Princípios de composição visual

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Princípios de composição visual"

Transcrição

1 LABORATÓRIO I 2013/2014 Tecnologia da Comunicação Multimédia (TCM) 1º ano - 2º semestre princípios básicos de Design de comunicação para Não Designers composição visual

2 composição visual

3 composição visual O processo de composição visual é o processo de planeamento, ordenamento e arranjo dos elementos visuais num plano visual. E dividem-se nas seguintes categorias entre outras: 1. cor; 2. tipografia; 3. coerência e unidade visual; 4. hierarquia; 5. legibilidade; 6. organização/composição espacial.

4 composição visual 1. cor

5 cor Quando se compõe visualmente elementos gráficos num mesmo suporte, deve existir o cuidado de os combinar, em termos cromáticos, de uma forma que não afecte a sua legibilidade e que, esteticamente, produza uma combinação agradável. Como? Usar combinações com contraste. Solução fácil - Usar cores complementares. Consultar sistemas on-line de combinações cromáticas para ajuda. A evitar: Evitar o uso de demasiadas cores (nem sempre é aplicável). Evitar usar combinações que dificultem a legibilidade da tipografia. Evitar o uso de gradientes com muitas cores. Nem sempre é aplicável este último princípio, no entanto, numa primeira fase de aprendizagem é de o seguir para evitar composições mal resolvidas.

6 cor 1. Combinações com contraste. 2. Combinações sem contraste. Teste Teste Teste Teste Teste Teste Teste

7 cor Solução fácil: o uso de cores complementares. Estas cores, opostas no espectro cromático, complementam-se, dando origem a combinações equilibradas, vibrantes e agradáveis.

8 cor Outra solução fácil: o uso de cores análogas ou adjacentes. Estas cores são análogas ou adjacentes no espectro cromático, dando origem a combinações, também elas equilibradas e agradáveis.

9 cor Ainda outra solução fácil: o uso de monocromia. Estas combinações resultam da variação de saturação e luminosidade da mesma cor, dando origem a combinações, de novo equilibradas e agradáveis.

10 cor Ajudas: heis alguns links para consulta, que ajudam a encontrar combinações esteticamente harmoniosas

11 composição visual 2. tipografia

12 tipografia Existem alguns princípios tipográficos básicos, que devem ser respeitados para a obtenção de uma composição mais harmoniosa: 1. Não utilizar demasiadas fontes no mesmo trabalho; 2. Evitar o uso de apenas caixa alta; 3. Não justificar o texto; 4. Não variar as dimensões das letras.

13 tipografia 1. Não utilizar demasiadas fontes no mesmo trabalho. Aconselhado Não aconselhado Assunto Título Assunto Título Este é o texto onde será escrita toda a informação que se pretende transmitir ao leitor, por exemplo: não se devem usar várias fontes no mesmo trabalho. Aproveitando a oportunidade, peço a vossa atenção para que leiam e sigam os princípios transmitidos neste documento. Este é o texto onde será escrita toda a informação que se pretende transmitir ao leitor, por exemplo: não se devem usar várias fontes no mesmo trabalho. Aproveitando a oportunidade, peço a vossa atenção para que leiam e sigam os princípios transmitidos neste documento.

14 tipografia 2. Evitar o uso de apenas caixa alta. Aconselhado Não aconselhado Assunto Título Assunto Título Usar apenas caixa alta, dificulta a leitura do texto. O mais correcto é o uso de caixa mista. Aproveitando a oportunidade, peço a vossa atenção para que leiam e sigam os princípios transmitidos neste documento. Usar apenas caixa alta, dificulta a leitura do texto. O mais correcto é o uso de caixa mista. Aproveitando a oportunidade, peço a vossa atenção para que leiam e sigam os princípios transmitidos neste documento.

15 tipografia 3. Não justificar o texto. Aconselhado Não aconselhado Assunto Título Assunto Título A justificação do texto pode provocar o efeito desagradável conhecido por dentes de cavalo ou rios. Para evitar este efeito, devese alinhar o texto à esquerda, não sendo de descorar também o alinhamento à direita. Aproveitando a oportunidade, peço a vossa atenção para que leiam e sigam os princípios transmitidos neste documento. A justificação do texto pode provocar o efeito desagradável conhecido por dentes de cavalo ou rios. Para evitar este efeito, devese alinhar o texto à esquerda, não sendo de descorar também o alinhamento à direita. Aproveitando a oportunidade, peço a vossa atenção para que leiam e sigam os princípios transmitidos neste documento.

16 tipografia 4. Não variar a dimensão das letras. Aconselhado Não aconselhado A menos que seja por razões expressivas, não se aconselha o alargar ou esticar as letras. Aproveitando a oportunidade, peço a vossa atenção para que leiam e sigam os princípios transmitidos neste documento. A menos que seja por razões expressivas, não se aconselha o alargar ou esticar as letras. Aproveitando a oportunidade, peço a vossa atenção para que leiam e sigam os princípios transmitidos neste documento.

17 tipografia Pergunta: Nunca se violam estes princípios? A resposta é sim, mas apenas em determinadas situações e com muita atenção à eficácia do resultado obtido. Por exemplo: quando há a vontade de dar expressão e acentuar significados através da tipografia ou seja, em situações onde se pretende que a tipografia ganhe iconicidade.

18 composição visual 3. coerência e unidade visual

19 COERÊNCIA E UNIDADE VISUAL A coerência e a unidade visual de uma composição existe quando, se respeitam, em vários níveis da linguagem visual, os elementos gráficos utilizados: 1. Ao nível da tipografia; 2. Ao nível da relação da linguagem tipográfica com a linguagem da imagem; 3. Ao nível da linguagem gráfica e formal utilizada; 4. Ao nível da relação de cores entre tipografia, elementos gráficos e imagens.

