Princípios da APS. Prof. Erno Harzheim

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Princípios da APS. Prof. Erno Harzheim"

Transcrição

1 Princípios da APS Prof. Erno Harzheim

2 O que é um sistema de serviços de saúde? Respostas sociais deliberadas às necessidades em saúde da população É uma combinação de recursos, organização, financiamento e gerenciamento que culmina na prestação de serviços de saúde para a população (Roemer, 1991).

3 O que é um sistema de serviços de saúde? Respostas sociais deliberadas às necessidades em saúde da população + o locus de trabalho dos profissionais de É uma combinação de recursos, organização, financiamento saúde e gerenciamento que culmina na prestação de serviços de + sua fonte de renda saúde para a população (Roemer, 1991).

4 Para que temos um sistema de saúde? Atenção primária Atenção secundária Atenção terciária Necessidades em Saúde Outros setores sociais Starfield B, Paganini JM. Is equity a scientific issue?j. Epidemiol. Community Health 2000;54.

5 O que são necessidades em saúde? Deficiências em saúde objetivamente determinadas que requerem cuidado, desde a promoção até cuidados paliativos Percebidas pelos pacientes Identificadas pelos profissionais Cientificamente determinadas Starfield B, Paganini JM. Is equity a scientific issue?j. Epidemiol. Community Health 2000;54.

6 O que são necessidades em saúde? Deficiências em saúde objetivamente determinadas que requerem cuidado, desde a promoção até cuidados paliativos Percebidas pelos pacientes X Identificadas pelos profissionais Cientificamente determinadas X Starfield B, Paganini JM. Is equity a scientific issue?j. Epidemiol. Community Health 2000;54.

7 Demandas Crescentes em Saúde Gray M, Evidence-based healthcare.

8 Leis dos sistemas de saúde Lei de Wildavsky: Da despesa em saúde: os gastos em saúde vão aumentar até atingir (ou ultrapassar) o nível dos recursos disponíveis Lei de Roemer: Da indução da demanda pela oferta: oferta de tecnologia leva ao uso independentemente das necessidades da população. De modo geral, a capacidade instalada de serviços determina o seu uso

9 Contexto dos sistemas de saúde Necessidades crescentes X Recursos limitados X Resposta clínica insuficiente: problema da qualidade

10 Dilema dos sistemas de saúde Regulação X Autonomia

11 Regulação X Autonomia Quanto maior regulação, menor envolvimento dos médicos Quanto maior autonomia, menor controle dos gastos Solução: Fortalecimento da clínica mudança organizacional: APS Regulação e compra de serviços realizada por médicos de APS + autonomia dentro de atribuições hierarquizadas (coordenação) = cooperação clínica

12 Atenção Primária à Saúde O que é APS?

13 Atenção Primária à Saúde

14 Atenção Primária à Saúde

15 Atenção Primária à Saúde

16 Atenção Primária à Saúde

17 Atenção Primária à Saúde

18 Atenção Primária à Saúde

19 Atenção Primária à Saúde

20 Atenção Primária à Saúde

21 Atenção Primária à Saúde O que estes últimos 2 locais tem em comum? Financiamento adequado Atributos fortes da APS V

22 Onde está a APS no processo saúde-doença? Características das Políticas Sociais Características Socioeconômicas Contexto Político Desigualdades Econômicas Características Psicossociais Características da APS Estado de Saúde Características genéticas e biológicas Características de Coesão Social Características Demográficas Starfield B, Paganini JM. Is equity a scientific issue?j. Epidemiol. Community Health 2000;54.

23 Objetivos da APS Proporcionar equilíbrio entre as 2 metas de um sistema nacional de saúde: Otimizar a saúde dos indivíduos e da população Proporcionar equidade na distribuição de recursos, tanto recursos próprios do cuidado, como financeiros Starfield B.. Atención Primaria: equilibrio entre necesidades de salud, servicios y tecnología. Barcelona: Masson, 2001.

24 Valores, Princípios e Atributos de um sistema de saúde orientado pela APS, OPAS, VALORES Proveem a âncora moral para as políticas e programas no interesse público DIREITO A SAÚDE EQUIDADE INTEGRALIDADE PARTICIPAÇÃO & CONTROLE SOCIAL PRINCÍPIOS Proveem as bases para a legislação, a avaliação, a alocação de recursos ATRIBUTOS São a base estrutural e funcional do sistema de saúde INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO CARATER SUBSTITUTIVO (pessoa X doença) RESPONDER ÀS NECESSIDADES EM SAÚDE ORIENTADO P/ A QUALIDADE PRIMEIRO CONTATO INTEGRALIDADE LONGITUDINALIDADE COORDENAÇÃO Gentilmente cedido por Silvia Takeda, 2008.

25 O que é Atenção Primária à Saúde? Pode ser entendida como uma estratégia populacional que requer o comprometimento dos governos para atender as necessidades em saúde da população através de serviços de atenção primária à saúde e sua relação com outros níveis ou tipos de serviços, tanto serviços de saúde como outros setores sociais. *Starfield B. III Seminário Internacional de APS, Recife, s setores sociais.

26 O que é Atenção Primária à Saúde? Primary Care is that aspect of a health services system that assures person focused care over time to a defined population, accessibility to facilitate receipt of care when it is first needed, comprehensiveness of care in the sense that only rare or unusual manifestations of ill health are referred elsewhere, and coordination of care such that all facets of care (wherever received) are integrated. Starfield B., Basic concepts in population health and health care. J. Epidemiol. Community Health, 55:

27 O que é Atenção Primária à Saúde? APS é definida como o primeiro nível (CENTRO DE COMUNICAÇÃO e COORDENADOR) de atenção/cuidado dentro do sistema (acesso de primeiro contato), caracterizando-se, principalmente, pela longitudinalidade e integralidade da atenção e a coordenação da assistência dentro do próprio sistema de saúde. Podendo contar com características complementares como a orientação familiar e comunitária e a competência cultural. Starfield B.. Primary Care: Concept, Evaluation and Policy. New York: Oxford University Press, Eugenio Vilaça Mendes

28 O que é Atenção Primária à Saúde? Atenção Primária à Saúde (APS) Atributos Essenciais Atributos Derivados Acesso de 1º Contato Longitudinalidade Coordenação Integralidade Orientação Familiar Orientação Comunitária Competência Cultural Starfield B.. Primary Care: Concept, Evaluation and Policy. New York: Oxford University Press, 1992.

