1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?"

Transcrição

1

2 MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar trabalhos em grupo, aprofundar as discussões de sala de aula, contatar com seus professores, explorar e compartilhar materiais importantes para o seu aprendizado. Neste manual você encontrará as principais informações para a utilização do ambiente.

3 Sumário 1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? 2 COMO ACESSAR O UNIVATES VIRTUAL? 3 PAINEL 4 SELECIONANDO UMA DISCIPLINA 4.1 BLOCOS NAVEGAÇÃO ATIVIDADES ADMINISTRAÇÃO NOTAS PARTICIPANTES PLANO DE ENSINO GRUPOS 6 PERFIL 7 ATIVIDADES 7.1 FÓRUM 7.2 CHAT 7.3 QUESTIONÁRIO 7.4 TAREFA 8 NOVAS FUNCIONALIDADES 8.1 LAYOUT 8.2 ENCADEAMENTO DAS ATIVIDADES 8.3 SEU PROGRESSO 8.4 AGRUPAMENTO 9 PARA SABER MAIS E BUSCAR AUXÍLIO

4 1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? O Univates Virtual é um ambiente virtual que tem como objetivo mediar o processo de aprendizagem a distância. No Centro Universitário Univates, é utilizado também para apoiar o ensino presencial. Nele você encontrará materiais disponibilizados pelos seus professores. Se tiver dificuldades, pode contar com o apoio do Núcleo de Educação à Distância NEAD (telefone (51) , ramal 5587), ou pelo univatesvirtual@univates.br 2 COMO ACESSAR O UNIVATES VIRTUAL? O acesso para o ambiente virtual é realizado através do link Ao acessar o ambiente, você deverá informar seu código e senha. Esses dados são, respectivamente, o código de aluno e a senha utilizada na biblioteca e demais sistemas da Univates.

5 3 PAINEL Ao logar-se na plataforma, você terá uma visão geral dos cursos aos quais está vinculado. Em cada disciplina aparecem observações em relação às atividades que estão em andamento. No painel você encontra também a lista das disciplinas que você já concluiu. 4 SELECIONANDO UMA DISCIPLINA Ao selecionar uma disciplina, você terá acesso à página inicial do ambiente virtual da mesma, na qual estarão as informações necessárias para o acompanhamento das atividades.

6 4.1 Blocos Os blocos são as ferramentas que se encontram na lateral do ambiente e podem variar conforme a disciplina. Atualmente os blocos disponíveis são: Navegação, Administração, Atividades, Participantes, , Escrever e Plano de Ensino Navegação Neste bloco constam as opções para retornar ao painel e à página inicial do site. No ícone Curso atual aparecem as informações referentes à disciplina que você selecionou, como os participantes, emblemas, geral e os materiais e atividades disponibilizados em cada tópico (aula). Logo abaixo, você pode acessar o item Meus cursos, que exibe todas as disciplinas em que está inscrito. O ícone Meus cursos/disciplinas encerradas possibilita acessar o ambiente virtual de todas as disciplinas que já foram concluídas por você. Lembramos que ao acessar os cursos encerrados, você deverá efetuar um novo login com o mesmo usuário e senha do Ambiente Virtual das disciplinas ativas.

7 4.1.2 Atividades Neste bloco você tem acesso às diversas atividades disponíveis no ambiente. Por exemplo, clicando no ícone Chats, abrirão todos os chats da disciplina. Da mesma forma estarão organizadas as demais ferramentas disponibilizadas Administração No bloco Administração, a principal opção diz respeito ao acesso às notas emitidas pelo professor.

8 Notas Na opção Notas você pode encontrar todas as atividades que realizou e suas respectivas avaliações. É também nesta ferramenta que você encontra o feedback do professor em relação aos trabalhos realizados. Busque saber como o seu professor utiliza essa ferramenta para melhor compreendê-la. Lembre-se que esta não é a sua nota final, ela representa uma parte da avaliação e integrará a nota total. Para ter acesso às notas e médias oficiais você deve acessar o Universo Univates e selecionar a opção Frequências e Notas.

