CANCELAMENTO DE AUTO DE INFRAÇÃO NO ÂMBITO DO CONFEA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CANCELAMENTO DE AUTO DE INFRAÇÃO NO ÂMBITO DO CONFEA"

Transcrição

1 CANCELAMENTO DE AUTO DE INFRAÇÃO NO ÂMBITO DO CONFEA JOSÉ FERNANDES LEITE Gerente - GTE

2 FINALIDADE art. 43 da Portaria nº 100/2014: Desenvolver, coordenar e executar as atividades de assistência técnica especializada referentes à aplicação da legislação vigente do Sistema Confea/Crea.

3 ATRIBUIÇÕES art. 44 da Portaria nº 100/2014: Analisar e manifestar-se sobre os aspectos técnicos e profissionais de matérias de interesse do Sistema Confea/Crea e da Mútua, relacionadas a atribuições profissionais, ao julgamento de contenciosos e à aplicação da legislação vigente do Sistema Confea/Crea e da Mútua; Propor alterações nos normativos que regulamentam o exercício e a fiscalização da atividade profissional.

4 GERÊNCIA TÉCNICA DO CONFEA - GTE PROCESSOS E INFORMAÇÕES ANALISADOS EM 2013 (TOTAL DE 2.972):

5 Fiscalizar ato do agente público de acompanhar e supervisionar determinada atividade ou ação da sociedade regida por normas ou leis específicas prevista em um estatuto, código de lei ou ação normativa.

6 QUAIS OS OBJETIVOS DA FISCALIZAÇÃO? 1 ARRECADAR ERÁRIO; 2 EDUCAR; 3 - PUNIR; 4 - VERIFICAR O EXERCÍCIO E A ATIVIDADE PROFISSIONAL DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA; 5 PROTEGER A SOCIEDADE.

7 AGENTE FISCAL - é o funcionário do Conselho Regional designado para exercer a função de agente de fiscalização. DEVER - verificar se as obras e serviços relativos à Engenharia e à Agronomia estão sendo executados de acordo com as normas regulamentadoras do exercício profissional.

8 POSTURA DO FISCAL DURANTE A FISCALIZAÇÃO: 1 - Identificar-se, sempre, exibindo sua carteira funcional; 2 - Agir com a objetividade, a firmeza e a imparcialidade necessárias ao cumprimento do seu dever; 3 - Exercer com zelo e dedicação as atribuições que lhe forem conferidas; 4 - Tratar as pessoas com urbanidade; 5 - Apresentar-se de maneira condigna com a função que exerce; 6 - Rejeitar vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;

9 7 - Identificar o proprietário ou responsável pela obra ou serviço; 8 - Identificar o profissional ou empresa responsável pela execução da obra ou serviço (solicitar cópia da Anotação de Responsabilidade Técnica ART); 9 - Identificada irregularidade, informar ao proprietário ou responsável pela obra ou serviço; 10 - Orientar sobre a forma de regularizar a obra ou serviço; 11 - Informar ao proprietário ou responsável pela obra ou serviço sobre a legislação que rege o exercício profissional; e elaborar relatório de fiscalização detalhado.

10 APLICAÇÃO DA RESOLUÇÃO CONFEA nº 1.008, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2004

11 RESOLUÇÃO CONFEA nº 1.008, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2004: Art. 10. O auto de infração é o ato processual que instaura o processo administrativo, expondo os fatos ilícitos atribuídos ao autuado e indicando a legislação infringida, lavrado por agente fiscal, funcionário do Crea, designado para esse fim.

12 RESOLUÇÃO CONFEA nº 1.008, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2004 Art. 11. O auto de infração, grafado de forma legível, sem emendas ou rasuras, deve apresentar, no mínimo, as seguintes informações: (...) 1º A infração somente será capitulada, conforme o caso, nos dispositivos das Leis nºs A e 5.194, ambas de 1966, e 6.496, de 1977, sendo vedada a capitulação com base em instrumentos normativos do Crea e do Confea.

13 RESOLUÇÃO CONFEA nº 1.008, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2004 Art º Lavrado o auto de infração, a regularização da situação não exime o autuado das cominações legais. 3º Não será permitida a lavratura de novo auto de infração referente à mesma obra, serviço ou empreendimento, antes do trânsito em julgado da decisão relativa à infração. Art. 12. Caso seja verificado, antes do julgamento pela câmara especializada, erro insanável na lavratura do auto de infração, a gerência de fiscalização poderá instruir o processo com os esclarecimentos que julgar cabíveis, visando ao seu arquivamento.

14 RESOLUÇÃO CONFEA nº 1.008, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2004 DA NULIDADE DOS ATOS PROCESSUAIS Art. 47. A nulidade dos atos processuais ocorrerá nos seguintes casos: I - impedimento ou suspeição reconhecida de membro da câmara especializada, do Plenário do Crea ou do Plenário do Confea, quando da instrução ou do julgamento do processo; II - ilegitimidade de parte; III falhas na identificação do autuado, da obra, do serviço ou do empreendimento observadas no auto de infração;

15 IV - falhas na descrição dos fatos observados no auto de infração, que devido à insuficiência de dados, impossibilita a delimitação do objeto da controvérsia e a plenitude da defesa; V falta de correspondência entre o dispositivo legal infringido e os fatos descritos no auto de infração; VI falta de fundamentação das decisões da câmara especializada, do Plenário do Crea e do Plenário do Confea que apliquem penalidades às pessoas físicas ou jurídicas; VII falta de cumprimento de demais formalidades previstas em lei; ou VIII ausência de notificação do autuado. Revogado pela Resolução 1.047, de 28 de maio de 2013

16 PRINCIPAIS RAZÕES DE CANCELAMENTO DE AUTO DE INFRAÇÃO NO ÂMBITO DO CONFEA

17 1 - CANCELAMENTO DOS AUTOS POR ERRO DE CAPITULAÇÃO: Falta de correspondência entre o dispositivo legal infringido e os fatos descritos no auto de infração. EX: SITUAÇÃO NO CREA: Autuação por infração à alínea a, art. 6º, da Lei nº 5.194/66 ao executar obra e projeto hidrosanitário, arquitetônico, elétrico e estrutural sem Responsável Técnico. ANÁLISE NO CONFEA: Constatado nos autos que o autuado comprovou que antes da autuação já possuía responsável técnico, como também deveria ter sido autuado pelo art. 1º da Lei nº 6.496/77, se fosse o caso.

