Teoria da Contingência. Prof. Me. Wesley Vieira Borges

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teoria da Contingência. Prof. Me. Wesley Vieira Borges"

Transcrição

1 Teoria da Contingência Prof. Me. Wesley Vieira Borges

2 Teoria da Contingência Não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

3 Teoria da Contingência É a mais recente das teorias administrativas e marca um passo além da Teoria de Sistemas. Suas origens remontam às pesquisas Chandler, Burns e Stalker, Wodward e Lawrence e Lorsch a respeito das organizações e seus ambientes. Essas pesquisas revelaram que a teoria administrativa disponível era insuficiente para explicar os mecanismos de ajustamento das organizações aos seus ambientes de maneira proativa e dinâmica.

4 Teoria da Contingência Apresenta os seguintes aspectos básicos: A organização é de natureza sistemática, isto é, ela é um sistema aberto. As características organizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente. As características ambientais funcionam como variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes.

5 Origens da Teoria da Contingência Iniciou com as pesquisas para avaliar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. Essas pesquisas pretendiam confirmar se as organizações eficazes seguiam os pressupostos clássicos, como divisão do trabalho, amplitude de controle, hierarquia de autoridade entre outros. A estrutura e o funcionamento da organização dependem da interface com o ambiente.

6 Pesquisa de Chandler sobre estratégia e estrutura A estrutura organizacional é o desenho ou a forma de organização que ela adotou para integrar seus recursos, enquanto a estratégia é o plano global de alocação de recursos para atender às demandas do ambiente. As ações administrativas são contingentes das características situacionais para obter resultados organizacionais.

7 Pesquisa de Burns e Stalker sobre organizações As organizações mecanísticas apresentam as seguintes características: Estrutura burocrática baseada em uma minuciosa divisão do trabalho. Cargos ocupados por especialistas com atribuições claramente definidas. Decisões centralizadas e concentradas na cúpula da empresa.

8 Pesquisa de Burns e Stalker sobre organizações Hierarquia rígida de autoridade baseada no comando único. Sistema rígido de controle. Predomínio da interação vertical entre superior e subordinado. Amplitude de controle administrativo mais estreita. Ênfase nas regras e nos procedimentos formais. Ênfase nos princípios universais da Teoria Clássica.

9 Organizações Orgânicas Estruturas organizacionais flexíveis com pouca divisão de trabalho. Cargos continuamente modificados e redefinidos através da interação com outras pessoas que participam da tarefa. Decisões descentralizadas e delegadas aos níveis inferiores. Tarefas executadas através do conhecimento que as pessoas têm da empresa como um todo.

10 Organizações orgânicas Hierarquia flexível, com predomínio da interação lateral sobre a vertical. Amplitude de controle administrativo mais ampla. Maior confiabilidade nas comunicações informais. Ênfase nos princípios de relacionamento humano na teoria das Relações Humanas.

11 Pesquisa de Lawrence e Lorsch sobre o ambiente Concluíram que os problemas organizacionais básicos são: Diferenciação: A organização divide seu trabalho em departamentos, cada qual desempenhando uma tarefa especializada para um contexto ambiental também especializado. Integração: refere-se ao processo oposto à diferenciação e é gerado por pressões vindas do ambiente da organização no sentido de obter unidade de esforços e coordenação entre os vários departamentos.

12 Pesquisa de Joan Woodward sobre a tecnologia Woodward comparou uma amostra de 100 firmas inglesas classificadas em três grupos de tecnologia de produção: Produção unitária ou oficina: A produção é feita por unidades ou pequenas quantidades, cada produto a seu tempo sendo modificado à medida que é feito. Os operários utilizam vários instrumentos e ferramentas.

13 Tecnologia de produção Produção em massa ou mecanizada: A produção é feita em grandes quantidades. Os operários trabalham em linha de montagem ou operam máquinas que desempenham operações sobre o produto. Produção em processo ou automatizada. Produção em processo contínuo em que um ou poucos operários monitorizam um processo total ou parcialmente automático de produção.

14 As conclusões de Woodward O desenho organizacional é afetado pela tecnologia da organização. Há forte correlação entre estrutura organizacional e previsibilidade das técnicas de produção. As empresas com operações estáveis requerem estruturas diferentes das organizações com tecnologia mutável. Há sempre o predomínio de alguma função na empresa.

