Simone Majerkovski Custodio CAEB/SMED/Cachoeirinha
|
|
|
- Isabella Amorim Peres
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Plataforma Moodle criando novas possibilidades na Educação de jovens e Adultos e propiciando a inclusão digital na Rede de Ensino Municipal de Cachoeirinha/RS. Simone Majerkovski Custodio CAEB/SMED/Cachoeirinha
2 Plataforma Moodle criando novas possibilidades na Educação de jovens e Adultos e propiciando a inclusão digital. O Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, utilizado para criação de cursos on-line, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem. Este trabalho relata sobre o projeto piloto que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Cachoeirinha, através do Centro de Atendimento à Educação Básica (CAEB) e em parceria com a EMEF Fidel Zanchetta, nas aulas semipresenciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
3 Além do uso da Plataforma Moodle na EJA/EAD, também nesta edição do XXVI Seminário Municipal de Educação de Cachoeirinha, foram realizadas atividades através da Plataforma Moodle da SMEd. A participação nas atividades eram opcionais e contaram com a presença de tutores, que deram suporte on-line aos participantes, auxiliando na postagem de materiais pedagógicos, objetos educativos e uso de mídias, tais como: vídeos, áudio, entre outros recursos.
4 Neste contexto, o Centro de Atendimento a Educação Básica(CAEB/SMEd), instrumentaliza o uso das ferramentas, funcionalidades, bem como, auxilia os processos educativos de ensino e aprendizagem, e também a inclusão digital através da Plataforma Moodle. Acreditamos que a organização pedagógica da escola terá mudanças profícuas com inserção da modalidade de Educação a Distância semipresencial. A presença de tutores, que auxiliam dando suporte aos professores em sala de aula, e, auxiliando desta forma, na postagem de materiais pedagógicos, objetos educativos e uso de mídias, tais como, vídeos, áudio, entre outros recursos para o aprimoramento dos processos educacionais na educação de jovens e adultos.
5 Segundo CORRÊA (2007, p. 10): [...] a EAD se instituiu no cenário internacional com base no princípio da democratização da educação, surgindo para responder a uma série de necessidades educacionais, principalmente, a formação de um público cuja escolarização fora interrompida, público esse disperso geograficamente e impossibilitado de se deslocar para os centros de formação. Além disso, historicamente, a EAD surgiu para superar as distâncias geográficas, mas atualmente, na sociedade complexa em que vivemos, várias outras distâncias nos afastam em virtude das diferenças culturais, sociais e afetivas, ou, então, distâncias enormes são forjadas pelas desigualdades econômicas e sociais.
6 Apresentação da EJA/EAD O que é EJA a Distância? Educação de Jovens e Adultos na modalidade Semipresencial. A EJA atende alunos a partir de 15 anos de idade, do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental. Como funciona a EJA a Distância? O aluno terá aula presencial no polo duas vezes por semana, das 20:00 às 22:30. As demais atividades serão realizadas em um computador pela Plataforma Moodle. O polo estará aberto de segunda a sexta, aos alunos da EJA, para uso dos computadores.
7 Portanto, a educação básica, na modalidade EJA EAD semipresencial, da EMEF Fidel Zanchetta,tem como objetivos: Propor uma nova possibilidade ao educando com o intuito de contribuir com o seu desenvolvimento por meio do uso das TICs; Criar situações pedagógicas que permitam atender as necessidades de aprendizagem dos jovens e adultos, na expectativa de possibilitar o acesso a novas formas de trabalho e cultura; Minimizar os índices de baixa escolaridade, superando a defasagem idade/série; Criar e desenvolver um método próprio de aprendizagem do educando, a fim de co-responsabilizá-lo pela sua educação, preparando-o também para o prosseguimento de seus estudos. Inclusão digital, formando professores autônomos no uso das TICs em práticas educativas, através do Centro de Atendimento à Educação Básica (CAEB).
8 Designando funções no Moodle: Organização do EAD semipresencial. A designação de funções na plataforma Moodle ou Ambiente Virtual de Aprendizagem sofre variações na terminologia, porém colocamos abaixo as funções básicas no Moodle Institucional da Secretaria Municipal de Cachoeirinha. CAEB/CFTC: Coordenação Geral. Assessoria em EAD: Participar do processo educacional no Moodle / EAD através do constante diálogo entre todos os envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem. Tutor/Administrador: Atua conjuntamente com o tutor/coordenador, oferecendo o suporte técnico, agregando e designando funções na Plataforma Moodle.
9 Tutor/Coordenador: É responsável pela formação continuada na Plataforma Moodle dos professores, formatação das disciplinas e/ou Cursos e pesquisas das funcionalidades e recursos pedagógicos de usabilidade da Plataforma Moodle. Tutor/Gestor: Supervisão, Orientação, Direção e Secretário. A equipe diretiva deverá proporcionar aos tutores da escola planejamentos coletivos, objetivando atividades comuns a todos (planejamento, informes, combinações, entre outros), estratégias de superação das aprendizagens ainda não adquiridas e organização do plano pedagógico de acompanhamento (PPA). Além disso, deverão participar de formações específicas, assessoradas pelo CAEB, para todos os segmentos pedagógicos (direção, vice-direção, supervisão, orientação, tutor, professor, secretário).
10 Tutor/Pesquisador: O tutor/pesquisador é o responsável pela postagem de material didático e propostas pedagógicas que é oferecida ao professor formador, reunindo todo o material que será trabalhado durante o bloco. Tutor/Professor Formador: É responsável pela disciplina, ministrando aulas presencialmente, vinculando teoria e prática no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Tutor/Prof.º Mediador: Acompanhamento das atividades, porém não pode alterar as atividades, sendo também chamado de moderador, monitor. É responsável pelo espaço físico, o laboratório de informática, podendo atuar nos fóruns, chats e outros recursos síncronos. (LA, Biblioteca)
11 Estudante/EAD: Eles podem apenas editar perfil; ver os relatórios de atividades, responder ao fórum e criar tópicos, dependendo do tipo de fórum.
12
13 Aula Inaugural A aula inaugural da EJA/EAD da EMEF Fidel Zanchetta contou com a presença da equipe do Centro de Atendimento à Educação Básica e representantes da Secretaria de Educação. Nesse contexto, foram explanadas as propostas e os objetivos da nova modalidade de ensino EAD semipresencial. Também os educandos tiveram seu primeiro acesso à Plataforma Moodle. Fonte: Diário de Cachoeirinha. Disponível em: Acesso em: 13 out
14 Formação Continuada EMEF. Fidel Zanchetta O Centro de Atendimento à Educação Básica é responsável pela formação continuada nas funcionalidades recursos e atividades da Plataforma Moodle. Promove formações presenciais e a distância com os professores, tutores e equipe diretiva da E.M.E.F. Fidel Zanchetta.
15 Tutoria em ação Os tutores mediadores auxiliam nos ambientes de ensino, através do laboratório de Informática, da biblioteca e do laboratório de aprendizagem. Por meio de jogos educativos e da biblioteca on-line. No laboratório de informática, o tutor mediador auxilia também aos professores a pesquisar recursos pedagógicos para inserir na Plataforma Moodle.
16 A Eja e a diversidade. O reconhecimento da existência dessa riqueza e dos saberes que cada aluno traz consigo, tecida na relação com o outro e na sua relação com o mundo, é o desafio da EJA, na construção de uma escola na qual educandos e educadores possam interagir, dialogar e produzir conhecimento, alicerçados por saberes diversos, levando em conta a realidade social e cultural desses sujeitos e propiciando espaços para a problematização e reflexão dos conhecimentos construídos. (SOEIRO, 2009, p.171)
17 REFERÊNCIAS MEYER, C. Educar para a diversidade e cidadania. Construindo a Educação. São Paulo, BELLONI, M. L. Educação a Distância. Campinas: Autores Associados, MASETTO, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus, Links:
18 Simone Majerkovski Custodio Tutora coordenadora da formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Cachoeirinha, através da Plataforma Moodle. Polo Presencial: Centro de Atendimento à Educação Básica(CAEB). Cachoeirinha/RS Fone: (051) Acesso ao moodle institucional:
Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD
Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em junho de 2016, no Polo
RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011.
RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. Dispõe sobre a Estrutura Organizacional da Secretaria Geral de Educação à Distância da Universidade Federal de São Carlos. O Conselho de Administração da
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE TUTORIA ON-LINE
Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA
Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA O Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania,
VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Coordenador Prof. Dorival Magro Junior Mestre em Ciência da Computação EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2017 Seja bem-vindo ao Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata! Este manual tem a finalidade de manter o aluno informado sobre suas diretrizes
Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância. Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância. Giulliana Panzer Sobral
Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância Semana 5 A importância do papel do tutor num curso a distância Giulliana Panzer Sobral O Papel do Tutor no cenário EaD O tutor é o mediador entre o professor coordenador
Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD
Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,
LISTA DE TRABALHOS APROVADOS
Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES
FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS. Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS
FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS EAD/UFMS Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TIC s EXTENSÃO/ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FOMENTO
Formação de Formadores: atuação em. ambiente presencial e e-learning
Formação de Formadores: atuação em ambiente presencial e e-learning Apresentação O curso de Formação de Formadores busca preparar profissionais da área da educação para se desenvolverem como formadores
1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de
MANUAL AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os colegas, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se na sala
A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo
v.1.0 A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo José Mário Costa Junior Coordenador Adjunto da Rede e-tec Brasil Assessor da Diretoria do Cefor Total de 23 slides Autor: José Mário Costa Junior A EaD
Diretoria de Educação a Distância do IFSP
Diretoria de Educação a Distância do IFSP Responsável por: I. coordenar a formulação de políticas de EaD no âmbito da instituição; II. realizar articulação junto à SETEC/SESU/MEC a fim de viabilizar condições
Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina
Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina Para transformar a sua Pré Matrícula em Matrícula Para você renovar sua matrícula, conforme cláusula contratual,
MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava
MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando
1. POLO DE APOIO PRESENCIAL DA EDUCAÇÃO DE ACESSO A DISTÂNCIA - (EAD/FINOM) 1.1 Localização e Estrutura do Polo de Apoio Presencial da EAD/FINOM
1. POLO DE APOIO PRESENCIAL DA EDUCAÇÃO DE ACESSO A DISTÂNCIA - (EAD/FINOM) 1.1 Localização e Estrutura do Polo de Apoio Presencial da EAD/FINOM O funcionamento e a estrutura do polo de apoio presencial
Relatório Coordenadoria de Capacitação de Pessoal em EaD
Relatório Coordenadoria de Capacitação de Pessoal em EaD No ano de 2018 foram realizadas 13 capacitações com 576 participações, com foco no treinamento e aperfeiçoamento da equipe da educação a distância,
Ensino sem fronteira
Ensino sem fronteira VISÃO DA EAD O QUE É EAD? Modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação
Informática Básica. Coordenação do Curso: Equipe de Formação: Andreia Prado Diva Mendonça Garcia Waléria Batista da Silva Vaz Mendes
GUIA DA DISCIPLINA Informática Básica Coordenação do Curso: Andreia Prado Diva Mendonça Garcia Waléria Batista da Silva Vaz Mendes Equipe de Formação: Fernanda Quaresma da Silva Hailton David Lemos Maurílio
Graduação: gestão da oferta de disciplinas em EaD um modelo consolidado
Graduação: gestão da oferta de disciplinas em EaD um modelo consolidado Curitiba PR Outubro 2014 Vera Fátima Dullius Amilton Dalledone Simone Spiandorello Instituições Franciscanas CONTEXTO LEGAL No artigo
Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá
Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá Para transformar a sua Pré-Matrícula em Matrícula Para você renovar sua matrícula, conforme cláusula contratual, é necessário que não possua nenhuma parcela
Características Educação SESI
EDUCAÇÃO SESI Características Educação SESI Atendimento prioritário ao Trabalhador da indústria e seus dependentes Gratuidade nos cursos EJA Atuação nas 27 Unidades Federativas 32% de evasão na EJA Cenário
REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. Tópicos para discussão do GT2
REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA Equipe Multidisciplinar Tópicos para discussão do GT2 Em educação a distância, há uma diversidade de modelos, que resulta em possibilidades
Educadores e educandos: tempos históricos
GUIA DA DISCIPLINA EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS Educadores e educandos: tempos históricos Coordenação do Curso Curso Técnico em Infra estrutura Escolar - André Rodrigues Coimbra Curso Técnico
Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância
Seminário de Educação a Distância na Administração Pública: Cursos Mistos e Redes Virtuais Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 7º Salão de Ensino da UFRGS. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social - FABICO UFRGS-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul 7º Salão de Ensino da UFRGS Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social - FABICO UFRGS- Autores: Patrícia Kunrath Silva e André Iribure Rodrigues Laboratório
Criando fórum. Vamos aprender a criar um fórum. Siga os passos a seguir!