18 2 - CANCELAMENTO DOS AUTOS POR INSUFICIÊNCIA DE DESCRIÇÃO DOS FATOS NO AUTO DE INFRAÇÃO: Falhas na descrição dos fatos observados no auto de infração, que devido à insuficiência de dados, impossibilita a delimitação do objeto da controvérsia e a plenitude da defesa. EX: SITUAÇÃO NO CREA: Autuação por infração ao art. 1º, da Lei nº 6.496/77 devido a falta de registro de ART referente à fiscalização da elaboração de projetos executivos de obra de construção do Laboratório pelo profissional X. ANÁLISE NO CONFEA: Constatado nos autos que o auto de infração se deu por falta de registro da ART por pessoa jurídica, onde deveria ter sido autuado o profissional responsável pela referida fiscalização.

19 3 - CANCELAMENTO DOS AUTOS POR FALTA DE NOTIFICAÇÃO PRÉVIA: Falhas na descrição dos fatos observados no auto de infração, que devido à insuficiência de dados, impossibilita a delimitação do objeto da controvérsia e a plenitude da defesa. EX: SITUAÇÃO NO CREA: Autuação por infração à alínea e do art. 6º da Lei nº 5.194, de 1966, contra pessoa jurídica registrada no Crea, contendo em seus objetivos sociais serviços técnicos inerentes a engenheiro mecânico ou técnico em mecânica, sem possuir responsável técnico habilitado para estes fins. ANÁLISE NO CONFEA: Constatado nos autos que a interessada não foi notificada legalmente da autuação, não tendo havido o cumprimento de formalidades previstas em lei, na condução dos processos administrativos, quanto ao princípio do amplo direito de defesa o que leva à nulidade dos atos processuais.

20 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Lei nº 9.784, de 1999 Regula o Processo Administrativo: Art. 2 o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência. Art. 3º O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados: (...) II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas; III - formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente;

21 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Lei nº 9.784, de 1999 Regula o Processo Administrativo: Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. Resolução nº 1.008, de 2004: Art. 53. As notificações e o auto de infração devem ser entregues pessoalmente ou enviados por via postal com Aviso de Recebimento - AR ou por outro meio legal admitido que assegure a certeza da ciência do autuado. O art. 54 estabelece outras condições para conhecimento pelo autuado (em publicação do Crea, ou em jornal de circulação na jurisdição, ou no Diário Oficial do Estado ou em outro meio que amplie as possibilidades de conhecimento por parte do autuado).

22 4 - CANCELAMENTO DOS AUTOS POR FALTA DE MOTIVAÇÃO Autuação indevida sem comprovação de exercício ilegal da profissão; Erro na indicação do autor da obra/serviço: Lei nº 9.784/99: Art. 50. Os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos. Resolução 1.008/04, art. 47: - Falhas na identificação do autuado, da obra, do serviço ou do empreendimento observadas no auto de infração; - Falta de fundamentação das decisões da câmara especializada, do Plenário do Crea e do Plenário do Confea que apliquem penalidades às pessoas físicas ou jurídicas Lei

23 EX: SITUAÇÃO NO CREA: O Crea agiu indevidamente quando da lavratura do Auto de Infração, capitulando a infração com base no art. 3º da Lei nº 6.496, de 1977, que define, apenas, a aplicação de punição pelo descumprimento do art. 1º da referida lei. ANÁLISE NO CONFEA: A decisão do Plenário do Crea é nula porque não apresenta fundamentação, a motivação foi prejudicada. Não há a correspondência entre o dispositivo legal apontado e os fatos descritos no auto de infração.

24 5 - CANCELAMENTO DOS AUTOS POR EXCESSO DE EXAÇÃO Ter vários autos por uma mesma conduta: Não será permitida a lavratura de novo auto de infração referente à mesma obra, serviço ou empreendimento, antes do trânsito em julgado da decisão relativa à infração ( 3º, art. 11,da Resolução 1.008/04). EX: SITUAÇÃO NO CREA: Autuada pelo Crea por infração à alínea a, art. 6, da Lei n 5.194, de 1966, pela execução dos trabalhos de pesquisa mineral, conforme processo DNPM XXXX. ANÁLISE NO CONFEA: Verificou-se que o Crea, antes da lavratura do presente auto já havia autuado a interessada, pelo mesmo objeto e com a mesma capitulação, conforme Processo nº YYYYY em trâmite no Confea.

25 GRATO PELA ATENÇÃO! JOSÉ FERNANDES LEITE Gerente GTE

Previsão: art. 48 da Portaria n 364, de 2015, Confea

Previsão: art. 48 da Portaria n 364, de 2015, Confea Previsão: art. 48 da Portaria n 364, de 2015, Confea FINALIDADE: Desenvolver, coordenar e executar as atividades de assistência técnica especializada referentes à aplicação da legislação vigente do Sistema

Leia mais

1º TREINAMENTO DE FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA CONFEA/CREA DE 2016

1º TREINAMENTO DE FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA CONFEA/CREA DE 2016 Instrução Autos de Infração 1º TREINAMENTO DE FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA CONFEA/CREA DE 2016 Superintendência de Integração do Sistema (SIS) Gerência Técnica (GTE) Gerência de Conhecimento Institucional (GCI)

Leia mais

CARTA DE SERVIÇOS - COMPROMISSO COM A SOCIEDADE - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo

CARTA DE SERVIÇOS - COMPROMISSO COM A SOCIEDADE - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo CARTA DE SERVIÇOS - COMPROMISSO COM A SOCIEDADE - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo 4. Atribuições do Crea-ES Art. 34 da Lei 5.194/66 - São atribuições dos Conselhos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1.008, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2004

