Multimeios Aplicados à Educação Aula 1. Utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Multimeios Aplicados à Educação Aula 1. Utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem"

Transcrição

1 Multimeios Aplicados à Educação Aula 1 Utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem

2 Conceitos iniciais - MULTIMEIOS Multi remete a vários, diversos; meios, refere-se ao local de veiculação ou transmissão. Amplamente utilizados e para as mais variadas idades, públicos e mercados (Tajra, 2012).

3 A comunicação via rádio, em 1877, estabeleceu comunicação a longas distâncias e serviu como base para estudos sobre a comunicação para a telefonia e para as redes de computadores. A Física, a Matemática e a Geografia instigou as investigações acerca de suas possibilidades de uso.

4 A evolução tecnológica impõe-se e transforma o comportamento individual e social. A economia, a política, a divisão social do trabalho, em diferentes épocas, refletem os usos que os homens fazem das tecnologias que estão na base do sistema produtivo (Seed/MEC, 2001, p. 14).

5 O conjunto de tecnologias disponíveis podem ampliar as possibilidades de imersão em assuntos acadêmicos e o seu uso ser voltado para os processos de ensino e aprendizagem. O perfil do aluno do século XXI mudou...

6 Aspectos que podem contribuir para o sucesso desse novo perfil de aluno (TAJRA, 2012): habilidades em leitura básica, escrita e habilidades matemáticas; bons hábitos profissionais, como ser responsável, pontual e disciplinado;

7 Aspectos que podem contribuir para o sucesso desse novo perfil de aluno (TAJRA,2012): Habilidades em computação e tecnologia de mídia; Valorização do trabalho; Honestidade e tolerância com os outros; Hábitos de cidadania.

8 Competências intelectuais 1 - linguística: domínio e gosto pelos idiomas, pelas palavras e por um desejo em os explorar. 2 - lógico-matemática: habilidade para raciocínio dedutivo/ solucionar problemas matemáticos.

9 3 - corporal- cinestésica: utilização dos movimentos corporais para superar desafios. 4 - musical: refere-se ao desenvolvimento de habilidades de percepção musical 5 - espacial: compreendem o mundo visual com precisão, transformam, modificam percepções e recriam experiências visuais.

10 6 - intrapessoal: capacidade de se conhecer. 7 - interpessoal: entender as intenções, motivações e desejos dos outros.

11 Aula 01: Utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Continuando

12 As tecnologias da informação e comunicação devem ser utilizadas para integrar a escola e a comunidade, para que a educação mobilize a sociedade.

13 Meios de comunicação - evolução/educação 1923: rádio - Rádio Sociedade Brasileira no Rio de Janeiro - levar a cada canto um pouco de educação, de ensino e alegria.

14 Meios de comunicação - evolução/educação 1970: televisão - cursos de formação pela Fundação Roberto Marinho e Padre Anchieta: Telecurso 2º grau : surgimento das emissoras educativas - Sistema Nacional de Radiofusão Educativa- SINRED interligado ao Ministério da Educação e Cultura e o das Comunicações. Advento da educação a distância.

15 Meios de comunicação - evolução/educação 1990: computador meio de comunicação aliado à internet. Possibilita o desenvolvimento de diferenciadas metodologias de ensino. Atende as necessidades de formação de alunos e professores

16 Meios de comunicação - evolução/educação 2001: telefonia móvel - utilizado na Educação a Distância para interação com os colegas. 2001: Internet ensino e aprendizagem acontecem independente do tempo e do espaço.

17 Ações governamentais e Informática 1985: faltam recursos humanos capacitados para a ciência e tecnologia; governo intensifica investimentos na área de educação de 1º e 2º graus. 1983: criação da Comissão Especial de Informática na Educação para levar computadores às escolas; Projeto EDUCON (Educação com Computadores).

18 Ações governamentais e Informática 1986: criado o Comitê Assessor de informática para Educação de 1º e 2º graus (Caie/Seps) para desenvolver a política nacional de informática educacional. 1987: criado o Projeto Formar para capacitar os profissionais da área de educação e incentivar o desenvolvimento de softwares educativos.

19 Ações governamentais 1991: criação do programa Salto para o Futuro objetivando debater as diferentes tendências no campo da educação e contribuir para a reflexão da prática em sala de aula. Utiliza diferentes mídias: TV, telefone, site com publicação eletrônica, fórum e .

20 Ações governamentais 1995: criação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica;

21 Ações governamentais e informática 1995: criada a TV Escola - canal público do Ministério da Educação. Criado nas escolas públicas dos estados os NTEs (Núcleos de Tecnologias Educacionais). Professores atuam como ultiplicadores. nte-regional.blogspot.com

22 Ações governamentais e informática BIOE - Banco Internacional de Objetos Educacionais - portal para assessorar o professor com recursos educacionais gratuitos.

