Escola Básica e Secundária de Velas LINHAS DE EXPLORAÇÃO DO QUADRO DE COMPETÊNCIAS. Educação Visual

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola Básica e Secundária de Velas LINHAS DE EXPLORAÇÃO DO QUADRO DE COMPETÊNCIAS. Educação Visual"

Transcrição

1 Escola Básica e Secundária de Velas LINHAS DE EXPLORAÇÃO DO QUADRO DE COMPETÊNCIAS Educação Visual

2 Escola Básica e Secundária de Velas DISCIPLINA: EDUCAÇÃO VISUAL COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS REGIONAIS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS A DESENVOLVER CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS / ACTIVIDADES Perceber e valorizar a importância da criatividade na Educação Visual. Compreender que a linguagem visual é uma aprendizagem. COMUNICAÇÃO ELEMENTOS VISUAIS DA COMUNICAÇÃO C7, C10, C13, C14, C15. Conhecer os conceitos e terminologias das Artes Visuais. Identificar e distinguir os elementos estruturais da linguagem plástica: ponto, linha, textura, cor, plano e volume. Reconhecer e aplicar os elementos visuais: ponto, linha e plano como meios expressivos. 1. ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA LINGUAGEM PLÁSTICA O ponto A Linha Análise de pintura pontilhista. ( C6) Reprodução de imagens utilizando formas pontuais. ( C2) Reprodução de imagens utilizando formas lineares. ( C2) Expressão do Desenho através de linhas. ( C8) A linha como estrutura/ritmo/textura modeladora/superfície. (C1)

3 Identificar e distinguir os vários tipos de texturas: naturais, artificiais, bidimensionais e tridimensionais. A Textura Exercícios com estampagem, carimbos e silhueta. ( C7) Noção de textura (texturas naturais/ artificiais e bidimensionais / tridimensionais). (C13, C14, C15) Recolha de texturas e produção de texturas visuais e/ou visuais e tácteis. ( C13, C14) Criar composições a partir de observações directas e de realidades imaginadas utilizando os elementos e os meios da expressão visual. O Volume Observação de sólidos e percepção das suas três dimensões (altura, largura e comprimento). (C1) Construção de origamis e de sólidos ou embalagens. ( C8) Reconhecer a importância da cor e dos seus significados na percepção do mundo envolvente. O Plano A Cor Fazer o levantamento gráfico (com lápis, esferográfica, carvão, guaches, marcadores, etc.) do seu envolvimento (equipamento, habitação, paisagem, actividades, pessoas, etc.) ( C10) C3, C4, C7, C9, Identificar diferentes formas de comunicação visual. Reconhecer as Artes Plásticas como expressão das emoções e do conhecimento. Identificar conceitos em obras artísticas. 2. FORMAS DE COMUNICAÇÃO VISUAL Artes Plásticas Elaboração de um trabalho sobre um grande pintor. ( C3, C6) Reprodução de alguns quadros de pintores conhecidos dos alunos. ( C8)

4 C10, C12, C13, C14, C15. Reconhecer os diferentes meios de expressão nas Artes Plásticas (na pintura, na escultura, no desenho, na instalação). Criação de pinturas influenciadas por características de alguns pintores.( C8) Entender a ilustração como forma de comunicação visual. Ilustração Realização da ilustração de um conto/ texto. ( C3, C5) Reconhecer e identificar as diversas aplicações da ilustração (ilustração publicitária, editorial, científica, narrativa, técnica e de moda). Conhecer e aplicar a narrativa gráfica e literária da Banda Desenhada, as suas características, técnicas e metodologias. Observação e identificação de enquadramentos (planos) em Bandas Desenhadas, fotografias/slides e filmes. ( C3) Elaboração de uma prancha de Banda Desenhada. ( C3, C8) Entender o Design como uma metodologia. Identificar as principais áreas de intervenção do Design: Design de Comunicação, Design Industrial ou de Produto e Design de Moda. Aplicar a metodologia do Design na elaboração de cartazes, alfabetos, paginações, sinais, símbolos e embalagens. Design Elaboração de um cartaz publicitário. ( C3, C4, C8) Elaboração de um candeeiro utilizando material reutilizado. ( C7, C9) Perceber o carácter comunicativo e visual da publicidade. Publicidade Investigação do papel da figura humana na publicidade. ( C3, C10) Identificar as modalidades mais utilizadas em publicidade. Saber descodificar algumas mensagens publicitárias e identificar os seus efeitos positivos e nefastos.

5 Entender as principais funções da Arquitectura. Arquitectura Recolher informação sobre alguns estilos arquitectónicos. ( C6) Reconhecer os estilos arquitectónicos mais importantes. Identificar estilos arquitectónicos no meio onde vivem. ( C13, C14) Entender o planeamento como um modo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Valorizar a património natural, artístico e arquitectónico como um bem a preservar. Perceber a fotografia como instrumento de registo para vários fins: estéticos, comunicativos ou funcionais. Fotografia Fotografar de forma a expressar determinadas emoções, sensações, etc. ( C8) Entender e utilizar a fotografia como meio expressivo, narrativo, criativo e original. Reconhecer o cinema como uma linguagem de comunicação muito rica e abrangente. Cinema Elaboração de um pequeno filme. ( C3, C8) Compreender a função do enquadramento (planos), dos pontos de vista e do movimento da câmara na linguagem do cinema. Reconhecer a riqueza expressiva, plástica e narrativa do cinema de animação e das suas diversas técnicas. Participar em momentos de improvisação no processo de criação artística. Cinema de animação Elaboração de um filme de animação através da técnica da plasticina, recorrendo ao software de edição de vídeo. ( C3, C7, C9, C10). Apresentação à comunidade escolar dos filmes de animação realizados pelos alunos. ( C3, C7, C9, C10).

6 Entender a televisão como importante meio de comunicação visual. Entender o vídeo como linguagem narrativa. Televisão Vídeo Visualização de filmes de animação realizados por artistas nacionais e internacionais. ( C3, C4). Reconhecer a multimédia como combinação de vários meios: imagem, texto, som, vídeo e animação. Multimédia Elaboração de um cartaz usando o computador e respectivo software. ( C3, C4, C7, C9, C12, C14, C15) Tratamento e produção de imagens, usando o computador. Saber utilizar software específico para a elaboração de produtos visuais. Gravação de um CD-Rom com alguns trabalhos elaborados pelos alunos. ( C9). Usar diferentes tecnologias da imagem na realização plástica. Reconhecer as vantagens da multimédia. Saber distinguir os vários produtos multimédia (CD-ROM, DVD, Internet, etc.) Reconhecer a importância visual e comunicativa das artes do espectáculo, nomeadamente o teatro, da ópera, das marionetas/ fantoches e do circo. Artes do Espectáculo Cooperação com a Oficina de Teatro. ( C3, C7, C9, C10). Criação de marionetas. ( C3, C4, C7, C9, C10, C15). C3, C4, Compreender como se processa a comunicação visual. Inventar símbolos / códigos para representar o material artístico. CÓDIGOS DE COMUNICAÇÃO VISUAL Execução da capa do aluno e respectiva identificação e decoração usando a técnica da colagem. ( C5) Realização do logotipo (da escola, do aluno,

