TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"

Transcrição

1 7 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM EAD (TICS) Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância

2 Meta Apresentar usos de Tecnologias de Informação e Comunicação em EAD. Objetivos Ao final desta aula, você deverá ser capaz de: 1. identificar as principais tecnologias envolvidas em EAD; 2. identificar as formas de comunicação que podem ser utilizadas em EAD.

3 Introdução 85 Na aula passada, vimos que um sistema de EAD deve apresentar, na prática, três elementos principais: o aluno, o conteúdo e o professor. E também que a comunicação entre esses elementos deverá ocorrer por intermédio de alguma tecnologia. Existem muitos recursos tecnológicos que possibilitam a comunicação num sistema EAD, mas, atualmente, a tecnologia mais comentada em sistemas de ensino na modalidade a distância é a do computador com seu navegador conectado à internet. Outras tecnologias e mídias podem e devem ser utilizadas, associadas às tecnologias em diferentes mídias: material impresso, material gravado e ambiente de aprendizagem. É sobre as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) nos sistemas de EAD que falaremos ao longo desta aula. A comunicação entre os indivíduos AULA 7 Tecnologias de Informação e Comunicação em EAD (TICs) Você já parou para pensar qual a forma que você usa para se comunicar com as pessoas? Existe diferença na sua forma de comunicação com uma pessoa que está próxima a você, por exemplo dentro da sua casa e aquela que está distante? E quando a pessoa está na mesma cidade, só que em bairro diferente? E quando está em uma cidade distante ou mesmo em um país distante? Pense um pouco e escreva, nas linhas a seguir, as formas de comunicação que você usaria para se comunicar nas diferentes condições sugeridas: Adam Ciesielski Fonte:

4 86 Provavelmente, você respondeu que usaria a forma oral ou a escrita, e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância dependendo da distância em que a pessoa com a qual você irá se comunicar se encontra, não é mesmo? Talvez você usasse o telefone para que a sua voz pudesse chegar à outra pessoa. Poderia usar um fax, uma carta, um , para se comunicar por meio da fala escrita. Bem, em qualquer uma das situações o que importa é que você precisaria utilizar alguma tecnologia para promover a comunicação com a pessoa do seu interesse quando ela não estivesse tão próxima de você. Lembra da nossa primeira aula, quando falamos que nos últimos anos houve um aumento da oferta de cursos a distância? Se for a distância, a comunicação tem que acontecer de alguma forma, não é mesmo? Com o crescimento dos recursos digitais, a capacidade de armazenamento das informações pode ser muito ampliada e, com isso, a informação pode ser acessada em diferentes espaços e tempos, estando sempre disponível. Essa realidade é muito importante para a EAD, uma vez que a comunicação deve se fazer presente entre todos os envolvidos nessa modalidade, e por isso todos os envolvidos precisam conhecer um pouco a respeito das tecnologias de comunicação e informação (TIC) que são utilizadas nos sistemas de EAD. SAIBA MAIS... Podemos afirmar que a oralidade (ou a fala) é a primeira forma de comunicação. Antes da escrita, os indivíduos se comunicavam utilizando estratégias de codificação das mensagens para reter as informações e transmiti-las de pessoa a pessoa. Com o desenvolvimento do alfabeto e da escrita, a fala passou a ser registrada, ou seja, o que você acaba de ler está registrado na escrita. Nesse momento, você pode perceber que existe a separação da mensagem do seu contexto de origem e do sujeito produtor do discurso. Então, a memória do sujeito produtor do discurso passou a ser armazenada em documentos (livros, apostilas, textos, artigos etc.). Dessa forma, a mensagem pode circular atingindo outros contextos e outros sujeitos, como está acontecendo agora no seu curso de EAD.

5 87 Weirdvis Cieleke alesia17 AULA 7 Tecnologias de Informação e Comunicação em EAD (TICs) Fonte: Não podemos deixar de falar que a sociedade de hoje, considerada sociedade da informação, se caracteriza pelo desenvolvimento do processamento e velocidade de transmissão das informações. Mas isso não significa, necessariamente, que toda a informação que circula pelos mais diversos meios seja transformada imediatamente em conhecimento. A produção do conhecimento implica um processo de ensino, que consiste em comunicação de informações, de conhecimentos. Ou seja, implica também um processo de aprendizagem, que consiste na apropriação das informações, conhecimentos, habilidades e atitudes, por parte de quem recebe a informação. A comunicação e o ato educativo Muitos pesquisadores afirmam que só há ato educativo quando há o ato comunicativo. Na prática educativa, o ato comunicativo se torna ainda mais relevante quando se trata da EAD. Por isso, é importante adequar as estratégias comunicativas unidirecionais e bidirecionais

6 88 e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância para a EAD. Se a comunicação será mediada somente por meio dos conteúdos, teremos uma comunicação unidirecional, via material impresso. Mas quando a comunicação é mediada prevendo a relação professor/aluno e aluno/aluno, teremos comunicação bidirecional, que pode ser via chat, , telefone, videoconferência e outros. Por isso, a escolha do meio mais adequado a cada situação num sistema de EAD deve priorizar a interação bilateral, ou seja, de mão dupla, pois não basta colocar materiais instrucionais à disposição do aluno; é necessário oferecer assistência, acompanhamento e suporte para facilitar a comunicação entre os envolvidos no sistema, sejam alunos, professores e secretaria do curso. Algumas perguntas podem ser feitas quando pensamos em tecnologias e mídias que serão usadas na EAD. Vejamos: Quais as características das diferentes TICs que podem ser usadas na EAD? Quais as melhores tecnologias de comunicação e mídias para uma determinada disciplina, curso ou grupo de alunos? De que maneira as tecnologias e mídias podem ser combinadas para se obter eficiência máxima na sua utilização? Na EAD, as TICs podem ser adotadas com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, seja para construir o material educativo seja para estimular a colaboração e interação entre os participantes de um curso, facilitando a construção coletiva de conhecimentos. As principais tecnologias utilizadas em EAD Lusi Mídia impressa: texto impresso, caderno de estudos, jornais e boletins, notas de aulas, livros didáticos, apostilas etc. Fonte:

7 Mídia sob a forma de áudio e vídeo: fitas gravadas, CD-ROM e outros. Isks Fonte: Rádio e televisão: programas ao vivo e gravados: Fonte: Fonte: Ilco CraigPJ Com o surgimento da internet tornouse possível uma nova forma de disseminação por vídeo, denominada vídeo transmissível, ou seja, vídeo no formato digital que permite que as pessoas façam DOWNLOAD na forma compacta, direto de um servidor da WEB. Tecnologia de telecomunicação interativa, que pode ser via áudio, audiografia (agrega imagens visuais ao áudio), vídeo e computador. Audioconferência: os participantes são conectados por linhas telefônicas. Audiográfico: tecnologia que agrega imagens visuais, o áudio e também é transmitida por linhas telefônicas. Videoconferência: permite a transmissão nos dois sentidos de imagens televisivas via satélite ou a cabo. Outros tipos DOWNLOAD Em português, poderíamos traduzir como descarregar ou baixar. Quando pegamos um texto ou um vídeo na internet, estamos fazendo uma transferência de dados de um computador remoto para um computador local. Estamos fazendo um download do arquivo. O inverso do download é o upload (carregar em Português), que é quando enviamos algum arquivo. Essa prática é considerada um dos principais usos de arquivos nas redes de computadores, como a internet, e um fator importante no atual crescimento de uso da EAD. 89 AULA 7 Tecnologias de Informação e Comunicação em EAD (TICs)

8 90 de equipamento, como monitores de televisão, gravadores/ e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância aparelhos de videocassete, microfone, câmeras e computadores também são usados. Aprendizado com o uso do computador: programas de estudo autogerenciado que o aluno usa sozinho no computador. O programa educacional pode ser disponibilizado em CD-ROM ou conectado à internet para ter acesso ao hipertexto (conteúdo, página ou texto de internet) e hipermídia (permite ao usuário a interatividade de acesso pelas ligações existentes no conteúdo ou página ou documentos da internet). Ambientes educativos virtuais Muitas plataformas ou ambientes educativos foram criados para promover o aprendizado com o uso do computador conectado à internet. Esses ambientes favorecem o acesso às tecnologias educacionais. Como exemplos de plataformas ou ambientes de aprendizagem, citamos: PVANet: ambiente virtual de aprendizagem, desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa/MG para cursos na modalidade a distância. Esse ambiente permite criar, manter e administrar cursos baseados na internet. Para saber mais, acesse: pvanet/geral/login.php AulaNet: ambiente desenvolvido em julho de 1997, pelo Laboratório de Engenharia de Software do Departamento de Informática da PUC- Rio. Esse ambiente permite criar, manter e administrar cursos baseados na internet. Para saber mais, acesse: ProInfo: ambiente desenvolvido na década de 1990, pelo Programa Nacional de Informática na Educação do MEC. Seu objetivo inicial era auxiliar a formação continuada de professores; atualmente esse ambiente está disponível para outros projetos vinculados ao MEC. Para saber mais, acesse: TelEduc: ambiente desenvolvido por pesquisadores do Núcleo de Informática Aplicada à Educação da UNICAMP. Seu objetivo era a produção, participação e administração de cursos na internet. Hoje em dia essa plataforma de ensino é livre, para uso de qualquer instituição

9 de ensino para cursos na modalidade a distância. Para saber mais, acesse: Moodle: ambiente desenvolvido na década de 1990, pela Curtin University of Tecnology, na Austrália. Possui ferramentas que permitem a criação e integração de conteúdos. Na versão em português, é muito utilizado para projetos educacionais a distância, inclusive pelo MEC. Para saber mais, acesse: do_moodle e SAIBA MAIS... Se você ficou curioso para saber mais sobre ambientes de aprendizagem virtual, acesse: de_aprendizagem#os_ambientes_virtuais_de_aprendizagem 91 AULA 7 Tecnologias de Informação e Comunicação em EAD (TICs) Ferramentas de comunicação e gerenciamento Cada plataforma e/ou ambiente possui características próprias, mas, no geral, todos eles apresentam ferramentas para promover a comunicação em tempo real (síncrona) ou não (assíncrona), que podem ser denominadas conforme cada ambiente virtual de aprendizagem. Uma ferramenta de comunicação assíncrona permite a interação dos participantes sem que estes estejam necessariamente conectados ao mesmo tempo. Já a comunicação síncrona permite a comunicação de forma mais interativa e dinâmica. Dentre as ferramentas de comunicação e gerenciamento encontradas nas plataformas e/ou ambientes de ensino em EAD, podemos citar: Correio eletrônico ou esta é uma das ferramentas de comunicação assíncrona muito utilizada em cursos a distância. E, como tal, permite a interação dos participantes sem a necessidade de estarem conectados ao mesmo tempo. Indicado para enviar e receber arquivos anexados às mensagens, esclarecer dúvidas, dar sugestões etc.

10 92 Chat ou bate-papo: é uma ferramenta que permite a comunicação e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância em tempo real, ou seja, de forma síncrona. Com essa ferramenta, é possível que o professor e os alunos encontrem-se virtualmente para esclarecimentos de dúvidas e grupos de alunos encontrem-se para debater sobre trabalhos em equipes. Para que o sistema funcione, porém, é indispensável que os participantes do chat estejam conectados simultaneamente no ambiente virtual do curso. Fórum: esta é uma das ferramentas de comunicação assíncrona muito utilizada em cursos de EAD no desenvolvimento de debates. Permite o debate de temas com a inclusão de opiniões em qualquer tempo. Não é necessário que todos os participantes estejam conectados ao mesmo instante para interagir, como na comunicação síncrona. O fórum é organizado de acordo com a postagem dos assuntos, mantendo a relação entre o tópico lançado, respostas e respostas das respostas. Mural: é uma ferramenta que pode ser utilizada pelo professor e alunos para colocar avisos, informações de interesse coletivo da turma, registros de aulas práticas, resultados e notas de atividades etc. A comunicação através dessa ferramenta pode acontecer em qualquer tempo, não sendo necessário os participantes estarem conectados ao mesmo tempo. Perguntas e Respostas/FAQ: é uma ferramenta utilizada para facilitar o envio de dúvidas pelos alunos, ao mesmo tempo em que permite que o professor envie respostas às perguntas mais freqüentes. Propicia economia de tempo para o estudante, já que ele pode consultar essa ferramenta para verificar se já existe uma resposta para sua dúvida disponibilizada no ambiente virtual da aula. Relatórios: os relatórios gerados a partir dos fóruns de discussão são ferramentas de gerenciamento. Essa ferramenta geralmente apresenta informações que auxiliam o acompanhamento do estudante pelo professor, assim como o auto-acompanhamento por parte do estudante. Os relatórios apresentam informações