29 Acesso de Primeiro Contato Acesso 1º Contato: implica acessibilidade (estrutura) dos serviços de saúde e utilização (experiência) pelos usuários, para cada novo problema ou para cada novo episódio de um mesmo problema de saúde.

30 Longitudinalidade A existência de uma fonte continuada de atenção, assim como sua utilização ao longo do tempo. O contato entre a população e sua fonte de atenção deve refletir-se em relações interpessoais intensas que expressem a identificação mútua entre os pacientes e seu médico. Longitudinalidade pode estar relacionada ao mesmo médico (ou profissional de saúde) ou ao mesmo serviço (grupo de profissionais).

31 Integralidade (Leque de serviços) A Atenção Primária deve organizar-se para que os usuários recebam todas as ações de saúde necessárias. Isto implica na referência à atenção secundária ou terciária somente para atender às condições menos comuns. Os profissionais dos serviços de saúde devem identificar e proporcionar as ações necessárias e prover cuidado para sinais/sintomas e para o diagnóstico e tratamento das doenças frequentes. Necessário identificar de forma adequada problemas de todo tipo, sejam orgânicos, funcionais ou sociais

32 Coordenação Exige a existência de algum tipo de continuidade (seja por meio de médicos, de prontuários/registros ou ambos), assim como a identificação de problemas abordados em outros serviços e a integração deste cuidado no cuidado global do paciente. O provedor de atenção primária deve ser capaz de integrar todo cuidado que o paciente recebe em qualquer ponto do sistema de saúde, assim como avaliar este cuidado e realizar a advocacy de seus pacientes.

33 Atributos Derivados Atenção centrada na família (Orientação Familiar): conhecimento dos fatores familiares relacionados a origem e ao cuidado do processo saúde-doença, assim como capacidade de intervir nos mesmos Orientação comunitária: conhecimento do provedor sobre as necessidades em saúde da comunidade através de dados epidemiológicos e do contato direto com a comunidade; sua relação con ela, assim como o planejamento e a avaliação conjunta dos serviços Competência cultural: capacidade de adaptação do provedor para facilitar a relação com população de características culturais especiais.

34 Evidências da APS Starfield B, Shi L. Health Policy, 2002.

35 Evidências da APS Relação entre a força da atenção primária e os resultados combinados. *1 melhor, 11 pior Starfield B. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia, 2002.

36 Evidências da APS Força da Atenção Primária e Mortalidade Precoce em 18 países da OCDE ** Países com APS fraca* Países com APS forte* Previsão de anos de mortalidade precoce (ambos os gêneros) estimada por efeitos fixos, usando conjunto de estudos transversais com base em série histórica. Analise controlada pelo PIB, percentual de idosos, médicos, habitante, renda média (ppp), uso de alcool e tabaco. **Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico Starfield 09/04 IC 2953 Fonte: Macinko et al, Health Serv Res 2003; 38:83-65.

37 Evidências da APS Atenção Primária e Taxas de Mortalidade Infantil, Indonésia, Gasto per capita em atenção primária* Gasto per capita em atenção hospitalar* Mortalidade Infantil* 20% melhoria (todas as províncias) ( ) 14% piora (22 das 26 províncias) *constante Rúpias indonésias, em bilhões Fonte: Simms & Rowson, Lancet 2003; 361; Starfield 05/03 WC 2499

38 Evidências da APS Europe s Strong Primary Care Systems Are Linked To Better Population Health But Also To Higher Health Spending* Fonte: Kringos et al, HEALTH AFFAIRS 2013

39 Evidências da APS Europe s Strong Primary Care Systems Are Linked To Better Population Health But Also To Higher Health Spending* Fonte: Kringos et al, HEALTH AFFAIRS 2013

40 Evidências Nacionais Evaluation of the impact of the Family Health Program on infant mortality in Brazil, De 1990 a 2002, a mortalidade infantil no Brasil reduziu de 49.7 para 28.9 por 1000 nascidos vivos. Nesse período, a cobertura média da Estratégia Saúde da Família (ESF) aumentou de 0% para 36%. Um aumento de 10% na cobertura da ESF esteve associada a uma diminuição de 4,6% na mortalidade infantil, controlando-se para outros determinantes de saúde (p<0.01).

41 Resumo de Evidências Países com atenção primária forte têm custos globais menores (ou < crescimento de custo) geralmente têm populações mais saudáveis Dentro dos países Áreas com maior disponibilidade de médicos da atenção primária (mas NÃO de maior disponibilidade de especialistas) têm populações mais saudáveis. A maior disponibilidade de médicos para a atenção primária reduz os efeitos adversos das desigualdades sociais. Starfield 09/02 PC 2214

42 Por que Atenção Primária? Um sistema de saúde com forte referencial na Atenção Primária à Saúde é mais efetivo, é mais satisfatório para a população, tem menores custos(?) e é mais eqüitativo - mesmo em contextos de grande iniqüidade social. Starfield B., Contribution of Primary Care to Health Systems and Health. The Milbank Quarterly, 83(3):

43 Funções da APS 3 funções essenciais: Resolubilidade Centro de comunicação das redes de atenção à saúde Responsabilização pela saúde das populações adscritas Eugenio Vilaça Mendes, Mendes EV. As redes de atenção à saúde. Belo Horizonte: ESP-MG, 2009.

44 Redes Integradas de Atenção à Saúde...organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si por uma missão única, por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente, que permitem ofertar uma atenção contínua e integral a determinada população, coordenada pela atenção primária à saúde prestada no tempo certo, no lugar certo, com o custo certo, com a qualidade certa, de forma humanizada e com equidade com responsabilidades sanitária e econômica e gerando valor para a população. Eugenio Vilaça Mendes, Mendes EV. As redes de atenção à saúde. Belo Horizonte: ESP-MG, 2009.

45 APS e as Redes OPAS, 2009.

46 Outras definições Importantes o Accountability (responsabilização): resultado do processo que assegura que os profissionais de saúde e gestores de saúde são responsáveis pelas ações a cumprir e disponíveis a responder por elas o Subsidiariedade: serviço ou profissional / médico especializado deve realizar apenas as ações que não podem ser efetivamente realizadas em um serviço ou por um profissional menos especializado naquela ação

47 Autores Prof. Erno Harzheim Prof. Marcelo Gonçalves Prof. Natan Katz Prof. Roberto Umpierre

48 Disponível para Médicos e Enfermeiros Além de atender os médicos da atenção primaria à saúde de todo Brasil, agora também está disponível para esclarecer dúvidas dos enfermeiros do Rio Grande do Sul.