7 C13, C14. da associação de estudantes, ) ( C13, C14) Observação e análise de ícones de origem variada (nacionais e estrangeiros). ( C4, C6) C3, C4, C8. Utilizar técnicas, processos e instrumentos para estimular e desenvolver a imaginação e a criatividade. PAPEL DA IMAGEM NA COMUNICAÇÃO Elaboração de postais de Natal, de s. Valentim, Felicitações,.... ( C3, C4, C8) ESPAÇO C3, C9, C10, C11, C12, C13, C14, C15. Conceber organizações espaciais dominando as regras elementares da composição. Entender o desenho como um processo de observação, registo e comunicação. Entender o desenho como um meio para a representação expressiva e rigorosa de formas. Aprender metodologias para a representação, através do desenho, de formas simples e complexas. Entender a utilidade das linhas estruturantes e das linhas auxiliares no desenho. Compreender e aplicar os processos do desenho linear e do desenho volumétrico. 1. REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO Objectos e espaço envolvente Sobreposição Dimensão Cor Claro/Escuro Gradação de nitidez Representar o espaço utilizado, isoladamente ou de modo integrado, as sobreposições, variações de dimensão, de cor e de claro-escuro ou as gradações de nitidez. ( C3, C10, C13, C15). Observação de fotografias a preto e branco. (C11, C12, C13, C15) Reprodução de fotografias a preto e branco (desenho de luz e sombra). ( C8) Desenho de ruas/ vistas de edifícios/ paisagens,.... ( C11, C13, C15) Desenhar espaços interiores e exteriores, à mão livre e analisar o resultado após observação de fotografias/ slides com a identificação dos pontos de fuga e de vista.

8 Conhecer e aplicar as técnicas básicas do desenho rigoroso na geometria plana e na geometria no espaço. Compreender a geometria plana e a geometria no espaço como possíveis interpretações da natureza e princípios organizadores das formas. Desenho rigoroso Geometria no plano Corrigir desenhando de novo o mesmo local, e comparar ambos. (C13, C14,C15) Traçado de formas geométricas elementares: ( C2) - Ponto, recta, segmento de recta; - Divisão do segmento de recta em partes iguais; - Circulo/circunferência e sua divisão em partes iguais. Traçado de curvas concordantes, espirais e arcos. ( C2) Elaboração de uma investigação histórica sobre os arcos. ( C9) Conhecer e aplicar as técnicas básicas do desenho rigoroso na geometria no espaço. Compreender a importância do desenho rigoroso em determinados tipos de representação. Entender o desenho como um meio para a representação expressiva e rigorosa de formas. Entender o desenho como um processo de observação, registo e comunicação. Aprender metodologias para a representação, através do desenho, de formas simples e complexas. Entender a utilidade das linhas estruturantes e das linhas auxiliares no desenho. Geometria no espaço Perspectiva de observação (livre e rigorosa) Traçados geométricos das linhas curvam cónicas (elipse, parábola e hipérbole). ( C2) Desenho de objectos e espaço envolvente, através da sua estruturação geométrica. ( C6) Desenho de observação de sólidos geométricos. ( C5) Elaboração de folhas normalizadas para desenho rigoroso, normalizadas par desenho rigoroso, legendadas de forma individual por cada aluno, respeitando alguns elementos obrigatórios. ( C2) Representação de objectos, usando diferentes escalas, em axonometria: isométrica, cavaleira e dimétrica. ( C5)

9 Comparação da representação de objectos no sistema hexaédrico e em axonometria. ( C2) C10, C RELAÇÃO HOMEM-ESPAÇO Visualização de obras de arte de vários períodos da História da Arte. ( C15) As proporções humanas (a anatomia, a antropometria, e a ergonomia). ( C10) Desenho de rosto. ( C10) Representação da figura humana em movimento. ( C10) C13, C14, C15. Identificar e distinguir os vários tipos de estruturas: naturais e artificias, bidimensionais e tridimensionais, regulares e irregulares. ESTRUTURA 1. ESTRUTURA/FORMA/FUNÇÃO Estruturas naturais e criadas pelo Homem Noção de estrutura (estruturas naturais/ artificiais, bidimensionais/ tridimensionais, regulares/ irregulares e geométricas7 não geométricas). ( C13, C14, C15) Entender o conceito de proporção e conhecer algumas relações de proporção importantes na natureza e nas formas criadas pelo homem. Ritmo de crescimento Recolha e observação de imagens proporcionais e desproporcionais. ( C8) A proporção na antiguidade clássica e no renascimento. ( C6) C7, C8. Compreender os conceitos de módulo e de padrão e saber identificar estruturas modulares, grelhas e malhas. 2. MÓDULO/PADRÃO Realização de grelhas ou malhas tridimensionais ou bidimensionais. ( C8) Criação de módulos e de padrões. ( C7, C8)

10 FORMA 1. PERCEPÇÃO VISUAL DA FORMA C9, C11, C13, C14, C15, C16. Reconhecer a importância do sentido da visão. Perceber o funcionamento do processo da visão humana. Compreender que ver não significa perceber. Conhecer alguns dos factores que influenciam a percepção das formas. VER E PERCEBER A Visão A Percepção Observação da estrutura do olho com intuito de dar a conhecer o funcionamento do órgão. ( C6) Jogo de mímica que possibilita a percepção dos possíveis entendimentos. ( C9, C13) Observação de imagens incompletas, pormenores de paisagens ou elementos regionais. (C11, C13, C15, C16) Entender o fenómeno da ilusão. Reconhecer a aplicação do efeito de ilusão nas Artes Visuais. Reconhecer a exploração do efeito da ilusão através das novas tecnologias de computador. A Ilusão Observação de situações de ilusão óptica, paradoxais e situações de ambiguidade forma/fundo e a respectiva análise dos factores que condicionam a sua percepção. ( C6) Análise de algumas obras de artistas plásticos açorianos, (a perspectiva e o trompe l oeil ). ( C14, C15) C7, Entender o conceito de composição e identificar diferentes tipos de composição. QUALIDADES FORMAIS Composição Noção de organização de espaços, através de observação de imagens/ fotografias de vários tipos de composições. ( C14)

