHAS, André. Gestão Estratégica de Pessoas. Cengage, 008. ROCHA-PINTO, Sandra Regina da et. al. Dimensões funcionais da Gestão de Pessoas. FGV, 007. TEIXEIRA, Gilnei et. al. Gestão Estratégica de Pessoas. FGV, 005. GESTÃO DA PRODUÇÃO - 80 aulas Objetivo: Conhecer a função produtiva bem como a evolução e técnicas da gestão da produção. Ementa: Conceito, evolução e componentes dos sistemas produtivos. Planejamento e controle da capacidade produtiva. Arranjo físico e fluxo dos processos. Gestão de operações. Localização de instalações. Técnicas e ferramentas de administração da produção. ARAUJO, M. A. Administração da Produção e Operações. Brasport, 009 CORREA, H. L e CORREA C. A. Administração da Produção e Operações: Edição Compacta. Atlas, 006. SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Gerenciamento de operações e de processos. Bookman, 007. CAON, M. et al. Planejamento, programação e controle da produção. Atlas, 007. CHASE, R; JACOBS, F. R; SOUZA, T C F. Administração da Produção e de Operações. Bookman, 009. MOREIRA, Daniel A. Administração da Produção e Operações. Pioneira, 008. SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. Atlas, 00. TUBINO, Dálvio Ferrari. Manual de planejamento e controle da produção. Atlas, 007. FUNDAMENTOS DE GESTÃO DA QUALIDADE 0 aulas Objetivo: Conhecer os modernos conceitos de gestão da qualidade.

15 Ementa: Conceitos e evolução da qualidade; Gestão da qualidade total; Ferramentas e Procedimentos da Qualidade; Estudo das principais normas; Medidas de confiabilidade; Indicadores de Qualidade; Controle estatístico do Processo; Gestão estratégica da qualidade. Bibliografia Básica: OLIVEIRA, Otávio J. (Org) Gestão da Qualidade Tópicos avançados. São Paulo: Thomson, 003. PALADINI, Edson P; BOUER, Gregório; FERREIRA, José J; CARVALHO, Marly M; MIGUEL, Paulo A C; SAMOHYL, Robert W; ROTONDARO, Roberto G. Gestão da Qualidade. Teoria e Casos. Ed. Campus. Rio de Janeiro PALADINI, Edson P. Gestão da Qualidade. São Paulo, Atlas, 00. Bibliografia Complementar: JURAN, J.M, A Qualidade desde o projeto, 1a. ed, SP Ed. Pioneira, 001 ANDRRADE, R. O.B; TACHIZAWA,T.;CARVALHO,A.B.; Gestão ambiental enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável,. Ed, SP, Makron Books, 00. CHUNG,T., A qualidade começa em mim, SP, Ed. Novo Século, 00. ABDALLA DE MOURA, L.A., Qualidade e gestão ambiental, SP, 3ª. ed., Ed. Juarez Oliveira, 00. COMÉRCIO EXTERIOR - 80 aulas Objetivo: Identificar elementos fundamentais do comércio exterior, seus propósitos e organização. Ementa: Política do Comércio Exterior Brasileiro. Composição do Comércio Exterior. INCOTERMS, TEC, NCM, SECEX, Procedimentos Administrativos na Importação e Exportação. Tributação no Comércio Exterior. Transporte Internacional. OMC, Acordos, Salva-guardas. Organização Aduaneira no Brasil. Organização Mundial Aduaneira. Território Aduaneiro. Zona Primária e Zona Secundária. Alfandegamento de recintos. Trânsito Aduaneiro. Habilitação às exportações e as importações. Infrações, Multas e Penalidades aplicadas na Importação e Exportação. Habilitação e Acesso ao SISCOMEX. CIGNACCO, B R. Fundamentos de Comercio Internacional. Saraiva, 008. DIAS, R; RODRIGUES, W. Comercio Exterior: Teoria e Gestão. Atlas, 008. KEEDI, Samir. ABC do Comercio Exterior. Aduaneiras, 007. KEEDI, Samir. Documentos no Comercio Exterior. Aduaneiras, 009. LUNA, E. P.Termingles. Glossário. Aduaneiras, 008. SEGRE, German. Manual Prático de Comércio Exterior. Atlas, 006. SPÍNOLA, V. Let s Trade in English. Aduaneiras, 008. VAZQUEZ, José Lopes. Comércio Exterior Brasileiro. Atlas, 007. GESTÃO FINANCEIRA - 80 aulas Objetivo: Entender os conceitos de finanças e permitir a interpretação do desempenho financeiro do Negócio. Ementa: Fundamentos da Gestão Financeira, ambiente financeiro e conceitos financeiros. Fontes de Financiamento. Técnicas de análise e planejamento financeiro. Administração de capital de giro. Análise do ponto de equilíbrio das operações e alavancagem. Administração de ativos permanentes e investimento de capital. Custo de capital, estrutura de capital e dividendos. ASSAF, A.; LIMA, G. G. Curso de Administração Financeira. Atlas, 009 GITMAN, L J. Princípios da administração financeira, 1ª Ed. Pearson, 009. MEGLIORINI, E; VALLIM, M A. Administração financeira: uma abordagem brasileira. Pearson, 009. ASSAF NETO, A., Matemática Financeira e suas Aplicações. Atlas CAVANHA FILHO, A.O. Decisões financeiras ferramentas para logística. Qualitymark, 003. HOJI, M. Administração Financeira e Orçamentária. Atlas, 009. HUMMEL, P R V e PILÃO, N E.Matemática financeira e engenharia econômica. Thomson Pioneira, 009. MATHIAS, Washington Franco. Administração Financeira e Orçamentária. Atlas, 009. PADOVEZE, C. L. Controladoria Estratégica e Operacional. Cengage, 009. PUCCINI, A L. Matemática Financeira: Objetiva e Aplicada. Saraiva, 009. SAMANEZ, Carlos Patrício. Engenharia Econômica. Pearson, 009. ESPANHOL I 0 aulas Objetivos: O estudante deverá ser capaz de comunicar-se em situações simples do cotidiano profissional, apresentar-se (in) formalmente e dar informações pessoais; escrever mensagens de s breves e cartas informais; compreender frases e vocabulário sobre temas de interesse pessoal e profissional; extrair informações de textos técnicos específicos da área. Reconhecer as diferenças fonéticas elementares do idioma. Ementa: Introdução à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüísticocomunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua espanhola.