RESOLUÇÃO Nº 1.008, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2004 RESOLUÇÃO Nº 1.008, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2004 Dispõe sobre os procedimentos para instauração, instrução e julgamento dos processos de infração e aplicação de penalidades. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA,

Leia mais

INSTRUÇÃO DE PROCESSOS DE FISCALIZAÇÃO

INSTRUÇÃO DE PROCESSOS DE FISCALIZAÇÃO INSTRUÇÃO DE PROCESSOS DE FISCALIZAÇÃO OBJETIVOS APERFEIÇOAMENTO E UNIFORMIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS E INSTRUÇÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS MOTIVAÇÃO TRABALHO EM EQUIPE PADRONIZAÇÃO RETRABALHO CELERIDADE

Leia mais

ATO NORMATIVO INTERNO N.º 01 DE 20 DE FEVEREIRO DE 2003

ATO NORMATIVO INTERNO N.º 01 DE 20 DE FEVEREIRO DE 2003 ATO NORMATIVO INTERNO N.º 01 DE 20 DE FEVEREIRO DE 2003 Dispõe sobre delegação das Câmaras Especializadas às Comissões Multimodais e Gerência de Fiscalização do Crea-MG, para análise e decisão quanto às

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Processo Administrativo no Âmbito da Administração Federal Lei 9.784/99 Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 9.784/1999 REGULA

Leia mais

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ATO NORMATIVO 056/2013 Dispõe sobre registro e fiscalização de atividades de Engenharia de Segurança do Trabalho O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO Crea-ES, no uso das atribuições

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa. Direito Administrativo. Profª Tatiana Marcello

Técnico Judiciário Área Administrativa. Direito Administrativo. Profª Tatiana Marcello Técnico Judiciário Área Administrativa Direito Administrativo Conforme edital Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO ADMINISTRATIVO:

Leia mais

DECISÃO PREGOEIRO N.º 007/2010. Processo Licitatório n / Pregão Presencial n. 015/2010

DECISÃO PREGOEIRO N.º 007/2010. Processo Licitatório n / Pregão Presencial n. 015/2010 DECISÃO PREGOEIRO N.º 007/2010 Processo Licitatório n. 118.587/2010 - Pregão Presencial n. 015/2010 Trata-se de pedido de esclarecimento/impugnação interposto pela empresa XBRAMAR SOLUÇÕES E TECNOLOGIA

Leia mais

3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR: SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 715, DE 13/06/2017, 18h00min HORAS.

3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR: SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 715, DE 13/06/2017, 18h00min HORAS. 1. VERIFICAÇÃO DE QUORUM: 1. Justificativa: 2. Titularidade: 2. EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL E DO HINO DE MATO GROSSO: 3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR: SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA

Leia mais

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº

PROCESSO IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA Nº FISCALIZAÇÃO EXTERNA IT. 06 10 1 / 9 1. OBJETIVO Coordenar, programar e acompanhar a execução do trabalho de fiscalização executado pelos agentes/analistas de fiscalização, com o objetivo de fiscalizar

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MUSEOLOGIA COFEM Criado pela Lei n o 7.287, de 18/12/84 Regulamentado pelo Decreto n o , de 15/10/85

CONSELHO FEDERAL DE MUSEOLOGIA COFEM Criado pela Lei n o 7.287, de 18/12/84 Regulamentado pelo Decreto n o , de 15/10/85 PORTARIA COFEM Nº 02/2015 CONSELHO FEDERAL DE MUSEOLOGIA COFEM Atualiza normas vigentes no sistema COFEM/COREM's e estabelece procedimentos de aplicação de multas pelos COREM'S A Presidente do COFEM, no

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA N.º 01, DE 29 DE FEVEREIRO DE 1980

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA N.º 01, DE 29 DE FEVEREIRO DE 1980 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA N.º 01, DE 29 DE FEVEREIRO DE 1980 Altera Regimento Interno do CRTA da 4ª Região. O CONSELHO FEDERAL DE TÉCNICOS DE ADMINISTRAÇÃO, no uso da competência que lhe é conferida pela

Leia mais

NORMA DE FISCALIZAÇÃO Nº 02, DE 12 DE MAIO DE 2006

NORMA DE FISCALIZAÇÃO Nº 02, DE 12 DE MAIO DE 2006 NORMA DE FISCALIZAÇÃO Nº 02, DE 12 DE MAIO DE 2006 Dispõe sobre os procedimentos a serem seguidos pelas Comissões das Inspetorias na análise e instrução dos expedientes de infração, para posterior julgamento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA DECISÃO NORMATIVA Nº 111, DE 30 DE AGOSTO DE 2017.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA DECISÃO NORMATIVA Nº 111, DE 30 DE AGOSTO DE 2017. DECISÃO NORMATIVA Nº 111, DE 30 DE AGOSTO DE 2017. Dispõe sobre diretrizes para análise das Anotações de Responsabilidade Técnica registradas e os procedimentos para fiscalização da prática de acobertamento

Leia mais

INSPETOR. defesa da sociedade. Importante aliado na DO CREA SP ANOS INSPETORES

INSPETOR. defesa da sociedade. Importante aliado na DO CREA SP ANOS INSPETORES INSPETOR DO CREA SP Importante aliado na defesa da sociedade ANOS C O M V O C Ê INSPETORES 1 Inspetor do Crea-SP: nosso importante aliado na defesa da sociedade Para garantir a segurança da sociedade e

Leia mais

3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR: SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 714, DE 09/05/2017, 18h00min HORAS.

3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR: SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 714, DE 09/05/2017, 18h00min HORAS. 1. VERIFICAÇÃO DE QUORUM: 1. Justificativa: 2. Titularidade: 2. EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL E DO HINO DE MATO GROSSO: 3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR: SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA

Leia mais

O Sistema Confea/ Crea

O Sistema Confea/ Crea O Sistema Confea/Crea é regido pela Lei nº 5.194, de 24/dez/1966. O Sistema Confea/ Crea O Conselho Federal e os Conselhos Regionais são autarquias* dotadas de personalidade jurídica de direito público,

Leia mais

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Introdução PROFISSÕES REGULAMENTADAS O QUE SÃO? POR QUE EXISTEM? CONSELHOS PROFISSIONAIS O QUE SÃO? O QUE FAZEM? Profissões regulamentadas * Medicina

Leia mais

MOTIVAÇÃO: mutirão de análise de processos de infração pela CEP em 2003 (Resolução n 207/1972)

MOTIVAÇÃO: mutirão de análise de processos de infração pela CEP em 2003 (Resolução n 207/1972) MOTIVAÇÃO: mutirão de análise de processos de infração pela CEP em 2003 (Resolução n 207/1972) Resultados da análise dos processos de infração pela CEP exercício 2003 Identificação das principais falhas

Leia mais

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Comissão Permanente de Ética Profissional do CREA-SP 2011

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Comissão Permanente de Ética Profissional do CREA-SP 2011 CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO Comissão Permanente de Ética Profissional do CREA-SP 2011 Gerente GEAT Eng. Prod. Metal. André Luiz de Campos Pinheiro

Leia mais

Condução de denúncias ético - disciplinares na Engenharia Civil São Paulo-SP

Condução de denúncias ético - disciplinares na Engenharia Civil São Paulo-SP Encontro Nacional da Engenharia Civil Condução de denúncias ético - disciplinares na Engenharia Civil São Paulo-SP 1 Ética Profissional no Sistema Confea/Crea É a conduta do profissional da Engenharia,

Leia mais

Decisão do Plenário na 13ª reunião realizada em 16 de maio de 2014, Art. 1º Aprovar o REGULAMENTO DE FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA CFA/CRAs.

Decisão do Plenário na 13ª reunião realizada em 16 de maio de 2014, Art. 1º Aprovar o REGULAMENTO DE FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA CFA/CRAs. Publicado no D.O.U. nº 98 de 26/05/2014, Seção 1 pag. 170 Publicado no D.O.U. nº 158 de 19/08/2014, Seção 1 pag. 81 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 446, DE 19 DE MAIO DE 2014 Aprova o REGULAMENTO DE FISCALIZAÇÃO

Leia mais

Sistema Confea/Crea: finalidade e função

Sistema Confea/Crea: finalidade e função Sistema Confea/Crea: finalidade e função Artigo 5º, XIII, CF/88: Direito ao livre Exercício Profissional Exceção quando demandar qualificação profissional Sistema Confea/Crea: finalidade e função O Estado

Leia mais

Anotação de Responsabilidade Técnica - ART

Anotação de Responsabilidade Técnica - ART Anotação de Responsabilidade Técnica - ART ART: FUNDAMENTO LEGAL A ART É O INSTRUMENTO QUE DEFINE, PARA OS EFEITOS LEGAIS, OS RESPONSÁVEIS TÉCNICOS PELO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE TÉCNICA NO ÂMBITO DAS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CREA-SP SUPCOL SUPERINTENDÊNCIA DE COLEGIADOS SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DE CONSELHEIROS 18 e 19/04/2012 LEGISLAÇÃO BÁSICA LEI FEDERAL 5.194/66 ENGENHEIROS E ENGENHEIROS-AGRÔNOMOS LEI FEDERAL 4.076/62 (GEÓLOGOS)

Leia mais

PROCEDIMENTOS PROCESSUAIS E INFORMACIONAIS PARA VERIFICAR REGULARIZAÇÃO DE ILÍCITO

PROCEDIMENTOS PROCESSUAIS E INFORMACIONAIS PARA VERIFICAR REGULARIZAÇÃO DE ILÍCITO PROCEDIMENTOS PROCESSUAIS E INFORMACIONAIS PARA VERIFICAR REGULARIZAÇÃO DE ILÍCITO O ato de fiscalização é realizado com o suporte de cinco tipos de documentos, quais sejam os Relatórios de Fiscalização

Leia mais

Processo Administrativo Lei 9.784/1999

Processo Administrativo Lei 9.784/1999 Direito Administrativo Processo Administrativo Lei 9.784/1999 Fundamento Constitucional Princípio do devido processo legal (art. 5º, LIV, CRFB/1988), nas suas vertentes formal e material, bem como nos

Leia mais

PAUTA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 636, DE 08/06/2010, 18 HORAS

PAUTA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 636, DE 08/06/2010, 18 HORAS 1. VERIFICAÇÃO DE QUORUM 1.1. JUSTIFICATIVA 1.2. TITUTALIRIDADE 2. EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL 3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR 3.1. ATA DA SESSÃO PLENÁRIA EXTRAORDINÁRIA Nº 635,

Leia mais

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 001/2019 MTB /01/2019 SECRETARIA DE FISCALIZAÇÃO DO TRABALHO A S S U N T O

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 001/2019 MTB /01/2019 SECRETARIA DE FISCALIZAÇÃO DO TRABALHO A S S U N T O C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 001/2019 MTB-01-00 15 02/01/2019 SECRETARIA DE FISCALIZAÇÃO DO TRABALHO A S S U N T O Assunto: Aprova os Precedentes Administrativos de Nº 117 a Nº 128 e

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INDICAÇÃO DE RESPONSÁVEL TÉCNICO (Cópias e originais ou cópias autenticadas) 1- Requerimento; 2- Indicação de responsável

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INDICAÇÃO DE RESPONSÁVEL TÉCNICO (Cópias e originais ou cópias autenticadas) 1- Requerimento; 2- Indicação de responsável DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INDICAÇÃO DE RESPONSÁVEL TÉCNICO (Cópias e originais ou cópias autenticadas) 1- Requerimento; 2- Indicação de responsável (eis) técnico (s) para atividades técnicas da Empresa

Leia mais

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO Superintendência Técnica - SUPTEC Superintendente Técnico - Geol. João Batista Novaes Gerente GEAC - Arq. Urb. Gustavo Antonio Schliemann Assistentes Técnicos - Eng. Agr. Thaís Rocha Pombo Pascholati Arq.

