Prefeitura Municipal de Valença publica:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prefeitura Municipal de Valença publica:"

Transcrição

1 Prefeitura Municipal de Valença 1 Segunda-feira Ano X Nº 3048 Prefeitura Municipal de Valença publica: Edição Publicada Por: SAAE - SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO - Portaria Nº 035/ Servidor Público. Regular Processo Administrativo N' 012/2018. Homenagem aos Princípios Norteadores do Direito Administrativo. Contraditório e Ampla Defesa observados. Irregularidades praticadas. Colisão entre conduta do Servidor Público e Princípios da Moralidade e do Interesse Público. Regime Jurídico Administrativo. Lei Municipal 005/2015. Alcance observado. demissão a bem do serviço público. Gestor - Ricardo Silva Moura / Secretário - Governo / Editor - Ass. de Comunicação Rua General Labatut, s/n

2 Segunda-feira 2 - Ano X - Nº 3048 Valença Portarias PORTARIA Nº 035/2018 EMENTA: Servidor Público. Regular Processo Administrativo N' 012/2018. Homenagem aos Princípios Norteadores do Direito Administrativo. Contraditório e Ampla Defesa observados. Irregularidades praticadas. Colisão entre conduta do Servidor Público e Princípios da Moralidade e do Interesse Público. Regime Jurídico Administrativo. Lei Municipal 005/2015. Alcance observado. DEMISSÃO A BEM DO SERVIÇO PÚBLICO DECISÃO Fora instaurado Processo Administrativo Disciplinar PAD, afim de apurar irregularidades praticadas pelo servidor Leonardo Rodrigues do Nascimento, em estágio probatório, em razão de ter o referido servidor. A Diretoria do SAAE de Valença, cuja competência foi delegada através de Decreto Municipal nº 2.186/2017, de 02 de janeiro de 2017, diante da apuração das irregularidades descritas no processo 12/2018, praticadas pelo servidor Sr. Leonardo Rodrigues do Nascimento, matricula nº 432, Leiturista, vem apresentar a respectiva decisão, após ter efetuada a devida apreciação do relatório da comissão. Considerando as ocorrências relatadas no Processo Administrativo Disciplinar n.º 12/2018, onde consta que o servidor acima mencionado teria realizado as leituras de sua residência, distante do in loco, conforme folhas 88 a 107; não comunicar ou solicitar autorização para realização da leitura de casa conforme folha 274; não respeitar o horário de trabalho, bem como a forma de realização deste trabalho como lhe fora demandada conforme folhas 71, 267 e 274; omitir do seu chefe imediato conduta que não lhe fora autorizada conforme folha 274; causar prejuízo ao erário ao proceder a leitura de sua residência conforme folhas 88 a 107, 273 e 274, causar prejuízo direto ao erário ao receber hora extra sem a realização da mesma conforme folhas 85, 86, 126 a 128, 169 a 172, 174 a 176, 166,167,176 a 178, 200 a 203 e 227 a 231; ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato conforme folhas 267 e 268; agir de forma desidiosa, ao não exercer sua função como deveria realizando as leituras de forma incorreta (distante do local em que deveria estar) conforme folhas 88 a 107, 71, 273 e 274, e, consequentemente, infringido os dispositivos legais: É breve o relatório, decido:

3 Valença Segunda-feira 3 - Ano X - Nº 3048 DA FUNDAMENTAÇÃO A Comissão Processante, em seu Relatório Final, não deixou dúvidas, quanto ao cometimento das irregularidades praticadas pelo Servidor/indiciado, considerando que: Deixou de exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo artigos nº 116, Inciso I, da Lei Federal n.º 8.112/90, prevista no artigo 175 incisos I, da Lei Estadual n.º 6677/94, prevista no artigo 116 inciso I, da Lei Municipal n.º 005/15, cuja materialidade se configura pelo provimento dos deveres do servidor público. Deixou de ser Leal a Instituição a que serviu artigos nº 116, da Lei Federal n.º 8.112/90, prevista nos artigos 175 incisos II, da Lei Estadual n.º 6677/94, prevista nos artigos 116 incisos II, da Lei Municipal n.º 005/15, cuja materialidade se configura pelo provimento dos deveres do servidor público. Deixou de cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestadamente ilegais, prevista nos artigos nº 116, da Lei Federal n.º 8.112/90, prevista nos artigos 175 incisos IV, da Lei Estadual n.º 6677/94, prevista nos artigos 116 incisos IV, da Lei Municipal n.º 005/15, cuja materialidade se configura pelo provimento dos deveres do servidor público. Não manteve a conduta compatível com o serviço público, prevista nos artigos nº 116, da Lei Federal n.º 8.112/90, prevista nos artigos 175 incisos IX, da Lei Estadual n.º 6677/94, prevista nos artigos 116 incisos IX, da Lei Municipal n.º 005/15, cuja materialidade se configura pelo provimento dos deveres do servidor público. Cometimento de atos omissivos resultando em prejuízo ao erário prevista nos artigos nº 122, da Lei Federal n.º 8.112/90, prevista nos artigos 182, da Lei Estadual n.º 6677/94, prevista nos artigos 122, da Lei Municipal n.º 005/15, cuja materialidade se configura pelo provimento dos deveres do servidor público. Procedeu de forma desidiosa, prevista nos artigos nº117 inciso XV da Lei Federal nº 8112/90, prevista nos artigos 176, inciso XVI da Lei Estadual nº 6677/94, prevista no artigo 117, inciso XV da Lei Municipal nº 005/15, cuja materialidade se configura pela falta de provimento dos deveres do Servidor Público. Considerando ainda a análise da defesa, onde apesar de alegar que, o indiciado cometeu os atos relatados por problemas de saúde que lhe fora acometido, a mesma não comprovou a veracidade destes fatos. Considerando ainda o parecer Jurídico desta Autarquia.

