Página 1 de 18. CANTO PRA VIVER cantopraviver@cantopraviver.com

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Página 1 de 18. CANTO PRA VIVER WWW.CANTOPRAVIVER.COM 2568-6544 cantopraviver@cantopraviver.com"

Transcrição

1 Página 1 de 18

2 Página 2 de 18 APOSTILA PERCEPÇÃO HARMÔNICA BÁSICO A OFICINA DE PERCEPÇÃO HARMÔNICA SERÁ TRABALHADA EM DOIS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A ==> Serão passadas noções de teoria musical, intervalos, escala tom maior, construção de acordes, harmonização de escala, funções, sensível tonal / sensível modal / trítono / dominantes, escalas tom menor (natural, harmônica e melódica) e acordes de 5ª diminuta (duraçao: 12 semanas) ÍNDICE: 1. NOTA MUSICAL CONCEITO E PERCEPÇÃO 2. INTERVALOS 3. ESCALA TOM MAIOR 4. CONSTRUÇÃO DE ACORDES 5. HARMONIZAÇÃO DE ESCALA 6. SENSÍVEL TONAL E MODAL, TRÍTONO, DOMINANTES 7. FUNÇÕES E CADÊNCIAS 8. ESCALAS TOM MENOR (NATURAL, HARMÔNICA E MELÓDICA) 9. ACORDES DE 5ª DIMINUTA

3 Página 3 de NOTA MUSICAL (CONCEITO E PERCEPÇÃO) INTRODUÇÃO Possivelmente, mesmo quem não toca, conhece uma seqüência de notas musicais: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI. É a partir destas sete notas, e outras cinco que veremos adiante (os bemóis e sustenidos) que as melodias da música ocidental são compostas. Entre os antigos gregos, havia um homem chamado Pitágoras. Ele notou que, quando uma corda esticada é posta em vibração, ela produz certo som (nota). Se o comprimento da corda vibrante for reduzido à metade, um som mais agudo é produzido, que guarda uma relação muito interessante com o primeiro (uma oitava). Para entender melhor o que Pitágoras fez, vamos pensar na corda de um violão ou cavaquinho. Quando submetida a certa tensão, se a corda vibra em toda a sua extensão, ela produz um som (nota musical) de uma certa freqüência (que para efeito de exemplo, vamos convencionar DÓ). O instrumentista varia o comprimento da corda vibrante, pondo o dedo em certas posições na corda. O que Pitágoras fez foi dividir a corda segundo a seqüência de frações. Assim foram obtidas outras notas que hoje nós chamamos dó, sol, fá, mi, respectivamente. A primeira nomenclatura, das notas musicais, que apareceu, baseava-se no alfabeto: as sete primeiras letras representavam os sete sons da escala, começando pela nota LÁ. Depois, o monge Guido d'arezzo ( ), adotou uma pauta de cinco linhas. Além disso, Guido d'arezzo deu nome às notas, tirando as sílabas iniciais de um hino à São João Batista; o qual era aplicado no canto eclesiástico: HINO A SÃO JOÃO BATISTA Ut queant laxis REsonaris fibris MIra gestorum FAmuli tuorum SOLve polluti LAbii reatum Sancte Ioannes Para que possam ressoar as maravilhas De teus feitos com largos cantos Apaga os erros Dos lábios manchados Ó São João C = dó D = ré E = mi F = fá G = sol A = lá B = si

4 Página 4 de 18 EXERCÍCIO PERCEPÇÃO - PRATICAR JUNTO COM OS ARQUIVOS MID (MID- TOM MAIOR e MID TOM MENOR). QUE SE ENCONTRAM NO LINK DO SITE ESPECIFICO PARA ESTE MÓDULO. ESCRITA MUSICAL - PAUTA, CLAVE E LINHAS SUPLEMENTARES A Pauta Musical, ou Pentagrama, é a base sobre a qual, as notas são escritas. A Pauta é composta de cinco linhas e quatro espaços. Cada linha ou espaço, representa uma nota musical. As Claves determinam qual linha e qual espaço, corresponde a tal nota. A Clave de Sol, é a Clave usada para violão, cavaquinho, bandolim, flauta etc. A linha da pauta em torno da qual começa o desenho do símbolo da Clave de Sol (mostrada na figura abaixo) representa a nota Sol. Qualquer nota colocada nesta linha torna-se um Sol. A nota no espaço acima do Sol é o Lá. A nota sobre a linha acima do Lá é o Si. Ascendentemente, este processo continua até esgotarmos as linhas e espaços. Daí para diante, usamos as Linhas Suplementares. O mesmo funciona descendentemente. Uma linha suplementar é uma pequena linha que amplia a pauta quando quando esta chega ao fim.

5 Página 5 de INTERVALOS (CONCEITO) Chama-se intervalo, a relação (distância) sonora (altura) entre uma nota (som)e outra (o). INTERVALO GENÉRICO : SEGUNDAS, TERÇAS, QUARTAS, QUINTAS, SEXTAS, SÉTIMAS, OITAVAS, NONAS, ETC EXEMPLO: intervalos ascendentes NOTAS DÓ RÉ SOL SI FÁ DÓ SI RÉ LÁ SOL MI FÁ INTERVALO SEGUNDA TERCA QUINTA TERÇA SETIMA SEGUNDA Obs: o semitom, é o menor intervalo que se adotou grafar na musica da nossa cultura. Um semitom equivale ao intervalo entre a nota de uma casa no braço do instrumento temperado e a casa adjacente, Um tom equivale a dois semitons CLASSIFICAÇÃO Os intervalos são classificados quanto à ocorrência de simultâneidade em sua execução. Assim, o intervalo será melódico quando os sons aparecerem em sucessão um ao outro, ou harmônico, caso sejam executados no mesmo instante. Intervalo melódico Pode ser classificado quanto: A posição do segundo som em relação ao primeiro. Assim, o intervalo será ascendente se o segundo som for de maior frequência (mais agudo) que o primeiro e será descendente caso o segundo som seja de menor frequência (mais grave) que o primeiro. A distância entre os dois sons, e podem ser: conjunto ( intervalo de segunda que dista de um ou dois semitons entre as notas) e disjuntos (todos os outros).