Encontro 1 de 6 Formação de Telerreguladores e Teleconsultores em Telessaúde para APS Brasília, outubro de 2014

Encontro 1 de 6 Formação de Telerreguladores e Teleconsultores em Telessaúde para APS Brasília, outubro de 2014 Encontro 1 de 6 Formação de Telerreguladores e Teleconsultores em Telessaúde para APS Brasília, outubro de 2014 Núcleo de Telessaúde Técnico-Científico do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio

Leia mais

Atenção Primária: um novo Sistema Único de Saúde para os Brasileiros. Fortaleza, 30 abril 2019

Atenção Primária: um novo Sistema Único de Saúde para os Brasileiros. Fortaleza, 30 abril 2019 Atenção Primária: um novo Sistema Único de Saúde para os Brasileiros Fortaleza, 30 abril 2019 Ministério da Saúde: limites da esfera federal na formulação, financiamento, organização e provimento Fortaleza,

Leia mais

O que é Atenção Primária à Saúde? Marcelo Gonçalves Vice coordenador geral do TelessaúdeRS Erno Harzheim Coordenador geral do TelessaúdeRS

O que é Atenção Primária à Saúde? Marcelo Gonçalves Vice coordenador geral do TelessaúdeRS Erno Harzheim Coordenador geral do TelessaúdeRS O que é Atenção Primária à Saúde? Marcelo Gonçalves Vice coordenador geral do TelessaúdeRS Erno Harzheim Coordenador geral do TelessaúdeRS Roteiro da Aula Definição da APS; Redes de Atenção à Saúde; História

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA CRIANÇA: COMPARAÇÃO ENTRE UNIDADES TRADICIONAIS E COM ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA CRIANÇA: COMPARAÇÃO ENTRE UNIDADES TRADICIONAIS E COM ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA CRIANÇA: COMPARAÇÃO ENTRE UNIDADES TRADICIONAIS E COM ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Enfª Ms. Vanessa B. Comassetto A. Oliveira INTRODUÇÃO CONCEITUANDO APS Acessibilidade

Leia mais

Fórum Nacional de Atenção primária à Saúde AMBr Brasilia, 14 a 16 junho de 2018

Fórum Nacional de Atenção primária à Saúde AMBr Brasilia, 14 a 16 junho de 2018 Fórum Nacional de Atenção primária à Saúde AMBr Brasilia, 14 a 16 junho de 2018 Conteúdos A agenda SUS 30/2030 da OPAS Cenários A visão dos atores estratégicos do SUS APS forte Agenda SUS 30/2030 da OPAS

Leia mais

Atenção Primária à Saúde: como e por quê avaliar o processo de atenção?

Atenção Primária à Saúde: como e por quê avaliar o processo de atenção? Atenção Primária à Saúde: como e por quê avaliar o processo de atenção? Erno Harzheim Médico de Família, Doutorando em Saúde Pública, Universidad de Alicante. Introdução Atenção primária à saúde (APS);

Leia mais

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo 13/abril/2016 O SUS e a Atenção

Leia mais

A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO BRASIL

A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO BRASIL A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO BRASIL THIAGO TRINDADE Prof. Medicina de Família e Comunidade UFRN-UNP Presidente SBMFC (2016-2018) VALORES DE UM SISTEMA DE SAÚDE QUALIDADE adequação de recursos, disponibilidade

Leia mais

APS Coordenadora das Redes de Atenção à Saúde e as condições crônicas

APS Coordenadora das Redes de Atenção à Saúde e as condições crônicas Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil APS Coordenadora das Redes de Atenção à Saúde e as condições crônicas Para garantir a legitimidade dessa estratégia frente à sociedade, a rede integrada

Leia mais

DEFINIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DAS EQUIPES DE APS

DEFINIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DAS EQUIPES DE APS Estratégias para o desenvolvimento de equipes de Atenção Primária em Saúde DEFINIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DAS EQUIPES DE APS Por que competências? As mudanças sistêmicas realizadas nos serviços de saúde causam

Leia mais

AS REDES DE ATENCÃO À SAÚDE EUGENIO VILAÇA MENDES

AS REDES DE ATENCÃO À SAÚDE EUGENIO VILAÇA MENDES AS REDES DE ATENCÃO À SAÚDE EUGENIO VILAÇA MENDES A TRANSIÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE ELAS SE DÃO NO CONTEXTO DOS SISTEMAS DE SAÚDE POR MEIO DE QUATRO MOVIMENTOS DE TRANSIÇÃO CONCOMITANTES: A TRANSIÇÃO

Leia mais

Avaliação Qualidade APS no Programa Mais Médicos. PPG- Epidemiologia FAMED- UFRGS OPAS

Avaliação Qualidade APS no Programa Mais Médicos. PPG- Epidemiologia FAMED- UFRGS OPAS Avaliação Qualidade APS no Programa Mais Médicos PPG- Epidemiologia FAMED- UFRGS OPAS 2 Pesquisas sobre Qualidade Médica na APS Ø Pesquisa 1 Ø Pesquisa de Avaliação do Projeto Mais Médicos na experiência

Leia mais

Cuidados em Oncologia: o Desafio da Integralidade. Gelcio Luiz Quintella Mendes Coordenador de Assistência Instituto Nacional de Câncer

Cuidados em Oncologia: o Desafio da Integralidade. Gelcio Luiz Quintella Mendes Coordenador de Assistência Instituto Nacional de Câncer Cuidados em Oncologia: o Desafio da Integralidade Gelcio Luiz Quintella Mendes Coordenador de Assistência Instituto Nacional de Câncer O que é integralidade? s.f. 1 qualidade do que é integral, 1.1 reunião

Leia mais

REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE Belo Horizonte Out. 2009

REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE Belo Horizonte Out. 2009 REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE Belo Horizonte Out. 2009 Sistemas de Atenção à Saúde: Conjunto de atividades e funções cujo propósito é promover, restaurar e manter a saúde de uma população. Respostas sociais

Leia mais

Clínica Médica no Brasil: Realidade e Perspectivas. Um olhar da Medicina de Família e Comunidade

Clínica Médica no Brasil: Realidade e Perspectivas. Um olhar da Medicina de Família e Comunidade Clínica Médica no Brasil: Realidade e Perspectivas Um olhar da Medicina de Família e Comunidade THIAGO TRINDADE Prof. Medicina de Família e Comunidade UFRN/UNP Presidente da SBMFC DESAFIOS PARA OS SISTEMAS

