Programa de Gestão da Performance

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa de Gestão da Performance"

Transcrição

1 Programa de Gestão da Performance O impulso para ir mais longe está em suas mãos. Cada dia do ano é um passo à frente no seu desenvolvimento. Movimente-se!

2 Quer ir mais longe? O primeiro passo é ler este manual. Todos temos expectativas. Essa vontade de concretizar algo, de avançar em uma direção, é natural e nos move em qualquer área da vida. Mas tão importante quanto ter uma expectativa é saber o que fazer com ela e, dessa maneira, transformar desejos em ações estruturadas. Na vida profissional é exatamente assim: você deseja fazer mais pela sua carreira e trabalha duro por isso. E quando você tem metas claras, objetivos bem definidos e acompanhamento constante, torna-se capaz de desenhar um caminho de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que contribui para que a empresa cresça. Este manual foi criado com esse propósito. Durante todo o ano, o programa de Gestão da Performance é a ferramenta que acompanha, de forma contínua, os colaboradores do GPI na construção e na execução dos seus objetivos de carreira. O que você vê nas páginas a seguir é uma ferramenta que facilita o entendimento do que a empresa espera dos colaboradores. Ao mesmo tempo, cria um ambiente favorável para que todos, ao conhecerem as regras do jogo, movimentem-se e cheguem mais longe profissionalmente. Assim, o GPI segue cumprindo os princípios que norteiam a companhia, como o profissionalismo e a busca pela excelência. O ciclo contínuo de Gestão da Performance é um verdadeiro trabalho em equipe. A área de Recursos Humanos é quem administra o processo, fornecendo informações necessárias e suporte durante todo o ciclo. Aos gestores, cabe o papel de avaliar, dar feedback e orientar os colaboradores de suas equipes em relação às metas. Mais do que simplesmente preencher formulários, a avaliação de desempenho firma o compromisso de um diálogo aberto e frequente entre gestor e colaborador para que os objetivos individuais traçados sejam cumpridos e, assim, a empresa se fortaleça e atinja seus resultados operacionais e financeiros. Mas que objetivos são esses? Todos trabalhamos focados na nossa missão, que é ser o principal varejista do setor automotivo, e estamos ligados ao mesmo negócio; mas cada colaborador é único em suas responsabilidades, atividades e competências. Isso quer dizer que os planos de desenvolvimento são individuais, assim como as avaliações ao longo do ano. Para os avaliadores, o cumprimento de todas as fases da Gestão da Performance é igualmente importante afinal, quando cada colaborador se desenvolve, as equipes se fortalecem, e o resultado é o crescimento de todo o GPI. Com a implementação da Gestão da Performance, você irá: Saber o que esperam de você. Conhecer as competências, que são comportamentos apresentados no dia a dia. É o como as metas são atingidas. Ser responsável perante o que esperam. Compreender como o seu papel contribui para as metas da empresa. Apoiar-se em seu desenvolvimento. Ser avaliado de maneira justa, assim como ser reconhecido, orientado e recompensado por suas contribuições e seu desempenho.

3 Para tornar esse ciclo o mais claro possível, com metas aplicáveis à realidade de cada colaborador e de acordo com a expectativa do negócio, o ciclo da Gestão da Performance é dividido em cinco grandes fases, as quais você conhecerá a seguir. Imagine que cada etapa seja o impulso para a seguinte, num movimento que não para. À medida que esse ciclo avança, sua carreira também adquire a força necessária para se movimentar. Avaliado Manter um diálogo aberto com o gestor durante todo o ano. Estar aberto a feedbacks. Estabelecer METAs juntamente com o gestor. Compreender os objetivos propostos e trabalhar para alcançá-los. Conhecer as competências core da empresa. Construir, com o gestor, seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e colocar em prática as ações planejadas. Buscar desenvolvimento constante. Realizar autoavaliação e refletir sobre seu desempenho. Avaliador Manter um diálogo aberto com o avaliado durante todo o ano, com feedback constante. Estabelecer METAs juntamente com o colaborador. Auxiliar os avaliados na construção do seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Conhecer e compreender integralmente as competências core da empresa. Observar e desempenhar comportamentos positivos em relação a feedbacks e às etapas do ciclo da Gestão da Performance. Buscar e promover desenvolvimento constante. Avaliar o colaborador da equipe por meio de uma avaliação consistente. Recursos Humanos Administrar o processo de avaliação. Fornecer informações e suporte necessários. Estar disponível durante todo o ciclo.

