Módulo 1: Web Economia Uma revolução nas regras de negócios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Módulo 1: Web Economia Uma revolução nas regras de negócios"

Transcrição

1 Sistemas de Informação Utilizando Recursos Web EAD Módulo 1: Web Economia Uma revolução nas regras de negócios E-business Se, em primeiro momento, a grande maioria das empresas entrou na rede apenas para marcar presença com um site institucional, em seguida, passou a enxergar de maneira estratégica. Isso transformou os sites meramente estáticos quanto ao quesito de informações e passou para grandes Portais corporativos utilizando um ambiente de integração, informação e contato e transformação junto aos funcionários(intranet), expandindo as fronteiras das páginas eletrônicas. Portal Utilizado com a evolução das intranets, possibilitam a identificação, e com isso oferecem um espaço particular ao usuário, sendo ele funcionário ou cliente. Ao unir clientes, fornecedores, funcionários numa mesma esfera, o e- business realiza uma das práticas mais antigas das civilizações: o comércio. Logo commerce é comércio e e-commerce é o comércio realizado eletronicamente. Então o e-business, é o uso da Internet aplicada aos negócios. Junção de funcionários, fornecedores e clientes num mesmo ambiente o virtual.

2 O Valor comercial da Internet As empresas de maior sucesso são aquelas que incorporaram a tecnologia da informação em seus negócios, eliminando barreiras e atingindo públicos antes não explorados, gerando renda, por meio de aplicações de comércio eletrônico. Veja abaixo objetivos comerciais: Atrair novos clientes via publicidade online Melhorar o atendimento e suporte através da rede Desenvolver novos mercados e canais de distribuição(logística) Desenvolver novos produtos baseados à pesquisas acessíveis na rede Oferecer ao consumidor testar o produto antes de entrar no mercado

3 Ter contato direto com o consumidor Fases do e-business Presença Informações institucionais e produtos Interação Personalização do Portal, oferecendo serviços e espaços individuais ao usuário. Transação Integração de processos internos e externos, o comércio eletrônico em si. Transformação Otimização dos modelos de e-business. Introdução de ferramentas para o fornecimento de relações com o cliente Ex: CRM, ERP, Supply Chain entre outros. Comércio Empresa-Empresa (B2B) Além da definição clássica que B2B é o comércio eletrônico entre empresas, podemos observar que o B2B pode assumir outras formas, considere estes exemplos: Treinamento corporativo Uma instituição X oferece online cursos para outra empresa Y que necessita treinar os funcionários. Dados e suporte técnico a produtos O fabricante de um produto X oferece através de consultoria técnica os dados e suporte online para uma empresa Y Conferências e colaboração Reuniões, seminários e conferências entre empresas parceiras. Recepção e processamento de solicitações de propostas por meio de um site seguro entre empresas parceiras Alguns processos do B2B

4 Pagamentos eletrônicos Banco a Banco em formato único. Leilão Reverso Leilão baseado em quem dá menos, as companhias fazem suas propostas abertamente, vencendo aquela que oferecer melhores condições de negócio. Ex: Uma prefeitura compra por licitação 100 cadeiras escolares, convida para participar as empresas x e y. As empresas brigam oferecendo o menor preço com qualidade superior até uma delas desistir de oferecer. e-markeplace, compras corporativas Ponto de encontro entre compradores e fornecedores na web, muito utilizado no meio público(federal, Estadual e Municipal) Comércio Empresa-Consumirdor(B2C) O comércio eletrônico na Internet entre empresas e consumidores acelerou o impacto da tecnologia da informação sobre o comportamento do consumidor, os processos empresariais e o mercado. Varejão na Rede O Comércio eletrônico ou e-commerce, é a compra e venda, marketing, e assistência ao cliente quanto ao produto e serviço oferecido na Internet. Porque o e-commerce é vantajoso? Porque você não precisa se preocupar com estacionamento, andar com sacolas carregando peso, pode escolher a data de entrega, meio de pagamento e em poucos minutos pesquisar várias lojas sem sair de casa ou escritório. São as características mais fortes realizadas pelas ponto.com. Estar na web é muito mais do que ter um site. Você deve cumprir etapas comuns em qualquer companhia que deseja não perder seus clientes, ou seja: Todo cliente quer ser tratado como se fosse único. Como conquistá-lo e mantê-lo? Assim como uma loja física no centro de uma cidade seus concorrentes estão entre shoppings, lojas concorrentes e camelôs. Mas como se diferenciar?

5 possuir um sistema eficiente de fluxo de informações(banco de dados, datamining, datawarehouse); meios de entrega(logística); garantia de qualidade(fornecedor confiável); prazo(bom relacionamento com entidades financeiras); Facilitar a navegação do usuário(navegabilidade) Ex: Uma loja virtual vende vários produtos entre eletrodomésticos, CD s, DVD s e um usuário se interessa por um CD de rock e efetua a compra através desse site. Leilão online Forma de Leilão pela web onde o produto leiloado é disputado pelos participantes, vence o que oferecer um lance melhor(mais alto valor) Passos para o novo Ambiente Se você possui uma empresa ou deseja abrir uma, deve estar ansioso para integrar sua empresa nesse novo ambiente, então vamos lá... Você deve ter em mente que é essencial contratar uma empresa de infra-estrutura confiável, verifique suas referências anteriores, para qual empresa fornece o serviço. Não adianta economizar nesse quesito, o barato pode sair muito caro... Implante a estrutura adequada à sua corporação, não entre em modismo, verifique se a solução oferecida pelo fornecedor cabe as suas expectativas. Treine sua equipe, afinal ela será seu cartão de visitas ou suporte de todo seu negócio. Defina sua estratégica e adapte suas rotinas com a estratégia Módulo 2: Novas Tecnologias de Gestão As empresas atualmente encaram as informações como um recurso importante para garantir o sucesso e sobrevivência de sua organização.