9 4.1.4 Participantes O bloco Participantes, localizado no canto superior direito da página inicial da disciplina selecionada, lista todos os participantes que estão inscritos na mesma. Por ele, você terá acesso ao perfil de todos os usuários Plano de Ensino Ícone disponibilizado no canto superior direito da disciplina para que você acompanhe o planejamento da mesma O Univates Virtual disponibiliza uma ferramenta de correio eletrônico interna, que possibilita a troca de informações relacionadas ao contexto de cada disciplina. É importante ressaltar que todas as mensagens enviadas através do ambiente ficam arquivadas e separadas de acordo com o curso/disciplina. Ao entrar no correio, são disponibilizadas ao usuário as caixas de entrada de todos os cursos/disciplinas nos quais está inscrito. A mensagem enviada será recebida no correio eletrônico interno do Univates Virtual e também no externo, cadastrado no Universo Univates.

10 Como mandar pela ferramenta Correio Eletrônico? 1 Clique em Escrever na página inicial do ambiente; 2 Clique no botão Para para selecionar as pessoas que receberão o seu ; 3 Selecione os participantes; 4 Insira a mensagem; 5 Clique em Enviar. 5 GRUPOS Na opção Grupos você tem a possibilidade de criar os seus próprios grupos trabalho, ou consultar a lista de participantes de um grupo.

11 O grupo do qual você participa também poderá estar incluído em um agrupamento. A configuração de agrupamento representa um conjunto com mais grupos integrados, que podem interagir entre si ou não. Pode acontecer de você não visualizar uma atividade por não estar incluído em nenhum grupo ou o seu grupo não fazer parte do agrupamento selecionado para realizar a atividade. Como criar um grupo? 1 Para criar um grupo, você precisa acessar a opção Usuários, no bloco Administração; 2 Clicar em Grupos ; 3 Clicar em Criar grupo ;

12 4 Adicionar o nome do grupo e demais informações solicitadas e clicar em Salvar mudanças ;

13 5 Para adicionar os usuários no grupo, você precisa selecionar o grupo e clicar no ícone Adicionar / Remover usuários. Selecione o participante desejado e clique em Acrescentar ;

14 6 Para salvar a inserção de integrantes no do grupo, clique em Voltar aos grupos. 6 PERFIL Todos os seus dados, como a cidade, o , as disciplinas que você cursa estão disponíveis no item Perfil. Você pode modificar alguns dos dados que constam

15 neste espaço e configurar algumas preferências para o ambiente. No entanto, sugerimos que as alterações sejam feitas via Universo Univates, na opção Meus Dados. Para acessar o seu perfil, selecione o seu nome ou foto localizados no canto superior direito da página e clique em perfil. 7 ATIVIDADES 7.1 Fórum A ferramenta Fórum permite discutir assuntos de forma assíncrona, podendo ser utilizada para interagir com os colegas, entregar atividades ou como um recurso para solicitar auxílio sobre os conteúdos propostos, já que possibilita ao usuário encaminhar mensagens curtas, estabelecer links e/ou anexar arquivos. Também é possível comentar tópicos de colegas. Existem duas possibilidades de encaminhar uma mensagem: responder a uma mensagem já existente ou inserir um novo tópico. Ao responder uma mensagem, você estará dando continuidade a uma discussão. Ao inserir um novo tópico, você iniciará um novo assunto ou discussão.

16 O fórum pode ser configurado de diferentes maneiras. De acordo com a configuração, você poderá enviar maior ou menor número de mensagens por dia, criar ou não tópicos novos e ver as respostas dos colegas. É importante que você fique atento a estas informações, porque elas podem interferir na sua participação na atividade. Os fóruns podem ter as seguintes características: Cada usuário inicia um novo tópico : cada participante poderá abrir somente um novo tópico de discussão, mas todos podem responder livremente as mensagens, sem limites de quantidades. Fórum Geral: é o fórum padrão, caracteriza-se como aberto, uma vez que permite que todos os participantes iniciem uma nova discussão a qualquer momento. Fórum P e R (Perguntas e Respostas): permite que o participante consiga ler as respostas de seus colegas somente depois de ter publicado a sua. Isto permite que a primeira mensagem de cada estudante seja original e independente. Uma única discussão simples: É um único tópico em uma única página. Normalmente é usado para organizar discussões breves com foco em um tema específico. Para criar um novo tópico de discussão, você deve acessar o fórum desejado, clicar na opção Acrescentar um novo tópico de discussão, adicionar o assunto da mensagem que será enviada, escrever a mensagem de discussão e clicar em Enviar mensagem ao fórum.

