Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu Nº 115 Nossa Senhora da Conceição, João Monlevade CEP Telefone:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu Nº 115 Nossa Senhora da Conceição, João Monlevade CEP 35930-032 Telefone: 3851-3030"

Transcrição

1

2 Trabalhamos para dar sentido, cada vez mais, à tão divulgada criação colaborativa. A diversidade de pontos de vista responsáveis multiplica nossa forma de ver o mundo. Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu Nº 115 Nossa Senhora da Conceição, João Monlevade CEP Telefone: Na essência do pensamento acerca das principais questões com que se defrontam todos os educadores do mundo de hoje, evidencia-se a palavra "História". Essa se enraizou de tal forma no universo da cultura humana que se torna impossível desvinculá-la de qualquer discurso advindo de uma pedagogia progressista. Por essa razão, em especial, temos o prazer de contar a história do Colégio Kennedy.

3 A REDE PITÁGORAS É UMA GRANDE PARCEIRA DA NOSSA ESCOLA. A Rede Pitágoras tem abrangência nacional e internacional. Seus alunos estão distribuídos em mais de 600 escolas parceiras em todo o país, seis escolas no Japão e uma no Canadá. É a primeira rede de ensino com qualificação ISO Credibilidade, tradição e, acima de tudo, qualidade. No Brasil e no mundo, são 40 anos a serviço de um ensino de qualidade para a vida. Para nós, do Colégio e Faculdade Kennedy, trabalharmos em parceria com a Rede Pitágoras significa união de forças e trocas de ideais em busca de uma educação de alta qualidade.

4 INSTITUCIONAL O Colégio e Faculdade Kennedy busca sempre melhorar a qualidade, oferecendo serviços informatizados e uma equipe de profissionais preparada para responder às necessidades dos alunos. O Colégio, hoje, conta com o Ensino Maternal, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Cursos Profissionalizantes de Eletrônica, Informática, e o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Quanto à estrutura do prédio, além das salas de aula, há sala de vídeo, sala de audiovisual (com data-show, aparelho de som e vídeo), sala para aulas de pintura, laboratório de Biologia, Química e Física, quatro laboratórios de informática (sendo um deles conectado 24 horas na Internet, com 45 microcomputadores em rede), laboratório de arquitetura de micro, laboratório de eletrônica e uma biblioteca, com grande acervo, e com computadores para pesquisa na Internet. Oferecemos, ainda, um confortável auditório, com mais de 400 lugares, com equipamentos de áudio, vídeo e data-show. Nossa área de lazer abrange Ginásio poliesportivo, quadras abertas de vôlei e peteca, área para tênis de mesa, uma grande piscina e pátios convencionais. O Colégio hoje se encontra em obra para melhor atender nossos alunos em Durante o ano letivo, são realizados Cursos constantes e inovadores pelo Canal Pitágoras, Congressos Nacionais, Seminários, além do contato com autores da Coleção Pitágoras. O presente para nós não é apenas o passo que o amanhã alcançou, mas também o princípio do futuro... Um futuro tão próximo que já começou!

5 VALORES ORGANIZACIONAIS Missão: Oferecer um ensino atualizado, de alta qualidade, visando sempre à formação integral do aluno. Visão: Sermos reconhecidos como uma escola modelo, referência regional no segmento educacional, atingindo níveis de excelência na qualidade dos nossos serviços, contribuindo para a formação de cidadãos do mundo; Valores: Acreditamos: em Deus, como Ser supremo; na disciplina, como base estrutural; nos profissionais, como agentes abertos às mudanças; nas relações interpessoais; no trabalho de equipe. PROPOSTA PEDAGÓGICA Nosso objetivo é privilegiar a construção do conhecimento pelo educando dentro e fora da sala de aula e a interação entre os participantes do processo. Os trabalhos em grupo e coletivos, como pesquisas, excursões, apresentação de trabalhos, como o da Semana da Cultura e Arte passam a fazer parte da proposta pedagógica e o professor tem o papel de orientador da aprendizagem, sendo que o aluno constrói o seu conhecimento.. Trabalhamos na tentativa de torná-los leitores críticos, sensíveis aos problemas sociais da nossa comunidade e do nosso país, cidadãos éticos, participativos, que buscam o desenvolvimento sustentável, contribuindo para uma sociedade mais justa e humana. Nesse sentido, temos projetos sobre o meio ambiente, de solidariedade, `PROERD.. Educar para a equipe do Colégio Kennedy é aprimorar na criança e no adolescente bons valores, como compromisso e responsabilidade, para que possam assumir as consequências de seus atos. O Colégio oferece palestras educativas, projetos sociais (Como cuidar do lixo, Revitalização de Praça). Cida

6 ENSINO FUNDAMENTAL II 6º AO 9 ANO O trabalho pedagógico desenvolvido do 6º ao 9º ano continua com a parceria da Rede Pitágoras que tem como proposta a atuação do professor como mediador entre o conhecimento e o aluno e esse participa envolvendo-se como sujeito ativo na construção da aprendizagem. A partir da contextualização do conteúdo e das atividades realizadas, as disciplinas tornam-se cada vez mais significativas, motivando os alunos a pesquisarem, ao uso da criatividade, à descoberta, chegando à reflexão e à concretização de sua aprendizagem. Trabalhando com o adolescente de 12 a 15 anos, o Ensino Fundamental II visa à formação da autonomia acadêmica e humana. A aprendizagem, nessa fase, contempla o uso mais intenso e aprofundado da linguagem científica, da capacidade de estabelecer relações e de abstrações, além de maior capacidade de avaliar e avaliar-se. Objetiva-se ainda menor dependência de seus professores e equipe, no monitoramento próprio e autônomo de sua agenda, calendário de provas, plantões pedagógicos, trabalhos e tarefas. É um processo reflexivo sobre si mesmo na busca da identidade como individuo e seus múltiplos papéis, na qualificação do trabalho pessoal e coletivo e na construção de um método de estudo próprio.