Criando fórum Criando fórum O fórum é uma ferramenta muito utilizada em cursos a distância por permitir a discussão de um tema específico de modo assíncrono, ou seja, a interação entre os participantes
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS
1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração 5ª Geração Ensino Por correspondência EAD via rádio e TV Novas experiências em EAD Universidades abertas e teleconferência Uso da Internet e das redes de computadores
Profa Dra.: Adriana Azevedo
EAD Cenário e Possibilidades Profa Dra.: Adriana Azevedo Definição de EAD A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem
NOME DO CURSO:O uso do sistema de FM no ambiente escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial
NOME DO CURSO:O uso do sistema de FM no ambiente escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação Especial
O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD?
O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? Educação à distância A educação a distância (EaD) é definida como [...] o aprendizado planejado que ocorre normalmente em
A Experiência da FURG na Avaliação Institucional em Cursos de EaD
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Secretaria de Educação a Distância A Experiência da FURG na Avaliação Institucional em Cursos de EaD Junho, 2008 Suzi Samá Pinto Tanise Paula Novello Débora Pereira Laurino
CARTILHA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SAIBA COMO É ESTUDAR EAD NA UNINOVE.
CARTILHA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SAIBA COMO É ESTUDAR EAD NA UNINOVE. A EAD (Educação a Distância), é especialmente para você, que por diversos motivos, não consegue frequentar um curso presencial. Estudando
Gestão de Desastres e Ações de Recuperação
Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil Universidade Federal de Santa Catarina Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres Gestão de Desastres e Ações de Recuperação Área de desmoronamento
Tecnologia e Inclusão Social Aula 2. Profa. Cátia Zílio
Tecnologia e Inclusão Social Aula 2 Profa. Cátia Zílio 1. Políticas Públicas Educacionais para Inclusão Digital 1.1 Histórico da informática educativa no Brasil 1.2 ProInfo - Programa Nacional de Informática
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POSSIBILIDADES E CAMINHOS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POSSIBILIDADES E CAMINHOS Universidade Federal de Juiz de Fora 11 de Dezembro de 2009 Celso Costa Diretor de Educação a Distância DED CAPES MEC SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Disciplinas semipresenciais PERGUNTAS E RESPOSTAS INTRODUÇÃO O Brasil vive tempos de crescimento do acesso à educação superior. Milhões de pessoas se graduaram e se especializaram no país e, consequentemente,
INFORMAÇÕES PARA ABERTURA DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
INFORMAÇÕES PARA ABERTURA DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Educação a distância EAD Conforme o Decreto 9.057/2017, de 25 de maio de 2017, considera-se educação a distância a modalidade educacional na qual
Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial no Curso de Graduação em Ciências Contábeis:
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Resolução nº 003/2015-CCGCC/CCSA Regulamenta a oferta de disciplinas na modalidade
Público Alvo: Investimento: Disciplinas:
A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).
Débora Pereira Laurino Ivete Martins Pinto Universidade Federal do Rio Grande FURG
Universidade Federal de Santa Catarina III Seminário de Pesquisa EAD: Experiências e reflexões sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e seus efeitos no ensino superior brasileiro Débora Pereira Laurino
AVALIAÇÃO EM EAD E O USO DA FERRAMENTA NOTAS DO MOODLE
1 AVALIAÇÃO EM EAD E O USO DA FERRAMENTA NOTAS DO MOODLE São Carlos - SP - Maio 2012 Helena Gordon Silva Leme - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - [email protected] Kenia Nazário - Universidade
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO GRUPODE DE ESTUDO EM EDUCAÇÃO CULTURA E MEIO AMBIENTE
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO GRUPODE DE ESTUDO EM EDUCAÇÃO CULTURA E MEIO AMBIENTE EDITAL GEAM/UFPA/MEC Nº 002/2015, - PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE TUTORES para atuar
Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224
ENSINO A DISTÂNCIA PROFª (Me) MARLENE DE OLIVEIRA www.coins.com.br [email protected] ORIGEM E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1940 Primeiros Registros legais sobre a Educação a Distância (Reforma Capanema)
Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle
Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle 14 de agosto a 15 de outubro de 2006 Objetivo Geral Os participantes terão uma visão
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância.
5 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Gokhan Okur Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar as bases para o planejamento e a
NOME DO CURSO: Acessibilidade na Atividade Física Escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância
NOME DO CURSO: Acessibilidade na Atividade Física Escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação
Inclusão de 20% de EAD no Ensino Presencial
Inclusão de 20% de EAD no Ensino Presencial Forma, Problemas e Aplicação Prof. Cleber Fagundes Ramos Diretor de EAD para Graduação Presencial Agenda 1 Disciplinas a distância para Graduação Presencial:
ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MÃO NA MASSA/RJ: AMBIENTE VIRTUAL DE INTERAÇÃO
ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MÃO NA MASSA/RJ: AMBIENTE VIRTUAL DE INTERAÇÃO SANTIAGO, Irlene; GRYNSZPAN, Danielle INTRODUÇÃO O presente trabalho apresenta a reestruturação do site ABC na Educação Científica
Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017.
Instrução de Serviço PROEN nº 001/2017, de 10 de janeiro de 2017. Dispõe sobre os procedimentos para o desenvolvimento das atividades didáticas e da produção de material didático nos cursos técnicos ofertados
NOME DO CURSO: O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial
NOME DO CURSO: O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR
MATRIZ CURRICULAR A organização curricular foi feita para atender aos objetivos do curso, sendo dividida em dois eixos: Concentração e Dispersão. No Eixo Concentração serão ofertadas 9 (nove) disciplinas
APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO E RADICAL
ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO E RADICAL Ipezal/Angélica MS Abril 2012 ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO
Resolução xxx/2018 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DA DIREÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resolução xxx/2018 Dispõe sobre as competências, atribuições e organograma da Direção de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília, Ciência e Tecnologia IFB O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE
República Federativa do Brasil Governo Federal. Educação a Distância. e as novas tecnologias
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Educação a Distância e as novas tecnologias Educação Personalizada Vencendo as Barreiras Geográficas e Temporais EAD NO ENSINO PRESENCIAL
UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem
Olá! Vamos conhecer essa que será a plataforma na qual você fará a sua graduação em EaD. UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem A plataforma Moodle e suas ferramentas O que são AVAs? De forma bastante
1 DO OBJETIVO 1.1 Selecionar servidores para atuarem como tutores online no curso de Integração do Servidor na UFT 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO Avenida NS 15, ALCNO 14, Bl. 04,
Plano de Ensino Docente
Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial
Aula Inaugural Disciplinas EAD
Aula Inaugural Disciplinas EAD 2017-2 Equipe Núcleo de Educação a Distância Coordenação Profª Ma. Patricia M. Mozzaquatro Chicon Demais membros Profª Ma. Cíndia Rosa Toniazzo Quaresma Bel. Estevanir Sausen
UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem
Olá! Vamos conhecer essa que será a plataforma na qual você fará a sua graduação em EaD. UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem A plataforma Moodle e suas ferramentas O que são AVAs? De forma bastante
NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial
NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino
NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial
NOME DO CURSO: Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação
NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO 2016 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Av. Cel. Prof. Antonio Esteves, nº 01, Campo de Aviação Resende-RJ CEP: 27.523-000 Tel./Fax: (24) 3383-9000
PARALISIA CEREBRAL: UM ESTUDO DE CASO DE SOUZA, M.M.¹, CAMARGO, F.N.P.²
PARALISIA CEREBRAL: UM ESTUDO DE CASO DE SOUZA, M.M.¹, CAMARGO, F.N.P.² ¹ Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) Bagé RS Brasil. Email: [email protected] ² Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL)
MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 ÍNDICE MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Manual TCC - Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 3 Apresentação 3 Qual
APÊNDICE A ROTEIRO DE DISCUSSÃO DO GRUPO FOCAL
1 APÊNDICE A ROTEIRO DE DISCUSSÃO DO GRUPO FOCAL 1. Hoje o computador faz parte de nossas vidas, temos o contato com ele em nossa casa, na casa de amigos ou familiares, lan house, etc. Com ele temos várias
Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado
Educação a Distância O Computador na Educação EDU3375 2011/2 Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado 1 EAD: Conceituação A EAD recebeu diversas denominações em diferentes países,