11 C14. Identificar, numa composição, diferentes relações entre as formas: distância, repetição, contacto, sobreposição, adição, subtracção e intersecção. Relação entre formas Realização de composições através de sobreposição de formas transparentes e opacas, originando intersecções, sobreposições, perfurações, subtracções/ adições e transparências. ( C7, C8) Reconhecer características estáticas, dinâmicas ou cinéticas nas formas e nas composições. Estática / Dinâmica / Cinética Observação e análise de imagens. (C1) Criação de figuras de arame/mobiles que traduzam estes conceitos. ( C8) C7, C8. Distinguir forma e fundo e perceber a importância entre estes dois elementos numa composição. QUALIDADES EXPRESSIVAS Forma e fundo Decomposição de imagens em forma/fundo. ( C7) Identificar e distinguir formas de contraste diferentes numa composição. Contraste Exercícios com formas simétricas e assimétrica. ( C8) Composição formal usando recortes e colagem de formas com diferentes elementos visuais. ( C7, C8) C8. Identificar e distinguir simetrias e assimetrias existentes na natureza e nas formas criadas pelo homem. QUALIDADES GEOMÉTRICAS Simetria/Assimetria Completar uma fotografia cortada a meio através de desenho com grafite. ( C8) Identificar e distinguir formas de equilíbrio diferentes numa composição. Equilíbrio Recolha e análise de imagens em situação de equilíbrio e desequilíbrio. ( C6)

12 C11, C13. Conhecer e dominar um conjunto de técnicas e materiais e ser capaz de os aplicar com correcção na representação, na comunicação e na expressão. 2. TÉCNICAS E MATERIAIS Técnicas de desenho e pintura Desenho em vários suportes e utilizando materiais variados de pintura (lápis, marcadores, guaches, pastel, aguarelas,...). ( C8) Perceber e valorizar a importância da criatividade na Educação Visual. Participar em momentos de improvisação no processo de criação artística. Utilizar técnicas, processos e instrumentos para estimular e desenvolver a imaginação e a criatividade. Técnicas tridimensionais Técnicas de impressão Realização de objectos escultóricos em gesso/ barro/ sabão/ arame/ madeira ou aproveitamento de materiais ou objectos usados. ( C11, C13) Execução de carimbos através de gravura em batatas. ( C8) Exercícios com monotipia. ( C8) Realizar produções plásticas usando os elementos da comunicação e da forma visual. Colagem e técnicas mistas Exercícios com colagens e pintura. ( C8) Criar composições a partir de observações directas e de realidades imaginadas utilizando os elementos e os meios de expressão visual. Criação de diferentes imagens solução que se adaptem a uma mesma ideia. (C7, C8) C3, C4, C7, Entender o Design como uma metodologia. Identificar as principais áreas de intervenção 3. FACTORES QUE DETERMINAM A FORMA DOS OBJECTOS Criação de um objecto, tendo em conta os factores físicos, económicos, funcionais e estéticos do mesmo. ( C3, C7, C9, C10)

13 C9, C10, C11. do Design: Design de Comunicação, Design Industrial ou de Produto e Design de Moda. Aplicar a metodologia do Design na elaboração de cartazes, alfabetos, paginações, sinais, símbolos, embalagens e objectos. Conhecer as propriedades físicas de diversos materiais (comportamento em esforço, reacção aos agentes exteriores, etc.). Escolher os materiais a utilizar na resolução de problemas de design, em função das suas propriedades físicas. Físicos Propriedades dos materiais Recolha de informação sobre alguns materiais existentes na ilha e comparação dos mesmos. ( C4, C7, C9, C11) Compreender a importância dos factores económicos considerando como condicionantes do design a mão-de-obra, os materiais, o tempo e a conservação. Compreender a diferença entre produções artesanal e industrial. Económicos Mão-de-obra Materiais Tempo Compreender as vantagens económicas do fabrico em série de elementos e de módulos. Conservação Produção artesanal e produção industrial Produção em série Elementos e módulos Distinguir entre a função principal e as subfunções de um objecto ( por exemplo: guarda-chuva, pega, etc.). Funcionais Função principal e subfunções

14 Relacionar a forma dos objectos com as medidas e os movimentos do Homem. Antropometria e Ergonomia Fundamentar a escolha de uma entre várias formas que satisfaçam todos os factores considerados. Estéticos C2. Compreender a geometria plana e a geometria no espaço como possíveis interpretações da natureza e princípios organizadores das formas. Compreender a importância do desenho rigoroso em determinados tipos de representação. Utilizar algumas convenções ou normalizações: escalas, traçados, cotagem e cortes. Conhecer e distinguir três sistemas de representação técnica: projecções, axonometrias e perspectiva cónica. 4. REPRESENTAÇÃO TÉCNICA DE OBJECTOS Dupla projecção ortogonal Vistas: cubo envolvente e sistema europeu Axonometrias Projecção diédrica de alguns sólidos: cubo, prisma, cilindro e cone. ( C2) Representação de objectos no sistema Europeu (ou hexaédrico) de projecção. ( C2) Comparação da representação de objectos no sistema hexaédrico e em axonometria. ( C2) C3, C10, C13, C14, C15. Reconhecer a importância da cor e dos seus significados na percepção do mundo envolvente. Compreender e saber explicar o que é o espectro luminoso. LUZ-COR A COR-LUZ NO AMBIENTE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS Espectro luminoso Observação da refracção da luz, através da visualização de um raio de luz a passar por um prisma. (C1)

15 Compreender a cor dos objectos como resultado da absorção e reflexão selectivas das ondas luminosas pela matéria. Absorção e reflexão selectivas Perceber que é através da luz e da visão que percepcionamos a cor. Globo ocular Observar a constituição do olho. ( C3) Compreender as diferenças entre a síntese aditiva (luz) e a síntese subtractiva (pigmentos). Cor/Luz=Síntese Adictiva Cor/Pigmento=Síntese Subractiva Identificar as cores primárias, secundárias e complementares na síntese subtractiva. Reconhecer as qualidades da cor: tom, valor e saturação. Cores Primárias e cores Secundárias da síntese aditiva Cores Primárias e cores Secundárias da síntese subtractiva Experiência com três focos de luz, com as cores primárias (cor/luz). ( C3) Construção do círculo cromático ou do disco de Newton. ( C3, C10) Identificar cores quentes e cores frias e compreender que estas transmitem sensações. Reconhecer e aplicar diferentes harmonias de cor. Cores complementares/contrastes Exercícios com cores complementares/ harmonias de cor. ( C13) Utilização de grupos de cores quentes e frias em diferentes representações da mesma imagem. ( C13) Observar a aplicação da cor nas artes visuais, na arquitectura, no design e nas artes aplicadas. Aplicações das sínteses aditiva e subtractiva A aplicação da cor nas Artes Plásticas e no design. ( C13, C14, C15) Exercícios de criação de volume através da gradação de cor. ( C8)

OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS ATIVIDADES RECURSOS. Sistemas de projeção: método europeu. Cotagem e cortes de desenho

OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS ATIVIDADES RECURSOS. Sistemas de projeção: método europeu. Cotagem e cortes de desenho 1º.Período T8 TÉCNICA (revisão) Relacionar sistemas de projeção e codificação na criação das formas Diferenciar materiais básicos de desenho técnico na representação e criação de formas 1. DOMINAR A AQUISIÇÃO