20 COERÊNCIA E UNIDADE VISUAL 1. Ao nível da tipografia Em qualquer trabalho de carácter gráfico como um genérico, por exemplo, deve optar-se por uma fonte e usá-la do princípio ao fim (ver genérico série Rome ). Variar a fonte ao longo do trabalho quebra a unidade visual, o que divide o discurso, dificultando a leitura e a compreensão. Por outro lado, a mudança de fonte e a consequente quebra de unidade, pode ser usada para criar dois ou três momentos distintos (ver genérico filme Snatch. ). Ver genérico da série Rome Ver genérico do filme Snatch.

21 COERÊNCIA E UNIDADE VISUAL 2. Ao nível da relação da linguagem tipográfica com a linguagem da imagem Quando num videoclip, por exemplo, se usam elementos gráficos com uma linguagem muito específica, adequar a tipografia a essa linguagem é uma forma de fazer com que a composição visual seja mais coerente no seu todo, reforçando a sua identidade visual. Ver videoclip Move your feet

22 COERÊNCIA E UNIDADE VISUAL 2. Ao nível da relação da linguagem tipográfica com a linguagem da imagem Outra forma de adaptar as duas linguagens, é analisando o aspecto formal dos elementos gráficos e procurar fontes cujo desenho tenha as mesmas características formais, visuais e cromáticas. Texto Texto Texto Texto

23 COERÊNCIA E UNIDADE VISUAL 3. Ao nível da linguagem gráfica e formal utilizada Não se devem misturar elementos gráficos que tenham diferentes tratamentos ou linguagens visuais. A ilustração é uma boa forma de perceber esta coerência que deverá existir nas composições que se realizam.

24 COERÊNCIA E UNIDADE VISUAL 3. Ao nível da linguagem gráfica e formal utilizada Os Simpsons, o Family Guy e o Futurama, são séries de animação que utilizam linguagens visuais e gráficas semelhantes.

25 COERÊNCIA E UNIDADE VISUAL 3. Ao nível da linguagem gráfica e formal utilizada O Naruto, o Sponge Bob, o American e as Power Puf Grils, são séries de animação que utilizam linguagens visuais e gráficas diferentes.

26 COERÊNCIA E UNIDADE VISUAL 4. Ao nível da relação de cores entre tipografia, elementos gráficos e imagens A cor é outro dos elementos da linguagem visual que pode contribuir para uma coerência entre a tipografia e a imagem, criando uma unidade visual na composição resultante. Texto + texto

27 COERÊNCIA E UNIDADE VISUAL 4. Ao nível da relação de cores entre tipografia, elementos gráficos e imagens Numa composição gráfica pode-se recorrer às próprias imagens para obtenção de uma paleta de cores. Pode-se também fazer o contrário, usar nas imagens a paleta de cores dos elementos gráficos. Imagem original e a aplicação da paleta de cores obtida em elementos gráficos. Noite estrelada - Vincent Van Gogh Cabeça - Kasimir Malevich

28 composição visual 3. hierarquia visual

29 hierarquia VISUAL As hierarquias dos vários elementos gráficos estabelecem-se através de características como: 1. Tamanho relativo dos elementos gráficos; 2. Posição relativa dos elementos gráficos; 3. Destaque cromático relativo de um elemento gráfico; 4. Peso relativo dos elementos tipográficos entre si; 5. Tamanho relativo dos elementos tipográficos entre si; 6. Valor cromático relativo dos elementos tipográficos entre si.

30 hierarquia VISUAL 1. Tamanho relativo dos elementos gráficos O elemento com maior tamanho, tende a ter maior destaque pelo seu peso visual acrescido, mesmo em formas diferenciadas (exemplo 1).

31 hierarquia VISUAL 1. Tamanho relativo dos elementos gráficos (exemplo 2).

32 hierarquia VISUAL 1. Tamanho relativo dos elementos gráficos (exemplo 3).

33 hierarquia VISUAL 1. Tamanho relativo dos elementos gráficos (exemplo 4).

34 hierarquia VISUAL 2. Posição relativa dos elementos gráficos O elemento que se encontra mais perto do centro óptico do enquadramento tende a ter mais destaque do que aquele que está mais afastado (exemplo 1).

35 hierarquia VISUAL 2. Posição relativa dos elementos gráficos (exemplo 2).

36 hierarquia VISUAL 2. Posição relativa dos elementos gráficos Cartazes exemplo.

37 hierarquia VISUAL 2. Posição relativa dos elementos gráficos Cartazes exemplo.

38 hierarquia VISUAL 2. Posição relativa dos elementos gráficos Cartazes exemplo.

39 hierarquia VISUAL 3. Destaque cromático relativo de um elemento gráfico Um elemento que se apresente numa cor diferente, saindo da norma da cor dominante nos elementos, destaca-se adquirindo maior importância visual.

40 hierarquia VISUAL 3. Destaque cromático relativo de um elemento gráfico Cartazes exemplo.

41 hierarquia VISUAL 3. Destaque cromático relativo de um elemento gráfico Cartazes exemplo.

42 hierarquia VISUAL 4. Peso relativo dos elementos tipográficos entre si O uso combinado de vários pesos de uma família tipográfica resulta numa hierarquia em que o destaque fica no elemento com mais peso. Peso tipográfico Peso tipográfico Peso tipográfico

43 hierarquia VISUAL 5. Tamanho relativo dos elementos tipográficos entre si O uso combinado de vários tamanhos da tipografia, resulta numa hierarquia de tamanho, em que o destaque fica no elemento de maior dimensão (ver exemplos de capas de livros).

44 hierarquia VISUAL (mais exemplos de capas de livros).

45 hierarquia VISUAL 6. Valor cromático relativo dos elementos tipográficos entre si O uso combinado de cores diferentes em tipografia, determina igualmente um destaque visual e uma hierarquia de importância relativa entre elementos tipográficos (ver exemplos de logótipos).