7 ENSINO MÉDIO Aluno e professor interagem como sujeitos na dinâmica do processo ensino-aprendizagem, no qual acontece o desenvolvimento de competências, preparando, assim, o aluno para a solução de problemas. O diálogo está presente no espaço pedagógico, que busca o consenso em uma ação transformadora pessoal e coletiva. O erro e o acerto tornam-se pontos de entrada para uma postura de intervenção, com o objetivo de construir sempre novos conhecimentos, novas experiências e o desenvolvimento de competências mais complexas. Dando continuidade, nosso aluno termina o Ensino Médio trabalhando com o material didático da Rede Pitágoras, que traz uma complexidade de informações, exercícios, simulados, ENEMVEST, CQD (Caderno de Questões Discursivas), produções de textos, enfim, uma proposta que vai auxiliar de forma expressiva o sucesso de nossos alunos na conquista de aprovações nas diversas universidades do país.

8 EIXOS DE TRABALHO Adolescência: -Corporeidade e sexualidade; -Identificação do seu Eu; -Relacionamento em grupo e com o outro; -Respeito ao próximo; -Projeto de vida. Aprendizagem: -Método de Estudo; -Organização e compromisso. Princípios e Valores: -Diversidade cultural e religiosa; -Ética e cuidado com o outro e com o que é público; -Respeito à individualidade e à diversidade. O QUE O COLÉGIO KENNEDY PROPORCIONA? Profissionais Qualificados; Material Didático atualizado; Plataforma Digital de Aprendizagem; Prática de esportes (Parceria com o Minas Tênis Clube); Biblioteca com acesso à Internet; Aulas de Inglês e Espanhol; Simulados;EnemVest Aulões para o ENEM; Palestras sobre o ENEM; Palestras sobre o mercado de trabalho e escolha profissional; Simulados Virtuais; Bate-papo com universitários; Visitas às Universidades; Orientação Vocacional; Cineclube; Planos de Estudos e Plantões; Aulas de Xadrez, Pintura e Teatro.

9 EQUIPE E COLABORADORES Além de uma excelente equipe de professores, possuímos um corpo de profissionais que inclui coordenadores, secretárias, psicóloga, bibliotecária, auxiliares administrativos, auxiliares de serviços, e outros especialistas voltados para a excelência da educação. Nossos educadores trabalham atendendo ao Projeto Político- Pedagógico da Escola e, sobretudo, com a realidade socioeducativa do educando. Estimulamos nosso corpo docente a promover aulas dinâmicas, que incluam o uso dos modernos mecanismos de aprendizagem, ferramentas tecnológicas, equipamentos audiovisuais, aulas com material tridimensional, laboratórios de informática, laboratório de ciências, tudo isso aliado à preocupação constante em formar estudantes aptos a enfrentarem os grandes desafios da vida. Pe. Antônio Henriques de Albuquerque Fundador do Colégio Kennedy; Glória de Fátima Bicalho Albuquerque Diretora; Antonine Bicalho Garcia Assessor Administrativo; Creusa Melo de Oliveira Cota Secretaria Geral; Elza Maria Fonseca Tesoureira; Gilka Ribeiro Lins Psicóloga; Denize Maria Pinheiro Moreira Bibliotecária; Fabianni Roberto Telles Gestor de T.I; Macionita Medianeira Soares Manutenção/Serviços Gerais; Margareth Sandra Miranda Coordenadora de Plantões Pedagógicos; Maria Amélia Pacheco Coordenadora Educação Infantil; Nilda Aparecida de Souza Coordenadora do 1 ano do Fundamental I; Lúcia Elena Martins Canossa Coordenadora Ens. Fundamental I; Claúdia Silva Auxiliar de Coordenação Tereza Cristina Lima Costa Coordenadora Fundamental II e Ens. Médio; Carla Rodrigues Figueiredo Lara Coordenadora da Faculdade. O aprendizado tem outro significado quando os professores ensinam e os alunos aprendem com prazer.

10 PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL II (6 AO 9 ANO) Português - Rosângela Gallinari Rios; Cleidiene Novais Ferreira; Literatura - Camila Mara Alves; Cleidiene Novais Ferreira; Matemática - Antonine Bicalho Garcia; Juscelino Tadeu Gonçalves; Geografia - Shirley Aparecida Paiva; História - Silmara Soares Nunes; Geraldo Aparecido Dias; Ciências - Vanda Lopes Bicalho; Lúcia Elena Martins Canossa; Daniella Braga Martins Veloso; Inglês - Mateus Torres Fraga; Espanhol - Caio Fernando Silva Alves; Empreendedorismo e Ética - Tereza Cristina Lima Costa; Artes Flávia Niquini Gomes Lopes; Informática - Fabianni Roberto Teles; Educação Física - Rosilene Maria M. Machado; Cléver Machado.

