O CENÁRIO ATUAL DA EAD

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O CENÁRIO ATUAL DA EAD"

Transcrição

1 11 O CENÁRIO ATUAL DA EAD Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Steve Woods Ilker Fonte:

2 Meta da Aula Apresentar as características do cenário atual da EAD. Objetivos Ao final desta aula, você deverá ser capaz de: 1. reconhecer a importância das TICs para o cenário atual da EAD; 2. identificar vantagens do material impresso sobre as demais mídias utilizadas em EAD.

3 E viva a tecnologia! A vida das pessoas ficou muito mais fácil com a invenção do computador e, principalmente, da internet, não é verdade? Tente lembrar a última vez que você enviou uma carta para um amigo que mora longe... Nem imagina quando foi isso? Pois é, provavelmente faz muito tempo, já que hoje em dia é muito mais rápido (e garantido) enviar um . Agora, imagine como seria a vida da EAD sem essa tecnologia? Difícil, não é mesmo? Como trabalhar com a tutoria a distância, por exemplo, sem o auxílio de chats e s? E como interagir com seus colegas de curso sem a possibilidade de comunicação via fóruns? Complicado, muito complicado... Se voltarmos ao tempo, chegaremos à conclusão de que, ao longo dos anos, o cenário da EAD foi se modificando, ao passo que uma nova tecnologia ia sendo utilizada a fim de melhorar o processo de ensinoaprendizagem. Mas não foi só a inserção de novas tecnologias que deu um empurrão na EAD. No Brasil, por exemplo, por meio da Lei nº 9.394/96 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases), foram estabelecidos os dispositivos legais que regulamentaram a modalidade de ensino a distância. Em maio do mesmo ano, foi criada a Secretaria de Educação a Distância (SEED). A partir daí, vários programas de EAD e políticas públicas voltadas para a educação vêm sendo propostos pelo MEC em prol da democratização do ensino. Em aulas passadas, já falamos sobre isso, lembra? Esta é a nossa última aula desta disciplina e você vai aprender sobre o cenário atual da EAD. Não há dúvidas de que os recursos tecnológicos, especialmente os voltados para a informação e comunicação (TIC), contribuíram enormemente para a mudança do panorama da EAD. Mas, afinal, como podemos descrever o atual cenário da EAD? Vamos começar, então? AULA 11 O cenário atual da EAD 153

4 SAIBA MAIS e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Um pouco mais sobre a SEED O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEED), atua como um agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, fomentando a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e das técnicas de educação a distância aos métodos didático-pedagógicos. Além disso, promove a pesquisa e o desenvolvimento voltados para a introdução de novos conceitos e práticas nas escolas públicas brasileiras. Fonte: A força da EAD... Para começar a falar do cenário atual da EAD, nada mais justo do que começar falando sobre um dos principais projetos do Ministério da Educação, em parceria com a SEED: o Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-tec Brasil), programa do qual você faz parte neste curso. Figura 11.1: O Programa e-tec Brasil tem como objetivo democratizar o acesso ao ensino técnico público por meio de uma rede nacional de escolas de ensino profissionalizante, na modalidade a distância. SAIBA MAIS... Para conhecer mais sobre o programa e-tec Brasil, acesse o endereço:

5 Olha só que privilégio! Você se lembra da nossa primeira aula? Nela havia a seguinte pergunta: por que você escolheu um curso a distância? Uma coisa é certa: além de todos os motivos que você deve ter tido para escolher essa modalidade de ensino, com certeza só foi possível ter esse curso como opção devido à ampliação da oferta e à democratização do acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos em todo o país. Sem dúvida, só foi possível ampliar e democratizar o acesso a cursos de qualidade, sejam eles de nível técnico ou superior, graças às mudanças no plano social e político voltados para a democratização do ensino e, sobretudo, ao uso das TICs na educação. Mas, antes de avançarmos na aula, vamos dar uma pequena pausa. Pense em pelo menos duas coisas que influenciaram na sua maneira de estudar em um curso a distância por conta das tecnologias, desde o dia em que você começou o curso até hoje. Por que você acha que ocorreram essas mudanças? Pense como era na época em que você estudava numa escola convencional. AULA 11 O cenário atual da EAD 155 Adam Ciesielski Fonte: Imagino que você ficou pensando no que responder, não é mesmo? Muitas coisas devem ter passado pela sua cabeça. E muito provavelmente a primeira delas foi o fato de que, na época de escola, você tinha que se deslocar de sua casa para uma escola. Na escola, você e seus colegas de turma estudavam dentro de uma sala de aula típica, com quatro paredes, porta, janela e, muito provavelmente, com todas as carteiras enfileiradas viradas de frente para o quadro-negro, onde estava o professor apresentando a aula.

6 156 e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Gokhan Oku Fonte: Figura 11.2: Sala de aula típica do ensino presencial: carteiras enfileiradas, alunos sentados de frente para o quadro-negro, onde o professor apresenta os conteúdos. Mas será que mesmo no ensino presencial você estava realmente presente na aula o tempo todo? Imagino que não. Quantas vezes você já não se sentiu distante, voando enquanto o professor falava, falava e falava? Isso deve ter acontecido muitas vezes, não é mesmo? Sanja Gjenero Fonte: Figura 11.3: Que atire a primeira pedra quem nunca dormiu ou pelo menos ficou voando em uma aula!