46 composição visual 5. legibilidade

47 LEGIBILIDADE Relação tipografia fundo Por vezes existem relações entre tipografia e fundo que não funcionam, criando problemas de legibilidade à tipografia. Nos exemplos a seguir, para além da solução não aconselhada, apresentam-se algumas soluções possíveis. Não aconselhado Aconselhado Texto Texto

48 LEGIBILIDADE Aconselhado Aconselhado Texto Texto Texto

49 composição visual 6. organização/ composição espacial

50 organização /composição espacial Organização/composição espacial Quando se colocam elementos gráficos sobre um suporte, estes não devem estar aleatoriamente distribuídos sobre o mesmo. Há uma ordem, mais dinâmica ou menos dinâmica, de relação entre elementos gráficos que deve ser procurada. Esta procura é um acto de composição visual e para conseguir que ela seja mais harmoniosa devem ser tidos em conta dois princípios: 1. Concordâncias visuais; 2. Concordâncias espaciais.

51 organização /composição espacial 1. Concordâncias visuais Na imagem exemplo, chama-se a atenção para o tipografia que se encontra em concordância perpendicular com a inclinação da haste direita da letra A

52 organização /composição espacial 1. Concordâncias visuais Nas imagens exemplo, chama-se a atenção para a distribuição de toda a tipografia e formas gráficas, num jogo de concordâncias perpendiculares.

53 organização /composição espacial 1. Concordâncias visuais Outro exemplo de concordância visual acontece quando os elementos tipográficos acompanham as formas de elementos não tipográficos.

54 organização /composição espacial 1. Concordâncias estruturais As concordâncias estruturais referem-se a relações de alinhamentos entre diferentes elementos de uma composição. Este tipo de relações de alinhamento são particularmente evidentes no contexto impresso e editorial, como se pode ver na imagem.

55 organização /composição espacial 1. Concordâncias estruturais Numa composição, os elementos obedecem a regras de composição assentes em grelhas esquemáticas que justificam a localização e relação entre todos os elementos gráficos.

56 Conclusão Todos estes princípios podem e devem ser aplicados no vosso contexto de trabalho. Usem-nos para obter melhores resultados ao nível da composição visual. Obrigado ao Dr. Leonardo Pereira pela disponibilização dos seus apontamentos e à autorização para serem alterados.

ULTI RESUMOS ARTES 2 ULTIRESUMOS.COM.BR

ULTI RESUMOS ARTES 2 ULTIRESUMOS.COM.BR ULTI RESUMOS ARTES 2 ULTIRESUMOS.COM.BR Nota: O resumo está semelhante ao resumo enviado pelo professor Eduardo (Xuxu). As alterações são apenas na formatação. 1. Briefing 1.1. O que é Briefing O briefing

Leia mais

Índice. Porto Business School

Índice. Porto Business School NORMAS GRÁFICAS Índice O presente manual de normas constitui um guia de consulta com um papel fundamental na aplicação da identidade visual da Porto Business School. Apresenta os elementos básicos que

Leia mais

Manual de Identidade Visual. 1º Caderno - Características da logomarca e regras gerais de aplicação.

Manual de Identidade Visual. 1º Caderno - Características da logomarca e regras gerais de aplicação. Manual de Identidade Visual 1º Caderno - Características da logomarca e regras gerais de aplicação. Introdução Este manual apresenta, documenta e normatiza a utilização da identidade visual da Agência

Leia mais

Aula 4 - Simetria e Assimetria. professor Rafael Hoffmann

Aula 4 - Simetria e Assimetria. professor Rafael Hoffmann Aula 4 - professor Rafael Hoffmann Harmonia e proporção Quando o designer planeja o espaço em que vai distribuir sua composição, procura critérios que resultem num arranjo harmonizado agradável, atraente,

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 706/7 Págs. Duração da prova: 150 minutos 2007 2.ª FASE PROVA PRÁTICA DE DESENHO A V.S.F.F.

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular Ficha de Unidade Curricular Unidade Curricular Designação: Desenho 2 Área Científica: Desenho Ciclo de Estudos: 1º Ciclo Carácter: Obrigatória Semestre: 1º ECTS: 6 Tempo de Trabalho: Horas de Contacto:

Leia mais

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DE LOGOMARCA COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARANAÍBA

MANUAL DE USO E APLICAÇÃO DE LOGOMARCA COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARANAÍBA Este guia tem por objetivo orientar tecnicamente a reprodução da logomarca do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, para que esta preserve sempre suas características originais. O rigor na aplicação

Leia mais

Manual de Identidade Corporativa

Manual de Identidade Corporativa Manual de Identidade Corporativa Ìndice: I. Introdução 3 II. O Logótipo 4 III. Tamanhos Máximos e Mínimos 5 IV. Cores 6 V. Tipos de Letra 7 VI. Como utilizar o logótipo 8 VII. Utilizar o logótipo em tons

Leia mais

Comunicação. O Cartaz. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica

Comunicação. O Cartaz. Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica Comunicação O Cartaz Escola Básica Integrada da Quinta do Conde Educação Visual e Tecnológica Comunicação Visual O Cartaz Imagem a imagem informa, divulga, apela... No nosso dia-a-dia estamos constantemente

Leia mais

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto;

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto; Módulo 7 UML Na disciplina de Estrutura de Sistemas de Informação, fizemos uma rápida passagem sobre a UML onde falamos da sua importância na modelagem dos sistemas de informação. Neste capítulo, nos aprofundaremos

Leia mais

======================================================================

====================================================================== Gráficos Os gráficos constituem uma forma clara e objetiva de apresentar dados estatísticos. A intenção é a de proporcionar aos leitores em geral a compreensão e a veracidade dos fatos. São recursos utilizados

Leia mais

Sumário Apresentação...3

Sumário Apresentação...3 Sumário Apresentação...3 1. A MARCA...4 1.1 Conceito...8 1.2 Cores Institucionais...9 1.3 Tipografia...10 1.4 Marca Prioritária...14 1.5 Variações da Marca...15 1.6 Malha de Construção...17 1.6 Margem

Leia mais

No arquivo Exames e Provas podem ser consultados itens e critérios de classificação de provas desta disciplina.

