MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA"

Transcrição

1 MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2017

2 Seja bem-vindo ao Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata! Este manual tem a finalidade de manter o aluno informado sobre suas diretrizes e auxiliá-lo durante o período acadêmico com as informações importantes sobre o curso escolhido, tais como: objetivos, matrícula, carga horária, organização curricular, sistema de avaliação e metodologia, entre outras. O aluno conhecerá, também, a identificação dos agentes do Sistema de Ensino, do Sistema Acadêmico e de Suporte, além da estrutura do Instituto que lhe dará apoio no decorrer do seu processo formativo para o sucesso do seu percurso acadêmico. O sistema estará sempre dando suporte para que o aluno nunca se sinta sozinho, sejam administrativas, acadêmicas, pedagógicas e também quanto ao suporte técnico. Contudo, a modalidade do ensino à distância, exigirá do aluno autonomia e autodisciplina para participar das atividades online. A Diretoria do Instituto coloca-se à disposição para informações adicionais através dos seguintes contatos: Site: INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA Rua Torquato Laranja, nº 92 Centro - CEP Vila - Velha ES Tel.: (27)

3 ENSINO À DISTÂNCIA (EAD) Educação à distância (EAD) é uma modalidade de ensino que se utiliza da internet, onde o aluno acessa os materiais didáticos para estudo, de maneira fácil e agradável, com a comodidade de poder estudar em qualquer lugar e a qualquer hora. A educação à distância elimina barreiras temporais e geográficas e promove informações por meio de recursos tecnológicos. Tratase de uma metodologia de ensino que está cada vez mais acessível e tem a finalidade de atender à demanda educacional existente, aumentando o potencial intelectual dos alunos, abrindo fronteiras para a educação e o trabalho, sem a complexidade da sala de aula presencial. No formato EAD, os horários são flexíveis para o estudo e o aluno é partícipe do processo de ensino-aprendizagem. COMO FUNCIONA Por se tratar de curso livre e à distância, os Cursos aqui disponibilizados serão realizados totalmente por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC. O aluno recebe um login e uma senha para acessar o conteúdo das aulas no Ambiente Virtual de Aprendizagem e pode realizar as atividades previstas em qualquer lugar, horário e mídia: computador, tablet ou celular. Os cursos serão ministrados através de videoaulas e as turmas serão acompanhadas por tutores online, preparados para auxiliar, tirar dúvidas e orientar quanto ao uso dos recursos didático-pedagógicos. METODOLOGIA O curso será disponibilizado em um ambiente virtual de aprendizagem onde o aluno poderá acessar o sistema acadêmico, contendo materiais didáticos da disciplina, videoaulas, atividades, materiais complementares e ferramentas de interação e comunicação. As videoaulas podem ser assistidas pela internet em qualquer hora e local. Durante a videoaula os alunos podem interagir com perguntas, e aquelas que não forem respondidas pelo professor da videoaula, de forma síncrona, o serão pelo professor online, no fórum da sala de aula virtual. É imprescindível a participação do aluno nos fóruns, lá o aluno terá condições de discutir as matérias elencadas enriquecendo ainda mais o seu aprendizado. Haverá matérias opcionais. O aluno do curso é membro de uma turma, onde haverá interação contínua com o professor tutor. Essa turma realizará os estudos previstos no curso no

4 mesmo período, respeitando o ritmo próprio e o tempo disponível de cada estudante. Haverá trabalhos em grupos e as provas serão individuais. O curso conta com diversos recursos didáticos, técnicas de ensinoaprendizagem e mecanismos online de comunicação, cooperação e informação, para auxiliar o aluno no processo de construção do conhecimento. O material didático, que contempla o conjunto de leituras da bibliografia básica do curso, será disponibilizado para o aluno com a perspectiva de facilitar o acesso à informação. Para que o aluno possa acessar ao ambiente virtual de aprendizagem é necessário ter algumas ferramentas que seguem abaixo: Computador (com kit multimídia) Internet (sugerimos uma conexão de no mínimo 2mb/s) AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) Os cursos têm à disposição um ambiente virtual de aprendizagem, que é a sala de aula do curso, neste ambiente o aluno consulta o conteúdo dos componentes curriculares, além de realizar as atividades e interagir com professores e outros alunos do curso por meio de fóruns, canais de dúvidas e s. O ambiente virtual está disponível no Portal do Aluno e para acessálo, basta clicar na área exclusiva do aluno, selecionando a opção Ambiente Virtual ou através do link: TROCAR A SENHA NO SISTEMA No menu lateral clique com o mouse em Alterar Senha. Clique com o mouse em Senha Atual. Digite sua senha atual. Clique com o mouse em Nova Senha. Digite a nova senha.