6 Sujeitas à pressão se rendem às ferramentas gerenciais para tomada de decisão e manipulação de dados para atingir sua maior meta: o cliente. Customer Relationship Management - CRM Em português, significa Gerenciamento da Relação com o Cliente. Então CRM é um sistema integrado de gestão onde o foco é o Cliente. Baseado nisso as empresas obtém esse sistema para interagir melhor com o cliente, todos os departamentos, podem ter acesso às mesmas informações sobre o cliente: quem é ele, seus gostos e preferências, quantas vezes ligou, reclamações que fez, sugestões que deu, quanto traz de valor para a empresa, entre outras. Os clientes são mais difíceis de determinar do que parece. Podem ser clientes no sentido clássico (consumidor, indivíduo ou grupo que paga por bens e serviços), fornecedores, vendedores, parceiros de aliança ou de canal de distribuição. A elaboração de uma estratégia de CRM começa pela definição de cliente, depois determinar o que e quem são os clientes, é hora de concentrarse na estratégia principal: estabelecer quais devem ser os principais objetivos e resultados a serem alcançados com o sucesso da implantação de um sistema de CRM.

7 Os principais objetivos são: Proposição de valor é o resultado que se espera obter com o CRM Realização de um estudo de caso que proponha parâmetros e medidas Estudo de caso que mostre como o CRM poderá contribuir para o sucesso dos objetivos e metas. Para garantir a obtenção dos resultados esperados pelo CRM, deve-se criar um comitê das partes interessadas para conduzir a implementação do CRM. Bem como incorporar na cultura corporativa, desde já, afetando profundamente a cultura de uma empresa com o novo modo operacional de atendimento através do CRM. Para por fim, implementar o sistema CRM. Ex: Você vai a um supermercado X no caixa você mostra seu cartão fidelidade Super X para obter bônus em suas compras. Mas para o supermercado o cartão Super X é uma maneira de obter do cliente informações sobre particularidades do cliente, como assiduidade de compras, produtos consumidos entre outras em troca de premiações. Módulo 3: Supply Chain Management - SCM Gerencia a cadeia produtiva, interação entre: Fornecedores + Indústrias + Distribuidores + Varejo É um conceito administrativo que integra o gerenciamento de processos da cadeia de suprimento, que foi integrada à tecnologia da informação para apoiar as corporações que precisavam melhorar o desempenho nas relações com clientes e fornecedores e desenvolver serviços, cortando custos e aumentando os lucros. Com essa interação a empresa não terá problemas com o estoque alto que não vende, porque o sistema avisará do fato. Outro problema encontrado na logística seria os estoques baixos, onde o fornecedor seria avisado antes do estoque zerar. Removendo os excessos de camadas de estoques e custos relevantes.

8 Nesse sentido o SCM atende os clientes evitando os prazos de entregas longos, atropelos, pedidos errados e incompletos. Condições: Estoques visíveis Gestão de fluxo não de reposição, garantindo a quantidade correta de cada item seja mantida em estoque. Distribuição flexível, utilizando um ou mais modelos de transporte de carga. Objetivos Formar comunidades de negócios Integrar clientes, fornecedores, parceiros e funcionários. Otimizar processos em cada elo da cadeia de suprimentos Benefícios Aumenta a produtividade Reduz o ciclo de compra Melhora o preço de compras Custos operacionais mais baixos E o melhor aumenta a satisfação dos clientes e-procurement Realizar todas suas transações com fornecedores, compradores, entre outros inteiramente pela internet, de forma contínua e em tempo real, as transações via web são decisivas para o aumento da produtividade. Algumas funcionalidades: Ferramentas para administrar pedidos internos de compras Soluções que podem suportar transações em diferentes moedas diferentes Economia na área de compras Tecnologia de leilão de compras Sistemas unificados para compras online

9 Enterprise Resource Planning ERP Planejamento de Recursos empresariais seria esta a tradução do ERP, vai mais além do que isso ele é um software usado em vários setores empresariais para coordenar as informações sobre vendas e pedidos entrelaçando com o sistema de fabricação para que com isso possa programar as variações de redução e aumento de estoque. Business Intelligence BI O business intelligence explora o fluxo de informações em tempo real para oferecer aos profissionais de marketing. Analisa atividades comerciais de uma ou mais empresas concorrentes em relação a uma determinada empresa, com isso apóia decisões de projeções a investimentos futuros, bem como com essas análises demarcas metas de torná-la mais lucrativa. Exemplo: Imagine um anúncio de um banner não esteja atingindo os resultados satisfatórios, sendo assim o BI pode gerar informações para análise ao departamento de marketing e o mesmo mudar a campanha ou lugar do banner mencionado. Elementos essenciais para o BI Os data warehouses (DWs) são banco de dados que armazenam dados do ano e anos anteriores, por isso requerem enormes quantidades de armazenamento e possuem grande complexibilidade. Exigindo uma equipe altamente especializada para garantir seu funcionamento adequado. Um uso importante dos dados do data warehouse é o data mining. Ajuda a extrair os dados do data warehouse de forma plena e traduzindo em informações válidas, previamente desconhecidas com máxima abrangência à partir de grandes bases de dados para decisões gerenciais. Módulo 4: Mobilidade