No arquivo Exames e Provas podem ser consultados itens e critérios de classificação de provas desta disciplina. INFORMAÇÃO-PROVA GEOMETRIA DESCRITIVA A Novembro de 2016 Prova 708 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final

Leia mais

Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo. Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com

Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo. Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com Direitos de Aprendizagem O artigo 32 da LDB estabelece que é necessário garantir o desenvolvimento da capacidade

Leia mais

INVESTIGADOR FCT MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

INVESTIGADOR FCT MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL O manual de identidade visual é um documento técnico que contém um conjunto de normas, especificações e recomendações essenciais para a correta utilização

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA

TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA Graduação 1 UNIDADE 3 AS TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA Vamos pensar sobre a nossa disciplina e a forma como ela é apresentada? Não tenha medo de enfrentar o desafio! Você

Leia mais

A escrita antes de aprender a escrever, isto é, como as crianças se vão apropriando do sistema de linguagem escrita

A escrita antes de aprender a escrever, isto é, como as crianças se vão apropriando do sistema de linguagem escrita A escrita antes de aprender a escrever, isto é, como as crianças se vão apropriando do sistema de linguagem escrita Escrita pré-silábica Ainda não é determinada por critérios linguísticos. Do ponto de

Leia mais

UNESP DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD. Parte 6/5: Prof. Víctor O. Gamarra Rosado

UNESP DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD. Parte 6/5: Prof. Víctor O. Gamarra Rosado UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA CAMPUS DE GUARATINGUETÁ DESENHO TÉCNICO: Fundamentos Teóricos e Introdução ao CAD Parte 6/5: 14. Perspectivas Prof. Víctor O. Gamarra Rosado

Leia mais

Boas situações de Aprendizagens. Atividades. Livro Didático. Currículo oficial de São Paulo

Boas situações de Aprendizagens. Atividades. Livro Didático. Currículo oficial de São Paulo Atividades Boas situações de Aprendizagens Livro Didático Currículo oficial de São Paulo LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EXCLUSIVAMENTE EM CONTEÚDOS E ATIVIDADES Enfoque fragmentado, centrado na transmissão

Leia mais

JOGOS COM FOTOGRAFIAS FOTO NOME DESCRIÇÃO

JOGOS COM FOTOGRAFIAS FOTO NOME DESCRIÇÃO MATERIAL DE INTERVENÇÃO JOGOS COM FOTOGRAFIAS FOTO NOME DESCRIÇÃO Fotografias de Sequências Um conjunto de cartões fotográficos que representam atividades de forma sequencial ajudando a desenvolver a perceção

Leia mais

Escalas ESCALAS COTAGEM

Escalas ESCALAS COTAGEM Escalas Antes de representar objectos, modelos, peças, etc. Deve-se estudar o seu tamanho real. Tamanho real é a grandeza que as coisas têm na realidade. Existem coisas que podem ser representadas no papel

Leia mais

XXXII Olimpíada Brasileira de Matemática. GABARITO Segunda Fase

XXXII Olimpíada Brasileira de Matemática. GABARITO Segunda Fase XXXII Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase Soluções Nível 1 Segunda Fase Parte A CRITÉRIO DE CORREÇÃO: PARTE A Na parte A serão atribuídos 5 pontos para cada resposta correta e a pontuação

Leia mais

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa A Aluno: Maykon Dos Santos Marinho 1. Relação do itens principais

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa A Aluno: Maykon Dos Santos Marinho 1. Relação do itens principais Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação: Tarefa A Aluno: Maykon Dos Santos Marinho 1. Relação do itens principais A interface está presente nos ambientes virtuais e nas mídias utilizadas em cursos EAD

Leia mais

A primeira coisa ao ensinar o teorema de Pitágoras é estudar o triângulo retângulo e suas partes. Desta forma:

A primeira coisa ao ensinar o teorema de Pitágoras é estudar o triângulo retângulo e suas partes. Desta forma: As atividades propostas nas aulas a seguir visam proporcionar ao aluno condições de compreender de forma prática o teorema de Pitágoras em sua estrutura geométrica, através do uso de quadrados proporcionais

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO VALE-CULTURA

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO VALE-CULTURA MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO VALE-CULTURA 01 Este manual estabelece as regras de aplicação e orienta o uso da marca do programa Vale-Cultura, instituído pela lei nº 12.761, de 27 de dezembro de 2012.

Leia mais

Capítulo 5 VISTAS EM CORTE

Capítulo 5 VISTAS EM CORTE apítulo 5 VISTS EM ORTE Definição Quando a peça a ser desenhada possuir muitos detalhes internos, detalhes invisíveis, as projeções ortogonais terão muitas linhas tracejadas e poderão dificultar a interpretação

Leia mais

FILOSOFIA 11º ano. Demonstração e argumentação: Lógica e retórica

FILOSOFIA 11º ano. Demonstração e argumentação: Lógica e retórica FILOSOFIA 11º ano Demonstração e argumentação: Lógica e retórica Governo da República Portuguesa Demonstração/argumentação Conforme os tipos de argumentos (razões) que nos servimos para justificar uma

Leia mais

DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE?

DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE? DESIGN GRÁFICO QUE NEGÓCIO É ESSE? O QUE É DESIGN GRÁFICO? Design Gráfico é o planejamento dos aspectos funcionais e visuais de peças gráficas que servem de suporte para a comunicação de diversos tipos

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DA CORTINA DE AR INTERNATIONAL

MANUAL DE INSTALAÇÃO DA CORTINA DE AR INTERNATIONAL MANUAL DE INSTALAÇÃO DA CORTINA DE AR INTERNATIONAL APRESENTAÇÃO Agradecemos pela preferência na escolha de produtos International Refrigeração. Este documento foi elaborado cuidadosamente para orientar

Leia mais

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos Organizadoras: Francisca Izabel Pereira Maciel Mônica Correia Baptista Sara Mourão Monteiro Estrutura da exposição 1. O contexto

Leia mais

Resposta da REN Gasodutos à:

Resposta da REN Gasodutos à: Resposta da REN Gasodutos à: CONSULTA PÚBLICA SOBRE A PROPOSTA DE RECONHECIMENTO MÚTUO DAS LICENÇAS DE COMERCIALIZAÇÃO NO MERCADO IBÉRICO DE GÁS NATURAL (MIBGAS) A REN reconhece a importância da harmonização

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL INTRODUÇÃO O Manual de Identidade Visual pretende ser o documento básico de referência para criação das mensagens visuais da empresa, como pastas, cartões de visita, papéis

Leia mais

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 5.1 COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA AGÊNCIAS Agências sem recuo em relação à calçada 1 2 3 4 Elementos de comunicação visual As fachadas das agências dos Correios, sem recuo em

Leia mais

Escrita de Relatórios

Escrita de Relatórios Guia 6 Escrita de Relatórios Auto-estudo Para o Gestor de Projecto Objectivos de aprendizagem Depois de ter lido o material do Guia de Escrita de Relatórios e ter concluído a secção de auto-estudo, será

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: ENSINO RELIGIOSO Período: Anual Professor: MARIA LÚCIA DA SILVA Série e segmento: 7º ANO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE * conhecer os elementos básicos que compõe

Leia mais

Identidade Corporativa Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Manual de Normas

Identidade Corporativa Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Manual de Normas Identidade Corporativa Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Manual de Normas APRESENTAÇÃO 3 28 60 92 124 PRINCIPAL 4 29 61 93 125 VERSÃO SECUNDÁRIA 9 - - - - IPCA + ESCOLA - 34 66 98 130 CURSOS - 42

Leia mais

A classificação do teste deve respeitar integralmente os critérios gerais e os critérios específicos a seguir apresentados.

A classificação do teste deve respeitar integralmente os critérios gerais e os critérios específicos a seguir apresentados. Teste Intermédio de Língua Portuguesa Teste Intermédio Língua Portuguesa 2.º Ano de Escolaridade Duração do Teste: 45 min (Caderno 1) + 30 min (pausa) + 45 min (Caderno 2) 03.06.2011 Decreto-Lei n.º 6/2001,

Leia mais

Normas para a elaboração de um relatório. para a disciplina de projecto integrado. 3.º ano 2.º semestre. Abril de 2004

Normas para a elaboração de um relatório. para a disciplina de projecto integrado. 3.º ano 2.º semestre. Abril de 2004 Normas para a elaboração de um relatório para a disciplina de projecto integrado 3.º ano 2.º semestre Abril de 2004 Instituto Superior de Tecnologias Avançadas Índice Introdução...3 O que é um relatório...3

Leia mais

Noções de Microeconomia

Noções de Microeconomia Noções de Microeconomia Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado: A Demanda e a Lei da Demanda; A Curva da Demanda; A Oferta e a Lei da Oferta; A Curva da Oferta; Equilíbrio de Mercado; Elasticidades. Introdução

Leia mais

Jornalismo de Dados. Aula 04 Explorando o Tableau I. Prof. Dalton Martins Gestão da Informação

Jornalismo de Dados. Aula 04 Explorando o Tableau I. Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Jornalismo de Dados Aula 04 Explorando o Tableau I Prof. Dalton Martins dmartins@gmail.com Gestão da Informação Dicas de ferramentas para converter PDF planilha http://www.cometdocs.com/ Dicas de ferramentas

Leia mais

gira manual de identidade visual

gira manual de identidade visual gira manual de sumário 01. marca prioritária em cor 02. marca em meio-tom 03. marca à traço 04. aplicação em outline 05. padrão cromático 06. paleta de cores 07. aplicações variadas 08. padrão tipográfico

Leia mais

Departamento comercial e marketing

Departamento comercial e marketing Departamento comercial e marketing Trabalho realizado: Cátia Nunes Nº6 12ºS Marketing Os profissionais do Marketing podem dividir-se em dois grupos, os que estão directamente ligados as empresas, isto

Leia mais

Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário

Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário INFORMAÇÃO EXAME DE APLICAÇÕES INFORMÁTICAS B 2016 12º ANO DE ESCOLARIDADE (DECRETO-LEI N.º 139/ 2012, DE 5 DE JULHO) Prova 163 Escrita e Prática

Leia mais

ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR

ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR 1º PERÍODO Lamego, 14 de janeiro de 2013 INTRODUÇÃO Para uma eficaz monitorização das competências esperadas para cada criança, no final

Leia mais

A forma geral de uma equação de estado é: p = f ( T,

A forma geral de uma equação de estado é: p = f ( T, Aula: 01 Temática: O Gás Ideal Em nossa primeira aula, estudaremos o estado mais simples da matéria, o gás, que é capaz de encher qualquer recipiente que o contenha. Iniciaremos por uma descrição idealizada

Leia mais

PROPRIEDADES DOS FLUÍDOS

PROPRIEDADES DOS FLUÍDOS NATAÇÃO I Fundamentos do Desporto PROPRIEDADES DOS FLUÍDOS Fluidez e noção de fluxo Compressibilidade e incompressibilidade Massa específica, peso volúmico e densidade Viscosidade, fluidos reais e fluidos

Leia mais

Representação de rugosidade

Representação de rugosidade Representação de rugosidade A UU L AL A Existem vários tipos de superfície de peças. Qual o melhor meio para identificar rapidamente cada um desses tipos e o estado das superfícies? Essa questão foi resolvida

