PRIMAVERA EXPRESS ::: Funcionalidades do Produto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRIMAVERA EXPRESS ::: Funcionalidades do Produto"

Transcrição

1 PRIMAVERA EXPRESS ::: Funcionalidades do Produto Facturação/ Vendas ao Balcão Emissão dos seguintes documentos de vendas: Facturas, Vendas a dinheiro, Notas de Crédito, Notas de Débito, Guias de Remessa e de Transporte; Emissão de Facturas Pro-Forma e Propostas; Ecrã de Vendas configurável; Teclas de acesso às operações mais comuns; Acesso aos dados estatísticos do cliente e do artigo no momento da facturação; Tratamento de dimensões: cores e tamanhos; Tratamento de devoluções. Caixa Múltiplos modos de pagamento: numerário, cheque, cartão de crédito, multibanco, etc. Contas Correntes Múltiplos modos de pagamento: numerário, cheque, cartão de crédito, multibanco, etc; Gestão de contas correntes de Clientes e Outros Devedores; Emissão de Recibos e Notas de Pagamento; Possibilidade de efectuar liquidações parciais; Possibilidade de estornar liquidações já efectuadas; Limite de crédito em dias de vencimento; Pendentes manuais. Stocks Introdução de movimentos de stock inicial; Actualização de stocks integrada com a facturação; Introdução e emissão de documentos de Entrada de Stock e de Saída de Stock; Entradas ou Saídas em quantidades ou só em valor; Informação de Gestão Mapas de Vendas por Clientes, Artigos, Famílias, Zonas e Vendedores; Vendas gerais diárias, mensais ou trimestrais; Extractos de Contas Correntes; Consultas de valores a pagar e a receber; Avisos de vencimento; Listagens diversas de Stocks Inventários, Extractos de Artigo, etc; Gráficos de vendas e análise de margens; Listagem de documentos emitidos. Outras Características Possibilidade de emissão de documentos com IVA incluído ou excluído; Alertas de valores a pagar e valores a receber; Segurança total - para cada operador é possível configurar qual o tipo de informação e as operações a que o mesmo tem acesso; Emissão de etiquetas; Movimentos por código de artigo ou código de barras; Ficheiro SAFT-PT

2 PRIMAVERA EXPRESS - User Guide 1 - Instalação Para poder efectuar o download de PRIMAVERA EXPRESS deve começar por se registar no site da PRIMAVERA, indicando os dados solicitados. Receberá de imediato por a notificação de registo efectuado. Por se registar no site da PRIMAVERA BSS passará a receber as notificações sobre as novas versões que venham a ser disponibilizadas e, também, informação sobre truques e dicas úteis para a utilização do seu produto. Para o download do produto use o link que faz parte do que recebeu após o registo. Escolha preferencialmente a opção SAVE de modo a salvaguardar o ficheiro em disco antes de proceder à sua instalação. O tempo para o download dos 170 Mbytes dependerá dos recursos que tem disponíveis, especialmente da largura de banda utilizada. À partida, a instalação do software exigirá do utilizador apenas a aceitação e confirmação das opções sugeridas no ecrã. No final da instalação o produto deverá automaticamente entrar em funcionamento. 2 - Introduzir os dados da empresa Começe por abrir o programa Administrador. Posicione-se na empresa EXPRESS - Empresa de Trabalho. Com o botão direito do rato escolha a opção Propriedades e preencha os campos principais com a informação sobre a sua empresa que irá constar nos documentos a emitir: Nome da empresa, Morada,..., Nº Contribuinte.

3 3 - Abertura da empresa Abra o programa PRIMAVERA EXPRESS. O produto leva consigo duas empresas criadas: Uma empresa de demonstração que lhe será útil para poder consultar, por exemplo, a forma como as tabelas são preenchidas; Uma empresa, de nome EXPRESS, que será a empresa a utilizar para registar as suas operações. Escolha esta última para poder seguir com os seus trabalhos. 4 - Criação de artigos Agora que entrou no produto, constatará que as tabelas principais, Artigos e Clientes, não estão naturalmente preenchidas. É precisamente por aí que deve começar. Abra a tabela de artigos e através da opção NOVO aceda ao registo de um artigo. Preencha os dados solicitados pelos vários separadores activos. Não se esqueça principalmente dos seguintes campos: Tipo de Artigo, Taxa de Iva, PVP do artigo. Se não pretende gerir o stock de determinado artigo deve desactivar a opção Movimenta Stock. Depois de preencher os campos da ficha do artigo, GRAVE o registo. Repita a operação para a introdução de todos os artigos.

4 5 - Criação de Clientes Siga o processo descrito para os Artigos, mas agora para a tabela de Clientes. Verá que esta tabela já tem registado um cliente de código VD, para utilização nas vendas para clientes indiscriminados, por exemplo as Venda a Dinheiro. Preencha todos os dados solicitados nos primeiros quatro separadores da ficha do Cliente, de modo a poder facturar de seguida sem problemas. 6 - Entrada em Stock Para dar entrada de stock escolha a opção Stocks presente no navegador. Escolha o documento Entrada Stock e introduza os artigos e respectivas quantidades e valores. Agora que tem Clientes e Artigos introduzidos pode passar de imediato à emissão dos documentos de vendas. No entanto, caso pretenda gerir stocks, deve começar, não sendo obrigado a tal, por registar as entradas da mercadoria. Se não o fizer, aquando da emissão da factura será notificado sobre a inexistência do artigo em stock. Pode, no entanto, confirmar a factura, ficando o stock do referido artigo com unidades negativas, situação que poderá actualizar a qualquer momento através de uma entrada em stock, na opção de stocks.

5 7 - Facturação Para facturar ou emitir qualquer documento de vendas, escolha a opção Vendas/Enc. Clientes presente no navegador. Já na janela de Vendas comece por escolher o documento que pretende utilizar. Identifique depois o Cliente, pressionando F4 para aceder à lista de Clientes. No editor de linhas identifique o Código do Artigo e pressione ENTER para mudar de coluna e de linha. Não deixe de observar as opções a que pode aceder através do menu disponível via botão direito do seu mouse. No final, escolha GRAVAR para guardar o documento ou IMPRIMIR para guardar e imprimir de seguida. Se o documento que acabou de introduzir for um documento a crédito, já poderá ver esse mesmo crédito lançado na opção de Contas Correntes.

6 8 - Recebimentos Para processar um recebimento e emitir o respectivo documento de liquidação, escolha a opção Operações sobre C/C. Comece por Identificar o Cliente. De seguida, escolha o tipo de documento a processar. À partida, para a liquidação de uma factura por exemplo, deverá utilizar o Documento de Recebimento. Na grelha de documentos a liquidar, marque na coluna mais à direita o(s) documentos que vai liquidar. Pode liquidar um documento parcialmente, escrevendo o valor a liquidar na coluna a Pagar. Depois de identificar o(s) documentos a liquidar escolha CONFIRMAR. A seguinte janela vai-lhe a aparecer no ecrã onde deverá identificar os dados do documento de liquidação. No final escolha IMPRIMIR se pretender gravar e imprimir a nota de liquidação, isto é, o recibo.