11 relativas ao histórico de acesso ao ambiente de aprendizagem pelos estudantes, bem como notas, freqüência de acesso, histórico dos artigos lidos e mensagens postadas para o fórum e correio, participação em sessões de chat e mapas de interação entre os professores e estudantes. Avaliação on-line: ferramenta de gerenciamento/comunicação. Essa ferramenta envolve as avaliações que devem ser feitas pelos estudantes e os recursos on-line para que o professor corrija as avaliações. Do mesmo modo, fornece informações a respeito das notas, o registro das avaliações que foram feitas pelos estudantes, tempo gasto para resposta etc. Recomenda-se, no entanto, para os cursos de EAD, a utilização de mais de uma tecnologia e várias mídias para promover a comunicação e disponibilizar os conteúdos do curso. O objetivo maior é atingir todos os estudantes, não excluindo aqueles que porventura tenham dificuldades de acesso às tecnologias de comunicação e informação mais recentes, como, por exemplo, internet e o computador. 93 AULA 7 Tecnologias de Informação e Comunicação em EAD (TICs) SAIBA MAIS... Leia o artigo Produção do conhecimento em EAD: um elo entre professor, curso e estudante, que trata do assunto desta aula, no endereço: ATIVIDADE ATENDE AO OBJETIVO 1 E 2 1. Compare o desempenho de um curso a distância que oferece o seu conteúdo por meio de computadores com outro que utiliza somente a mídia impressa para oferecer o seu conteúdo. O que você identifica como pontos fortes e pontos fracos em cada uma dessas duas formas de aprendizagem?

12 94 e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância 2. Relacione cada ferramenta de comunicação utilizada em ambientes de aprendizagem com sua respectiva característica. (1) Fórum (2) Perguntas e Respostas ( ) Essa ferramenta geralmente apresenta informações que auxiliam o acom- (3) Relatórios (4) Chat panhamento do estudante pelo professor, assim como o auto-acompanhamento (5) por parte do estudante. ( ) Ferramenta de comunicação assíncrona, muito utilizada no desenvolvimento de debates. ( ) Indicado para enviar e receber arquivos anexados a mensagens, esclarecer dúvidas, dar sugestões etc. ( ) Auxilia no envio de dúvidas pelos alunos e ao mesmo tempo permite ao professor enviar respostas às perguntas mais freqüentes. ( ) É uma ferramenta recomendada para o uso na realização de debates síncronos, reuniões privadas, seção de tirar dúvidas e confraternização dos participantes.

13 95 RESUMINDO... Os elementos que constituem um curso EAD, como a elaboração de conteúdos, tecnologias de comunicação, interação alunoprofessor, formas de apresentação do curso etc. são subsistemas essenciais em toda organização de EAD e devem manter uma interdependência entre eles. Na prática, quanto mais integrados estiverem, maior será a eficácia da organização de EAD. Num curso de EAD, as características dos alunos afetam diversas variáveis de saídas e os índices de finalização do curso pelos alunos constituem uma função de vários fatores de entrada. Ou seja, a EAD é, ao mesmo tempo, causa e resultado de mudanças significativas em nossa compreensão do próprio significado de educação. AULA 7 Tecnologias de Informação e Comunicação em EAD (TICs) Informações sobre a próxima aula Na próxima aula, apresentaremos a contribuição do computador e da Web ao sistema de EAD como a tecnologia mais comentada e utilizada para este sistema, aplicando recursos computacionais como internet, recursos gráficos, interatividade, ambientes de aprendizagem etc. E aí, ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? A gente se vê na próxima aula. Até lá!

14 96 e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância RESPOSTAS DAS ATIVIDADES 1. É importante destacarmos que, em EAD, qualquer das duas mídias utilizadas para o processo de ensino-aprendizagem, tanto o computador quanto o material impresso, deverá ser preparada de tal modo que o processo de ensino-aprendizado seja de fato o principal objetivo. E, para alcançar os pontos positivos de ambas, ao escolher a mídia, é necessário identificar quais são as necessidades e possibilidades da realidade do público envolvido, isto é, quais tecnologias e mídias as pessoas que estarão envolvidas no curso já utilizam ou dominam ou às quais têm acesso. Importante mesmo é saber que podemos utilizar mais de uma tecnologia e várias mídias para promover a comunicação e disponibilizar os conteúdos de um curso. O objetivo maior é atingir todos os estudantes, não excluindo aqueles que porventura tenham dificuldades de acesso às tecnologias de comunicação e informação mais recentes, como, por exemplo, a internet. Você poderia ter destacado como pontos positivos para o uso do material impresso que: Ainda é a forma mais usada e razoavelmente barata, além do que é facilmente aceito pelos leitores. Possibilita o acesso em qualquer lugar e hora, sem necessitar de qualquer equipamento. Dependendo do formato do conteúdo, é possível percorrê-lo de forma não-linear, ou seja, passar de uma informação à outra conforme a nossa vontade. Permite que o aluno determine seu ritmo de estudo ou leitura, além do que permite fazer marcações e o aluno pode retornar aos pontos que não ficaram totalmente claros quantas vezes lhe convier. O aluno pode, a qualquer momento, fazer revisão do conteúdo se surgir alguma dúvida, bastando voltar a ler o material impresso. Possibilita maior democratização das informações, já que é um meio que pode alcançar todas as camadas sociais.