6 Página 6 de 18 Intervalo harmônico O intervalo harmônico pode ser classificado somente quanto à distância entre os dois sons. Nomes Os nomes dos intervalos da escala diatônica são dados pela distancia entre as notas, isto é, distância de segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sétima, oitava, nona, etc., mais o designativo que indica se a frequência entre os intervalos são mais ou menos consonantes - intervalo justo, menor, maior, aumentado, diminuto, superaumentado ou superdiminuto. Assim, temos os seguintes intervalos: Primeira justa ou uníssono: sem intervalos entre os dois sons. Segunda menor: distância de um semitom entre os sons. (*) maior: distância de dois semitons entre os sons. Terça menor: distância de três semitons entre os sons. (*) maior: distância de quatro semitons entre os sons. Quarta justa ou quarta: distância de cinco semitons entre os sons. (*) Quarta aumentada ou quinta diminuta ou trítono: distância de seis semitons entre os sons. Quinta justa ou quinta: distância de sete semitons entre os sons. (*) Sexta menor: distância de oito semitons entre os sons. (*) maior: distância de nove semitons entre os sons. (**) Sétima menor: distância de dez semitons entre os sons. (*) maior: distância de onze semitons entre os sons. (**) Oitava justa ou oitava: distância de doze semitons entre os sons. (**) (*) (MI ==> FÁ ou SI ==> DÓ) (**) (MI ==> FÁ e SI ==> DÓ)

7 Página 7 de 18 Outros aspectos dos intervalos: Um intervalo menor, quando decrescido de um semitom, se transforma em um intervalo diminuto. Um intervalo maior, quando acrescido de um semitom, se transforma em um intervalo aumentado. Um intervalo diminuto, quando decrescido de um semitom, se transforma em um intervalo superdiminuto. Um intervalo aumentado, quando acrescido de um semitom, se transforma em um intervalo superaumentado. No caso de dois intervalos com a mesma distância em semitons mas com nomes diferentes, como, por exemplo, a quarta aumentada e a quinta diminuta, ou a terça diminuta e a segunda maior, dá se o nome de intervalos enarmônicos. RÉGUA DOS INTERVALOS Nos retângulos estão mostradas as principais enarmonias Imagine esta régua como a corda de um violão, cavaquinho ou bandolim.

8 Página 8 de 18 VISUALIZAÇÃO DOS INTERVALOS NO BRAÇO DO VIOLÃO VISUALIZAÇÃO DOS INTERVALOS NO BRAÇO DO CAVAQUINHO Modo prático de classificar intervalos Sem acidentes Segundas ou terças são menores quando contiverem um semitom diatônico Sextas ou sétimas - são menores quando contiverem dois semitons diatônicos Quartas e quintas são justas á exceção do trítono (fa-si quarta aumentada e si-fa quinta diminuta) Com acidentes Retiramos os acidentes e classificamos o intervalo. A cada acidente introduzido, reclassificamos o intervalo. Ex: sib fa#

9 Página 9 de 18 Retirando os aciddentes teremos o intervalo si-fa Classificamos o intervalo : si-fa é quinta diminuta (trítono) Colocamos um dos acidentes : Sib fa O intervalo teve seu extremo inferior abaixado, causando o aumento de sua grandeza. ==> Passamos a ter uma quinta justa Colocamos o último acidente : Sib fa# O intervalo teve seu extremo superior aumentado, causando novo aumento em sua grandeza. ==> Passamos a ter uma quinta aumentada Conclusão : sib fa# é uma quinta aumentada. E assim procederemos com quaisquer outros intervalos dados. 3. ESCALA TOM MAIOR (DÓ) DEFINIÇÃO A conhecida seqüência das notas musicais ==> DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL,LÁ, SI, equivale a escala de DO MAIOR. TODA ESCALA DE TOM MAIOR DEVE TER A SEGUINTE RELAÇÃO INTERVALAR: T T s T T T s ESCALAS TOM MAIOR CONSTRUÇÃO A PARTIR DE INTERVALOS Uma escala é uma seleção de certas notas dentro de uma oitava. A primeira escala que discutiremos é a escala maior. A escala maior é construída com a fórmula acima. Cada "T" representa um tom, e cada "s", um semitom. Vamos construir a escala maior de Dó, mais conhecida como Escala de Dó Maior. Nossa nota inicial será o Dó.

10 Página 10 de 18 A partir do Dó, subiremos o intervalo de um tom (duas casas) até o Ré. Do Ré, subiremos outro tom (duas casas) até o Mi. Agora, subiremos um semitom (uma casa) até o Fá. Do Fá, um tom (duas casas) nos levará ao Sol. A seguir, um outro tom (duas casas) nos leva ao Lá. O último tom (duas casas) inteiro nos leva ao Si. E, por fim, um semitom (uma casa) nos devolve ao Dó. ARMADURA DE CLAVE Armadura de clave é uma coleção de todos os acidentes encontrados numa escala. As notas de uma escala também são identificadas em graus. Exemplo: Escala de DÓ MAIOR. (nenhum sustenido) DÓ = 1º GRAU RE = 2º GRAU MI = 3º GRAU FA = 4º GRAU SOL = 5º GRAU LA = 6º GRAU SI = 7º GRAU Escala de RÉ MAIOR. (dois sustenidos FA e DÓ) RÉ = 1º GRAU MI = 2º GRAU FA# =3º GRAU SOL = 4º GRAU LA = 5º GRAU SI = 6º GRAU DÓ# = 7º GRAU EXERCÍCIO : CONSTRUIR AS ESCALAS DE TODOS OS TONS MAIORES:

11 Página 11 de 18 CICLO DAS QUINTAS JUSTAS 4. ACORDES CONSTRUÇÃO - (BÁSICO) / CIFRAS (LEGENDA) Um acorde é uma combinação de três ou mais notas. Os acordes são construídos a partir de uma nota única, chamada fundamental. Nesta lição, estaremos discutindo tríades. Elas são criadas com uma fundamental, uma terça e uma quinta. Vamos começar com uma tríade maior (também chamada de acorde maior) de Dó. Ela é feita com uma terça maior e uma quinta justa a partir da fundamental. Primeiro, escreva a fundamental (neste caso, Dó), a terça genérica, e a quinta genérica na pauta. A próxima tríade que discutiremos é a tríade menor. Ela é criada com uma terça menor e uma quinta justa a partir da fundamental. Vamos fazer uma tríade menor de Dó. Escreva a fundamental e os intervalos genéricos de terça maior e quinta justa. A seguir, cuide para que a terça transforme-se numa terça menor, transcrevendo o acidente necessario. Como pode ver, o acorde de Dó menor é composto de Dó, Mi bemol e Sol.

12 Página 12 de 18 EXERCÍCIOS CONSTRUÇÃO DE ACORDES MAIORES E MENORES VISUALIZAÇÃO DOS INTERVALOS DE QUARTAS JUSTAS NO BRAÇO DO VIOLÃO O VIOLÃO é afinado em quartas justas, exceto o intervalo entre a segunda e terceira corda, que é afinado em terça maior. O gráfico acima demonstra onde encontrar um intervalo de quarta justas entre uma corda do instrumento, e a seguinte Conhecendo está relação entre as cordas do instrumento, você poderá encontra as quintas, sextas, sétimas, etc. OUTRAS INFORMAÇÕES: V + IV = VIII IIIM + IIIM = Vaum IIIM + IIIM + IIIM = VIII SE A ==> B = IV ENTÃO B ==> A = V EXERCÍCIO: CONSTRUIR OS SEGUINTES ACORDES (DIREITA E ESQUERDA): C# (#5) (5ª CORDA) Ab7 (6ªCORDA) Ebm 7M ( 4ªCORDA) F#m7/(b5) (6ª CORDA) Db7/9 (5ªCORDA) C6/9 ( 5ªCORDA)