7 E, agora, em um curso a distância? Como é o seu comportamento sem um professor, apenas com a utilização do material didático e da plataforma? Como você determina o seu tempo, o seu local de estudo, ou seja, a sua presença? Mas o que esse assunto todo tem a ver com o cenário atual da EAD? Essa discussão busca mostrar que o que importa de verdade não é estudar em um curso presencial ou a distância, mas sim a interação que você tem com a aula. Muitas vezes, os alunos podem estar em uma sala de aula convencional e não podem nem mesmo conversar entre si durante toda a aula e nem interagir com o professor. Ou seja: já ouviu falar na expressão entra mudo e sai calado? É mais ou menos isso que acontece... Ou pode acontecer também o contrário, como já foi falado anteriormente: o aluno estar na sala de aula presente fisicamente, mas estar completamente distante dali, não prestando atenção em nada do que está sendo exposto pelo professor, ou seja, não aprendendo nada daquela aula. Na EAD também é um pouco assim. É você quem determina o grau de interação que vai ter com o curso. Quanto mais você interagir com o seu material de estudo, maior será a sua participação no processo de ensinoaprendizagem, caracterizando você como um aluno ativo. AULA 11 O cenário atual da EAD 157 Bethany Carlson Fonte: Figura 11.4: Assim como acontece no ensino presencial, o aluno de um curso em EAD pode ser silenciado, na medida em que não interage com o material didático (impresso ou eletrônico) e as demais ferramentas disponíveis em seu processo de ensino-aprendizagem. Sem essa interação, é muito mais complicado atingir os objetivos de aprendizagem.

8 158 e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Cenário atual da EAD Para falar sobre o cenário atual da EAD, não podemos deixar de destacar o importante papel exercido pelas TICs, que vêm apresentando novos desafios para a área educacional. Um desses desafios está relacionado com o preparo dos professores para lidar com as tecnologias atuais na educação. Você já viu em outras aulas que, para o sucesso da EAD, além de um bom projeto, é necessário que os profissionais envolvidos no sistema sejam capacitados, tanto para preparar o material didático de qualidade quanto para acompanhar o desenvolvimento do aluno durante todo o curso. Lembra quando discutimos sobre avaliação, na Aula 10? No Brasil, temos percebido um esforço especial vindo do MEC no sentido de aumentar a freqüência dos alunos e a qualidade do ensino da rede pública e também da modalidade EAD, incentivando o uso de TICs. A modalidade de ensino a distância tem estado sob os holofotes do governo, recebendo muitas propostas de programas educacionais. Isso revela uma mudança nas estratégias e políticas voltadas para a educação. O resultado é observado por meio dos dados fornecidos pelo Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (abraead) de Através da análise desses dados, pode-se perceber que milhares de alunos já foram matriculados em cursos autorizados de graduação a distância, cursos de especialização e cursos de capacitação. Mantendo-se essa tendência, com certeza, do anuário de 2008 em diante, teremos uma estatística ainda maior envolvendo também os cursos técnicos, devido ao programa e-tec Brasil. Acompanhando o aumento do número de cursos e de alunos, o número de instituições ligadas à EAD no Brasil também aumenta cada vez mais. Com isso, têm crescido também os debates sobre essa modalidade de ensino. A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) vem promovendo, nos últimos anos, encontros, congressos e palestras, com o objetivo de aproximar grupos de educadores interessados em novas tecnologias de aprendizagem em EAD.

9 SAIBA MAIS... Interesses em comum... Pelo histórico da EAD, podemos afirmar que os debates sobre EAD sempre aconteceram internacionalmente. No entanto, com a internet ficou mais fácil manter-se informado sobre a EAD no Brasil e em outros países. Podemos citar como exemplo a principal organização profissional sobre EAD, o Conselho Internacional de Educação a Distância (ICDE). Essa organização teve início em 1938, no Canadá, com a participação dos EUA. Naquela época, era conhecida como Conselho Internacional de Educação por Correspondência (ICCE), mas, em 1982, recebeu a designação ICDE. Nas conferências do ICDE, educadores de quase todos os países do mundo se fazem presentes para debater sobre EAD. Órgãos internacionais, como o Banco Mundial e a UNESCO, têm demonstrado grande interesse em investir no potencial da EAD como forma de acesso ao conhecimento para muitos países em desenvolvimento. As políticas desenvolvidas por esses órgãos relacionadas à EAD estão voltadas para o desenvolvimento e a oferta de cursos. Especialistas afirmam que existe uma forte tendência nos próximos anos, em âmbito internacional, da aceleração de políticas e ações voltadas para o alcance global da EAD. No entanto, um fato importante que deve ser ressaltado é que para milhares de pessoas no mundo, inclusive no Brasil, o acesso à tecnologia, especialmente a internet, ainda não é uma realidade. Infelizmente esses são dados verdadeiros! AULA 11 O cenário atual da EAD 159

10 160 e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância ATIVIDADE 1 ATENDE AO OBJETIVO 1 Esta atividade é bem rapidinha... As TICs revolucionaram o mundo da EAD e você já viu isso nesta aula. Cite pelo menos duas características que justifiquem essa afirmativa. Acesso à tecnologia O acesso aos recursos tecnológicos não ocorre da mesma forma em todo o mundo. Os países em desenvolvimento ainda estão muito atrás dos países desenvolvidos em termos de acesso às TICs. Veja as Tabelas 11.1 e A primeira apresenta um quadro comparativo do uso da tecnologia em EAD nos diferentes países e a segunda apresenta um quadro comparativo do uso das mídias em EAD: Tabela 11.1: Quadro comparativo do uso de recursos tecnológicos em EAD nos países industrializados e em desenvolvimento. Tecnologia Países em desenvolvimento (%) Países desenvolvidos Correio e entrega física Telefone Rádio 29 6 Transmissão direta por TV Transmissão terrestre por TV Rede digital de serviços integrados Conexões especializadas (não especificadas) Conexões digitais especializadas (%) Rede de dados pública 2 12 Internet a cabo 2 11 (Fonte: Adaptado de MOORE, M.; KEARSLEY, G., 2005.)