5 Clique com o mouse em Confirmar Nova Senha. Digite novamente a nova senha para Confirmar sua nova senha. Apos clique em salvar. UTILIZANDO O SISTEMA O AVA tem as funcionalidades de ensino do portal Acadêmico, mas visando facilitar o acesso e organizar melhor o ambiente de ensino para o aluno. Ao acessar o AVA o aluno irá visualizar as suas notas no curso que ele está no momento conforme abaixo: FÓRUM Todos os fóruns serão carregados, mas o aluno somente poderá postar nos fóruns em que estejam dentro do período do Fórum.

6 Para participar o aluno irá clicar em Visualizar e aparecerá a tela com o fórum desejado com todas as postagens de todos os alunos que estiverem realizando o curso com ele e que tenha o mesmo idioma que ele, conforme tela abaixo: Podendo o aluno clicar no botão voltar para ir a listagem dos fóruns ou clicar em responder para realizar a sua participação. Será aberto uma tela onde o aluno deverá digitar a sua resposta e clicar em enviar para gravar a sua participação conforme abaixo: No AVA a participação do aluno irá aparecer no topo, facilitando assim a visualização do aluno de sua postagem, além de aparecer primeiramente as últimas participações no fórum.

7 MATERIAL DIDÁTICO O material didático, visando uma melhor organização, é dividido por disciplinas, onde o aluno deverá qual das disciplinas deseja visualizar o conteúdo para poder assim receber a listagem dos conteúdos, conforme abaixo: Com isto irá listar todo o conteúdo disponível para aquela disciplina, podendo o aluno conforme o tipo de material disponibilizado, baixar ou visualizar o mesmo, conforme abaixo:

8 AVALIAÇÕES O aluno irá realizar a sua Avaliação online no sistema ou caso já tenha realizado a mesma, poderá visualizar o resultado da mesma. Observação: Cada vez que o aluno entrar no sistema para realizar a prova, o sistema irá sortear uma nova prova para o aluno. TRABALHO EM GRUPO O aluno poderá realizar a entrega de sua avaliação presencial em grupo diretamente no sistema, conforme abaixo:

9 Após clicar em Realizar entrega o aluno irá será direcionado para uma tela onde deverá realizar o envio do conteúdo do trabalho, conforme tela abaixo: Nesta tela o aluno deverá digitar o texto do trabalho ou colar o texto que foi produzido anteriormente. Após isto o aluno deverá clicar em Realizar Entrega para que seja gravado a entrega efetivamente e assim o aluno possa receber a devida nota de participação. CANAL DE DÚVIDAS Através do AVA o aluno pode enviar suas dúvidas aos colaboradores do IBEM e assim ter uma resposta de forma simples e rápida. As dúvidas são divididas em dois tipos: Dúvidas/Esclarecimentos Canal Usado para esclarecimento de dúvidas direcionadas a setores específicos do IBEM, são eles: Coordenação Pedagógica: Dúvidas relativas a materiais pedagógicos, forma de ensino e disciplinas do Curso de doutrinas Bíblicas. Financeiro: Aqui são esclarecidas as questões financeiras, negociações e acertos. Informática (TI): Duvidas que envolvem usabilidade do sistema, problemas de acesso, e dúvidas de informática. Secretaria Acadêmica: Atende e responde a dúvidas relativas ao curso, matrícula, solicitações de trancamento, datas de avaliações. Sugestões: Área destinada a receber sugestões dos alunos sobre melhorias para o Curso em geral. Tutoria: Dúvidas gerais sobre a Bíblia: ensinamentos, textos, interpretações, períodos históricos e outras dúvidas que envolvem a bíblia são respondidos aqui.

