MÓDULO II UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO ONLINE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MÓDULO II UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO ONLINE"

Transcrição

1 MÓDULO II UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO ONLINE

2 Objectivos gerais do módulo No final do módulo, deverá estar apto a: Identificar um Sistema de Gestão da Formação Online; Analisar as diversas funcionalidades inerentes a este tipo de sistema; Interagir com um sistema de Gestão da Formação Online na perspectiva do formando e formador..: 2 :.

3 Índice das unidades temáticas UNI_01 - A necessidade de usar um Learning Management System (LMS) UNI_02 - Características de um Learning Management System (LMS) UNI_03 Funcionalidades de um LMS UNI_04 - Os principais LMS no mercado.: 3 :.

4 Uni_01 A NECESSIDADE DE USAR UM LEARNING MANAGEMENT SYSTEM (LMS)

5 Índice das unidades temáticas UNI_01 - A necessidade de usar um Learning Management System (LMS) UNI_02 - Características de um Learning Management System (LMS) UNI_03 Funcionalidades de um LMS UNI_04 - Os principais LMS no mercado.: 5 :.

6 A necessidade de usar um LMS Alguns aspectos importantes sobre um Learning Management System Definição Objectivos iniciais Necessidades de utilização.: 6 :.

7 A necessidade de usar um LMS Definição Software que automatiza a administração dos eventos de treinamento. O LMS regista usuários, trilha cursos num catálogo e grava dados de alunos; também tipicamente desenvolvido para lidar com cursos por múltiplas publicações e provedores. Usualmente não inclui capacidade própria de autoria; ao invés, foca compatibilidade com cursos criados por uma variedade de outras fontes. In 7 :.

8 A necessidade de usar um LMS Necessidades de Formação Aumento das acções de formação a distância Novas necessidades Novas questões Quem pode aceder aos cursos? A que cursos pode aceder cada formando? Quando é que um formando iniciou a acção? Como e de que forma o formando está a evoluir na acção de formação? Como ultrapassar o problema do afastamento físico? Como motivar os formandos para a acção?.: 8 :.

9 A necessidade de usar um LMS Para responder a estas questões, foram desenvolvidos programas informáticos denominados de Learning Management Systems (LMS). Objectivos iniciais Registar os alunos e controlar os seus acessos aos cursos. Mas, à medida que o volume de acções de formação foi aumentando, e porque a tecnologia o veio permitir, as soluções que actualmente apresentam são cada vez mais abrangentes e completas..: 9 :.

10 A necessidade de usar um LMS Um LMS tem como principais objectivos centralizar e simplificar a administração e gestão dos programas de elearning numa organização. Este sistema possui vários perfis de utilização e administração: Vários perfis Tutor Formando Coordenador Administrador Algumas ferramentas: Relatórios Inscrições Avaliação com validação automática Tracking de percursos Apoia a planificação dos processos de aprendizagem, permitindo a formandos e tutor uma partilha colaborativa de informação e conhecimento..: 10 :.

11 Uni_02 CARACTERÍSTICAS DE UM LEARNING MANAGEMENT SYSTEM (LMS)

12 Características de um LMS Sistema de avaliação de pré-requisitos (pré-avaliação) Sistema de registo automático de participantes Catálogo online de cursos Monitorização e controlo das actividades dos formandos Gestão dos conteúdos formativos Sistema de avaliação Suporta sistemas colaborativos de aprendizagem Centro de recursos em gestão do conhecimento integrado Integração com sistemas de gestão de recursos humanos Compatível com as especificações existentes (normas) Independente do browser e dos plug-ins Customização.: 12 :.

13 Características de um LMS t Sistema de avaliação de pré-requisitos (pré-avaliação): em ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no formando é de especial importância conhecer as suas competências no início do curso. Desta forma é possível definir o percurso formativo mais adequado para cada participante. Sistema de registo automático de participantes: quando um formando se pretende inscrever num curso, deverá t simplesmente preencher o respectivo formulário de inscrição, proceder ao pagamento (caso exista valor de inscrição) e ficar com acesso automático ao sistema..: 13 :.

14 Características de um LMS Catálogo online de cursos: t o sistema deve ter a possibilidade de consulta de toda a oferta formativa, com acesso aos objectivos e conteúdo programático de cada curso. A selecção do curso ou dos cursos pode resultar do sistema de pré-avaliação, do interesse directo do participante ou da sugestão de um tutor que deverá estar disponível para o efeito. Monitorização e controlo das actividades dos formandos: todas as actividades dos formandos devem ficar registadas no sistema. Sejam elas assíncronas ou síncronas, devem ficar disponíveis em relatórios de progresso que podem ou não ser disponibilizados de acordo com os critérios pedagógicos e de gestão do sistema..: 14 :.

15 Características de um LMS t Gestão dos conteúdos formativos: os formadores ou tutores têm a seu cargo a gestão dos conteúdos formativos. A sua introdução e actualização devem ser fáceis e acessíveis aos formadores. Sistema de avaliação: os LMS integram normalmente sofisticados sistemas de geração automática de testes. Permitem a criação de uma base de dados de t questões que, classificadas de acordo com um conjunto de critérios, geram testes com o mesmo nível de dificuldade e objectivo pedagógico. Estes sistemas podem ser utilizados na avaliação formativa e final ou somativa..: 15 :.

16 Características de um LMS t Suporta sistemas colaborativos de aprendizagem: a formação online é essencialmente assíncrona, porque é isso que lhe confere flexibilidade, o que confere à ferramenta fórum de discussão uma grande importância dentro de um conceito de knowledge café. No entanto, pode surgir pontualmente a necessidade de realizar sessões síncronas pelo que é importante que o LMS suporte também esta possibilidade..: 16 :.

17 Características de um LMS Centro de recursos em gestão do conhecimento integrado: o elearning integra formação online e gestão do conhecimento. Os LMS devem para além do acesso a aprendizagem suportada por formadores ou tutores permitir o acesso a uma biblioteca virtual de conteúdos relativos ao tema do curso. Estes conteúdos devem ser estruturados de forma a permitir uma fácil pesquisa para que um formando depois de fazer um curso (processo pedagogicamente assistido) possa, mais tarde, pesquisar uma determinada informação que necessita..: 17 :.

18 Características de um LMS Integração com sistemas de gestão de recursos humanos: existem no mercado diferentes sistemas de gestão de recursos humanos com módulos associados à gestão do perfil de competências de cada um dos colaboradores. É de especial importância que o LMS se consiga integrar com esses sistemas. Ainda que numa primeira fase esta característica não seja considerada prioritária convém que o LMS seleccionado tenha essa capacidade assim como o seu fornecedor deve ter experiência de integração de sistemas. t.: 18 :.

