É uma série de vídeos onde nossos professores resolverão AO VIVO dezenas de questões para o Concurso do MPU 2018.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "É uma série de vídeos onde nossos professores resolverão AO VIVO dezenas de questões para o Concurso do MPU 2018."

Transcrição

1 Parabéns! Este é seu PDF com Questões sobre a Lei 8.112/90 para a Maratona de Questões MPU! Mais um reforço na sua preparação para o Concurso do Ministério Público da União! O que é a Maratona de Questões MPU? É uma série de vídeos onde nossos professores resolverão AO VIVO dezenas de questões para o Concurso do MPU O que vou encontrar neste PDF gratuito? Aqui, você encontrará todas as questões sobre a Lei 8.112/90, onde você poderá resolver e testar seus conhecimentos. Onde encontro o gabarito das questões deste PDF? As questões serão resolvidas AO VIVO pelo Professor Evandro Muzy no dia 09 de Outubro às 20h. Como faço para baixar as outras Questões e não perder nenhuma aula? Para acessar as aulas e os PDFs já liberados, além de conferir a agenda das próximas aulas AO VIVO, basta clicar aqui. Agora é com você! Bons estudos!

2 1 - No que se refere aos poderes administrativos, julgue os itens a seguir. Considere que determinado técnico do MPU tenha cometido infração disciplinar e que seu chefe imediato tenha dela tomado conhecimento no dia seguinte ao da prática do ato. Nesse caso, deve o chefe do servidor promover a apuração imediata da irregularidade, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar. 2 - Em relação ao regime jurídico dos servidores públicos federais, julgue os itens subsequentes. Aplica-se a penalidade disciplinar de demissão a servidor público por abandono de cargo, caracterizado pela ausência intencional do servidor ao serviço por mais de trinta dias consecutivos ou por sessenta dias não consecutivos, em um período de um ano. 3 - João, servidor público responsável pelo setor financeiro de uma autarquia federal, sem observar as formalidades legais necessárias, facilitou a incorporação, ao patrimônio particular de entidade privada sem fins lucrativos, de valores a ela repassados mediante a celebração de parceria. Nessa situação hipotética, conforme a legislação e a doutrina a respeito de improbidade administrativa e regime disciplinar do servidor público federal, a pena disciplinar máxima a que João estará sujeito é a suspensão por noventa dias. 4 - De acordo com o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, caso seja verificado que, reincidentemente, determinado servidor incumbia a outro atribuições estranhas ao cargo que este último ocupava, a penalidade prevista é de a advertência. 5 - Ao instaurar processo administrativo disciplinar ordinário contra servidor público civil federal, a autoridade competente deve designar, para compor a comissão processante, três servidores estáveis, devendo o seu presidente ocupar cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. 6 - Julgue o item seguinte, relativo ao regime dos servidores públicos federais e à ética no serviço público. A demissão será a penalidade disciplinar cabível para o servidor que se recusar a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente. 7 - Acerca do regime jurídico dos servidores públicos federais, julgue o item a seguir. O servidor responde apenas administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições, o qual pode ensejar a aplicação de penalidade disciplinar até mesmo de demissão, que deve, sempre, mencionar o fundamento legal e a causa da sanção.

