Valores & Princípios. Grupo Freudenberg

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Valores & Princípios. Grupo Freudenberg"

Transcrição

1 Valores & Princípios Grupo Freudenberg C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o

2 C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o

3 Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 3 Os Nossos Princípios e o documento de Conduta e Comportamento servem como base para todas as outras diretrizes e instruções no Grupo Freudenberg.

4 4 Nossos Princípios & Conduta e Comportamento Valor para os Clientes C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Comprometemo-nos a antecipar, compreender......atentando para os mínimos detalhes......significa sentir responsabilidade pessoal de entender as necessidades e expectativas dos nossos clientes. Escutamos com atenção e atendemos às necessidades específicas dos clientes ao fornecer ideias convincentes e soluções inovadoras. A história da Freudenberg se iniciou com produtos de couro feitos à mão. Os produtos de couro exigem grande atenção aos detalhes em cada uma das até cem etapas, a fim de garantir a alta qualidade do produto em relação à aparência, toque da superfície e durabilidade. Atualmente, cada etapa em todos os nossos complexos processos de produção ainda é essencial para obter a qualidade máxima e, portanto, necessita de atenção cuidadosa e diligente. Essa atitude deve ser mantida em todas as atuais áreas de negócios.

5 Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 5 Comprometemo-nos a antecipar, compreender e atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Como fornecedor criterioso, atentando para os mínimos detalhes, oferecemos o apoio indispensável, contribuindo para o sucesso de nossos clientes. Agregamos valor superior por meio de nosso compromisso com a qualidade, serviço e confiabilidade, apoiado por nossa presença global....apoiado por nossa presença global. Nossa proximidade dos clientes é um fator de sucesso para atender as suas necessidades e expectativas, bem como entender e antecipar tendências de mercados locais e globais e transformálas em oportunidades de negócios de acordo com as necessidades dos nossos clientes. Cada Unidade de Negócios é responsável por incorporar os fundamentos dos Nossos Princípios em uma estratégia de negócios orientada para o cliente.

6 6 Nossos Princípios & Conduta e Comportamento Inovação C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Como empresa multinacional de origem alemã... renovação......a empresa garante um grande foco em alta qualidade e tecnologia. Isso simboliza os altos padrões para todos os nossos negócios globais. Hoje, a Freudenberg desenvolve inovações ao redor do mundo.....é outro elemento essencial da cultura de inovação da Freudenberg. A Freudenberg foi pioneira em uma série de tecnologias e produtos essencialmente novos. O portfólio e as estruturas em constante mudança é uma parte consolidada e comprovada de nossa habilidade de gerenciar processos de renovação. Aperfeiçoamento contínuo Além de buscar processos e produtos novos e aprimorados, também devemos inovar em tudo o que fazemos, seja nos processos administrativos e logísticos, nas comunicações ou na forma como lideramos e desenvolvemos nossos colaboradores. Neste contexto, também

7 Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 7 Como empresa multinacional de origem alemã, competindo nos mercados globais, a nossa consolidada tradição de inovação e renovação beneficia os nossos clientes. A inovação constante em tudo o que fazemos é fundamental para o nosso sucesso financeiro de longo prazo. Somos líderes no aperfeiçoamento continuo e a nossa cultura encoraja e premia a criatividade e a iniciativa oriundas de todos os nossos colaboradores. nos concentramos em aprimoramentos constantes para reduzir o nosso impacto ambiental em toda a cadeia de valor. nossa cultura encoraja e premia a criatividade e a iniciativa oriundas de todos os nossos colaboradores. Encorajamos todos os colaboradores a fazer melhorias porque vários aprimoramentos pequenos geralmente se somam e têm grandes impactos. Criamos em nossa organização um ambiente e uma cultura imparcial que promovem a cooperação global e o compartilhamento de ideias. Os gerentes têm a obrigação de implantar processos de melhoria contínua. Devido à importância da inovação, a estratégia de todas as Unidades de Negócios também deve incluir um roteiro de inovação orientado ao mercado. A propriedade intelectual, em um sentido amplo, é um elemento fundamental do nosso sucesso de longo prazo. A proteção adequada, portanto, é essencial e tem de ser assegurada por todas as Unidades de Negócios.

