Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso"

Transcrição

1 Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação Prof. Naan Cardoso naancardoso@gmail.com

2 Distinções sobre conceitos presentes na Educação

3 Teorias de aprendizagem e estratégias de aprendizagem Objetivos: Reconhecer os diferentes estilos de aprendizagem e suas características Reconhecer as estratégias de aprendizagem construídas pelos sujeitos aprendizes. Identificar a importância dos estilos e estratégias de aprendizagem para a organização da discussão dos conteúdos a serem aprendidos.

4 Teorias de aprendizagem e estratégias de aprendizagem Na prática docente, alguns alunos têm uma melhor aprendizagem quando o conteúdo é apresentado de determinada maneira ou quando organizam seu estudo dentro de alguns parâmetros Isso acontece porque cada um tem o seu estilo de aprender e de desenvolver suas próprias estratégias

5 Teorias de aprendizagem e estratégias de aprendizagem Cada pessoa aprende de uma maneira diferente Uns preferem estudar enquanto ouvem música, outros preferem o silêncio; Uns precisam de muita luz, outros preferem um ambiente com mais penumbra; Uns organizam e limpam todo o seu espaço de estudo, enquanto outros podem estudar em meio a pilhas de livros e papéis Pessoas desenvolvem estratégias que lhes permitam a melhor maneira de adquirir conhecimento constituindo em estilos de aprendizagem

6 ATIVIDADE 1 1. Professor, relembre alguma situação de aprendizagem em que os estímulos não se adaptaram ao seu estilo de aprendizagem (quando você era aluno). 2. Descreva a situação: A partir da situação recordada, proponha uma nova dinâmica da situação de aprendizagem, usando como embasamento a aprendizagem sobre os diferentes estilos. 3. Em seguida, socialize a situação vivenciada.

7 Estilos de Aprendizagem Você já reparou que há diferentes formas de aprendermos os conteúdos das mais variadas disciplinas, apesar de todos terem recebido as mesmas explicações e feitoo asque mesmas determina atividades? essas variações? Cada uma das pessoas aprenderá de maneira diferente, terá dúvidas diferentes e avançará mais em uma área do que em outras.

8 Estilos de Aprendizagem Existem vários fatores: a motivação, os conhecimentos prévios, a idade, etc. Essas diferenças se devem a maneiras distintas de aprender. Estas maneiras podem ser observadas em três momentos do processamento da informação: recepção, seleção e organização e utilização.

9 Classificação dos Estilos de Aprendizagem Amaral (2007), descreve três grandes sistemas de representação mental da informação:

10 Sistema de Representação VISUAL Neste grupo estão os estudantes que possuem habilidades de conhecer, interpretar e diferenciar os estímulos recebidos visualmente. A partir da visualização das imagens, é possível estabelecer relações entre ideias e abstrair conceitos.

11 Sistema de Representação AUDITIVO Estudantes com estilo auditivo possuem habilidades de: Conhecer, Interpretar e, Diferenciar os estímulos recebidos pela palavra falada, sons e ruídos, organizando suas ideias, conceitos e abstrações a partir da linguagem falada.

12 Sistema de Representação CINESTÉSICO Neste grupo os estudantes possuem habilidades de: Conhecer, Interpretar e, Diferenciar os estímulos recebidos pelo movimento corporal.

13 Fonte: Amaral, 2007.

14 ATIVIDADE 2 1. A partir das informações contidas na Tabela 1, identifique em você o seu estilo de aprendizagem predominante: Visual, Auditivo ou Cinestésico, por quê? 2. Converse com seu grupo e identifique os estilos de aprendizagem dos colegas. 3. Em seguida, elaborem plano de aula de uma disciplina (a sua escolha), que atendam à especificidade de cada um dos estilos estudados.

15

16 TIC Tecnologia da Informação e Comunicação Conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com mesmo objetivo. Criação de , chat, fórum, blog, comunidades virtuais, agenda online.