15 Você poderia ter destacado como pontos negativos para o uso do material impresso: A dificuldade para propor novas dinâmicas na apresentação do conteúdo, quanto à impossibilidade de inserir sons, imagens com movimentos, simulações etc. Como pontos positivos para o uso do material didático transmitido via internet, podemos citar: Permite uma nova dinâmica na apresentação do conteúdo, com a possibilidade de inserir sons, imagens com movimentos, simulações etc. Permite maior socialização das idéias e atividades em grupo e de forma mais rápida. Promove a interação entre os envolvidos no curso, por meio de ferramentas específicas. Possibilita, dentro de um mesmo conteúdo, a interatividade de acesso pelas ligações existentes dentro dele. Como pontos negativos para o uso do material didático transmitido via internet, podemos citar: Para ter acesso ao material, é necessário ter um computador disponível e acesso à internet. Falta de domínio para uso do computador e da internet. 2. (3) Essa ferramenta geralmente apresenta informações que auxiliam o acompanhamento do estudante pelo professor, assim como o autoacompanhamento por parte do estudante. (1) Ferramenta de comunicação assíncrona, muito utilizada no desenvolvimento de debates. (5) Indicado para enviar e receber arquivos anexados a mensagens, esclarecer dúvidas, dar sugestões etc. (2) Auxilia no envio de dúvidas pelos alunos e ao mesmo tempo permite ao professor enviar respostas às perguntas mais freqüentes. (4) É uma ferramenta recomendada para o uso na realização de debates síncronos, reuniões privadas, seção de tirar dúvidas e confraternização dos participantes. 97 AULA 7 Tecnologias de Informação e Comunicação em EAD (TICs)

16 98 Referências bibliográficas e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância COSCARELLI, Carla Viana, org. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, CORRÊA, Juliane. Educação a distância: orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora p. MARQUÉS, P., FERRÉS, J. Nuevas tecnologías de la información aplicadas a la educación. Barcelona: Praxis, MILL, Daniel. Estudos sobre processos de trabalho em educação a distância mediada por tecnologias da informação e da comunicação. Belo Horizonte: UFMG/FAE, f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, NISKIER, Arnaldo. Tecnologia educacional: uma visão política. Petrópolis: Vozes p. PIMENTEL, N. M. Educação a distância. Florianópolis: SEAD/UFSC, p. PRETI, Oreste, Org. Educação a distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE/UFMT; Brasília: Plano Editora, ROSINI, A.M. As novas tecnologias da informação e a educação a distância. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. 5 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Gokhan Okur Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar as bases para o planejamento e a

Leia mais

OS ELEMENTOS DOS SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. Steve Woods.

OS ELEMENTOS DOS SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. Steve Woods. 6 OS ELEMENTOS DOS SISTEMAS DE EAD Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Sanja Gjenero Steve Woods Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar os componentes necessários ao planejamento

Leia mais

Aluno(a): / / Cidade Polo: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (PED)

Aluno(a): / / Cidade Polo:   CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (PED) Aluno(a): / / Cidade Polo: E-mail: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (PED) Preencha o GABARITO: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Observação: Nesta atividade há 10 (dez) questões de múltipla

Leia mais

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC CONCEITOS Blog é uma abreviação do termo inglês: Web (página da internet) + log

Leia mais

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cremilda da Silva Monteiro Centro Universitário Geraldo Di Biase cremonteiro@bol.com.br Resumo Com o objetivo de refletir sobre a atuação e os desafios

Leia mais

AMBIENTANDO-SE NA PLATAFORMA MOODLE

AMBIENTANDO-SE NA PLATAFORMA MOODLE AMBIENTANDO-SE NA PLATAFORMA MOODLE 2 APRESENTAÇÃO Visando a um melhor aproveitamento do Curso, desenvolvemos algumas atividades para que você se familiarize com a plataforma na qual irá realizar seu Curso.

Leia mais

Uma Proposta de Uso de Agentes Inteligentes para auxiliar a Criação de Sub-comunidades de Aprendizagem na CV-Muzar

Uma Proposta de Uso de Agentes Inteligentes para auxiliar a Criação de Sub-comunidades de Aprendizagem na CV-Muzar Uma Proposta de Uso de Agentes Inteligentes para auxiliar a Criação de Sub-comunidades de Aprendizagem na CV-Muzar Cristiane Durigon Testa(apresentadora) Ana Carolina Bertoletti De Marchi Flávia Biondo

Leia mais

Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais

Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais Contribuições da tecnologia para a formação de profissionais M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L E M C I Ê N C I A, T E C N O L O G I A E G E S T Ã O A P L I C A D A S À R E G E N E R A Ç Ã O T E C

Leia mais

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração:

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração: 1 Manual Moodle Perfil de Aluno Elaboração: Autor: Leticia Tonon Núcleo de Educação à Distância Telefone de Suporte: (14) 2105-0800 Ramal: 376 E-mail: nead@univem.edu.br www.ead.univem.edu.br Computing

Leia mais

MatMídia: Plataformas. Marianne Kogut Eliasquevici Suzana Cunha Lopes

MatMídia: Plataformas. Marianne Kogut Eliasquevici Suzana Cunha Lopes MatMídia: Plataformas Marianne Kogut Eliasquevici Suzana Cunha Lopes Objetivo da aula Introduzir os conceitos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem em plataformas virtuais. Apresentar alguns

Leia mais

Informática EAD. Professor Márcio Hunecke.

Informática EAD. Professor Márcio Hunecke. Informática EAD Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Matéria Aula XX EAD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Educação a distância (EAD) é uma modalidade de educação mediada por tecnologias,

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração 5ª Geração Ensino Por correspondência EAD via rádio e TV Novas experiências em EAD Universidades abertas e teleconferência Uso da Internet e das redes de computadores

Leia mais

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224 ENSINO A DISTÂNCIA PROFª (Me) MARLENE DE OLIVEIRA www.coins.com.br coins@sinsesp.com.br ORIGEM E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1940 Primeiros Registros legais sobre a Educação a Distância (Reforma Capanema)

Leia mais

Manual. Rede SEI EaD - Educação a Distância CETEG. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás

Manual. Rede SEI EaD - Educação a Distância CETEG. Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Manual Rede SEI EaD - Educação a Distância CETEG Centro de Ensino Tecnológico de Goiás CETEG - Centro de Ensino Tecnológico de Goiás Versão: 12/12/2016 12:23 Table of Contents REDE SEI EAD - EDUCAÇÃO A

Leia mais

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Núcleo de Tecnologia Educacional/Ijuí

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Núcleo de Tecnologia Educacional/Ijuí Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Núcleo de Tecnologia Educacional/Ijuí NTE/Ijuí Curso: Materiais Virtuais Interativos para o Ensino da Matemática na Educação Básica O Uso

Leia mais

O que é educação a distância?