23 Ações governamentais e informática Domínio público - ferramenta tecnológica que visa a disponibilização de uma biblioteca virtual para estudantes, professores e sociedade de forma geral. Guia de Tecnologias - para auxiliar os gestores das escolas públicas na decisão sobre a aquisição de materiais e tecnologias para uso nas escolas.

24 Aula 01: Utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Agora é sua vez

25 Atividade 1 - Você conhece alguns dos programas governamentais que estudamos até aqui? Podemos considerá-los como importantes para a formação do professor? /index.php?option=com _content&view=article& id=12342&itemid=692

26 Atividade Gabarito questão 1 Domínio público - ferramenta tecnológica que visa a disponibilização de uma biblioteca virtual para estudantes, professores e sociedade de forma geral. TV Escola - canal público para promover a capacitação e atualização permanente dos professores. Veiculado pela NET canal da TV Escola.

27 Atividade Gabarito questão 1 Salto para o Futuro programa televisivo para debater as diferentes tendências no campo da educação e contribuir para a reflexão da prática em sala de aula. Utiliza diferentes mídias: TV, telefone, site com publicação eletrônica, fórum e . Veiculado pela NET e parabólica -canal da TV Escola.

28 Atividade 2 Com base em Gardner (2000), identifique o tipo de inteligência que corresponde as características abaixo. A) : refere-se aos desafios de linguagem e a comunicação de forma correta. B) : capacidade de resolução de problemas por dedução e observação.

29 Atividade C) : utilização dos movimentos corporais para superar desafios. D) : refere-se ao desenvolvimento de habilidades de percepção musical e associação destas com uma situação real. E) : conhecimento das características e perfil da própria pessoa.

30 Atividade Gabarito questão 2 a) Linguística b) Lógico-matemática c) Corporal- cinestésica d) Musical e) Intrapessoal

31 Atividade 3 - Tendo como parâmetro utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, assinale os itens verdadeiros com V e os falsos com F. I ( ) Multimeios refere-se aos diversos locais de veiculação ou transmissão da informação. II ( ) A comunicação via rádio, em 1877, impediu a comunicação a longas distâncias.

32 Atividade III ( ) A evolução tecnológica impõe-se e transforma o comportamento individual e social. IV ( ) A economia, a política, a divisão social do trabalho, em diferentes épocas, ficam alheias aos usos que os homens fazem das tecnologias. V ( ) O perfil do aluno do século XXI mudou.

33 Atividade Gabarito questão 3 I ) V Verdadeira, pois multimeios, refere-se aos diversos locais de veiculação ou transmissão da informação. II) F Falso, pois a comunicação via rádio, em 1877, estabeleceu comunicação a longas distâncias e serviu como base ara estudos sobre a comunicação para a telefonia e para as redes de computadores.

34 Atividade Gabarito questão 3 III) V Verdadeira, pois a evolução tecnológica impõese e transforma o comportamento das pessoas e da sociedade. IV) F Falsa, pois a economia, a política, a divisão social do trabalho, independentes da época, se utilizam sim das tecnologias em suas ações, ideologias e trabalho.

35 Atividade Gabarito questão 3 V) V Verdadeiro, pois o perfil do aluno do século XXI se alterou. Hoje o aluno é mais participativo, tornouse protagonista das ações. E mais: desenvolve habilidades em computação e tecnologia de mídia, em leitura básica, escrita e s matemática, entre outras.

36 Atividade 4 Observe a imagem ao lado e faça uma leitura relacionando com a seguinte afirmação: a evolução tecnológica impõe-se e transforma o comportamento das pessoas e da sociedade.

37 Atividade Gabarito questão 4 Percebe-se na imagem uma pessoa tornando-se refém, ou melhor, marionete das informações veiculadas pela televisão. As pessoas precisam ser críticas para selecionar, comprar e até desprezar os produtos e conceitos ditados pelos meios de comunicação.

38 Atividade 5 O que são os Núcleos de Tecnologias Educacionais/NTEs? Em seu município há NTE? Qual a importância desses Núcleos para a educação?

39 Atividade Gabarito questão 5 Núcleos de Tecnologias Educacionais/NTEs são locais dotados de infra-estrutura de informática e comunicação que reúnem educadores e especialistas em tecnologia de hardware e software. Os profissionais que trabalham são especialmente capacitados pelo ProInfo para auxiliar as escolas em todas as fases do processo de incorporação das novas tecnologias. É um programa de Governo, criado em 1995.

40 Aula 01: Utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Finalizando

41 Multimeios refere-se ao local de veiculação ou transmissão da informação

42 Em 1877 a comunicação via rádio, estabeleceu comunicação a longas distâncias e serviu como base para estudos sobre a comunicação para a telefonia e para as redes de computadores.