3 8 - No que concerne a direitos, deveres e responsabilidades dos servidores públicos, julgue o próximo item. Nos termos da Lei n.º 8.112/1990, os deveres do servidor público incluem representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder e promover manifestação de apreço no recinto da repartição. servidores do Poder Judiciário da União e à responsabilidade civil do Estado. No caso de acumulação ilegal de cargos públicos, o servidor será notificado para apresentar opção e, se ele permanecer omisso, será instaurado procedimento administrativo disciplinar sumário conduzido por comissão composta por dois servidores estáveis. 9 - Com base no disposto na Lei n.º 8.112/1990, julgue o item seguinte. Apesar de as instâncias administrativa e penal serem independentes entre si, a eventual responsabilidade administrativa do servidor será afastada se, na esfera criminal, ele for beneficiado por absolvição que negue a existência do fato ou a sua autoria Aplicada em: 2018Banca: CESPEÓrgão: STJProva: Analista Judiciário - Administrativa Com base no disposto na Lei n.º 8.112/1990, julgue o item seguinte. Será cassada a aposentadoria voluntária do servidor inativo que for condenado pela prática de ato de improbidade administrativa à época em que ainda estava na atividade João delegou a Maria, sua esposa e pessoa estranha à repartição pública onde ele exerce suas funções, o desempenho das atribuições de sua responsabilidade. Descoberto, João sofreu um processo administrativo disciplinar, que resultou em sua condenação à penalidade de advertência. Três meses após o trânsito em julgado do procedimento administrativo, João recusou fé a documento público. Nessa situação hipotética, de acordo com a Lei n.º 8.112/1990, João está sujeito à pena de suspensão de até noventa dias Com base na Lei n.º 8.112/1990 e no regime jurídico aplicável aos agentes públicos, julgue o item a seguir. A destituição de servidor de cargo em comissão ou de função comissionada não pode ser aplicada como penalidade disciplinar Julgue o item a seguir, relativo ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, às carreiras dos 14 - Em razão da prática de infração disciplinar tipificada como crime, foi instaurado procedimento

4 administrativo disciplinar em desfavor de determinado servidor público, o qual já responde à ação penal relacionada aos mesmos fatos. Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta, de acordo com a jurisprudência dos tribunais superiores sobre o assunto. É aceita a utilização de prova emprestada no procedimento administrativo disciplinar em curso, desde que autorizada pelo juiz criminal e respeitados o contraditório e a ampla defesa Ao servidor público que intencionalmente e sem nenhuma justificativa se ausentar do país por trinta e um dias ininterruptos será aplicável, de acordo com a Lei n.º 8.112/1990, a penalidade de a demissão Pedro, servidor de órgão público federal, a mando de Lucas, seu chefe imediato, mensalmente entregava dez resmas de papel a uma empregada terceirizada, a título de colaboração para a escola em que um filho dessa empregada estudava. Nessa situação hipotética, A nobreza da conduta de Pedro poderá justificar a não instauração de processo administrativo contra si Após a regular tramitação de processo administrativo disciplinar instaurado contra servidor público federal, a comissão processante propôs, em relatório, penalidade de suspensão de sessenta dias. Nessa situação, segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, a autoridade julgadora Pode divergir da conclusão do relatório, podendo majorar ou diminuir a penalidade administrativa Determinado servidor público está respondendo a Somente poderá ser processado na esfera cível se ficarem comprovados o delito na forma dolosa, e o prejuízo ao erário ou a terceiro Determinado servidor público está respondendo a Deverá ser representado por advogado, como forma de se garantir a ampla defesa.

5 20 - Determinado servidor público está respondendo a Deixará de responder ao processo administrativo se for absolvido criminalmente por falta de prova Determinado servidor público está respondendo a Poderá ser afastado preventivamente de suas funções pelo prazo de até sessenta dias, sem prejuízo da sua remuneração Eduardo, servidor público em estágio probatório, frequentemente se ausentava de seu local de trabalho sem justificativa e, quando voltava, se apresentava nitidamente embriagado. Em razão desses fatos, a comissão de ética, tendo apreciado a conduta do servidor, decidiu aplicar a ele a penalidade de advertência. Eduardo foi, então, reprovado no estágio probatório e, por isso, foi demitido, sem que a administração pública tenha observado o contraditório e a ampla defesa. Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir. A atuação da administração pública obedeceu a todos os princípios do processo administrativo Cláudio, servidor público federal lotado na capital federal, pediu remoção para o estado de São Paulo. O pedido foi deferido pelo órgão ao qual ele pertence. Imediatamente, Cíntia, sua esposa, também servidora pública federal lotada em Brasília, solicitou remoção para acompanhar o cônjuge. O pedido de Cíntia foi negado. Quinze dias depois da data de ciência da decisão, Cíntia apresentou recurso, que não foi conhecido, por ter sido apresentado fora do prazo. Diante disso, Cíntia, sem prévia autorização do chefe imediato, se ausentou do serviço durante o expediente para auxiliar na mudança de Cláudio. Considerando essa situação hipotética, julgue o item que se segue com fundamento na Lei n.º 8.112/1990 Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União e na Lei n.º 9.784/1999, que dispõe sobre o processo administrativo na administração pública federal. A decisão da administração de não conhecer o recurso está correta: quinze dias não é o prazo previsto em lei para a apresentação de recurso Ainda de acordo com a Lei n.º 8.112/1990 e suas alterações, julgue o item subsequente. O servidor público, mediante prévia autorização do chefe imediato, pode ausentar-se do serviço durante o expediente.