O que é educação a distância? Manual do Aluno O que é educação a distância? É uma modalidade educacional na qual professores e alunos estão separados no espaço e no tempo, mas podem interagir e serem avaliados por meio das tecnologias

Leia mais

NEaD UVA Núcleo de Educação a Distância Universidade Estadual Vale do Acaraú

NEaD UVA Núcleo de Educação a Distância Universidade Estadual Vale do Acaraú Orientações Didáticas NEaD / UVA 01. Introdução Visando apoiar e viabilizar o trabalho a ser desenvolvido pelo professor durante a realização de disciplinas semipresenciais, o NEaD estruturou uma proposta

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EAD NO BRASIL. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. Vicky S.

POLÍTICAS PÚBLICAS EM EAD NO BRASIL. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. Vicky S. 4 POLÍTICAS PÚBLICAS EM EAD NO BRASIL Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Vicky S Gabriella Fabbri Fonte: www.sxc.hu Julia Freeman-Woolpert Meta Apresentar as políticas

Leia mais

APOIO DO COMPUTADOR E DA WEB À ATIVIDADE EDUCATIVA. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância.

APOIO DO COMPUTADOR E DA WEB À ATIVIDADE EDUCATIVA. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. 8 APOIO DO COMPUTADOR E DA WEB À ATIVIDADE EDUCATIVA Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Sanja Gjenero Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar a contribuição do computador

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA

PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA 1 PROPOSTA DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA TV DIGITAL INTERATIVA Bauru SP - Abril 2012 Educação Média e Tecnológica Métodos de Pesquisa em EAD e Transferência de Conhecimento Relatório

Leia mais

O WebSeminário em Educação para uma interação online

O WebSeminário em Educação para uma interação online O WebSeminário em Educação para uma interação online Luciana Zenha 1 Resumo: Este artigo objetiva apresentar o WebSeminário em Educação, enquanto movimento e ocupação da Web por parte de pesquisadores

Leia mais

07/04/2015. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

07/04/2015. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com 1 INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA SOCIEDADE Mudanças aceleradas; Eliminação de barreiras físicas

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano

Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano Planificação Semestral de médio prazo (3 tempos de 5m) Conteúdos e avaliação diagnóstica 2 do programa da disciplina; apresentação das regras e normas da

Leia mais

Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior. Por: Diana da Silva Alves Santana

Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior. Por: Diana da Silva Alves Santana Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior Por: Diana da Silva Alves Santana INTRODUÇÃO A educação superior presencial vem perdendo espaço para o ciberespaço. As plataformas ou ambientes virtuais

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2017 Seja bem-vindo ao Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata! Este manual tem a finalidade de manter o aluno informado sobre suas diretrizes

Leia mais

TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO

TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO 1 SUMÁRIO Técnica e Tecnologia Dado, Informação e Conhecimento Educação a distância 3/19 14/19 10/19 2 TÉCNICA E TECNOLOGIA Uma visão redutora: seremos dominados por

Leia mais

FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS. Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS

FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS. Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NA EAD EXPERIÊNCIA DA EAD/UFMS EAD/UFMS Prof. MSc. Hercules da Costa Sandim EAD/UFMS FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TIC s EXTENSÃO/ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FOMENTO

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

1.1 Primeiro Acesso. Uma nova página será aberta (fig. 2). Clique em Cadastramento de usuários.

1.1 Primeiro Acesso. Uma nova página será aberta (fig. 2). Clique em Cadastramento de usuários. O Moodle (Dynamic Learning Environment Modular Object-Oriented) é uma plataforma de aprendizagem livre que pode ser copiada, usada e modificada por qualquer pessoa (REALI, et al., 2013). Ele dispõe de

Leia mais

ANEXO B INFORMAÇÕES PESSOAIS

ANEXO B INFORMAÇÕES PESSOAIS ANEXO B INFORMAÇÕES PESSOAIS Nome: Telefone: e-mail: 1. Sexo: a.( ) Masculino b. ( ) Feminino 2. Idade: a. ( ) 21 30 anos b. ( ) 31 40 anos c. ( ) 41 50 anos d. ( ) Mais de 50 anos FORMAÇÃO. Obs.: Caso

Leia mais

Manual do Usuário financiamento e realização: nuted

Manual do Usuário financiamento e realização: nuted http://homer..edu.ufrgs.br/rooda Manual do Usuário financiamento e realização: Manual do Usuário - Índice página 2 página 3 página 4 A2 Atividades Bate Papo Conceitos Configurações Pessoais Contatos Dados

Leia mais

DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA

DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA Descrição da plataforma A epromove é uma plataforma de aprendizagem a distância, desenvolvida por profissionais brasileiros com o intuito de atender às necessidades de nossas universidades

Leia mais

Acadêmica: Júlia Marques C. da Silva Orientador: André Luís Alice Raabe. Núcleo de Estudos de Línguas e Literaturas Estrangeiras (NELLE-PROPPEC)

Acadêmica: Júlia Marques C. da Silva Orientador: André Luís Alice Raabe. Núcleo de Estudos de Línguas e Literaturas Estrangeiras (NELLE-PROPPEC) Acadêmica: Júlia Marques C. da Silva Orientador: André Luís Alice Raabe Núcleo de Estudos de Línguas e Literaturas Estrangeiras (NELLE-PROPPEC) : : O NELLE Virtual é um ambiente virtual de aprendizagem

Leia mais

Ensino sem fronteira

Ensino sem fronteira Ensino sem fronteira VISÃO DA EAD O QUE É EAD? Modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação

Leia mais

Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar

Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae Curso Despertar Guia de Acesso ao Ambiente de Aprendizagem para Formação dos Professores na Modalidade a Distância Professor, durante o período do curso

Leia mais

Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual

Atividades e Recursos. Escola Médica Virtual Atividades e Recursos Escola Médica Virtual Atividades Escola Médica Virtual Chat O módulo de atividade Chat permite que participantes tenham discussões síncronas, ou seja, discussões que acontecem durante

