D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A"

Transcrição

1 D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A

2 A U L A 2 1 P N E U M O L O G I A

3 PORTO, Celmo Celeno. Semiologia Médica. 7ª. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014, 1413 p.

4 A N A T O M I A F I S I O L O G I A P A T O L O G I A

5 Diga-me e eu esquecerei. Ensina-me e eu me lembro. Envolva-me e eu aprendo. (Benjamin Franklin)

6 L H C L P E LLE L M E LV LE L A A L A M L A P P N E U M O L O G I A ANATOMIA DE SUPERFÍCIE 6 / 57 Linhas do tórax LC L E S L 3 A L 6 A L 6 A L E I Tórax FACE ANTERIOR Tórax FACE LATERAL Tórax FACE POSTERIOR

7 ANATOMIA DE SUPERFÍCIE 7 / 57 L I N H A S D O T Ó R A X O tórax, em suas faces anterior, laterais e posterior, pode ser assinalado por linhas, verticais e horizontais. Como em um gráfico cartesiano, elas consentem delinear coordenadas que orientam procedimentos. Exemplificando, a toracocentese é cometida na linha escapular, prontamente abaixo do ângulo escapular.

8 ANATOMIA DE SUPERFÍCIE 8 / 57 Regiões do tórax R S E S C R I C RM RE RA R I E V R S E S P R I E S P R I M R I A R I E S C Tórax FACE ANTERIOR Tórax FACE LATERAL Tórax FACE POSTERIOR

9 ANATOMIA DE SUPERFÍCIE 9 / 57 R E G I Õ E S D O T Ó R A X A face anterior abrange as regiões esternal, infra clavicular, mamária e infra mamária. A face lateral, as regiões axilar e infra axilar. A face posterior, as regiões supra escapular, supra espinal, infra espinal, interescapulovertebral e infra escapular.

10 INSPEÇÃO ESTÁTICA 10 / 57 Músculos Pleurite RAMOND Inspeção SEMIOTÉCNICA Derrame LEMOS TORRES

11 INSPEÇÃO ESTÁTICA 11 / 57 M Ú S C U L O S Pratica-se a inspeção comparativa, direita e esquerda, propendendo surpreender alterações tróficas regionais. O sinal de Ramond corresponde a uma contratura para vertebral unilateral e ocorre na vigência da pleurite. O sinal de Lemos Torres é o abaulamento lateral, intercostal e expiratório que traduz o derrame pleural.

12 INSPEÇÃO ESTÁTICA 12 / 57 Ossos tórax anormais CIFÓTICO ESCOLIÓTICO CÔNICO PLANO GLOBOSO ESCAVATUM CARINATUM

13 INSPEÇÃO ESTÁTICA 13 / 57 O S S O S T Ó R A X A N O R M A I S O tórax anormal abrange o cifótico (curvatura ântero posterior aumentada), o escoliótico (curvatura látero lateral aumentada), o plano (diâmetro ântero posterior diminuído), o globoso (diâmetro ântero posterior aumentado), o escavatum (esterno retraído), o carinatum (esterno protraído) e o cônico (em sino).

14 INSPEÇÃO ESTÁTICA 14 / 57 Ossos deformidades Nódulos ROSÁRIO Canais HARRISON Para cima ou baixo DESNÍVEL

15 INSPEÇÃO ESTÁTICA 15 / 57 O S S O S D E F O R M I D A D E S O rosário raquítico são nodulações na junção esternocondral bilateral, presentes no raquitismo. Os sulcos de Harrison são canais rasos, bilaterais e simétricos, tratando -se de mal formação congênita. As retrações e abaulamentos são invaginações ou evaginações por fraturas e tumorações diversas.

16 INSPEÇÃO DINÂMICA 16 / 57 Sinais de dispneia BATER ASAS LÁBIOS ABERTOS TIRAGEM IMOBILIZAÇÃO ORTOPNEIA TREPOPNEIA

17 INSPEÇÃO DINÂMICA 17 / 57 S I N A I S D E D I S P N E I A São sinais alusivos de dispneia o batimento de asas do nariz (dilatação de narinas), a boca semicerrada (lábios afastados), a imobilização do tórax (movimento amainado), a tiragem (retração expiratória), a ortopneia (dispneia ao decúbito) e a trepopneia (adoção de decúbito lateral, direito ou esquerdo).

18 INSPEÇÃO DINÂMICA 18 / 57 Ritmos respiratórios Ritmo Cheyne-Stokes Ritmo Kussmaul Ritmo Biot

19 INSPEÇÃO DINÂMICA 19 / 57 R I T M O S R E S P I R AT Ó R I O S O ritmo de Kussmaul ocorre em quatro tempos: apneia expiratória, inspiração, expiração e apneia inspiratória. O de Cheyne-Stokes, em três tempos: apneia, inspiração e expiração crescentes e decrescentes. O de Biot caracteriza -se pela anarquia e reflete estados assisados com comprometimento vital.

20 PALPAÇÃO 20 / 57 Expansibilidade Manobra de Rualt Inspiração e expiração SUPERIOR Inspiração e expiração INFERIOR

21 PALPAÇÃO 21 / 57 E X PA N S I B I L I D A D E M A N O B R A D E R U A LT Paciente sentado e médico em pé e por trás do mesmo. Mãos espalmadas nas regiões supra escapulares, primeiros quirodáctilos se tocam na linha vertebral e demais dedos repousam nas fossas supra claviculares. Na expiração, os polegares se afastam. Se pouco o fazem, resta evidente a redução da expansibilidade.

22 PALPAÇÃO 22 / 57 Frêmito toracovocal Fatores SIMPÁTICOS Trinta e três SEMIOTÉCNICA Fatores ANTIPÁTICOS

23 PALPAÇÃO 23 / 57 F R Ê M I T O T O R A C O V O C A L Solicita-se ao paciente para pronunciar trinta e três. Palpam-se as faces anterior e posterior do tórax, de cima para baixo e comparativamente as regiões homólogas, direita e esquerda. São fatores simpáticos: sexo masculino, magreza e base direita. São antipáticos: sexo feminino, obesidade e ápice esquerdo.

24 PALPAÇÃO 24 / 57 Frêmito toracovocal Afecções SIMPÁTICAS Afecções ANTIPÁTICAS

25 PALPAÇÃO 25 / 57 F R Ê M I T O T O R A C O V O C A L As afecções simpáticas abrangem as consolidações (pneumonia, infarto e neoplasia), nas quais a transmissão das vibrações resta bastante favorecida. As afecções antipáticas comportam os derrames pleurais (gás ou líquido) e a atelectasia, nos quais a transmissão das vibrações resta desarrimada.