43 Competências Intelectuais - Gardner Linguística Lógico-matemática Corporal-sinestésica Musical Espacial Intrapessoal Interpessoal

44 Ações governamentais 1985: faltam recursos humanos capacitados para a ciência e tecnologia; governo intensifica investimentos na área de educação de 1º e 2º graus; 1983: criação da Comissão Especial de Informática na Educação para levar computadores às escolas; Projeto EDUCON (Educação com Computadores);

45 Ações governamentais 1986: criado o Comitê Assessor de informática para Educação de 1º e 2º graus (Caie/Seps) para desenvolver a política nacional de informática educacional; 1987: criado o Projeto Formar para capacitar os profissionais da área de educação e incentivar o desenvolvimento de softwares educativos;

46 Ações governamentais 1991: criação do programa Salto para o Futuro objetivando debater as diferentes tendências no campo da educação e contribuir para a reflexão da prática em sala de aula.

47 Ações governamentais 1995: criação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica;

48 Ações governamentais 1995: criada a TV Escola - canal público do Ministério da Educação para promover a capacitação e atualização permanente dos professores. Criado nas escolas públicas dos estados os NTEs (Núcleos de Tecnologias Educacionais). Professores atuam como multiplicadores.

49 Ações governamentais BIOE - Banco Internacional de Objetos Educacionais - portal para assessorar o professor com recursos educacionais gratuitos. Áudio, vídeo, animação/simulação, imagem, hipertexto, softwares para atender a educação básica até a superior, nas diversas áreas do conhecimento.

50 Ações governamentais Domínio público - ferramenta tecnológica que visa a disponibilização de uma biblioteca virtual para estudantes, professores e sociedade de forma geral; Guia de Tecnologias - para auxiliar os gestores das escolas públicas na decisão sobre a aquisição de materiais e tecnologias para uso nas escolas.

Multimeios Aplicados à Educação Aula 2

Multimeios Aplicados à Educação Aula 2 Multimeios Aplicados à Educação Aula 2 Enfoque teórico-prático sobre o uso do computador e da tecnologia digital na educação: as implicações pedagógicas e sociais desse uso. O que significa TECNOLOGIA?

Leia mais

O que são TICs? 1

O que são TICs?  1 O que são TICs? http://leonardobcampos.blogspot.com/ leonardobcampos@gmail.com 1 Sumário Introdução; Histórico das TIC no Brasil; Exemplos; Aplicações; Bibliografia; http://leonardobcampos.blogspot.com/

Leia mais

FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS. Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS

FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS. Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS EAD/UFMS Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TIC s EXTENSÃO/ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FOMENTO

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração 5ª Geração Ensino Por correspondência EAD via rádio e TV Novas experiências em EAD Universidades abertas e teleconferência Uso da Internet e das redes de computadores

Leia mais

ELABORAÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA COMO ATIVIDADE ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO. Ricardo Ferreira Paraizo *

ELABORAÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA COMO ATIVIDADE ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO. Ricardo Ferreira Paraizo * 1 ELABORAÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA COMO ATIVIDADE ESCOLAR NO ENSINO BÁSICO Ricardo Ferreira Paraizo * * Professor de Matemática do Ensino Médio na CEDAF Florestal e Doutorando em Educação para

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso

Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação. Prof. Naan Cardoso Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação Prof. Naan Cardoso E-mail: naancardoso@gmail.com Distinções sobre conceitos presentes na Educação Teorias de aprendizagem e estratégias de aprendizagem

Leia mais

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Núcleo de Tecnologia Educacional/Ijuí

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Núcleo de Tecnologia Educacional/Ijuí Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Núcleo de Tecnologia Educacional/Ijuí NTE/Ijuí Curso: Materiais Virtuais Interativos para o Ensino da Matemática na Educação Básica O Uso

Leia mais

ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014.

ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014. ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014. Prefeitura de Erechim Prefeito Paulo Alfredo Polis Vice-Prefeita Ana Lúcia de Oliveira

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA IVINHEMA - MS AGOSTO DE 2011 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO

Leia mais

República Federativa do Brasil Governo Federal. Educação a Distância. e as novas tecnologias

República Federativa do Brasil Governo Federal. Educação a Distância. e as novas tecnologias República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Educação a Distância e as novas tecnologias Educação Personalizada Vencendo as Barreiras Geográficas e Temporais EAD NO ENSINO PRESENCIAL

Leia mais

AS POSSIBILIDADES DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

AS POSSIBILIDADES DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA AS POSSIBILIDADES DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Priscilla Cabral Alves RESUMO Este artigo tem como objetivo demonstrar as possibilidades pedagógicas do uso das novas tecnologias em sala

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO: Professor Cláudio Luiz Fernandes ESCOLA: DIRETOR: PROFESSOR RESPONSÁVEL: PROJETO ALUNO MONITOR

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO: Professor Cláudio Luiz Fernandes ESCOLA: DIRETOR: PROFESSOR RESPONSÁVEL: PROJETO ALUNO MONITOR NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO: Professor Cláudio Luiz Fernandes ESCOLA: DIRETOR: PROFESSOR RESPONSÁVEL: APRESENTAÇÃO PROJETO ALUNO MONITOR - 2017 Podemos considerar infinitas as possibilidades

Leia mais

Caderno 2 de Prova AE07. Tecnologia Educacional. Auxiliar de Ensino de. Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação

Caderno 2 de Prova AE07. Tecnologia Educacional. Auxiliar de Ensino de. Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação Edital n o 003/2009 Caderno 2 de Prova AE07 Auxiliar de Ensino de Tecnologia Educacional Dia: 22 de novembro de 2009 Horário: das

Leia mais

Produção Textual na Cultura Digital

Produção Textual na Cultura Digital Produção Textual na Cultura Digital Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA: ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DOS CURSOS OFERTADOS PELO PROINFO.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA: ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DOS CURSOS OFERTADOS PELO PROINFO. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA: ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DOS CURSOS OFERTADOS PELO PROINFO. Francisco Anderson Mariano da Silva FranciscoAnderson4@gmail.com

Leia mais

A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA

A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA Centro Universitário Leonardo Da Vinci NEAD Núcleo de Ensino a Distância Everton Leite A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA BLUMENAU 2009 EVERTON LEITE A TECNOLOGIA NA ÁREA DE GEOGRAFIA Projeto apresentado

Leia mais

Tecnologia e Inclusão Social Aula 2. Profa. Cátia Zílio

Tecnologia e Inclusão Social Aula 2. Profa. Cátia Zílio Tecnologia e Inclusão Social Aula 2 Profa. Cátia Zílio 1. Políticas Públicas Educacionais para Inclusão Digital 1.1 Histórico da informática educativa no Brasil 1.2 ProInfo - Programa Nacional de Informática

Leia mais

Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais A VIVÊNCIA DO PROINESP

Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais A VIVÊNCIA DO PROINESP Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais A VIVÊNCIA DO PROINESP Lucila M. Costi Santarosa Mára Lúcia Carneiro Liliana M. Passerino Marlise Geller Projeto Nacional

Leia mais

Currículo e Tecnologias de Informação e Comunicação: eles se integram? José Armando Valente Depto. de Multimeios e Nied - Unicamp Ced - PucSP

Currículo e Tecnologias de Informação e Comunicação: eles se integram? José Armando Valente Depto. de Multimeios e Nied - Unicamp Ced - PucSP Currículo e Tecnologias de Informação e Comunicação: eles se integram? José Armando Valente Depto. de Multimeios e Nied - Unicamp Ced - PucSP Objetivo da palestra: Como as TIC são tratadas no currículo

Leia mais

XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015

XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 Metodologia de Ensino e Aprendizagem utilizada em Formação Docente do Ensino Superior na modalidade semipresencial

Leia mais

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas.

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas. Análise de referencial bibliográfico e das políticas públicas sobre a formação de professores em relação ao uso pedagógico das tecnologias digitais no Paraná Dirce Aparecida Foletto De Moraes Nathalia

Leia mais

INCAPER Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural

INCAPER Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural INCAPER Instituto Capiaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Etensão Rural Plano de Gestão de Educação a Distância 1 Apresentação ÍNDICE 1. Perfil Institucional 2. Mapa estratégico do Incaper 3. Cultura

Leia mais

DESIGN DE ESPAÇOS DE ENSINO-APRENDIZADO INCLUSIVOS: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS

DESIGN DE ESPAÇOS DE ENSINO-APRENDIZADO INCLUSIVOS: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS Departamento de Artes e Design DESIGN DE ESPAÇOS DE ENSINO-APRENDIZADO INCLUSIVOS: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS Aluna: Luiza Erthal Antunes Orientadora: Jackeline Lima Farbiarz Introdução Este trabalho busca

Leia mais

Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior. Por: Diana da Silva Alves Santana

Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior. Por: Diana da Silva Alves Santana Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior Por: Diana da Silva Alves Santana INTRODUÇÃO A educação superior presencial vem perdendo espaço para o ciberespaço. As plataformas ou ambientes virtuais

Leia mais

Pontos importantes da metodologia - EI e EF I

Pontos importantes da metodologia - EI e EF I Pontos importantes da metodologia - EI e EF I Cada segmento tem sua característica Educação Infantil: - desenvolvimento dos padrões de aprendizagem. Ensino Fundamental: - domínio de conceitos essenciais

Leia mais

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA CUIDAR DOS ANIMAIS

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA CUIDAR DOS ANIMAIS SALVA AU-AU MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA CUIDAR DOS ANIMAIS ENSINO FUNDAMENTAL I - ANOS INICIAIS 1º AO 5º ANO DO 1º AO 5º ANO O POSITIVO TRABALHA A FORMAÇÃO DE VALORES DE UMA FORMA LÚDICA E AFETIVA. SAIBA

Leia mais

Caderno de apoio Alunos e Pais

Caderno de apoio Alunos e Pais Caderno de apoio Alunos e Pais ÍNDICE Apresentação... 3 Aprofunde os conteúdos vistos em sala de aula... 4 Amplie as fontes de pesquisas... 4 Aprenda com recursos interativos e linguagens diferenciadas...