10 Na tela do item Esclarecimento/Dúvidas o aluno verá uma seção para envio de perguntas e uma para acompanhamento das perguntas já feitas. Para enviar uma pergunta o aluno deve preencher o formulário corretamente, começando pela seleção da área da pergunta a ser enviada, resumo do assunto, e enfim a dúvida do aluno descrita em detalhes. Dúvidas sobre a Disciplina Neste canal devem ser enviadas as dúvidas que envolvam especificamente as disciplinas ministradas no curso. Para enviar uma dúvida relativa às disciplinas, o aluno deve acessar no menu o link Dúvidas sobre a disciplina, conforme imagem abaixo: Na tela do item Dúvidas sobre o tema, o aluno verá uma seção para envio de perguntas e uma para acompanhamento das perguntas já feitas. Para enviar uma pergunta o aluno deve preencher o formulário corretamente, começando pela seleção da área da pergunta a ser enviada, resumo do assunto, e enfim a dúvida do aluno descrita em detalhes.

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2016 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA - Rua Torquato Laranja, nº 92 Centro CEP 29100-370 - Vila - Velha ES - Tel.: (27) 3320-3400

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2016 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA - Rua Torquato Laranja, nº 92 Centro CEP 29100-370 - Vila - Velha ES - Tel.: (27) 3320-3400

Leia mais

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL Caro aluno, o caminho para sua SALA DE AULA VIRTUAL é através do site da Contec. Para acessá-la basta digitar o seguinte endereço contecead.com.br e inserir Login e

Leia mais

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO 2016 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Av. Cel. Prof. Antonio Esteves, nº 01, Campo de Aviação Resende-RJ CEP: 27.523-000 Tel./Fax: (24) 3383-9000

Leia mais

Tutorial. Realize seu Login

Tutorial. Realize seu Login Tutorial Caro aluno, todas as suas rotinas acadêmicas serão realizadas no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem. Abaixo segue as principais funções do AVA e os recursos que ele lhe oferece. Realize seu

Leia mais

AVA Univirtus GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA. Resumo. Equipe AVA Univirtus

AVA Univirtus GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA. Resumo. Equipe AVA Univirtus AVA Univirtus GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA Resumo Este documento apresenta o novo AVA Univirtus 3.0 e mostra um passo-a-passo ilustrado de sua utilização Equipe AVA Univirtus ava.suporte@uninter.com UNINTER.COM

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno ESTRATÉGIA EDUCACIONAL 1 de outubro de 2015 Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno Apresentação Este documento demonstra como

Leia mais

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 TUTORIAL SGA-SAV O tutorial, abrange procedimentos e orientações sobre o funcionamento de um dos componentes do sistema on-line de ensino aprendizagem adotado

Leia mais

Introdução. Seja bem-vindo ao nosso ambiente virtual de ensino e aprendizagem!

Introdução. Seja bem-vindo ao nosso ambiente virtual de ensino e aprendizagem! ALUNO CAMPUS ONLINE Introdução Nesse breve tutorial, você vai conhecer os primeiros e principais passos do aluno dentro da plataforma de ensino a distância do Instituto Federal do Piauí. Seja bem-vindo

Leia mais

Tutorial para o aluno Moodle

Tutorial para o aluno Moodle ÍNDICE Introdução... 03 Acesso ao Moodle... 04 Acesso ao curso e ao material... 05 Utilizando a barra de navegação... 07 Atividades... 08 Inserindo imagem na atividade... 11 Enviando e recebendo mensagens...

Leia mais

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA 1 1. Tutorial Ambiente Virtual EAD O tutorial do ambiente virtual tem o intuito de abordar e solucionar problemas que venham a existir sobre os seguintes

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD Sumário APRESENTAÇÃO...03 1. PORTAL UNIVERSITÁRIO...04 1.1. PERFIL...06 1.2. PROTOCOLO...06 1.3. NOTAS...09 1.4. FINANCEIRO...10 1.5. HORÁRIO...10 1.6. BIBLIOTECA

Leia mais

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 TUTORIAL SGA-SAV O tutorial abrange procedimentos e orientações sobre o funcionamento de um dos componentes do sistema on-line de ensino aprendizagem adotado pelo