6 25 - Considerando as disposições da Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens a seguir. São requisitos para a investidura em cargo público, entre outros, a idade mínima de dezoito anos e a aptidão física e mental, podendo as atribuições do cargo justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.

7

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 4/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 4/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 4/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 40/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 40/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 40/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 130/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 130/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 130/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Lei 8112 Regime disciplinar. Proibições (art. 117) Proibições (art. 117) Proibições (art. 117) Proibições. Proibições (art. 117)

Lei 8112 Regime disciplinar. Proibições (art. 117) Proibições (art. 117) Proibições (art. 117) Proibições. Proibições (art. 117) Lei 8112 Regime disciplinar Direito Administrativo Prof. Armando Mercadante Nov/2009 Art. 117 (...) I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato; II - retirar,

Leia mais

Lei 8.112/1990 Regime Disciplinar: PENALIDADES

Lei 8.112/1990 Regime Disciplinar: PENALIDADES REGIME DISCIPLINAR Lei 8.112/1990 Regime Disciplinar: PENALIDADES E-mail: luiz@lacconcursos.com.br O regime disciplinar a que estão submetidos os servidores públicos civis federais está tratado nos artigos

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 46/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 46/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 46/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

EXERCÍCIO 8112/90 PROFª. CAROL

EXERCÍCIO 8112/90 PROFª. CAROL EXERCÍCIO 8112/90 PROFª. CAROL 1. Denis, servidor público federal estável, foi inabilitado em estágio probatório relativo a outro cargo e Fabiola, servidora pública em efetivo exercício de cargo público

Leia mais

Professor Leonardo Torres. LEI 8112/90. Lei 8112/90 Professor Leonardo Torres

Professor Leonardo Torres. LEI 8112/90. Lei 8112/90 Professor Leonardo Torres Lei 8112/90 Professor Leonardo Torres Professor Leonardo Torres. www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 6 Advogado, especialista em Direito Público, professor de Direito Administrativo dos principais cursos

Leia mais

Ética. Lei Federal Nº 8.027/90. Professor Pedro Kuhn.

Ética. Lei Federal Nº 8.027/90. Professor Pedro Kuhn. Ética Lei Federal Nº 8.027/90 Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Ética LEI Nº 8.027, DE 12 DE ABRIL DE 1990 Conversão da Medida Provisória nº 159/90 Dispõe sobre normas de conduta dos

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 112/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 112/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 112/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

8.112/90. Professor Ivan Lucas

8.112/90. Professor Ivan Lucas 8.112/90 Professor Ivan Lucas 1 - (CESPE- 2015- FUB- Assistente em Administração) Servidor público aposentado poderá ter a sua aposentadoria cassada em função de condenação por infração vinculada ao cargo

Leia mais

Legislação Específica do Estado de Minas Gerais

Legislação Específica do Estado de Minas Gerais Legislação Específica do Estado de Minas Gerais Do Regime Disciplinar dos Servidores do Poder Judiciário MG Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica DO REGIME DISCIPLINAR

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 34/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 34/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 34/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Aula 84 SERVIDOR PÚBLICO. De acordo com o art. 151, o processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases:

Aula 84 SERVIDOR PÚBLICO. De acordo com o art. 151, o processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Servidor Público: Demissão. Processo administrativo disciplinar sumário 84 Professor (a): Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitor (a): Luis Renato

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Responsabilidades Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre o regime jurídico