10 A comunicação móvel é uma realidade crescente, a facilidade de estar conectado sem fios, com liberdade para trocar músicas, enviar mensagens através do celular entre outros, permitiu que as pessoas trabalhem ou estudem cada vez mais longe. Acompanhando o usuário aonde quer que ele vá. Neste novo cenário a computação está se tornando distribuída e onipresente. Gerando uma transformação das práticas do trabalho, uma vez que profissionais poderão executar suas funções em qualquer hora e lugar. Por exemplo, atualmente é comum às empresas utilizarem dispositivos móveis(palm s) para automação da sua força de vendas. Baseado nesse novo cenário as perspectivas são a mais futurísticas possíveis como a Biometria, as características são colidas de um indivíduo e o sistema armazena como forma de dados numérico criptografado. Isso representaria a senha do indivíduo ou mesmo informações sem a necessidade de portar documentos já que suas características definiriam seus dados pessoais. Gerando novas formas de segurança e mobilidade, com senhas através do reconhecimento da íris, geometria da mão, reconhecimento da voz entre outros, mas como comentamos isso é futuro. Infra estrutura Mas não basta apenas equipar uma equipe com dispositivos móveis, deve-se montar uma infra-estrutura de retaguarda eficiente e capaz de atender a demanda de informações que trafegarão nessa rede. E nesse caso escolher a melhor alternativa para utilizar a aplicação móvel. Tecnologias Wi Fi(WLAN Rede Local sem fio) Mais adequado em dependências da corporação ou residência. Deve-se estar num ambiente público onde opere uma rede sem fios para usar um dispositivo móvel como aeroportos e cafeterias. WiMax(WMAN - Redes Metropolitanas Sem Fio) Adequado em deslocamentos nas cidades, áreas metropolitanas. Tecnologia celular Adequado em deslocamentos mais abrangentes, desde que possua sinal de cobertura.

11 Transmissão satélite(wwan Rede sem fio de alta abrangência) Abrange globalmente, sendo muito útil para grandes executivos que se deslocam pelo mundo. Bluetooth(WPAN Rede pessoal sem fio) Adota comunicações de rádio(ondas curtas) para distâncias pequenas, afim de transmitir dados e voz, estabelecendo a conexão de dois dispositivos móveis. Módulo 5: Mobile Business Depois do uso da Internet aplicada aos negócios(e-business), agora a próxima tendência nos negócios será o m-business. O m-business, ou Mobile business é resultado da convergência entre a Internet e a telefonia móvel. Principais dispositivos móveis: Celular Agenda eletrônica Palm, PDA (Personal Digital Assistant), handheld Smartphones Equipamento que combina funções de telefone celular e PDA Notebook O e-business é baseado no modelo de negócio centrado no PC, já no m- business é o modelo de negócio baseado no usuário, ele vai onde o usuário está, através dos dispositivos móveis(pda, celulares entre outros). Em se tratando de um novo canal, o celular, smartphones e Palm s são os principais dispositivos utilizados nessa nova tendência, cria agilidade para as empresas que necessitam de uma interligação total. Características do M-business Aumento de lucro e produtividade - Já que a força de vendas pode agilizar na tomada de decisões. Portabilidade Transporte fácil para qualquer lugar Usabilidade Simplicidade nas operações Agilidade no atendimento ao cliente Conectividade Interage com o usuário

12 Os bancos oferecem aos seus correntistas a possibilidade de pagamentos, agendamentos e verificação de extratos bancários através do celular. Verificamos que a possibilidade de soluções oferecidas pelo m-business de agregar um ambiente varejista, atacadista, fornecedores e clientes só tende a aumentar, olhe a sua volta... Mobile Marketing O Marketing Mobile, é uma forma inovadora de atingir o consumidor, através de campanhas de marketing direcionadas à dispositivos móveis. As mensagens através do celular já são consideradas um novo canal para ações de marketing, sendo exploradas por poucas empresas. Mas veja as vantagens: Inovação Novo modo de fidelizar seu cliente Alto índice de leitura Muito difícil um usuário apagar a mensagem antes de lê-la, diferente do onde os mesmo são apagados sem a leitura. Interatividade Mensagens quase instantâneas Mas não devemos confundir as mensagens enviadas como o spam, mensagens indevidas sem a autorização do usuário. Segue-se a mesma regra do marketing, respeitando a privacidade do usuário e criando uma campanha e estratégia própria para o cliente de dispositivo móvel. Tipos de canais do mobile marketing através do celular SMS (Short Message Service) Serviço disponível em dispositivos como celulares, palm s e smartphones. Mensagens curtas(de até 140 caracteres) através do dispositivo citado, também conhecido no Brasil como Torpedo, não utiliza sons ou imagens. MMS (Multimedia Messaging Service) Mensagens textos através de dispositivos móveis, com uma diferença de incorporar multimídia nas mensagens (sons e imagens) Módulo 6: Comunidades Virtuais lucro de todas as formas

13 Com o advento da Internet e sua evolução foram sendo criadas comunidades virtuais, criando um novo tipo de organização social, constituindo uma nova identificação as pessoas. Durante algum tempo, o termo comunidade virtual era ligado apenas as pessoas que tinham interesses em comum, as corporações não reconheciam como um elemento chave para o lucro e dinâmica para o sucesso. Mas o que realmente é comunidade? Comunidade não é tecnologia, não é bate papo, mas uma necessidade, vontade, sentimento de pessoas que compartilham afinidades e interesses comuns. Para as comunidades crescerem seus membros devem interagir uns com os outros, garantindo uma ligação maior a medida que interagem. Não apenas visitando seu site, mas os membros devem ter interesse permanente no site e na comunidade. As vantagens comerciais de uma comunidade virtual Aumenta o tráfego do site Com isso você pode vender os espaços publicitários que existirem no site. Teste de novos produtos Uma empresa cria um novo produto e antes de lançar no mercado pode enviar amostras e permitir que os usuários demonstrem suas opiniões sobre o produto, assim adequando o produto ao mercado. Empresas de software utilizam esse recurso.