Leia mais

TUTORIAL DAS DISCIPLINAS ON-LINE

TUTORIAL DAS DISCIPLINAS ON-LINE TUTORIAL DAS DISCIPLINAS ON-LINE CONSELHEIRO LAFAIETE 2016 2º Semestre 1 Caro aluno, Seja bem-vindo às disciplinas do NÚCLEO DE ESTUDOS ON-LINE (NEO) da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Conselheiro

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância. Tutorial. Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância. Tutorial. Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Tutorial Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem SUMÁRIO 1. Apresentação...3 2. Portal UNA-SUS/UFSC...4 3. Portal do curso...5 4. Página

Leia mais

Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a

Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a do aluno Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a concepção do curso, metodologia e avaliação

Leia mais

Educação a Distância (EaD)

Educação a Distância (EaD) Educação a Distância (EaD) O que é Educação a Distância (EaD)? O EaD foi criado devido a necessidade de muitos de atualizar, de estudar, mas que não tem um tempo hábil para tanto. O EaD na realidade são

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2015 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA - Rua Torquato Laranja, nº 92 Centro CEP 29100-370 - Vila - Velha ES - Tel: (27) 3320-3400 Seja

Leia mais

Sumário 1. Introdução... 3

Sumário 1. Introdução... 3 2 Sumário 1. Introdução... 3 1.1 Configuração Mínima para Utilizar a Blackboard Gamaliel... 4 2. Como Acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem... 5 3. Navegando na Página Inicial do AVA... 6 3.1 Barra

Leia mais

ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017

ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017 ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017 Sumário Apresentação... 3 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-UEPG)... 4 Acessar o AVA-UEPG... 4 Login e senha...

Leia mais

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD ACESSANDO O EADFASA Passo a passo para acadêmicos Núcleo de Educação a Distância - NEAD Índice Primeiro acesso Troca de senha Acessando a sala virtual Respondendo a um fórum Abertura / Leitura de Arquivos

Leia mais

Este tutorial está organizado nos seguintes tópicos:

Este tutorial está organizado nos seguintes tópicos: Índice Este tutorial está organizado nos seguintes tópicos: Acesso ao sistema Tela inicial Cursos e atividades Para acessar o ambiente use o link: https://moodle.hcpa.ufrgs.br :: Acesso Preencha o campo

Leia mais

Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA

Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA O Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania,

Leia mais

Manual de acesso aos sistemas. Diretoria de Educação a Distância

Manual de acesso aos sistemas. Diretoria de Educação a Distância Manual de acesso aos sistemas Diretoria de Educação a Distância Milton Ferreira de Azara Filho Instituto Federal de Goiás Última Revisão: Novembro de 2015 1 Registro de Revisões Data Responsável Descrição

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) Guia Prático e Regras EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) 1 LOGIN E SENHA O login e senha chegam no e-mail do aluno que está cadastrado na UCAM. Fique atento se o e- mail não foi enviado para o SPAM. O aluno deve

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO Associação Educacional Santa Rita Coordenadoria de Ensino à Distância AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO COORDENAÇÃO DE EAD E EQUIPE DE TI MARÇO DE 2017 Av. Jaçanã, 648 Jaçanã - São

Leia mais

Acesso. Caro Professor,

Acesso. Caro Professor, Caro Professor, Bem-vindo à Plataforma Sophia, uma plataforma de ensino adaptativo da CNEC. Nela, alunos e professores terão acesso a conteúdos exclusivos, como Material Didático com recursos multimídia,

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE EAD (Educação a Distância) ÍNDICE FORMAS DE ACESSO AO AMBIENTE EAD... 2 O AMBIENTE EAD... 2 TERMO DE COMPROMISSO... 3 CONHECENDO A HOME PAGE DO TREINAMENTO EAD... 3 ETAPAS

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem 1 PASSO A PASSO Passo 1 Localizar o AVA através do site UniProjeção 1.1 Acessar o site através do link https://projecao.br ou através de pesquisa direta ao google por site

Leia mais

Portal do Curso. Portal do Curso

Portal do Curso. Portal do Curso Guia do Moodle Apresentação Entre as diversas tecnologias usadas no Ensino a Distância (EaD), encontram-se os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), que têm o objetivo de permitir que os

Leia mais

Portal Integrado de Informação. Manual do usuário

Portal Integrado de Informação. Manual do usuário Portal Integrado de Informação Manual do usuário Sumário Revisão... 3 Manual do Usuário... 4 Objetivo... 4 Introdução... 4 1 - Login... 4 Descrição dos campos... 5 Fluxo da tela... 5 2 Home... 5 Descrição

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Aluno

SAA Cesurg. SAA Aluno SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online.