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS. Apresentação. Teste Diagnóstico prova teórico-prática

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS. Apresentação. Teste Diagnóstico prova teórico-prática ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES 3º C.E.B. DISCIPLINA: EDUCAÇÃO VISUAL ANO: 8º ANO LECTIVO 010/011 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS AULAS PREVISTAS INSTRUMENTOS

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL. Ajustamento do programa de Educação Visual 3º Ciclo

EDUCAÇÃO VISUAL. Ajustamento do programa de Educação Visual 3º Ciclo EDUCAÇÃO VISUAL Ajustamento do programa de Educação Visual 3º Ciclo Ajustamento do programa da disciplina de Educação Visual - 3º Ciclo O ajustamento do programa da disciplina de Educação Visual foi elaborado

Leia mais

ARTES - 1º AO 5º ANO

ARTES - 1º AO 5º ANO 1 Ano Artes Visuais 1 Bimestre O fazer artístico do aluno desenho, pintura, dobradura, colagem e modelagem. Competências/Habilidades Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem visual; Música

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 1, 2, 3 / JI DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL

ESCOLA BÁSICA 1, 2, 3 / JI DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL 7º ANO Índice COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS da EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Competências Gerais e Específicas da Educação Artística Dimensões das Competências Específicas Competências Especificas do 3º ciclo - Comunicação

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Velas LINHAS DE EXPLORAÇÃO DO QUADRO DE COMPETÊNCIAS. Educação Visual

Escola Básica e Secundária de Velas LINHAS DE EXPLORAÇÃO DO QUADRO DE COMPETÊNCIAS. Educação Visual Escola Básica e Secundária de Velas LINHAS DE EXPLORAÇÃO DO QUADRO DE COMPETÊNCIAS Educação Visual Escola Básica e Secundária de Velas DISCIPLINA: EDUCAÇÃO VISUAL COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS REGIONAIS COMPETÊNCIAS

Leia mais

Índice 7º ANO 2009/2010 ESCOLA BÁSICA 1, 2, 3 / JI DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL

Índice 7º ANO 2009/2010 ESCOLA BÁSICA 1, 2, 3 / JI DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO VISUAL Índice COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS da EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Competências Gerais e Específicas da Educação Artística Dimensões das Competências Específicas Competências Especificas do 3º ciclo - Visual Competências

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular Ficha de Unidade Curricular Unidade Curricular Designação: Desenho 2 Área Científica: Desenho Ciclo de Estudos: 1º Ciclo Carácter: Obrigatória Semestre: 1º ECTS: 6 Tempo de Trabalho: Horas de Contacto:

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 706/7 Págs. Duração da prova: 150 minutos 2007 2.ª FASE PROVA PRÁTICA DE DESENHO A V.S.F.F.

Leia mais

CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE

CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE Planificação Anual - 2015-2016 Ensino Básico 9º Ano 2º Ano - Atividade Vocacional FOTOGRAFIA DIGITAL MATRIZ DE CONTEÚDOS E DE PROCEDIMENTOS Conteúdos Procedimentos

Leia mais

APÊNDICES 13. Planos de aula

APÊNDICES 13. Planos de aula APÊNDICES 13 Planos de aula PLANO DE AULA Nº 1 Unidade de Trabalho: Animação de Imagens Como dar vida às Data: 06/03/2012 : Apresentação da unidade de trabalho Visionamento de um PowerPoint, sobre pré-cinema

Leia mais

Primeira atividade Trabalhando com as cores primárias. Pintar os espaços do gráfico que representam as cores primárias. Objetivos

Primeira atividade Trabalhando com as cores primárias. Pintar os espaços do gráfico que representam as cores primárias. Objetivos Primeira atividade Trabalhando com as cores primárias Pintar os espaços do gráfico que representam as cores primárias. Objetivos - Desenvolver o pensamento lógico. - Fazer associações. - Usar o senso estético,

Leia mais

No arquivo Exames e Provas podem ser consultados itens e critérios de classificação de provas desta disciplina.

No arquivo Exames e Provas podem ser consultados itens e critérios de classificação de provas desta disciplina. INFORMAÇÃO-PROVA GEOMETRIA DESCRITIVA A Novembro de 2016 Prova 708 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final

Leia mais

ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA LINGUAGEM PLÁSTICA A TEXTURA OFICÍNA DAS ARTES. 1º Período / 2011-2012. 21 Novembro / 12º C

ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA LINGUAGEM PLÁSTICA A TEXTURA OFICÍNA DAS ARTES. 1º Período / 2011-2012. 21 Novembro / 12º C ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA LINGUAGEM PLÁSTICA A TEXTURA OFICÍNA DAS ARTES 1º Período / 2011-2012 21 Novembro / 12º C Estagiário: Bruno Miguel M. Lapa Duração 90 utos Aula nº /42 21-11-2011 Sumário: Elementos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE DESENHO A - 10º ANO 2015/2016

PLANIFICAÇÃO DE DESENHO A - 10º ANO 2015/2016 1º PERÍODO - 36 Blocos Materiais Suportes: papéis, propriedades do papel (espessuras, texturas, cores, resistência, estabilidade dimensional, permanência), formatos, normalizações e modos de conservação.

Leia mais

Currículo Referência em Artes Visuais

Currículo Referência em Artes Visuais Currículo Referência em Artes Visuais Bimestre Objetivos 6º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Conceitos Modalidades Expectativas Sugestão de Atividades em diferentes Modalidades 1º Bimestre Ressignificar

Leia mais

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação. Avaliação diagnóstica. Observação e registo das atitudes dos alunos

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação. Avaliação diagnóstica. Observação e registo das atitudes dos alunos Escola E.B. 2.3 Pedro Santarém Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividas Recursos Avaliação Preparar e organizar o trabalho a realizar com os alunos Distinguir número inteiro número fraccionário. Reconhecer

Leia mais

* Percepção de como se cria e se compõe a musica neste período, a que publico esta destinada, quais são os artistas.