Leia mais

Receituário Agronômico. Aspectos legais e a fiscalização

Receituário Agronômico. Aspectos legais e a fiscalização Receituário Agronômico Aspectos legais e a fiscalização CONFEA / CREA O CONSELHO FEDERAL Órgão regulador das profissões. A ele compete baixar as Resoluções e demais normativos que dão corpo ao exercício

Leia mais

Gerência Executiva das Câmaras Especializadas-GECE Núcleo de Processos Julgados-NPRJ 1. Competências

Gerência Executiva das Câmaras Especializadas-GECE Núcleo de Processos Julgados-NPRJ 1. Competências Sumário 1. Hierarquia... 2 2. Competência do Núcleo... 3 3. Logística (organização interna)... 4 4. Competências da Chefia... 5 5. Competência da equipe... 6 6. Tarefas secundárias... 7 1. Hierarquia O,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº001, DE 18 DE MARÇO DE 2013.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº001, DE 18 DE MARÇO DE 2013. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº001, DE 18 DE MARÇO DE 2013. Dispõe sobre a padronização dos documentos emitidos por ocasião da fiscalização ou da autuação dos delegatários, conforme estabelecido pela Resolução

Leia mais

RESOLUÇÃO N 1.024, DE 21 DE AGOSTO DE 2009.

RESOLUÇÃO N 1.024, DE 21 DE AGOSTO DE 2009. RESOLUÇÃO N 1.024, DE 21 DE AGOSTO DE 2009. Dispõe sobre a obrigatoriedade de adoção do Livro de Ordem de obras e serviços de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geografia, Geologia, Meteorologia e demais

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte X Prof. Francisco Saint Clair Neto DECRETO Nº 2.181, DE 20 DE MARÇO DE 1997. SEÇÃO IV Da Instauração do Processo Administrativo por Autoridade Competente Ato de Art. 39. O processo

Leia mais

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO 01 CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO 02 No Brasil, existem profissões: Regulamentadas E não regulamentadas O Estado regulamenta uma profissão se entender que

Leia mais

Sistema Confea/Crea, Atuação Profissional e ART. Engº Agrônomo Gustavo de Faria Freitas

Sistema Confea/Crea, Atuação Profissional e ART. Engº Agrônomo Gustavo de Faria Freitas Sistema Confea/Crea, Atuação Profissional e ART Engº Agrônomo Gustavo de Faria Freitas Conselhos Profissionais Autarquias federais criadas para regulamentar e fiscalizar o exercício profissional (OAB e

Leia mais

COMO EVITAR A ANULAÇÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DISCIPLINARES

COMO EVITAR A ANULAÇÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DISCIPLINARES GestãoPública Centro de Apoio à Administração Pública OnLine COMO EVITAR A ANULAÇÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DISCIPLINARES SÚMARIO Principais hipóteses de nulidades relativas e absolutas... 03 Nulidades

Leia mais

PRINCIPAIS NORMATIVOS PERTINENTES AO SISTEMA CONFEA/CREA S. Leis, decretos, resoluções, atos do CREA/PB.

PRINCIPAIS NORMATIVOS PERTINENTES AO SISTEMA CONFEA/CREA S. Leis, decretos, resoluções, atos do CREA/PB. PRINCIPAIS NORMATIVOS PERTINENTES AO SISTEMA CONFEA/CREA S Leis, decretos, resoluções, atos do CREA/PB. LEIS Lei Nº 11000 (15/12/2004) Ementa: Altera dispositivos da Lei nº 3.268, de 30 de setembro de

Leia mais

RESOLUÇÃO CFN N.º 209/98

RESOLUÇÃO CFN N.º 209/98 RESOLUÇÃO CFN N.º 209/98 DISPÕE SOBRE OS PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS NOS PROCESSOS DE INFRAÇÕES MOVIDOS CONTRA PESSOAS FÍSICAS QUE ESPECIFICA E PESSOAS JURÍDICAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS O Conselho

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA. Julgamento de Processos

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA. Julgamento de Processos 1 I - PROCESSOS DE ORDEM C I. I - CONSULTA TÉCNICA 1 C-987/2016 BRUNO HENRIQUE BIBIANO ALFREDO PEREIRA DE QUEIROZ FILHO II - PROCESSOS DE ORDEM E II. I - APURAÇÃO DE FALTA ÉTICA DISCIPLINAR 2 E-13/2016

Leia mais

Conselho Regional de Educação Física 11ª Região Mato Grosso do Sul e Mato Grosso

Conselho Regional de Educação Física 11ª Região Mato Grosso do Sul e Mato Grosso Resolução CREF11/MS-MT nº 124/2013. Campo Grande /MS, 02 de dezembro de 2013. VERSÃO ALTERADA PELA RESOLUÇÃO Nº 132/2014 Dispõe sobre a atuação da fiscalização, tabela de infrações, penalidades, aplicação

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº 1, DE 16 DE JUNHO DE 2000

ATO NORMATIVO Nº 1, DE 16 DE JUNHO DE 2000 ATO NORMATIVO Nº 1, DE 16 DE JUNHO DE 2000 Dispõe sobre a documentação a ser exigida para o registro e a expedição da Certidão de Acervo Técnico aos profissionais do Sistema CONFEA/CREA-SP. O Conselho

Leia mais

RESOLUÇÃO CONFEA Nº 1.094, de 31/10/2017

RESOLUÇÃO CONFEA Nº 1.094, de 31/10/2017 RESOLUÇÃO CONFEA Nº 1.094, de 31/10/2017 Dispõe sobre a adoção do Livro de Ordem de obras e serviços das profissões abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA,

Leia mais

REGULAMENTO DA OUVIDORIA DO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP NORMAS E PROCEDIMENTOS CAPÍTULO I

REGULAMENTO DA OUVIDORIA DO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP NORMAS E PROCEDIMENTOS CAPÍTULO I REGULAMENTO DA OUVIDORIA DO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP NORMAS E PROCEDIMENTOS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Seção I Art. 1º A Ouvidoria tem por finalidade atuar

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Mato Grosso CREA-MT

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Mato Grosso CREA-MT 1. VERIFICAÇÃO DE QUORUM 1.1. JUSTIFICATIVA 1.2. TITULARIDADE 2. EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL 3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR: SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 673, DE 19/11/2013,