Leia mais

Aula nº 14 DA ACUMULAÇÃO

Aula nº 14 DA ACUMULAÇÃO Página1 Curso/Disciplina: Legislação e Ética no Serviço Público Objetivo Aula: Aula 13 Professor(a): Alexandre Prado Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 14 DA ACUMULAÇÃO Art. 118. Ressalvados

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Atos e sanções na lei de improbidade (Lei 8.429/92) e no estatuto dos servidores públicos federais (Lei 8.112/90) - Parte 5 Prof. Denis França XIX - recusar-se a atualizar

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 172/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 172/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 172/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 10/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 10/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 10/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 6. Contextualização. Processo Administrativo. Instrumentalização. Processo Administrativo

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 6. Contextualização. Processo Administrativo. Instrumentalização. Processo Administrativo Organização da Aula Direito Administrativo Aula n. 6 Processo Administrativo Professor: Silvano Alves Alcantara Inserir o vídeo: Contextualização http://www.youtube.com/watch?v= HIk9czoUaXU De 0:00 à 1:47.

Leia mais

III ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

III ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA III ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PALESTRANTE: FRANCISCO FERNANDES AGENTES PÚBLICOS Conceito: São todas as pessoas físicas incumbidas, definitiva ou transitoriamente, ainda que sem remuneração, por

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Francisco Saint Clair Neto Lei 8.112/90 Revisão Focada

DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Francisco Saint Clair Neto Lei 8.112/90 Revisão Focada DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Francisco Saint Clair Neto Lei 8.112/90 Revisão Focada 1.Ano: 2018 Banca: UFTM Órgão: UFTM Prov a: Técnico em Anatomia e Necropsia Em relação às vantagens e indenizações instituídas

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Atos e sanções na lei de improbidade (Lei 8.429/92) e no estatuto dos servidores públicos federais (Lei 8.112/90) - Parte 4 Prof. Denis França Responsabilidade na Lei 8.112/90:

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Lei nº 8.112-1990 Regime jurídico dos servidores públicos Parte 7 Prof. Thamiris Felizardo -Advertência - ausentar-se do serviço durante o expediente,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 88/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 88/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 88/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

MARATONA INSS LEI 8.112/90. Rodrigo Cardoso

MARATONA INSS LEI 8.112/90. Rodrigo Cardoso MARATONA INSS LEI 8.112/90 Rodrigo Cardoso Acerca das responsabilidades e penalidades do servidor público, julgue os itens que se seguem. 1. (CESPE 2015/TJDFT/ANALISTA JUDICIÁRIO/ÁREA JUDICIÁRIA) A aplicação

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 82/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 82/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 82/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Administrativo. Regime Disciplinar Responsabilidade Civil, Administrativa e Criminal

Direito Administrativo. Regime Disciplinar Responsabilidade Civil, Administrativa e Criminal Direito Administrativo Regime Disciplinar Responsabilidade Civil, Administrativa e Criminal Deveres Responsabilidades Acumulação Proibições/Penalidades Deveres Em relação à legalidade Observar normas legais

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, DE 07 DE MAIO DE 2015.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, DE 07 DE MAIO DE 2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04, DE 07 DE MAIO DE 2015. Estabelece o fluxo dos Processos Administrativos e Sindicâncias no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Leia mais

TJ - SP Direito Administrativo Estatuto dos Funcionários Públicos GIULIANO MENEZES

TJ - SP Direito Administrativo Estatuto dos Funcionários Públicos GIULIANO MENEZES TJ - SP Direito Administrativo Estatuto dos Funcionários Públicos GIULIANO MENEZES 1. Extingue-se a punibilidade pela prescrição da falta sujeita à pena a) de repreensão, suspensão ou multa, em 2 (dois)

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 100/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 100/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 100/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

COMENTÁRIOS DO PROFESSOR RODRIGO CARDOSO DIREITO ADMINISTRATIVO

COMENTÁRIOS DO PROFESSOR RODRIGO CARDOSO DIREITO ADMINISTRATIVO COMENTÁRIOS DO PROFESSOR RODRIGO CARDOSO DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÃO 52. Escrevente Técnico Judiciário apresenta recurso de multa de trânsito, recebida por seu esposo, perante o Departamento de Trânsito