26 PERCUSSÃO 26 / 57 Técnica Faces do tórax LOCAL Digital MANOBRA Regras EXECUÇÃO

27 PERCUSSÃO 27 / 57 T É C N I C A A percussão deve ser praticada nas faces posterior, laterais e anterior do tórax, de maneira digito-digital no adulto e digital no recém -nascido, no sentido descendente e de modo simétrico e comparativo.

28 PERCUSSÃO 28 / 57 Acuidade Fatores SIMPÁTICOS Tamanho e profundidade ACUIDADE Fatores ANTIPÁTICOS

29 PERCUSSÃO 29 / 57 A C U I D A D E A percussão somente capta sons de estruturas cujo tamanho seja suficiente para modificar a densidade relativa regional e alocadas até 5 cm de profundidade. São fatores simpáticos: a magreza e a ausência de enfisema ou edema. São fatores antipáticos: a obesidade e a presença de enfisema ou edema.

30 PERCUSSÃO 30 / 57 Tonalidade PULMÃO 1 3 CORAÇÃO AT I M PÂ N I C O S U B M A C I Ç O FÍGADO 4 2 ESTÔMAGO M A C I Ç O T I M PÂ N I C O

31 PERCUSSÃO 31 / 57 T O N A L I D A D E O quadrante superior direito é ocupado pelo pulmão, pelo que o som é atimpânico (colchão de mola). O superior esquerdo, pelo coração e o som é submaciço (cortiça). O inferior direito, pelo fígado e o som é maciço (madeira). O inferior esquerdo, pelo estômago (espaço de Traube) e o som é timpânico (tambor).

32 PERCUSSÃO 32 / 57 Faces anterior e posterior do tórax Ar agrupado TIMPÂNICO Normal ATIMPÂNICO Consolidação MACIÇO

33 PERCUSSÃO 33 / 57 FA C E S A N T E R I O R E P O S T E R I O R D O T Ó R A X O som atimpânico, lembrando o colchão de mola (ar separado em alvéolos), ocorre na normalidade. O timpânico, lembrando o tambor (ar reunido em cavidade), no enfisema, na caverna e no cisto aéreo. O submaciço ou o maciço, lembrando a cortiça ou a madeira (sem ar), na consolidação vigente no órgão.

34 PERCUSSÃO 34 / 57 Coluna Condensação MACICEZ FIXA Posição ORTOSTÁTICA Derrame pleural MACICEZ MÓVEL

35 PERCUSSÃO 35 / 57 C O L U N A V E R T E B R A L Em condições normais, o som é atimpânico. Quando maciço, na posição ortostática, aconselha a condensação. Em seguida, avalia -se o paciente em decúbito ventral. A macicez fixa ocorre na pneumonia. Já a móvel, caracterizando o sinal de Signorelli, na vigência do derrame pleural, pequeno ou médio.

36 AUSCULTA 36 / 57 Técnica Regras RESPIRAÇÃO Tórax LOCAL Simétrica EXECUÇÃO

37 AUSCULTA 37 / 57 T É C N I C A O paciente permanece sentado e com o tórax despido. O médico, em pé, percorre as faces anterior, laterais e posterior do tórax examinado. O assistido respira, com a boca aberta, de forma pausada e profunda. Pleiteia - se pela tosse, buscando afastar ruídos eventuais.

38 AUSCULTA 38 / 57 Classificação dos sons PPN PPAD PPAC VOCAIS TRAQUEAL ESTERTOR FINO RONCO RESSONÂNCIA BRÔNQUICO ESTERTOR GROSSO SIBILO R. DIMINUÍDA BRONCOVES BRONCOFONIA MURMÚRIO PEC. AFÔNICA PEC. FÔNICA

39 AUSCULTA 39 / 57 C L A S S I F I C A Ç Ã O D O S S O N S Os sons pleuropulmonares normais abrangem o traqueal, o brônquico, o broncovesicular e o murmúrio vesicular. Os anormais descontínuos, o estertor fino e o estertor grosso. Os anormais contínuos, o ronco, o sibilo, o estridor. E os sons vocais, a broncofonia, a egofonia e a pectorilóquia, afônica e fônica.

40 у P N E U M O L O G I A AUSCULTA 40 / 57 Murmúrio vesicular ƒ ƒ λ

41 AUSCULTA 41 / 57 M U R M Ú R I O V E S I C U L A R Origina-se do choque do ar contra os alvéolos. A intensidade, a duração e a tonalidade predominam na fase inspiratória. A intensidade diminui na dor, no enfisema e no pneumo ou hidrotórax. Ela aumenta do lado oposto ao adoecido. A duração aumenta na asma, na bronquite e no enfisema. Inexiste o intervalo.

42 AUSCULTA 42 / 57 Estertor fino ( creptante) F P Condensação PROCEDÊNCIA Abertura de velcro PPAD Som CARACTERÍSTICAS

43 AUSCULTA 43 / 57 E S T E R T O R F I N O ( C R E P TA N T E ) Lembra a abertura de um velcro. Procede da abertura sequencial de vias comprimidas por líquido ou exsudato presente no parênquima pulmonar. Caracteriza -se por estar no final da inspiração, ter duração encurtada, ter frequência alta e sofrer alteração devido à mudança de posição.

44 AUSCULTA 44 / 57 Estertor grosso ( bolhoso) F T Secreção PROCEDÊNCIA Água fervendo PPAD Som CARACTERÍSTICAS

45 AUSCULTA 45 / 57 E S T E R T O R G R O S S O ( B O L H O S O ) Lembra a água fervendo. Procede da abertura sequencial de vias semiobstruídas por secreção, espessa e viscosa. Caracteriza -se por estar no início da inspiração e na expiração, ter duração alongada, ter frequência baixa e sofrer alteração devido à tosse.

46 AUSCULTA 46 / 57 Ronco F M Estreitamento discreto PROCEDÊNCIA Arroto de bebê PPAC Som CARACTERÍSTICAS

47 AUSCULTA 47 / 57 R O N C O Lembra o arroto de criança. Procede da abertura sequencial de vias aéreas estreitadas discretamente, local (corpo estranho ou neoplasia pequeno) ou difusamente (asma leve). Caracteriza -se por estar na inspiração e na expiração, ser contínuo, ter frequência baixa, ser mutável e fugaz, na chegada e na saída.