* Percepção de como se cria e se compõe a musica neste período, a que publico esta destinada, quais são os artistas. COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO JOSÉ REIS-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 2014 PROFESSORA: Patricia Fermino Antonio SÉRIE: 7 º ANO TURMAS: C e D Áreas Artísticas: ( X ) Artes Visuais (

Leia mais

GEOMETRIA DESCRITIVA A (Bloco I)

GEOMETRIA DESCRITIVA A (Bloco I) ACTIVIDADES LECTIVAS 1º Período 2º Período 3º Período para o ano lectivo Apresentação 2 ----- ----- 2 x 45 minutos Avaliação 3 Testes 3 Testes 2 Testes 16 x 45 minutos Auto-avaliação 2 2 2 6 x 45 minutos

Leia mais

CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 2013

CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 2013 CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 13 Pág. 1 de 5 001-13 Luminária de Materiais Expressivos Lúcio Magalhães h 3ª feira 5 dias /09 a 08/ 14 às 18h OBJETIVOS: Oferecer aos alunos informações básicas para

Leia mais

Planificações da disciplina de Educação Visual 2018/2019

Planificações da disciplina de Educação Visual 2018/2019 Planificações da disciplina de ducação Visual 2018/2019 A - CTX Setembro de 2018 ANO: 7º DUCAÇÃO VISUAL PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano letivo: 2019/2020 DOMINIOS CONHCIMNTO, CAPACIDADS ATITUDS AÇÕS STRATGICAS

Leia mais

Artes Visuais. Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC. 12 e 13 de Maio

Artes Visuais. Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC. 12 e 13 de Maio Artes Visuais Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC 12 e 13 de Maio Temas propostos para discussão O que é Arte? A arte e a educação. O que são Artes Visuais?

Leia mais

Objetivos Conteúdos Estratégias Avaliação

Objetivos Conteúdos Estratégias Avaliação DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES - DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO ALENTEJO 135525 - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS ESCOLA BÁSICA DE 2º E 3º CICLOS COM SECUNDÁRIO CUNHA RIVARA DE ARRAIOLOS

Leia mais

A cor de um corpo iluminado como um processo subtractivo. ˆ Distinguir corpos luminosos de corpos iluminados;

A cor de um corpo iluminado como um processo subtractivo. ˆ Distinguir corpos luminosos de corpos iluminados; Aula nº9 1 Sumário Mistura aditiva e mistura subtractiva. A cor de um corpo iluminado como um processo subtractivo. A Tabuada das cores. 2 Objectivos especícos ˆ Distinguir corpos luminosos de corpos iluminados;

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 8.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL 1. Representação, comparação e ordenação. Representar números racionais

Leia mais

Comunicação. O Cartaz. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica

Comunicação. O Cartaz. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica Comunicação O Cartaz Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica Comunicação Visual O Cartaz Imagem a imagem informa, divulga, apela... No nosso dia-a-dia estamos constantemente

Leia mais

Programa de Matemática 2º ano

Programa de Matemática 2º ano Programa de Matemática 2º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA Ano letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA Ano letivo 2016/2017 2. Conhecer formas geométricas no âmbito dos elementos da 4. Dominar a aquisição de conhecimento geométrico. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA Ano letivo 2016/2017

Leia mais

ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS 2012 2013 PROJETO E TECNOLOGIAS 10º ANO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS 2012 2013 PROJETO E TECNOLOGIAS 10º ANO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS 2012 2013 PROJETO E TECNOLOGIAS 10º ANO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO I - CRITÉRIOS GERAIS A avaliação da aprendizagem na disciplina de e Tecnologias, deverá ter em atenção as

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA D. LEONOR ESCOLA BÁSICA 2/3 EUGÉNIO DOS SANTOS Matemática Conteúdos 8ºAno de Escolaridade Ano Letivo 2013/14

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA D. LEONOR ESCOLA BÁSICA 2/3 EUGÉNIO DOS SANTOS Matemática Conteúdos 8ºAno de Escolaridade Ano Letivo 2013/14 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA D. LEONOR ESCOLA BÁSICA 2/3 EUGÉNIO DOS SANTOS Matemática Conteúdos 8ºAno de Escolaridade Ano Letivo 2013/14 DOMÍNIO: NÚMEROS E OPERAÇÕES SUB-DOMÍNIO: NÚMEROS REAIS Números

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL 7º ANO PLANIFICAÇÃO

EDUCAÇÃO VISUAL 7º ANO PLANIFICAÇÃO Objetivos gerais: EDUCAÇÃO VISUAL 7º ANO PLANIFICAÇÃO DIFERENCIAR MATERIAIS BÁSICOS DE DESENHO TÉCNICO NA REPRESENTAÇÃO E CRIAÇÃO DE formas. CONHECER FORMAS GEOMÉTRICAS NO ÂMBITO DOS ELEMENTOS DA REPRESENTAÇÃO.

Leia mais

CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas

Leia mais

Informação-Prova de Equivalência à disciplina de: Aplicações Informáticas B. 1. Introdução. Ensino Secundário. Ano letivo de 2011/12

Informação-Prova de Equivalência à disciplina de: Aplicações Informáticas B. 1. Introdução. Ensino Secundário. Ano letivo de 2011/12 Informação-Prova de Equivalência à disciplina de: Aplicações Informáticas B Ensino Secundário Ano letivo de 2011/12 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de exame

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DOMINGOS JARDO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DOMINGOS JARDO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE EDUCAÇÃO VISUAL 7º ANO 2012 / 2013 As metas do 7º ano, incidem sobre os seguintes conteúdos:, desenho expressivo, sólidos e poliedros,, cor, expressão e decomposição da forma, comunicação

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO VISUAL PROVA ESCRITA 2016 PROVA

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO VISUAL PROVA ESCRITA 2016 PROVA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE TAMEL Sede: Escola Básica e Secundária Vale Tamel www.aevt.pt Tel. 253808170 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA EDUCAÇÃO VISUAL PROVA ESCRITA 2016 PROVA 14 2016 3º

Leia mais

PROPOSTA DE GESTÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA 2º CICLO 2010 / 2011

PROPOSTA DE GESTÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA 2º CICLO 2010 / 2011 1 ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS JOÃO AFONSO DE AVEIRO PROPOSTA DE GESTÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA 2º CICLO 2010 / 2011 O desenvolvimento das Unidades de Trabalho deverá ter sempre

Leia mais

Realizadas pela equipa de Educação Visual. António da Cruz Rodrigues (Coordenador), Fernanda Cunha, Vanessa Félix. Agosto 2012

Realizadas pela equipa de Educação Visual. António da Cruz Rodrigues (Coordenador), Fernanda Cunha, Vanessa Félix. Agosto 2012 Realizadas pela equipa de Educação Visual António da Cruz Rodrigues (Coordenador), Fernanda Cunha, Vanessa Félix Agosto 2012 1 ÍNDICE INTRODUÇÃO 03 METAS DO 2. CICLO - 5. Ano Técnica T5 05 Representação

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS TÉCNICA

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS TÉCNICA DISCIPLINA: Educação Visual ANO DE ESCOLARIDADE: 7º Ano 2013/2014 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS TÉCNICA - Comunicação Visual e Elementos

Leia mais

Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO

Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO Tema: Geometria Tópico: Orientação Espacial Posição e localização Mapas, plantas e maquetas Propósito principal de ensino: Desenvolver nos alunos o sentido

Leia mais

Plano de Curso Não Regulamentado - Metodologia SENAI de Educação Profissional

Plano de Curso Não Regulamentado - Metodologia SENAI de Educação Profissional PERFIL PROFISSIONAL/IDENTIFICAÇÃO DA OCUPAÇÃO: Ocupação: OPERADOR DE COMPUTADOR CBO: 3172-05 Educação Formação Inicial e Continuada Carga Horária Profissional: Qualificação Profissional Mínima: 160 h Nível

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução O manual da marca Ligue 180 tem a função de ordenar e padronizar o signo que distingue e diferencia o serviço, compreendendo os padrões e regras de aplicação da marca.