Leia mais

FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS

FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS Elaboração de gráficos Os gráficos são visualmente atraentes e constituem uma fantástica ajuda para a apresentação e interpretação de dados armazenados numa folha de cálculo. Numa

Leia mais

PERSPECTIVA ISOMÉTRICA

PERSPECTIVA ISOMÉTRICA PERSPECTIVA ISOMÉTRICA Aluna: Patricia Carvalho Souza Orientadora: Anna Virgínia Machado Roteiro Perspectiva o Tipos de Perspectiva Perspectiva Axonométrica o Linhas Isométricas e Não Isométricas Papel

Leia mais

Ementa 22/08/2012. Teoria Geral de Sistemas. TADS 2. Semestre Prof. André Luís. Aula 01. Apresentação da Disciplina Conceito de Sistemas

Ementa 22/08/2012. Teoria Geral de Sistemas. TADS 2. Semestre Prof. André Luís. Aula 01. Apresentação da Disciplina Conceito de Sistemas Aula 01 Apresentação da Disciplina Conceito de Sistemas Teoria Geral de Sistemas Teoria Geral de Sistemas TADS 2. Semestre Prof. André Luís 1 2 Apresentação da Disciplina Disciplina: Teoria Geral de Sistemas

Leia mais

Regulamento do Plano de Pormenor da Rua das Flores CAPÍTULO I. Disposições gerais. Artigo 1.º Âmbito e aplicação

Regulamento do Plano de Pormenor da Rua das Flores CAPÍTULO I. Disposições gerais. Artigo 1.º Âmbito e aplicação Regulamento do Plano de Pormenor da Rua das Flores CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Âmbito e aplicação O Plano de Pormenor da Rua das Flores abrange a área assinalada na planta de zonamento e que

Leia mais

Compreender os conceitos fundamentais e a terminologia no âmbito da contabilidade de custos;

Compreender os conceitos fundamentais e a terminologia no âmbito da contabilidade de custos; CONTABILIDADE DE CUSTOS APLICADA [13803] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS Visa-se preparar o aluno nas técnicas necessárias à organização de contabilidades internas no contexto da indústria do turismo.

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA Este documento contempla as linhas gerais de orientação, para uniformização

Leia mais

Código de barras XXII SEMANA ACADÊMICA DA MATEMÁTICA. 1. Código de barras. Fernanda Taline da Silva ¹, Fabiana Garcia Papani ²

Código de barras XXII SEMANA ACADÊMICA DA MATEMÁTICA. 1. Código de barras. Fernanda Taline da Silva ¹, Fabiana Garcia Papani ² Código de barras Fernanda Taline da Silva ¹, Fabiana Garcia Papani ² ¹ Acadêmica do Curso de Matemática Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Caixa Postal

Leia mais

Características das Figuras Geométricas Espaciais

Características das Figuras Geométricas Espaciais Características das Figuras Geométricas Espaciais Introdução A Geometria espacial (euclidiana) funciona como uma ampliação da Geometria plana e trata dos métodos apropriados para o estudo de objetos espaciais,

Leia mais

Aulas 03 a 05 - Web Sites

Aulas 03 a 05 - Web Sites Sumário O que é Site? Gerações de Sites Sites de 1ª geração Sites de 2ª geração Sites de 3ª geração Sites de 4ª geração Web Standard X Tabelas Hot Sites Web Sites Estáticos e Dinâmicos Categoria de sites

Leia mais

Tipografia. A M O Q Re W e a d e g m o p y 1 4 7. Classificação das famílias

Tipografia. A M O Q Re W e a d e g m o p y 1 4 7. Classificação das famílias Produção Gráfica 1 Tipografia Parte 2 Classificação das famílias A classificação a seguir foi adaptada da classificação adotada pela ATypl Association Typographique Internacionale, conhecida como Vox/Atypl.

Leia mais

Catálogo 2011. Jogos de Mesa

Catálogo 2011. Jogos de Mesa Catálogo 2011 Jogos de Mesa Cartas do Ecoponto Divertido jogo de cartas cujo objectivo didáctico é transmitir a técnica de classificar e separar os resíduos, promovendo também o espírito de equipa. Objectivo

Leia mais

Oficina: Jogar para gostar e aprender matemática. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.molinari@uol.com.br

Oficina: Jogar para gostar e aprender matemática. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.molinari@uol.com.br Oficina: Jogar para gostar e aprender matemática Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.molinari@uol.com.br 1 Implicações do Jogo Quatro Cores: Para jogar bem, é preciso economia de cores e consideração

Leia mais

Aula 05 Elementos do Design

Aula 05 Elementos do Design Aula 05 Elementos do Design FATEC ITU Curso Superior de Tecnologia em Eventos Disciplina Design Gráfico Prof. Ms. Luciane Panisson Composição Visual Elementos que estruturam a linguagem visual Princípios

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 6. Curso de Combinatória - Nível 2. Jogos. 1. Simetria. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 6. Curso de Combinatória - Nível 2. Jogos. 1. Simetria. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 6 Jogos Quando falamos em jogos, pensamos em vários conhecidos como: xadrez, as damas e os jogos com baralho. Porém,

Leia mais

Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares

Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares 1 Rio de Janeiro, 17/01/2014 S I P D Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares O IBGE iniciou uma importante etapa no aprimoramento de seu sistema de pesquisas domiciliares, que propiciará maior eficácia

Leia mais

Estimativa da taxa de desemprego em abril: 13,0%

Estimativa da taxa de desemprego em abril: 13,0% 2 de junho de Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego abril de Estimativa da taxa de desemprego em abril: 13,0% A estimativa provisória da taxa de desemprego para abril de situa-se em 13,0%, valor

Leia mais

Informação n.º 03.13. Data: 2013.01.31. Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral de Educação e Ciência. AE/ENA com ensino secundário CIREP