48 AUSCULTA 48 / 57 Sibilo F M Estreitamento severo PROCEDÊNCIA Miado de gato PPAC Som CARACTERÍSTICAS

49 AUSCULTA 49 / 57 S I B I L O Lembra o miado do gato. Procede da abertura sequencial de vias aéreas estreitadas severamente, local (corpo estranho ou neoplasia grande) ou difusamente (asma grave). Caracteriza -se por estar na inspiração e na expiração, ser contínuo, ter frequência alta, ser mutável e fugaz, na chegada e na saída.

50 AUSCULTA 50 / 57 Ressonância vocal normal VOZ GRAVE VOZ AGUDA MAGREZA SOM INCOMPREENSÍVEL OBESIDADE Fatores SIMPÁTICOS Edward 33 e audição Mordrake TÉCNICA NORMAL Fatores ANTIPÁTICOS

51 AUSCULTA 51 / 57 R E S S O N Â N C I A V O C A L N O R M A L Paciente fala e cochicha 33. Ausculta -se de modo comparativo regiões homólogas. Em condições normais os sons são incompreensíveis, sílabas indistintas. São fatores simpáticos o sexo masculino, a magreza e a base do pulmão direito. E, antipáticos o sexo feminino, a obesidade e o ápice do pulmão esquerdo.

52 AUSCULTA 52 / 57 Ressonância vocal anormal Ressonância diminuída DIMINUÍDA Egofonia DISTORCIDA Bronco e pectorilóquia AUMENTADA

53 AUSCULTA 53 / 57 R E S S O N Â N C I A V O C A L A N O R M A L Quando diminuída, o som é incompreensível e baixo (atelectasia e derrame pleural, líquido ou gasoso). Na egofonia, as sílabas são indistintas e anasaladas (acima do derrame). Na broncofonia, indistintas e bucais. Na pectorilóquia fônica, distintas e faladas. Na afônica, distintas e cochichadas (condensações).

54 SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS 54 / 57 DOENÇA INSPEÇÃO PALPAÇÃO PERCUSSÃO AUSCULTA ASMA (CE,NEO) DISPNEIA RONCO, SIBILO BRONQUITE DISPNEIA ESTERTOR GROSSO ENFISEMA DISPNEIA TIMPANISMO DERRAME LEMOS TORRES FRÊMITO SIGNORELLI RESSONÂNCIA ATELECTASIA DISPNEIA FRÊMITO RESSONÂNCIA CONSOLIDAÇÃO DISPNEIA FRÊMITO MACICEZ IMÓVEL EF, BRONCO, PEC PLEURITE RAMOND

55 SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS 55 / 57 I N S P E Ç Ã O, PA L PA Ç Ã O, P E R C U S S Ã O E A U S C U LTA Na asma: ronco e sibilo. Na bronquite: estertor grosso. No enfisema: timpanismo. No derrame: Lemos Torres, Signorelli, frêmito e ressonância diminuídos. Na atelectasia: frêmito e ressonância diminuídos. Na condensação: frêmito e ressonância aumentados e macicez imóvel. Na pleurite: sinal de Ramond.

56 CONCLUSÃO 56 / 57 INTRODUÇÃO ANATOMIA FISIOLOGIA SEMIOLOGIA PATOLOGIA

57 F I M

Semiologia e Semiotécnia em Enfermagem I

Semiologia e Semiotécnia em Enfermagem I Semiologia e Semiotécnia em Enfermagem I Aula 10 Semiologia Respiratória Prof. Ricardo Mattos Bibliografia de referência: ANDRIS, DA, Cap. 6 UNIG, 2009.1 Relembrando as Linhas Anatômicas Tórax Anterior

Leia mais

SEMIOLOGIA DO TÓRAX. Dr. Ivan Paredes

SEMIOLOGIA DO TÓRAX. Dr. Ivan Paredes SEMIOLOGIA DO TÓRAX Dr. Ivan Paredes INSPEÇÃO Inspeção Inspeção Inspeção Inspeção Inspeção Inspeção Inspeção Dispnéia Apnêustica Cheyne-Stokes Kusmaul Inspeção Dispnéia Apnêustica Cheyne-Stokes Kusmaul

Leia mais

Exame físico do aparelho respiratório. Prof: Bruna M. Malagoli Rocha Disciplina: Semio II

Exame físico do aparelho respiratório. Prof: Bruna M. Malagoli Rocha Disciplina: Semio II Exame físico do aparelho respiratório Prof: Bruna M. Malagoli Rocha Disciplina: Semio II Propósitos do exame físico Obter dados basais sobre o estado de saúde do paciente Complementar e confirmar dados

Leia mais

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A A U L A 2 6 N E F R O L O G I A PORTO, Celmo Celeno. Semiologia Médica.

Leia mais

SEMIOLOGIA DO TORAX E APARELHO RESPIRATÓRIO PROFESSOR: ROGÉRIO ULTRA

SEMIOLOGIA DO TORAX E APARELHO RESPIRATÓRIO PROFESSOR: ROGÉRIO ULTRA SEMIOLOGIA DO TORAX E APARELHO RESPIRATÓRIO PROFESSOR: ROGÉRIO ULTRA Pontos de referência anatômica Ângulo de Louis localiza-se na junção do manúbrio com o corpo do esterno, identifica o 2º. Espaço intercostal

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental.

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental. GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental. Laboratório de Habilidades Médicas Belém - Pará 2016 GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

Leia mais

heldernovaisbastos.pt pneumologia AUSCULTAÇÃO PULMONAR Treino de gestos clínicos

heldernovaisbastos.pt pneumologia AUSCULTAÇÃO PULMONAR Treino de gestos clínicos heldernovaisbastos.pt pneumologia AUSCULTAÇÃO PULMONAR Treino de gestos clínicos I. Antes de começar a) Conhece topografia torácica O conhecimento da topografia torácica pode fornecer informações adicionais,

Leia mais

Módulo de Pneumologia e Cirurgia Torácica EXAME FÍSICO DE TÓRAX

Módulo de Pneumologia e Cirurgia Torácica EXAME FÍSICO DE TÓRAX Universidade Federal do Ceará Faculdade Medicina Departamento de Medicina Clínica Módulo de Pneumologia e Cirurgia Torácica Profª Valeria Goes Ferreira Pinheiro Profª Elcineide de Castro Soares Roteiro

Leia mais

Viviane Rohrig Rabassa Prof a. Adjunta de Semiologia Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária

Viviane Rohrig Rabassa Prof a. Adjunta de Semiologia Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Vv V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V V v Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Departamento de Clínicas Veterinária Viviane Rohrig Rabassa Prof a. Adjunta de Semiologia Núcleo

