SAMUEL ALFREDO RANGEL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SAMUEL ALFREDO RANGEL"

Transcrição

1 1 SAMUEL ALFREDO RANGEL A (IN)COMPATIBILIDADE DO 2º ARTIGO 3º DO DECRETO LEI 911/69 FRENTE AO ARTIGO 5º INCISO LV DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 Criciúma, julho de 2003.

2 2 SAMUEL ALFREDO RANGEL A (IN)COMPATIBILIDADE DO 2º ARTIGO 3º DO DECRETO LEI 911/69 FRENTE AO ARTIGO 5º INCISO LV DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 Monografia apresentada à Diretoria de Pós-Graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC, para a obtenção do título de Especialização em Preparação para a Magistratura Mercado de Trabalho e Ensino Superior. Criciúma, julho de 2003 RESUMO

3 3 1. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA No capítulo destinado à alienação fiduciária, será dado ao texto uma introdução em relação a esse instituto, à partir do qual se inicia toda a celeuma cuja análise se inicia. Nesse ponto são ressaltadas as características da alienação fiduciária em garantia, seus aspectos históricos e principalmente a sua importância não só no aspecto jurídico, vez que se trata de importante evolução no âmbito do direito civil, como também sob o aspecto econômico. Tal constatação é decorrente do momento histórico que se vivia quando da efetivação do instituto no direito brasileiro, criado que foi para uma maior disponibilização de crédito no intuito de facilitar a venda da grande produção que se iniciava no país. Mas mais do que analisar a alienação fiduciária em si, visa o capítulo a análise detalhada da busca e apreensão prevista no Decreto-lei 911/69 para a recuperação do crédito em caso de inadimplência do devedor, que prevê na verdade célere procedimento para que o ressarcimento se efetive. É nesse momento que se verifica a importância do instituto da busca e apreensão, posto que a efetividade do processo de restituição do crédito em caso de inadimplemento é que dá às instituições financeiras autorizadas a realizar esse tipo de negócio a necessária segurança para assumir seus riscos. O detalhamento do procedimento previsto no Decreto-lei 911/69 também ganha importante enfoque, posto que a análise de sua receptividade pelo texto constitucional depende do amplo conhecimento da forma como o processo de busca e apreensão se desenvolve.

4 4 2. AMPLA DEFESA Como a intenção do presente é analisar o texto infra-constitucional frente à Magna Carta, necessário é o amplo conhecimento tanto do procedimento analisado como dos preceitos constitucionais enfocados. Tendo sido elevado a preceito constitucional, a importância da ampla defesa e do contraditório nos processos judiciais e administrativos em geral não mais se discute, cabendo aos aplicadores do direito apenas e tão somente o zelo pelo seu integral cumprimento. Assim, vislumbra-se que o inciso LV da Constituição Federal, apesar de sua curta extensão gramatical tem diversos desdobramentos na sua aplicação prática, principalmente por serem os elementos ampla defesa e contraditório um verdadeiro detalhamento do princípio do devido processo legal. Portanto, o principal ponto a ser observado é que os preceitos de ordem processual contidos na Constituição Federal, especialmente por se encontrarem previstos no capítulo destinado aos direitos e garantias fundamentais, devem ser cumpridos. Verifica-se que a melhor interpretação extraída do texto do artigo 5º inc. LV da Constituição Federal, é a de que em nenhum momento remete-se a discussão sobre fato relevante no processo, seja judicial ou administrativo, para outra demanda, devendo ser assegurado no mesmo feito a produção da prova pertinente. Isso é muito importante para a análise da questão proposta, em face das respeitosas interpretações no sentido de ter sido recepcionado o Decreto-Lei 911/69 pela Constituição Federal de 1988, ao argumento de que é possível a produção de prova em outro processo judicial que teria de ser proposto com essa intenção. Assim, tanto o contraditório, que é a possibilidade de apresentação de outra versão aos fatos apontados, como a ampla defesa, que é a possibilidade de utilização de todos os meios de prova para a comprovação do fato devem ser respeitados em todo processo, quer judicial quer administrativo, especialmente nos fatos pertinentes à causa colocada à apreciação do judiciário.

5 5 3. O DECRETO-LEI 911/69 E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL Após a verificação específica dos institutos estudados, especialmente a Ampla Defesa prevista Constitucionalmente e a Ação de Busca e Apreensão trazida ao ordenamento jurídico pelo Decreto-Lei 911/69, cabe realizar o confronto entre os dois, para que seja constatada ou não a compatibilidade desse instituto processual com a determinação contida na Constituição. Como a preocupação do texto constitucional é garantir a ampla defesa e o contraditório em todo e qualquer processo judicial ou administrativo, e como o texto do 2º do artigo 3º do Decreto-lei 911/69 limita sensivelmente o direito a defesa, permitindo-se somente a alegação de pagamento ou cumprimento das obrigações contratuais, outra não pode ser a conclusão que não a de que a Constituição Federal não recepcionou o Decreto-lei 911/69 no que tange ao analisado. E tal entendimento é extraído especialmente tendo em vista a natureza da ação de busca e apreensão, cuja inadimplência por parte do devedor deve se provada de antemão, ou seja, deve acompanhar a inicial. Posicionando-se nesse sentido, resta saber os efeitos de tal implicação, na medida em que a ação de busca e apreensão, como se viu, é de extrema importância até para a própria continuidade de determinadas atividades econômicas, que tem na referida ação, reconhecidamente muito célere em caso de inadimplemento, um atrativo interessante para que os fornecedores de crédito optem por realizarem contratos garantidos com cláusula de alienação fiduciária. É nesse momento que se verifica a continuidade da geração de efeitos no mundo jurídico do referido Decreto-lei 911/69, vez que apesar da incompatibilidade com a constituição, na prática a mesma pode ser sanada, amoldando-se aos preceitos constitucionais. É o que se verifica quando o julgador adapta o procedimento previsto no decreto-lei 911/69, possibilitando ao devedor a alegação de toda a defesa pertinente no momento da contestação, ainda que após o deferimento da liminar.

6 6 Assim, apesar da incompatibilidade entre os textos legais analisados, verifica-se ser plenamente possível a adequação do Decreto-lei 911/69 aos preceitos constitucionais, o que se alcança ao ser tomada a solução apresentada com o presente.

7 7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 1. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA 1.2. Aspectos históricos 1.3. A Alienação Fiduciária no Direito Brasileiro e Suas Características A Ação de Busca e Apreensão e Seu Procedimento. 2. AMPLA DEFESA 2.1. A Ampla Defesa e o Contraditório 2.2. Efeitos da Ampla Defesa e Contraditório no Processo. 3. O DECRETO-LEI 911/69 e a CONSTITUIÇÃO FEDERAL 3.1. A Incompatibilidade do Artigo 3º 2º do Decreto-Lei 911/69 com o Texto Constitucional Os Efeitos da Não Recepção do Artigo 3º 2º do Decreto-Lei 911/69 pela Constituição Federal nas Ações de Busca e Apreensão. CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS

8 8 INTRODUÇÃO A evolução da sociedade tem como conseqüência uma maior complexidade da relação entre as pessoas em todos os segmentos, visto que a sociedade se transforma a todo momento, fazendo nascer novas necessidades. Em uma sociedade eminentemente capitalista como a que se vive hoje, em que a aquisição de bens é tão necessária, muitas vezes até para a própria subsistência de determinada atividade, criar novos mecanismos para a obtenção de recursos tomou uma conotação ainda mais importante. E tais evoluções não poderiam ficar à margem do direito, que acaba atuando de forma decisiva na regulamentação de toda a sociedade, especialmente no tocante às atividades comerciais, quase sempre criando novos meios de se concretizarem os negócios, amoldando-os à realidade hodierna. Em se tratando de Brasil, da metade do século passado em diante houve um intenso crescimento da atividade industrial, que passou a produzir em grande escala, sendo necessário criar meios de escoamento do que se produzia, especialmente para aqueles produtos destinados ao mercado interno, assim como era necessário fomentar a economia interna para que outras atividades fossem desenvolvidas. Como o poder de compra de uma maneira geral era baixo no país, necessário foi trazer para o âmbito do direito nacional um mecanismo para facilitar a aquisição de bens por parte tanto de quem queria produzir, como para o consumidor final do que era colocado no mercado. Criou-se então a Alienação Fiduciária em Garantia, como sendo um mecanismo do direito destinado a suprir essa necessidade criada pela nova realidade. E tal objetivo foi alcançado, vez que a Alienação Fiduciária em Garantia dá ao comprador a possibilidade de ficar com o bem sem que a instituição que disponibiliza o crédito se abstenha de uma garantia real. Contudo, como referido mecanismo acabava disponibilizando a quem comprava o próprio bem, obviamente a legislação não poderia deixar de disciplinar de

9 9 forma bastante efetiva a recuperação do crédito em caso de o devedor não adimplir suas obrigações no pacto assumido. E nessa convergência de necessidades, quais sejam, disponibilização de crédito para facilitar a circulação de riquezas e recuperação do valor posto à disposição em caso de inadimplência do devedor, fez a legislação nascer a Ação de Busca e Apreensão do bem dado em garantia. Isso se deu com o surgimento do Decreto-Lei 911/69 no ordenamento jurídico brasileiro, que instituiu um processo bastante célere para a recuperação do crédito disponibilizado por parte da instituição de crédito, que nesse caso recupera o próprio bem objeto do negócio. E a recuperação do bem é forma bastante interessante para o mercado, posto que ainda que se disponibilizasse outros meios para se saldar o débito, mas de forma não célere, acabaria a instituição financiadora não podendo assumir o risco da atividade. Contudo, no afã de se criar um meio de rápida solução do contrato garantido com cláusula de alienação fiduciária, acabou o referido Decreto-Lei 911/69 por trazer para o ordenamento jurídico uma série de disposições que facilitam muito a recuperação do bem, mas que em dado momento acabam se chocando com outros ordenamentos vigentes, especialmente o atual texto constitucional. E isso aconteceu porque o texto da atual Constituição assegura aos cidadãos diversos direitos, que muitas vezes parecem ser afastados pelo Decreto-Lei 911/69. Veja-se a possibilidade de prisão do devedor em caso de o bem não ser encontrado, que ao lado da limitação do direito de defesa do réu são as duas previsões contidas no Decreto-Lei 911/69 que mais são debatidas pela jurisprudência. E o presente tem como objetivo analisar a limitação do direito de defesa na ação de busca e apreensão, conforme previsto no 2º do artigo 3º do Decreto-Lei 911/69, em confronto com o direito da ampla defesa e do contraditório, consoante garante o texto do inciso LV do art. 5º da Constituição Federal de 1988.