Informação n.º 03.13. Data: 2013.01.31. Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral de Educação e Ciência. AE/ENA com ensino secundário CIREP Prova de Exame Nacional de Desenho A Prova 706 2013 12.º Ano de Escolaridade Para: Direção-Geral da Educação Inspeção-Geral de Educação e Ciência Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Secretaria

Leia mais

Harmonização de cores

Harmonização de cores www.casa.com.br/curso-cores Aula 4 por Regina Adorno Para explicar a arte de orquestrar matizes na decoração, a arquiteta Regina Adorno preparou uma aula dinâmica, recheada de bons exemplos, que espantam

Leia mais

Implantação e Partido Formal

Implantação e Partido Formal CASA ATELIER Local Itanhangá, Rio de Janeiro Ano 2002 CASA MÍNIMA CASA RIO BONITO Local Nova Friburgo, Rio de Janeiro Ano 2005 CASA VARANDA Local Nova Friburgo, Rio de Janeiro Local Itanhangá, Rio de Janeiro

Leia mais

REUNIÃO DE ESTUDOS. Introdução a Administração

REUNIÃO DE ESTUDOS. Introdução a Administração Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais REUNIÃO DE ESTUDOS Introdução a Administração Questão 1 O que é Administração? Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar

Leia mais

Manual de uso da marca do PSDB. Junho 2012

Manual de uso da marca do PSDB. Junho 2012 Manual de uso da marca do PSDB Junho 2012 ÍNDICE APRESENTAÇÃO Considerações iniciais Sobre a utilização deste Manual ELEMENTOS DA IDENTIDADE A marca do PSDB Elementos da marca Proporções e medidas Área

Leia mais

TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL.

TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL. TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL. Tom e semitom (ou tono e semitono): são diferenças específicas de altura, existentes entre as notas musicais, isto é, são medidas mínimas de diferença entre grave e agudo.

Leia mais

CARGA E DESCARGA DE CAPACITORES

CARGA E DESCARGA DE CAPACITORES CARGA E DESCARGA DE CAPACITORES Introdução O capacitor é um componente eletrônico constituído de duas placas condutoras de corrente elétrica separadas por um material isolante denominado de dielétrico

Leia mais

Maranhão. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Maranhão (1991, 2000 e 2010)

Maranhão. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Maranhão (1991, 2000 e 2010) Maranhão Em, no estado do Maranhão (MA), moravam 6,6 milhões de pessoas, onde parcela considerável (6,%, 396, mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 217 municípios, dos quais um

Leia mais

Apresentação Logomarca Vertical Positioning Vertical Modulação Vertical Aplicações da Logomarca Vertical Logomarca Horizontal Positioning Horizontal

Apresentação Logomarca Vertical Positioning Vertical Modulação Vertical Aplicações da Logomarca Vertical Logomarca Horizontal Positioning Horizontal Manual da Marca Apresentação Este Manual de Identidade Visual tem por objetivo orientar tecnicamente a aplicação da Marca MACOM. São regras para a aplicação e o uso correto dos elementos de identidade

Leia mais

NBR 10126/87 CORTE TOTAL LONGITUDINAL E TRANSVERSAL

NBR 10126/87 CORTE TOTAL LONGITUDINAL E TRANSVERSAL NBR 10126/87 CORTE TOTAL LONGITUDINAL E TRANSVERSAL Podemos definir corte como sendo a representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico

Leia mais

01/11/2013. Gestão de Pessoas

01/11/2013. Gestão de Pessoas Gestão de Pessoas Tema 3: Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas Prof. Msc. Mônica Satolani O que estudar? Missão e Visão. Objetivos Organizacionais. Planejamento Estratégico Organizacional. Estratégia

Leia mais

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS Mafalda Guedes http://ltodi.est.ips.pt/aguedes Departamento de Engenharia Mecânica Área Científica de Mecânica dos Meios Sólidos Setúbal, Novembro de 2006 RESUMO DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde Departamento de Saúde Comunitária. Professor: Walfrido Kühl. Svoboda MÉTODOS E MEIOS DE

Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde Departamento de Saúde Comunitária. Professor: Walfrido Kühl. Svoboda MÉTODOS E MEIOS DE Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Saúde Departamento de Saúde Comunitária Disciplina: Saúde Pública P I (MS052) Professor: Walfrido Kühl Svoboda MÉTODOS E MEIOS DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA

Leia mais

As TICs como aliadas na compreensão das relações entre a Química e a Matemática

As TICs como aliadas na compreensão das relações entre a Química e a Matemática As TICs como aliadas na compreensão das relações entre a Química e a Matemática Fernanda Hart Garcia 1* ; Denis da Silva Garcia 2 1* Professora Mestra de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Compreendendo a notícia e a reportagem

Compreendendo a notícia e a reportagem A leitura, para ser considerada como tal, precisa ser compreendida. Não basta decodificar as palavras sem entender o que elas querem dizer. Para existir compreensão de um texto no seu todo, é preciso que

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual CLIPTECH Apresentação O objetivo deste Manual de Identidade Visual é possibilitar que a CLIPTECH se comunique de forma organizada e padronizada, para seus membros, setores afins

Leia mais

Conjuntos mecânicos I

Conjuntos mecânicos I A UU L AL A Conjuntos mecânicos I O pessoal de uma pequena empresa tem todo o conhecimento necessário sobre elementos de máquinas no que se refere à transmissão, apoio e elementos elásticos. Entretanto,

Leia mais

QUALIDADE NO ATENDIMENTO

QUALIDADE NO ATENDIMENTO Ana Cristina Furtado Sobrinho aninhafurtado@gmail.com OS OBJETIVOS DA AULA Apresentar a importância do atendimento ao cidadão no contexto do exercício da função pública; Apresentar ferramentas de uso prático

Leia mais

Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word. Gabinete para a Inclusão (GPI)

Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word. Gabinete para a Inclusão (GPI) Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word Gabinete para a Inclusão (GPI) 2013 Produção de documentos acessíveis com Microsoft Word Com este tutorial pretendemos orientá-lo na produção de documentos

Leia mais

Unidades de Formação e Cargas Horárias Xadrez - Grau I. Total 40,0 UNIDADES DE FORMAÇÃO 1. HISTÓRIA DO XADREZ 1,5 2. REGRAS DO JOGO DE COMPETIÇÃO 1,5

Unidades de Formação e Cargas Horárias Xadrez - Grau I. Total 40,0 UNIDADES DE FORMAÇÃO 1. HISTÓRIA DO XADREZ 1,5 2. REGRAS DO JOGO DE COMPETIÇÃO 1,5 Unidades de Formação e Cargas Horárias Xadrez - Grau I UNIDADES DE FORMAÇÃO HORAS 1. HISTÓRIA DO XADREZ 1,5 2. REGRAS DO JOGO DE COMPETIÇÃO 1,5 3. TÉCNICAS DE XEQUE-MATE 4,5 4. FINAIS ESSENCIAIS 7,5 5.

Leia mais

Profa. Janaina Fracaro Engenharia Mecânica JUNHO/2014

Profa. Janaina Fracaro Engenharia Mecânica JUNHO/2014 Profa. Janaina Fracaro Engenharia Mecânica JUNHO/2014 Introdução Medir a grandeza de uma peça por comparação é determinar a diferença da grandeza existente entre ela e um padrão de dimensão predeterminado.

Leia mais

SERG 2014 SEMIOTIC ENGINEERING RESEARCH GROUP

SERG 2014 SEMIOTIC ENGINEERING RESEARCH GROUP 1 Interação Humano-Computador Design: Primeiras noções www.inf.puc-rio.br/~inf1403 Interação Humano-Computador o sistema é a interface interface usuário funcionalidade Interação Humano-Computador interface

Leia mais

3º Trabalho de GI Análise DFD

3º Trabalho de GI Análise DFD 3º Trabalho de GI Análise DFD Problemas típicos da organização Diálogo com o exterior Mestrado de Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação 2000/2001 Cadeira : Prof.: GI-Gestão da Informação Luis Manuel

Leia mais

Ficha de Exercícios nº 2

Ficha de Exercícios nº 2 Nova School of Business and Economics Álgebra Linear Ficha de Exercícios nº 2 Matrizes, Determinantes e Sistemas de Equações Lineares 1 O produto de duas matrizes, A e B, é a matriz nula (mxn). O que pode

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

CURSOS PROFISSIONAIS REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO CURSOS PROFISSIONAIS REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO Artigo 1º Âmbito e Definição 1 - A FCT é um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola,

Leia mais

Levantamento Topográfico: é o conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais,

Levantamento Topográfico: é o conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, DIVISÃO DA TOPOGRAFIA Levantamento Topográfico: é o conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental

Leia mais

Circuitos Aritméticos

Circuitos Aritméticos Circuitos Aritméticos Semi-Somador Quando queremos proceder à realização de uma soma em binário, utilizamos várias somas de dois bits para poderemos chegar ao resultado final da operação. Podemos, então,

Leia mais

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA Unidade II METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS Prof. Me. Guilherme Santinho Jacobik Recursos para o planejamento das aulas Resolução de problemas. Portadores numéricos. Lúdico: Jogos,

Leia mais

Trabalho sobre Topologia de Redes

Trabalho sobre Topologia de Redes Trabalho sobre Topologia de Redes Emerson Baptista da Silva 27 de Janeiro de 2013 Topologia das Redes A topologia de rede descreve como o fica a sua situação física através do qual os dados, imagens e

Leia mais

PLANO DE TRABALHO FORMAS E FONTES DE ENERGIA E AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO

PLANO DE TRABALHO FORMAS E FONTES DE ENERGIA E AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO SEEDUC PROJETO FORMAÇÃO CONTINUADA CECIERJ/CEDERJ PLANO DE TRABALHO FORMAS E FONTES DE ENERGIA E AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO POR LYANA MACHADO BUENO RIO DE JANEIRO 2012

Leia mais

Informações disponíveis referente a assentos para Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

Informações disponíveis referente a assentos para Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 1. Como a FIFA decide quais Ingressos pertencem a qual categoria? FIFA determina a categorização de cada assento no Estádio a cada Isso significa que (i) a Categoria de Ingresso pode variar de Partida

Leia mais

Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (MP 301) Perguntas e resposta.

Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (MP 301) Perguntas e resposta. Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (MP 301) Perguntas e resposta. JULHO DE 2006 Medida Provisória editada pelo Governo para a nova carreira

Leia mais

Compreender os conceitos fundamentais e a terminologia no âmbito da contabilidade de custos;

Compreender os conceitos fundamentais e a terminologia no âmbito da contabilidade de custos; CONTABILIDADE ANALÍTICA I [12003] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS Pretende-se fornecer um enquadramento teórico e prático da Contabilidade de Custos ou Analítica, em particular, dos objetivos prosseguidos

Leia mais

Guia de utilização da marca PAN Correspondente no País

Guia de utilização da marca PAN Correspondente no País Guia de utilização da marca PAN Correspondente no País Introdução O Guia de Utilização da marca Pan Correspondente no País, foi desenvolvido para que todos os parceiros tenham uma padronização da utilização

Leia mais

Aula 5 Projetos elétricos

Aula 5 Projetos elétricos Aula 5 Projetos elétricos Um projeto elétrico é um conjunto de símbolos desenhados sobre uma planta baixa interligados de tal forma para mostrar com deve ser executada a obra. Todo projeto elétrico residencial,

Leia mais

Apresentação da disciplina

Apresentação da disciplina FEUP MIEIG & MIEM Ano letivo 2013/14 Disciplina: Gestão da Qualidade Total Apresentação da disciplina (v1 em 2 de setembro) José A. Faria, jfaria@fe.up.pt Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto,

Leia mais