Leia mais

PAUTA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 634, DE 13/07/2010, 18 HORAS

PAUTA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 634, DE 13/07/2010, 18 HORAS 1. VERIFICAÇÃO DE QUORUM 1.1. JUSTIFICATIVA 1.2. TITUTALIRIDADE 2. EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL 3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR 3.1. ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 633, DE

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO. SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO (DOU de 26/03/2018 Seção I Pág. 187) INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 142, DE 23 DE MARÇO DE 2018

MINISTÉRIO DO TRABALHO. SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO (DOU de 26/03/2018 Seção I Pág. 187) INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 142, DE 23 DE MARÇO DE 2018 MINISTÉRIO DO TRABALHO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO (DOU de 26/03/2018 Seção I Pág. 187) INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 142, DE 23 DE MARÇO DE 2018 Disciplina procedimentos de fiscalização relativos a embargo

Leia mais

EMENTA: Decurso de prazo recursal. Julgar à revelia no processo THE /2017. Tiburtino Alves Oliveira, CPF nº

EMENTA: Decurso de prazo recursal. Julgar à revelia no processo THE /2017. Tiburtino Alves Oliveira, CPF nº DECISÃO Nº: 029/19-CEGMMST-CREA/PI REFERENCIA : Proc. nº THE-01001744/17 (Tiburtino Alves Oliveira) EMENTA: Decurso de prazo recursal. Julgar à revelia no processo THE 01001744/2017. Tiburtino Alves Oliveira,

Leia mais

NORMA DE FISCALIZAÇÃO N 03, DE 20 DE OUTUBRO DE 2006 ARQUITETURA DE INTERIORES

NORMA DE FISCALIZAÇÃO N 03, DE 20 DE OUTUBRO DE 2006 ARQUITETURA DE INTERIORES NORMA DE FISCALIZAÇÃO N 03, DE 20 DE OUTUBRO DE 2006 ARQUITETURA DE INTERIORES Dispõe sobre os procedimentos para a fiscalização de Arquitetura na atividade específica de Arquitetura de interiores. A CÂMARA

Leia mais

RESOLUÇÃO CFN Nº 230/1999

RESOLUÇÃO CFN Nº 230/1999 RESOLUÇÃO CFN Nº 230/1999 DISPÕE SOBRE OS PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS NOS PROCESSOS DE INFRAÇÕES MOVIDOS CONTRA PESSOAS FÍSICAS QUE ESPECIFICA E PESSOAS JURÍDICAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS O Conselho

Leia mais

Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999 Business Online Comunicação de Dados Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

Manual de Fiscalização Geógrafo Otaviano Eugênio Batista Brasília, 09 de Junho de 2015

Manual de Fiscalização Geógrafo Otaviano Eugênio Batista Brasília, 09 de Junho de 2015 Manual de Fiscalização Geógrafo Otaviano Eugênio Batista Brasília, 09 de Junho de 2015 Atividade típica da administração pública e de seus agentes, INDELEGÁVEL, para se fazer cumprir a preservação do direito

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO fls. 187 Registro: 2019.0000113439 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1044909-58.2017.8.26.0053, da Comarca de, em que é apelante xxxxxxxxxxxxxxxxxxx (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 1, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2008

INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 1, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2008 INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 1, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2008 A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto na Lei no- 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, no art.

Leia mais

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/18/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/18/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1 Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia 1 Nesta aula os seguintes assuntos serão abordados: Lei Resoluções Modelo de 2 LEI 6496/77 Institui a "Anotação de Responsabilidade Técnica"

Leia mais

CEEC. Câmara Especializada de Engenharia Civil

CEEC. Câmara Especializada de Engenharia Civil CEEC Câmara Especializada de Engenharia Civil Coordenador: Engenheiro Ambiental Euzebio Beli Conselheiro pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal 2015-2017 civil@creasp.org.br Deverão

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA ESCOLHA DOS COORDENADORES REGIONAIS E ESTADUAL DO COLÉGIO DE ENTIDADES REGIONAIS NO CREA-RS

REGULAMENTO ELEITORAL PARA ESCOLHA DOS COORDENADORES REGIONAIS E ESTADUAL DO COLÉGIO DE ENTIDADES REGIONAIS NO CREA-RS REGULAMENTO ELEITORAL PARA ESCOLHA DOS COORDENADORES REGIONAIS E ESTADUAL DO COLÉGIO DE ENTIDADES REGIONAIS NO CREA-RS CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS Art. 1º Este Regulamento Eleitoral estabelece normas operacionais

Leia mais

PAUTA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 639, DE 10/12/2010, 15 HORAS

PAUTA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 639, DE 10/12/2010, 15 HORAS 1. VERIFICAÇÃO DE QUORUM 1.1. JUSTIFICATIVA 1.2. TITUTALIRIDADE 2. EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL 3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR 3.1. ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 638, DE

Leia mais

EQUIPE: Ana Claudia de Souza Lopes (UGI São José dos Campos) Heber Pegas da Silva Junior (UGI Capital Leste)

EQUIPE: Ana Claudia de Souza Lopes (UGI São José dos Campos) Heber Pegas da Silva Junior (UGI Capital Leste) EQUIPE: Amália Beatriz Sargenti (UGI São José do Rio Preto) Ana Claudia de Souza Lopes (UGI São José dos Campos) Heber Pegas da Silva Junior (UGI Capital Leste) Mônica Witzek dos Santos (UGI Santo André)

Leia mais

1. VERIFICAÇÃO DE QUORUM: 1. Justificativa:

1. VERIFICAÇÃO DE QUORUM: 1. Justificativa: VERIFICAÇÃO DE QUORUM: Justificativa: 2. Titularidade: 2. EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL: 3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR: SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 690, DE 14/04/2015, 18h00min

Leia mais

PRAZOS DE GUARDA DE DOCUMENTOS

PRAZOS DE GUARDA DE DOCUMENTOS PRAZOS DE GUARDA DE DOCUMENTOS Perildes Araújo da Silva Contador Pós graduado em Direito Tributário GUARDA DE DOCUMENTOS PRAZOS DE GUARDA DE DOCUMENTOS CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR EDITAL DE CONVOCAÇÃO ELEITORAL COMISSÃO ESPECIAL ELEITORAL REGIONAL DIRETOR-FINANCEIRO DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DO CREA-PR A Comissão Eleitoral Regional do Crea-PR, instituída pela Decisão

Leia mais

AULA 31 ÉTICA MÉDICA

AULA 31 ÉTICA MÉDICA AULA 31 ÉTICA MÉDICA Artigo 1º As sindicâncias e os processos éticoprofissionais nos Conselhos de Medicina serão regidos por este Código e tramitarão em sigilo processual. A competência para apreciar e

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA CONFEA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO, NORMAS E PROCEDIMENTOS - CONP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA CONFEA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO, NORMAS E PROCEDIMENTOS - CONP PAUTA DA CONP - SESSÃO PLENÁRIA 1.384 ARQUIVAMENTO DELIBERAÇÃO: 097/2011-CONP REFERÊNCIA: PC CF-0672/2011 INTERESSADO: Sistema Confea/Crea ASSUNTO: Criação de comissão permanente de relações internacionais

Leia mais

CREA-SC. Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC);

CREA-SC. Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC); CREA-SC Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC); Congrega atualmente 50.000 profissionais registrados (37.000 de nível superior e 13.000 de nível técnico) e 12.700

Leia mais

3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR: SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 719, DE 20/10/2017, 18h00min HORAS.

3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR: SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 719, DE 20/10/2017, 18h00min HORAS. 1. VERIFICAÇÃO DE QUORUM: 1. Justificativa: 2. Titularidade: 2. EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL E DO HINO DE MATO GROSSO: 3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR: SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA

Leia mais

CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE

CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE ATO Nº DATA DE EXPEDIÇÃO EMENTA/ASSUNTO SITUAÇÃO ATUAL 001/82 24/09/1982 002/82 24/09/1982 003/83 07/12/1983 "Dispõe sobre o registro de empresas de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP LEI Nº 5.194/1966

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP LEI Nº 5.194/1966 LEI Nº 5.194/1966 DECRETO FEDERAL 23.196/1933 Engenheiros Agrônomos DECRETO FEDERAL 23.569/1933 Conselho de Engenharia e Arquitetura DECRETO-LEI Nº 8.620/1946 Conselho Federal e Regionais CRISTALIZA O

Leia mais

Visite Ituaçu Conheça uma das maiores e mais belas grutas do mundo, seus rios e cachoeiras, seus cafezais, jazidas de calcário,etc.

Visite Ituaçu Conheça uma das maiores e mais belas grutas do mundo, seus rios e cachoeiras, seus cafezais, jazidas de calcário,etc. LEI MUNICIPAL N.º 895/2013, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. REESTRUTURA NO ÂMBITO DO EXECUTIVO MUNICIPAL DE ITUAÇU O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS TERMOS DO ARTIGO 31 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, E DÁ OUTRAS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional.

RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional. RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional. Procedimentos para registro, baixa, cancelamento e anulação da ART e registro do Atestado

Leia mais

PAUTA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 660, DE 05/10/2012 ÀS 17:00 HORAS

PAUTA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 660, DE 05/10/2012 ÀS 17:00 HORAS 1. VERIFICAÇÃO DE QUORUM 1.1. JUSTIFICATIVA 1.2. TITULARIDADE 2. EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL 3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR: SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 659, DE 10/09/2012,

Leia mais

Manual. Silvicultura - Exploração florestal. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIV

Manual. Silvicultura - Exploração florestal. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Silvicultura - Exploração florestal Anexo XXIV SILVICULTURA EXPLORAÇÃO FLORESTAL 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como Silvicultura Exploração o empreendimento

Leia mais

D E C R E T A: Artigo 2º - Caberá à unidade responsável a divulgação da Instrução Normativa ora aprovada.

D E C R E T A: Artigo 2º - Caberá à unidade responsável a divulgação da Instrução Normativa ora aprovada. DECRETO Nº 21.756, DE 21 DE MAIO DE 2018. Aprova a Instrução Normativa SCS nº 02/2018 : O Prefeito Municipal de Colatina, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pelo inciso IV, artigo 99

Leia mais

FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL CREA-ES

FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL CREA-ES FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL CREA-ES Eng. Agrônomo José Adilson de Oliveira Gerente da Unidade de Fiscalização do Crea-ES São Paulo-SP, 14 de Julho de 2016 Características Extensão: 46 Mil Km²

Leia mais

DECRETO Nº 341, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

DECRETO Nº 341, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. DECRETO Nº 341, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. Dispõe sobre os procedimentos de fiscalização relativos aos tributos municipais administrados pela Secretaria de Finanças e Planejamento do Município de Caucaia

Leia mais

ATO NORMATIVO 24/ 07

ATO NORMATIVO 24/ 07 ATO NORMATIVO 24/ 07 Dispõe sobre os valores das anuidades de pessoas físicas a serem pagas ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Espírito Santo - Crea-ES para o exercício

Leia mais

FLUXOGRAMA IDEAL DO ENCAMINHAMENTO DO PROCESSO ÉTICO

FLUXOGRAMA IDEAL DO ENCAMINHAMENTO DO PROCESSO ÉTICO Seminário de Ética Profissional do Sistema Confea/Crea - 2014 FLUXOGRAMA IDEAL DO ENCAMINHAMENTO DO PROCESSO ÉTICO Márcia Azeredo Coutinho Procuradora Jurídica do Crea/SC OAB/SC 5719 Mat. 104 Quem regulamenta

Leia mais

Seminário de Treinamento para Melhoria da Fiscalização

Seminário de Treinamento para Melhoria da Fiscalização Seminário de Treinamento para Melhoria da Fiscalização Fiscalização do Exercício Profissional na Área de Engenharia de Segurança do Trabalho C O N F E A / C R E A Rio Verde MS 24/05/2002 Dados Oficiais

Leia mais

JOSÉ BORGES DE SOUSA ARAÚJO

JOSÉ BORGES DE SOUSA ARAÚJO Convênio de Cooperação Mútua que entre si celebram o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Piauí Crea/PI e a Prefeitura Municipal de Paulistana-PI Pelo presente instrumento

Leia mais

Manual. A Engenharia nos Empreendimentos

Manual. A Engenharia nos Empreendimentos Manual A Engenharia nos Empreendimentos 2016 1. Apresentação Este trabalho é baseado na proposta da Diretoria Técnica e de Fiscalização de inovar a metodologia de fiscalização e criar o manual A Engenharia

Leia mais

Fiscalização do CREA-PR em Segurança do Trabalho

Fiscalização do CREA-PR em Segurança do Trabalho Fiscalização do CREA-PR em Segurança do Trabalho Armando Madalosso Vieira Filho Agente de fiscalização II Regional Ponta Grossa Eng. de Materiais/ Eng. de Segurança do Trabalho Assuntos a abordar Propósito

Leia mais

Capítulo I Das Infrações à Legislação Federal vigente

Capítulo I Das Infrações à Legislação Federal vigente RESOLUÇÃO CFB N 197. Dispõe sobre o processo Fiscalizatório dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRB) a pessoas físicas e jurídicas, penalidades aplicáveis e demais providências. O Conselho Federal

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1073/2016. Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP

RESOLUÇÃO Nº 1073/2016. Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP RESOLUÇÃO Nº 1073/2016 Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP Resolução nº 473/2002 - Institui Tabela de Títulos Profissionais do Sistema Confea/Crea e dá outras providências. Organização

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE GUAPORÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO 1

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE GUAPORÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO 1 1 Guaporé/RS, em 19 de novembro de 2018. RESPOSTA AO RECURSO APRESENTADO POR CGL PRESTADORA DE SERVIÇOS EIRELI - ME E ÀS CONTRARRAZÕES APRESENTADAS POR BAGGIO E MARCOLINA SISTEMAS DE LIMPEZA E SEGURANÇA

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO 01. Considere as seguintes assertivas concernentes à Lei n o 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração pública federal: I. As disposições da Lei n o 9.784/1999 também

Leia mais

RESOLUÇÕES E DECISÕES NORMATIVAS

RESOLUÇÕES E DECISÕES NORMATIVAS CARTA DE SERVIÇOS RESOLUÇÕES E DECISÕES NORMATIVAS As resoluções e as decisões normativas são normas editadas pelo Confea que regulamentam a fiscalização e o exercício profissional no âmbito do Sistema

Leia mais

PORTARIA AD-N 290, DE 13 DE SETEMBRO DE 2017

PORTARIA AD-N 290, DE 13 DE SETEMBRO DE 2017 REFERÊNCIA: Processo CF-0285/2017 INTERESSADO: Sistema Confea/Crea PORTARIA AD-N 290, DE 13 DE SETEMBRO DE 2017 Ementa: Suspender ad referendum do Plenário do Confea, as Decisões PL-0841/2017, 0842/2017,

Leia mais

RESOLUÇÃO CFN N 545, DE 16 DE AGOSTO DE 2014

RESOLUÇÃO CFN N 545, DE 16 DE AGOSTO DE 2014 Página 1 de 10 RESOLUÇÃO CFN N 545, DE 16 DE AGOSTO DE 2014 Dispõe sobre os procedimentos de fiscalização e sobre os processos de infração movidos contra pessoas físicas e contra pessoas jurídicas e dá

Leia mais

ANEXO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 1.691, DE 6 DE MAIO DE 2011.

ANEXO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 1.691, DE 6 DE MAIO DE 2011. ANEXO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 1.691, DE 6 DE MAIO DE 2011. NORMA nº 02/2011 - CEGM Dispõe sobre a fiscalização e regularização das atividades de planejamento, pesquisa, locação, perfuração,

Leia mais

TUTORIAL - CONSULTA DE PROCESSO E ENVIO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS

TUTORIAL - CONSULTA DE PROCESSO E ENVIO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS TUTORIAL - CONSULTA DE PROCESSO E ENVIO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS Considerando a implantação da ferramenta que possibilita a consulta virtual dos processos, bem como o envio eletrônico de manifestações

Leia mais

PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL Lei 9.784/99

PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL Lei 9.784/99 PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL Lei 9.784/99 1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO A Lei 9.784/99 tem por finalidade regular as normas de interação entre a Administração Pública Federal e o Administrado (particular).

Leia mais

ATO Nº 33. CONSIDERANDO a exigência do registro das empresas de Engenharia Eletricista, estabelecida na Lei 5.194/66 e na Resolução 247 do CONFEA;

ATO Nº 33. CONSIDERANDO a exigência do registro das empresas de Engenharia Eletricista, estabelecida na Lei 5.194/66 e na Resolução 247 do CONFEA; ATO Nº 33 Dispõe sobre o exercício de atividades no campo da Engenharia Eletricista (Eletrotécnica, Eletrônica e Comunicação). O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBATIBA Estado do Espírito Santo

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBATIBA Estado do Espírito Santo DECRETO Nº 019/2017, de 01 de Fevereiro de 2017. Institui da Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar COPSPAD - no Âmbito do Poder Executivo do Município de Ibatiba. O PREFEITO

Leia mais

ANEXOS: 1- Fluxo do Subprocesso Penalidade de Multa

ANEXOS: 1- Fluxo do Subprocesso Penalidade de Multa MÓD: 7 MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO VIG: 22.01.2018 1 MÓDULO 7: PENALIDADES CAPÍTULO 4: PENALIDADE DE MULTA ANEXOS: 1- Fluxo do Subprocesso Penalidade de Multa 1 ATRIBUTOS DO SUBPROCESSO 1.1 Objetivo:

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 31 ÉTICA MÉDICA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 31 ÉTICA MÉDICA AULA 31 ÉTICA MÉDICA 1 Artigo 1º As sindicâncias e os processos éticoprofissionais nos Conselhos de Medicina serão regidos por este Código e tramitarão em sigilo processual. 2 A competência para apreciar

Leia mais