10 10 Ocorre que as garantias do contraditório e da ampla defesa são mais do que necessárias no ordenamento jurídico nacional, tanto é que estão inseridas nos direitos e garantias individuais da Constituição Federal. Como não é dado às pessoas, físicas ou jurídicas, o direito de resolverem suas divergências conforme suas próprias razões, necessário se faz que o ordenamento jurídico assegure os mais elementares direitos e garantias para que no processo judicial, onde inevitavelmente são dirimidas as questões, sejam os conflitos resolvidos da forma mais equilibrada possível. Os princípios do contraditório e da ampla defesa, em linhas gerais, são desdobramentos do princípio do devido processo legal, assegurado na própria constituição, que uma vez respeitados trazem ao processo judicial igualdade de condições aos litigantes. O contraditório seria a possibilidade de as partes argumentarem a sua versão ao fato discutido judicialmente, ao passo que a ampla defesa seria a possibilidade de utilizarem os litigantes os mais amplos meios de prova para demonstrarem os fatos constitutivos de seu direito, ou ainda, fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do seu oponente. De importância incontestável, os institutos constitucionais ora referenciados parecem sofrer limitações quando analisados frente ao procedimento previsto no Decreto-Lei 911/69, o que enfatiza o estudo ora apresentado não somente pelo enfoque legal, mas também sob o enfoque constitucional. A análise será realizada não com o objetivo de defender quaisquer dos ponto de vista possíveis, que é o da recepção pela Constituição do referido texto do Decreto- Lei 911/69, ou pela não recepção. A finalidade é estudar o tema proposto para ao final se chegar à conclusão almejada, analisando-se em seguida os efeitos de tal conclusão. Assim, para que se chegue à conclusão final de maneira mais proveitosa, primeiramente se fará uma breve explanação acerca do instituto da alienação fiduciária

11 11 em garantia, relatando sobre seus aspectos tanto históricos quanto aqueles verificados sobre o tema no ordenamento jurídico brasileiro. Após, no mesmo capítulo, se fará uma abordagem de como se procede a ação de busca e apreensão prevista pelo Decreto-Lei 911/69, esmiuçando o procedimento previsto em tal texto legal, visando aborda-lo como um todo para uma melhor compreensão da própria limitação do direito de defesa do réu. Já no segundo capítulo será realizada a análise do princípio do contraditório e da ampla defesa contidos no inciso LV da Constituição Federal, analisando-se seus objetivos e efeitos no processo civil. Por derradeiro extrair-se-á a conclusão objetivada, vez que os fundamentos para tal estarão devidamente analisados, sendo realizado o confronto dos dois textos legais em discussão nos capítulos anteriores. Repita-se, não se tem o objetivo de defender qualquer ponto de vista prédeterminado, mas apenas e tão somente de se analisar os fundamentos da questão proposta, para ao final se constatar, ou não, a adequação do texto legal ao texto constitucional.

12 12 1. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA 1.1. Aspectos Históricos Autorizados pela Lei das XII Tábuas, detinham os credores romanos o direito de matar e até apoderar-se do cadáver do devedor se esse não cumprisse com a obrigação devida. Verifica-se que naquele tempo permitia-se que o devedor respondesse com a própria vida pelos débitos assumidos e não honrados, costume esse somente alterado com o desenvolvimento de pensamentos cristãos, que com doutrinas de propagação do Estado Moderno visava humanizar o tratamento dado ao débito. E a evolução pretendida consolidou-se com a transferência do ônus pelo não pagamento de dívida do corpo para o patrimônio material do devedor, facultando-se ao credor invadir a esfera patrimonial do inadimplente, desfalcando-lhe os bens em nome da dívida. A impossibilidade de uma coerção mais efetiva ao devedor, deixou o credor daquela época mais suscetível ao não pagamento das dívidas, posto que o meio mais eficaz de persuasão lhe fora tolhido por uma disposição legal mais humana das relações de crédito. A situação desenhada fez com que fossem criados outros meios para se garantir o pagamento dos débitos, surgindo a garantia pessoal ou fidejussória e a garantia real ou material. Na garantia pessoal ou fidejussória, um terceiro se comprometia a pagar o que era devido se o devedor principal não o fizesse. Já na garantia real ou material, o próprio devedor garantia a dívida com parte de seu patrimônio, entregando-o ao credor a fim de que fosse assegurado o adimplemento da obrigação assumida, reavendo a coisa após o integral cumprimento do estabelecido. Exemplo clássico de garantia real era a fiducia cum creditore, instituto criado no direito romano através do qual o credor recebia do devedor a propriedade e a posse de um bem fungível, a fim de que garantido fosse o cumprimento de uma obrigação

13 13 principal, lhe restando o dever de restitui-lo tão logo fosse adimplida a obrigação pelo devedor. De forma e procedimento semelhantes observa-se também no direito romano a presença do fiducia cum amico, constituindo-se num contrato de confiança entre o fiduciante, que alienava seus bens a quem confiasse, para que estes ficassem guardados, como em um depósito, até que cessadas fossem as circunstâncias que ensejaram o receio do proprietário pela perda ou extravio dos bens. O grande problema das formas de garantias era que o próprio devedor passou a ficar em situação bastante desvantajosa, uma vez que nesse momento passou a ficar sem meios de fazer valer seu direito de restituição da coisa, além de ter que pagar a dívida. Verifica-se duplo prejuízo, a saída do patrimônio da sua esfera de domínio, assim como o pagamento já realizado do débito, o que se agravava ante a impossibilidade de ação para reaver seu bem. Surgiu mais tarde então, no direito germânico, forma de garantia real que realmente elevou o instituto criado pelo direito romano, possibilitando que o alienante recuperasse o bem caso o fiduciário não agisse como contratado. Assim, poderia também o fiduciário obrigar o alienante a entregar a coisa alienada em garantia assim que quitada fosse a dívida assegurada. Visando também garantir o credor, previu o legislador alemão a possibilidade do alienante reivindicar a coisa alienada, mesmo que na posse de terceiros, de forma que, ainda que viesse o fiduciário a se desfazer da coisa, poderia o alienante exercer seu direito sobre ela. Com a revolução industrial, geradora da necessidade de maior dinamismo e menor morosidade das relações contratuais, tornaram-se os institutos existentes para a garantia obsoletos, tais como o penhor, a hipoteca e a anticrese, especialmente para os contratos de crédito, que visam facilitar a circulação de riquezas.

14 14 Surgiu então nos países adeptos do sistema common law o trust receipt, instituto que marcou por ser uma evolução do fidúcia cum creditore romano e da fidúcia alemã. Foi o trust receipt que passou a utilizar a figura do financiador, que trata-se na verdade de terceiro alheio à compra e venda propriamente dita. Com forma e objetivo semelhante, distingue-se dos seus precursores pelo fato de os bens alienados fiduciariamente não se transferirem da propriedade nem da posse do vendedor para o comprador, mas sim para o financiador. Ocorre na verdade é que nesse caso o terceiro, financiador, é quem entrega o bem ao comprador, verdadeiro beneficiário do negócio. No trust receipt, os bens dados em garantia somente sofrem restrições quanto à sua disposição, visto não poder ser alienado por estar garantindo o negócio realizado, no entanto, continua o mesmo na posse do devedor. Assim, atendendo à finalidade a que se destina, em caso de inadimplência do pactuado por parte do devedor, o bem se transfere para a propriedade do credor, que nesse caso é o financiador A Alienação Fiduciária no Direito Brasileiro e Suas Características Seguindo os mesmos ditames do trust receipt, foi introduzido o negócio fiduciário Brasil com o advento da Lei nº de 1965, artigo 66, sendo denominado Alienação Fiduciária em Garantia. Bem verdade que o instituto surgido demorou muito para ser disciplinado no Brasil, crescendo sua necessidade com o processo de industrialização do país, que gerou uma transferência muito grande de recursos, devendo ser criados novos mecanismos para se garantir a execução dos pactos realizados. Com a alteração introduzida pelo Decreto-Lei 911/69, o artigo 66 da Lei 4.728/65 que introduziu a Alienação Fiduciária no Brasil está redigido da seguinte forma:

15 15 A alienação fiduciária em garantia transfere ao credor o domínio resolúvel e a posse indireta da coisa móvel alienada, independentemente da tradição efetiva do bem, tornando-se o alienante ou devedor em possuidor direto e depositário com todas as responsabilidades e encargos que lhe incumbem de acordo com a lei civil e penal. No Brasil o negócio fiduciário segue a necessidade verificada pelos primeiros países a preverem o instituto, tendo como principal objetivo garantir a concessão de crédito para aquisição de bens. Inicialmente criado para a obtenção de bens móveis, posteriormente previsto também para a obtenção de bens imóveis, a partir da vigência da Lei nº 9.514/97. Conforme se verá adiante pelas características desse tipo de contrato, assumiu a alienação fiduciária uma característica acessória, visando primordialmente garantir um contrato principal, substituindo com mais eficiência as garantias até então utilizadas, como o penhor, a hipoteca e a anticrese. E tal objetivo foi realmente alcançado nas relações comerciais havidas até então, posto que facilitou a concessão do crédito por parte dos financiadores, via de conseqüência aumentando o consumo com a ampla utilização do instituto. Para o financiador estabeleceu uma forma objetiva de ressarcimento em caso de inadimplência, já para o consumidor facilitou a obtenção do crédito sem a desgastante privação de uso e gozo do bem, que muitas vezes é utilizado para gerar a própria riqueza necessária para pagar o próprio débito. A alienação fiduciária não é um contrato bastante em si mesmo, ou seja, para que consiga gerar efeitos e até mesmo existir depende da prévia pactuação de um contrato principal, por isso, é denominado de contrato acessório. Nesse contexto, como visa garantir o cumprimento de uma convenção, como, por exemplo, o financiamento de bens móveis, é mais próprio se falar em cláusula de alienação fiduciária. A doutrina assim se direciona: Alienação fiduciária é contrato mediante o qual o devedor, com intuito de garantia, transmite a propriedade de um objeto ao credor, permanecendo com a sua posse direta; recuperará o domínio pleno tão-logo satisfaça o compromisso