7 Ecrã de POS A emissão de documentos de venda pode ser feita através de um interface genérico, como o descrito no ponto 7 deste User Guide, ou através de um ecrã específico de POS. O PRIMAVERA EXPRESS permite ambas as situações. Se escolher a entrada de programa de nome PRIMAVERA EXPRESS Ponto de Venda acederá a um interface que lhe permitirá gerir um Posto de Venda de forma mais profissional. Conseguirá por esta via, entre outras coisas, controlar o Fundo de Maneio diário da sua caixa; gerir trocos e meios de pagamento; operar de forma bem mais rápida com recurso a teclas rápidas; gerir a abertura de uma gaveta de dinheiro e gerir um visor/display de cliente; manter vários documentos em aberto, enfim, fazer a gestão de um Ponto de Venda. Para outras informações sobre o POS sugerimos que consulte, por favor, o manual do produto.

8 FAQs (Frequently Asked Questions) Como Instalar/Actualizar a nova versão 6.40 do PRIMAVERA EXPRESS (Saf-T PT 2010)? Para actualizar a versão que tem no seu computador, é necessário: - Efectuar uma cópia de segurança da sua empresa. (Consulte a FAQ Como efectuo uma cópia de segurança? ). - Efectuar download da nova versão Para tal pode utilizar os dados que utilizou para efectuar o download da anterior versão. Caso não possua esses dados, basta registar-se novamente e os dados para download ser-lhe-ão enviados por . - Instalar a nova versão Esta nova versão irá substituir automaticamente a versão anterior sem perder os dados da sua empresa. A versão 6.40 ficará pronta a ser utilizada. Como pré-visualizar um documento antes de imprimir? Para pré-visualizar um documento, previamente será necessário configurar o documento para o fazer. Assim para o caso de uma Factura por exemplo, terá que aceder a Tabelas Documentos vendas, clicar em F4 para abrir a lista de documentos, seleccionar o documento FA (neste caso), aceder ao separador "Séries", clicar sobre a série que esteja a utilizar (por exemplo 2009), aceder ao separador "Impressão" e escolher a opção "Pré-visualizar" e gravar. No caso de Dcumentos de Conta Corrente, como por exemplo recibos, o processo é o mesmo, mas terá de ser efectuado em Tabelas Documentos Contas Correntes.

9 Alterando um documento de Venda-a-Dinheiro, surge uma mensagem? Normalmente e dependendo da configuração dos documentos, ao tentar editar/alterar uma Venda-a-Dinheiro (VD), poderá surgir uma mensagem a referir "A data do documento VDR tem de ser posterior á data do documento anterior ( data )". O documento VDR (Recebimento de Venda a Dinheiro) é o documento de liquidação das Vendas-a-Dinheiro. O documento VDR é um documento que liquida automaticamente a VD e por isso, ambos os documento prosseguem em conjunto. Esta situação é semelhante ao Recebimento para liquidação de uma Factura. Para resolução deste problema, é necessário aceder a Tabelas Documentos Contas Correntes Documento VDR, separado séries, clicar sobre 2009 e colocar o visto em alteração da data. Igualmente, em Tabelas Documentos Vendas Documento VD, separador séries, deverá clicar sobre 2009 e seleccionar esta opção. Após esta configuração, é possível alterar a Venda-a-Dinheiro sem constrangimentos. Na reposição da cópia de segurança surge um erro. Como ultrapassar? Habitualmente, a primeira vez que uma cópia de segurança é reposta, surge a seguinte mensagem: Erro ao carregar os ficheiros disponíveis. [Microsoft][ODBC SQL Server Driver][SQL Server]SQL Server blocked access to procedure 'sys.xp_cmdshell' of component 'xp_cmdshell' because this component is turned off as part of the security configuration for this server. A system administrator can enable the use of 'xp_cmdshell' by using sp_configure. For more information about enabling 'xp_cmdshell', see "Surface Area Configuration" in SQL Server Books Online. Tal como a mensagem indica, este componente do SQL encontra-se por defeito desactivado por questões de segurança. Para resolver o problema deverá aceder ao menu Iniciar do seu Computador Programas Microsoft SQL Server 2005 Configuration Tools SQL server Surface Area Configuration Surface Area Configuratión for Features, verificar se possui um visto na opção "Enable OpenRowset-and Opendata source Support". Mais em baixo, seleccione "Xp_CMDShell" e coloque o visto na opção "Enable XP_CMDShell". Após esta operação, já é possível repor a sua cópia de segurança. É recomendo que esta operação seja efectuada com o PRIMAVERA EXPRESS encerrado. O PRIMAVERA EXPRESS permite produzir o ficheiro SAFT_PT? A partir de 1 de Janeiro de 2008, todos os sujeitos passivos de IRC que exerçam, a título principal, uma actividade de natureza comercial, industrial ou agrícola e que organizem a sua contabilidade com recurso a meios informáticos, ficam obrigados a produzir o ficheiro SAFT-PT e a disponibilizá-lo, sempre que solicitado, aos serviços de inspecção tributária. Em resposta a esta obrigação legal/fiscal, a PRIMAVERA disponibilizou para download a nova versão 6.40 do EXPRESS que permite aos seus utilizadores produzir o ficheiro SAFT_PT. Como altero as taxas de IVA? Para alterar a taxa de IVA terá de criar uma nova taxa de IVA (p. ex. 6%, 12% e 21%), actualizar os artigos, actualizar os parâmetros relacionados com a taxa de IVA, actualizar os descritivos de conta corrente e actualizar as guias de remessa pendentes de facturar.

10 1. Para criar a taxa de IVA, no Programa Express, aceda a Tabelas Artigos Taxas de IVA e: - Indique o código da taxa e a descrição associada ao código; - Na área Taxa indique a nova taxa em vigor. 2. Para actualizar os artigos cuja taxa de IVA sofreu alteração deverá, no Programa Express, aceder a Tabelas Artigos Ficha de Artigo e: - Na área Artigo indicar o artigo cuja taxa de IVA será para alterar; - Clicar sobre a área Taxa de IVA e seleccionar uma das novas taxas criadas e que se aplique a esse artigo; - Clicar em Gravar. Deverá ser efectuada esta operação sobre todos os artigos cuja taxa de IVA sofreu alterações. NOTA: No caso de a empresa trabalhar com preços de venda com IVA incluído e decidir reflectir nos preços a baixa do IVA, deverá actualizar os mesmos nas fichas dos respectivos artigos

11 3. Caso a taxa de IVA associada aos Portes/Outros serviços seja a taxa máxima, deverá ser alterada a taxa de IVA. Para efectuar esta alteração deverá, no Administrador, aceder a Empresa Parâmetros da Empresa Gerais Taxas de IVA e: - Na área Portes/Outros Serviços indicar a nova taxa de IVA a sugerir. 4. Os descritivos de conta corrente que tenham associadas as taxas anteriores, deverão também ver a sua taxa de IVA alterada. Para actualizar os descritos de contas correntes deverá, no Programa Express, aceder a Tabelas Descritivos de Contas Correntes e: - Indicar o descritivo de conta corrente cuja taxa será para alterar; - Indicar a nova taxa de IVA; - Repetir a operação em todos os descritivos de contas correntes a modificar.

