CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO. Ano Letivo 2018 / º ano de escolaridade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO. Ano Letivo 2018 / º ano de escolaridade"

Transcrição

1 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO Ano Letivo 2018 / º ano de escolaridade Áreas de competência (Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória) A - Linguagens e Textos C - Raciocínio e Resolução de Problemas E - Relacionamento Interpessoal G - Bem Estar e Saúde I - Saber Técnico e Tecnologias B - Informação e Comunicação D - Pensamento Crítico e Pensamento Criativo F - Autonomia e Desenvolvimento Pessoal H - Sensibilidade Estética e Artística J - Consciência e Domínio do Corpo CONHECIMENTOS E CAPACIDADES 70% Indicadores de desempenho das Áreas Curriculares Disciplinares 50 % Concretização de trabalho que mobiliza conhecimentos das disciplinas e qualidade da participação 20 % A, B, C, D, E, F, G, H, I, J Valores (Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória) 1 Responsabilidade e Integridade 2 Excelência e Exigência 3 Curiosidade, reflexão e inovação 4 Cidadania e Participação 5 - Liberdade ATITUDES E COMPORTAMENTOS Persistência e Empenho Organização 12% 9% 1, 2, 3, 4, 5 Relacionamento 9%

2 Perfil de Aprendizagens Específicas Essenciais no Final do 1º Ciclo As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de: Utilizar diferentes linguagens e símbolos associados à língua materna, à literatura, à música, às artes, às tecnologias, à matemática e à ciência; Compreender diferentes linguagens e símbolos associados à língua materna, à literatura, à música, às artes, às tecnologias, à matemática e à ciência; Aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação. As competências associadas a Informação e comunicação implicam que os alunos sejam capazes de: Utilizar instrumentos diversificados para pesquisar e descrever informação, verificando diferentes fontes documentais; Transformar informação em conhecimento; Colaborar em diferentes contextos comunicativos, de forma adequada, utilizando diferentes tipos de ferramentas, com base nas regras de conduta próprias de cada ambiente. As competências associadas a Raciocínio e resolução de problemas implicam que os alunos sejam capazes de: Interpretar informação; Tomar decisões para resolver problemas. As competências associadas a Pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de: Pensar de forma lógica observando, analisando informação, experiências ou ideias; Prever e avaliar o impacto das suas decisões; Desenvolver novas ideias e soluções, de forma imaginativa, como resultado da interação com os outros ou da reflexão pessoal. As competências associadas a Relacionamento interpessoal implicam que os alunos sejam capazes de: Adequar comportamentos em contexto de cooperação, partilha, colaboração e competição; Trabalhar em equipa; Interagir com empatia e responsabilidade desenvolvendo novas formas de estar na sociedade.

3 As competências associadas a Desenvolvimento pessoal e autonomia implicam que os alunos sejam capazes de: Estabelecer relações entre conhecimentos e comportamentos; Identificar áreas de interesse; Consolidar as competências que já possuem. As competências associadas a Bem-estar, saúde e ambiente implicam que os alunos sejam capazes de: Adotar comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar, designadamente nos hábitos quotidianos, na alimentação, na prática de exercício físico e nas suas relações com o ambiente e a sociedade; Manifestar consciência e responsabilidade ambiental e social, trabalhando colaborativamente para o bem comum. As competências associadas a Sensibilidade estética e artística implicam que os alunos sejam capazes de: Experimentar processos próprios das diferentes formas de arte; Valorizar o papel das várias formas de expressão artística e do património na vida e na cultura das comunidades. As competências associadas a saber científico, técnico e tecnológico implicam que os alunos sejam capazes de: Compreender processos e fenómenos científicos que sustentam as tomadas de decisão; Manipular e manusear materiais e instrumentos diversificados para utilizar produtos; Executar operações técnicas, sob orientação. As competências associadas a Consciência e domínio do corpo implicam que os alunos sejam capazes de: Realizar atividades motoras, locomotoras, não locomotoras e manipulativas, integradas nas diferentes circunstâncias vivenciadas na relação do seu próprio corpo com o espaço; Dominar a capacidade percetivo motora; Ter consciência de si próprio a nível emocional, cognitivo e moral.