16 16 pendente. Há dois negócios jurídicos diferentes, se bem que conexos. Em primeiro lugar há o mútuo; em segundo, a alienação fiduciária, de caráter acessório. (PEREIRA, 2001, p. 15) No mesmo sentido, Arnaldo Rizzardo afirma que A alienação fiduciária tem como função principal garantir operações realizadas pelas empresas de crédito, financiamento e investimento (RIZZARDO, 1997, p. 320) Em se estabelecendo em um contrato cláusula de alienação fiduciária, o credor fiduciário torna-se proprietário e possuidor indireto do bem, ao passo que o devedor fiduciante fica com a posse direta do mesmo, na qualidade de depositário, em princípio com todas os encargos civis e penais. Arnoldo Wald define alienação fiduciária como sendo "o negócio jurídico em que uma das partes (fiduciante) aliena a propriedade de uma coisa móvel ao financiador (fiduciário), até que se extinga o contrato pelo pagamento ou pela inexecução" (WALD, 1990, p 224) Luiz Augusto Beck da Silva conceitua alienação fiduciária como:...o negócio jurídico bilateral através do qual uma das partes, o credor, adquire o domínio resolúvel e a posse indireta de um bem móvel durável, infungível, inconsumível e alienável, dado em garantia de determinado financiamento e, a outra, o alienante ou devedor, torna-se o possuidor direto e depositário da coisa com todas as responsabilidades e encargos previstos em lei. (SILVA, 1990, P. 118) Em outras palavras, na alienação fiduciária o fiduciante aliena a propriedade de um bem ao fiduciário, até que todas as obrigações assumidas por aquele sejam integralmente adimplidas. A sempre lembrada doutrinadora Maria Helena Diniz define bem a alienação fiduciária em garantia dizendo que: A alienação fiduciária em garantia consiste na transferência feita pelo devedor ao credor da propriedade resolúvel e da posse indireta de um bem infungível ou de um bem imóvel, como garantia do seu débito, resolvendo-se o direito do adquirente com o adimplemento da obrigação, ou melhor, com o pagamento da dívida garantida. (DINIZ, 2000, P. 479)

17 17 A vinculação do bem ao contrato continua vigorando até haver a extinção da obrigação tanto pelo adimplemento, quando o bem volta a ser de propriedade do devedor, quanto pela inexecução, quando o bem passa a ser definitivamente do credor sem haver mais direito algum ao devedor. Durante a vigência do contrato transfere-se ao credor ou fiduciário o domínio resolúvel da coisa alienada e a posse indireta do bem dado em garantia, tornando-se o alienante ou devedor em mero possuidor direto e, por força da lei, depositário do bem alienado. A alienação fiduciária é então uma cláusula que garante a adimplência de um contrato, com a alienação por parte do devedor de um bem a fim de assegurar o pagamento do débito, retornando o bem ao seu patrimônio com o cumprimento do contrato pelo adimplemento. Apesar de fazer lei entre as partes imediatamente, a oposição do contrato de alienação fiduciária contra terceiros depende, em princípio, de registro do referido contrato no Cartório de Registro de Títulos e Documentos tanto do Credor Fiduciário como do Devedor Fiduciante (Lei 6.015/73 artigos 19 e 130), sendo essa característica bastante marcante do instituto, especialmente diante da constatação do pouco respeito a tal procedimento. Importante verificar que não é qualquer instituição capaz de realizar contrato garantido por cláusula de Alienação Fiduciária, tendo sido autorizado pela Lei 4.728/65 somente as sociedades de crédito, financiamento e investimento autorizados pelo Banco Central do Brasil, haja vista que esse próprio texto legislativo foi editado com o propósito de disciplinar o mercado de capitais no tocante às empresas de concessão de crédito direto ao consumidor. No entanto, com a entrada em vigor do Decreto nº /72, que disciplina a atuação das adiminstradoras de consórcios de bens móveis duráveis, foi estendida a possibilidade de se realizar contrato garantido pelo instituto da Alienação Fiduciária, possibilitando o uso desse instituto por tais administradoras.

18 18 Essa medida se justifica até mesmo pela própria atuação das administradoras de consórcios na economia, vez que se constituem em importante forma de aquisição de bens pelos consumidores em geral. Característica importante dos contratos garantidos pelo instituto da Alienação Fiduciária é o fato de que não é possível a fixação de cláusula de pacto comissório, que é aquela que dá ao credor o poder de avocar para si coisa dada em garantia face ao não pagamento do preço pelo comprador. Tal imposição, resultado que é do 7º do art. 66 da Lei 7.728/65, obriga o credor a vender o bem para que haja a restituição do valor do débito, tendo sido ratificado pela redação do Decreto-Lei 911/69 em seu artigo 1º, 6º. Tal vedação, inerente também a outros institutos de garantia real como penhor, anticrese e hipoteca, acaba no caso concreto trazendo duas situações bastante distintas, que é aquela referente ao contrato inadimplido no início das prestações sucessivas e aquela em que o inadimplemento é verificado ao final. Isso porque, no primeiro caso a venda do objeto não chega a cobrir, muitas vezes, sequer metade do valor devido, ao passo que no segundo, quando o inadimplemento se verifica no final, ao menos o contrato fica quitado, podendo até sobrar crédito ao devedor. Assim, a proibição de pacto comissório pode ser interpretada positivamente ou negativamente dependendo de que lado se analise a questão, bem como do momento em que se verifica a inadimplência, apesar de dificilmente a instituição financeira ficar com prejuízo, especialmente diante da taxa de juros aplicada, quase sempre exorbitante. Questão bastante controvertida é relacionada com os bens que poderiam ser objeto de pacto garantido por cláusula de alienação fiduciária. Em princípio somente poderia ser objeto aquele que se visa adquirir com o financiamento, haja vista a própria natureza do instituto, contudo, posteriormente foi emanado pelo STJ entendimento diverso, no sentido de ser possível cláusula de alienação fiduciária garantida por bem de propriedade do fiduciante (súmula 28).

19 19 Tal interpretação parece condizer mais com a intenção do instituto hoje, que visa não só facilitar a aquisição de bens, mas prioritariamente conceder crédito, tendo como objetivo secundário que referido crédito seja obtido para que seja adquirido o próprio bem objeto. São requisitos subjetivos da alienação fiduciária o fato de qualquer pessoa física ou jurídica de direito privado ou público poder alienar segundo se observa do art. 22 da Lei 9.514/97 e do art. 5º do Decreto-Lei 911/69, desde que detenham capacidade para os atos da vida civil e capacidade de disposição. Como requisito objetivo tem-se o objeto da alienação, que poderá ser bem móvel infungível, bem imóvel, direitos reais e direito sobre coisas materiais. Os requisitos formais são aqueles previstos na legislação, destacando-se a necessidade de instrumento escrito, segundo art. 66 1º e 4º da Lei 4.728/65 e se for bem imóvel a escritura pública transcrita no Registro de Imóveis, segundo o que dispõe a Lei 9.514/97 e Lei 6.015/73, arts. 167, I e 35. De acordo com as características da alienação fiduciária, verifica-se como principais direitos do fiduciante a permanência com a posse direta do bem objeto do pacto, a restituição de todos os direitos sobre o bem após a adimplência do débito, bem como poder reivindicar a coisa em caso de resistência por parte do fiduciário. Tem ainda o devedor fiduciante o direito de receber eventual saldo da venda do objeto se o perder por força de inadimplemento, além de poder purgar a mora em caso de já ter pago mais de 40% do valor financiado. Pode ainda intentar ação de consignação em pagamento em caso de recusa do credor em receber o valor devido. Em contra-partida tem o devedor fiduciante diversas obrigações, destacandose a de manter e conservar o bem alienado, deixar que o credor verifique o estado do objeto, devolvendo-o em caso de inadimplência a além de permanecer na condição de devedor da obrigação no caso de o resultado da venda não alcançar o valor do financiamento. Já o credor fiduciário tem diversos direitos, destacando-se o direito de propriedade sobre o objeto assim como a posse indireta sobre o mesmo, reivindicar o

20 20 bem em caso de inadimplência, mover ação de depósito, defender o bem por meio de embargos de terceiros, propor ação de busca e apreensão e possessória. Tem ainda o fiduciário o direito de considerar toda a dívida vencida em caso de inadimplência de uma das prestações, pedir reintegração de posse e de obter a restituição do bem em caso de insolvência do fiduciante. São, contudo, obrigações do credor fiduciário a de conceder o financiamento, empréstimo ou entrega do bem a que se obrigou, permitir o uso do objeto por parte do devedor fiduciante, restituir o domínio do bem assim que for quitada a dívida, entregar o saldo da venda do bem ao devedor, em havendo, e ressarcir perdas e danos quando se negar a receber os pagamentos. Por derradeiro, quanto aos caracteres da alienação fiduciária verifica-se que a sua extinção pode ocorrer com a cessação da obrigação originária, perecimento do objeto, renúncia do credor, adjudicação (somente judicial), remição, arrematação ou venda extrajudicial, desapropriação e implemento de condição resolutiva. Verifica-se pelas características acima que com a introdução do instituto da Alienação Fiduciária no ordenamento jurídico brasileiro não teve o legislador somente a intenção de criar mais um negócio jurídico, mas com certeza, pelos específicos regramentos cabíveis a esse instituto, buscou-se dar maior agilidade e segurança a esse importante meio de aquisição de bens e conseqüentemente de circulação de riquezas, que em muitos casos é a única forma para realização de negócio envolvendo fornecedor e consumidor A Ação de Busca e Apreensão e Seu Procedimento De pouca valia teria a instituição no direito pátrio do instituto da alienação fiduciária em garantia, se não houvesse efetiva disposição acerca da resolução do contrato, especialmente em caso de inadimplência do devedor. Ora, se justamente para disponibilizar crédito de forma mais eficiente e ao mesmo tempo permitir a recuperação de referido crédito em caso de inadimplência do devedor é que foi criado o instituto da alienação fiduciária, não faria sentido a sua

21 21 existência se a lei não estabelece em procedimento eficiente de recuperação de crédito em face de inadimplência do devedor. Há que ser lembrado que a possibilidade de recuperação do crédito se torna bastante atrativa para o credor, que estando garantido de forma mais efetiva acaba tendo mais um atrativo para a disponibilização de crédito através de cláusula de alienação fiduciária, sabidamente menos oneroso do que aquele garantido de forma pessoal. Para facilitar a empreitada de recuperação do crédito, em caso de inadimplência do devedor foi colocado à disposição do credor fiduciário ação para a execução do contrato, que inicialmente foi interpretada de diversas formas, posto que o parágrafo 2º do artigo 66 da Lei 728/65 não dispunha de uma redação clara. Havia quem interpretasse como sendo ação reintegratória, outros viam a ação cabível para a recuperação do crédito como sendo a reivindicatória, tendo interpretações favoráveis até para a ação de imissão de posse. Tais dúvidas restaram definitivamente dirimidas com a entrada em vigor das alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 911/69, que instituiu a ação de busca e apreensão no ordenamento jurídico pátrio, prevendo expressamente o procedimento a ser tomado em caso de inadimplemento dos contratos garantidos por cláusula de alienação fiduciária. Dispôs o referido Decreto-Lei, em seu artigo 3º, que poderá o proprietário fiduciário requerer contra o devedor a busca e apreensão do bem alienado fiduciariamente, requerimento este que será deferido liminarmente, desde que comprovada a mora ou o inadimplemento do devedor. A mora decorrerá do vencimento do prazo para o pagamento, que se comprovará através de notificação, a ser entregue por intermédio de Cartório de Títulos e Documentos ou pelo simples protesto do título. Característica importante da Ação de Busca e Apreensão é o chamado direito de seqüela, que nesse caso é a possibilidade de o credor apreender o objeto do contrato mesmo que se encontre na posse de terceiros, conquanto que o referido