12 5. As guias de remessa que à data de 30/06/2010 não se encontrem facturadas, deverão ser objecto de alteração da taxa de IVA nos itens em que haja alteração da taxa de IVA. Para alterar a taxa de IVA deverá, no Programa Express, aceder a Vendas Guia Remessa : - Colocar o cursor do rato sobre a coluna da taxa do IVA que pretende alterar e clicar com o botão direito do rato. Será exibido um menu no qual deverá seleccionar Taxas de IVA e a opção que corresponde à nova taxa de IVA. NOTA: Poderá opcionalmente manter inalteradas as guias de remessa pendentes para facturação e fazer a alteração da taxa de IVA nas facturas que resultarão da conversão das respectivas guias de remessa. Se optar por esta via, após o processo de conversão das guias de remessa, deverá editar as respectivas facturas geradas, através do editor de vendas, e alterar as linhas cuja taxa de IVA corresponde à taxa mínima. Como fazer copia de segurança? As cópias de segurança das suas empresas devem ser realizadas regularmente. Para efectuar copias de segurança, na aplicação PRIMAVERA EXPRESS, terá que aceder ao Administrador, e sobre a sua empresa seleccionar (com o botão direito do rato) Manutenção Cópia de segurança. Após seleccionar, surgirá um quadro no qual terá de definir a localização, o nome e a descrição do ficheiro. Após estes passos deverá confirmar e aguardar para que a cópia de segurança seja criada com sucesso.

13 Nota: Caso os procedimentos de Cópia de Segurança ocorram normalmente, todos os dados da sua empresa serão guardados, tais como configurações, documentos, listas de clientes, artigos, etc.

14 Como se produz o ficheiro SAFT? Para exportar a informação contabilística para o formato SAFT PT e gerar o ficheiro, deve executar os seguintes passos: 1. No Administrador aceder a Empresas e sobre a sua Empresa seleccionar (com o botão direito do rato) Serviços - Exportação SAF-T; 2. Verificar que é exibido o Assistente de Exportação do SAF-T - PT e clicar em Exportação SAFT-T;

15 3. Na janela seguinte são indicados os dados a exportar para o ficheiro SAFT-PT, nomeadamente a empresa e o exercício (o utilizador indica o exercício que pretende exportar). A opção Avançadas permite indicar os documentos e classes de contas que se deseja ou não exportar. Por omissão estão seleccionados para exportação os dados que deverão ser exportados, mas essa configuração, nesta opção, pode ser alterada. Nas opções avançadas podem igualmente ser inseridos comentários que serão guardados no SAF-T e estão disponíveis para consulta pelas entidades tributárias; 4. Clicando na opção Avançadas verificar que é possível especificar os documentos e classes de contas que se pretende incluir no ficheiro a gerar. Por sistema, todos os campos se encontram preenchidos;

16 5. Opcionalmente podem ser introduzidos comentários a inserir no ficheiro SAF-T; 6. No passo seguinte indicar a localização/pasta onde deverá ser guardado o ficheiro SAF-T. Por defeito, após ser gerado o ficheiro, este é disponibilizado em formato zip. Contudo, o utilizador pode prescindir desta opção, bastando que retire a selecção da mesma;

17 7. Antes de ser gerado o ficheiro, o assistente exibe as informações que serão enviadas/colocadas no ficheiro SAF-T, de acordo com o especificado nos passos anteriores; 8. Seleccionando Exportar o assistente procede à exportação dos dados. No final, após a conclusão com êxito da operação, o ficheiro xml é gerado na localização especificada, ficando disponível para consulta. ATENÇÃO: No caso dos ficheiros serem gerados com erros, estes devem ser corrigidos e a exportação deve ser efectuada novamente.

18 Como efectuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: - Na 1ª área Conta Caixa associada ao ponto de venda seleccionar CX001 - Na 2ª área Contas utilizadas no fecho do ponto de venda seleccionar CXEUR - Na 3ª área seleccionar BPU-1 De seguida, em Séries deve: - Na 1ª área Abertura de caixa seleccionar Na 2ª área Entrada de caixa seleccionar Na 3ª área Saída de Caixa seleccionar Na 4ª área Fecho de Caixa seleccionar 2008 Nos Movimentos de fecho de caixa deve: - Na área Numerário seleccionar NUM - Na área Pag. Automático seleccionar MB - Na área Rubrica Crédito seleccionar VENDAS-MC - Na área Rubrica Debito seleccionar por ex. ÁGUA Após o seu ecrã estar configurado igual à imagem que se segue, clique em GRAVAR.

19 Depois deve aceder a Tabelas Documentos Tesouraria clicar em Listas e seleccionar o Documento ABTCX Abertura de Caixa (duplo clique). De seguida deve: - Colocar o cursor sobre a série que esta a ser utilizada, p.e. sobre a de 2006 e tirar o visto da opção série por defeito. - Depois, deve colocar o cursor sobre a série 2008 e colocar o visto sobre a opção série por defeito. - Para finalizar clique em GRAVAR. Esta operação é necessária de se repetir para o Fecho de Caixa, Entrada de Caixa e Saída de Caixa.

20 Para tal, basta clicar novamente em Listas e seleccionar: - FCHCX - Fecho de Caixa FCHCX e alterar a série. - ENTCX - Entrada de Caixa e alterar a série. - SAICX - Saída de Caixa e Alterar a série. É necessário também alterar a série para documentos de Vendas. Para tal basta aceder a Tabelas Documentos Vendas clicar em Listas e seleccionar o documento VD Venda a Dinheiro (fazendo duplo clique). De seguida deve repetir a operação (que efectuou para os Documentos de Tesouraria): - Colocar o cursor sobre a série que esta a ser utilizada, p.e. sobre a de 2006 e tirar o visto da opção série por defeito. - Depois, deve colocar o cursor sobre a série 2008 e colocar o visto sobre a opção série por defeito. - Para finalizar clique em GRAVAR.

21 Por fim, deve abrir o Primavera Express Ponto de Venda. Irá ocorrer a informação que a série ainda não está correcta. Feche essa caixa de texto e aceda ao menu Documentos Documento, altere a série para 2008 e Confirme, como a imagem ilustra. Ao instalar o PRIMAVERA EXPRESS no sistema Windows Vista surge um erro Ao proceder à instalação do PRIMAVERA EXPRESS no sistema operativo Windows Vista, poderá ocorrer o seguinte erro: "Não foi possivel instalar o MSDE" Este erro deve-se a uma incompatibilidade entre o sistema operativo Windows Vista e o MSDE - Microsoft SQL Server Desktop Engine. Como o MSDE está integrado com a aplicação PRIMAVERA EXPRESS, ao tentar instalar no Windows Vista, poderá ocorrer o erro mencionado. Resolução: Na altura da instalação, quando surgir o erro de incompatibilidade efectuar "Run Program", desta forma acabará por instalar o MSDE e o PRIMAVERA EXPRESS ficará a funcionar. Após este procedimento, se o erro se mantiver, poderá instalar o SQLExpress2005 que é uma aplicação gratuita e disponivel no site da Microsoft. É possível colocar um logótipo na factura (ou outro documento qualquer)? Os mapas da aplicação Primavera, são elaborados numa ferramenta designada Crystal Reports. Todos os mapas poderão ser alterados se o utilizador tiver este programa e conhecimentos para efectuar essa alteração. No entanto, caso pretendam, existe na Primavera uma Unidade de Serviços de Suporte, à qual podem solicitar qualquer alteração mediante orçamento, para o contacto [email protected] Como procedo para inicializar a plataforma? Para inicializar a plataforma Primavera Express, deverá prosseguir com os seguintes passos: Na Inicialização da Plataforma deverá efectuar Próximo.

22 De seguida, será solicitado o nome do servidor de dados. O mesmo deve ser deixado tal como surge no ecrã:.\priexpress.