17 Para responder a um tópico do fórum, você deve acessar o fórum desejado, clicar no tópico a ser respondido, clicar na opção Responder, escrever sua mensagem no espaço destinado e enviá-la. 7.2 Chat

18 A ferramenta Chat permite uma discussão em tempo real entre os participantes. Para participar do chat você deve acessá-lo no tópico da aula, clicar no link Clique aqui para entrar no chat agora e inserir suas dúvidas ou contribuições. Você também pode ter acesso às sessões anteriores a sua entrada ou que já foram encerradas, basta clicar em Ver sessões encerradas. É importante ressaltar que será possível visualizar a conversa que está ocorrendo a partir do momento em que clicar para entrar no chat, ou seja, o que os seus colegas conversaram antes da sua entrada, somente estará disponibilizado na categoria de sessões encerradas. 7.3 Questionário O questionário é uma ferramenta avaliativa e o método de resolução depende da sua configuração. Por isso, antes de iniciá-la, é importante que você atente para as informações descritas no início da atividade.

19 Iniciado o questionário, na lateral esquerda da tela você consegue navegar entre as questões, e ao responder uma pergunta, você poderá prosseguir na atividade. Ao final do exercício lembre-se de finalizar a tentativa clicando no botão Enviar tudo e terminar. O período para verificar as respostas da atividade dependerá da configuração da ferramenta, para visualizá-las acesse novamente o questionário. 7.4 Tarefa As tarefas são atividades subjetivas como relatórios, trabalhos de pesquisa e artigos. Nessa ferramenta, os arquivos postados não podem ser visualizados pelos demais colegas. Você deve acessar a tarefa desejada, ler com atenção a orientação dada pelo professor e clicar na opção Enviar arquivo.

20 Existem dois tipos diferentes de tarefas, cada um com suas características específicas. Texto online: O texto online é um espaço que possibilita redigir e editar os textos diretamente no Ambiente Virtual. Esta modalidade de tarefa não aceita o envio de arquivos anexados. Ao preencher sua resposta clique em Salvar mudanças. Assim, sua tarefa será enviada.

21 Envio de arquivos: configurará a tarefa para que os alunos possam realizar o envio de um ou mais arquivos. Ao inserir seu arquivo, clique em Salvar mudanças. Dessa forma, sua tarefa será enviada.

22 8 NOVAS FUNCIONALIDADES 8.1 Layout Algumas mudanças foram realizadas no layout do Ambiente Univates Virtual visando facilitar sua interação com o sistema e com as ferramentas disponíveis. Por isso, alguns ícones estão dispostos em locais diferentes da versão anterior do Ambiente. 8.2 Encadeamento das atividades Algumas ferramentas poderão estar com o acesso restrito. A restrição significa que você deverá cumprir o requisito estabelecido pelo professor para poder realizar a atividade. Por exemplo: o professor solicita que sejam feitos uma tarefa e um fórum, porém, estabelece que a tarefa só estará disponível após você concluir o fórum. Quando existir o encadeamento da atividade, sempre estarão listados os pré-requisitos a serem realizados para que a tarefa fique disponível.

23 8.3 Seu progresso Em alguns ambiente, você pode acompanhar o seu andamento na disciplina através de uma marcação próxima ao nome da atividade, que indicará se a atividade foi concluída. Existem duas formas de acompanhar o Seu Progresso: Uma caixa com borda pontilhada indica que a marcação aparecerá automaticamente quando você completar a atividade, de acordo com as condições estabelecidas previamente pelo professor. Uma caixa com borda sólida indica que você pode clicar nela para marcar quando achar que já concluiu a atividade. (Se mudar de ideia é só clicar novamente). A marca é opcional, é uma forma de acompanhar seu avanço no curso.

24 8.4 Agrupamento Na opção agrupamento, temos a possibilidade de selecionar grupos específicos para fazer parte de um grande grupo. O intuito é facilitar a dinâmica das atividades em grupo, pois para tarefas distintas podem ser organizados grupos diferentes. É possível que seu professor crie o agrupamento e você apenas insira seu grupo nele. Além disso, tanto o professor quanto o aluno podem criar agrupamentos.