17 TIC - Evolução 2.Tecnologia dadifusão Originaram a cultura de massa, tornando-se mais aguda com transmissão via satélite. 1. Tecnologia do reprodutível Introduziram o automatismo e a mecanização da vida 4. Tecnologia do acesso Permitem em um clique o acesso a uma infinidade de informações 3. Tecnologia do disponível Personalizaram a recepção e disponibilizaram as mídias 5. Tecnologia da conexão contínua Independência de cabos e outros recursos físicos e operam com espaços físicos não contíguos

18

19 TIC Tecnologia da Informação e Comunicação Fonte: Revista TV Escola, Capacitar professores é fundamental!

20 TIC Tecnologia da Informação e Comunicação A abordagem desenvolvida por Vygotsky permite que desenvolvamos reflexões procurando o aprimoramento intelectual dos aprendizes, sejam eles crianças, jovens ou adultos. A criança tem capacidade criadora que é muito importante para o desenvolvimento geral e de sua maturação. Criança não se limita, em seus jogos, a recordar experiências vividas, senão que as reelaboram criativamente, combinando-as entre si e edificando-as com elos novos das realidades de acordo com suas afeições e necessidades. Vygotsky (1989, p. 15)

21 TIC Tecnologia da Informação e Comunicação Segundo Valente (1991), o ensino pelo computador implica que o aluno, através da máquina, possa adquirir conceitos sobre praticamente qualquer domínio. Entretanto, a abordagem pedagógica de como isso acontece é bastante variada, oscilando entre dois grandes polos.

22 TIC Tecnologia da Informação e Comunicação Esses pólos são caracterizados pelos mesmos itens: computadores (hardware), o (software) e o aluno. o computador, através do software, ensina o aluno o aluno, através do software, "ensina" o computador. Fonte: VALENTE, 1991.

23 TIC Tecnologia da Informação e Comunicação Quando ensina ao aluno, o computador assume o papel de máquina de ensinar, e a abordagem educacional é a instrução auxiliada por computador. Essa abordagem tem os métodos de instrução tradicionais, no entanto, ao invés do papel ou do livro, é usado o computador. Fonte: VALENTE, 1991.

24

25 Softwares utilizados na Educação Tutorial Programação (Scratch, Linguagem Logo, App Inventor, etc.) Processador (editor de textos, planilhas, etc.) Utilização de multimídia e Internet Desenvolvimento de páginas de Internet (blogs, fóruns, listas, etc.) Simulação, Jogos

26 BLOG Professores e educadores passaram a ver nessas plataformas digitais um importante recurso pedagógico, capaz de envolver e instigar estudantes.

27 O que deve ser considerado na hora de fazer um blog O primeiro passo ao decidir criar um blog é definir o objetivo dessa plataforma para a prática pedagógica.

28 É preciso estabelecer como será o blog Informativo, para a turma Interativo, os alunos também publicarão informações Pedagógico, com conteúdos e atividades para outros professores realizarem download Um grande mural da sala de aula, um espaço para publicar atividades e produções dos alunos, os vídeos utilizados, dicas de sites educacionais, entre outros

29 Meu blog

30 Softwares / Linguagem Logo A linguagem LOGO foi criada no final da década de 60; Foi desenvolvida para trabalhar com crianças; Através dela, é possível aprender explorando, investigando e descobrindo por si mesmas; Simples, porque é fácil de aprender: Pessoas alfabetizadas, de qualquer idade, podem programar em seu primeiro contato com ela;

31 Software / Linguagem Logo

32 Software / Scratch Bem Vindo ao SCRATCH!! É uma linguagem de programação visual; Foi desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology (MIT) Media Lab. Objetivos Aprender a pensar de maneira criativa; Refletir de maneira Sistemática; E trabalhar de forma colaborativa. Fonte:

33 Software / Scratch

34 Olha eu aqui, o gato!!

35 Prezi Um software baseado em computação em nuvem utilizado para a criação de apresentações não lineares.

36 Softwares utilizados na Educação Fonte: Jornal Hoje, 2011.

37 Educação a Distância mediada pelas TIC A EaD é uma modalidade educacional cujo o tempo é administrado pelo próprio aluno. O aluno tem liberdade para realizar as atividades propostas no tempo em que ele considere apropriado, desde que respeite as limitações de tempo impostas pelas atividades do curso.