23 Seguidamente, ser-lhe-á solicitada a conta de acesso e respectiva password. Deverá introduzir na conta de acesso sa, sendo a password PRIMAVERA. Estes dados devem ser introduzidos tal como aqui apresentados, sendo que a conta deve ser introduzida em letras minúsculas e a password em letras maiúsculas. Uma vez nesta janela, será efectuada a ligação com o servidor de base de dados. Deverá efectuar Próximo para finalizar a construção da base de dados.

24 Por fim, efectue Finalizar. A plataforma irá automaticamente entrar no Administrador, estando pronta a funcionar. Como efectuo a mudança de ano no PRIMAVERA EXPRESS? A partir de 2009, a criação da nova série, terá que ser feita através do assistente de criação de séries. No Administrador aceder a Empresas e sobre a sua Empresa seleccionar (com o botão direito do rato) Serviços Criação de Séries. O assistente de criação de séries irá guiá-lo em todos os passos para criação de uma nova série. Para mais informações sobre este assunto por favor consulte o Manual de Aplicação que se encontra na pasta do PRIMAVERA EXPRESS a partir da página 141.

25 No administrador tento criar uma empresa e não consigo. Ao efectuar o download e ao instalar a aplicação Primavera Express, são criadas por defeito duas empresas: Uma versão Demonstração, que contem movimentos, artigos, clientes, já criados para que os utilizadores perceberem como funciona a aplicação; E uma outra designada por Express. A Express é uma empresa vazia, para que os utilizadores possam iniciar a sua actividade, ou seja, começarem a inserir os dados da sua empresa. Se preferir pode criar uma nova empresa na aplicação, com a outra designação (a designação da sua empresa), para isso terá que eliminar a Express no administrador e voltar a criar uma empresa standard nova. A imagem ilustra a forma como poderá ser realizado este processo de eliminação do registo e, posteriormente, a criação de uma empresa nova.

26 Como coloco o cabeçalho com os dados da minha empresa na impressão da factura? Para colocar na impressão os dados da empresa no cabeçalho da factura, tem que aceder à aplicação Primavera Express v6.30, ao menu de Tabelas Documentos Vendas, seleccionar o documento que pretende (p.e. FA - factura), e no separador Séries, colocat o cursor em cima da série que está a ser utilizada. Mais abaixo, no separador Impressão, terá que modificar o relatório para Doc. Venda S/logótipo e gravar. Desta forma, na impressão da factura, os dados da empresa surgem no cabeçalho. Nota: Para as empresas que utilizem papel timbrado, poderão seleccionar o relatório Doc. Venda c/logótipo. Como imprimir um recibo? Para imprimir um recibo é necessário que a factura seja liquidada. Para tal, depois de efectuar uma factura, é necessário aceder a Documentos Contas correntes Operações sobre contas correntes, seleccionar o cliente, verificar que o documento seja do tipo RE e efectuar actualizar para listar todas as facturas pendentes desse cliente. Posteriormente é necessário colocar o visto na última coluna (cf.), na factura que queremos liquidar e confirmar.

27 Seguidamente surge a janela "Resumo de Liquidações" onde, na parte inferior, se se encontra uma opção "Imprimir" para proceder à impressão do recibo. Caso não pretenda imprimir já o recibo, poderá efectuar confirmar e posteriormente imprimir o recibo através da opção "Reimpressão de documentos". Caso seja necessário reimprimir algum documento, existe a opção de "Reimpressão de documentos". Para tal deverá aceder ao menu Documentos Processamentos Reimpressão de documentos e no canto superior direito seleccionar a opção documentos (contas correntes, vendas, etc.), seleccionar o documento pretendido ou seleccionar todos os documentos (deverão surgir a azul), indicar o cliente e actualizar. Em seguida surgem os documentos que se encontram disponíveis para impressão. Nota: Se a opção "Não impressos" estiver seleccionada, não irão surgir todos os documentos, mas apenas os que ainda não foram impressos.

28 Quando imprimo um recibo, a aplicação emite uma mensagem, indicando que não tem nenhum relatório associado. Quando surge esta mensagem significa que, no documento recebimento, não está definido o relatório de impressão, logo não consegue imprimir. Para ultrapassar esta questão, basta aceder a Tabelas Documentos Contas Correntes, seleccionar o documento RE Recebimento, no separador séries, colocar o cursor na série que está a ser utilizada e no separador impressão colocar o relatório Doc. Liquidação S/logótipo. Como configurar a aplicação para que os documentos façam retenção? Para que a aplicação faça retenção é necessário parametrizar a aplicação para tal. Para isso terá que aceder à aplicação Primavera Express administrador, colocar o cursor por cima da sua empresa e aceder aos parâmetros da empresa, no separador contas correntes - retenção na fonte, e colocar o visto para efectuar retenção na fonte.

29 Após isto, o passo seguinte será aceder à aplicação Primavera Express V6.30 e na ficha de cliente colocar o visto, para que este faça retenção. Por último, basta seleccionar essa informação no artigo que este está sujeito a retenção.

30 Como parametrizar a aplicação PRIMAVERA EXPRESS para que as facturas e artigos já tenham IVA incluído? Para empresas que trabalhem com IVA incluído, o que terão que fazer será, no Primavera Express Administrador, colocar que o PVP1, tem IVA incluído, para isso terá que colocar o visto no PVP1, como a imagem ilustra. Ainda no administrador, teremos que criar uma nova série, com IVA incluído, através do assistente de criação de séries, para utilizar essa série sempre no documento que tenha IVA incluído.

31 Para finalizar a parametrização, terá que retirar no próprio artigo, o visto sobre a opção de deduz IVA, como tem IVA incluído, não irá deduzir IVA. Pretendo instalar noutro computador a aplicação PRIMAVERA EXPRESS e copiar os dados inseridos no computador inicial, é possível? É possível. Para isso basta aceder à aplicação, Primavera Express - Administrador, e sobre a nossa empresa, com o botão do lado direito efectuar uma cópia de segurança. Pode guardar a cópia de segurança numa Pen, ou cd e transportar a informação para outra máquina, seguidamente será necessário apenas repor a cópia de segurança. Desta forma não perde os dados da sua empresa.

32 Nota: Caso os procedimentos de Cópia de Segurança ocorram normalmente, todos os dados da sua empresa serão guardados, tais como configurações, documentos, listas de clientes, artigos, etc. Como desinstalo o PRIMAVERA EXPRESS? Para desinstalar completamente o PRIMAVERA EXPRESS da sua máquina, deverá aceder ao Painel de Controlo do seu computador Adicionar e Remover Programas ou Programas e Funcionalidades, no caso do Windows Vista. De seguida deve localizar na lista dos programas o PRIMAVERA EXPRESS, seleccioná-lo e clicar em Desinstalar. Deverão ser seguidos todos os passos do assistente - inicialmente clicar em Remover e posteriormente escolher a opção "Eliminar os ficheiros criados na directoria PRIMAVERA" e clicar em "Próximo" até ao final do processo. Nota: É recomendada a realização da uma Cópia de Segurança, caso pretenda conservar os dados da sua empresa. Fonte:

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Como efetuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: -

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto. AQs (Frequently Asked Questions)

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto. AQs (Frequently Asked Questions) PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto AQs (Frequently Asked Questions) Como Instalar/Atualizar a nova versão 6.40 do PRIMAVERA EXPRESS (Saf-T PT 2010)? Para atualizar a versão que tem no seu computador,