Leia mais

UNIDADE TÉCNICA CAPACIDADES HUMANAS PARA A SAÚDE (UTCHS) OPS/OMS BRA

UNIDADE TÉCNICA CAPACIDADES HUMANAS PARA A SAÚDE (UTCHS) OPS/OMS BRA NURSING NOW Os desafios para alcançar a atenção universal à saúde: o papel central dos profissionais de saúde Dra. Monica Padilla UNIDADE TÉCNICA CAPACIDADES HUMANAS PARA A SAÚDE (UTCHS) OPS/OMS BRA Brasília,

Leia mais

VI Seminário Internacional de Atenção Primária. Telessaúde APS: experiência do TelessaúdeRS

VI Seminário Internacional de Atenção Primária. Telessaúde APS: experiência do TelessaúdeRS VI Seminário Internacional de Atenção Primária Telessaúde APS: experiência do TelessaúdeRS Erno Harzheim Professor Medicina de Família e Comunidade Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia Faculdade

Leia mais

Forum Nacional de Atenção Primária à Saúde. Evento da Sociedade Brasileira e da Associação Brasiliense de Medicina de Familia e Comunidade

Forum Nacional de Atenção Primária à Saúde. Evento da Sociedade Brasileira e da Associação Brasiliense de Medicina de Familia e Comunidade Forum Nacional de Atenção Primária à Saúde Evento da Sociedade Brasileira e da Associação Brasiliense de Medicina de Familia e Comunidade Desafios Atuais da Atenção Primária à Saúde para Fortalecimento

Leia mais

Oficina Processo. de Trabalho na. Atenção Básica

Oficina Processo. de Trabalho na. Atenção Básica Oficina Processo de Trabalho na Atenção Básica Conceito Atenção Básica A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico,

Leia mais

Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades"

Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades" 3.8 atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais

Leia mais

ATENÇÃO A SAÚDE. Seminário Nacional do Pró Saúde e PET Saúde. Brasília, 19 de outubro de 2011

ATENÇÃO A SAÚDE. Seminário Nacional do Pró Saúde e PET Saúde. Brasília, 19 de outubro de 2011 CONSOLIDANDO A INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO A SAÚDE Seminário Nacional do Pró Saúde e PET Saúde Brasília, 19 de outubro de 2011 AGENDA PRIORITÁRIA A saúde no centro da agenda de desenvolvimento do país e o

Leia mais

Oficina Processo. de Trabalho na. Atenção Básica

Oficina Processo. de Trabalho na. Atenção Básica Oficina Processo de Trabalho na Atenção Básica O que esperamos? Proporcionar que gestores aprofundem o debate sobre alguns temas que são caros na qualidade da Atenção Básica, a partir do processo de trabalho

Leia mais

1ª Revisão - SUS EBSERH Banca: CESPE l CEBRASPE

1ª Revisão - SUS EBSERH Banca: CESPE l CEBRASPE 1ª Revisão - SUS EBSERH 2018 Banca: CESPE l CEBRASPE 1 2 Evolução Histórica da Saúde Pública no Brasil 3 4 5 1. (TRT 8ª/CESPE/2016) Assinale a opção que apresenta a correta relação entre a legislação indicada

Leia mais

Alexandre de Araújo Pereira

Alexandre de Araújo Pereira SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA / SAÚDE DA FAMÍLIA: CO-RESPONSABILIDADE NO TERRITÓRIO III MOSTRA NACIONAL DE III MOSTRA NACIONAL DE PRODUÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA BRASÍLIA 08/2008 Alexandre de Araújo Pereira

Leia mais

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E SISTEMAS DE SAÚDE

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E SISTEMAS DE SAÚDE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E SISTEMAS DE SAÚDE 1- AVALIAÇÃO E ANÁLISE COMPARADA 2- REFERENCIAIS E MODELOS - PROADESS, Brasil - OECD - NHS - Observatório Europeu de Sistemas de saúde - FADSP,

Leia mais

A importância dos Indicadores para a medição de resultados e aprimoramento da gestão MARISA MADI 12 de março de 2018

A importância dos Indicadores para a medição de resultados e aprimoramento da gestão MARISA MADI 12 de março de 2018 A importância dos Indicadores para a medição de resultados e aprimoramento da gestão MARISA MADI 12 de março de 2018 1 0 Fórum Somos SUStentáveis da Fehosp SUMÁRIO CENÁRIO INDICADORES VALOR REFLEXÕES CONTEXTO

Leia mais

Gestão Produtiva de Serviços de Saúde: Resiliência e Sustentabilidade

Gestão Produtiva de Serviços de Saúde: Resiliência e Sustentabilidade Gestão Produtiva de Serviços de Saúde: Resiliência e Sustentabilidade Contexto Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades" 3.8 atingir a cobertura universal de saúde,

Leia mais

Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica

Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica Recife, 17 de abril de 2018 Ministério da Saúde Fundação Oswaldo Cruz Instituto Aggeu Magalhães Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica Sidney Farias sidney@cpqam.fiocruz.br

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE

POLÍTICAS PÚBLICAS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE POLÍTICAS PÚBLICAS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE CONCEITO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) A APS é a atenção à saúde essencial baseada em - métodos e tecnologias, cientificamente fundamentados e socialmente

Leia mais

Interface UBS x USF. Interface UBS x USF

Interface UBS x USF. Interface UBS x USF Interface UBS x USF Leonardo Cançado ado Monteiro Savassi Coordenador do PRM-MFC/HPRB MFC/HPRB Médico do SAD/CSSI/FHEMIG Interface UBS x USF 3 formatos principais: Unidades Básicas de Saúde da Família

Leia mais

PLANEJAMENTO REGIONAL INTEGRADO, Onde Estamos e Para Onde Vamos: PPI/PGAS, Plano Regional de Redes, Espaços de Governança Regional

PLANEJAMENTO REGIONAL INTEGRADO, Onde Estamos e Para Onde Vamos: PPI/PGAS, Plano Regional de Redes, Espaços de Governança Regional VIII CONGRESSO COSEMS/PI Governança e Regionalização no SUS Luis Correia 05 e 06/09/2018 PLANEJAMENTO REGIONAL INTEGRADO, Onde Estamos e Para Onde Vamos: PPI/PGAS, Plano Regional de Redes, Espaços de Governança

Leia mais

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5 AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5 ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Atenção Primária à Saúde e/ou Atenção Básica No Brasil, observa-se mudanças na concepção de APS desde a NOB