38 Educação a Distância mediada pelas TIC Os ambientes digitais de aprendizagem são empregados como assistência para EaD realizados exclusivamente on-line, possibilitando o aluno conversar em tempo real com o professor. O aluno deve cumprir com as atividades, chats com o professor por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Interações com o tutor e com os colegas

39 Atividade Final Criar um blog educacional (identificar tema e o objetivo do blog); Usar criatividade para menus, texto, fundo, etc. Colocar nome da equipe Enviar até dia 21 de Julho de 2018

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

A Informática Na Educação: Como, Para Que e Por Que

A Informática Na Educação: Como, Para Que e Por Que RBEBBM -01/2001 A Informática Na Educação: Como, Para Que e Por Que Autores:José A. Valente Afiliação:Departamento de Multimeios e Nied - Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas - SP javalente@unicamp.br

Leia mais

Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria

Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria Multimídia na alfabetização digital com fluência para a autoria Liane Tarouco Barbara Ávila CINTED/UFRGS Alfabetização digital Alfabetização digital é hoje, no contexto da Sociedades da Informação, um

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração 5ª Geração Ensino Por correspondência EAD via rádio e TV Novas experiências em EAD Universidades abertas e teleconferência Uso da Internet e das redes de computadores

Leia mais

CARTILHA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SAIBA COMO É ESTUDAR EAD NA UNINOVE.

CARTILHA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SAIBA COMO É ESTUDAR EAD NA UNINOVE. CARTILHA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SAIBA COMO É ESTUDAR EAD NA UNINOVE. A EAD (Educação a Distância), é especialmente para você, que por diversos motivos, não consegue frequentar um curso presencial. Estudando

Leia mais

Inova Escola: Recursos

Inova Escola: Recursos Inova Escola: Recursos Tecnológicos Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo...

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo... Orientações gerais Este documento apresenta informações importantes sobre o Programa de Educação Permanente Online. Leia atentamente antes de iniciar sua participação nos cursos. Sumário 1 Apresentação

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano

Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano Planificação Semestral de médio prazo (3 tempos de 5m) Conteúdos e avaliação diagnóstica 2 do programa da disciplina; apresentação das regras e normas da

Leia mais

P R O J E T O E U R O P E U P R O M O V I D O P O R :

P R O J E T O E U R O P E U P R O M O V I D O P O R : 1 2 P R O J E T O E U R O P E U P R O M O V I D O P O R : P R O J E T O N Ú M E R O : 2015-1 - P T 0 1 - K A 2 0 1-013121 W W W. J U N I O R C O D E A C A D E M Y. E U P R O J E T O J U N I O R C O D E

Leia mais

A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA CONSTRUTIVISTA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE TURISMO DA CATÓLICA VIRTUAL

A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA CONSTRUTIVISTA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE TURISMO DA CATÓLICA VIRTUAL A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA CONSTRUTIVISTA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE TURISMO DA CATÓLICA VIRTUAL Camila Carvalho Sandra Bessa ESTRUTURA INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO METODOLOGIA

Leia mais

Caderno de apoio Alunos e Pais

Caderno de apoio Alunos e Pais Caderno de apoio Alunos e Pais ÍNDICE Apresentação... 3 Aprofunde os conteúdos vistos em sala de aula... 4 Amplie as fontes de pesquisas... 4 Aprenda com recursos interativos e linguagens diferenciadas...

Leia mais

O USO DO SCRATCH PARA PRODUÇÃO TEXTUAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O USO DO SCRATCH PARA PRODUÇÃO TEXTUAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM XIII Evidosol e X Ciltec-online XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online O USO DO SCRATCH PARA PRODUÇÃO TEXTUAL NO PROCESSO DE

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em junho de 2016, no Polo

Leia mais

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Coordenador Prof. Dorival Magro Junior Mestre em Ciência da Computação EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

ANÁLISE DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO APRENDIZAGEM

ANÁLISE DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO APRENDIZAGEM ANÁLISE DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO APRENDIZAGEM Livia Ferreira Vidal Mestre em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda Docente/Coordenadora do Curso de

Leia mais

Educação a distancia, conceito e características. Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares

Educação a distancia, conceito e características. Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares Educação a distancia, conceito e características Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares Conceito A educação a Distância deve ser entendida como um processo de formação humana que se organiza e desenvolve metodologicamente

Leia mais

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. A Informática e a Era do Conhecimento INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. A Informática e a Era do Conhecimento INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO A Informática e a Era do Conhecimento Prof. Gláucya Carreiro Boechat E-mail:glaucyacboechat@yahoo.com.br Disciplina: Informática Aplicada à Educação Segundo MEC: é a integração