Leia mais

Capítulo. INTEGRANDO TECNOLOGIAS DE INFORMÁTICA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL ÀS MARGENS DO RIO PARANÁ, PORTO RICO-PR - TEdAM

Capítulo. INTEGRANDO TECNOLOGIAS DE INFORMÁTICA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL ÀS MARGENS DO RIO PARANÁ, PORTO RICO-PR - TEdAM Pesquisas Ecológicas de Longa 18 Duração Capítulo Relatório INTEGRANDO TECNOLOGIAS DE INFORMÁTICA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL ÀS MARGENS DO RIO PARANÁ, PORTO RICO-PR - TEdAM Maria

Leia mais

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Leia mais

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Coordenador Prof. Dorival Magro Junior Mestre em Ciência da Computação EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

ACONTECEU. Informativo 001 Março Srs. Pais / Responsáveis e Alunos.

ACONTECEU. Informativo 001 Março Srs. Pais / Responsáveis e Alunos. Informativo 001 Março 2018 Srs. Pais / Responsáveis e Alunos. ACONTECEU Palestra com Mariana Marco Psicóloga, Analista do Comportamento, Especialista em Clínica - Analítico Comportamental e Coach. Tema:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 30 DE SETEMBRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.049, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

1. INTRODUÇÃO Motivação

1. INTRODUÇÃO Motivação 1. INTRODUÇÃO Neste capítulo serão apresentados os problemas que motivaram a escolha da pesquisa da tese, os objetivos a serem atingidos durante o seu desenvolvimento, as contribuições relevantes à área

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS i. e x e FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CURSO: MATEMÁTICA DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO SÉRIE: 4ª CARGA HORÁRIA: 72 HORAS PROFESSOR: Maria Ivete

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 28 DE SETEMBRO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 28 DE SETEMBRO DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.185, DE 28 DE SETEMBRO DE 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Matemática, do

Leia mais

Tecnologia da Infomação e Comunicação nas Escolas Públicas Brasileiras

Tecnologia da Infomação e Comunicação nas Escolas Públicas Brasileiras 2010 The Meeting of the America Tecnologia da Infomação e Comunicação nas Escolas Públicas Brasileiras Antonio Carlos Alves Carvalho Coordenador-Geral de Projetos e Programas De Tecnologia Educacional

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES DE LIMA MIGLIORANÇA PLANO DE AÇÃO 2014

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES DE LIMA MIGLIORANÇA PLANO DE AÇÃO 2014 ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES DE LIMA MIGLIORANÇA PLANO DE AÇÃO 2014 ANGÉLICA/MS 2014 ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MANOEL FONTANILLAS FRAGELLI MARIA DE FÁTIMA

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES PLANO DE AÇÃO 2014

ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES PLANO DE AÇÃO 2014 ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES PLANO DE AÇÃO 2014 IPEZAL/ANGÉLICA MS FEVEREIRO - 2014 ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES PLANO DE AÇÃO 2014 Plano de ação elaborado para ser desenvolvido no ano letivo

Leia mais

ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MÃO NA MASSA/RJ: AMBIENTE VIRTUAL DE INTERAÇÃO

ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MÃO NA MASSA/RJ: AMBIENTE VIRTUAL DE INTERAÇÃO ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MÃO NA MASSA/RJ: AMBIENTE VIRTUAL DE INTERAÇÃO SANTIAGO, Irlene; GRYNSZPAN, Danielle INTRODUÇÃO O presente trabalho apresenta a reestruturação do site ABC na Educação Científica

Leia mais

Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof.

Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof. Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof. Juliano Marques de Aguilar DIRETOR ADMINISTRATIVO Cursos FIC Os Cursos

Leia mais

94% Prof. Fabiano Taguchi 05/06/2015. Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83%

94% Prof. Fabiano Taguchi 05/06/2015. Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83% Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83% 94% 1 O computador é um sistema de processamento

Leia mais

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. 5 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Gokhan Okur Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar as bases para o planejamento e a

Leia mais

Inteligência Lingüística:

Inteligência Lingüística: Inteligência Lingüística: Capacidade de lidar bem com a linguagem, tanto na expressão verbal quanto escrita. A linguagem é considerada um exemplo preeminente da inteligência humana. Seja pra escrever ou

Leia mais

Relacionamentos intrapessoal e interpessoal RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO. Comprometido. Inteligência Linguística

Relacionamentos intrapessoal e interpessoal RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO. Comprometido. Inteligência Linguística RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NA EDUCAÇÃO Relacionamentos intrapessoal e interpessoal Prof. Msc Rita de Cassia Moser Alcaraz Comprometido Envolvimento: ato ou efeito de envolver-se, envoltura 2 relacionamento,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO SMED CEPIC/NTE Vale do Sinos UFRGS/LEC/UNISINOS.