11 Tabela 11.2: Quadro comparativo das mídias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem em EAD nos países industrializados e em desenvolvimento. Mídia Países em desenvolvimento (%) Países desenvolvidos(%) Material impresso Áudio Vídeo Mídia baseada em computador Multimídia 7 30 AULA 11 O cenário atual da EAD 161 (Fonte: Adaptado de MOORE, M.; KEARSLEY, G., 2005.) Esses dados nos revelam, dentre outras coisas, que o material didático impresso para a modalidade EAD ainda é o mais utilizado em todo o mundo. Você consegue imaginar o porquê disso? Antes, vamos a uma atividade. Observe as imagens a seguir: ATIVIDADE 2 ATENDE AO OBJETIVO 1 Sanja Gjenero Sophie Craig Jewell Ratnesh Bhatt Fonte:

12 162 Peter Huys e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Manu M. Hidden Ludmilla Rossi As imagens são para ajudar você a se lembrar das tecnologias mais utilizadas na EAD. Agora, apresente uma vantagem de cada mídia apresentada nas imagens e utilizada em EAD. Essa é uma atividade especial. A resposta dela não virá ao final da aula, como nas outras atividades, mas sim na próxima seção da aula...

13 As mídias e suas vantagens O material didático impresso tem inúmeras características que o fazem estar um passo à frente das outras mídias. Veja algumas delas: Materiais impressos são bastante familiares (desde crianças estamos acostumados a lidar com livros, revistas, jornais etc.). Materiais impressos permitem que cada pessoa determine seu próprio ritmo de estudo, podendo retomar um trecho quantas vezes forem necessárias, quantas vezes quiser. Não é necessário que se estabeleça um horário ou local para que o conteúdo seja disponibilizado. A leitura de um texto impresso não requer qualquer equipamento especial. Pode-se dar em qualquer local ou circunstância, especialmente porque se trata de um recurso de fácil transporte. Materiais impressos são de fácil marcação, o que facilita as estratégias de estudo de cada um. Um dos aspectos mais importantes associados ao uso de materiais impressos na Educação a Distância é seu potencial de inclusão social. Hoje, embora haja grande desenvolvimento tecnológico, a grande maioria da população da América Latina, e mesmo mundial, não tem acesso à internet. A mídia digital, portanto, não pode garantir de fato a democratização da informação em todos os níveis sociais. O custo de preparação e reprodução de materiais impressos é relativamente baixo quando comparado a outras mídias, tais como aulas baseadas na web, TV ou em formato de vídeo. Fonte: Figura 11.5: Viu como materiais impressos têm muitas vantagens? AULA 11 O cenário atual da EAD 163

14 164 As mídias baseadas em computador também têm características que são e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância consideradas importantes para o favorecimento do ensino-aprendizagem. Veja algumas delas: Mídias como o CD-ROM permitem que o aluno acesse o conteúdo no momento em que ele quiser, dependendo apenas de ter um computador com leitor de CD. Além disso, o aluno pode salvar o conteúdo no computador para lê-lo na tela ou imprimi-lo. Nesse caso, o aluno vai ter as mesmas vantagens de um material impresso. Já as multimídias favorecem a distribuição do conteúdo por meio de vídeos, áudios, simulações, animações, slides em flash utilizando o computador e a internet. A vantagem é que o aluno vai ter outros formatos de conteúdo que são importantes para ajudar na aprendizagem. No entanto, o aluno vai sempre depender de conexão à internet para ter acesso a um determinado conteúdo de aula. MULTIMÍDIA Navegando no mundo da EAD Se você deseja conhecer mais sobre o que acontece na EAD no Brasil e no mundo, visite os sites: Secretaria da Educação a Distancia (SEED): http: //portal.mec.gov.br/seed Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED): http: // Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT): http: // Biblioteca Virtual de Educação a Distância do Prossiga Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): UNESCO: http: //

15 Você viu, nesta aula, que a modalidade de ensino a distância só tem a ganhar com o desenvolvimento de novas tecnologias da informação e comunicação. Mas, a despeito disso, essa modalidade de ensino ainda se mostra muito dependente dos materiais impressos. E com toda a razão: o que seriam dos alunos sem um livro para dar uma última lida no conteúdo dentro do ônibus enquanto vão ao pólo fazer a avaliação presencial? Essa facilidade não tem preço, não é mesmo? AULA 11 O cenário atual da EAD 165 ATIVIDADE 3 ATENDE AO OBJETIVO 2 A seguir estão listadas algumas características de mídias utilizadas em EAD. Você deve assinalar aquelas que são características do material impresso. ( ) pode ser usado em qualquer lugar e a qualquer hora; ( ) possibilita representações de movimentos e imagens em três dimensões; ( ) depende de um equipamento específico para utilização; ( ) todas as pessoas podem ter acesso, independentemente de seu nível social; ( ) exige um alto custo para implantação e manutenção; ( ) possibilita interação entre as pessoas em tempo real; ( ) possibilita que cada aluno faça suas próprias marcações. RESUMINDO... O desenvolvimento das novas TICs tem apresentado novos desafios para a área educacional e, principalmente, para a EAD. No Brasil, temos percebido um esforço especial vindo do MEC, no sentido de aumentar a freqüência e a qualidade do ensino da rede pública, incentivando o uso de TICs na modalidade EAD.

16 166 A EAD é uma das prioridades do governo quando se pensa na e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância ampliação da oferta e no acesso à educação em todos os níveis de ensino e, por isso, tem inúmeros programas e ações voltados para essa modalidade de ensino. Milhares de alunos já foram matriculados em cursos autorizados de graduação a distância e também em cursos de especialização e cursos de capacitação, segundo dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (abraead) de O número de instituições ligadas à EAD no Brasil aumenta cada vez mais, juntamente com os debates sobre essa modalidade de ensino. As políticas desenvolvidas por órgãos internacionais, como o Banco Mundial e a UNESCO, têm demonstrado grande interesse em investir no potencial da EAD como forma de acesso ao conhecimento para muitos países em desenvolvimento. O material didático impresso para a modalidade EAD ainda é o mais utilizado em todo o mundo. Isso porque o material impresso é o meio mais familiar aos leitores, além de diversas outras características que o coloca à frente das demais mídias. RESPOSTAS DAS ATIVIDADES Atividade 1 Você pode ter citado diversas características que mostrem o quanto as TICs possibilitam e auxiliam o desenvolvimento da EAD, como, por exemplo: aumento da velocidade de envio de informações ( s, pesquisas on-line etc.); ampliação dos debates entre grupos de educadores em EAD; interação entre os alunos através de chats e fóruns; ampliação da oferta de cursos a distância (técnicos, profissionalizantes e ensino superior) etc.

17 Atividade 3 (X) pode ser usado em qualquer lugar e a qualquer hora; ( ) possibilita representações de movimentos e imagens em três dimensões; ( ) depende de um equipamento específico para utilização; (X) todas as pessoas podem ter acesso, independentemente de seu nível social; ( ) exige um alto custo para implantação e manutenção; ( ) possibilita interação entre as pessoas em tempo real; (X) possibilita que cada aluno faça suas próprias marcações. AULA 11 O cenário atual da EAD 167 Referências bibliográficas ALVES, J.R.M. Educação à distância e as novas tecnologias de informação e aprendizagem. [S.l.: s.n], [s.d.]. Disponível em: < org.br/programas/980201a1.htm> BATES, T. The future of learning. [S.l.: s.n], Disponível em: <http: // BARRETO, C.C. Material impresso como recurso educacional: isso é história? In: et al. Planejamento e Elaboração de Material Didático Impresso para Educação a Distância. [S.l.]: Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, BRASIL. Educação à distância. Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de FUCK, H. et al. Participação e avaliação no ambiente virtual aulanet da PUC-Rio. In: Educação On-line: Teorias, Práticas, Legislação e Formação Corporativa. Rio de Janeiro: Edições Loyola, Disponível em: < LEOPOLDO, L. P. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, LÉVY, P. O que é o Virtual? Tradução Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: 34, 1993.

18 168 e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, LUCENA, C.; FUKS, H. Professores e aprendizes na web: a educação na era da Internet. Rio de Janeiro: Clube do Futuro, p. MOORE, M. G., KEARSLEY, Greg. Distance education: a systems view. Belmont: Wadsworth Publishing Company, p. MORAN, J.M. Novas tecnologias e reencantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio e Janeiro, v. 23, n.126, p , set-out NISKIER, A. Tecnologia educacional: uma visão política. Petrópolis: Vozes, PRETI, O. Educação a Distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. In: Educação a distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: NEAD/IE-UFMT, 1996.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. 5 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Gokhan Okur Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar as bases para o planejamento e a

Leia mais

OS ELEMENTOS DOS SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. Steve Woods.

OS ELEMENTOS DOS SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. Steve Woods. 6 OS ELEMENTOS DOS SISTEMAS DE EAD Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Sanja Gjenero Steve Woods Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar os componentes necessários ao planejamento

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EAD NO BRASIL. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. Vicky S.

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EAD NO BRASIL. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. Vicky S. 4 POLÍTICAS PÚBLICAS EM EAD NO BRASIL Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Vicky S Gabriella Fabbri Fonte: www.sxc.hu Julia Freeman-Woolpert Meta Apresentar as políticas

Leia mais

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado Educação a Distância O Computador na Educação EDU3375 2011/2 Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado 1 EAD: Conceituação A EAD recebeu diversas denominações em diferentes países,

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração 5ª Geração Ensino Por correspondência EAD via rádio e TV Novas experiências em EAD Universidades abertas e teleconferência Uso da Internet e das redes de computadores

Leia mais

O QUE É A EAD? Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância

O QUE É A EAD? Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância 1 O QUE É A EAD? Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Meta Apresentar os principais conceitos de Educação a Distância. Objetivos Ao final dessa aula, você deverá ser

Leia mais

Manual. Rede SEI EaD - Educação a Distância CETEG. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás

Manual. Rede SEI EaD - Educação a Distância CETEG. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Manual Rede SEI EaD - Educação a Distância CETEG Centro de Ensino Tecnológico de Goiás CETEG - Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Versão: 12/12/2016 12:23 Table of Contents REDE SEI EAD - EDUCAÇÃO A

Leia mais

RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL

RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL Mestrado em Ensino e suas Tecnologias Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem Profa. Dra. Arilise Moraes de Almeida Lopes Para falar de Educação

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

Sistemas de Informação. Informática na Educação 5º Período

Sistemas de Informação. Informática na Educação 5º Período Sistemas de Informação Informática na Educação 5º Período SUMÁRIO CAPÍTULO 2 Educação a Distância 2.1. Histórico da EaD no Brasil. 2.2. Legislação da EaD. 2.3. Reflexão sobre tecnologia educacional. 2.4.

Leia mais

Informática EAD. Professor Márcio Hunecke.

Informática EAD. Professor Márcio Hunecke. Informática EAD Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Matéria Aula XX EAD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Educação a distância (EAD) é uma modalidade de educação mediada por tecnologias,

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA

O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA 1 O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil

Leia mais

FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS. Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS

FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS. Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS EAD/UFMS Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TIC s EXTENSÃO/ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FOMENTO

Leia mais

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas.

