Não sou o melhor, sei disso, mas faço o melhor que posso!! RANILDO LOPES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Não sou o melhor, sei disso, mas faço o melhor que posso!! RANILDO LOPES"

Transcrição

1 Lógica Matemática e Computacional Não sou o melhor, sei disso, mas faço o melhor que posso!! RANILDO LOPES

2 2. Conceitos Preliminares 2.1. Sentença, Verdade e Proposição

3 Cálculo Proposicional Como primeira e indispensável parte da Lógica Matemática temos o CÁLCULO PROPOSICIONAL ou CÁLCULO SENTENCIAL ou ainda CÁLCULO DAS SENTENÇAS. CONCEITO DE PROPOSIÇÃO Sentenças declarativas afirmativas (expressão de uma linguagem) da qual tenha sentido afirmar que seja verdadeira ou que seja falsa. A lua é quadrada. A neve é branca. Matemática é uma ciência.. 3 < 4. = 3,14. 1 é primo. Zero é par

4 Sentença e Proposição A lógica formal pode representar as afirmações que fazemos em linguagem cotidiana para apresentar fatos ou transmitir informações. Uma proposição (ou declaração) é uma sentença que é falsa ou verdadeira. Considere as seguintes sentenças: (a) Dez é menor do que sete. (b) Como está você? (c) Ela é muito talentosa. É uma proposição, já que é falsa. Não pode ser considerada falsa ou verdadeira, não é proposição. Não é uma proposição. Ela não está especificada, não é falsa nem verdadeira. (d) Existe vida em outros planetas do universo. É proposição. Não é preciso sermos capazes de decidir qual das alternativas é válida.

5 Consideração inicial A lógica analisa os argumentos em vista de sua validade, não de sua veracidade. Ex: Se todo homem dessa sala é candidato à engenheiro e se todo candidato a engenheiro é bonito então todo homem dessa sala é bonito. Ex: Pedro é um sujeito mais bonito que o Brad Pitt e o Marcelo Anthony juntos. O time das Pererecas Felizes vai ganhar o torneio de Handball da Faculdade. Essa frase é falsa.

6 Proposição Exemplo: Foi detectado que alguns prefeitos não moram nos municípios onde trabalham. O governo federal criou então o município de Pizzalândia e nele só podem morar os prefeitos que não moram em seus municípios. Onde mora o prefeito de Pizzalândia?

7 Cálculo Proposicional TERMO (Palavra) Definição: Definição de um objeto. Exemplo: Paula Um filme de terror Triângulo retângulo

8 PROPOSIÇÃO Definição Todo o conjunto de termos ou símbolos que exprimem um pensamento de sentido completo. Exemplo: Todo homem é mortal. A Lua é um satélite da Terra. sen /2 = cos /2

9 PROPOSIÇÃO Definição PROPOSIÇÃO As PROPOSIÇÕES transmitem pensamentos, isto é, afirmam fatos ou exprimem juízos que formamos a respeito de determinados entes.

10 PROPOSIÇÃO Definição A linguagem NATURAL permite vários tipos de proposições: DECLARATIVA: Meu carro é azul. INTERROGATIVA: EXCLAMATIVA: Está frio? Que lindo! IMPERATIVA: Cale a boca.

11 PROPOSIÇÃO Definição CÁLCULO PROPOSICIONAL: Permite apenas as proposições DECLARATIVAS.

12 Exercício Quais das frases a seguir são proposições declarativas? A lua é feita de queijo verde. Ele é, certamente, um homem alto. Dois é um número primo. O jogo vai acabar logo? Os juros vão subir ano que vem. Os juros vão descer ano que vem. x 2 4 = 0.

13 Exercício Quais das frases a seguir são proposições? A lua é feita de queijo verde. Ele é, certamente, um homem alto. Dois é um número primo. O jogo vai acabar logo? Os juros vão subir ano que vem. Os juros vão descer ano que vem. x 2 4 = 0.

14 PRINCÍPIOS LÓGICOS FUNDAMENTAIS A Lógica Matemática adota como regras fundamentais do pensamento os 2 princípios: I - PRINCÍPIO (Axioma) DA NÃO CONTRADIÇÃO. II - PRINCÍPIO (Axioma) DO TERCEIRO EXCLUÍDO.

15 PRINCÍPIOS LÓGICOS FUNDAMENTAIS I - PRINCÍPIO (Axioma) DA NÃO CONTRADIÇÃO: Uma proposição NÃO pode ser FALSA e VERDADEIRA ao mesmo tempo. O Brasil é pentacampeão de futebol. O Brasil possui pena de morte. Verdade (V) Falso (F)

16 PRINCÍPIOS LÓGICOS FUNDAMENTAIS II - PRINCÍPIO (Axioma) DO TERCEIRO EXCLUÍDO: Toda proposição ou é Verdadeira ou Falsa, isto é, verifica-se sempre um destes casos e nunca um terceiro. LÓGICA BIVALENTE

17 VALOR LÓGICO DE UMA PROPOSIÇÃO O Valor Lógico de uma PROPOSIÇÃO é: VERDADE se esta for VERDADEIRA; FALSIDADE se a PROPOSIÇÃO for FALSA.

18 VALOR LÓGICO DE UMA PROPOSIÇÃO Assim, o que os princípios da não contradição e o do terceiro excluido afirmam é que: Toda proposição tem um, e um só, dos valores V, F.

19 Qual é Valor Lógico (V ou F) das proposições a seguir? O número 17 é primo. ( V ) Fortaleza é a capital do Maranhão. ( F ) TIRADENTES morreu afogado. ( F ) (3 + 5) 2 = ( F ) O valor archimediano de é 22/7. ( V ) -1 < -7. ( F ) 0, é uma dízima periódica simples. ( V ) As diagonais de um paralelogramo são iguais. ( F ) Todo polígono regular convexo é inscritível. ( V ) O hexaedro regular tem 8 arestas. ( F )

20 Qual é Valor Lógico (V ou F) das proposições a seguir? A expressão n 2 n + 41 (n N) só produz números primos. ( F ) Todo número divisível por 5 termina por 5. ( F ) O produto de dois números ímpares é um número ímpar. ( V ) sen 2 30º + sen 2 60º = 2. ( F ) (2n 1) 2 = n 2. ( V ) As raízes da equação x 3-1 = 0 são todas reais. ( V ) O número 125 é cubo perfeito. ( V ) 0, 4 e -4 são raízes da equação x 3-16x = 0. ( V ) O cubo é um poliedro regular. ( V ) tg /4 < tg /6. ( F )

21 PROPOSIÇÕES SIMPLES OU ATÔMICAS PROPOSIÇÃO SIMPLES (ÁTOMOS) Proposição NÃO contém nenhuma outra proposição como parte integrante de si mesmo. Minha casa é grande. Seus olhos são azuis. Está calor.