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online. Guia prático Moodle O que é Seja bem-vindo a plataforma Moodle. O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar o educador a criar cursos on-line,

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ,

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, MANUAL DO ALUNO EAD Acessando e utilizando o sistema EAD Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, 28970-000 Para acessar a sua sala virtual ao entrar no site encontre

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ultimamente o ensino a distância tem ganhado grande destaque em todo pais, por proporcionar capacitação a pessoas que não tem acesso ao ensino presencial. Esta proposta

Leia mais

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul 1

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul   1 Manual do Aluno Blackboard 1 Introdução O Blackboard é um sistema de gestão de aprendizagem desenvolvido pela Blackboard Inc. em 1997. Ele promove soluções de e-educação e aprendizagem à distância. É utilizado

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

TUTORIAL DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Tutorial de Acesso e Navegação Alunos 2009.2 Prezado (a) aluno (a), Esse é um documento informativo para orientá-lo no seu primeiro acesso

Leia mais

MANUAL PASSO-A-PASSO DISCIPLINAS ONLINE

MANUAL PASSO-A-PASSO DISCIPLINAS ONLINE MANUAL PASSO-A-PASSO OPERAÇÕES BÁSICAS DISCIPLINAS ONLINE BARBACENA 2014 2º Semestre 1 Sumário Acessando o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA... 4 Utilizando o Portal Acadêmico... 6 Avaliação de Desempenho...

Leia mais

PREZADO USUÁRIO, Definem-se como objetivos deste manual:

PREZADO USUÁRIO, Definem-se como objetivos deste manual: 0 PREZADO USUÁRIO, O Manual do Usuário do Ambiente Virtual de Aprendizado - ISPED EAD tem por finalidade oferecer informações essenciais para o manuseio da ferramenta Moodle em nossa plataforma de ensino

Leia mais

ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL.

ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL. ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL www.unasus.fuma Ao acessar o portal você poderá entrar na Sala Virtual a partir de 2 áreas: 1- Menu do topo (área de login); 1 2 - Link de Acesso localizado abaixo da

Leia mais

TUTORIAL DEVRYONE. A evolução do Academus

TUTORIAL DEVRYONE. A evolução do Academus TUTORIAL DEVRYONE A evolução do Academus 01PASSO A PASSO Olá! Esse é o seu tutorial para navegação na disciplina online no DeVryONE. Neste tutorial abordaremos todos os itens que você encontrará no ícone

Leia mais

Manual de acesso aos exames pela internet. I - Acesso com o Protocolo

Manual de acesso aos exames pela internet. I - Acesso com o Protocolo Manual de acesso aos exames pela internet I - Acesso com o Protocolo 1. Acesso o nosso site utilizando o endereço http://www.clinicavillasboas.com.br. 2. Clicar no botão Acompanhar Resultados de Exames

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 ACESSO AO AMBIENTE... 4 1.1 Acesso Direto... 4 1.2 Site Institucional... 4 2 - LOGIN... 5 3 - PAINEL DE CONTROLE... 6 4 - ACESSO

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

Tutorial para Alunos

Tutorial para Alunos Tutorial para Alunos Revisão 2.0 Suporte de Informática 21/03/2014 informatica@faccentronh.com.br Sumário O que é Moodle?... 3 Para que serve o Moodle?... 3 Como acessar o Moodle?... 4 Tela de Login...