19 Características de um LMS Compatível com as especificações existentes a compatibilidade com estas especificações é fundamental na transferência de t conteúdos entre plataformas. Se os conteúdos forem compatíveis com as especificações actualmente existentes temos a garantia de que corre em qualquer LMS compatível com essas especificações..: 19 :.

20 Características de um LMS t Independente de browser e plug-in: o LMS não deve necessitar de qualquer software especial por parte do formando. Bastará que o formando corra o browser Internet e terá acesso imediato ao sistema, onde terá que se identificar com o seu username e password para aceder aos cursos. Customização: o sistema deve permitir a sua personalização de forma a criar um ambiente de aprendizagem acolhedor para o formando e que possa ser diferente de empresa para empresa..: 20 :.

21 Uni_03 FUNCIONALIDADES DE UM LMS

22 Funcionalidades de um LMS Formandos Acesso aos conteúdos de aprendizagem Acesso a links externos à plataforma, relevantes para a sua aprendizagem Visualização de informação genérica sobre o curso: objectivos, programa, calendarização e duração Acesso a uma biblioteca onde poderá encontrar bibliografia, artigos de referência e glossário Visualização de avisos e mensagens Área de trabalho restrita a cada grupo.: 22 :.

23 Funcionalidades de um LMS Formandos Manutenção de um bloco de notas Envio de trabalhos para o formador Enviar mensagens e Calendário Chat Agenda Aulas virtuais Fórum de discussão Realização da avaliação, acesso à sua correcção e respectiva pauta de notas.: 23 :.

24 Funcionalidades de um LMS Disponibilização dos conteúdos de aprendizagem Formadores Avaliação Personalização do curso Monitorização do curso Gestão de registos Calendário Quadro-branco Controlos de disponibilidade do Curso Gestão do curso Acompanhamento dos formandos Construção da motivação dos formandos.: 24 :.

25 Uni_04 OS PRINCIPAIS LMS NO MERCADO

26 Os principais LMS no mercado Existem actualmente perto de uma centena de fornecedores de sistemas de gestão da formação online, quase todos de origem americana. Os LMS têm seduzido muitas organizações no ramo da formação profissional, tanto organizações com fins lucrativos, como a Oracle, IBM, etc., como também associações e outras organizações sem fins lucrativos. Assim sendo, podemos dividir os principais LMS no mercado em dois segmentos distintos: LMS comerciais; LMS Open Source..: 26 :.

27 Os principais LMS no mercado Os LMS Comerciais O envolvimento das grandes empresas das tecnologias de informação nesta área é cada vez mais visível. São exemplos disso a Oracle com o produto Oracle i-learning e a IBM com os Lotus Learning Space e Lotus Learning Management System. São de destacar também os casos da Saba e SumTotal, que se têm revelado como bons sistemas empresariais. Relativamente ao mercado académico destaca-se a Blackboard/WebCT, que tem vindo a liderar nos últimos anos. Existem também sistemas de menor complexidade em termos de integração, alguns deles até de origem portuguesa, como o Formare da PT-Inovação e o EDU da Argus..: 27 :.

28 Os principais LMS no mercado Endereços úteis Saba: Sumtotal: IBM: Blackboard: WebCT: Formare: EDU: 28 :.

29 Os principais LMS no mercado Os LMS Open Source No que diz respeito ao software livre (Open Source), temos vindo a assistir a um aumento quantitativo e qualitativo significativo. Estamos a falar principalmente dos casos do Moodle, dotlrn e do Dokeos. Estas três bases tecnológicas produzem conteúdos de acordo com as especificações standard como o AICC, IMS e SCORM, sendo bastante reconhecidas em termos académicos nomeadamente na Europa e na América..: 29 :.

30 Os principais LMS no mercado Endereços úteis Dokeos: dotlrn: Moodle: 30 :.

31 Os principais LMS no mercado Agora que já vimos - o que é um LMS; - as suas funcionalidades; - alguns exemplos existentes no mercado. Vamos analisar o exemplo do LMS Blackboard versão 6.0..: 31 :.

32 LMS Blackboard versão 6.0 O ambiente de aprendizagem em análise está dividido em 6 grandes áreas: Área de entrada Metodologia Disciplinas Comunidades Soluções elearning Administrador.: 32 :.

33 LMS Blackboard versão 6.0 Área de entrada Inclui as seguintes informações: Novos recursos; Apresentação da plataforma; Cursos nos quais o utilizador está inscrito; Notas, avisos e tarefas relativos aos cursos que o utilizador frequenta..: 33 :.

34 LMS Blackboard versão 6.0 Área de entrada.: 34 :.

35 LMS Blackboard versão 6.0 Metodologia Inclui informações relativas a: Metodologia de aprendizagem (mista, Blended Learning); Entidade promotora; Equipas técnica e pedagógica..: 35 :.

36 LMS Blackboard versão 6.0 Metodologia.: 36 :.

37 LMS Blackboard versão 6.0 Disciplinas Inclui as seguintes Informações relativas aos cursos nos quais o formando está inscrito. informações:.: 37 :.

38 LMS Blackboard versão 6.0 Disciplinas.: 38 :.

39 LMS Blackboard versão 6.0 Comunidade Inclui as seguintes informações: Disponibiliza várias ferramentas de acesso a turmas externas ao curso no qual o formando está inscrito: lista de organizações; fóruns de discussão..: 39 :.

40 LMS Blackboard versão 6.0 Comunidade.: 40 :.

41 LMS Blackboard versão 6.0 Soluções elearning Inclui as seguintes informações: Apresenta um conjunto de recursos que podem ser disponibilizados aos formandos sobre: soluções de elearning similares a entidade que organiza o curso outras informações úteis sobre a entidade.: 41 :.

42 LMS Blackboard versão 6.0 Soluções elearning.: 42 :.

43 LMS Blackboard versão 6.0 Administrador Inclui as seguintes informações: Apresenta um conjunto de ferramentas para a gestão da formação, que variam de acordo com o perfil de utilizador: Formando; Formador; Coordenador; Administrador..: 43 :.

44 LMS Blackboard versão 6.0 Administrador.: 44 :.

45 LMS Blackboard versão 6.0 Administrador Do perfil de utilização dependem necessariamente os privilégios de acesso, que variam consoante os papéis do utilizador Um perfil com acesso ilimitado pode: Controlar o sistema de aprendizagem; Controlar o sistema de conteúdos; Administrar o portal comunitário; Controlar utilizadores; Controlar definições de segurança; Controlar as ferramentas de administração do curso..: 45 :.

46 LMS Blackboard versão 6.0 Controlar o sistema de aprendizagem Controlar o sistema de conteúdos Administrar o portal comunitário Controlar utilizadores Controlar as definições de segurança Controlar as ferramentas de adm..: 46 :.

