MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MODA BACHARELADO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MODA BACHARELADO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1)"

Transcrição

1 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MODA BACHARELADO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1) Fase Cod. Disciplina Prérequisitos Carga Horária Teórica Prática Total cred Hora cred hora cred Hora 1 História da Moda I Desenho I I 3 Metodologia Científica Sistemas de moda Computação Gráfica I Projeto Integrador I História da Moda II Desenho II II 9 Moulage Programação Visual Computação Gráfica II Projeto Integrador II Comunicação e expressão III 14 Desenho III Modelagem e Costura I Representação técnica do vestuário 17 Materiais e processos têxteis 18 Projeto Integrador III Ilustração Modelagem e Costura II IV 21 Estamparia I Estética História da arte e do design 24 Projeto Integrador IV Modelagem Digital - CAD Estamparia II V 27 Sociologia Ilustração Digital Semiótica Projeto Integrador V Subtotal 315 VI 31 Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

2 32 Produção de Moda Administração Mercadológica I 34 Acessórios de moda Fotografia Projeto Integrador VI Marketing de posicionamento VII 38 Mídias de Moda Materiais têxteis tecnológicos 40 Administração de Custos Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório Subtotal Empreendedorismo Portfólios e dossiês VIII 44 Filosofia e ética Disciplina Optativa (IES)* Trabalho de Conclusão de Curso Projeto Comunitário TOTAL * Disciplina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e outra disciplina oferecida pelos cursos de graduação da UNERJ e que não faz parte da matriz curricular deste curso.

3 FASE 1 1: História da Moda I O homem primitivo: primeiras roupas. O mundo antigo e a antiguidade clássica. Idade média. Renascimento. Os séculos XVII e XVIII e XIX e a evolução da Moda. O fin du siécle e a Belle Époque. 2: Desenho I Sensibilização estética, percepção visual e elementos compositivos. Formas bidimensionais e tridimensionais. Texturas. Relação entre luz e sombra. Croqui de moda. 3: Metodologia Científica Universidade. O ato de estudar. Pesquisa. Projeto de Pesquisa. Normas de sistematização e apresentação de trabalhos acadêmicos. 4: Sistemas de Moda Fundamentação da moda. O Profissional de moda e a sociedade. Os sujeitos e a moda. Principais criadores de Moda. As influências da moda. 5: Computação Gráfica I A Internet. Editores de texto. Editores de apresentação. Editores de vídeos. 6: Projeto Integrador I Metodologia do marco lógico. Pesquisa e análise espacial de ambientes. Abstração, experimentação e construção de uma instalação conceitual relacionando corpo e espaço. Memorial descritivo.

4 FASE 2 7: História da Moda II A moda no século XX 1900 a O New Look. Atualidade 1960 a O século XXI e as influências na Moda da identidade cultural. 8: Desenho II Histórico do desenho de moda. Figura humana e croqui de moda. Desenho de observação (proporção, anatomia e movimento). Representação gráfica de vestimentas e acessórios: caimento, estrutura dos tecidos e detalhes. Linguagem e criatividade. 9: Moulage História da moulage. Moulage como ferramenta de criação. Usos e aplicações da modelagem tridimensional na criação de bases para a modelagem plana. 10: Programação Visual Linguagem, percepção e comunicação visual. Estudo de formas e estruturas bidimensionais. Fundamentos da cor. Leitura da imagem. Criação visual 11: Computação Gráfica II Softwares gráficos. Desenho em vetores e ilustrações. Tratamento de imagens fotográficas e ilustrações. Texturas gráficas. 12: Projeto Integrador II Metodologia da Macro Estrutura. Pesquisa e análise relação dialética entre corpo e contexto. A matéria têxtil como elemento do vestir. Construção de um look experimental. Memorial descritivo.

5 FASE 3 13: Comunicação e expressão Leitura e interpretação de textos. Gêneros textuais: resumo, resenha. Produção textual. Oratória. Gramática Normativa. 14: Desenho III Histórico da ilustração de moda. Técnicas artísticas de representação gráfica e pictórica. Linguagem e expressão visual. Finalização/ilustração de croquis de moda. 15: Modelagem e Costura I Construção de bases em tecidos planos e tecidos de malha. Tecnologia da modelagem Elaboração de gabarito para costura. Máquina de ponto fixo e overloque. Aplicação de aviamentos. Operações básicas de costura. 16: Representação técnica do vestuário Fundamentos de desenho técnico. Desenho geométrico. Desenvolvimento gráfico de peças de vestuários. Ficha Técnica 17: Materiais e processos têxteis História e evolução da indústria têxtil. A indústria têxtil e o meio ambiente. Fibras têxteis e micro fibra. Fiação e titulação de fios. Tecelagem. Malharia. Não-tecido. Tinturaria, beneficiamentos têxteis e tratamento de efluentes. 18: Projeto Integrador III Metodologia do funil. Pesquisa e análise a partir de temáticas selecionadas. Desenvolvimento de look conceitual. Memorial descritivo.