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Faturação/ Vendas ao Balcão Emissão dos seguintes documentos de vendas: Faturas, Vendas a dinheiro, Notas de Crédito, Notas de Débito, Guias de Remessa e de

Leia mais

Curso EFA Empregado Comercial

Curso EFA Empregado Comercial 1 INTRODUZIR OS DADOS DA EMPRESA Começe por abrir o programa Administrador. Posicione-se na empresa EXPRESS Empresa de Trabalho. Com o botão direito do rato escolha a opção Propriedades e preencha os campos

Leia mais

User Guide. PRIMAVERA EXPRESS V7 Versão 1.0. Março de 2012. Pg 1

User Guide. PRIMAVERA EXPRESS V7 Versão 1.0. Março de 2012. Pg 1 User Guide PRIMAVERA EXPRESS V7 Versão 1.0 Março de 2012 Pg 1 1. Instalação Para poder efetuar o download do produto PRIMAVERA Express deve começar por se registar no site da PRIMAVERA, indicando os dados

Leia mais

PAINEL DE ADMINISTRADOR

PAINEL DE ADMINISTRADOR PAINEL DE ADMINISTRADOR IMPORTANTE: O Painel de administrador APENAS deverá ser utilizado pelo responsável do sistema. são: Nesta aplicação, poderá configurar todo o sistema de facturação. As opções do

Leia mais

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007 Manual do Utilizador SAFT para siscom Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01 Data criação: 21.12.2007 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf. +351 289 899 620 Fax. +351 289 899 629

Leia mais

FAQ s ELEVATION Express

FAQ s ELEVATION Express FAQ s ELEVATION Express PRIMAVERA Business Software Solutions Contents FAQ s... 3 2 FAQ s 1. Como configurar Motivos de Isenção Diferentes por artigo na mesma FA? 1º Criar novos Tipos de Imposto para cada

Leia mais

Vantagens da solução Starter Easy

Vantagens da solução Starter Easy Vantagens da solução Starter Easy Software certificado A solução Starter Easy obedece às regras de certificação dos programas informáticos de faturação definidos pela Autoridade Tributária, conforme o

Leia mais

Manual Gespos Passagem de Dados Fecho de Ano

Manual Gespos Passagem de Dados Fecho de Ano Manual Gespos Passagem de Dados Fecho de Ano ÍNDICE PASSAGEM DE DADOS / FECHO DE ANO... 1 Objectivo da função... 1 Antes de efectuar a Passagem de dados / Fecho de Ano... 1 Cópia de segurança da base de

Leia mais

Facturação Guia do Utilizador

Facturação Guia do Utilizador Facturação Guia do Utilizador Facturação Como se utiliza 2 1 Como se utiliza Todas as opções do sistema estão acessíveis através do menu: ou do menu: O Menu caracteriza-se pelas seguintes funcionalidades:

Leia mais

Manual Upgrade para a Versão 8

Manual Upgrade para a Versão 8 Manual Upgrade para a Versão 8 Gabinete de Manutenção Informática Unipessoal, Lda. Rua Rui de Pina, 1B 2805-241 Almada Tel. 21 274 34 41 Fax. 21 274 34 43 www.gmi.co.pt * [email protected] -1- Conteúdo

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Funcionalidades... 6 Sincronização... 6 Contas... 7 Consultas... 7 Resumos...

Leia mais

Manual Upgrade para a Versão 6

Manual Upgrade para a Versão 6 Manual Upgrade para a Versão 6 Gabinete de Manutenção Informática Unipessoal, Lda. Rua Rui de Pina, 1B 2805-241 Almada Tel. 21 274 34 41 Fax. 21 274 34 43 www.gmi.co.pt * [email protected] -1- Conteúdo

Leia mais

Procedimentos Fim de Ano - PRIMAVERA

Procedimentos Fim de Ano - PRIMAVERA Procedimentos Fim de Ano - PRIMAVERA A finalidade deste documento é, essencialmente, clarificar os procedimentos a considerar antes da abertura de ano e a forma como realizar esta operação. O manual está

Leia mais

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET MANUAL DO UTILIZADOR WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET 1. 2. PÁGINA INICIAL... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 2.1. 2.2. APRESENTAÇÃO E ESPECIFICAÇÕES... 3 TUTORIAIS... 4 3. DOWNLOADS... 5 3.1. 3.2. ENCOMENDAS (NOVOS

Leia mais

Manual XML-Validador-Conversor Registar recursos humanos

Manual XML-Validador-Conversor Registar recursos humanos Manual XML-Validador-Conversor Registar recursos humanos Sistema de Informação da Organização do Estado (SIOE-RH) XML março de 2012 Introdução De acordo com o previsto na Lei n.º 57/2011, de 28 de novembro,

Leia mais

MicroMIX Comércio e Serviços de Informática, Lda.

MicroMIX Comércio e Serviços de Informática, Lda. 1 P á g i n a Procedimentos Inventário AT 2014 Software Olisoft-SIG.2014 Verificar Versão dos Módulos Instalados Em primeiro lugar deveremos verificar se o programa SIG está actualizado. Esta nova rotina

Leia mais

www.sysdevsolutions.com Driver Eticadata Versão 1.0 de 07-03-2011 Português

www.sysdevsolutions.com Driver Eticadata Versão 1.0 de 07-03-2011 Português Driver Eticadata Versão 1.0 de 07-03-2011 Português Índice Configuração dos documentos no Backoffice.... 3 Driver ERP Eticadata... 5 Configurações principais... 5 Configurações do vendedor... 6 Configurações

Leia mais

Passagem de Ano Primavera Software

Passagem de Ano Primavera Software Passagem de Ano Primavera Software Linha Profissional v 7 Manual Dezembro 2009 Procedimentos Fim de Ano A finalidade deste documento é, essencialmente, clarificar os procedimentos a considerar antes da

Leia mais

Relatório SHST - 2003

Relatório SHST - 2003 Relatório da Actividade dos Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Relatório SHST - 2003 Programa de Validação e Encriptação Manual de Operação Versão 1.1 DEEP Departamento de Estudos, Estatística

Leia mais

Software-Global 1/11

Software-Global 1/11 Não esquecer que a senha do Administrador é ADMIN Botões do programa: Acesso ao Programa: O Acesso ao programa deve ser feito através do utilizador ADMINISTRADOR, que tem todas as permissões para gerir

Leia mais

Sistema GPB Gestão de Pombais

Sistema GPB Gestão de Pombais Sistema GPB Gestão de Pombais Manual Rápido (Versão 07.01) Janeiro de 2007 SITE : WWW.SISTEMAGP.COM EMAIL: [email protected] Um produto POMOR Software de Gestão, Lda. Objectivo deste Manual Rápido Com

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO SIPART (versão Setembro/2004) Manual de Utilização ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. ACEDER À APLICAÇÃO...4 3. CRIAR NOVO UTILIZADOR...5 4. CARACTERIZAÇÃO GERAL

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile POS

MANUAL ARTSOFT Mobile POS MANUAL ARTSOFT Mobile POS INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Sincronização... 6 Utilizadores... 7 Entrada de stock... 7 Acerca... 8 Configuração...