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Gestão Ambiental na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,

Leia mais

Produção Textual na Cultura Digital

Produção Textual na Cultura Digital Produção Textual na Cultura Digital Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO:

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO: TIC Tecnologia: uma aliada da Educação CURSO PARA FORMAÇÃO INÍCIO DO CURSO: 19 OUT 2015 Aplicação Pedagógica no uso das TIC Promoção: Introdução para a educação e a aprendizagem. O mais relevante deles

Leia mais

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. 5 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Gokhan Okur Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar as bases para o planejamento e a

Leia mais

Disciplina: Programação e Robótica. Turma: 7º G. Autor: Rui Rodrigues. Tendência(s) Relevante(s)

Disciplina: Programação e Robótica. Turma: 7º G. Autor: Rui Rodrigues. Tendência(s) Relevante(s) Modelo de Cenário de Aprendizagem Este modelo pode ser usado em conjunto com as ferramentas disponibilizadas no toolset 3.1 do Kit de Ferramentas do Future classroom Lab. Disciplina: Programação e Robótica

Leia mais

ANEXO B INFORMAÇÕES PESSOAIS

ANEXO B INFORMAÇÕES PESSOAIS ANEXO B INFORMAÇÕES PESSOAIS Nome: Telefone: e-mail: 1. Sexo: a.( ) Masculino b. ( ) Feminino 2. Idade: a. ( ) 21 30 anos b. ( ) 31 40 anos c. ( ) 41 50 anos d. ( ) Mais de 50 anos FORMAÇÃO. Obs.: Caso

Leia mais

Tecnologias computacionais no Ensino de Física

Tecnologias computacionais no Ensino de Física Tecnologias computacionais no Ensino de Física PROFESSOR ROBERT SARAIVA MATOS Curso de Especialização em Ensino de Física Introdução Onde estamos e para onde vamos? possibilidades atuais no ensino de Física

Leia mais

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia Prof. Daniel Hasse Multimídia e Hipermídia AULA 01 O que é multimídia? Prof. Daniel Hasse Livro - Multimídia: conceitos e aplicações Os principais conceitos da tecnologia da multimídia serão abordados

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso de Pedagogia na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em março de 2018, em todos os campi e unidades,

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

O CONTEXTO SOCIOTÉCNICO CONTEMPORÂNEO Diferentemente dos tradicionais meios de transmissão em massa, as tecnologias digitais são campo de

O CONTEXTO SOCIOTÉCNICO CONTEMPORÂNEO Diferentemente dos tradicionais meios de transmissão em massa, as tecnologias digitais são campo de Docência On Line INTRODUÇÃO A educação a Distância (EAD) se tornou uma realidade necessária nos dias atuais, tendo como objetivo ajudar e qualificar aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de estudarem

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

PROVA ESCRITA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA. PRIMEIRA PARTE - QUESTÕES DISCURSIVAS (70 pontos)

PROVA ESCRITA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA. PRIMEIRA PARTE - QUESTÕES DISCURSIVAS (70 pontos) COLÉGIO PEDRO II DIRETORIA GERAL SECRETARIA DE ENSINO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO = 2002 = PRIMEIRA PARTE - QUESTÕES DISCURSIVAS (70 pontos) Responda às questões propostas,

Leia mais

Objetos de Aprendizagem para professores da Ciberinfância

Objetos de Aprendizagem para professores da Ciberinfância Objetos de Aprendizagem para professores da Ciberinfância Profa. Dra. Patricia Alejandra Behar Profa. Dra. Leni Vieira Dornelles Mestranda Ana Paula Frozi Mestranda Caroline Bohrer do Amaral Contexto das

Leia mais

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso,

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Catálogo de Oficinas Apresentação Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Apresentamos a vocês as oficinas que integram as ações promovidas pelo Núcleo de Formação da SEaD e que visam atender às

Leia mais

novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas

novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas transformações educacionais Novo olhar sobre o uso de tecnologia em sala de aula pode refletir melhores práticas pedagógicas O professor

Leia mais

II Fórum de Ensino Médico do CFM: Educação Permanente a Distância

II Fórum de Ensino Médico do CFM: Educação Permanente a Distância II Fórum de Ensino Médico do CFM: Educação Permanente a Distância Cláudio de Souza Prof. Adjunto Doutor dafaculdade Medicina UFMG Conselheiro CRMMG Câmara Técnica de Telemedicina CFM Conceitos Fundamentais