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA PLANIFICAÇÃO ANUAL Matemática Aplicada às Ciências Sociais Ensino Regular Curso Geral de Ciências Sociais e Humanas 11º ANO Ano Letivo 2014 / 2015 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO

Leia mais

GDC I AULA TEÓRICA 06

GDC I AULA TEÓRICA 06 GDC I AULA TEÓRICA 06 Perspectiva linear de quadro plano. - Análise de desenhos de perspectiva executados à mão levantada e de imagens fotográficas (perspectivas de 1, 2 e 3 pontos de fuga; noção de sombra

Leia mais

Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano

Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano Colégio Teresiano 2011*2012 COMPETÊNCIAS GERAIS A DESENVOLVER: (1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

Diário Gráfico. Ficha de Atividade 5. O que é o Diário Gráfico

Diário Gráfico. Ficha de Atividade 5. O que é o Diário Gráfico Diário Gráfico A presente proposta de trabalho integra-se no Projeto Mochila Verde, implementado pela Agência Municipal de Energia e Ambiente - Lisboa E-Nova e a Câmara Municipal de Lisboa, que pretende

Leia mais

ANO LECTIVO 2011-12 MINI OFICINAS PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO 2º CICLO 3º CICLO SECUNDÁRIO NOVAS OPORTUNIDADES

ANO LECTIVO 2011-12 MINI OFICINAS PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO 2º CICLO 3º CICLO SECUNDÁRIO NOVAS OPORTUNIDADES ANO LECTIVO 2011-12 PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO 2º CICLO 3º CICLO SECUNDÁRIO NOVAS OPORTUNIDADES 1 PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO Era uma vez o Sol, a Terra e a Lua Os pequenos astrónomos relacionam objectos esféricos

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Educação Visual Planificação anual - 7º Ano Ano letivo 2017/2018 Domínios Metas Curriculares Objectivos gerais Descritores de desempenho Conteúdos Recursos Avaliação Calendarização Técnica Representação

Leia mais

Nota: As competências seguem em anexo e serão articuladas com os conteúdos nas planificações mensais

Nota: As competências seguem em anexo e serão articuladas com os conteúdos nas planificações mensais Nota: As competências seguem em anexo e serão articuladas com os conteúdos nas planificações mensais 1 Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo EB1/JI de Planificação do 2º ano de Escolaridade Área:

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO VISUAL 7º Ano 3.º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO VISUAL 7º Ano 3.º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO VISUAL 7º Ano 3.º CICLO Instrumentos de Avaliação Ponderação (%) Ponderação por domínio Domínios Capacidades/Conhecimentos Técnica T7 OBJETIVO GERAL (1): Diferenciar

Leia mais

Princípios de composição visual

Princípios de composição visual LABORATÓRIO I 2013/2014 Tecnologia da Comunicação Multimédia (TCM) 1º ano - 2º semestre princípios básicos de Design de comunicação para Não Designers composição visual composição visual composição visual

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MODA BACHARELADO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1)

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MODA BACHARELADO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1) MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MODA BACHARELADO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1) Fase Cod. Disciplina Prérequisitos Carga Horária Teórica Prática Total cred Hora

Leia mais

Domínio Objetivos Gerais Descritores de Desempenho Conteúdos Estratégias / Atividades Recursos Avaliação Tempo

Domínio Objetivos Gerais Descritores de Desempenho Conteúdos Estratégias / Atividades Recursos Avaliação Tempo ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA - ANO LECTIVO 2014/2015 DEPARTMENTO DE EXPRESSÕES GRUPO 600 Planificação Anual Educação Visual 7º Ano 3º Ciclo do Ensino Básico Domínio Objetivos Gerais Descritores de Desempenho

Leia mais

01 - Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

01 - Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano; COLÉGIO TERESIANO DE BRAGA PLANIFICAÇÃO ANUAL - EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA COMPETÊNCIAS GERAIS 01 - Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar

Leia mais

Planificação a longo prazo

Planificação a longo prazo Planificação a longo prazo Temas específicos Pré-requisitos Aulas de 90 minutos previstas Temas transversais Recursos Módulo inicial Geometria no plano e no espaço Funções e gráficos. Funções polinomiais.

Leia mais

Metas curriculares de Educação Visual

Metas curriculares de Educação Visual AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo Departamento de Artes e Tecnologias Educação Visual Ano Letivo - 2016/2017 3º

Leia mais

Ver e Observar o mundo que nos rodeia. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica

Ver e Observar o mundo que nos rodeia. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica Desenho de Observação Ver e Observar o mundo que nos rodeia. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica Introdução Desenhar o que vemos à nossa volta serve para investigar,

Leia mais

DOMINIOS OBJETIVOS PESOS

DOMINIOS OBJETIVOS PESOS DOMINIOS OBJETIVOS PESOS TÉCNICA 1.Diferenciar materiais básicos de desenho técnico na representação e criação de formas. 1.1 Desenhar objetos simples presentes no espaço envolvente, utilizando materiais

Leia mais

UNESP DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD. Parte 6/5: Prof. Víctor O. Gamarra Rosado

UNESP DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD. Parte 6/5: Prof. Víctor O. Gamarra Rosado UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA CAMPUS DE GUARATINGUETÁ DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD Parte 6/5: 14. Perspectivas Prof. Víctor O. Gamarra Rosado

Leia mais

Metas curriculares de Educação Visual

Metas curriculares de Educação Visual AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo Departamento de Artes e Tecnologias Educação Visual Ano Letivo - 2015/2016 3º

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PROFIJ II T2 Ano letivo 2015 / 2016

PLANIFICAÇÃO ANUAL PROFIJ II T2 Ano letivo 2015 / 2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL PROFIJ II T2 Ano letivo 2015 / 2016 CURSO: INSTALAÇÃO e Operação de Sistemas Informáticos ANO: 1.º DISCIPLINA: APLICAÇÕES INFORMÁTICAS DE ESCRITÓRIO DOCENTE: MARIANA VIEIRA COMPETÊNCIAS

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE 1-Conjuntos numéricos, regularidades numéricas e/ou geométricas ( conjuntos numéricos; seqüências numéricas e/ou geométricas; termo geral

Leia mais

Design de Interiores - Curso de Graduação

Design de Interiores - Curso de Graduação SOBRE O CURSO O curso de graduação em Design de Interiores do Istituto Europeo di Design IED São Paulo oferece aos estudantes a oportunidade de participarem de um ambiente acadêmico no qual há convivência