Leia mais

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado Manual Profissional Comandos Rádio X64 V2011-Certificado 1 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. Configuração inicial... 3 4. Configurações X64... 5 a) Definições Gerais... 5 b) Documentos e Periféricos... 8

Leia mais

Acordo de licenciamento do EMPRESÁRIO

Acordo de licenciamento do EMPRESÁRIO Acordo de licenciamento do EMPRESÁRIO Ao abrir a caixa do CD que contém o programa EMPRESÁRIO, o utilizador aceita os termos do contracto de licenciamento deste acordo. Licença Garantias A T&T outorga-lhe

Leia mais

Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES. Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde. Contacto: taxa.04@infarmed.

Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES. Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde. Contacto: taxa.04@infarmed. Manual SRCT - v.ps.2 UTILIZADORES Apoio à gestão das Declarações de Vendas dos Produtos de Saúde Contacto: [email protected] 2008/Setembro NOTAS EXPLICATIVAS 1. As Declaração de Vendas a que se referem

Leia mais

Transição de POC para SNC

Transição de POC para SNC Transição de POC para SNC A Grelha de Transição surge no âmbito da entrada em vigor, no ano de 2010, do Sistema de Normalização Contabilística (SNC). O SNC vem promover a melhoria na contabilidade nacional,

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011 Manual Avançado Ementas : Email e SMS v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. CONFIGURAÇÃO INICIAL... 4 b) Configurar E-Mail... 4 c) Configurar SMS... 5 i. Configurar

Leia mais

B2S SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, LDA. RUA ARTILHARIA UM, Nº 67 3º FRT. 1250-038 LISBOA TEL: 21 385 01 09 - FAX: 21 012 52 25 E-MAIL B2S@B2S.

B2S SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, LDA. RUA ARTILHARIA UM, Nº 67 3º FRT. 1250-038 LISBOA TEL: 21 385 01 09 - FAX: 21 012 52 25 E-MAIL B2S@B2S. Procedimentos Abertura/Fecho Ano Primavera V750 B2S SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, LDA. RUA ARTILHARIA UM, Nº 67 3º FRT. 1250-038 LISBOA TEL: 21 385 01 09 - FAX: 21 012 52 25 E-MAIL [email protected] MCRC LISBOA 11492

Leia mais

Gerar o Ficheiro de Inventário

Gerar o Ficheiro de Inventário Gerar o Ficheiro de Inventário Data: 05-12-2014 Os dados a enviar no ficheiro são os seguintes Código do Artigo Código de Barras (se não existir deve preencher neste campo o código do artigo) Descrição

Leia mais

GESTÃO DE STOCKS. Para gerir o seu stock deve realizar 4 passos essenciais:

GESTÃO DE STOCKS. Para gerir o seu stock deve realizar 4 passos essenciais: GESTÃO DE STOCKS Para gerir o seu stock deve realizar 4 passos essenciais: 1. Garantir que têm os artigos todos criados no Sublime 2. Fazer a contagem de todos os artigos que estão a uso, em expositores

Leia mais

Nota: Na versão Elite, certifique-se antes da realização da Organização de Ficheiros que nenhum utilizador/posto se encontra dentro da aplicação.

Nota: Na versão Elite, certifique-se antes da realização da Organização de Ficheiros que nenhum utilizador/posto se encontra dentro da aplicação. As instruções dadas neste documento referem-se à Linha Elite do Factuplus, no entanto, os procedimentos são iguais na linha Profissional, mudando apenas o número da opção. COMO ACTUALIZAR O FACTUPLUS??-

Leia mais

Manual de Serviços WEB

Manual de Serviços WEB Manual de Serviços WEB Guias www.expresso24.pt Env_R1.1 Pag. 1 de 6 I Guias inserção de nova guia A opção de Guias permite fazer a gestão de guias do dia: Gravação Consulta Eliminação Logo que entra na

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Quando extrair o ficheiro SAFT

Quando extrair o ficheiro SAFT Conheça o seu ficheiro SAFT Quando extrair o ficheiro SAFT A partir de Janeiro de 2014 muitas empresas que não eram obrigadas a utilizar software de faturação certificado passaram a ser, tendo assim de

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. EcclesiaSoft 2012. v.01

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. EcclesiaSoft 2012. v.01 MANUAL DE UTILIZAÇÃO EcclesiaSoft 2012 v.01 1 CONTEÚDO 1. Apresentação:... 4 2. Instalação... 5 3. Configurações iniciais... 5 4. Secretaria... 6 4.1. Criação de uma nova ficha... 8 4.2. Listagem de Pessoas...

Leia mais

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo,

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, Módulo POS Loja O que é um POS? Para que serve? POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, uma Loja que efetue venda ao público. Por outras palavras,

Leia mais

Manual de Utilizador Documentos de Transporte. TOConline. Suporte. Página - 1

Manual de Utilizador Documentos de Transporte. TOConline. Suporte. Página - 1 TOConline Suporte Página - 1 Documentos de Transporte Manual de Utilizador Página - 2 Índice Criação de um documento de transporte... 4 Definições de empresa- Criação de moradas adicionais... 9 Comunicação

Leia mais

Importação de Ficheiros SAFT

Importação de Ficheiros SAFT Importação de Ficheiros SAFT Foi Criada na contabilidade uma rotina de integração de ficheiros SAF-T PT para permitir integrar de forma simples e rápida o ficheiro utilizado para enviar a faturação mensal

Leia mais

Instituto Politécnico de Tomar. Manual da Área de Secretariados

Instituto Politécnico de Tomar. Manual da Área de Secretariados Instituto Politécnico de Tomar Manual da Área de Secretariados Última actualização: 13 de Outubro de 2004 Índice Como aceder a Área de Secretariados...2 O que posso efectuar na Área de Secretariado (Acções)...4

Leia mais

MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS. Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira

MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS. Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira - Access - Programa de base de dados relacional funciona em Windows Elementos de uma Base de Dados: Tabelas Consultas Formulários

Leia mais

Guia Rápido de Vodafone Conferencing

Guia Rápido de Vodafone Conferencing Guia de Utilizador Vodafone Guia Rápido de Vodafone Conferencing O seu pequeno manual para criar, participar e realizar reuniões de Vodafone Conferencing. Vodafone Conferencing Visão geral O que é uma

Leia mais

MANUAL DE UTILIZADOR Aplicativo: Análise do Estudo da Lição da Escola Sabatina. 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início...

MANUAL DE UTILIZADOR Aplicativo: Análise do Estudo da Lição da Escola Sabatina. 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início... Índice 0. INTRODUÇÃO... 2 1. ARRANQUE DO APLICATIVO... 2 1.1. Início... 2 1.2. Perguntas de segurança... 2 2. FORMULÁRIO PRINCIPAL DO APLICATIVO... 4 2.1. Caixa de Texto: Nome da Igreja... 4 2.2. Botão:

Leia mais

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos Elaborado por: Amélia Janeiro e Ana Cosmelli SDUL 2008 Índice Apresentação... 3 1. Gestão de leitores... 5 1.1 Pesquisa de leitores...

