Prof. Dr. Ivanir Costa Unidade I QUALIDADE DE SOFTWARE
Histórico e conceitos de qualidade Como surgiu a qualidade? Surgimento da qualidade e a organização do homem na comercialização de seus produtos O conceito da qualidade e as pessoas Ao final do século XIX com a industrialização surge os conceitos de padrões de qualidade. Nesta época o próprio operário era a qualidade.
Histórico e conceitos de qualidade No século XX surge a verificação da qualidade com uma tarefa especializada, levando à inspeção dos produtos A partir de 1930 disvincula-se as atividades de qualidade em áreas específicas e passa-se a usar controles mais estatísticos propostos por W. A. Shewhart
Histórico e conceitos de qualidade Após II Guerra mundial, na década de 1950 Edward Deming e Joseph Juran vão ao Japão para implantar os novos conceitos de qualidade e os resultados aparecem em torno de 1970 com o Japão se tornando uma potência industrial.
Histórico e conceitos de qualidade Nas décas de 1970 e 1980 o movimento se espalha na Europa e EUA com focos diferentes Na Europa foca-se o homem e Nos EUA o processo de produção passou a aplicar a vertente denominada garantia da qualidade através de acordos para cumprir o planejamento da qualidade.
Histórico e conceitos de qualidade Lucena mostra que: O foco na década de 1950 era conseguir uma produção padronizada Na década de 1960 o foco era o uso do produto necessidade do mercado Na década de 1970, o foco mudou para o custo e Na década de 1990 o enfoque foi o cliente estimular para a compra do produto.
Histórico e conceitos de qualidade Card apresenta três níveis históricos da Tecnologia da Qualidade: Inspeção do produto (1920); Controle de Qualidade (1960) e Melhoria do Processo (1990) Na atualidade, de acordo com Gavin, a qualidade é encarada como um conjunto de atributos essenciais à sobrevivência das organizações.
Histórico e conceitos de qualidade Frederick Taylor, um dos precursores da qualidade desenvolve no início do século XX uma teoria denominada princípios da administração científica que pregava: Os processos produtivos podem ser repetidos com um grau de variabilidade controlada Com isso quebra o paradígma da arte nas tarefas do homem.
Histórico e conceitos de qualidade Frederick Taylor, com isso quebra o paradígma da arte nas tarefas do homem. Os críticos de Taylor falam com desdém da era do Taylorismo.
Interatividade O livro Princípios da Administração Cientifica citava: O aumento da eficiência, a racionalização dos métodos de trabalho, a crença no homem econômico, a divisão e a hierarquização do trabalho, a relevância da organização formal, Este livro foi lançado quando e quem foi seu autor? a) 1900 pelo autor Shewhart. b) 1990 pelo autor Joseph Juran. c) 1970 pelo autor Frederick Taylor. d) 1960 pelo autor Edward Deming. e) Nenhuma delas.
Definição da qualidade Para Edward Deming, considerado o grande líder no gerenciamento da qualidade e como fundador da terceira onda industrial (revolução da Informação), qualidade é: Atender continuadamente às necessidades e expectativas dos clientes a um preço que eles estejam dispostos a pagar.
Definição da qualidade Para Edward Deming: Qualidade é sempre aquilo que o cliente necessita e quer. A qualidade é a ausência de falhas ou defeitos.
Definição da qualidade Para Joseph Juran, considerado o arquiteto da revolução da qualidade, qualidade é: Qualidade consiste nas características do produto que vão ao encontro das necessidades do cliente.
Definição da qualidade Para Joseph Juran: Qualidade deve ser orientada pelo custo, que consiste na redução dos desperdícios e deficiências do processo de produção. Alta qualidade implica em menor custo do produto.
Definição da qualidade Armand Feigenbaum em 1956 propôs um conceito denominado controle total da qualidade A qualidade de um produto é objeto de todos da organização, desde a concepção passando pela fabricação até a chegada aos clientes A partir desse conceito foram criadas as equipes interfuncionais com o objetivo de discutir os processos de padronização dos produtos.