Leia mais

ARTIGOS. INTEGRALIDADE: elenco de serviços oferecidos

ARTIGOS. INTEGRALIDADE: elenco de serviços oferecidos Quadro 1 Definição operacional dos atributos da Atenção Primária à Saúde. Atributo ACESSO: compreende a localização da unidade de saúde próxima à população, os horários e dias de funcionamento, a abertura

Leia mais

INSERÇÃO DA TEMÁTICA SAÚDE DO TRABALHADOR NO PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE TÉCNICOS DO DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

INSERÇÃO DA TEMÁTICA SAÚDE DO TRABALHADOR NO PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE TÉCNICOS DO DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde INSERÇÃO DA TEMÁTICA SAÚDE DO TRABALHADOR NO PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE TÉCNICOS DO DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO

Leia mais

Gestão da Atenção Especializada e articulação com a Atenção Básica

Gestão da Atenção Especializada e articulação com a Atenção Básica Gestão da Atenção Especializada e articulação com a Atenção Básica 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Março/2017 06/04/2017 1 1 2 2 Rede assistencial / pontos de atenção

Leia mais

O pacto federativo na saúde e a Política Nacional de Atenção Básica: significados e implicações das mudanças propostas

O pacto federativo na saúde e a Política Nacional de Atenção Básica: significados e implicações das mudanças propostas O pacto federativo na saúde e a Política Nacional de Atenção Básica: significados e implicações das mudanças propostas 61ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Saúde Seminário sobre a Política

Leia mais

ATRIBUTOS ESSENCIAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOB A ÓTICA DE PROFISSIONAIS. 1

ATRIBUTOS ESSENCIAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOB A ÓTICA DE PROFISSIONAIS. 1 ATRIBUTOS ESSENCIAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOB A ÓTICA DE PROFISSIONAIS. 1 Tatiana Andréia Krüger 2, Catiele Raquel Schmidt 3, Paola Aline Nunes Peno 4, Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz 5. 1

Leia mais

Redes de Atenção à Saúde

Redes de Atenção à Saúde Referências utilizadas: 1. Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010, Rede de Atenção à Saúde Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde

Leia mais

Exemplos de integração socio -sanitárias em atenção básica: a experiência de São Paulo. Carmen L. A. de Santana

Exemplos de integração socio -sanitárias em atenção básica: a experiência de São Paulo. Carmen L. A. de Santana Exemplos de integração socio -sanitárias em atenção básica: a experiência de São Paulo Carmen L. A. de Santana 2014 Princípios do SUS 1) 1) 3) 4) 5) Acesso universal, Equidade da oferta de serviços, Descentralização,

Leia mais

Linhas gerais e desafios da Política Nacional da Atenção Básica. Setembro, 2012

Linhas gerais e desafios da Política Nacional da Atenção Básica. Setembro, 2012 Linhas gerais e desafios da Política Nacional da Atenção Básica Portaria 2488 Setembro, 2012 Política Nacional de Atenção Básica Portaria n. 2488, de 21 de outubro de 2011. AAtençãoBásica é oprimeiropontodeatençãoàsaúde

Leia mais

Rede de Atenção à Saúde. Dra Angela Maria Blatt Ortiga

Rede de Atenção à Saúde. Dra Angela Maria Blatt Ortiga apresentam Rede de Atenção à Saúde Dra Angela Maria Blatt Ortiga Objetivos: Apresentar a regulamentação e o conceito da rede de atenção á saúde (RAS); Fundamentos, Atributos e Elementos Constitutivos da

Leia mais

O Sistema Único de Saúde em Belo Horizonte seus avanços e seus desafios

O Sistema Único de Saúde em Belo Horizonte seus avanços e seus desafios Seminário de Equivalência 2014-2 ATENÇÃO PRIMÁRIA E SEU PAPEL NAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE O Sistema Único de Saúde em Belo Horizonte seus avanços e seus desafios Secretaria Municipal de Saúde de Belo

Leia mais

A SAÚDE MENTAL EM ANGOLA Alinhada aos ODS

A SAÚDE MENTAL EM ANGOLA Alinhada aos ODS República de Angola Ministério da Saúde A SAÚDE MENTAL EM ANGOLA Alinhada aos ODS Massoxi Adriana Gaspar Vigário Coordenadora Nacional Programa de Saúde Mental e Abuso de Substâncias 24.01.2019 Area Estimada

Leia mais

Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade:

Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade: Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade: Seminário MUDANÇAS NA FORMAÇÃO MÉDICA NO BRASIL Agosto de 2015 Francisco Arsego de Oliveira Comissão Nacional de Residência Médica Diagnóstico : 1.

Leia mais

SICA: Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) Prof. Walfrido K. Svoboda

SICA: Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) Prof. Walfrido K. Svoboda ATENÇÃO BÁSICAB SICA: Programa de Saúde da Família (PSF) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF) Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) Disciplina: SAÚDE PÚBLICA P I (MS-052) Prof. Walfrido K.

Leia mais

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 Política Nacional de Atenção Básica Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 ! A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção

Leia mais

Redes de Atenção à Saúde. Profa. Fernanda Barboza

Redes de Atenção à Saúde. Profa. Fernanda Barboza Redes de Atenção à Saúde Profa. Fernanda Barboza APRESENTAÇÃO DA PROFESSORA ENFª DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO e COACH PARA CONCURSOS; ATUEI NO HOSPITAL SARAH POR 8 ANOS; PRINCIPAIS CONCURSOS NA ENFERMAGEM:

Leia mais

O MODELO DE SAÚDE CATALÃO Uma experiência de reforma Principais conceitos e instrumentos. CHC - Consorci Hospitalari de Catalunya Setembro 2011

O MODELO DE SAÚDE CATALÃO Uma experiência de reforma Principais conceitos e instrumentos. CHC - Consorci Hospitalari de Catalunya Setembro 2011 O MODELO DE SAÚDE CATALÃO Uma experiência de reforma Principais conceitos e instrumentos CHC - Consorci Hospitalari de Catalunya Setembro 2011 O SNS Espanhol Evolução 1975-2009 Da segmentação na coordenação

Leia mais

PROGRAMA CIDADE AMIGA DA PESSOA IDOSA. Dra. Karla Lisboa Consultora Técnica Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS

PROGRAMA CIDADE AMIGA DA PESSOA IDOSA. Dra. Karla Lisboa Consultora Técnica Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS PROGRAMA CIDADE AMIGA DA PESSOA IDOSA Dra. Karla Lisboa Consultora Técnica Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS Contextualização: marco jurídico https://www.unfpa.org/sites/default/files/pub-pdf/older_persons_report.pdf