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Adenda de Janeiro de 2013 Manual de Utilizador

Adenda de Janeiro de 2013 Manual de Utilizador Adenda de Janeiro de 2013 Manual de Utilizador Novas funcionalidades: - Fatura Simplificada (Certificação AT Janeiro de 2013) - Ficheiro SAFT (Certificação AT Janeiro de 2013) - Séries de Faturação (Certificação

Leia mais

OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software. Guia de Instalação. Procedimento de instalação

OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software. Guia de Instalação. Procedimento de instalação OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software com SnapShot Guia de Instalação Procedimento de instalação 1. Insira o CD de instalação do OneTouch Zoom Pro na unidade de CD-ROM. NOTA: Se instalar o programa

Leia mais

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com Manual Gestix Guia do Utilizador Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2008 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade dos

Leia mais

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo Índice 1. Acesso à Plataforma... 2 2. Consulta dos Programas de Beneficios Públicos em Curso... 3 3. Entrar na Plataforma... 4 4. Consultar/Entregar Documentos... 5 5. Consultar... 7 6. Entregar Comprovativos

Leia mais

Manual do Utilizador. Impressoras de Rede / Sistemas Operativos Windows. Versão 1.3, Novembro de 2013

Manual do Utilizador. Impressoras de Rede / Sistemas Operativos Windows. Versão 1.3, Novembro de 2013 Manual do Utilizador Impressoras de Rede / Sistemas Operativos Windows Versão 1.3, Novembro de 2013 Quaisquer duvidas podem ser esclarecidas através do email: [email protected] Serviços de Informática, ESMAE

Leia mais

Manual de Administração Intranet BNI

Manual de Administração Intranet BNI Manual de Administração Intranet BNI Fevereiro - 2010 Índice 1. Apresentação... 3 2. Conceitos... 5 3. Funcionamento base da intranet... 7 3.1. Autenticação...8 3.2. Entrada na intranet...8 3.3. O ecrã

Leia mais

ÍNDICE. Acesso para agências...3. Organização por pastas...4. Download das facturas a partir do site...5. Pesquisa de facturas...8

ÍNDICE. Acesso para agências...3. Organização por pastas...4. Download das facturas a partir do site...5. Pesquisa de facturas...8 2 ÍNDICE Acesso para agências...3 Organização por pastas...4 Download das facturas a partir do site...5 Pesquisa de facturas...8 Configurar notificações por email...11 3 Bem-vindo ao manual de uso do novo

Leia mais

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO

A VISTA BACKSTAGE PRINCIPAIS OPÇÕES NO ECRÃ DE ACESSO DOMINE A 110% ACCESS 2010 A VISTA BACKSTAGE Assim que é activado o Access, é visualizado o ecrã principal de acesso na nova vista Backstage. Após aceder ao Access 2010, no canto superior esquerdo do Friso,

Leia mais

Manual do Utilizador. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep. Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2. Data criação: 26.02.

Manual do Utilizador. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep. Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2. Data criação: 26.02. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2 Data criação: 26.02.2004 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf.

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Manual GMI-Gabinete de Manutenção Informática

Manual GMI-Gabinete de Manutenção Informática Manual de utilização Inventários Inventários Manual GMI-Gabinete de Manutenção Informática Rua Rui de Pina, 1B 2805-241 Almada Tel. 21 274 34 41 * Fax. 21 274 34 43 Geral: [email protected] Assistência:

Leia mais

Configuração inicial para gestão de contas correntes bancárias

Configuração inicial para gestão de contas correntes bancárias Página 1 de 11 Configuração inicial para gestão de contas correntes bancárias Deverá iniciar a utilização criando as tabelas relacionadas com bancos. Note que no GESPOS estão previamente configurados uma

Leia mais

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação Ministério das Finanças Instituto de Informática Departamento de Sistemas de Informação Assiduidade para Calendários Específicos Junho 2010 Versão 6.0-2010 SUMÁRIO 1 OBJECTIVO 4 2 ECRÃ ELIMINADO 4 3 NOVOS

Leia mais

Guia de instalação e Activação

Guia de instalação e Activação Guia de instalação e Activação Obrigado por ter escolhido o memoq 5, o melhor ambiente de tradução para tradutores freelancer, companhias de tradução e empresas. Este guia encaminha-o através do processo

Leia mais

Manual Sistema Curumim. Índice

Manual Sistema Curumim. Índice Versão 1.0 Índice 1. Instalação do Sistema... 3 2. Botões e Legenda... 4 3. Login do Sistema... 5 4. Tela Principal... 6 5. Dados Cadastrais da Empresa... 7 6. Aluno Cadastro... 8 7. Aluno - Cadastro de

Leia mais

GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE

GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE GIAE VERSÃO 2.1.1 28 JUNHO DE 2011 MUITO IMPORTANTE Devido a um bug detectado no motor da base de dados, situação agora corrigida pelo fabricante, esta nova actualização do GIAE é disponibilizada numa

Leia mais

- Instruções para Aplicação de Geração do Ficheiro Prestação -

- Instruções para Aplicação de Geração do Ficheiro Prestação - ACSS Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. - Instruções para Aplicação de Geração do Ficheiro Prestação - Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica Novembro de 2013 1/24 ÍNDICE ÍNDICE...

Leia mais

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Castelo Branco Departamento de Informática Curso de Engenharia Informática Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais Ano Lectivo de 2005/2006

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

ZSRest/ZSPos. Manual de Stocks. BackOffice

ZSRest/ZSPos. Manual de Stocks. BackOffice BackOffice 1 1. Índice 2. Introdução... 3 3. Iniciar o ZSRest/ZSPos FrontOffice... 4 4. Produto... 5 Activar gestão de stocks... 5 5. Armazém... 7 a) Adicionar Armazém... 8 b) Modificar Armazém... 8 c)

Leia mais

O prime gestão é um software online constituído por vários módulos:

O prime gestão é um software online constituído por vários módulos: O prime gestão é um software online constituído por vários módulos: Assistências Técnicas (indicado para empresas que façam deslocações, intervenções ex: sector de jardinagem, informática, reparação de

Leia mais

Guia de Utilização. Acesso Universal

Guia de Utilização. Acesso Universal Guia de Utilização Índice PREÂMBULO...3 ACESSO À PLATAFORMA...3 ÁREA DE TRABALHO...4 APRESENTAR PROPOSTAS...9 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...18 PARAMETRIZAÇÃO DA EMPRESA...19 Acesso universal Proibida a reprodução.

Leia mais

Ficha de Fornecedor. Conta Corrente lançada manualmente no qual é calculado um saldo em dívida

Ficha de Fornecedor. Conta Corrente lançada manualmente no qual é calculado um saldo em dívida Ficha de Fornecedor Conta Corrente lançada manualmente no qual é calculado um saldo em dívida Consulta de todas as entradas de material deste Fornecedor Poderá realizar Notas de Encomenda, Devoluções,

Leia mais

CGA Directa. Manual do Utilizador. Acesso, Adesão e Lista de Subscritores

CGA Directa. Manual do Utilizador. Acesso, Adesão e Lista de Subscritores CGA Directa Manual do Utilizador Acesso, Adesão e Lista de Subscritores Versão 1.00 de 10 de Março de 2008 Índice Pág. Introdução 3 Capítulo 1 Capítulo 2 Capítulo 3 Acesso Acesso 4 Adesão Adesão 5 2.1

Leia mais

www.sysdevsolutions.com Driver Artsoft Versão 1.0 de 07-03-2011 Português

www.sysdevsolutions.com Driver Artsoft Versão 1.0 de 07-03-2011 Português Driver Artsoft Versão 1.0 de 07-03-2011 Português Índice Configuração dos documentos no Backoffice.... 3 Driver ERP Artsoft... 5 Configurações principais... 5 Configurações do vendedor... 6 Configurações

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

A sua empresa é uma Beta-Tester da Imoplataforma. Guia de Utilização

A sua empresa é uma Beta-Tester da Imoplataforma. Guia de Utilização 1. A sua Imoplataforma 2. O primeiro login 3. Página de acolhimento 4. Inserir imóveis A sua empresa é uma Beta-Tester da Imoplataforma Guia de Utilização 5. Editar imóveis 6. Gerir as exportações 7. Eliminar

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Menus. v2011 - Certificado

ZS Rest. Manual Avançado. Menus. v2011 - Certificado Manual Avançado Menus v2011 - Certificado 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar o ZSRest... 3 4. Menus... 4 b) Novo Produto:... 5 i. Separador Geral.... 5 ii. Separador Preços e Impostos... 7 iii.