4 janeiro a março Esta fase é o início para o sucesso do ciclo da Gestão da Performance, pois é quando colaborador e gestor estabelecem, juntos, as metas para todo o ano. Nesta etapa, você se encontrará com seu gestor para: - Estabelecer as METAs para o ano. - Adequar METAs alinhadas às da sua área. - Conhecer as competências técnicas/funcionais para sua posição. As METAs devem ser: específicas / Prazo determinado- Precisam ter prazos definidos e realistas - Precisam ser realistas e possíveis de serem alcançadas Dica Importante Seu desenvolvimento deve ser tangível, ou seja, pensado a partir de metas claras. Quanto menos subjetividade, melhor. Pense no momento atual e também no futuro da sua carreira. Você deve considerar o quanto pode avançar na função atual, bem como as atividades que te ajudarão a se desenvolver nessa área. O passo seguinte é progredir: se necessário, comece a pensar em novas habilidades que podem lhe preparar para outras oportunidades na empresa. julho Você já desempenhava as tarefas do dia a dia com zelo e comprometimento, certo? Agora, nesta fase, você irá direcionar seus esforços a cumprir as metas estabelecidas na fase 1. Tudo o que você e seu gestor conversaram na etapa Planejar será incorporado à sua rotina de trabalho. É hora de pôr a mão na massa.

5 Dica importante Mesmo nos períodos em que não há reuniões de feedback, mantenha uma comunicação transparente com seu gestor. Lembre-se de que esse relacionamento é excelente para que você compreenda os objetivos da sua área e mantenha seu foco nas metas. Seu desenvolvimento não depende só das tarefas do dia a dia. Buscar conhecimentos, dentro e fora da empresa, é saudável para sua vida profissional. Até uma conversa despretensiosa com colegas de outra área pode ser um aprendizado. agosto a setembro Esta fase corresponde à Revisão de Meio de Ano. Você e seu gestor terão uma conversa para rever os objetivos firmados no início e, se necessário, readequá-los. Por que isso é importante? Porque, em alguns meses, muita coisa pode mudar: você pode ter adquirido novas competências ou estar com alguma oportunidade; as estratégias da sua área podem ser outras; e o próprio negócio do GPI pode influenciar ajustes na sua avaliação. É hora de colocar o programa de Gestão da Performance em prática. Nesta etapa, você faz a autoavaliação do progresso do atingimento das suas metas e competências, que deve refletir o que foi atingido até aqui, considerando como as metas foram atingidas. Em seguida, essa mesma avaliação será feita pelo seu gestor. Por falar nisso, chegou a hora de conhecer as 6 competências esperadas (em níveis diferentes) por todos os colaboradores do GPI no Brasil: FOCO EM RESULTADOS: É a capacidade de estabelecer e superar metas e objetivos com alto impacto nos resultados. FOCO NO CLIENTE: Capacidade de perceber os requisitos e necessidades dos clientes, procurando gerar soluções e negociações de alto valor agregado e alinhado às estratégias da empresa. EXCELÊNCIA OPERACIONAL: É a capacidade de promover continuamente a melhoria de produtos, processos e serviços. RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: É a capacidade de perceber os comportamentos e expectativas dos interlocutores, assumindo posturas e atitudes construtivas na relação interpessoal e interfuncional. FLEXIBILIDADE: É a capacidade de se adaptar às mudanças ou alterar o seu comportamento ou estilo de trabalho diante de perspectivas diferentes e, até mesmo, opostas. TRABALHO EM EQUIPE: Capacidade para se integrar e trabalhar como parte de um grupo, cooperando com outros de forma ativa. Vê além dos limites da função e entende os impactos de suas ações. Dica importante Forneça o máximo de informações na sua autoavaliação, sempre com transparência e coerência. Busque olhar para além das suas atividades: quanto mais você compreende o impacto que o seu trabalho traz para o negócio como um todo, mais ampla é a sua visão sobre o quanto pode se desenvolver.

6 Líderes atentos O líder deve promover comportamentos positivos: - Ouça e receba feedbacks. - Forneça informações honestas e construtivas. - Esteja aberto para a mudança: isto pode auxiliá-lo, inclusive, na melhoria contínua de sua gestão de pessoas. O líder deve evitar comportamentos negativos: - Postura defensiva, linguagem inapropriada. - Não estar disposto a compartilhar informações. -Usar experiências mais recentes (últimas impressões), desconsiderando todo o ano do colaborador. outubro a dezembro Este momento é bem parecido com a etapa Executar. A diferença é que você estará ainda mais preparado para cumprir suas metas, depois de ter passado pela Revisão de Meio de Ano. É hora de fazer ainda melhor para atingir todas as metas. Dica importante Comece a pensar na Avaliação Final. Seu engajamento nesta fase pode ser decisivo. Reveja seu desempenho até aqui e procure eliminar qualquer dificuldade, sempre com a ajuda do seu gestor. Lembre-se: feedbacks constantes são fortes aliados.

