EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS"

Transcrição

1 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração 5ª Geração Ensino Por correspondência EAD via rádio e TV Novas experiências em EAD Universidades abertas e teleconferência Uso da Internet e das redes de computadores EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS Maira Bernardi Ketia Kellen A. da Silva

2 Trecho do texto O dilema da informática Profa., ontem eu instalei no 'Hardware' do meu Computador um 'CD-Rom' sobre História Antiga, que é o máximo! Depois, me conectei à Internet e enviei um ' ' para o meu amigo da China, que tem um 'Software' bastante parecido com o meu! Então ele me forneceu o endereço de um 'site' da 'Web' que eu posso entrar quando quiser, para saber muito mais, não só sobre História Antiga, mas sobre a História do Mundo! A Senhora conhece?

3 Educação a Distância (EAD) Ensino a distância ou Educação a distância??

4 Ensino caracterizado pela instrução, transmissão de conhecimentos e informações expressão adestramento, treinamento figura de um professor Educação prática educativa professor e alunos processo ensino-aprendizagem aprender a aprender, saber pensar, criar, refletir, inovar construção de conhecimentos participação ativa para garantir seu próprio desenvolvimento

5 Educação a distância? Por quê? Desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) Vida moderna e sua complexidade Progresso de ciência e da tecnologia Desigualdades - social, econômica e cultural Demanda crescente por educação Adaptação do curso ao tempo de cada aluno

6 O que é Educação a Distância?? (EAD)

7 O que é Educação a Distância?? Primeiros conceitos de educação à distância (EAD) são encontradas terminologias como educação ou ensino a distância e teleducação. Teleducação = confusão quanto ao seu significado expressão tele - grego = ao longe ou mesmo a distância

8 O que é Educação a Distância?? Diferenciar das práticas que utilizavam recursos tradicionais como rádio, televisão, de outros recursos audiovisuais não elucidava a idéia do que era considerado EAD não oferecia os meios científicos necessários para o estabelecimento de um programa de EAD.

9 O que é Educação a Distância?? Nunes (1998) É um recurso (...) para atender a grandes contingentes de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação da clientela atendida.

10 O que é Educação a Distância?? Associação da EAD às possibilidades de atendimento a uma maior demanda por ensino e treinamento sem que seja comprometida a qualidade Concepção de educação presente na época (meados dos anos 60-70) Aplicação da EAD para a superação de problemas educativos em larga escala, numa atitude de massificação do ensino.

11 O que é Educação a Distância?? Educação a distância com educação aberta Educação aberta - pode ser ministrada presencial ou a distância Não ter a necessidade de possuir a conclusão de uma determinada escolaridade como pré-requisito Oportunidade do próprio aluno de organizar o currículo e ir desenvolvendo as atividades de acordo com seu próprio ritmo.

12 O que é Educação a Distância?? Belloni (2008) - expressão educação aberta - entendida pela idéia de transpor barreiras oportunizando livre acesso à educação

13 O que é Educação a Distância?? Para definir a EAD - romper com a visão da estrutura hierarquizada da sala de aula tradicional - presença de um professor transmissor de conhecimentos.

14 Educação a Distância (EAD) Caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. (DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005).

15 Fazendo EAD EAD não é só usar uma plataforma ou um software EAD é relacionar a prática pedagógica ao uso de recursos = Proposta didático pedagógica

16 Cuidados especiais na EAD Não é transpor para outro ambiente modelos tradicionais de Educação Tendência de cursos auto-instrucionais Internet não é mágica

17 Cuidados especiais na EAD O mais deslumbrante site pode ser ineficaz sob o ponto de vista educacional, caso não seja construído com o embasamento teórico apropriado Além de navegar, é preciso desconstruir as informações acessadas, problematizando-a e produzindo novas relações

18 ?? Algumas Reflexões?? Realidade de um diálogo com os alunos de hoje em dia Linguagem atual internetês E o professor? Está preparado para esta conversa? -Aluno olhando para o futuro -Professor voltado para o passado??? Fonte: (

19 Aprendizagem a Distância Componentes básicos desse processo: - apresentação de conteúdo -interação com professores, colegas e recursos - acompanhamento e avaliação - administração do próprio tempo

20 História da EAD 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração 5ª Geração Ensino Por correspondência EAD via rádio e TV Novas experiências em EAD Universidades abertas e teleconferência Uso da Internet e das redes de computadores Moore e Kearsley (2007) - 5 gerações da história da EAD - evolução da EAD e da definição dos períodos associados aos avanços tecnológicos.