11 PROFESSORES ENSINO MÉDIO Português - Cleidiene Novais Ferreira; Literatura - Rosângela Gallinari Rios; Cleidiene Novais Ferreira; Matemática - Wágner Mota Souza; Física - Marco Antônio Fonseca; Química Teórica - Antônio Henrique Lima De Figueiredo; Rosemary Karla Barbosa; Química Prática - Terezinha Iolanda Ayres Pereira; Biologia - Lúcia Elena Martins Canossa; André Alves Ferreira; Geografia - Cléverson De Oliveira Sá; História - Geraldo Aparecido Dias; Inglês Martha Leite; Espanhol - Caio Fernando Silva Alves; Redação Carmem Starling Bergamini; Filosofia/Sociologia - Douglas Félix Dos Santos; Geraldo Aparecido Dias; Artes Flávia Niquini Gomes Lopes; Informática - Fabianni Roberto Telles; Educação Física - Cléver Machado.

12 ATIVIDADES EXTRATURNO Monitoria: Tem como finalidade ajudar os alunos que possuem dificuldades pedagógicas em algumas matérias. Com esse projeto, trabalhamos voluntariado, solidariedade, responsabilidade e autonomia.03 Alunos de outros anos/turmas que apresentam facilidade em alguns conteúdos se dispõem a dar aulas para os que possuem dificuldades, esclarecendo dúvidas e os que ensinam têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos. Planos de Estudos / Plantões Pedagógicos: Os Planos de Estudo são roteiros de atividades que esclarecem as dúvidas dos conteúdos aprendidos em sala de aula, e que serão abordados nas avaliações. Eles são lançados no site do Colégio e devem ser realizados pelos alunos em casa, antes do agendamento dos plantões pedagógicos. Os Plantões Pedagógicos são momentos de estudos e esclarecimentos de dúvidas a partir da realização dos planos de estudo para as avaliações. Professor e aluno juntos buscam sanar dúvidas e aprimorar seus conhecimentos.

13 Ensino Médio em Tempo Integral: Os alunos do Ensino Médio (3ª série) participam de aulas específicas no turno vespertino e plantões pedagógicos para esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo trabalhado, sem nenhum custo adicional para o aluno. Orientação Vocacional: O projeto vem buscar caminhos para facilitar o processo de escolha e busca de informações acerca das profissões existentes no mercado de trabalho. O processo é realizado através de encontros individuais, atendimentos coletivos, bate-papo com universitários, visita às universidades e palestras motivacionais. A orientação vocacional tem a coordenação da Psicóloga Gilka Ribeiro Lins. Trabalho de Pesquisa: Vivemos em um contexto em que se faz necessário ter muito mais que conteúdo escolar, muito mais que informação. É preciso ser capaz de analisar a realidade, compreendê-la e transformá-la. Esse projeto possibilita ao estudante instrumentos de análise, interpretação e ação, contribuindo na formação de sujeitos históricos, no aprender a pensar com autonomia, na preparação pessoal, profissional e coletiva e na pesquisa cientifica na qual encontramos um caminho objetivo para a prática de talentos. Essa é uma nova proposta com o objetivo de integrar toda a comunidade escolar no prazer poético e ético que a arte e a palavra podem proporcionar. Ao passar pelos corredores e pátios do Colégio Kennedy, vamos nos deparar com painéis, fotografias, esculturas, quadros, enfim obras de arte

14 feitas por alunos/professores que vão qualificar ainda mais o ambiente e nos conectar a leitura de diferentes tipos de textos. Os espaços vão se tornar suporte para o pensamento e expressar a filosofia de excelência acadêmica e humana do Colégio Kennedy. Aulas de Campo: As aulas de campo acontecem em duas perspectivas: estudo da realidade e convivência. O estudo da realidade busca apresentar ao aluno, a partir do cotidiano das cidades e das pessoas, a relação do conteúdo estudado em sala (teoria) e a realidade tal qual ela se apresenta. As atividades de convivência buscam uma maior integração entre alunos, professores e coordenação. A proposta deste trabalho permite aos alunos uma forma mais reflexiva de estudo e também uma amplitude no espaço de formação.

15 Projetos Sociais: Com o objetivo de formar cidadãos autônomos, conscientes e solidários, o projeto foi criado nas aulas de Ética e vem enfatizar através da troca de experiências e habilidades, a realização de uma pratica mais humanizadora do ensino e um olhar mais atento ao outro em suas alegrias, conquistas, necessidades, decepções.

16 MÍDIAEDUCAÇÃO Durante muitos anos, giz, quadro-negro, livro didático, saliva e suor foram instrumentos básicos da educação escolar. Claro que esses elementos não foram descartados, mas ganharam parceiros importantes e essenciais ao trabalho educativo diário, dentro do novo perfil de alunos que se apresentam ao longo dos anos. Existem diversas janelas para o mundo hoje, e o projeto MidiaEducação vem buscar abrir mais algumas delas, levando a sala de aula para fora das quatro paredes, em busca da construção de conhecimentos, por meio de múltiplas linguagens, sejam elas tradicionais e novas. Para a proposta de MidiaEducação do Colégio Kennedy, as novas linguagens não chegaram para substituir todas as outras. Ou alguém duvida, por exemplo, da força transformadora de uma mídia como o livro? Não se trata de se render cegamente às maravilhas tecnológicas, nem de negá-las como se não fosse uma possibilidade educativa riquíssima- Livros, blogs, saliva, quadro negro, rede social, giz, canal de vídeo, vídeos tridimensionais e suor, formam belas parcerias. Também, no caso da MidiaEducação do Colégio Kennedy, acreditamos no equilíbrio para transformar. Os serviços disponíveis para o projeto são: Plataforma Digital de Aprendizagem Audiovisual; Biblioteca; Comunicação; Informática Educacional; Laboratório Audiovisual; Aulas com material 3D.