16 MORENO, Concha, FERNÁNDEZ, Gretel Eres. Gramática contrastiva del español para Brasileños. Madrid, SGEL, 007. Bibliografia Complementar: SANTILLANA: Dicionário para estudantes: Espanhol Português/ Português-Espanhol. São Paulo: Moderna/ Santillana, 003. FANJUL, Adrián. Gramática y Práctica de Español para brasileños. São Paulo, Santillana, 005. INGLÊS III - 0 aulas Objetivo: Participar de discussões em contextos sociais e empresariais, descrevendo experiências, propondo soluções e sugestões e dando opiniões; usar linguagem apropriada de polidez e formalidade em reuniões de trabalho; preparar-se para uma apresentação oral; usar números para descrever dados\gráficos; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia. Ementa: Expansão da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa. OXFORD. Dicionário Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros de inglês. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 007. MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 007. Bibliografia complementar DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice - English level: Elementary to Pre-Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 007. LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. Pearson Education do Brasil, 007. MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 007. OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. Seventh Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 007. QUARTO SEMESTRE semanais CARGA DIDÁTICA SEMESTRAL Sigla Denominação das disciplinas Teoria Prática Autônomas TOTAL ETA-100 Infraestrutura Aeroportuária * 160 AGS-00 Gestão de Materiais JTL-001 Custos e tarifas logísticas ETI-00 Modais e Intermodalidade DTP-001 Direito dos Transportes TTG-100 Métodos para produção de conhecimento LES-00 Espanhol II LIN-00 Inglês IV Total do semestre 560 * Essa carga didática pode ser presencial ou de atividades autônomas de projeto orientado pelos docentes INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA aulas (80 aulas + 80 de AAP) Objetivo: Compreender os principais problemas do setor aéreo e propor soluções que permitam o seu desenvolvimento. Ementa: Órgãos intervenientes do transporte aéreo brasileiro. Dimensionamento de serviçoes aeroportuários, localização de armazéns. O processo de planejamento; Características dos Aeroportos. Realização de estudos de caso e projetos para o modal aéreo. OLIVEIRA, A. Transporte Aéreo - Economia e Políticas Publicas. Pezco, 009. FERREIRA, L A Fx. Transporte Aéreo: Características, custos e visão estratégica de logística. Aduaneiras, 003. WELLS, A T; WENSVEEN, J G. Air Transportation: A Management Perspective. Broks Cole, 003. WELLS, A T; CHADBOURNE, B D. General Aviation Marketing and Management. Routledge, 005. GESTÃO DE MATERIAIS - 0 aulas Objetivo: Compreender: os conceitos de classificação e controle de estoque e armazenagem e os impactos na condução dos negócios; Processos de compras e Qualificação de fornecedores. Ementa: Significado e objetivo da administração dos recursos materiais; metodologias e técnicas para administração eficaz dos recursos materiais nas organizações; sistema de controle de materiais; planejamento

17 de necessidades de recursos; administração e política de estoque; níveis de estoque; classificação ABC. Gestão dos recursos patrimoniais. COPPEAD DE ADMINISTRAÇÃO; WANKE, P. Gestão de Estoques na Cadeia de Suprimentos: decisões e modelos quantitativos. Atlas, 008. MARTINS, P G; ALT, P R C. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. Saraiva, 006. POZO, Hamilton. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais: uma abordagem logística. Atlas, 008. CUSTOS E TARIFAS LOGÍSTICAS - 80 aulas Objetivo: Compreender os principais conceitos de custos e sua importância no processo gerencial. Ementa: Conceitos e técnicas de apuração de custos; Custos como ferramenta de controle; Custos, volume e lucro; Custos Aplicados à Logística; Custos de Armazenagem e Movimentação; Custos de Transportes dos diversos Modais; Custos de Embalagens; Custos de Manutenção de Inventários; Custos Tributários; Formação do preço; A influência das Tarifas nos custos logísticos. Bilbiografia básica: BELFIORE, Patricia. Redução de Custos em Logística. Saint Paul: 008. FARIA, A C; COSTA, M F G. Gestão de Custos Logísticos. Atlas, 005. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. Atlas 008. Bibliografia complmementar: CAMARGO, A C V. Guia do ICMS sobre serviços de Transportes. Aduaneiras, 00. HORNGREN, C T; DATAR, S M; FOSTER, G. Contabilidade de Custos Volumes 1 e. Pearson, 00. ROCHA, Paulo N.A.Logística e Aduana. ª. Ed. Aduaneiras, 008. MODAIS E INTERMODALIDADE - 80 aulas Objetivo: Compreender e aplicar intermodalidade e multimodalidade nas empresas para agregar valor nas operações para o cliente. Ementa: Conceitos de intermodalidade e multimodalidade. Aplicação dos modais em operações de intermodalidade e multimodalidade. Vantagens e requisitos. Os variados sistemas intermodais, os tipos de equipamentos, a legislação e a documentação necessária. Operadores de Transporte Multimodal, como obter o registro. A comparação e os estudos de viabilidade. A integração com o modal aéreo, aeroviário e rodoviário, aeroviário e ferroviário. As encomendas expressas. O aeroporto, indústria e a intermodalidade. Bilbiografia básica: BERTAGLIA, P R. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. Saraiva, 00 BOWERSOX, D J. e CLOSS, D J. Logística Empresarial. Atlas, 001. SANTOS, C H ; VIEIRA, G B Logística Empresarial. Aduaneiras, 007 Bibliografia complmementar: FERREIRA, L A F. Transporte Aéreo: Características, custos e visão estratégica de logística. Aduaneiras, 003. DIREITO DOS TRANSPORTES - 0 aulas Objetivo: Aplicar os conceitos gerais das práticas jurídicas comerciais, nacionais e internacionais e as regulamentações jurídicas e administrativas, de segurança nacionais e internacionais. Ementa: Aplicações da legislação referente ao trânsito de veículos, ao transporte de passageiros e à manipulação, armazenamento e transporte de cargas, identificando os organismos que as normatizam, no Brasil e no exterior. CASTRO JR, Osvaldo Agripino. Direito Regulatorio e Inovação nos Transportes e Portos nos Estados Unidos e Brasil. Conceito Editorial, 009. KEEDI, S. Transportes, Unitização e seguros Internacionais. Aduaneiras, 006. MORSELLO, M F. Responsabilidade Civil no Transporte Aereo. Atlas, 006. ALMEIDA, J G. Jurisprudência Brasileira sobre Transporte Aéreo. Renovar, 000. CAVALCANTI, A U. Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo: Tratados Internacionais, Leis Especiais e Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Renovar, 00. METODOS PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO 0 aulas Objetivos: Desenvolver um conjunto de conhecimentos abrangendo os elementos de Metodologia da Pesquisa de maneira a permitir a elaboração de projeto de pesquisa, bem como trabalhos científicos e tecnológicos. Ementa: O Papel da Ciência e da Tecnologia; Tipos de Conhecimento; Método e Técnica; O Processo de Leitura e de Análise Textual; Citações e Bibliográficas; Trabalhos Acadêmicos: Tipos, Características e Composição Estrutural; O Projeto de Pesquisa Experimental e Não-Experimental; Pesquisa Qualitativa e Quantitativa; Apresentação Gráfica; Normas da ABNT. Bibliografia Básica: GONSALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Alínea, 007. LAKATOS, E. M. e MARCONI, A. A. Fundamentos de metodologia científica. Atlas, 007.