4 Critérios Gerais de Avaliação 1.º CICLO 1º ano de escolaridade Capacidades e Conhecimentos (70 %) 50 % Oralidade Leitura e Escrita Educação Literária Gramática Português Educação Física - Realização prática das atividades físicas e desportivas Estudo do Meio À descoberta de si mesmo. À descoberta dos outros e das instituições. À descoberta do ambiente natural. À descoberta das inter-relações entre espaços. À descoberta das inter-relações entre a natureza e a sociedade. Matemática Domínios de conteúdos: - Números e Operações (NO) - Geometria e Medida (GM) - Organização e Tratamento de Dados (OTD) Educação Artística Artes visuais: - Sensibilidade estética e artística; - Execução de trabalhos de expressão. Musica: - Realização de diferentes formas de expressão musical. Expressão Dramática / Teatro: - Realização de diferentes formas de expressão dramática. Dança: - Realização de diferentes formas de expressão sensorial e corporal. CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO Desenvolver em articulação com as componentes do currículo de forma transversal. Apoio ao Estudo - Aprendizagens e pesquisa, tratamento e seleção de informação. Oferta Complementar DAC Aprender, crescer e fazer acontecer O verde da Serra no interior da escola Eficácia das aprendizagens realizadas e o peso definido na avaliação das disciplinas intervenientes. 20% Concretização de trabalho que mobiliza conhecimentos das áreas curriculares: - Participação - Qualidade dos trabalhos Atitudes e Comportamentos Persistência e empenho na realização das tarefas: - Capacidades de expor as suas dúvidas; dá opinião fundamentada; tem espírito de iniciativa / autonomia. procura soluções; manifesta iniciativa; é persistente. Organização do trabalho em sala de aula e/ou de casa. É assíduo; pontual; faz-se acompanhar do material necessário; é organizado; cumpre as tarefas propostas. Relacionamento interpessoal e de grupo: - Abertura ao diálogo e respeito pelas convicções dos outros. - Cooperação com os pares e professores. - Respeito por regras estabelecidas.

5 Capacidades e Conhecimentos (70 %) 60 % 10% Oralidade Leitura e Escrita Educação Literária Gramática Compreensão Oral. Leitura. Interação Oral. Produção Oral. Escrita. Domínio Intercultural. Léxico e Gramática Português Inglês (3º e 4º ano) Estudo do Meio À descoberta de si mesmo. À descoberta dos outros e das instituições. À descoberta do ambiente natural. À descoberta das inter-relações entre espaços. À descoberta das inter-relações entre a natureza e a sociedade. Concretização de trabalho que mobiliza conhecimentos das áreas curriculares: - Participação - Qualidade dos trabalhos Critérios Gerais de Avaliação 1.º CICLO 2, 3º e 4º ano de escolaridade Matemática Domínios de conteúdos: - Números e Operações (NO) - Geometria e Medida (GM) - Organização e Tratamento de Dados (OTD) Expressões Artísticas e Físico Motoras Expressão Plástica: - Apropriação de linguagem elementar das artes. - Execução de trabalhos de expressão. Expressão Musical: - Realização de diferentes formas de expressão musical. Expressão Dramática: - realização de diferentes formas de expressão dramática Educação Físico Motora: - Realização prática das atividades físicas e desportivas. A desenvolver em articulação com as componentes do currículo de forma transversal. Oferta Complementar Educação para a Cidadania - Compreensão e aplicação dos princípios de cidadania Ciências Experimentais Experiências com materiais e objetos: -Domínio das técnicas e procedimentos. - Apresentação e capacidade de comunicação, utilizando linguagem científica. - Resolução de problemas. - Domínio do Português a nível oral e escrito Apoio ao estudo - Domínio dos saberes Matemáticos Atitudes e Comportamentos Persistência e empenho na realização das tarefas: - Capacidades de expor as suas dúvidas; dá opinião fundamentada; tem espírito de iniciativa / autonomia. procura soluções; manifesta iniciativa; é persistente. Organização do trabalho em sala de aula e/ou de casa. É assíduo; pontual; faz-se acompanhar do material necessário; é organizado; cumpre as tarefas propostas. Relacionamento interpessoal e de grupo: - Abertura ao diálogo e respeito pelas convicções dos outros. - Cooperação com os pares e professores. - Respeito por regras estabelecidas.

6 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO Inglês Domínios de Avaliação Áreas Instrumentos de Avaliação % Testes - Compreensão escrita e oral/interpretação; - Aplicação de conhecimentos: - Acerca dos aspetos formais do sistema linguístico (morfossintáticos, fonológicos e léxico-semânticos) Fichas de Avaliação 40% - Acerca do domínio intercultural. Reading/Writing Conhecimentos - Produção textual; - Conteúdos; Observação da expressão e compreensão oral 15% e - Organização; Capacidades (70%) - Construção frásica; Grelhas de avaliação - Vocabulário. Listening/Speaking Exercícios de leitura - Expressão oral autónoma; - Pronúncia e entoação; Exercícios de produção escrita 15% - Fluência; - Interação e Produção oral. Grelhas de avaliação Atitudes/ Comportamento () Relacionamento (9%) Persistência/Empenho (9%) Organização (12%) Observação direta Grelhas de avaliação Aprovado em Conselho Pedagógico em 16 de julho de 2018

7

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO Aspetos a considerar na avaliação - Avaliação sumativa interna A informação resultante da avaliação sumativa interna no 1.º ciclo, ao longo dos três períodos

Leia mais

Critérios de Avaliação Português / Ensino Básico 1º Ano

Critérios de Avaliação Português / Ensino Básico 1º Ano Critérios Português / Ensino Básico 1º Ano (Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho) Domínios / Tema Aprendizagens Essenciais: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes 1 Descritores do Perfil dos Alunos Fator