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas. Análise de referencial bibliográfico e das políticas públicas sobre a formação de professores em relação ao uso pedagógico das tecnologias digitais no Paraná Dirce Aparecida Foletto De Moraes Nathalia

Leia mais

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 7 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM EAD (TICS) Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Meta Apresentar usos de Tecnologias de Informação e Comunicação em EAD.

Leia mais

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Joanderson Araújo Paulo (1); Ana Klyvia Ferreira Rodrigues (2); José Klemer Crispim de Souza(3); Carolina Soares Ramos (4) Universidade Estadual da Paraíba;

Leia mais

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo v.1.0 A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo José Mário Costa Junior Coordenador Adjunto da Rede e-tec Brasil Assessor da Diretoria do Cefor Total de 23 slides Autor: José Mário Costa Junior A EaD

Leia mais

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD?

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? Educação à distância A educação a distância (EaD) é definida como [...] o aprendizado planejado que ocorre normalmente em

Leia mais

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta.

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta. Olá turma! Bem-vindos de volta. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias Você sabe o que são NTICs? Como elas poderiam auxiliar no seu processo de aprendizagem?

Leia mais

PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS EAD

PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS EAD PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS EAD Prof. Helder de Amorim Mendes Universidade Federal do Espírito Santo Avaliador MEC/Inep PROCESSO DE AVALIAÇÃO ATÉ 06/2017 Art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: Aprimoramento da sistemática de gestão

Leia mais

HISTÓRICO DA EAD NO BRASIL. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. H Berends. Brano Hudak. Fonte:

HISTÓRICO DA EAD NO BRASIL. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. H Berends. Brano Hudak. Fonte: 3 HISTÓRICO DA EAD NO BRASIL Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Brano Hudak H Berends Meta Apresentar a história da EAD no Brasil e sua legislação. Objetivo Ao final

Leia mais

Simone Majerkovski Custodio CAEB/SMED/Cachoeirinha

Simone Majerkovski Custodio CAEB/SMED/Cachoeirinha Plataforma Moodle criando novas possibilidades na Educação de jovens e Adultos e propiciando a inclusão digital na Rede de Ensino Municipal de Cachoeirinha/RS. Simone Majerkovski Custodio CAEB/SMED/Cachoeirinha

Leia mais

ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR

ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR FORTALEZA CE Junho 2009 Maria Eugenia Silva Vargas Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará E-mail: mesvargas@hotmail.com Categoria (A) Setor

Leia mais

Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais

Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L E M C I Ê N C I A, T E C N O L O G I A E G E S T Ã O A P L I C A D A S À R E G E N E R A Ç Ã O T E C

Leia mais

Concepções de EaD e de Tutor na Experiência do Pró- Licenciatura em Geografia da UEPG

Concepções de EaD e de Tutor na Experiência do Pró- Licenciatura em Geografia da UEPG Concepções de EaD e de Tutor na Experiência do Pró- Licenciatura em Geografia da UEPG Alex Caetano da SILVA e Renato PEREIRA Universidade Estadual de Ponta Grossa A sociedade pós-moderna exige, cada vez

Leia mais

Manual do Professor. Conferência Web

Manual do Professor. Conferência Web Manual do Professor Conferência Web SUMÁRIO 1. Acesso ao serviço de Conferência Web... 2 Página principal do serviço... 3 Login Conferência Web... 5 2. Ativando o microfone (caso seja Professor)... 7 3.

Leia mais

SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO DO PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA VIRTUAL UM ESTUDO DE CASO

SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO DO PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA VIRTUAL UM ESTUDO DE CASO SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO DO PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA VIRTUAL UM ESTUDO DE CASO Francisco Ioneiton da SILVA 1, Adonys Bezerra BARRETO 1, Valdecy Margarida da SILVA 2 1

Leia mais

Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção online

Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção online Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção online Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países

Leia mais

Ensino sem fronteira

Ensino sem fronteira Ensino sem fronteira VISÃO DA EAD O QUE É EAD? Modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação

Leia mais

XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015

XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 Metodologia de Ensino e Aprendizagem utilizada em Formação Docente do Ensino Superior na modalidade semipresencial

Leia mais

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE 2016 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Aline Helle Ribeiro Barros 1 Centro de Educação a

Leia mais

FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1SEM2018 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1SEM2018 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1SEM2018 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Constituída em atendimento à Lei nº 10.861/2004, regulamentada pela Portaria

Leia mais

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO:

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO: TIC Tecnologia: uma aliada da Educação CURSO PARA FORMAÇÃO INÍCIO DO CURSO: 19 OUT 2015 Aplicação Pedagógica no uso das TIC Promoção: Introdução para a educação e a aprendizagem. O mais relevante deles

Leia mais

A internet pode levar o aluno a lugares aonde, talvez, ele jamais chegaria, ou não tão rapidamente; propicia o acesso a bibliotecas internacionais,

A internet pode levar o aluno a lugares aonde, talvez, ele jamais chegaria, ou não tão rapidamente; propicia o acesso a bibliotecas internacionais, TEDI INTERAMERICA TEDI- INTERAMÉRICA A TEDI foi concebida com o conceito de se utilizar a tecnologia como uma ferramenta e instrumento pedagógico para que se alcance melhores resultados na educação. Este

Leia mais

A ARTE DA EAD NA BAHIA

A ARTE DA EAD NA BAHIA 1 A ARTE DA EAD NA BAHIA (11/2006) Jaqueline Souza de Oliveira Valladares Faculdade Dois de Julho Salvador Bahia Brasil jaquelinevalladares@yahoo.com.br GT2 EAD e mediação pedagógica Resumo: O presente

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POSSIBILIDADES E CAMINHOS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POSSIBILIDADES E CAMINHOS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POSSIBILIDADES E CAMINHOS Universidade Federal de Juiz de Fora 11 de Dezembro de 2009 Celso Costa Diretor de Educação a Distância DED CAPES MEC SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Leia mais

Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior. Por: Diana da Silva Alves Santana

Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior. Por: Diana da Silva Alves Santana Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior Por: Diana da Silva Alves Santana INTRODUÇÃO A educação superior presencial vem perdendo espaço para o ciberespaço. As plataformas ou ambientes virtuais

Leia mais

CARTILHA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SAIBA COMO É ESTUDAR EAD NA UNINOVE.