Leia mais

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A A U L A 5 T É C N I C A S D E E X A M E PORTO, Celmo Celeno. Semiologia

Leia mais

Itens para serem observados

Itens para serem observados AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO Itens para serem observados durante a avaliação Tempo: não deve ser rápida e nem demorada Objetiva Não finaliza no primeiro contato com o paciente ANAMNESE

Leia mais

Examinar cavidade oral, solicitando ao paciente que abra a boca amplamente e faça uma respiração profunda. Se for necessário, utilizar um abaixador

Examinar cavidade oral, solicitando ao paciente que abra a boca amplamente e faça uma respiração profunda. Se for necessário, utilizar um abaixador EXAME FÍSICO PULMONAR Elaborado pelas Enfermeiras Especialistas do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica: Carla Roberta Monteiro, Eliane Vitoreli Parreira, Rosely da Silva Matos Liberatori, Simone

Leia mais

GABARITO - PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA DE HA 2019

GABARITO - PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA DE HA 2019 GABARITO - PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA DE HA 2019 Problema 1 Francisco, 47 anos, procurou a UPA de Sobradinho com quadro de tosse, febre, falta de ar e dor em face lateral de hemitórax esquerdo. Exame

Leia mais

EXAME FÍSICO. Exame Físico. Parte 3. Profª. PolyAparecida

EXAME FÍSICO. Exame Físico. Parte 3. Profª. PolyAparecida EXAME FÍSICO Exame Físico Parte 3 Profª. PolyAparecida Sistema Neurológico Integração entre o sistema neurológico e todos os outros sistemas corpóreos; Devemser avaliado: Estado mental e emocional Nível

Leia mais

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A A U L A 1 4 T É C N I C A S D E E X A M E F Í S I C O PORTO, Celmo

Leia mais

Preparatório para Prefeitura do Recife Espaço Heber Vieira. Técnica do Exame Físico Geral Parte 01

Preparatório para Prefeitura do Recife Espaço Heber Vieira. Técnica do Exame Físico Geral Parte 01 Preparatório para Prefeitura do Recife Espaço Heber Vieira Técnica do Exame Físico Geral Parte 01 Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) - Etapas da SAE Histórico de Enfermagem ANAMNESE EXAME

Leia mais

EXAME FÍSICO. Exame Físico. Parte 2. Profª. PolyAparecida

EXAME FÍSICO. Exame Físico. Parte 2. Profª. PolyAparecida EXAME FÍSICO Exame Físico Parte 2 Profª. PolyAparecida Um exame físico abrangente envolve o uso de cinco habilidades: inspeção, palpação, percussão, ausculta e olfato (POTTER; PERRY,2013). Durante o exame

Leia mais

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A A U L A 7 S I N T O M A S R E S P I R A T Ó R I O S PORTO, Celmo Celeno.

Leia mais

AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA SISTEMA RESPIRATÓRIO. Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional FMUSP

AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA SISTEMA RESPIRATÓRIO. Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional FMUSP AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional FMUSP RESPIRAÇÃO História Clinica Identificação do paciente Anamnese

Leia mais

Semiologia respiratória

Semiologia respiratória Semiologia respiratória Semiologia respiratória Ricardo Noal Queixas relacionadas as vias aéreas inferiores 15% de todas as consultas ambulatoriais de adultos Associadas a importantes morbidades Instrumento

Leia mais

INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS AGUDAS (IRAs) NA INFÂNCIA. Enfermagem na Atenção Básica Profa. Maria De La Ó Ramallo Veríssimo

INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS AGUDAS (IRAs) NA INFÂNCIA. Enfermagem na Atenção Básica Profa. Maria De La Ó Ramallo Veríssimo INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS AGUDAS (IRAs) NA INFÂNCIA Enfermagem na Atenção Básica - 2015 Profa. Maria De La Ó Ramallo Veríssimo IRAS NA INFÂNCIA IRAs Principal motivo de consulta e de hospitalização (30

Leia mais

190 CAPÍTULO 9 Exame Físico do Sistema Respiratório

190 CAPÍTULO 9 Exame Físico do Sistema Respiratório 190 CAPÍTULO 9 Exame Físico do Sistema Respiratório FIGURA 9-1 Tórax em tonel. Observe o aumento do diâmetro anteroposterior do tórax e tiragem intercostal no terço inferior do tórax. Foto: arquivo dos

Leia mais

TRAUMA DE TÓRAX. Prof.ª Leticia Pedroso

TRAUMA DE TÓRAX. Prof.ª Leticia Pedroso TRAUMA DE TÓRAX Prof.ª Leticia Pedroso TRAUMA DE TÓRAX Responsáveis por 1 em cada quatro mortes de trauma. Ferimentos penetrantes de 15 a 30% requerem cirurgia. A maioria necessitam apenas de procedimentos

Leia mais

RADIOLOGIA PULMONAR INCIDÊNCIA : PÓSTERO-ANTERIOR (PA)

RADIOLOGIA PULMONAR INCIDÊNCIA : PÓSTERO-ANTERIOR (PA) RADIOLOGIA PULMONAR RADIOLOGIA PULMONAR INCIDÊNCIA : PÓSTERO-ANTERIOR (PA) É A MAIS UTILIZADA NA RADIOGRAFIA SIMPLES DO TÓRAX. É NECESSÁRIA UMA DISTÂNCIA MÍNIMA PARA A SUA REALIZAÇÃO, DA ORDEM DE 1,50

Leia mais

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A A U L A 3 C A R A C T E R E S S E M I O L Ó G I C O S PORTO, Celmo

Leia mais

O PAPEL DO ENFERMEIRO NO EXAME FÍSICO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA

O PAPEL DO ENFERMEIRO NO EXAME FÍSICO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA O PAPEL DO ENFERMEIRO NO EXAME FÍSICO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA Marceli Aparecida Pedroso Santos¹ Pedro Luiz Moreira Dias¹ Me Márcia Féldreman Nunes Gonzaga ² Resumo: Método: A

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA

FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA DISCIPLINA DE CLÍNICA MÉDICA 2 CLM2 Coordenadora: Profa. Luciana Costa Faria lucianacostafaria04121971@gmail.com lucostafaria@hotmail.com Celular: (31)

Leia mais

Doenças Pleurais. Doenças pleurais. Pleuras - Anatomia. Pleuras - Fisiologia. Derrame pleural. Empiema. Pneumotórax. Hemotórax.