15 Ambiente empresarial Ambiente: é o contexto que envolve externamente a organização ( ou o sistema) Ambiente Geral: é o macroambiente, ou seja, o ambiente genérico e comum a todas as organizações. Ambiente de tarefa: é o ambiente mais próximo e imediato de cada organização. Input processamento output

16 Tipologia do ambientes Quanto à estrutura são classificados em: Ambiente homogêneo: é composto de fornecedores, clientes e concorrentes semelhantes. Há pouca segmentação ou diferenciação dos mercados. Ambiente heterogêneo: ocorre muita diferenciação entre os fornecedores, clientes e concorrentes, provocando uma diversidade de problemas para a organização. Há muita diferenciação dos mercados.

17 Dinâmica dos ambientes Ambiente estável: É o ambiente caracterizado por pouca ou nenhuma mudança. É um ambiente tranqüilo e previsível. Ambiente instável: É o ambiente dinâmico e mutável. É o ambiente onde os agentes estão constantemente provocando mudanças e influências recíprocas, formando um campo dinâmico de forças.

18 Tecnologia: visões empresariais Variável independente que influencia as características organizacionais (variáveis dependentes). Impacto ambiental; tecnológico sobre as organizações. Tecnologia como variável ambiental: é um componente do meio ambiente, na medida em que as empresas adquirem, incorporam e absorvem as tecnologias criadas e desenvolvidas pelas outras empresas do seu ambiente de tarefas em seus sistemas. Tecnologia como variável organizacional: é um componente organizacional em medida em que é parte do sistema interno da organização, já incorporado a ele, passando assim a influenciá-lo poderosamente e, com isso, influenciando também o seu ambiente de tarefa.

19 Impacto da Tecnologia A influência da tecnologia sobre a organização é enorme porque: Ela determina a estrutura organizacional e o comportamento organizacional. É a racionalidade técnica, tornou-se um sinônimo de eficiência. Faz os administradores melhorarem cada vez mais a eficiência dentro dos limites do critério normativo de produzir eficiência.

20 O Homem Complexo O homem é um ser transacional que recebe insumos do ambiente, reage a eles e adota uma posição proativa para antecipar-se e provocar mudanças no ambiente. Homem é um sistema individual que desenvolve os próprios padrões de percepções, valores e motivos. Não são estáticos, mas em desenvolvimento contínuo, embora mantenham sua identidade e individualidade ao longo do tempo.

21 Modelo Contingencial de Motivação Modelo de Vroom: proposto por Victor H. Vroom mostra que o nível de produtividade depende de três forças básicas em cada indivíduo, como a seguir: Expectativas: São objetivos individuais que incluem dinheiro, segurança no cargo, aceitação social, reconhecimento e várias combinações de objetivos. Recompensas: É a relação percebida entre produtividade e alcance dos objetivos individuais. Relações entre expectativas e recompensas: É a capacidade percebida de aumentar a produtividade para satisfazer expectativas com recompensas. Esses três fatores determinam a motivação do indivíduo para produzir em quaisquer circunstâncias em que se encontre.

22 Considerações finais Verificou-se que as características das organizações são decorrentes do que existe em seus ambientes. Estuda-se os ambientes e a interdependência entre a organização e o meio ambiente. As organizações escolhem seus ambientes e depois passam a ser condicionadas por eles, necessitando adaptar-se a eles para poderem sobreviver e crescer. O conhecimento do ambiente passou a ser vital para a compreensão dos mecanismos organizacionais.

23 Considerções finais Outra variável que condiciona a estrutura e o comportamento organizacional é a tecnologia utilizada pela organização. Para defrontar-se com o ambiente, a organização utiliza tecnologias que condicionarão a sua estrutura organizacional e o seu funcionamento. A variável tecnologia passou a assumir um importante papel na teoria administrativa. Evidencia o imperativo tecnológico sobre a estrutura organizacional.

24 Mensagem final A abordagem contingencial é eclética e integrativa, absorvendo os conceitos das teorias administrativas no sentido de alargar horizontes e mostrar que nada é absoluto. É mais eclética e integrativa de todas as teorias administrativas. Ela abrange as variáveis básicas da teoria administrativa, a saber: tarefas, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade.