CARTILHA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SAIBA COMO É ESTUDAR EAD NA UNINOVE. CARTILHA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SAIBA COMO É ESTUDAR EAD NA UNINOVE. A EAD (Educação a Distância), é especialmente para você, que por diversos motivos, não consegue frequentar um curso presencial. Estudando

Leia mais

Inova Escola: Recursos

Inova Escola: Recursos Inova Escola: Recursos Tecnológicos Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA RESUMO

MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA RESUMO MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA Maria Aparecida Candine de Brito 1 Beatriz Aparecida Zanatta 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/GO Modalidade: Poster Eixo Temático:

Leia mais

Aestudantes geograficamente distantes, e

Aestudantes geograficamente distantes, e TUTORIA EM EaD Sobre a tutoria a distância tutoria a distância atua a partir da instituição, mediando o processo pedagógico junto a Aestudantes geograficamente distantes, e referenciados aos pólos descentralizados

Leia mais

Regulamento Prêmio ARede Educa 2016

Regulamento Prêmio ARede Educa 2016 Regulamento Prêmio ARede Educa 2016 I Objetivo do Prêmio 1 O Prêmio ARede Educa, promovido pela Bit Social, tem por objetivo estimular, reconhecer e divulgar projetos em que as tecnologias de informação

Leia mais

Tecnologia e Inclusão Social Aula 2. Profa. Cátia Zílio

Tecnologia e Inclusão Social Aula 2. Profa. Cátia Zílio Tecnologia e Inclusão Social Aula 2 Profa. Cátia Zílio 1. Políticas Públicas Educacionais para Inclusão Digital 1.1 Histórico da informática educativa no Brasil 1.2 ProInfo - Programa Nacional de Informática

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação Prof. Naan Cardoso E-mail: naancardoso@gmail.com Distinções sobre conceitos presentes na Educação Teorias de aprendizagem e estratégias de aprendizagem

Leia mais

AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS DESAFIOS DOS NOVOS ESPAÇOS DE ENSINAR E APRENDER E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR

AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS DESAFIOS DOS NOVOS ESPAÇOS DE ENSINAR E APRENDER E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS DESAFIOS DOS NOVOS ESPAÇOS DE ENSINAR E APRENDER E

Leia mais

Curso Técnico em Agronegócio. Ambientação em Educação a Distância Plano de Ensino

Curso Técnico em Agronegócio. Ambientação em Educação a Distância Plano de Ensino Curso Técnico em Agronegócio Ambientação em Educação a Distância Plano de Ensino 1 Plano de Ensino Unidade Curricular Carga Horária Ambientação em Educação a Distância 30 horas Objetivo geral Desenvolver

Leia mais

Informática. Aplicativos de Áudio, Vídeo, Multimídia, Uso da Internet na Educação, Negócios, Emergências e outros Domínios. Professor Márcio Hunecke

Informática. Aplicativos de Áudio, Vídeo, Multimídia, Uso da Internet na Educação, Negócios, Emergências e outros Domínios. Professor Márcio Hunecke Informática Aplicativos de Áudio, Vídeo, Multimídia, Uso da Internet na Educação, Negócios, Emergências e outros Domínios Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática APLICATIVOS

Leia mais

Eng.º Silvio Almada Associação Angolana de Providores de Serviço de Internet AAPSI

Eng.º Silvio Almada   Associação Angolana de Providores de Serviço de Internet AAPSI Eng.º Silvio Almada Email: silvio.almada@aapsi.og.ao Associação Angolana de Providores de Serviço de Internet AAPSI Junho de 2014 1 AAPSI - Sumário 2 EaD & TIC s - Introdução Declaração Universal dos Direitos

Leia mais

Manual do Aluno e Tutor. Conferência Web.

Manual do Aluno e Tutor. Conferência Web. Manual do Aluno e Tutor Conferência Web. SUMÁRIO 1. Acesso ao serviço de Conferência Web... 2 Página principal do serviço... 3 Login Conferência Web... 4 2. Ativando o Som (caso seja Aluno, Tutor presencial

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2017 Seja bem-vindo ao Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata! Este manual tem a finalidade de manter o aluno informado sobre suas diretrizes

Leia mais

APOIO DO COMPUTADOR E DA WEB À ATIVIDADE EDUCATIVA. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância.

APOIO DO COMPUTADOR E DA WEB À ATIVIDADE EDUCATIVA. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. 8 APOIO DO COMPUTADOR E DA WEB À ATIVIDADE EDUCATIVA Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Sanja Gjenero Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar a contribuição do computador

Leia mais

Portal do Curso. Portal do Curso

Portal do Curso. Portal do Curso Guia do Moodle Apresentação Entre as diversas tecnologias usadas no Ensino a Distância (EaD), encontram-se os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), que têm o objetivo de permitir que os

Leia mais

O que são TICs? 1

O que são TICs?  1 O que são TICs? http://leonardobcampos.blogspot.com/ leonardobcampos@gmail.com 1 Sumário Introdução; Histórico das TIC no Brasil; Exemplos; Aplicações; Bibliografia; http://leonardobcampos.blogspot.com/

Leia mais

Software Livre: aprender e ensinar na EaD.