18 SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez, 007. Bibliografia Complementar: ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. Atlas, 009. BERTERO, Carlos Osmar. Ensino e pesquisa em administração. Thomson-Learning, 006. FACHIN, O. Fundamentos da Metodologia. Saraiva, 006. VERGARA, Sylvia C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. Atlas, 009. ESPANHOL II - 0 aulas Objetivos: O aluno deverá ser capaz de elaborar e responder questões sobre a vida cotidiana; pedir e dar informações profissionais; expressar gostos e preferências; emitir opiniões; situar um fato no passado; falar ao telefone em situações formais e informais num contexto empresarial; organizar a agenda de compromissos; extrair informações de textos técnicos específicos da área. Reconhecer as diferenças fonéticas do idioma. Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Espanhol I. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua espanhola. ARAGÓN, M C; GILI, Ó C y BARQUERO, B L. Pasaporte Ele. Niveles A1/A/B1/B. Colecciónes con libros. Edelsa: Madrid, 008. MORENO, C; FERNÁNDEZ, G E. Gramática contrastiva del español para Brasileños. Madrid: SGEL, 007. SEÑAS. Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños. Martins Fontes, 00. FANJUL, Adrian Pablo. Gramatica Y Practica de Espanol para Brasilenos. Santillana Brasil, 008. GARCÍA, G R; BELTRÁN, B A; CABRERO, J C G y ROMÁN-MENDOZA, E. Primer Plan : ámbito profesional. Edelsa: Madrid, 003. PRADA, M; BOVET, M y MARCÉ, P. Entorno Empresarial. Nivel B. Edelsa: Madrid, 008. INGLÊS IV 0 aulas Objetivo: Compreender e produzir textos orais e escritos mais complexos, em contextos acadêmicoprofissionais, tais como elaboração de currículos e participação em entrevistas de emprego presenciais e por telefone; construir e sustentar argumentos; descrever projetos e participar de negociações, destacando vantagens, desvantagens e necessidades; usar linguagem apropriada de polidez e formalidade; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia. Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Inglês 3. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa. Bibliografia Básica: LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. Pearson Education do Brasil, 007. MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 007. OXFORD. Dicionário Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros de inglês. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 007. Sigla Denominação das disciplinas QUINTO SEMESTRE semanais CARGA DIDÁTICA SEMESTRAL Tipo de atividade curricular Teoria Prática Autônomas TOTAL JTA-101 Operações Aeroportuárias I ETA-003 Transporte de Cargas Especiais e Perigosas ETA-00 Transporte Aéreo ITI-006 Tecnologia aplicada à Logística TJA-100 Projetos em Logística Aeroportuária I 0 0 0* 80 LIN-500 Inglês V Total do semestre 30 * Essa carga didática pode ser presencial ou de atividades autônomas de projeto orientado pelos docentes OPERAÇÕES AEROPORTUÁRIAS I - 80 aulas Objetivo: Desenvolver uma visão integrada do ambiente do aeroporto e auxiliar na gestão de suas operações. Ementa: O Aeroporto e o Transporte. Considerações Operacionais. Administração de um Aeroporto Os Serviços Auxiliares em Aeroportos. A Exploração Comercial. A Avaliação do Desempenho Aeroportuário. O modal aéreo e seu emprego no transporte, aplicação estratégia e controles. Os agentes transportadores, anuentes e demais elementos da cadeia. Os embarques e desembarques e a preparação das cargas. A documentação e os contratos entre os agentes. Os contêineres e paletes aéreos e suas aplicações.