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO SMED CEPIC/NTE Vale do Sinos UFRGS/LEC/UNISINOS. PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO SMED CEPIC/NTE Vale do Sinos UFRGS/LEC/UNISINOS Formadores: Ana Elisa Raimann Franke Gislaine Barreto Glaeser Jorge da Silva Brandão

Leia mais

Apresentando uma Arquitetura Pedagógica e Técnica Usada em Sinergia com Recursos Multimídia na Construção Cooperativa de Saberes

Apresentando uma Arquitetura Pedagógica e Técnica Usada em Sinergia com Recursos Multimídia na Construção Cooperativa de Saberes Apresentando uma Arquitetura Pedagógica e Técnica Usada em Sinergia com Recursos Multimídia na Construção Cooperativa de Saberes Jorge Ferreira Franco - Roseli de Deus Lopes Universidade de São Paulo jfranco@lsi.usp.br

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012 anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA 2012 3 2 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA Olá, professor! Que

Leia mais

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Joanderson Araújo Paulo (1); Ana Klyvia Ferreira Rodrigues (2); José Klemer Crispim de Souza(3); Carolina Soares Ramos (4) Universidade Estadual da Paraíba;

Leia mais

Inova Escola: Recursos

Inova Escola: Recursos Inova Escola: Recursos Tecnológicos Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS

GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx - DEPA COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (Casa de Thomaz Coelho/1889) CONCURSO PARA PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO - PROVA DE 07 DE JULHO

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Escola Estadual Luís Vaz de Camões OFICINA FUTURATEC. Ipezal/Angélica MS Novembro de 2014.

Escola Estadual Luís Vaz de Camões OFICINA FUTURATEC. Ipezal/Angélica MS Novembro de 2014. Escola Estadual Luís Vaz de Camões OFICINA FUTURATEC Ipezal/Angélica MS Novembro de 2014. Escola Estadual Luís Vaz de Camões Projeto de formação, elaborado para ser desenvolvido no Novembro de 2014 pela

Leia mais

http://portaldoprofessor.mec.gov.br http://twitter.com/portalprofessor Implantação de ambientes tecnológicos nas escolas Distribuição de conteúdos educativos, soluções e sistemas de informação Formação

Leia mais

ideias para aprimorar a capacitação dos profissionais de sua escola

ideias para aprimorar a capacitação dos profissionais de sua escola 6 ideias para aprimorar a capacitação dos profissionais de sua escola A atividade docente exige, além de vocação, conhecimento técnico e atualização profissional constante, que deve andar lado a lado das

Leia mais

CAPÍTULO 7 NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS MARIA LUISA FURLAN COSTA

CAPÍTULO 7 NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POLÍTICAS E PRÁTICAS MARIA LUISA FURLAN COSTA CAPÍTULO 7 NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A MARIA LUISA FURLAN COSTA Desenvolvimento da Educação a Distância no Brasil é marcado pelo surgimento e disseminação dos meios de comunicação. EAD Modalidade de

Leia mais

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO NA ESCOLA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROFESSOR PDE NRE: CURITIBA MUNICÍPIO: CURITIBA PROFESSOR PDE: ELIZIANE ZELLA RIBEIRO CORAÇÃO ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Profª Drª Renira Appa OBJETIVO Esclarecer o conceito mais abrangente de inteligência e facilitar uma prática saudável de se autoperceber e estar em estágio de evolução contínua.

Leia mais

Critérios de Avaliação 5º Ano

Critérios de Avaliação 5º Ano Critérios de Avaliação 5º Ano Introdução A avaliação é uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avançar.

Leia mais

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD Aviso: Este catálogo é constantemente atualizado pelo Centro Paula Souza para obter informações atualizadas consulte o site: www.cpscetec.com.br/crt Ensino Medio -

Leia mais

TÍTULO: LÍNGUA PORTUGUESA: UM ENSINO INCLUSIVO PARA CRIANÇAS AUTISTAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

TÍTULO: LÍNGUA PORTUGUESA: UM ENSINO INCLUSIVO PARA CRIANÇAS AUTISTAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS TÍTULO: LÍNGUA PORTUGUESA: UM ENSINO INCLUSIVO PARA CRIANÇAS AUTISTAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: Letras INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - FASB

Leia mais

Questionários aos docentes

Questionários aos docentes Questionários aos docentes Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. Grupo de recrutamento 200

Leia mais

Palavras Chaves: Ensino de Matemática, Material Digital, Tecnologia.

Palavras Chaves: Ensino de Matemática, Material Digital, Tecnologia. POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO MATERIAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Marcia Saurin Martinez 1 Débora Laurino 2 Jéssica Brum 3 Guilherme Mello 4 Maritza Costa Moares 5 Tanise Paula Novello 6 Resumo:

Leia mais

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 O mundo passa por

Leia mais

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA CUIDAR DOS ANIMAIS

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA CUIDAR DOS ANIMAIS SALVA AU-AU MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA CUIDAR DOS ANIMAIS ENSINO FUNDAMENTAL I SAIBA MAIS SOBRE O NOSSO ENSINO FUNDAMENTAL I PROPOSTA PEDAGÓGICA E DIFERENCIAIS DO COLÉGIO POSITIVO Com tecnologias e métodos

Leia mais

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA CUIDAR DOS ANIMAIS

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA CUIDAR DOS ANIMAIS SALVA AU-AU MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA CUIDAR DOS ANIMAIS ENSINO FUNDAMENTAL I - ANOS INICIAIS 1º AO 5º ANO DO 1º AO 5º ANO O COLÉGIO POSITIVO TRABALHA A FORMAÇÃO DE VALORES DE UMA FORMA LÚDICA E AFETIVA.