8 8 Nossos Princípios & Conduta e Comportamento Liderança C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o O espírito empreendedor é a nossa herança cultural e a base de nosso sucesso. Nossa administração é responsável por garantir que o princípio do empreendedorismo será aplicado para cada um dos colaboradores. Espera-se que os colaboradores estejam abertos a novas ideias e mudanças necessárias e dispostos a assumir novas tarefas. A iniciativa individual é chave, bem como a disposição de aceitar a responsabilidade e colocá-la em prática. Para os executivos, isto inclui a disposição e a habilidade de desenvolver e executar uma estratégia de negócios. A força gerencial ou profissional, ou a autoridade, devem ser derivadas de uma contribuição significativa, uma atitude profissional e um comportamento pessoal exemplar e não da hierarquia. Damos continuidade a essa tradição por meio da delegação de responsabilidades, liberdade de ação e comprometimento pessoal. Todos nós devemos aprender a delegar de forma adequada e a assumir a responsabilidade ao confiar nas pessoas. Nossa cultura de liderança espera que todos os colaboradores estejam prontos para aceitar a responsabilidade pessoal

9 Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 9 O espírito empreendedor é a nossa herança cultural e a base de nosso sucesso. Damos continuidade a essa tradição por meio da delegação de responsabilidades, liberdade de ação e comprometimento pessoal. Acreditamos na liderança sólida baseada em exemplos pessoais, modéstia, confiando nas pessoas e promovendo o espírito de equipe. Comprometemo-nos com o desenvolvimento dos futuros líderes do Grupo Freudenberg para preservar este estilo de atuação. pelos resultados do trabalho sempre que essa responsabilidade tiver sido delegada e a liberdade de ação for aplicada. Encontrar o equilíbrio perfeito entre o controle e a delegação é um desafio constante. Acreditamos na liderança sólida baseada em exemplos pessoais, modéstia... A liderança responsável se manifesta no exemplo pessoal. Os gerentes devem dar o exemplo com suas atitudes e personalidade. A gestão do desempenho, bem como o processo de fornecer e solicitar feedback franco, fortalece a força de trabalho e permite que as organizações apresentem um desempenho melhor. É essencial avaliar o desempenho individualmente para apoiar a vontade de melhorar e incentivar as pessoas a se desenvolverem para que possam assumir papéis mais desafiadores.

10 10 Nossos Princípios & Conduta e Comportamento C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o...confiando nas pessoas e promovendo o espírito de equipe. A liderança cria relacionamentos de confiança entre colaboradores e executivos e entre cada um dos membros da equipe. Essa confiança, por sua vez, é a base para o trabalho em equipe e para que seja possível delegar e assumir responsabilidades. A liderança também promove a cooperação entre todos os colaboradores e seus representantes. Os líderes com visão de futuro entendem os desafios das mudanças demográficas e a importância da diversidade. Eles oferecem apoio aos colaboradores que possam precisar de um ambiente de trabalho específico, ou de outra acomodação factível para executar suas funções de maneira eficaz. Ajudam os colaboradores a equilibrar a vida profissional e pessoal para que a empresa atraia e retenha os talentos. Demonstram reconhecimento e oferecem perspectivas de carreira em um ambiente acolhedor.

11 Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 11 Comprometemo-nos com o desenvolvimento dos futuros líderes do Grupo Freudenberg... Isso oferece oportunidades e desafios para colaboradores mais jovens, mas, também, para profissionais seniores. Motivamos todos os colaboradores a demonstrar um compromisso especial com a empresa. Nossa meta é desenvolver os colaboradores do Grupo Freudenberg para que a grande maioria da alta administração seja formada por eles. No entanto, o recrutamento de fontes externas não deve ser descartado, já que a inclusão de pessoas de fora pode criar novas perspectivas. Por isso, espera-se que todas as Unidades de Negócios mantenham processos consistentes de desenvolvimento de pessoas. A gestão de talentos é uma tarefa essencial para todos os executivos. O princípio dos quatro olhos que praticamos na Freudenberg é uma parte essencial do comportamento profissional e não é contraditório à delegação de responsabilidades.

12 12 Nossos Princípios & Conduta e Comportamento Pessoas C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Empresa familiar A Freudenberg é uma empresa familiar não apenas no sentido de pertencer a uma família de acionistas, mas, também, devido ao fato de que todos os membros e colaboradores do Grupo Freudenberg devem e podem ter uma sensação de fazer parte de uma família grande e internacional. O estilo altamente personalizado e orientado a valores da família Freudenberg oferece a todos os colaboradores uma estrutura única para fazer com que esse ideal se torne uma realidade. No passado, membros da família no Board definiram padrões por meio de seus desempenhos pessoais e deram o exemplo para os futuros líderes. Os líderes de hoje devem estar dispostos a continuar com esse espírito. Tanto os membros da família quanto os outros membros do Grupo devem seguir os mesmos padrões profissionais. bem estar e ao desenvolvimento pessoal de nossos colaboradores. Queremos tratar os nossos colaboradores com respeito e estimulá-los para que permaneçam na empresa por muito tempo. Ao promover o desenvolvimento pessoal e a qualificação dos nossos colaboradores, destacamos especificamente as questões relacionadas ao