25 Bibliografia básica CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, Administração Teoria, Processo e Prática. 3 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, MOTTA, Fernando Cláudio Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria Geral da Administração.São Paulo. Pioneira Thomson Learning, MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Introdução à administração.6.ed. São Paulo: Atlas SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teorias da Administração.São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo. Administração Abordagem Contingencial Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração 1. ABORDAGEM CONTINGENCIAL Conforme o dicionário Caldas Aulete, Contingência é: possibilidade

Leia mais

Teoria da Contingência -

Teoria da Contingência - 1 CONTINGÊNCIA [Do lat. contingentia.] Substantivo feminino. 1. Qualidade do que é contingente. 2. Incerteza sobre se uma coisa acontecerá ou não. 3. Com. Cota, quinhão, contingente. A estrutura da empresa

Leia mais

TEORIA DA CONTINGÊNCIA

TEORIA DA CONTINGÊNCIA TEORIA DA CONTINGÊNCIA Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br O que é Contingência Incerteza, eventualidade. Algo que pode ocorrer ou não a depender das circunstâncias. nome: evento ou situação

Leia mais

Teoria Geral da Administração 11/11/2013

Teoria Geral da Administração 11/11/2013 Abordagem Contingencial da Administração Unidade 06 da Contingência www.humbertoarantes.com.br Conceitos Básicos Contingência = Algo incerto ou improvável Modelo Contingencial de Administração: Não existe

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO Aula N : 03 Tema:

Leia mais

Abordagens Tradicionais Ênfase nas Tarefas Administração Científica (Taylor)

Abordagens Tradicionais Ênfase nas Tarefas Administração Científica (Taylor) Abordagens Tradicionais Ênfase nas Tarefas 1903...Administração Científica (Taylor) Ênfase na Estrutura 1911...Teoria Clássica (Fayol) 1947...Organização Burocrática (Max Weber) Ênfase nas Pessoas 1932...Teoria

Leia mais

1

1 Teoria Geral da Administração Unidade 02 O das Organizações 3.1 Conceito de Sistemas 3.2 Conceito de PARTE 2: ADMINISTRAÇÃO NO SÉCULO XXI A p o s t i l a 03 Capítulo 3 3.2.1 Geral 3.2.1 Tarefa www.humbertoarantes.com.br

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional - DO

Desenvolvimento Organizacional - DO Desenvolvimento - DO Mudança Mudanças nos métodos de produção: processo, localização do trabalho, disposição das áreas de trabalho, materiais, maquinaria, ferramentas, equipamentos, segurança manutenção.

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS CAPÍTULO 02 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo As Mudanças e Transformações no Cenário Mundial. As Mudanças e Transformações na Função

Leia mais

Estruturas mecanicistas e organicistas

Estruturas mecanicistas e organicistas Estruturas mecanicistas e organicistas Formas mecanicistas e organicistas (matéria viva) Perspectiva contingencial Os factores contingenciais Perspectiva de escolha da gestão Temas (aspectos) da mudança:

Leia mais

Imagens da Organização

Imagens da Organização Duas abordagens críticas: Organização como Máquina Organização como Organismo Vivo 1 Organização como máquina Maquinas são instrumentos precisos e programados para execução de atividades específicas e

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Contingencial Teoria da Contingência Parte 12. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Contingencial Teoria da Contingência Parte 12. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Parte 12 Prof. Fábio Arruda 2) Teoria da Expectância O modelo de Vroom foi desenvolvido por Lawler III que o relacionou com o dinheiro. As conclusões de Lawler III são as seguintes.

Leia mais

UNIP Universidade Paulista

UNIP Universidade Paulista As organizações e seu ambiente Introdução O que são as organizações e por que elas são tão importantes? As organizações são extremamente complexas. Elas afetam todos os aspectos da vida humana, ou seja,

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

Prof.: Mauricio Fernandes Lima

Prof.: Mauricio Fernandes Lima Disciplina: Curso: Prof.: Mauricio Fernandes Lima TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO EMENTA DO CURSO: Introdução, Princípios da Teoria Geral da Administração, Teoria da Administração Científica, Teoria Clássica,

Leia mais

Repensando as Abordagens administrativas: O contexto organizacional. Profa. Dra. Rosangela F. Caldas

Repensando as Abordagens administrativas: O contexto organizacional. Profa. Dra. Rosangela F. Caldas Repensando as Abordagens administrativas: O contexto organizacional Escultor Mexicano / Octavio Ocampo / Pintor O segmento de Recursos Humanos como o principal fator de transformação dentro de uma organização,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ADM101 Teoria Geral da Administração II