22 22 contrato esteja registrado em Cartório de Títulos e Documentos, conforme a redação expressa do 1º do art. 66 da Lei 4.728/65 que segue abaixo: 1º. A alienação fiduciária somente se prova por escrito e seu instrumento, público ou particular, qualquer que seja o seu valor, será obrigatoriamente arquivado, por cópia ou microfilme, no Registro de Títulos e Documentos do domicílio do credor, sob pena de não valer contra terceiros, e conterá, além de outros dados, os seguintes: a) o total da dívida ou sua estimativa; b) o local e a data do pagamento; c) a taxa de juros, as comissões cuja cobrança for permitida e, eventualmente, a cláusula penal e a estipulação de correção monetária, com indicação dos índices aplicáveis; d) a descrição do bem objeto da alienação fiduciária e os elementos indispensáveis à sua identificação. A ação de busca e apreensão prevista no Decreto-Lei 911/69 não tem caráter preparatório, ou seja, não depende de qualquer ação posterior, ao contrário do que ocorre com as chamadas ações de busca e apreensão normalmente, que se enquadram no procedimento cautelar. Tal disposição é expressa no texto do 6º do art. 3º do Decreto-Lei 911/69, que dispõe que A busca e apreensão prevista no presente artigo constitui processo autônomo e independente de qualquer procedimento posterior. O procedimento cautelar comum tem pressupostos específicos como o periculum in mora e o fumus boni iuris, que se traduzem na possibilidade de risco ao direito pretendido em caso de demora no provimento judicial, além de efetiva verossimilhança do pleito, que presentes exigem a concessão inquestionável da tutela pretendida. Já a busca e apreensão prevista no referido decreto-lei é sem dúvidas menos burocrática, tendo como requisito apenas a comprovação inequívoca da mora, o que inegavelmente a torna mais fácil de ser concedida. Tal procedimento é resultado da preocupação do legislador em dar maiores garantias ao credor fiduciário, que poderá requerer a tutela jurisdicional de forma muito mais efetiva.

23 23 Assim, conclui-se que a busca e apreensão de bem objeto de contrato garantido por cláusula de alienação fiduciária trata-se na verdade de processo absolutamente desvinculado a qualquer outro, tendo disciplina jurídica própria. Veja-se que a sentença de mérito nessa ação de busca e apreensão já basta, em princípio, para consolidar a propriedade do bem objeto do contrato ao credor, sem necessidade de qualquer outro provimento judicial, o que torna muito mais efetiva a prestação jurisdicional sob o aspecto da necessidade de recuperação do crédito inadimplido. Há que se destacar que em não havendo nesse caso o pacto comissório, que é a possibilidade de avocação do bem pelo credor para saldar a dívida, e em prevendo a legislação a venda do bem para a satisfação do crédito, pode acontecer que o resultado da venda judicial não alcance o valor da dívida, especialmente para a inadimplência que acontece no início do contrato. devedor. Em referida situação é fato que poderá o credor cobrar a diferença do Pois bem, sob esse segundo débito efetivamente não há garantia real, posto que aquela que havia já foi vendida para assegurar o débito principal. E nesse ponto não há que se falar em renúncia a eventual garantia fidejussória, sendo certo que desde que se dê ciência ao fiador que se procederá a alienação do bem, poderá esse efetuar o pagamento, se sub-rogando na garantia real. Portanto, sendo ineficaz a garantia real, posto que insuficiente, é fato que o credor poderá utilizar-se das demais garantias, ainda que tiver preterido a fidejussória em face da real. Há que se notar nesse ponto haver corrente bastante forte no sentido de não ser possível a utilização da garantia fidejussória quando já utilizada a real, a qual limitase apenas a cita-la, posto que não é objeto do presente. A ação de busca e apreensão para a execução de contrato garantido com cláusula de alienação fiduciária, conforme já explanado, teve sua inserção definitiva no direito pátrio com a entrada em vigor do Decreto-Lei 911/69, momento a partir do qual

24 24 houve a definitiva resolução da celeuma em torno qual processo estava à disposição do credor fiduciário para o caso de inadimplência do devedor. Com um procedimento muito célere em comparação com a maioria dos procedimentos judiciais conhecidos, verifica-se na ação de busca e apreensão sob comento uma efetiva proteção à recuperação do crédito, posto que dispõe o credor de um meio bastante efetivo de obter definitivamente a propriedade do bem. E os requisitos para se obter a busca e apreensão do bem são restritos, devendo primeiramente o credor comprovar a mora do devedor. Segundo a redação do art. 2º do Decreto-Lei 911/69 em seu 2º, A mora decorrerá do simples vencimento do prazo para pagamento o poderá ser comprovada por carta registrada expedida por intermédio de Cartório de Títulos e Documentos ou pelo protesto do título, a critério do credor. Veja-se que o texto legislativo não faz maiores restrições à comprovação da mora, para a qual bastará simples carta registrada por Cartório ou simplesmente o protesto. No entanto, a comprovação da mora é imprescindível para a ação do busca e apreensão, havendo entendimento emanado do Superior Tribunal de Justiça nesse sentido, expresso que está no texto da súmula 72, em que se constata que A comprovação da mora é imprescindível à busca e apreensão do bem alienado fiduciariamente. E tal imposição legal é plenamente justificável, uma vez que efetivamente a mora e/ou inadimplemento das obrigações assumidas dão ao credor o direito de considerar totalmente vencido o contrato. Assim, há que se considerar salutar a necessidade de comprovação da mora de forma eficiente. Ponto importantíssimo a ser destacado é o mandamento normativo no sentido de obrigatoriamente a busca e apreensão ora referida ser concedida liminarmente.

25 25 Primeiramente no tocante à liminar da Ação de Busca e Apreensão sob comento, verifica-se que a mesma não detém os mesmos requisitos daquela apresentada no processo civil comum. No processo civil depende a concessão de liminar da comprovação do fumus boni juris e do periculum in mora, que de maneira geral seria a verossimilhança do direito do requerente, bem como do perigo de que se reveste a demora na prestação jurisdicional solicitada. Já no caso da busca e apreensão prevista no artigo 3º do Decreto-Lei 911/69, verifica-se que sequer essas restrições são feitas, devendo o magistrado conceder o pleito após simples análise da mora ou inadimplemento. O destaque vai para o fato de que deve o juiz conceder, não se permitindo qualquer outra análise. Comprovada a mora defere-se a busca e apreensão. Há que se perceber, que em ambos os casos, seja o do Decreto-Lei 911/69, seja os previstos para as demais liminares faz o magistrado um juízo precário da causa, deferindo-a sem audiência da parte contrária. Contudo, o procedimento previsto para a inadimplência do contrato garantido com cláusula de alienação fiduciária é ainda muito mais célere. Significa que, efetivamente, não há por parte do julgador um juízo profundo sobre a causa, bastando verificar-se os critérios objetivos estabelecidos pela lei, que na prática se resumem à comprovação da mora, suficiente que é para deflagrar a concessão da liminar. Uma simples análise do texto contido no caput do art. 3º do Decreto-lei 911/69 pode indicar nesse ponto uma ofensa ao princípio do contraditório e da ampla defesa, o que, no entanto, não é o caso. O fato de ser a medida concedida liminarmente, em juízo de cognição sumária e inaudita altera pars não atenta de forma alguma contra qualquer princípio de direito, quer na esfera constitucional, quer na esfera infraconstitucional.

26 26 Ora, é da própria essência do direito prever procedimentos judiciais mais eficazes para se elidir a demora processual, fato público e notório no poder judiciário brasileiro. Aliás, referida demora poderia tornar absolutamente inviável a adoção de contrato garantido por cláusula de alienação fiduciária, uma vez que o crédito é posto à disposição do devedor imediatamente, verificando-se razoável prejuízo ao credor a inadimplência. Assim, não é no caput do artigo 3º que se encontra qualquer possibilidade de ofensa ao princípio de contraditório e ampla defesa, mas sim no 2º, conforme se verá adiante no momento oportuno. Continuando o entendimento acerca do procedimento adotado pelo Decretolei 911/69 para a ação de busca e apreensão, segundo o 1º do art. 3º, após despachada a inicial e executada a liminar, será citado o réu para, em três dias apresentar contestação ou, se já tiver pago 40 % do valor financiado, requerer a purgação da mora. Novamente merece destaque a celeridade do procedimento adotado, especialmente quando se verifica dois aspectos. O primeiro é a possibilidade de defesa apenas após executada a medida liminar, ou seja, a busca e apreensão. Apesar de se verificar diversos atos, quais sejam, busca, apreensão, citação e defesa, devido a imediatabilidade com que os dois primeiros acontecem, praticamente ao mesmo tempo, verifica-se efetivamente a celeridade processual. É bastante notório o fato de que a forma como se procede de acordo com o texto do 1º do Decreto-Lei 911/69 é bastante favorável ao credor, que antes de qualquer manifestação do devedor já se vê na posse do bem em discussão. A partir da busca e apreensão já sente o devedor os efeitos do procedimento previsto na lei, vez não ser mais possível a utilização do bem antes mesmo de produzir qualquer defesa, para o qual reserva a lei o momento adequado.