Leia mais

Multimeios Aplicados à Educação Aula 1. Utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem

Multimeios Aplicados à Educação Aula 1. Utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem Multimeios Aplicados à Educação Aula 1 Utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem Conceitos iniciais - MULTIMEIOS Multi remete a vários, diversos; meios, refere-se ao local de

Leia mais

Instrumento de avaliação de LDD de física

Instrumento de avaliação de LDD de física Instrumento de avaliação de LDD de física Felippe Guimarães Maciel e Maria de Fátima da Silva Verdeaux volume 9, 2014 2 1 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE LDD DE FÍSICA PARÂMTERO 1 Critérios de avaliação dos

Leia mais

Plano de Ensino. Unidade Escolar Interdisciplinar. Ensino Fundamental (8 a 12 anos) - Programação com Scratch

Plano de Ensino. Unidade Escolar Interdisciplinar. Ensino Fundamental (8 a 12 anos) - Programação com Scratch Plano de Ensino Ensino Fundamental (8 a 12 anos) - Programação com Scratch Objetivo geral: Ensinar conceitos básicos da computação relacionados à prática da computação e, colaboração e pensamento computacional

Leia mais

Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a

Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a do aluno Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a concepção do curso, metodologia e avaliação

Leia mais

Aula... Tecnologia e a sala de aula O papel do professor diante da tecnologia Formas de usar a tecnologia em sala de aula Abordagem Pedagogia

Aula... Tecnologia e a sala de aula O papel do professor diante da tecnologia Formas de usar a tecnologia em sala de aula Abordagem Pedagogia Aula... Tecnologia e a sala de aula O papel do professor diante da tecnologia Formas de usar a tecnologia em sala de aula Abordagem Pedagogia Instrucionismo Construcionismo Tipos de aprendizagem Pontos

Leia mais

O uso das TICs e novos modos de aprender: o caso do curso ProgramAÍ do Centro Juvenil de Ciência e Cultura

O uso das TICs e novos modos de aprender: o caso do curso ProgramAÍ do Centro Juvenil de Ciência e Cultura O uso das TICs e novos modos de aprender: o caso do curso ProgramAÍ do Centro Juvenil de Ciência e Cultura Elmara Souza Lucas Ferreira Roberto Costa Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista

Leia mais

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo Curso online de Formação em Front-End Plano de Estudo Descrição do programa O Programa de Desenvolvimento Web lhe oferece conhecimentos para desenvolver habilidades necessárias para se tornar um Desenvolvedor

Leia mais

Soluções inovadoras para o ensino de empreendedorismo.

Soluções inovadoras para o ensino de empreendedorismo. Soluções inovadoras para o ensino de empreendedorismo www.empreende.com.br emp@empreende.com.br O que estamos oferecendo nesta parceria Pacote com solução multimídia para complementar o seu curso de empreendedorismo

Leia mais

Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas

Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em

Leia mais

Uma Proposta de Arquitetura Educacional Multimídia

Uma Proposta de Arquitetura Educacional Multimídia Uma Proposta de Arquitetura Educacional Multimídia Maria Lúcia Kroeff Barbosa - PPGIE, UFRGS Karen Selbach Borges - Instituto de Informática, UFRGS Valter Roesler Instituto de Informática, UFRGS 07/2008

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA Profª. Andréa Cardoso MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Unidade II: Ferramentas computacionais AMBIENTES DE APRENDIZAGEM BASEADOS EM COMPUTADOR 07/04/2015 2 Apropriação

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais Desenvolvimento profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais AUTORAS: Ketiuce Ferreira Silva Pitágoras ketiuce@yahoo.com.br Martha Maria Prata-Linhares UFTM martha.prata@gmail.com

Leia mais

Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais

Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L E M C I Ê N C I A, T E C N O L O G I A E G E S T Ã O A P L I C A D A S À R E G E N E R A Ç Ã O T E C

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto

Leia mais

CENSO CEAD2012 CEAD201

CENSO CEAD2012 CEAD201 CENSO CEAD 2012 2012 ALUNOS IDENTIFICAÇÃO Gênero dos alunos do Cead/Ifes Estado Civil Feminimo Masculino 6% 1% 48% Casado 43% 57% 38% Divorciado Separado Solteiro União estável Viúvo 1% 6% Faixa etária