Leia mais

FEUP-DEMEGI-SDI Desenho Técnico APL-1.1. Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica DESENHO TÉCNICO. (1º ano)

FEUP-DEMEGI-SDI Desenho Técnico APL-1.1. Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica DESENHO TÉCNICO. (1º ano) FEUP-DEMEGI-SDI Desenho Técnico APL-1.1 Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica DESENHO TÉCNICO (1º ano) (Introdução aos Sistemas e Componentes Mecânicos Normalizados de utilização corrente) Aulas Práticas

Leia mais

Planificação Anual do Ensino Aprendizagem Educação Visual - 7º Ano 2011/2012

Planificação Anual do Ensino Aprendizagem Educação Visual - 7º Ano 2011/2012 Planificação Anual do Ensino Aprendizagem Educação Visual - 7º Ano 2011/2012 Unidade Didáctica Apresentação Teste Diagnóstico PLANIFICAÇÃO - 1º PERÍODO :: Professor(a) Estagiária: Ana Sofia Gomes de Jesus

Leia mais

Plano de Ensino Ano: 2010 Semestre 2 Disciplina: NAD7 Desenho Técnico e Metodologia do Projeto. Carga horária. Teórica 40 h, Prática 32 h.

Plano de Ensino Ano: 2010 Semestre 2 Disciplina: NAD7 Desenho Técnico e Metodologia do Projeto. Carga horária. Teórica 40 h, Prática 32 h. Plano de Ensino Ano: 2010 Semestre 2 Disciplina: NAD7 Desenho Técnico e Metodologia do Projeto Professor: Carga horária Teórica 40 h, Prática 32 h. Total 72 Semanal 4 Departamento: DAAP Pré-requisitos:

Leia mais

Metas. Planificações. anuais Educação. Visual. Grupo 600 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SÉ

Metas. Planificações. anuais Educação. Visual. Grupo 600 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SÉ Grupo 600 Metas 2015-2016 Planificações 2015 anuais Educação 2016 Visual - 7 Ano de escolaridade - DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA, OBJETIVOS E DESCRITORES DE DESEMPENHO - METAS CURRICULARES - Planificações a médio

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS 7.º ano CFQ 2015-2016

PLANO DE ESTUDOS 7.º ano CFQ 2015-2016 PLANO DE ESTUDOS 7.º ano CFQ 2015-2016 O aluno, no final do 7.º ano, deve ser capaz de: - Conhecer e compreender a constituição do Universo, localizando a Terra, e reconhecer o papel da observação e dos

Leia mais

DESENHO TÉCNICO I. Prof. Peterson Jaeger. APOSTILA Versão 2013

DESENHO TÉCNICO I. Prof. Peterson Jaeger. APOSTILA Versão 2013 APOSTILA Versão 2013 Prof. Peterson Jaeger 1. Folhas 2. Régua paralela e esquadros 3. Distinção de traços 4. Uso do compasso 5. Construções geométricas básicas 6. Tangentes e concordantes 7. Caligrafia

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Metas curriculares para Educação Visual 3º ciclo do Ensino Básico; Despacho nº 6478/2017, 26 julho

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Metas curriculares para Educação Visual 3º ciclo do Ensino Básico; Despacho nº 6478/2017, 26 julho Educação Visual /7º / 3º Ciclo Página 1 de 8 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Metas curriculares para Educação Visual 3º ciclo do Ensino Básico; Despacho nº 6478/2017, 26 julho (Apresentação

Leia mais

PERSPECTIVA ISOMÉTRICA

PERSPECTIVA ISOMÉTRICA PERSPECTIVA ISOMÉTRICA Aluna: Patricia Carvalho Souza Orientadora: Anna Virgínia Machado Roteiro Perspectiva o Tipos de Perspectiva Perspectiva Axonométrica o Linhas Isométricas e Não Isométricas Papel

Leia mais

Cursos Vocacional Informática e Tecnologias Web Planificação Anual 2015-2016 Educação Física

Cursos Vocacional Informática e Tecnologias Web Planificação Anual 2015-2016 Educação Física Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Cursos Vocacional Informática e Tecnologias Web Planificação Anual 2015-2016

Leia mais

Desenho Técnico. Introdução

Desenho Técnico. Introdução Desenho Técnico Assunto: Aula 1 - Introdução ao desenho técnico e a sua simbologia Professor: Emerson Gonçalves Coelho Aluno(A): Data: / / Turma: Introdução O Desenho Técnico é a forma de representacão

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora

Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Informação Prova da Disciplina de Física e Química - Módulo: 7 Luz e Fontes de luz; Ótica

Leia mais

OFICINAS DE FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO

OFICINAS DE FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO OFICINAS DE FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO Nas Oficinas da Cerâmica e da Terra propomos diversas oficinas na área da cerâmica, de iniciação ou avançadas, orientadas por escultores da equipa OCT. Estas oficinas

Leia mais

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS 2016

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS 2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA TROFA INFORMAÇÃO-PROVA EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS 2016 Prova 23 1.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação

Leia mais

Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão) MATEMÁTICA. Regente da unidade curricular: Manuel Arménio Almeida (Eng. Civil )

Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão) MATEMÁTICA. Regente da unidade curricular: Manuel Arménio Almeida (Eng. Civil ) Universidade Lusíada (Vila Nova de Famalicão) Faculdade de Arquitectura e Artes Licenciatura em Arquitectura MATEMÁTICA Regente da unidade curricular: Manuel Arménio Almeida (Eng. Civil ) Unidade curricular

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE EDUCAÇÃO VISUAL 5º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE EDUCAÇÃO VISUAL 5º ANO Ano lectivo de 2014/15 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE EDUCAÇÃO VISUAL 5º ANO Conhecer materiais riscadores e respetivos suportes físicos. - Distinguir características de vários materiais riscadores (lápis de grafite,

Leia mais

ROTAS DE APRENDIZAGEM Educação Visual 6º ano 1ºPERÍODO

ROTAS DE APRENDIZAGEM Educação Visual 6º ano 1ºPERÍODO ROTAS DE APRENDIZAGEM 2016-2017 Educação Visual 6º ano 1ºPERÍODO Projeto 1 Executar uma capa individual - Decorar e identificar a capa Tema: desafia-te a fazer Maravilhas TEMPO PREVISTO - 3 quinzenas -

Leia mais

Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário

Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário INFORMAÇÃO EXAME DE APLICAÇÕES INFORMÁTICAS B 2016 12º ANO DE ESCOLARIDADE (DECRETO-LEI N.º 139/ 2012, DE 5 DE JULHO) Prova 163 Escrita e Prática

Leia mais

Planificação a Médio Prazo Educação Visual - 7ºAno 2011/2012

Planificação a Médio Prazo Educação Visual - 7ºAno 2011/2012 Planificação a Médio Prazo Educação Visual - 7ºAno 2011/2012 Unidade Didática Apresentação Teste Diagnóstico PLANIFICAÇÃO - 1º PERÍODO :: Professor(a) Estagiária: Ana Sofia Gomes de Jesus Competências

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ART001 EXPRESSÃO BIDIMENSIONAL - DESENHO I Desenho de observação. Conceito. Artistas. Técnica de representação gráfica da tridimensionalidade. Proporção, volume, luz e sombra, perspectiva.