Programa Analítico de Disciplina ADM101 Teoria Geral da Administração II 0 Programa Analítico de Disciplina ADM1 Teoria Geral da Administração II Departamento de Administração e Contabilidade - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ 1 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ AULA - TURMA 1- ADN-1-1º SEMESTRE/2010 CURSO : ADMINISTRAÇÀO DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II PROF: NAZARÉ FERRÀO TURMA: 2ADN-1 CHIAVENATO, Idalberto. Introdução

Leia mais

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Capítulos 8 e 9 Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Fundamentos de organização 2 Estrutura organizacional A estrutura organizacional é o resultado final do

Leia mais

ÁREA DE CONHECIMENTO / MATÉRIA / COMPONENTE CURRICULAR: TEORIA MICROECONÔMICA / TEORIA MACROECONÔMICA PONTOS

ÁREA DE CONHECIMENTO / MATÉRIA / COMPONENTE CURRICULAR: TEORIA MICROECONÔMICA / TEORIA MACROECONÔMICA PONTOS RELAÇÃO DE PARA A PROVA DIDÁTICA CAMPUS XVI IRECÊ ÁREA DE CONHECIMENTO / MATÉRIA / COMPONENTE CURRICULAR: TEORIA MICROECONÔMICA / TEORIA MACROECONÔMICA 1. A curva de oferta, fatores determinantes da lei

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua A elaboração das políticas públicas não ocorre em um vácuo institucional tem seus fundamentos no Estado na sociedade, onde as organizações

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso:

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso: PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Docente: JORGE DOVHEPOLY Telefones: (043) 9108-1444 / 3424-5222 E-mail: jdovhepoly45@gmail.com ; jorgeg.dovhepoly@uol.com.br Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E

Leia mais

Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni

Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS Curso: Engenharia Elétrica

Leia mais

Evolução das Teorias Administrativas

Evolução das Teorias Administrativas Evolução das Teorias Administrativas Prof. Esp. Paulo Roberto Rosa Área: Administração N Inscrição: 1473381 Evolução das Teorias Administrativas 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990

Leia mais

CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO 1. Conceitos de cibernética: Ciência da comunicação e do controle. É um sistema de controle baseada na comunicação. 2. Sistemas: Conjunto de elementos que estão dinamicamente

Leia mais

Teoria da Contingência

Teoria da Contingência Unidade 7 Celina Martins 152 Sumário Introdução... 154 Objetivos... 155 Estrutura da Unidade... 155 Unidade 7: Tópico 1: Origens da... 156 Tópico 2: Contribuições dos Autores e suas Pesquisas... 158 2.1

Leia mais

08/05/2017. Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor:Eng.º CivilCássio Fernando Simioni. Quem? Como? Com o quê? O quê? Por quê?

08/05/2017. Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor:Eng.º CivilCássio Fernando Simioni. Quem? Como? Com o quê? O quê? Por quê? GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS Uma organização é uma combinação

Leia mais

Aula 6 Abordagem Estruturalista da Administração EPA

Aula 6 Abordagem Estruturalista da Administração EPA Aula 6 Abordagem Estruturalista da Administração EPA Os desdobramentos da Abordagem Estruturalista Teoria da Burocracia Ênfase na Estrutura Abordagem Estruturalista Teoria Estruturalista Ênfase na Estrutura,

Leia mais

TEORIAS MOTIVACIONAIS Preceitos para Liderança

TEORIAS MOTIVACIONAIS Preceitos para Liderança TEORIAS MOTIVACIONAIS Preceitos para Liderança Teoria das Relações Humanas Motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo. Influencia da motivação humana O pagamento ou recompensa

Leia mais

Introdução à Administração Geral 11/02/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 02 A Administração e suas Perspectivas

Introdução à Administração Geral 11/02/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 02 A Administração e suas Perspectivas Introdução à Administração Unidade 02 Conteúdo e Estudo da Administração O Estado Atual da Teoria Geral da Administração A Administração na Sociedade Moderna Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas

Leia mais

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.6 Organização Objetivos da aula Definir os conceitos de organização,

Leia mais

TEORIAS DAS ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DAS ADMINISTRAÇÃO TEORIAS DAS ADMINISTRAÇÃO ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO A Administração Científica Teoria Clássica ABORDAGEM HUMANÍSTICA Teoria das Relações Humanas ABORDAGEM NEOCLÁSSICA Teoria Neoclássica ABORDAGEM

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Contingencial Teoria da Contingência Parte 5. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Contingencial Teoria da Contingência Parte 5. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Contingencial Parte 5 Prof. Fábio Arruda Ambiente Geral Abordagem Contingencial É o ambiente genérico e comum a todas as organizações. Tudo que acontece no ambiente geral

Leia mais

USP/EACH Gestão Ambiental ACH 1113 Princípios de Administração. Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias

USP/EACH Gestão Ambiental ACH 1113 Princípios de Administração. Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias USP/EACH Gestão Ambiental ACH 1113 Princípios de Administração Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias ENFOQUE SISTÊMICO Definir os conceitos de Sistema e Enfoque Sistêmico e sua relação com a idéia de complexidade

Leia mais

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO 1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇAÃ O AÀ ADMINISTRAÇAÃ O 3ª Função do processo administrativo DIREÇÃO 18 DE SETEMBRO DE 2018 Prof. Carlos Ronaldo Mafuci 3ª Funça o do Processo administrativo- Direção Os

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

EVOLUÇÃO E CORRENTES DE PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO

EVOLUÇÃO E CORRENTES DE PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO EVOLUÇÃO E CORRENTES DE PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO Análise contemporânea Dr. Margarete Boteon Cepea/Esalq maboteon@esalq.usp.br As Principais Teorias da Administração: Anos: Teorias: 1903 Administração

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Estrutura em cinco configurações Núcleo Operacional Cúpula Estratégica Linha Intermediária Tecnoestrutura Assessoria

Leia mais

A Administração e a Arquivologia. Doutoranda Rafaela Carolina da Silva

A Administração e a Arquivologia. Doutoranda Rafaela Carolina da Silva A Administração e a Arquivologia Doutoranda Rafaela Carolina da Silva Administrar Processo de planejar (traçar planos e metas em função de objetivos), organizar (divisão de afazeres), dirigir (comando

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Aula N : 10 Tema:

Leia mais

Organizações. Prof. Gerson Volney Lagemann. Conceito de Organização

Organizações. Prof. Gerson Volney Lagemann. Conceito de Organização Organizações Prof. Gerson Volney Lagemann Conceito de Organização Conceito clássico (Escola Clássica), organização é um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente

Leia mais

A organização precisa de ter uma finalidade: Clara noção sobre porque existe e sobre o que quer realizar, de forma enquadrada na sua missão

A organização precisa de ter uma finalidade: Clara noção sobre porque existe e sobre o que quer realizar, de forma enquadrada na sua missão Teoria Organizacional A organização precisa de ter uma finalidade: Eficácias organizacionais avi01 Clara noção sobre porque existe e sobre o que quer realizar, de forma enquadrada na sua missão e metas

Leia mais

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional Modelos Contemporâneos de Organização ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Me. José Antonio Ulhôa Cintra Ferreira 1 Estruturas - Finalidade Resultado de um processo através do qual: Distribui-se a autoridade;

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA CONTINGÊNCIA NO AMBIENTE EMPRESARIAL

A INFLUÊNCIA DA CONTINGÊNCIA NO AMBIENTE EMPRESARIAL Revista Ampla de Gestão Empresarial www.revistareage.com.br A INFLUÊNCIA DA CONTINGÊNCIA NO AMBIENTE EMPRESARIAL Adinor Pereira Laurindo¹ Júlio Cesar Almeida Costa¹ Mariana Scrinolle¹ Marizane Maria Aguiar

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

GABARITO COMENTADO - ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTOR T8 e T9

GABARITO COMENTADO - ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTOR T8 e T9 16. A respeito do processo de formulação estratégica indique a alternativa correta: a. A análise do macroambiente envolve questões como demografia, regulação e tecnologia b. As 5 forças de Porter consideram

Leia mais

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker)

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker) Apostila : Teoria Neoclássica da Administração Apesar da influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de ser considerados.

Leia mais

CAPÍTULO 5. Max Weber e o estudo da Burocracia

CAPÍTULO 5. Max Weber e o estudo da Burocracia CAPÍTULO 5 Max Weber e o estudo da Burocracia Objetivos Pessoas Informação Conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações Organização MAXIMIANO /TGA Fig. 5.1 Uma organização é um sistema de recursos que

Leia mais

A Administração e a Biblioteconomia. Doutoranda Rafaela Carolina da Silva

A Administração e a Biblioteconomia. Doutoranda Rafaela Carolina da Silva A Administração e a Biblioteconomia Doutoranda Rafaela Carolina da Silva Administrar Processo de planejar (traçar planos e metas em função de objetivos), organizar (divisão de afazeres), dirigir (comando

Leia mais

Sumário. Prefácio, xv

Sumário. Prefácio, xv Sumário Prefácio, xv 1 Introdução, 1 1.1 Significado de Administração, 1 1.2 Caráter científico da Administração, 2 1.3 O papel da teoria na ciência, 4 1.4 Teorias da Administração, 7 1.5 Classificação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO ANEXO I. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO ANEXO I. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Ciências Contábeis Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Juliana

Leia mais

Prof. Alexandre kikuti Np2. Questões GTA Gestão e Tendências em Academias / 2015 (DP)

Prof. Alexandre kikuti Np2. Questões GTA Gestão e Tendências em Academias / 2015 (DP) Prof. Alexandre kikuti Np2 Questões GTA Gestão e Tendências em Academias / 2015 (DP) Questão 01 Para que o processo de recrutamento seja eficaz, é necessário que exista a seleção e o treinamento dos recrutadores,

Leia mais

Patrimonialismo, Burocracia e Administração por Objetivos

Patrimonialismo, Burocracia e Administração por Objetivos Patrimonialismo, Burocracia e Administração por Objetivos Três modelos gerenciais básicos e suas respectivas fontes de legitimação nas organizações. Fundamentos da Administração Origens históricas do Patrimonialismo

Leia mais

Teorias da Administração

Teorias da Administração CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teorias da Administração Período 2014 2016 1) FCC Analista Controle Externo (TCE-GO)-2014 Nas, o Homo Economicus pode ser interpretado como Homem Operacional, pois é considerado

Leia mais

Abordagem Humanística

Abordagem Humanística Teoria das Relações Humanas Elton Mayo Ênfase nas Pessoas enquanto parte da organização 1. Preocupa-se em analisar o trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho. - Psicologia do Trabalho ou Psicologia

Leia mais

Anotações LIDERANÇA - MÓDULO 2 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Anotações LIDERANÇA - MÓDULO 2 ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Em 1924, especialistas em eficiência da empresa Western Electric Company, em Hawthorne, Estados Unidos, iniciaram uma pesquisa que tinha por objetivo estudar os efeitos das

Leia mais

PLANO DE CURSO. Bases históricas. Abordagens clássica, neoclássica, humanista, estruturalista, sistêmica e contingencial das

PLANO DE CURSO. Bases históricas. Abordagens clássica, neoclássica, humanista, estruturalista, sistêmica e contingencial das PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Teoria da Administração I Professor: Salomão David Vergne Cardoso e-mail: vergne07@gmail.com Código: MAR00 Carga

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

Como estudar e obter nota para aprovação? Teorias da Administração II. Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da disciplina?

Como estudar e obter nota para aprovação? Teorias da Administração II. Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da disciplina? Teorias da Administração II 1ª aula satélite 19/outubro Profa Giselle Pavanelli Teorias da Administração II Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da disciplina? Como estudar e obter nota para

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS Francielle Bado - Márcio Erpen Lima - Guilherme Nunes Bolzan DESENVOLVENDO PESSOAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Componente Curricular: SL4053-ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública

Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública Estrutura e Estratégia Organizacional parte 5. Fatores que influenciam a estrutura. A definição da estrutura correta para uma determinada organização depende

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Motivação Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO Motivação CONTROLE OBJETIVO E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO As pessoas costumam dizer que a motivação

Leia mais

Gestão de Negócios (2)

Gestão de Negócios (2) Gestão de Negócios (2) A abordagem política e a cultura das organizações Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday Conteúdo: 1. Abordagem política das organizações 2. Estratégia do poder em Croizer 3. Estrutura

Leia mais

Organização da Aula. Contextualização. Principais Conceitos e Modelos de Gestão. Instrumentalização. Fundamentos da Administração.