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ESPECÍFICOS 1.º CICLO Aspetos a considerar na avaliação - Avaliação sumativa interna A informação resultante da avaliação sumativa interna no 1.º ciclo, ao longo dos três

Leia mais

Critérios de Avaliação 1º Ciclo do Ensino Básico / 1.º Ano. Português

Critérios de Avaliação 1º Ciclo do Ensino Básico / 1.º Ano. Português Oralidade Leitura 30% Escrita Educação Literária Gramática Português Conhecimentos, Capacidades e Peso Descritores do Perfil dos Alunos Atitudes 1 Interação discursiva; Compreensão e Expressão; Vocabulário;

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Critérios de Avaliação (Portaria n.º223-a/2018 de 6 de agosto e Portaria nº226-a/2018, de 7 de agosto) 2018/2019 Agrupamento de Escolas de Miraflores 10º ANO Aprovado em reunião de Conselho Pedagógico

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Critérios de Avaliação (Portaria n.º223-a/2018 de 6 de agosto e Portaria nº226-a/2018, de 7 de agosto) 2018/2019 Agrupamento de Escolas de Miraflores 5º ANO Aprovado em reunião de Conselho Pedagógico a

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Critérios de Avaliação (Portaria n.º223-a/2018 de 6 de agosto e Portaria nº226-a/2018, de 7 de agosto) 2018/2019 Agrupamento de Escolas de Miraflores 7º ANO Aprovado em reunião de Conselho Pedagógico a

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO: 2018/2019 A avaliação escolar como processo de construção de conhecimento Matriz Curricular - 1.º Ciclo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BEMPOSTA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BEMPOSTA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Compreensão Histórica: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BEMPOSTA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo: 2018/2019 Departamento de Ciências Sociais e Humanas Grupo Disciplinar: História DISCIPLINA(S) DE: HISTÓRIA

Leia mais

Planificação EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - DANÇA. Ações Estratégicas de Ensino Orientadas Para o Perfil do Aluno

Planificação EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - DANÇA. Ações Estratégicas de Ensino Orientadas Para o Perfil do Aluno Planificação EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - DANÇA Ano Letivo 2018/2019 Ano 1.º Tema/Dom ínio Apropriação e Reflexão Conhecimentos, Capacidades e Atitudes (AE) No final do ano, o aluno deve ficar capaz de: - Distinguir

Leia mais

Critérios de Avaliação Ciências Naturais/ Ensino Básico 5º Ano

Critérios de Avaliação Ciências Naturais/ Ensino Básico 5º Ano Domínios / Tema Critérios de Avaliação Ciências Naturais/ Ensino Básico 5º Ano (Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho) Aprendizagens Essenciais: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes 1 Descritores do Perfil

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO - CEF. Ano letivo 2018 /2019. Escola Sede: Rua Escola Secundária Alfena Telefone Fax

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO - CEF. Ano letivo 2018 /2019. Escola Sede: Rua Escola Secundária Alfena Telefone Fax CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO - CEF Ano letivo 2018 /2019 Escola Sede: Rua Escola Secundária 4445-263 Alfena Telefone 229698860 Fax 229670773 Direção- direcao@age-alfena.net Serviços Administrativos-

Leia mais

Código DGEstE DSRN CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º CICLO. Ano letivo 2018 /2019

Código DGEstE DSRN CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º CICLO. Ano letivo 2018 /2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º CICLO Ano letivo 2018 /2019 1 Português- 2.º Ciclo 2018/2019 Respeita os outros e o ambiente escolar É perseverante É rigoroso no seu trabalho É solidário Observação direta (25

Leia mais

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português - Interpretar discursos orais breves; - Reter informação essencial; - Produzir discursos orais com diferentes finalidades e com coerência; - Apresentar argumentos.

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO «É importante que sejam proporcionados aos alunos vários momentos de avaliação, multiplicando as suas oportunidades de aprendizagem e diversificando os métodos

Leia mais

Critérios de Avaliação 1º Ciclo

Critérios de Avaliação 1º Ciclo Critérios de Avaliação 1º Ciclo 2018/2019 1 A avaliação incide sobre as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos, tendo por referência as Aprendizagens Essenciais, que constituem orientação curricular

Leia mais

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70%

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70% O presente documento define os critérios de avaliação de cada área curricular do 3.º ciclo do Externato de Santa Joana que, após ratificação pelo Conselho Pedagógico e tendo em conta a legislação em vigor,

Leia mais

Departamento Pré-escolar /1.º Ciclo 1.º ano de Escolaridade

Departamento Pré-escolar /1.º Ciclo 1.º ano de Escolaridade Departamento Pré-escolar /1.º Ciclo 1.º ano de Escolaridade Critérios Gerais de Avaliação Pesos das componentes Testes /Questões Aula/Projetos/Outras 50% Conhecimentos e Capacidades Fichas de trabalho/portefólios/atividades

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Atitudes e Valores Comum às disciplinas: Português, Matemática, Estudo do Meio, Educação