22 PROPOSIÇÕES SIMPLES OU ATÔMICAS PROPOSIÇÃO SIMPLES (ÁTOMOS) São designadas pelas letras latinas minúsculas p,q,r,s,..., chamadas letras proposicionais. p: Minha casa é grande. q: Seus olhos são azuis. r: Está calor.

23 PROPOSIÇÕES COMPOSTAS OU MOLECULARES PROPOSIÇAO COMPOSTA (MOLÉCULAS) Formada pela combinação de 2 ou mais PROPOSIÇÕES. Minha casa é grande e meu carro é azul. Seus olhos são azuis ou verdes. Se está calor, então é verão.

24 PROPOSIÇÕES COMPOSTAS OU MOLECULARES PROPOSIÇÃO COMPOSTA (MOLÉCULAS) São designadas pelas letras latinas maiúsculas P,Q,R,S,..., chamadas letras proposicionais. P: Minha casa é grande e meu carro é azul. Q: Seus olhos são azuis ou verdes. R: Se está calor, então é verão.

25 PROPOSIÇÕES COMPOSTAS OU MOLECULARES PROPOSIÇÃO COMPOSTA (MOLÉCULAS) Também chamadas de fórmulas proposicionais ou fórmulas. Notação: P(q,r,s) significa que P é uma proposição composta das proposições atômicas q,r e s.

26 Os símbolos da Linguagem do Cálculo Proposicional VARIÁVEIS PROPOSICIONAIS SIMPLES E COMPOSTAS Proposições Simples: letras minúsculas p, q, r, s,... Ex: A lua é quadrada: p A neve é branca: q Proposições Compostas: letras maiúsculas P, Q, R, S,... Ex: Carlos é estudante e Pedro é Careca: P Se André é médico então sabe biologia: Q P (p, q, r,...) indica que a proposição composta P é combinação das proposições simples p, q, r,... O valor lógico de uma proposição simples p indica-se por V(p) e o de uma proposição composta P por V(P).

27 Conectivos Lógicos Termos usados para formar novas proposições a partir de outras. E OU NÃO SE... ENTÃO......SE E SOMENTE SE...

28 Conectivos Lógicos CONECTIVO Exemplos: P: Minha casa é grande e meu carro é azul. Q: Seus olhos são azuis ou verdes. R: Se está calor então é verão. S: Não está chovendo. T: O triângulo é equilátero se e somente se é equiângulo.

29 Operadores Lógicos Assim como operamos com números, as proposições também podem ser operadas utilizando os operadores lógicos. São eles: Conjunção - E (^) Disjunção - Ou (v) Condicional - Se... então ( ) Bi-condicional - Se e só se ( )

30 Conectivos Lógicos

31 Exemplos A lua é quadrada e a neve é branca. p q (p e q são chamados conjunctos) A lua é quadrada ou a neve é branca. p q (p e q são chamados disjunctos) Se a lua é quadrada então a neve é branca. p q (p é o antecedente e q o consequente) A lua é quadrada se e somente se a neve é branca.: p q A lua não é quadrada.: ~p

32 Outros Exemplos Pedro é estudante e Carlos professor. p q (p e q são chamados conjunctos) O triângulo ABC é retângulo ou isósceles. p q (p e q são chamados disjunctos) Se Roberto é engenheiro então sabe matemática. p q (p é o antecedente e q o conseqüente) O triângulo ABC é equilátero se e somente se tem os três lados iguais.: p q Não tenho carro.: ~p

33 Símbolos Auxiliares ( ), servem para denotar o "alcance" dos conectivos. Exemplos: p: a lua é quadrada e q: a neve é branca Se a lua é quadrada e a neve é branca então a lua não é quadrada.: ((p q) ~p) A lua não é quadrada se e somente se a neve é branca.: ((~p) q))

34 Definição de Fórmula 1. Toda fórmula atômica é uma fórmula. 2. Se A e B são fórmulas então (A B), (A B), (A B), (A B) e (~ A) também são fórmulas. 3. São fórmulas apenas as obtidas por 1. e 2.. Os parênteses serão usados segundo a seguinte ordem dos conectivos: ~,,,,. Com o mesmo conectivo adotaremos a convenção pela direita. Exemplo: a fórmula p q ~ r p ~ q deve ser entendida como (((p q) (~ r)) ( p (~ q)))

35 Negação (~) Chama-se negação de uma proposição p a proposição representada por não p cujo valor lógico é a verdade (v) se p é falsa e a falsidade (f) se p é verdadeira. Simbolicamente: ~p. Dada uma proposição p, sua negação será denotada por ~p (não p). Se p é verdadeira então ~ p será falsa e vice versa. Ex: p = Bia está usando tênis preto. ~p = Bia não está usando tênis preto. p = Esta frase possui cinco palavras. ~p = Esta frase não possui cinco palavras.

36 Algumas observações sobre a negação A negação de sempre é

37 Algumas observações sobre a negação A negação de sempre é existe uma vez que não

38 Algumas observações sobre a negação A negação de sempre é existe uma vez que não A negação de nunca é

39 Algumas observações sobre a negação A negação de sempre é existe uma vez que não A negação de nunca é existe uma vez que

40 Algumas observações sobre a negação A negação de sempre é existe uma vez que não A negação de nunca é existe uma vez que A negação de p e q é

41 Algumas observações sobre a negação A negação de sempre é existe uma vez que não A negação de nunca é existe uma vez que A negação de p e q é ~p ou ~q

42 Algumas observações sobre a negação A negação de sempre é existe uma vez que não A negação de nunca é existe uma vez que A negação de p e q é ~p ou ~q A negação de p ou q é

43 Algumas observações sobre a negação A negação de sempre é existe uma vez que não A negação de nunca é existe uma vez que A negação de p e q é ~p ou ~q A negação de p ou q é ~p e ~q

44 Quais negações das proposições estão corretas? 1. A resposta 2 é 2 ou A resposta é nem 2 nem A resposta não é 2 ou não é A resposta não é 2 e não é Pepinos são verdes e têm sementes. 1. Pepinos não são verdes e não têm sementes. 2. Pepinos não são verdes ou não têm sementes. 3. Pepinos são verdes e não têm sementes.

45 Quais negações das proposições estão corretas? 3. 2 < 7 e 3 é ímpar > 7 e 3 é par e 3 é par ou 3 é ímpar ou 3 é par.

46 Escreva a negação das afirmações a seguir. 1. Se a comida é boa, então o serviço é excelente. A comida é boa, mas o serviço é ruim. 2. Ou a comida é boa, ou o serviço é excelente. A comida é ruim e o serviço também.