4 Segunda-feira 4 - Ano X - Nº 3048 Valença As circunstâncias agravantes e atenuantes constantes no presente processo, por si só não afastam o entendimento do cometimento da falta grave praticada pelo servidor Leonardo Rodrigues do Nascimento. Como bem lembrado o procurador do indiciado em sua defesa, a conduta desidiosa é uma infração prevista no artigo 117, inciso XV, da Lei Complementar 005/2105, capaz de ensejar a penalidade máxima de demissão. O empregado labora com desídia no desempenho de suas funções quando o faz com negligência, preguiça, má vontade, displicência, desleixo, indolência, omissão, desatenção, indiferença, desinteresse, relaxamento. Segundo a própria defesa, o aplicador da penalidade, ao fazer o juízo de valor da conduta avaliada para apontar ou rejeitar a desídia do servidor, deverá relevar especialmente os princípios da administração pública insculpidos no art. 37 da Constituição da República de 1988, especialmente, o princípio da proporcionalidade, permitindo a adequação da conduta praticada à penalidade aplicada. A desídia pressupõe, destarte, os seguintes elementos: i) que o servidor tenha deixado de cumprir, injustificadamente, as obrigações inerentes ao exercício da função pública, tais como a falta de zelo, descumprimento de normativos e insubordinação; ii) que reduza a quantidade ou a qualidade do produto de sua atividade, afetando negativamente a eficiência do serviço público, seja a credibilidade da instituição a qual trabalha ou mesmo, prejuízo material (elementos objetivos); iii) a finalidade de eliminar ou diminuir a sua carga de trabalho (elemento subjetivo); iv) aplicação do princípio da proporcionalidade para sua caracterização (elemento normativo). Como bem lembra o defensor do indiciado, no item ii, a desídia pode afetar negativamente a eficiência do serviço público, seja a credibilidade da instituição ou prejuízo material, pois como já exposto no relatório final da comissão, já existe uma certa desconfiança por boa parte dos consumidores que não acreditam nos serviços públicos prestados, e, se para a prestação de tal serviço público, for cobrado taxa, tarifa ou tributo de qualquer natureza essa desconfiança é maior, assim a atitude do servidor colocou em risco a credibilidade da autarquia, pois se o consumidor tiver notícia que sua conta de água está sendo emitida a ermo, sem observar o consumo/metros de água consumido naquele período, irá buscar seu direito através de ações de natureza indenizatória levando mais prejuízo ao erário da autarquia. Conforme parecer jurídico não seria prudente uma pessoa, na qualidade de servidor público, agir da forma que o servidor/indiciado se comportou no exercício de suas funções e continuar no setor público, ainda mais que deu prejuízo ao erário de várias formas, na medida que exerceu ações injustificadas. Onde estariam os princípios da moralidade e da ética se até mesmo seus superiores ao perpetrarem esse tipo de conduta estão sujeitos ao império da Lei?

5 Valença Segunda-feira 5 - Ano X - Nº 3048 Assim, para resguardar o Poder Público, é preferível que seus servidores sejam pessoas de ilibada conduta, o que não aconteceu com o indiciado. No mesmo sentido, convém lembrar que os princípios da moralidade e da ética devem estar presentes no Poder Público. Aquele servidor que é considerado por processo administrativo prejudicial, nocivo ou alheio ao interesse público e da coletividade, deve ser excluído do quadro funcional público. Afirma ainda que Tais servidores uma vez considerados verdadeiros pesos supérfluos e prejudiciais, devem ser, portanto, eliminados dos quadros funcionais públicos. Tudo isso em prol do interesse da coletividade, que não admite sustentar um servidor que não faz nada ou que prejudica o Poder Público e, consequentemente, a própria sociedade. Dessa forma, acreditamos que a estabilidade no setor público é condicionada através dos princípios da moralidade e do interesse coletivo, não se tolerando abusos, omissões e condutas prejudiciais ao interesse da coletividade por parte dos servidores públicos, muito menos quem ainda se encontra em estágio probatório. Com base em todo o exposto, levando-se, ainda, em consideração os termos da defesa apresentada pelo indiciado, o relatório final da comissão e o parecer jurídico desta Autarquia e ainda conforme Art. 169: O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário a prova dos autos. Parágrafo único - Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade. Entende esta Diretoria que a conduta do servidor Sr. Leonardo Rodrigues do Nascimento, matricula nº 432, é passível de enquadramento como irregularidade capitulada nos artigos supracitados. Conforme Lei Complementar nº 005/2015: Art São penalidades disciplinares: III. demissão; Art Na aplicação das penalidades serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para o serviço