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto

Leia mais

Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações Lisboa, 6 e 7 de Dezembro de 2013

Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações Lisboa, 6 e 7 de Dezembro de 2013 Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações Lisboa, 6 e 7 de Dezembro de 2013 AVALIAÇÃO EaD: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS AVALIATIVAS DO CURSO DE BIOLOGIA EaD UAB UNB Soraya Carvalho Pereira Rocha José Divino

Leia mais

Sumário 1. Introdução... 3

Sumário 1. Introdução... 3 2 Sumário 1. Introdução... 3 1.1 Configuração Mínima para Utilizar a Blackboard Gamaliel... 4 2. Como Acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem... 5 3. Navegando na Página Inicial do AVA... 6 3.1 Barra

Leia mais

Manual do Professor. Conferência Web

Manual do Professor. Conferência Web Manual do Professor Conferência Web SUMÁRIO 1. Acesso ao serviço de Conferência Web... 2 Página principal do serviço... 3 Login Conferência Web... 5 2. Ativando o microfone (caso seja Professor)... 7 3.

Leia mais

Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA

Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA Orientações básicas para a navegação no ambiente virtual. Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na EJA O Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania,

Leia mais

Ambientação à Plataforma Moodle

Ambientação à Plataforma Moodle Ambientação à Plataforma Moodle 1 Introdução Bem Vindo ao Material de Ambientação da Plataforma Para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS () utilizaremos

Leia mais

Eng.º Silvio Almada Associação Angolana de Providores de Serviço de Internet AAPSI

Eng.º Silvio Almada   Associação Angolana de Providores de Serviço de Internet AAPSI Eng.º Silvio Almada Email: silvio.almada@aapsi.og.ao Associação Angolana de Providores de Serviço de Internet AAPSI Junho de 2014 1 AAPSI - Sumário 2 EaD & TIC s - Introdução Declaração Universal dos Direitos

Leia mais

Soluções para universidades corporativas

Soluções para universidades corporativas Soluções para universidades corporativas Módulos Funcionalidades EDITOR E-LEARNING TREINAMENTO PRESENCIAL VÍDEOS BASE DE CONHECIMENTO FÓRUM VISÃO EMPRESA VISÃO ALUNO VIDEOCONFERÊNCIA CHAT WEBINAR SCORM

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRA: LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRA: LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRA: LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE A DISTÂNCIA Guia Didático OFICINA DE INFORMÁTICA 2017 Profa. MSc.. Eunice Braga

Leia mais

Manual do Aluno e Tutor. Conferência Web.

Manual do Aluno e Tutor. Conferência Web. Manual do Aluno e Tutor Conferência Web. SUMÁRIO 1. Acesso ao serviço de Conferência Web... 2 Página principal do serviço... 3 Login Conferência Web... 4 2. Ativando o Som (caso seja Aluno, Tutor presencial

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PLATAFORMAS DE TREINAMENTO A DISTÂNCIA E SUAS APLICAÇÕES

DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PLATAFORMAS DE TREINAMENTO A DISTÂNCIA E SUAS APLICAÇÕES DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PLATAFORMAS DE TREINAMENTO A DISTÂNCIA E SUAS APLICAÇÕES Letícia Capucho Luiz (FATEC Cruzeiro, Bolsista PIBIC/CNPq) E-mail: leticia.luiz@cptec.inpe.br Dr. Luiz Tadeu

Leia mais

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Profe. Ma. Shirley Ribeiro A EaD na sociedade contemporânea: convergindo estratégias virtuais e presenciais de ensino. Papel do professor e dos estudantes

Leia mais

PREZADO USUÁRIO, Definem-se como objetivos deste manual:

PREZADO USUÁRIO, Definem-se como objetivos deste manual: 0 PREZADO USUÁRIO, O Manual do Usuário do Ambiente Virtual de Aprendizado - ISPED EAD tem por finalidade oferecer informações essenciais para o manuseio da ferramenta Moodle em nossa plataforma de ensino

Leia mais

ENSINO ONLINE Aprendizagem Acessível. Maria Irce Gomes de Sousa

ENSINO ONLINE Aprendizagem Acessível. Maria Irce Gomes de Sousa ENSINO ONLINE Aprendizagem Acessível Maria Irce Gomes de Sousa ENSINO ONLINE- Aprendizagem Acessível É visível em nossos dias percebermos um acentuado crescimento nas atuações em educação a distancia,

Leia mais

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Leia mais

SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO

SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO Programa da Disciplina Multimídia conceitos, comunicação homemmáquina. Autoria produção de diversos tipos de aplicativos multimídia, examinando-se as alternativas

Leia mais

UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem

UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem Olá! Vamos conhecer essa que será a plataforma na qual você fará a sua graduação em EaD. UNIDADE 1 Ambientes virtuais de aprendizagem A plataforma Moodle e suas ferramentas O que são AVAs? De forma bastante

Leia mais

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado Educação a Distância O Computador na Educação EDU3375 2011/2 Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado 1 EAD: Conceituação A EAD recebeu diversas denominações em diferentes países,

Leia mais

Unidade 1: Fundamentos da Comunicação Virtual

Unidade 1: Fundamentos da Comunicação Virtual Unidade 1: Fundamentos da Comunicação Virtual 1 Coordenação Prof. Dra. Sílvia Dotta Autores Camila Areias de Oliveira Regina Carteano Bandeira Ronaldo Tedesco Silveira PACC Programa Anual de Capacitação

Leia mais

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis.