Organização da Aula. Contextualização. Principais Conceitos e Modelos de Gestão. Instrumentalização. Fundamentos da Administração. Fundamentos da Administração Organização da Aula Aula 2 Modelos de Gestão Prof. Me. Daniel Francisco Rossi Contextualização Das funções concentradas em comando e controle, a partir dos modelos burocráticos

Leia mais

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Baseado em Hall (2004)

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Baseado em Hall (2004) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Baseado em Hall (2004) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL... Estrutura é isto?... É, mas não é só isto!!! ESTRUTURA ORGANIZACIONAL... Vejamos então o que mais envolve? ESTRUTURA ORGANIZACIONAL...

Leia mais

Teorias sobre motivação e liderança

Teorias sobre motivação e liderança Teorias sobre motivação e liderança Após Hawthorne... Satisfação das necessidades psicossociais x Aumento da produtividade A adoção de um estilo de gerência participativa não melhorava necessariamente

Leia mais

PLANEJAMENTO ANO LETIVO: º SEMESTRE

PLANEJAMENTO ANO LETIVO: º SEMESTRE UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANEJAMENTO ANO LETIVO: 2011 2º SEMESTRE Dados da Disciplina Matriz Carga Horária Código Nome da disciplina Curricular

Leia mais

Funções de Administração

Funções de Administração Funções de Administração Organização A Língua Portuguesa, como outros idiomas, utiliza uma mesma palavra com diversos significados. Neste curso, você já viu ou ainda verá algumas palavras ou expressões

Leia mais

Unidade I GESTÃO DAS OPERAÇÕES. Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade I GESTÃO DAS OPERAÇÕES. Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade I GESTÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS Prof. Me. Livaldo dos Santos Administração de operações produtivas, seus objetivos e estratégia Objetivos da unidade: Entender a função produção nas diversas organizações.

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos 1

Núcleo de Materiais Didáticos 1 Gestão de Talentos e Mapeamento por Competências Aula 1 Prof a Cláudia Patrícia Garcia claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos Mini Currículo Administradora Marketing EAD Metodologia

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ADM100 Teoria Geral da Administração I

Programa Analítico de Disciplina ADM100 Teoria Geral da Administração I 0 Programa Analítico de Disciplina ADM100 Teoria Geral da Administração I Departamento de Administração e Contabilidade - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria burocrática. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria burocrática. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria burocrática Professor: Roberto César BUROCRACIA No início do século XX, MAX WEBER, um sociólogo alemão, publicou uma bibliografia a respeito das grandes organizações

Leia mais

Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento:

Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento: Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento: 1) O que é uma Organização? 2) Quais são os objetivos? 3) Quais são os seus diferentes níveis? 4) Como está estruturada uma organização? 5) Quais

Leia mais

ADM29008 Administração para Engenharia

ADM29008 Administração para Engenharia ADM29008 Administração para Engenharia Prof. Esp. Clayrton M. Henrique 2016/1 Roteiro... Introdução Estudo de caso Abordagem Clássica Teoria Comportamental Hierarquia de Necessidades Clima Organizacional

Leia mais

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho Divisão Racional do Trabalho Organização Formal x Organização Informal Organização Formal - Heterogênea -Rígida - Hierarquizada -Estática - Limitada Princípios Básicos das Organizações - Divisão do Trabalho

Leia mais

INICIO: 1º. SEMESTRE Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011

INICIO: 1º. SEMESTRE Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011 FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Curso: ADMINISTRAÇÃO / CONTÁBEIS INICIO: 1º. SEMESTRE - 2011 Disciplina:FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011 Turma: 1º. A - Carga Horária

Leia mais

Abordagem Comportamental

Abordagem Comportamental CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Abordagem Comportamental Prof. Augusto Santana 19/02/2013 INTRODUÇÃO Posições Normativas e Prescritivas X Posições Explicativas e Descritivas

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas

Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas Esse capitulo estuda o referencial do conhecimento de SI necessário aos usuários finais das empresas e abordagem revista sobre desdobramentos-chaves no

Leia mais

Gestão de Negócios (7)

Gestão de Negócios (7) Gestão de Negócios (7) MODELO: CONFIGURAÇÕES DE MINTZBERG Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday A grande idéia Usando as configurações básicas de Henry Mintzberg, pode-se categorizar ou até tipificar organizações.