Leia mais

Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender

Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

M Y C H E L L I N E S O U T O H E N R I Q U E P A T R Í C I A C. A. R. T E D E S C O

M Y C H E L L I N E S O U T O H E N R I Q U E P A T R Í C I A C. A. R. T E D E S C O M Y C H E L L I N E S O U T O H E N R I Q U E P A T R Í C I A C. A. R. T E D E S C O AGENDA Definição do Problema Objetivo Procedimentos Metodológicos Resultados Conclusões e Trabalhos Futuros 2 Definição

Leia mais

Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior. Por: Diana da Silva Alves Santana

Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior. Por: Diana da Silva Alves Santana Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior Por: Diana da Silva Alves Santana INTRODUÇÃO A educação superior presencial vem perdendo espaço para o ciberespaço. As plataformas ou ambientes virtuais

Leia mais

http://portaldoprofessor.mec.gov.br http://twitter.com/portalprofessor Implantação de ambientes tecnológicos nas escolas Distribuição de conteúdos educativos, soluções e sistemas de informação Formação

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes das disciplinas Semipresenciais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes das disciplinas Semipresenciais Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes das disciplinas Semipresenciais A presente pesquisa foi realizada em dezembro de 2011, tendo como universo 11393 discentes.

Leia mais

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO 2016 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Av. Cel. Prof. Antonio Esteves, nº 01, Campo de Aviação Resende-RJ CEP: 27.523-000 Tel./Fax: (24) 3383-9000

Leia mais

Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof.

Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof. Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof. Juliano Marques de Aguilar DIRETOR ADMINISTRATIVO Cursos FIC Os Cursos

Leia mais

Curso de Extensão - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Docentes

Curso de Extensão - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Docentes 1 Curso de Extensão - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Docentes Arraial do Cabo, setembro / 2017 2 EQUIPE RESPONSÁVEL PELO PROJETO Coordenador do projeto: Risiberg Ferreira Teixeira

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR A organização curricular foi feita para atender aos objetivos do curso, sendo dividida em dois eixos: Concentração e Dispersão. No Eixo Concentração serão ofertadas 9 (nove) disciplinas

Leia mais

Sistemas de Informação. Informática na Educação 5º Período

Sistemas de Informação. Informática na Educação 5º Período Sistemas de Informação Informática na Educação 5º Período SUMÁRIO CAPÍTULO 2 Educação a Distância 2.1. Histórico da EaD no Brasil. 2.2. Legislação da EaD. 2.3. Reflexão sobre tecnologia educacional. 2.4.

Leia mais

APLICAÇÃO DO PROJETO PROGRAMAÇÃO, ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO

APLICAÇÃO DO PROJETO PROGRAMAÇÃO, ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO APLICAÇÃO DO PROJETO PROGRAMAÇÃO, ROBÓTICA E AUTOMAÇÃO Resumo Herick Cardoso Mengue 1 Alan Webber 2 Mauricio de Carvalho 3 Adrina Buendo da Silva 4 Ramon dos Santos Lummertz 5 Vinícius Silveira Magnus

Leia mais

1. Informações gerais

1. Informações gerais Questionário de Avaliação (Pós-oficina) - Professor da turma Oficina App Inventor Escola: Turma: Data: 1. Informações gerais Nome do Professor da turma Idade 18-29 anos 30-39 anos 40-59 anos 60-69 anos

Leia mais

A Docência no contexto da Ead online

A Docência no contexto da Ead online A Docência no contexto da Ead online Há uma inovação como modalidade de ensino e aprendizagem em que o aluno e o professor desenvolvem atividades em lugares e tempos diferentes; esta é a chamada Educação

Leia mais

RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL

RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL Mestrado em Ensino e suas Tecnologias Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem Profa. Dra. Arilise Moraes de Almeida Lopes Para falar de Educação

Leia mais

PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA

PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA 1 PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA Bauru SP - Abril 2012 Educação Média e Tecnológica Métodos de Pesquisa em EAD e Transferência de Conhecimento Relatório