19 TADEU, Hugo Ferreira Braga (org). Logistica Aeroportuaria - Análises Setoriais e o modelo de cidadesaeroportos. Cengage, 010. ASHFORD, Norman. Airport Operations. McGraw-Hill Professional, NEUFVILLE, Richard de. Airport Systems: Planning, Design, and Management. McGraw-Hill Professional, 003. WELLS, A. Airport Planning & Management, 5 ed.mcgraw-hill Professional, 00. WELLS, Alexander T. Commercial Aviation Safety. McGraw-Hill Professional Publishing; 003. TRANSPORTE DE CARGAS ESPECIAIS E PERIGOSAS - 0 aulas Objetivo: Gerenciar recebimento, armazenagem, movimentação e transbordo de cargas perigosas, indivisíveis e especiais (animais, cargas perecíveis), considerando as suas diversas classes e subclasses, no modal Aéreo. Ementa: Classificação, definição e identificação das classes e sub-classes dos produtos químicos perigosos; Números ONU e nomes apropriados para embarque; precedência das características de risco; prescrições de serviços e manuseio para cada classe e também relativas ao transporte em aeronaves. Transporte de Animais Vivos e Plantas. ARAUJO, G. M.Segurança na Armazenagem, Manuseio e Transporte de Produtos Perigosos, V 1. GVC, 006. ARAUJO, G. M. Regulamentação do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos, V. GVC, 007. IATA. Dangerous Goods Regulations (DGR) Regular Bound Manual 010. IATA, 010. IATA. Infectious Substances Shipping Guidelines 009. IATA, 010. IATA. Live Animals Regulations 010. IATA, 010. IATA. The Air Cargo Tariff and Rules 010. IATA, 010. IATA. Airport Handling Manual th ed. IATA, 010. VIRIATO, C E. Manual de Auto Proteção PP9: Produtos Perigosos, Manuseio e Transporte Rodoviário PP9. Indax Advertisng, 008. TRANSPORTE AÉREO - 80 aulas Objetivo: Compreender os conceitos mais modernos envolvidos no transporte aéreo de passageiros e cargas. Ementa: Aeroportos; Sistemas de gerenciamento de tráfego; Terminais de passageiros; Terminais de cargas; Segurança em aeroportos; a Engenharia de Bordo (locação de cargas e passageiros). MORSELLO, M F. Responsabilidade Civil no Transporte Aereo. Atlas, 006. OLIVEIRA, A. Transporte Aereo - Economia e Politicas Publicas. Pezco, 009. VALENTE, A M, PASSAGLIA, E ; SANTOS, S. Qualidade e Produtividade nos Transportes. Cengage, 008. ALMEIDA, J G A. Jurisprudencia Brasileira sobre Transporte Aereo. Renovar, 000. CAIXETA-FILHO, J V e GAMEIRO, A H. Sistemas de Gerenciamento de Transportes. Atlas, 001. FERREIRA, L. A. F. Transporte Aéreo Internacional. Aduaneiras, 003. GARCIA JR., A A. Transportes Internacionais de Mercadorias. Aduaneiras MIRANDA, D.R.P. Tudo é Passageiro Direitos e Deveres do Usuário de Transporte Aéreo. Catavento, 00. PALHARES, G. L., Transporte Aéreo e Turismo: Gerando Desenvolvimento Socioeconômico. Aleph, 001. VIEIRA, G. B. B., Transporte Internacional de Cargas. Aduaneiras, 003. TECNOLOGIA APLICADA À LOGÍSTICA - 80 aulas Objetivo: Conhecer as inovações tecnológicas na logística, envolvendo processos, procedimentos as teorias e técnicas aplicadas nas operações logísticas e no transporte de cargas e passageiros e assim determinar, decidir e gerenciar os recursos tecnológicos que melhor atendam suas necessidades e da organização. Ementa: Sistemas Logísticos. Automação. Padrões de Código de barras e suas aplicações. Coletores de Dados e aplicações. Transmissão por Rádio Freqüência. E.D.I. características e aplicações. Aplicações de VAN s (redes de valor agregado). Internet/Intranet/Extranet: a organização integrada em rede. Workgroup Computing. Móbile Computing GPS (Global Positioning System) em rastreamento de veículos. Computadores de Bordo. Principais tendências. Sistemas de comércio eletrônico (e-business): conceitos, características, tecnologia e aplicações. Sistemas integrados de gestão (ERP): conceitos e características. Workflow: conceitos e características. conhecimentos de transporte, manifestos, controle de cubagem de carga, crossdocking, segurança da informação, IP-VOIP, comunicação móvel, emissão de notas fiscais eletrônicas, outros assuntos fiscais, sistemas de gestão de transportes, sistemas de rastreamento e monitoramento, roteirização, os benefícios e a importância das EDI e automação de armazéns, sistemas Warehouse Management Systems (WMS). CAIÇARA Jr, C. Sistemas Integrados de Gestão ERP: Uma Abordagem Gerencial. IBPEX, 008. OLIVEIRA NETO, A R. Tecnologia aplicada ao transporte de Carga. SETECESP, 008 PROJETOS EM LOGÍSTICA AEROPORTUÁRIA I 80 aulas

20 Objetivos: Elaborar planos de negócios em logística aeroportuária. Realizar levantamento de casos que possam servir como tema ao trabalho de graduação TG. Integrar conhecimentos com os demais componenetes curriculares do curso. Elaborar pré-projeto de pesquisa para o TG. Ementa: Elaboração de projetos de logística e transportes; Estudo de viabilidade econômica e operacional; Planos e fontes de financiamento, Escolha de alternativas de investimentos baseada em custos; Gestão econômica e Financeira de Projetos. Bibliografia BRITO, P. Análise e viabilidade de projetos de investimentos. São Paulo: Atlas, 007. CAVANHA FILHO, A.O. Decisões financeiras ferramentas para logística, São Paulo: Ed. Qualitymark, 003. FLEURY, P F; WANKE, P; FIGUEIREDO, K F. Logística empresarial a perspectiva brasileira,coleção COPPEAD de Administração, São Paulo: Atlas, 000. INGLÊS V 0 aulas Objetivo: Desenvolver habilidades lingüístico-comunicativas, em contextos acadêmico-profissionais, com maior espontaneidade e confiança; aperfeiçoar as estratégias argumentativas; escrever relatórios; preparar-se para conduzir reuniões; comparar metas e objetivos alcançados; organizar eventos; ler textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia. Ementa: Aprofundamento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa. CAMBRIDGE. Cambridge Advanced Learner s Dictionary with CD-Rom. 3rd ed. Cambridge University, 007. DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice. - English level: Intermediate to Upper- Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 007. OXFORD. Oxford Advanced Learner s Dictionary with CD-Rom. Seventh Edition. Oxford University Press, 007. Sigla Denominação das disciplinas SEXTO SEMESTRE semanais CARGA DIDÁTICA SEMESTRAL Tipo de atividade curricular Teoria Prática Autônomas TOTAL JTA-10 Operações Aeroportuárias II JTG-00 Movimentação de Passageiros BBE-101 Impactos ambientais na operação dos transportes TJA-00 Projetos em Logística Aeroportuária II 0 0* 0 LIN-600 Inglês VI Total do semestre 360 * Essa carga didática pode ser presencial ou de atividades autônomas de projeto orientado pelos docentes OPERAÇÕES AEROPORTUÁRIAS II - 80 aulas Objetivo: Empregar ferramentas e técnicas em situações que envolvem a logística e a distribuição no aeroporto. Ementa: O Aeroporto. Considerações operacionais. Administração de um Aeroporto, Serviços Auxiliares em Aeroportos handling, Catering. A Avaliação do Desempenho Aeroportuário. Realização de estudos de caso e projetos para o modal aéreo. Bibliografia Básica: IATA. Airport Handling Manual 010. IATA, 010. WENSVEEN, J G. Air Transportation: A Management Perspective. Ashgate, 007 Bibliografia Complementar: ASHFORD, N. Airport Operations. McGraw-Hill Professional, NEUFVILLE, Richard de. Airport Systems: Planning, Design, and Management. McGraw-Hill Professional, 003. WELLS, Alexander T. Commercial Aviation Safety. McGraw-Hill Professional Publishing; 003. MOVIMENTAÇÃO DE PASSAGEIROS - 80 aulas Objetivo: Ser capaz de compreender e aplicar a dinâmica da movimentação de passageiros no aeroporto. Ementa: Pátio do aeroporto, Localização de posições de embarque, Embarque e Desembarque de passageiros em posição remota. Transporte. Bagagem extravio e localização. Bibliografia Básica: MORSELLO, M F. Responsabilidade Civil no Transporte Aereo. Atlas, 006. OLIVEIRA, A. Transporte Aéreo: Economia e Políticas Publicas. Pezco, 009. Bibliografia Complementar: BAZARGAN, M. Airline Operations and Scheduling. Ashgate Publishing, 00. WELLS, Alexander T. Commercial Aviation Safety. McGraw-Hill Professional Publishing; 003.