Leia mais

EXERCÍCIOS DA LEI 8.112/90 REGIME JURIDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS

EXERCÍCIOS DA LEI 8.112/90 REGIME JURIDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS EXERCÍCIOS DA LEI 8.112/90 REGIME JURIDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS 01. Um servidor comissionado, sem vínculo efetivo, praticou, nas dependências do TJPE, ato de incontinência pública e conduta

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 94/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 94/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 94/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO 1) João da Silva foi aprovado no último concurso para Auxiliar Judiciário do TRE, em janeiro de 2002. Sabendo-se que seu cargo foi extinto em setembro de 2003, podemos

Leia mais

SIMULADO RESPONSABILIDADE SERVIDOR PROFESSOR IVAN LUCAS

SIMULADO RESPONSABILIDADE SERVIDOR PROFESSOR IVAN LUCAS SIMULADO RESPONSABILIDADE SERVIDOR PROFESSOR IVAN LUCAS 1. (CESPE- 2016- DPU- Agente Administrativo) Caso o servidor público tenha causado danos ao poder público, a obrigação de reparar tais danos estende-se

Leia mais

Dir. Administrativo Lei nº 8.112/90 AULA 4

Dir. Administrativo Lei nº 8.112/90 AULA 4 Dir. Administrativo Lei nº 8.112/90 AULA 4 Deveres Proibições Acumulação Responsabilidades Penalidades Processo Administrativo Disciplinar Afastamento preventivo Sindicância Processo disciplinar Inquérito

Leia mais

GUSTAVO SALES LEI 8112/90

GUSTAVO SALES LEI 8112/90 GUSTAVO SALES LEI 8112/90 1. CESPE 2017 - Prefeitura de Fortaleza CE - Procurador do Município Em cada um do item a seguir é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 22/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 22/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 22/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

PENALIDADES DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

PENALIDADES DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES PENALIDADES DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Os servidores públicos têm a obrigação de observar o estabelecido no artigo 37 da

Leia mais

QUESTÕES ( Prova: TRT 15R TRT - 15ª Região - Juiz )

QUESTÕES ( Prova: TRT 15R TRT - 15ª Região - Juiz ) 1 QUESTÕES 2012 1 - ( Prova: TRT 15R - 2012 - TRT - 15ª Região - Juiz ) Assinale a alternativa incorreta: a) O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao

Leia mais

CENTRAL DE CURSOS PROF PIMENTEL QUESTÕES CESPE

CENTRAL DE CURSOS PROF PIMENTEL QUESTÕES CESPE QUESTÕES CESPE 01. (CESPE Analista Judiciário STJ 2015) Julgue o item a seguir, referente a institutos diversos do direito administrativo. A recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente

Leia mais

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO DE LEI

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO DE LEI CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO DE LEI REGIME JURIDICO ÚNICO LEI 8.112/90 2016 4 ABRANGÊNCIA Disciplina sobre o regime estatutário dos servidores civis (efetivo ou em comissão) da União, Autarquias Federais

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Responsabilidade do Servidor Parte 4 Prof. Thamiris Felizardo -Comissão (servidores/presidente) Responsabilidade do servidor O art. 149 prevê

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 106/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 106/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 106/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

(E) permitida, pois o Estatuto expressamente permite que o funcionário público exerça o direito de petição em nome próprio oude qualquer terceiro.

(E) permitida, pois o Estatuto expressamente permite que o funcionário público exerça o direito de petição em nome próprio oude qualquer terceiro. 52. Escrevente Técnico Judiciário apresenta recurso de multa de trânsito, recebida por seu esposo, perante o Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo DETRAN. De acordo com o Estatuto dos Funcionários

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 102/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 102/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 102/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 118/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 118/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 118/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso

LEI COMPLEMENTAR nº 840/11. Rodrigo Cardoso LEI COMPLEMENTAR nº 840/11 Rodrigo Cardoso Art. 1º Esta Lei Complementar institui o regime jurídico dos servidores públicos civis da administração direta, autárquica e fundacional e dos órgãos relativamente