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2018/2019 Critérios específicos de avaliação para o 1.º Ciclo Página 1 de 6 1. Objeto da avaliação: No 1.º ciclo serão objeto de avaliação: A. De acordo

Leia mais

Critérios específicos de avaliação

Critérios específicos de avaliação 30% 70% Inglês 1º ciclo (3º e 4º anos) Ano letivo 2018-2019 Instrumentos de Avaliação O aluno deve ser capaz de / Descritores de desempenho b) Fichas de avaliação: Compreensão oral; Compreensão e produção

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 5º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 5º ano 2018-2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 5º ano Outubro 2018 Este documento pretende dar a conhecer a todos os intervenientes no processo educativo os critérios de, e respetivas percentagens, a que os

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DA AVALIAÇÃO INTERNA Currículos ao abrigo do DL 55/2018 I INTRODUÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DA AVALIAÇÃO INTERNA Currículos ao abrigo do DL 55/2018 I INTRODUÇÃO CRITÉRIOS GERAIS DA AVALIAÇÃO INTERNA Currículos ao abrigo do DL 55/2018 I INTRODUÇÃO A elaboração do presente documento teve por referência os diferentes normativos legais que o enquadram no seu âmbito

Leia mais

Departamento Pré-escolar /1.º Ciclo 3.º ano de Escolaridade

Departamento Pré-escolar /1.º Ciclo 3.º ano de Escolaridade Departamento Pré-escolar /1.º Ciclo 3.º ano de Escolaridade Critérios Gerais de Avaliação Pesos das componentes /Questões Aula//Outras 50% Conhecimentos e Capacidades Fichas de trabalho/portefólios/atividades

Leia mais

Critérios de Avaliação 7º Ano

Critérios de Avaliação 7º Ano Critérios de Avaliação 7º Ano Introdução Critérios de Avaliação 7.º ano A avaliação é uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ANO LETIVO 2018 / 2019 INGLÊS - ANO: 5º Componente cognitiva 80% Instrumentos de Avaliação Compreensão oral 10% Produção oral 5% Técnica 5% Compreensão 20%

Leia mais

Critérios de Avaliação Português / Ensino Básico 7º Ano

Critérios de Avaliação Português / Ensino Básico 7º Ano Domínios / Tema Critérios de Avaliação Português / Ensino Básico 7º Ano (Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho) Aprendizagens Essenciais: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes 1 Descritores do Perfil dos

Leia mais

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios.

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios. T DEPARTAMENTO 1.º CEB CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 4.º ano PONDERAÇÃO -, Fazer (Cognitivo)-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios.

Ressalva-se o seguinte: sempre que um domínio não seja avaliado, a sua ponderação será distribuída pelos restantes domínios. T DEPARTAMENTO 1.º CEB CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 3.º ano PONDERAÇÃO -, Fazer (Cognitivo)-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Agrupamento de Escolas Lima de Faria. Escola EB Carlos de Oliveira. Ano Letivo: 2017/2018. Critérios de Avaliação

Agrupamento de Escolas Lima de Faria. Escola EB Carlos de Oliveira. Ano Letivo: 2017/2018. Critérios de Avaliação Agrupamento de Escolas Lima de Faria Escola EB Carlos de Oliveira Ano Letivo: 2017/2018 Departamento: Matemática e Ciências Experimentais Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação 2º Ciclo (5º

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES FRANCÊS PORTUGUÊS DISCIPLINA Pontos percentuais Pontos percentuais AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES DOMÍNIOS / CRITÉRIOS 3º Ciclo COGNITIVO / OPERATIVO E INSTRUMENTAL CONHECIMENTOS / CAPACIDADES

Leia mais

Critérios de Avaliação 1.º Ciclo do Ensino Básico

Critérios de Avaliação 1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação 1.º Ciclo do Ensino Básico 2017/2018 Aprovado em Conselho de Docentes em setembro de 2017 Diretora Pedagógica Helena Pinto da Cunha Princípios Orientadores Processo regulador das

Leia mais

CURRÍCULO DISCIPLINAR

CURRÍCULO DISCIPLINAR Ano Letivo: 2017/2018 CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 2º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2017/2018 1º Período 64 2º Período 55 170 dias letivos 3º Período 51 Português Domínio:

Leia mais

CONHECIMENTOS. Ponderação% 1º, 2º, 3º, 4º anos. Instrumentos de Avaliação. Domínios Disciplinas Domínios de referência Parâmetros

CONHECIMENTOS. Ponderação% 1º, 2º, 3º, 4º anos. Instrumentos de Avaliação. Domínios Disciplinas Domínios de referência Parâmetros CONHECIMENTOS Domínios Disciplinas Domínios de referência Parâmetros Ponderação% Português Matemática Estudo do Meio Inglês Expressão Física Motora Expressão Dramática Expressão Plástica Expressão Musical

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

1. INTRODUÇÃO 2. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1/20 1. INTRODUÇÃO Os critérios de avaliação do 1.º CEB, aprovados pelo Conselho Pedagógico em 19 de outubro de 2016, serão, no decorrer do presente ano letivo, operacionalizados pelo Professor Titular

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 3º Ano

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 3º Ano Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico Currículo Disciplinar do 3º Ano CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 3º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2016/17:

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 1º ANO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 1º ANO SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO DE 2018/2019 INFORMAÇÃO: Os critérios de avaliação, de cada disciplina do 1º ano, têm por base os

Leia mais

EB1 com PE e Creche da Quinta Grande

EB1 com PE e Creche da Quinta Grande EB1 com PE e Creche da Quinta Grande Ano letivo 2016/17 Critérios de Avaliação para o 1.º Ciclo As fichas de avaliação das áreas curriculares disciplinares são cotadas de forma quantitativa, numa escala

Leia mais

Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO

Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO ATITUDES E VALORES (5%) CONHECIMENTOS E CAPACIDADES (95%) Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN 2016/2017 Português Leitura/ Educação Literária Componente escrita: Compreensão de textos escritos

Leia mais

CONHECIMENTOS. Ponderação% 1º 2º 3º anos. Instrumentos de Avaliação. Domínios Disciplinas Domínios de referência Parâmetros.

CONHECIMENTOS. Ponderação% 1º 2º 3º anos. Instrumentos de Avaliação. Domínios Disciplinas Domínios de referência Parâmetros. CONHECIMENTOS Domínios Disciplinas Domínios de referência Parâmetros Português Matemática Estudo do Meio Inglês Expressão Física Motora Expressão Dramática Expressão Plástica Expressão musical Oralidade

Leia mais

Secretaria Regional da Educação e Cultura Direção Regional da Educação ESCOLA BÁSICA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

Secretaria Regional da Educação e Cultura Direção Regional da Educação ESCOLA BÁSICA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA Secretaria Regional da Educação e Cultura Direção Regional da Educação ESCOLA BÁSICA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA Departamento de Expressões e 1.º Ciclo CRITÉRIOS AVALIAÇÃO Critérios de Avaliação Documento

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO 5º ANO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO 5º ANO SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO DE 2018/2019 INFORMAÇÃO: Os critérios de avaliação, de cada disciplina do 5º ano, têm por base os

Leia mais

Critérios de avaliação para o 4º ano de escolaridade

Critérios de avaliação para o 4º ano de escolaridade Externato Princesa Dona Maria Amélia Critérios de avaliação para o 4º ano de escolaridade Professoras titulares de turma: Bárbara Gomes Isabel Araújo Ano letivo 2016/17 Externato Princesa Dona Maria Amélia

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 1º Ano

Agrupamento de Escolas de Águeda Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico. Currículo Disciplinar do 1º Ano 1.º ano Ano letivo 2015-2016 CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 1º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2015/2016 1º Período 64 2º Período 52 163 dias letivos 3º Período 47 Português Domínio:

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação 1 - Considerações Gerais: A avaliação incide sobre as aprendizagens, sendo um processo contínuo. Os alunos participam no processo de avaliação através da auto-avaliação. A avaliação deverá ser: Individualizada

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA. Critérios de avaliação do 3.º ciclo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA. Critérios de avaliação do 3.º ciclo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA Critérios de avaliação do 3.º ciclo Ano letivo 2017-18 Domínio das atitudes e valores nas disciplinas de Português, Inglês, Francês, Espanhol, Matemática, Ciências Naturais,

Leia mais

Ponderação dos domínios por disciplina

Ponderação dos domínios por disciplina Critérios de Avaliação - 1º ciclo Domínio Instrumentos de avaliação Peso % Cognitivo Trabalhos individuais e de grupo 15% Participação e intervenção 15% Fichas de avaliação 50 % Socioafetivo Registos 20%

Leia mais

Grupo Disciplinar de Inglês. Critérios de Avaliação Inglês 2º ciclo 5º ano

Grupo Disciplinar de Inglês. Critérios de Avaliação Inglês 2º ciclo 5º ano DIREÇÃO-GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS REGIÃO ALGARVE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO - CÓD. 145348 ESCOLA SECUNDÁRIA C/3.º CICLO DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Leia mais

Proposta Critérios Gerais avaliação

Proposta Critérios Gerais avaliação Proposta Critérios Gerais avaliação Enquadramento Tendo por base o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, os Decreto. Lei n.º 55/2018 (Autonomia e Flexibilização Curricular) e n.º 54/2018

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2017/2018

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 Nota introdutória A partir do presente ano letivo, o calendário escolar obedece a uma lógica anual e será desenhado de modo a prever interrupções letivas de 6 em 6 semanas,

Leia mais

Projeto de Cidadania e Desenvolvimento do AEG1

Projeto de Cidadania e Desenvolvimento do AEG1 1 Projeto de Cidadania e Desenvolvimento do AEG1 2018-2019 1. O que é? Projeto transversal do AEG1, do 1º ciclo ao Ensino Secundário, que objetiva, em primeira instância, o ano inicial de cada ciclo, com

Leia mais

Salesianos do Estoril Escola

Salesianos do Estoril Escola Salesianos do Estoril Escola 2017 2018 Português Domínios Peso Atribuído Instrumentos de Avaliação Domínio oral 10% Os instrumentos de avaliação poderão ser, Domínio escrito entre outros: Leitura Educação

Leia mais

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil de aprendizagens específicas do aluno à saída 1.º Ciclo do Ensino Básico Tendo em atenção as características estruturais e humanas das Escolas

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2018/2019 4º ANO PORTUGUÊS 1

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2018/2019 4º ANO PORTUGUÊS 1 METAS CURRICULARES DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2018/2019 4º ANO PORTUGUÊS 1 ORALIDADE LEITURA - ESCRITA Compreensão Expressão Leitura Escrita

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO Matemática e Ciências Experimentais DISCIPLINA Ciências Naturais ANO 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º Conhecimentos e Fichas e Exercícios de avaliação Registos de desempenho na aula Aquisição e compreensão

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR e 1º CICLO Ano letivo 2018 /2019 Escola Sede: Rua Escola Secundária 4445-263 Alfena Telefone 229698860 Fax 229670773 Direção- direcao@age-alfena.net Serviços

Leia mais

Educação Pré-Escolar. Expressão e Comunicação

Educação Pré-Escolar. Expressão e Comunicação Educação Pré-Escolar ÁREAS DE CONTEÚDO Formação Pessoal e Social INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO - Construção da identidade e autoestima - Independência e autonomia - Consciência de si como aprendente - Convivência

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. Disciplina: Geografia Ano de Escolaridade: 12.º ano Ano Letivo 2017/18

PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. Disciplina: Geografia Ano de Escolaridade: 12.º ano Ano Letivo 2017/18 PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS Disciplina: Geografia Ano de Escolaridade: 12.º ano Ano Letivo 2017/18 1º Período Módulo V Conteúdos Área I: A Pessoa: 2.1. Estrutura familiar e dinâmica social. A família:

Leia mais

Português. Atitudes 5% Classificação final do 2.º período: 30% da média do 1.º período + 70% da média do 2.º período

Português. Atitudes 5% Classificação final do 2.º período: 30% da média do 1.º período + 70% da média do 2.º período Português Leitura e Escrita Educação Literária Gramática Domínios Peso atribuído Instrumentos de Avaliação Domínio oral 10% Os instrumentos de avaliação poderão ser, entre outros: Domínio escrito 85% Atitudes

Leia mais

Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril - Ano Letivo 2018/2019. Critérios de Avaliação - 1º ciclo do ensino básico

Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril - Ano Letivo 2018/2019. Critérios de Avaliação - 1º ciclo do ensino básico Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril - Ano Letivo 2018/2019 Critérios de Avaliação - 1º ciclo do ensino básico Os critérios de avaliação aplicam-se às Aprendizagens Essenciais que se definem como

Leia mais

Secretaria Regional da Educação e Cultura Direção Regional da Educação ESCOLA BÁSICA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

Secretaria Regional da Educação e Cultura Direção Regional da Educação ESCOLA BÁSICA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA Secretaria Regional da Educação e Cultura Direção Regional da Educação ESCOLA BÁSICA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA Departamento de Expressões e 1.º Ciclo CRITÉRIOS AVALIAÇÃO Critérios de Avaliação Documento

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO Matemática e Ciências Experimentais DISCIPLINA Ciências Naturais ANO 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º Conhecimentos e Fichas e Exercícios de avaliação Registos de desempenho na aula Aquisição e compreensão

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Ano letivo 2018 / 2019

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Ano letivo 2018 / 2019 E / F / G / J ÁREAS DE COMPETÊNCIAS DO PERFIL DOS ALUNOS (ACPA) A / B / C / D / H / I Ensino Básico 2º e 3º Ciclos (5º e 7º anos) Domínios de referência/descritores de desempenho Compreender e produzir

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 3.º ANO Ano Letivo de 2018/2019

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB - 3.º ANO Ano Letivo de 2018/2019 FORMAÇÃO ESPECIFICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS CAPACIDADES/ COMPETÊNCIAS DESCRITORES DE DESEMPENHO PONDERAÇÃO Oralidade 20% O aluno: - escuta para interagir; - compreende enunciados orais; - identifica

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO. Despacho nº 6478/2017, de 26 de julho de Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO. Despacho nº 6478/2017, de 26 de julho de Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. Despacho nº 6478/2017, de 26 de julho de 2017- Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. Secundário Mobiliza saberes e usa linguagens das diferentes áreas culturais, científicas e digitais de

Leia mais

TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO RESTAURANTE/BAR 1º ANO - CICLO DE FORMAÇÃO /2021 COMPONENTE DE FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL

TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO RESTAURANTE/BAR 1º ANO - CICLO DE FORMAÇÃO /2021 COMPONENTE DE FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL NÚCLEO DE OFERTAS FORMATIVAS Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CURSOS PROFISSIONAIS ANO LETIVO DE 2018/2019 TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO

Leia mais

Critérios de avaliação

Critérios de avaliação Agrupamento de Escolas de Amareleja 2.º ciclo Critérios de avaliação 2015-2016 Nomenclatura dos instrumentos de avaliação Classificação Nomenclatura 0% a 19% Fraco 20% a 49% Insuficiente 50% a 69 % Suficiente

Leia mais

Curso: 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação Anos: 5º, 6º, 7º, 8º, 9º

Curso: 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação Anos: 5º, 6º, 7º, 8º, 9º A avaliação constitui um processo regulador do ensino e da aprendizagem que orienta o percurso escolar dos alunos. Incide sobre as aprendizagens por eles desenvolvidas, tem por referência as Aprendizagens

Leia mais

Curso: 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação Anos: 5º, 6º, 7º, 8º, 9º

Curso: 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação Anos: 5º, 6º, 7º, 8º, 9º ATITUDES E VALORES A avaliação constitui um processo regulador do ensino e da aprendizagem que orienta o percurso escolar dos alunos. Incide sobre as aprendizagens por eles desenvolvidas, tem por referência

Leia mais

Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO

Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO ATITUDES E VALORES (5%) CONHECIMENTOS E CAPACIDADES (95%) Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN 2015/2016 Português Leitura/ Educação Literária Componente escrita: Compreensão de textos escritos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 2016-2017 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo Julho 2016 Este documento pretende dar a conhecer a todos os intervenientes no processo educativo os critérios de avaliação, e respetivas percentagens, a que os

Leia mais

Critérios de Avaliação 9º Ano

Critérios de Avaliação 9º Ano Critérios de Avaliação 9º Ano Introdução Critérios de Avaliação 9.º ano A avaliação é uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer

Leia mais

Critérios de Avaliação do 1º Ciclo 2018/ ºano

Critérios de Avaliação do 1º Ciclo 2018/ ºano Disciplina: Português Oralidade Leitura e Escrita Educação Literária Gramática e autonomia Desenvolver a interação com adequação ao contexto e a diversas finalidades Desenvolver o domínio progressivamente

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO Sede - Escola Secundária do Restelo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO Sede - Escola Secundária do Restelo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO Sede - Escola Secundária do Restelo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 INTRODUÇÃO Os critérios de avaliação do 1º ciclo, aprovados pelo Conselho Pedagógico em 27 de setembro

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães Departamento Curricular do 1º Ciclo Ano Letivo 2015/2016 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO PARA O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Avaliação das Atitudes/Comportamentos

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos Critérios de Avaliação Disciplina: Português Departamento de Línguas 2.º Ciclo DOMÍNIOS ITENS A OBSERVAR PERCENTAGENS TOTAL COGNITIVO SABER (Conhecimentos adquiridos)

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso ESCOLA SECUNDÁRIA DA PÓVOA DE LANHOSO

Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso ESCOLA SECUNDÁRIA DA PÓVOA DE LANHOSO ATITUDES E VALORES (5%) CONHECIMENTOS E CAPACIDADES (95%) Critérios de Avaliação de Ciências e Tecnologias (10º ano) 2017/18 Português Objeto da avaliação Parâmetros/ Instrumentos de recolha de Leitura/

Leia mais

Critérios de Avaliação das Disciplinas

Critérios de Avaliação das Disciplinas Critérios de Avaliação das Disciplinas Ano Letivo de 2017/18 Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos 170665 Sede: Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos 403271 Índice EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR...

Leia mais

ANEXO 1 ADENDA AOS CRITÉRIOS ESPECIFICOS DE AVALIAÇÃO - 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO DOMÍNIO DOS CONHECIMENTOS PORTUGUÊS

ANEXO 1 ADENDA AOS CRITÉRIOS ESPECIFICOS DE AVALIAÇÃO - 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO DOMÍNIO DOS CONHECIMENTOS PORTUGUÊS ANEXO 1 ADENDA AOS CRITÉRIOS ESPECIFICOS DE AVALIAÇÃO - 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO DOMÍNIO DOS CONHECIMENTOS PORTUGUÊS Oralidade Leitura Escrita Gramática Educação Literária 7 7 7 4 Identifica e compreende

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso ESCOLA SECUNDÁRIA DA PÓVOA DE LANHOSO

Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso ESCOLA SECUNDÁRIA DA PÓVOA DE LANHOSO ATITUDES E VALORES (5%) CONHECIMENTOS E CAPACIDADES (95%) Critérios de Avaliação de Ciências Socio Económicas (11º ano) 2017/18 Português Objeto da avaliação Parâmetros/ Instrumentos de recolha de Leitura/

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO Ano letivo 2018 /2019 1 Português Ensino Secundário 2018/2019 / Instrumentos de recolha de Desenvolvimento pessoal e autonomia Bem-estar, saúde e ambiente É perseverante

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO DE 2018/2019 PORTUGUÊS Oralidade Leitura e escrita Respeito pelas Regras de Conduta 7% 70% Educação

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º / 3.º CICLOS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º / 3.º CICLOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2.º / 3.º CICLOS Educação Física Domínio Cognitivo (Saber e Saber Domínio Comportam ental (Saber Estar) Conhecimento e compreensão de conceitos e fatores de aptidão física e regulamentos

Leia mais

Exercício de compreensão oral 1 : um por período; Exercício de expressão oral 2 : um por período; Registo de leitura

Exercício de compreensão oral 1 : um por período; Exercício de expressão oral 2 : um por período; Registo de leitura DISCIPLINA: PORTUGUÊS AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS 90 % DOMÍNIOS Oralidade Compreensão e Expressão oral Leitura e Escrita Leitura fluente Exercício de compreensão oral : um por período; Exercício de expressão

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano) 2018-2019 DOMÍNIOS PONDERAÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DRAMÁTICA / TEATRO. INTERPRETAÇÃO E Identifica, em manifestações performativas, personagens,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo Índice 1. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO... 3 1.1. TERMINOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO... 4 1.2. ELEMENTOS DE AVALIAÇÃO... 4 1.3. DOS DEPARTAMENTOS CURRICULARES/DISCIPLINAS... 5 1.3.1. DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR...

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Decreto-Lei N.º 55/2018 de 6 de julho. - Conhecimentos - Capacidades - Atitudes. Aplicação de.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Decreto-Lei N.º 55/2018 de 6 de julho. - Conhecimentos - Capacidades - Atitudes. Aplicação de. e PORTUGUÊS INGLÊS 5 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL A - ORALIDADE Compreensão oral 2, Expressão oral 2, B - LEITURA Leitura (expressiva/dramatizada) C - EDUCAÇÃO LITERÁRIA Compreensão Escrita D - EXPRESSÃO

Leia mais

EXTERNATO S. JOÃO BOSCO VIANA DO CASTELO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO ANO LETIVO 2016/2017

EXTERNATO S. JOÃO BOSCO VIANA DO CASTELO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO ANO LETIVO 2016/2017 EXTERNATO S. JOÃO BOSCO VIANA DO CASTELO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO ANO LETIVO 2016/2017 Aprovado em Conselho de Docentes em julho de 2016 Diretora Pedagógica Rosa Cândida Gomes Princípios Orientadores

Leia mais

Colégio São Francisco Xavier CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 5.º ANO - 2º C.E.B.

Colégio São Francisco Xavier CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 5.º ANO - 2º C.E.B. Colégio São Francisco Xavier CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 5.º ANO - 2º C.E.B. ANO LETIVO 2015/16 Saber Fazer (Domínio Cognitivo) 80% DISCIPLINA: PORTUGUÊS DOMÍNIOS OBJETIVOS INSTRUMENTOS E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA ANO LETIVO DE 2018 2019 PORTUGUÊS

Leia mais

Critérios e procedimentos de avaliação

Critérios e procedimentos de avaliação Critérios e procedimentos de avaliação Relativamente à avaliação, quer dos alunos, quer do desempenho dos docentes, aplicamos, nesta escola, as diretrizes da legislação em vigor. A avaliação é encarada

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO. Ano letivo 2018 /2019. Escola Sede: Rua Escola Secundária Alfena Telefone Fax

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO. Ano letivo 2018 /2019. Escola Sede: Rua Escola Secundária Alfena Telefone Fax CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO Ano letivo 2018 /2019 Escola Sede: Rua Escola Secundária 4445-263 Alfena Telefone 229698860 Fax 229670773 Direção- direcao@age-alfena.net Serviços Administrativos- serv.admin@age-alfena.net

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO DE 2017/2018 PORTUGUÊS Leitura, Escrita, Educação Literária, Gramática 70% Oralidade 10% Cumprimento

Leia mais

Critérios de Avaliação de Português 5.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 75%

Critérios de Avaliação de Português 5.ºano de escolaridade 2018/2019. Domínio cognitivo/ procedimental 75% Áreas de competências Conhecimentos, Capacidades e Atitudes Domínio cognitivo/ procedimental 75% Descritores de Desempenho Linguagens e textos Informação e comunicação Raciocínio e resolução de problemas

Leia mais

DEPARTAMENTO 1º CEB / 2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB PONDERAÇÃO

DEPARTAMENTO 1º CEB / 2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB PONDERAÇÃO DEPARTAMENTO 1º CEB - 2017 / 2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB PONDERAÇÃO No 1.º CEB, para efeitos da avaliação sumativa individual dos alunos, ter-se-ão em conta os seguintes domínios, descritores

Leia mais

Critérios de Avaliação 1º Ciclo

Critérios de Avaliação 1º Ciclo Departamento Curricular do 1º Ciclo Critérios 1º Ciclo Setembro de 2015 1º Ano de escolaridade Todas as componentes do currículo serão avaliadas com 80% para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento

Leia mais