25 9 PARA SABER MAIS E BUSCAR AUXÍLIO Você pode obter maiores informações sobre o UNIVATES VIRTUAL junto ao NEAD: Sala: 205/A do prédio 09, telefone: (51) , ramal: 5587, univatesvirtual@univates.br.

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 O manual do aluno apresenta as orientações de como acessar o curso, atualizar o perfil

Leia mais

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades.

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades. MANUAL DO ALUNO MOODLE Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 PRIMEIRA PARTE Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso,

Leia mais

Ferramentas Sala de Aula

Ferramentas Sala de Aula Ferramentas Sala de Aula O ambiente onde o aluno estuda, da mesma forma que em um ambiente presencial, é chamado de sala de aula, nesse ambiente poderão ser habilitadas ferramentas de comunicação e colaboração,

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE - SUMÁRIO - 1. PARA ACESSAR A SALA VIRTUAL... 3 2. MINHA PÁGINA INICIAL... 4 3. MODIFICAR PERFIL... 5 4. CONFIGURAÇÕES DE MENSAGENS... 5 4.1. Enviando mensagens para

Leia mais

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Mensagens 7. Blocos 8. Painel 9.

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Mensagens 7. Blocos 8. Painel 9. Manual do Aluno Sumário Introdução 2 Página Inicial 3 Barra de Navegação 5 Configurações e demais Opções 6 Mensagens 7 Blocos 8 Painel 9 Calendário 10 Arquivos Privados 11 Área da Disciplina 12 Mudança

Leia mais

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Monitor de eventos 7. Mensagens 8. Blocos 9.

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Monitor de eventos 7. Mensagens 8. Blocos 9. Manual do Aluno Sumário Introdução 2 Página Inicial 3 Barra de Navegação 5 Configurações e demais Opções 6 Monitor de eventos 7 Mensagens 8 Blocos 9 Painel 10 Calendário 11 Arquivos Privados 12 Área da

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os alunos, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se

Leia mais

Manual. do Aluno. Moodle

Manual. do Aluno. Moodle Manual do Aluno Moodle Julho/2015 Conteúdo 1 Acesso ao Moodle... 3 1.1 Qual nome de usuário e senha eu utilizo?... 4 1.2 Página Inicial... 5 2 Atualizar o perfil... 6 2.1 Configurar o recebimento de mensagens...

Leia mais

Ferramentas Sala de Aula

Ferramentas Sala de Aula Ferramentas Sala de Aula O ambiente onde o aluno estuda, da mesma forma que em um ambiente presencial, é chamado de sala de aula, nesse ambiente poderão ser habilitadas ferramentas de comunicação e colaboração,

Leia mais

Aluno. Bem-vindo(a). Neste manual vamos aprender noções básicas para um bom andamento neste curso de mestrado profissionalizante.

Aluno. Bem-vindo(a). Neste manual vamos aprender noções básicas para um bom andamento neste curso de mestrado profissionalizante. Manual de usabilidade Aluno Caro(a) Mestrando(a), Bem-vindo(a). Neste manual vamos aprender noções básicas para um bom andamento neste curso de mestrado profissionalizante. Navegando pelos menus do PROFSAÚDE

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD ACESSANDO O EADFASA Passo a passo para acadêmicos Núcleo de Educação a Distância - NEAD Índice Primeiro acesso Troca de senha Acessando a sala virtual Respondendo a um fórum Abertura / Leitura de Arquivos

Leia mais

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL Caro aluno, o caminho para sua SALA DE AULA VIRTUAL é através do site da Contec. Para acessá-la basta digitar o seguinte endereço contecead.com.br e inserir Login e

Leia mais

Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem TUTORIAL CO-PYME EAD Olá! Seja bem-vindo ao Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem Caso tenha qualquer dúvida sobre como navegar pelo ambiente virtual de aprendizagem, clique nos tópicos listados

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Aluno, que fica no canto superior direito. Na aba

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Instituto Bem Cuidar

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Instituto Bem Cuidar MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Instituto Bem Cuidar Sumário 1. O Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA... 3 1.1. Primeiro acesso... 3 1.2. Atualizando seu perfil... 5 1.2. Acessando os cursos...