7 janeiro a fevereiro Esta etapa é um balanço geral de tudo o que você construiu em todo o ciclo de Gestão da Performance do ano anterior. Assim como na fase Revisar, você fará sua autoavaliação, seu gestor avaliará seu desempenho e vocês terão uma conversa sobre o que foi desenvolvido até este momento. É hora de refletir para avançar. Dica importante Dedique tempo para o preenchimento do seu formulário. Evite fazer essa tarefa em cima da hora. Ouça atentamente o que seu gestor tem a dizer. O que ele observa a seu respeito pode mostrar algo que você talvez não tenha percebido, mas pode ajudar no seu desenvolvimento. Todo feedback é bem-vindo. Não deixe nenhuma dúvida ou pendência para depois. A conversa final é estratégica para que o ciclo da Gestão da Performance avance sem tropeços. Seu PDI Você se lembra, no início do manual, quando falamos que a Gestão da Performance é um ciclo contínuo que acontece durante todo o ano? Pois o seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vai ser um dos impulsos mais importantes para que você avance afinal, desenvolver-se significa aprender continuamente. Esse é um processo de reflexão destinado a orientar decisões e priorizar ações do colaborador no que diz respeito a: pontos fortes e pontos de melhoria; aonde quer chegar; e o que se deve fazer, como, quando e por quê. O PDI caminha lado a lado com os objetivos do negócio. Então, um bom Plano leva em consideração as competências necessárias para cumprir determinado objetivo. Um PDI bem sucedido te ajudará a: - Maximizar o aprendizado e o desempenho da sua função atual. - Construir e potencializar seus pontos fortes. - Desenvolver ações focadas em suas oportunidades de melhoria - Preparar-se para potenciais oportunidades futuras. - Assegurar seu crescimento profissional no GPI. Atenção, líderes! As mesmas atitudes positivas mostradas no texto Líderes atentos devem ser reproduzidas nesta etapa. A eficácia da Gestão da Performance e o desempenho da sua equipe dependem muito do seu papel como gestor. 07

8 Sempre que precisar, você pode tirar dúvidas com seu gestor ou com o departamento de Recursos Humanos, no telefone (11)

Clique aqui para adicionar um texto. Ago/2017

Clique aqui para adicionar um texto. Ago/2017 Clique aqui para adicionar um texto Ago/2017 Clique aqui Ciclo para de adicionar Gente um texto Avaliação de Competências Integração das Metas de 2016 9box Clique aqui para Objetivos adicionar um texto

Leia mais

Transformando organizações e pessoas

Transformando organizações e pessoas Transformando organizações e pessoas Olá! Transformando organizações e pessoas Já é indiscutível o quanto as pessoas são importantes na concretização dos resultados e que quanto mais preparadas, melhor!

Leia mais

COMO GERIR SEUS TALENTOS CRISE EM TEMPOS DE

COMO GERIR SEUS TALENTOS CRISE EM TEMPOS DE COMO GERIR SEUS TALENTOS CRISE EM TEMPOS DE? A força de trabalho é um dos principais ativos de uma empresa. Durante os períodos de crise, os colaboradores são atingidos por uma série de incertezas e preocupações

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO FAZER DE MANEIRA ASSERTIVA A gestão por competências tem como principal objetivo melhorar o desempenho dos funcionários

Leia mais

17/10/2016. Competências na Gestão do Conhecimento e Aprendizagem. Aula Diálogo de Desenvolvimento

17/10/2016. Competências na Gestão do Conhecimento e Aprendizagem. Aula Diálogo de Desenvolvimento Competências na Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Aula 14.10.16 Diálogo de Desenvolvimento 1 Diálogo de Desenvolvimento Feedback ou Feedforward Revisão do papel do gestor e do colaborador Foco para

Leia mais

04 Primeiros Passos: O que são Metas? 07 Metas SMART. 10 Planejando suas Metas. 13 AÇÃO: Definindo Metas para o seu negócio

04 Primeiros Passos: O que são Metas? 07 Metas SMART. 10 Planejando suas Metas. 13 AÇÃO: Definindo Metas para o seu negócio GUIA DO PLANEJAMENTO DE METAS COMO CRIAR METAS EFICIENTES E REALIZÁ-LAS ÍNDICE 04 Primeiros Passos: O que são Metas? 07 Metas SMART 10 Planejando suas Metas 13 AÇÃO: Definindo Metas para o seu negócio

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONQUISTANDO RESULTADOS SUMÁRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONQUISTANDO RESULTADOS O que é?...3 Mas qual é o problema?...4 Subjetividade...5 Rotina...6 Comprometimento...7 7 Passos

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico O planejamento estratégico se apresenta como uma ferramenta essencial às empresas comprometidas com o sucesso. Afinal, de um modo bastante resumido, sua proposta é ser a trilha

Leia mais

TEMA 1: Papel do gestor Responsabilidades do gestor. Palestrante: Andrea Ceneviva

TEMA 1: Papel do gestor Responsabilidades do gestor. Palestrante: Andrea Ceneviva TEMA 1: Papel do gestor Responsabilidades do gestor Palestrante: Andrea Ceneviva Quais são os 4 pilares da Administração? Administrar significa planejar algo, organizar, controlar e dirigir os recursos

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento.