Prezado Aluno, Preparamos este guia rápido, contendo orientações para você explorar e praticar as funções básicas disponíveis. 1 Prezado Aluno, Bem-vindo ao ambiente virtual destinado às comunidades de suas disciplinas. Trata-se da plataforma Moodle, criada para disponibilizar a você um espaço colaborativo, com recursos interessantes

Leia mais

GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica

GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica Aldeci Luiz de Oliveira Profa. Dra. PMCG E-mail: aldecioliveira@hotmail.com Maria de Lourdes

Leia mais

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Professora Andréia Freitas 2013 7 semestre Aula 06 MEMORIA, F. Design para a Internet. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2005. ALVES, W. P. Crie, anime

Leia mais

Experiência de Educação Continuada a Distância: a visão do aluno e do aluno/tutor no Curso de Gráfica Digital

Experiência de Educação Continuada a Distância: a visão do aluno e do aluno/tutor no Curso de Gráfica Digital Experiência de Educação Continuada a Distância: a visão do aluno e do aluno/tutor no Curso de Gráfica Digital Luísa Rodrigues Félix Janice de Freitas Pires Adriane Borda Almeida da Silva Neusa Mariza Rodrigues

Leia mais

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle Tutorial MOODLE Tutorial Moodle Página Inicial Preencher perfil Enviar Mensagem Acesso Moodle Recursos Atividades Moodle Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação

Leia mais

Sobre a plataforma O Google Sala de Aula

Sobre a plataforma O Google Sala de Aula Maio de 2018 Agenda 1. Introdução sobre a plataforma 2. Propósitos e usuários 3. Realizando o primeiro acesso 4. Navegação guiada 5. Resgate do material enviado na edição anterior 6. Normas de conduta

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

Processos de inclusão social: interfaces da inclusão digital

Processos de inclusão social: interfaces da inclusão digital Processos de inclusão social: interfaces da inclusão digital RODRIGUES,Cleide Aparecida Carvalho 1 FARIA, Juliana Guimarães 2 Palavras-chave inclusão digital, mídias, redes sociais Justificativa/Base Teórica

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL Caro aluno, o caminho para sua SALA DE AULA VIRTUAL é através do site da Contec. Para acessá-la basta digitar o seguinte endereço contecead.com.br e inserir Login e

Leia mais

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar

Leia mais

94% Prof. Fabiano Taguchi 05/06/2015. Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83%

94% Prof. Fabiano Taguchi 05/06/2015. Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83% Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83% 94% 1 O computador é um sistema de processamento

Leia mais

PRODUZINDO CONTEÚDOS DIGITAIS

PRODUZINDO CONTEÚDOS DIGITAIS PRODUZINDO CONTEÚDOS DIGITAIS A tarefa de construção de materiais interativos é um desafio, uma vez que é pequeno o tempo de experiência da maioria dos profissionais de educação no planejamento de materiais

Leia mais

Oferecimento de disciplina semipresencial

Oferecimento de disciplina semipresencial Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância Universidade Federal de Viçosa 1 Oferecimento de disciplina semipresencial Os cursos de graduação presenciais da UFV podem incluir em suas grades curriculares

Leia mais

Estudo de Caso no Curso de Ciência da Computação/UFPEL: Aulas Remotas Utilizando Streaming de Vídeo e Chat como Ferramenta de Comunicação Interativa

Estudo de Caso no Curso de Ciência da Computação/UFPEL: Aulas Remotas Utilizando Streaming de Vídeo e Chat como Ferramenta de Comunicação Interativa Estudo de Caso no Curso de Ciência da Computação/UFPEL: Aulas Remotas Utilizando Streaming de Vídeo e Chat como Ferramenta de Comunicação Interativa Kelly Hannel, Verônica Burmann da Silva, Raymundo Ferreira

Leia mais

O que Fazer na Internet

O que Fazer na Internet Internet Histórico O que é a Internet O que é a Internet A Internet é uma rede de computadores à escala mundial, destinada à troca de informações. Os computadores são interligados através de linhas comuns

Leia mais

PARCERIA ESCOLA VIRTUAL DE FRANCÊS 2018

PARCERIA ESCOLA VIRTUAL DE FRANCÊS 2018 PARCERIA ESCOLA VIRTUAL DE FRANCÊS 2018 Av. Brig. Faria Lima, 1912 conj. 11A - Jd. Paulistano - São Paulo - SP Tel. +55 11 3031-3599 - WhatsApp +55 11 99111-9198 cursodefrancesonline.com.br - ifesp.com.br

Leia mais

A educação a distância tem origem no século XIX e, de acordo com Moore (2008), existem cinco gerações da educação a distância/ead.

A educação a distância tem origem no século XIX e, de acordo com Moore (2008), existem cinco gerações da educação a distância/ead. 1 A educação a distância tem origem no século XIX e, de acordo com Moore (2008), existem cinco gerações da educação a distância/ead. 2 A primeira geração utilizava o texto escrito, enviado por meio da

Leia mais

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta.

UNIDADE 3. Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias. Educação à distância: conceitos básicos. Olá turma! Bem-vindos de volta. Olá turma! Bem-vindos de volta. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Ensino/aprendizagem e Novas tecnologias Você sabe o que são NTICs? Como elas poderiam auxiliar no seu processo de aprendizagem?

Leia mais

Fundamentos para um Ambiente Computacional. para o. Ensino a Distância de Língua Estrangeira

Fundamentos para um Ambiente Computacional. para o. Ensino a Distância de Língua Estrangeira Fundamentos para um Ambiente Computacional para o Ensino a Distância de Língua Estrangeira Janne Yukiko Y. Oeiras, Heloísa Vieira da Rocha IC - UNICAMP - CP 6176 13083-970 Campinas, SP, Brasil Fax +55-019-2397470

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação INFORMAÇÃO SUBDOMÍNIO CC8.1. CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO ADEQU ADA E SEGURA DE DIFERENTES TIPOS DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO, DE ACORDO COM AS SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO E AS REGRAS DE CONDUTA E DE FUNCIONAMENTO

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional Moodle. Atividade Collaborate

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional Moodle. Atividade Collaborate Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional Moodle Atividade Collaborate Versão Professores 2016 APRESENTAÇÃO O trabalho docente tem sido constantemente desafiado em virtude da ampliação de possibilidades

Leia mais

INFORMÁTICA INSTRUMENTAL - INTERNET. Profª Ana Paula Mandelli

INFORMÁTICA INSTRUMENTAL - INTERNET. Profª Ana Paula Mandelli INFORMÁTICA INSTRUMENTAL - INTERNET Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com Como funciona a Internet Cada país que participa da Internet possui estruturas de rede chamadas backbones com

Leia mais

UMA ABORGAGEM SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)

UMA ABORGAGEM SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) UMA ABORGAGEM SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) Gleice Karina de Oliveira Souza¹, Késsia R. da Costa Marchi¹ ¹Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí PR - Brasil gleice_karina01@hotmail.com kessia@unipar.br

Leia mais

Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD

Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD Estratégias Didáticas e Novas Tecnologias em EAD Sumário Parte I I. O que é EaD? II. Breve histórico da EAD no Brasil e no mundo III. A EaD no mundo contemporâneo IV. Estratégias didáticas e novas tecnologias:

Leia mais

Sistemas de Informação. Informática na Educação 5º Período

Sistemas de Informação. Informática na Educação 5º Período Sistemas de Informação Informática na Educação 5º Período SUMÁRIO CAPÍTULO 2 Educação a Distância 2.1. Histórico da EaD no Brasil. 2.2. Legislação da EaD. 2.3. Reflexão sobre tecnologia educacional. 2.4.

