Receita: Molho de Tomate Um belo prato de macarrão é uma ótima opção de almoço/jantar, pois é prático de fazer, fica uma delícia e é basicamente impossível encontrar alguém que não goste de massa. Outro ponto bacana é que o tipo de molho pode mudar o estilo do prato e ter uma boa receita é sempre bom. Hoje nós ensinaremos a receita de Molho de Tomate, uma combinação que fomos aprimorando aos poucos, que fica balanceada e deliciosa. Claro que cada pessoa faz o molho de tomate de uma forma, então que fique claro que essa é a nossa receita e a nossa forma de fazer, ou seja, se você faz de um jeito diferente não tem problema. Assim fica aqui o registro de mais uma opção de molho de tomate para quem quer variar o que faz sempre ou para quem ainda não tem uma boa receita de molho de tomate.
1-340g ou 1 embalagem de molho de tomate pronto (sempre usamos o Pomarola com manjericão, o de sachê, mas use o que preferir); 2- Sal e pimenta do reino a gosto 3-1 colher de chá de açúcar; 4- ½ colher de chá de manjericão desidratado; 5- ½ colher de chá de orégano; 6- ½ colher de chá de ervas finas desidratadas; 7-1 cebola roxa pequena ou ½ cebola roxa média; 8-1 lata de tomate pelado; 9-1 colher de sopa de dill (endro) fresco picado (as folhas do funcho); 10111213-2 4 5 1 colheres de sopa de azeite; dentes de alho; cabos de cebolinha verde; talo de funcho.
Como acontece com qualquer receita, se tem algum ingrediente que você não coma é só eliminá-lo. Pique a cebola em cubinhos, o talo do funcho em rodelas e esprema os dentes de alho. Em uma panela grande, adicione o azeite e quando ele estiver quente adicione a cebola, o talo de funcho e os dentes de alho. Adicione o sal e a pimenta do reino. Misture e frite levemente. Pique os tomates pelados em cubinhos, então adicione o molho de tomate pronto e os tomates pelados à panela em fogo baixo. Em seguida, adicione o orégano, as ervas finas e o manjericão. Misture bem e cozinhe por 15 minutos, mexendo ocasionalmente para que o molho não queime nas beiradas.
Adicione o açúcar (ele ajuda a neutralizar a acidez do molho), a cebolinha picada e as folhas de funcho bem picadinhas. Continue mexendo o molho por mais 5 minutos e pronto, o seu molho está finalizado. O molho fica muito bom e com os sabores equilibrados, o que é um ponto importante.
Dá para ver que é um molho de tomate muito fácil de fazer, pois não exige horas e horas de cozimento. Muita gente gosta
de fazer o molho todo, desde o tomate fresco e por ai vai, mas nós gostamos de praticidade e usamos os molhos prontos, fazendo uma combinação entre ingredientes prontos e frescos. O resultado é prático e muito gostoso. Uma dica de ingrediente para adicionar à receita é o manjericão fresco, mas se decidir utilizá-lo lembre-se: o adicione somante no final Essa receita de molho de tomate rende bastante e dá para servir tranquilamente 6 pessoas e mesmo assim sobra um pouco. Quem preferir dá para congelá-lo, mas o molho fresquinho sempre é muito melhor. Como Fazer Farinha Temperada
É frequente pegar alguma receita que pede farinha temperada. Porém, como fazer uma farinha temperada? A coisa é simples, pois é só temperar uma quantidade de farinha e pronto, mas as proporções que são o segredo. Hoje ensinaremos a fazer a farinha temperada que utilizamos para empanar e ela fica uma delícia e os temperos numa proporção ótima.
123456-300g de farinha de trigo; 1 colher de chá de sal; ½ colher de chá de orégano; 1 colher de chá de pimenta do reino; ½ colher de chá de tomilho desidratado; 1 colher de sopa de cebola em pó. Para começar vou explicar sobre um dos ingredientes, a cebola em pó. Nós compramos aqui no Rio nas Casas Pedro, uma loja clássica que vende especiarias. Lá nós encontramos cebola e alho em pó e esses dois ingredientes são ótimos e sempre temos estoque em casa, pois servem para diversas coisas. Para quem não encontra pó de cebola com facilidade, uma alternativa é colocar o pó daqueles cremes de cebola. Claro que não é o ideal, mas é uma boa substituição
O passo a passo é simples demais, pois basta colocar todos os
ingredientes numa tigela e misturar até que fique homogêneo. Não tem mistério algum.
Essa farinha temperada fica uma delícia e os temperos numa proporção ótima e agradável, do tipo que nada sobressai sobre nada, tudo ficou bem equilibrado. Se você gosta muito de fazer coisas empanadas, a dica é fazer uma boa quantidade de farinha temperada e deixar guardado, pois facilita na hora de fazer alguma receita que leve esse ingrediente. A receita de hoje foi simples, mas é que na próxima semana um dos itens de uma receita será a farinha temperada, então quisemos deixar tudo adiantado por aqui. Outro ponto que gostaríamos de explicar é a ausência de postagens nas últimas semanas. No início de dezembro fomos passar alguns dias no Paraná e levamos apenas um laptop e dois usuários assíduos de internet com um único computador é algo meio complicado e juntando isso, mais o fato que precisávamos descansar um pouco, as atualizações do blog ficaram meio escassas, mas já estamos de volta ao Rio e tudo volta ao normal a partir de hoje