6 FASE 4 19: Ilustração Estudos de cor e forma. Imagens localizadas para estampas. Módulos e repetição ( rapport ). 20: Modelagem e Costura II Modelagem e confecção de peças em tecido plano. Modelagem e confecção de peças em malha. Tabela de medidas. Ergonomia no vestuário. Acabamentos técnicas de alfaiataria e alta costura. Máquinas e aparelhos. Gradação. 21: Estamparia I Evolução histórica da estamparia. Aplicação da estampa e o substrato têxtil. Estudo da cor em estampas. Arte final e processos de aplicação de estampas. Pastas de impressão. Processo serigráfico. Ficha técnica da estampa e análise da imagem. 22: Estética Conceito de estética. A estética clássica. Modernidade e Pós Modernidade. Estética e cultura de massa. Criatividade. Gestalt. A concepção do objeto: implicações no processo criativo e seus efeitos sociais e culturais. 23: História da arte e do design Fundamentos de História da arte. Fundamentos da História do Design. Bauhaus, Movimentos da arte e do Design. 24: Projeto Integrador IV Metodologia do funil. Pesquisa e análise da função e da atividade dos sujeitos. Desenvolvimento de vestuário funcional. Memorial descritivo.

7 FASE 5 25: Modelagem digital (CAD) Sistema CAD. Ferramentas de construção de modelagem. Ferramentas de finalização de modelagem (costura, pontos internos e piques). Construção de tabela de tamanhos. Aplicação de tabela e regras de graduação. Derivação de modelos e estudos de encaixe. 26: Estamparia II Aplicação de estampas em tecidos diversos. Relação entre a indústria do vestuário e birôs de criação. Experimentação e processos alternativos de estampagem. 27: Sociologia A sociologia como ciência. Cultura e representações sociais. Sociedade: fundamentos, organização e estrutura. Temas da sociologia contemporânea. 28: Ilustração Digital Desenvolvimento e tratamento de imagens. Linguagens e contextos. Croquis digitais. Técnicas de renderização digital. 29: Semiótica Fundamentos de semiótica. O signo Peirciano e as tricotomias. A relação entre semiótica e cognição. A imagem e a comunicação. 30: Projeto integrador V Metodologia da Matriz de Percepção. Etapas do desenvolvimento de coleção. Processos de criação. Experimentação e construção de uma coleção de moda. Memorial descritivo.

8 FASE 6 31: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável Fundamentos da Gestão Ambiental. Políticas Públicas e Legislação Ambiental. Educação Ambiental. Gestão ambiental nas Empresas. 32: Produção de Moda Planejamento de desfile. Construção de cenário. Composição de figurino. Relação entre maquiagem e ambiente. Trilha sonora, locução. 33: Administração Mercadológica I Fundamentos de marketing. O Ambiente de marketing. Comportamento do Consumidor. Sistema de informação de Marketing. Composto de Marketing. 34: Acessórios de moda Concepção, desenho e desenvolvimento de acessórios. Técnicas de construção, montagem e acabamento. Técnicas de produção de Aviamentos. 35: Fotografia História da fotografia. Princípios e aplicações da máquina fotográfica. Linguagem Fotográfica. Técnicas fotográficas. 36: Projeto integrador VI Metodologia da Matriz de Percepção. Pesquisa e análise de acessórios de vestuário. Etapas do desenvolvimento de coleção. Experimentação e construção de uma coleção de moda. Memorial descritivo.

9 FASE 7 37: Marketing de posicionamento Segmentação de mercado e Posicionamento. Estratégias e Plano de Marketing. Tendências de Fundo e o consumo do público jovem contemporâneo. Processo de compra, Marketing sensorial e o Novo Luxo. 38: Mídias de Moda Comunicação, Mídia e Sociedade. Principais canais de comunicação. Elaboração de pauta e textos de divulgação. Importância da comunicação para a empresa de moda. Conceitos de publicidade e propaganda. Assessoria de Imprensa. 39: Materiais têxteis tecnológicos A indústria da moda. Sustentabilidade e consumo. Tecidos de fibras biodegradáveis. O petróleo na Indústria têxtil. Nano tecnologia. Produtos têxteis inteligentes. Tecidos Hight-Tec. 40: Administração de Custos Fundamentos da análise de custos. Análise da variação de custos. Margem de Contribuição. Relação Custo/Volume/Lucro. Gestão Estratégica de Custos. 41: Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório Carga Horária: 150 Pesquisa, projeto e desenvolvimento. Relatório de Estágio.

10 FASE 8 42: Empreendedorismo Empresa, empresário e empreendedor. O Ambiente Empreendedor. Plano de negócios. Entidades de apoio e fomento. 43: Portfólios e dossiês Funções e aplicações de dossiês e portfólios. Levantamento documental. Organização cronológico evolutiva. 44: Filosofia e ética Fundamentos da Filosofia. Histórico e correntes da Filosofia. Ética como preocupação filosófica. 45: Disciplina Optativa (IES) Os acadêmicos poderão escolher entre a Disciplina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), Disciplina de Figurino ou outra disciplina oferecida pelos cursos de graduação da Instituição e que não faz parte da matriz curricular deste curso. 46: Trabalho de Conclusão de Curso Carga Horária: 120 Apresentação do Regulamento de TCC. Elaboração do projeto de TCC. Pesquisa e desenvolvimento do trabalho de conclusão e curso. Relatório de TCC. Projeto Comunitário (30h) EMENTA: A caracterização do Projeto Comunitário do Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. A compreensão da responsabilidade social de cada indivíduo como integrante do contexto social no qual está inserido. O aluno como aprendiz de transformação social. A vivência comunitária como fator de aprendizagem para a formação integral. A participação em projetos de atividades comunitárias.