Leia mais

FERRAMENTAS DIGITAIS CAPÍTULO 5. Capítulo 5 5 FERRAMENTAS FORMAÇÃO CONTINUADA DIGITAIS DE PROFESSORES

FERRAMENTAS DIGITAIS CAPÍTULO 5. Capítulo 5 5 FERRAMENTAS FORMAÇÃO CONTINUADA DIGITAIS DE PROFESSORES Capítulo 5 5 FERRAMENTAS FORMAÇÃO CONTINUADA DIGITAIS DE PROFESSORES CAPÍTULO 5 FERRAMENTAS DIGITAIS Relatório de Tecnologias no Ensino Fundamental II Fevereiro / 2017 57 No contexto da evolução tecnológica,

Leia mais

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado Educação a Distância O Computador na Educação EDU3375 2011/2 Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado 1 EAD: Conceituação A EAD recebeu diversas denominações em diferentes países,

Leia mais

BENEFÍCIOS DO USO DA REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Toda época formata o conhecimento, procurando atender as necessidades próprias de cada

BENEFÍCIOS DO USO DA REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Toda época formata o conhecimento, procurando atender as necessidades próprias de cada BENEFÍCIOS DO USO DA REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Toda época formata o conhecimento, procurando atender as necessidades próprias de cada período histórico de conflitos e modificações aos processos

Leia mais

UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem

UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem Olá! Vamos conhecer essa que será a plataforma na qual você fará a sua graduação em EaD. UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem A plataforma Moodle e suas ferramentas O que são AVAs? De forma bastante

Leia mais

Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos. Liane Tarouco CINTED/UFRGS

Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos. Liane Tarouco CINTED/UFRGS Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos Liane Tarouco CINTED/UFRGS 1 Cenário atual e tendências Fatores impactando a evolução da aprendizagem a distância Tecnologia disponível e/ou em desenvolvimento

Leia mais

Departamento Acadêmico de Informática Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão - CEFET-MA

Departamento Acadêmico de Informática Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão - CEFET-MA Departamento Acadêmico de Informática Centro Federal de Tecnológica do Maranhão - CEFET-MA 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 Objetivos Dotar o aluno de conhecimentos técnicos o desenvolvimento de aplicações web e desenvolvimento

Leia mais

SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO

SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO Programa da Disciplina Multimídia conceitos, comunicação homemmáquina. Autoria produção de diversos tipos de aplicativos multimídia, examinando-se as alternativas

Leia mais

ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC. (AVA) TeleDuc AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Ricardo Augusto de Oliveira.

ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC. (AVA) TeleDuc AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Ricardo Augusto de Oliveira. ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC. (AVA) TeleDuc AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ricardo Augusto de Oliveira. RICARDO AUGUSTO DE OLIVEIRA ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC 1

Leia mais

ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014.

ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014. ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014. Prefeitura de Erechim Prefeito Paulo Alfredo Polis Vice-Prefeita Ana Lúcia de Oliveira

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A NA EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A NA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Teresa Avalos Pereira UNIFESP teresa.bc@epm.br Rita Maria Lino Tarcia UNIFESP rtarcia@unifesp.br if Daniel Sigulem UNIFESP sigulem@dis.epm.br

Leia mais

Lucas Moraes CEO e Fundador da Edulabzz

Lucas Moraes CEO e Fundador da Edulabzz Lucas Moraes CEO e Fundador da Edulabzz Estamos desenvolvendo soluções que aceleram a implementação da agenda 2030 6 O ser humano é o único animal que constrói máquinas e ferramentas. Por isso nossa

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2017 Seja bem-vindo ao Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata! Este manual tem a finalidade de manter o aluno informado sobre suas diretrizes

Leia mais

Metodologias ativas na EaD. Sandra Rodrigues

Metodologias ativas na EaD. Sandra Rodrigues Metodologias ativas na EaD Sandra Rodrigues Metodologias ativas na EaD EaD no Brasil principais características Caminhos naturais para aprendizagem ativa nessa modalidade Participação e engajamento como

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CURSO G R A D E C U R R I C U L A R HÍBRIDO + CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1 OBJETIVOS DO CURSO Ciência da Computação Você aprende junto a pesquisadores e próximo do mercado de trabalho. As empresas participam

Leia mais

DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA

DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA Descrição da plataforma A epromove é uma plataforma de aprendizagem a distância, desenvolvida por profissionais brasileiros com o intuito de atender às necessidades de nossas universidades