Leia mais

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica Evolução do Pensamento Administrativo 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990 Teoria Abordagem 1903 Clássica 1909 Teoria da Burocracia Estruturalista 1916 Teoria Clássica Clássica 1932

Leia mais

ADM Administração para Engenharia. Prof. Henrique

ADM Administração para Engenharia. Prof. Henrique ADM29008 Administração para Engenharia Prof. Henrique Roteiro Introdução Abordagem Clássica (Teorias Clássica e Científica) Teoria Comportamental (Relações Humanas) Hierarquia de Necessidades (Maslow)

Leia mais

Empresas e Sistemas. Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas. Professor: Thiago Silva Prates

Empresas e Sistemas. Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas. Professor: Thiago Silva Prates Empresas e Sistemas Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas Professor: Thiago Silva Prates Empresas e Sistemas A empresa é um sistema (um conjunto de partes que interagem entre si para alcançar objetivos

Leia mais

Disciplina: Específica

Disciplina: Específica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Concurso Público para provimento de vagas de cargos Técnico-Administrativos Edital nº 293/2016 Resultado do julgamento dos recursos interpostos contra as questões

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO: CONCEITOS INICIAIS

ADMINISTRAÇÃO: CONCEITOS INICIAIS ADMINISTRAÇÃO: CONCEITOS INICIAIS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Alguns pressupostos Organização: Interação entre duas ou mais pessoas para alcançar determinados objetivos Universalidade

Leia mais

DA ADMINISTRAÇÃO. Fund ADM

DA ADMINISTRAÇÃO. Fund ADM FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 1 Competência SABER FAZER ACONTECER Alcançar metas Conhecimento Habilidade SABER SABER FAZER Aprender a aprender Aplicar o Aprender Agregar valor continuadamente Aumentar o

Leia mais

mai-19 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO Pensamento Mecanicista Pensament o Sistêmico Pensamento Mecanicista Pensamento Mecanicista

mai-19 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO Pensamento Mecanicista Pensament o Sistêmico Pensamento Mecanicista Pensamento Mecanicista PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO um desafio para a gestão na atualidade Duas diferentes visões podem ser utilizadas para explicar a realidade. A primeira define que o mundo é composto por coisas,

Leia mais

Módulo 8 Teoria da Produção

Módulo 8 Teoria da Produção Módulo 8 Teoria da Produção Numa economia de mercado, consumidores e empresas representam respectivamente as unidades do setor de consumo e de produção, que se interrelacionam através do sistema de preços

Leia mais

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo OS&E ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo Organização Informal: - Surge naturalmente, em função

Leia mais

08. Segundo a teoria de sistemas, as funções de um sistema independem de sua estrutura.

08. Segundo a teoria de sistemas, as funções de um sistema independem de sua estrutura. TEORIAS, ESTRUTURA, MUDANÇA E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL 01. O fato de os empregados desenvolverem sua própria maneira de executar as tarefas constitui quadro similar ao preconizado pela teoria da

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França DA ADMINISTRAÇÃO HENRI FAYOL França HENRI FAYOL 1841-1925 Nasceu em Constantinopla, morreu em Paris. Desenvolveu a Teoria Clássica na França. Engenheiro de Minas aos 25 anos. Gerente Geral aos 47 anos.

Leia mais

Aula 2 - Fundamentos da gestão de produção: modelo de transformação: inputs, processo de transformação e outputs. Tipos de Processo de Produção

Aula 2 - Fundamentos da gestão de produção: modelo de transformação: inputs, processo de transformação e outputs. Tipos de Processo de Produção Aula 2 - Fundamentos da gestão de produção: modelo de transformação: inputs, processo de transformação e outputs. Tipos de Processo de Produção Prof. Geronimo O que é administração da Produção? É a atividade

Leia mais

APLICAÇÃO DE ecr EFFICIENT CONSUMER RESPONSE À REDE SUBWAY COM BASE NA LOGISTICA DE SUPRIMENTO

APLICAÇÃO DE ecr EFFICIENT CONSUMER RESPONSE À REDE SUBWAY COM BASE NA LOGISTICA DE SUPRIMENTO UNIVERSIDADE DE BRASILIA DEPARTAMENTO DE ADMINISTAÇÃO LOGISTICA EMPRESARIAL APLICAÇÃO DE ecr EFFICIENT CONSUMER RESPONSE À REDE SUBWAY COM BASE NA LOGISTICA DE SUPRIMENTO GRUPO 19Z ARTHUR BIOCALTI ILO

Leia mais