Prática: 80. PROFESSOR: José Alberto F. Rodrigues Filho. CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4 Prática: 4

Prática: 80. PROFESSOR: José Alberto F. Rodrigues Filho. CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4 Prática: 4 PLANO DE ENSINO Período Letivo: 1º Semestre de 2014 Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista CURSO: Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação TURNO: Tarde / Noite DISCIPLINA: Projeto Interdisciplinar

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2008-1 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa:

Ementário do Curso de Administração Grade 2010-2 1 Administração da Produção I Fase: Carga Horária: Créditos: Ementa: 1 da Produção I Ementário do Curso de Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento do arranjo físico; técnicas de organização,

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2010.2 A BRUSQUE (SC) 2014 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INFORMÁTICA APLICADA À... 4 02 MATEMÁTICA APLICADA À I... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA... 4 04 PSICOLOGIA... 5 05

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Logística Empresarial

Curso Superior de Tecnologia em Logística Empresarial PRIMEIRA FASE 01 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Funções, gráficos e aplicações; cálculo diferencial e aplicações; funções de duas ou mais variáveis: derivadas parciais e aplicações; aplicação computacional

Leia mais

Missão. Objetivo Geral

Missão. Objetivo Geral CURSO: Curso Superior de Tecnologia em Logística Missão Formar profissionais de visão crítica e com conhecimentos e habilidades relativas às atividades logísticas, dotados de base para a atualização profissional

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 039/2004-COU/UNICENTRO REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 128/2014- COU/UNICENTRO. DISPOSITIVOS DO PROJETO PEDAGÓGICO APROVADO POR ESTA RESOLUÇÃO, ESTÃO ALTERADOS PELA RESOLUÇÃO Nº 26/2009-COU/UNICENTRO.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72 Matriz Curricular do Curso de Administração 2015.1 1ª Fase CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ- REQUISITOS CRED ADM001 Interpretação e Produção de Textos - ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade

Leia mais

Conselho Universitário - Consuni

Conselho Universitário - Consuni PRIMEIRA FASE 01 ECONOMIA Definições e conceitos de economia; macroeconomia; microeconomia; a organização econômica; a atividade de produção; a moeda; a formação de preços; economia de mercado: consumo,

Leia mais

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA Técnicas de leitura, interpretação e produção de textos, expressão oral e apresentação de trabalhos acadêmicos, argumentação científica.

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PERFIL O Tecnólogo em Logística é o profissional especializado em armazenagem, distribuição e transporte. Atuando na área logística de uma organização, planeja e coordena a movimentação

Leia mais

Bases Tecnológicas do curso de Logística 1991 3º Módulo

Bases Tecnológicas do curso de Logística 1991 3º Módulo Bases Tecnológicas do curso de Logística 1991 3º Módulo III.1 GESTÃO DE TRANSPORTES 1.1. O desenvolvimento econômico e o transporte. 1.2. A geografia brasileira, a infraestrutura dos estados, municípios

Leia mais

DISCIPLINA: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

DISCIPLINA: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA - EDITAL Nº08/2013.2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO Conteúdo Programático: UNIDADE I: O Universo Organizacional

Leia mais

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Produção Industrial PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CURSO: Técnico em Móveis Integrado FORMA/GRAU:( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

LINHAS DE PESQUISA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LINHAS DE PESQUISA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO LINHAS DE PESQUISA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 4.1 Área de Concentração 4.1.1 Administração de Recursos Humanos 4.1.1.1 Linha de Pesquisa Esta linha tem como principal objetivo pesquisar a importância dos

Leia mais

Instituto Federal de Brasília PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC. Campus Ceilândia

Instituto Federal de Brasília PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC. Campus Ceilândia Instituto Federal de Brasília PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC Campus Ceilândia GESTÃO E PRÁTICAS EMPREENDEDORAS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Ceilândia, Fevereiro de 2014. CURSO DE FORMAÇÃO

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

CURSOS DE PÓS - GRADUAÇÃO

CURSOS DE PÓS - GRADUAÇÃO CURSOS DE PÓS - GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ECOTURISMO Objetivo: O Curso tem por objetivo capacitar profissionais, tendo em vista a carência de pessoas qualificadas na área do ecoturismo, para atender,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Administração Central CESU

Administração Central CESU Administração Central CESU Dados Gerais do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Logística Fatec Botucatu Reestruturado p/ 2011. Adequação feita p/ 2º sem/2013 Fixação das disciplinas Projetos de Rotas

Leia mais

Definir embalagem de transporte. Desenvolver políticas que atendam conceitos, princípios e legislação específica a logística reversa.