47 Sejam as proposições p e q, traduzir para a linguagem corrente as seguintes proposições: 1. p: Está frio e q: Está Chovendo. a) ~p b) p ^ q c) p v q d) q p e) p ~q f) p v ~q g) ~p ^ ~q h) p ~q i) p ^ ~q p 2. p: Jorge é rico e q: Carlos é feliz. a) q p b) p v ~q c) q ~p d) ~p q e) ~~p f) ~p ^ q p

48 Sejam as proposições p e q, traduzir para a linguagem corrente as seguintes proposições: 3. p: Claudio fala inglês e q: Claudio fala alemão. a) q v p b) p ^ q c) p ^ ~q d) ~p ^ ~q e) ~~p f) ~(~p ^ ~q) 4. p: João é gaúcho e q: Jaime é paulista. a) ~(~p ^ ~q) b) ~~p c) ~(~p v ~q) d) p ~q e) ~p ~q f) ~(~q p)

49 Sejam as proposições p e q, traduzir para a linguagem simbólica as seguintes proposições: 5. p: Marcos é alto e q: Marcos é elegante. a) Marcos é alto e elegante b) Marcos é alto, mas não é elegante c) Não é verdade que Marcos é baixo ou elegante d) Marcos não é nem alto e nem elegante e) Marcos é alto ou é baixo e elegante f) É falso que Marcos é baixo ou que não é elegante

50 Sejam as proposições p e q, traduzir para a linguagem simbólica as seguintes proposições: 6. p: Suely é rica e q: Suely é feliz. a) Suely é pobre, mas feliz b) Suely é rica ou infeliz c) Suely é pobre e infeliz d) Suely é pobre ou rica, mas infeliz

51 Sejam as proposições p e q, traduzir para a linguagem simbólica as seguintes proposições: 7. p: Carlos fala francês e q: Carlos fala inglês e r: Carlos fala alemão. a) Carlos fala francês ou inglês, mas não fala alemão b) Carlos fala francês e inglês, ou não fala francês e alemão c) É falso que Carlos fala francês mas que não fala alemão d) É falso que Carlos fala inglês ou alemão mas que não fala francês

52 Traduzir para a linguagem simbólica as seguintes proposições matemáticas: 8. a) x = 0 ou x > 0 b) x 0 ou y 0 c) x > 1 ou x + y > 0 d) x 2 = x. x ou x 0 = 1 9. a) (x + y = 0 e z > 0) ou z = 0 b) x = 0 e (y + z > x ou z = 0) c) x 0 ou (x = 0 e y < 0 e z = 0) d) x + y = 0 e z > 0) ou z = 0

53 Traduzir para a linguagem simbólica as seguintes proposições matemáticas: 10. a) Se x > 0 então y = 2 b) Se x + y = 2 então z > 0 c) x = 1 ou z = 2 então y > 1 d) Se z > 5 então x 1 e x 2 e) Se x y então x + z > 5 e y + z < 5 f) Se x + y > z e z = 1 então x + y > 1 g) Se x < 2 então x = 1 ou x = 0 h) Se y = 4 e se x < y então x < 5

54 Gabarito 1. a) Não está frio b) Está frio e está chovendo c) Está frio ou está chovendo d) Está chovendo se e somente se está frio e) Se está frio, então não está chovendo f) Está frio ou não está chovendo g) Não está frio e não está chovendo h) Está frio se e somente se não está chovendo i) Se está frio e não está chovendo, então está frio

55 Gabarito 2. a) Se Carlos é feliz, então Jorge é rico b) Jorge é rico ou Carlos não é feliz c) Carlos é feliz se e somente se Jorge não é rico d) Se Jorge não é rico, então Carlos é feliz e) Não é verdade que Jorge não é rico f) Se Jorge não é rico, e Carlos é feliz, então Jorge é rico

56 Gabarito 3. a) Cláudio fala alemão ou inglês b) Cláudio fala inglês e alemão c) Cláudio fala inglês, mas não alemão d) Não é verdade que Cláudio fala inglês e alemão e) Não é verdade que Cláudio não fala inglês f) Não é verdade que Cláudio não fala inglês e nem alemão

57 Gabarito 4. a) Não é verdade que João não é gaúcho e Jaime não é paulista b) Não é verdade que João não é gaúcho c) Não é verdade que João não é gaúcho ou que Jaime não é paulista d) Se João é gaúcho, então Jaime não é paulista e) Se João não é gaúcho então Jaime não é paulista f) Não é verdade que, se Jaime não é paulista, então João é gaúcho

58 Gabarito 5. a) p ^ q b) p ^ ~q c) ~(~p v q) d) ~p ^ ~q e) p v (~p ^ q) f) ~(~p v ~q) 6. a) ~p ^ q b) p v ~q c) ~p ^ ~q d) (~p v q) ^ ~q

59 Gabarito 7. a) (p v q) ^ ~r b) (p ^ q) v ~(p ^ r) c) ~(p ^ ~r) d) ~((q v r) ^ ~p) 8. a) x = 0 v x > 0 b) x 0 v y 0 c) x > 1 v x + y > 0 d) x 2 = x. x v x 0 = 1

60 Gabarito 9. a)(x + y = 0 ^ z > 0) v z = 0 b) x = 0 ^ (y + z > x v z = 0) c) x 0 v (x = 0 ^ y < 0 ^ z = 0) d) (x + y = 0 ^ z > 0) v z = 0

61 Gabarito 10. a) x > 0 y = 2 b) x + y = 2 z > 0 c) x = 1 v z = 2 y > 1 d) z > 5 x 1 ^ x 2 e) x y x + z > 5 ^ y + z < 5 f) (x + y > z ^ z = 1) x + y > 1 g) x < 2 x = 1 v x = 0 h) y = 4 ^ (x < y x < 5)

Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter. Introdução ao Cálculo Proposicional

Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter. Introdução ao Cálculo Proposicional Bacharelado em Sistemas de Informação Lógica Matemática Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter Introdução ao Cálculo Proposicional 1 LÓGICA MATEMÁTICA - CONTEÚDO Definição de Termo e Proposição Valor Lógico Proposição

Leia mais

CCAE. Lógica Aplicada a Computação - Cálculo Proposicional - Parte I. UFPB - Campus IV - Litoral Norte. Centro de Ciências Aplicadas e Educação

CCAE. Lógica Aplicada a Computação - Cálculo Proposicional - Parte I. UFPB - Campus IV - Litoral Norte. Centro de Ciências Aplicadas e Educação CCAE Centro de Ciências Aplicadas e Educação UFPB - Campus IV - Litoral Norte Lógica Aplicada a Computação - Cálculo Proposicional - Parte I Estes slides foram criados pelo Professor Alexandre Duarte Para

Leia mais

Lóg L ica M ca at M em e ática PROF.. J EAN 1

Lóg L ica M ca at M em e ática PROF.. J EAN 1 Lógica Matemática PRO. JEAN 1 LÓGICA MATEMÁTICA - CONTEÚDO Definição de Termo e Proposição alor Lógico Proposição Simples e Proposição Composta Conectivos Tabela-erdade 2 LÓGICA MATEMÁTICA INTRODUÇÃO ao

Leia mais

Lógica Matemática Computacional

Lógica Matemática Computacional Introdução a Lógica Lista de Exercícios - 01 Lógica Matemática Computacional Professor: Edwar Saliba Júnior 1. Determine o valor lógico (V ou F) de cada uma das seguintes proposições: a) O número 17 é

Leia mais

Lógica Matemática e Computacional. Proposições Simples e Compostas Exercícios

Lógica Matemática e Computacional. Proposições Simples e Compostas Exercícios Lógica Matemática e Computacional Proposições Simples e Compostas Exercícios Sejam as proposições p e q, traduzir para a linguagem corrente as seguintes proposições: 1. p: Está frio e q: Está Chovendo.

Leia mais

Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Matemática Disciplina: Elementos de Lógica Matemática Prof a Yane Lísley

Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Matemática Disciplina: Elementos de Lógica Matemática Prof a Yane Lísley Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Matemática Disciplina: Elementos de Lógica Matemática Prof a Yane Lísley 1 a Lista de Exercícios 1. Determinar o valor lógico (V ou F) de cada uma

Leia mais

Matemática Régis Cortes. Lógica matemática

Matemática Régis Cortes. Lógica matemática Lógica matemática 1 INTRODUÇÃO Neste roteiro, o principal objetivo será a investigação da validade de ARGUMENTOS: conjunto de enunciados dos quais um é a CONCLUSÃO e os demais PREMISSAS. Os argumentos

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CÂMPUS ALEGRETE

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CÂMPUS ALEGRETE 1 1. LÓGICA SETENCIAL E DE PRIMEIRA Conceito de proposição ORDEM Chama-se proposição todo o conjunto de palavras ou símbolos que exprimem um pensamento de sentido completo, seja este verdadeiro ou falso.

Leia mais

Fundamentos de Lógica e Algoritmos. Aula 1.3 Proposições e Conectivos. Prof. Dr. Bruno Moreno

Fundamentos de Lógica e Algoritmos. Aula 1.3 Proposições e Conectivos. Prof. Dr. Bruno Moreno Fundamentos de Lógica e Algoritmos Aula 1.3 Proposições e Conectivos Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Argumentos Lógicos As premissas do argumento são chamadas de proposições; A conclusão

Leia mais

Como primeira e indispensável parte da Lógica Matemática temos o Cálculo Proporcional ou Cálculo Sentencial ou ainda Cálculo das Sentenças.

Como primeira e indispensável parte da Lógica Matemática temos o Cálculo Proporcional ou Cálculo Sentencial ou ainda Cálculo das Sentenças. NE-6710 - SISTEMAS DIGITAIS I LÓGICA PROPOSICIONAL, TEORIA CONJUNTOS. A.0 Noções de Lógica Matemática A,0.1. Cálculo Proposicional Como primeira e indispensável parte da Lógica Matemática temos o Cálculo

Leia mais

Álgebra das Proposições. Prof. Guilherme Tomaschewski Netto

Álgebra das Proposições. Prof. Guilherme Tomaschewski Netto Álgebra das Proposições Prof. Guilherme Tomaschewski Netto guilherme.netto@gmail.com Roteiro! Lógica Matemática clássica! Proposições! alores lógicos! Conectivos! Fórmulas Lógicas! Exemplos de aplicações

Leia mais

Lógica Matemática. Prof. Gerson Pastre de Oliveira

Lógica Matemática. Prof. Gerson Pastre de Oliveira Lógica Matemática Prof. Gerson Pastre de Oliveira Programa da Disciplina Proposições e conectivos lógicos; Tabelas-verdade; Tautologias, contradições e contingências; Implicação lógica e equivalência lógica;

Leia mais

Matemática Computacional

Matemática Computacional Matemática Computacional SLIDE 1I Professor Júlio Cesar da Silva juliocesar@eloquium.com.br site: http://eloquium.com.br/ twitter: @profjuliocsilva facebook: https://www.facebook.com/paginaeloquium Google+:

Leia mais

Iniciação a Lógica Matemática

Iniciação a Lógica Matemática Iniciação a Lógica Matemática Faculdade Pitágoras Prof. Edwar Saliba Júnior Julho de 2012 1 O Nascimento da Lógica É lógico que eu vou!, Lógico que ela disse isso! são expressões que indicam alguma coisa

Leia mais

Prof. João Giardulli. Unidade I LÓGICA

Prof. João Giardulli. Unidade I LÓGICA Prof. João Giardulli Unidade I LÓGICA Introdução A primeira qualidade do estilo é a clareza. Aristóteles Introdução Aristóteles é considerado o precursor da lógica. Aristóteles (384-322 a.c.) Introdução

Leia mais

Aula 04 Operações Lógicas sobre Proposições. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes

Aula 04 Operações Lógicas sobre Proposições. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes Aula 04 Operações Lógicas sobre Proposições Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes Agenda da Aula Tabela da Verdade; Operações Lógicas sobre Proposições; Revisando As proposições

Leia mais

Campos Sales (CE),

Campos Sales (CE), UNIERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAD UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CAMPOS SALES CAMPI CARIRI OESTE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DISCIPLINA: Tópicos de Matemática SEMESTRE:

Leia mais

Lógica e Matemática Discreta

Lógica e Matemática Discreta Lógica e Matemática Discreta Proposições Prof clezio 20 de Março de 2018 Curso de Ciência da Computação Proposições e Conectivos Conceito de proposição Definição: Chama-se proposição a todo conjunto de

Leia mais

Proposições e Conectivos

Proposições e Conectivos Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Proposições e Conectivos Lógica Computacional 1 Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

18/01/2016 LÓGICA MATEMÁTICA. Lógica é usada para guiar nossos pensamentos ou ações na busca da solução. LÓGICA

18/01/2016 LÓGICA MATEMÁTICA. Lógica é usada para guiar nossos pensamentos ou ações na busca da solução. LÓGICA LÓGICA MATEMÁTICA Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Lógica é usada para guiar nossos pensamentos ou ações na busca da solução. LÓGICA A lógica está

Leia mais

Lógica. Cálculo Proposicional. Introdução

Lógica. Cálculo Proposicional. Introdução Lógica Cálculo Proposicional Introdução Lógica - Definição Formalização de alguma linguagem Sintaxe Especificação precisa das expressões legais Semântica Significado das expressões Dedução Provê regras

Leia mais

Lógica Proposicional Parte I. Raquel de Souza Francisco Bravo 11 de outubro de 2016

Lógica Proposicional Parte I. Raquel de Souza Francisco Bravo   11 de outubro de 2016 Lógica Proposicional Parte I e-mail: raquel@ic.uff.br 11 de outubro de 2016 Lógica Matemática Cáculo Proposicional Uma aventura de Alice Alice, ao entrar na floresta, perdeu a noção dos dias da semana.

Leia mais

Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Questões de Concursos Aula 02 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. Considere as afirmações: I. A camisa é azul ou a gravata é branca. II. Ou o sapato é marrom ou a camisa

Leia mais

Lógica Matemática UNIDADE I. Professora: M.Sc. Juciara do Nascimento César

Lógica Matemática UNIDADE I. Professora: M.Sc. Juciara do Nascimento César Lógica Matemática UNIDADE I Professora: M.Sc. Juciara do Nascimento César 1 A Lógica na Cultura Helênica A Lógica foi considerada na cultura clássica e medieval como um instrumento indispensável ao pensamento

Leia mais

Unidade 1 Sentenças, Representação Simbólica, Tautologia, Contradição e Contingência.

Unidade 1 Sentenças, Representação Simbólica, Tautologia, Contradição e Contingência. Unidade 1 Sentenças e Representação simbólica Unidade 1 Sentenças, Representação Simbólica, Tautologia, Contradição e Contingência. 1 Introdução e Conceitos Iniciais: Geralmente nos expressamos, em português,

Leia mais

Introdução à Programação I

Introdução à Programação I Introdução à Programação I Programação Estruturada Álgebra Booleana e Expressões Compostas Material da Prof. Ana Eliza Definição: Chama-se proposição todo o conjunto de palavras ou símbolos que exprimem

Leia mais

Exercícios e Respostas Lógica Matemática Prof. Jacson Rodrigues

Exercícios e Respostas Lógica Matemática Prof. Jacson Rodrigues Exercícios e Respostas Lógica Matemática Prof. Jacson Rodrigues As respostas encontram-se em itálico. 1. Quais das frases a seguir são sentenças? a. A lua é feita de queijo verde. erdadeira, pois é uma

Leia mais

Lógica Matemática e Computacional. 3.1 Relações lógicas de Euler

Lógica Matemática e Computacional. 3.1 Relações lógicas de Euler Lógica Matemática e Computacional 3.1 Relações lógicas de Euler Lógica Ciência dos argumentos; tem por objeto de estudo os argumentos, procurando elaborar procedimentos que permitam distinguir os argumentos

Leia mais

01/09/2014. Capítulo 1. A linguagem da Lógica Proposicional

01/09/2014. Capítulo 1. A linguagem da Lógica Proposicional Capítulo 1 A linguagem da Lógica Proposicional 1 Introdução O estudo da Lógica é fundamentado em: Especificação de uma linguagem Estudo de métodos que produzam ou verifiquem as fórmulas ou argumentos válidos.

Leia mais

Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe

Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe Bacharelado em Ciência e Tecnologia BC&T Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe PASSOS PARA O ESTUDO DE LÓGICA Prof a Maria das Graças Marietto graca.marietto@ufabc.edu.br 2 ESTUDO DE LÓGICA O estudo

Leia mais

Ao utilizarmos os dados do problema para chegarmos a uma conclusão, estamos usando o raciocínio lógico.

Ao utilizarmos os dados do problema para chegarmos a uma conclusão, estamos usando o raciocínio lógico. CENTRO UNVERSITÁRIO UNA NOÇÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO Professor: Rodrigo Eustáquio Borges A disciplina Lógica Matemática tem como objetivo capacitar o aluno a reconhecer e aplicar os conceitos fundamentais

Leia mais

Fundamentos da Computação 1. Aula 03

Fundamentos da Computação 1. Aula 03 Fundamentos da Computação 1 Aula 03 Conteúdo Introdução à Lógica. Definição da Sintaxe. Traduzindo Sentenças. Introdução à Lógica O que é lógica? Introdução à Lógica O que é lógica? Lógica é a análise

Leia mais

Gestão Empresarial Prof. Ânderson Vieira

Gestão Empresarial Prof. Ânderson Vieira NOÇÕES DE LÓGICA Gestão Empresarial Prof. Ânderson ieira A maioria do texto apresentado neste arquivo é do livro Fundamentos de Matemática Elementar, ol. 1, Gelson Iezzi e Carlos Murakami (eja [1]). Algumas

Leia mais

LÓGICA PROPOSICIONAL

LÓGICA PROPOSICIONAL FACULDADE PITÁGORAS Curso Superior em Tecnologia Redes de Computadores e Banco de dados Matemática Computacional Prof. Ulisses Cotta Cavalca LÓGICA PROPOSICIONAL Belo Horizonte/MG

Leia mais

AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3. AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5. AULA 3 Negação de proposições 8

AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3. AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5. AULA 3 Negação de proposições 8 Índice AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3 AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5 AULA 3 Negação de proposições 8 AULA 4 Tautologia, contradição, contingência e equivalência 11 AULA 5 Argumentação

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS DE LÓGICA PROPOSIÇÕES

CONCEITOS INICIAIS DE LÓGICA PROPOSIÇÕES CONCEITOS INICIAIS DE LÓGICA PROPOSIÇÕES Nesta aula, mostraremos os principais conceitos que a maioria das bancas utilizam em suas provas. Conceitos como proposição, conectivos, tabela- -verdade, dentre

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático Cap. 2 Lógica Matemática

Raciocínio Lógico Matemático Cap. 2 Lógica Matemática Raciocínio Lógico Matemático Cap. 2 Lógica Matemática Capítulo2 1. Lógica Matemática No primeiro capítulo, discutimos uma série de conceitos atrelados à lógica de uma forma geral, mas de forma tendenciosa

Leia mais

01/02/2016 LÓGICA MATEMÁTICA. Conectivos lógicos e tabela verdade. Os conectivos lógicos são utilizados para formar novas preposições.