Leia mais

Estudar o papel da educação na reprodução das desigualdades sociais; Analisar o papel da escola diante dos marcadores sociais da diferença;

Estudar o papel da educação na reprodução das desigualdades sociais; Analisar o papel da escola diante dos marcadores sociais da diferença; PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO:LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PRÉ-REQUISITO: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA UNIDADE

Leia mais

Categorização dos SOFTWARES EDUCACIONAIS

Categorização dos SOFTWARES EDUCACIONAIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Categorização dos SOFTWARES EDUCACIONAIS Sinop MT, 2017. PROJETO CIAEM 1 Aprendizagem Ocorre

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Acessando a Área do Aluno Pós http://portal.damasio.com.br/login.aspx USUÁRIO: Nº do seu CPF SENHA: Nº do seu RA,

Leia mais

Ensino sem fronteira

Ensino sem fronteira Ensino sem fronteira VISÃO DA EAD O QUE É EAD? Modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação

Leia mais

Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza. O uso das tecnologias no contexto da escola:

Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza. O uso das tecnologias no contexto da escola: Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza O uso das tecnologias no contexto da escola: refletindo sobre algumas implicações Maria Elisabette Brisola Brito Prado Modalidade

Leia mais

CURSO MASTER EM METACOGNIÇÃO APRENDER A APRENDER

CURSO MASTER EM METACOGNIÇÃO APRENDER A APRENDER CURSO MASTER EM METACOGNIÇÃO APRENDER A APRENDER OBJETIVOS: A palavra meta vem do grego e quer dizer acima de alguma coisa, além. Cognição é sinônimo de pensamento, compreensão, aprendizado. Trata-se do

Leia mais

Aluno(a): / / Cidade Polo: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (PED)

Aluno(a): / / Cidade Polo:   CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (PED) Aluno(a): / / Cidade Polo: E-mail: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (PED) Preencha o GABARITO: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Observação: Nesta atividade há 10 (dez) questões de múltipla

Leia mais

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224 ENSINO A DISTÂNCIA PROFª (Me) MARLENE DE OLIVEIRA www.coins.com.br coins@sinsesp.com.br ORIGEM E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1940 Primeiros Registros legais sobre a Educação a Distância (Reforma Capanema)

Leia mais

Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini

Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini Aula 02 Vínculo entre práticas educativas e processos comunicacionais Ensino e Aprendizagem Inovadores Educar é colaborar para que

Leia mais

Maria Luzia Paiva de Andrade

Maria Luzia Paiva de Andrade Maria Luzia Paiva de Andrade DISCIPLINA: LINGUAGENS E PESQUISA AULA DE APRESENTAÇÃO 2019-1 Bem-vindos! APRESENTAÇÃO DA TUTORA Meu nome é Maria Luzia, sou formada em Letras, Especialista em Língua Portuguesa

Leia mais

MBA GESTÃO E USO DA INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

MBA GESTÃO E USO DA INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) MBA GESTÃO E USO DA INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE Maria Imaculada Cardoso Sampaio (FeBAB) - imaculadasampaio@gmail.com Renata Homem de Mello (Unisa) - rhmello@prof.unisa.br

Leia mais

ideias para aprimorar a capacitação dos profissionais de sua escola

ideias para aprimorar a capacitação dos profissionais de sua escola 6 ideias para aprimorar a capacitação dos profissionais de sua escola A atividade docente exige, além de vocação, conhecimento técnico e atualização profissional constante, que deve andar lado a lado das

Leia mais

MINICURSO: FLIPPED CLASSROOM A SALA DE AULA INVERTIDA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA

MINICURSO: FLIPPED CLASSROOM A SALA DE AULA INVERTIDA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA MINICURSO: FLIPPED CLASSROOM A SALA DE AULA INVERTIDA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA Carlos Roberto Ferreira Universidade Estadual do Centro-Oeste prof.crferreira@gmail.com Resumo: Este minicurso

Leia mais

ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR

ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR FORTALEZA CE Junho 2009 Maria Eugenia Silva Vargas Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará E-mail: mesvargas@hotmail.com Categoria (A) Setor

Leia mais

UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem

UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem Olá! Vamos conhecer essa que será a plataforma na qual você fará a sua graduação em EaD. UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem A plataforma Moodle e suas ferramentas O que são AVAs? De forma bastante

Leia mais