Leia mais

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA 1. Como acessar o ambiente virtual? Acesse a página da Universidade FUMEC (www.fumec.br), e então clique no

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PÓS GRADUAÇÃO

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PÓS GRADUAÇÃO MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PÓS GRADUAÇÃO ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br/ead_pos Clique no link Portal do Aluno, que fica no canto superior

Leia mais

1.1 Primeiro Acesso. Uma nova página será aberta (fig. 2). Clique em Cadastramento de usuários.

1.1 Primeiro Acesso. Uma nova página será aberta (fig. 2). Clique em Cadastramento de usuários. O Moodle (Dynamic Learning Environment Modular Object-Oriented) é uma plataforma de aprendizagem livre que pode ser copiada, usada e modificada por qualquer pessoa (REALI, et al., 2013). Ele dispõe de

Leia mais

UTILIZANDO GRUPOS NO MOODLE

UTILIZANDO GRUPOS NO MOODLE UTILIZANDO GRUPOS NO MOODLE O ambiente virtual Moodle permite a criação de grupos e agrupamentos, sendo que um grupo é constituído por um conjunto de usuários, enquanto o agrupamento é constituído por

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 ACESSO AO AMBIENTE... 4 1.1 Acesso Direto... 4 1.2 Site Institucional... 4 2 - LOGIN... 5 3 - PAINEL DE CONTROLE... 6 4 - ACESSO

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO Associação Educacional Santa Rita Coordenadoria de Ensino à Distância AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO COORDENAÇÃO DE EAD E EQUIPE DE TI MARÇO DE 2017 Av. Jaçanã, 648 Jaçanã - São

Leia mais

MANUAL DO AVA PARA ALUNOS

MANUAL DO AVA PARA ALUNOS MANUAL DO AVA PARA ALUNOS 2015 Sumário 1. Sobre: pág. 3 2. Para que serve o AVA? pág. 3 3. Para entrar no AVA: pág. 4 4. Ferramentas e Configurações: pág. 5 5. Semanas pág. 7 1. Sobre: AVA (Ambiente Virtual

Leia mais

Guia do Aluno. Campo Grande MS

Guia do Aluno. Campo Grande MS 2015 Guia do Aluno Campo Grande MS Sumário Acesso ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)... 2 Acesso ao curso... 3 Acesso aos Módulos... 4 Acesso as disciplinas... 5 Trilha de Aprendizagem...

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de MANUAL AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os colegas, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se na sala

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário...

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário... Pág.: 1 de 21 SUMÁRIO 1 GLOSSÁRIO... 3 1.1 Área de TI... 3 1.2 Catálogo de serviços de TI... 3 1.3 Solicitante... 3 1.4 Chamado... 3 1.5 Formulário... 3 1.6 Situação do Chamado... 3 2 CATALOGO DE SERVIÇOS

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância Curso de Noções Básicas sobre o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Tutorial do Moodle Maio de 2011 1 Sumário 1 APRESENTAÇÃO...

Leia mais

COMO PARTICIPAR DO CURSO

COMO PARTICIPAR DO CURSO COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO AVA-EaD/Unil

MANUAL OPERACIONAL DO AVA-EaD/Unil MANUAL OPERACIONAL DO AVA-EaD/Unil São Paulo Agosto de 2016 FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP Jézio Hernani Bomfim Gutierre Diretor-Presidente e Coordenador Geral dos Cursos de Formação a Distância Comissão Consultiva

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO SUMÁRIO Apresentação...03 1. Acesso...04 2. Página Inicial...05 3. Minhas Atividades...07 4. Reinscrição...12 5. Catálogo de Cursos...13 6. Perfil...14 02 APRESENTAÇÃO A solução

Leia mais

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis.

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis. 1 Prezado Aluno, Bem-vindo ao ambiente virtual destinado às comunidades de suas disciplinas. Trata-se da plataforma Moodle, criada para disponibilizar a você um espaço colaborativo, com recursos interessantes

Leia mais

CURSO BÁSICO. Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

CURSO BÁSICO. Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. CURSO BÁSICO COMO PARTICIPAR Da disciplina Ao selecionar a sua disciplina, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação

Leia mais

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Versão 1 / 2010 Apresentação Caro (a) aluno (a), Este manual foi elaborado para auxiliá-lo a navegar no ambiente virtual moodle do Centro de Educação

Leia mais

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online.