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2007/1

Ementário do curso de Design de Moda Grade 2007/1 1 Ementário das Disciplinas O ementário das disciplinas e a proposta de bibliografia foram construídos paralelamente à elaboração da grade curricular do Curso. Participaram desse trabalho a Diretoria de

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR EN - ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS COMUNICAÇÃO SOCIAL - HAB. PUBLICIDADE E PROPAGANDA (100 )

MATRIZ CURRICULAR EN - ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS COMUNICAÇÃO SOCIAL - HAB. PUBLICIDADE E PROPAGANDA (100 ) Página de. Disciplinas Obrigatórias ª SÉRIE - COMUNICAÇÃO SOCIAL - HAB. PUBLICIDADE E PROPAGANDA 0 FILOSOFIA E ÉTICA NFH.000_0 0 FOTOGRAFIA PUB._0 0 HISTÓRIA DA ARTE E DA CULTURA PUB.0_0 0 HISTÓRIA DA

Leia mais

Bacharelado em Moda Matriz Curricular 2010-1

Bacharelado em Moda Matriz Curricular 2010-1 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Bacharelado em Moda Matriz Curricular 2010-1 Fase Cod. Disciplina I II III IV Prérequisitos Carga Horária Teórica

Leia mais

Disciplinas que têm material didático

Disciplinas que têm material didático Disciplinas que têm material didático Código CCE0001 GST0001 GST0027 GST0002 GST0003 CCA0066 CCE0002 CCT0001 GST0029 GST0030 GST0031 GST0032 CEL0014 SDE0022 SDE0002 CCE0091 CEL0001 CCA0068 CCT0013 SDE0004

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ART001 EXPRESSÃO BIDIMENSIONAL - DESENHO I Desenho de observação. Conceito. Artistas. Técnica de representação gráfica da tridimensionalidade. Proporção, volume, luz e sombra, perspectiva.

Leia mais

PRIMEIRA RETIFICAÇÃO EDITAL nº 30/2013-DG/CA PRONATEC DOCENTE

PRIMEIRA RETIFICAÇÃO EDITAL nº 30/2013-DG/CA PRONATEC DOCENTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CÂMPUS CAICÓ PRIMEIRA RETIFICAÇÃO EDITAL nº 30/23-DG/CA

Leia mais

TERCEIRA RETIFICAÇÃO EDITAL nº 30/2013-DG/CA PRONATEC DOCENTE

TERCEIRA RETIFICAÇÃO EDITAL nº 30/2013-DG/CA PRONATEC DOCENTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CÂMPUS CAICÓ TERCEIRA RETIFICAÇÃO EDITAL nº 30/23-DG/CA

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE LETRAS INGLÊS E LITERATURAS DA LÍNGUA INGLESA Nome da disciplina: Comunicação e Expressão Código da disciplina: 990101 A leitura como vínculo leitor/texto,

Leia mais

3 Administração de Materiais

3 Administração de Materiais 1 da Produção I Ementário do Curso de Fase: 5ª Carga Horária: 60h Créditos: 04 Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN (Vigência a partir do segundo semestre de 2007) Fase Cód. Disciplinas Pré- Requisito Créditos Carga Horária 01 Integração ao Ensino Superior 1 18 02 Oficinas de Integração

Leia mais

PROVA NACIONAL INTEGRADA

PROVA NACIONAL INTEGRADA PROVA NACIONAL INTEGRADA DISCIPLINAS INTEGRANTES DA PROVA NACIONAL INTEGRADA CÓDIGO CCE0001 GST0242 GST0068 GST0069 GST0001 GST0243 GST0027 GST0002 CCT0037 GST0070 GST0003 CCA0066 CCE0002 CCT0001 CCE0086

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO FINAL PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 001/2016

CLASSIFICAÇÃO FINAL PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 001/2016 CLASSIFICAÇÃO FINAL PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 001/2016 CLASSIFICAÇÃO UNIDADE CURSO DISCIPLINA 1 Guaíba Eng. da Computação Produção Textual 2 Guaíba Eng. da Computação Circuitos Elétricos I 3 Guaíba

Leia mais

Design de Interiores - Curso de Graduação

Design de Interiores - Curso de Graduação SOBRE O CURSO O curso de graduação em Design de Interiores do Istituto Europeo di Design IED São Paulo oferece aos estudantes a oportunidade de participarem de um ambiente acadêmico no qual há convivência

Leia mais

Integralização do Curso Nova grade de Ciência Proposta

Integralização do Curso Nova grade de Ciência Proposta Caros alunos, esse documento é um guia para facilitar o entendimento do processo de migração do currículo e não é definitivo. O processo de criação da nova grade ainda está em fase final de elaboração.

Leia mais

TURMAS MÓDULO B - 2015 TURMAS MÓDULO C - 2015 TURMAS. Início Término Disciplinas. Início Término Disciplinas. Início Término Disciplinas

TURMAS MÓDULO B - 2015 TURMAS MÓDULO C - 2015 TURMAS. Início Término Disciplinas. Início Término Disciplinas. Início Término Disciplinas BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO Calouros - Quintas-feiras, das 18h20 às 20h25 (C3) - Núcleo Comum 03 primeiros Módulos, Veteranos - Quintas-feiras das 20h30 às 22h35 (C3) 2013/02 2012/08 - - - - MÓDULO NÚCLEO

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS

DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS Nome Disciplina Curso Número do Parecer Data da Aprovação Anita Prado Koneski Estética Metodologia Científica Proc682/950CONSEPE 17/07/96 Estética e História da Arte Estética

Leia mais

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2009/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO

CURSO DE ARTES CÊNICAS 2009/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE ARTES CÊNICAS 2009/2 BACHARELADO EM INTERPRETAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PRÉ-REQUISITO CR CHS CHS AULAS PR ART361 Dramaturgia

Leia mais

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO INDUSTRIAL HABILITAÇÃO: TÉCNICO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO INDUSTRIAL HABILITAÇÃO: TÉCNICO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO INDUSTRIAL HABILITAÇÃO: TÉCNICO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4033 04/10/2013 Rev. 03 1.Dados Legais Autorizado pelo Parecer 324

Leia mais

Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz

Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz 2011.1 Disciplina: INTRODUÇÃO AO DESIGN DE MODA (60h) Terminologias e conceitos da área. Descrição dos conceitos da área. Contextualização e processo de moda.