6 Segunda-feira 6 - Ano X - Nº 3048 Valença público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes, os antecedentes funcionais, respeitando-se a gradação das penas. Art A demissão será aplicada nos seguintes casos: XIII. transgressão dos incisos IX a XVI do art Ressalte-se que, não obstante a Comissão Processante no seu Relatório ter opinado pela pena de suspensão para o servidor/indiciado, a Autoridade Administrativa, considerando ser dito Relatório de natureza opinativa, entendo, salvo melhor juízo, que no processo administrativo disciplinar, quando o relatório da Comissão Processante for contrário às provas dos autos, admite-se que a autoridade julgadora decida em sentido diversos daquele apontado nas conclusões da referida comissão, desde que o faça motivadamente. Neste sentido, assim se pronunciou o STJ, in verbis: No julgamento do mandado de segurança nº DF, cujo acórdão foi publicado no DJe de , o Superior Tribunal de Justiça ratificou o entendimento de que no processo administrativo disciplinar, quando o relatório da comissão processante for contrário às provas dos autos, admite-se que a autoridade julgadora decida em sentido diverso daquele apontado nas conclusões da referida comissão, desde que o faça motivadamente. Na prática, o Superior Tribunal de Justiça apenas confirmou a validade do parágrafo único do art. 168 da Lei 8.112/1990, que é expresso ao afirmar que quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade. Considerando as provas constantes dos autos, acolho a integra do parecer opinativo expedido pela Procuradoria Municipal, bem como, as razões do Relatório Final da Comissão Processante, notadamente no que concerne as faltas cometidas pelo servidor/indiciado, pelos seus próprios fundamentos, adotando critério de motivação per realionem e tomando o seu conteúdo parte integrante deste decisum, e, por conseguinte, RECONHEÇO o cometimento de falta grave por parte do Servidor Leonardo Rodrigues do Nascimento, visto que, o Parecer Jurídico ora incorporado à presente decisão, com a demissão por falta grave. CONCLUSÃO Ante todo o exposto, com atenção ao devido processo legal, à ampla defesa e ao contraditório, esta diretoria decide pela demissão do servidor Leonardo Rodrigues do Nascimento, matricula 432, leiturista, e o ressarcimento dos valores recebidos indevidamente relacionados às horas extras, eventualmente recebidas.

7 Valença Segunda-feira 7 - Ano X - Nº 3048 DETERMINO que seja o conteúdo da presente decisão imediatamente comunicado aos setores competentes para darem imediato cumprimento à mesma, sob as penas da lei, procedendo as alterações cadastrais, dando inteiro cumprimento ao quanto decidido. É a presente decisão para que surta os seus imediatos, legais e jurídicos efeitos. Após notificação da parte e decorrido in a/bis o prazo legal de eventual recurso administrativo, arquivem- se em local próprio os presentes autos. Publique-se, Registre-se, lntime.se. Valença/BA, 0. ROSEMARY SANTOS DA PAIXÃO Diretora do SAAE de Valença

SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS

SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS 16 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº

Leia mais

Prefeitura Municipal de Valença publica:

Prefeitura Municipal de Valença publica: Prefeitura Municipal de Valença 1 Sexta-feira Ano X Nº 2916 Prefeitura Municipal de Valença publica: Edição Publicada Por SAAE: Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Portaria/SAAE/VAL N º 021/2018 - Dispõe

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS

PODERES ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS Direito Administrativo Prof. Rodrigo Cardoso PODER HIERÁRQUICO É o que consta no art. 116, da Lei n. 8.112/1990: Art. 116. São deveres do servidor: (...) IV cumprir as ordens superiores,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica:

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IV Nº 773 Prefeitura Municipal de publica: Julgamento do Processo Administrativo Disciplinar n.º 11.508/2014 - Instauranção do Processo Administrativo Disciplinar. Portaria

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Atos e sanções na lei de improbidade (Lei 8.429/92) e no estatuto dos servidores públicos federais (Lei 8.112/90) - Parte 4 Prof. Denis França Responsabilidade na Lei 8.112/90:

Leia mais

COPSIA. Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM

COPSIA. Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM COPSIA Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM Valdemir Rodrigues Vieira dos Santos Coordenador Josiane Souza Borges Coordenadora Substituta Odirlei Uavniczak

Leia mais

Legislação Específica do Estado de Minas Gerais

Legislação Específica do Estado de Minas Gerais Legislação Específica do Estado de Minas Gerais Do Regime Disciplinar dos Servidores do Poder Judiciário MG Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica DO REGIME DISCIPLINAR

Leia mais

Prefeitura Municipal de Valença publica:

Prefeitura Municipal de Valença publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 3477 Prefeitura Municipal de publica: ESGOTO DE VALENÇA Portaria/SAAE/VAL Nº 075/2018 - Dispõe sobre os Atos Administrativo Constantes na Portaria Nº 068/2018 e dá outras

Leia mais

Direito Administrativo. Regime Disciplinar Responsabilidade Civil, Administrativa e Criminal

Direito Administrativo. Regime Disciplinar Responsabilidade Civil, Administrativa e Criminal Direito Administrativo Regime Disciplinar Responsabilidade Civil, Administrativa e Criminal Deveres Responsabilidades Acumulação Proibições/Penalidades Deveres Em relação à legalidade Observar normas legais

Leia mais

Prefeitura Municipal de Quijingue publica:

Prefeitura Municipal de Quijingue publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1414 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 316, de 15 de janeiro de 2019 - Nomeia e instaura Comissão de processo administrativo disciplinar, para apuração de conduta

Leia mais

PORTARIA - CORREGEDORIA Nº 46 DE 18 DE JUNHO DE 2019

PORTARIA - CORREGEDORIA Nº 46 DE 18 DE JUNHO DE 2019 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Corregedoria-Geral do IFMG Av. Professor Mário Werneck, 2590

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jacobina publica:

Prefeitura Municipal de Jacobina publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VIII Nº 729 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 0361 - Determina a instauração de processo administrativo disciplinar para apuração de denúncia contra o servidor

Leia mais

COPSIA. Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM

COPSIA. Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM COPSIA Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM Valdemir Rodrigues Vieira dos Santos Coordenador Josiane Souza Borges Coordenadora Substituta Odirlei Uavniczak

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE AURELINO LEAL ESTADO DA BAHIA PROCESSO ADMINISTRATIVO N. 015/2017 DE 24 DE OUTUBRO DE 2017 OBJETO:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AURELINO LEAL ESTADO DA BAHIA PROCESSO ADMINISTRATIVO N. 015/2017 DE 24 DE OUTUBRO DE 2017 OBJETO: PROCESSO ADMINISTRATIVO N. 015/2017 DE 24 DE OUTUBRO DE 2017 OBJETO: REQUERIMENTO DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIO DE ESTABILIDADE ECONÔMICA REQUERENTE: SANDRA MARIA RIBEIRO SANTOS PROCESSO ADMINISTRATIVO N.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica:

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IV Nº 832 Prefeitura Municipal de publica: Portaria N.º 336/2016-GP/PMPI/AL - Suspensão Portaria N.º 337/2016-GP De 02 de agosto de 2016 - Suspensão Julgamento Processo Administrativo

Leia mais

Plantão Judiciário Semanal

Plantão Judiciário Semanal Plantão Judiciário Semanal O plantão judiciário semanal corresponde a feriados, fins de semana e dias úteis fora do horário ordinário do expediente forense, excetuado o período de 20 de dezembro a 6 de

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL. Atos Normativos: Cidade de Jacobina-BA. A PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA Torna Público:

DIÁRIO OFICIAL. Atos Normativos: Cidade de Jacobina-BA. A PREFEITURA MUNICIPAL DE JACOBINA Torna Público: 1 DIÁRIO OFICIAL Cidade de Jacobina-BA. www.sitiosoficiais.org/ba/prefeitura/jacobina Neste Veículo podem ser lidos os seguintes atos oficiais deste município: Atos Administrativos Lei 8.666/93; Atos Administrativos

Leia mais

Ética. Lei Federal Nº 8.027/90. Professor Pedro Kuhn.

Ética. Lei Federal Nº 8.027/90. Professor Pedro Kuhn. Ética Lei Federal Nº 8.027/90 Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Ética LEI Nº 8.027, DE 12 DE ABRIL DE 1990 Conversão da Medida Provisória nº 159/90 Dispõe sobre normas de conduta dos

Leia mais

Lei 8.112/1990 Regime Disciplinar: PENALIDADES

Lei 8.112/1990 Regime Disciplinar: PENALIDADES REGIME DISCIPLINAR Lei 8.112/1990 Regime Disciplinar: PENALIDADES E-mail: luiz@lacconcursos.com.br O regime disciplinar a que estão submetidos os servidores públicos civis federais está tratado nos artigos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Acumulação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre o regime jurídico dos

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública Lei Complementar 05/09 São José do Rio Preto artigos 204 e 205 Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Pública Lei Complementar Nº 05 de 28 de Dezembro

Leia mais

Prefeitura Municipal de Valença publica:

Prefeitura Municipal de Valença publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 3399 Prefeitura Municipal de publica: Edição Publicada por: Serviço Autônomo de Água e Esgoto SAAE- Portaria/SAAE/VAL n.º 068/2018- Instaura Processo Administrativo de

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Lei nº 8.112-1990 Regime jurídico dos servidores públicos Parte 7 Prof. Thamiris Felizardo -Advertência - ausentar-se do serviço durante o expediente,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Valença publica:

Prefeitura Municipal de Valença publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 3655 Prefeitura Municipal de publica: Edição publicada por: Serviço Autônomo de Água e Esgoto de SAAE- Portaria/SAAE/VAL nº 014/2019 - Constitui Comissão Especial de Avaliação

Leia mais

REGULAMENTO DISCIPLINAR DO CORPO DISCENTE Campus São Roque

REGULAMENTO DISCIPLINAR DO CORPO DISCENTE Campus São Roque REGULAMENTO DISCIPLINAR DO CORPO DISCENTE Campus São Roque Este Regulamento trata dos procedimentos e penalidades no caso dos discentes regularmente matriculados nos cursos regulares e de extensão, e,

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO. Projeto de Lei nº 7.448/2017 e Lei nº /2018 (Alterações na LINDB)

QUADRO COMPARATIVO. Projeto de Lei nº 7.448/2017 e Lei nº /2018 (Alterações na LINDB) QUADRO COMPARATIVO Projeto de Lei nº 7.448/2017 e Lei nº 13.655/2018 (Alterações na LINDB) PL 7.448/2017 LEI Nº 13.655/2018 Art. 1º O Decreto-Lei nº 4.657, de 4 de setembro de 1942 (Lei de Introdução às

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 09

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 09 7 PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 09 QUESTÃO 21 O Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal Superior Eleitoral são por este eleitos dentre os seguintes de seus membros: a) os juízes escolhidos dentre

Leia mais

Aula nº 14 DA ACUMULAÇÃO

Aula nº 14 DA ACUMULAÇÃO Página1 Curso/Disciplina: Legislação e Ética no Serviço Público Objetivo Aula: Aula 13 Professor(a): Alexandre Prado Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 14 DA ACUMULAÇÃO Art. 118. Ressalvados

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Responsabilidade do Servidor Parte 3 Prof. Thamiris Felizardo - Cancelamento das punições Advertência Suspensão 3 anos 5 anos Atenção!!!! O art.

Leia mais

É uma série de vídeos onde nossos professores resolverão AO VIVO dezenas de questões para o Concurso do MPU 2018.

É uma série de vídeos onde nossos professores resolverão AO VIVO dezenas de questões para o Concurso do MPU 2018. Parabéns! Este é seu PDF com Questões sobre a Lei 8.112/90 para a Maratona de Questões MPU! Mais um reforço na sua preparação para o Concurso do Ministério Público da União! O que é a Maratona de Questões

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO. REGULAMENTO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO (Anexo ao Decreto nº 4.550, 14 de agosto de 2003)

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO. REGULAMENTO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO (Anexo ao Decreto nº 4.550, 14 de agosto de 2003) PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS GABINETE DO PREFEITO REGULAMENTO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO (Anexo ao Decreto nº 4.550, 14 de agosto de 2003) Art.1º - O presente regulamento disciplina os procedimentos a serem

Leia mais

PENALIDADES DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

PENALIDADES DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES PENALIDADES DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Os servidores públicos têm a obrigação de observar o estabelecido no artigo 37 da

Leia mais

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica:

Prefeitura Municipal de Eunápolis publica: Prefeitura Municipal de Eunápolis 1 Sexta-feira Ano IX Nº 4102 Prefeitura Municipal de Eunápolis publica: Portaria de Nº 06, de 09 de abril de 2018 - Dispõe sobre a Abertura de Processo Administrativo

Leia mais

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica:

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Prefeitura Municipal de Maragogipe 1 Sexta-feira Ano VIII Nº 2354 Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Julgamento e Decisão do Processo de Nº 271/2017 - Servidora Eliane Oliveira Rangel dos Santos.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 106/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 106/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 106/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A NOVA LINDB LEI Nº / 2018

A NOVA LINDB LEI Nº / 2018 A NOVA LINDB LEI Nº 13.655 / 2018 SEMINÁRIO CONTROLE E GOVERNANÇA PÚBLICA USP - ABDIB SÃO PAULO, 16 DE AGOSTO DE 2018 1 SEGURANÇA JURÍDICA : ESSA NOSSA VELHA DESCONHECIDA CISÃO ENTRE DISCURSO E PRÁTICA

Leia mais

REGULAMENTO DISCIPLINAR DO CORPO DISCENTE

REGULAMENTO DISCIPLINAR DO CORPO DISCENTE Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional REGULAMENTO DISCIPLINAR DO CORPO DISCENTE Deliberação nº 07/03 do Conselho Diretor do

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA- STJD.

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA- STJD. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA- STJD. SEGUNDA COMISSÃO DISCIPLINAR. Processo nº 060/2019 Denunciado: Rodrigo Antônio Lopes Belchior A C Ó R D Ã O Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo

Leia mais

O Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista a decisão do Conselho Universitário,

O Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista a decisão do Conselho Universitário, REITORIA RESOLUÇÃO Nº 31, de 03 de setembro de 1998. Institui procedimentos administrativos para a apuração e responsabilização de infrações disciplinares do corpo docente, discente e técnico-administrativo

Leia mais

SANÇÕES APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP

SANÇÕES APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP SANÇÕES APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP www.trilhante.com.br 1. Penalidades, extinção da punibilidade e providências preliminares Servidores Públicos Considera-se agente público todo aquele que

Leia mais

*4E50944F* de A Sua Excelência o Senhor Deputado Giacobo Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados

*4E50944F* de A Sua Excelência o Senhor Deputado Giacobo Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados Ofício nº 304 (SF) de 2017. Brasília, em 19 de abril A Sua Excelência o Senhor Deputado Giacobo Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados Assunto: Projeto de Lei do Senado à revisão. Senhor Primeiro-Secretário,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Considerações sobre o processo administrativo disciplinar Marcus Vinicius Corrêa Bittencourt* A competência disciplinar do Poder Público consiste no dever-poder de apurar ilícitos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica:

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Prefeitura Municipal de Maragogipe 1 Segunda-feira Ano VIII Nº 2325 Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Portaria Nº768/2018, de - Instaura Processo Administrativo Disciplinar em face da servidora

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 3ª TURMA

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 3ª TURMA PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO 3ª TURMA PROCESSO TRT - ROPS-0012160-08.2017.5.18.0011 RELATOR : DESEMBARGADOR ELVECIO MOURA DOS SANTOS RECORRENTE : ASSOCIACAO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jussari publica:

Prefeitura Municipal de Jussari publica: Prefeitura Municipal de Jussari 1 Segunda-feira Ano X Nº 757 Prefeitura Municipal de Jussari publica: Decreto Nº 101 de 22 de Junho de 2017-Ementa: Altera a redação do Decreto nº 090/2017, na parte que

Leia mais

CORREGEDORIA EM AÇÃO NA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

CORREGEDORIA EM AÇÃO NA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA CORREGEDORIA EM AÇÃO NA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA APRESENTAÇÃO CORREGEDORIA NA TRANSPARÊNCIA PROMOVER A ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FUNÇÃO DA CORREGEDORIA PREVENÇÃO X PUNIÇÃO VISITAS AOS ÓRGÃOS FISCALIZAR

Leia mais

PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP

PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. DISPOSIÇÕES GERAIS - SINDICÂNCIA E PROCESSO ADMINISTRATIVO... 4 2. SINDICÂNCIA X PROCESSO ADMINISTRATIVO...7 3.

Leia mais

PROVA SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA AJAA QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

PROVA SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA AJAA QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO PROVA SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA AJAA QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO Questão 28 Art. 9 VIII - aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL TIRA DÚVIDAS: TERMO CIRCUNSTANCIADO ADMINISTRATIVO (IN CGU n 04/2009) 1) Em que consiste a apuração prevista na IN CGU nº 04/2009? R: Trata-se de uma apuração simplificada a ser realizada por meio de um

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista

DIREITO DO TRABALHO. Dos contratos de natureza trabalhista DIREITO DO TRABALHO Dos contratos de natureza trabalhista Contrato de trabalho e de emprego: formação do vínculo précontratual, contratual e pós-contratual Parte 8 Prof. Guilherme de Luca - TÉRMINO DO

Leia mais

CANCELAMENTO DE AUTO DE INFRAÇÃO NO ÂMBITO DO CONFEA

CANCELAMENTO DE AUTO DE INFRAÇÃO NO ÂMBITO DO CONFEA CANCELAMENTO DE AUTO DE INFRAÇÃO NO ÂMBITO DO CONFEA JOSÉ FERNANDES LEITE Gerente - GTE FINALIDADE art. 43 da Portaria nº 100/2014: Desenvolver, coordenar e executar as atividades de assistência técnica

Leia mais

DECRETO Nº , DE 18 DE NOVEMBRO DE (DO de 19/11/1994)

DECRETO Nº , DE 18 DE NOVEMBRO DE (DO de 19/11/1994) DECRETO Nº 39.551, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994 (DO de 19/11/1994) Regulamenta a Lei nº 8.943, de 28 de setembro de 1994, dando nova redação a dispositivos do Regulamento da Lei nº 997 de 31 de maio de 1976,

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ PROCESSO Nº: 277247/14 ASSUNTO: ENTIDADE: INTERESSADO: RELATOR: PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL FUNDO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE LONDRINA DENILSON VIEIRA NOVAES CONSELHEIRO JOSE DURVAL

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA 02/2017

INSTRUÇÃO NORMATIVA 02/2017 INSTRUÇÃO NORMATIVA 02/2017 ESTABELECE CONTROLES INTERNOS E PROCEDIMENTOS RELATIVOS AO SISTEMA DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DO PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO

Leia mais

Aula 84 SERVIDOR PÚBLICO. De acordo com o art. 151, o processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases:

Aula 84 SERVIDOR PÚBLICO. De acordo com o art. 151, o processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Servidor Público: Demissão. Processo administrativo disciplinar sumário 84 Professor (a): Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitor (a): Luis Renato

Leia mais

Regimento Interno da Procuradoria de Justiça Desportiva do TJDF/BA - Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia

Regimento Interno da Procuradoria de Justiça Desportiva do TJDF/BA - Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia Regimento Interno da Procuradoria de Justiça Desportiva do TJDF/BA - Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia Art. 1º. A Procuradoria de Justiça Desportiva é órgão permanente, autônomo e independente,

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Instrução Normativa REITORIA nº 01, de 07 de janeiro de

Leia mais

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 6. Contextualização. Processo Administrativo. Instrumentalização. Processo Administrativo

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 6. Contextualização. Processo Administrativo. Instrumentalização. Processo Administrativo Organização da Aula Direito Administrativo Aula n. 6 Processo Administrativo Professor: Silvano Alves Alcantara Inserir o vídeo: Contextualização http://www.youtube.com/watch?v= HIk9czoUaXU De 0:00 à 1:47.

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL EM MANDADO DE SEGURANÇA

RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL EM MANDADO DE SEGURANÇA RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL EM MANDADO DE SEGURANÇA Em 20/1/2009, foi instaurado procedimento administrativo disciplinar, por portaria publicada no DOU, com descrição suficiente dos fatos, para apurar

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Atos e sanções na lei de improbidade (Lei 8.429/92) e no estatuto dos servidores públicos federais (Lei 8.112/90) - Parte 5 Prof. Denis França XIX - recusar-se a atualizar

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DIRETOR. RESOLUÇÃO N.º 148/07 de 14/02/2007

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DIRETOR. RESOLUÇÃO N.º 148/07 de 14/02/2007 RESOLUÇÃO DO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO N.º 148/07 de 14/02/2007 Aprova nova versão do Regulamento Disciplinar do Corpo Discente do CEFET- SP. O PRESIDENTE DO CONSELHO DIRETOR DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Comissão Processante Permanente

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Comissão Processante Permanente Procedimentos Operacionais CPP Procedimento Técnico CPP 25 Julgamento pela Reitora 1) Objetivo Julgar o procedimento disciplinar com base no relatório final elaborado pela CPAD. 2) Procedimento A conclusão

Leia mais

É sujeito passivo da improbidade a pessoa física ou jurídica lesada pelo ato (Lei nº 8429/92, art. 1º):

É sujeito passivo da improbidade a pessoa física ou jurídica lesada pelo ato (Lei nº 8429/92, art. 1º): IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA A Constituição Federal ordena os princípios básicos da Administração (art.37) e expressamente determina a imposição de sanções para os atos de improbidade administrativa. Da

Leia mais

Prefeitura Municipal de Valença publica:

Prefeitura Municipal de Valença publica: Prefeitura Municipal de Valença 1 Sexta-feira Ano X Nº 2823 Prefeitura Municipal de Valença publica: Portaria Nº021/2018-Determinar a Renovação da Instauração Processo Administrativo em desfavor do Servidor

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 60/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 60/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 60/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DAS PENALIDADES (Capítulo V Lei nº 8.112/90) Art. 127. São penalidades disciplinares: I - advertência; II - suspensão; III - demissão; IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade; V - destituição

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello REGIME DISCIPLINAR Dos Deveres Das Proibições Da Acumulação Das Responsabilidades Das Penalidades

Leia mais

3.2 Do processo administrativo disciplinar poderá resultar: I arquivamento do processo; II Suspensão por mais de 30 (trinta) dias; III Demissão.

3.2 Do processo administrativo disciplinar poderá resultar: I arquivamento do processo; II Suspensão por mais de 30 (trinta) dias; III Demissão. Regulamento Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar 1 - Instauração 1.1 A instauração do processo administrativo disciplinar cabe ao Presidente do Conselho Federal de Odontologia e ocorre

Leia mais

REGIME DISCIPLINAR. Professora Claudete Pessôa

REGIME DISCIPLINAR. Professora Claudete Pessôa REGIME DISCIPLINAR Professora Claudete Pessôa RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR PÚBLICO (Est, 41; Reg, 287) RESPONSABILIDADE CIVIL (Subjetiva) Decorre de procedimento doloso ou culposo que importe em prejuízo

Leia mais

DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001

DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 MINISTÉRIO DO ESPORTE E TURISMO EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 A Diretoria da EMBRATUR

Leia mais

Sumário

Sumário http://www.ciop.sp.gov.br Quarta-feira, 13 de Março de 2019 Ano I Edição nº 42 Página 1 de 14 Sumário Recursos Humanos... 2 Portaria Administrativa Nº 079... 2 Portaria Administrativa Nº 080... 3 Portaria

Leia mais

DECRETO Nº 279 DE 26 DE FEVEREIRO DE 2019

DECRETO Nº 279 DE 26 DE FEVEREIRO DE 2019 DECRETO Nº 279 DE 26 DE FEVEREIRO DE 2019 ESTABELECE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA PAGAMENTO DE MULTAS DE TRÂNSITO, ATRIBUÍDAS AOS VEÍCULOS OFICIAIS DESTE MUNICÍPIO, COM O RESSARCIMENTO DE VALORES AOS COFRES

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal - Decreto nº 6.029/07 Parte 2. Prof.

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal - Decreto nº 6.029/07 Parte 2. Prof. ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal - Parte 2 Prof. Denis França Art. 8º Compete às instâncias superiores dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal,

Leia mais

CONTEÚDO CAPÍTULO I - DA MISSÃO E DO ESCOPO DO TRABALHO CAPÍTULO II - DA VINCULAÇÃO E ABRANGÊNCIA

CONTEÚDO CAPÍTULO I - DA MISSÃO E DO ESCOPO DO TRABALHO CAPÍTULO II - DA VINCULAÇÃO E ABRANGÊNCIA CONTEÚDO CAPÍTULO I - DA MISSÃO E DO ESCOPO DO TRABALHO CAPÍTULO II - DA VINCULAÇÃO E ABRANGÊNCIA CAPÍTULO III - DAS ATRIBUIÇÕES CAPÍTULO IV - DAS AUTORIZAÇÕES CAPÍTULO V - DAS VEDAÇÕES CAPÍTULO VI - FORMAS

Leia mais

Prefeitura Municipal de Laje publica:

Prefeitura Municipal de Laje publica: de 1 Ano V Nº 1021 de publica: Portaria nº 16 de 19 de abril de 2017 - Designar nova Comissão Processante em substituição à anterior para que possa apurar, no prazo de sessenta dias os fatos de que trata

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS REGULAMENTO DISCIPLINAR DO CORPO DISCENTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS REGULAMENTO DISCIPLINAR DO CORPO DISCENTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS REGULAMENTO DISCIPLINAR DO CORPO DISCENTE MAIO DE 2005 REGULAMENTO DISCIPLINAR DO CORPO DISCENTE

Leia mais

Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora publica:

Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora publica: Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora 1 Sexta-feira Ano Nº 1858 Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora publica: Decreto Nº 539/2017, de - Dispõe sobre Ato de Nomeação de Servidor

Leia mais

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira SÚMULA VINCULANTE Sessão da tarde Professora Bruna Vieira Súmula Vinculante - art. 103-A da CF e Lei nº 11.417/06 Edição: só pelo o Supremo Tribunal Federal (de ofício ou por provocação). Legitimados:

Leia mais

Resolução CsU nº 16/2009

Resolução CsU nº 16/2009 Resolução CsU nº 16/2009 Regulamenta a avaliação especial de desempenho de servidor técnico-administrativo nomeado para cargo efetivo em virtude de aprovação em concurso público da Universidade Estadual

Leia mais

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica:

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano III Nº 593 Prefeitura Municipal de publica: Lei N.º 2.063-2015/GP/PMPI/AL de 26 de novembro de 2015 - Dispõe sobre a interrupção no fornecimento de água e de energia elétrica,

Leia mais

PREFEITURA DE ARACRUZ/ES - AUDITOR Respostas aos Recurso contra o gabarito da Prova Objetiva

PREFEITURA DE ARACRUZ/ES - AUDITOR Respostas aos Recurso contra o gabarito da Prova Objetiva Página 1 de 5 Disciplina: D01 - AUDITOR DE CONTROLE INTERNO - ADMINISTRATIVO Disciplina: Direito Administrativo e Direito Constitucional 29 - T 30 V 33 - W Questão Gabarito por extenso Justificativa Conclusão

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 1 Registro: 2013.0000663982 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Mandado de Segurança nº 0059025-90.2013.8.26.0000, da Comarca de Matão, em que é impetrante FAZENDA DO ESTADO DE SÃO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, DE 07 DE MAIO DE 2015.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, DE 07 DE MAIO DE 2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, DE 07 DE MAIO DE 2015. Estabelece o fluxo dos Processos Administrativos e Sindicâncias no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBATIBA Estado do Espírito Santo

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBATIBA Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 019/2017, de 01 de Fevereiro de 2017. Institui da Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar COPSPAD - no Âmbito do Poder Executivo do Município de Ibatiba. O PREFEITO

Leia mais

Postura profissional na dispensação de medicamentos de antimicrobianos e implicações éticas

Postura profissional na dispensação de medicamentos de antimicrobianos e implicações éticas Postura profissional na dispensação de medicamentos de antimicrobianos e Ronaldo de Jesus Costa, Me. Campo Grande, 24 de maio de 2013 Comissão de Ética - Funções Lei nº3.820 de 11 de novembro de 1960 -

Leia mais

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?...

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?... 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Servidores Públicos Estatutários Federais 1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS Art. 2º da Lei 8.429 Conceito de agente público: Art. 2 Reputa-se agente público,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Responsabilidade do Servidor Parte 4 Prof. Thamiris Felizardo -Comissão (servidores/presidente) Responsabilidade do servidor O art. 149 prevê

Leia mais

I - os profissionais da equipe municipal de vigilância sanitária investidos na função fiscalizadora, na forma do 1º do art. 5º;

I - os profissionais da equipe municipal de vigilância sanitária investidos na função fiscalizadora, na forma do 1º do art. 5º; PROJETO DE LEI N 029/2017, 30 DE JUNHO DE 2017. AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A REGULAMENTAR AS AÇÕES DOS SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Art. 1º O Serviço Municipal

Leia mais

Márcia Ida Dutra Azeredo Coutinho OAB/5719 Departamento Técnico do Crea/SC Setor de Ética

Márcia Ida Dutra Azeredo Coutinho OAB/5719 Departamento Técnico do Crea/SC Setor de Ética Márcia Ida Dutra Azeredo Coutinho OAB/5719 Departamento Técnico do Crea/SC Setor de Ética 1 Introdução. A presente palestra tem por objetivo levar aos participantes deste evento, a necessidade da prática

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DE DESPORTO ELETRÔNICO CBDEL

REGIMENTO INTERNO DA PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DE DESPORTO ELETRÔNICO CBDEL REGIMENTO INTERNO DA PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DE DESPORTO ELETRÔNICO CBDEL v1 REGIMENTO INTERNO DA PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO SUPERIOR TRIBUNAL

Leia mais

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali Direito Processual Penal Aula demonstrativa Prof. Aurélio Casali 1 (SEJUS/PI 2017) Quanto a lei processual no tempo, marque a alternativa CORRETA. a) Um processo que tiver sido encerrado sob a vigência

Leia mais

Prefeitura Municipal de Quijingue publica:

Prefeitura Municipal de Quijingue publica: Prefeitura Municipal de Quijingue 1 Segunda-feira Ano Nº 996 Prefeitura Municipal de Quijingue publica: Decreto Nº 190 de 06 de Outubro de 2017 - Dispõe sobre a estruturação do comitê gestor municipal

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Penalidades Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI COMPLEMENTAR Nº 10.098, DE 3 DE FEVEREIRO DE 1994 CAPÍTULO V DAS PENALIDADES Art.

Leia mais

Lei Orgânica do Ministério Público

Lei Orgânica do Ministério Público CONCURSO DE CREDENCIAMENTO DE ESTAGIÁRIOS - MP/SP 2016 LEI ORGÂNICA DO MP Professor Thiago Gomes professorthiagogomes@gmail.com Facebook: tgluiz 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS O que o MP? Instituição que defende

Leia mais

COMENTÁRIOS PROVA TRE/RS PROFª MARTHA MESSERSCHMIDT CÓDIGO DE ÉTICA DOS SERVIDORES DO TRE/RS RESOLUÇÃO Nº 246/2014

COMENTÁRIOS PROVA TRE/RS PROFª MARTHA MESSERSCHMIDT CÓDIGO DE ÉTICA DOS SERVIDORES DO TRE/RS RESOLUÇÃO Nº 246/2014 COMENTÁRIOS PROVA TRE/RS PROFª MARTHA MESSERSCHMIDT CÓDIGO DE ÉTICA DOS SERVIDORES DO TRE/RS RESOLUÇÃO Nº 246/2014 - QUESTÃO 07 GABARITO = D Segundo o inciso I, Art. 7º, da Resolução nº 246/2014 é vedado

Leia mais

DECRETO Nº 313, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2015

DECRETO Nº 313, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2015 DECRETO Nº 313, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2015 M A TO G R O S S O. E STA D O D E T R ANS F O R M A Ç Ã O. Institui o Sistema de Gestão de Assiduidade - GASS da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional

Leia mais

Lei 8112 Regime disciplinar. Proibições (art. 117) Proibições (art. 117) Proibições (art. 117) Proibições. Proibições (art. 117)

Lei 8112 Regime disciplinar. Proibições (art. 117) Proibições (art. 117) Proibições (art. 117) Proibições. Proibições (art. 117) Lei 8112 Regime disciplinar Direito Administrativo Prof. Armando Mercadante Nov/2009 Art. 117 (...) I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato; II - retirar,

Leia mais

Processo Administrativo Disciplinar. Fabrício Colombo

Processo Administrativo Disciplinar. Fabrício Colombo Processo Administrativo Disciplinar Fabrício Colombo APRESENTAÇÃO * Sistema de Correição do Poder Executivo Federal; * Dever de apuração da autoridade; * Espécies processuais; * Comissões disciplinares;

Leia mais