13 Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 13 Como empresa familiar, dedicamo-nos ao bem estar e ao desenvolvimento pessoal de nossos colaboradores. Rejeitamos todas as formas de discriminação e assédio e demonstramos respeito e compreensão em todas as relações interpessoais. Promovemos um ambiente multicultural, onde colaboradores possam trabalhar conjuntamente em equipes globais, para enriquecer a nossa cultura e capacidade. Acreditamos no valor de relacionamentos duradouros com clientes, fornecedores e parceiros industriais. comportamento pessoal, acentuando a responsabilidade compartilhada e a necessidade de apoio mútuo. Promovemos um ambiente multicultural... A imparcialidade, a tolerância e a diversidade são partes essenciais de nossa tradição. Relacionamentos duradouros A história das alianças estratégicas da Freudenberg mostra uma série de excelentes exemplos que demonstram o valor duradouro da confiança mútua. Os relacionamentos de longo prazo contribuem para a confiança mútua se forem baseados em valores compartilhados e forem além dos interesses comerciais compartilhados. Por isso, espera-se que todas as Unidades de Negócios realizem processos consistentes de desenvolvimento de pessoas.

14 14 Nossos Princípios & Conduta e Comportamento Responsabilidade C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Proteger o meio ambiente Assumimos a responsabilidade de reduzir ao máximo o nosso impacto ambiental. É nosso dever utilizar de maneira cuidadosa e atenta os recursos naturais que precisamos para os nossos processos, produtos e serviços. Descartamos de maneira responsável as substâncias residuais que não podem ser evitadas ou recicladas. A proteção do meio ambiente tem uma posição forte nas práticas de negócios da Freudenberg. Nossa meta é reduzir continuamente o consumo de recursos por meio de processos de negócios otimizados. Cidadãos responsáveis A cidadania corporativa é vivida dentro e fora da empresa. A Freudenberg deseja fazer uma contribuição positiva para a sociedade e aceitar sua responsabilidade. Apoiamos vários projetos e iniciativas locais, fornecendo uma ajuda concreta com o espírito de cidadania corporativa responsável que melhora a

15 Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 15 Nossa empresa e seus acionistas familiares comprometem-se a proteger o meio ambiente e a agir como cidadãos responsáveis em todos os países e comunidades onde operamos. Tomamos todas as precauções possíveis para garantir a segurança do local de trabalho e dos nossos produtos. Como empresa familiar, empenhamo-nos em alcançar os mais elevados padrões de comportamento pessoal. Integridade e justiça orientam a nossa conduta na empresa, com nossos parceiros comerciais e com o público em geral. qualidade de vida dos nossos colaboradores, vizinhos e stakeholders. Segurança do local de trabalho Estamos comprometidos em integrar a proteção da saúde, a segurança ocupacional e a segurança de processos à nossa rotina diária de trabalho. O grande comprometimento de todos os colaboradores da Freudenberg está presente em todo o Grupo e é uma responsabilidade de todos. A iniciativa We all take care nasceu desse comprometimento e incentiva cada um dos colaboradores a contribuir com suas ideias e sugestões para aprimoramento, criando uma cultura em que todos se sintam responsáveis pela segurança no trabalho e pela proteção do meio ambiente.

16 16 Nossos Princípios & Conduta e Comportamento C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Segurança dos nossos produtos A responsabilidade pelos produtos começa com o seu desenvolvimento, analisando os possíveis riscos para a equipe de trabalho e para o usuário final. Continua com a escolha da matéria-prima adequada, de fornecedores e parceiros confiáveis e inclui a obrigação legal que um fabricante tem de garantir um processo de manufatura seguro. Por fim, a responsabilidade pelos produtos também significa garantir um descarte ecologicamente correto....mais elevados padrões de comportamento pessoal. Integridade e justiça... Todos os colaboradores devem evitar os riscos às pessoas e ao meio ambiente e procurar exceder as leis e regulamentos aplicáveis (ou seja, trabalhar e se comportar de maneira que a conformidade com os mínimos padrões exigidos pela lei aplicável nunca levante dúvidas). A conformidade rigorosa com as leis é imprescindível e não há nenhum tipo de tolerância em relação a isso.

17 Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 17 A Freudenberg promove uma cultura de diálogo e transparência com seus stakeholders, o que garante que a conduta responsável está presente e em constante evolução. Os diálogos são baseados na confiança e respeito mútuos. Nossos gerentes têm a obrigação de utilizar um processo de desenvolvimento sistemático que garanta a conformidade com todas as especificações aplicáveis relacionadas à segurança, meio ambiente e aos clientes. Nossas operações diárias são reavaliadas e aprimoradas regularmente por meio dos nossos conhecimentos e tecnologia para desenvolver de maneira ativa produtos e serviços ecologicamente corretos. Otimizamos sistematicamente os processos a fim de reduzir os resíduos e o consumo de energia. Não toleramos e tomamos medidas para evitar condutas ilegais ou antiéticas. Incentivamos os nossos parceiros de negócios, prestadores de serviços e fornecedores a agir de acordo com o princípio de responsabilidade.

18 18 Nossos Princípios & Conduta e Comportamento Long Orientação Term Orientation para o Longo Prazo C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Prudência financeira Cooperações, alianças e parcerias globais Como uma empresa 100% familiar, temos de gerar fundos com nossos próprios recursos e lucros. Essa abordagem financeira sólida é um dos grandes pontos fortes da Freudenberg. A história da Freudenberg é caracterizada por alianças e joint ventures particularmente estratégicas. Essas parcerias ao redor do mundo são baseadas em valores e compromissos compartilhados, bem como em confiança e respeito mútuos. O desenvolvimento consistente desta política permanecerá essencial para o nosso sucesso futuro em aprimorar significativamente nossa capacidade de inovação e pontos fortes no mercado.

19 Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 19 Após mais de 160 anos, o Grupo Freudenberg é e permanecerá sendo um empreendimento de controle totalmente familiar. Acreditamos firmemente que a nossa orientação para o longo prazo é força importante que beneficia nossos clientes e parceiros. Uma vez que não temos aversão a assumir riscos razoáveis, a prudência financeira e a solidez continuarão a definir a abrangência e a velocidade de nosso desenvolvimento estratégico. O Grupo Freudenberg tem uma longa e bem- sucedida tradição de cooperação, alianças e parcerias globais, que nos possibilita servir melhor os nossos clientes e fortalecer a nossa posição competitiva Para garantir o sucesso de longo prazo, espera-se que todas as Unidades de Negócios realizem análises regulares do planejamento estratégico e do processo de gestão de riscos.

20 por

Visão & Valores. Código de Sustentabilidade Corporativa

Visão & Valores. Código de Sustentabilidade Corporativa Visão & Valores Código de Sustentabilidade Corporativa 1 Somos dedicados a promover a sustentabilidade e a responsabilidade social Nós reconhecemos a necessidade de harmonizar entre si os objetivos econômicos,

Leia mais

Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação

Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas em Ação Caros colegas, orienta o modo como nossa organização trabalha para selecionar, desenvolver, motivar e valorizar o bem mais importante da Bausch + Lomb nossas

Leia mais

Política de Responsabilidade Corporativa

Política de Responsabilidade Corporativa Política de Responsabilidade Corporativa Índice 1. Introdução...04 2. Área de aplicação...04 3. Compromissos e princípios de atuação...04 3.1. Excelência no serviço...05 3.2. Compromisso com os resultados...05

Leia mais

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso

Programa de Gestão de Fornecedores. da White Martins. Sua chave para o sucesso Programa de Gestão de Fornecedores da White Martins Sua chave para o sucesso Quem Somos A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais

Leia mais

A importância dos. RECURSOS HUMANOS na empresa moderna

A importância dos. RECURSOS HUMANOS na empresa moderna A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna Organizações: cenário atual Empresas vêm passando por impactos revolucionários: Dimensão globalizada Aumento da competitividade Mudanças constantes

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA A saúde e a segurança dos nossos funcionários fazem

Leia mais

Cidadania Global na HP

Cidadania Global na HP Cidadania Global na HP Mensagem abrangente Com o alcance global da HP, vem sua responsabilidade global. Levamos a sério nossa função como ativo econômico, intelectual e social para as Comunidades em que

Leia mais

B. Braun Avitum. Fornecedora de Sistemas em Terapia de Substituição Renal. Avitum

B. Braun Avitum. Fornecedora de Sistemas em Terapia de Substituição Renal. Avitum B. Braun Avitum Fornecedora de Sistemas em Terapia de Substituição Renal Avitum B. Braun Avitum. Sempre com Paixão. Paixão pela Vida Pois fazer a vida ficar melhor é o melhor de tudo Pois não há nada melhor

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente Código de Ética OBJETIVO Este código de ética serve de guia para atuação dos empregados e contratados da AQCES e explicita a postura que deve ser adotada por todos em relação aos diversos públicos com

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS SUSTENTABILIDADE E M P R E S A R I A L Política de Sustentabilidade Empresarial das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras,

Leia mais

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA SETEMBRO 2.011

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA SETEMBRO 2.011 REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA SETEMBRO 2.011 AS EMPRESAS Mapa Estratégico Menos níveis hierárquicos Foco no Cliente Novas Lideranças Gestão por processos O RH parceiro da estratégia Terceirizações Foco no core

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras 2010 Declaração Nós, das Empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável das áreas onde atuamos e

Leia mais

Um currículo de alto nível

Um currículo de alto nível Não existe uma única versão de um currículo que possa ser comprado pronto e usado eficazmente em qualquer escola do mundo. Um currículo verdadeiramente deverá estar enraizado em seu próprio contexto, e

Leia mais

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1 Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e à sua agenda de trabalho expressa nos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial 1. Considerando que a promoção da igualdade

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

sobrevivência reforçada

sobrevivência reforçada Conceito Realização de princípios, visão e missão. Orientação das ações dos colaboradores. Postura social da empresa com os seus diferentes públicos. Empresas sensíveis, não voltadas apenas para produção

Leia mais

Soluções para Empresas

Soluções para Empresas Soluções para Empresas Promova a formação continuada Acreditamos que o progresso está nas mãos das pessoas. Oferecemos as ferramentas para que uma nova geração de talentos possa aproveitar as oportunidades

Leia mais

Estrutura para a avaliação de estratégias fiscais para Certificação Empresas B

Estrutura para a avaliação de estratégias fiscais para Certificação Empresas B Estrutura para a avaliação de estratégias fiscais para Certificação Empresas B Este documento fornece a estrutura que B Lab utiliza para avaliar as estratégias fiscais que atendam aos requisitos da Certificação

Leia mais

Faculdade Sagrada Família

Faculdade Sagrada Família Faculdade Sagrada Família DISCIPLINA: Gestão Escolar 4º período de Pedagogia Prof Ms. Marislei Zaremba Martins Texto: Equipe da Área de Educação Formal - Instituto Ayrton Senna A gestão da educação precisa

Leia mais

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal PrimeGlobal PGBR Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos Somos uma empresa de auditoria, consultoria e impostos, criada á partir da junção de importantes empresas nacionais,

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA

CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA Código de Ética e de Responsabilidade Social Propósitos A ACE Schmersal tem uma atuação corporativa pautada em valores éticos e morais. Estes mesmos valores regem

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

POLÍTICA DE DIVERSIDADE DO GRUPO EDP

POLÍTICA DE DIVERSIDADE DO GRUPO EDP POLÍTICA DE DIVERSIDADE DO GRUPO EDP CONTEXTO Respeitar a diversidade social e a representatividade presente nas comunidades em que as organizações se inserem é um dever ético e simultaneamente um fator

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO CÓDIGO DE ÉTICA DA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO 0 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO... 2 2 - ABRANGÊNCIA... 2 3 - PRINCÍPIOS GERAIS... 2 4 - INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL... 3 5 - RELAÇÕES COM

Leia mais

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015]

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Introdução As Organizações da Aliança Global Wycliffe desejam expressar a unidade e a diversidade do Corpo

Leia mais

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio Página 1 NORMA ISO 14004 Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio (votação 10/02/96. Rev.1) 0. INTRODUÇÃO 0.1 Resumo geral 0.2 Benefícios de se ter um Sistema

Leia mais

OS VALORES E OS PRINCÍPIOS DA SIKA

OS VALORES E OS PRINCÍPIOS DA SIKA OS VALORES E OS PRINCÍPIOS DA SIKA SIKA UM LÍDER GLOBAL COM PRINCÍPIOS E TRADIÇÃO Fundada na Suíça pelo inventor visionário Kaspar Winkler há mais de 100 anos, a Sika tornou-se numa empresa global de sucesso

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 Semana de Tecnologia Gerenciamento de Projetos Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 ferreiradasilva.celio@gmail.com O que é um Projeto? Projeto é um "esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço

Leia mais

Missão, Visão e Valores da Techint Engenharia e Construção. Código: FR-MA-MNG-001-01 R02

Missão, Visão e Valores da Techint Engenharia e Construção. Código: FR-MA-MNG-001-01 R02 da Techint Engenharia e Construção Código: FR-MA-MNG-001-01 R02 15 de Julho de 2008 Missão Nossa missão é agregar valor aos nossos acionistas e clientes através da prestação de serviços de Engenharia,

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013-2017 COOPERATIVISMO: QUEM MOVIMENTA SÃO AS PESSOAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013-2017 COOPERATIVISMO: QUEM MOVIMENTA SÃO AS PESSOAS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013-2017 COOPERATIVISMO: QUEM MOVIMENTA SÃO AS PESSOAS MENSAGEM DO PRESIDENTE O cooperativismo vive seu momento de maior evidência. O Ano Internacional das Cooperativas, instituído

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO GRUPO INVEPAR

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO GRUPO INVEPAR DE DO GRUPO INVEPAR PÁGINA Nº 2/5 1. INTRODUÇÃO Desenvolver a gestão sustentável e responsável nas suas concessões é um componente fundamental da missão Invepar de prover e operar sistemas de mobilidade

Leia mais

Google imagens. Gestão de pessoas II. Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Doutora em Psicologia Docente

Google imagens. Gestão de pessoas II. Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Doutora em Psicologia Docente Google imagens Missão, valores e visão na gestão Gestão de pessoas II Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Doutora em Psicologia Docente O gestor ESTRATÉGICO de pessoas ѱ O gestor de pessoas tem de utilizar

Leia mais

PROPRIEDADE REGISTRADA. O que fazer para alcançar ar o Desenvolvimento Empresarial Sustentável?

PROPRIEDADE REGISTRADA. O que fazer para alcançar ar o Desenvolvimento Empresarial Sustentável? . O que fazer para alcançar ar o Desenvolvimento Empresarial Sustentável? . Conceitos: Responsabilidade Social Ecoeficiência Conceitos Responsabilidade Social - é a relação ética e transparente da organização

Leia mais

PROGRAMA GESTÃO DE CONHECIMENTO CAIXA 2005-2007

PROGRAMA GESTÃO DE CONHECIMENTO CAIXA 2005-2007 PROGRAMA GESTÃO DE CONHECIMENTO CAIXA 2005-2007 Constatação! Neste momento... O ritmo dos negócios está aumentando rapidamente. Existe uma sobrecarga de informação. A competição global está aumentando

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional Fundação ArcelorMittal ArcelorMittal Maior produtora de aço do mundo com mais de 222.000 empregados

Leia mais

Rita/João Abril -2014

Rita/João Abril -2014 Rita/João Abril -2014 Conteúdo Programático (Qui)10/04 Estratégia de gerenciamento de pessoas com foco em resultado e gestão por competências Rita (Qui)17/04 - Conceitos de liderança, equipes eficazes,

Leia mais

PRINCÍPIOS CORPORATIVOS

PRINCÍPIOS CORPORATIVOS PRINCÍPIOS CORPORATIVOS Os princípios corporativos do grupo Witzenmann Witzenmann GmbH Östliche Karl-Friedrich-Str. 134 75175 Pforzheim Telefone +49 7231 581-0 Fax +49 7231 581-820 wi@witzenmann.com www.witzenmann.de

Leia mais

23.000 empregados. 5,7 bilhões de vendas. 2,3 milhões de toneladas de produção. 50 anos de sucesso com as conexões VAM comemorados em 2015

23.000 empregados. 5,7 bilhões de vendas. 2,3 milhões de toneladas de produção. 50 anos de sucesso com as conexões VAM comemorados em 2015 em resumo 2015 Líder mundial em seus mercados, a Vallourec fornece soluções tubulares que são referência para os setores de energia e para outras aplicações exigentes e desafiadoras. Seus tubos, conexões

Leia mais

Eurofarma Edital de Prospecção e Seleção de Projetos Incentivados via Imposto de Renda (IR) Leis: FIA/FUMCAD, Fundo do Idoso, PRONON e PRONAS

Eurofarma Edital de Prospecção e Seleção de Projetos Incentivados via Imposto de Renda (IR) Leis: FIA/FUMCAD, Fundo do Idoso, PRONON e PRONAS Eurofarma Edital de Prospecção e Seleção de Projetos Incentivados via Imposto de Renda (IR) Leis: FIA/FUMCAD, Fundo do Idoso, PRONON e PRONAS 1 Objetivo do Edital Para reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

POLÍTICA DE RELACIONAMENTO CORPORATIVO COM GRANDES CLIENTES

POLÍTICA DE RELACIONAMENTO CORPORATIVO COM GRANDES CLIENTES POLÍTICA DE RELACIONAMENTO CORPORATIVO COM GRANDES CLIENTES CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA CNI DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA SESI, SENAI E IEL GERÊNCIA EXECUTIVA DE RELAÇÕES COM O MERCADO BRASÍLIA,

Leia mais

ASPECTOS PRINCIPAIS SOBRE

ASPECTOS PRINCIPAIS SOBRE ASPECTOS PRINCIPAIS SOBRE EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo A Administração da revolução O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi

Leia mais

Planejamento Estratégico 2014-2023. Autores Diretoria da Anpcont com base em consulta aos Programas Associados