Leia mais

Optativas Comércio Eletrônico Comunicação Oral e Escrita Customização de Sistemas Integrados Desenvolvimento Avançado de Software

Optativas Comércio Eletrônico Comunicação Oral e Escrita Customização de Sistemas Integrados Desenvolvimento Avançado de Software Optativas Comércio Eletrônico Carga Horária: AT (68) AP (00) APS (12) TA (80) Pré-requisito: Mercado Produtor de Software. Modelos de Comércio Eletrônico; Comércio Eletrônico e o Ambiente Empresarial.

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA. Disciplinas optativas oferecidas pelo Bacharelado em Atuação Cênica

DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA. Disciplinas optativas oferecidas pelo Bacharelado em Atuação Cênica 1 DISCIPLINAS OPTATIVAS DO BACHARELADO EM ATUAÇÃO CÊNICA Serão oferecidas aos alunos do Bacharelado em Atuação Cênica 101 disciplinas optativas, dentre as quais o aluno deverá cumprir a carga mínima de

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações

Leia mais

Ementa: As Organizações; As pessoas; As pessoas e as organizações; Sistema de Administração de Recursos Humanos.

Ementa: As Organizações; As pessoas; As pessoas e as organizações; Sistema de Administração de Recursos Humanos. ASSOSSIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA Ementa Tecnólogo em Gestão da Produção Departamento de Ensino Superior DISCIPLINA: Administração da Produção I Introdução e conceitos; Métodos de

Leia mais

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS GFL00024 - INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Delimitação do objeto próprio da Filosofia. Divisão da Filosofia. Caracterização dos diferentes tipos de saber.

Leia mais

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN HABILITAÇÃO EM DESIGN INDUSTRIAL AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 75/2000 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 5495/2002 renovado pelo Decreto Estadual nº 2285/2014 PERÍODO

Leia mais

Curso: Bacharelado em Psicologia. Portaria de Autorização n 657 de 08/05/2009 Publicado no D.O.U. 11/05/2009

Curso: Bacharelado em Psicologia. Portaria de Autorização n 657 de 08/05/2009 Publicado no D.O.U. 11/05/2009 Curso: Bacharelado em Psicologia Portaria de Autorização n 657 de 08/05/2009 Publicado no D.O.U. 11/05/2009 Área de Formação: Psicologia Diploma em: Bacharel em Psicologia Período de Integralização: Mínimo

Leia mais

CURSO: Engenharia de Controle e Automação Campus Praça XI Missão

CURSO: Engenharia de Controle e Automação Campus Praça XI Missão CURSO: Engenharia de Controle e Automação Campus Praça XI Missão O Curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólidos conhecimentos

Leia mais

PEDAGOGIA. Ementas das Disciplinas

PEDAGOGIA. Ementas das Disciplinas PEDAGOGIA Ementas das Disciplinas 1. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de retextualização, e da integração com estudos lexicais

Leia mais

GRADE CURRICULAR LICENCIATURA EM MATEMÁTICA I MATÉRIAS OBRIGATÓRIAS

GRADE CURRICULAR LICENCIATURA EM MATEMÁTICA I MATÉRIAS OBRIGATÓRIAS GRADE CURRICULAR LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MATÉRIAS DISCIPLINA I MATÉRIAS OBRIGATÓRIAS 1. Álgebra - Álgebra Elementar - Álgebra I - Álgebra II - Álgebra Linear - Lógica Matemática - Teoria dos Números

Leia mais

EDITAL. 1º As disciplinas não-passíveis e passíveis de Avaliação de Suficiência e Exame de Proficiência estão descritas no quadro anexo a este Edital.

EDITAL. 1º As disciplinas não-passíveis e passíveis de Avaliação de Suficiência e Exame de Proficiência estão descritas no quadro anexo a este Edital. EDITAL SG N.º 19/2011 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO PARA A AVALIAÇÃO DE SUFICIÊNCIA E O EXAME DE PROFICIÊNCIA DA FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO. O Secretário-Geral da FAE Centro Universitário, no uso

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA HABILITAÇÕES EM ARTES PLÁSTICAS, DESENHO E ARTES CÊNICAS CURRÍCULO PLENO - BACHARELADO 1 ANO - HABILITAÇÃO EM ARTES PLÁSTICAS Estética e História da Arte I 02 0 02 76 Folclore

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. PROEJA Integrado ao Ensino Médio Campus Duque de Caxias

Ementário do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. PROEJA Integrado ao Ensino Médio Campus Duque de Caxias 1 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Pró-reitoria de Ensino Técnico PROEJA Integrado ao Ensino Médio Campus Duque de Caxias

Leia mais

Letras Tradução Espanhol-Português Ementário

Letras Tradução Espanhol-Português Ementário Letras Tradução Espanhol-Português Ementário Componentes Curriculares CH Ementa Cultura Clássica 04 Estudo da cultura das civilizações clássica em suas diversas fases, tendo em vista reflexões sobre a

Leia mais

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA Estudo da forma, estrutura e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA:

Leia mais

CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE

CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE Planificação Anual - 2015-2016 Ensino Básico 9º Ano 2º Ano - Atividade Vocacional FOTOGRAFIA DIGITAL MATRIZ DE CONTEÚDOS E DE PROCEDIMENTOS Conteúdos Procedimentos

Leia mais

Curso Técnico Concomitante em Informática MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h. Módulo/Semestre 2 Carga horária total: 400h

Curso Técnico Concomitante em Informática MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h. Módulo/Semestre 2 Carga horária total: 400h Curso Técnico Concomitante em Informática CÂMPUS CAÇADOR MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Introdução a Informática 40h Não há.