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online. Guia prático Moodle O que é Seja bem-vindo a plataforma Moodle. O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar o educador a criar cursos on-line,

Leia mais

INSTRUÇÕES IMPORTANTES PARA INSERÇÃO DE DISCIPLINAS NO MOODLE CEAD/UFU

INSTRUÇÕES IMPORTANTES PARA INSERÇÃO DE DISCIPLINAS NO MOODLE CEAD/UFU INSTRUÇÕES IMPORTANTES PARA INSERÇÃO DE DISCIPLINAS NO MOODLE CEAD/UFU Este documento descreve algumas informações para cadastramento ou criação de novas disciplinas no Moodle que precisam ser verificadas

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ultimamente o ensino a distância tem ganhado grande destaque em todo pais, por proporcionar capacitação a pessoas que não tem acesso ao ensino presencial. Esta proposta

Leia mais

ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL.

ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL. ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL www.unasus.fuma Ao acessar o portal você poderá entrar na Sala Virtual a partir de 2 áreas: 1- Menu do topo (área de login); 1 2 - Link de Acesso localizado abaixo da

Leia mais

Treinamento Plataforma NearYou. Faculdade São Luis Jaboticabal

Treinamento Plataforma NearYou. Faculdade São Luis Jaboticabal Treinamento Plataforma NearYou Faculdade São Luis Jaboticabal Sumário Web Site www.saoluis.br Entrada (login) Tela principal Turmas Atuais Tela de Entrada Quadro de avisos Fórum Chat Meus Recursos Conteúdo

Leia mais

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 02 2 DISCIPLINAS... 07 3 PERSONALIZANDO O SEU PERFIL... 09 4 PARTICIPANTES DA

Leia mais

Tutorial para o aluno Moodle

Tutorial para o aluno Moodle ÍNDICE Introdução... 03 Acesso ao Moodle... 04 Acesso ao curso e ao material... 05 Utilizando a barra de navegação... 07 Atividades... 08 Inserindo imagem na atividade... 11 Enviando e recebendo mensagens...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela

Leia mais

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA 1 1. Tutorial Ambiente Virtual EAD O tutorial do ambiente virtual tem o intuito de abordar e solucionar problemas que venham a existir sobre os seguintes

Leia mais

guia do aluno - moodle

guia do aluno - moodle guia do aluno - moodle SUMÁRIO 1. Apresentação 2. Minha página inicial 2.1. Editar a página inicial 3. Modificar perfil 3.1 Acrescentar foto ao perfil 4. Mensagens 5. Navegação 5.1 Esconder o bloco 5.2

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem 1 PASSO A PASSO Passo 1 Localizar o AVA através do site UniProjeção 1.1 Acessar o site através do link https://projecao.br ou através de pesquisa direta ao google por site

Leia mais

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul 1

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul   1 Manual do Aluno Blackboard 1 Introdução O Blackboard é um sistema de gestão de aprendizagem desenvolvido pela Blackboard Inc. em 1997. Ele promove soluções de e-educação e aprendizagem à distância. É utilizado

Leia mais

Área Restrita de Usuário COMPRAR RESIDENCIAL

Área Restrita de Usuário COMPRAR RESIDENCIAL Olá, desenvolvemos esse passo-a-passo para lhe orientar como utilizar a sua Área Restrita de Usuário. Nela, você poderá efetuar uma compra ou acompanhar todos os seus projetos. Para se logar em sua Área

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração:

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração: 1 Manual Moodle Perfil de Aluno Elaboração: Autor: Leticia Tonon Núcleo de Educação à Distância Telefone de Suporte: (14) 2105-0800 Ramal: 376 E-mail: nead@univem.edu.br www.ead.univem.edu.br Computing

Leia mais

Manual de Participação em Eventos

Manual de Participação em Eventos Manual de Participação em Eventos Ariba Spend Management DATA: 6-06-207 VERSÃO: Versão.0 Suporte SAP Ariba: 0800 89 3988 Página de 5 ÍNDICE. PRIMEIRO ACESSO... 3.. Cadastro... 3.2. Cadastro Ariba Commerce

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso:

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso: Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Esse ambiente será utilizado no curso: LIBRAS A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO Sua licença

Leia mais

Administrando um fórum

Administrando um fórum Neste tutorial, você vai aprender a administrar um fórum já criado na plataforma Moodle, na função de tutor. Após logar no fórum de interesse dentro da disciplina, você pode executar diversas tarefas.