Doenças Pleurais. Doenças pleurais. Pleuras - Anatomia. Pleuras - Fisiologia. Derrame pleural. Empiema. Pneumotórax. Hemotórax. Doenças pleurais Doenças Pleurais Derrame pleural Empiema Pneumotórax Hemotórax Prof. Carlos Cezar I. S. Ovalle Quilotórax Pleuras - Anatomia Pleura visceral recobre a superfície externa do pulmões Pleura

Leia mais

INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS AGUDAS (IRAs) NA INFÂNCIA. Enfermagem na Atenção Básica Profa. Maria De La Ó Ramallo Veríssimo

INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS AGUDAS (IRAs) NA INFÂNCIA. Enfermagem na Atenção Básica Profa. Maria De La Ó Ramallo Veríssimo INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS AGUDAS (IRAs) NA INFÂNCIA Enfermagem na Atenção Básica Profa. Maria De La Ó Ramallo Veríssimo =2016 762 mil 158 mil Proporção de óbitos por Doenças do aparelho respiratório (capx,

Leia mais

EXAME FÍSICO - SISTEMA RESPIRATÓRIO. A localização de um achado depende da numeração precisa das costelas

EXAME FÍSICO - SISTEMA RESPIRATÓRIO. A localização de um achado depende da numeração precisa das costelas EXAME FÍSICO - SISTEMA RESPIRATÓRIO A localização de um achado depende da numeração precisa das costelas Ângulo External 2ª Costela 7ª Costela Articula com o Esterno 8ª, 9 e 10ª - Articulam com Cartilagens

Leia mais

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A A U L A 7 C R Â N I O E F A C E PORTO, Celmo Celeno. Semiologia Médica.

Leia mais

INCIDENCIAS PARA O ESTUDO DO TÓRAX

INCIDENCIAS PARA O ESTUDO DO TÓRAX INCIDENCIAS PARA O ESTUDO DO TÓRAX PA Incidência Perfil Incidências AP Incidência AP em Decúbito Lateral Incidência AP em Ápico-Lordótica Incidência OAD / OAE Incidência OPD / OPE PA DO TÓRAX PA DO TÓRAX

Leia mais

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A A U L A 3 DOR PORTO, Celmo Celeno. Semiologia Médica. 7ª. ed. Rio

Leia mais

Exame físico: Considerações iniciais

Exame físico: Considerações iniciais Semiologia e Semiotécnia em Enfermagem I Aula 2 Introdução ao Exame Físico Prof. Ricardo Mattos Bibliografia de referência: ANDRIS, DA, Cap. 2 POSSO, MBS, Cap. 1 UNIG, 2009.1 Exame físico: Considerações

Leia mais

Trauma torácico ATLS A airway (vias aéreas pérvias) B breathing (avaliação manutenção resp e mecânica resp) C circulation D disability (avaliação esta

Trauma torácico ATLS A airway (vias aéreas pérvias) B breathing (avaliação manutenção resp e mecânica resp) C circulation D disability (avaliação esta Trauma torácico Dr. Salomón Soriano Ordinola Rojas Hospital Beneficência Portuguesa São Paulo Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Trauma torácico ATLS A airway (vias aéreas pérvias) B breathing

Leia mais

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A A U L A 1 M É T O D O C L Í N I C O PORTO, Celmo Celeno. Semiologia

Leia mais

Exame Clínico das Mamas

Exame Clínico das Mamas ERM-0304 Cuidado Integral à Mulher Exame Clínico das Mamas Profª Drª Marislei Sanches Panobianco ANATOMIA DA MAMA 1. Parede Torácica 2. Músculos peitorais 3. Lobo mamário 4. Mamilo 5. Aréola 6. Ductos

Leia mais

Fisiologia Respiratória

Fisiologia Respiratória Fisiologia Respiratória Via Aérea Alta Faringe Orofaringe Nasofaringe Laringofaringe Via aérea Baixa Traquéia Brônquios Bronquíolos Alvéolos pulmonares Via Aérea Baixa A traquéia se bifurca dando origem

Leia mais

EXAME FÍSICO ASPECTOS GERAIS

EXAME FÍSICO ASPECTOS GERAIS EXAME FÍSICO ASPECTOS GERAIS Profª Alyne Nogueira Exame Físico Um exame físico é a revisão cefalocaudal de cada sistema do corpo que ofereça informações objetivas sobre o cliente. Exame Físico Julgamento

Leia mais

25/11/2009. Tamanho Na entrada do tórax 20% profundidade do tórax Relação 0.20 Bulldog até 0.14

25/11/2009. Tamanho Na entrada do tórax 20% profundidade do tórax Relação 0.20 Bulldog até 0.14 Proj. lateral Extende-se da Laringe a Carina Os anéis traqueais podem se calcificar Vias áereas superiores Cavidade pleural Mediastino Miscelânea Tamanho Na entrada do tórax 20% profundidade do tórax Relação

Leia mais

ENFERMAGEM PROCESSO DE ENFERMAGEM E SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. EXAME FÍSICO Aula 9 Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM PROCESSO DE ENFERMAGEM E SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. EXAME FÍSICO Aula 9 Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM PROCESSO DE ENFERMAGEM E SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EXAME FÍSICO Aula 9 Profª. Tatiane da Silva Campos Exame físico do aparelho Digestório PERCUSSÃO O som normal produzido é

Leia mais

Envelhecimento do Sistema Respiratório

Envelhecimento do Sistema Respiratório Envelhecimento do Sistema Respiratório Introdução Alterações decorrentes do envelhecimento afetam desde os mecanismos de controle até as estruturas pulmonares e extrapulmonares que interferem no processo

Leia mais

DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA: AVALIAÇÃO DOS SONS ADVENTÍCIOS E FATORES ASSOCIADOS ESTUDO DE CASO

DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA: AVALIAÇÃO DOS SONS ADVENTÍCIOS E FATORES ASSOCIADOS ESTUDO DE CASO DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA: AVALIAÇÃO DOS SONS ADVENTÍCIOS E FATORES ASSOCIADOS ESTUDO DE CASO Julianny Nunes S. Xavier 1 Rosângela Targino Pereira 2 Iara Santos de Souza 3 Francisco Assis Duarte

Leia mais

Recursos manuais da Fisioterapia Respiratória

Recursos manuais da Fisioterapia Respiratória Recursos manuais da Fisioterapia Respiratória (aula 2) AVALIAÇÃO INICIAL DA NECESSIDADE DA TERAPIA DE HB AVALIAR: Prontuário médico (HMA e HMP). Pctes c/ indicação de cirurgia abdominal alta ou torácica,