21 1ª Geração - Ensino por correspondência 1º modelo didático de EAD - cursos faziam uso de material impresso entregue aos alunos através do correio, uso do correio como tecnologia suprir a distância geográfica e servir para a educação para mulheres 1ª notícia - no Brasil = curso de datilografia via correio oferecido através de anúncio de jornal.

22 mídia impressa - envio de materiais instrucionais via correio - Idos de uso do rádio. - Anos 60 e 70 - uso da rede televisionada - Década de 80 - uso do computador e internet. Educação a distância é anterior à utilização da informática (Litwin, 2001) Busca em acompanhar o surgimento e familiarização com recursos (materiais impressos, fitas cassetes, vídeos e rádio) = foco nas potencialidades para introdução nas práticas educativas.

23 1ª Geração - Ensino por correspondência Atividade de ensino = princípios da instrução, transmissão de conhecimentos e informações Exemplo: correio não servia como ferramenta de comunicação entre os alunos e o professor para esclarecimentos e a abertura de um diálogo colaborativo. 1941= Instituto Universal Brasileiro - oferecer formação profissional nos níveis fundamental e médio em todo território nacional.

24 2ª Geração Educação a distância via rádio e TV introdução de novos meios de comunicação de massa. No Brasil = década de 20 Uso de áudio (rádio e fitas cassete) e anos 60), do vídeo, com a televisão. Comunicação entre professor e alunos - esclarecimento de dúvidas e acesso aos materiais impressos - envio de correspondência e mais tarde uso do telefone e também do fax.

25 2ª Geração Educação a distância via rádio e TV Educação pelo rádio = Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, um grupo formado por Henrique Morize e Roquete Pinto a emissora foi doada ao Ministério da Educação e Saúde Uso da TV na educação = anos 60 e 70 - Voltado para treinamento dos professores e a oferta do ensino supletivo nos níveis primário e secundário, voltados para aqueles que não puderam estudar na escola regular.

26 3ª e 4ª Geração Novas experiências em EAD Final dos anos 60-3ª Geração = caracterizada pelas experiências em EAD com uma nova modalidade de organização da educação. Investimentos na capacitação de recursos humanos para o desempenho profissional na área da EAD uso integrado das tecnologias disponíveis, elaboração dos kits com materiais para a realização de experiências práticas.

27 3ª e 4ª Geração Novas experiências em EAD Ponto de vista pedagógico da EAD = período de análise e reorganização das práticas educativas Ampliação de estudos teóricos sobre a modalidade a distância de educação Advento da informática e a do computador pessoal = novas formas de comunicação, com o uso do correio eletrônico, salas de bate-papo, fóruns de discussão e videoconferências.

28 3ª e 4ª Geração Novas experiências em EAD 4ª geração = uso da teleconferência (a conferência a distância) como a principal tecnologia a ser destacada neste período. No Brasil Projeto SACI - Satélite Avançado de Comunicações Interdisciplinares, criado em ação conjunta do MEC, Centro Nacional de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - oferecimento de educação primária escolar para todo o país - Uso de sistema via satélite integrado com outros meios de comunicação como TV, rádio e material impresso, para atendimento das 4 séries do primeiro grau.

29 3ª e 4ª Geração Novas experiências em EAD Sistema Tele-curso - modelo para outros países pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO) Telecurso da Fundação Roberto Marinho Anos 70 - Brasil - sistemas estaduais de ensino - Criação de uma alternativa de concretização da educação básica através dos Centros de Ensino Supletivo (CES)

30 5ª geração Uso da internet e das redes de computadores Uso Internet e as redes de computadores Proliferação programas de EAD Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) Videoconferências via satélite IMPORTANTE: sem abandonar outros recursos Incorporar os benefícios de cada tecnologia para cada vez mais ultrapassar as distâncias geográficas, garantindo o acesso às formas de comunicação.