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas Departamento Curricular: 1º ciclo Ano de escolaridade: 3º ano Área Curricular: Educação para a Cidadania Ano letivo:2015/2016 Perfil do aluno à saída do 1º ciclo: Participar na vida sala de aula, da escola

Leia mais

Informação n.º 03.13. Data: 2013.01.31. Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral de Educação e Ciência. AE/ENA com ensino secundário CIREP

Informação n.º 03.13. Data: 2013.01.31. Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral de Educação e Ciência. AE/ENA com ensino secundário CIREP Prova de Exame Nacional de Desenho A Prova 706 2013 12.º Ano de Escolaridade Para: Direção-Geral da Educação Inspeção-Geral de Educação e Ciência Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Secretaria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: EXPRESSÃO GRÁFICA IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) EPG 1015 DESENHO TÉCNICO PARA AGRONOMIA (1-2) OBJETIVOS - ao

Leia mais

Processo Seletivo 2016. Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Processo Seletivo 2016. Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com

Leia mais

Aplicações Informáticas A

Aplicações Informáticas A Curso Tecnológico de Informática 11º Ano Aplicações Informáticas A - PLANIFICAÇÃO ANUAL - SETEMBRO 2006 UNIDADE 1 TEMA: INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE SISTEMAS OBJECTIVOS Aferir sobre a análise de sistemas Reconhecer

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR EN - ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS COMUNICAÇÃO SOCIAL - HAB. PUBLICIDADE E PROPAGANDA (100 )

MATRIZ CURRICULAR EN - ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS COMUNICAÇÃO SOCIAL - HAB. PUBLICIDADE E PROPAGANDA (100 ) Página de. Disciplinas Obrigatórias ª SÉRIE - COMUNICAÇÃO SOCIAL - HAB. PUBLICIDADE E PROPAGANDA 0 FILOSOFIA E ÉTICA NFH.000_0 0 FOTOGRAFIA PUB._0 0 HISTÓRIA DA ARTE E DA CULTURA PUB.0_0 0 HISTÓRIA DA

Leia mais

Planificação Anual. Calendarização. Atividades /Estratégias. Avaliação

Planificação Anual. Calendarização. Atividades /Estratégias. Avaliação Planificação Anual Professor: Helena Cristina Pina Nunes Tomás Disciplina: Educação Visual Ano: 7.º Turma: A Ano letivo: 2017-2018 Domínio /Objetivos Descritores de Desempenho Atividades /Estratégias Avaliação

Leia mais

Manual de. Geometria Descritiva. António Galrinho

Manual de. Geometria Descritiva. António Galrinho Manual de Geometria Descritiva António Galrinho FICHA TÉCNICA Título Manual de Geometria Descritiva Autor António Galrinho Grafismo Do autor Edição 1ª - 2010 APRESENTAÇÃO Este livro apresenta uma compilação

Leia mais

1.2.1 Modelo de referência para as tecnologias multimédia 12

1.2.1 Modelo de referência para as tecnologias multimédia 12 EXTRATEXTO: FIGURAS A CORES XVII AGRADECIMENTOS XXV NOTA DO AUTOR XXVII PREFÁCIO À 5.ª EDIÇÃO XXXI 1- INTRODUÇÃO 1 1.1 Multimédia: o que é? 2 1.1.1 Contextualização do conceito multimédia 3 1.1.2 Tipos

Leia mais

(a ideia de tipo como fundamento epestimológico da arquitectura)

(a ideia de tipo como fundamento epestimológico da arquitectura) 1. O conceito de tipologia (a ideia de tipo como fundamento epestimológico da arquitectura) 1.1. _Tipo e Tipologia origem e evolução do conceito Definição de tipo: ( ) O termo tipo possui numa linguagem

Leia mais

MODELO DE DADOS RASTER OU VECTORIAL NO DESENVOLVIMENTO DE UM SIG

MODELO DE DADOS RASTER OU VECTORIAL NO DESENVOLVIMENTO DE UM SIG Mestrado em C&SIG CIÊNCIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA MODELO DE DADOS RASTER OU VECTORIAL NO DESENVOLVIMENTO DE UM SIG Lisboa, Abril, 2003 Aplicação ao sector das Sondagens Geológicas do Instituto

Leia mais

PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO

PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ANO LETIVO 2015-2016 PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO TÉCNICO DE TURISMO DISCIPLINA: TURISMO INFORMAÇÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICA. 11º ANO GESTÃO

Leia mais

4ª feira 2 de setembro

4ª feira 2 de setembro Hora 2ª feira 3ª feira 1 de setembro 4ª feira 2 de setembro 5ª feira 3 de setembro 6ª feira 4 de setembro TURISMO E TÉCNICAS DE GESTÃO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL 1- Organização biológica da célula

Leia mais

LISTA DE COMPETÊNCIAS 3 ANOS

LISTA DE COMPETÊNCIAS 3 ANOS LISTA DE COMPETÊNCIAS 3 ANOS 3 Anos Nome do Aluno: Data de Nascimento: / / Momentos de Avaliação A Educadora de Infância O Encarregado de Educação 1º Período / / 2º Período / / 3º Período / / Código de

Leia mais

ENSINO REGULAR 3º CICLO

ENSINO REGULAR 3º CICLO ARTES VISUAIS - GRUPO de RECRUTAMENTO - Cód. 600 ENSINO REGULAR 3º CICLO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 2012/2013 EDUCAÇÃO VISUAL 7º ANO METAS CURRICULARES DOMÍNIO Técnica T7 OBJETIVOS/DESCRITORES OBJETIVO

Leia mais

Área do Conhecimento: Arte

Área do Conhecimento: Arte Área do Conhecimento: Arte Série: 1ª Carga Horária: 4h/a Período: Semestral (conteúdos) Elementos Formais Composição Movimentos e Períodos 1. Ponto, linha, plano, volume, textura, cor 2. Ponto, linha,

Leia mais

ESCOLA E.B.2,3/S. DR. ISIDORO DE SOUSA VIANA DO ALENTEJO MATEMÁTICA 5º ANO

ESCOLA E.B.2,3/S. DR. ISIDORO DE SOUSA VIANA DO ALENTEJO MATEMÁTICA 5º ANO ESCOLA E.B.2,3/S. DR. ISIDORO DE SOUSA VIANA DO ALENTEJO MATEMÁTICA 5º ANO ANO LECTIVO 2007/2008 1 Competências Essenciais Matemática A matemática constitui um património cultural da humanidade e um modo

Leia mais