Além disso, saber onde seus funcionários precisam melhorar vai ajudar e muito na criação de planos de desenvolvimento. Este conteúdo faz parte da série: Avaliação de Desempenho Ver 3 posts dessa série O que é Quando o assunto é gestão de pessoas um dos tópicos mais importantes e falados é a avaliação de desempenho. Esse

Leia mais

Sua avaliação de desempenho traz resultados positivos para a empresa?

Sua avaliação de desempenho traz resultados positivos para a empresa? Sua avaliação de desempenho traz resultados positivos para a empresa? Em tempos de intensas mudanças na área de RH, vemos a avaliação de desempenho como um dos processos que estão na corda bamba. Pouco

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver

Leia mais

Guia de Apoio Avaliação de Performance. Definição e Cadastro de Objetivos. Página 1 de 19

Guia de Apoio Avaliação de Performance. Definição e Cadastro de Objetivos. Página 1 de 19 Guia de Apoio Avaliação de Performance Definição e Cadastro de Objetivos Página 1 de 19 Sumário 1. Avaliação de Performance... 3 2. Definição de Objetivos... 4 3. Metodologia SMART... 4 3.1 Exemplo de

Leia mais

LIDERANÇA D E S E N V O LV I M E N T O D E TA L E N T O S

LIDERANÇA D E S E N V O LV I M E N T O D E TA L E N T O S LIDERANÇA U M A N O VA P E R S P E C T I VA PA R A O D E S E N V O LV I M E N T O D E TA L E N T O S Se você ocupa um cargo de liderança e busca estar sempre atualizado em relação ao tema, deve ter percebido

Leia mais

Como avaliar o desempenho do profissional de TI

Como avaliar o desempenho do profissional de TI Como avaliar o desempenho do profissional de TI Quantas linhas de código foram produzidas neste trimestre? Quantas horas (ou dias ou semanas) atrasaram a entrega de um projeto? O projeto ultrapassou ou

Leia mais

Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho OBJETIVO A Avaliação de Desempenho foi desenvolvida com o objetivo de avaliar as competências dos funcionários com base na Cultura da nossa empresa, fornecer um feedback estruturado e acompanhar o seu

Leia mais

Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho OBJETIVO A Avaliação de Desempenho foi desenvolvida com o objetivo de avaliar as competências dos funcionários com base na Cultura PAR, fornecer um feedback estruturado e acompanhar o seu desenvolvimento.

Leia mais

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação.

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação. IMPORTANTE: Em ótimas condições do ambiente, a grande maioria das pessoas pode ter a capacidade de desempenhar-se adequadamente em quaisquer das seguintes competências. Referimo-nos a "ótimas condições"

Leia mais

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O QUE É? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição

Leia mais

Motivação no trabalho

Motivação no trabalho Motivação no trabalho Um dos maiores desafios que todas as empresas enfrentam é manter a motivação de seus profissionais alta no dia a dia, afinal de contas, todos os resultados são obtidos com os esforços

Leia mais

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE?

Grupo 1 Análise sob a ótica da Empresa. Quais benefícios contribuem para o desenvolvimento da comunidade que recebe o PVE? Sistematização da atividade realizada pelos participantes do encontro sobre Investimento Social e Voluntariado Empresarial do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 13. Abr. 2013 Grupo 1 Análise

Leia mais

Liderança não é um dom e pode ser desenvolvida

Liderança não é um dom e pode ser desenvolvida Liderança não é um dom e pode ser desenvolvida Não é preciso nascer com certas habilidades para se tornar um gestor bem sucedido Publicado em 13/04/2012 20:56:00 Fonte:http://www.noticenter.com.br/?modulo=noticias&caderno=gestao&noticia=2012071700075-

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU 0 ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 O QUE É A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?... 3 QUAL O OBJETIVO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?... 3 QUEM

Leia mais

Pós em Mediação, Conciliação, Negociação e Arbitragem. Negociação e Processo Decisório

Pós em Mediação, Conciliação, Negociação e Arbitragem. Negociação e Processo Decisório Pós em Mediação, Conciliação, Negociação e Arbitragem Negociação e Processo Decisório Quando negociamos? Por que negociamos? Atenção: Ter prática não significa, obrigatoriamente, negociar bem Duas razões

Leia mais

Avaliação de Desenvolvimento e Performance

Avaliação de Desenvolvimento e Performance Avaliação de Desenvolvimento e Performance - 2017 Metas Composição de Metas 2017 (Exceto Executivos de Vendas) Metas x PLR Diretores Gerentes Coordenadores Placar de metas individuais * e corporativas

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU

ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU 0 ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS FAEPU APRESENTAÇÃO Este manual busca orientar os funcionários do quadro da FAEPU sobre a Avaliação de Desempenho que será realizada.