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PETRÓLEO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnica nas áreas

Leia mais

Currículo Referência em Artes Visuais

Currículo Referência em Artes Visuais Currículo Referência em Artes Visuais Bimestre Objetivos 6º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Conceitos Modalidades Expectativas Sugestão de Atividades em diferentes Modalidades 1º Bimestre Ressignificar

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM LOGÍSTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM LOGÍSTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM LOGÍSTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4026 06/11/2013 Rev. 01 1. Dados Legais Parecer 472 de 24/11/2009. DECRETO No 2.929, de 21 de dezembro de 2009. Parecer 144 de 23-08-2011-

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Ciências Contábeis

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Ciências Contábeis MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS GRADE 9 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2013 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 3201-1 Matemática

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROFESSORES N.º 01/2014. o horário das aulas já definidos pela instituição.

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROFESSORES N.º 01/2014. o horário das aulas já definidos pela instituição. EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROFESSORES N.º 01/2014 O Coordenador Geral do INESP, instituição de ensino superior mantida pela Fundação Educacional de Divinópolis - FUNEDI, faz saber que se encontram abertas

Leia mais

MBA em Marketing Estratégico

MBA em Marketing Estratégico MBA em Marketing Estratégico Início em 28 de abril de 2016 Aulas as terças e quintas, das 19h às 22h Valor do curso: R$ 23.760,00 À vista com desconto: R$ 21.859,00 Consultar planos de parcelamento. 1

Leia mais

FILOSOFIA PRIMEIRO CICLO

FILOSOFIA PRIMEIRO CICLO FILOSOFIA PRIMEIRO CICLO Plano Curricular Percurso 1 QUESTÕES APROFUNDADAS DE FILOSOFIA (QAF) FORMAÇÃO FUNDAMENTAL Antropologia Filosófica 4,5 Axiologia e Ética 4,5 Epistemologia 4 Estética e Teorias da

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 2

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 2 CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Turno: VESPERTINO Currículo nº Reconhecido pelo Decreto nº. 595, de 14.10.08, D.O.E. nº 7.87 de 14.10.08, e complementação do reconhecimento pelo Decreto nº. 5108,

Leia mais

O curso de Administração da FACHASUL

O curso de Administração da FACHASUL O administrador gerencia recursos financeiros, materiais e humanos de uma empresa. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos. Em recursos

Leia mais

Curso: COMUNICAÇÃO SOCIAL: PUBLICIDADE E PROPAGANDA Curriculo: 100-174/13 DISCIPLINAS EM OFERTA 1ºº Semestre de 2016 - NOTURNO

Curso: COMUNICAÇÃO SOCIAL: PUBLICIDADE E PROPAGANDA Curriculo: 100-174/13 DISCIPLINAS EM OFERTA 1ºº Semestre de 2016 - NOTURNO GR02540 GR01193 GR02541 GR01195 GR02542 GR02543 GR02544 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Ambiente Econômico 36.00 Solidia Elizabeth dos Santos Introdução à Publicidade e Propaganda 36.00 Randy Rachwal

Leia mais

ARTES - 1º AO 5º ANO

ARTES - 1º AO 5º ANO 1 Ano Artes Visuais 1 Bimestre O fazer artístico do aluno desenho, pintura, dobradura, colagem e modelagem. Competências/Habilidades Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem visual; Música

Leia mais

5.4 PLANO DE EXECUÇÃO CURRICULAR

5.4 PLANO DE EXECUÇÃO CURRICULAR 5.4 PLANO DE EXECUÇÃO CURRICULAR Bacharelado em Educação Física 429F Plano Curricular de Duração Média 4 anos Autorização: Resolução CEPE nº 55/01, de 18 de setembro de 2001. Carga Horária Mínima CFE:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Programação de

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE)

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) Núcleo de Apoio à Prática Profissional das Licenciaturas CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Atualizado em 17 jun 2016 5º. PERÍODO 4º. PERÍODO

Leia mais

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM UniãoMetropolitana deeducaçãoecultura Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM Lauro de Freitas - BAHIA 2013 2 JUSTIFICATIVA A principal justificativa para o desenvolvimento e implementação do projeto interdisciplinar

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM. 12 Semiologia e Semiotécnica aplicada à Enfermagem 60 30 90

CURSO DE ENFERMAGEM. 12 Semiologia e Semiotécnica aplicada à Enfermagem 60 30 90 CURSO DE ENFERMAGEM I Curso: Graduação em Enfermagem Carga Horária Total do Curso: 4170 horas Turno de Aplicação: Noturno Regime: Seriado Semestral Vigência: 2016/2 Tempo de Integralização: Mínimo - 05

Leia mais

CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 2013

CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 2013 CURSOS DE EXTENSÃO - 2º SEMESTRE DE 13 Pág. 1 de 5 001-13 Luminária de Materiais Expressivos Lúcio Magalhães h 3ª feira 5 dias /09 a 08/ 14 às 18h OBJETIVOS: Oferecer aos alunos informações básicas para