Leia mais

Processo Administrativo Disciplinar. Fabrício Colombo

Processo Administrativo Disciplinar. Fabrício Colombo Processo Administrativo Disciplinar Fabrício Colombo APRESENTAÇÃO * Sistema de Correição do Poder Executivo Federal; * Dever de apuração da autoridade; * Espécies processuais; * Comissões disciplinares;

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Instrução Normativa REITORIA nº 01, de 07 de janeiro de

Leia mais

SANÇÕES APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP

SANÇÕES APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP SANÇÕES APLICÁVEIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP www.trilhante.com.br 1. Penalidades, extinção da punibilidade e providências preliminares Servidores Públicos Considera-se agente público todo aquele que

Leia mais

Agentes públicos do regime constitucional ao legal. Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: ww.forumconcurseiros.com

Agentes públicos do regime constitucional ao legal. Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: ww.forumconcurseiros.com Agentes públicos do regime constitucional ao legal Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: ww.forumconcurseiros.com AGENTES PÚBLICOS Sistema de Responsabilização Roteiro (Parte 3) 1 As 3 Responsabilidades

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DAS PENALIDADES (Capítulo V Lei nº 8.112/90) Art. 127. São penalidades disciplinares: I - advertência; II - suspensão; III - demissão; IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade; V - destituição

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 28/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 28/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 28/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 124/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 124/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 124/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello REGIME DISCIPLINAR Dos Deveres Das Proibições Da Acumulação Das Responsabilidades Das Penalidades

Leia mais

01. (CCV UFC Assistente em Administração) A investidura em cargo público ocorrerá:

01. (CCV UFC Assistente em Administração) A investidura em cargo público ocorrerá: 01. (CCV UFC 2012 - Assistente em Administração) A investidura em cargo público ocorrerá: A) após o ingresso. B) com a nomeação. C) somente com a posse. D) com a publicação, no Diário Oficial da União,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Responsabilidade do Servidor Parte 3 Prof. Thamiris Felizardo - Cancelamento das punições Advertência Suspensão 3 anos 5 anos Atenção!!!! O art.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Penalidades Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre o regime jurídico dos

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS I

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS I RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS I LEI N. 8.429/1992 I Julgue os itens subsecutivos, com base nas disposições da Lei n. 8.429/1992: 1. Organização privada que não possua a maior parte do seu patrimônio formada

Leia mais

Aula nº. 86 REVISÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. REVISÃO. DEMISSÃO. (Continuação)

Aula nº. 86 REVISÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. REVISÃO. DEMISSÃO. (Continuação) Curso/Disciplina: DIREITO ADMINISTRATIVO Aula: PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR AULA 86 Professor(a): LUIZ JUNGSTEDT Monitor(a): PAULA CAROLINE OLIVEIRA Aula nº. 86 (Continuação) PROCESSO ADMINISTRATIVO

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Regimento Interno do STM Parte 3 Professora Karina Jaques DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR RELATIVO A SERVIDOR DA JUSTIÇA MILITAR Das Penalidades Art. 205 - Os servidores

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Atualizado em 04/11/2015 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA A exigência de uma atuação moral se relaciona com o dever de probidade, ética e honestidade da Administração

Leia mais

PROVIMENTO EM CARGO PÚBLICO

PROVIMENTO EM CARGO PÚBLICO PROVIMENTO EM CARGO PÚBLICO Art. 5º - São requisitos básicos para investidura em cargo público: I - a nacionalidade brasileira; II - o gozo dos direitos políticos; III - a quitação com as obrigações militares

Leia mais

3.2 Do processo administrativo disciplinar poderá resultar: I arquivamento do processo; II Suspensão por mais de 30 (trinta) dias; III Demissão.

