MAP Método Aldeia de Projetos Como surgiu o MAP? Em mais de 15 anos de atuação experimentamos distintas linhas de pensamento para inspirar nosso processo e diversas metodologias para organizar nossa forma de trabalhar. Com este repertório vivenciado, concluímos que o modelo perfeitamente adequado para o nosso negócio é a soma de melhores práticas específicas, usadas ao redor do mundo todo, cujas bases teóricas já testamos na prática. Por isso criamos o MAP Método Aldeia de Projetos. União PMI O Método Aldeia de Projetos, baseado em fundamentos e práticas consolidadas no mercado, é um guia metodológico aplicado à realidade de agências digitais de médio porte no Brasil. O MAP MAP une, em gerenciamento de projetos, a tradição do PMI e os princípios ágeis do Scrum com a tangibilidade multipúblicos do.
Project Management Institute Metodologia para gerenciamento de projetos. Difundida principalmente através de um guia chamado PMBOK (Project Management Body of Knowledge), a associação PMI foi fundada na década de 60 e está presente em mais de 160 países. Características: O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração de 42 processos subdivididos em 5 grupos: Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle; Encerramento. Gerenciar um projeto inclui identificação de requisitos; adaptação às diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas à medida que o projeto é planejado e realizado; balanceamento das restrições conflitantes do projeto, que incluem escopo, qualidade, cronograma, orçamento, recursos e risco. Essência: definição de processos e subprocessos para descrever de forma organizada o trabalho a ser realizado durante o projeto, segmentados em Entradas (documentos, planos, desenhos, etc.), Ferramentas e técnicas (que se aplicam as entradas) e Saídas (documentos, produtos, etc.).
Framework ágil para gerenciamento de projetos. Framework é um conjunto de conceitos, valores e práticas que constituem uma forma de ver a realidade. Criado na década de 90, é um processo iterativo e incremental recomendado para trabalhos complexos nos quais é impossível predizer tudo o que irá ocorrer (não descreve o que fazer em cada situação). Características: baseado em papéis (Scrum Master, Product Owner e Team) e produtos (Product Backlog, Sprint Backlog, Daily Scrum Meeting, Deliverable) pré-definidos; o cliente é considerado parte da equipe de trabalho; entregas freqüentes e em curto prazo; escalável para suportar grandes projetos; exige somente a documentação necessária (mínima). Essência: transparência, integridade (assim que perceber algo, faça algo), empirismo, auto-organização, entrega de valor.
Feature Driven Development O Desenvolvimento Guiado por Funcionalidades é uma metodologia ágil para desenvolvimento de software. Seus princípios e práticas proporcionam um equilíbrio entre as filosofias tradicional e extrema. Características: combina as melhores práticas do gerenciamento ágil de projetos com uma abordagem completa de engenharia de software orientada por objetos; contempla os três principais públicos de um projeto de software: Cliente, Gerente e Desenvolvedores. Essência: resultados freqüentes, tangíveis e funcionais.
MAP Primeiras coisas, primeiro: resultados Método é fundamental, mas não mais do que a entrega de resultados. É por isso que a Aldeia trabalha para manter o MAP invisível, natural. Em primeiro plano vem a solução, o entregável. O MAP é uma matriz organizadora: essencial na sua função operacional e coadjuvante no palco onde é construído o resultado final. Última atualização: 03/01/2012 www.aldeia.biz Este factsheet foi elaborado para preservar a natureza, utilizando fontes ecológicamente corretas, que poupam cerca de 20% de tinta a cada impressão. Faça sua parte: evite imprimir. Caso seja necessário, faça-o em papel reciclado. A natureza agradece seu bom senso.