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Gestão de Stocks Local. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Gestão de Stocks Local. v2011 Manual Avançado Gestão de Stocks Local v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 3 3. Iniciar o ZSRest FrontOffice... 4 4. Produto... 5 b) Activar gestão de stocks... 5 i. Opção: Faz gestão de stocks... 5 ii.

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. Instalação do Software. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. Instalação do Software. v2011 Manual Profissional Instalação do Software v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Antes de Instalar... 3 b) Ter em consideração... 3 4. Iniciar a Instalação... 4 c) 1º Passo... 4 d) 2º Passo... 5 e) 3º

Leia mais

Ajuda do site www.maxone.biz ( Março 2006)

Ajuda do site www.maxone.biz ( Março 2006) Ajuda do site www.maxone.biz ( Março 2006) Este documento tem como objectivo ajudar os nossos clientes a trabalhar com o nosso site. Se necessitar de alguma ajuda extra não hesite em contactar-nos. Apesar

Leia mais

1. Lançamento em Contas Bancárias Liquidação de Clientes

1. Lançamento em Contas Bancárias Liquidação de Clientes Título: MÓDULO DE GESTÃO DE BANCOS & CONTROLO LETRAS Pag.: 1 Módulo Gestão Contas Bancárias O módulo Gestão de Contas Bancárias, tem como principal objectivo, permitir ao utilizador saber num exacto momento,

Leia mais

Manual de Utilizador de Clínicas. www.softwhere.com.pt

Manual de Utilizador de Clínicas. www.softwhere.com.pt Manual de Utilizador de Clínicas www.softwhere.com.pt Formulário de login de Clínicas Utilizador : Administrador Password: 123 Formulário Principal do Software de Clínicas Este formulário lista todos os

Leia mais

Manual de Configuração

Manual de Configuração Manual de Configuração Índice Criar conta de Administrador... 3 Criar Negócio... 5 Back office... 7 Criar Locais... 11 Criar Menu... 13 Itens complexos... 18 One Click... 19 Painel de Pedidos... 20 QR

Leia mais

Edição de Modelo 39 em XML

Edição de Modelo 39 em XML Este é o procedimento para realizar a edição, em XML, da declaração Modelo 39. Em primeiro lugar, é necessário fazer o download do exemplo fornecido pela Direcção-Geral de Informática e Apoio aos Serviços

Leia mais

JURINFOR JURIGEST Facturação e Mapas

JURINFOR JURIGEST Facturação e Mapas JURINFOR JURIGEST Facturação e Mapas Índice Índice 1. Facturação...1 1.1. Gestão de Notas de Honorários...2 1.1.1. Emitir uma Nota de Honorários...3 1.1.2. Consultar Notas de Honorários Emitidas... 18

Leia mais

Arranque do FrontOffice

Arranque do FrontOffice TOUCH Arranque do FrontOffice O FrontOffice Touch-Screen do Gespos permite-nos criar várias páginas com uma grande variedade de botões. Esses botões poderão ser usados para chamar artigos e funções. O

Leia mais

Actualização. Versão 5.3.1

Actualização. Versão 5.3.1 Actualização Versão 5.3.1 Janeiro 2011 2 JURINFOR Rua de Artilharia 1, Nº 79 3º Dtº - 1250-038 LISBOA PORTUGAL 1 Índice 2 Facturação Certificada Conformidade de procedimentos... 4 2.1 Documentos Certificados...

Leia mais

Oficina de Construção de Páginas Web

Oficina de Construção de Páginas Web COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina de Construção de Páginas Web Criação e Publicação Actividades de exploração Objectivo Explorar as funcionalidades essenciais do Programa, na perspectiva da construção/actualização

Leia mais

PACWEB Módulo de Pesquisa MANUAL DO UTILIZADOR

PACWEB Módulo de Pesquisa MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Versão 1.3 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO 3 2.1 INSTALAÇÃO 3 Instalar o Pacweb 3 Alterar o Ficheiro Default.htm 3 Criar um Virtual Directory 3 2.2 CONFIGURAÇÃO

Leia mais

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Rotina responsável pelo rastreamento de possíveis arquivos não indexados, danificados ou inexistentes. Este processo poderá

Leia mais

XD 2013 - Fase B - Novas Implementações

XD 2013 - Fase B - Novas Implementações XD 2013 - Fase B - Novas Implementações Novas funcionalidades - Fichas Técnicas Foram implementadas Fichas Técnicas na Ficha de Artigos para que os clientes possam já começar a organizar o seu sistema

Leia mais

Manual de utilizador CRM

Manual de utilizador CRM Manual de utilizador CRM Formulário de Login Personalizado de acordo com a sua empresa mantendo a sua imagem corporativa. Utilizador: Admin Password: 123 1 Formulário Principal Este formulário está dividido

Leia mais

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc

Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc DOSPrinter Manual do Utilizador Alteração do POC (Decreto de Lei nº. 35/2005) no sispoc Data última versão: 20.03.2006 Versão : 1.1 Data criação: 01.03.2006 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220

Leia mais

GIAE VERSÃO 2.2.0 24 ABRIL DE 2012. Com o objetivo de unificar a versão todos os módulos do GIAE são atualizados para a versão 2.2.0.

GIAE VERSÃO 2.2.0 24 ABRIL DE 2012. Com o objetivo de unificar a versão todos os módulos do GIAE são atualizados para a versão 2.2.0. GIAE VERSÃO 2.2.0 24 ABRIL DE 2012 Com o objetivo de unificar a versão todos os módulos do GIAE são atualizados para a versão 2.2.0. Muito Importante: Antes de efetuar qualquer procedimento de instalação,

Leia mais

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A.

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. WinREST Sensor Log A Restauração do Séc. XXI WinREST Sensor Log Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. 2 WinREST Sensor Log Índice Índice Pag. 1. WinREST Sensor Log...5 1.1. Instalação (aplicação ou serviço)...6

Leia mais

PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE

PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE REDIVE GUIA LMS PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão

Leia mais

Introdução. 1 Lançar uma nova operação. Manual: Venda com opção de compra Pág. 1/14

Introdução. 1 Lançar uma nova operação. Manual: Venda com opção de compra Pág. 1/14 Manual: Venda com opção de compra Pág. 1/14 Introdução Este novo serviço irá funcionar de forma similar à Sala de Mercados. Desta forma, cada vez que seja necessário efectuar uma operação, terão que lançar

Leia mais

Manual Gespos Recovery

Manual Gespos Recovery Manual Gespos Recovery Introdução...3 Edição de dados Edicão directa de dados...4 Eliminar todos os dados excluindo tabelas e configurações...6 Estrutura Verificar valores Null das tabelas...6 Recriar

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br [email protected] SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais