Guia Prático do Planejamento Estratégico
Introdução A todo o momento surgem ideias para melhorar nossas vidas. A maior parte destas ideias morre, porque não são sistematizadas. Numa empresa também é assim, com o agravante que são muitas pessoas a conciliar muitas ideias. Planejar estrategicamente é fazer a ponte entre as ideias e as ações para realizá-las no curto, médio ou longo prazo, dependendo do grau de prioridade e complexidade da ideia. Lembrando que há várias métodos para fazer um planejamento estratégico (PE) e neste e-book apresentamos uma síntese daquele que é considerado bem usual e eficiente.
Requisitos para um bom Planejamento Estratégico
1. Líder engajado Um bom planejamento, começa pelo líder, pelo seu nível de engajamento e pelo poder de mobilização que exerce sobre seus comandados. Nas pequenas empresas, é normal o próprio dono assumir a coordenação no planejamento estratégico. 2. Métodos adequados Os métodos, são as ferramentas e formas utilizadas para construir e gerenciar o planejamento estratégico. Há métodos já consolidados no mercado, que funcionam muito bem, independentemente do segmento e do tamanho da organização. 3. Equipe integrada Nenhum planejamento estratégico terá sucesso se não contar com a participação da equipe, formada pelos colaboradores (funcionários). A necessidade da integração entre gestores e colaboradores se dá desde os primeiros passos do processo de elaboração do planejamento estratégico.
Questões a serem respondidas
Quem sou? Onde estou? O planejamento estratégico ajuda na definição da filosofia e na análise interna da organização. Onde quero chegar? O planejamento estratégico ajuda a analisar o cenário externo e definir nossos objetivos. Quais caminhos escolher? O planejamento estratégico ajuda a definir o que será feito, quando, como e por quem para que os objetivos sejam alcançados. Como saber se chegou? O planejamento estratégico ajuda a definir metas e acompanhar se o caminho está sendo percorrido conforme o planejado.
Fases do Planejamento Estratégico (PE)
1. Filosofia 2. Análise Estratégica (Diagnóstico, SWOT) 3. Objetivos Estratégicos (Mapa Estratégico) 4. Planos de Ação (Projetos e Processos) 5. Gestão do PE 6. Revisão do PE
1. Filosofia Definir a Filosofia formada por: - Valores (como devemos ser?): conjunto de crenças ou princípios que devem reger os seus comportamentos na organização. - Missão (por que existimos?): objetivo fundamental de uma organização. Sua finalidade última. - Visão (para onde vamos?): estado futuro desejado e alinhado com os objetivos da empresa.
2. Análise Estratégica Fazer o SWOT. O termo SWOT significa Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). As forças e fraquezas relacionam-se ao ambiente interno, enquanto que as oportunidades e ameaças estão relacionadas a fatores externos. O ambiente interno pode ser controlado, já o ambiente externo está fora do controle da organização, o que não impede de ser conhecido e monitorado.
3. Diretrizes Estratégicas Definir objetivos, metas e indicadores: - Objetivos (que resultados desejamos?): Resultado que se quer chegar, tendo como foco maior a visão de futuro. - Metas (o que queremos alcançar?): Nível de desempenho pretendido ou taxa de melhoria. - Indicadores (o que vamos medir?): Dado numérico a ser medido que permite acompanhar o desempenho com base na meta.
4. Planos de Ação Criar os projetos e os processos: - Projetos: Conjunto de ações, com começo e fim bem definido, empreendido para criar um produto, serviço ou processo, visando um resultado exclusivo, ou seja, diferente de outros similares. - Processos: Conjunto de ações, com inicio e fim, que se repete periodicamente.
5. Gestão do PE Acompanhar periodicamente a execução do planejamento: - Verificar se as metas estão sendo atingidas. Caso negativo, criar ações de melhoria. - Verificar se os projetos e processos estão sendo executados dentro do prazo. Caso negativo, avaliar a prorrogação dos prazos.
6. Revisão do PE Consiste em revisar os objetivos estratégicos e todos os projetos, processos e metas definidas para um prazo determinado. O prazo varia de organização para organização, podendo ser anual ou num intervalo de tempo maior.
Ferramentas de apoio
Método PDCA:
Softwares como o Scopi são muito úteis não só na elaboração como também no acompanhamento do planejamento estratégico. No caso do Scopi, uma das vantagens é que ele avisa por e-mail se as metas foram atingidas, se um projeto ou uma ação está atrasada e se a equipe está trabalhando conforme o cronograma programado. Não deixe de assistir uma demonstração do Scopi.