Leia mais

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles.

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02 Manual CEAD - FACEL Sumário 03... Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Atualizando seu perfil Esqueceu sua senha de acesso 09... O meu AVA Conhecendo meu AVA Navegando na disciplina Barra de navegação

Leia mais

TUTORIAL BÁSICO DO ROODA

TUTORIAL BÁSICO DO ROODA TUTORIAL BÁSICO DO ROODA ACESSO AO ROODA O ROODA é disponibilizado via Web (https://ead.ufrgs.br/rooda/). Após entrar no ROODA você deve fazer o LOGIN (sua identificação) e digitar uma SENHA (criada e

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) Guia Prático e Regras EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) 1 LOGIN E SENHA O login e senha chegam no e-mail do aluno que está cadastrado na UCAM. Fique atento se o e- mail não foi enviado para o SPAM. O aluno deve

Leia mais

Criando fórum. Vamos aprender a criar um fórum. Siga os passos a seguir!

Criando fórum. Vamos aprender a criar um fórum. Siga os passos a seguir! Criando fórum Criando fórum O fórum é uma ferramenta muito utilizada em cursos a distância por permitir a discussão de um tema específico de modo assíncrono, ou seja, a interação entre os participantes

Leia mais

Manual MAZK (Professor)

Manual MAZK (Professor) Manual MAZK (Professor) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre

Leia mais

Manual de utilização do Centro de Estudos Virtual. Acesso do usuário

Manual de utilização do Centro de Estudos Virtual. Acesso do usuário Manual de utilização do Centro de Estudos Virtual Acesso do usuário Login e senha: - acesse o Centro de Estudos Virtual a partir do banner fixo no canto esquerdo do site do SINDCONT- SP ou através do seguinte

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância. Guia Básico para Uso do Moodle

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância. Guia Básico para Uso do Moodle Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância Guia Básico para Uso do Moodle Florianópolis, 2015 1 Bem vindo ao Guia Básico para Uso do Moodle Este material tem como objetivo

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO 0800 703 3180 SUMÁRIO Apresentação Ambiente Virtual de Aprendizagem 1. Primeiro Acesso 1.1 Navegar em cursos 1.2 Enquete 1.3 Dados Cadastrais 2. Cursos

Leia mais

Guia de Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP CURSISTA

Guia de Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP CURSISTA Guia de Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP CURSISTA Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo Sumário Introdução... 3 1. Apresentando o AVA-EFAP...

Leia mais

Manual do Usuário financiamento e realização: nuted

Manual do Usuário financiamento e realização: nuted http://homer..edu.ufrgs.br/rooda Manual do Usuário financiamento e realização: Manual do Usuário - Índice página 2 página 3 página 4 A2 Atividades Bate Papo Conceitos Configurações Pessoais Contatos Dados

Leia mais

Criando atividade. Para criar uma Atividade, siga os passos a seguir.

Criando atividade. Para criar uma Atividade, siga os passos a seguir. A ferramenta Atividade permite criar na Plataforma uma área para os alunos enviarem trabalhos. Você pode criar uma atividade para que os alunos enviem suas Atividades a Distância (ADs), por exemplo. Os

Leia mais

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles.

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles. Bem vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante o seu trabalho! TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Tela de acesso ao ambiente Blackboard O acesso ao ambiente ocorre pela página inicial da PUCPR (www.pucpr.br), na área Aluno/Professor, opção Blackboard. Lembre-se de utilizar

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL DO USUÁRIO NOTAS FISCAIS Sumário INTRODUÇÃO... 2 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 3 NOTAS FISCAIS... 4 CADASTRANDO NOTAS FISCAIS... 5 VISUALIZANDO AS NOTAS

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Essa é a sua página inicial. Na sua barra lateral, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles.

Essa é a sua página inicial. Na sua barra lateral, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles. Bem vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante o seu trabalho! TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de Apresentação O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de sua organização criem e aprimorem iniciativas de inovação de maneira colaborativa para as mais variadas

Leia mais

guia do professor/ tutor - moodle

guia do professor/ tutor - moodle guia do professor/ tutor - moodle SUMÁRIO 1. Apresentação 2. Minha página inicial 2.1. Editar a página inicial 3. Navegação 3.1 Esconder o bloco 3.2 Colocar em doc 4. Administração 4.1 Editar configurações

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Manual de acesso ao AVA. Educação a Distância

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Manual de acesso ao AVA. Educação a Distância Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Manual de acesso ao AVA Educação a Distância Instituto Federal de Goiás Última Revisão: Março de 2016 1 Registro de Revisões Data Responsável

Leia mais

Introdução. Seja bem-vindo ao nosso ambiente virtual de ensino e aprendizagem!

Introdução. Seja bem-vindo ao nosso ambiente virtual de ensino e aprendizagem! ALUNO CAMPUS ONLINE Introdução Nesse breve tutorial, você vai conhecer os primeiros e principais passos do aluno dentro da plataforma de ensino a distância do Instituto Federal do Piauí. Seja bem-vindo

Leia mais

MANUAL DO ALUNO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Elaboração: Ana Laura Bertelli Grams Coordenação Ambiente Virtual de Aprendizagem

MANUAL DO ALUNO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Elaboração: Ana Laura Bertelli Grams Coordenação Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Elaboração: Ana Laura Bertelli Grams Coordenação Ambiente Virtual de Aprendizagem Fevereiro, 2017 Prezado acadêmico Sempre preocupada em oferecer o melhor

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Aluno

SAA Cesurg. SAA Aluno SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação.

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

TUTORIAL DEVRYONE. A evolução do Academus

TUTORIAL DEVRYONE. A evolução do Academus TUTORIAL DEVRYONE A evolução do Academus 01PASSO A PASSO Olá! Esse é o seu tutorial para navegação na disciplina online no DeVryONE. Neste tutorial abordaremos todos os itens que você encontrará no ícone

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), está disponível para todos os alunos dos cursos do IF Sudeste MG Câmpus JF. O AVA também é conhecido como plataforma Moodle.

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA

Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA O Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania,

Leia mais

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0

Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 Sistema Gerenciador de Aprendizagem - 3.0 TUTORIAL SGA-SAV O tutorial, abrange procedimentos e orientações sobre o funcionamento de um dos componentes do sistema on-line de ensino aprendizagem adotado

Leia mais

Manual de Integração ao Atendimento Online

Manual de Integração ao Atendimento Online Manual de Integração ao Atendimento Online Chapecó, 2015 Sumário Atendimento Online... 3 Cadastro... 4 Recuperação de Senha... 5 Central de Relacionamento... 6 Suporte via Chat... 7 Conclusão e Avaliação

Leia mais

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Guia do Aluno Moodle - UFCSPA NÚCLEO DE EAD Elaborado por: Fabrício Barboza Supervisão: NEAD Versão 1.0 Março 2010 SUMÁRIO Capitulo1 - Acessando

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 Fevereiro - 2017 0 1. INTRODUÇÃO A Educação à Distância (EaD) vem crescendo no Brasil através da popularização da internet faz alguns anos. A Unicaldas Faculdade

Leia mais

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO 2016 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Av. Cel. Prof. Antonio Esteves, nº 01, Campo de Aviação Resende-RJ CEP: 27.523-000 Tel./Fax: (24) 3383-9000

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente"

Manual de Acesso ao Moodle - Discente "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso localizado

Leia mais

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) FÓRUM DE DISCUSSÃO

Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) FÓRUM DE DISCUSSÃO Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) FÓRUM DE DISCUSSÃO Livro Manual do Professor: AVA Moodle/UNESP (versão 3.0) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Julio Cezar

Leia mais

Manual do Estudante AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) PERFIL

Manual do Estudante AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) PERFIL Manual do Estudante AVA - Moodle/Unesp (versão 3.0) PERFIL Livro Manual do Professor: AVA Moodle/UNESP (versão 3.0) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Reitor Julio Cezar Durigan Vice-Reitora

Leia mais