Leia mais

04. COMO FAÇO PARA ORGANIZAR MEU HORÁRIO DE ESTUDOS?

04. COMO FAÇO PARA ORGANIZAR MEU HORÁRIO DE ESTUDOS? FAQ DOL 2016.2 01. COMO ACESSO A DISCIPLINA ON-LINE? Após realizar a matrícula no seu curso, é só acessar o portal acadêmico da sua instituição de ensino e visualizar o ícone Ambiente Virtual. Acompanhe

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

Seja Bem-Vindo! Apresentação

Seja Bem-Vindo! Apresentação 0 Seja Bem-Vindo! Seja Bem-Vindo ao nosso Ambiente AVA na Plataforma Moodle, onde serão colocados os materiais de apoio para as disciplinas semipresenciais, destinadas aos alunos dos Cursos de Administração,

Leia mais

Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá

Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá Para transformar a sua Pré-Matrícula em Matrícula Para você renovar sua matrícula, conforme cláusula contratual, é necessário que não possua nenhuma parcela

Leia mais

Curso de Inglês ONLINE Leitura e Audição

Curso de Inglês ONLINE Leitura e Audição Bem Vindo(a)! Educação à Distância na Plataforma Moodle Este é um manual de como navegar na Plataforma Moodle, ambiente educacional virtual onde será disponibilizado o nosso curso Curso de Inglês ONLINE.

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Professor

SAA Cesurg. SAA Professor SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os alunos, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se

Leia mais

Módulo 2. Estrutura Principal do Ambiente de EAD. 2.1 Ambientes de EAD

Módulo 2. Estrutura Principal do Ambiente de EAD. 2.1 Ambientes de EAD Módulo 2. Estrutura Principal do Ambiente de EAD 2.1 Ambientes de EAD Os ambientes virtuais de aprendizado são sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas

Leia mais

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle Tutorial MOODLE Tutorial Moodle Página Inicial Preencher perfil Enviar Mensagem Acesso Moodle Recursos Atividades Moodle Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação

Leia mais

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas.

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas. PROTOCOLO ONLINE Para acesso a nova funcionalidade do protocolo online e utilização da ferramenta, esse tutorial tem a finalidade de auxiliar no processo, de forma que o aluno consiga realizar todas as

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE

ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE Santo Ângelo 2015 O Ambiente da Uníntese Virtual Esse documento visa orientar os estudantes para a utilização do ambiente da Uníntese Virtual,

Leia mais

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD. Caro(a) Aluno(a),

1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD. Caro(a) Aluno(a), 1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD Caro(a) Aluno(a), Este tutorial tem o intuito de apresentar as orientações necessárias, que possam prevenir possíveis dificuldades no uso do ambiente virtual de aprendizagem.

Leia mais

Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar

Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar Guia de Acesso ao Ambiente de Aprendizagem para Formação dos Professores na Modalidade a Distância Professor, durante o período do curso

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentaão de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Portal do Aluno Versão 1.0 Última revisão: 10/07/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L.M. Camargo Revisão: Pedro Conrad

Leia mais

Manual para acesso e realização das atividades: Disciplinas EAD para cursos presenciais

Manual para acesso e realização das atividades: Disciplinas EAD para cursos presenciais Manual para acesso e realização das atividades: Disciplinas EAD para cursos presenciais Caro aluno, seja muito bem às disciplinas EAD para cursos presenciais. Neste material você encontra orientações gerais

Leia mais

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL- 2016 SUMÁRIO 1. ACESSO AO CURSO... 3 2. LOGIN DO SISTEMA... 4 3. TELA PRINCIPAL DO ALUNO... 5 4. TELA PRINCIPAL DO CURSO...

Leia mais

MANUAL DO PORTAL (ACESSO DE ASSISTENTE)

MANUAL DO PORTAL (ACESSO DE ASSISTENTE) MANUAL DO PORTAL (ACESSO DE ASSISTENTE) Tela1: Página inicial após o usuário assistente logar no portal. A tela 1 nos mostra o que um usuário assistente após logar no portal verá e terá como ferramentas.

Leia mais

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno -

Grupo Projeção. Portal Acadêmico. - Ambiente do Aluno - Grupo Projeção Portal Acadêmico - Ambiente do Aluno - 1 Índice Apresentando o Portal Acadêmico: Ambiente do Aluno... 3 Iniciando no ambiente do Aluno... 4 Minhas Disciplinas... 7 Informações Pessoais...

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância Curso de Noções Básicas sobre o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Tutorial do Moodle Maio de 2011 1 Sumário 1 APRESENTAÇÃO...

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES)

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) Passo a passo do Portal Acadêmico http://portal.ubec.edu.br/csc/ UBEC - Para servir com qualidade SUMÁRIO Objetivo Manual do Portal Acadêmico... 03 Navegadores...