13 Página 13 de HARMONIZAÇÃO DE ESCALA (campo harmônico) Utilizando nosso conhecimento de triades (fundamental, terça e quinta), vamos harmonizar a escala de DÓ MAIOR e classificar os acordes encontrados. EXERCICIO : CONSTRUA O CAMPO HARMÔNICO DE: DÓ, RÉb, RÉ, MIb, MI, FÁ, FÁ#, SOL, LÁ b, LÁ, SIb, SI. 6. SENSÍVEL TONAL E MODAL, TRÍTONO E DOMINANTES TOM MAIOR: a escala de tom maior apresenta uma SENSÍVEL TONAL (7º GRAU) e uma SENSÍVEL MODAL(4º GRAU). Por alguma razão, essas mesmas notas, tem duas outras caracteristicas interessantes: I- são as únicas duas notas diatônicas que distam 3 tons. São conhecidas como trítono. II- o som produzido por este intervalo, nos leva a uma sensação de suspensão que resolve na TÔNICA. (ai nasce a DOMINANTE)

14 Página 14 de FUNÇÕES E CADÊNCIAS (BÁSICO) HARMONIA TONAL ENTRA NA ESTETICA DA HARMONIA FUNCIONAL. QUE TEM UMA ESTETICA ONDE OS ACORDES TEM UM PAPEL (FUNCAO) ESPECÍFICO. FUNÇÕES: TÔNICAS DOMINANTES SUBDOMINANTES REPOUSAR TENSIONAR NAO TENSIONA NEM REPOUSA COMPLETAMENTE ANALOGIA: SENTIMENTOS PARA CADA FUNÇAO: TONICAS: T - REPOUSO / ESTABILIDADE / CONCLUSAO / FINALIZAÇAO / CHEGAR / CONFORTO / RESOLUÇAO / FICAR DOMINANTES: D - TENSAO / INSTABILIDADE / SUSPENSAO / PREPARAÇAO / DESCONFORTO / SEGUIR / SUBDOMINANTES: SD - MEIO TERMO / SEMI ESTAVEL / SEMI FINALIZAÇAO / NAO TENSIONA MAS NAO REPOUSA DE FORMA PLENA / AGUARDAR PARA SEGUIR / REPOUSO EM ALERTA.

15 Página 15 de 18 CADÊNCIAS CADÊNCIA (CAIR) ==> Cadência, é o caminho (sentimentos / funçôes harmônicas) que a harmonia percorre para chegar em uma TÔNICA, uma TÔNICA PASSAGEIRA, ou em uma expectativa de uma TÔNICA que não acontece. Funcionalmente, as cadências podem ser: I- D ==> T II- SD ==> T III- D ==> D ==>T IV- SD ==> D ==> T V- D ==> D ==> D ==> T (etc) Estudando cadências: V7 ==> I (D ==> T) II ==> V7 ==> I (SD ==> D ==> T) V7 ==> I (D ==> T) dominante secundária II ==> V7 ==> I (SD ==> D ==> T) II cadencial e dominante secundária EXERCÍCIO: construa os campos harmônicos com as respectivas cadencias : II V - I e V - V - I DÓ, RÉb, RÉ, MIb, MI, FÁ, FÁ#, SOL, LÁ b, LÁ, SIb, SI.

16 Página 16 de ESCALAS TOM MENOR A escala de TOM MENOR NATURAL, é um MODO da escala de TOM MAIOR. A escala de tom maior tem 7 modos (Iônico, Dórico, lídio, frígio, mixolídio, eóleo e lócrio). Cada modo, equivale a respectiva escala de tom maior, mudando apenas o ponto de partida. A escala de TOM MENOR NATURAL, é o MODO EÕLEO da escala de TOM MAIOR. CONSTRUÇAO DA ESCALA DE TOM MENOR A PARTIR DA ESCALA DE TOM MAIOR, E RESPECTIVO CAMPO HARMÔNICO. Assim, temos os acordes que compõem o campo harmônico de Am natural. Porém, essa escala não contém sensível tonal, e consequentemente, trítono, e consequentemente, dominante.

17 Página 17 de 18 Dessa forma, com a inclusão da sensível tonal, criou-se a escala de tom menor harmônico Com a inclusão da sensível tonal, que originou a escala de tom menor harmônico, apareceu um intervalo de 1 ½ tom entre o sexto e o sétimo grau. Entao criou-se a escala de tom menor melódica elevando o sexto grau em ½ tom.

18 Página 18 de DIMINUTAS CICLO DAS DIMINUTAS: Só existem 3 acordes com quinta e sétima diminuta. O restante é inversão de um dos três acordes. No desenho acima temos (cor azul): 1) Cº contém C D# F# A D#º contém D# F# A C F#º contém F# A C D# Aº contém A C D# F# LOGO: Cº = D#º = F#º = Aº Ídem para as cores vermelhas e verdes. Portanto, só existem 3 possibilidades. I DIMINUTOS - (VIIº) DOMINANTE, resolve ½ tom acima, contém o trítono da tonalidade. II - Diminutos de passagem descentende caminha ½ tom abaixo (só ocorre do IIIm para o IIm) III- Diminutos de aproximação

NOTAÇÃO MUSICAL TRADICIONAL: Como se escrever música?

NOTAÇÃO MUSICAL TRADICIONAL: Como se escrever música? NOTAÇÃO MUSICAL TRADICIONAL: Como se escrever música? A música é uma linguagem sonora como a fala. Assim como representamos a fala por meio de símbolos do alfabeto, podemos representar graficamente a música

Leia mais

PROVA ESCRITA. 2. Tendo como referencia as escalas maiores abaixo,

PROVA ESCRITA. 2. Tendo como referencia as escalas maiores abaixo, PROVA ESCRITA 1. De acordo com o trecho musical abaixo assinale a alternativa que corresponde as notas escritas em suas devidas alturas, segundo a escala geral. A) Lá3-Sol3-Fá3-Fá4-Sol4-Lá4-Si2-Dó3-Lá2-Sol2-Lá3-Si3-Dó3.

Leia mais

NOTAÇÃO MUSICAL: Como se escreve música?

NOTAÇÃO MUSICAL: Como se escreve música? NOTAÇÃO MUSICAL: Como se escreve música? A música é uma linguagem sonora como a fala. Assim como representamos a fala por meio de símbolos do alfabeto, podemos representar graficamente a música por meio

Leia mais

Prova Prática: Curso de Música

Prova Prática: Curso de Música Universidade do Estado de Santa Catarina Vestibular 2014.1 Prova Prática: Curso de Música NOME DO(A) CANDIDATO(A) Instruções Para fazer a prova você usará: este caderno de prova; um cartão-resposta que

Leia mais

Dó Dó# - Ré Ré# - Mi Fá Fá# - Sol Sol# - Lá Lá# - Si Dó

Dó Dó# - Ré Ré# - Mi Fá Fá# - Sol Sol# - Lá Lá# - Si Dó Introdução às Escalas Musicais Por certo todos já ouviram falar de escalas musicais. A mais conhecida de todas é a escala de Dó maior, onde abrange as notas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. Além dessas notas,

Leia mais

24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo

24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo Introdução Formação de Escalas e de Acordes Encadeamentos e Harmonia Acordes Maiores e Menores Tons Homônimos Encadeamento V7 i em Fá Menor (Fm) Cadência de Picardia próxima 2 Introdução Nas Unidades de

Leia mais

Acordes, sua estrutura e cifragem

Acordes, sua estrutura e cifragem Por Turi Collura Acordes, sua estrutura e cifragem O acorde é composto por um grupo de notas que soam simultaneamente. É uma unidade sonora, formada de, no mínimo 3 sons (certamente, podemos ter harmonias

Leia mais

AMOSTRA ATENÇÃO: SUMÁRIO. Introdução...1. Notação musical...3. Teoria musical...13. Harmonia...30. Escalas...44. Dicionário de acordes...