Leia mais

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL- 2016 SUMÁRIO 1. ACESSO AO CURSO... 3 2. LOGIN DO SISTEMA... 4 3. TELA PRINCIPAL DO ALUNO... 5 4. TELA PRINCIPAL DO CURSO...

Leia mais

PLANO DE AULA PORTUGUÊS. PROJETO DE EXTENSÃO: CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DO COMPUTADOR E INTERNET 1 a. Edição

PLANO DE AULA PORTUGUÊS. PROJETO DE EXTENSÃO: CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DO COMPUTADOR E INTERNET 1 a. Edição PLANO DE AULA PORTUGUÊS PROJETO DE EXTENSÃO: CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DO COMPUTADOR E INTERNET 1 a. Edição GRUPO DE TRABALHO: O COMPUTADOR NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM Curso: Tecnologia em Análise

Leia mais

Guia do Participante

Guia do Participante Guia do Participante Bem-vindos à Oficina Online de AVA MOODLE Prezado Participante! Esta oficina tem por objetivo a oferta de um curso online de formação no uso tecnológico e pedagógico do AVA Moodle

Leia mais

Educação a Distância (EaD)

Educação a Distância (EaD) Educação a Distância (EaD) O que é Educação a Distância (EaD)? O EaD foi criado devido a necessidade de muitos de atualizar, de estudar, mas que não tem um tempo hábil para tanto. O EaD na realidade são

Leia mais

SMARTPHONES NA SALA DE AULA: INTERATIVIDADE ATRAVÉS DO APP NEARPOD

SMARTPHONES NA SALA DE AULA: INTERATIVIDADE ATRAVÉS DO APP NEARPOD SMARTPHONES NA SALA DE AULA: INTERATIVIDADE ATRAVÉS DO APP NEARPOD Márcia Mychelle Nogueira do Nascimento Luís Miguel Dias Caetano APRESENTAÇÃO Um dos fatores que dificulta a introdução da tecnologia na

Leia mais

Informática. Aplicativos de Áudio, Vídeo, Multimídia, Uso da Internet na Educação, Negócios, Emergências e outros Domínios. Professor Márcio Hunecke

Informática. Aplicativos de Áudio, Vídeo, Multimídia, Uso da Internet na Educação, Negócios, Emergências e outros Domínios. Professor Márcio Hunecke Informática Aplicativos de Áudio, Vídeo, Multimídia, Uso da Internet na Educação, Negócios, Emergências e outros Domínios Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática APLICATIVOS

Leia mais

Soluções para universidades corporativas

Soluções para universidades corporativas Sobre a NDD A empresa catarinense especialista em desenvolvimento de softwares há 14 anos, está presente em mais de 10 países e conta com uma rede de mais de 20.000 clientes ao redor do mundo. A NDD tem

Leia mais

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 Fevereiro - 2017 0 1. INTRODUÇÃO A Educação à Distância (EaD) vem crescendo no Brasil através da popularização da internet faz alguns anos. A Unicaldas Faculdade

Leia mais

Sabrina Bourscheid 11/09/14

Sabrina Bourscheid 11/09/14 SALA DO EDUCADOR Sabrina Bourscheid 11/09/14 EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA 1º TURBULÊNCIA Duas mosquinhas... http://www.youtube.com/watch?v=uplwzz5d5m4 O maior perigo em tempos de turbulência não é a turbulência

Leia mais

AVALIAÇÃO DO USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE MANAUS-AM.

AVALIAÇÃO DO USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE MANAUS-AM. AVALIAÇÃO DO USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE MANAUS-AM. Eliomara da Costa Cruz; Itaní Sampaio de Oliveira Universidade Federal do Pará UFPA, eliomaracruz100@gmail.com;

Leia mais

A IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA UFRGS: MOODLE INSTITUCIONAL. Maira Bernardi 1

A IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA UFRGS: MOODLE INSTITUCIONAL. Maira Bernardi 1 A IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA UFRGS: MOODLE INSTITUCIONAL Maira Bernardi 1 Este artigo descreve o Moodle institucional (http://moodleinstitucional.ufrgs.br), um

Leia mais

Apresentação da matéria. Ing. Yamila Díaz Suárez

Apresentação da matéria. Ing. Yamila Díaz Suárez Apresentação da matéria Ing. Yamila Díaz Suárez Objectivo da matéria Estudar as manifestações compostas de texto, imagem, gráficos, efeitos sonoros e visuais e animações, que se apresentam ao utente por

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 ACESSO AO AMBIENTE... 4 1.1 Acesso Direto... 4 1.2 Site Institucional... 4 2 - LOGIN... 5 3 - PAINEL DE CONTROLE... 6 4 - ACESSO

Leia mais

Suporte de redes para EAD. Liane Margarida Rockrnbach Tarouco Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação UFRGS

Suporte de redes para EAD. Liane Margarida Rockrnbach Tarouco Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação UFRGS Suporte de redes para EAD Liane Margarida Rockrnbach Tarouco Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação UFRGS CNE discute nova avaliação para educação a distância A educação a distância (EaD)

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE

ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE Santo Ângelo 2015 O Ambiente da Uníntese Virtual Esse documento visa orientar os estudantes para a utilização do ambiente da Uníntese Virtual,

Leia mais

Palavras chave: Tecnologia de Informação; computador; simuladores.

Palavras chave: Tecnologia de Informação; computador; simuladores. O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO DE QUÍMICA: O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA Carlos Antônio Chaves de Oliveira

Leia mais