Atenção Primária à Saúde: como e por quê avaliar o processo de atenção?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atenção Primária à Saúde: como e por quê avaliar o processo de atenção?"

Transcrição

1 Atenção Primária à Saúde: como e por quê avaliar o processo de atenção? Erno Harzheim Médico de Família, Doutorando em Saúde Pública, Universidad de Alicante.

2 Introdução Atenção primária à saúde (APS); Programa de Saúde da Família (PSF) e o Sistema Único de Saúde (SUS); Ferramenta de avaliação PCATool.

3 Atenção Primária à Saúde (APS) Objetivos fundamentais: Otimizar a saúde individual e populacional; Promover a eqüidade.

4 Atenção Primária ria à Saúde Apresenta 2 faces interdependentes e complementares: Primeira: relacionada à organização do sistema de saúde, onde representa o primeiro nível de atenção dos indivíduos no sistema; Segunda: mudança da prática clínicoassistencial dos profissionais de saúde, em nível individual e comunitário.

5 Base Organizadora do Sistema Primeiro nível de assistência dentro do sistema (primeiro contato), caracterizando-se, principalmente, pela continuidade e integralidade da atenção, além da coordenação da assistência dentro do próprio sistema de saúde.

6 Prática Clínico nico-assistencial Centrada na promoção da saúde, na prevenção e no diagnóstico precoce das doenças, através de equipe multiprofissional; Atenção clínica individual baseada numa forte relação médico-paciente; Orientação familiar e comunitária e competência cultural.

7 Atributos da Atenção Primária APS Atributos Essenciais Atributos Derivados Acesso Orientação Familiar Orientação Comunitária Integralidade Continuidade Competência Cultural Coordenação

8 Evidências da efetividade dos Evidência acumulada: atributos da APS # obtenção de melhores indicadores de saúde populacionais; # diminuição do efeito das iniqüidades sobre o acesso aos serviços e sobre o estado de saúde da população; # organiza com maior eficiência fluxo de pacientes dentro do sistema.

9 Evidências da efetividade dos Evidência acumulada: atributos da APS # tratamento mais efetivo de condições crônicas; # maior eficiência do cuidado; # maior utilização de práticas preventivas; # maior satisfação do usuário.

10 Programa de Saúde da Família (PSF) O Ministério da Saúde do Brasil desenvolve, desde 1994, o PSF que objetiva aumentar o acesso aos serviços de saúde; O PSF objetiva reorganizar a prática assistencial no Sistema Único de Saúde (SUS), partindo de uma compreensão ampla do processo saúde-doença.

11 PSF Segue diretrizes do SUS: Eqüidade; Descentralização; Regionalização; Hierarquização; Participação social,...; Hoje, mais de 20 mil equipes com cobertura de ~ 60 milhões de pessoas.

12 Programa de Saúde da Família (PSF) Estratégia de reorganização do SUS através da ampliação da rede de serviços de atenção básica, com características normativas típicas da APS.

13 PSF: APS x Atenção Mínima?

14 Fundamental avaliar estrutura e processo de atenção no PSF nos distintos municípios.

15 Avaliação de estrutura e processo PCATool: Starfiled e cols desenvolveram uma ferramenta que mede a presença e extensão dos atributos essenciais e derivados de APS, chamado Assesment Primary Care Tool Instrumento de Avaliação da Atenção Primária (PCATool( PCATool). Versão para adultos e crianças; Versão para usuários e profissionais.

16 PCATool Identifica presença e extensão dos atributos da APS através da experiência dos usuários (ou cuidadores); Identifica aspectos de estrutura e processo do cuidado que necessitam reafirmação ou reformulação.

17 PCATool validado no Brasil Versão infantil; O processo de validação (tradução, adaptação, validação construto e conteúdos, confiabilidade) atendeu todos os critérios pré-estabelecidos; Perguntas fechadas direcionadas aos 4 atributos essenciais e a 2 atributos derivados de APS: Acesso, Continuidade, Coordenação, Integralidade, Orientação Comunitária e Familiar.

18 PCATool validado no Brasil Cada pergunta tem score de ( nunca presente a sempre presente ); Score de cada atributo calculado através da média das perguntas que o compõem; Scores > 3 indicam extensão adequada de cada atributo; Scores para cada atributo, além de um Score Essencial (soma dos scores atributos essenciais) e Score Geral de APS (soma dos scores de todos atributos).

19 PCATool validado Versão validada do PCATool 45 perguntas: Acesso 6 Continuidade 10 Coordenação 5 Integralidade: Serviços básicos: 4 Serviços complementares: 5 Ações de Promoção e Prevenção: 5 Orientação Familiar 6 Orientação Comunitária 4

20 Objetivos PCATool no Brasil Comparação do processo de atenção a crianças de 0-2 anos entre Unidades Sanitárias (USs) e PSF na região sul de Porto Alegre; Associação entre scores do PCATool e realização de práticas preventivas, saúde percebida pelo cuidador e satisfação do cuidador; Como? Estudo transversal com entrevistas a 468 cuidadores de crianças de 0-2 anos idade.

21 2

22 Resultados PCATool no Brasil Atributo (Scores 1-4) Score PSFs (n=195) Score USs (n=165) Integralidade - Serviços 3,5 ± 0,4 3,2 ±0,4 <0,001 Básicos Orientação Comunitária 3,1 ± 0,8 1,6 ±0,6 <0,001 Orientação Familiar 2,3 ± 0,9 2,1 ± 0,9 0,03 Score Geral de APS 23,6 ± 4,0 21,3 ± 3,4 <0,001 Proporção de crianças com Score Geral de APS >24 52,0% 27,2% <0,001 p

23 Resultados PCATool no Brasil Atributos de APS com scores > 3: Ambos serviços: Continuidade e Integralidade (Serviços Básicos). PSF: Orientação Comunitária e Score Essencial de APS (>18).

24 O quê proporciona Alto Score Geral de APS? Modelo explicativo multivariável - regressão logística: Idade da criança em meses: OR:0,98 (IC: 0,94-1,01); Nº de irmãos: OR: 1,13 (IC: 1,00 1,28); Cor da criança: branca OR: 1,93 (IC: 1,21 3,10); Serviço preferencial: PSF OR: 3,14 (IC: 1,77 5,58);

25 Resultados PCATool no Brasil Alto Score Geral de APS (>24) relação através de regressão logística com: Uso de sulfato ferroso no 1 ano de vida (OR: 2,16, IC: 1,44 3,25) Uso de vitamina A+D no 1 ano de vida (OR: 1,78, IC: 1,15 2,77)

26 Resultados PCATool no Brasil Alto Score Geral de APS (>24) relação através de regressão logística com: Saúde percebida pelo cuidador como Excelente ou Muito Boa (OR:1,65, IC: 1,02 2,69); Alto grau de satisfação do cuidador com última consulta (OR: 5,13, IC: 3,08 8,56).

27 Resultados PCATool no Brasil Alto Score Essencial de APS (>18) relação através de regressão logística com: Uso de soro de reidratação em caso de diarréia (OR:2,08, IC: 1,01 4,28).

28 Resultados PCATool no Brasil Alto Score Continuidade (>3) relação através de regressão logística com: Peso recentemente anotado no Gráfico de Crescimento (OR: 1,78, IC: 1,04 3,06). Alto Score Orientação Comunitária (>3) relação através de regressão logística com: Peso anotado no Gráfico de Crescimento (OR: 2,81, IC: 1,07 7,40).

29 CONCLUSÕES A validação do PCATool possibilita uma estratégia de avaliação e comparação da estrutura e processo dos serviços de APS brasileiros dirigidos à população infantil de fácil realização; Possui relação clara com desfechos de saúde (satisfação, saúde percebida, práticas preventivas).

30 CONCLUSÕES Crianças que recebem atenção primaria de qualidade, com maior extensão de seus atributos, possuem maior chance de receber atividades preventivas, de ter melhor saúde percebida pelo cuidador e também apresentar maior satisfação dos cuidadores com as consultas.

31 CONCLUSÕES As crianças não-brancas brancas recebem atenção primária de pior qualidade que as brancas, configurando uma relação de iniquidade e de discriminação por parte dos serviços e profissionais de saúde...

32 CONCLUSÕES APS de qualidade é uma estratégia efetiva na busca de maior promoção da saúde, prevenção de doenças, melhor estado de saúde das crianças e maior satisfação dos cuidadores; Entretanto, os serviços de atenção básica da região sul de Porto Alegre necessitam reformulações em aspectos de sua estrutura e processo para oferecerem APS de maior qualidade.

33 Muito obrigado!

Redes de Atenção à Saúde. Profa. Fernanda Barboza

Redes de Atenção à Saúde. Profa. Fernanda Barboza Redes de Atenção à Saúde Profa. Fernanda Barboza APRESENTAÇÃO DA PROFESSORA ENFª DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO e COACH PARA CONCURSOS; ATUEI NO HOSPITAL SARAH POR 8 ANOS; PRINCIPAIS CONCURSOS NA ENFERMAGEM:

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 1. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 1. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 1 Profª. Lívia Bahia - Atenção à Saúde É tudo que envolve o cuidado com a saúde do ser humano; Inclui ações e serviços de promoção, prevenção, reabilitação

Leia mais

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo 13/abril/2016 O SUS e a Atenção

Leia mais

SICA: Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) Prof. Walfrido K. Svoboda

SICA: Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) Prof. Walfrido K. Svoboda ATENÇÃO BÁSICAB SICA: Programa de Saúde da Família (PSF) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF) Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) Disciplina: SAÚDE PÚBLICA P I (MS-052) Prof. Walfrido K.

Leia mais

ARTIGOS. INTEGRALIDADE: elenco de serviços oferecidos

ARTIGOS. INTEGRALIDADE: elenco de serviços oferecidos Quadro 1 Definição operacional dos atributos da Atenção Primária à Saúde. Atributo ACESSO: compreende a localização da unidade de saúde próxima à população, os horários e dias de funcionamento, a abertura

Leia mais

ATENÇÃO A SAÚDE. Seminário Nacional do Pró Saúde e PET Saúde. Brasília, 19 de outubro de 2011

ATENÇÃO A SAÚDE. Seminário Nacional do Pró Saúde e PET Saúde. Brasília, 19 de outubro de 2011 CONSOLIDANDO A INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO A SAÚDE Seminário Nacional do Pró Saúde e PET Saúde Brasília, 19 de outubro de 2011 AGENDA PRIORITÁRIA A saúde no centro da agenda de desenvolvimento do país e o

Leia mais

Ana Luiza Queiroz Vilasbôas Professora associada I UFBA/ISC/GRAB

Ana Luiza Queiroz Vilasbôas Professora associada I UFBA/ISC/GRAB Utilização de dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) na avaliação de qualidade da APS e seus usos potenciais na avaliação de impacto Ana Luiza Queiroz

Leia mais

Cuidados em Oncologia: o Desafio da Integralidade. Gelcio Luiz Quintella Mendes Coordenador de Assistência Instituto Nacional de Câncer

Cuidados em Oncologia: o Desafio da Integralidade. Gelcio Luiz Quintella Mendes Coordenador de Assistência Instituto Nacional de Câncer Cuidados em Oncologia: o Desafio da Integralidade Gelcio Luiz Quintella Mendes Coordenador de Assistência Instituto Nacional de Câncer O que é integralidade? s.f. 1 qualidade do que é integral, 1.1 reunião

Leia mais

Linha de Cuidados. Mila Lemos Cintra

Linha de Cuidados. Mila Lemos Cintra Linha de Cuidados Mila Lemos Cintra Assistência à Saúde Ainda há uma prática: Centrada no ato prescritivo procedimento Dimensões biológicas Centrado em exames e medicamentos Custo elevado Assistência à

Leia mais

Avaliação Qualidade APS no Programa Mais Médicos. PPG- Epidemiologia FAMED- UFRGS OPAS

Avaliação Qualidade APS no Programa Mais Médicos. PPG- Epidemiologia FAMED- UFRGS OPAS Avaliação Qualidade APS no Programa Mais Médicos PPG- Epidemiologia FAMED- UFRGS OPAS 2 Pesquisas sobre Qualidade Médica na APS Ø Pesquisa 1 Ø Pesquisa de Avaliação do Projeto Mais Médicos na experiência

Leia mais

A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO BRASIL

A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO BRASIL A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO BRASIL THIAGO TRINDADE Prof. Medicina de Família e Comunidade UFRN-UNP Presidente SBMFC (2016-2018) VALORES DE UM SISTEMA DE SAÚDE QUALIDADE adequação de recursos, disponibilidade

Leia mais

Exemplos de integração socio -sanitárias em atenção básica: a experiência de São Paulo. Carmen L. A. de Santana

Exemplos de integração socio -sanitárias em atenção básica: a experiência de São Paulo. Carmen L. A. de Santana Exemplos de integração socio -sanitárias em atenção básica: a experiência de São Paulo Carmen L. A. de Santana 2014 Princípios do SUS 1) 1) 3) 4) 5) Acesso universal, Equidade da oferta de serviços, Descentralização,

Leia mais

O Programa Mais Médicos e a sua contribuição para a universalização da saúde. Gabriel Vivas COORDENADOR PROGRAMA MAIS MÉDICOS OPAS/OMS - BRASIL

O Programa Mais Médicos e a sua contribuição para a universalização da saúde. Gabriel Vivas COORDENADOR PROGRAMA MAIS MÉDICOS OPAS/OMS - BRASIL O Programa Mais Médicos e a sua contribuição para a universalização da saúde Gabriel Vivas COORDENADOR PROGRAMA MAIS MÉDICOS OPAS/OMS - BRASIL BRASIL AVANÇOS E DESAFIOS EM SAÚDE - COBERTURA UNIVERSAL

Leia mais

Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica

Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica Recife, 17 de abril de 2018 Ministério da Saúde Fundação Oswaldo Cruz Instituto Aggeu Magalhães Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica Sidney Farias sidney@cpqam.fiocruz.br

Leia mais

Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica

Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento da Atenção Básica Rio Grande do Norte, abril de 2018 SUS: SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO Um dos maiores do mundo; Abrange desde atendimento ambulatorial

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE

POLÍTICAS PÚBLICAS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE POLÍTICAS PÚBLICAS ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE CONCEITO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) A APS é a atenção à saúde essencial baseada em - métodos e tecnologias, cientificamente fundamentados e socialmente

Leia mais

MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I INTRODUÇÃO PROF. MS. ALEX MIRANDA RODRIGUES.

MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I INTRODUÇÃO PROF. MS. ALEX MIRANDA RODRIGUES. MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I INTRODUÇÃO PROF. MS. ALEX MIRANDA RODRIGUES. Objetivos desta aula. Ao final desta aula você deverá: Identificar a Medicina de Família e Comunidade como uma especialidade

Leia mais

O Desafio da Clínica na Estratégia Saúde da Família

O Desafio da Clínica na Estratégia Saúde da Família O Desafio da Clínica na Estratégia Francisca Valda da Silva II Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família 01 a 03 de junho de 2004 Brasília - DF Demandas Sociais pela inversão do Modelo de Atenção

Leia mais

REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE Belo Horizonte Out. 2009

REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE Belo Horizonte Out. 2009 REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE Belo Horizonte Out. 2009 Sistemas de Atenção à Saúde: Conjunto de atividades e funções cujo propósito é promover, restaurar e manter a saúde de uma população. Respostas sociais

Leia mais

Princípios da APS. Prof. Erno Harzheim

Princípios da APS. Prof. Erno Harzheim Princípios da APS Prof. Erno Harzheim O que é um sistema de serviços de saúde? Respostas sociais deliberadas às necessidades em saúde da população É uma combinação de recursos, organização, financiamento

Leia mais

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5 AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5 ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Atenção Primária à Saúde e/ou Atenção Básica No Brasil, observa-se mudanças na concepção de APS desde a NOB

Leia mais

Forum Nacional de Atenção Primária à Saúde. Evento da Sociedade Brasileira e da Associação Brasiliense de Medicina de Familia e Comunidade

Forum Nacional de Atenção Primária à Saúde. Evento da Sociedade Brasileira e da Associação Brasiliense de Medicina de Familia e Comunidade Forum Nacional de Atenção Primária à Saúde Evento da Sociedade Brasileira e da Associação Brasiliense de Medicina de Familia e Comunidade Desafios Atuais da Atenção Primária à Saúde para Fortalecimento

Leia mais

Qualihosp São Paulo, 18 de abril de 2011

Qualihosp São Paulo, 18 de abril de 2011 Qualihosp 2011 São Paulo, 18 de abril de 2011 Como a ANS está agindo junto às operadoras e aos serviços para a melhoria da qualidade e o aumento da segurança dos pacientes em serviços de saúde Lei 9.961

Leia mais

Integração Atenção Básica e Vigilância em Saúde

Integração Atenção Básica e Vigilância em Saúde Integração Atenção Básica e Vigilância em Saúde Contextualização da Integração Atenção Básica e Vigilância em Saúde 1999 - Fundação Nacional de Saúde inicia o processo de descentralização para os municípios

Leia mais

CARTEIRA DE SERVIÇOS DA APS E PROCESSO DE TRABALHO

CARTEIRA DE SERVIÇOS DA APS E PROCESSO DE TRABALHO CARTEIRA DE SERVIÇOS DA APS E PROCESSO DE TRABALHO Diretoria de Políticas de Atenção Primária à Saúde Superintendência de Atenção Primária à Saúde Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde Secretaria

Leia mais

Saúde Mental: Interação entre o NASF e as equipes de Saúde da Família. Psic. Marcelo Richar Arua Piovanotti

Saúde Mental: Interação entre o NASF e as equipes de Saúde da Família. Psic. Marcelo Richar Arua Piovanotti Saúde Mental: Interação entre o NASF e as equipes de Saúde da Família Psic. Marcelo Richar Arua Piovanotti Uma breve contextualização... Psicólogo Clínico desde 2008 na SMS-PMF. Equipes de Saúde Mental:

Leia mais

DEPARTAMENTO DE POLÍTICA, GESTÃO E SAÚDE FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROF. FERNANDO AITH SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO

DEPARTAMENTO DE POLÍTICA, GESTÃO E SAÚDE FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROF. FERNANDO AITH SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE POLÍTICA, GESTÃO E SAÚDE FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROF. FERNANDO AITH SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO Como definir o sistema de saúde brasileiro 2 SISTEMA DE SAÚDE

Leia mais

Demanda crescente aos serviços de saúde Incorporação de tecnologias de mais alto custo Diminuição de qualidade dos serviços

Demanda crescente aos serviços de saúde Incorporação de tecnologias de mais alto custo Diminuição de qualidade dos serviços Redução da mortalidade Prolongamento da vida Demanda crescente aos serviços de saúde Incorporação de tecnologias de mais alto custo Diminuição de qualidade dos serviços PIORA DA QUALIDADE DE VIDA. INCREMENTO

Leia mais

Qualidade do processo de atenção do Programa de Control Prenatal: retos para o novo modelo de atenção colombiano

Qualidade do processo de atenção do Programa de Control Prenatal: retos para o novo modelo de atenção colombiano Qualidade do processo de atenção do Programa de Control Prenatal: retos para o novo modelo de atenção colombiano Myriam Ruiz Rodríguez Departamento de Salud Pública. Escuela de Medicina. Universidad Industrial

Leia mais

CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO. Implicações na prática da Assistência à Saúde no SUS. Mar/2012

CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO. Implicações na prática da Assistência à Saúde no SUS. Mar/2012 CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO Implicações na prática da Assistência à Saúde no SUS Mar/2012 O SUS HOJE IDSUS aponta problemas de acesso e de qualidade do sistema na maioria

Leia mais

Oficina Processo. de Trabalho na. Atenção Básica

Oficina Processo. de Trabalho na. Atenção Básica Oficina Processo de Trabalho na Atenção Básica Conceito Atenção Básica A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico,

Leia mais

MEDIÇÃO E MONITORAMENTO DAS INIQUIDADES EM SAÚDE PNAD 2008

MEDIÇÃO E MONITORAMENTO DAS INIQUIDADES EM SAÚDE PNAD 2008 MEDIÇÃO E MONITORAMENTO DAS INIQUIDADES EM SAÚDE PNAD 2008 SEMINÁRIO PREPARATÓRIO CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE Claudia Travassos 5 de Agosto de 2011 Ensp/Fiocruz Roteiro da

Leia mais

A PROPOSTA DE INSERÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO

A PROPOSTA DE INSERÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO A PROPOSTA DE INSERÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO Profa. Dra. Diretor Técnico de Departamento de Saúde Núcleo de Assistência Farmacêutica SES - SP Insistimos

Leia mais

Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades"

Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades" 3.8 atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais

Leia mais

Avaliação econômica do Programa de Saúde da Família em municípios do Estado da Bahia uma análise de viabilidade

Avaliação econômica do Programa de Saúde da Família em municípios do Estado da Bahia uma análise de viabilidade VI ENCONTRO BRASILEIRO DE ECONOMIA DA SAÚDE Avaliação econômica do Programa de Saúde da Família em municípios do Estado da Bahia uma análise de viabilidade APRESENTADORA: Edyara Santana DEZEMBRO/2002 Projeto

Leia mais

Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança. PMAQ Processo de trabalho ofertas para o cuidado

Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança. PMAQ Processo de trabalho ofertas para o cuidado Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral de Gestão da Atenção Básica Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança PMAQ Processo de trabalho

Leia mais

O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Janise Braga Barros

Leia mais

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Combinar recursos entre as três esferas de governo. Março, 2011

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Combinar recursos entre as três esferas de governo. Março, 2011 1 SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Combinar recursos entre as três esferas de governo Março, 2011 SUS Complexidade do Contexto Dimensão geográfica (8,5 milhões Km²) Estrutura econômica-social heterogênea Grandes

Leia mais

TÍTULO DA PRÁTICA: CÓDIGO DA PRÁTICA:

TÍTULO DA PRÁTICA: CÓDIGO DA PRÁTICA: TÍTULO DA PRÁTICA: Avaliação da satisfação dos usuários do Distrito Sanitário Norte da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e da orientação dos atributos da Atenção Primária à Saúde. CÓDIGO DA

Leia mais

Diagnóstico situacional e desafios para a Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre

Diagnóstico situacional e desafios para a Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre Diagnóstico situacional e desafios para a Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre Algumas conquistas de 2018. Estrutura REFORMAS CONCLUÍDAS: REFORMAS EM EXECUÇÃO: - Clínica de Família Restinga Hospital

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 22 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 648,

Leia mais

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PONTO DE ATENÇÃO RESPONSÁVEL PELA COORDENAÇÃO DO CUIDADO 1 PRIMARY ATTENTION TO HEALTH POINT OF ATTENTION RESPONSIBLE FOR THE COORDINATION OF CARE Vitor Samuel Scheffler Panke

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INTERNAÇÕES POR CONDIÇÃO SENSÍVEL À APS, SEUS DETERMINATES E DESAFIOS NO PROJETO TELESSAÚDE RS

AVALIAÇÃO DE INTERNAÇÕES POR CONDIÇÃO SENSÍVEL À APS, SEUS DETERMINATES E DESAFIOS NO PROJETO TELESSAÚDE RS AVALIAÇÃO DE INTERNAÇÕES POR CONDIÇÃO SENSÍVEL À APS, SEUS DETERMINATES E DESAFIOS NO PROJETO TELESSAÚDE RS João Henrique Godinho Kolling, Paulo Vinícius Nascimento Fontanive, Eno Dias de Castro Filho,

Leia mais

Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar/DAB/SAS/MS

Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar/DAB/SAS/MS Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar/DAB/SAS/MS Reflexões sobre Atenção Domiciliar Causas da expansão do cuidado domiciliar mundial: Resposta a mudança do padrão demográfico e patológico Insuficiência

Leia mais

MODELO DE GESTÃO E DE ORGANIZAÇÃO DO CUIDADO HOSPITALAR "Acesso e Regulação"

MODELO DE GESTÃO E DE ORGANIZAÇÃO DO CUIDADO HOSPITALAR Acesso e Regulação MODELO DE GESTÃO E DE ORGANIZAÇÃO DO CUIDADO HOSPITALAR "Acesso e Regulação" 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Renata Martello Gestora Hospitalar CONTEXTO TRANSIÇÃO

Leia mais

A organização da atenção à saúde

A organização da atenção à saúde A organização da atenção à saúde Modelos de Atenção à Saúde Consiste na organização das ações para a intervenção no processo saúde-doença, articulando os recursos físicos, tecnológicos e humanos, para

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS. a) Mortalidade infantil b) Saúde do idoso c) Mortalidade materna d) Doenças emergentes e endêmicas e) Mortalidade por câncer.

POLÍTICAS PÚBLICAS. a) Mortalidade infantil b) Saúde do idoso c) Mortalidade materna d) Doenças emergentes e endêmicas e) Mortalidade por câncer. POLÍTICAS PÚBLICAS 1. O enunciado toda a equipe é corresponsável pela atenção aos problemas de saúde, assim como pelas práticas de promoção da saúde, respeitando as competências e limites de cada categoria

Leia mais

Ferramentas de Monitoramento da Demanda e sua Função no Aperfeiçoamento da Rede: PROMEUS. Juliane Dias Assessora Técnica Médica

Ferramentas de Monitoramento da Demanda e sua Função no Aperfeiçoamento da Rede: PROMEUS. Juliane Dias Assessora Técnica Médica Ferramentas de Monitoramento da Demanda e sua Função no Aperfeiçoamento da Rede: PROMEUS Juliane Dias Assessora Técnica Médica Fundação Hospitalar Getúlio Vargas Fundação Hospitalar Getúlio Vargas Compromisso

Leia mais

PLANEJAMENTO REGIONAL INTEGRADO, Onde Estamos e Para Onde Vamos: PPI/PGAS, Plano Regional de Redes, Espaços de Governança Regional

PLANEJAMENTO REGIONAL INTEGRADO, Onde Estamos e Para Onde Vamos: PPI/PGAS, Plano Regional de Redes, Espaços de Governança Regional VIII CONGRESSO COSEMS/PI Governança e Regionalização no SUS Luis Correia 05 e 06/09/2018 PLANEJAMENTO REGIONAL INTEGRADO, Onde Estamos e Para Onde Vamos: PPI/PGAS, Plano Regional de Redes, Espaços de Governança

Leia mais

PROFAM. O Perfil do Médico de Família

PROFAM. O Perfil do Médico de Família PROFAM O Perfil do Médico de Família FUNDACIÓN MF Para el Desarrollo de la Medicina Familiar y la Atención Primaria de la Salud Dr. Mario G. Acuña Fundación MF Unidad de Medicina Familiar y Preventiva

Leia mais

Encontro Nacional da Rede de Nutrição no SUS

Encontro Nacional da Rede de Nutrição no SUS Encontro Nacional da Rede de Nutrição no SUS - 2008 Nutrição na Atenção Básica uma visão integrada Michele Lessa Organização Pan-Americana de Saúde Brasília, 22 de abril de 2008 OPORTUNIDADES cenário atual

Leia mais

Redes de Atenção à Saúde no SUS Adriano de Oliveira DARAS/SAS/MS

Redes de Atenção à Saúde no SUS Adriano de Oliveira DARAS/SAS/MS Redes de Atenção à Saúde no SUS Adriano de Oliveira DARAS/SAS/MS 12 de setembro de 2011 Articulação para Produção da Saúde RAS Assistência à Saúde Vigilância em Saúde Promoção da Saúde Vasos Comunicantes

Leia mais

ANEXO II - LINHAS DE PESQUISA

ANEXO II - LINHAS DE PESQUISA ANEXO II - LINHAS DE PESQUISA Atenção integral aos ciclos de vida e grupos vulneráveis: Esta linha tem como objetivo desenvolver pesquisas que considerem o conceito de risco, vulnerabilidade e determinantes

Leia mais

ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA. ALCOOLISMO Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA. ALCOOLISMO Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA ALCOOLISMO Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos uma política nacional de atenção à saúde, de forma relacionada ao consumo de álcool, implica na implementação da assistência, ampliando

Leia mais

Angelo Roncalli

Angelo Roncalli Angelo Roncalli 84-3215 3215-4133 roncalli@terra.com.br www.pgops.dod.ufrn.br Pistas... Entendendo o presente com um olho no passado A Políticas Públicas P de Saúde no Brasil... No contexto do panorama

Leia mais

Linhas gerais e desafios da Política Nacional da Atenção Básica. Setembro, 2012

Linhas gerais e desafios da Política Nacional da Atenção Básica. Setembro, 2012 Linhas gerais e desafios da Política Nacional da Atenção Básica Portaria 2488 Setembro, 2012 Política Nacional de Atenção Básica Portaria n. 2488, de 21 de outubro de 2011. AAtençãoBásica é oprimeiropontodeatençãoàsaúde

Leia mais

Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar

Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar V Seminário Segurança do Paciente no Ambiente Hospitalar - CREMEB Dra. Flávia Mendes L. Freire Conflito de Interesse Coordenação Assistencial

Leia mais

GESTÃO DA MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE NO SUS PARA ALÉM DOS REGISTROS DE ALTA INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIA MÉDICA

GESTÃO DA MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE NO SUS PARA ALÉM DOS REGISTROS DE ALTA INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIA MÉDICA GESTÃO DA MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE NO SUS PARA ALÉM DOS REGISTROS DE ALTA INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIA MÉDICA Marília C. P. Louvison Faculdade de Saúde Pública da USP 2016 mariliacpl@gmail.com Princípios

Leia mais

Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde

Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde Fst. Ms. Priscylla Knopp Mestre em Psicologia/ Psicologia social e da saúde UFJF/PPG-Psi Pesquisadora do Grupo de estudo e práticas sociais em Saúde Coletiva UFJF 30 out Fisioterapia na Atenção Primária

Leia mais

Qualificação do Gasto em Saúde no Setor da Saúde Suplementar. Agência Nacional de Saúde Suplementar

Qualificação do Gasto em Saúde no Setor da Saúde Suplementar. Agência Nacional de Saúde Suplementar Qualificação do Gasto em Saúde no Setor da Saúde Suplementar Agência Nacional de Saúde Suplementar Regulação do Setor de Saúde Suplementar Lei 9656 de 03/06/1998 - Dispõe sobre a regulamentação dos planos

Leia mais

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E SISTEMAS DE SAÚDE

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E SISTEMAS DE SAÚDE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E SISTEMAS DE SAÚDE 1- AVALIAÇÃO E ANÁLISE COMPARADA 2- REFERENCIAIS E MODELOS - PROADESS, Brasil - OECD - NHS - Observatório Europeu de Sistemas de saúde - FADSP,

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA CRIANÇA: COMPARAÇÃO ENTRE UNIDADES TRADICIONAIS E COM ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA CRIANÇA: COMPARAÇÃO ENTRE UNIDADES TRADICIONAIS E COM ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA CRIANÇA: COMPARAÇÃO ENTRE UNIDADES TRADICIONAIS E COM ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Enfª Ms. Vanessa B. Comassetto A. Oliveira INTRODUÇÃO CONCEITUANDO APS Acessibilidade

Leia mais

O papel da Secretaria de Estado da Saúde no apoio e na articulação dos municípios para qualificar a Atenção Básica no Estado de São Paulo

O papel da Secretaria de Estado da Saúde no apoio e na articulação dos municípios para qualificar a Atenção Básica no Estado de São Paulo O papel da Secretaria de Estado da Saúde no apoio e na articulação dos municípios para qualificar a Atenção Básica no Estado de São Paulo 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São

Leia mais

Quadro I. Vantagens de UBS tipo PSF.

Quadro I. Vantagens de UBS tipo PSF. Quadro I. Vantagens de UBS tipo PSF. Caruaru PE Jaboatão - PE João Pessoa - PB Santa Rita - PB Maceió - AL Parnaíba PI Cabo de Santo Agostinho PE Teresina PI Parnamirim - RN Natal - RN Paulista - PE Arapiraca

Leia mais

Gestão da Atenção Especializada e articulação com a Atenção Básica

Gestão da Atenção Especializada e articulação com a Atenção Básica Gestão da Atenção Especializada e articulação com a Atenção Básica 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Março/2017 06/04/2017 1 1 2 2 Rede assistencial / pontos de atenção

Leia mais

Secretaria da Saúde abre inscrições do Projeto QualificaAPSUS Ceará para os municípios do Estado

Secretaria da Saúde abre inscrições do Projeto QualificaAPSUS Ceará para os municípios do Estado Secretaria da Saúde abre inscrições do Projeto QualificaAPSUS Ceará para os municípios do Estado A Secretaria da Saúde do Estado (SESA) está dando início ao Projeto de Qualificação da Atenção Primária

Leia mais

Organização dos processos de trabalho na rede de Atenção Básica na perspectiva da coordenação do cuidado

Organização dos processos de trabalho na rede de Atenção Básica na perspectiva da coordenação do cuidado Organização dos processos de trabalho na rede de Atenção Básica na perspectiva da coordenação do cuidado Luís Carlos Casarin Secretário Municipal de Saúde de Jundiaí Contexto histórico A I Conferência

Leia mais

Gestão de custos. Modelagem de Sistemas de Análise de Custos. Decisão de gestão, monitoramento e avaliação de resultados.

Gestão de custos. Modelagem de Sistemas de Análise de Custos. Decisão de gestão, monitoramento e avaliação de resultados. Gestão de custos Modelagem de Sistemas de Análise de Custos 1 Decisão de gestão, monitoramento e avaliação de resultados. 2 Construção de modelo de avaliação de resultados: Painel de indicadores. 3 Construção

Leia mais

Residência Multiprofissional em Saúde Redes de Atenção à Saúde

Residência Multiprofissional em Saúde Redes de Atenção à Saúde Parte 1 Residência Multiprofissional em Saúde Redes de Atenção à Saúde A RAS é definida como um arranjo organizativo de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas

Leia mais

ATRIBUTOS ESSENCIAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOB A ÓTICA DE PROFISSIONAIS. 1

ATRIBUTOS ESSENCIAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOB A ÓTICA DE PROFISSIONAIS. 1 ATRIBUTOS ESSENCIAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SOB A ÓTICA DE PROFISSIONAIS. 1 Tatiana Andréia Krüger 2, Catiele Raquel Schmidt 3, Paola Aline Nunes Peno 4, Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz 5. 1

Leia mais

A ATENÇÃO BÁSICA E A MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE: ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?

A ATENÇÃO BÁSICA E A MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE: ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS? A ATENÇÃO BÁSICA E A MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE: ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS? 3º Pré Fórum Pró Sus Região Nordeste Agosto,2016. Miriam Pinillos Marambaia ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Atenção de primeiro

Leia mais

Desafios para a sustentabilidade da Saúde Suplementar e estratégias de enfrentamento

Desafios para a sustentabilidade da Saúde Suplementar e estratégias de enfrentamento Desafios para a sustentabilidade da Saúde Suplementar e estratégias de enfrentamento Uma visão proativa para a gestão da atenção em saúde Dr. Bernard Couttolenc, Instituto Performa Pano de fundo Brasil

Leia mais

TÍTULO DA PRÁTICA: CÓDIGO DA PRÁTICA:

TÍTULO DA PRÁTICA: CÓDIGO DA PRÁTICA: TÍTULO DA PRÁTICA: Intervenção nas barreiras de acesso organizacionais à atenção primária em Florianópolis: concepção, condução e desdobramentos das oficinas de acesso de 2011 CÓDIGO DA PRÁTICA: T4 1 2

Leia mais

Projeto Qualisus. Paulo de Tarso Coordenação Executiva de Projetos DIPE / SE / Ministério da Saúde. Brasília-DF, junho de 2004.

Projeto Qualisus. Paulo de Tarso Coordenação Executiva de Projetos DIPE / SE / Ministério da Saúde. Brasília-DF, junho de 2004. Projeto Qualisus Paulo de Tarso Coordenação Executiva de Projetos DIPE / SE / Ministério da Saúde Brasília-DF, junho de 2004. Agenda Estratégica do MS Projeto Farmácia Popular; Qualificação da Atenção

Leia mais

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE NOVAS PERSPECTIVAS PARA A SAÚDE DO FUTURO.

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE NOVAS PERSPECTIVAS PARA A SAÚDE DO FUTURO. ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE NOVAS PERSPECTIVAS PARA A SAÚDE DO FUTURO. CONSTRUINDO UM SISTEMA ONDE TODOS SE BENEFICIAM O momento é de transformação para que se faça a transição de um modelo de atenção à saúde

Leia mais

Princípios basilares da organização legal do SUS e o contexto atual

Princípios basilares da organização legal do SUS e o contexto atual Princípios basilares da organização legal do SUS e o contexto atual Tema 1: A legislação do SUS: a Lei 141/2012 e o Decreto 7.508/2011 no contexto atual Tema 3: Os Sistemas de Informação: e-sus, SIOPS,

Leia mais

NOTA TÉCNICA 41 /2012. Institui a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

NOTA TÉCNICA 41 /2012. Institui a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). NOTA TÉCNICA 41 /2012 Institui a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). INTRODUÇÃO As doenças crônicas não transmissíveis constituem o problema

Leia mais

Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador Política Nacional de Saúde do Trabalhador

Leia mais

O Farmacêutico na Atenção Primária a Saúde Parte I. Pheandro Barreto Farmacêutico

O Farmacêutico na Atenção Primária a Saúde Parte I. Pheandro Barreto Farmacêutico apresentam O Farmacêutico na Atenção Primária a Saúde Parte I Pheandro Barreto Farmacêutico Atenção Primária em Saúde (APS) Estratégia de organização da atenção à saúde voltada para responder de forma

Leia mais

INSERÇÃO DA TEMÁTICA SAÚDE DO TRABALHADOR NO PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE TÉCNICOS DO DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

INSERÇÃO DA TEMÁTICA SAÚDE DO TRABALHADOR NO PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE TÉCNICOS DO DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde INSERÇÃO DA TEMÁTICA SAÚDE DO TRABALHADOR NO PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE TÉCNICOS DO DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO

Leia mais

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE ORIENTAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE CARDIOVASCULAR E DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR 2019 Descrição RESIDÊNCIA

Leia mais

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE ORIENTAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE CARDIOVASCULAR E DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR 2018 Descrição RESIDÊNCIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA E TEMÁTICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA E TEMÁTICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA E TEMÁTICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA CUIDADOS PALIATIVOS 31 de outubro de 2018 2000 2001 2002 2003

Leia mais

Atenção Básica no Rio Grande do Sul

Atenção Básica no Rio Grande do Sul Atenção Básica no Rio Grande do Sul Raíssa Barbieri Ballejo Canto COORDENAÇÃO ESTADUAL DA ATENÇÃO BÁSICA SES/RS Encontro Nacional para Fortalecimento da Atenção Básica SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE População

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM FICHA DE EXPECTATIVA DE RESPOSTA DA PROVA ESCRITA DO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS

Leia mais

A construção do Curso de Especialização em Saúde da Família / UFJF 1996 a 2003

A construção do Curso de Especialização em Saúde da Família / UFJF 1996 a 2003 A construção do Curso de Pólo de Capacitação e Educação Permanente de Saúde da Família / UFJF Faculdade de Medicina, Faculdade de Enfermagem, NATES A construção do Curso de Sueli Maria dos Reis Santos

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. A Organização da Atenção Primária à Saúde no DF

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. A Organização da Atenção Primária à Saúde no DF A Organização da Atenção Primária à Saúde no DF CONCEITOS APS Seletiva Programas focalizados e seletivos com oferta restrita de serviços para enfrentar número limitado de problemas de saúde nos países

Leia mais

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE EDERSON ALVES DA SILVA Vice-Presidente Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais conselhoestadualdesaudemg@gmail.com O Sistema

Leia mais

Aula 04 SEÇÃO 1 CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF)

Aula 04 SEÇÃO 1 CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF) Aula 04 Programa de Saúde da Família (PSF) Nessa aula iremos conhecer as principais características do programa de saúde da família (PSF). Seus princípios, regras e os profissionais envolvidos no processo.

Leia mais

O MANEJO DO DIABETES MELLITUS

O MANEJO DO DIABETES MELLITUS Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia A QUALIDADE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA RIA E O MANEJO DO DIABETES MELLITUS Autores: Marcelo R. Gonçalves

Leia mais

Experiência da Central de Regulação em Ubatuba

Experiência da Central de Regulação em Ubatuba Experiência da Central de Regulação em Ubatuba Departamento de Regulação Secretaria Municipal de Saúde de Ubatuba regulacaoubatuba@gmail.com Francine França Tel: (12) 3834-2307 Nossa Cidade Localizada

Leia mais

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Carlos Leonardo F. Cunha

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Carlos Leonardo F. Cunha ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Carlos Leonardo F. Cunha Reflexão Individual O que representa a Estratégia Saúde da Família para o SUS? Processo Histórico da Estratégia Saúde da Família Surgimento nos anos

Leia mais

04/10/2016. Relatório Dawson Atenção Primária à Saúde. Declaração de Alma-Ata Atenção Primária à Saúde Declaração de Alma-Ata

04/10/2016. Relatório Dawson Atenção Primária à Saúde. Declaração de Alma-Ata Atenção Primária à Saúde Declaração de Alma-Ata Relatório Dawson - 1920 Trabalho precursor para as Redes de Atenção à Saúde! Pontos essenciais: Nutricionista Fernando B. Peixoto CrN3: 41101 Mestrando em Saúde na Comunidade FMRP/USP Pós-Graduado em Atenção

Leia mais

GeoSaúde 2014 Desigualdades, injustiças, avanços, expectativas, retrocessos, desafios e inequidades de saúde no Brasil

GeoSaúde 2014 Desigualdades, injustiças, avanços, expectativas, retrocessos, desafios e inequidades de saúde no Brasil GeoSaúde 2014 Desigualdades, injustiças, avanços, expectativas, retrocessos, desafios e inequidades de saúde no Brasil Políticas Públicas e Equidade em Saúde 1310051 Filiação Christovam Barcellos Instituto

Leia mais

do Trabalhador e da Trabalhadora

do Trabalhador e da Trabalhadora Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador Política Nacional de Saúde do Trabalhador

Leia mais

GRANDES CONQUISTAS E DESAFIOS DA SAÚDE NO BRASIL. Amélia Cohn

GRANDES CONQUISTAS E DESAFIOS DA SAÚDE NO BRASIL. Amélia Cohn GRANDES CONQUISTAS E DESAFIOS DA SAÚDE NO BRASIL Amélia Cohn Norte Nordeste Centroeste Sudeste Sul GOVERNO FEDERAL (CONSTITUIÇÃO) MINISTÉRIO DA SAÚDE ESTADOS (CONSTITUIÇÃO) - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE

Leia mais

Por que um curso para a área de Nefrologia? Doença Renal Crônica. Frequente e grave, mas também prevenível e tratável...

Por que um curso para a área de Nefrologia? Doença Renal Crônica. Frequente e grave, mas também prevenível e tratável... AULA INAUGURAL Por que um curso para a área de Nefrologia? Doença Renal Crônica Frequente e grave, mas também prevenível e tratável... A Doença Renal Crônica (DRC) é uma síndrome complexa que se caracteriza

Leia mais

DEFINIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DAS EQUIPES DE APS

DEFINIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DAS EQUIPES DE APS Estratégias para o desenvolvimento de equipes de Atenção Primária em Saúde DEFINIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DAS EQUIPES DE APS Por que competências? As mudanças sistêmicas realizadas nos serviços de saúde causam

Leia mais

Professora: Yanna D. Rattmann

Professora: Yanna D. Rattmann Professora: Yanna D. Rattmann Sistema Único de Saúde Objetivo da implantação: SISTEMA -> Sistematizar ações, organizar ações; ÚNICO -> Unificar ações -> mesmos princípios e diretrizes em todo o território

Leia mais

Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo

Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo Conteúdo da Unidade 2.1 Organização do Sistema Único de Saúde - SUS Principais tendências na política de saúde do Brasil 1. Sanitarismo

Leia mais