Leia mais

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 AFINAL, O QUE É UMA CONTROLADORIA ESTRATÉGICA? 6 COMO ELA FUNCIONA NA PRÁTICA? 10 O QUE FAZ UM CONTROLLER? 14 COMO FAZER UMA CONTROLARIA DA MELHOR

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL GUIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL Chegamos ao momento de construir um plano de desenvolvimento para as necessidades identificadas a partir de seu autodiagnóstico e reflexões iniciais.

Leia mais

Do mundo da fantasia ao mundo real

Do mundo da fantasia ao mundo real Do mundo da fantasia ao mundo real Olá Mulher empreendedora! Vamos falar um pouquinho sobre os nossos desafios? Nos dias de hoje precisamos ser multitarefas, conciliamos nossa a carreira com outras atividades,

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão e desenvolvimento

Leia mais

23/07/2014. PDL Programa de. desenvolvimento de lideranças

23/07/2014. PDL Programa de. desenvolvimento de lideranças PDL Programa de desenvolvimento de lideranças 2014 PROGRAMAÇÃO 1 Apresentação do Programa 2 Reflexão sobre Liderança 3 Expectativas para o PDL 4 Avaliação da Oficina 1 Apresentação do Programa O objetivo

Leia mais

Gestão do Desempenho. Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes. Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante

Gestão do Desempenho. Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes. Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Gestão de Pessoas Gestão do Desempenho Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão do Desempenho Nesta unidade,

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO Projeto Integrador Curso: Gestão de Tecnologia da Informação Módulo I Matutino Disciplina: Tópicos Especiais em Administração Prof.: Itair Pereria Alunos: Valdivino de

Leia mais

O papel do líder no engajamento dos profissionais

O papel do líder no engajamento dos profissionais O papel do líder no engajamento dos profissionais O que é engajamento e para que serve? O comprometimento de um empregado e sua vontade para trabalhar além das expectativas, ou seja, o seu engajamento

Leia mais

ELIZIANE PIVATO. Dicas infalíveis. para falar em público. e influenciar. elizianepivato.com.br

ELIZIANE PIVATO. Dicas infalíveis. para falar em público. e influenciar. elizianepivato.com.br ELIZIANE PIVATO 7 Dicas infalíveis para falar em público e influenciar elizianepivato.com.br Introdução Qual atitude fará diferença para sua vida? Por que as pessoas agem diferente de você? Já imaginou

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS OFICINA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O que é? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição de

Leia mais

Alinhamento estratégico e acompanhamento das Metas

Alinhamento estratégico e acompanhamento das Metas Alinhamento estratégico e acompanhamento das Metas Estratégia para envolver todos na Organização para entregar os resultados esperados Alberto Pezeiro Sócio-Fundador & CEO pezeiro@setadg.com.br TEL.+55.19.3778.9735

Leia mais

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)?

Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Quanto custa gerir desempenho (e não o gerir)? Introdução Fazer a gestão de desempenho é uma tarefa que envolve diversas ações e etapas, cujos resultados poderão ser amplamente utilizados para que a organização

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Individual - PDI Recursos Humanos

Plano de Desenvolvimento Individual - PDI Recursos Humanos Plano de Desenvolvimento Individual - PDI Recursos Humanos Joinville, Abril de 2014 0 Ciclo de Desempenho RECURSOS Definição de Objetivos/Metas Globais Fev/13 Desenvolvimento PDI Abr/14 Criação de Objetivos/

Leia mais

Do planejamento à gestão de projetos. Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática.

Do planejamento à gestão de projetos. Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática. Do planejamento à gestão de projetos Confira os 9 requisitos fundamentais para colocar o planejamento estratégico em prática. O planejamento estratégico é um dos temas que mais circulam entre a alta gerência

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Aula 6 Professor Douglas Pereira da Silva. DPS aula 6 Coaching

Aula 6 Professor Douglas Pereira da Silva. DPS aula 6 Coaching Aula 6 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Competências dos profissionais 2 3 4 5 O que é Coaching: Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoalem que um instrutor (coach)

Leia mais

DESENVOLVER LÍDERES EM C O M P O R TA M E N T O S E G U R O

DESENVOLVER LÍDERES EM C O M P O R TA M E N T O S E G U R O DESENVOLVER LÍDERES EM SEGURANÇA C O M P O R TA M E N T O S E G U R O M&M Tecnologia Comportamental Jundiaí - SP Atuação Brasil e América Latina 011 99268-5249 cmassera@comportamentoseguro.com.br www.comportamentoseguro.com.br

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O processo de gestão das organizações pode ser dividido em 3 etapas: Planejamento ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Execução Controle Planejamento Planejamento e Controle É uma função

Leia mais

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Instrutor/Orientador Sigmar Sabin www. sigmarsabin.com.br comercial@ sigmarsabin.com.br 41.99666.8183 Whats APOIO Gandara Representações Realização Parabéns!!!