Planejamento Estratégico 2014-2023. Autores Diretoria da Anpcont com base em consulta aos Programas Associados Planejamento Estratégico 2014-2023 Autores Diretoria da Anpcont com base em consulta aos Programas Associados Objetivos Clarificar as novas diretrizes e objetivos da Associação, face aos crescentes desafios

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DE SAÚDE-CAO/S 2011 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. Instrutor Cap OZEAS FERREIRA

GESTÃO DE PESSOAS CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DE SAÚDE-CAO/S 2011 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. Instrutor Cap OZEAS FERREIRA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DE SAÚDE-CAO/S 2011 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Instrutor Cap OZEAS FERREIRA ABORDAGEM GERAL SOBRE GESTÃO DE PESSOAS OBJETIVO DA DISCIPLINA A DISCIPLINA BUSCA DEMONSTRAR

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR A Weatherford construiu sua reputação como uma organização que exige práticas comerciais éticas e altos níveis de integridade em todas as nossas transações comerciais. A

Leia mais

SISTEMA MINAS-RIO. Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil

SISTEMA MINAS-RIO. Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil SISTEMA MINAS-RIO Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil A ANGLO AMERICAN A história da Anglo American teve início em 1917 na África do Sul, onde as primeiras operações aconteceram. Desde então, a

Leia mais

Plano de Ação Social-PAS

Plano de Ação Social-PAS Plano de Ação Social-PAS METODOLOGIA MACROETAPAS Diagnóstico Plano de Ação - I Plano de Ação II DIAGNÓSTICO diretores público interno meio ambiente comunidades clientes governo fornecedores Conhecer o

Leia mais

www.idsingular.com.br

www.idsingular.com.br Business and Executive Coach ID Coach Seu mundo do tamanho do seu conhecimento Tel. 31 3681 6117 ID COACH No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo.

Leia mais

4.5 Sistema de Gerenciamento de Qualidade (Sistema GQ)

4.5 Sistema de Gerenciamento de Qualidade (Sistema GQ) Página : 1 / 8 4.1 Introdução 4.2 Explicações Básicas sobre a Política Empresarial 4.3 Metas da Empresa 4.4 Diretrizes da Empresa 4.5 Sistema de Gerenciamento de (Sistema GQ) Página : 2 / 8 4.1 Introdução

Leia mais

Solucionando os maiores desafios de engenharia do mundo.

Solucionando os maiores desafios de engenharia do mundo. 10% Sede Global Parker Hannifin Corporation 6035 Parkland Boulevard Cleveland, Ohio 44124-4141 216 896 3000 Sede Europa, Oriente Médio e África Parker Hannifin Europe Sàrl La Tuilière 6 - CH-1163 Etoy,

Leia mais

Balanço Social 2007. 1 - Apresentação. 1.1 Carta do Diretor Executivo. Índice. 1 - Apresentação. 2 - Empresa. 3 - Qualidade.

Balanço Social 2007. 1 - Apresentação. 1.1 Carta do Diretor Executivo. Índice. 1 - Apresentação. 2 - Empresa. 3 - Qualidade. 1 - Apresentação Balanço Social Índice 1 - Apresentação 1.1 Carta do Diretor Executivo 1.2 Perfil do Empreendimento 1.3 Nossos Produtos e Serviços 1.4 Abrangência de Atuação 1.5 Setores de Atuação 2 -

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

Sob as lentes de. Cristina Buzatto

Sob as lentes de. Cristina Buzatto Sob as lentes de Cristina Buzatto O Laboratório Technopark completou dois anos de operação em abril de 2011, uma das primeiras grandes investidas da Essilor neste setor, no Brasil. Falamos com Cristina

Leia mais

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA (HIPOTÉTICA) INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GERSON SEABRA LUIZ FERNANDO MEDEIROS VERA ALONSO

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA (HIPOTÉTICA) INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GERSON SEABRA LUIZ FERNANDO MEDEIROS VERA ALONSO DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA (HIPOTÉTICA) INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GERSON SEABRA LUIZ FERNANDO MEDEIROS VERA ALONSO MARCIA COSTA ERNESTO MICELI JANAINA S. ITABORAÍ EDVALDO

Leia mais

CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0

CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for Security and Compliance CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0 Simplifique e otimize suas tarefas de gerenciamento de segurança

Leia mais

Etapas para a preparação de um plano de negócios

Etapas para a preparação de um plano de negócios 1 Centro Ensino Superior do Amapá Curso de Administração Disciplina: EMPREENDEDORISMO Turma: 5 ADN Professor: NAZARÉ DA SILVA DIAS FERRÃO Aluno: O PLANO DE NEGÓCIO A necessidade de um plano de negócio