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MODA BACHARELADO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1)

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MODA BACHARELADO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1) Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 19/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MODA BACHARELADO (Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1)

Leia mais

MAPA DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE SÃO PAULO RODRIGO CAPELATO

MAPA DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE SÃO PAULO RODRIGO CAPELATO MAPA DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE SÃO PAULO 2013 RODRIGO CAPELATO www.semesp.org.br Realização Apoio www.semesp.org.br Dados 1. Matrículas - Cursos presenciais, tecnológicos e EAD 2. Pirâmides - Cursos

Leia mais

RESOLUÇÃO N o RESOLVE

RESOLUÇÃO N o RESOLVE RESOLUÇÃO N o Estabelece o Currículo Pleno do Curso de Ciência da Computação - Bacharelado, do Setor de Ciências Exatas, da Universidade Federal do Paraná.. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão

Leia mais

Artes Visuais. Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC. 12 e 13 de Maio

Artes Visuais. Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC. 12 e 13 de Maio Artes Visuais Profª Ms. Alessandra Freitas Profª Ms. Gabriela Maffei Professoras das Faculdades COC 12 e 13 de Maio Temas propostos para discussão O que é Arte? A arte e a educação. O que são Artes Visuais?

Leia mais

Qtde Monitores Solicitados. Aprovados com bolsa. Aprovados Voluntários STATUS

Qtde Monitores Solicitados. Aprovados com bolsa. Aprovados Voluntários STATUS Digital Digital Gráfico 1- Introdução à Programação 2- Introdução à Programação Avançada EIXO DE IMAGNES EM MOVIMENTOS 1- Fundamentos da Imagem em Movimento 2- Introdução aos Efeitos Especiais 3- Vídeo

Leia mais

Licenciatura em artes Visuais. Identificação da turma 658. Cidade de Funcionamento. Ano/Período de Ingresso 2011.1. Ano/Período cursado 2011.

Licenciatura em artes Visuais. Identificação da turma 658. Cidade de Funcionamento. Ano/Período de Ingresso 2011.1. Ano/Período cursado 2011. Identificação da turma 8 ALMEIRIM 0. PORTUGUES INSTRUMENTAL LABORATÓRIO DE DESENHO I LABORATÓRIO DE DESENHO II 8h 0h 8h LABORATORIO DE PINTURA I HISTÓRIA GERAL DA ARTE II LINGUAGEM VISUAL HISTORIA GERAL

Leia mais

SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES. Curso de Marketing EDITAL DE SELEÇÃO

SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES. Curso de Marketing EDITAL DE SELEÇÃO SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES Curso de Marketing EDITAL DE SELEÇÃO O coordenador do curso de Marketing, Prof. Cláudio José Faleiros, nos termos das regras fixadas pela Pró-Reitoria de Graduação do Uni-BH,

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE PSICOLOGIA CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Origens e Recursos Teórico-Metodológicos Antropologia 02 0 02 40 Estatística Descritiva e Probabilidade 02 0 02 40 Fisiologia do Sistema

Leia mais

* Percepção de como se cria e se compõe a musica neste período, a que publico esta destinada, quais são os artistas.

* Percepção de como se cria e se compõe a musica neste período, a que publico esta destinada, quais são os artistas. COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO JOSÉ REIS-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 2014 PROFESSORA: Patricia Fermino Antonio SÉRIE: 7 º ANO TURMAS: C e D Áreas Artísticas: ( X ) Artes Visuais (

Leia mais

Tabela 1 - Estoque de emprego formal na indústria têxtil segundo classificação da CNAE 95 - Ceará - 2000

Tabela 1 - Estoque de emprego formal na indústria têxtil segundo classificação da CNAE 95 - Ceará - 2000 Tabela 1 - de emprego formal na indústria têxtil segundo classificação da CNAE 95 - Ceará - 2000 425 CLASSE 17191 - Beneficiamento de outras fibras têxteis naturais 31 4.462 CLASSE 17221 - Fiação de fibras

Leia mais

Desenvolvimento de projeto de produto

Desenvolvimento de projeto de produto Desenvolvimento de projeto de produto Sociedade como instituição Política econômica Leis Normas Critérios Política social Indústria Designer Usuário Processo de fabricação Projeto Produto Processo de utilização

Leia mais

DESIGN DE MODA. Criação Estilismo em Moda: Resolução da n.º 3006, de 16.07.96, alterada a denominação através da Resolução CEPE n.º 97, de 18.08.04.

DESIGN DE MODA. Criação Estilismo em Moda: Resolução da n.º 3006, de 16.07.96, alterada a denominação através da Resolução CEPE n.º 97, de 18.08.04. DESIGN DE MODA Criação Estilismo em Moda: Resolução da n.º 3006, de 16.07.96, alterada a denominação através da Resolução CEPE n.º 97, de 18.08.04. Implantação do Curso na UEL 24.02.97 Reconhecimento Decreto

Leia mais

Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Regimento de Atividades Complementares do Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art.1º - Observando o disposto no Artigo 08º da Resolução

Leia mais

Edital nº 5/2013 PROEXT/IFAP

Edital nº 5/2013 PROEXT/IFAP 1. Função: PROFESSOR/INSTRUTOR Local de atuação: CÂMPUS MACAPÁ Rodovia BR 2010, KM 03, s/n, Brasil Novo, Macapá-AP Cód. Vaga Curso FIC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA

Leia mais

Conselho Universitário - Consuni

Conselho Universitário - Consuni PROCESSO nº. 060/10 Procedência: PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. ASSUNTO: SOLICITAÇÃO DE APROVAÇÃO DO EMENTÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA. 1 HISTÓRICO PARECER nº. 051/10 DATA: 15/09/10 A Pró-Reitoria

Leia mais

99, EDUCAÇÃO AULAS PRESENCIAIS AOS SÁBADOS FACULDADES. curso subsidiado turma única! ao mês ÁREAS DE FORMAÇÃO / CERTIFICAÇÃO:

99, EDUCAÇÃO AULAS PRESENCIAIS AOS SÁBADOS FACULDADES. curso subsidiado turma única! ao mês ÁREAS DE FORMAÇÃO / CERTIFICAÇÃO: PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO FACULDADES ÁREAS DE FORMAÇÃO / CERTIFICAÇÃO: CAMPUS PALMITOS Educação Infantil e Anos Iniciais Literatura Infantil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Ensino de Matemática

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 8 Noturno Currículo nº 8 Reconhecido pelo Decreto n 83.799, de 30.07.79, D.O.U. de 31.07.79 Renovação de Reconhecimento Decreto

Leia mais

EDITAL GR Nº QUADRO DE VAGAS COMPLEMENTAR AO EDITAL GR Nº 777/2015 - HISTÓRICO ESCOLAR

EDITAL GR Nº QUADRO DE VAGAS COMPLEMENTAR AO EDITAL GR Nº 777/2015 - HISTÓRICO ESCOLAR EDITAL GR Nº QUADRO DE VAGAS COMPLEMENTAR AO EDITAL GR Nº 777/2015 - HISTÓRICO ESCOLAR Edital Complementar referente ao Edital GR Nº 777/2015 de oferta de Vagas em Cursos de Graduação Presenciais da Unisul

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação 2013 175. MATEMÁTICA Bacharelado. COORDENADORA Rosane Soares Moreira Viana rsmviana@ufv.br

UFV Catálogo de Graduação 2013 175. MATEMÁTICA Bacharelado. COORDENADORA Rosane Soares Moreira Viana rsmviana@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 175 MATEMÁTICA Bacharelado COORDENADORA Rosane Soares Moreira Viana rsmviana@ufv.br 176 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O bacharel em Matemática está apto para

Leia mais

ANEXO 5 QUADRO DE OFERTA DE DISCIPLINAS 2015.1. Carga Horária. Microbiologia e Parasitologia 90 06 a 15.07.2015 2 Licenciatura em Biologia

ANEXO 5 QUADRO DE OFERTA DE DISCIPLINAS 2015.1. Carga Horária. Microbiologia e Parasitologia 90 06 a 15.07.2015 2 Licenciatura em Biologia ANEXO 5 QUADRO DE OFERTA DE DISCIPLINAS 2015.1 Curso: Licenciatura Plena em Ciências Biológicas Campus/Núcleo Bloco Disciplina Carga Horária Período Vagas Área de Formação de acordo com item 1.2 do Edital

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA Disciplinas Comunicação e Expressão História da Psicologia e Desenvolvimento da Aprendizagem Ludicidade e Psicomotricidade Arte e Filosofia da Ementa

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E PROJETOS EM TURISMO

Curso de Especialização em GESTÃO E PROJETOS EM TURISMO Curso de Especialização em GESTÃO E PROJETOS EM TURISMO ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. Turismo. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Projetos em Turismo. OBJETIVO

Leia mais

Plano de Curso Não Regulamentado - Metodologia SENAI de Educação Profissional

Plano de Curso Não Regulamentado - Metodologia SENAI de Educação Profissional PERFIL PROFISSIONAL/IDENTIFICAÇÃO DA OCUPAÇÃO: Ocupação: OPERADOR DE COMPUTADOR CBO: 3172-05 Educação Formação Inicial e Continuada Carga Horária Profissional: Qualificação Profissional Mínima: 160 h Nível

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O Curso, ora criado, será oferecido no turno noturno, com 10 semestres de duração e com 50 vagas iniciais.

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O Curso, ora criado, será oferecido no turno noturno, com 10 semestres de duração e com 50 vagas iniciais. RESOLUÇÃO CONSEPE 27/2001 CRIA E IMPLANTA O CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, NO CCT, DO CÂMPUS DE CAMPINAS. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições

Leia mais

Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 72. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 54

Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 72. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36. Natureza - OBRIGATÓRIA PRÁTICA 18. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 54 Página: 1 de 5 Período 01 - - PS16101 - História das Ideias Psicológicas - Ativa desde: PS16102 - Sociologia - Ativa desde: PS16103 - Metodologia Científica - Ativa desde: PS16104 - Fundamentos do Desenvolvimento

Leia mais

1ª ETAPA - TURMA D e K

1ª ETAPA - TURMA D e K CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I PF 3 CIÊNCIAS DO AMBIENTE PF 3 ÉTICA E CIDADANIA I PF 3 FÍSICA GERAL I PF 3 GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORES PF 3 FÍSICA EXPERIMENTAL I COMPUTAÇÃO, ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

Leia mais

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Laboratório de Criatividade

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Laboratório de Criatividade CURSO DE BACHARELADO EM MODA AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 108/2007 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 2523/2001 renovado pelo Decreto Estadual nº 1106/2012 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo: 4 anos /

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS PROJETO DE PRÁTICAS BEM SUCEDIDAS EM SALA DE AULA EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DIRCEU FERNANDES BATISTA SÃO JOÃO DA BOA VISTA