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado Educação a Distância O Computador na Educação EDU3375 2011/2 Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado 1 EAD: Conceituação A EAD recebeu diversas denominações em diferentes países,

Leia mais

RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL

RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL Mestrado em Ensino e suas Tecnologias Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem Profa. Dra. Arilise Moraes de Almeida Lopes Para falar de Educação

Leia mais

Manual. Rede SEI EaD - Educação a Distância CETEG. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás

Manual. Rede SEI EaD - Educação a Distância CETEG. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Manual Rede SEI EaD - Educação a Distância CETEG Centro de Ensino Tecnológico de Goiás CETEG - Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Versão: 12/12/2016 12:23 Table of Contents REDE SEI EAD - EDUCAÇÃO A

Leia mais

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD?

O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? O que é EAD? Quais as competências necessárias ao professor e tutor para a EAD? Educação à distância A educação a distância (EaD) é definida como [...] o aprendizado planejado que ocorre normalmente em

Leia mais

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224 ENSINO A DISTÂNCIA PROFª (Me) MARLENE DE OLIVEIRA www.coins.com.br coins@sinsesp.com.br ORIGEM E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1940 Primeiros Registros legais sobre a Educação a Distância (Reforma Capanema)

Leia mais

Sistemas de Informação. Informática na Educação 5º Período

Sistemas de Informação. Informática na Educação 5º Período Sistemas de Informação Informática na Educação 5º Período SUMÁRIO CAPÍTULO 2 Educação a Distância 2.1. Histórico da EaD no Brasil. 2.2. Legislação da EaD. 2.3. Reflexão sobre tecnologia educacional. 2.4.

Leia mais

PED TECNOLOGIAS E EAD ORIENTAÇÕES ACADÊMICAS

PED TECNOLOGIAS E EAD ORIENTAÇÕES ACADÊMICAS PED TECNOLOGIAS E EAD ORIENTAÇÕES ACADÊMICAS Prezado aluno, O maior diferencial deste projeto pedagógico é o desenvolvimento da autonomia do estudante durante sua formação. O currículo acadêmico do seu

Leia mais

FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS. Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS

FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS. Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS EAD/UFMS Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TIC s EXTENSÃO/ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FOMENTO

Leia mais

República Federativa do Brasil Governo Federal. Educação a Distância. e as novas tecnologias

República Federativa do Brasil Governo Federal. Educação a Distância. e as novas tecnologias República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Educação a Distância e as novas tecnologias Educação Personalizada Vencendo as Barreiras Geográficas e Temporais EAD NO ENSINO PRESENCIAL

Leia mais

1. INTRODUÇÃO Motivação

1. INTRODUÇÃO Motivação 1. INTRODUÇÃO Neste capítulo serão apresentados os problemas que motivaram a escolha da pesquisa da tese, os objetivos a serem atingidos durante o seu desenvolvimento, as contribuições relevantes à área

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO INTERDISCIPLINAR DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO INTERDISCIPLINAR DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO INTERDISCIPLINAR DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO O ENSINO DA INFORMÁTICA BÁSICA UTILIZANDO-SE OS RECURSOS DO

Leia mais

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso,

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Catálogo de Oficinas Apresentação Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Apresentamos a vocês as oficinas que integram as ações promovidas pelo Núcleo de Formação da SEaD e que visam atender às

Leia mais

O que são TICs? 1

O que são TICs?  1 O que são TICs? http://leonardobcampos.blogspot.com/ leonardobcampos@gmail.com 1 Sumário Introdução; Histórico das TIC no Brasil; Exemplos; Aplicações; Bibliografia; http://leonardobcampos.blogspot.com/

Leia mais

Gerações da Educação a Distância. Wallyson Ribeiro Parente

Gerações da Educação a Distância. Wallyson Ribeiro Parente Gerações da Educação a Distância Wallyson Ribeiro Parente Introdução A educação a distância surgiu da necessidade de formação e qualificação profissionais de pessoas que não tinham acesso e/ou condições

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2017 Seja bem-vindo ao Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata! Este manual tem a finalidade de manter o aluno informado sobre suas diretrizes

Leia mais

ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC. (AVA) TeleDuc AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Ricardo Augusto de Oliveira.

ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC. (AVA) TeleDuc AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Ricardo Augusto de Oliveira. ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC. (AVA) TeleDuc AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ricardo Augusto de Oliveira. RICARDO AUGUSTO DE OLIVEIRA ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC 1

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação Prof. Naan Cardoso E-mail: naancardoso@gmail.com Distinções sobre conceitos presentes na Educação Teorias de aprendizagem e estratégias de aprendizagem

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Educação adistância EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Prof. StephanieGurgel A crescente demanda por educação, devido não somente à expansão populacional como, sobretudo às lutas das classes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES. Profª. Janaina Costa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES. Profª. Janaina Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES Profª. Janaina Costa Você acha que a tecnologia faz parte da sua vida diária? Justifique De que maneira os recursos digitais

Leia mais

Avaliação das Competências para utilização de uma plataforma de e-learning

Avaliação das Competências para utilização de uma plataforma de e-learning Avaliação das Competências para utilização de uma plataforma de e-learning O e-learning abrange um vasto conjunto de aplicações e processos, como a aprendizagem baseada na web, aprendizagem baseada no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CEDUC CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: TIC S PROFESSORA: TERESA KÁTIA ALBUQUERQUE TV ESCOLA UM SALTO PARA O FUTURO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CEDUC CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: TIC S PROFESSORA: TERESA KÁTIA ALBUQUERQUE TV ESCOLA UM SALTO PARA O FUTURO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CEDUC CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: TIC S PROFESSORA: TERESA KÁTIA ALBUQUERQUE TV ESCOLA UM SALTO PARA O FUTURO BOA VISTA RR 2010 1 CONCEIÇÃO SOUSA EDGARD GARCIA JOSILÉIA

Leia mais

Desenho Instrucional aplicado em cursos online. Palestrante: Elisabeth Biruel

Desenho Instrucional aplicado em cursos online. Palestrante: Elisabeth Biruel Desenho Instrucional aplicado em cursos online Palestrante: Elisabeth Biruel Apresentar os aspectos que devem ser considerados no planejamento e na organização de um curso online Designer Instrucional

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR

ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR FORTALEZA CE Junho 2009 Maria Eugenia Silva Vargas Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará E-mail: mesvargas@hotmail.com Categoria (A) Setor

Leia mais

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Joanderson Araújo Paulo (1); Ana Klyvia Ferreira Rodrigues (2); José Klemer Crispim de Souza(3); Carolina Soares Ramos (4) Universidade Estadual da Paraíba;

Leia mais

07/04/2015. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

07/04/2015. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com 1 INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA SOCIEDADE Mudanças aceleradas; Eliminação de barreiras físicas

Leia mais

PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS EAD

PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS EAD PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS EAD Prof. Helder de Amorim Mendes Universidade Federal do Espírito Santo Avaliador MEC/Inep PROCESSO DE AVALIAÇÃO ATÉ 06/2017 Art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de

Leia mais

Informática EAD. Professor Márcio Hunecke.

Informática EAD. Professor Márcio Hunecke. Informática EAD Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Matéria Aula XX EAD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Educação a distância (EAD) é uma modalidade de educação mediada por tecnologias,

Leia mais

Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais

Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L E M C I Ê N C I A, T E C N O L O G I A E G E S T Ã O A P L I C A D A S À R E G E N E R A Ç Ã O T E C

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO

Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO Bem-vindo (a) ao curso de Ambiente Virtual de Aprendizagem! Parceria entre a Uaitec e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o curso Ambiente Virtual de

Leia mais

ENSINO ONLINE Aprendizagem Acessível. Maria Irce Gomes de Sousa

ENSINO ONLINE Aprendizagem Acessível. Maria Irce Gomes de Sousa ENSINO ONLINE Aprendizagem Acessível Maria Irce Gomes de Sousa ENSINO ONLINE- Aprendizagem Acessível É visível em nossos dias percebermos um acentuado crescimento nas atuações em educação a distancia,

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com O novo papel do profissional EAD TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FATOR DE SUCESSO 1 Brasil Brasil

Leia mais

Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD

Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD Sumário Parte I I. O que é EaD? II. Breve histórico da EAD no Brasil e no mundo III. A EaD no mundo contemporâneo IV. Estratégias didáticas e novas tecnologias:

Leia mais

EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES. escoladigital.org.br

EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES. escoladigital.org.br EAD CURSO INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA PARA GESTORES ESCOLARES escoladigital.org.br SOBRE O ESCOLA DIGITAL O Escola Digital é uma plataforma colaborativa e gratuita de busca de recursos digitais

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR A organização curricular foi feita para atender aos objetivos do curso, sendo dividida em dois eixos: Concentração e Dispersão. No Eixo Concentração serão ofertadas 9 (nove) disciplinas

Leia mais

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. 5 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Gokhan Okur Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar as bases para o planejamento e a

Leia mais

A INFLUÊNCIA DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA EAD NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL

A INFLUÊNCIA DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA EAD NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL 1 A INFLUÊNCIA DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA EAD NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL Cascavel PR Abril 2013 Ruy Fernandes da Silva Costa UNIVEL ruyfcosta@hotmail.com Categoria: C Setor Educacional: 3 Classificação

Leia mais

CAPÍTULO 7 NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS MARIA LUISA FURLAN COSTA

CAPÍTULO 7 NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS MARIA LUISA FURLAN COSTA CAPÍTULO 7 NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A MARIA LUISA FURLAN COSTA Desenvolvimento da Educação a Distância no Brasil é marcado pelo surgimento e disseminação dos meios de comunicação. EAD Modalidade de

Leia mais

Multimeios Aplicados à Educação Aula 1. Utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem

Multimeios Aplicados à Educação Aula 1. Utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem Multimeios Aplicados à Educação Aula 1 Utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem Conceitos iniciais - MULTIMEIOS Multi remete a vários, diversos; meios, refere-se ao local de

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Educação a distancia, conceito e características. Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares

Educação a distancia, conceito e características. Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares Educação a distancia, conceito e características Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares Conceito A educação a Distância deve ser entendida como um processo de formação humana que se organiza e desenvolve metodologicamente

Leia mais

AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS DESAFIOS DOS NOVOS ESPAÇOS DE ENSINAR E APRENDER E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR

AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS DESAFIOS DOS NOVOS ESPAÇOS DE ENSINAR E APRENDER E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS DESAFIOS DOS NOVOS ESPAÇOS DE ENSINAR E APRENDER E

Leia mais

Simone Majerkovski Custodio CAEB/SMED/Cachoeirinha

Simone Majerkovski Custodio CAEB/SMED/Cachoeirinha Plataforma Moodle criando novas possibilidades na Educação de jovens e Adultos e propiciando a inclusão digital na Rede de Ensino Municipal de Cachoeirinha/RS. Simone Majerkovski Custodio CAEB/SMED/Cachoeirinha

Leia mais

voltaraomenuprincipal

voltaraomenuprincipal voltaraomenuprincipal Educação a Distância no CEFET Campos Campos dos Goytacazes/RJ 11 A Educação a distância (EaD) inicia-se no segundo semestre de 2004, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos

Leia mais

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Leia mais

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo v.1.0 A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo José Mário Costa Junior Coordenador Adjunto da Rede e-tec Brasil Assessor da Diretoria do Cefor Total de 23 slides Autor: José Mário Costa Junior A EaD

Leia mais

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS iii LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS Capítulo I Tabela nº 1 Composição da amostragem: professores e alunos em relação às quantidades de questionários enviados/recebidos na pesquisa.. 6 Tabela

Leia mais

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 1 LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 Fabio Maia AVM Faculdade Integrada fabiomaia.di@gmail.com Métodos

Leia mais

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO FERRAMENTA PARA FORMAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO FERRAMENTA PARA FORMAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO FERRAMENTA PARA FORMAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS Alexandra da Silva Santos 1 Beatriz Vieira Guimarães 2 Silvia Helena Ferreira da Silva 3 A educação é um serviço ou bem público

Leia mais

Especialização em Ensino de Química

Especialização em Ensino de Química Especialização em Ensino de Química Introdução aos Estudos a Distância 30 Políticas Educacionais e a Prática Docente 30 Educação Inclusiva 30 Epistemologia e o Ambiente de Ensino 30 Avaliação da Aprendizagem

Leia mais

Estudar o papel da educação na reprodução das desigualdades sociais; Analisar o papel da escola diante dos marcadores sociais da diferença;

