A gestão de activos Ramo Vida
Objectivos Política de investimentos; Tipos de risco; A gestão dos riscos financeiros dos fundos de pensões; Estratégias de gestão; Definição da performance da carteira; Conceito de rendimento; Conceitos de risco; Algumas medidas de performance: Medida de Sharpe; Medida de Treynor; ; Medida de performance para carteiras de obrigações; Medida de performance baseadas no parâmetro alpha.
Gestão de activos Consiste em determinar a composição da carteira, a sua duração e proceder à imunização activo/passivo e cobertura de riscos financeiros.
Gestão da carteira As companhias de seguros e as sociedades gestoras de fundos de pensões são mandatados pelos clientes para gerirem uma carteira de investimentos, em relação à qual é preciso garantir os resultados.
Funções do gestor de carteira Deve determinar a composição da carteira : com base na função utilidade do cliente o gestor deve constituir uma carteira óptima; Deve análisar o rendimento esperado e risco da carteira; Deve ajustar a carteira, reagindo ao mercado de acordo com os objectivos de rendimento e de risco fixados; Deve avaliar a performance da carteira comparando-a com careteiras de referência; Deve proceder à gestão do risco (mercado, cambial, taxa de juro, etc).
Tipos de cliente Atitudes faces ao risco: Amante; Avesso; Neutro. Clientes tipo: Que desejam maximizar a utilidade esperada de uma situação líquida positiva: fundos de pensões de contribuição definida e os planos depensões individuais de reforma; Clientes sem situação líquida positiva que desejam deter uma carteira de activos que se ajusta aos seus compromissos contingentes, aos quais tem de fazer face. Fundos de pensões de prestação definida e alguns seguros de vida. As companhias de seguros são um cliente do 1º tipo e do 2º tipo.
O gestor é responsável: Estilos de gestão Pela decisão de investimento dentro das categorias gerais de activos decisão de alocação; Pela escolha dos títulos individuais que integram cada categoria de activos decisão de selecção.
Gestão passiva: Estratégia de gestão pressupõe uma decisão de compra e detenção de títulos por períodos longos. Assenta na hipótese de eficiência dos mercados financeiros e homogeneidade das expectativas. Gestão activa: Quando o agente acredita que existem títulos mal avaliados no mercado e que portanto podem superar o mercado.
Estratégia de gestão gestão passiva O investidor que adopte esta estratégia estará satisfeito de detiver uma combinação linear de activos sem risco e de carteira de mercado e não tenta bater o mercado. Gestão passiva para maximizar a esperança da utilidade: quando se está somente preocupado com o risco e o rendimento, tendo sido previamente definido o grau de tolerância ao risco. Estamos no quadro do CAPM, de mercados eficientes.
Estratégia de gestão gestão passiva para maximizar a utilidade esperada Existem dois tipos de estratégias passivas: Compra e detenção de títulos (buy and hold), compra de títulos e detenção por tempo indefinido ou até à maturidade. As expectativas de ganhos/perdas de curto prazo são ignoradas. Indexação, implica a construção de um fundo indexado, d o qual é construído para replicar o índice de mercado: Completa, fundo que se ajusta à carteira de mercado subjacente o que implica alterações frequentes e por isso esta estratégia pode ser cara.
Estratégia de gestão gestão passiva para maximizar a segurança O rendimento dos activos não pode ser inferior ao fluxo de responsabilidades. Existem dois tipos de estratégias passivas: Imunização: implica a construção de uma carteira que possui um rendimento seguro no horizonte de investimento considerado face às varíações da taxa de juro o se verifica se: A duração dos activos é igual à dos passivos; A dispersão dos fluxos dos activos é superior à dispersão dos fluxos passivos. Cobertura de cash-flows: aquisição de obrigações (as mais baratas) para cobrir cada responsabilidade desde a última para a primeira.
Estratégia de gestão gestão activa Quando os agentes consideram que existem títulos mal avaliados no mercado. Fases da gestão activa: Alocação dos activos: afectação por categoria de título; Selecção do título: a escolha é feita de acordo com aquilo que o gestor considera ser os conhecimento e adicionais a que lhe permitem bater o mercado, escolhe os títulos que considera subavaliados.; Escolha do tempo de mercado: considera que as expectativas sobre o mercado estão erradas e assume posições em que pretende explorar esse facto. Escolhe uma carteira mais agressiva se considera que o mercado vai ter um desempenho superior e vice- versa.
A gestão dos riscos financeiros para fundos A definição da política de investimentos; Tipos de risco; Estratégias de gestão
A definição da política de investimentos Factores determinantes: Integração da gestão do plano de pensões com a gestão da empresa patrocinadora; Responsabilidades; Binómio risco-rendimento.
A definição da política de investimentos Factores determinantes: Integração da gestão do plano de pensões com a gestão da empresa patrocinadora (fundos internos versus fundos externos); Responsabilidades com pensões (peso do passivo do plano no activo); Biómio risco-rendimento. Estratégia de afectação dos activos óptima; Tomada de decisão prudente e leal com o principal. p
A definição da política de investimentos - afectação dos activos óptima Estratégia de afectação dos activos óptima: Buy-and-hold; Ajustamento disciplinado; Táctica; Coberta.
Tipos de risco Risco de investimento; Risco empresa-plano; Risco de ignorância; Risco político.
Estratégias de gestão -conceitos Estratégia completamente coberta (hedging); Afectação de activos estratégica; Estratégia especulativa (return enhancement); Diversificação.
Estratégias de gestão Tipos de estratégias: Passiva; Activa; Activa-Passiva.
Medida de sharpe: Algumas medidas de performance r r p f σ p
Medida de Treynor: Algumas medidas de performance r r p f p β p β p
Algumas medidas de performance Medida de performance para carteiras de obrigações: r r p f D D p m
Algumas medidas de performance Medida de performance baseadas no parâmetro alpha: r pe r r = r + m f σ f p σ m