27 27 Vale ressaltar ainda a possibilidade de o devedor purgar a mora em caso de já haver pago 40% do valor financiado, situação bastante debatida na jurisprudência. Ocorre que a purgação da mora, segundo o Decreto-Lei 911/69, poder ser realizada somente quando pago 40% do valor financiado, contudo, a doutrina e jurisprudência apontam para a possibilidade de a purgação ocorrer quando pago quantia menor, o que não vem ao caso no presente, sendo aludido apenas a título de ilustração. Chama a atenção a necessidade de ter que optar o devedor entre contestar, com as limitações que se verá adiante, ou então purgar a mora, não permitindo o texto legal a utilização de ambos os institutos. Mas é no 2º do artigo art. 3º que se encontra verdadeiramente o problema a que se propõe o presente. Isso porque o referido texto legal prevê que Na contestação só se poderá alegar o pagamento do débito vencido ou o cumprimento das obrigações contratuais. É nesse momento que se verifica uma séria limitação ao direito do suposto devedor, vez que suas possibilidades de defesa ficam adstritas a elementos cuja efetividade pode ser nenhuma, dependendo do caso concreto. Há uma série de possibilidades de defesa a justificar a eventual inadimplência do devedor, mas que estão impossibilitados de serem demonstrados pelo texto da lei. Contudo, por se tratar de tema central do presente, limita-se a fazer referência ao mesmo, que será abordado em momento oportuno. Continuando a análise do procedimento adotado para a busca e apreensão prevista para a recuperação do crédito em caso de inadimplência por parte do devedor, verifica-se o que ocorrerá acaso opte o mesmo por purgar a mora. A faculdade de purgação da mora é prevista no parágrafo 1º do art. 3º, mas encontra no 3º sua disciplina, onde expressamente se encontra a seguinte redação: 3º. Requerida a purgação da mora tempestivamente, o juiz marcará data para o pagamento, que deverá ser feito em prazo não superior a dez dias,

28 28 remetendo, outrossim, os autos ao contador para cálculo do débito existente, na forma do artigo 2º e seu 1º. Pela redação do texto legal fica evidente a necessidade de cumprimento do prazo para a purgação da mora, que no caso é de 3 (três) dias, mesmo prazo dado para a contestação. Deve, portanto, o Requerido optar por purgar a mora ou por contestar, sendo que na escolha por um dos procedimentos preclui o outro. Novamente salienta o texto legal a divisão de atos determinada pela lei, mas que contudo, não compromete a celeridade processual. Isso porque, o juiz marcará data para o pagamento, que deverá ser efetuado em dez dias, conforme cálculos realizados pela contadoria. É claro que conhecendo um pouco a realidade do Brasil, não é necessário tanto esforço para se perceber que o prazo apontado legalmente dificilmente vai ser cumprido, haja vista o excesso de processos que passam também pela contadoria judicial. Mas de qualquer forma, no papel, tudo deve ocorrer em 10 (dez) dias. Vale destacar também, que o débito a ser apontado pela contadoria deve ser acrescido de taxas, cláusula penal e correção monetária, quando expressamente convencionados pelas partes. Convém salientar nesse momento, é a ausência de previsão no texto legislativo, de intimação da parte. Verifica-se do texto que o Réu requererá a purgação, o juiz verificará os requisitos e deferirá ou não. Após, em caso positivo o despacho judicial, serão os autos remetidos para a contadoria para a realização dos cálculos, sobre os quais em tese não caberia qualquer intimação. Contudo, cuidado deve-se ter ao observar a redação do referido decreto-lei, posto que medida mais salutar parece se inclinar no sentido de dar-se vistas às partes sobre os cálculos apresentados, bem como até sobre o pedido de purgação da mora, que na prática muitas vezes já vem acompanhado até de cálculos pelo devedor, que antevê o que entende devido.

29 29 Aliás, entendimento jurisprudencial bastante forte se inclina no sentido de que para nos cálculos de purgação da mora devem estar incluídos os honorários, o que não está previsto no Decreto-lei 911/69, já indicando a necessidade de intimação da parte, em que pese o fato da demora desse ato tornar o próprio calculo inócuo, pois poderá estar completamente desatualizado quando da ciência da parte. Por derradeiro nesse ponto, é fato que os dois atos possíveis, quais sejam, contestar ou purgar a mora tratam-se de atos alternativos, em que a consumação de um implica na imediata preclusão do outro. No parágrafo 4º do art. 3º do referido decreto-lei já se verifica a previsão para o caso de ausência de purgação da mora e contestada ou não a ação, em que o juiz dará a sentença em 5 (cinco) dias após o prazo para a defesa. Novamente o destaque é a celeridade do procedimento, verificado pelo prazo que tem o juiz para a prolação da sentença, que é de 5 (cinco) dias. O parágrafo 5º do art. 3º, por tamanha curiosidade que desperta também será transcrito para posteriormente ser comentado, Esse é o seu texto: 5º. A sentença, de que cabe apelação, apenas, no efeito devolutivo, não impedirá a venda extrajudicial do bem alienado fiduciariamente e consolidará a propriedade e a posse plena e exclusiva nas mãos do proprietário fiduciário. Preferida pelo credor a venda judicial, aplicar-se-á o disposto nos artigos a do Código de Processo Civil. (Redação dada pela Lei nº 6.014, de ) A intenção do legislador da época era tamanha em defender os interesses do credor, que sequer previu a possibilidade de a ação ser indeferida, fazendo referência somente à procedência da ação. Veja-se que há matérias a serem alegadas em defesa, as quais, em matéria de sentença passaram desapercebidas, conforme comentários a serem realizados no momento oportuno. Da sentença, como não poderia deixar de ser, caberá apelação, contudo, apenas no efeito devolutivo, ou seja, o bem não é devolvido ao devedor, tão pouco é

30 30 limitado o poder do credor sobre o objeto, cuja propriedade e posse plena são deferidos. Nesse contexto fica o credor autorizado a vender o bem, o que se torna muito temerário, tendo em vista as diversas dificuldades que encontrará o devedor para reavê-lo em caso de reversão da decisão posteriormente, uma vez que há possibilidade de recurso. Ponto bastante polêmico no que tange ao procedimento previsto no Decreto- Lei 911/69 diz respeito à possibilidade de se converter o procedimento inicialmente previsto para a ação de busca e apreensão. seguinte redação: Tal previsão é esculpida no 4º do artigo 3º do referido decreto, que tem a Art. 4º. Se o bem alienado fiduciariamente não for encontrado ou não se achar na posse do devedor, o credor poderá requerer a conversão do pedido de busca e apreensão, nos mesmos autos, em ação de depósito, na forma prevista no Capítulo II, do Título I, do Livro IV, do Código de Processo Civil. (Redação dada pela Lei nº 6.071, de ) O texto legal sob comento encontra diversas interpretações, havendo favoráveis à conversão, interpretando como recepcionada pela vigente constituição federal, bem como desfavoráveis, contudo, vale somente o registro das duas correntes, posto que não é objeto específico do presente. Destaque importante merece o art. 5º do Decreto-lei 911/69, em que se contra disposição expressa acerca da possibilidade de ação executiva, e até de ação com o mesmo procedimento daquelas de executivo fiscal. Nesse caso, ao invés da prisão do devedor, que nenhum efeito sob o ponto de vista financeiro teria se realmente tivesse sido extraviado o bem, optaria o credor pela via executiva, mais propensa à recuperação do crédito posto à disposição do devedor. Destaca-se também, que não se aplicam aos casos submetidos ao procedimento sob comento as disposições do Código de Processo Civil contidas no artigo 649 incisos VI e VIII. Na prática significa que até os instrumentos necessários e

DO EQUIVALENTE EM DINHEIRO ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA NAS AÇÕES DE DEPÓSITO EM CONTRATOS DE. ROGERIO DE OLIVEIRA SOUZA Juiz de Direito TJ/RJ

DO EQUIVALENTE EM DINHEIRO ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA NAS AÇÕES DE DEPÓSITO EM CONTRATOS DE. ROGERIO DE OLIVEIRA SOUZA Juiz de Direito TJ/RJ DO EQUIVALENTE EM DINHEIRO NAS AÇÕES DE DEPÓSITO EM CONTRATOS DE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA ROGERIO DE OLIVEIRA SOUZA Juiz de Direito TJ/RJ O Decreto-Lei 911, de 01.10.1969, deu nova redação ao art. 66 da Lei

Leia mais

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C JUIZADO ESPECIAL (PROCESSO ELETRÔNICO) Nº201070510020004/PR RELATORA : Juíza Andréia Castro Dias RECORRENTE : LAURO GOMES GARCIA RECORRIDO : UNIÃO FAZENDA NACIONAL V O T O Dispensado o relatório, nos termos

Leia mais

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador LUIZ HENRIQUE

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador LUIZ HENRIQUE PARECER Nº, DE 2011 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 244, de 2011, do Senador Armando Monteiro, que acrescenta os arts. 15-A, 15-B e 15-C à Lei nº 6.830, de 22 de

Leia mais

AULA 12. Produtos e Serviços Financeiros VI

AULA 12. Produtos e Serviços Financeiros VI AULA 12 Produtos e Serviços Financeiros VI Operações Acessórias e Serviços As operações acessórias e serviços são operações de caráter complementar, vinculadas ao atendimento de particulares, do governo,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Compra e venda com reserva de domínio Raquel Abdo El Assad * Através da compra e venda com reserva de domínio, não se transfere a plena propriedade da coisa ao comprador, pois ao

Leia mais

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS 1. Quanto à fonte: a) Alimentos legais: fixados pela lei, fundamentados no direito de família, decorrentes do casamento, ou união estável ou da relação de parentesco

Leia mais

Breves Considerações sobre o Superendividamento

Breves Considerações sobre o Superendividamento 116 Breves Considerações sobre o Superendividamento Luiz Eduardo de Castro Neves 1 O empréstimo de valores é realizado com a cobrança de juros, de forma a permitir uma remuneração pelo valor emprestado.