17 RELAÇÃO DE MATERIAL Os alunos do Maternal ao Ensino Médio do Colégio Kennedy utilizam o material didático da Rede Pitágoras de Ensino, elaborado por uma equipe de profissionais especializados em cada área tendo grande contribuição dos professores e alunos de todas as escolas parceiras da Rede em todo o Brasil, que desenvolvem esse material em sala de aula e interagem com os autores na atualização dele. Junto à matrícula, o Material Didático da Rede Pitágoras (anual) é adquirido pelo aluno, sendo entregue: Livro 1 - primeiro semestre 1ª semana de fevereiro Livro 2 - segundo semestre 1ª semana de agosto Simulados - Cadernos de exercícios de apoio ao complemento dos exercícios de todas as matérias das séries do Ensino Médio, a cada semestre.

18 Os alunos do Ensino Fundamental II (6 ao 9 ano) recebem, além do livro didático, um livro de exercícios de todas as matérias para fundamentar ainda mais seus estudos a cada etapa. 6ºano / 7º ano / 8º ano / 9º ano - Agenda escolar padrão adquirida no ato da matrícula. - Material anual Rede Pitágoras adquirido no ato da matrícula. - 1 caderno de 96 folhas para Português; - 1 caderno de capa grossa (60 folhas) para Produção de Escrita; - 1 caderno de 60 folhas para Literatura; - 1 caderno de 96 folhas para Matemática; - 1 caderno de 60 folhas para Geografia; - 1 caderno de 60 folhas para História; - 1 caderno de 60 folhas para Ciências; - 1 caderno de 60 folhas para Inglês; - 1 caderno de 60 folhas para Espanhol; - 1 caderno de 60 folhas para Ética; - 1 caderno de desenho para Artes; - 1 caixa de lápis de cor, canetinhas; - 1 régua de 20 cm; - 2 lápis de escrever; - 1 borracha macia; - 1 caneta azul; - 1 tesoura sem ponta (gravar o nome do aluno); - 1 calculadora simples; - 1 vidro de cola pequena; - 3 Minidicionários (Português, Inglês/Português, Espanhol/Português); BOLETINS E RELATÓRIOS Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio: Os boletins/relatórios dos alunos estarão no Portal do Colégio Kennedy, ao acessar no site (nome/login e senha). Os pais e responsáveis cujos alunos apresentarem dificuldades em relação à aprendizagem, relacionamento e, consequentemente, baixo rendimento escolar, eles deverão entrar em contato com a Coordenação Pedagógica, via telefone, , para atendimento individual, contatos com os professores, em dia e horários marcados para essa finalidade.

19 ATIVIDADES ACADÊMICAS Olimpíadas Acadêmicas Com o objetivo de formar jovens comprometidos com o estudo e que desejam crescer cada vez mais, oferecemos diversas atividades educativas, sendo uma delas a participação em Olimpíadas Acadêmicas. Essas atividades são dirigidas aos alunos do Ens. Fund. II e Ensino Médio, e desenvolvidas através de orientação e aulas. O Colégio Kennedy sempre valorizou as Olimpíadas acadêmicas por entender que contribuem para o desenvolvimento de competências como iniciativa, criatividade, raciocínio lógico, habilidades de análise e senso crítico, assim como, disciplina e determinação. A iniciativa tem dado resultados muito positivos: a cada ano, o Colégio Kennedy, vê não apenas crescer a participação de seus alunos em Olimpíadas Acadêmicas, como também evoluir o desempenho desses futuros pesquisadores. Solicitamos a colaboração dos Pais e responsáveis para a motivação, valorização e participação de seus filhos nas Olimpíadas Acadêmicas. - Olimpíada Brasileira de Matemática Ens. Fund II e Ensino Médio. - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica Fund. II e Ensino Médio; - Olimpíada Brasileira de Biologia Ensino Médio; - Olimpíada Brasileira de Física Ensino Médio; - Olimpíada Brasileira de Química Ensino Médio; Olimpíada do Conhecimento Ens. Fundamental II Momento de avaliação elaborado pela Rede Pitágoras com foco para os alunos do Ens. Fund. II (6º ao 9º anos). PAERP Ens. Fundamental II e Ens. Médio Projeto de avaliação em grande escala para toda a escola, com foco nas turmas de 5º ano/e. Fund. II, 9º ano/e. Fund. II e 3ª Série/ E. Médio. Nesse projeto, os pais, professores, lideranças também participam da avaliação.

20 ENEM Virtual 3ª Série Ens. Médio Proposta da Rede Pitágoras, em que o aluno faz uma avaliação que tem todos os cadernos do ENEM convencional, o mesmo número de questões, inclusive avaliação de desempenho, virtualmente. ENEMVest Ens. Médio Momento de avaliação elaborado pela Rede Pitágoras, com foco para o Ens. Médio e dentro da proposta do ENEM. Em 2013, o Colégio Kennedy obteve o 1º lugar geral da Rede Pitágoras. Simulados Cadernos com questões fechadas de todas as matérias que são aplicadas de acordo com o desenvolvimento do próprio material didático. INFORMATIVO KENNEDY & CIA O Informativo Kennedy & Cia é um jornal de circulação interna, quinzenal, que divulga o dia a dia da escola: notícias importantes, práticas escolas relevantes, projetos, acontecimentos sociais relacionados aos educadores, alunos e ex-alunos, atividades esportivas da escola e outros. O Informativo é divulgado no site do Colégio e é impresso para a Diretoria, Coordenação, Portaria, Secretaria, Sala dos professores s dos interessados. Alguns funcionários recebem, também, impresso. Atualmente, respondem pelo Informativo: Glória de Fátima Bicalho Albuquerque, Maria Irene Neves, Cistina Henriques, Denize Maria Pinheiro Moreira, Fabianni Roberto Telles.

21 APROVAÇÕES DO VESTIBULAR 2013/2014: Gustavo Sales Prata Administração/ FUNCEC e Odontologia/PUC MINAS Lauro Henrique Motta Prandini Administração/ FUNCEC (1º Lugar) e Engenharia de Produção/ UFOP Rafael Bicalho de Araújo Administração/ FUNCEC Tarlei Aparecido Gomes Garcia Ciências Contábeis / FUNCEC Matheus Henrique Moreira Pereira Engenharia Civil / UNI-BH / Engenharia de Controle e Automação/PUC Minas e Ciência da Computação / FUMEC Janine Nunes Flaviano da Silva - Engenharia Civil/ UNI BH José Francisco Pires Filho Direito / FUNCEC Victor Alves Loures Engenharia Civil / FUMEC Leonardo Prandini Bicalho Administração/ FUMEC e IBMEC Bárbara Cristina Pacheco e Silva Administração / FUMEC, Arquitetura/UNIBH Agronomia /UFV e Administração/UFOP. Nathália Cristina Linhares Fortes - Nutrição / Universidade de Itaúna e UFMG Gláucia Ferreira Henrique de Morais Direito/FUNCEC Isabela Brandão Rodrigues Arquitetura/Izabela Hendrix Mauro Afonso Martins de Figueiredo Filho Administração/ FUNCEC e Engenharia Civil / UNIVIÇOSA Vinicius de Castro Valadares Administração/ PUC MINAS Pablo Alves de Araújo Santos Rosa Psicologia /UNILESTE (6º Lugar) Cristiana Valle Moraes Drumond - Relações Internacionais/PUC MINAS/ Relações Econômicas Internacionais /UFMG e Relações Internacionais / UFU

22 Iasmyne Perdigão Mendes Engenharia Ambiental/FUMEC Lorena Aparecida Gualberto Ferreira Arquitetura e Urbanismo/ Izabela Hendrix, Engenharia Civil/UEMG e Licenciatura em Química /UFV Camila Vital Domingues - Arquitetura e Urbanismo / Izabela Hendrix Jéssica Guimarães Silva - FÍSICA/ UFMG Rômulo Ávila Barroso Engenharia Ambiental /UEMG Caio Victor da Paz e Figueiredo Agronomia e Ciências Biológicas /UFV Daniel Rodrigues de Freitas Ciências Biológicas /UFV Gustavo Soares de Lima Sistemas de Informação /UFOP e Administração Pública- Universidade Federal de Lavras Gustavo Martins Valamiel de Oliveira Engenharia Civil /UEMG Arthur Gomes Pereira Engenharia Civil/FUMEC e Engenharia Química /UFVJM Gabriel Cota Aranda Sistemas de Informação /UFOP Expedito Evaristo Alves Netto Engenharia Mecãnica /UFOP Bárbara Alves Linhares Barros de Souza Ciências Biológicas /UFV e Medicina /UNIVAÇO Amanda Luisa Soares Enfermagem /Ciências Médicas Anna Karolina Vilela Freitas Química Tecnológica / CEFET Alunos Treinantes do Ensino Médio Aprovados: Iana Talita de Oliveira Couto (1º Ano) - Física e Matemática/UFV Flávia Domingues de Ávila Marques (2º Ano) Fonoaudiologia /UFMG 1ª ETAPA.

23 ALUNOS APROVADOS 2013 (3º ano 2013) Igor Loureiro dos Santos Medicina / UNIVAÇO (Não foi classificado) Letícia Bastos Dias Direito / Milton Campos Laerty João dos Santos Damião Engenharia Química /UNILESTE Bruno Viana de Morais Nunes Administração / FUMEC Mateus Torres Fonseca - Ciências Contábeis /FUNCEC Breno Souza Moreira Ribeiro Ciências Aeronáuticas/FUMEC

24 GALERIA DE FOTOS

25

26

27 Nossa maior conquista é a confiança de várias gerações.

Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu Nº 115 Nossa Senhora da Conceição, João Monlevade/MG CEP 35930-032 Telefone: 3851 3030 www.kennedyjm.edu.

Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu Nº 115 Nossa Senhora da Conceição, João Monlevade/MG CEP 35930-032 Telefone: 3851 3030 www.kennedyjm.edu. Trabalhamos para dar sentido, cada vez mais, à tão divulgada criação colaborativa. A diversidade de pontos de vista responsáveis multiplica nossa forma de ver o mundo. Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu

Leia mais

Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu Nº 115 Nossa Senhora da Conceição, João Monlevade CEP 35930-032 Telefone: 3851-3030

Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu Nº 115 Nossa Senhora da Conceição, João Monlevade CEP 35930-032 Telefone: 3851-3030 Trabalhamos para dar sentido, cada vez mais, à tão divulgada criação colaborativa. A diversidade de pontos de vista responsáveis multiplica nossa forma de ver o mundo. Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu

Leia mais

Reunião 3º ano Ensino Médio

Reunião 3º ano Ensino Médio Reunião 3º ano Ensino Médio ENSINO MÉDIO Aprofundamento da aprendizagem; Questionamentos sobre a vida pessoal; Apoio à escolha profissional; Autonomia para resolver problemas, buscando soluções próprias.