Leia mais

Malformações Congênitas Pulmonares. Leonardo A. Pinto, MD/PhD Pneumologia Pediátrica

Malformações Congênitas Pulmonares. Leonardo A. Pinto, MD/PhD Pneumologia Pediátrica Malformações Congênitas Pulmonares Leonardo A. Pinto, MD/PhD Pneumologia Pediátrica MF congênitas do trato respiratório Existem muitas condições que podem deixar alterada a anatomia desde a fossa

Leia mais

NOME: CLÍNICA MÉDICA 2. Código: CLM025. Carga horária: 75 HORAS-AULA (75 HORAS PRÁTICAS) Créditos: 05. Período do curso: 5 PERÍODO

NOME: CLÍNICA MÉDICA 2. Código: CLM025. Carga horária: 75 HORAS-AULA (75 HORAS PRÁTICAS) Créditos: 05. Período do curso: 5 PERÍODO NOME: CLÍNICA MÉDICA 2 Código: CLM025 Carga horária: 75 HORAS-AULA (75 HORAS PRÁTICAS) Créditos: 05 Período do curso: 5 PERÍODO Pré-requisitos: CLM024 PLANO DE ENSINO EMENTA O paciente adulto e idoso no

Leia mais

Exame Cardiovascular Limites da Região Precordial

Exame Cardiovascular Limites da Região Precordial Semiologia e Semiotécnia em Enfermagem I Aula 11 Semiologia Cardiovascular Prof. Ricardo Mattos Bibliografia de referência: ANDRIS, DA, Cap. 5 UNIG, 2009.1 Limites da Região Precordial 2 Espaço Intercostal

Leia mais

EXAME FÍSICO. Adaptado.

EXAME FÍSICO. Adaptado. EXAME FÍSICO Adaptado. O exame físico é uma parte integrante de qualquer avaliação; Juntamente com a entrevista, ele é básico para coletar dados necessários para resolver problemas e manejar pacientes.

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR

SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR Fisiologia do Sistema Respiratório A respiração pode ser interpretada como um processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio, ou como um conjunto de reações químicas

Leia mais

Raio X Simples do Tórax

Raio X Simples do Tórax Raio X Simples do Tórax Imagens de hipertransparência Prof Denise Duprat Neves Prof Ricardo Marques Dias 2 Como classificar Hipertransparência Anulares Em forma de anel com halo hipotransparente Cavidade,

Leia mais

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto Serviço de Fisiologia

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto Serviço de Fisiologia Faculdade de Medicina da Universidade do Porto Serviço de Fisiologia Aula Teórico-Prática AUSCULTAÇÃO PULMONAR E ESPIROMETRIA Texto de Apoio Roberto Roncon-Albuquerque Jr. Prof. Doutor Adelino Leite Moreira

Leia mais

Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros. Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros

Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros. Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros Curso de Formação Profissional em Primeiros Socorros Formador Credenciado Eng. Paulo Resende Dezembro de 2013 Anatomia e fisiologia do corpo humano OBJETIVOS Caracterizar os diversos sistemas que constituem

Leia mais

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Basicamente a respiração é a absorção pelo organismo de oxigênio e a eliminação do gás carbônico resultante do

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Doenças Respiratórias Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos - Doenças respiratórias crônicas (DRC) são doenças crônicas tanto das vias aéreas superiores como

Leia mais

Unidade 6. Sistema respiratório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres

Unidade 6. Sistema respiratório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres Unidade 6 Sistema respiratório Adaptado por Ana Mafalda Torres O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema respiratório? O sistema respiratório

Leia mais

Com elevada freqüência coexistem no mesmo paciente, com predomínio de uma ou de outra.

Com elevada freqüência coexistem no mesmo paciente, com predomínio de uma ou de outra. DPOC DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA Mecanismo de obstrução das vias aéreas Mecanismo de obstrução das vias aéreas DPOC Bronquite Crônica e Enfisema Pulmonar C l d f üê i i i Com elevada freqüência

Leia mais

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Respiratório Humano. Prof.ª Daniele Duó

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Respiratório Humano. Prof.ª Daniele Duó Biologia Identidade dos Seres Vivos Prof.ª Daniele Duó Fisiologia do Sistema Respiratório Pode ser interpretada como um processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio, ou conjunto de reações químicas

Leia mais

Radiografia simples do tórax: incidências, aspectos técnicos e sistematização da análise

Radiografia simples do tórax: incidências, aspectos técnicos e sistematização da análise Radiografia simples do tórax: incidências, aspectos técnicos e sistematização da análise Gustavo de Souza Portes Meirelles 1 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP 1 Introdução

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS PARA O CURSO DE MEDICINA MÓDULO IV PROVA DE HABILIDADES

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS PARA O CURSO DE MEDICINA MÓDULO IV PROVA DE HABILIDADES ESTAÇÃO 1 (Valor = 6,0 pontos) Correlacione os DADOS SEMIOLÓGICOS relacionados abaixo com a imagem encontrada na radiografia do tórax. Murmúrio vesicular ( ) Aumentado ( X ) Diminuído ou abolido ( ) Normal

Leia mais

Fisiologia do Trato Respiratório

Fisiologia do Trato Respiratório Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Ciências Biológicas DECBI Fisiologia II (CBI-198) Fisiologia do Trato Respiratório Profª: Franciny Paiva

Leia mais

ESTOU DE OLHO EM VOCÊS

ESTOU DE OLHO EM VOCÊS ESTOU DE OLHO EM VOCÊS SISTEMA RESPIRATÓRIO - A respiração pulmonar consiste nas trocas gasosas que ocorrem entre o pulmão e ambiente - As funções do sistema respiratório são: prover o oxigênio necessário

Leia mais

Imagem da Semana: Radiografia e Cintilografia. Imagem 01. Radiografia simples de tórax na incidência anteroposterior (AP) na primeira avaliação

Imagem da Semana: Radiografia e Cintilografia. Imagem 01. Radiografia simples de tórax na incidência anteroposterior (AP) na primeira avaliação Imagem da Semana: Radiografia e Cintilografia Imagem 01. Radiografia simples de tórax na incidência anteroposterior (AP) na primeira avaliação Imagem 02: Radiografia simples do tórax em AP após diálise

Leia mais

Semiologia do Sistema Respiratório

Semiologia do Sistema Respiratório Semiologia do Sistema Respiratório Introdução Prof. Tomas - São 4 os passos principais do exame do sistema respiratório: - Inspeção - Palpação - Percussão - Ausculta - Além desses, é importante que se

Leia mais

Avaliação Funcional Respiratória do indivíduo

Avaliação Funcional Respiratória do indivíduo do indivíduo Sempre que possível, o doente deve ser observado num ambiente calmo e bem iluminado. O exame objectivo do tórax engloba as técnicas de inspecção, palpação, percursão e auscultação. À medida

Leia mais

TÓRAX: Percussão. Auscultação: Resenha Anamnese Exame físico Inspeção Palpação Percussão Auscultação. Exames complementares.