Software Livre: aprender e ensinar na EaD. Software Livre: aprender e ensinar na EaD. Eliane Silvestre Oliveira Fernanda Rolfhs Pereira Resumo: O presente trabalho irá abordar uma nova tecnologia utilizada na educação: os Softwares Livres e a EaD.

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO IFES PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO 1

CONTRIBUIÇÕES DO IFES PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO 1 CONTRIBUIÇÕES DO IFES PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO 1 Carlos Augusto Lessa Rangel*, Renato Pereira Aurélio** *IFES; SEDU-ES; E-mail: augustorangel1@gmail.com. **IFES;

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA ABERTURA DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

INFORMAÇÕES PARA ABERTURA DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INFORMAÇÕES PARA ABERTURA DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Educação a distância EAD Conforme o Decreto 9.057/2017, de 25 de maio de 2017, considera-se educação a distância a modalidade educacional na qual

Leia mais

MBA GESTÃO E USO DA INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

MBA GESTÃO E USO DA INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) MBA GESTÃO E USO DA INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE Maria Imaculada Cardoso Sampaio (FeBAB) - imaculadasampaio@gmail.com Renata Homem de Mello (Unisa) - rhmello@prof.unisa.br

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

AVA Univirtus GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA. Resumo. Equipe AVA Univirtus

AVA Univirtus GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA. Resumo. Equipe AVA Univirtus AVA Univirtus GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA Resumo Este documento apresenta o novo AVA Univirtus 3.0 e mostra um passo-a-passo ilustrado de sua utilização Equipe AVA Univirtus ava.suporte@uninter.com UNINTER.COM

Leia mais

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS Luciene Formiga Soares Silva UEPB lucieneformigasoares@gmail.com Rosângela de Araujo Medeiros UEPB professorarosangelauepb@gmail.com

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Pesquisa TIC Educação e os desafios para o uso das tecnologias nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil

Pesquisa TIC Educação e os desafios para o uso das tecnologias nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil Pesquisa TIC Educação e os desafios para o uso das tecnologias nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil ICT Education Research and challenges for the use of technology in elementary and secondary

Leia mais

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Coordenador Prof. Dorival Magro Junior Mestre em Ciência da Computação EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC. (AVA) TeleDuc AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Ricardo Augusto de Oliveira.

ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC. (AVA) TeleDuc AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Ricardo Augusto de Oliveira. ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC. (AVA) TeleDuc AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ricardo Augusto de Oliveira. RICARDO AUGUSTO DE OLIVEIRA ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC 1

Leia mais

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta.

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta. Olá turma! Bem-vindos de volta. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias Você sabe o que são NTICs? Como elas poderiam auxiliar no seu processo de aprendizagem?

Leia mais

Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas

Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em

Leia mais

Educação a distância: tão longe, tão perto

Educação a distância: tão longe, tão perto Formação Educação a distância: tão longe, tão perto Estudar via internet é uma ótima alternativa para quem mora afastado de uma universidade ou não pode seguir o horário de cursos tradicionais NOVA ESCOLA

Leia mais

Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) Prof. Dr. Olavo Egídio Alioto

Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) Prof. Dr. Olavo Egídio Alioto Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) Prof. Dr. Olavo Egídio Alioto BREVE HISTÓRICO O momento histórico contemporâneo é especial, porque vivemos uma era de profundas transformações em todas as áreas

Leia mais

Caderno de apoio Alunos e Pais

Caderno de apoio Alunos e Pais Caderno de apoio Alunos e Pais ÍNDICE Apresentação... 3 Aprofunde os conteúdos vistos em sala de aula... 4 Amplie as fontes de pesquisas... 4 Aprenda com recursos interativos e linguagens diferenciadas...

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Educação adistância EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Prof. StephanieGurgel A crescente demanda por educação, devido não somente à expansão populacional como, sobretudo às lutas das classes

Leia mais

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012 anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA 2012 3 2 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA Olá, professor! Que

Leia mais

Colaboração. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados à colaboração que são abordados no setor de TI.

Colaboração. A seguir, vamos apresentar um resumo dos principais conceitos associados à colaboração que são abordados no setor de TI. Colaboração A colaboração, do ponto de vista tecnológico, refere-se ao conjunto de ferramentas e processos que permite que as equipes se comuniquem e progridam no trabalho, ainda que não se encontrem fisicamente

Leia mais

Tutorial para Alunos

Tutorial para Alunos Tutorial para Alunos Revisão 3.0 Suporte de Informática 00/00/2018 moodle@faccentronh.com.br 1 Sumário O que é o Moodle?...... 3 Para que serve o Moodle?...... 3 Como acessar o Moodle??... 4 Tela inicial

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

Palavras chave: Tecnologia de Informação; computador; simuladores.

Palavras chave: Tecnologia de Informação; computador; simuladores. O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE QUÍMICA: O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA Carlos Antônio Chaves de Oliveira

Leia mais

ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MÃO NA MASSA/RJ: AMBIENTE VIRTUAL DE INTERAÇÃO

ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MÃO NA MASSA/RJ: AMBIENTE VIRTUAL DE INTERAÇÃO ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MÃO NA MASSA/RJ: AMBIENTE VIRTUAL DE INTERAÇÃO SANTIAGO, Irlene; GRYNSZPAN, Danielle INTRODUÇÃO O presente trabalho apresenta a reestruturação do site ABC na Educação Científica

Leia mais

Educação a Distância (EaD)

Educação a Distância (EaD) Educação a Distância (EaD) O que é Educação a Distância (EaD)? O EaD foi criado devido a necessidade de muitos de atualizar, de estudar, mas que não tem um tempo hábil para tanto. O EaD na realidade são

Leia mais

AMBIENTANDO-SE NA PLATAFORMA MOODLE

AMBIENTANDO-SE NA PLATAFORMA MOODLE AMBIENTANDO-SE NA PLATAFORMA MOODLE 2 APRESENTAÇÃO Visando a um melhor aproveitamento do Curso, desenvolvemos algumas atividades para que você se familiarize com a plataforma na qual irá realizar seu Curso.