Leia mais

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO A Faculdade Kennedy busca sempre melhorar a qualidade, oferecendo serviços informatizados e uma equipe de profissionais preparada para responder

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

O GRUPO DOM BOSCO ENSINO FUNDAMENTAL DOM BOSCO

O GRUPO DOM BOSCO ENSINO FUNDAMENTAL DOM BOSCO ENSINO FUNDAMENTAL DOM BOSCO O GRUPO DOM BOSCO Este é o momento de dar espaço à curiosidade, de fazer novas descobertas e formar suas próprias ideias. SEDE HORTO - Berçário - Educação Infantil - 1º Ano

Leia mais

Por Talamira Taita Rodrigues Brito

Por Talamira Taita Rodrigues Brito Programas acadêmicos e o ensino de graduação: estratégias para o fortalecimento da formação - Panorama da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB Por Talamira Taita Rodrigues Brito Localização

Leia mais

Educação e inclusão digital

Educação e inclusão digital Educação e inclusão digital Na Escola Municipal da Palmeia, em Muzambinho (MG), educação e inclusão caminham juntos. Para ajudar na alfabetização das crianças e ao mesmo tempo estimular e melhorar a leitura,

Leia mais

EQUIPE GESTORA. DIREÇÃO Profª Rosa Angela B.F. Vassimon COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. COORDENAÇÃO Profª Ana Lucia Lucas de Mello Profª Vera Beatriz Carlotti

EQUIPE GESTORA. DIREÇÃO Profª Rosa Angela B.F. Vassimon COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. COORDENAÇÃO Profª Ana Lucia Lucas de Mello Profª Vera Beatriz Carlotti EQUIPE GESTORA DIREÇÃO Profª Rosa Angela B.F. Vassimon COORDENAÇÃO Profª Ana Lucia Lucas de Mello Profª Vera Beatriz Carlotti DIREÇÃO DE ENSINO Profª Valentina Albanez de Mello COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Educação

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Folhinha SSS

Mostra de Projetos 2011. Folhinha SSS Mostra de Projetos 2011 Folhinha SSS Mostra Local de: Cornélio Procópio. Categoria do projeto: Projetos finalizados. Nome da Instituição/Empresa: Escola Municipal Sebastião Severino da Silva. Cidade: Itambaracá

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

EaD como estratégia de capacitação

EaD como estratégia de capacitação EaD como estratégia de capacitação A EaD no processo Ensino Aprendizagem O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (tics) deu novo impulso a EaD, colocando-a em evidência na última

Leia mais

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO SUMÁRIO Apresentação Como ter sucesso na educação à distância A postura do aluno online Critérios de Avaliação da aprendizagem do aluno Como acessar a plataforma Perguntas freqüentes A PRESENTAÇÃO O Manual

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA:

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos O pedagogo David Bomfin, 50 anos, deixou, há algum tempo, de

Leia mais

Colégio Casimiro de Abreu Sistema Dom Bosco de ensino

Colégio Casimiro de Abreu Sistema Dom Bosco de ensino Caro(a) Conveniado, O COLÉGIO CASIMIRO DE ABREU, escola dedicada ao Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, tem grande satisfação em oferecer a você, através do convênio com o SEAAC, um benefício que

Leia mais

Plataforma. Portal Educacional

Plataforma. Portal Educacional Plataforma Portal Educacional O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil Especializado em soluções que incorporam Tecnologia da Informação à Educação e à Modernização da Administração Pública, o Grupo Actcon

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano ... CEFF - CENTRO EDUCACIONAL FAZENDINHA FELIZ Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-2265 www.escolafazendinhafeliz.com.br... Ao colocar seu filho na

Leia mais

MANUAL DO CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL QP EM CONTACT CENTER

MANUAL DO CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL QP EM CONTACT CENTER MANUAL DO CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL QP EM CONTACT CENTER 1) Introdução Belo Horizonte 2009/1º A proposta da elaboração do Manual para o Curso de Tecnologia em Gestão Comercial QP EM

Leia mais

NOSSOS SERVIÇOS PARA 2015

NOSSOS SERVIÇOS PARA 2015 NOSSOS SERVIÇOS PARA 2015 CURSOS PARA O SERIADO DA UPE (SSA): São cursos exclusivamente voltados para alunos do PRIMEIRO ou do SEGUNDO anos do ensino médio. Nestes cursos vemos todo o programa do Seriado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP Alunos apontam melhorias na graduação Aumenta grau de formação dos professores e estudantes mostram que cursos possibilitam

Leia mais

Plano de Negócio EON. Escola Digital

Plano de Negócio EON. Escola Digital Plano de Negócio EON Escola Digital Resumo Executivo A EON é uma startup de educação que tem como principal objetivo capacitar profissionais do mundo digital, levando conhecimento específico, relevante

Leia mais

Apresentação. Prezado aluno,

Apresentação. Prezado aluno, A Faculdade São Judas Tadeu tem como missão promover a emancipação do indivíduo através da educação, compreendida pelo desenvolvimento do conhecimento, atitudes e valores e respeito à dignidade humana.

Leia mais

WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO

WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO NOME DO PROJETO Web Rádio: Escola César Cals- Disseminando novas tecnologias via web ENDREÇO ELETRÔNICO www.eccalsofqx.seduc.ce.gov.br PERÍODO DE EXECUÇÃO Março a Dezembro de

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

PROJETO: ESCOLA DIGITAL

PROJETO: ESCOLA DIGITAL GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E.E.F.M. MARIA EDILCE DIAS FERNANDES. PROJETO: ESCOLA DIGITAL PÚBLICO ALVO: Ensino Fundamental: 20 Alunos do 8º ano; 24 do 9º ano Ensino Médio:

Leia mais

Manual. Por: PET ADM UFMG. Um guia para conhecer melhor a faculdade

Manual. Por: PET ADM UFMG. Um guia para conhecer melhor a faculdade Manual Do Calouro Por: PET ADM UFMG Um guia para conhecer melhor a faculdade índice PET ADM UFMG Capítulo 1 O curso de Administração Capítulo 2 Oportunidades UFMG Capítulo 3 - Espaços mais importantes

Leia mais

Contexto da ação: Detalhamento das atividades:

Contexto da ação: Detalhamento das atividades: PROJETO EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA Área Temática: Trabalho Cristiano Tolfo (Coordenador da Ação de Extensão) 1 Cristiano Tolfo Jaline Gonçalves Mombach 2 Kézia Letícia da Silva Lôbo 3 Vinícius da Silva

Leia mais

Informações gerais Colégio Decisão

Informações gerais Colégio Decisão 1 Informações gerais Colégio Decisão 2 Carta da Diretora Colégio Decisão Venha, que estamos de portas abertas para você. Carta da Direção Prezados país e responsáveis, A Organização de uma escola pede

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE.

AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE. AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE. Introdução Carlos Roberto das Virgens Sirlene de Souza Benedito das Virgens Antonio Sales Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul Não faz muito

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

INSTITUIÇÕES E FUNDAÇÕES

INSTITUIÇÕES E FUNDAÇÕES P R O POS T A A INSTITUIÇÕES E FUNDAÇÕES SOBRE NÓS Quem Somos A mantenedora do Seu Professor atua há mais de 18 anos no segmento educacional, com escolas de Ensino Fundamental, Médio, cursos técnicos,

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO ESTRUTURA GERAL DOS ROTEIROS DE ESTUDOS QUINZENAL Os roteiros de estudos, cujo foco está destacado nas palavras chaves, estão organizados em três momentos distintos: 1º MOMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS -

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Mostra de Educação Ambiental

Mostra de Projetos 2011. Mostra de Educação Ambiental Mostra de Projetos 2011 Mostra de Educação Ambiental Mostra Local de: Paranavaí Categoria do projeto: II - Projetos finalizados Nome da Instituição/Empresa: FACINOR - Faculdade Intermunicipal do Noroeste

Leia mais

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1 2 Sumário 1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO...4 1.1) PAA Projeto de Auxílio Aprendizagem...4 2) PROVAS E TRABALHOS...5 2.1) Provas Atrasadas...5 Como proceder:...5 2.2) Provas de Recuperação...5 2.3) Trabalhos...5

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

Deixe o #mimimi de lado e venha aprender de verdade!

Deixe o #mimimi de lado e venha aprender de verdade! Deixe o #mimimi de lado e venha aprender de verdade! CaLL. Prepara você pra qualquer prova. O mundo não tem mais fronteiras para quem está preparado. O conhecimento é a bagagem. A língua, o passaporte

Leia mais

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia 1. Componentes curriculares O currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia engloba as seguintes dimensões. 1.1. Conteúdos de natureza teórica Estes conteúdos

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL BANDEIRANTES MANUAL DO ALUNO

CENTRO EDUCACIONAL BANDEIRANTES MANUAL DO ALUNO CENTRO EDUCACIONAL BANDEIRANTES MANUAL DO ALUNO 1 SUMÁRIO INFORMAÇÕES GERAIS 03 QUEM PODE FAZER O CURSO DE EJA A DISTÂNCIA 04 MATRÍCULA 04 COMO FUNCIONA 05 CALENDÁRIO DOS CURSOS 06 AVALIAÇÃO E CRITÉRIOS

Leia mais

Projeto de Redesenho Curricular

Projeto de Redesenho Curricular AÇÕES DAS ESCOLAS PARTICIPANTES DO ProEMI COM TI Equipamentos midiáticos e tecnológicos adquiridos pelo PROEMI EE DONA ELISA DE COMPOS LIMA NOVELLI - DER ITARARÉ Objetivos Projeto de Redesenho Curricular

Leia mais

Mídia e Tecnologia: experiência do jornal escolar no Projeto Mais Educação na Escola Marechal Rondon em Santa Maria/RS 1

Mídia e Tecnologia: experiência do jornal escolar no Projeto Mais Educação na Escola Marechal Rondon em Santa Maria/RS 1 Mídia e Tecnologia: experiência do jornal escolar no Projeto Mais Educação na Escola Marechal Rondon em Santa Maria/RS 1 Janilce Silva Praseres 2 Sandra Antonina Barrozo de Oliveira 3 Universidade Federal

Leia mais

Leitura e Literatura

Leitura e Literatura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICAB Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação BásicaB Leitura e Literatura Dia e Semana Nacional da Leitura

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem

APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem APRESENTAÇÃO DO PROJETO e-jovem O Projeto e-jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação SEDUC, cuja proposta visa oferecer formação em Tecnologia da Informação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS EM ENSINO A DISTÂNCIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS EM ENSINO A DISTÂNCIA PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS EM ENSINO A DISTÂNCIA Objetivo do curso: Capacitar os participantes para a concepção, o planejamento, o desenvolvimento, a oferta, a avaliação e a gestão de processos de educação

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar.