47 LMS Blackboard versão 6.0 Controlar o sistema de apr. Controlar o sistema de conteúdos Administrar o portal comunitário Controlar utilizadores Controlar as definições de segurança Controlar as ferramentas de adm..: 47 :.

48 LMS Blackboard versão 6.0 Controlar o sistema de apr. Controlar o sistema de conteúdos Administrar o portal comunitário Controlar utilizadores Controlar as definições de segurança Controlar as ferramentas de adm..: 48 :.

49 LMS Blackboard versão 6.0 Controlar o sistema de apr. Controlar o sistema de conteúdos Administrar o portal comunitário Controlar utilizadores Controlar as definições de segurança Controlar as ferramentas de adm..: 49 :.

50 LMS Blackboard versão 6.0 Controlar o sistema de apr. Controlar o sistema de conteúdos Administrar o portal comunitário Controlar utilizadores Controlar as definições de segurança Controlar as ferramentas de adm..: 50 :.

51 LMS Blackboard versão 6.0 Controlar o sistema de apr. Controlar o sistema de conteúdos Administrar o portal comunitário Controlar utilizadores Controlar as definições de segurança Controlar as ferramentas de adm..: 51 :.

52 Ficha técnica Projecto: Kit elearning Coordenação do Projecto: SAF Novabase, S.A. Equipa de Coordenação: Mário Figueira, SAF/Novabase Coordenação Técnico-Pedagógica: Teresa Santos, SAF/Novabase Recurso didáctico: Colectânea de Transparências Utilização de Sistemas de Gestão da Formação Online Produção apoiada pelo Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS) do Ministério das Actividades Económicas e do Trabalho, co-financiado pelo Estado Português e pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu. Autores: Patrícia Valinho Patrícia Barardo, SAF/Novabase Teresa Santos, SAF/Novabase Design Gráfico: Rui Lourenço, SAF/Novabase Avaliação Técnica: Carina Américo SAF/Novabase, Portugal, Lisboa Edição: Maio : 52 :.

MÓDULO III HELP DESK PARA FORMAÇÃO ONLINE

MÓDULO III HELP DESK PARA FORMAÇÃO ONLINE MÓDULO III HELP DESK PARA FORMAÇÃO ONLINE Objectivos gerais do módulo No final do módulo, deverá estar apto a: Definir o conceito de Help Desk; Identificar os diferentes tipos de Help Desk; Diagnosticar

Leia mais

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO MÓDULO II UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO ONLINE

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO MÓDULO II UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO ONLINE EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO MÓDULO II UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO ONLINE MÓDULO II - UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO ONLINE Projecto: Kit elearning, SAF/ Novabase, S.A. Equipa

Leia mais

MÓDULO IV O ROI NUM SISTEMA DE ELEARNING

MÓDULO IV O ROI NUM SISTEMA DE ELEARNING MÓDULO IV O ROI NUM SISTEMA DE ELEARNING Objectivos gerais do módulo No final do módulo, deverá estar apto a: Identificar os diferentes tipos de custos de elearning; Comparar os custos de elearning com

Leia mais

Índice. Enquadramento do curso 3 Estrutura Programática 4. Primeiros passos com o e-best Learning 6. Actividades e Recursos 11

Índice. Enquadramento do curso 3 Estrutura Programática 4. Primeiros passos com o e-best Learning 6. Actividades e Recursos 11 Índice Parte 1 - Introdução 2 Enquadramento do curso 3 Estrutura Programática 4 Parte 2 Desenvolvimento 5 Primeiros passos com o e-best Learning 6 Como aceder à plataforma e-best Learning?... 6 Depois

Leia mais

Guia de Acesso à Formação Online Formando

Guia de Acesso à Formação Online Formando Guia de Acesso à Formação Online Formando Copyright 2008 CTOC / NOVABASE ÍNDICE ÍNDICE...2 1. Introdução...3 2. Metodologia Formativa...4 3. Actividades...5 4. Apoio e Acompanhamento do Curso...6 5. Avaliação...7

Leia mais

Guia de Acesso à Formação Online Formando 2011

Guia de Acesso à Formação Online Formando 2011 Plano [1] Guia de Acesso à Formação Online 2011 [2] ÍNDICE ÍNDICE...2 1. Introdução...3 2. Metodologia Formativa...4 3. Actividades...4 4. Apoio e Acompanhamento do Curso...5 5. Avaliação...6 6. Apresentação

Leia mais

Website disponível em: Nome de Utilizador: aluno@aluno.pt. Palavra-chave: *aluno*

Website disponível em: Nome de Utilizador: aluno@aluno.pt. Palavra-chave: *aluno* Website disponível em: http://formar.tecminho.uminho.pt/moodle/course/view.php?id=69 Nome de Utilizador: aluno@aluno.pt Palavra-chave: *aluno* Associação Universidade Empresa para o Desenvolvimento Web

Leia mais

Apresentação da Plataforma

Apresentação da Plataforma Apresentação da Plataforma por Luís Miguel Ricardo 282 I - Generalidades Inaugurada no ano de 2009, a modalidade elearning concebida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, utiliza a plataforma

Leia mais

Guião de utilização da plataforma moodle para Professor

Guião de utilização da plataforma moodle para Professor Guião de utilização da plataforma moodle para Professor http://elearning.up.ac.mz http://www.ceadup.edu.mz E-mail: up.cead@gmail.com info@ceadup.edu.mz Maputo, 2013 Introdução Há alguns anos atrás, para

Leia mais

A plataforma. Sistemas de Gestão de Aprendizagem. Carlos Nunes csmnunes@gmail.com

A plataforma. Sistemas de Gestão de Aprendizagem. Carlos Nunes csmnunes@gmail.com A plataforma Sistemas de Gestão de Aprendizagem Carlos Nunes csmnunes@gmail.com O que é o Moodle? É um Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) e de trabalho colaborativo, acessível através da Internet

Leia mais

Apresentação do MOODLE. Educação do século XXI

Apresentação do MOODLE. Educação do século XXI Apresentação do MOODLE Educação do século XXI Software social e e-learning Talvez seja o momento de fazer algo nas suas disciplinas! O que pretende do seu sistema de aprendizagem on-line? Fácil criação

Leia mais

Centro e-learning da TecMinho

Centro e-learning da TecMinho Centro e-learning da TecMinho Dias A 1, Fernandes D 1 1 TecMinho/Gabinete de Formação Continua da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal Resumo. A TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade

Leia mais

ued - unidade de ensino a distância instituto politécnico de leiria BlackBoard - Moodle Guia rápido

ued - unidade de ensino a distância instituto politécnico de leiria BlackBoard - Moodle Guia rápido ued - unidade de ensino a distância instituto politécnico de leiria BlackBoard - Guia rápido ued - unidade de ensino a distância instituto politécnico de leiria Unidade de Ensino a Distância Equipa Guia