Leia mais

Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança. PMAQ Processo de trabalho ofertas para o cuidado

Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança. PMAQ Processo de trabalho ofertas para o cuidado Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral de Gestão da Atenção Básica Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança PMAQ Processo de trabalho

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 1. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 1. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 1 Profª. Lívia Bahia - Atenção à Saúde É tudo que envolve o cuidado com a saúde do ser humano; Inclui ações e serviços de promoção, prevenção, reabilitação

Leia mais

A atenção primária à saúde nos países da União Européia: configurações e reformas organizacionais na década de 1990

A atenção primária à saúde nos países da União Européia: configurações e reformas organizacionais na década de 1990 A atenção primária à saúde nos países da União Européia: configurações e reformas organizacionais na década de 1990 Ligia Giovanella (2006) Hugo Mariz Marina Laporte Lucas Santos CONTEXTO 90 s: Restrições

Leia mais

Linha de Cuidados. Mila Lemos Cintra

Linha de Cuidados. Mila Lemos Cintra Linha de Cuidados Mila Lemos Cintra Assistência à Saúde Ainda há uma prática: Centrada no ato prescritivo procedimento Dimensões biológicas Centrado em exames e medicamentos Custo elevado Assistência à

Leia mais

Luis Correia/PI, 05 de setembro de 2018

Luis Correia/PI, 05 de setembro de 2018 VIII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí Governança e Regionalização no SUS e V Mostra de Experiências Exitosas Municipais do Estado do Piauí Luis Correia/PI, 05 de setembro

Leia mais

O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Janise Braga Barros

Leia mais

PRINCIPAIS DILEMAS NA ATENÇÃO PRIMARIA EM SAUDE (APS)

PRINCIPAIS DILEMAS NA ATENÇÃO PRIMARIA EM SAUDE (APS) PRINCIPAIS DILEMAS NA ATENÇÃO PRIMARIA EM SAUDE (APS) No contexto internacional Dr. Juan Seclen OPAS PWR Brasil Maio 2003 Aspectos preliminares Objetivos: Descrever os aspectos conceptuais da APS no contexto

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS. a) Mortalidade infantil b) Saúde do idoso c) Mortalidade materna d) Doenças emergentes e endêmicas e) Mortalidade por câncer.

POLÍTICAS PÚBLICAS. a) Mortalidade infantil b) Saúde do idoso c) Mortalidade materna d) Doenças emergentes e endêmicas e) Mortalidade por câncer. POLÍTICAS PÚBLICAS 1. O enunciado toda a equipe é corresponsável pela atenção aos problemas de saúde, assim como pelas práticas de promoção da saúde, respeitando as competências e limites de cada categoria

Leia mais

Cenários Mercadológicos da Saúde: Perspectivas Internacionais e Brasileiras

Cenários Mercadológicos da Saúde: Perspectivas Internacionais e Brasileiras Cenários Mercadológicos da Saúde: Perspectivas Internacionais e Brasileiras André Medici XIII Congresso Nacional das Operadoras Filantrópicas de Planos de Saúde São Paulo (SP), 25 e 26 de Julho de 2018

Leia mais

SAÚDE PARA TODOS Mudando o paradigma de prestação dos Cuidados de Saúde em São Tomé e Príncipe IMVF

SAÚDE PARA TODOS Mudando o paradigma de prestação dos Cuidados de Saúde em São Tomé e Príncipe IMVF SAÚDE PARA TODOS Mudando o paradigma de prestação dos Cuidados de Saúde em São Tomé e Príncipe IMVF 1988-2011 CLÁUDIA COSTA; RITA SANTOS; ADRIANA LOUREIRO; PAULA SANTANA Intervenção do IMVF Perfil Instituto

Leia mais

Allan Claudius Queiroz Barbosa (Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG) Mariana Reis Juliani (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais)

Allan Claudius Queiroz Barbosa (Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG) Mariana Reis Juliani (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) Ponto de Partida ANÁLISE DA SAÚDE EM MINAS GERAIS O PRINCIPAL OBJETIVO DA SAÚDE DE MINAS GERAIS É MELHORAR A QUALIDADE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Mendes, 2010 atualizado O ÍNDICE DE NECESSIDADES EM SAÚDE

Leia mais

Atenção Primária à Saúde na visão da ANS

Atenção Primária à Saúde na visão da ANS Atenção Primária à Saúde na visão da ANS Diretoria de Desenvolvimento Setorial DIDES Agência Nacional de Saúde Suplementar Rodrigo Rodrigues de Aguiar 3º Encontro de Comunicação da Saúde Suplementar 23

Leia mais

Mais Me dicos, Mais Sau de? Resultados das Pesquisas em Curso pelo Pai s 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva Goiânia, 28/07 01/08/2015

Mais Me dicos, Mais Sau de? Resultados das Pesquisas em Curso pelo Pai s 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva Goiânia, 28/07 01/08/2015 Mais Me dicos, Mais Sau de? Resultados das Pesquisas em Curso pelo Pai s 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva Goiânia, 28/07 01/08/2015 Renato Tasca, OPAS/OMS Premissas Visão de um organismo internacional:

Leia mais

Perspectivas da Estratégia Saúde da Família no Brasil. Patricia S. Chueiri Brasília - Junho 2018

Perspectivas da Estratégia Saúde da Família no Brasil. Patricia S. Chueiri Brasília - Junho 2018 Perspectivas da Estratégia Saúde da Família no Brasil Patricia S. Chueiri Brasília - Junho 2018 De onde falo Intersecções, conquistas da ESF e reflexões para uma boa perspectiva Mensagem final Assistência

Leia mais

ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA. ALCOOLISMO Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA. ALCOOLISMO Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA ALCOOLISMO Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos uma política nacional de atenção à saúde, de forma relacionada ao consumo de álcool, implica na implementação da assistência, ampliando

Leia mais

CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO. Implicações na prática da Assistência à Saúde no SUS. Mar/2012

CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO. Implicações na prática da Assistência à Saúde no SUS. Mar/2012 CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO Implicações na prática da Assistência à Saúde no SUS Mar/2012 O SUS HOJE IDSUS aponta problemas de acesso e de qualidade do sistema na maioria

Leia mais

O Programa Mais Médicos e a sua contribuição para a universalização da saúde. Gabriel Vivas COORDENADOR PROGRAMA MAIS MÉDICOS OPAS/OMS - BRASIL

O Programa Mais Médicos e a sua contribuição para a universalização da saúde. Gabriel Vivas COORDENADOR PROGRAMA MAIS MÉDICOS OPAS/OMS - BRASIL O Programa Mais Médicos e a sua contribuição para a universalização da saúde Gabriel Vivas COORDENADOR PROGRAMA MAIS MÉDICOS OPAS/OMS - BRASIL BRASIL AVANÇOS E DESAFIOS EM SAÚDE - COBERTURA UNIVERSAL

Leia mais

Legislação do SUS. Prof.ª Andrea Paula

Legislação do SUS. Prof.ª Andrea Paula Legislação do SUS LEI ORGÂNICA DA SAÚDE 8.080/90 Prof.ª Andrea Paula Art. 1º Esta lei, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados ou, em caráter ou, por pessoas naturais ou

Leia mais

Educação em Saúde - Educação na Saúde Formação em Saúde e Educação Permanente em Saúde

Educação em Saúde - Educação na Saúde Formação em Saúde e Educação Permanente em Saúde Educação em Saúde - Educação na Saúde Formação em Saúde e Educação Permanente em Saúde - Formação: educação técnico-científica, reconhecida para o exercício de profissão regulamentada, gerando diploma

Leia mais

A atenção às condições crônicas na APS

A atenção às condições crônicas na APS Atenção Primária à Saúde: Estratégia chave para a sustentabilidade do SUS Brasília, 18 de abril de 2018 A atenção às condições crônicas na APS Eugenio Vilaça Mendes Consultor do Conselho Nacional de Secretários

Leia mais

GeoSaúde 2014 Desigualdades, injustiças, avanços, expectativas, retrocessos, desafios e inequidades de saúde no Brasil

GeoSaúde 2014 Desigualdades, injustiças, avanços, expectativas, retrocessos, desafios e inequidades de saúde no Brasil GeoSaúde 2014 Desigualdades, injustiças, avanços, expectativas, retrocessos, desafios e inequidades de saúde no Brasil Políticas Públicas e Equidade em Saúde 1310051 Filiação Christovam Barcellos Instituto

Leia mais

Economia Social. Dois aspectos mensurados ABORDAGEM MICROECONOMICA DESIGUALDADE NO ESTADO DE SAÚDE

Economia Social. Dois aspectos mensurados ABORDAGEM MICROECONOMICA DESIGUALDADE NO ESTADO DE SAÚDE Economia Social Parte III: Benefícios na forma de serviços Determinantes da Saúde Profa. Danielle Carusi Prof. Fábio Waltenberg Aula 10 (parte III) novembro de 2010 Economia UFF ABORDAGEM MICROECONOMICA

Leia mais

DISTRITOS SANITÁRIOS

DISTRITOS SANITÁRIOS DISTRITOS SANITÁRIOS CONCEITO: É unidade mais periférica de administração sanitária, que detém responsabilidades e poder decisório ante a política local de saúde, tendo como objetivo chegar a uma integração

Leia mais

DRG:CASES MARCELO T. CARNIELO

DRG:CASES MARCELO T. CARNIELO DRG:CASES MARCELO T. CARNIELO AGENDA DRG: O que é? Percentil? DRG: experiências no Brasil e no Mundo DRG: redução do custo assistencial DRG: gestão do leito DRG: desempenho por médico e por especialidades

Leia mais

PROFAM. O Perfil do Médico de Família

PROFAM. O Perfil do Médico de Família PROFAM O Perfil do Médico de Família FUNDACIÓN MF Para el Desarrollo de la Medicina Familiar y la Atención Primaria de la Salud Dr. Mario G. Acuña Fundación MF Unidad de Medicina Familiar y Preventiva

Leia mais

Saúde suplementar: futuro

Saúde suplementar: futuro Saúde suplementar: futuro Dimensão e impactos do setor A questão dos custos assistenciais Cenários em transformação: envelhecimento e tecnologias A liderança dos médicos Elementos essenciais dos sistemas

Leia mais

QUESTIONÁRIO REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

QUESTIONÁRIO REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL Diagnóstico e Avaliação do Atual Estágio de Desenvolvimento das Redes Regionais da Atenção à Saúde nas regiões priorizadas pelo Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual da Saúde 2016 QUESTIONÁRIO REDE

Leia mais

PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL

PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE RIO DE JANEIRO, 26 DE MARÇO DE 2010 VALORIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL EUGÊNIO VILAÇA MENDES A SITUAÇÃO DE SAÚDE NO

Leia mais

Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch. M Boi Mirim. Smart Cities 23/09/2014. Dr. Mario Maia Bracco

Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch. M Boi Mirim. Smart Cities 23/09/2014. Dr. Mario Maia Bracco Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch M Boi Mirim Smart Cities 23/09/2014 Dr. Mario Maia Bracco Opção estratégica de fortalecimento da atenção primária Desafios 1990: 2,2UBS/10000 habitantes 2009: 3,6

Leia mais

A GESTÃO DOS SISTEMAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SÉCULO XXI EUGÊNIO VILAÇA MENDES

A GESTÃO DOS SISTEMAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SÉCULO XXI EUGÊNIO VILAÇA MENDES A GESTÃO DOS SISTEMAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SÉCULO XXI EUGÊNIO VILAÇA MENDES Por Helen Lima Novembro 2009 OS GRANDES MOVIMENTOS DA GESTÃO DA SAÚDE NO SÉCULO XXI DA GESTÃO DAS CONDIÇÕES AGUDAS PARA A

Leia mais

SAÚDE COLETIVA. Professor: Hugo Pascoal

SAÚDE COLETIVA. Professor: Hugo Pascoal SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal História natural da doença Fase Inicial (ou de suscetibilidade) nesta fase ainda não há doença propriamente dita, mas existe o risco de adoecer. Fase Patológica Pré-clínica

Leia mais

Visita domiciliar ao recém nascido: uma prática Interdisciplinar.

Visita domiciliar ao recém nascido: uma prática Interdisciplinar. TÍTULO DA PRÁTICA: Visita domiciliar ao recém nascido: uma prática Interdisciplinar. CÓDIGO DA PRÁTICA: T23 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 a)situação problema e/ou demanda inicial que

Leia mais

Programa Mais Médicos e Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde: Aspectos Relacionados à Atração e Fixação de Profissionais Médicos 1

Programa Mais Médicos e Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde: Aspectos Relacionados à Atração e Fixação de Profissionais Médicos 1 Programa Mais Médicos e Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde: Aspectos Relacionados à Atração e Fixação de Profissionais Médicos 1 A presente súmula visa oferecer aos gestores evidências sobre atração

Leia mais

CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE 2015

CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE 2015 CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE 2015 MESA Regionalização nas diferentes redes de atenção: COAP e Regulação Secretaria Estadual de Saúde Assessoria Técnica e de Planejamento ASSTEPLAN Porto

Leia mais

ATENÇÃO BÁSICA. A produção do cuidado em Rede MARÇO/ 2017

ATENÇÃO BÁSICA. A produção do cuidado em Rede MARÇO/ 2017 ATENÇÃO BÁSICA m A produção do cuidado em Rede MARÇO/ 2017 Política Nacional de Atenção Básica Portaria MS n 2488 de 21de outubro de 2011 A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde,

Leia mais

A crise e a saúde em Portugal

A crise e a saúde em Portugal A crise e a saúde em Portugal Jorge Simões Lisboa, 29 de Novembro de 2013 1 Agenda 1. Contexto político, demográfico e económico 2. Política de saúde recente 3. Desempenho do sistema 2 Agenda 1. Contexto

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO Subsecretaria de Unidades de Saúde Superintendência de Atenção Básica

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO Subsecretaria de Unidades de Saúde Superintendência de Atenção Básica SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO Subsecretaria de Unidades de Saúde Superintendência de Atenção Básica ENCONTRO ESTADUAL DA VIGILÂNCIA DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS Articulação

Leia mais

Parte. Acesso a Bens de Saúde e a Outros Bens Sociais

Parte. Acesso a Bens de Saúde e a Outros Bens Sociais Parte I Acesso a Bens de Saúde e a Outros Bens Sociais Protocolo para Acesso aos Serviços do Sistema Único de Saúde 1 José Sebastião dos Santos INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA De acordo com os princípios organizativos

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR

POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR NOTA TÉCNICA 02 2006 POLÍTICA NACIONAL DE INTERNAÇÃO DOMICILIAR 1 Brasília, 10 de fevereiro de 2006. I. Introdução: NOTA TÉCNICA 02 2006 O Ministério da Saúde está propondo a implantação da Política Nacional

Leia mais

NOTA TÉCNICA 41 /2012. Institui a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

NOTA TÉCNICA 41 /2012. Institui a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). NOTA TÉCNICA 41 /2012 Institui a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). INTRODUÇÃO As doenças crônicas não transmissíveis constituem o problema

Leia mais

Análise dos gastos em saúde nas capitais brasileiras e sua adequação à Emenda Constitucional 29/2000

Análise dos gastos em saúde nas capitais brasileiras e sua adequação à Emenda Constitucional 29/2000 Análise dos gastos em saúde nas capitais brasileiras e sua adequação à Emenda Constitucional 29/2000 Marcelo Gurgel Carlos da Silva; Sílvia Morgana Araújo de Oliveira; Juliana Lucena de Miranda Cavalcante

Leia mais

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento CATEGORIA AUTORIA JUNHO 15 Revisão de Dados Gabinete de Estudos e Literatura Científica Técnicos O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). O

Leia mais

Gustavo Gusso Professor de Clinica Geral e Propedêutica da FMUSP CMO da Amparo Saúde

Gustavo Gusso Professor de Clinica Geral e Propedêutica da FMUSP CMO da Amparo Saúde COMO FORTALECER A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) NOS PLANOS DE SAÚDE Gustavo Gusso Professor de Clinica Geral e Propedêutica da FMUSP CMO da Amparo Saúde Amparo Saúde Rede Prestadora com foco em Operadoras

Leia mais

UFPE-CAV CURSO DE SAÚDE COLETIVA

UFPE-CAV CURSO DE SAÚDE COLETIVA UFPE-CAV CURSO DE SAÚDE COLETIVA Gestão Baseada na Epidemiologia Petra Oliveira Duarte Vitória de Santo Antão, 2014 UFPE-CAV - SAÚDE COLETIVA OBJETIVO O objetivo da aula é discutir a relação entre gestão

Leia mais

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs

As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs Anexo I As atribuições dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de saúde bucal e de acs As atribuições globais abaixo descritas podem ser complementadas com diretrizes e normas da gestão local.

Leia mais

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PONTO DE ATENÇÃO RESPONSÁVEL PELA COORDENAÇÃO DO CUIDADO 1 PRIMARY ATTENTION TO HEALTH POINT OF ATTENTION RESPONSIBLE FOR THE COORDINATION OF CARE Vitor Samuel Scheffler Panke

Leia mais

Introdução

Introdução 1. 2. 3. 4. Introdução A estratégia Saúde da Família Os princípios organizativos da estratégia Saúde da Família A reorganização da Atenção Primária a partir da Saúde da Família Introdução A Atenção Primária

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE. Humanização Parte 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Parte 5 Profª. Tatiane da Silva Campos POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE A promoção da saúde compreende a ação individual, a ação da comunidade e a ação e o compromisso

Leia mais

Políticas e programas públicos relacionados aos determinantes sociais da saúde desenvolvidos no Nordeste brasileiro

Políticas e programas públicos relacionados aos determinantes sociais da saúde desenvolvidos no Nordeste brasileiro Conferência Regional sobre os Determinantes Sociais da Saúde - Nordeste Recife, 02 a 04 de setembro de 2013 Políticas e programas públicos relacionados aos determinantes sociais da saúde desenvolvidos

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INTERNAÇÕES POR CONDIÇÃO SENSÍVEL À APS, SEUS DETERMINATES E DESAFIOS NO PROJETO TELESSAÚDE RS

AVALIAÇÃO DE INTERNAÇÕES POR CONDIÇÃO SENSÍVEL À APS, SEUS DETERMINATES E DESAFIOS NO PROJETO TELESSAÚDE RS AVALIAÇÃO DE INTERNAÇÕES POR CONDIÇÃO SENSÍVEL À APS, SEUS DETERMINATES E DESAFIOS NO PROJETO TELESSAÚDE RS João Henrique Godinho Kolling, Paulo Vinícius Nascimento Fontanive, Eno Dias de Castro Filho,

Leia mais

O Programa Saúde da Família nasceu oficialmente no Brasil em1994, fundamentado em algumas experiências municipais que já estavam em andamento no

O Programa Saúde da Família nasceu oficialmente no Brasil em1994, fundamentado em algumas experiências municipais que já estavam em andamento no O Programa Saúde da Família nasceu oficialmente no Brasil em1994, fundamentado em algumas experiências municipais que já estavam em andamento no País. O PSF Surge como uma proposta ousada para a reestruturação

Leia mais