AMOSTRA ATENÇÃO: SUMÁRIO. Introdução...1. Notação musical...3. Teoria musical...13. Harmonia...30. Escalas...44. Dicionário de acordes... AMOSTRA ATENÇÃO: ESTE DOCUMENTO SE TRATA APENAS DE UMA AMOSTRA. AS PÁGINAS AQUI EXPOSTAS SÃO PÁGINAS ALEATÓRIAS DA APOSTILA, MESCLADAS DO APRENDIZADO ADULTO COM O APRENDIZADO INFANTIL, COM EFEITO APENAS

Leia mais

A ordem do nome das notas

A ordem do nome das notas Teoria Musical1 Cap.1 Altura dos sons João Carlos Almeida 1 1. ALTURA O SOM tem quatro características principais: Altura sons graves, médios e agudos; Duração sons curtos e longos; Intensidade sons muito

Leia mais

FORMAÇÃO E ESTRUTURAS DOS ACORDES; ESCALAS:

FORMAÇÃO E ESTRUTURAS DOS ACORDES; ESCALAS: FORMAÇÃO E ESTRUTURAS DOS ACORDES; ESCALAS: CROMÁTICA, DIATÔNICA, NATURAL, GREGAS, MELÓDICAS, HARMÔNICAS, DIMINUTAS, PENTATÔNICAS. SINAIS COMUNS E SÍMBOLOS MUSICAIS NOÇÕES DE IMPROVISAÇÃO: RITÍMICA, BASE

Leia mais

A RELAÇÃO MATEMÁTICA E MÚSICA. Resumo: Este trabalho procura estudar a relação entre a matemática e a música.

A RELAÇÃO MATEMÁTICA E MÚSICA. Resumo: Este trabalho procura estudar a relação entre a matemática e a música. A RELAÇÃO MATEMÁTICA E MÚSICA Adriano Luís Simonato (Faculdades Integradas FAFIBE) Maria Palmira Minholi Dias (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigüi/SP) Resumo: Este trabalho procura estudar a

Leia mais

APRENDA MÚSICA Vol I 1. As notas musicais no endecagrama

APRENDA MÚSICA Vol I 1. As notas musicais no endecagrama APRENDA MÚSICA Vol I 1. As notas musicais no endecagrama Devido à grande extensão do teclado e conseqüentemente um grande número de notas, localizadas em diferentes oitavas, precisamos de dois pentagramas.

Leia mais

Apostila de Iniciação Musical. Baseado no Livro Teoria da Música de Ricci Adams Compilação de: Elsaby Antunes 1ª Edição.

Apostila de Iniciação Musical. Baseado no Livro Teoria da Música de Ricci Adams Compilação de: Elsaby Antunes 1ª Edição. Apostila de Iniciação Musical Baseado no Livro Teoria da Música de Ricci Adams Compilação de: Elsaby Antunes 1ª Edição. Junho 2008 http://www.elsabyantunes.blogspot.com/ elsabyantunes@gmail.com Prefácio

Leia mais

TEORIA ELEMENTAR DA MÚSICA

TEORIA ELEMENTAR DA MÚSICA Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras Departamento de Música TEORIA ELEMENTAR DA MÚSICA 2012 Teoria e Percepção Musical Prof. Pablo Gusmão Tópico Página 1 Notas musicais, pauta,

Leia mais

Apostila - Estruturação e Linguagem Musical I (2011) PARTE II TEORIA MUSICAL

Apostila - Estruturação e Linguagem Musical I (2011) PARTE II TEORIA MUSICAL PARTE II TEORIA MUSICAL 75 HARMONIA: produção e estudo das relações de tensão e relaxamento entre as notas. "Tensão" e "relaxamento" são termos abstratos que sempre acabam surgindo na literatura sobre

Leia mais

TONALIDADE X FREQUÊNICA

TONALIDADE X FREQUÊNICA Som, notas e tons TONALIDADE X FREQUÊNICA O violão é um instrumento musical e o seu objetivo é fazer música. Música é a organização de sons em padrões que o cérebro humano acha agradável (ou pelo menos

Leia mais

A Notação Musical no Ocidente: uma História

A Notação Musical no Ocidente: uma História A Notação Musical no Ocidente: uma História O sistema de notação musical moderno teve suas origens nos NEUMAS (do latim: sinal), pequenos símbolos que representavam as notas musicais em peças vocais do

Leia mais

Noções Básicas de Teoria Musical. por Alessandro Penezzi

Noções Básicas de Teoria Musical. por Alessandro Penezzi Noções Básicas de Teoria Musical por Alessandro Penezzi São Paulo, 1999 1) INTRODUÇÃO...4 a) Som é tudo o que ouvimos....4 b) Música é a arte de combinar sons....4 c) Notas Musicais...4 d) Grau Conjunto...5

Leia mais

Intervalo é a distância sonora existente entre duas notas musicais. É impossível obtermos um intervalo tendo somente uma nota como referência.

Intervalo é a distância sonora existente entre duas notas musicais. É impossível obtermos um intervalo tendo somente uma nota como referência. Neste tutorial iremos tratar de assunto de extrema importância para nossa teoria musical, os intervalos. É partir deles que montamos os acordes e as diversas escalas encontradas no mundo da guitarra. Boa

Leia mais

1ª situação: Quando a nota mais alta (aguda) do intervalo pertence à escala de referência:

1ª situação: Quando a nota mais alta (aguda) do intervalo pertence à escala de referência: APRENDA MÚSICA Vol II 1. Intervalos Neste volume do curso de música iremos aprender as tétrades que são acordes formados por quatro notas. Para isso usaremos uma nomenclatura de intervalos que será apresentada

Leia mais

VIOLÃO POPULAR EXPLICANDO TUDO PELAS CIFRAS. Autor: MR. DIRSOM

VIOLÃO POPULAR EXPLICANDO TUDO PELAS CIFRAS. Autor: MR. DIRSOM VIOLÃO POPULAR EXPLICANDO TUDO PELAS CIFRAS Autor: MR. DIRSOM 1. O QUE SÃO CIFRAS 1.1. CIFRA DE ACORDES CONCEITO A Cifra é um símbolo usado para representar um acorde de uma forma prática. A Cifra é composta

Leia mais

PROVA DE HABILIDADES ESPECÍFICAS MÚSICA ETAPA TEÓRICA

PROVA DE HABILIDADES ESPECÍFICAS MÚSICA ETAPA TEÓRICA PROVA DE HABILIDADES ESPECÍFICAS MÚSICA ETAPA TEÓRICA Para responder às questões de 01 a 09, consulte a obra Kanonisches Liedchen, de Robert Schumann, do Álbum Para Juventude Op. 68, que se encontra reproduzida

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS CAMPO HARMÔNICO São Paulo 2013 SUMARIO O QUE É O CAMPO HARMÔNICO... 02 OUTROS CAMPOS MAIORES... 03 HARMONIZAÇÃO PELO C.H E DICA DE COMPOSIÇÃO... 05 O QUE

Leia mais

Início em Arranjos Musicais

Início em Arranjos Musicais Marcelo Morales Torcato Início em Arranjos Musicais 1ª. Edição Pauliceia Marcelo Morales Torcato 2009 PRIMEIRA AULA. As notas musicais são sete: dó; ré; mi; fá; sol; lá; si. Também podem ser representadas

Leia mais

ÍNDICE... 1 APRESENTAÇÃO... 3 CONHECENDO O SEU INSTRUMENTO...