Leia mais

Treinamento Plataforma NearYou. Faculdade São Luis Jaboticabal

Treinamento Plataforma NearYou. Faculdade São Luis Jaboticabal Treinamento Plataforma NearYou Faculdade São Luis Jaboticabal Sumário Web Site www.saoluis.br Entrada (login) Tela principal Turmas Atuais Tela de Entrada Quadro de avisos Fórum Chat Meus Recursos Conteúdo

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais

1º Semetre 2018 MANUAL DO PROED PARA ALUNOS

1º Semetre 2018 MANUAL DO PROED PARA ALUNOS 1º Semetre 2018 MANUAL DO PROED PARA ALUNOS Caro aluno, bem-vindo ao seu PROGRAMA ONLINE DE ESTUDOS DIRIGIDOS (PROED) da Faculdade Una de Bom Despacho. Ao longo de seus estudos, você vai perceber as inúmeras

Leia mais

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador TUTORIAL I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador-----------------------------------------------------------------0 II Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via

Leia mais

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA 1. Como acessar o ambiente virtual? Acesse a página da Universidade FUMEC (www.fumec.br), e então clique no

Leia mais

1º Semetre 2018 MANUAL DAS DISCIPLINAS ONLINE

1º Semetre 2018 MANUAL DAS DISCIPLINAS ONLINE 1º Semetre 2018 MANUAL DAS DISCIPLINAS ONLINE Caro(a) aluno(a), seja bem-vindo às Disciplinas Online da Faculdade Una de Bom Despacho. Em pleno século XXI, na era digital, não poderíamos deixar de oferecer

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE Depart. De Tecnologia da Informação Manual do sistema de suporte do setor de T.I. da Transpedrosa. Atualização 0.90.3. 1 Sumário Login...2 Abrir sistema...2 Autenticação...2

Leia mais

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Guia do Aluno Moodle - UFCSPA NÚCLEO DE EAD Elaborado por: Fabrício Barboza Supervisão: NEAD Versão 1.0 Março 2010 SUMÁRIO Capitulo1 - Acessando

Leia mais

TUTORIAL DO PORTAL DO ALUNO. Equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação 30/08/2012

TUTORIAL DO PORTAL DO ALUNO. Equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação 30/08/2012 TUTORIAL DO PORTAL DO ALUNO Equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação 30/08/2012 Conteúdo PORTAL DO ALUNO ALUNO FREQUÊNCIA NOTAS DISCO VIRTUAL MURAL DE RECADOS Devido a problemas de

Leia mais

INSTRUÇÕES DE ACESSO AO PORTAL DO COLÉGIO ATENAS 1º ACESSO AO PORTAL

INSTRUÇÕES DE ACESSO AO PORTAL DO COLÉGIO ATENAS 1º ACESSO AO PORTAL INSTRUÇÕES DE ACESSO AO PORTAL DO COLÉGIO ATENAS 1º ACESSO AO PORTAL Usuário = escolha o tipo de usuário Senha = entregue pela secretaria ALTERAR SENHA: É NECESSÁRIO ALTERAR A SENHA NO PRIMEIRO ACESSO.

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

SISTEMA DE ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE CHAMADOS GLPI REAL CONNECT MANUAL DE UTILIZAÇÃO

SISTEMA DE ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE CHAMADOS GLPI REAL CONNECT MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE CHAMADOS GLPI REAL CONNECT MANUAL DE UTILIZAÇÃO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O SISTEMA GLPI... 5 2.1. LOGIN E SENHA... 5 2.2. ALTERAÇÃO DE SENHA... 5 3. O CHAMADO...