Leia mais

PT Learning Working Group

PT Learning Working Group PT Learning Working Group Reunião n.º 8 Data: 21 de Março 2011 Local: CIEJD Informar e comunicar a UE Iniciativas financiadas pela Comissão Europeia informar UE comunicar Parceria de gestão 2008-2011 Governo

Leia mais

http://www.moodle.org, http://www.moodle.com Sessão 1

http://www.moodle.org, http://www.moodle.com Sessão 1 http://www.moodle.org, http://www.moodle.com Sessão 1 Apresentação do LMS Moodle Formador: (vmnf@yahoo.com) Escola Secundária de São João da Talha 21 de Abril de 2006 v2.02: 2006/04/21 Apresentação do

Leia mais

MANUAL TÉCNICO DO FORMADOR MÓDULO II UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO ONLINE

MANUAL TÉCNICO DO FORMADOR MÓDULO II UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO ONLINE MANUAL TÉCNICO DO FORMADOR MÓDULO II UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO ONLINE 1 MÓDULO II UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO ONLINE Projecto: Kit elearning, SAF/ Novabase, S.A. Equipa

Leia mais

Plataformas de e-learning BlackBoard http://www.aprendernanet.com

Plataformas de e-learning BlackBoard http://www.aprendernanet.com BlackBoard http://www.aprendernanet.com Vitor M. N. Fernandes (5490/M) IST/DEI INESC/IMMI/GELO Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisboa vmnf@yahoo.com Sumário Este relatório pretende apresentar uma listagem das

Leia mais

3. O CASO PARTICULAR DO FÓRUM DYN3W

3. O CASO PARTICULAR DO FÓRUM DYN3W 3. O CASO PARTICULAR DO FÓRUM DYN3W 3.1. DESCRIÇÃO DA FERRAMENTA E SUAS APLICAÇÕES Dyn3W é um fórum desenvolvido especialmente para ser utilizado na educação. O seu desenvolvimento iniciou-se em meados

Leia mais

MOODLE é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Executado em um AVA - Ambiente Virtual de Apresendizagem;

MOODLE é o acrónimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Executado em um AVA - Ambiente Virtual de Apresendizagem; MOODLE é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment Software livre, de apoio à aprendizagem; Executado em um AVA - Ambiente Virtual de Apresendizagem; A expressão designa ainda

Leia mais

Regulamento de Gestão e Utilização da Plataforma elearning estudo. RReee

Regulamento de Gestão e Utilização da Plataforma elearning estudo. RReee Regulamento de Gestão e Utilização da Plataforma elearning estudo RReee Artigo 1º Objeto e âmbito 1. O presente regulamento define as normas de gestão, administração, acessos e utilização da Plataforma

Leia mais

e-universidades Corporativas

e-universidades Corporativas e-universidades Corporativas Nuno Pena Gestor de Unidade de Negócio e-learning Coimbra, Abril de 2004 emória Organizacional utação O ambiente empresarial absorveu ao longo dos anos os tradicionais moldes

Leia mais

O Recurso a Meios Digitais no Contexto do Ensino Superior. Um Estudo de Uso da Plataforma.

O Recurso a Meios Digitais no Contexto do Ensino Superior. Um Estudo de Uso da Plataforma. O Recurso a Meios Digitais no Contexto do Ensino Superior. Um Estudo de Uso da Plataforma. Universidade de Aveiro Mestrado em Gestão da Informação Christelle Soigné Palavras-chave Ensino superior. e-learning.

Leia mais

Realizador por: Prof. José Santos

Realizador por: Prof. José Santos Realizador por: Prof. José Santos Objectivo Este guia tem como objectivo fornecer aos Encarregados de Educação uma breve explicação sobre o funcionamento da Plataforma de Aprendizagem Moodle do Colégio

Leia mais

elearning Formare - Sistema de Gestão da Aprendizagem BEYOND INNOVATION

elearning Formare - Sistema de Gestão da Aprendizagem BEYOND INNOVATION elearning Formare - Sistema de Gestão da Aprendizagem BEYOND INNOVATION CERTIFICAÇÃO A aplicação foi construída e dividida em três grandes camadas de código, separando a camada de apresentação (écrans

Leia mais

Acção de Formação Contabilidade de Gestão - Primavera v8

Acção de Formação Contabilidade de Gestão - Primavera v8 Acção de Formação Contabilidade de Gestão - Primavera v8 MoreData, Sistemas de Informação Campo Grande 28, 10º E 1700-093 Lisboa 213520171 info@moredata.pt Índice de Conteúdos Introdução...3 Sobre o Curso...4

Leia mais

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013.

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013. Curso de atualização Educação Integral e Integrada Tutorial Moodle Belo Horizonte, 2013. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O AMBIENTE... 4 3. CONHECENDO O AMBIENTE... 5 3.1. CAIXAS DE UTILIDADES... 5 4.

Leia mais

Enquadramento institucional Programas

Enquadramento institucional Programas O e-learning na Universidade de Aveiro (1998-2005) Evento de ensino virtual e e-learning UFP@Porto 28 Jan 2005 Helder Caixinha caixinha@cemed.ua.pt UOe-L Unidade Operacional de e-learning Universidade

Leia mais

PROGRAMAÇÃO METODOLÓGICA DO DO CURSO

PROGRAMAÇÃO METODOLÓGICA DO DO CURSO PROGRAMAÇÃO METODOLÓGICA DO DO CURSO DESIGNAÇÃO DO CURSO E-Tutor: especialização pedagógica em e-learning DURAÇÃO DO CURSO 60 HORAS LOCAL E DATAS DE REALIZAÇÃO DA AÇÃO DE FORMAÇÃO 1. VIRTUAL LEARNING CENTER

Leia mais

[Conteúdo] Manual do e-formando [2010] 1.INTRODUÇÃO... 3 2.METODOLOGIA DIDÁCTICA... 3 3.HORÁRIO... 3 4.TUTORIAS... 4 5.SISTEMA DE TRABALHO...

[Conteúdo] Manual do e-formando [2010] 1.INTRODUÇÃO... 3 2.METODOLOGIA DIDÁCTICA... 3 3.HORÁRIO... 3 4.TUTORIAS... 4 5.SISTEMA DE TRABALHO... [Conteúdo] 1.INTRODUÇÃO... 3 2.METODOLOGIA DIDÁCTICA... 3 3.HORÁRIO... 3 4.TUTORIAS... 4 5.SISTEMA DE TRABALHO... 4 6.1.ACESSO À PLATAFORMA... 4 6.2.FUNCIONAMENTO DIÁRIO DA PLATAFORMA... 7 2 1.INTRODUÇÃO

Leia mais

Manual de utilização do Moodle

Manual de utilização do Moodle Manual de utilização do Moodle Docentes Universidade Atlântica 1 Introdução O conceito do Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) foi criado em 2001 por Martin Dougiamas, o conceito

Leia mais

Se você é pedagogo ou treinador de negócios provavelmente já ouviu falar sobre...