Definir embalagem de transporte. Desenvolver políticas que atendam conceitos, princípios e legislação específica a logística reversa. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Matriz Curricular vigente a partir de 2010/1 Fase Cód. Disciplina Carga Horária Prérequisitos

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Curso: Administração Disciplina: Criação de Negócios Inovadores Carga horária: 4 horas Ementa: ( X ) Teórica ( ) Prática Núcleo Temático: Formação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 16/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Fase Cód. I

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. I II Matriz Curricular vigente a partir de 2010-1 Disciplina Prérequisitos Carga

Leia mais

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 901491 - EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução da teoria organizacional

Leia mais

Curso de Administração Informações da Disciplina: Administração de Recursos Humanos II

Curso de Administração Informações da Disciplina: Administração de Recursos Humanos II Administração de Recursos Humanos II Renato Dias Baptista Capacitar o aluno a compreender e aplicar técnicas e ferramentas, a partir de uma visão crítica e sistêmica, relativas aos subsistemas de recursos

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da disciplina Evolução do Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação;

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009. Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( )

PLANO DE ENSINO 2009. Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Qualificação: TÉCNICO EM LOGÍSTICA. Professora: FLÁVIA ANDRÉIA CANEDO DE LIMA

Plano de Trabalho Docente 2010. Qualificação: TÉCNICO EM LOGÍSTICA. Professora: FLÁVIA ANDRÉIA CANEDO DE LIMA Plano de Trabalho Docente 2010 ETEC RODRIGUES DE ABREU Ensino Técnico Código: 135 Município: BAURU/SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM LOGÍSTICA Qualificação: TÉCNICO

Leia mais

RELAÇÃO DE ASSUNTOS E BIBLIOGRAFIAS INDICADOS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO / 2012 AO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO QUADRO COMPLEMENTAR / 2013

RELAÇÃO DE ASSUNTOS E BIBLIOGRAFIAS INDICADOS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO / 2012 AO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO QUADRO COMPLEMENTAR / 2013 RELAÇÃO DE ASSUNTOS E BIBLIOGRAFIAS INDICADOS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO / 2012 AO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO QUADRO COMPLEMENTAR / 2013 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ÁREA: ADMINISTRAÇÃO RELAÇÃO

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Logística

Curso Superior de Tecnologia em Logística Dados Gerais do Curso: Administração Central Curso Superior de Tecnologia em Logística Carga horária total do curso: 800 horas, sendo 880 aulas -> 00 horas (atende CNCST) + (0 horas de Estágio Curricular

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Logística 1º Semestre 2º Semestre 3º Semestre 4º Semestre 5º Semestre 6º Semestre

Curso Superior de Tecnologia em Logística 1º Semestre 2º Semestre 3º Semestre 4º Semestre 5º Semestre 6º Semestre Curso Superior de Tecnologia em Logística 1º Semestre 2º Semestre 3º Semestre 4º Semestre 5º Semestre 6º Semestre Projeto Interdisciplinar Projeto Interdisciplinar Projeto Interdisciplinar Projeto Interdisciplinar

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS CÓDIGO: IH 104 CRÉDITOS: 04 ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL I OBJETIVO DA : Dar conhecimentos gerais do Sistema de Administração de Material, Patrimônio e Conhecimentos Básicos de Compras. EMENTA: Conceitos

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Logística Fatecs: BS, BT, CA, GT, GR, JH, JD, LI, MA, SJ, ZL, SO Reestruturado p/ 2011 Disciplinas catalogadas

Curso Superior de Tecnologia em Logística Fatecs: BS, BT, CA, GT, GR, JH, JD, LI, MA, SJ, ZL, SO Reestruturado p/ 2011 Disciplinas catalogadas Dados Gerais do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Logística Fatecs: BS, BT, CA, GT, GR, JH, JD, LI, MA, SJ, ZL, SO Reestruturado p/ 011 Disciplinas catalogadas Carga horária total do curso: 800 horas,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO 1º SEMESTRE Administração Aplicada ao Meio Ambiente Ementa: Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. Compromisso dos indivíduos e das

Leia mais

Currículo: 2003/1. Créd. Teóricos Créd. Práticos 1 ADM.0086.00-9 Evolução dos Modelos de Gestão

Currículo: 2003/1. Créd. Teóricos Créd. Práticos 1 ADM.0086.00-9 Evolução dos Modelos de Gestão 19//15 11:5 Centro de Ciências Sociais Aplicadas Curso: 5 Administração (Matutino) Currículo: 3/1 1 ADM.86.-9 Evolução dos Modelos de Gestão Ementa: Conceitos básicos e histórico da Administração. Escolas

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação ( ) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. 1. TURNOS: Matutino HABILITAÇÃO: Bacharelado em Administração Noturno. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos

ADMINISTRAÇÃO. 1. TURNOS: Matutino HABILITAÇÃO: Bacharelado em Administração Noturno. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos ADMINISTRAÇÃO 1. TURNOS: Matutino HABILITAÇÃO: Bacharelado em Administração Noturno GRAU ACADÊMICO: Bacharel em Administração PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos Máximo = 8 anos 2. HISTÓRICO DO CURSO

Leia mais

GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS

GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Apresentação: Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências de

Leia mais

EMENTAS DO CURSO ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL

EMENTAS DO CURSO ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS DO CURSO ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL EDA 1601 - INGLÊS INSTRUMENTAL I (2.0.0)2 English for Specific Purposes": introdução. Leitura e compreensão de texto: estratégias de leitura. Organização e partes

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Artigo 2º - O Currículo, ora alterado, será implantado no início do ano 2000, para os matriculados no 1º semestre.