Leia mais

Soluções para universidades corporativas

Soluções para universidades corporativas Soluções para universidades corporativas Módulos Funcionalidades EDITOR E-LEARNING TREINAMENTO PRESENCIAL VÍDEOS BASE DE CONHECIMENTO FÓRUM VISÃO EMPRESA VISÃO ALUNO VIDEOCONFERÊNCIA CHAT WEBINAR SCORM

Leia mais

Multimeios Aplicados à Educação Aula 2

Multimeios Aplicados à Educação Aula 2 Multimeios Aplicados à Educação Aula 2 Enfoque teórico-prático sobre o uso do computador e da tecnologia digital na educação: as implicações pedagógicas e sociais desse uso. O que significa TECNOLOGIA?

Leia mais

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS iii LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS Capítulo I Tabela nº 1 Composição da amostragem: professores e alunos em relação às quantidades de questionários enviados/recebidos na pesquisa.. 6 Tabela

Leia mais

Ambientação à Plataforma Moodle

Ambientação à Plataforma Moodle Ambientação à Plataforma Moodle 1 Introdução Bem Vindo ao Material de Ambientação da Plataforma Para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS () utilizaremos

Leia mais

Sabrina Bourscheid 11/09/14

Sabrina Bourscheid 11/09/14 SALA DO EDUCADOR Sabrina Bourscheid 11/09/14 EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA 1º TURBULÊNCIA Duas mosquinhas... http://www.youtube.com/watch?v=uplwzz5d5m4 O maior perigo em tempos de turbulência não é a turbulência

Leia mais

www.coc.com.br Agora basta acessar seu segmento O Gerador de Avaliações é um produto complementar ao conteúdo escolar, que busca apoiar professores e alunos dentro e fora da

Leia mais

Escrita criativa: com a palavra, a autoria

Escrita criativa: com a palavra, a autoria Escrita criativa: com a palavra, a autoria Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina

Leia mais

Tutorial para o aluno Moodle

Tutorial para o aluno Moodle ÍNDICE Introdução... 03 Acesso ao Moodle... 04 Acesso ao curso e ao material... 05 Utilizando a barra de navegação... 07 Atividades... 08 Inserindo imagem na atividade... 11 Enviando e recebendo mensagens...

Leia mais

1. INTRODUÇÃO Motivação

1. INTRODUÇÃO Motivação 1. INTRODUÇÃO Neste capítulo serão apresentados os problemas que motivaram a escolha da pesquisa da tese, os objetivos a serem atingidos durante o seu desenvolvimento, as contribuições relevantes à área

Leia mais

Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender

Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes

Leia mais

Gestão da informação. Professor autor: Professoras assistentes: Professora colaboradora: Bloco 3 Disciplina 30

Gestão da informação. Professor autor: Professoras assistentes: Professora colaboradora: Bloco 3 Disciplina 30 Gestão da informação Professor autor: Klaus Schlünzen Júnior Professor livre-docente em Informática e Educação do Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de

Leia mais

A IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA UFRGS: MOODLE INSTITUCIONAL. Maira Bernardi 1

A IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA UFRGS: MOODLE INSTITUCIONAL. Maira Bernardi 1 A IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA UFRGS: MOODLE INSTITUCIONAL Maira Bernardi 1 Este artigo descreve o Moodle institucional (http://moodleinstitucional.ufrgs.br), um

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE

ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE Santo Ângelo 2015 O Ambiente da Uníntese Virtual Esse documento visa orientar os estudantes para a utilização do ambiente da Uníntese Virtual,

Leia mais

Sumário. Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) AVA 2014/2

Sumário. Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) AVA 2014/2 Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Sumário 1. Introdução 2 2. Objetivos 2 3. AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem 2 4. Navegue pelo AVA e conheça suas funcionalidades 3 5. Conheça os

Leia mais

CIBER: UM ESPAÇO PEDAGÓGICO

CIBER: UM ESPAÇO PEDAGÓGICO 1 Eixo: Práticas para Ensino Médio - Formação de Professores CINELLI, Ana Paula Massotti 1 SILVA, Janice Mendes da 2 DAVID, Mônica Cristiane David 3 OLIVEIRA, Rafaela Chaves 4 OLIVEIRA, Sandra Maria 5

Leia mais

Tutorial para Professores

Tutorial para Professores Tutorial para Professores Revisão 3.0 Suporte de Informática 00/00/2018 moodle@faccentronh.com.br 1 Sumário O que é o Moodle?...... 3 Para que serve o Moodle?...... 3 Como acessar o Moodle??... 4 Tela

Leia mais

GESTÃO DE EAD: a importância da visão sistêmica e estruturação de ceads para a escolha de modelos adequados

GESTÃO DE EAD: a importância da visão sistêmica e estruturação de ceads para a escolha de modelos adequados IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação GESTÃO DE EAD: a importância da visão sistêmica e estruturação de ceads para a escolha de modelos adequados Luis Otoni Meireles Ribeiro, PPGIE-UFRGS,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES. Profª. Janaina Costa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES. Profª. Janaina Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES Profª. Janaina Costa Você acha que a tecnologia faz parte da sua vida diária? Justifique De que maneira os recursos digitais

Leia mais