14 Extrair reais necessidades de mercado Através das comunidades adquirir informações diretas sobre reais necessidades, tomar conhecimento das opiniões de usuários sobre a corporação. Incorporar opiniões dos usuários no site Opiniões dos usuários sobre a satisfação dos mesmo em seu site irá contribuir para a confiabilidade e qualidade dos produtos oferecidos por uma empresa. Informações sobre dados dos usuários Dados obtidos pelos usuários registrados podem gerar pesquisas e vendidas à outras corporações, lembre-se resultados de pesquisas, não dados pessoais que ferem a privacidade dos usuários. A comunidade deve ser construída como uma meta, deve ser contida em planejamentos estratégicos para que gerem rendimentos e lucros, não deve ser encarada somente como um entretenimento aos participantes e um patrocínio pela empresa. Criando uma comunidade Crie uma interface simples para que os usuários iniciantes ou não, tenham prazer em visitar seu site, recursos de multimídia podem inovar e modernizar, mas também podem atrapalhar a interatividade. Com uma

15 interface complicada pode afastar os usuários do motivo de participarem de uma comunidade: a interatividade. Como as comunidades são feitas por pessoas, pessoas são diferentes nunca conseguirá agradar à todos, sempre tenha um membro mediador(de preferência da sua empresa) para evitar maiores aborrecimentos, banindo usuários que se comportem inadequadamente. Use os meio de comunicação para evidenciar a participação na comunidade, convide pessoas importantes, celebridades, para manter a comunidade aquecida. Nesses casos rotineiramente são inseridos assuntos polêmicos para aquecer a comunidade. Módulo 7: Tipos de comunidades virtuais Boletins por Com base numa lista dos endereços de dos assinantes(mala-direta) são enviadas com temas de interesse da comunidade, deve-se formatar de forma bem atraente para que não seja confundido como lixo. Não é considerado spam, já que o dono do endereço se cadastrou na comunidade, ou seja autorizou o envio, porém na realidade muitos provedores possuem robôs de busca de s com endereços não identificados ou enviados muitas vezes, cabe o usuário avisar o provedor do seu serviço para desabilitar esse recurso para não ficar prejudicado em não receber as mensagens. Grupos de discussão por Novamente com base na lista de endereços de dos assinantes, uma discussão por acontece entre diversos partipantes. Um membro da lista envia um tema que irá para todos os assinantes da comunidade, a resposta de cada membro irá para todos os membros. Fórum de discussão As mensagens são publicadas através do site da comunidade de forma hierárquica, facilitando a leitura dos comentários Conteúdo Um bom conteúdo costuma atrair novos membros, principalmente oriundos de fontes confiáveis.

16 Salas de Chat Em bate papos deve-se ter um líder(mediador), regras a serem seguidas, oferecem um ambiente extremamente livre no que diz respeito a opinião do usuário. Orkut È uma comunidade virtual afiliada ao Google, ajuda seus membros a criar novas amizades, reencontrar amigos, parentes e manter relacionamentos. Comunidades virtuais de aprendizagem, e-learning Através do ensino à distância você está inserido na comunidade virtual de aprendizagem, muitas empresas oferecem cursos online gratuitos com o intuito de gerar esse tipo de comunidade, interage os usuários inserindo-os em fóruns de discussão para troca de aprendizado adquirido. Outro termo conhecido é e-learning, ensino com auxílio da tecnologia para educação a distancia. Muito vantajoso para o participante que enriquece seus conhecimentos e muitas vezes tem direito à um certificado da empresa, bom para a empresa que adquire todas as vantagens já relatadas. É vantajosos para as empresas implantar esse tipo de ensino para os funcionários se atualizarem ou oferecendo aos clientes como forma de fidelizá-los. Nesse tipo de comunidade a interface combinada com textos, diagramas, sons, figuras, animações e imagens ajudam no aprendizado do usuário(aluno). As expectativas futuras são as melhores possíveis, não haverá limite para o aprendizado, sendo cada vez maior a inserção desse tipo de educação casado com a forma presencial, ou mesmo totalmente virtual. Módulo 8: Vantagem competitiva na Internet Os caminhos entre muitas possibilidades para lucratividade e o crescimento de uma empresa no curto e longo prazo, aumentam se forem bem posicionadas no mercado(online e offline).

17 Com base nesse argumento as organizações percebem que para atingir uma vantagem competitiva na Internet precisam oferecer muito mais que um site com design bonitinho e multimídia de última geração. Em outras palavras o Comércio Eletrônico orientado para o cliente devese oferecer um mix de design interativo, facilidade de navegação, preço, logística(pedido/entrega), credibilidade e segurança. Na confecção do site, as empresas podem escolher em contratar profissionais freelancer, terceirizar ou ainda contratar por período: Gerente de projeto Analistas de sistemas Programadores Web master ou web design Qualquer que seja a escolha do tipo de projeto para a confecção de um site, a implementação não ocorre da noite para o dia. Ao definir as metas, pense nelas a curto e a longo prazo. Habilidades para implementar os estágios de desenvolvimento de um Site Web Lançamento: Planejando sua estratégia Colocação: Publicando seu conteúdo Conexão: Conectando-se a outros sites da web(através de banners, links patrocinados entre outros) Usabilidade e Navegabilidade: Interface de fácil navegação Banco de dados: Estendendo o alcance do banco de dados da empresa Personalização: Dando uma cara a seu site Abertura: Avançando a audiência em vez de esperar por ela Comercialização: Efetivando transações comerciais Expansão aplicativa: Estendendo o alcance das aplicações corporativas da empresa(crm, SCM,BI...) Globalização: Satisfazendo a necessidade global Alianças estratégicas: Alinhando-se com parceiros corporativos Monitoração: Monitorar os resultados e desenvolvimento da estratégia