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Novembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Finalizar o conteúdo da Disciplina Governança de

Leia mais

10 dicas para uma transição de carreira bem planejada

10 dicas para uma transição de carreira bem planejada 10 dicas para uma transição de carreira bem planejada 10 dicas para uma transição de carreira bem planejada Seguir a mesma carreira por toda a vida pode parecer um conceito ultrapassado pelas mudanças

Leia mais

GUIA. Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria

GUIA. Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria GUIA Como maximizar a aprovação dos novos projetos de TI para a diretoria INTRODUÇÃO A área de tecnologia das organizações vem tendo um aumento de visibilidade significativa nos últimos anos. A TI tem

Leia mais

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA 15/2/2012 Profa. Adriana Duarte GESTÃO DE PESSOAS Profa. Mary Pires Profa. Adriana Duarte 2 RELAÇÃO TAREFA Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ 1 CONHECENDO

Leia mais

Gestão por Competência

Gestão por Competência Gestão por Competência Vera Gobetti 04/05/2017 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS É UMA EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS A Competência é sustentada em 3 pilares: 1- Conhecimento 2- Habilidades 3- Atitudes Aspectos Fundamentais

Leia mais

1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR

1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR 4 INTRODUÇÃO Cada vez que o mundo dos negócios fica suficientemente complexo, e inexplicável concluímos que essa é a maneira de Deus dizer a simples mortais como nós que o mundo dos negócios indiscutivelmente

Leia mais

COMO avaliar melhor SEUS FUNCIONARIOS?

COMO avaliar melhor SEUS FUNCIONARIOS? COMO avaliar melhor SEUS FUNCIONARIOS?? As avaliações de performance são muitas vezes vistas de maneira negativa por gestores e funcionários. Os líderes se sentem desconfortáveis em avaliar, especialmente

Leia mais

O planejamento da empresa está na palma da sua mão. E o SEBRAE-SP dá a dica sobre como organizar essas etapas. grandes. elementos 5 da boa gestão 5

O planejamento da empresa está na palma da sua mão. E o SEBRAE-SP dá a dica sobre como organizar essas etapas. grandes. elementos 5 da boa gestão 5 RESULTADO ESPERADO QUANTIDADE O QUE SE QUER ALCANÇAR PRAZO AÇÃO O planejamento da empresa está na palma da sua mão. E o SEBRAE-SP dá a dica sobre como organizar essas etapas. 5 5 grandes querer fazer e

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP)

XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Prof. Roberto Ruas PPGA/UNINOVE Introdução: - Importância do evento

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS: O GUIA BÁSICO PARA SE TRANSFORMAR EM UM LÍDER EMPRESARIAL

GESTÃO DE PESSOAS: O GUIA BÁSICO PARA SE TRANSFORMAR EM UM LÍDER EMPRESARIAL GESTÃO DE PESSOAS: O GUIA BÁSICO PARA SE TRANSFORMAR EM UM LÍDER EMPRESARIAL Introdução...3 O que é gestão de pessoas...5 Muito além do trabalho do RH...8 A importância da especialização...11 5 passos

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS O Feedback 360 é um instrumento projetado para fornecer um foco desenvolvimentista a respeito dos pontos fortes das habilidades comportamentais específicas e suas necessidades de desenvolvimento. Este

Leia mais

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO VISÃO SISTÊMICA PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO Compreende o impacto e relação das suas atividades no contexto geral dos processos do Sistema FIEB. Não considera os impactos do desenvolvimento

Leia mais

Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil

Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil Agenda Objetivos da G. Desempenho Conceitos estruturantes O Modelo concebido para o grupo Águas do Brasil Relato da Experiência e dos Resultados

Leia mais

E-book gratuito O Líder na Gestão de Carreira da sua Equipe

E-book gratuito O Líder na Gestão de Carreira da sua Equipe O Líder na Gestão de Carreira da sua Equipe por Ednéia Renó Olá, obrigada por dedicar o seu tempo com um tema tão relevante, a importância do Líder apoiar a gestão da carreira da sua equipe. Um bom Líder

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

Vivendo de acordo com nossos valores...

Vivendo de acordo com nossos valores... Vivendo de acordo com nossos valores... o jeito Kinross Nossa empresa, Kinross, é uma companhia internacional de mineração de ouro sediada no Canadá com operações e projetos de desenvolvimento nos Estados

Leia mais

RELATÓRIO/TREINAMENTO/TRABALHO EM EQUIPE/ MOTIVAÇÃO

RELATÓRIO/TREINAMENTO/TRABALHO EM EQUIPE/ MOTIVAÇÃO ESTADO DO TOCANTINS Secretaria Municipal de Assistência Social Centro de Referencia de Assistência Social-CRAS RELATÓRIO/TREINAMENTO/TRABALHO EM EQUIPE/ MOTIVAÇÃO CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DO CRAS

Leia mais

eduardo@ ENDP 2017 13/09/2017 DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS NA TERCEIRIZAÇÃO DO SETOR PÚBLICO EDUARDO CARMELLO eduardo@ www. 2017 2019 2022 >Orientar e Capacitar Empresas para produzir o Futuro Desejado

Leia mais

Programa de Desenvolvimento para Auditores Internos: protagonismo, estratégia e liderança.

Programa de Desenvolvimento para Auditores Internos: protagonismo, estratégia e liderança. Programa de Desenvolvimento para Auditores Internos: protagonismo, estratégia e liderança. Estudo de caso Vitimização O que é PROTAGONISMO? Entregar Atender ao que é pedido Construir Transformar a realidade

Leia mais

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança

A flecha invertida. Gestão do Desempenho como critério de avaliação da liderança A flecha invertida Introdução Um dos objetivos da gestão do desempenho é alinhar a gestão estratégica de pessoas, os objetivos organizacionais e as expectativas pessoais. Gerenciar o desempenho das pessoas

Leia mais

Lidere sua equipe para ter melhores resultados

Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Lidere sua equipe para ter melhores resultados Objetivo: Sensibilizar os empresários das micro e pequenas empresas sobre a importância da liderança eficaz

Leia mais

Quem é responsável pela Gestão de Desempenho?

Quem é responsável pela Gestão de Desempenho? Quem é responsável pela Gestão de Desempenho? Introdução Considere que você já compreendeu como funciona o processo de gestão de desempenho, agora, precisamos conhecer e saber analisar até que ponto cada

Leia mais

Fazendo MAIS em MENOS TEMPO: Metodologia SCRUM Guia completo

Fazendo MAIS em MENOS TEMPO: Metodologia SCRUM Guia completo Fazendo MAIS em MENOS TEMPO: Metodologia SCRUM Guia completo TREINAMENTO SCRUM APLICADO A TIMES ENACTUS Como todo ambiente de trabalho dinâmico, desafiador e passível a mudança, o ambiente Enactus exige

Leia mais

5.1. Sugestões para pesquisas futuras

5.1. Sugestões para pesquisas futuras 5 Conclusão A presente pesquisa trata o problema de identificação e avaliação de competências organizacionais capazes de alavancar vantagem competitiva sustentada em empresas fabricantes de produtos de

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa:

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa: Sumário 1º ACREDITAR... 4 2º PERSISTIR... 5 3º TRABALHO DURO... 6 4º EXIGIR... 7 5º CLIENTES... 7 6º RELACIONAMENTO... 8 7º DINHEIRO... 9 8º SEJA INOVADOR... 10 O que você precisa saber antes de começar

Leia mais

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança.

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Postura de Líder Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Por isso reunimos neste workbook os 21 requisitos fundamentais para o sucesso em farmácia, observados nestes mais de 20

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de Gestão de Pessoas, selecionar. Conhecer o papel do gestor de pessoas

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA

COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA COMO O CLIMA ORGANIZACIONAL VAI ATRAIR OS MELHORES TALENTOS PARA A SUA EMPRESA Com a retração do mercado de trabalho e o aumento

Leia mais

MIRELA DE CARVALHO RICARDO PAES DE BARROS

MIRELA DE CARVALHO RICARDO PAES DE BARROS MIRELA DE CARVALHO RICARDO PAES DE BARROS Produção e uso de evidências: aproximações e aprendizados para aprimorar políticas educacionais MIRELA DE CARVALHO RICARDO PAES DE BARROS INSTITUTO UNIBANCO 3

Leia mais

Profª Daniela Cartoni

Profª Daniela Cartoni Etapa da Negociação Planejamento, estratégias e táticas Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Etapas da negociação Uma negociação é um processo de comunicação interativa que pode ocorrer quando

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GOVERNANÇA, SISTEMAS E INOVAÇÃO

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GOVERNANÇA, SISTEMAS E INOVAÇÃO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GOVERNANÇA, SISTEMAS E INOVAÇÃO MODELO DE GESTÃO Estratégia de Governança Digital 1. OBJETIVO

Leia mais

04/04/2013. Estabelecimento de Metas 1a Etapa do Ciclo Gestão Desempenho Exercício 2013

04/04/2013. Estabelecimento de Metas 1a Etapa do Ciclo Gestão Desempenho Exercício 2013 04/04/2013 Estabelecimento de Metas 1a Etapa do Ciclo Gestão Desempenho Exercício 2013 A Etapa de Definição de Metas do Ciclo de Gestão de Desempenho 2013 ocorre de 08/04/2013 a 24/04/2013 Fundamental

Leia mais

ANEXO IX. Manual da Avaliação de Desempenho. São Paulo Turismo S.A.