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 3 A partir de 2015

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Currículo nº 3 A partir de 2015 CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS Turno: VESPERTINO Currículo nº 3 A partir de 2015 Reconhecido pelo Decreto nº. 3595, de 14.10.08, D.O.E. nº 7.827 de 14.10.08, e complementação do reconhecimento

Leia mais

GUIA ACADÊMICO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURRICULARES

GUIA ACADÊMICO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURRICULARES GUIA ACADÊMICO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURRICULARES Válido para ingressantes a partir do 1º/2010 Prezado (a) acadêmico (a), Seja bem vindo ao Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS Missão A missão do curso é formar profissionais em Ciências Contábeis com elevada competência técnica, crítica, ética e social, capazes de conceber

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 170, DE 17 DE JUNHO DE 2009. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

ENQUADRAMENTO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 15

ENQUADRAMENTO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 15 ÍNDICE Apresentação 13 PRIMEIRA PARTE ENQUADRAMENTO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 15 I. A Gestão dos Recursos Humanos: do Modelo Clássico ao Modelo Gestionário 1. Antecedentes

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda

Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda CÂMPUS ARARANGUÁ MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 0h PROCESSOS CRIATIVOS DESENHO DA FIGURA HUMANA MODELAGEM TRIDIMENSIONAL SISTEMA

Leia mais

Resolução nº 024, de 16 de abril de 2015.

Resolução nº 024, de 16 de abril de 2015. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria Educação Profissional e Tecnológica Instituto Feral Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Gran do Sul Conselho Superior Resolução nº 024, 16 abril

Leia mais

Universidade Federal de São João del Rei Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ

Universidade Federal de São João del Rei Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ Universidade Federal de São João del Rei Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A Coordenação Colegiada do Curso

Leia mais

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Instituto Sindipeças de Educação Corporativa 2016 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Inovação e Sustentabilidade Gestão de Mercado Escolas Gestão de Negócios Manufatura e Supply Chain Gestão

Leia mais

RESOLUÇÃO N 031, DE 13 DE JUNHO DE 2016

RESOLUÇÃO N 031, DE 13 DE JUNHO DE 2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 031, DE 13 DE JUNHO DE 2016 Aprova o alinhamento da matriz do curso de Ciências Biológicas

Leia mais

Ementas do Curso de Licenciatura em Música. Habilitações Educação Musical e Instrumento/Canto

Ementas do Curso de Licenciatura em Música. Habilitações Educação Musical e Instrumento/Canto ! Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas Letras e Artes Curso de Licenciatura em Música Ementas do Curso de Licenciatura em Música Habilitações Educação Musical e Instrumento/Canto

Leia mais

Bacharelado em Ciência da Computação 2009

Bacharelado em Ciência da Computação 2009 Bacharelado em Ciência da Computação 2009 1 Resumo do Curso Tipo do Curso Duração mínima Carga horária mínima obrigatória Bacharelado anos 3.212 horas (contadas em 15 semanas) 21 créditos Turno Regime

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 22-COU/UNICENTRO, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2012. Altera o anexo III, da Resolução nº 86-COU/ UNICENTRO, de 23 de outubro de 2009, que alterou dispositivos do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

MBA em Gestão de Negócios do Mercado Digital

MBA em Gestão de Negócios do Mercado Digital MBA em Gestão de Negócios do Mercado Digital Início em 28 de Abril de 2016 Aulas as terças e quintas, das 7h às 9h30 Valor do curso: R$ 23.760,00 À vista com desconto: R$ 21.859,00 Consultar planos de

Leia mais

RESOLUÇÃO N 095/2014 CONSUNI (Alterada pela Resolução nº 35/2016-CONSUNI)

RESOLUÇÃO N 095/2014 CONSUNI (Alterada pela Resolução nº 35/2016-CONSUNI) RESOLUÇÃO N 095/2014 CONSUNI (Alterada pela Resolução nº 35/2016-CONSUNI) Aprova Reforma Curricular do Curso de Bacharelado em Habilitação: Design de, do Centro de Artes CEART, da Fundação Universidade

Leia mais

Grade 2015.1 Duas Titulações

Grade 2015.1 Duas Titulações Grade 2015.1 Duas Titulações 1º semestre CH Disciplina 1Psicologia, Ciência e Profissão Disciplina 2Origens Evolucionárias do comportamento Disciplina 3Teorias da Personalidade Disciplina 4Processos Psicológicos

Leia mais

Período Letivo: 2016/1. Curso: ARQUITETURA E URBANISMO Habilitação: ARQUITETURA E URBANISMO Currículo: ARQUITETURA E URBANISMO

Período Letivo: 2016/1. Curso: ARQUITETURA E URBANISMO Habilitação: ARQUITETURA E URBANISMO Currículo: ARQUITETURA E URBANISMO Período Letivo: 2016/1 Curso: ARQUITETURA E URBANISMO Habilitação: ARQUITETURA E URBANISMO Currículo: ARQUITETURA E URBANISMO Créditos Obrigatórios: 260 Créditos Eletivos: 10 Créditos Complementares: 6

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DEPARTAMENTO REGIONAL DO ESPÍRITO SANTO GERÊNCIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DEPARTAMENTO REGIONAL DO ESPÍRITO SANTO GERÊNCIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DEPARTAMENTO REGIONAL DO ESPÍRITO SANTO GERÊNCIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA PLANO DO CURSO ALIMENTADOR DE LINHA DE PRODUÇÃO QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais