ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO"

Transcrição

1 ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVESIDADE DE SÃO PAULO PEF Extensometria elétrica I Notas de aula Dr. Pedro Afonso de Oliveira Almeida Professor Doutor PEF-EP/USP Notas de aula das disciplinas PEF Análise Experimental de Tensões PEF Análise Experimental de Estruturas São Paulo, março de 2004

2 Extensometria Elétrica - Prof. Pedro Almeida 1 1. Apresentação Este texto tem o objetivo de apresentar informações básicas sobre o funcionamento dos extensômetros elétricos de resistência (também denominados de strain gages), empregados na análise experimental de tensões, que é uma das ferramentas da Análise Experimental de Estruturas. Os métodos e técnicas dessa área de conhecimento são apresentados nas disciplinas Análise Experimental de Tensões PEF 5003 e Análise Experimental de Estruturas PEF , ambas oferecidas pelo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações da EPUSP, no âmbito do Laboratório de Estruturas e Materiais Estruturais LEM. Inicialmente, apresenta-se um resumo histórico do desenvolvimento dos extensômetros, seguido das equações básicas da extensometria elétrica de resistência. Também são apresentadas algumas características importantes dos extensômetros elétricos necessários para a aplicação em ensaios destrutivos e não destrutivos de estruturas.

3 Extensometria Elétrica - Prof. Pedro Almeida 2 2 Notas históricas do desenvolvimento da extensometria elétrica 2.1 KELVIN Ao analisar o comportamento elétrico dos fios metálicos energizados, submetidos à esforços mecânicos de tração, Kelvin obteve as seguintes conclusões A resistência elétrica do fio muda em função da deformação(alongamento ou encurtamento), tendo portanto uma relação bem definida entre as duas grandezas, figura 2.1 α L (2.1) L considerando uma relação linear, resulta em: ou = K l l = Kε (2.2) Os materiais têm sensibilidades diferentes (K), com o níquel-cobre K=2,1; tungstênio/platina K=4, É necessário utilizar um circuito elétrico com boa amplificação para determinar a variação de resistência elétrica do fio. Neste caso foi recomendado o circuito da ponte de Wheatstone. Este circuito foi publicado em 1848, por Charles Wheatstone.

4 Extensometria Elétrica - Prof. Pedro Almeida 3 A (área) L i L f L ε = L = L L f L i L i (Deformação específica) Figura Deformação específica 2.2 USA 1938 Dois pesquisadores americanos trabalhando independentemente descobriram um dispositivo que hoje é conhecido como extensômetro elétrico Edward E. Simmons. Desenvolveu um dispositivo para medir a força de impacto de um pêndulo em um corpo de prova Arthur Claude uge. Trabalhando no M.I.T. desenvolveu um sensor para medir as deformações em modelos utilizados em simulação de terremotos. Neste caso, uge utilizou um fio de pequeno diâmetro, com boas propriedades elétricas, colado na superfície de um pedaço de papel de seda, deixando as duas pontas livres para serem ligadas no circuito da ponte de Wheatstone, Figura 2.2.

5 Extensometria Elétrica - Prof. Pedro Almeida 4 fio elétrico papel Figura Arranjo básico do extensômetro elétrico de resistência (EE) O sensor foi colado na superfície de uma viga em balanço e calibrado por meio de um extensômetro mecânico, tal como mostrado no arranjo esquemático da figura 2.3. F Figura Arranjo de ensaio para calibração do EE Nesse ensaio foi observada uma boa correlação entre as deformações da superfície da viga e a mudança de resistência elétrica. A deformação da viga foi medida por um extensômetro mecânico e a resistência por meio de um ohmímetro. Esta correlação (linearidade) foi verificada ao longo de todo o campo de deformações, tanto para a tração quanto para a compressão Também foi verificado que o circuito elétrico tem boa estabilidade em torno do ponto nulo, ou seja, pode-se determinar com suficiente precisão as deformações mecânicas da superfície a partir da medida da variação da resistência elétrica do fio condutor.

6 Extensometria Elétrica - Prof. Pedro Almeida 5 3 Extensometria elétrica 3.1 Análise da resistência do condutor Para o melhor entendimento da extensometria elétrica, inicalmente será revisitada os conceitos de esistência elétrica do condutor, dadas por: = ρ L A ou = L ρ 4 πd 2 (3.1) onde é a resistência elétrica do condutor, em Ω; ρ é a resistividade, em Ω.m ; A é a área, em m 2 ; L é o comprimento, em metro. A mudança de resistência é encontrada pela diferencial da função, considerando ρ, L e D como variáveis dada por: d = dρ + dd + dl ρ D L onde = ρ 4 πd 2 L = L ρ 4 πd 2 4 L = ρ D π D D 1 2 ρl 4 2D L 8 1 = = ρ π D 4 π D 3 (3.2)

7 Extensometria Elétrica - Prof. Pedro Almeida 6 Desse modo d = πd 4 2 Ldρ ρl 8 π D 1 3 dd + ρ πd 4 2 dl e dividindo -se por, resulta : d dρ = 2dD + ρ D dl L (3.3) considerando - se que d dl L dρ ρ = 1+ 2ν + dl L dd = ν dl D L Por definição ε = dl L, então d dρ = ε 1+ 2ν + 1 ρ ε d = εk (3.4) dρ K = 1+ 2ν + 1 ρ ε No caso da deformação do extensômetro não afetar a resistividade, o valor de K para ν=0,3 será K=1+2(0,3)=1,6 + dρ/ρ 1/ε Os valores de K para as aplicações usuais variam de 1,7 a 2,20.

8 Extensometria Elétrica - Prof. Pedro Almeida 7 4 Características dos extensômetros elétricos Partindo da relação fundamental da extensometria = Kε Para a medida das deformações na superfície da maioria dos materiais estruturais, normalmente, são utilizados extensômetros elétricos de resistência com as seguintes características: - resistência elétrica: 60Ω a 1000Ω. Geralmente utilizam-se extensômetros de 120Ω; - constante do extensômetro (gage factor) K. Neste caso utilizase um valor em torno de 2; - o comprimento da grade de medida, normalmente, corresponde a 5, 10, 15 e 20 milímetros. Os extensômetros elétricos de resistência (strain gages) são de dois tipos: - extensômetro de fio (wire gage); - extensômetro de película (foil gage). Esses dois tipos de extensômetros elétricos têm forma específica para cada aplicação. No caso de medidas de deformação na superfície de peças tem-se: - uniaxial; - biaxial - rosetas de duas direções; - triaxial - rosetas de três direções, conhecidas como rosetas delta. Estas características geométricas, assim como, as características físicas dos extensômetros estão mostradas nas figuras do Anexo.

9 Extensometria Elétrica - Prof. Pedro Almeida 8 5 Montagem dos extensômetros elétricos A seguir serão relacionados os principais procedimentos para a preparação e colagem dos extensômetros elétricos do tipo foil gage. 5.1 Preparar a superfície da peça. 5.2 Usar um adesivo adequado, de preferência especificado pelo fabricante. Normalmente se utilizam os adesivos a base de cyanoacrylate. - Procedimentos de colagem: - limpar a superfície com solução neutra; - aplicar a cola e pressionar o extensômetro contra a peça durante 2 minutos, tempo necessário para o início da pega da cola. - proteger o sensor contra umidade. Para isso, pode-se utilizar verniz polyurethane, cera, borracha de silicone, etc. 5.4 Após 10 minutos da colagem com adesivos do tipo cyanoacrylate o extensômetro poderá ser utilizado. Nota Para a fabricação de transdutores esses procedimentos não são recomendados. Neste caso, devem ser utilizados outros procedimentos mais rigorosos para a colagem e proteção dos extensômetros, garantindo assim uma boa durabilidade do transdutor.

10 Extensometria Elétrica - Prof. Pedro Almeida 9 Bibliografia DALLY, James W. & ILEY, William F. Experimental stress analysis. 3.ed. Singapore. McGraw-Hill Book Co International Edition - Engineering Mechanics Series.

11 Extensometria Elétrica - Prof. Pedro Almeida 10 Anexos Sumário 1. Apresentação 2. Notas históricas do desenvolvimento da extensometria elétrica 3 Extensometria elétrica 4 Características dos extensômetros elétricos 5 Montagem dos extensômetros elétricos Versão 1/3/2004

ANÁLISE DE TENSÕES E DEFORMAÇÕES EXTENSOMETRIA ELÉTRICA-STRAIN GAGES. Extensometria é a técnica de medição de deformações na superfície dos corpos.

ANÁLISE DE TENSÕES E DEFORMAÇÕES EXTENSOMETRIA ELÉTRICA-STRAIN GAGES. Extensometria é a técnica de medição de deformações na superfície dos corpos. ANÁLISE DE TENSÕES E DEFORMAÇÕES EXTENSOMETRIA ELÉTRICA-STRAIN GAGES Extensometria é a técnica de medição de deformações na superfície dos corpos. Fonte amplificadora SILVIO TADO ZANETIC 1 EXTENSOMETRIA-VIA

Leia mais

Introdução a medição. com Extensômetros. (Strain Gage)

Introdução a medição. com Extensômetros. (Strain Gage) Introdução a medição com Extensômetros (Strain Gage) Arthur Claude Ruge O inventor do Strain Gage Variações positivas e negativas de do comprimento l. Deformação : ε = l l o O Strain-Gage - Extensômetro

Leia mais

INTRODUÇÃO À EXTENSOMETRIA ELÉTRICA DE RESISTÊNCIA

INTRODUÇÃO À EXTENSOMETRIA ELÉTRICA DE RESISTÊNCIA scola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de nenharia de struturas e Fundações Laboratório de struturas e Materiais struturais INTODUÇÃO À XTNSOMTIA LÉTICA D SISTÊNCIA Notas de aula Dr.

Leia mais

Medição de Deformação e Força I.B De Paula

Medição de Deformação e Força I.B De Paula INTRODUÇÃO O projeto de componentes sujeitos a carga para máquinas e estruturas requer informações sobre as distribuições de forças e deformações a que esses componentes estão submetidos. A mecânica dos

Leia mais

Dep. de Engenharia Elétrica Curso de Especialização Engenharia Elétrica / Instrumentação. Extensometria. Prof. Marlio Bonfim.

Dep. de Engenharia Elétrica Curso de Especialização Engenharia Elétrica / Instrumentação. Extensometria. Prof. Marlio Bonfim. Dep. de Engenharia Elétrica Curso de Especialização Engenharia Elétrica / Instrumentação Prof. Dr. Marlio Bonfim Fevereiro de 2009 1 Dep. de Engenharia Elétrica Curso de Especialização Engenharia Elétrica

Leia mais

Capítulo 8 Elementos sensores

Capítulo 8 Elementos sensores (parte I) Instrumentação eletrônica para sistemas de medição Capítulo 8 Prof. Lélio R. Soares Júnior ENE FT UnB Introdução É o primeiro elemento do sistema de medição Está em contato e absorve energia

Leia mais

TRANSDUTORES PARA MEDIDA DE DESLOCAMENTOS LINEARES. Notas de aula

TRANSDUTORES PARA MEDIDA DE DESLOCAMENTOS LINEARES. Notas de aula ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO LEM / PEF TRANSDUTORES PARA MEDIDA DE DESLOCAMENTOS LINEARES Notas de aula Dr. Pedro Afonso de Oliveira Almeida Professor Doutor PEF-EP/USP Notas de aula

Leia mais

D. V. Magalhães. Eng. Mecânica EESC - USP

D. V. Magalhães. Eng. Mecânica EESC - USP 1. Pressão 2. Fluxo 3. Extensômetros(strain gauges) 2. Acelerômetros Piezoresistivos 3. Acelerômetros de Capacitância Variável 4. Acelerômetros Piezoelétricos Pressão Pressão Pressão Fluxo Taxa de fluxo

Leia mais

(9.1) R = ρ. dρ da resistividade eléctrica,

(9.1) R = ρ. dρ da resistividade eléctrica, AULA T09 EXTENSÓMETROS Conteúdo Princípio de funcionamento. Sensibilidade. Factor do extensómetro. Circuitos de medida. Compensação de temperatura 1. Princípio de funcionamento O extensómetro é dos dispositivos

Leia mais

Transdutores de Deslocamento

Transdutores de Deslocamento Transdutores de Deslocamento Potenciômetros são formados por um material condutor resistivo depositado em superfície isolante, com contatos fixos nas duas extremidades e um contato móvel (cursor) que se

Leia mais

Dep. de Engenharia Elétrica Curso de Especialização Engenharia Elétrica / Instrumentação. Tópicos abordados:

Dep. de Engenharia Elétrica Curso de Especialização Engenharia Elétrica / Instrumentação. Tópicos abordados: Dep. de Engenharia Elétrica Curso de Especialização Engenharia Elétrica / Instrumentação Tópicos abordados: 1.Introdução 2.Extensômetros 3.Tipos de Extensômetros 4.Ponte de Wheatstone 5.Configurações de

Leia mais

Transdutores de Deslocamento

Transdutores de Deslocamento Transdutores de Deslocamento Potenciômetros são formados por um material condutor resistivo depositado em superfície isolante, com contatos fixos nas duas extremidades e um contato móvel (cursor) que se

Leia mais

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE CÉLULAS DE CARGA DE 100 KG E 500 KG. Gustavo Vieira Lopes 1 ; Éd Claudio Bordinassi 2

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE CÉLULAS DE CARGA DE 100 KG E 500 KG. Gustavo Vieira Lopes 1 ; Éd Claudio Bordinassi 2 PROJETO E CONSTRUÇÃO DE CÉLULAS DE CARGA DE 100 KG E 500 KG Gustavo Vieira Lopes 1 ; Éd Claudio Bordinassi 2 1 Aluno de Iniciação Científica da Escola de Engenharia Mauá (EEM/CEUN-IMT); 2 Professor da

Leia mais

Sensores Prof.Dr. Leopoldo de Oliveira

Sensores Prof.Dr. Leopoldo de Oliveira UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA Sensores Medidas de Movimento e Dimensões grandezas fundamentais tempo [s] comprimento [m] "O segundo é

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações scola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de nenharia de struturas e Fundações Laboratório de struturas e Materiais struturais xtensometria elétrica II Notas de aula Dr. Pedro Afonso

Leia mais

SIMEX Simulação de Extensometria

SIMEX Simulação de Extensometria SIMEX Simulação de Extensometria Camilla Borges Rampinelli e Jéssica Ceolin de Bona UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Engenharia Mecânica Campus Universitário Reitor João David Ferreira

Leia mais

22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais

22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais RESUMO O objetivo deste trabalho é projetar e construir uma célula de carga de baixa capacidade cuja geometria predefinida foi a dual beam-binocular utilizando strain gages, instrumentado em ponte de Wheatstone

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 8 2 TELEMETRIA É a técnica de transportar medições obtidas num processo à distância

Leia mais

7 RESULTADOS EXPERIMENTAIS

7 RESULTADOS EXPERIMENTAIS 7 RESULTADOS EXPERIMENTAIS No presente capítulo, é apresentada a aplicação efetiva da metodologia desenvolvida para medição de campos de deformações. Imagens coletadas durante ensaios de tração são analisadas,

Leia mais

ENSAIO DE CÉLULAS DE CARGA 1

ENSAIO DE CÉLULAS DE CARGA 1 ENSAIO DE CÉLULAS DE CARGA 1 Elisiane Pelke Paixão 2, Luis Fernando Sauthier 3, Manuel Martin Pérez Reimbold 4. 1 Projeto de iniciação científica desenvolvido no Departamento de Ciências Exatas e Engenharia,

Leia mais

EXTENSÔMETROS EM ENGENHARIA MECÂNICA: TEORIA E APLICAÇÔES

EXTENSÔMETROS EM ENGENHARIA MECÂNICA: TEORIA E APLICAÇÔES EXTENSÔMETROS EM ENGENHARIA MECÂNICA: TEORIA E APLICAÇÔES Luiz André Silva Evangelista e-mail: luansiev@hotmail.com UNISANTA - Universidade Santa Cecília Departamento de Pós Graduação Rua Cesário Mota

Leia mais

ANÁLISE EXPERIMENTAL DE ESTRUTURAS PEF

ANÁLISE EXPERIMENTAL DE ESTRUTURAS PEF ANÁLISE EXPERIMENTAL DE ESTRUTURAS PEF - 5794 Notas de aula A-1 Dr. Pedro Afonso de Oliveira Almeida Prof. da EPUSP São Paulo, 17 de junho de 2003 Disciplina PEF 794 Aula n º. 1 1 Análise Experimental

Leia mais

22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 06 a 10 de Novembro de 2016, Natal, RN, Brasil

22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 06 a 10 de Novembro de 2016, Natal, RN, Brasil UTILIZAÇÃO DE STRAIN GAGE NO DESENVOLVIMENTO DE CÉLULA DE CARGA BINOCULAR PARA MEDIÇÃO DE CARGAS SOB FLEXÃO COM VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DE SUA CAPACIDADE. RESUMO O transdutor consiste num dispositivo

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 1/3 (primeiro de três) Período: de 02/02/2010 a 23/03/2010 SCHULZ S/A

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 1/3 (primeiro de três) Período: de 02/02/2010 a 23/03/2010 SCHULZ S/A Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Mecânica Coordenadoria de Estágio do Curso de Engenharia Mecânica CEP 88040-970 - Florianópolis - SC - BRASIL www.emc.ufsc.br/estagiomecanica

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO EXPERIMENTAL DE CONCENTRADORES DE TENSÕES CLÁSSICOS EM ESTRUTURAS COM VALIDAÇÃO NUMÉRICA POR ELEMENTOS FINITOS

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO EXPERIMENTAL DE CONCENTRADORES DE TENSÕES CLÁSSICOS EM ESTRUTURAS COM VALIDAÇÃO NUMÉRICA POR ELEMENTOS FINITOS CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO EXPERIMENTAL DE CONCENTRADORES DE TENSÕES CLÁSSICOS EM ESTRUTURAS COM VALIDAÇÃO NUMÉRICA POR ELEMENTOS FINITOS Leonardo Wissenbach Bustamante ¹, Marcelo Otavio dos Santos ² ¹Aluno

Leia mais

Plano de Aula da disciplina PEF 794 Aula n º Transdutores de deslocamentos - Medidas de deslocamentos; 2 - Grandezas a serem medidas - resumo

Plano de Aula da disciplina PEF 794 Aula n º Transdutores de deslocamentos - Medidas de deslocamentos; 2 - Grandezas a serem medidas - resumo Plano de Aula da disciplina PEF 794 Aula n º. 2 1 - Transdutores de deslocamentos - Medidas de deslocamentos; 2 - Grandezas a serem medidas - resumo dos 5 primeiros capítulos da Ref. 2 ; 3 - Medidas do

Leia mais

Resistência elétrica de uma barra (prismática ou cilíndrica) de área A e comprimento L

Resistência elétrica de uma barra (prismática ou cilíndrica) de área A e comprimento L Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Física Física III Prof. Dr. Ricardo uiz Viana Referências bibliográficas: H. 28-4, 29-4, 29-6 S. 26-4, 27-2 T. 22-2 ula Resistores

Leia mais

José Santos * Marques Pinho ** DMTP - Departamento Materiais

José Santos * Marques Pinho ** DMTP - Departamento Materiais ** José Santos * Marques Pinho ** * DMTP - Departamento Materiais Apresentação em 3 partes I - Considerações teóricas sobre o módulo de elasticidade II - Descrição de ensaios laboratoriais III - Novas

Leia mais

LABORATÓRIO DE EST-15 1 a EXPERIÊNCIA 2015

LABORATÓRIO DE EST-15 1 a EXPERIÊNCIA 2015 LABORATÓRIO DE EST-15 1 a EXPERIÊNCIA 2015 OBJETIVO: Familiarização com os extensômetros elétricos de resistência e instrumentação correlata: 1. Verificação do fator de sensibilidade de um extensômetro

Leia mais

LISTA DE EXECÍCIOS AULA 3 FÍSICA ELETRICIDADE

LISTA DE EXECÍCIOS AULA 3 FÍSICA ELETRICIDADE LISTA DE EXECÍCIOS AULA 3 FÍSICA ELETRICIDADE DENSIDADE DE CORRENTE E VELOCIDADE DE ARRASTE 1) A American Wire Gauge (AWG) é uma escala americana normalizada usada para padronização de fios e cabos elétricos.

Leia mais

Transdução de Grandezas Biomédicas

Transdução de Grandezas Biomédicas Transdução de Grandezas Biomédicas Aula 05 Mestrado em Eng. Biomédica Docente: > Marcelino M. de Andrade A Aula! Transdutores Resistivos Circuitos elétricos consistem em combinações de três elementos passivos:

Leia mais

3º BIMESTRE MEDIDORES EM PONTE. Metrologia II

3º BIMESTRE MEDIDORES EM PONTE. Metrologia II 3º BIMESTRE MEDIDORES EM PONTE Metrologia II Medidores em Ponte - Introdução As pontes são usadas para medir (ou comparar) resistências, capacitores e indutores com alta exatidão. Em instrumentação, as

Leia mais

APLICAÇÃO DA PONTE DE WHEATSTONE COM EXTENSÔMETROS ELÉTRICOS: INSTRUMENTAÇÃO DE UM LINK PARA MEDIÇÕES DAS FORÇAS DE TRAÇÃO E COMPRESSÃO

APLICAÇÃO DA PONTE DE WHEATSTONE COM EXTENSÔMETROS ELÉTRICOS: INSTRUMENTAÇÃO DE UM LINK PARA MEDIÇÕES DAS FORÇAS DE TRAÇÃO E COMPRESSÃO APLICAÇÃO DA PONTE DE WHEATSTONE COM EXTENSÔMETROS ELÉTRICOS: INSTRUMENTAÇÃO DE UM LINK PARA MEDIÇÕES DAS FORÇAS DE TRAÇÃO E COMPRESSÃO MATEUS LEVI MARCELINO 1 ADILSON MASSA 2 FABIANA FLORIAN 3 JAILTON

Leia mais

INTRODUÇÃO À EXTENSOMETRIA ELÉCTRICA DE RESISTÊNCIA

INTRODUÇÃO À EXTENSOMETRIA ELÉCTRICA DE RESISTÊNCIA DEPRTMENTO DE ENGENHRI MEÂNI Área ientífica de Mecânica dos Meios Sólidos INTRODUÇÃO À EXTENSOMETRI ELÉTRI DE RESISTÊNI níbal Valido J. Duarte Silva -Outubro 997- ÍNDIE Pág. - Introdução - Princípios da

Leia mais

3. Descrição dos Testes Experimentais

3. Descrição dos Testes Experimentais 36 3. Descrição dos Testes Experimentais Neste capítulo serão descritos todos os testes experimentais realizados. 3.1. Considerações Iniciais O sistema estrutural construído consiste em uma laje mista

Leia mais

MEDIÇÃO DE DEFORMAÇÃO UTILIZANDO-SE EXTENSÔMETROS ELÉTRICOS SOLDADOS ATÉ A TEMPERATURA DE 422ºC

MEDIÇÃO DE DEFORMAÇÃO UTILIZANDO-SE EXTENSÔMETROS ELÉTRICOS SOLDADOS ATÉ A TEMPERATURA DE 422ºC MEDIÇÃO DE DEFORMAÇÃO UTILIZANDO-SE EXTENSÔMETROS ELÉTRICOS SOLDADOS ATÉ A TEMPERATURA DE 422ºC Paulo de Tarso Vida Gomes Osmar Ribeiro Lourenço Tanius Rodrigues Mansur Comissão Nacional de Energia Nuclear

Leia mais

31/08/2016. Larissa Driemeier Marcilio Alves Rafael Moura Tarcisio Coelho RESISTÊNCIA LIVRO TEXTO. Essa aula é baseada nos livros:

31/08/2016. Larissa Driemeier Marcilio Alves Rafael Moura Tarcisio Coelho RESISTÊNCIA LIVRO TEXTO. Essa aula é baseada nos livros: RESISTÊNCIA Larissa Driemeier Marcilio Alves Rafael Moura Tarcisio Coelho LIVRO TEXTO Essa aula é baseada nos livros: 1 RESISTÊNCIA E RESISTIVIDADE Resistividade elétrica (também resistência elétrica específica)

Leia mais

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II 6º CICLO (EEM 6NA) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II 6º CICLO (EEM 6NA) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II 6º CICLO (EEM 6NA) Profa. Ms. Grace Kelly Quarteiro Ganharul gracekellyq@yahoo.com.br Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II * ANÁLISE DE

Leia mais

UNESP Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá ALINE FONSECA E SILVA

UNESP Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá ALINE FONSECA E SILVA UNESP Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá ALINE FONSECA E SILVA ESTUDO, DESENVOLVIMENTO E CONCEPÇÃO DE UMA CÉLULA DE CARGA Guaratinguetá 2012 ALINE FONSECA E SILVA ESTUDO, DESENVOLVIMENTO

Leia mais

3 Programa Experimental

3 Programa Experimental 3 Programa Experimental 3.1. Considerações iniciais O estudo experimental desta pesquisa foi realizado no laboratório de estruturas e materiais (LEM) da PUC-Rio com o fim de analisar o comportamento de

Leia mais

TM247 - Sistemas de Medição. Prof. Alessandro Marques

TM247 - Sistemas de Medição. Prof. Alessandro Marques TM247 - Sistemas de Medição Prof. Alessandro Marques amarques@ufpr.br www.metrologia.ufpr.br Circuitos e medições elétricas Elementos elétricos Resistividade e resistência elétrica Em um material homogêneo

Leia mais

TRANSDUTORES E AQUISIÇÃO DE DADOS

TRANSDUTORES E AQUISIÇÃO DE DADOS TRANSDUTORES E AQUISIÇÃO DE DADOS O QUE É UM TRANSDUTOR? Aparelho de medida que transforma uma grandeza física / química (temperatura, deslocamento, alcalinidade, etc.) num sinal mensurável (sinal eléctrico,

Leia mais

NOME MATRÍCULA DATA / /

NOME MATRÍCULA DATA / / PROVA: VC DISCIPLINA: INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL _ DEPq FOLHA:1 SD/2 NOME MATRÍCULA DATA / / Questão 1 (2,5 pontos) Considere um esquema de medição de esforço sobre uma barra prismática de alumínio com

Leia mais

Lista de Exercícios (Para primeira prova)

Lista de Exercícios (Para primeira prova) ista de Eercícios (Para primeira prova) 1- (Interação medidor com circuito) Para uma medida e corrente foram utilizados dois amperímetros A e B, o primeiro com resistência interna de. Quando o amperímetro

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE EXTENSOMÉTRICA COM ARDUÍNO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. SUBÁREA: Engenharias

TÍTULO: ANÁLISE EXTENSOMÉTRICA COM ARDUÍNO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. SUBÁREA: Engenharias TÍTULO: ANÁLISE EXTENSOMÉTRICA COM ARDUÍNO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: Engenharias INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP AUTOR(ES): JAIRO AUGUSTO SILVA CASTRO

Leia mais

Deslocamento. Mecânica dos Sólidos I

Deslocamento. Mecânica dos Sólidos I Deslocamento Q P z Deslocamento Q Q P Q P P Translação z Deslocamento P Q Q Q P P Movimento de Corpo Rígido Translação Rotação z Deslocamento P P Q Q Q P Translação Rotação Deformação z Deslocamento z

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 21 2 MEDIÇÃO DE TEMPERATURA COM TERMÔMETRO DE RESISTÊNCIA 3 As termoresistências

Leia mais

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS CONDUTORES CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS CONDUTORES Variação da resistividade com a temperatura e a frequência. o A segunda lei

Leia mais

MÉTODO NUMÉRICO PARA A DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE TENACIDADE DE MATERIAIS A PARTIR DE ENSAIOS DE TRAÇÃO

MÉTODO NUMÉRICO PARA A DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE TENACIDADE DE MATERIAIS A PARTIR DE ENSAIOS DE TRAÇÃO MÉTODO NUMÉRICO PARA A DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE TENACIDADE DE MATERIAIS A PARTIR DE ENSAIOS DE TRAÇÃO Autores: Pedro Henrique Gwiggner SERIGHELLI 1, Cristiano José TURRA 1, David Roza JOSÉ 2. 1 Graduando

Leia mais

PPGECV 3171 Instrumentação de Ensaios

PPGECV 3171 Instrumentação de Ensaios Critérios de Seleção para Strain Gages As questões que devem ser consideradas para seleção do tipo de strain gauge vária desde as opções oferecidas pelos fabricantes até as condições de operação que vão

Leia mais

Sensores de Posição, Deslocamento e Deformação

Sensores de Posição, Deslocamento e Deformação Outubro de 2011 1 Potenciômetros 2 Extensômetros 3 Encoders 4 LVDTs 5 Resolvers e Synchros 6 Inductosyn Potenciômetros São elementos sensores mecânicos por meio dos quais é possível medir deslocamentos

Leia mais

Dep. de Engenharia Elétrica Curso de Especialização Engenharia Elétrica / Instrumentação. Tópicos abordados:

Dep. de Engenharia Elétrica Curso de Especialização Engenharia Elétrica / Instrumentação. Tópicos abordados: Dep. de Engenharia Elétrica Curso de Especialização Engenharia Elétrica / Instrumentação Tópicos abordados: 1.Introdução 2.Extensômetros 3.Tipos de Extensômetros 4.Ponte de Wheatstone 5.Configurações de

Leia mais

Medição de Força e Torque. Capítulo V

Medição de Força e Torque. Capítulo V Medição de Força e Torque Capítulo V 1 Métodos Básicos de Medição de Força Contrabalanceando a força gravitacional sobre massas padrões diretamente ou através de sistemas com alavancas. Medindo-se a aceleração

Leia mais

Apostila de Extensometria

Apostila de Extensometria SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA C.P. 476, FLORIANÓPOLIS - SC - CEP 88040-900 DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA GRUPO DE ANÁLISE E PROJETO MECÂNICO - GRANTE Fone (01)(48)

Leia mais

VIII. Mecânica dos Materiais Avançada

VIII. Mecânica dos Materiais Avançada Prefácio Este curso de MECÂNICA DOS MATERIAIS AVANÇADA é uma coletânea de anotações que venho reunindo há quase três décadas. Nada inventei, apenas compilei. Procurei, dentro do possível, colocá-las numa

Leia mais

L S E Laboratório de Sistemas Estruturais Ltda

L S E Laboratório de Sistemas Estruturais Ltda Introdução a Análise Experimental de Estruturas Prof. Dr. Pedro Afonso de Oliveira Almeida Professor da EPUSP José Fernando Sousa odriues Doutorando da Escola Politécnica da USP da área Análise Experimental

Leia mais

TRABALHO AMPLIFICADOR DE INSTRUMENTAÇÃO

TRABALHO AMPLIFICADOR DE INSTRUMENTAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: ELETRÔNICA II PROFESSOR: VLADEMIR DE J. S. OLIVEIRA TRABALHO AMPLIFICADOR DE INSTRUMENTAÇÃO 1. COMPONENTES DA EQUIPE Alunos Nota: Data: 2. OBJETIVOS - Implementação

Leia mais

Mecânica dos Sólidos I Parte 4 Análise de Deformações

Mecânica dos Sólidos I Parte 4 Análise de Deformações Departamento de Engenharia Mecânica Parte 4 Análise de Deformações Prof. Arthr M. B. Braga 009.1 Deslocamento Q P z Deslocamento Q Q P P P Q Translação z Deslocamento P Q Q Q P P Movimento de Corpo Rígido

Leia mais

MÉTODO NUMÉRICO PARA A DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE TENACIDADE DE MATERIAIS A PARTIR DE ENSAIOS DE TRAÇÃO

MÉTODO NUMÉRICO PARA A DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE TENACIDADE DE MATERIAIS A PARTIR DE ENSAIOS DE TRAÇÃO MÉTODO NUMÉRICO PARA A DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE TENACIDADE DE MATERIAIS A PARTIR DE ENSAIOS DE TRAÇÃO Autores: Pedro Henrique Gwiggner SERIGHELLI 1, Cristiano José TURRA 2, David Roza JOSÉ 3. 1 Graduando

Leia mais

Análise dos Coeficientes Piezoresistivos Fundamentais do Silício Policristalino

Análise dos Coeficientes Piezoresistivos Fundamentais do Silício Policristalino Trabalho apresentado no DINCON, Natal - RN, 2015. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics Análise dos Coeficientes Piezoresistivos Fundamentais do Silício Policristalino

Leia mais

PROPRIEDADES MECÂNICAS DE

PROPRIEDADES MECÂNICAS DE DE MATERIAIS METÁLICOS CONCEITO DE TENSÃO E DEFORMAÇÃO Formas de aplicação de carga: 2 1 COMPORTAMENTO ELÁSTICO E PLÁSTICO 3 COMPORTAMENTO ELÁSTICO E PLÁSTICO 4 2 COMPORTAMENTO ELÁSTICO 5 COMPORTAMENTO

Leia mais

Aula 03- Resistência Elétrica e Associação de Resistores Eletrotécnica

Aula 03- Resistência Elétrica e Associação de Resistores Eletrotécnica Aula 03- Resistência Elétrica e Associação de Resistores Eletrotécnica Resistividade dos Materiais É a propriedade característica específica de um material, em relação a sua constituição atômica. A resistividade

Leia mais

4 Bancada Experimental e Aquisição de Dados

4 Bancada Experimental e Aquisição de Dados 4 Bancada Experimental e Aquisição de Dados Com o objetivo de avaliar e complementar a análise das equações matemáticas desenvolvidas no capítulo 2, faz-se necessário realizar práticas experimentais. Com

Leia mais

TM362 - Sistemas de Medição 2. Prof. Alessandro Marques.

TM362 - Sistemas de Medição 2. Prof. Alessandro Marques. TM362 - Sistemas de Medição 2 Prof. Alessandro Marques www.metrologia.ufpr.br Termômetros metálicos RTDs - Resistance Temperature Detectors O tipo de metal utilizado na confecção de bulbos sensores de

Leia mais

CORRENTE E RESISTÊNCIA

CORRENTE E RESISTÊNCIA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III CORRENTE E RESISTÊNCIA Prof. Bruno Farias Corrente Elétrica Eletrodinâmica: estudo das

Leia mais

Aspectos de transdutores para medição de vibração. Prof. Paulo J. Paupitz Gonçalves

Aspectos de transdutores para medição de vibração. Prof. Paulo J. Paupitz Gonçalves Aspectos de transdutores para medição de vibração Prof. Paulo J. Paupitz Gonçalves Medidas de Vibração/Ruído transdutor Condicionador de Sinais Analisador Aspectos do Projeto de um Transdutor Características

Leia mais

Universidade Federal do Paraná - Engenharia Mecânica DEMEC Prof. Alessandro Marques Disciplina: Sistemas de Medições 1 (Exercícios)

Universidade Federal do Paraná - Engenharia Mecânica DEMEC Prof. Alessandro Marques Disciplina: Sistemas de Medições 1 (Exercícios) 1) Um manômetro foi construído com estes módulos: a) Transdutor extensométrico Faixa de medição: 0 a 20 bar Sensibilidade: 2 mv/bar Incerteza Expandida (U TE ): ± 0,02 mv b) Amplificador Faixa de medição:

Leia mais

MODELAGEM NUMÉRICA E ANÁLISE EXPERIMENTAL APLICADAS AO PROJETO DE UMA CÉLULA DE CARGA

MODELAGEM NUMÉRICA E ANÁLISE EXPERIMENTAL APLICADAS AO PROJETO DE UMA CÉLULA DE CARGA MODELAGEM NUMÉRICA E ANÁLISE EXPERIMENTAL APLICADAS AO PROJETO DE UMA CÉLULA DE CARGA Flávio de Souza Barbosa Paulo César Ferreira Anderson Rodrigues Vilela João Carlos de Souza Guedes Filho flavio@numec.ufjf.br

Leia mais

Estudo por meio de strain gages do comportamento do concreto estrutural convencional e reciclado

Estudo por meio de strain gages do comportamento do concreto estrutural convencional e reciclado BE2008 Encontro Nacional Betão Estrutural 2008 Guimarães 5, 6, 7 de Novembro de 2008 Estudo por meio de strain gages do comportamento do concreto estrutural convencional e reciclado Júnia Nunes de Paula

Leia mais

Instrumentação, Aquisição e Processamento de Sinais para Medições de Engenharia

Instrumentação, Aquisição e Processamento de Sinais para Medições de Engenharia Seção de Ensino de Engenharia de Fortificação e Construção SE/2 Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes Instrumentação, Aquisição e Processamento de Sinais para Medições de Engenharia Prof.

Leia mais

Mecânica dos Sólidos I Parte 2

Mecânica dos Sólidos I Parte 2 Departamento de Engenharia Mecânica arte 2 rof. Arthur M. B. Braga 2006.1 arte II Barras carregadas axialmente (Cap. 1 e 2) Cisalhamento (Cap. 1) Torção de eixos cilíndricos (Cap. 3) Mecânica dos Sólidos

Leia mais

Universidade de São Paulo em São Carlos Laboratório de Física III Provinha da prática 1

Universidade de São Paulo em São Carlos Laboratório de Física III Provinha da prática 1 Universidade de São Paulo em São Carlos 10-11.8.2010 Laboratório de Física III Provinha da prática 1 Exercício 1 (Eletrização por atrito) Um canudo esta atritado por um pedaço de couro. Qual é o tipo da

Leia mais

Extensometria Básica. Rodrigo Piernas Andolfato Jefferson Sidney Camacho Gilberto Antônio de Brito

Extensometria Básica. Rodrigo Piernas Andolfato Jefferson Sidney Camacho Gilberto Antônio de Brito Extensometria Básica Autores: odrigo Piernas Andolfato Jefferson Sidney Camacho Gilberto Antônio de Brito Ilha Solteira - 00 Extensometria Básica - odrigo P. Andolfato, Jefferson S. Camacho e Gilberto

Leia mais

Aula 03.! Resistência Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.

Aula 03.! Resistência Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Aula 03 Resistência slide 1 Objetivos Aprender quais os parâmetros que determinam a resistência de um elemento e calcular a resistência dos materiais a partir de suas características e dimensões. Adquirir

Leia mais

ENCONTRO 4 AMPLIFICADOR DE INSTRUMENTAÇÃO

ENCONTRO 4 AMPLIFICADOR DE INSTRUMENTAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: ELETRÔNICA II PROFESSOR: VLADEMIR DE J. S. OLIVEIRA ENCONTRO 4 AMPLIFICADOR DE INSTRUMENTAÇÃO 1. COMPONENTES DA EQUIPE Alunos Nota: Data: 2. OBJETIVOS - Implementação

Leia mais

MECÂNICA APLICADA II

MECÂNICA APLICADA II Escola Superior de Tecnologia e Gestão MECÂNICA APLICADA II Engenharia Civil 2º ANO EXERCICIOS PRÁTICOS Ano lectivo 2004/2005 MECÂNICA APLICADA II I - Teoria do estado de tensão I.1 - Uma barra, com a

Leia mais

Vácuo. Figura 2.1: Esquema explicativo para os conceitos de pressão absoluta e pressão manométrica.

Vácuo. Figura 2.1: Esquema explicativo para os conceitos de pressão absoluta e pressão manométrica. 1-1 2. INSTRUMENTOS DE PRESSÃO 2.1. UNIDADES DE PRESSÃO atmosfera psi Kgf/cm² bar Torr * mh2o in. Hg Pascal atm lbf/in² Kgf/cm² bar mmhg mh2o in. Hg Pa atm 1 14,6959 1,033 1,01325 760 10,33 29,92 101325

Leia mais

Instrumentação Eletroeletrônica AULA 6. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela

Instrumentação Eletroeletrônica AULA 6. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Instrumentação Eletroeletrônica AULA 6 Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Medição de Temperatura Instrumentação Eletroeletrônica 2 Introdução Temperatura é sem dúvida uma das variáveis mais importante nos

Leia mais

Corrente e Resistência

Corrente e Resistência Cap. 26 Corrente e Resistência Prof. Oscar Rodrigues dos Santos oscarsantos@utfpr.edu.br Corrente e resistência 1 Corrente Elétrica Corrente Elétrica (i) é o movimento ordenado de elétrons provocados por

Leia mais

Apresenta-se neste Anexo os elementos de extensometria que servem de apoio às aulas de laboratório.

Apresenta-se neste Anexo os elementos de extensometria que servem de apoio às aulas de laboratório. XTNSOMTI (do livro. Portela e. Silva: Mecânica dos Materiais, ed. Plátano, Lisboa) (implementada a renumeração) D.1 INTODUÇÃO presenta-se neste nexo os elementos de extensometria que servem de apoio às

Leia mais

3 Estudo experimental

3 Estudo experimental 3 Estudo experimental Neste capítulo são apresentadas as características dos pilares concebidos para permitir a variação do cobrimento das armaduras, o concreto utilizado, a instrumentação, os sistemas

Leia mais

Biopdi. Equipamentos para ensaio de materiais. Descrição MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA 20kN VERSÃO DIDÁTICA

Biopdi. Equipamentos para ensaio de materiais. Descrição MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA 20kN VERSÃO DIDÁTICA Biopdi Equipamentos para ensaio de materiais Descrição MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁULICA 20kN VERSÃO DIDÁTICA Modelo: Semiautomático e Automático São Carlos 2017 :: MÁQUINA UNIVERSAL DE ENSAIO HIDRÁUILICA

Leia mais

ANÁLISE DE PROJETOS CÉLULAS DE CARGA

ANÁLISE DE PROJETOS CÉLULAS DE CARGA NÁISE DE POJETOS CÉUS DE CG Meição e Força Forma: Direta: comparação através e balanças e alavancas com peso morto Inireta: a partir a meição e outras granezas (eformações, velociae acústica, aceleração,

Leia mais

MICROAMPERÍMETRO E MILIAMPERÍMETRO NO MESMO INSTRUMENTO *

MICROAMPERÍMETRO E MILIAMPERÍMETRO NO MESMO INSTRUMENTO * MICROAMPERÍMETRO E MILIAMPERÍMETRO NO MESMO INSTRUMENTO * José Carlos Xavier Eduardo Albane Haugonté Amanda Campos de Santana Departamento de Física UERJ Rio de Janeiro RJ Resumo Este trabalho propõe a

Leia mais

Transdutores de Força Célula de Carga

Transdutores de Força Célula de Carga Transdutores de Força Célula de Carga Neste capítulo vamos abordar um dispositivo bastante utilizado para medição de esforços mecânicos na indústria, os transdutores de força ou células de carga. Para

Leia mais

Estabilidade. Marcio Varela

Estabilidade. Marcio Varela Estabilidade Marcio Varela Esforços internos O objetivo principal deste módulo é estudar os esforços ou efeitos internos de forças que agem sobre um corpo. Os corpos considerados não são supostos perfeitamente

Leia mais

Sumário e Objectivos. Mecânica dos Sólidos e Estruturas 1ªAula. Docente: Lúcia M.J.S. Dinis 2007/2008

Sumário e Objectivos. Mecânica dos Sólidos e Estruturas 1ªAula. Docente: Lúcia M.J.S. Dinis 2007/2008 Sumário e Objectivos Sumário: Apresentação e breve referência aos objectivos da disciplina, ao conteúdo da disciplina, textos de apoio e métodos de avaliação. Objectivos da Aula: Compreensão da necessidade

Leia mais

1. Um feixe permamente de partículas alfa (q = +2e) deslocando-se com energia cinética constante de 20MeV transporta uma corrente de 0, 25µA.

1. Um feixe permamente de partículas alfa (q = +2e) deslocando-se com energia cinética constante de 20MeV transporta uma corrente de 0, 25µA. 1. Um feixe permamente de partículas alfa (q = +2e) deslocando-se com energia cinética constante de 20MeV transporta uma corrente de 0, 25µA. (a) Se o feixe estiver dirigido perpendicularmente a uma superfície

Leia mais

Laboratório de Física

Laboratório de Física Laboratório de Física Experimento 03: Resistividade Disciplina: Laboratório de Física Experimental II Professor: Turma: Data: / /20 Alunos (nomes completos e em ordem alfabética): 1: 2: 3: 4: 5: 2/10 1.1.

Leia mais

Laboratório de Física UVV

Laboratório de Física UVV Resistividade em Fios Metálicos Nome: Turma: Data: / /20 Objetivos Determinar a resistividade de fios metálicos por meio da medida da resistência e da Lei de Ohm; Equipamentos Painel DiasBlanco para lei

Leia mais

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007 8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007 CARACTERIZAÇÃO DA RESINA TERMOPLÁSTICA DE POLIPROPILENO UTILIZADA NA FABRICAÇÃO DE CADEIRAS PLÁSTICAS Parmentier Carvalho,

Leia mais

1.4 Resistência elétrica

1.4 Resistência elétrica 1.4 Resistência elétrica O que é a resistência elétrica A resistência elétrica é uma propriedade dos condutores que se relaciona com a oposição que oferecem ao movimento orientado de eletrões. Os eletrões,

Leia mais

MOLAS DE COMPRESSÃO. Prof. Julio Cézar. de Almeida Prof. Jorge Luiz Erthal

MOLAS DE COMPRESSÃO. Prof. Julio Cézar. de Almeida Prof. Jorge Luiz Erthal ME355 - Elementos de Máquinas M I MOLAS DE COMPRESSÃO Prof. Julio Cézar de Almeida Prof. Jorge Luiz Erthal TENSÕES EM MOLAS HELICOIDAIS - premissa: mola helicoidal de compressão, com arame circular, carregada

Leia mais

Estudo da variação da resistência de um condutor com a temperatura

Estudo da variação da resistência de um condutor com a temperatura Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra Departamento de Física Estudo da variação da resistência de um condutor com a temperatura Mestrado Integrado em Engenharia Física Laboratórios

Leia mais

elétricos pela abertura ou fechamento de contatos. Elementos de contato Os elementos de contato convertem deslocamentos em sinais IPT DEM/DITT/DEC

elétricos pela abertura ou fechamento de contatos. Elementos de contato Os elementos de contato convertem deslocamentos em sinais IPT DEM/DITT/DEC Elementos de contato Os elementos de contato convertem deslocamentos em sinais elétricos pela abertura ou fechamento de contatos. Deslocamento Deslocamento Deslocamento Elementos resistívos Num transdutor

Leia mais

Análise da influência do extensômetro elétrico na determinação da capacidade das cintas de movimentação de cargas

Análise da influência do extensômetro elétrico na determinação da capacidade das cintas de movimentação de cargas Análise da influência do extensômetro elétrico na determinação da capacidade das cintas de movimentação de cargas João Carlos Martins *, José Carlos Morilla ** * Aluno de Mestrado em Engenharia Mecânica

Leia mais

TM362 - Sistemas de Medição 2. Prof. Alessandro Marques.

TM362 - Sistemas de Medição 2. Prof. Alessandro Marques. TM362 - Sistemas de Medição 2 Prof. Alessandro Marques www.metrologia.ufpr.br Medição de temperatura SM 2 Termômetro O primeiro termômetro foi inventado por Galileu no início do século XVII. densidade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN - IFGW. Disciplina F609 Tópicos do ensino de Física I

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN - IFGW. Disciplina F609 Tópicos do ensino de Física I UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP INSTITUTO DE FÍSICA GLEB WATAGHIN - IFGW Disciplina F609 Tópicos do ensino de Física I PROJETO SIMULADOR DE PONTE DE WHEATSTONE COM USO DE LÂMPADAS E APLICAÇÃO

Leia mais