01/02/2016 LÓGICA MATEMÁTICA. Conectivos lógicos e tabela verdade. Os conectivos lógicos são utilizados para formar novas preposições. LÓGICA MATEMÁTICA Prof Esp Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmailcom http://fabianotaguchiwordpresscom Conectivos lógicos e tabela verdade CONECTIVOS LÓGICOS Os conectivos lógicos são utilizados para formar

Leia mais

LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014

LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 LISTA 01 RACIOCÍNIO LÓGICO TRIBUNAIS 2014 1) Determinar o valor verdade da proposição (p q) r, sabendo-se que AL (p) =, AL (q) = e AL (r) =. Proposições são afirmações que podem ser julgadas como verdadeira

Leia mais

Lógica. Professor Mauro Cesar Scheer

Lógica. Professor Mauro Cesar Scheer Lógica Professor Mauro Cesar Scheer Objetivos Reconhecer e manipular com os símbolos formais que são usados no Cálculo Proposicional (CPC) e Cálculo de Predicados (CP). Determinar o valor de verdade de

Leia mais

Lógica Formal. Matemática Discreta. Prof Marcelo Maraschin de Souza

Lógica Formal. Matemática Discreta. Prof Marcelo Maraschin de Souza Lógica Formal Matemática Discreta Prof Marcelo Maraschin de Souza Implicação As proposições podem ser combinadas na forma se proposição 1, então proposição 2 Essa proposição composta é denotada por Seja

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO PROPOSIÇÕES LÓGICAS

RACIOCÍNIO LÓGICO PROPOSIÇÕES LÓGICAS 1 RACIOCÍNIO LÓGICO PROPOSIÇÕES LÓGICAS 2 TIPOS DE PROPOSIÇÃO Simples ou Atômicas Oscar é prudente; Mário é engenheiro; Maria é morena. 3 TIPOS DE PROPOSIÇÃO Composta ou Molecular Walter é engenheiro E

Leia mais

Simulado Aula 01 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Simulado Aula 01 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Simulado Aula 01 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. As proposições P, Q e R a seguir referem-se a um ilícito penal envolvendo João, Carlos, Paulo e Maria: P: João e Carlos

Leia mais

Proposições. Belo Horizonte é uma cidade do sul do Brasil = 4. A Terra gira em torno de si mesma. 5 < 3

Proposições. Belo Horizonte é uma cidade do sul do Brasil = 4. A Terra gira em torno de si mesma. 5 < 3 Proposições Lógicas Proposições O principal conceito usado nos estudos da lógica matemática é o de uma proposição. Uma proposição é essencialmente uma afirmação, transmite pensamentos completos, afirmando

Leia mais

LÓGICA MATEMÁTICA PROPOSIÇÕES SIMPLES E Autora: Prof. Dra. Denise Candal

LÓGICA MATEMÁTICA PROPOSIÇÕES SIMPLES E Autora: Prof. Dra. Denise Candal LÓGICA MATEMÁTICA PROPOSIÇÕES SIMPLES E COMPOSTAS Rafael D. Ribeiro, M.Sc. rafaeldiasribeiro@gmail.com htt://www.rafaeldiasribeiro.com.br Autora: Prof. Dra. Denise Candal 1 Definição: Chama-se roosição

Leia mais

Lógica proposicional

Lógica proposicional Lógica proposicional Sintaxe Proposição: afirmação que pode ser verdadeira ou falsa Proposições podem ser expressas como fórmulas Fórmulas são construídas a partir de símbolos: De verdade: true (verdadeiro),

Leia mais

MATEMÁTICA Questões comentadas Daniela Arboite

MATEMÁTICA Questões comentadas Daniela Arboite MATEMÁTICA Questões comentadas Daniela Arboite TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais é punível

Leia mais

Operações Lógicas sobre Proposições

Operações Lógicas sobre Proposições Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Operações Lógicas sobre Proposições Lógica Computacional 1 Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

Introdução à Lógica Matemática

Introdução à Lógica Matemática Introdução à Lógica Matemática Disciplina fundamental sobre a qual se fundamenta a Matemática Uma linguagem matemática Paradoxos 1) Paradoxo do mentiroso (A) Esta frase é falsa. A sentença (A) é verdadeira

Leia mais

MD Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados 1

MD Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados 1 Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br http://www.dcc.ufmg.br/~loureiro MD Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados

Leia mais

3 Cálculo Proposicional

3 Cálculo Proposicional 3 Cálculo Proposicional O Cálculo Proposicional é um dos tópicos fundamentais da Lógica e consiste essencialmente da formalização das relações entre sentenças (ou proposições), de nidas como sendo frases

Leia mais

PROPOSIÇÕES - VERDADEIRO

PROPOSIÇÕES - VERDADEIRO PROPOSIÇÕES Definição: Chama-se de proposição todo conjunto de palavras ou símbolos que exprimem um pensamento de sentido completo, declarativa (afirmativa) que admite um e somente um dos dois valores

Leia mais

Prof. Tiago Semprebom, Dr. Eng. 09 de abril de 2013

Prof. Tiago Semprebom, Dr. Eng. 09 de abril de 2013 Lógica Clássica e Lógica Simbólica Prof. Tiago Semprebom, Dr. Eng. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina - Campus São José tisemp@ifsc.edu.br 09 de abril de 2013 Prof. Tiago

Leia mais

Anotações LÓGICA PROPOSICIONAL DEFEITOS DO RACIOCÍNIO HUMANO PROPOSIÇÕES RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 DEFINIÇÃO

Anotações LÓGICA PROPOSICIONAL DEFEITOS DO RACIOCÍNIO HUMANO PROPOSIÇÕES RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 DEFINIÇÃO RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 LÓGICA PROPOSICIONAL DEFINIÇÃO A Lógica estuda o pensamento como ele deveria ser, sem a influência de erros ou falácias. As falácias em torno do raciocínio humano se devem a atalhos

Leia mais

O que é lógica? Lógica é a análise de métodos de raciocínio. Lívia Lopes Azevedo

O que é lógica? Lógica é a análise de métodos de raciocínio. Lívia Lopes Azevedo Apresentação Plano de ensino Curso Conceitos básicos de lógica lógica proposicional Comportamento analógico e digital Álgebra booleana e circuitos lógicos Circuitos combinacionais Circuitos sequenciais

Leia mais

2016 / Nome do aluno: N.º: Turma:

2016 / Nome do aluno: N.º: Turma: Teste de Matemática A 2016 / 2017 Teste N.º 1 Matemática A Duração do Teste: 90 minutos 10.º Ano de Escolaridade Nome do aluno: N.º: Turma: Grupo I Os cinco itens deste grupo são de escolha múltipla. Em

Leia mais

Programa. Raciocínio Lógico Matemático. Livros. Provas

Programa. Raciocínio Lógico Matemático. Livros. Provas Programa Raciocínio Lógico Matemático Prof. RANILDO Introdução à lógica. Lógica proposicional Argumento Tabela-verdade Tautologias, Contradições e Contingências Operações lógicas Livros Introdução à Lógica

Leia mais

RLM Material de Apoio Professor Jhoni Zini

RLM Material de Apoio Professor Jhoni Zini PRINCÍPIOS LÓGICOS 1. Segundo a lógica aristotélica, as proposições têm como uma de suas propriedades básicas poderem ser verdadeiras ou falsas, isto é, terem um valor de verdade. Assim sendo, a oração

Leia mais

Métodos para a construção de algoritmo

Métodos para a construção de algoritmo Métodos para a construção de algoritmo Compreender o problema Identificar os dados de entrada e objetos desse cenário-problema Definir o processamento Identificar/definir os dados de saída Construir o

Leia mais

MATEMÁTICA DISCRETA CÁLCULO PROPOSICIONAL PROFESSOR WALTER PAULETTE FATEC SP

MATEMÁTICA DISCRETA CÁLCULO PROPOSICIONAL PROFESSOR WALTER PAULETTE FATEC SP 1 MATEMÁTICA DISCRETA CÁLCULO PROPOSICIONAL PROFESSOR WALTER PAULETTE FATEC SP 2009 02 2 CÁLCULO PROPOSICIONAL 1. Proposições Uma proposição é uma sentença declarativa que pode ser verdade ou falsa, mas

Leia mais

Raciocínio lógico matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. PART 01

Raciocínio lógico matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. PART 01 Raciocínio lógico matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. PART 01 PROPOSIÇÕES Denomina-se proposição a toda frase declarativa, expressa em palavras ou

Leia mais

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA PARA A COMPUTAÇÃO PROF. DANIEL S. FREITAS UFSC - CTC - INE Prof. Daniel S. Freitas - UFSC/CTC/INE/2007 p.1/53 1 - LÓGICA E MÉTODOS DE PROVA 1.1) Lógica Proposicional

Leia mais

70 Tons de. Raciocínio. Lógico

70 Tons de. Raciocínio. Lógico 70 Tons de Raciocínio Lógico BRDE 2015 Qual operação lógica descreve a tabela verdade da função Z abaixo cujo operandos são A e B? Considere que V significa Verdadeiro, e F, Falso. A B Z F F V F V V V

Leia mais

Prof. Jorge Cavalcanti

Prof. Jorge Cavalcanti Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Matemática Discreta - 01 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA APOSTILA 3 MATEMÁTICA COMPUTACIONAL. Autor do Conteúdo: Prof. Msc. Júlio Cesar da Silva

OFICINA DA PESQUISA APOSTILA 3 MATEMÁTICA COMPUTACIONAL. Autor do Conteúdo: Prof. Msc. Júlio Cesar da Silva OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: LÓGICA MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL APOSTILA 3 MATEMÁTICA COMPUTACIONAL Autor do Conteúdo: Prof. Msc. Júlio Cesar da Silva juliocesar@eloquium.com.br Alterações eventuais

Leia mais

LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO

LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO 2009.3 Aquiles Burlamaqui Conteúdo Programático Unidade I Linguagens Formais Linguagens Formais Sigma Álgebras Relação entre Linguagens Formais e Sigma Álgebras Sigma Domínios

Leia mais

Afirmações Matemáticas

Afirmações Matemáticas Afirmações Matemáticas Na aula passada, vimos que o objetivo desta disciplina é estudar estruturas matemáticas, afirmações sobre elas e como provar essas afirmações. Já falamos das estruturas principais,

Leia mais

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula /

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula / 1 www.romulopassos.com.br / www.questoesnasaude.com.br GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH Professor Paulo Henrique PH Aula 02 R A C I O C Í N I O L Ó G I C O E B S E R H a u l a 0 2 Página 1 2 www.romulopassos.com.br

Leia mais

Unidade II. A notação de que a proposição P (p, q, r,...) implica a proposição Q (p, q, r,...) por:

Unidade II. A notação de que a proposição P (p, q, r,...) implica a proposição Q (p, q, r,...) por: LÓGICA Objetivos Apresentar regras e estruturas adicionais sobre o uso de proposições. Conceituar implicação lógica, tautologias, e as propriedade sobre proposições. Apresentar os fundamentos da dedução,

Leia mais

Fundamentos da Lógica I

Fundamentos da Lógica I Fundamentos da Lógica I O conceito mais elementar no estudo da lógica primeiro a ser visto é o de Proposição. Trata-se, tão somente, de uma sentença algo que será declarado por meio de palavras ou de símbolos

Leia mais

Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe e Semântica

Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe e Semântica Bacharelado em Ciência e Tecnologia BC&T Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe e Semântica SINTAXE E SEMÂNTICA Prof a Maria das Graças Marietto graca.marietto@ufabc.edu.br 2 LINGUAGEM SIMBÓLICA: COMPONENTES

Leia mais

1 TEORIA DOS CONJUNTOS

1 TEORIA DOS CONJUNTOS 1 TEORIA DOS CONJUNTOS Definição de Conjunto: um conjunto é uma coleção de zero ou mais objetos distintos, chamados elementos do conjunto, os quais não possuem qualquer ordem associada. Em outras palavras,

Leia mais

LÓGICA COMPUTACIONAL. Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

LÓGICA COMPUTACIONAL. Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: LÓGICA COMPUTACIONAL Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas/logica 1 CODIFICAÇÃO DA CONJECURA DE COLLATZ QUE FALEI NA AULA PASSADA. 2 3 4 A lógica é usada para guiar

Leia mais

Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra

Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra Estruturas Discretas 2013/14 Folha 1 - TP Lógica proposicional 1. Quais das seguintes frases são proposições? (a) Isto é verdade? (b) João

Leia mais

Matemática Discreta - 01

Matemática Discreta - 01 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Matemática Discreta - 01 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CCA/ UFES Departamento de Engenharia Rural. Lista de exercícios 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CCA/ UFES Departamento de Engenharia Rural. Lista de exercícios 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CCA/ UFES Departamento de Engenharia Rural Disciplina: Lógica Computacional I Professora: Juliana Pinheiro Campos Data: 25/08/2011 Lista

Leia mais

2 AULA. Conectivos e Quantificadores. lógicas. LIVRO. META: Introduzir os conectivos e quantificadores

2 AULA. Conectivos e Quantificadores. lógicas. LIVRO. META: Introduzir os conectivos e quantificadores 1 LIVRO Conectivos e Quantificadores Lógicos META: Introduzir os conectivos e quantificadores lógicos. OBJETIVOS: Ao fim da aula os alunos deverão ser capazes de: Compreender a semântica dos conectivos

Leia mais

OBS.1: As palavras Se e então podem estar ocultas na. Proposição

OBS.1: As palavras Se e então podem estar ocultas na. Proposição RACIOCÍNIO LÓGICO PRO. IGOR BRASIL 1) Proposição: Observação!!! Não são proposições 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 2) Conectivos São utilizados em proposições.» O conectivo e é conhecido por, representado pelo símbolo

Leia mais

Introdução à Logica Computacional. Aula: Lógica Proposicional - Sintaxe e Representação

Introdução à Logica Computacional. Aula: Lógica Proposicional - Sintaxe e Representação Introdução à Logica Computacional Aula: Lógica Proposicional - Sintaxe e Representação Agenda Resolução de exercício da aula 1 Definições Proposição simples Conectivos Proposição composta Sintaxe Exercício

Leia mais

Alfabeto da Lógica Proposicional

Alfabeto da Lógica Proposicional Ciência da Computação Alfabeto da Lógica Sintaxe e Semântica da Lógica Parte I Prof. Sergio Ribeiro Definição 1.1 (alfabeto) - O alfabeto da é constituído por: símbolos de pontuação: (, ;, ) símbolos de