Leia mais

Manual de Acesso ao Portal Acadêmico

Manual de Acesso ao Portal Acadêmico Manual de Acesso ao Portal Acadêmico Introdução Este manual foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a utilização do Portal pelos alunos das Faculdades São José, e tem, como objetivo instruir sobre

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

INSTITUTO TEOLÓGICO MONTE DAS OLIVEIRAS DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA

INSTITUTO TEOLÓGICO MONTE DAS OLIVEIRAS  DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA INSTITUTO TEOLÓGICO MONTE DAS OLIVEIRAS www.itemol.com.br DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS PARA UTILIZAÇÃO DOS CAMPUS VIRTUAIS DO ITEMOL-EAD. Modular Object-Oriented

Leia mais

Manual do aluno INADES - INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO SUPERIOR. 1ª edição. Av. Amazonas, 298, 12º Andar Centro, Belo Horizonte - MG

Manual do aluno INADES - INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO SUPERIOR. 1ª edição. Av. Amazonas, 298, 12º Andar Centro, Belo Horizonte - MG MANUAL DO ALUNO INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO SUPERIOR www.inades.com.br Manual do aluno INADES - INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO SUPERIOR 1ª edição Av. Amazonas, 298, 12º Andar Centro, Belo Horizonte - MG

Leia mais

Carlos de Bom Despacho, cada vez mais, inova para oferecer a você um curso de qualidade.

Carlos de Bom Despacho, cada vez mais, inova para oferecer a você um curso de qualidade. Prezado (a) Aluno (a) Seja bem-vindo à Faculdade de Educação de Bom Despacho e Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho. A partir de hoje você terá acesso ao Portal Educacional, ferramenta de

Leia mais

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de MANUAL AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os colegas, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se na sala

Leia mais

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Versão 1 / 2010 Apresentação Caro (a) aluno (a), Este manual foi elaborado para auxiliá-lo a navegar no ambiente virtual moodle do Centro de Educação

Leia mais

Guia do Estudante

Guia do Estudante Guia do Estudante 2009 1 Nesta etapa curso utilizaremos o Ambiente de Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle 1 que é definido como um sistema de gestão de conteúdos e atividades em código aberto para fins

Leia mais

O que é o Kubo? Como acessar o Kubo? MANUAL DO USUÁRIO

O que é o Kubo? Como acessar o Kubo? MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO Este manual visa auxiliar o usuário no acesso do treinamento e-learning demonstrando passo-a-passo todos os processos de utilização dos recursos dispostos no Kubo. O que é o Kubo? O Kubo

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

Ambientação à Plataforma Moodle

Ambientação à Plataforma Moodle Ambientação à Plataforma Moodle 1 Introdução Bem Vindo ao Material de Ambientação da Plataforma Para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS () utilizaremos

Leia mais

Guia do Aluno. Guia do Aluno. Educação Sebrae SEBRAE. Educação Sebrae. Educação Sebrae SEBRAE. aprender sempre é um bom negócio

Guia do Aluno. Guia do Aluno. Educação Sebrae SEBRAE. Educação Sebrae. Educação Sebrae SEBRAE. aprender sempre é um bom negócio 1 Sumário Apresentação... 3 1.1 Como Acessar o Curso... 4 1.2 Estrutura e Metodologia... 5 1.3 Diferentes Personagens e seus Papéis... 5 1.4 Orientações Importantes sobre o Estudo... 6 1.5 Ambiente Virtual

Leia mais

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7 Sumário 1. Acesso... 3 2. Portal do Discente... 4 3. Atualizar Foto e Perfil... 5 4. Meus Dados Pessoais... 6 5. Minhas Notas... 7 6. Atestado de Matrícula... 8 7. Histórico... 9 8. Declaração de Vínculo...

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS Disciplinas semipresenciais PERGUNTAS E RESPOSTAS INTRODUÇÃO O Brasil vive tempos de crescimento do acesso à educação superior. Milhões de pessoas se graduaram e se especializaram no país e, consequentemente,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO 2013/1 1 SUMÁRIO 1. ACESSANDO O SISTEMA ON LINE... 3 2. TELA INCIAL... 4 3. MENUS... 4 3.1 Calendário Acadêmico... 5 3.2 Arquivos

Leia mais

Apêndices. 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário Acessando o Sistema

Apêndices. 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário Acessando o Sistema Manual do Usuário Apêndices 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário 1.1.1 Acessando o Sistema A aplicação está disponível e pode ser acessada pelo endereço www2.bcc.unifalmg.edu.br/ahp. A tela inicial da aplicação

Leia mais

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1 JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO versão 1.1 INTRODUÇÃO Este é um manual do usuário de como publicar uma notícia no portal de notícias do Jornal Pio Pardo. Logo em seguida será apresentado o passo-a-passo.

Leia mais