ANEXO IX. Manual da Avaliação de Desempenho. São Paulo Turismo S.A. ANEXO IX Manual da Avaliação de Desempenho São Paulo Turismo S.A. 129 OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO A avaliação de desempenho será um processo anual e sistemático que, enquanto processo de aferição

Leia mais

Nivelar e disseminar os principais conceitos e a metodologia sobre GESTÃO POR COMPETÊNCIAS no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região.

Nivelar e disseminar os principais conceitos e a metodologia sobre GESTÃO POR COMPETÊNCIAS no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. Secretaria de Recursos Humanos 2014 metodologia missão atitude mapeamento mensurar metas valores gestão capacitar prestação missão CHA GAP conhecimentos Competências Objetivos estratégia gestão missão

Leia mais

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre...

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Este bate papo que tivemos foi, na verdade, para inaugurar o Programa Sua carreira; Sua vida profissional; Dicas para o auto-desenvolvimento;

Leia mais

PALESTRANTE

PALESTRANTE PALESTRANTE Conexão Animal & Sucesso Pessoal Contrate o Palestrante que trará melhor RESULTADO para seu próximo evento! SOBRE O PALESTRANTE: Adriano Simões é médico veterinário e palestrante comportamental

Leia mais

Código de Boas Práticas de Impacto REPORTE EXECUTIVO

Código de Boas Práticas de Impacto REPORTE EXECUTIVO Nota Prévia O Código de Boas Práticas de foi produzido pelo NCVO, membro do Inspiring Impact. O Inspiring Impact é um programa que visa alterar até 2022 a forma como o setor voluntário no Reino Unido se

Leia mais

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Gestão do desempenho Prof. Marco A. Arbex Gestão x avaliação O termo gestão do desempenho surge nos últimos anos como conceito alternativo para as técnicas

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA O que é empreender? Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforços

Leia mais

Manual de Funcionalidades Smartleader

Manual de Funcionalidades Smartleader Manual de Funcionalidades Smartleader Aproveite seu Smartleader ao máximo! www.smartleader.com.br Atualizado 27 Abr 2018 Nossa Missão Ser o melhor sistema para gestão de performance do Brasil Com uma equipe

Leia mais

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003)

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003) RESUMO A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus

Leia mais

USO DE TECNOLOGIA EDUCAÇÃO. Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional. Prof.: Jiyan Yari

USO DE TECNOLOGIA EDUCAÇÃO. Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional. Prof.: Jiyan Yari USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional Prof.: Jiyan Yari Fazer uso da tecnologia na educação é uma necessidade inadiável... Pergunta: De que a forma

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental. Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da Ceran e saiba como ajudar sua comunidade

Programa de Responsabilidade Socioambiental. Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da Ceran e saiba como ajudar sua comunidade Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da Ceran e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da Ceran. Também já deve ter

Leia mais

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA

COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA COMO CONSTRUIR O ENGAJAMENTO NA EMPRESA O engajamento é uma questão importante para as empresas, que precisam garantir um bom clima organizacional que sustente altos níveis de produtividade e o alcance

Leia mais

Guia simplificado de Implantação do Planejamento Estratégico

Guia simplificado de Implantação do Planejamento Estratégico Guia simplificado de Implantação do Planejamento Estratégico O planejamento estratégico envolve a definição de uma visão almejada para o futuro e metas de apoio que possam ser avaliadas frequentemente

Leia mais

NetACT WORKSHOP CALUQUEMBE - ANGOLA 2013

NetACT WORKSHOP CALUQUEMBE - ANGOLA 2013 NetACT WORKSHOP CALUQUEMBE - ANGOLA 2013 PLANEAMENTO ESTRATÉGICO Façá-lo na dependência de Deus Leitura: Isaias 30: 1-5 Versiculo chave: Vs 1 O Senhor declara: Ai de vós, filhos rebeldes, que fazeis projectos

Leia mais

CARREIRAS E SALÁRIOS EM CONTABILIDADE 2018

CARREIRAS E SALÁRIOS EM CONTABILIDADE 2018 CARREIRAS E SALÁRIOS EM CONTABILIDADE 2018 SUMÁRIO Introdução... 3 O Mercado Contábil em 2018... 4 Perfil Desejado... 5 Prepare-se para o Mercado Contábil em 2018... 8 Conclusão... 10 3 INTRODUÇÃO O ano

Leia mais

elementos do sucesso financeiro.

elementos do sucesso financeiro. 7 elementos do sucesso financeiro. Adriano Fabri elementos do 7sucesso financeiro. O propósito desse ebook. Este ebook tem como propósito ajudar as pessoas a buscar o equilíbrio e o sucesso financeiro

Leia mais