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em junho de 2016, no Polo

Leia mais

Questionários aos docentes

Questionários aos docentes Questionários aos docentes Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. Grupo de recrutamento 200

Leia mais

1º - Checklist: Qual seu perfil financeiro: Equilibrado? Endividado? Investidor?

1º - Checklist: Qual seu perfil financeiro: Equilibrado? Endividado? Investidor? 1º - Checklist: Qual seu perfil financeiro: Equilibrado? Endividado? Investidor? Faça o Teste de Perfil Financeiro Gratuitamente! www.dsop.com.br/testes-dsop/ 1º - Checklist: Faça um Apontamento de Despesas

Leia mais

NTICS NA EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DO LINUX EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

NTICS NA EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DO LINUX EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO NTICS NA EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DO LINUX EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO Adeilson Marques da Silva Cardoso 1, Moisés Laurence de Freitas Lima Junior 1, Jucilene de Oliveira

Leia mais

NOVAS TECNOLOGIAS E O TRABALHO DOCENTE. Profa. Benilda Silva

NOVAS TECNOLOGIAS E O TRABALHO DOCENTE. Profa. Benilda Silva NOVAS TECNOLOGIAS E O TRABALHO DOCENTE Profa. Benilda Silva Obra analisada: Autora: VANI MOREIRA KENSKI Doutora e Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia e Geografia. Professora do Programa de Pós-

Leia mais

ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE José Carlos LIBÂNEO. Benilda Silva

ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE José Carlos LIBÂNEO. Benilda Silva ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? NOVAS EXIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E PROFISSÃO DOCENTE José Carlos LIBÂNEO Benilda Silva AS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, A ESCOLA E OS PROFESSORES Texto

Leia mais

Unidade de Revisão. Responsável pelo conteúdo: Prof. Dra. Vitória Dib

Unidade de Revisão. Responsável pelo conteúdo: Prof. Dra. Vitória Dib Unidade de Revisão Responsável pelo conteúdo: Prof. Dra. Vitória Dib Tecnologia da Informação e Comunicação: fundamentos Qual o significado de Tecnologia da Informação e Comunicação? O termo Tecnologia

Leia mais

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo

A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo v.1.0 A EaD no Instituto Federal do Espírito Santo José Mário Costa Junior Coordenador Adjunto da Rede e-tec Brasil Assessor da Diretoria do Cefor Total de 23 slides Autor: José Mário Costa Junior A EaD

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE. Carla Varela (Multiplicador) Wiliam Ricardo de Carvalho (PROGETEC) PLANO DE AÇÃO 2015

ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE. Carla Varela (Multiplicador) Wiliam Ricardo de Carvalho (PROGETEC) PLANO DE AÇÃO 2015 ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE Carla Varela (Multiplicador) Wiliam Ricardo de Carvalho (PROGETEC) PLANO DE AÇÃO 2015 Nova Andradina - MS 2015 ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE Carla Varela (Multiplicador)

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto

Leia mais

tecnologias educacionais

tecnologias educacionais O guia completo das tecnologias educacionais Conheça as soluções mais utilizadas em sala de aula! profissional da educação que interage diariamente com os alunos das novas gerações tem uma preocupação

Leia mais

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO METODOLOGIA DA PESQUISA EM MATEMÁTICA PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO METODOLOGIA DA PESQUISA EM MATEMÁTICA PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO METODOLOGIA DA PESQUISA EM MATEMÁTICA PARA TCC CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA Bruno

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO CRONOGRAMA DE AÇÃO 2014

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO CRONOGRAMA DE AÇÃO 2014 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO CRONOGRAMA DE AÇÃO 2014 IVINHEMA/MS 2013 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO CRONOGRAMA DE AÇÃO 2014 Plano de ação previsto para ser desenvolvido

Leia mais

RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL

RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) NO BRASIL Mestrado em Ensino e suas Tecnologias Disciplina: Ambientes Virtuais de Aprendizagem Profa. Dra. Arilise Moraes de Almeida Lopes Para falar de Educação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018 SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/IFAM PARA CURSOS DA 2017/2-2019/1 O Quadro Anexo I válido para o

Leia mais

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 1 LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 Fabio Maia AVM Faculdade Integrada fabiomaia.di@gmail.com Métodos

Leia mais

Profa Dra.: Adriana Azevedo

Profa Dra.: Adriana Azevedo EAD Cenário e Possibilidades Profa Dra.: Adriana Azevedo Definição de EAD A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem

Leia mais

APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO E RADICAL

APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO E RADICAL ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO E RADICAL Ipezal/Angélica MS Abril 2012 ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO

Leia mais

Dificuldades de aprendizado: a sua escola sabe como tratar esse desafio?