3.2 Do processo administrativo disciplinar poderá resultar: I arquivamento do processo; II Suspensão por mais de 30 (trinta) dias; III Demissão. Regulamento Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar 1 - Instauração 1.1 A instauração do processo administrativo disciplinar cabe ao Presidente do Conselho Federal de Odontologia e ocorre

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 64/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 64/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 64/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

2. A demissão por ato de corrupção determina que o ex-servidor jamais poderá retornar ao serviço público federal.

2. A demissão por ato de corrupção determina que o ex-servidor jamais poderá retornar ao serviço público federal. Lei Nº 8.112/90 Mariano Borges EXERCÍCIOS 1. O processo disciplinar pode ser, a qualquer tempo, revisto, de ofício ou a pedido, perante fatos novos ou elementos não apreciados no processo e suscetíveis

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.480, DE 30 DE JUNHO DE 2005. Dispõe sobre o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, e dá outras providências.

Leia mais

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?...

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?... 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Servidores Públicos Estatutários Federais 1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS Art. 2º da Lei 8.429 Conceito de agente público: Art. 2 Reputa-se agente público,

Leia mais

PERGUNTAS FORMULADAS. a) Matéria de competência concorrente de órgão ou entidade. b) Edição de atos de nomeação de servidores.

PERGUNTAS FORMULADAS. a) Matéria de competência concorrente de órgão ou entidade. b) Edição de atos de nomeação de servidores. PERGUNTAS FORMULADAS Por decorrência do poder hierárquico da Administração Pública, surge o instituto da delegação de competências. Assinale, entre as atividades abaixo, aquela que não pode ser delegada.

Leia mais

Desafio: 8112/90 - Parte I

Desafio: 8112/90 - Parte I Desafio: 8112/90 - Parte I 1. Como se chama o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. 2. Como se chama a retribuição pecuniária

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Comissão Processante Permanente

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Comissão Processante Permanente Procedimentos Operacionais CPP Procedimento Técnico CPAD 38 Prescrição dos Processos 1) Objetivo Relatar as regras relativas à prescrição dos procedimentos disciplinares. 2) Procedimento A prescrição é

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 8.429/92 ARTUR PRADO

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 8.429/92 ARTUR PRADO DIREITO ADMINISTRATIVO LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 8.429/92 ARTUR PRADO LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 1-CONCEITO Em sentido amplo, Improbidade Administrativa é o ato ilegal ou contrário aos princípios

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 58/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 58/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 58/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Curso Legislação Institucional DPE-RJ

Curso Legislação Institucional DPE-RJ Curso Legislação Institucional DPE-RJ 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 9 3. GABARITO...22 4. FINALIZAÇÃO DA AULA...22 Este curso é protegido por direitos

Leia mais

Informações de Impressão. Informações de Impressão. Questão: Com relação aos atos administrativos, julgue os itens subsequentes.

Informações de Impressão. Informações de Impressão. Questão: Com relação aos atos administrativos, julgue os itens subsequentes. Questão: 266979 Com relação aos atos administrativos, julgue os itens subsequentes. Segundo a doutrina, a presunção de legitimidade é atributo do ato administrativo e se caracteriza pelo reconhecimento

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REGIME DISCIPLINAR Dos Deveres Das Proibições Da Acumulação Das Responsabilidades

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello REGIME DISCIPLINAR Dos Deveres Das Proibições Da Acumulação Das Responsabilidades

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 76/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 76/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 76/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

COPSIA. Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM

COPSIA. Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM COPSIA Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo Órgão Executivo da UFSM Valdemir Rodrigues Vieira dos Santos Coordenador Josiane Souza Borges Coordenadora Substituta Odirlei Uavniczak

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...17 PREFÁCIO...19

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...17 PREFÁCIO...19 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...17 PREFÁCIO...19 CAPÍTULO 1 O ACESSO À JUSTIÇA E A DEFENSORIA PÚBLICA 1.1 Obstáculos ao acesso à justiça...23 1.2 As ondas renovatórias...23 1.3 Os modelos de assistência judiciária

Leia mais

Direito Administrativo Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo DIREITO ADMINISTRATIVO PEÇA PROFISSIONAL Foi expedido mandado de prisão preventiva contra Rubem, médico pertencente ao quadro de pessoal do Ministério da Saúde. Por considerar ilegal a referida medida,