ÍNDICE... 1 APRESENTAÇÃO... 3 CONHECENDO O SEU INSTRUMENTO... Índice ÍNDICE... 1 APRESENTAÇÃO... 3 CONHECENDO O SEU INSTRUMENTO... 4 O TECLADO... 4 TIPOS DE TECLADOS... 4 Sintetizadores... 4 Teclados com acompanhamento automático... 4 Workstations... 4 Pianos digitais...

Leia mais

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Apostila de Iniciação ao Violão e Guitarra Miigueell do Prrado Urrttado São Carlos SP, 23 de fevereiro de 2006. Contatos: miguelurtado@yahoo.com.br miguelurtado@polvo.ufscar.br Proibido reprodução do material

Leia mais

APOSTILA VIOLÃO BÁSICO A OFICINA DE VIOLÃO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A

APOSTILA VIOLÃO BÁSICO A OFICINA DE VIOLÃO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A P á g i n a 1 d e 1 1 P á g i n a 2 d e 1 1 APOSTILA VIOLÃO BÁSICO A OFICINA DE VIOLÃO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A ==> O Aluno dará os primeiros passos no sue instrumento e tocará

Leia mais

46 Dona Nobis Pacem: alturas Conteúdo

46 Dona Nobis Pacem: alturas Conteúdo Introdução Formação de tríades maiores menores Arpejos maiores e menores Cânone Sobreposição de vozes formando acordes Inversão de acordes Versões do cânone Dona Nobis Tonalidades homônimas Armaduras Influência

Leia mais

CAPOTRASTE ou BRAÇADEIRA VOCÊ SABE COMO USAR?

CAPOTRASTE ou BRAÇADEIRA VOCÊ SABE COMO USAR? CAPOTRASTE ou BRAÇADEIRA VOCÊ SABE COMO USAR? MARCAS - FABRICANTES As Fotos mostram alguns modelos mais usados de Capotraste. Teoricamente o capotraste ou braçadeira, uma vez adaptado ao braço do violão,

Leia mais

27 Acordes Substitutos Diatônicos - Conteúdo

27 Acordes Substitutos Diatônicos - Conteúdo Introdução Princípio Geral de Substituição de Acordes Tonalidades Maiores: Acordes Substitutos da Tônica Tonalidades Maiores: Acordes Substitutos da Subdominante Tonalidades Maiores: Acordes Substitutos

Leia mais

APOSTILA CAVAQUINHO BÁSICO A OFICINA DE CAVAQUINHO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A

APOSTILA CAVAQUINHO BÁSICO A OFICINA DE CAVAQUINHO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A P á g i n a 1 d e 1 0 P á g i n a 2 d e 1 0 APOSTILA CAVAQUINHO BÁSICO A OFICINA DE CAVAQUINHO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A ==> O Aluno dará os primeiros passos no sue instrumento

Leia mais

C 7b. Formação de acordes. Acrescentando novos graus. 5 3 Tônica ou 1 C D E F G A B T II III IV V VI VII. Repetições. 7 menor (B )

C 7b. Formação de acordes. Acrescentando novos graus. 5 3 Tônica ou 1 C D E F G A B T II III IV V VI VII. Repetições. 7 menor (B ) ormação de acordes formação de acordes é um processo muito simples, mas que, requer um pouco de atenção para que a combinação de notas fique correta. Usaremos como exemplo o acorde de dó maior no seu modelo

Leia mais

TIPO A TEORIA MUSICAL. As questões 01 a 03 referem-se ao trecho musical a seguir, de Lulli:

TIPO A TEORIA MUSICAL. As questões 01 a 03 referem-se ao trecho musical a seguir, de Lulli: 1 TEORIA MUSICAL As questões 01 a 03 referem-se ao trecho musical a seguir, de Lulli: 1. Observe o trecho musical acima e responda: 0-0) A tonalidade predominante deste trecho musical é Si bemol Maior.

Leia mais

Violão Popular. Prof. Juarez Barcellos. Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos!

Violão Popular. Prof. Juarez Barcellos. Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos! Violão Popular Prof. Juarez Barcellos Licença Creative Commons Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos! Em 2002, comecei a dar aulas particulares nas Em 2002, comecei a dar aulas particulares

Leia mais

Modos Gregos II. Preencha a tabela, analise, escreva o nome do modo e adicione TODAS as tensões que o modo permitir: ( )

Modos Gregos II. Preencha a tabela, analise, escreva o nome do modo e adicione TODAS as tensões que o modo permitir: ( ) Modos Gregos II Mais que Musica c u r s o s Preencha a tabela, analise, escreva o nome do modo e adicione TODAS as tensões que o modo permitir: C) Iônico Dórico Frígio Lídio Mixolídio Eólico Lócrio E T

Leia mais

FÓRMULA VIOLÃO EXPRESS

FÓRMULA VIOLÃO EXPRESS Direitos Autorais Todos os Direitos reservados a Fábio de Amorim Teodoro. Este e-book só pode ser distribuído juntamente com o Curso Gratuito Fórmula Violão Express. Parartestes Alongamento dodo ViolãoViolão

Leia mais

Índice. Curso Prático de Guitarra

Índice. Curso Prático de Guitarra Índice Introdução... 01 Notas no seu Instrumento... 02 Escala Cromática Diatônica... 04 Relatividade entre Acordes... 05 Harmonia... 06 Formação de Dissonâncias... 07 Conhecendo melhor os Intervalos...

Leia mais

IGREJA CRISTÃ MARANATA. Apostila De Teclado. Comissão de ensino Vale do Aço

IGREJA CRISTÃ MARANATA. Apostila De Teclado. Comissão de ensino Vale do Aço IGREJA CRISTÃ MARANATA Apostila De Teclado Comissão de ensino Vale do Aço Introdução O Teclado é um dos instrumentos mais utilizados hoje em dia, por sua grande flexibilidade e diversificação. Com um simples

Leia mais

Apostila Básica de Violão

Apostila Básica de Violão Apostila Básica de Violão Resumos para aulas MARANATA O Senhor Jesus Vem! Sumário Introdução... 2 Estrutura musical... 3 Cifras... 4 Acordes e Escalas... 4 Conhecendo o violão... 5 Enfim a prática!...