Definição da qualidade Philip B. Crosby outro ícone da qualidade em1960 propôe que a qualidade pode ser vista como uma medida da conformidade com as especificações. Cria o conceito do defeito zero no produto que foi aplicado corretamente nas empresas japonesas. O seu livro Quality is Free clássico da qualidade vendeu 2,5 milhões de copias e foi traduzido para quinze linguas.
Definição da qualidade Philip B. Crosby considera a prevenção como a principal causadora de qualidade propõe uma vacina preventiva com três ingredientes: determinação, formação e liderança Encara esse esforço como um processo contínuo Os verdadeiros responsáveis pela falta da qualidade são os gestores e não os trabalhadores As iniciativas para a qualidade deverão vir de cima para baixo
Definição da qualidade Kaoru Ishikawa em 1949 entrou em para a JUSE e aprendeu com os americanos os princípios do controle estatístico da qualidade (Juran e Deming) Desenvolveu uma estratégia especificamente japonesa na qualidade com ampla participação dentro da organização.
Definição da qualidade Com a JUSE em 1962 introduziu o conceito dos círculos de qualidade e desenvolve o famoso diagrama de causa e efeito Diagrama de Ishikawa ou Espinha de Peixe. Para Kaoru Ishikawa a qualidade significa qualidade de trabalho, qualidade do serviço, qualidade da estrutura.
Definição da qualidade Ele inclui os operários, técnicos, engenheiros, gerentes, alta administração, qualidade do sistema e dos objetivos Para Kaoru Ishikawa, a qualidade é fabricar produtos mais econômicos, mais úteis e sempre satisfatório para o consumidor.
Definição da qualidade Falando em qualidade não podemos esquecer o brasileiro Vicente Falconi Campos, grande divulgador das técnicas japonesas para a qualidade no Brasil Para Falconi: Produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo as necessidades do cliente.
Interatividade A afirmação: A qualidade é um grau previsível de uniformidade e dependência, baixo custo, e satisfação do mercado, ou seja, qualidade é sempre aquilo que o cliente necessita e quer. Indique a resposta correta. a) Qualidade não envolve custo. b) O cliente não define qualidade. c) O mercado compra o que é colocado para venda independente da qualidade. d) A qualidade não pode ser previsível e) A afirmação é totalmente correta.
Qualidade de Produto e de Processo Os autores estudam a qualidade a partir de duas dimensões: A dimensão produto Resultado obtido em uma tarefa A dimensão processo Atividades para se fazer um produto
Qualidade de produto e de processo A dimensão produto Rocha (2001), afirma que um produto é algo concreto, no qual se percebem as formas, os tamanhos, as cores, a beleza, a perfeição e outras observações perceptíveis aos sentidos humanos.
Qualidade de produto e de processo A dimensão produto A qualidade de um produto ou serviço pode ser olhada de duas ópticas: A do produtor A qualidade se associa à concepção e produção de um produto que vá ao encontro das necessidades dos clientes A do cliente A qualidade d está associada à utilidade d e preço.
Qualidade de produto e de processo A dimensão produto A norma ISO/IEC 9126 considera alguns aspectos para se obter a qualidade do produto: Funcionalidade, Confiabilidade, Usabilidade, Eficiência, Manutenibilidade e Portabilidade.
Qualidade de produto e de processo A dimensão processo Os estudiosos apontam que a qualidade do produto é importante, mas a qualidade do processo é ainda mais importante Exemplo do prato de comida: Podemos dizer mais sobre a qualidade observando como o prato foi preparado do analisando o produto final.
Qualidade de produto e de processo A dimensão processo A qualidade do processo pode ser explicada como sendo o melhor caminho a ser percorrido entre o início e a conclusão de um produto que será construído. De acordo com Sommerville existe um link claro entre a qualidade do processo e a qualidade do produto na manufatura. Uma vez que o sistema de manufatura é calibrado, ele pode ser executado várias vezes e gerar produtos de alta qualidade.
Qualidade total A qualidade total TQM representa a busca da satisfação não só do cliente, mas de todos envolvidos em processo produtivo da empresa. TQM engloba os conceitos da qualidade do produto e do processo.
Qualidade total O gerenciamento da qualidade é garantir que o nível esperado de qualidade do processo, produto ou serviço seja alcançado. Envolve procedimentos e padrões apropriados e a verificação que garanta que eles sejam seguidos por todos na empresa. As evoluções são acompanhadas pelo ciclo PDCA.