Estudar o papel da educação na reprodução das desigualdades sociais; Analisar o papel da escola diante dos marcadores sociais da diferença; PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO:LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PRÉ-REQUISITO: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA UNIDADE

Leia mais

Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior. Por: Diana da Silva Alves Santana

Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior. Por: Diana da Silva Alves Santana Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior Por: Diana da Silva Alves Santana INTRODUÇÃO A educação superior presencial vem perdendo espaço para o ciberespaço. As plataformas ou ambientes virtuais

Leia mais

Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância. Maira Bernardi e Kellen A. da Silva 1

Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância. Maira Bernardi e Kellen A. da Silva 1 Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância Maira Bernardi e Kellen A. da Silva 1 Introdução Esta pesquisa apresenta a aplicação e validação de um objeto de aprendizagem (OA) chamado ARQUEAD 2,

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO Associação Educacional Santa Rita Coordenadoria de Ensino à Distância AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO COORDENAÇÃO DE EAD E EQUIPE DE TI MARÇO DE 2017 Av. Jaçanã, 648 Jaçanã - São

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PLATAFORMAS DE TREINAMENTO A DISTÂNCIA E SUAS APLICAÇÕES

DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PLATAFORMAS DE TREINAMENTO A DISTÂNCIA E SUAS APLICAÇÕES DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PLATAFORMAS DE TREINAMENTO A DISTÂNCIA E SUAS APLICAÇÕES Letícia Capucho Luiz (FATEC Cruzeiro, Bolsista PIBIC/CNPq) E-mail: leticia.luiz@cptec.inpe.br Dr. Luiz Tadeu

Leia mais

PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012

PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-Graduação em educação: Currículo PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012

Leia mais

XIII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação

XIII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação Rafael Mateus Teixeira Almeida -UFSM Mary Lúcia Pedroso Konrath PPGIE/UFRGS Cleuza Maria Maximino Alonso UFSM Roseclea Medina UFSM Roteiro: XIII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação EaD (Educação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2016

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2016 Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Pró-reitoria de Ensino INSTRUÇÃO NORMATIVA

Leia mais

AS TIC E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE SOBRE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Maceió - /AL Abril 2012

AS TIC E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE SOBRE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Maceió - /AL Abril 2012 1 AS TIC E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE SOBRE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Maceió - /AL Abril 2012 Guilmer Brito Silva Universidade Federal de Alagoas guilmerbs@gmail.com Cleide Jane de Sá

Leia mais

DOCENCIA E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES E TRAJETÓRIAS CONVERGENTES

DOCENCIA E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES E TRAJETÓRIAS CONVERGENTES DOCENCIA E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES E TRAJETÓRIAS CONVERGENTES RESUMO Prof. Dr. Flavio Rodrigues Campos SENAC- SP Este trabalho discute aspectos importantes de um projeto de formação

Leia mais

EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS CAPÍTULO 1 O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E SEU EMPREGO NA EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS CAPÍTULO 1 O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E SEU EMPREGO NA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS CAPÍTULO 1 O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E SEU EMPREGO NA EDUCAÇÃO Anair Altoé Heliana da Silva Introdução Vivemos num período destacado como tecnológico.

Leia mais

Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI

Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS SECADI /MEC PROJETO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - DI Edital 01/2017 PRE/ AEE-DI 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: A Pró-Reitoria de Ensino,

Leia mais

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cremilda da Silva Monteiro Centro Universitário Geraldo Di Biase cremonteiro@bol.com.br Resumo Com o objetivo de refletir sobre a atuação e os desafios

Leia mais

Ensinar e Aprender com Dispositivos Móveis

Ensinar e Aprender com Dispositivos Móveis Ensinar e Aprender com Dispositivos Móveis INTRODUÇÃO A Educação à Distância (EAD) tem levado para seu contexto o uso dos mais variados dispositivos de comunicação, indo da formação por correspondência,

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 14/ EDITAL DE SELEÇÃO - 1ª retificação em 12 de abril de 2019

CHAMADA PÚBLICA 14/ EDITAL DE SELEÇÃO - 1ª retificação em 12 de abril de 2019 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL Campus Reitor João David Ferreira Lima Centro Sócio-Econômico