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD VESTIBULAR 2011 E PISM III PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA - MÚSICA

COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO COPESE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD VESTIBULAR 2011 E PISM III PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA - MÚSICA PARTE I: PERCEPÇÃO Instruções: Cada uma das questões de 1 a 5 é acompanhada de um exemplo musical gravado; cada exemplo musical será repetido 5 vezes com um silêncio de aproximadamente 30 segundos entre

Leia mais

ACORDES CIFRADOS. Zé Galía

ACORDES CIFRADOS. Zé Galía ACORDES CIFRADOS No curso da historia, a musica, assim como outras artes,teve um significado muito importante na representaçao de grupos sociais. Nao se sabe exatamente desde quando ela faz parte da nossa

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR 2013 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA

CONCURSO VESTIBULAR 2013 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA CONCURSO VESTIBULAR 2013 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA LOCAL-SALA-SEQ INSCRIÇÃO NOME Assinatura: PROVA COLETIVA 1- A prova está dividida em 4 questões com as seguintes pontuações: Questão

Leia mais

I- Música É a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. II- Representação violão ou guitarra Gráfica do braço do

I- Música É a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. II- Representação violão ou guitarra Gráfica do braço do I- Música É a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. a) Melodia É uma sucessão de sons musicais combinados b) Ritmo É a duração e acentuação dos sons e pausas c) Harmonia é a combinação

Leia mais

GUITARRA 1. da afinação ao improviso, escalas maiores, menores, pentatônicas e de blues, formação de acordes e bicordes. CD com solos e acompanhamento

GUITARRA 1. da afinação ao improviso, escalas maiores, menores, pentatônicas e de blues, formação de acordes e bicordes. CD com solos e acompanhamento GUITARRA 1 da afinação ao improviso, escalas maiores, menores, pentatônicas e de blues, formação de acordes e bicordes CD com solos e acompanhamento Apoios: Saulo van der Ley Guitarrista e violonista Composição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MÚSICA Vestibular 2011 Prova escrita - Teoria e Ditado. Nome do candidato: Curso: 1 - TEORIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MÚSICA Vestibular 2011 Prova escrita - Teoria e Ditado. Nome do candidato: Curso: 1 - TEORIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MÚSICA Vestibular 2011 Prova escrita - Teoria e Ditado Nome do candidato: Curso: 1 - TEORIA Marque a alternativa correta em cada questão. As questões 1 a 3 referem-se

Leia mais

Acordes para Teclado e Piano by Ernandes

Acordes para Teclado e Piano by Ernandes Acordes para Teclado e Piano by Ernandes As notas abaixo formam a escala de C, com sua representação na pauta do piano: Os acordes cifrados são formados por três ou mais notas tocadas ao mesmo tempo ou

Leia mais

Primeiros conceitos de harmonia tonal/funcional

Primeiros conceitos de harmonia tonal/funcional Primeiros conceitos de harmonia tonal/funcional Por Turi Collura Vimos que os 3 acordes principais da tonalidade maior, que são I, IV e V, constituem as 3 categorias de (completar), e 1 Pode-se notar que

Leia mais

Harmonia Tonal I. Apostila organizada por prof. Norton Dudeque

Harmonia Tonal I. Apostila organizada por prof. Norton Dudeque Harmonia Tonal I Apostila organizada por prof. Norton Dudeque 2003 1 UNIDADE I I. Noções básicas para o estudo da harmonia: Para o curso de harmonia são requisitos básicos o conhecimento das escalas maiores

Leia mais

Apostila de Teoria Musical Básica

Apostila de Teoria Musical Básica Apostila de Teoria Musical Básica Criação e edição: MIGUEL URTADO Distribuição: CÂNONE MUSICAL CÂNONE MUSICAL *Cursos relacionado a música* www.canone.com.br São Carlos Brasil Maio de 2009 ----**---- Para

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVAS GLOBAIS DE FORMAÇÃO MUSICAL 2014/2015 12.º ANO / 8.º GRAU

INFORMAÇÃO PROVAS GLOBAIS DE FORMAÇÃO MUSICAL 2014/2015 12.º ANO / 8.º GRAU INFORMAÇÃO PROVAS GLOBAIS DE FORMAÇÃO MUSICAL 2014/2015 12.º ANO / 8.º GRAU 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova global do ensino secundário da disciplina de Formação

Leia mais

Escala Maior Natural

Escala Maior Natural EXERCÍCIOS PARA FIXAÇÃO - ESCALAS 1. Escreva a Escala Maior nas tonalidades relacionadas abaixo. Siga o modelo com a seqüência de tons e semitons acrescentando acidentes (# ou b) quando necessário para

Leia mais

Fábio Gonçalves Cavalcante Doristi Teoria

Fábio Gonçalves Cavalcante Doristi Teoria Fábio Gonçalves Cavalcante Doristi Teoria Realizado com a Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística 2005 do Instituto de Artes do Pará (IAP) Ourém PA 2006 Projeto Gráfico: Fábio Gonçalves Cavalcante

Leia mais

COMO LER E ESCREVER PARTITURAS - I

COMO LER E ESCREVER PARTITURAS - I COMO LER E ESCREVER PARTITURAS - I ALTURAS Philippe Lobo 03 Introdução Um pouco de História 06 Conhecimentos Preliminares Contextualização Teórica Cordas Soltas + Escala Cromática 08 Entendendo a Pauta

Leia mais

Escala Pentatônica - Desenho 3

Escala Pentatônica - Desenho 3 Escala Pentatônica - Desenho A escala pentatônica é a escala de melhor custo x benefício que existe. Ela é derivada da escala maior (aqueles 7 nomes...dó, ré, mi, fá, sol, lá e si ) só que ela não tem

Leia mais

O básico da Guitarra - Aula 6 J. Junior. Acordes Básicos

O básico da Guitarra - Aula 6 J. Junior. Acordes Básicos O básico da Guitarra - Aula 6 J. Junior Acordes Básicos Muitas vezes, o que mexe com a gente e nos faz querer tocar guitarra é aquele solo ou riff do guitarrista da nossa banda favorita, mas devemos saber

Leia mais

TAM I - aula 5 UFJF - IAD. Prof. Luiz E. Castelões luiz.casteloes@ufjf.edu.br

TAM I - aula 5 UFJF - IAD. Prof. Luiz E. Castelões luiz.casteloes@ufjf.edu.br TAM I - aula 5 UFJF - IAD Prof. Luiz E. Castelões luiz.casteloes@ufjf.edu.br Plano Geral da Aula: (1) Princípios básicos de Teoria Musical (continuação); (2) Análise: correção e desenvolvimento da redução

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS INTERVALOS MUSICAIS. Ex.

CLASSIFICAÇÃO DOS INTERVALOS MUSICAIS. Ex. LIÇÃO - 01 INTERVALO MUSICAL As notas musicais indicam as diferentes alturas do som. Assim sendo, entre estas diferentes alturas sonoras, obviamente, cria-se uma distância entre elas, a qual chamamos de

Leia mais

- 1 - RealCursos.Net RealCursos.Net

- 1 - RealCursos.Net RealCursos.Net - 1 - RealCursos.Net RealCursos.Net By Rosana N. Moreira Todos os direitos reservados. - 2 - RealCursos.Net - ÍNDICE- LEITURA MUSICAL Introdução 04 Pauta 05 Claves 05 Notas 06 Clave de Sol 07 Linhas Suplementares

Leia mais

APOSTILAS DAS ESPECIALIDADES DO CLUBE TERRAS

APOSTILAS DAS ESPECIALIDADES DO CLUBE TERRAS APOSTILAS DAS ESPECIALIDADES DO CLUBE TERRAS I - INTRODUÇÃO Para começar precisamos entender dois conceitos principais. 1. SOM: Onda que vibra no ar, numa freqüência em que o ouvido capta essa vibração

Leia mais

Considerações finais...45

Considerações finais...45 1 INDICE Comentário Importante...03 Sua Participação...03 O Contra Baixo...04 A origem do nome contrabaixo...04 Partes do contra baixo...05 Afinação do Contra Baixo...06 Escalas e arpejos Arpejo Maior

Leia mais

As Notas Musicais. O processo moderno utiliza códigos quando se refere a cada uma das notas. Este código é chamado de CIFRA.