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 1 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO POT 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 1 Origem da Psicologia Organizacional e do Trabalho 4 ORIGEM Desde os

Leia mais

Olhar ver entender aprender agir

Olhar ver entender aprender agir Empreendedorismo "Olhar é uma coisa, ver o que se olha é outra, entender o que se vê é uma outra, aprender o que você entende é uma coisa a mais, mas agir sobre o que você aprende, é tudo que realmente

Leia mais

Financial Services. Precisão competitiva. Metodologias específicas e profissionais especializados na indústria de seguros

Financial Services. Precisão competitiva. Metodologias específicas e profissionais especializados na indústria de seguros Financial Services Precisão competitiva Metodologias específicas e profissionais especializados na indústria de seguros Nossa experiência na indústria de seguros A indústria de seguros vem enfrentando

Leia mais

Gestão de Ambientes de Saúde

Gestão de Ambientes de Saúde Gestão de Ambientes de Saúde É sempre tempo de melhorar a performance do seu ambiente de saúde Não adianta você ter um avião rápido e seguro se não dispõe de um piloto capacitado para viajar. O mesmo ocorre

Leia mais

Código de Fornecimento Responsável

Código de Fornecimento Responsável Código de Fornecimento Responsável Breve descrição A ArcelorMittal requer de seus fornecedores o cumprimento de padrões mínimos relacionados a saúde e segurança, direitos humanos, ética e meio ambiente.

Leia mais

P&D Marketing/Vendas Produção Financeiro/Controladoria RH e área Corporativa Outros

P&D Marketing/Vendas Produção Financeiro/Controladoria RH e área Corporativa Outros Favor indicar sua função na empresa: 37% 23% N=30 7% 13% 7% 13% P&D Marketing/Vendas Produção Financeiro/Controladoria RH e área Corporativa Outros Outros: Agrônomo Agrícola Gestão da Qualidade e Meio

Leia mais

relatório de SUSTENTABILIDADE

relatório de SUSTENTABILIDADE relatório de SUSTENTABILIDADE 2015 2015 relatório de SUSTENTABILIDADE O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DA HABITÁGUA

CÓDIGO DE ÉTICA DA HABITÁGUA CÓDIGO DE ÉTICA DA HABITÁGUA ÍNDICE PREÂMBULO... 3 CÓDIGO DE ÉTICA... 5 Secção I: PARTE GERAL............................................... 6 Secção II: PRINCÍPIOS... 8 Secção III: DEVERES CORPORATIVOS...

Leia mais

Perfil Caliper Gerencial e Vendas The Inner Leader and Seller Report

Perfil Caliper Gerencial e Vendas The Inner Leader and Seller Report Perfil Caliper Gerencial e Vendas The Inner Leader and Seller Report Avaliação de: Sr. José Exemplo Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: 11/06/2014 Perfil Caliper Gerencial e Vendas

Leia mais

Educação Corporativa no TCU. Vilmar Agapito Teixeira Diretor de Desenvolvimento de Competências Instituto Serzedello Corrêa

Educação Corporativa no TCU. Vilmar Agapito Teixeira Diretor de Desenvolvimento de Competências Instituto Serzedello Corrêa Educação Corporativa no TCU Vilmar Agapito Teixeira Diretor de Desenvolvimento de Competências Instituto Serzedello Corrêa Programa de Formação AUFC-TEFC 2009 Blog de concurseiro Para consultores, combinar

Leia mais

Administração e Organização Industrial

Administração e Organização Industrial Administração e Organização Industrial Prof. Fabini Hoelz Bargas Alvarez Engenheiro Eletricista UCP Mestre em Finanças IBMEC/RJ fabini.alvarez@ucp.br Módulo I Conceitos Básicos 1. Organizações e Administração;

Leia mais

Aula 10. Delegação X Empowerment

Aula 10. Delegação X Empowerment Aula 10 Delegação X Empowerment Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela.cartoni@veris.edu.br DELEGAÇÃO X EMPOWERMENT Delegar significa orientar o colaborador para que execute uma determinada atividade no lugar

Leia mais

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICO-ALVO: Os Cursos Técnicos são destinados a todos que estão cursando o 2º ano ou já completaram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou buscar uma melhor

Leia mais

Princípios de liderança e gestão

Princípios de liderança e gestão Schmitt-Elevadores, Lda Arroteia Via Norte 4466-953 S. Mamede de Infesta Tel +351-229 569 000 Fax +351-229 569 009 info@schmitt-elevadores.com www.schmitt-elevadores.com 1 Princípios de liderança e gestão

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais