sobrevivência reforçada

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "sobrevivência reforçada"

Transcrição

1 Conceito Realização de princípios, visão e missão. Orientação das ações dos colaboradores. Postura social da empresa com os seus diferentes públicos.

2 Empresas sensíveis, não voltadas apenas para produção e lucro; Preocupadas com solução de problemas ambientais e sociais. sobrevivência reforçada

3 padrões éticos significam bons negócios e parceiros a longo prazo consumidores cada vez mais atentos ao comportamento das empresas.

4 Empresa: ação honesta com seus stakeholders (clientes, fornecedores, sócios, funcionários, governo, a sociedade como um todo).

5 Empresas desenvolvem sua ética no contato com a sociedade, através de: códigos de conduta ética regulamentos responsabilidade social políticas contratos liderança

6 A A necessidade de sobrevivência impõe às empresas uma urgente retomada de atitudes e valores éticos. Que empresa sobreviveria e prosperaria em um clima de falência econômica, social e ambiental?

7 Tripé da Sustentabilidade suprir bens de consumo e serviços requeridos; assegurar que produção, seu uso e consumo não exerçam efeito adverso sobre o bem-estar estar do público em geral; Assegurar-se se de não afetar, adversamente, as vidas e o bem- estar de gerações futuras.

8 Todos ganham com atuações menos predatórias e selvagens. Ética do egoísmo. Intenções que estão por trás dessas atitudes nem sempre são altruístas.

9 Desempenho da empresa também deve ser avaliado quanto ao seu esforço no cumprimento de suas responsabilidades públicas e em sua atuação como boa cidadã.

10 MEIO AMBIENTE: progresso e deterioração do meio ambiente andam de mãos dadas conceito do século XIX, ainda impera no Brasil.

11 Operações da organização saúde, segurança e proteção ambiental. Ciclo de vida dos produtos. Conservação de recursos naturais. Correta destinação dos resíduos. Reciclagem

12 EDUCAÇÃO: Programas de alfabetização, fomento à escolaridade e participação no custo de formação e aperfeiçoamento são essenciais, seja para a empresa, seja para a comunidade.

13 CULTURA, ESPORTE, CIÊNCIA, OBRAS ASSISTENCIAIS E SIMILARES: papel da empresa retornar parte de sua remuneração à comunidade para programas nessas áreas.

14 Empresas e líderes éticos: Liderança quanto à boa cidadania implica em influenciar outras organizações, públicas ou privadas a se tornarem parceiras para atingir esses propósitos.

15 Aplica-se, então, a todos os aspectos de negociação e relacionamento com clientes e fornecedores. Mas é fundamental que seja aplicável aos funcionários.

16 Regra básica: respeito ao funcionário, quanto à sua individualidade e ao sentimento coletivo, inclusive quanto à representação sindical.

17 Uma empresa não ética também não pode esperar comportamento ético de seus colaboradores. Padrões éticos de uma empresa são a base do comportamento de seus funcionários.

18 ÉTICA COMO FATOR DE BONS NEGÓCIOS E LUCRO. (mais que lucro, a perpetuação do negócio) Evidências demonstram que agir conforme a ética dá bons resultados.

19 Ter padrões éticos significa ter bons negócios a longo prazo. Na maioria das vezes, contudo, as empresas reagem a situações de curto prazo.

20 Ter rápidos ganhos financeiros obtendo vantagens de clientes, fornecedores ou funcionários pode acusar lucros mais altos no curto prazo, mas a confiança que se perde no processo pode não mais se restaurar nas relações de negócios.

21 Falhas éticas levam as empresas a perder clientes e fornecedores importantes, dificultando o estabelecimento de parcerias. A prática de parcerias é cada vez mais comum hoje em dia.

22 Executivos passaram a defender seus próprios interesses mais do que dos acionistas, gerando problemas de corrupção e falseamento de resultados além de investimentos duvidosos.

23 Quando a defesa de interesses próprios é muito forte em uma empresa, é impossível criar espírito de equipe, fundamental para aumentar a sua produtividade, altamente necessária em um mercado competitivo.

24 Reputação de uma empresa é fator primordial nas relações comerciais, formais ou informais. Marketing e publicidade Desenvolvimento de produtos Recursos humanos: práticas de QVT

25 Recuperar o nome de uma empresa é muito difícil. Agir corretamente: : tempo de vida do fato, na memória do público p cinco minutos. Lembrança a de uma transgressão ética muitos anos, com impacto direto sobre os lucros da empresa.

26 Ética de todos nós Trabalhar para uma organização que acreditamos ser justa, onde todos estão dispostos a dar mais de si para a realização das tarefas e consecução de objetivos e onde as tradições de fidelidade e cuidado são marcantes, faz- nos trabalhar em nível mais elevado.

27 Muito obrigado! Profª Márcia Oliveira Prof. Augusto Braun