As Notas Musicais. O processo moderno utiliza códigos quando se refere a cada uma das notas. Este código é chamado de CIFRA. Para focalizar a mente façamos um ditado.omplete. As Notas Musicais São aqueles 7 nomes que todo mundo já ouviu falar (Dó, Ré Mi, Fá, Sol, Lá e Si) mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem

Leia mais

04 Armadura de Clave Como identificar o Tom a partir dos acidentes da Armadura de Clave. 06 Relação Tom x Acidentes. 12 Círculo das Quintas

04 Armadura de Clave Como identificar o Tom a partir dos acidentes da Armadura de Clave. 06 Relação Tom x Acidentes. 12 Círculo das Quintas 03 Introdução onalidade 04 Armadura de Clave Como identificar o om a partir dos acidentes da Armadura de Clave 06 Relação om x Acidentes ons com sustenidos ons com bemóis 12 Círculo das Quintas ons Vizinhos

Leia mais

HARMONIA. A à Z. Por: Fábio Leão

HARMONIA. A à Z. Por: Fábio Leão HARMONIA DE A à Z Por: Fábio Leão 1 Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição -Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil. Para ver uma cópia desta licença, visite:

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO EXAME INTELECTUAL AOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS 2016-17 SOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MÚSICA Quando

Leia mais

Conteúdos Específicos Professor Ensino Superior - Licenciatura Plena ou Bacharelado - Habilidades Artístico Culturais - Música

Conteúdos Específicos Professor Ensino Superior - Licenciatura Plena ou Bacharelado - Habilidades Artístico Culturais - Música Conteúdos Específicos Professor Ensino Superior - Licenciatura Plena ou Bacharelado - Habilidades Artístico Culturais - Música 31) Em sua primeira fase, a música religiosa era essencialmente vocal, não

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR VESTIBULAR 2013 MÚSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova verifique se contém 30 questões. Caso contrário,

Leia mais

Violão Clássico. Prof. Juarez Barcellos. Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos!

Violão Clássico. Prof. Juarez Barcellos. Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos! Violão Clássico Prof. Juarez Barcellos Licença Creative Commons Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos! Em 2002, comecei a dar aulas particulares nas Em 2002, comecei a dar aulas

Leia mais

música. Exemplo de instrumentos de ritmo: Instrumentos de Percussão (bateria, pandeiro, tamborim, etc.)

música. Exemplo de instrumentos de ritmo: Instrumentos de Percussão (bateria, pandeiro, tamborim, etc.) Introdução A Teoria Musical é tida por muitos como uma coisa chata e difícil, mas quando compreendida torna-se fácil e muito interessante, pois nos fará entender, questionar, definir e escrever o que tocamos

Leia mais

Provas de Habilidades Específicas em Música Composição e Licenciatura

Provas de Habilidades Específicas em Música Composição e Licenciatura Provas de Habilidades Específicas em Música Composição e Licenciatura Percepção Ditado Melódico 1: Reconhecimento de notas erradas na partitura (duração da questão 01min 30s). 1. Ouviremos a seguir um

Leia mais

Título: Partitura Total

Título: Partitura Total Título: Partitura Total 1. Apresentação: O método dmusichouse é reconhecido como o pioneiro do mundo e atualmente como o melhor da América Latina. Nosso trabalho é facilmente demonstrado através de diversos

Leia mais

NOTA FUNDAMENTAL Desse conjunto de sons simultâneos, o que é mais bem identificado é o som da nota principal ou também chamada de nota fundamental.

NOTA FUNDAMENTAL Desse conjunto de sons simultâneos, o que é mais bem identificado é o som da nota principal ou também chamada de nota fundamental. Sons Harmônicos Esse assunto é extenso e bastante complexo, sendo objeto de estudo de diversos cursos especializados e de uma vasta literatura no campo da física e da matemática. Como esse não é nosso

Leia mais

Projeção ortográfica da figura plana

Projeção ortográfica da figura plana A U L A Projeção ortográfica da figura plana Introdução As formas de um objeto representado em perspectiva isométrica apresentam certa deformação, isto é, não são mostradas em verdadeira grandeza, apesar

Leia mais

Matemática Financeira II

Matemática Financeira II Módulo 3 Unidade 28 Matemática Financeira II Para início de conversa... Notícias como essas são encontradas em jornais com bastante frequência atualmente. Essas situações de aumentos e outras como financiamentos

Leia mais

Escalas I. Escalas - I. Escala Pentatônica Menor e Escala Penta-blues. Assista a aula completa em: http://www.youtube.com/watch?

Escalas I. Escalas - I. Escala Pentatônica Menor e Escala Penta-blues. Assista a aula completa em: http://www.youtube.com/watch? Escalas - I Escala Pentatônica Menor e Escala Penta-blues Assista a aula completa em: http://www.youtube.com/watch?v=ek0phekndbu Sumário Introdução Escalas Musicais...0 Escala Pentatônica Menor Histórico

Leia mais

INTERVALO MUSICAL. Nota.: Os intervalos são contados em semitom, que é o menor intervalo entre duas notas, no sistema musical ocidental.

INTERVALO MUSICAL. Nota.: Os intervalos são contados em semitom, que é o menor intervalo entre duas notas, no sistema musical ocidental. 1 Definição: INTERVALO MUSICAL Intervalo é a distância entre duas notas. São numerados segundo a ordem natural das notas musicais. Ex: Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si, Do... Como as notas musicais sâo teoricamente

Leia mais

QUESTÃO 1 ALTERNATIVA B

QUESTÃO 1 ALTERNATIVA B 1 QUESTÃO 1 Marcos tem 10 0,25 = 2,50 reais em moedas de 25 centavos. Logo ele tem 4,30 2,50 = 1,80 reais em moedas de 10 centavos, ou seja, ele tem 1,80 0,10 = 18 moedas de 10 centavos. Outra maneira

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 12/2013

PROCESSO SELETIVO EDITAL 12/2013 PROCESSO SELETIVO EDITAL 12/2013 CARGO E UNIDADES: Instrutor de Música (Caicó) Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova: 3 (três) horas. Assine no

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS

CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS ESPECIALIDADE 41) O acorde de 7ª Diminuta é encontrado no VII grau das escalas menores. Qual das alternativas abaixo apresenta este acorde? a) b) c) d) JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA

Leia mais

Sistemas de Organização Sonora

Sistemas de Organização Sonora Sistemas de Organização Sonora Apoio para Unidade 3 Introdução à Prosódia Musical Coordenador: Fernando Lewis de Mattos Bolsistas: Fernanda Krüger Garcia Bernardo Grings Gerson de Souza Departamento de

Leia mais

EXAME INTELECTUAL AOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS 2011-12 SOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE TEORIA MUSICAL

EXAME INTELECTUAL AOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS 2011-12 SOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE TEORIA MUSICAL dessa Escoladessa Escola MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx DFA ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS ESCOLA SARGENTO MAX WOLFF FILHO EXAME INTELECTUAL AOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS 2011-12 SOLUÇÃO

Leia mais

MuseCode. (1) Uma abordagem aritmé5ca à música tonal (2) À procura da linearidade na música tonal

MuseCode. (1) Uma abordagem aritmé5ca à música tonal (2) À procura da linearidade na música tonal MuseCode (1) Uma abordagem aritmé5ca à música tonal (2) À procura da linearidade na música tonal José Carlos L. Ramalho (Junho de 2010) (rev. Novembro 2011, Março 2012) Mo5vação Fazemos muitos cálculos

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2014

Canguru Matemático sem Fronteiras 2014 http://www.mat.uc.pt/canguru/ Destinatários: alunos do 9. o ano de escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h 30min Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões

Leia mais

Teoria Musical. O trecho musical abaixo foi extraído do Adagio da TRIO SONATA Op. 3 nº 2, de Arcangelo Corelli.

Teoria Musical. O trecho musical abaixo foi extraído do Adagio da TRIO SONATA Op. 3 nº 2, de Arcangelo Corelli. Teoria Musical O trecho musical abaixo foi extraído do Adagio da TRIO SONATA Op. 3 nº 2, de Arcangelo Corelli. 01. Com base no trecho musical acima, analise as proposições a seguir. 0-0) As notas Sol sustenido

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR PROCESSO SELETIVO SERIADO - 2007 MÚSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova verifique se contém

Leia mais

TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo UFAL Curso INSTRUÇÕES GERAIS

TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo UFAL Curso INSTRUÇÕES GERAIS Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes - ICHCA TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo

Leia mais

Ondas Estacionárias Apostila 2

Ondas Estacionárias Apostila 2 Ondas Estacionárias Apostila 2 1. (Uece 2015) Uma corda de violão vibra de modo que, num dado instante, a onda estacionária tenha duas cristas e três nós. Considere que o comprimento da corda vibrante

Leia mais

Guia de Consulta (Guitarra e Violão) Fórmulas, Tabelas e Diagramas

Guia de Consulta (Guitarra e Violão) Fórmulas, Tabelas e Diagramas Olá! Você está recebendo um pequeno Guia de Consulta para Guitarra e Violão. Neste guia são apresentadas apenas fórmulas, tabelas e diagramas. Esta pequena apostila não contém explicações detalhadas, nem

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Alfabetização na musicalização infantil

Alfabetização na musicalização infantil Alfabetização na musicalização infantil Cristiane Baroni Alleoni, Escola Harmonia,escolaharmonia@terra.com.br Resumo: Este texto apresenta um relato de experiência de um trabalho realizado com alunos do

Leia mais

Como Tocar Cavaquinho

Como Tocar Cavaquinho Como Tocar Cavaquinho Conteúdo Introdução... 4 O Objetivo... 4 Música... 5 O Cavaquinho... 5 Início... 6 Conhecendo As Cifras... 6 (Tríade)... 7 Escalas... 7 Mão Esquerda... 11 Mão Direita... 12 Conhecendo

Leia mais

VIOLÃO 1. escalas, formação de acordes, tonalidade e um sistema inédito de visualização de trechos para improvisar.

VIOLÃO 1. escalas, formação de acordes, tonalidade e um sistema inédito de visualização de trechos para improvisar. VIOLÃO 1 escalas, formação de acordes, tonalidade e um sistema inédito de visualização de trechos para improvisar CD com solos e acompanhamento Saulo van der Ley Guitarrista e violonista Composição & Regência

Leia mais

Exercício 8 Busca de Músicas

Exercício 8 Busca de Músicas Exercício 8 Busca de Músicas Diversos softwares têm sido projetados para realizar a busca de músicas a partir de um trecho de áudio. Por exemplo, atualmente há ferramentas para celulares ou Web em que

Leia mais

VERSÃO DEMO DO MÉTODO DE GUITARRA: CURE SEU IMPROVISO: MODOS GREGOS POR ROBERTO TORAO

VERSÃO DEMO DO MÉTODO DE GUITARRA: CURE SEU IMPROVISO: MODOS GREGOS POR ROBERTO TORAO VERSÃO DEMO DO MÉTODO DE GUITARRA: CURE SEU IMPROVISO: MODOS GREGOS POR ROBERTO TORAO CURE SEU IMPROVISO - MODOS GREGOS. Primeiramente, muito obrigado por apoiar meu trabalho e depois do grande sucesso

Leia mais

SUB12 Campeonato de Resolução de Problemas de Matemática Edição 2009/2010

SUB12 Campeonato de Resolução de Problemas de Matemática Edição 2009/2010 Puxa um banco ou uma cadeira O Sr. António fabrica na sua oficina de marcenaria bancos e cadeiras de madeira. Os bancos e as cadeiras têm pés exactamente iguais. Cada banco leva 3 pés e cada cadeira tem

Leia mais

Três características diferem os sinais sonoros: a altura do som, a intensidade e o timbre.

Três características diferem os sinais sonoros: a altura do som, a intensidade e o timbre. Três características diferem os sinais sonoros: a altura do som, a intensidade e o timbre. A altura do som relaciona-se com a freqüência (audível 20 Hz a 20 khz). Um som mais baixo (respect. alto) é mais

Leia mais

A Música na Antiguidade

A Música na Antiguidade A Música na Antiguidade Josemar Bessa A palavra música deriva de arte das musas em uma referência à mitologia grega, marca fundamental da cultura da antigüidade ocidental. No entanto muitos estudiosos

Leia mais

-~~ PROVA DE FÍSICA - 2º TRIMESTRE DE 2014 PROF. VIRGÍLIO

-~~ PROVA DE FÍSICA - 2º TRIMESTRE DE 2014 PROF. VIRGÍLIO COl.é. -~~ gio. da Vinci PROVA DE FÍSICA - 2º TRIMESTRE DE 2014 PROF. VIRGÍLIO NOME N 9 ANO --- Olá, caro(a) aluno(a). Segue abaixo uma serre de exercicres que têm, como base, o que foi trabalhado em sala

Leia mais

FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ FAESP BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO INFOMASTER MUSIC

FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ FAESP BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO INFOMASTER MUSIC FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ FAESP BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO INFOMASTER MUSIC Curitiba, 2005 FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ FAESP BACHARELADO EM SISTEMAS

Leia mais

TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA

TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA THE 2010 MÚSICA CONQUISTE ESTA VITÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Centro de Humanidades Coordenação do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Música THE 2010

Leia mais

Escalas III Escalas - III Escala Menor Natural Assista a aula completa em: http://cifraclub.tv/v1393

Escalas III Escalas - III Escala Menor Natural Assista a aula completa em: http://cifraclub.tv/v1393 Escalas - III Escala Menor Natural Assista a aula completa em: http://cifraclub.tv/v9 Philippe Lobo Sumário Introdução Escalas Menores... 0 Entendendo a escala Contextualização teórica... 0 Transpondo

Leia mais