Leia mais

Lei 11.795/08 A NOVA LEI DE CONSÓRCIOS. Juliana Pereira Soares

Lei 11.795/08 A NOVA LEI DE CONSÓRCIOS. Juliana Pereira Soares Lei 11.795/08 A NOVA LEI DE CONSÓRCIOS Art. 2º da Lei 11.795/08: Consórcio é a reunião de pessoas naturais e jurídicas em grupo, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, promovida

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010. RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010. Dispõe sobre a divulgação de dados processuais eletrônicos na rede mundial de computadores, expedição de certidões judiciais e dá outras providências. O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

O MERCADO DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO, A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA E O REGISTRO DE IMÓVEIS. Francisco José Rezende dos Santos

O MERCADO DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO, A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA E O REGISTRO DE IMÓVEIS. Francisco José Rezende dos Santos O MERCADO DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO, A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA E O REGISTRO DE IMÓVEIS O que é a propriedade fiduciária? A propriedade fiduciária decorre de um negócio jurídico, denominado alienação fiduciária,

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS SEGURO GARANTIA CIRCULAR SUSEP 232/03. Processo SUSEP nº 10.003.017/01-08

CONDIÇÕES GERAIS SEGURO GARANTIA CIRCULAR SUSEP 232/03. Processo SUSEP nº 10.003.017/01-08 CONDIÇÕES GERAIS SEGURO GARANTIA CIRCULAR SUSEP 232/03 Processo SUSEP nº 10.003.017/01-08 Cláusula 1ª - OBJETO Este seguro garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo Tomador no contrato principal,

Leia mais

COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO. PROJETO DE LEI N o 637, DE 2011 I - RELATÓRIO

COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO. PROJETO DE LEI N o 637, DE 2011 I - RELATÓRIO COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO PROJETO DE LEI N o 637, DE 2011 Altera a Lei nº 6.830, de 22 de setembro de 1980, para incluir o segurogarantia dentre os instrumentos de garantia nas ações de execução

Leia mais

OAB XIV EXAME PROVA BRANCA. Comentário às questões de Direito Empresarial

OAB XIV EXAME PROVA BRANCA. Comentário às questões de Direito Empresarial OAB XIV EXAME PROVA BRANCA Comentário às questões de Direito Empresarial A prova, no geral, foi bem elaborada e não admite recursos. Critica-se apenas a questão 49, pela inclusão da duplicata cartularizada,

Leia mais

PARECER N.º 81/CITE/2012

PARECER N.º 81/CITE/2012 PARECER N.º 81/CITE/2012 Assunto: Parecer prévio à intenção de recusa de autorização de trabalho em regime de horário flexível a trabalhadora com responsabilidades familiares, nos termos do n.º 5 do artigo

Leia mais

DECRETO N 28.265, DE 05 DE JUNHO DE 2006

DECRETO N 28.265, DE 05 DE JUNHO DE 2006 DECRETO N 28.265, DE 05 DE JUNHO DE 2006 05/06/2006 * Publicado no DOE em 08/06/2006. Regulamenta a Lei nº 13.707, de 7 de dezembro de 2005, que trata da compensação de crédito tributário com precatórios

Leia mais

Efeitos da sucessão no Direito Tributário. Os efeitos da sucessão estão regulados no art. 133 do CTN nos seguintes termos:

Efeitos da sucessão no Direito Tributário. Os efeitos da sucessão estão regulados no art. 133 do CTN nos seguintes termos: Efeitos da sucessão no Direito Tributário Kiyoshi Harada Os efeitos da sucessão estão regulados no art. 133 do CTN nos seguintes termos: Art. 133. A pessoa natural ou jurídica de direito privado que adquirir

Leia mais

MENSALIDADES ESCOLARES

MENSALIDADES ESCOLARES MENSALIDADES ESCOLARES O aumento das mensalidades escolares deve obedecer a algum parâmetro legal? O assunto mensalidades escolares é regulado pela Lei 9870, de 23 de novembro de 1999. Esta Lei, dentre

Leia mais

RESOLUÇÃO AGE Nº 279, DE 6 DE OUTUBRO DE 2011. (Texto Consolidado)

RESOLUÇÃO AGE Nº 279, DE 6 DE OUTUBRO DE 2011. (Texto Consolidado) RESOLUÇÃO AGE Nº 279, DE 6 DE OUTUBRO DE 2011. (Texto Consolidado) Regulamenta o oferecimento e a aceitação de seguro garantia e da carta de fiança no âmbito da Advocacia Geral do Estado - AGE. O ADVOGADO-GERAL

Leia mais

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ Execuções para entrega de coisa, das obrigações de fazer e insolvência civil Sumário Execução para entrega de coisa, características, modalidades e fundamentação legal Execução para entrega de coisa certa:

Leia mais

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador ANTONIO CARLOS JÚNIOR I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador ANTONIO CARLOS JÚNIOR I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2010 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 57, de 2007 (PL 4760, de 2005, na origem), que altera o art. 3º da Lei nº 8.100, de 5 de dezembro de 1990, para

Leia mais

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Empresarial II Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Contratos Aula 18 Contratos: Teoria Geral; Classificação; Requisitos; Objetos; Elementos; Contratos em Espécie: Compra

Leia mais

1. Compra e Venda Mercantil (art. 481/504 CC) 1. Origem histórica da compra e venda

1. Compra e Venda Mercantil (art. 481/504 CC) 1. Origem histórica da compra e venda 1. Compra e Venda Mercantil (art. 481/504 CC) 1. Origem histórica da compra e venda A compra e venda é o mais importante de todos os contratos, tendo em vista que é pela compra e venda que se dá a circulação

Leia mais

autoridade consular brasileira competente, quando homologação de sentença estrangeira: (...) IV - estar autenticada pelo cônsul brasileiro e

autoridade consular brasileira competente, quando homologação de sentença estrangeira: (...) IV - estar autenticada pelo cônsul brasileiro e COMPARATIVO ENTRE A RESOLUÇÃO N. 9 E A EMENDA REGIMENTAL N. 18 DO STJ EMENDA REGIMENTAL N. 18 (2014) RESOLUÇÃO N. 9 (2005) Art. 1º O Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça passa a vigorar acrescido

Leia mais

EMPRÉSTIMO. 1. Referência legal do assunto. Arts. 579 a 592 do CC. 2. Conceito de empréstimo

EMPRÉSTIMO. 1. Referência legal do assunto. Arts. 579 a 592 do CC. 2. Conceito de empréstimo 1. Referência legal do assunto Arts. 579 a 592 do CC. 2. Conceito de empréstimo EMPRÉSTIMO Negócio jurídico pelo qual uma pessoa entrega uma coisa a outra, de forma gratuita, obrigando-se esta a devolver

Leia mais

Em regra, todos os créditos podem ser cedidos (art. 286 CC) a) Créditos de natureza personalíssima;

Em regra, todos os créditos podem ser cedidos (art. 286 CC) a) Créditos de natureza personalíssima; Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Direito Civil / Aula 11 Professor: Rafael da Mota Mendonça Conteúdo: V- Transmissão das Obrigações: 1. Cessão de Crédito. V - Transmissão das Obrigações: 1. CESSÃO

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTE DO PLANO DE BENEFICIO CEBPREV.

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTE DO PLANO DE BENEFICIO CEBPREV. REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO A PARTICIPANTE DO PLANO DE BENEFICIO CEBPREV. Sumário Capítulo I Da finalidade...1 Capítulo II - Dos contratantes...1 Capítulo III - Dos limites individuais...2 Capítulo IV -

Leia mais

DO CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS. Curso de Técnico em Transações Imobiliárias Curso Total

DO CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS. Curso de Técnico em Transações Imobiliárias Curso Total DO CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS Curso de Técnico em Transações Imobiliárias Curso Total DO CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS. FINALIDADE. DOS TÍTULOS REGISTRÁVEIS: ESCRITURA

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Controle de Ponto do Trabalhador terceirizado

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Controle de Ponto do Trabalhador terceirizado Controle de Ponto do Trabalhador terceirizado 13/11/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações

Leia mais

RESPONSABILIDADE PESSOAL DOS SÓCIOS ADMINISTRADORES NOS DÉBITOS TRIBUTÁRIOS QUANDO DA DISSOLUÇÃO IRREGULAR DA SOCIEDADE

RESPONSABILIDADE PESSOAL DOS SÓCIOS ADMINISTRADORES NOS DÉBITOS TRIBUTÁRIOS QUANDO DA DISSOLUÇÃO IRREGULAR DA SOCIEDADE compilações doutrinais RESPONSABILIDADE PESSOAL DOS SÓCIOS ADMINISTRADORES NOS DÉBITOS TRIBUTÁRIOS QUANDO DA DISSOLUÇÃO IRREGULAR DA SOCIEDADE Carlos Barbosa Ribeiro ADVOGADO (BRASIL) VERBOJURIDICO VERBOJURIDICO

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO PRFN 3ª REGIÃO Nº 004 de 16 de dezembro de 2009.

ORDEM DE SERVIÇO PRFN 3ª REGIÃO Nº 004 de 16 de dezembro de 2009. ORDEM DE SERVIÇO PRFN 3ª REGIÃO Nº 004 de 16 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o procedimento a ser adotado para a formalização e controle dos processos de parcelamentos de arrematação ocorrida nas hastas

Leia mais

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Renda Fixa Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Cédula de Crédito Imobiliário Instrumento que facilita a negociabilidade e a portabilidade do crédito imobiliário

Leia mais

Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Legitimidade ativa (Pessoas relacionadas no art. 103 da

Leia mais

PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS DAS ENTIDADES ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DO CAOPCAE/PR

PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS DAS ENTIDADES ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DO CAOPCAE/PR PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS DAS ENTIDADES ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DO CAOPCAE/PR 1 - A autorização para que crianças e adolescentes passem as festas de final de

Leia mais

A propositura da ação vincula apenas o autor e o juiz, pois somente com a citação é que o réu passa a integrar a relação jurídica processual.

A propositura da ação vincula apenas o autor e o juiz, pois somente com a citação é que o réu passa a integrar a relação jurídica processual. PROCESSO FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO FORMAÇÃO DO PROCESSO- ocorre com a propositura da ação. Se houver uma só vara, considera-se proposta a ação quando o juiz despacha a petição inicial; se houver

Leia mais

Unidade I CONTABILIDADE EMPRESARIAL. Prof. Amaury Aranha

Unidade I CONTABILIDADE EMPRESARIAL. Prof. Amaury Aranha Unidade I CONTABILIDADE EMPRESARIAL Prof. Amaury Aranha Sumário Unidade I Unidade I Provisão para devedores duvidosos Operações financeiras (duplicatas) Unidade II Empréstimos (pré e pós) Aplicações financeiras

Leia mais

CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA

CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA Seção I Finalidades Art. 40. As bolsas de valores devem manter Fundo de Garantia, com finalidade exclusiva de assegurar aos clientes de sociedade membro, até o limite do Fundo,

Leia mais

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA CÍVEIS FALIMENTARES, DE LIQUIDAÇÕES EXTRAJUDICIAIS, DAS FUNDAÇÕES E DO TERCEIRO SETOR

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA CÍVEIS FALIMENTARES, DE LIQUIDAÇÕES EXTRAJUDICIAIS, DAS FUNDAÇÕES E DO TERCEIRO SETOR CONSULTA N.º 12/2013 CAOP Cível OBJETO: Cumprimento de Sentença Medidas Cabíveis Para a Localização de Veículos Encontrados por meio do Sistema RENAJUD, e que se encontram na Posse de Terceiros INTERESSADA:

Leia mais

Esta proposta altera parcialmente o Plano original de recuperação judicial, apresentado em março de 2015, após negociações com credores.

Esta proposta altera parcialmente o Plano original de recuperação judicial, apresentado em março de 2015, após negociações com credores. MODIFICAÇÕES AO PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL PROPOSTAS PELOS CREDORES PARA SEREM APRESENTADAS NO PROSSEGUIMENTO DA ASSEMBLEIA GERAL DE CREDORES DESIGNADA PARA O DIA 19/11/2015 Esta proposta altera parcialmente

Leia mais

Regulamento da Carteira de Empréstimo - Antecipação do Abono Anual

Regulamento da Carteira de Empréstimo - Antecipação do Abono Anual Regulamento da Carteira de Empréstimo - Antecipação do Abono Anual Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade disciplinar o funcionamento da Carteira de Empréstimo - Antecipação do Abono Anual,

Leia mais

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO E AÇÃO DE DEPÓSITO 1 Parte I AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO 2 1) O DIREITO MATERIAL DE PAGAMENTO POR CONSIGNAÇÃO a) Significado da palavra consignação b) A consignação

Leia mais

Guia prático de procedimentos para os. Administradores de Insolvência.

Guia prático de procedimentos para os. Administradores de Insolvência. Guia prático de procedimentos para os Administradores de Insolvência. Índice Introdução 1. Requerimentos 2. Apreensão de bens 2.1. Autos de apreensão de bens 2.2. Apreensão de vencimento 2.3. Apreensão

Leia mais

Legislação e tributação comercial

Legislação e tributação comercial 6. CRÉDITO TRIBUTÁRIO 6.1 Conceito Na terminologia adotada pelo CTN, crédito tributário e obrigação tributária não se confundem. O crédito decorre da obrigação e tem a mesma natureza desta (CTN, 139).

Leia mais

Divisão de Atos Internacionais

Divisão de Atos Internacionais Divisão de Atos Internacionais Âmbito de AplicaçãoConvenção Interamericana Sobre Obrigação Alimentar (Adotada no Plenário da Quarta Conferência Especializada Interamericana sobre Direito Internacional

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE É sabido - e isso está a dispensar considerações complementares - que a pessoa jurídica tem vida distinta da dos seus sócios e administradores.

Leia mais

Rio de Janeiro, 26 de julho de 2011.

Rio de Janeiro, 26 de julho de 2011. Rio de Janeiro, 26 de julho de 2011. Ementa: Direito Administrativo e tributário. Desapropriação de imóvel urbano Responsabilidade pelo pagamento da dívida de IPTU e Compensação com o valor a ser recebido

Leia mais

Da TUTELA ANTECIPADA. Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO

Da TUTELA ANTECIPADA. Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO Da TUTELA ANTECIPADA Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO ANTECIPAÇÃO DE TUTELA - REQUISITOS Art. 273. O juiz poderá, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida

Leia mais

ESTADO DE SERGIPE PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU Secretaria Municipal de Governo LEI COMPLEMENTAR N.º 64/2003 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003

ESTADO DE SERGIPE PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU Secretaria Municipal de Governo LEI COMPLEMENTAR N.º 64/2003 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 Institui a Segunda Etapa do Programa de Recuperação de Créditos Fiscais do Município REFIS II e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE ARACAJU. Faço saber que a Câmara Municipal de Aracaju aprovou

Leia mais

CONDICIONAR A EXPEDIÇÃO DO CRLV AO PAGAMENTO DE MULTAS É LEGAL?

CONDICIONAR A EXPEDIÇÃO DO CRLV AO PAGAMENTO DE MULTAS É LEGAL? CONDICIONAR A EXPEDIÇÃO DO CRLV AO PAGAMENTO DE MULTAS É LEGAL? A matéria que pretendemos colocar em discussão neste breve estudo concerne na legalidade do condicionamento da expedição do CRLV Certificado

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO Art. 1º Este documento, doravante denominado Regulamento de Empréstimo, estabelece os direitos e as obrigações da Boticário Prev, dos Participantes e Assistidos, para a concessão

Leia mais

Questões problemáticas da Alienação Fiduciária Bem Imóvel

Questões problemáticas da Alienação Fiduciária Bem Imóvel Questões problemáticas da Alienação Fiduciária Bem Imóvel 28 de Outubro de 2011 ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS Alienação fiduciária de bens imóveis - surgiu com a edição da Lei 9.514, de 20 de novembro

Leia mais

AULA 05 SFN: GARANTIAS REAIS

AULA 05 SFN: GARANTIAS REAIS 1 2 1. Compreender Alienação Fiduciária, Penhor, Hipoteca e Anticrese 2. Conceituar e classificar as Garantias Reais 3. Entender a Alienação Fiduciária; 4. Entender o Penhor; 5. Entender a Hipoteca; 6.

Leia mais

II. Contrato Principal: o documento contratual, seus aditivos e anexos, que especificam as obrigações e direitos do segurado e do tomador.

II. Contrato Principal: o documento contratual, seus aditivos e anexos, que especificam as obrigações e direitos do segurado e do tomador. SEGURO-GARANTIA - CONDIÇÕES GERAIS Este seguro garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo tomador no contrato principal, firmado com o segurado, conforme os termos da apólice. I. Seguro-Garantia:

Leia mais

TERCEIRA TURMA RECURSAL JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ

TERCEIRA TURMA RECURSAL JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ Processo nº 200970590073909 Relatora: Juíza Federal Ana Carine Busato Daros Recorrente: Pedro Raimundo Miranda Recorrido: Instituto Nacional do Seguro Social INSS VOTO Dispensado o relatório, nos termos

Leia mais

Repercussões do novo CPC para o Direito Contratual

Repercussões do novo CPC para o Direito Contratual Repercussões do novo CPC para o Direito Contratual O NOVO CPC E O DIREITO CONTRATUAL. PRINCIPIOLOGIA CONSTITUCIONAL. REPERCUSSÕES PARA OS CONTRATOS. Art. 1 o O processo civil será ordenado, disciplinado

Leia mais

Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI

Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Diversos veículos podem ser utilizados para securitizar recebíveis imobiliários, entretanto o uso dos Certificados de Recebíveis Imobiliários -CRI- vem caminhando

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º, DE 2011

PROJETO DE LEI N.º, DE 2011 PROJETO DE LEI N.º, DE 2011 (Do Sr. Fábio Faria) Dispõe sobre a recuperação judicial do devedor pessoa física. O Congresso Nacional decreta: devedor pessoa física. Art. 1.º. Esta Lei estabelece a recuperação

Leia mais

Securitização De Créditos Imobiliários

Securitização De Créditos Imobiliários Securitização De Créditos Imobiliários Operações Imobiliárias A 1. O que é securitização de créditos imobiliários? Securitização é um processo estruturado, coordenado por uma instituição especializada

Leia mais

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade, Vigência, Eficácia e Vigor 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade Sob o ponto de vista dogmático, a validade de uma norma significa que ela está integrada ao ordenamento jurídico Ela

Leia mais

REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DO PLANO BENEFÍCIO PREV-RENDA.

REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DO PLANO BENEFÍCIO PREV-RENDA. REGULAMENTO A CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE EMPRÉSTIMO SIMPLES AOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DO PLANO BENEFÍCIO PREV-RENDA. Índice Capítulo I Da Carteira de Empréstimo Simples... 3 Capítulo II Dos Recursos

Leia mais

As implicações da Medida Provisória nº 656/2014 para o adquirente de imóvel

As implicações da Medida Provisória nº 656/2014 para o adquirente de imóvel As implicações da Medida Provisória nº 656/2014 para o adquirente de imóvel Por Roberto Santos Silveiro* Com o propósito de dar maior segurança jurídica ao adquirente de imóvel, no dia 07 de novembro deste

Leia mais

AULA 07. Herança Jacente = herança sem herdeiros notoriamente conhecidos (arts. 1819 e ss. do CC).

AULA 07. Herança Jacente = herança sem herdeiros notoriamente conhecidos (arts. 1819 e ss. do CC). 01 Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV, 8ºDIN-1 e 8º DIN-2 Data: 21/08/12 AULA 07 II - SUCESSÃO EM GERAL (Cont...) 11. Herança Jacente e Vacante (arts. 1.819 a 1.823,

Leia mais

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador BENEDITO DE LIRA I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2011. RELATOR: Senador BENEDITO DE LIRA I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2011 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 82, de 2008, que estabelece que a taxa de juros cobrada no cheque especial não pode superar a taxa cobrada em

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

TABELA DE RESPOSTA DAS QUESTÕES OBJETIVAS (questões 1 a 5) Respostas. a b c d e

TABELA DE RESPOSTA DAS QUESTÕES OBJETIVAS (questões 1 a 5) Respostas. a b c d e CURSO: Direito DISCIPLINA: Execução Trabalhista e Procedimentos Especiais DATA: 29/05/2013 PROF.: Marcelo Gerard AVALIAÇÃO - NP2 Constam desta avaliação 6 (seis) questões, no valor de um ponto cada. As

Leia mais

- Espécies. Há três espécies de novação:

- Espécies. Há três espécies de novação: REMISSÃO DE DÍVIDAS - Conceito de remissão: é o perdão da dívida. Consiste na liberalidade do credor em dispensar o devedor do cumprimento da obrigação, renunciando o seu direito ao crédito. Traz como

Leia mais

PRÁTICA CIVIL E PROCESSUAL LEGALE

PRÁTICA CIVIL E PROCESSUAL LEGALE BEM IMOVEL Art. 79. São bens imóveis o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificialmente. Art. 80. Consideram-se imóveis para os efeitos legais: I -os direitos reais sobre imóveis e as ações

Leia mais

EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA 174 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA KATYLENE COLLYER PIRES DE FIGUEIREDO¹ Inspirada na Palestra dos Professores Leonardo Marques e Monica Gusmão. Está em vigor desde janeiro a Lei nº 12.441,

Leia mais

Na prática, não há distinção entre objeção substancial e processual.

Na prática, não há distinção entre objeção substancial e processual. Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 22 Professor: Edward Carlyle Monitora: Carolina Meireles (continuação) Exceções No Direito Romano, exceção era no sentido amplo

Leia mais

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Certificado de Recebíveis Imobiliários Instrumento de captação de recursos e de investimentos no mercado imobiliário O produto O Certificado

Leia mais

ÂMBITO E FINALIDADE SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO DE VALORES MOBILIÁRIOS

ÂMBITO E FINALIDADE SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO DE VALORES MOBILIÁRIOS Dispõe sobre empréstimo de valores mobiliários por entidades de compensação e liquidação de operações com valores mobiliários, altera as Instruções CVM nºs 40, de 7 de novembro de 1984 e 310, de 9 de julho

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: 2011.0000141452 ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: 2011.0000141452 ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2011.0000141452 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 0032324-63.2011.8.26.0000, da Comarca de Atibaia, em que é agravante AMPPAI ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES

Leia mais

PORTARIA Nº 371/2009 DG. O DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO ESTADO DO PARANÁ - DETRAN/PR usando de suas competências na forma da lei e;

PORTARIA Nº 371/2009 DG. O DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO ESTADO DO PARANÁ - DETRAN/PR usando de suas competências na forma da lei e; PORTARIA Nº 371/2009 DG Estabelece o Registro Eletrônico de Contratos de Financiamento de Veículos no DETRAN/PR e dá outras providências. O DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO ESTADO DO PARANÁ

Leia mais

Excelentíssimo Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, DD. Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público:

Excelentíssimo Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, DD. Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público: Excelentíssimo Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, DD. Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público: Venho à presença de Vossa Excelência, nos termos do Regimento Interno deste Conselho, apresentar

Leia mais

Orçamento Padrão. Introdução. Objeto

Orçamento Padrão. Introdução. Objeto Introdução Objeto Orçamento Padrão Nossa base de preços foi elaborada considerando o fato de que os pedidos de registros protocolados à partir de 2007 deverão ser analisados em 3-5 anos. A definição do

Leia mais

Apresentação: Leandro Ibagy. Vitória, mar/2010

Apresentação: Leandro Ibagy. Vitória, mar/2010 Apresentação: Leandro Ibagy Vitória, mar/2010 Ao proteger excessivamente o locatário, restringindo a reprise, ninguém mais se interessava adquirir imóveis para destiná-los a locação. Nível de aquisição

Leia mais

RESUMO. Um problema que esse enfrenta nesta modalidade de obrigação é a escolha do objeto.

RESUMO. Um problema que esse enfrenta nesta modalidade de obrigação é a escolha do objeto. RESUMO I - Obrigações Alternativas São aquelas que têm objeto múltiplo, de maneira que o devedor se exonera cumprindo apenas uma delas. Nasce com objeto múltiplo. Ex.: A se obriga a pagar a B objeto X

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 127/XII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 127/XII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 127/XII Exposição de Motivos A Lei n.º 63-A/2008, de 24 de novembro, que estabelece medidas de reforço da solidez financeira das instituições de crédito no âmbito da iniciativa para

Leia mais

Teoria Geral do Processo II Matrícula: 11/0115791 Vallisney de Souza Oliveira O ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Teoria Geral do Processo II Matrícula: 11/0115791 Vallisney de Souza Oliveira O ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Aluno: Endrigo Araldi Teoria Geral do Processo II Matrícula: 11/0115791 Vallisney de Souza Oliveira O ÔNUS DA PROVA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Brasília, 30 de Maio de 2013

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO Seção de Direito Privado 31ª CÂMARA ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO Seção de Direito Privado 31ª CÂMARA ACÓRDÃO Registro: 2011.0000128338 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 9091312-94.2006.8.26.0000, da Comarca de Nova Odessa, em que é apelante BANCO BMC S/A sendo apelado MASSA FALIDA

Leia mais

EXERCÍCIOS PROF. SÉRGIO ALTENFELDER

EXERCÍCIOS PROF. SÉRGIO ALTENFELDER 1- Uma dívida no valor de R$ 60.020,54 deve ser paga em sete prestações postecipadas de R$ 10.000,00, a uma determinada taxa de juros. Considerando esta mesma taxa de juros, calcule o saldo devedor imediatamente

Leia mais

SIMULADO PFN I (Tributário e Processo Tributário) Prof. Mauro Luís Rocha Lopes Dezembro de 2015

SIMULADO PFN I (Tributário e Processo Tributário) Prof. Mauro Luís Rocha Lopes Dezembro de 2015 Simulado PFN 2015 I Prof. Mauro Luís Rocha Lopes SIMULADO PFN I (Tributário e Processo Tributário) Prof. Mauro Luís Rocha Lopes Dezembro de 2015 1ª Questão A empresa Fábrica de Caixões Morte Feliz Ltda

Leia mais

Portaria PGFN nº 164, de 27.02.2014 - DOU de 05.03.2014

Portaria PGFN nº 164, de 27.02.2014 - DOU de 05.03.2014 Portaria PGFN nº 164, de 27.02.2014 - DOU de 05.03.2014 Regulamenta o oferecimento e a aceitação do seguro garantia judicial para execução fiscal e seguro garantia parcelamento administrativo fiscal para

Leia mais

1) (OAB137) José alienou a Antônio um veículo anteriormente adquirido de Francisco. Logo depois, Antônio foi citado em ação proposta por Petrônio, na

1) (OAB137) José alienou a Antônio um veículo anteriormente adquirido de Francisco. Logo depois, Antônio foi citado em ação proposta por Petrônio, na 1) (OAB137) José alienou a Antônio um veículo anteriormente adquirido de Francisco. Logo depois, Antônio foi citado em ação proposta por Petrônio, na qual este reivindicava a propriedade do veículo adquirido

Leia mais

Abrangência: Esse programa abrange:

Abrangência: Esse programa abrange: Condições a serem observadas para adesão ao programa de recuperação fiscal que concede condições especiais para o pagamento à vista e o parcelamento de débitos de qualquer natureza (Portaria Conjunta PGFN/RFB

Leia mais

PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015.

PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015. PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015. Aprova a Instrução Normativa nº 06, de 31 de agosto de 2015, que regulamenta os trâmites administrativos dos Contratos no âmbito do Conselho de Arquitetura

Leia mais

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação:

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação: O NOVO AGRAVO CONTRA DESPACHO DENEGATÓRIO DE RECURSO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL 2011-06-15 Alexandre Poletti A Lei nº 12.322/2010, que alterou os artigos 544 e 545 do CPC, acabou com o tão conhecido e utilizado

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA. Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional PORTARIA PGFN Nº 79, DE 03 FEVEREIRO DE 2014

MINISTÉRIO DA FAZENDA. Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional PORTARIA PGFN Nº 79, DE 03 FEVEREIRO DE 2014 MINISTÉRIO DA FAZENDA PUBLICADO NO DOU DE 06/02 SEÇÃO 1, PÁG. 53 Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional PORTARIA PGFN Nº 79, DE 03 FEVEREIRO DE 2014 Disciplina o parcelamento do valor correspondente à

Leia mais

Caderno de apoio Master MASTER /// JURIS

Caderno de apoio Master MASTER /// JURIS Turma e Ano: Flex B ( 2014 ) Matéria/Aula : Direito Empresarial - Títulos de crédito em espécie e falência / aula 07 Professor: Wagner Moreira. Conteúdo: Ações Cambiais / Monitoria / Cédulas e Notas de

Leia mais

PARECER Nº, DE 2009. RELATOR: Senador GILVAM BORGES

PARECER Nº, DE 2009. RELATOR: Senador GILVAM BORGES PARECER Nº, DE 2009 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 158, de 2008, que dispõe sobre o seguro no arrendamento residencial e imobiliário especial e dá

Leia mais

Limitações na ação de consignação em pagamento. Sumário: 1 Conceito. 2 Sua disciplina legal. 3 Limites da ação em consignação em pagamento.

Limitações na ação de consignação em pagamento. Sumário: 1 Conceito. 2 Sua disciplina legal. 3 Limites da ação em consignação em pagamento. Limitações na ação de consignação em pagamento Kiyoshi Harada* Sumário: 1 Conceito. 2 Sua disciplina legal. 3 Limites da ação em consignação em pagamento. 1 Conceito O que significa consignação em pagamento?

Leia mais

Marco Civil da Internet

Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet Tendências em Privacidade e Responsabilidade Carlos Affonso Pereira de Souza Professor da Faculdade de Direito da UERJ Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) @caffsouza

Leia mais

Relato de Casos: Comissão Técnica Riscos Pessoais

Relato de Casos: Comissão Técnica Riscos Pessoais Relato de Casos: Comissão Técnica Riscos Pessoais Convidado para Diretor Sem Fronteiras Dr. Lodi Maurino Sodré Comissão indicou para os Grupos de Trabalhos e demais Comissões. A questão está na aplicação

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 24, DE 2006

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 24, DE 2006 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 24, DE 2006 Altera a Medida Provisória nº 2.197-43, de 24 de agosto de 2001, para dispor sobre a cobertura securitária em financiamentos no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES Memorando Circular nº. 005/2014/DCOM Às Unidades de Ensino, Pró-Reitorias, Secretarias e Departamentos da UFSC Assunto: Orientações gerais sobre pesquisa de preços Em 26 de maio de 2014 1. Considerando

Leia mais

UARDO SA PIUIS =gsndevrl Relator

UARDO SA PIUIS =gsndevrl Relator TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SAO PAULO 28 a Câmara SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO AGRAVO DE INSTRUMENTO N 1138257-0/0 J Comarca de SANTOS Processo 30647/97 8.V.CÍVEL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACÓRDÃO/DECISÃO

Leia mais

Conteúdo: IV - Modalidades de Obrigação. 2. Não fazer. 3. Dar Coisa Certa e Incerta. 4. Divisível. 5 - Indivisível

Conteúdo: IV - Modalidades de Obrigação. 2. Não fazer. 3. Dar Coisa Certa e Incerta. 4. Divisível. 5 - Indivisível Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Direito Civil - Obrigações / Aula 09 Professor: Rafael da Mota Mendonça Conteúdo: IV - Modalidades de Obrigação. 2. Não fazer. 3. Dar Coisa Certa e Incerta. 4.

Leia mais

A responsabilidade pelo pagamento das cotas condominiais em caso de aquisição do imóvel mediante arrematação judicial

A responsabilidade pelo pagamento das cotas condominiais em caso de aquisição do imóvel mediante arrematação judicial A responsabilidade pelo pagamento das cotas condominiais em caso de aquisição do imóvel mediante arrematação judicial Por Maria Angélica Jobim de Oliveira À luz do artigo 1.336, inciso I, do Código Civil,

Leia mais

Lei nº 11.196, de 21.11.2005 (DOU-1 22.11.2005)

Lei nº 11.196, de 21.11.2005 (DOU-1 22.11.2005) LUCRO IMOBILIÁRIO PESSOA FÍSICA ISENÇÃO E TRIBUTAÇÃO PELO IMPOSTO DE VENDA NOVA GARANTIA DA LOCAÇÃO: FUNDO DE INVESTIMENTO INCORPORAÇÃO POSSE EM ÁREAS PÚBLICAS Lei nº 11.196, de 21.11.2005 (DOU-1 22.11.2005)

Leia mais

CONTRATO DE COMPRA E VENDA COM CESSÃO E TRANSFERÊNCIA DE QUOTAS DE SOCIEDADE POR QUOTAS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

CONTRATO DE COMPRA E VENDA COM CESSÃO E TRANSFERÊNCIA DE QUOTAS DE SOCIEDADE POR QUOTAS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA 1 CONTRATO DE COMPRA E VENDA COM CESSÃO E TRANSFERÊNCIA DE QUOTAS DE SOCIEDADE POR QUOTAS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA I PARTES: a) Sócia 2, doravante denominada simplesmente PROMITENTE VENDEDOR CEDENTE;

Leia mais