Leia mais

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos Edital UFRGS EAD 07 1 Apresentação A Secretaria de Educação a Distância (SEAD), com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e em conjunto com as Pró-Reitorias Acadêmicas, considerando: a

Leia mais

II Fórum de Ensino Médico do CFM: Educação Permanente a Distância

II Fórum de Ensino Médico do CFM: Educação Permanente a Distância II Fórum de Ensino Médico do CFM: Educação Permanente a Distância Cláudio de Souza Prof. Adjunto Doutor dafaculdade Medicina UFMG Conselheiro CRMMG Câmara Técnica de Telemedicina CFM Conceitos Fundamentais

Leia mais

Usos dos meios, consumos culturais e formação de professores para mídia-educação

Usos dos meios, consumos culturais e formação de professores para mídia-educação Usos dos meios, consumos culturais e formação de professores para mídia-educação M. Fantin, UFSC, Florianopolis P.C. Rivoltella, UCSC, Milão III Seminario de Pesquisa em Mídia-educação Florianopolis, UFSC,setembro

Leia mais

Educação e Pesquisa Universidade de São Paulo ISSN: BRASIL

Educação e Pesquisa Universidade de São Paulo ISSN: BRASIL Educação e Pesquisa Universidade de São Paulo revedu@edu.usp.br ISSN: 1517-9702 BRASIL 2003 Vani Moreira Kenski APRESENTAÇÃO Educação e Pesquisa, julio-diciembre, año/vol. 29, número 002 Universidade de

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE TUTORIA PARA A QUALIDADE DA EAD NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. Ma. Karen Diana Macedo Arsenovicz Dra.

CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE TUTORIA PARA A QUALIDADE DA EAD NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. Ma. Karen Diana Macedo Arsenovicz Dra. CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE TUTORIA PARA A QUALIDADE DA EAD NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL Ma. Karen Diana Macedo Arsenovicz Dra. Cristiane Machado Foz do Iguaçu 09/2017 Objetivo de relacionar a prática

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS Disciplinas semipresenciais PERGUNTAS E RESPOSTAS INTRODUÇÃO O Brasil vive tempos de crescimento do acesso à educação superior. Milhões de pessoas se graduaram e se especializaram no país e, consequentemente,

Leia mais

MEC - UAB - Formulário de Avaliação de Pólos Versão 2.0

MEC - UAB - Formulário de Avaliação de Pólos Versão 2.0 Secretária de Educação a Distância - SEED MEC - UAB - Formulário de Avaliação de Pólos Versão 2.0 Data: 28/11/2006 MEC - UAB - Formulário de Avaliação de Pólos Versão 2.0 1 - Identificação do Pólo Pólo

Leia mais

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar Mary Lúcia Pedroso Konrath PPGIE/UFRGS Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS Patricia Alejandra Behar PPGIE/UFRGS EaD e sua organização Mediação pedagógica na EaD O aluno, tutor e professor da

Leia mais

SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO DO PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA VIRTUAL UM ESTUDO DE CASO

SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO DO PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA VIRTUAL UM ESTUDO DE CASO SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO DO PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA VIRTUAL UM ESTUDO DE CASO Francisco Ioneiton da SILVA 1, Adonys Bezerra BARRETO 1, Valdecy Margarida da SILVA 2 1

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD

EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA COMPLEMENTAR DE CURSISTAS PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO POLO IBAITI A Universidade Federal do Paraná (UFPR),

Leia mais

Educação a distância no Ensino Superior do Brasil

Educação a distância no Ensino Superior do Brasil I Simpósio de Educação a Distância III Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações FCT/UNESP, Presidente Prudente Educação a distância no Ensino Superior do Brasil Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Leia mais

NOME DO CURSO: O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO: O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial NOME DO CURSO: O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina

Leia mais

94% Prof. Fabiano Taguchi 05/06/2015. Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83%

94% Prof. Fabiano Taguchi 05/06/2015. Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83% Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83% 94% 1 O computador é um sistema de processamento

Leia mais

Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais A VIVÊNCIA DO PROINESP

Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais A VIVÊNCIA DO PROINESP Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais A VIVÊNCIA DO PROINESP Lucila M. Costi Santarosa Mára Lúcia Carneiro Liliana M. Passerino Marlise Geller Projeto Nacional

Leia mais

Apresentação. Mapa de Atividades

Apresentação. Mapa de Atividades Apresentação O objetivo desta nossa Oficina Temática Virtual é discutir e elaborar um projeto utilizando objetos de aprendizagem e conteúdos educacionais digitais multimídia. Para tanto, vamos entender

Leia mais

MBA GESTÃO E USO DA INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

MBA GESTÃO E USO DA INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) MBA GESTÃO E USO DA INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE Maria Imaculada Cardoso Sampaio (FeBAB) - imaculadasampaio@gmail.com Renata Homem de Mello (Unisa) - rhmello@prof.unisa.br

Leia mais

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo...

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo... Orientações gerais Este documento apresenta informações importantes sobre o Programa de Educação Permanente Online. Leia atentamente antes de iniciar sua participação nos cursos. Sumário 1 Apresentação

Leia mais

Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina

Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina Para transformar a sua Pré Matrícula em Matrícula Para você renovar sua matrícula, conforme cláusula contratual,

Leia mais

Sr. Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

Sr. Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Sr. Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Quero hoje falar aqui sobre um projeto de suma importância para a educação, desenvolvido no Estado de Santa Catarina. Trata-se da Educação a Distância. A

Leia mais

A Experiência da FURG na Avaliação Institucional em Cursos de EaD

A Experiência da FURG na Avaliação Institucional em Cursos de EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Secretaria de Educação a Distância A Experiência da FURG na Avaliação Institucional em Cursos de EaD Junho, 2008 Suzi Samá Pinto Tanise Paula Novello Débora Pereira Laurino

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA À DISTÂNCIA: REPENSANDO E INVESTIGANDO ESSA MODALIDADE EDUCACIONAL

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA À DISTÂNCIA: REPENSANDO E INVESTIGANDO ESSA MODALIDADE EDUCACIONAL LICENCIATURA EM MATEMÁTICA À DISTÂNCIA: REPENSANDO E INVESTIGANDO ESSA MODALIDADE EDUCACIONAL Hellen Emanuele Vasconcelos Albino hellenemanuele12@gmail.com Yalorisa Andrade Santos yalorisaandrade@gmail.com

Leia mais

XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015

XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 Metodologia de Ensino e Aprendizagem utilizada em Formação Docente do Ensino Superior na modalidade semipresencial

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: Disciplinas: Fundado em 1965, o Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel - é um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de Engenharia, e tem se consolidado cada vez mais, no Brasil e no exterior, como

Leia mais

Introdução à Educação a Distância. Me. Pablo Boaventura Sales Paixão Professor da disciplina Introdução à Educação a Distância (CESAD/UFS)

Introdução à Educação a Distância. Me. Pablo Boaventura Sales Paixão Professor da disciplina Introdução à Educação a Distância (CESAD/UFS) Introdução à Educação a Distância Me. Pablo Boaventura Sales Paixão Professor da disciplina Introdução à Educação a Distância (CESAD/UFS) Roteiro Desafios para os estudantes do século XXI PREÂMBULO Unidade

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA EAD, EM DUAS INSTUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM CAXIAS-MA

AVALIAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA EAD, EM DUAS INSTUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM CAXIAS-MA AVALIAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA EAD, EM DUAS INSTUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM CAXIAS-MA Pedro Igor Alves dos Santos 1 ; Thiara Lopes Rocha 1 ; Thais Rayane Sousa Dias Carneiro 1 ; Adriana de Sousa Silva

Leia mais

Diretoria de Educação a Distância do IFSP

Diretoria de Educação a Distância do IFSP Diretoria de Educação a Distância do IFSP Responsável por: I. coordenar a formulação de políticas de EaD no âmbito da instituição; II. realizar articulação junto à SETEC/SESU/MEC a fim de viabilizar condições

Leia mais

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROFESSOR PDE NRE: CURITIBA MUNICÍPIO: CURITIBA PROFESSOR PDE: ELIZIANE ZELLA RIBEIRO CORAÇÃO ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

Profa. Maria Wilda Fernandes

Profa. Maria Wilda Fernandes UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UECE SECRETARIA DE APOIO AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - SATE Universidade Aberta do Brasil - UAB Profa. Maria Wilda Fernandes Maio/2015 Roteiro Conceitos Ambientes Virtuais

Leia mais