R E S O L U Ç Ã O. Artigo 2º - O Currículo, ora alterado, será implantado no início do ano 2000, para os matriculados no 1º semestre. RESOLUÇÃO CONSEPE 30/99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso da atribuição

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC de São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Logística

Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Logística Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Logística - TLO 2006/1 Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Logística 1 DADOS LEGAIS: Reconhecido pela Portaria MEC 134 de

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Logística Fatecs: BS, BT, CA, GT, GR, JH, JD, LI, MA, SJ, ZL, SO Reestruturado p/ 2011 Disciplinas catalogadas

Curso Superior de Tecnologia em Logística Fatecs: BS, BT, CA, GT, GR, JH, JD, LI, MA, SJ, ZL, SO Reestruturado p/ 2011 Disciplinas catalogadas Dados Gerais do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Logística Fatecs: BS, BT, CA, GT, GR, JH, JD, LI, MA, SJ, ZL, SO Reestruturado p/ 2011 Disciplinas catalogadas Ø Carga horária total do curso: 2800

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais no CNCST)

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais no CNCST) Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais no CNCST) Denominação Gestão Empresarial aprovada, em caráter experimental,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL EMENTA DAS DISCIPLINAS 1º Período GADM 7712-TGA - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (4.0.0) 4 Introdução; Antecedentes Históricos;

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2013.1 Atualizado em 7 de agosto BRUSQUE de 2013 pela Assessoria (SC) de Desenvolvimento 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR GESTÃO FINANCEIRA

MATRIZ CURRICULAR GESTÃO FINANCEIRA MATRIZ CURRICULAR GESTÃO FINANCEIRA COMPONENTE CURRICULAR: Pesquisa Científica CÓDIGO: 101001 Os tipos de conhecimentos. A ciência e a sua forma de evolução. O processo da pesquisa científica, suas classificações

Leia mais

MBA Executivo Contabilidade e Finanças

MBA Executivo Contabilidade e Finanças MBA Executivo Contabilidade e Finanças Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Contabilidade e Finanças proporciona ao aluno o conhecimento a respeito dos fundamentos de contabilidade e finanças

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2014.2

PLANO DE ENSINO 2014.2 Gestão de Estoque Semestre: 2º Ementa Conteúdo Bibliografia Básica: Bibliografia Complementar: Critério de Avaliação PLANO DE ENSINO 2014.2 Carga Horária: 50h Introdução ao conceito, objetivos e controles

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE ENSINO Disciplina: FUNDAMENTOS DE LOGÍSTICA. Carga Horária:

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Logística

Curso Superior de Tecnologia em Logística Dados Gerais do Curso: Curso Superior de Tecnologia em Logística Carga horária total do curso: 2800 horas, sendo 2880 aulas -> 2400 horas (atende CNCST) + (240 horas de Estágio Curricular + 160 horas do

Leia mais

Curso de Administração Informações da Disciplina: Administração da Produção I

Curso de Administração Informações da Disciplina: Administração da Produção I Administração da Produção I Apresentar aos alunos do curso de Administração de Empresas os fundamentos da Administração da Produção e Operações, fornecendo-lhes uma visão geral do conteúdo desta disciplina,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Computação e Informática MATRIZ CURRICULAR ELETIVAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Computação e Informática MATRIZ CURRICULAR ELETIVAS MATRIZ CURRICULAR ELETIVAS 7ª ETAPA GESTÃO EMPRESARIAL: FOCO SISTEMAS CORPORATIVOS Disciplina: ESTRATÉGIAS EM SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL ENEX00614 (34) Teóricas 34 h/a Conceitos básicos de estratégia

Leia mais

9 Referências bibliográficas

9 Referências bibliográficas 136 9 Referências bibliográficas ALVARENGA, A. C. ; NOVAES, A. G. N. Logística aplicada: suprimento e distribuição física. 3. ed. 1. reimp. São Paulo: Edgard Blücher, 2000. 194 p. BAÍDYA, T. K. N. ; AIUBE,

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais no CNCST) Fatec AM, BS,CT,GA,GT,ID,MO,PG,PR,ZS,SE,SS, TA 2010

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais no CNCST) Fatec AM, BS,CT,GA,GT,ID,MO,PG,PR,ZS,SE,SS, TA 2010 Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais no CNCST) Fatec AM, BS,CT,GA,GT,ID,MO,PG,PR,ZS,SE,SS, TA 2010 Justificativas para a denominação: Gestão Empresarial O catálogo de

Leia mais

Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Logística

Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Logística Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Logística - TLO 2005/1 Organização Curricular do Curso Superior de Tecnologia em Logística 1 DADOS LEGAIS: Reconhecido pela Portaria MEC 134 de

Leia mais

Código da Disciplina: ENEX01427. Semestre Letivo: 1ºSEM/2015

Código da Disciplina: ENEX01427. Semestre Letivo: 1ºSEM/2015 Unidade Universitária: FACULDADE DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA Curso: Sistemas de Informação Disciplina: SISTEMAS DE GESTÃO DE FINANÇAS E CUSTOS Etapa: 07 Carga horária: 68 Teóricas, 0 Práticas, 0 EaD Ementa:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. Disciplina I Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Prérequisito s Carga Horária

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) Matriz curricular

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) Matriz curricular Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) Matriz curricular 1º Semestre º Semestre 3º Semestre º Semestre 5º Semestre 6º Semestre Informática aplicada à Gestão Economia

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1º SEMESTRE

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1º SEMESTRE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1º SEMESTRE DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Ementa: Identificar os elementos básicos das organizações: recursos, objetivos e decisões. Desenvolver

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística : Técnico em Logística Descrição do Perfil Profissional: Planejar, programar e controlar o fluxo de materiais e informações correlatas desde a origem dos insumos até o cliente final, abrangendo as atividades

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) Atualizado em 15 de janeiro de 2015 pela 2015 Assessoria

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão da Produção Integrada e Logística

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão da Produção Integrada e Logística Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão da Produção Integrada e Logística Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão da Produção e Logística tem por objetivo fornecer

Leia mais

FATEC MARÍLIA Estudante Rafael Almeida Camarinha. Ementas ADMINISTRAÇÃO GERAL

FATEC MARÍLIA Estudante Rafael Almeida Camarinha. Ementas ADMINISTRAÇÃO GERAL 1º Termo ADMINISTRAÇÃO GERAL CARGA HORÁRIA: 80 AULAS SEMESTRAIS OBJETIVO: Compreender e identificar a evolução da administração, estruturas e funções organizacionais. Identificar os processos gerenciais

Leia mais

FACULDADE PORTO DAS MONÇÕES PORTO FELIZ

FACULDADE PORTO DAS MONÇÕES PORTO FELIZ FACULDADE PORTO DAS MONÇÕES PORTO FELIZ COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA Engenharia Logística 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Programa de Pós-Graduação

Leia mais

MBA em Gestão Logística

MBA em Gestão Logística Pág. 1/5 MBA em Gestão Logística Carga Horária: 360 horas/ aulas presenciais + monografia orientada. Aulas: sábados das 8h30 às 18h, com intervalo para almoço. Valor: 16 parcelas de R$ 380,00* * Valor

Leia mais

APROVAÇÃO DO CURSO E AUTORIZAÇÃO DA OFERTA PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PROMOTOR DE VENDAS. Parte 1 (solicitante)

APROVAÇÃO DO CURSO E AUTORIZAÇÃO DA OFERTA PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PROMOTOR DE VENDAS. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA APROVAÇÃO DO CURSO E AUTORIZAÇÃO DA OFERTA PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial

MATRIZ CURRICULAR. Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial 3 MATRIZ CURRICULAR Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial Matriz Curricular 1º Semestre 2º Semestre 3º Semestre 4º Semestre 5º Semestre 6º Semestre Administração Geral (4) Contabilidade (2)

Leia mais

TÍTULO: LOGISTICA INTEGRADA COM FOCO EM DISTRIBUIÇÃO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

TÍTULO: LOGISTICA INTEGRADA COM FOCO EM DISTRIBUIÇÃO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO TÍTULO: LOGISTICA INTEGRADA COM FOCO EM DISTRIBUIÇÃO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR PRESIDENTE

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL Faculdade de Tecnologia da Zona Sul CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL (PROCESSOS GERENCIAIS NO CNCST) Fatec AM, BS,CT,GA,GT,ID,JL, MO,PG,PR,ZS,SE,SS, TA (2010) DADOS GERAIS DO CURSO Carga

Leia mais

MBA Executivo - Auditoria e Finanças

MBA Executivo - Auditoria e Finanças MBA Executivo - Auditoria e Finanças Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Auditoria e Finanças possibilita ao profissional conhecer os fundamentos e as ferramentas de auditoria e gestão financeira.

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 Fundamental I ( ) Fundamental II ( ) Médio ( ) Médio Profissionalizante ( ) Profissionalizante ( ) Graduação (X) Pós-graduação ( ) I. Dados Identificadores Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2013 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR PROCESSOS GERENCIAIS (Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios) TECNOLÓGICA SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

PERÍODO DISCIPLINAS CH MÓDULO I - FORMAÇÃO BÁSICA GERENCIAL Fundamentos da Administração 80 horas. 120 horas Economia e Mercado

PERÍODO DISCIPLINAS CH MÓDULO I - FORMAÇÃO BÁSICA GERENCIAL Fundamentos da Administração 80 horas. 120 horas Economia e Mercado ESTRUTURA CURRICULAR PERÍODO DISCIPLINAS CH MÓDULO I - FORMAÇÃO BÁSICA GERENCIAL Fundamentos da Administração Comunicação e Expressão 1º Contabilidade Gerencial 120 Economia e Mercado Matemática Financeira

Leia mais

FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014

FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014 1 FATEC EaD TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR SÃO PAULO 2014 2 Sumário 1. Introdução... 3 2. Finalidade do Projeto Interdisciplinar... 3 3. Disciplinas Contempladas... 4 4. Material

Leia mais

MBA Executivo em Produção e Logística

MBA Executivo em Produção e Logística Pós-Graduação Lato Sensu CURSO DE ESPECIIALIIZAÇÃO 42 horras/aulla Coordenação Geral: Eng. Jacob Gribbler 1 Apresentação da FAMA A FAMA nasceu como conseqüência do espírito inovador e criador que há mais

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Matemática I 1º PERÍODO Matrizes e sistemas lineares. Funções: lineares, afins quadráticas,

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

CURRÍCULO MATRIZ CURRICULAR

CURRÍCULO MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO MATRIZ CURRICULAR Matriz em implantação a partir de 2009, publicada em 24.12.2008 em vigor para a 1ª, 2ª e 3ª Séries 1ª Série Carga/Horária Economia 72 Fundamentos de Direito Aplicado à Administração

Leia mais

Objetivos e Ementas das disciplinas de Gestão Empresarial

Objetivos e Ementas das disciplinas de Gestão Empresarial Objetivos e Ementas das disciplinas de Gestão Empresarial Código Disciplina Sigla Objetivos Ementa 1001 ADMINISTRAÇÃO GERAL 1022 ANÁLISE DE INVESTIMENTOS 6201 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ADM GERAL API

Leia mais

PLANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM (PEA)

PLANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM (PEA) PLANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM (PEA) I. IDENTIFICAÇÃO CURSOS Administração de Empresas PERÍODO 5º SEMESTRE 1 Sem 2012 DISCIPLINA Sistemas de Produção Código: SA063 TURMAS CARGA HORÁRIA 60 horas PROFESSOR(A)

Leia mais

Projeto Pedagógico de Curso - PPC. Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) - EaD PRIMEIRO SEMESTRE

Projeto Pedagógico de Curso - PPC. Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) - EaD PRIMEIRO SEMESTRE Ementário Projeto Pedagógico de Curso - PPC PRIMEIRO SEMESTRE ATIVIDADE DISTRIBUIÇÃO DA CARGA DIDÁTICA Teoria Prática Autônomas Total Administração Geral 40 40 80 Comunicação e Expressão 40 40 80 Contabilidade

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Tatuí Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo

Faculdade de Tecnologia de Tatuí Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo Faculdade de Tecnologia de Tatuí Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL (PROCESSOS GERENCIAIS) Ementas, Objetivos e Bibliografia 1º SEMESTRE

Leia mais

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG

UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING MÓDULO I 304101 FUNDAMENTOS DE MARKETING Fundamentos do Marketing. Processo de Marketing.

Leia mais

FACULDADE PASCHOAL DANTAS

FACULDADE PASCHOAL DANTAS FACULDADE PASCHOAL DANTAS PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO ÊNFASE GESTÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SÃO PAULO - SP NOVEMBRO DE 2008 ÍNDICE 1. Visão e Missão da FPD...3 2. ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Gestão Empresarial para Logística, com duração de 220 horas.

Gestão Empresarial para Logística, com duração de 220 horas. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO O presente curso é composto de quatro módulos, a saber: MÓDULO I MÓDULO II MÓDULO III MÓDULO IV Gestão de Pessoas para Logística, com duração de 220 horas. Gestão Empresarial

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: Gino Rezaghi Código: 191 Município: Cajamar Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: TÉCNICO EM LOGÍSTICA Qualificação: TÉCNICO

Leia mais