Dificuldades de aprendizado: a sua escola sabe como tratar esse desafio? Dificuldades de aprendizado: a sua escola sabe como tratar esse desafio? Criar estratégias para trabalhar com os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem é, com frequência, um dos maiores desafios

Leia mais

COMO SOFTWARES DE JOGOS PODEM INFLUENCIAR NA EDUCAÇÃO

COMO SOFTWARES DE JOGOS PODEM INFLUENCIAR NA EDUCAÇÃO COMO SOFTWARES DE JOGOS PODEM INFLUENCIAR NA EDUCAÇÃO Rômulo Batista Ventrella 1, Renato Luiz Gambarato 2 1 Tecnólogo em Informática para Negócios, FATEC Botucatu,romulo.ventrella@gmail.com. 2 Mestre em

Leia mais

A Ponte Digital: As Tecnologias Aproximando a Escola e a Família. 9ª Jornada Internacional de Educação do Rio de Janeiro Marcos Cordiolli

A Ponte Digital: As Tecnologias Aproximando a Escola e a Família. 9ª Jornada Internacional de Educação do Rio de Janeiro Marcos Cordiolli A Ponte Digital: As Tecnologias Aproximando a Escola e a Família 9ª Jornada Internacional de Educação do Rio de Janeiro Marcos Cordiolli Marcos Cordiolli É mestre em Educação pela PUC-SP É Autor de Currículo

Leia mais

Desafios SECULO xxi!

Desafios SECULO xxi! Bem-vindos! Desafios SECULO xxi! Uso de competencias socioemocionais como diferencial Fontes: Hoper Educação; Ministério da educação/inep; 2016 Global edtech Report/IBIS Capital; BOX 1824; OIJ - Organismo

Leia mais

ESCOLA, COMUNIDADE E INCLUSÃO DIGITAL

ESCOLA, COMUNIDADE E INCLUSÃO DIGITAL GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE TUCURUÍ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL-TUCURUÍ Projeto do Curso de Educação

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER INTEGRAÇÃO DO CANAL DA TV ESCOLA NAS PRÁTICAS DE ENSINO

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER INTEGRAÇÃO DO CANAL DA TV ESCOLA NAS PRÁTICAS DE ENSINO ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER INTEGRAÇÃO DO CANAL DA TV ESCOLA NAS PRÁTICAS DE ENSINO ANGÉLICA-MS ABRIL DE 2014 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER INTEGRAÇÃO DO CANAL DA TV ESCOLA NAS PRÁTICAS

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EAD NO BRASIL. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. Vicky S.

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EAD NO BRASIL. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. Vicky S. 4 POLÍTICAS PÚBLICAS EM EAD NO BRASIL Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Vicky S Gabriella Fabbri Fonte: www.sxc.hu Julia Freeman-Woolpert Meta Apresentar as políticas

Leia mais

CURSOS EAD GRATUITOS RECEBEM INSCRIÇÕES PARA O IFRS

CURSOS EAD GRATUITOS RECEBEM INSCRIÇÕES PARA O IFRS Departamento de Comunicação Clipping Veículo: Rádio Difusora Data: 13 de dezembro de 2017 Editoria/Coluna: Educação Link/Página: https://difusora890.com.br/cursos-ead-gratuitosrecebem-inscricoes-para-o-ifrs/

Leia mais

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO. 17 de março de 2017

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO. 17 de março de 2017 INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO 17 de março de 2017 O CIEB é uma associação sem fins lucrativos que visa promover a cultura de inovação na educação pública brasileira. MECANISMOS E POLÍTICAS EIXOS

Leia mais

Design pedagógico de cursos a distância e a integração de mídias: concepções e práticas

Design pedagógico de cursos a distância e a integração de mídias: concepções e práticas Design pedagógico de cursos a distância e a integração de mídias: concepções e práticas Adriana Ap. de Lima Terçariol (UNOESTE) e (UNINOVE) - atercariol@gmail.com Fernanda Sutkus de Oliveira Mello (UNOESTE)

Leia mais

ENSINO ONLINE Aprendizagem Acessível. Maria Irce Gomes de Sousa

ENSINO ONLINE Aprendizagem Acessível. Maria Irce Gomes de Sousa ENSINO ONLINE Aprendizagem Acessível Maria Irce Gomes de Sousa ENSINO ONLINE- Aprendizagem Acessível É visível em nossos dias percebermos um acentuado crescimento nas atuações em educação a distancia,

Leia mais

APÊNDICE A ROTEIRO DE DISCUSSÃO DO GRUPO FOCAL

APÊNDICE A ROTEIRO DE DISCUSSÃO DO GRUPO FOCAL 1 APÊNDICE A ROTEIRO DE DISCUSSÃO DO GRUPO FOCAL 1. Hoje o computador faz parte de nossas vidas, temos o contato com ele em nossa casa, na casa de amigos ou familiares, lan house, etc. Com ele temos várias

Leia mais