Se você é pedagogo ou treinador de negócios provavelmente já ouviu falar sobre... Se você é pedagogo ou treinador de negócios provavelmente já ouviu falar sobre... Educação do século XXI Software Social e e-learning Talvez seja o momento certo de fazer algo na sua instituição educacional.

Leia mais

Ambiente de Ensino e Aprendizagem via Internet A Plataforma Moodle

Ambiente de Ensino e Aprendizagem via Internet A Plataforma Moodle Ambiente de Ensino e Aprendizagem via Internet A Plataforma Moodle Dr. Renato M.E. Sabbatini Introdução O Moodle é uma plataforma de aprendizagem a distância baseada em software livre. É um acrônimo de

Leia mais

CURSO: CONCEITOS DE FORMAÇÃO PRESENCIAL, ONLINE E MISTA

CURSO: CONCEITOS DE FORMAÇÃO PRESENCIAL, ONLINE E MISTA CURSO: CONCEITOS DE FORMAÇÃO PRESENCIAL, ONLINE E MISTA RESUMO Com este curso pretende-se a familiarização dos formandos com os principais conceitos que envolvem os processos formativos presenciais, online

Leia mais

FORMAÇÃO NP EN ISO 9001:2008 SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA AS RESPOSTAS SOCIAIS

FORMAÇÃO NP EN ISO 9001:2008 SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA AS RESPOSTAS SOCIAIS FORMAÇÃO N EN ISO 9001:2008 SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ARA AS RESOSTAS SOCIAIS A IZONE Knowledge Systems promove o curso de Formação N EN ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da para as Respostas Sociais,

Leia mais

Indicie. 1.Introdução...1. 2.Como Surgiu...2. 3.Para que serve...3. 4.Instalação...3. 5. Oque ele permite fazer...5. 6. Primeiro Cenário...

Indicie. 1.Introdução...1. 2.Como Surgiu...2. 3.Para que serve...3. 4.Instalação...3. 5. Oque ele permite fazer...5. 6. Primeiro Cenário... Artigo sobre Indicie 1.Introdução....1 2.Como Surgiu....2 3.Para que serve....3 4.Instalação....3 5. Oque ele permite fazer....5 6. Primeiro Cenário....6 7. Segundo Cenário....7 8. Conclusão....8 5. Referencias....9

Leia mais

Aprend.e Sistema integrado de formação e aprendizagem

Aprend.e Sistema integrado de formação e aprendizagem Aprend.e Sistema integrado de formação e aprendizagem Pedro Beça 1, Miguel Oliveira 1 e A. Manuel de Oliveira Duarte 2 1 Escola Aveiro Norte, Universidade de Aveiro 2 Escola Aveiro Norte, Departamento

Leia mais

Docentes e Tutores EaD

Docentes e Tutores EaD Formação de Docentes e Tutores EaD ued - unidade de ensino a distância instituto politécnico de leiria Índice Porquê esta Formação 3 Objetivos 4 Como vamos trabalhar 5 Conteúdo programático 6 Destinatários

Leia mais

CURSO. Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho para Gestores

CURSO. Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho para Gestores CURSO Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho para Gestores O Projecto ReQual visou promover a adaptabilidade e a formação ao longo da vida de activos com baixos níveis de qualificação. Visou ainda consolidar

Leia mais

NanowareCyber: Nosso negócio é sua formação.

NanowareCyber: Nosso negócio é sua formação. NanowareCyber: Nosso negócio é sua formação. PLATAFORMA AcademiaWeb Sistema de gerenciamento de escola virtual com gestão de conteúdo, transmissão de web-aula ao vivo e interação online com os participantes.

Leia mais

EDUTec Learning. José Paulo Ferreira Lousado

EDUTec Learning. José Paulo Ferreira Lousado EDUTec Learning MANUAL DO UTILIZADOR José Paulo Ferreira Lousado Índice Página Principal... ii Página de Desenvolvimento de Conteúdos... iii Página de Comunicações...iv Página de Transferência de Ficheiros...vi

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

Guia de Apoio à utilização da Ferramenta Interactiva FREE

Guia de Apoio à utilização da Ferramenta Interactiva FREE Fostering Return to Employment through Entrepreneurship, Innovation and Creativity Guia de Apoio à utilização da Ferramenta Interactiva FREE 2009-1-PT1-LEO05-03245, FREE i Índice I. Introdução... 1 II.

Leia mais

Manual do Utilizador Aluno

Manual do Utilizador Aluno Manual do Utilizador Aluno Escola Virtual Morada: Rua da Restauração, 365 4099-023 Porto PORTUGAL Serviço de Apoio ao Cliente: Telefone: (+351) 707 50 52 02 Fax: (+351) 22 608 83 65 Serviço Comercial:

Leia mais

GRELHA PARA A CARACTERIZAÇÃO DE RTP. AEBJC Associação para o Ensino Bento de Jesus Caraça

GRELHA PARA A CARACTERIZAÇÃO DE RTP. AEBJC Associação para o Ensino Bento de Jesus Caraça GRELHA PARA A CARACTERIZAÇÃO DE RTP Entidade interlocutora: Identificação do Projecto AEBJC Associação para o Ensino Bento de Jesus Caraça Nº do projecto: 2001/EQUAL/A2/AD/139 Designação do projecto: Área

Leia mais

CONSELHO CIENTÍFICO PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO NAS MODALIDADES DE CURSO, MÓDULO E SEMINÁRIO

CONSELHO CIENTÍFICO PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO NAS MODALIDADES DE CURSO, MÓDULO E SEMINÁRIO CONSELHO CIENTÍFICO PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO NAS MODALIDADES DE CURSO, MÓDULO E SEMINÁRIO An 2-A Formulário de preenchimento obrigatório, a anexar à ficha modelo

Leia mais

e Campus do ISPA Instituto Universitário

e Campus do ISPA Instituto Universitário e Campus do ISPA Instituto Universitário Manual de utilização do Moodle Perfil utilizador: Docente Versão: Agosto 2010 Índice Índice... 2 Índice de Figuras... 3 Introdução... 4 1. Primeiros passos... 5

Leia mais

Moodle. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Ambiente de Aprendizagem Modular Orientado a Objetos) Ferramentas e Vantagens

Moodle. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Ambiente de Aprendizagem Modular Orientado a Objetos) Ferramentas e Vantagens Moodle Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Ambiente de Aprendizagem Modular Orientado a Objetos) Ferramentas e Vantagens O que é? Alternativa às soluções comerciais de ensino on-line

Leia mais

Acção de Formação Logística (Vendas) - Primavera v8

Acção de Formação Logística (Vendas) - Primavera v8 Acção de Formação Logística (Vendas) - Primavera v8 MoreData, Sistemas de Informação Campo Grande 28, 10º E 1700-093 Lisboa 213520171 info@moredata.pt Índice de Conteúdos Introdução...3 Sobre o Curso...4

Leia mais

Cursos de e-learning da Academia Portuguesa de Seguros

Cursos de e-learning da Academia Portuguesa de Seguros Cursos de e-learning da Academia Portuguesa de Seguros Guia de Apresentação do Curso de Qualificação de Agentes, Corretores de Seguros ou Mediadores de Resseguros Guia de Apresentação do Curso Versão 1.0

Leia mais

Docentes e Tutores EaD

Docentes e Tutores EaD Formação de Docentes e Tutores EaD ued - unidade de ensino a distância instituto politécnico de leiria Índice Porquê esta Formação 3 Objetivos 4 Como vamos trabalhar 5 Conteúdo programático 6 Destinatários

Leia mais

Sistemas de gerenciamento de aprendizagem: uma metodologia de avaliação

Sistemas de gerenciamento de aprendizagem: uma metodologia de avaliação Sistemas de gerenciamento de aprendizagem: uma metodologia de avaliação Mário Vasconcelos Andrade Universidade Tiradentes, Brasil mario_andrade@yahoo.com Francisco Vilar Brasileiro Universidade Federal

Leia mais

3 A plataforma Moodle do Centro de Competência Softciências

3 A plataforma Moodle do Centro de Competência Softciências 3 A plataforma Moodle do Centro de Competência Softciências Dar a cana para ensinar a pescar (adágio popular) 3.1 O Centro de Competência O Centro de Competência Softciências, instituição activa desde

Leia mais

Plataforma e.megaexpansao.com Guia do e-formando

Plataforma e.megaexpansao.com Guia do e-formando Plataforma e.megaexpansao.com Guia do e-formando Enquadramento O presente curso apresenta-se na forma de organização de e-learning, não existindo sessões presenciais ou horários específicos. É proposto

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE E-TUTOR e-learning. Público-Alvo

CURSO DE FORMAÇÃO DE E-TUTOR e-learning. Público-Alvo CURSO DE FORMAÇÃO DE E-TUTOR e-learning Público-Alvo Profissionais que pretendam adquirir competências de base para monitorizar formação na modalidade e-learning ou b-learning que sejam possuidores do

Leia mais

BIBLIOGRAFIA MÓDULO II UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO ONLINE

BIBLIOGRAFIA MÓDULO II UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO ONLINE BIBLIOGRAFIA MÓDULO II UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO ONLINE MÓDULO II - UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA FORMAÇÃO ONLINE Projecto: Kit elearning, SAF/ Novabase, S.A. Equipa de Coordenação

Leia mais

Curso Piloto O Atendimento nas Lojas do Cidadão

Curso Piloto O Atendimento nas Lojas do Cidadão Curso Piloto O Atendimento nas Lojas do Cidadão Objectivos da Iniciativa Nova Aprendizagem Equacionar novas formas de participação, de realização e de desenvolvimento de competências dos funcionários das

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO JOOMLA NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO PEDAGÓGICA. Razões justificativas da acção: Problema/Necessidade de formação identificado

A IMPORTÂNCIA DO JOOMLA NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO PEDAGÓGICA. Razões justificativas da acção: Problema/Necessidade de formação identificado A IMPORTÂNCIA DO JOOMLA NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO PEDAGÓGICA Razões justificativas da acção: Problema/Necessidade de formação identificado O Plano Tecnológico da Educação (PTE), aprovado pela Resolução de

Leia mais

PLANEJAMENTO PARA SUSTENTABILIDADE

PLANEJAMENTO PARA SUSTENTABILIDADE HYDROAID Water for Development Management Institute PROGRAMA DE FORMAÇÃO NA MODALIDADE ENSINO A DISTÂNCIA CURSO TÉCNICO: PLANEJAMENTO PARA SUSTENTABILIDADE COMUNICADO Esta edição do curso Planejamento

Leia mais

Janine Garcia 1 ; Adamo Dal Berto 2 ; Marli Fátima Vick Vieira 3

Janine Garcia 1 ; Adamo Dal Berto 2 ; Marli Fátima Vick Vieira 3 ENSINO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO MOODLE COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IFC) - CÂMPUS ARAQUARI

Leia mais

Acção de Formação Contabilidade Geral - Primavera v8

Acção de Formação Contabilidade Geral - Primavera v8 Acção de Formação Contabilidade Geral - Primavera v8 MoreData, Sistemas de Informação Campo Grande 28, 10º E 1700-093 Lisboa 213520171 info@moredata.pt Índice de Conteúdos Introdução...3 Sobre o Curso...4

Leia mais

Autor Equipe do moodlebrasil.net Copyright Creative Commons Edição Setembro 2008. Guia do Aluno Online. Abril 2008 2

Autor Equipe do moodlebrasil.net Copyright Creative Commons Edição Setembro 2008. Guia do Aluno Online. Abril 2008 2 Guia do aluno Título Autor Equipe do moodlebrasil.net Copyright Creative Commons Edição Setembro 2008 Abril 2008 2 Índice 1. Introdução... 4 2. Metodologia... 4 3. Aulas online... 5 4. A avaliação... 5

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL AMBIENTE VIRTUAL INSTITUCIONAL MOODLE/UFFS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL AMBIENTE VIRTUAL INSTITUCIONAL MOODLE/UFFS UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL AMBIENTE VIRTUAL INSTITUCIONAL MOODLE/UFFS Guia Inicial de Acesso e Utilização Para Docentes Versão 1.0b Outubro/2010 Acesso e utilização do Ambiente Virtual de Ensino

Leia mais

Manual de Utilização MU003-1.0/2013 ISPADIGITAL/e-Campus(Perfil utilizador - Estudante)

Manual de Utilização MU003-1.0/2013 ISPADIGITAL/e-Campus(Perfil utilizador - Estudante) Manual de Utilização MU003-1.0/2013 ISPADIGITAL/e-Campus(Perfil utilizador - Estudante) 1. Introdução I 2. Primeiros passos I 3. Unidade Curricular I 4. Recursos e atividades O e-campus do ISPA - Instituto

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

Em início de nova fase, forumb2b.com alarga a oferta

Em início de nova fase, forumb2b.com alarga a oferta Em início de nova fase, alarga a oferta Com o objectivo de ajudar as empresas a controlar e reduzir custos relacionados com transacções de bens e serviços, o adicionou à sua oferta um conjunto de aplicações

Leia mais

Guia de Curso. Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas Variante de Línguas Estrangeiras. 1º Ciclo 2012-13

Guia de Curso. Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas Variante de Línguas Estrangeiras. 1º Ciclo 2012-13 Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas Variante de Línguas Estrangeiras 1º Ciclo 2012-13 Nota importante: Este curso será suspenso a partir do ano letivo de 2013-14, sendo este ano letivo o seu

Leia mais

UMA ANÁLISE SOBRE A PLATAFORMA DE GESTÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA 05/2005

UMA ANÁLISE SOBRE A PLATAFORMA DE GESTÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA 05/2005 1 UMA ANÁLISE SOBRE A PLATAFORMA DE GESTÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA 200-TC-D5 05/2005 Ana Lúcia Mendonça Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas FGV-EAESP analucia@fgvsp.br

Leia mais

REGULAMENTO DA ACTIVIDADE FORMATIVA

REGULAMENTO DA ACTIVIDADE FORMATIVA A CadSolid tem como missão contribuir para a modernização da indústria portuguesa, mediante o desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços inovadores, personalizados e concebidos para satisfazer

Leia mais

MOODLE SISTEMA DE GESTÃO DE. Características e requisitos técnicos APRENDIZAGEM WHITE PAPER SERIES

MOODLE SISTEMA DE GESTÃO DE. Características e requisitos técnicos APRENDIZAGEM WHITE PAPER SERIES MOODLE SISTEMA DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM Características e requisitos técnicos WHITE PAPER SERIES Sobre o documento Identificador WP13022.2 Aprovado por Luís Miguel Ferros Aprovado em 2013-06-20 Classificação

Leia mais

Blackboard Guia de Utilização para Docentes. Unidade de Multimédia e Tecnologia Educativa Blackboard 6.0/2010-05-18/1.0

Blackboard Guia de Utilização para Docentes. Unidade de Multimédia e Tecnologia Educativa Blackboard 6.0/2010-05-18/1.0 Blackboard Guia de Utilização para Docentes Unidade de Multimédia e Tecnologia Educativa Blackboard 6.0/2010-05-18/1.0 ÍNDICE CAPÍTULO I - CONTEXTUALIZAÇÃO...3 1. PLATAFORMA DE CONTEÚDOS ACADÉMICOS...

Leia mais

Projecto de Empreendedorismo nas Escolas. ano lectivo 2011/2012

Projecto de Empreendedorismo nas Escolas. ano lectivo 2011/2012 Projecto de Empreendedorismo nas Escolas ano lectivo 2011/2012 As Fases do Projecto ANO LECTIVO 2011/2012 Fase a fase Formação de Professores Disseminação do projecto Ateliers de Criatividade 4 acções

Leia mais

OpenACS e dotlrn: o caso do Portal do Software Público Brasileiro

OpenACS e dotlrn: o caso do Portal do Software Público Brasileiro OpenACS e dotlrn: o caso do Portal do Software Público Brasileiro Eduardo Santos: eduardo.edusantos@gmail.com Orzenil Silva: orzenil.junior@embrapa.br Rodrigo Proença: roop@terra.com.br Alessandro Landim:

Leia mais

Curso SGQ. Formação Elearning. Guia de Acesso ao Curso. * Sensibilização para a Qualidade * 1 - Acesso à Plataforma Studio

Curso SGQ. Formação Elearning. Guia de Acesso ao Curso. * Sensibilização para a Qualidade * 1 - Acesso à Plataforma Studio STOP Formação Elearning Curso SGQ * Sensibilização para a Qualidade * Guia de Acesso ao Curso 1 - Acesso à Plataforma Studio 2 - Acesso ao Curso Sensibilização SGQ 3 - Áreas Principais da Plataforma 4

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE GESTÃO DE BASE DE DADOS

PLANIFICAÇÃO DE GESTÃO DE BASE DE DADOS PLANIFICAÇÃO DE GESTÃO DE BASE DE DADOS Ano Lectivo 2010/2011 José Júlio Frias R. 1. ENQUADRAMENTO ÁREA DE FORMAÇÃO ITINERÁRIO DE QUALIFICAÇÃO SAIDA(S)PROFISSIONAL(IS) 481. CIÊNCIAS INFORMÁTICAS 48101.

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Potencialidades Tecnológicas e Educacionais - Parte II

Potencialidades Tecnológicas e Educacionais - Parte II UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA V SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE Patric da Silva Ribeiro patricribeiro@unipampa.edu.br Maicon Isoton maiconisoton@gmail.com Potencialidades Tecnológicas

Leia mais

COLIBRI Ambiente Colaborativo Multimédia MÓDULO MOODLE. Rui Ribeiro colibri@fccn.pt. FCCN - Dezembro 2010

COLIBRI Ambiente Colaborativo Multimédia MÓDULO MOODLE. Rui Ribeiro colibri@fccn.pt. FCCN - Dezembro 2010 COLIBRI Ambiente Colaborativo Multimédia MÓDULO MOODLE FCCN - Dezembro 2010 Rui Ribeiro colibri@fccn.pt Módulo COLIBRI Concebido por: José Coelho Universidade Aberta Apoiado por: Rui Ribeiro FCCN Vitor

Leia mais

O contexto na Administração Pública

O contexto na Administração Pública 1.º Workshop ENIDH/MÚTUA DOS PESCADORES e-aprendizagem ou aprendizagem tecnologicamente assistida? Teresa Salis Gomes Directora da Unidade de Inovação Pedagógica O contexto na Administração Pública Aumento

Leia mais

Capítulo 3 Gerenciadores de EaD baseada na Internet

Capítulo 3 Gerenciadores de EaD baseada na Internet 57 Capítulo 3 Gerenciadores de EaD baseada na Internet Hoje em dia ter a Internet como aliada é um recurso indispensável para qualquer educador ou responsável por treinamento corporativo que atue em qualquer

Leia mais

ferramentas e funcionalidades básicas

ferramentas e funcionalidades básicas ferramentas e funcionalidades básicas MOODLE - Tipos de Actividades Núcleo Minerva da Universidade de Évora Referendo A actividade Referendo permite ao professor fazer, por exemplo, uma sondagem de opinião

Leia mais

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação...