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS

PODERES ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS Direito Administrativo Prof. Rodrigo Cardoso PODER HIERÁRQUICO É o que consta no art. 116, da Lei n. 8.112/1990: Art. 116. São deveres do servidor: (...) IV cumprir as ordens superiores,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 - Regime Disciplinar Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo DO REGIME DISCIPLINAR Art. 116. São deveres do servidor: CAPÍTULO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL ESTATUTO E DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei Complementar Estadual nº 10.098/94 (Regime Jurídico

Leia mais

Estatuto do Desarmamento

Estatuto do Desarmamento Estatuto do Desarmamento 1. Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: Técnico - Segurança Institucional - Com referência ao Estatuto do Desarmamento, julgue o item subsecutivo. Se uma pessoa for flagrada

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jacobina publica:

Prefeitura Municipal de Jacobina publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VIII Nº 729 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 0361 - Determina a instauração de processo administrativo disciplinar para apuração de denúncia contra o servidor

Leia mais

LEI 8.112/90 PARA A PROVA DO MPU

LEI 8.112/90 PARA A PROVA DO MPU LEI 8.112/90 PARA A PROVA DO MPU @profelimarrenner 1. CESPE SEDF Conhecimentos Básicos Cargo 2 (2017) - O governador e os secretários de Estado do Distrito Federal são considerados agentes políticos. 2.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 18/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 18/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 18/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Penalidades Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI COMPLEMENTAR Nº 10.098, DE 3 DE FEVEREIRO DE 1994 CAPÍTULO V DAS PENALIDADES Art.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 52/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 52/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 52/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

COMENTÁRIOS PROVA TRE/RS PROFª MARTHA MESSERSCHMIDT CÓDIGO DE ÉTICA DOS SERVIDORES DO TRE/RS RESOLUÇÃO Nº 246/2014

COMENTÁRIOS PROVA TRE/RS PROFª MARTHA MESSERSCHMIDT CÓDIGO DE ÉTICA DOS SERVIDORES DO TRE/RS RESOLUÇÃO Nº 246/2014 COMENTÁRIOS PROVA TRE/RS PROFª MARTHA MESSERSCHMIDT CÓDIGO DE ÉTICA DOS SERVIDORES DO TRE/RS RESOLUÇÃO Nº 246/2014 - QUESTÃO 07 GABARITO = D Segundo o inciso I, Art. 7º, da Resolução nº 246/2014 é vedado

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 04/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 04/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 04/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Lei nº 8.112/1990 A Lei nº 8.112/1990 é chamada de Estatuto do Servidor Público Federal e

Leia mais

SESSÃO DE ESTUDOS APURAÇÃO PELIMINAR SUPERVISORA: APARECIDA ANTONIA DEMAMBRO

SESSÃO DE ESTUDOS APURAÇÃO PELIMINAR SUPERVISORA: APARECIDA ANTONIA DEMAMBRO SESSÃO DE ESTUDOS APURAÇÃO PELIMINAR SUPERVISORA: APARECIDA ANTONIA DEMAMBRO Com a advento da Lei Complementar 942/03, que alterou a Lei 10.261/68, a competência para realização de sindicância saiu da

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL

QUESTÕES DE CONCURSOS AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL QUESTÕES DE CONCURSOS AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL - 2009 11 Quanto à organização administrativa brasileira, analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta. I. A administração pública federal

Leia mais

Agentes públicos do regime constitucional ao legal. Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: ww.forumconcurseiros.com

Agentes públicos do regime constitucional ao legal. Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: ww.forumconcurseiros.com Agentes públicos do regime constitucional ao legal Professor: Sandro Bernardes Auditor do TCU contato: ww.forumconcurseiros.com AGENTES PÚBLICOS Sistema de Responsabilização Roteiro (Parte 3) 1 As 3 Responsabilidades

Leia mais

Lei 8.112/90 Professor Rodrigo Motta

Lei 8.112/90 Professor Rodrigo Motta 66) (JUIZ DO TRABALHO / TRT-RJ / 2015 / FCC) Determinado servidor público federal, ocupante de cargo efetivo, foi acometido de doença degenerativa que lhe impôs limitações físicas, impossibilitando-o de

Leia mais