TÓRAX: Percussão. Auscultação: Resenha Anamnese Exame físico Inspeção Palpação Percussão Auscultação. Exames complementares. Resenha Anamnese Exame físico Inspeção Palpação Percussão Auscultação Exames complementares Reflexo de tosse TÓRAX: Inspeção Padrão respiratório Palpação Fraturas, enfisema, aumento de volume Choque cardíaco

Leia mais

Indicam o estado físico do indivíduo. Ajudam no diagnóstico e tratamento.

Indicam o estado físico do indivíduo. Ajudam no diagnóstico e tratamento. Controles e Controles e Indicam o estado físico do indivíduo. Ajudam no diagnóstico e tratamento. 1 Controles Peso em quilos - Kg Altura - em metros - m Circunferência abdominal em centímetros - cm IMC

Leia mais

DERRAME PLEURAL MARIANA VIANA- R1 DE CLÍNICA MÉDICA ORIENTADORES: FLÁVIO PACHECO MIRLA DE SÁ

DERRAME PLEURAL MARIANA VIANA- R1 DE CLÍNICA MÉDICA ORIENTADORES: FLÁVIO PACHECO MIRLA DE SÁ DERRAME PLEURAL MARIANA VIANA- R1 DE CLÍNICA MÉDICA ORIENTADORES: FLÁVIO PACHECO MIRLA DE SÁ Definição e Etiologia Espaço pleural Etiologia (EUA) 1ª- Insuficiência cardíaca 2ª- Pneumonia 3ª- Câncer 4ª-

Leia mais

PARADA CARDIO- RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA

PARADA CARDIO- RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA PARADA CARDIO- RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA SUPORTE DE VIDA EM PEDIATRIA CAUSAS DE PCR RN: INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA LACTENTE: DOENÇAS RESPIRATÓRIAS, OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS, SUBMERSÃO, SEPSE E DOENÇAS

Leia mais

Imagem da Semana: Tomografia de tórax

Imagem da Semana: Tomografia de tórax Imagem da Semana: Tomografia de tórax Figura: Radiografia de tórax em incidência póstero-anterior. Enunciado Paciente masculino, 29 anos, previamente hígido, apresentou dor súbita e intensa em região retroesternal,

Leia mais

O Sistema Respiratório. Humano

O Sistema Respiratório. Humano E.E.B.P Mansueto Boff O Sistema Respiratório Humano Nomes: Tiago, Marcos, Erik, Alexandro, Luciana, Andreína, Vanessa, Eduarda e Jaiane Matéria: Ciências Professor: Cladir Turma: 802 Concórdia, 20 de Agosto

Leia mais

PRANCHAS ESQUELETO AXIAL II. Aula prática de Anatomia Humana Curso: Enfermagem CEUNES Profa. Roberta Paresque

PRANCHAS ESQUELETO AXIAL II. Aula prática de Anatomia Humana Curso: Enfermagem CEUNES Profa. Roberta Paresque PRANCHAS ESQUELETO AXIAL II Aula prática de Anatomia Humana Curso: Enfermagem CEUNES Profa. Roberta Paresque Tórax: anatomia de superfície Estruturas palpáveis do tórax Esqueleto torácico O esqueleto torácico

Leia mais

MÓDULO CARDIORRESPIRATÓRIO

MÓDULO CARDIORRESPIRATÓRIO MÓDULO CARDIORRESPIRATÓRIO Olá, ogrinhos e ogrinhas! S06 GCM 18.1 Caso Clínico J.N.X, 51 anos, sexo feminino, arquiteta, tabagista há 20 anos e frequentadora do AA (Alcoólatras Anônimos), vem apresentando

Leia mais

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A A U L A 2 0 PORTO, Celmo Celeno. Semiologia Médica. 7ª. ed. Rio de

Leia mais

Radiografia simples do tórax: noções de anatomia

Radiografia simples do tórax: noções de anatomia Radiografia simples do tórax: noções de anatomia Gustavo de Souza Portes Meirelles 1 1 Doutor em Radiologia pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP 1 Partes moles Devemos analisar as partes moles em toda

Leia mais

unesp EXAME FÍSICO DO TÓRAX E APARELHO RESPIRATÓRIO EXAME FÍSICO DO TÓRAX E APARELHO RESPIRATÓRIO

unesp EXAME FÍSICO DO TÓRAX E APARELHO RESPIRATÓRIO EXAME FÍSICO DO TÓRAX E APARELHO RESPIRATÓRIO SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA I Curso de Pneumologia na Graduação EXAME FÍSICO DO TÓRAX E APARELHO RESPIRATÓRIO Faculdade de Medicina da Bahia 29 a 31 Maio de 2008 PROF a. DRA. THAIS

Leia mais

DISFUNÇÃO PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)

DISFUNÇÃO PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) DISFUNÇÃO PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) Angélica Ferreira do Amaral Anna Gessyka Bernardo Monteiro Iraneide Araújo Silva Irismar Barros Maria Lúcia Lopes de Lima Tiago dos Santos Nascimento 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Trauma de TóraxT. Trauma de tórax. Trauma de tórax. Anatomia. Classificação Traumas estáveis Representam 60 a 70% dos casos que adentram os hospitais

Trauma de TóraxT. Trauma de tórax. Trauma de tórax. Anatomia. Classificação Traumas estáveis Representam 60 a 70% dos casos que adentram os hospitais Trauma de tórax VII Encontro de Enfermagem em Emergência São José do Rio Preto Trauma de TóraxT Lesões torácicas estão entre as 04 principais causas de morte nos traumatizados Nos EUA estima-se que ocorram

Leia mais

Controles e Sinais Vitais

Controles e Sinais Vitais Controles e 1 Controles e Indicam o estado físico do indivíduo. Ajudam no diagnóstico e tratamento. 2 1 Controles Peso em quilos - Kg Altura - em metros - m Circunferência abdominal em centímetros - cm

Leia mais

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A A U L A 0 7 N Á U S E A E V Ô M I T O PORTO, Celmo Celeno. Semiologia

Leia mais

Exame Clínico do Sistema Respiratório

Exame Clínico do Sistema Respiratório Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia - SBPT Pneumologia na Graduação Porto Alegre 11-12/ 06 / 2010 Exame Clínico do Sistema Respiratório Sérgio Saldanha Menna Barreto Faculdade de Medicina

Leia mais

DOENÇAS PULMONARES PULMONARE OBSTRUTIVAS ASMA

DOENÇAS PULMONARES PULMONARE OBSTRUTIVAS ASMA DOENÇAS PULMONARES OBSTRUTIVAS ASMA DOENÇAS PULMONARES OBSTRUTIVAS Extremamente comuns. Caracterizadas por resistência aumentada ao fluxo de ar nas vias aéreas. DOENÇAS PULMONARES OBSTRUTIVAS ASMA ENFISEMA

Leia mais

Verifique o estado de consciência

Verifique o estado de consciência Verifique o estado de consciência A vítima responde Avalie sinais/sintomas presentes; Inicie cuidados de emergência; Se necessário, recorra ao serviço de urgência. A vítima não responde Desobstrua as vias

Leia mais

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A

D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A D I S C I P L I N A D E S E M I O L O G I A U N I V E R S I D A D E D E M O G I D A S C R U Z E S FA C U L D A D E D E M E D I C I N A A U L A 2 2 G A S T R O E N T E R O L O G I A I PORTO, Celmo Celeno.

Leia mais

Sistema respiratório. Funções. Anatomia do sistema respiratório. Brônquios, bronquíolos e alvéolos. Promover troca de gases circulantes: Vocalização

Sistema respiratório. Funções. Anatomia do sistema respiratório. Brônquios, bronquíolos e alvéolos. Promover troca de gases circulantes: Vocalização Funções Sistema respiratório Promover troca de gases circulantes: suprir oxigênio e remover o dióxido de carbono Vocalização Anatomia do sistema respiratório Nariz Faringe Laringe Traquéia Brônquios Pulmões

Leia mais

Processo Seletivo para Residência Médica 2010

Processo Seletivo para Residência Médica 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Comissão de Exames de Residência Médica Processo Seletivo para Residência Médica 2010 3. Prova Escrita Cancerologia Pediátrica, Ano Opcional em Pediatria e Áreas de Atuação

Leia mais

02/06/2010. Derrame Pleural. Sarcoidose

02/06/2010. Derrame Pleural. Sarcoidose Doenças Restritivas São aquelas nas quais a expansão do pulmão é restringida por causa de alterações no parênquima pulmonar ou por causa de doenças da pleura, da parede torácica ou do aparelho neuromuscular

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso SISTEMA RESPIRATÓRIO O sistema respiratório é composto pelos tratos respiratórios: Superiores: cavidade nasal, faringe, laringe. Inferiores: traqueia,

Leia mais

RCG 323 Sistema Respiratório. Caso Clínico 4

RCG 323 Sistema Respiratório. Caso Clínico 4 RCG 323 Sistema Respiratório Caso Clínico 4 ANAMNESE Identificação: CAS, 63 anos, feminine, branca, natural e procedente de Monte Santo de Minas, MG, casada, professora aposentada. Queixa e duração: Pneumonia

Leia mais

Fisiologia - Estudo Dirigido - Respiratório

Fisiologia - Estudo Dirigido - Respiratório Fisiologia - Estudo Dirigido - Respiratório - 2016-2 ESTUDO DIRIGIDO - FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA Prof. Mariana Abreu PERGUNTAS 1. Conceitue: Eupnéia, Taquipnéia, Bradipnéia, Hiperpnéia, Hipopnéia, Hiperventilação,

Leia mais

Viviane Rohrig Rabassa

Viviane Rohrig Rabassa Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Departamento de Clínicas Veterinária Viviane Rohrig Rabassa Prof a. Adjunta de Semiologia Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Sistema

Leia mais

A respiração pode ser interpretada como: - processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio.

A respiração pode ser interpretada como: - processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio. INTRODUÇÃO A respiração pode ser interpretada como: - processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio. - conjunto de reações químicas do metabolismo energético (respiração celular). RESPIRAÇÃO CELULAR

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Leticia Pedroso

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof.ª Leticia Pedroso Sistema Respiratório Composto de estruturas, cuja funções: Garantir a troca gasosa Filtrar e aquecer o ar inspirado Controlar ph sanguíneo Emitir sons Captação

Leia mais

HEMOPNEUMOTÓRAX ESPONTÂNEO

HEMOPNEUMOTÓRAX ESPONTÂNEO HEMOPNEUMOTÓRAX ESPONTÂNEO ADONIRAM DE MAURO FIGUEIREDO CONSIDERAÇÕES GERAIS Pneumotórax é o nome com que se designa toda massa de ar ou de gás, no interior da cavidade pleural. Sua importância dependerá,

Leia mais

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA REGULAÇÃO DA RESPIRAÇÃO

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA REGULAÇÃO DA RESPIRAÇÃO FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA REGULAÇÃO DA RESPIRAÇÃO Carlos Marcelino de Oliveira ??? QUAIS MECANISMOS DETERMINAM OS MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS RÍTIMICOS? QUAIS OS FATORES QUE CONTROLAM A FREQUENCIA E PROFUNDIDADE

Leia mais

RESPIRAÇÃO DAS AVES I - CONSIDERAÇÕES ANATÔMICAS

RESPIRAÇÃO DAS AVES I - CONSIDERAÇÕES ANATÔMICAS RESPIRAÇÃO DAS AVES I - CONSIDERAÇÕES ANATÔMICAS A- Pulmões São rígidos e de volume fixo, localizados dorsalmente na região torácica. Apresentam, cada um, três subdivisões brônquicas. B - Brônquios Brônquio

Leia mais

Imagens para prova prática diagnóstico por imagem Professora: Juliana Peloi Vides

Imagens para prova prática diagnóstico por imagem Professora: Juliana Peloi Vides Imagens para prova prática diagnóstico por imagem Professora: Juliana Peloi Vides Imagem 1 Projeções Ventro-dorsal e Látero-lateral de cavidade abdominal. Nas imagens radiográficas foi possível observar

Leia mais

DISPNÉIA José Américo de Sousa Júnior

DISPNÉIA José Américo de Sousa Júnior DISPNÉIA José Américo de Sousa Júnior DEFINIÇÃO Dispnéia é definida como uma percepção anormalmente desconfortável da respiração Não consigo puxar ar suficiente, O ar não vai até lá embaixo, Estou sufocando,

Leia mais