Relatório Gestão do Projeto 2013 Fundação Aperam Acesita e Junior Achievement Minas Gerais: UMA PARCERIA DE SUCESSO
SUMÁRIO Resultados 2013... 6 Resultados dos Programas... 7 Programa Vamos Falar de Ética... 8 Conteúdo Técnico... 9 Compreensão dos objetivos... 10 Conteúdo Técnico... 15 Conteúdo Técnico... 17 Compreensão dos objetivos... 18 Pesquisa de satisfação dos voluntários... 20 Pesquisa de satisfação dos pais de alunos... 21 Pontos Fortalecedores... 22 Pontos de Melhoria... 22 ANEXO Fotos e Depoimentos... 23
Resultados Conquistados Estamos felizes de dizer que completamos este ano 10 anos de atuação em Minas Gerais com sucesso, desde 2003 a Junior Achievement dedica-se a despertar o espírito empreendedor dos jovens em nosso estado e conta desde então com inúmeros parceiros que compartilham do mesmo ideal: formar uma nova geração de líderes em nosso país! Acreditamos que os resultados alcançados nos últimos anos são frutos da dedicação de dezenas de empresas que investem seus recursos mais preciosos, ou seja, seus colaboradores, que atuam como orientadores em sala de aula, formando uma nova geração de empreendedores. Com a Fundação Aperam desde 2004, realizamos muito, formamos muitos empreendedores na cidade de Timóteo e, sem dúvida tornamos a sociedade um pouco melhor. Sabemos que o caminho será desafiante pela frente e juntos iremos conquistar novas vitórias. Este ano contamos com a participação voluntária dos professores das escolas parceiras, na aplicação dos programas, o que contribuiu para o grande número de alunos e voluntários. Assim conseguimos como resultados dessas parcerias:
Desde 2004 foram beneficiados 5.713 mil alunos. Desde 2004 são 403 voluntários foram treinados e participaram dos programas. A parceria com a Fundação Aperam Acesita beneficiou, nos últimos 10(dez) anos, 5.713 alunos regularmente matriculados nas escolas públicas, estaduais e municipais de Timóteo. Contamos também com a participação de 403 voluntários orientadores, que compartilharam com os alunos suas experiências, talentos, vivências pessoais e o mais importante, incentivando-os a concluírem seus estudos e se prepararem para o mercado de trabalho. Como resultados acumulados dos últimos 10(dez) anos, temos:
A contribuição da Fundação Aperam Acesita nos últimos anos vem possibilitando o fomento do empreendedorismo na cidade de Timóteo, formando uma nova geração de jovens mais preparados para sua vida pessoal e para o mercado de trabalho. Acreditamos que o investimento realizado nos últimos anos consolida a melhoria do ensino na cidade de Timóteo, ampliando o conteúdo escolar e fomentando a troca de experiências entre os jovens e os colaboradores da Aperam. Apresentamos a seguir o Relatório de Gestão do Projeto, sendo uma ferramenta necessária do processo de prestação de contas anual da, descrevendo as metas estabelecidas, ações realizadas e resultados alcançados ao longo do ano e todos os recursos utilizados para o cumprimento dos objetivos institucionais. Nosso principal objetivo é manter produtivo o relacionamento com todas as empresas parceiras em nosso estado. O presente relatório apresenta informações referentes à execução dos projetos acordados para 2013, entre a Fundação Aperam Acesita e a. Desta parceria resultaram-se 995 alunos beneficiados, em 5 escolas atendidas e 52 voluntários orientadores, que dedicaram seu tempo e talentos a formação dos jovens. A Fundação Aperam acredita no potencial dos jovens e valoriza a construção de oportunidades na vida pessoal e profissional desses alunos. Nosso trabalho está apenas começando, ainda há muito que
fazer. E sabemos que somente por meio do fortalecimento de nossas parcerias, poderemos aumentar ainda mais nossa atuação no Estado, com qualidade e sempre acreditando na educação como ferramenta principal para o desenvolvimento humano. Resultados 2013 Em 2013, a Fundação Aperam Acesita realizou 03(três) programas distintos de educação empreendedora. Os programas de educação empreendedora realizados foram: Programa: Vamos Falar de Ética 20 turmas //659 alunos //20 voluntários envolvidos // 190 horas doadas Programa MESE 5 turmas //110 alunos //15 voluntários envolvidos // 161 horas doadas
Programa Habilidades para o Sucesso 7 turmas // 226 alunos //17 voluntários envolvidos // 153 horas doadas Ao todo foram doadas 504 horas aos novos jovens empreendedores na cidade de Timóteo. Todos os programas obtiveram grande desempenho nas escolas e os resultados foram um sucesso. Resultados dos Programas A JAMG buscando apresentar ao parceiro os resultados dos programas de educação empreendedora aplicou durante os programas diversas pesquisas. Daremos maior atenção a duas pesquisas, sendo elas: pesquisa de início de programas, chamada de pré-teste, com o intuito de traçar o perfil empreendedor da turma antes do início do projeto. Somente é realizada no programa Habilidades para o Sucesso. pesquisa de fim de programas, chamada de pesquisa de impacto ou pós-teste, com o objetivo de avaliar o impacto do programa na formação empreendedora do jovem, desde um maior entrosamento com as questões técnicas, avaliação da compreensão dos objetivos (metodologia) e comportamento empreendedor.
Programa Vamos Falar de Ética No Programa Vamos Falar de Ética leva os alunos reflexões sobre os benefícios de uma conduta ética em suas vidas pessoal e profissional, contribuindo para a melhor compreensão de seu papel como cidadãos. O programa foi aplicado em 05(cinco) escolas de Timóteo, totalmente sem custos para a escola e alunos, e apresentados por voluntários corporativos da Aperam em conjunto com professores destas escolas, e todos treinados com a metodologia e material didático da Junior Achievement. Como resultados deste programa, tivemos: 659 jovens capacitados; 20 voluntários; 185 horas doadas.
Conteúdo Técnico O conteúdo técnico avalia o desempenho dos alunos nos temas centrais trabalhados nos manuais de participante. Os resultados de todos alunos que receberam este programa estão nos gráficos abaixo. Eles obtiveram nas pesquisas de impacto, um percentual médio de 75% de acerto nas respostas.
Compreensão dos objetivos A compreensão dos objetivos avalia o desempenho dos alunos com os objetivos do programa. Os resultados de todos os alunos que receberam este programa estão nos gráficos abaixo. Eles obtiveram nas pesquisas de impacto, um percentual médio de 69% de acerto nas respostas.
Comportamento Empreendedor Os gráficos abaixo representam os comportamentos empreendedores mensurados pela Junior Achievement, coletados por meio da Pesquisa de Impacto após a conclusão do programa, onde as respostas dos alunos representam alguns comportamentos empreendedores. Neste programa os alunos obtiveram um desempenho médio de 75%, onde podemos considerar que o resultado foi muito bom. Autoconfiança: habilidade de expressar confiança na sua capacidade de realizar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio. Correr riscos moderados (ousadia): A capacidade de colocar-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados. Persistência: Capacidade de fazer um sacrifício pessoal ou um esforço extraordinário para completar uma tarefa. Comprometimento: Capacidade de fazer aquilo que é necessário, e não apenas o que foi solicitado ou que está sob sua responsabilidade. Estabelecimento de metas: desenvolvimento de planos pessoais para o futuro. Criatividade: habilidade para criar soluções novas para problemas enfrentados. Capacidade de trabalhar em equipe: saber que trabalhando juntos colhemos resultados melhores.
Programa Mese O torneio MESE(Management and Economics Simulation Exercise) que significa um exercício de simulação de informações econômicas e gestão empresarial foi realizado com as escolas de Timóteo, na Associação de Aposentados, onde os alunos puderam aprender um conteúdo muito rico de informações sobre gestão de empresas e mercado. Além disso, aprenderam como utilizar essas informações para as empresas onde trabalham, e como os concorrentes configuram a dinâmica dos mercados e mudam o cenário das empresas, além de afetar diretamente os resultados da organização. O torneio foi realizado em dois módulos, em dois dias com três horas em cada dia, onde os alunos puderam aprender os conceitos por meio uma palestra e utilizando o manual do jogo. Depois tiveram a oportunidade de colocar em prática o conteúdo aprendido por meio do exercício com as equipes formadas e concorrendo com outras equipes. No dia seguinte as mesmas equipes se formaram para a disputa real, onde ao final, somente uma equipe seria campeã. Os resultados desse programa foram excelentes, com um rendimento percentual de 100% alunos com entendimento do programa, porque o indicador de desempenho jogo (MPI) foram todos positivos, com no mínimo 70% de crescimento. Além disso, 50% das equipes tiveram um crescimento de seus indicadores com mais 100%.
O que isso significa? Num ambiente real, gerenciando empresas reais e concorrendo com outras empresas, num mercado cada vez mais competitivo, onde a competição é cada vez mais global devido ao acesso à internet, as chances destas pessoas se saírem bem, de terem um desempenho melhor, ou seja, de dar trazer resultados tangíveis como lucro, rentabilidade, participação de mercado para as empresas que trabalharem, são muito maiores que outras pessoas que não participaram de um programa como este, parabéns à Fundação Aperam pela iniciativa. Como resultados deste programa, tivemos: 110 jovens capacitados; 15 voluntários; 195 horas doadas.
Conteúdo Técnico O conteúdo técnico avalia o desempenho dos alunos nos temas centrais trabalhados durante o jogo. Os resultados foram muito bons, eles obtiveram nas pesquisas de impacto, um percentual médio de 74% de acerto nas respostas e estão nos gráficos abaixo.
Programa Habilidades Para O Sucesso O programa Habilidades para o Sucesso atende as necessidades de um grupo diverso de participantes com práticas de preparação para o mercado de trabalho e perspectivas de carreiras. Conduzidos por um voluntário treinado e com experiências diversas como profissional, o programa tem como metas o desenvolvimento de 16(dezesseis) habilidades utilizadas no cotidiano dos profissionais no mercado de trabalho. Esse programa foi realizado nas 05 escolas parceiras de 2013, sem custos para escolas e alunos. Como resultados deste programa, tivemos: 226 jovens capacitados; 17 voluntários; 184 horas doadas.
Conteúdo Técnico O conteúdo técnico avalia o desempenho dos alunos nos temas centrais trabalhados nos manuais de participante. Os resultados dos alunos que receberam este programa estão nos gráficos abaixo. Eles obtiveram nas pesquisas de impacto, um percentual médio de 80% de acerto nas respostas.
Compreensão dos objetivos A compreensão dos objetivos avalia o desempenho dos alunos com os objetivos do programa. Os resultados de todos os alunos que receberam este programa estão nos gráficos abaixo. Eles obtiveram nas pesquisas de impacto, um percentual médio de 83% de acerto nas respostas.
Comportamento empreendedor Os gráficos abaixo representam os comportamentos empreendedores mensurados pela Junior Achievement, coletados por meio da Pesquisa de Impacto após a conclusão do programa, onde as respostas dos alunos representam alguns comportamentos empreendedores. Neste programa os alunos obtiveram um desempenho médio percentual de 73%.
Pesquisa de satisfação dos voluntários As pesquisas de satisfação dos voluntários são aplicadas ao final do programa em sala de aula. Os resultados a seguir foram construídos a partir das pesquisas respondidas pelos voluntários que aplicaram os programas nas cidades de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Belo Horizonte. Agrupamos as respostas em temas específicos para facilitar-nos a interpretação dos resultados. 100% dos voluntários estão satisfeitos com o aprendizado do programa 100% dos voluntários estão satisfeitos com as dinâmicas dos programas 67% dos voluntários concordam que o tempo destinado a aplicação do programa é suficiente 100% dos voluntários estão satisfeitos com a escola parceira 100% dos voluntários estão satisfeitos com os funcionários da Junior Achievement 100% dos voluntários estão satisfeitos com o relacionamento com a Junior Achievement. 100% dos voluntários informaram que gostariam de continuar participando de alguma forma dos programas da Junior Achievement.
Pesquisa de satisfação dos pais de alunos
Pontos Fortalecedores O grande diferencial do projeto foi o envolvimento por parte de alguns voluntários, que demonstraram muita vontade de participar, dos três programas desenvolvidos ou participaram mais de uma vez do mesmo programa. Outro ponto forte foi às contribuições das escolas para o desenvolvimento dos treinamentos e das aplicações em sala de aula. Pontos de Melhoria Orçamento aprovado com mais antecedência, no ano que vem teremos a Copa do Mundo, então as escolas ficarão 30 dias de recesso em junho, gostaríamos que os programas começassem em fevereiro de 2014; Repensar a carga horária dos programas, ou seja, vamos concentrar as aplicações dos programas em menos dias de aplicação; Pensar numa proposta de antes do treinamento, fazer uma sensibilização com os voluntários inscritos e um encontro nas escolas com os alunos; Repensar a carga horária e a forma de dar os treinamentos para os voluntários; Criar formulários padrão nos encontros com escolas e voluntários como lista de presença nos treinamentos, avaliação de treinamento e aplicação, cronograma para diretores e voluntários; Apresentar com mais clareza e focar com as escolas a importância da participação dos alunos, informando que tem um custo os materiais, pois os alunos precisam perceber que a escola está envolvida com o projeto, fazer isso junto com as escolas; Aplicar os programas nas escolas por etapa, podendo assim ter um acompanhamento mais diferenciado, ou seja, cada programa acontecendo separadamente; Acompanhar mais de perto os voluntários, solicitando pequenos relatórios das aplicações para repassar a Fundação quinzenalmente; Solicitar as escolas as listas com nome dos alunos, para que os certificados deverão ser entregues no dia da aplicação (sendo 01 encontro somente) para alunos e voluntários; Agendar com antecedência a avaliação geral e final com os diretores.
ANEXO Fotos e Depoimentos Foi minha primeira participação e fiquei muito impressionado. Vejo este programa como uma oportunidade preciosa para os nossos jovens. Não desanimem com as dificuldades que surgirem, e que Deus esteja sempre com vocês. Dalrone, voluntário do MESE. Eu, particularmente, amei ter esta oportunidade de participar, porque ser voluntario é algo que faço com muito carinho e amor, e pude aprender muito com o próprio programa e em especial com cada aluno dos quais, tive a alegria de conhecer. Espero poder ter outras oportunidades de participar novamente. O ato de se doar é algo divino, por isto amo ser Voluntario. Desde já, muito obrigado por ter feito parte desta equipe de voluntários. Saiba que estarei sempre à disposição. Flávio José de Paula, voluntário do VFE.
A oportunidade de ter trabalhado voluntário nos programas Vamos Falar de Ética e Habilidades para o Sucesso veio contribuir para o meu aprimoramento pessoal e profissional. A busca pelo saber deve ser contínua na vida de cada pessoa. É essa busca que inspira o meu trabalho como professora e quando acontece de um aluno ter sido "tocado" por essa magia, sinto-me realizada no mais íntimo do meu ser. Carla Cristina Pereira, voluntária do VFE. O programa da Junior Achievement é um programa muito bom, tem proporcionado oportunidades aos profissionais da educação entre outros, a se manifestarem de forma humana e agradável, mostrando o seu valor profissional. Uma vez que estamos a serviço do próximo de forma voluntaria, aprendemos muito com o outro. Temos a oportunidade de fazer novos amigos, trocar experiências e mostrar que podemos ser melhores do que somos Ailton Souza, voluntário do VFE.
Responsáveis pelo Projeto: Catarina Lutero Diretora Executiva (31) 3249-1652 - e-mail: catarina@jamg.org.br Rafael Garcia Gerente de Projetos (31) 3249-1645 e-mail: rafael@jamg.org.br Jonatan Mendes Comunicação e Marketing (31) 3249-1813 e-mail: comunicacaojamg@gmail.com Jéssica Vieira Logística (31) 3249-1647 email: jesicavieira@jamg.org.br