Qualidade total A qualidade total envolve: Procedimentos e padrões apropriados A verificação que garanta que eles sejam seguidos por todos na empresa, e As evoluções devem ser acompanhadas pelo ciclo PDCA (Planeja, Executa, Verifica e Age).
Interatividade O termo Qualidade Total (TQM) representa a busca da satisfação do cliente. Qual a alternativa correta? a) A TQM depende totalmente do Gerenciamento da qualidade b) A TQM engloba os conceitos de qualidade do produto e do processo c) A TQM é o próprio ciclo PDCA d) Nenhuma acima é correta e) As repostas A, B, C são corretas
Ferramentas da qualidade Além do PDCA o TQM possui 7 ferramentas da qualidade que possibilitam atuar nas atividades do processo produtivo. Essas ferramentas contribuem para as pessoas entenderem os assuntos da mesma forma devido aos padrões, que são: Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Lista de Verificação, Histograma, Diagrama de Dispersão, Gráfico Linear e Gráfico de Controle.
Ferramentas da qualidade Diagrama de Pareto Gráfico no qual se procura identificar quais itens são responsáveis pela maior parcela dos problemas que estão ocorrendo em um produto, serviço ou processo. No eixo vertical - Quantidades de problemas apresentados em um determinado período de contagem (ex: 6 meses) No horizontal - quantidades de erros de cada tipo organizadas em ordem decrescente.
Ferramentas da qualidade Diagrama de Pareto
Ferramentas da qualidade Diagrama de Pareto A partir desse gráfico pode-se analisar os dados sob diferentes pontos de vista para uma tomada de decisão sobre quais as ações deverão ser tomadas, ou quais os tipos de erros que terão prioridade nas ações e assim por diante.
Ferramentas da qualidade Diagrama de Causa e Efeito - Ishikawa Ferramenta que permite identificar possíveis causas de um problema Usa seis elementos de um processo produtivo (6Ms): materiais, métodos, máquinas, mão de obra, medição e meio ambiente.
Ferramentas da qualidade Diagrama básico de causa e efeito
Ferramentas da qualidade Diagrama de Causa e Efeito No eixo horizontal escreve-se o efeito que o problema está provocando Nas espinhas grandes as causas primárias, nas espinhas médias são colocadas as causas secundárias e nas espinhas pequenas são colocadas as causas terciárias O diagrama Ishikawa é uma ferramenta poderosa para a identificação dos direcionadores que potencialmente causam os efeitos indesejáveis
Ferramentas da qualidade Lista de verificação É um forma de coleta de dados referente à quantidade de fatos ocorridos para uma atividade ou um problema. Os dados devem ser coletados num período de tempo devidamente definido e colocados em uma tabela.
Ferramentas da qualidade Exemplo de uma tabela de Frequência Pi Primeira i coluna dias contagem organizados de 5 em 5 dias Frequência de ocorrência
Ferramentas da qualidade Exemplo de uma tabela de Classificação Pi Primeira i coluna tipo de erro Segunda coluna Quantidade observada no período
Ferramentas da qualidade Histograma Gráfico de barras que mostra a evolução de um cenário de um processo de produção num intervalo de tempo Usa a estatística para definir o intervalo das faixas frequência adequada. Consiste na classificação dos dados em classes e na contagem da quantidade (frequência) em cada uma das classes.
Ferramentas da qualidade Ex:Histograma que apresenta desvios em peças de uma fábrica
Histórico e conceitos de qualidade Conclusão A importância da qualidade na atualidade abrange tanto os produtos como os processos na fabricação. Estes mesmos conceitos também estão sendo aplicados a projetos, pois, dentro de um projeto existe uma fase de fabricação É importante ressaltar que o controle de projetos não pode ser confundido com o controle do processo do projeto.
Interatividade O diagrama de Causa e Efeito também é conhecido por: Escolha uma das respostas abaixo: a) Diagrama de frequência b) Histograma em homenagem a Taylor c) Diagrama espinha de peixe em homenagem a Deming d) Diagrama espinha de peixe em homenagem a Juran e) Diagrama Ishikawa
ATÉ A PRÓXIMA!