Introdução... 3. 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... Índice Introdução... 3 1ª Parte - Acesso à Aplicação Avaliação Online... 4 I Aceder à Aplicação... 4 1. Inscrição... 4 2. Acesso à Aplicação... 4 II Entrada na Aplicação... 5 1. Informações... 6 1. Avaliação

Leia mais

INOVAÇÃO E SOLUÇÃO INTEGRADA

INOVAÇÃO E SOLUÇÃO INTEGRADA INOVAÇÃO E SOLUÇÃO INTEGRADA A Formação no ISQ A actividade de Formação do ISQ tem sido uma forte aposta enquanto factor determinante para o desenvolvimento e melhoria de desempenho dos sectores tecnológicos

Leia mais

Introdução. Confiabilidade. Conformidade. Segurança. Optimização e Disponibilidade

Introdução. Confiabilidade. Conformidade. Segurança. Optimização e Disponibilidade Introdução Desenvolvido segundo um modelo de bases de dados relacionais, podem ser realizadas personalizações à medida de cada empresa, em conformidade com o Sistema de Informação existente e diversas

Leia mais

Secretaria-Geral do MAOT

Secretaria-Geral do MAOT Secretaria-Geral do MAOT Paula Vieira 8 Outubro 2010 SIAP 2010 1 IMPLEMENTAÇÃO DE UMA INTRANET SIAP 2010 2 AGENDA Objectivos do projecto Arranque do projecto Implementação do projecto Resultados: - Conteúdos

Leia mais

Software de gestão em tecnologia Web

Software de gestão em tecnologia Web Software de gestão em tecnologia Web As Aplicações de Gestão desenvolvidas em Tecnologia Web pela Mr.Net garantem elevados níveis de desempenho, disponibilidade, segurança e redução de custos. A Mr.Net

Leia mais

PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE

PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE REDIVE GUIA LMS PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão

Leia mais

BLACKBOARD LEARNING SYSTEM ML

BLACKBOARD LEARNING SYSTEM ML BLACKBOARD LEARNING SYSTEM ML DA INFORMAÇÃO À EDUCAÇÃO Facilidade de uso e facilidade de integração têm sido as características de nossa implantação do Blackboard. Com 75.000 usuários e aproximadamente

Leia mais

Manual de Moodle para Professores

Manual de Moodle para Professores 2008 Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cacela 1 Manual de Moodle para Professores Versão 1.6 Este manual é um pequeno resumo com adaptações do Manual do Professor elaborado pelo José Manteigas do

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO ITLEARNING V2.0

MANUAL DO USUÁRIO ITLEARNING V2.0 MANUAL DO USUÁRIO ITLEARNING V2.0 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 OBJETIVO... 4 ACESSO DO ALUNO... 4 SAV (SALA DE AULA VIRTUAL)... 5 CURSOS DISPONÍVEIS... 6 MEUS CURSOS... 8 TUTORIA... 13 WEBMEETING... 15 MENSAGENS...

Leia mais

MELHORES PRÁTICAS ALUNO VERSÃO 1.0

MELHORES PRÁTICAS ALUNO VERSÃO 1.0 MELHORES PRÁTICAS ALUNO VERSÃO 1.0 APRESENTANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Um ambiente virtual de aprendizagem é um sistema para gerenciar cursos a distância que utilizam a Internet, ou para complementar

Leia mais

TUTORIAL DE AMBIENTAÇÃO AO SGUS

TUTORIAL DE AMBIENTAÇÃO AO SGUS TUTORIAL DE TUTORIAL DE Sumário APRESENTAÇÃO 6 OBJETIVOS 8 CAPÍTULO 1 CONHECENDO OS MENUS DE NAVEGAÇÃO 10 CAPÍTULO 2 O SGUS NA PRÁTICA DOS GESTORES 22 CONCLUSÃO 28 REFERÊNCIAS 30 TUTORIAL DE Apresentação

Leia mais

Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos Regulamento Etapa 2

Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos Regulamento Etapa 2 Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos Etapa 2 1. Apresentação 1.1 O Programa de Capacitação em Projetos e Empreendimentos Criativos é uma iniciativa do Ministério da

Leia mais

Manual Blackboard para docentes. Guia Rápido

Manual Blackboard para docentes. Guia Rápido Manual Blackboard para docentes Guia Rápido CAPÍTULO I CONTEXTUALIZAÇÃO... 3 1. PLATAFORMA DE CONTEÚDOS ACADÉMICOS... 3 2. OBJECTIVOS DESTE GUIA... 3 CAPÍTULO II O AMBIENTE DE TRABALHO DA PLATAFORMA...

Leia mais

Guia Prático do Usuário Sistema e-commerce e Portal

Guia Prático do Usuário Sistema e-commerce e Portal Guia Prático do Usuário Sistema e-commerce e Portal 29/11/2012 Índice ÍNDICE... 2 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. O QUE É E-COMMERCE?... 4 3. LOJA FOCCO... 4 4. COMPRA... 13 5. E-MAILS DE CONFIRMAÇÃO... 14 6.

Leia mais

A solução ç ideal para p o aumento da eficiência administrativa da área de formação.

A solução ç ideal para p o aumento da eficiência administrativa da área de formação. Descritivo completo PHC dformação A solução ç ideal para p o aumento da eficiência administrativa da área de formação. Benefícios Comunicação dinâmica e directa com os formandos; Redução de tarefas administrativas

Leia mais

MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE

MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE Caro Aluno, Este Manual tem por finalidade orientá-lo na utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 1. O que é ambiente virtual de aprendizagem

Leia mais

E-LEARNING. Como estudar e tirar melhor proveito

E-LEARNING. Como estudar e tirar melhor proveito E-LEARNING Como estudar e tirar melhor proveito TEXTO Núcleo Pedagógico do IFBM CONCEPÇÃO GRÁFICA Secção de Informática do IFBM ADAPTAÇÃO E ARRANJO GRÁFICO Luís Tenório CAPA António Sopa IMPRESSÃO E ACABAMENTO

Leia mais

BIBLIOGRAFIA MÓDULO I SENSIBILIZAÇÃO PARA O ELEARNING NA ORGANIZAÇÃO

BIBLIOGRAFIA MÓDULO I SENSIBILIZAÇÃO PARA O ELEARNING NA ORGANIZAÇÃO BIBLIOGRAFIA MÓDULO I SENSIBILIZAÇÃO PARA O ELEARNING NA ORGANIZAÇÃO MÓDULO I - SENSIBILIZAÇÃO PARA O ELEARNING NA ORGANIZAÇÃO Projecto: Kit elearning, SAF/ Novabase, S.A. Equipa de Coordenação Mário Figueira,

Leia mais

Unidade I TECNOLOGIA. Material Instrucional. Profª Christiane Mazur

Unidade I TECNOLOGIA. Material Instrucional. Profª Christiane Mazur Unidade I TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM EAD Material Instrucional Profª Christiane Mazur Ensinar Ensinar é, também, a arte de estimular o desejo de saber. EAD - Brasil 1904: Correspondência impressos; 1923:

Leia mais