Leia mais

Lista 2 - Bases Matemáticas

Lista 2 - Bases Matemáticas Lista 2 - Bases Matemáticas (Última versão: 14/6/2017-21:00) Elementos de Lógica e Linguagem Matemática Parte I 1 Atribua valores verdades as seguintes proposições: a) 5 é primo e 4 é ímpar. b) 5 é primo

Leia mais

Cálculo proposicional

Cálculo proposicional O estudo da lógica é a análise de métodos de raciocínio. No estudo desses métodos, a lógica esta interessada principalmente na forma e não no conteúdo dos argumentos. Lógica: conhecimento das formas gerais

Leia mais

Noções de lógica matemática Conceitos Básicos

Noções de lógica matemática Conceitos Básicos Conceitos Básicos CH f Noções de lógica matemática Conceitos Básicos CH 1 Conceitos Básicos - E CH CH f ^ Noções de lógica matemática Conceitos Básicos - E CH CH ^ 2 Conceitos Básicos - OU CH CH f Noções

Leia mais

Aula 03 Estruturas Condicionais. Prof. Filipe Wall Mutz

Aula 03 Estruturas Condicionais. Prof. Filipe Wall Mutz Aula 03 Estruturas Condicionais Prof. Filipe Wall Mutz Agenda Operadores Relacionais Estrutura Condicional Operadores Lógicos É comum nos algoritmos surgirem situações em que a execução de uma ação está

Leia mais

Introdução à Logica Computacional. Aula: Lógica Proposicional -Sintaxe e Representação

Introdução à Logica Computacional. Aula: Lógica Proposicional -Sintaxe e Representação Introdução à Logica Computacional Aula: Lógica Proposicional -Sintaxe e Representação Agenda Resolução de exercício da aula 1 Definições Proposição simples Conectivos Proposição composta Sintaxe Exercício

Leia mais

Inteligência Artificial. Sistemas Baseados em Conhecimento. Representação de Conhecimento (continuação)

Inteligência Artificial. Sistemas Baseados em Conhecimento. Representação de Conhecimento (continuação) Universidade Estadual do Oeste do Paraná Curso de Bacharelado em Ciência da Computação http://www.inf.unioeste.br/~claudia/ia2018.html Inteligência Artificial Sistemas Baseados em Conhecimento Representação

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Fundamentos e Métodos Práticos

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Fundamentos e Métodos Práticos Josimar Padilha RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Fundamentos e Métodos Práticos 2ª edição revista, atualizada e ampliada 2018 Capítulo 1 Lógica de Primeira Ordem-Proposicional Estruturas Lógicas CONCEITOS

Leia mais

Aprendendo. Raciocínio. Lógico

Aprendendo. Raciocínio. Lógico Aprendendo Raciocínio Lógico Sentenças Abertas Raciocínio Lógico Sentenças matemáticas abertas ou simplesmente sentenças abertas são expressões que não podemos identificar como verdadeiras ou falsas. Exemplos:

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática MAT Introdução à Álgebra 2015/I 1 a Lista de Exercícios

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática MAT Introdução à Álgebra 2015/I 1 a Lista de Exercícios 1 Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática MAT 131 - Introdução à Álgebra 2015/I 1 a Lista de Exercícios Tópico: Argumentos 1. Julgue as premissas e a conclusão

Leia mais

Bases Matemáticas. Aula 1 Elementos de Lógica e Linguagem Matemática. Prof. Rodrigo Hausen. 24 de junho de 2014

Bases Matemáticas. Aula 1 Elementos de Lógica e Linguagem Matemática. Prof. Rodrigo Hausen. 24 de junho de 2014 Aula 1 Elementos de Lógica e Linguagem Matemática Prof. Rodrigo Hausen 24 de junho de 2014 Definição Uma proposição é uma sentença declarativa que é verdadeira ou falsa, mas não simultaneamente ambas.

Leia mais

CAPÍTULO 4 Cálculo proposicional

CAPÍTULO 4 Cálculo proposicional CÁLCULO PROPOSICIONAL 1. PROPOSIÇÕES Uma proposição é uma sentença declarativa que pode ser verdade ou falsa, mas não ambas. As proposições podem ser divididas em proposições simples e compostas. 1.1.

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 3

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 3 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 10.º Ano Versão 3 Nome: N.º Turma: Apresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

Lógica Clássica Proposicional

Lógica Clássica Proposicional Lógica Clássica Proposicional proposicões atômicas; proposições mais complexas podem ser construídas (decompostas) de (em) proposições atômicas; proposições atômicas são verdadeiras ou falsas (2 valores);

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: O candidato CHRISTOPHER RODRIGUES DA SILVA VALE (n 1566), inscrito no cargo de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO enviou recurso discordando do parecer dado referente à questão nº 12 da Prova nº 04 de Raciocínio

Leia mais

Raciocínio Lógico. Matemático. Lógica Proposicional

Raciocínio Lógico. Matemático. Lógica Proposicional Raciocínio Lógico Matemático Lógica Proposicional Proposições Lógicas Denomina-se proposição toda frase declarativa, expressa em palavras ou símbolos, que exprima um juízo ao qual se possa atribuir, dentro

Leia mais

Matemática discreta e Lógica Matemática

Matemática discreta e Lógica Matemática AULA 1 - Lógica Matemática Prof. Dr. Hércules A. Oliveira UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa Departamento Acadêmico de Matemática Ementa 1. Lógica proposicional: introdução,

Leia mais

ESTRUTURAS LÓGICAS PROFESSOR: FELIPPE LOUREIRO

ESTRUTURAS LÓGICAS PROFESSOR: FELIPPE LOUREIRO ESTRUTURAS LÓGICAS PROFESSOR: FELIPPE LOUREIRO PROPOSIÇÕES LÓGICAS DEFINIÇÃO: Declaração ou sentença, composta por palavras ou símbolos, e que possui o valor lógico verdadeiro ou falso. EXEMPLOS: - 3 +

Leia mais

Tema I Introdução à lógica bivalente e à teoria de conjuntos

Tema I Introdução à lógica bivalente e à teoria de conjuntos Tema I Introdução à lógica bivalente e à teoria de conjuntos Unidade 1 Proposições Páginas 13 a 9 1. a) 3 é uma designação. b) 3 = 6 é uma proposição. c) é o único número primo par é uma proposição. d)

Leia mais

Lógica Elementar, Conjuntos e Relações

Lógica Elementar, Conjuntos e Relações Lógica Elementar Conjuntos e Relações Lógica Elementar O estudo da lógica é o estudo dos princípios e métodos usados para distinguir argumentos válidos dos não válidos. Proposição Declaração que é verdadeira

Leia mais