18 Módulo 9: Marketing Estratégico na Internet O Marketing Estratégico na Internet empregado corretamente pode alavancar as vendas. Não se deve crêer que o único objetivo do marketing seja aumentar as vendas, mas sim potencializar a marca, aumentar a audiência, maximizar os lucros, diminuir os custos e ampliar a comunicação nas mídias. Alguns critérios de planejamento estratégico on-line: Adotar um mercado-alvo (localização, idade, sexo, estilo de vida dos usuários) Ofertar produtos com qualidade e preço competitivos Aumentar o número de visitas diferentes com promoções relâmpagos Potencializar a marca, divulgando nas mídias on-line e tradicionais(tv, jornal, rádio). Ao promover seus endereços e ofertas na Internet através da mídia tradicional, essas companhias aumentam a chance de sucesso na rede. Distribuição e possibilidade local e global (logística) Descobrir o que os concorrentes estão fazendo e antecipar-se Usar a Internet solicitando feedback sobre produtos e serviços (conduzindo pesquisas ou realizando teste beta) Lançar novos produtos Proteger-se contra períodos ruins, poupando uma reserva para esse período. Melhorar os níveis de assistência (fornecendo atendimento 24 horas, 7 dias por semana)

19 Registrar seu URL com mecanismos de busca (google, yahoo, cadê entre outros) e indexadores. Construir uma lista de mala-direta de usuários interessados e enviar boletins por (não esquecer de inserir nesse boletim a opção de ser retirado da lista para evitar o spam) Renovar o conteúdo mantendo o site atualizado, correção de links e bugs quando necessário. Forme audiência com sorteios de descontos ou mesmo produtos interessantes. Oferecer um suporte que atenda as expectativas do cliente, alguns sites oferecem Chat com um atendente ao vivo, para sanar dúvidas. Outro aspecto é que na maioria das vezes o consumidor está sozinho daí a importância de um contato humano, seja por meio de Chat ou comunidades virtuais. A contribuição da tecnologia na aprendizagem sobre o cliente é sua capacidade de gravar todos os eventos do relacionamento, tais como os pedidos de informações sobre um produto, a compra de um produto etc. As necessidades do cliente são identificadas e alimentarão os futuros esforços de marketing. Superando a Resistência do Consumidor Os internautas, embora algumas vezes hesitem em utilizar a Internet para comprar produtos e serviços complexos(carros, casas, roupas, entre outros), personalizados ou muito dispendiosos, poderão gradualmente se sentir mais confortáveis com a Web se a marca for forte no mercado tradicional. Esses casos ocorrem pelo fato da Internet não oferecer alguns aspectos oferecidos no comércio físico Olhar, sentir e cheirar. A resistência de mudanças das pessoas certamente é o fator chave na adoção de novos métodos de compras. Cabe às corporações reeducarem os consumidores nessa nova prática, potencializando a marca, mantendo a credibilidade e segurança.

20 Os vencedores serão as corporações que tiverem a habilidade para extrair o máximo de valor das informações dos clientes e agregar serviços e produtos adequados a cada tipo de cliente. Módulo 10: Marketing s são a aplicação mais popular da Internet. As pessoas utilizam mais s do que navegam na Internet. Porém o embute um poder real, tanto na comunicação quanto na promoção. Quando se faz um comparativo entre as mídias tradicionais e o marketing, o custo e o tempo requeridos pelo marketing são imensamente mais vantajosos do que das mídias tradicionais. Como no mundo offline, fora da Internet os modelos de promoções não pedem autorização, sempre interrompe seu programa de televisão com mensagens do patrocinador, interrompem transmissão de dados entre outras. Mas no mundo on-line, a interrupção sem autorização do usuário afasta e antipatiza sua marca junto a rede. Tantos sites prontamente disponíveis disputando numa mesma arena, a atenção que nenhum pode se dar o luxo de aborrecer os internautas. s comerciais, boletins diários sem autorização do usuário são considerados spams (propagandas não autorizadas, que viraram um problema mundial). Então o pessoal de marketing têm de desenvolver novas soluções para difundir suas mensagens. As mesmas técnicas gerais que você utiliza para atrair internautas para seu site são os mesmos aplicados para ganhar novos assinantes de boletins e grupos de discussão. Uma estratégia de outro site não deve ser utilizada no seu site, uma estratégia é única. Os envios de boletins devem ter intervalos regulares, para obter o melhor resultado. Mas não envie todos os dias, não entupa os usuários com mensagens, boletins, newsletter (jornais online) propagandas eles ficaram irritados e facilmente se descadastraram de seu banco de dados. Certifique-se que há um fundamento maior do que propaganda, inclua valor nos newsletters e incentive a visita no site. Existem dois tipos de Boletins: Boletim de anuncio Onde o objetivo é mostrar as ofertas do site

21 Boletim de conteúdo O objetivo é incluir dicas, notícias, detalhes sobre tendências do mercado. Pode-se incluir discretas propagandas. Algumas dicas: Construa sua reputação, não uma lista. Por isso identifique os dados de que necessita para cada tipo de propaganda ou boletim Limpe a lista periodicamente, ou seja a cada envio, para jogar fora s com mensagens de retorno de inexistentes. Em caso de s que retornem, programe para retirá-lo num número de no mínimo 5 retornos para s enviados por semana. Não segmente, micro segmente. Caso contrário você estará enviando mensagens que não terão interesse, e sem interesse você não cria vínculo com este usuário. Prefira um mínimo de qualidade do que um macro sem interesse. Aumente a interatividade com o usuário e potencialize visitas a seu site Seja criativo, mas lembre-se que tecnologias devem ser adequadas ao público alvo, caso contrário você pode estar enviando um problema se o usuário receber mensagens com multimídia de última geração que irão travar seu micro ou não terá possibilidade da leitura. Em caso de não possibilidade da leitura sempre deixe claro um link para esses casos. Para cada disparo de s, gerencie a medição de desempenho, colete dados como quantos s retornam, quantos foram vistos(existem códigos para esse controle), desempenho de visitas no site a cada disparo, entre outros. Considere o custo da não-resposta, ou seja nem todos os s que você enviar irão chegar aos destinatários, ou mesmo eles irão ler, poderão ser apagados antes da leitura Evitando transtornos Beneficie o usuário com a liberdade de opção de assinar o boletim que realmente lhe interesse, crie mais de um boletim com temas diferentes para

Portal Utilizado com a evolução das intranets, possibilitam a identificação, e

Portal Utilizado com a evolução das intranets, possibilitam a identificação, e Sistemas de Informação Utilizando Recursos Web Web Economia Uma revolução nas regras de negócios E business Se, em primeiro momento, a grande maioria das empresas entrou na rede apenas para marcar presença

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof. Odilon Zappe Jr Vantagens e Desvantagens do Comércio Eletrônico Vantagens Aumento do número de contatos da empresa com fornecedores e com outras empresas do mesmo ramo, e

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Sistemas de Produtividade

Sistemas de Produtividade Sistemas de Produtividade Os Sistemas de Produtividade que apresentaremos em seguida são soluções completas e podem funcionar interligadas ou não no. Elas recebem dados dos aplicativos de produtividade,

Leia mais

A empresa digital: comércio e negócios eletrônicos

A empresa digital: comércio e negócios eletrônicos Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 06 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

Universo Online S.A 1

Universo Online S.A 1 Universo Online S.A 1 1. Sobre o UOL HOST O UOL HOST é uma empresa de hospedagem e serviços web do Grupo UOL e conta com a experiência de mais de 15 anos da marca sinônimo de internet no Brasil. Criado

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 4.1

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 4.1 Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 4.1 4 OBJETIVOS OBJETIVOS A EMPRESA DIGITAL: COMÉRCIO E NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Como a tecnologia de Internet mudou propostas de valor e modelos de negócios

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/

http://www.wikiconsultoria.com.br/100-motivos-implantar-crm/ Continuando a série 100 motivo para implantar um CRM, veremos agora motivos referentes a BackOffice de CRM. Se você não tem a primeira parte da nossa apresentação, com os primeiros 15 motivos para implantar

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz;

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz; E-mail marketing, muitas vezes considerada uma forma de marketing pessoal, é uma das mais valiosas ferramentas de web marketing, uma das mais visadas e mais focada pelos marqueteiros. Vamos nos concentrar

Leia mais

Thalita Moraes PPGI Novembro 2007

Thalita Moraes PPGI Novembro 2007 Thalita Moraes PPGI Novembro 2007 A capacidade dos portais corporativos em capturar, organizar e compartilhar informação e conhecimento explícito é interessante especialmente para empresas intensivas

Leia mais

NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES

NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES NOTAS DE AULA - TELECOMUNICAÇÕES 1. Conectando a Empresa à Rede As empresas estão se tornando empresas conectadas em redes. A Internet e as redes de tipo Internet dentro da empresa (intranets), entre uma

Leia mais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais

Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Capítulo 3: Sistemas de Apoio Gerenciais Colaboração nas Empresas SPT SIG Aplicações Empresariais Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos,

Leia mais

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG

Sistemas Empresariais. Capítulo 3: Sistemas de Negócios. Colaboração SPT SIG Capítulo 3: Sistemas de Negócios Colaboração SPT SIG Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos, gerentes e profissionais de empresas.

Leia mais

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br MARKETING DIGITAL Ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos

Leia mais

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI Com o crescimento acelerado, uma das mais tradicionais empresas do Brasil em produtos agrícolas precisava

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

SIAC SISTEMA ITAUTEC DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL

SIAC SISTEMA ITAUTEC DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL SIAC SISTEMA ITAUTEC DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL O SIAC é a solução integrada de automação comercial da Itautec para frente de loja. Um sistema que integra toda a área de vendas, fazendo com que a loja trabalhe

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS 1 SISTEMAS DE NEGÓCIOS a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS 1. COLABORAÇÃO NAS EMPRESAS Os sistemas colaborativos nas empresas nos oferecem ferramentas para nos ajudar a colaborar, comunicando idéias, compartilhando

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1

Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1 Fundamentos de Sistemas de Informações: Exercício 1 Fundação Getúlio Vargas Estudantes na Escola de Administração da FGV utilizam seu laboratório de informática, onde os microcomputadores estão em rede

Leia mais

Sistemas Colaborativos Simulado

Sistemas Colaborativos Simulado Verdadeiro ou Falso Sistemas Colaborativos Simulado 1. Todos os tipos de organizações estão se unindo a empresas de tecnologia na implementação de uma ampla classe de usos de redes intranet. Algumas das

Leia mais

Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing)

Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing) Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing) Transforme suas comunicações mais lidas em participações multicanais altamente direcionadas que reduzem custos, aumentam a satisfação do cliente e geram

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br @ribeirord Pesquisa e Propagação do conhecimento: Através da Web, é possível

Leia mais

Módulo 4 O que é CRM?

Módulo 4 O que é CRM? Módulo 4 O que é CRM? Todos nós já sabemos a importância de manter os clientes fiéis e a qualidade do atendimento que temos que oferecer para fidelizar cada vez mais os clientes. Atualmente, uma das principais

Leia mais

A EMPRESA DIGITAL: COMÉRCIO E NEGÓCIOS ELETRÔNICOS

A EMPRESA DIGITAL: COMÉRCIO E NEGÓCIOS ELETRÔNICOS A EMPRESA DIGITAL: COMÉRCIO E NEGÓCIOS ELETRÔNICOS 1 OBJETIVOS 1. Como a tecnologia de Internet mudou propostas de valor e modelos de negócios? 2. O que é comércio eletrônico?? Como esse tipo de comércio

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso 1. Muitas organizações estão utilizando tecnologia da informação para desenvolver sistemas

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

Segurança em Computadores. GTI SEDU atendimento@sedu.es.gov.br

Segurança em Computadores. GTI SEDU atendimento@sedu.es.gov.br Segurança em Computadores GTI SEDU atendimento@sedu.es.gov.br Agenda Computadores Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Computadores (1/4) Computador pessoal grande quantidade de dados armazenados

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade III DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Canais de distribuição Canal vertical: Antigamente, os canais de distribuição eram estruturas mercadológicas verticais, em que a responsabilidade

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 1: Fundamentos dos SI. Resposta do Exercício 1

Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 1: Fundamentos dos SI. Resposta do Exercício 1 Respostas da Lista de Exercícios do Módulo 1: Fundamentos dos SI Resposta do Exercício 1 Fundação Getúlio Vargas Leia o texto e responda o seguinte: a) identifique os recursos de: Hardware: microcomputadores,

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

IV. Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI)

IV. Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) IV. Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) 1. Funcionamento do EDI 2. EDI tradicional X WEB EDI 3. EDI Tradicional 4. WEB EDI Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) EDI: Electronic Data Interchange Troca

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 02 ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 continuação Páginas 03 à 25 1 COMPONENTES DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Especialistas

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

Nome: Login: CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA

Nome: Login: CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 3º PERÍODO - 6º MÓDULO AVALIAÇÃO A4 DATA 16/07/2009 SISTEMAS EMPRESARIAIS Dados de identificação do Acadêmico: Nome: Login: CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz COMO FAZER UM FLUXO DE NUTRIÇÃO DE LEADS EFICAZ Nutrir leads é a melhor maneira de manter um relacionamento próximo tanto com os atuais como com seus futuros

Leia mais

Módulo II - Aula 3 Comunicação

Módulo II - Aula 3 Comunicação Módulo II - Aula 3 Comunicação O surgimento da comunicação entre as pessoas por meio de computadores só foi possível após o surgimento das Redes de Computadores. Na aula anterior você aprendeu sobre a

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

Você já ouviu falar de Integração Corporativa? Esta é a melhor novidade que a tecnologia da informação pode fazer pela sua empresa!

Você já ouviu falar de Integração Corporativa? Esta é a melhor novidade que a tecnologia da informação pode fazer pela sua empresa! Você já ouviu falar de Integração Corporativa? Esta é a melhor novidade que a tecnologia da informação pode fazer pela sua empresa! O conceito básico é a unificação do acesso as informações com a otimização

Leia mais

Tecnologia e Sistemas de Informações ERP e CRM

Tecnologia e Sistemas de Informações ERP e CRM Universidade Federal do Vale do São Francisco Tecnologia e Sistemas de Informações ERP e CRM Prof. Ricardo Argenton Ramos Aula 6 ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

Segurança em Comércio Eletrônico. <Nome> <Instituição> <e-mail>

Segurança em Comércio Eletrônico. <Nome> <Instituição> <e-mail> Segurança em Comércio Eletrônico Agenda Comércio Eletrônico Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Comércio eletrônico (1/2) Permite: comprar grande quantidade

Leia mais

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS Conectt i3 Portais Corporativos Há cinco anos, as empresas vêm apostando em Intranet. Hoje estão na terceira geração, a mais interativa de todas. Souvenir Zalla Revista

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Introdução. Introdução

Introdução. Introdução Introdução 1. Conheça a sua taxa de conversão 2. Usabilidade e navegabilidade 3. Pense mobile 4. Seja relevante 5. Tenha CTAs atraentes 6. O teste AB é fundamental Conclusão Introdução Conhecer os números

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO.

FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO. FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO. São Paulo - SP 2016 RENAN ROCHA ALVES - RA: 6448758 E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING

Leia mais

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida!

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! Apresentação Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! A Vitae Tec A Vitae Tec é uma empresa de tecnologia que tem como missão oferecer serviços e produtos adequados às necessidades do cliente - pessoa física

Leia mais

Como criar um clube de vantagens para seus clientes

Como criar um clube de vantagens para seus clientes Como criar um clube de vantagens para seus clientes Introdução Adquirir clientes no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante ações que fidelize

Leia mais

Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários

Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários Comparativo entre os meios de comunicação para atingir 50 milhões de usuários Fonte: TAKAHASHI, 2000; VEJA ONLINE, 2006 Definições de comércio eletrônico/e-business E - BUSINESS, acrônimo do termo em

Leia mais

INTERNET HOST CONNECTOR

INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR IHC: INTEGRAÇÃO TOTAL COM PRESERVAÇÃO DE INVESTIMENTOS Ao longo das últimas décadas, as organizações investiram milhões de reais em sistemas e aplicativos

Leia mais

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart Sistemas ERP Profa. Reane Franco Goulart Tópicos O que é um Sistema ERP? Como um sistema ERP pode ajudar nos meus negócios? Os benefícios de um Sistema ERP. Vantagens e desvantagens O que é um ERP? ERP

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE!

Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE! Apresentação do Serviço de Outsourcing de Impressão IMPRIMA COM ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE! A EMPRESA A Fast Solution é uma empresa especializada em desenvolver soluções integradas em sistemas de impressão,

Leia mais

Olá, Somos Ideatera - Studio Tecnológico

Olá, Somos Ideatera - Studio Tecnológico Olá, Somos Ideatera - Studio Tecnológico O parceiro certo para aumentar a produtividade, visibilidade e alcance de sua marca e/ou website! Breve descrição do que oferecemos: Web Analytics: Este serviço

Leia mais

Este é um projeto comercial criado pela empresa FelipeZCelulares.com.br

Este é um projeto comercial criado pela empresa FelipeZCelulares.com.br Este é um projeto comercial criado pela empresa FelipeZCelulares.com.br As informações aqui disponíveis são apenas um breve resumo. Caso tenha qualquer dúvida ou necessite de maiores informações, entre

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes 5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes Meu nome é Gustavo Montanari, sou autor do blog rendaextrasemsegredos.com e um dos motivos pelo qual resolvi disponibilizar esse e-book na forma totalmente gratuita

Leia mais

O que é a BuenitStore

O que é a BuenitStore O que é a A é a plataforma desenvolvida pela Buenit para projetos de comércio eletrônico, baseada no modelo SaaS, onde é possível criar lojas virtuais de forma rápida, prática e funcional, com foco total

Leia mais

Sistemas de Apoio. Prof.: Luiz Mandelli Neto. Sistemas de Apoio. ERP (Enterprise Resource Planning) PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS

Sistemas de Apoio. Prof.: Luiz Mandelli Neto. Sistemas de Apoio. ERP (Enterprise Resource Planning) PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS Sistemas de Apoio Prof.: Luiz Mandelli Neto Sistemas de Apoio ERP (Enterprise Resource Planning) PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS Mapa de TI da cadeia de suprimentos Estratégia Planejamento Operação

Leia mais

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO PLANEJAMENTO E MODELOS DE E-COMMERCE Uma das principais características do CE é permitir a criação de novos modelos de negócio. Um modelo de negócio é um método que permite

Leia mais

Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informações gerencias, editora Pearson, 2010. Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informação, editora LTC, 1999

Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informações gerencias, editora Pearson, 2010. Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informação, editora LTC, 1999 FSI capítulo 2 Referências bibliográficas: Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informações gerencias, editora Pearson, 2010 Laudon K., Laudon J., Sistemas de Informação, editora LTC, 1999 Porter M., Competitive

Leia mais

Social Media. Criação Personalização Gerenciamento.

Social Media. Criação Personalização Gerenciamento. Criação Personalização Gerenciamento. A Cafuné Design trabalha com as principais mídias e plataformas digitais do momento: Facebook, Twiiter, Instagram, Youtube e LinkedIn. Novas ferramentas de mídia social

Leia mais

DIFERENCIAIS SERVIÇOS. 1. Desenvolvimento De Sites Personalizados

DIFERENCIAIS SERVIÇOS. 1. Desenvolvimento De Sites Personalizados DIFERENCIAIS Acredito que o desenvolvimento de soluções para Internet não é um trabalho qualquer, deve-se ter certa experiência e conhecimento na área para projetar sistemas que diferenciem você de seu

Leia mais

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos Eficiência operacional no setor público Dez recomendações para cortar custos 2 de 8 Introdução Com grandes cortes no orçamento e uma pressão reguladora cada vez maior, o setor público agora precisa aumentar

Leia mais

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 PROSPERE NA NOVA ECONOMIA A SPEKTRUM SUPORTA A EXECUÇÃO DA SUA ESTRATÉGIA Para as empresas que buscam crescimento

Leia mais

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação

E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação Capítulo 2 E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação 2.1 2007 by Prentice Hall OBJETIVOS DE ESTUDO Identificar e descrever as principais características das empresas que são importantes

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL A nossa meta é envolver alunos e professores num processo de capacitação no uso de ferramentas tecnológicas. Para isto, mostraremos ao professor como trabalhar as suas disciplinas (matemática, português,

Leia mais

Personalização da Loja: Personalizamos a sua loja com base na identidade visual da empresa, logomarca, personalização de botões e cores.

Personalização da Loja: Personalizamos a sua loja com base na identidade visual da empresa, logomarca, personalização de botões e cores. Curitiba, 03 de Dezembro de 2014. CLIENTE: Vidri FONE: 3272-9598 RESPONSÁVEL: Luciano Plataforma e-commerce Ideal Loja Apresentação: A Plataforma e-commerce Ideal Loja, é uma plataforma própria em uso

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O BlackBerry Mobile Voice System (BlackBerry MVS) leva os recursos do telefone do escritório aos smartphones BlackBerry. Você pode trabalhar

Leia mais

Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente

Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente Engajamento com o Cliente Gerenciamento de Ciclo de Vida do Cliente Informativo Torne cada interação relevante e envolvente Aumente o valor do ciclo de vida de cada cliente Gerenciamento do ciclo de vida

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS PROFESSOR: Itair Pereira da Silva DISCENTES: Maria das Graças João Vieira Rafael Vitor ORGANOGRAMA PRESIDENTE GERENTE

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

Plataformas de BI Qual é a mais adequada para o meu negócio?

Plataformas de BI Qual é a mais adequada para o meu negócio? Plataformas de BI Qual é a mais adequada para o meu negócio? Comparativo prático para escolher a ferramenta perfeita para a sua empresa Faça nosso Quiz e veja as opções que combinam com o seu perfil ÍNDICE

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Sistemas de Informação Empresarial. Gerencial

Sistemas de Informação Empresarial. Gerencial Sistemas de Informação Empresarial SIG Sistemas de Informação Gerencial Visão Integrada do Papel dos SI s na Empresa [ Problema Organizacional ] [ Nível Organizacional ] Estratégico SAD Gerência sênior

Leia mais

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning ERP Enterprise Resources Planning A Era da Informação - TI GRI Information Resource Management -Informação Modo organizado do conhecimento para ser usado na gestão das empresas. - Sistemas de informação

Leia mais