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar. PEDAGOGIA Você já deve ter ouvido alguém falar que o nível educacional de um povo é muito importante para o seu desenvolvimento e que a educação faz muita diferença na vida das pessoas, não é mesmo? Por

Leia mais

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE INTRODUÇÃO Lucas de Sousa Costa 1 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará lucascostamba@gmail.com Rigler da Costa Aragão 2

Leia mais

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - FAPEPE

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - FAPEPE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - FAPEPE APRESENTAÇÃO DO CURSO O curso de licenciatura em Educação Física da FAPEPE tem como objetivo formar profissionais que estejam aptos a atuarem no contexto escolar,

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

CLASSCEEP MATEMÁTICA NAS REDES SOCIAIS

CLASSCEEP MATEMÁTICA NAS REDES SOCIAIS Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia MOSTRATEC Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira Ilhéus

Leia mais

Alunos Aprovados nos Vestibulares

Alunos Aprovados nos Vestibulares ENSINO MÉDIO / 2014 Alunos Aprovados nos Vestibulares Nomes cursos 1. Ahysla Gonçalves Durães FUNORTE - Odontologia 2. Ana Izabel Lima de Oliveira FUNORTE - Psicologia 3. Anne Karoline Borges FUNORTE -

Leia mais

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Nome e titulação do Coordenador: Coordenador: Prof. Wender A. Silva - Mestrado em Engenharia Elétrica (Ênfase em Processamento da Informação). Universidade

Leia mais

Programa de Pós Graduação FAPAM

Programa de Pós Graduação FAPAM Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos - Professor

Plano de Trabalho com Projetos - Professor PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos - Professor 1. Identificação Escola Municipal de Ensino Fundamental Anna Töwe

Leia mais

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente. PERFIL DA VAGA: PERFIL GERAL DA FUNÇÃO

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento

NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento Responsável: Psic. Juliana Cohen MANAUS/AM APRESENTAÇÃO O Núcleo de Apoio ao Acadêmico (NAA) da Faculdade La Salle/Manaus-AM, em consonância com a

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA EM NÍVEL MÉDIO

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Educação a Distância. Arthur Rocha Palmeira Mariana Marques Pinheiro Michelle Dias Alves Rafael Fonseca Ferreira. Resumo

Educação a Distância. Arthur Rocha Palmeira Mariana Marques Pinheiro Michelle Dias Alves Rafael Fonseca Ferreira. Resumo Educação a Distância Arthur Rocha Palmeira Mariana Marques Pinheiro Michelle Dias Alves Rafael Fonseca Ferreira Resumo Educação a distância é uma modalidade de educação mediada por tecnologias e ocorre

Leia mais

Ensino. Fundamental II. Estudar aqui faz diferença!

Ensino. Fundamental II. Estudar aqui faz diferença! Ensino Fundamental II Estudar aqui faz diferença! CENTRO EDUCACIONAL SÃO CAMILO Proposta Pedagógica Missão: Promover o desenvolvimento do ser humano por meio da educação e da saúde, segundo os valores

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Pedro Henrique SOUZA¹, Gabriel Henrique Geraldo Chaves MORAIS¹, Jessiara Garcia PEREIRA².

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DETALHAMENTO DO SUBPROJETO 1. Unidade: 2. Área do Subprojeto: Dourados 3. Curso(s) envolvido(s) na proposta: Letras - Inglês Obs.: Para proposta

Leia mais

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional)

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) Universidade Federal de Roraima UFRR Brasil Especialista em Alfabetização (Prática Reflexiva

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. Secretaria de Educação Especial/ MEC

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. Secretaria de Educação Especial/ MEC POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO Secretaria de Educação Especial/ MEC Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Objetivo Orientar os sistemas

Leia mais

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica

Leia mais

Projeto Letras2.0. www.lingnet.pro.br 08/04/2012. www.lingnet.pro.br/moodle. Núcleo de Pesquisas em Linguagem, Educação e Tecnologia

Projeto Letras2.0. www.lingnet.pro.br 08/04/2012. www.lingnet.pro.br/moodle. Núcleo de Pesquisas em Linguagem, Educação e Tecnologia Projeto www.lingnet.pro.br/moodle O projeto é desenvolvido pelo www.lingnet.pro.br Núcleo de Pesquisas em Linguagem, Educação e Tecnologia 1 Por que 2.0? Web 2.0 Partilhar Colaborar prosumer = producer

Leia mais

DIREITO. Pós-Graduação

DIREITO. Pós-Graduação DIREITO Pós-Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SER EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA,

Leia mais

UMA PARCERIA DE SUCESSO

UMA PARCERIA DE SUCESSO Relatório Final de Atividades Samarco e : UMA PARCERIA DE SUCESSO 1 SUMÁRIO 1. Relatório de Atividades... 3 2. Resultados Gerais Samarco... 3 2.2. Resultados do Programa Habilidades para o Sucesso... 5

Leia mais

GERENCIANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

GERENCIANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES SIRLEI RODRIGUES CARDOSO DO PRADO VITORINO GERENCIANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO AMBIENTE VIRTUAL ENGLISH EXERCISES TAQUARUSS/MS MARÇO DE

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008.

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS RECONHECIDO conforme PORTARIA nº 295, de 25 de Junho de 2008. Título: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Turno: Noturno

Leia mais

Calendário Escolar 2015 6º ao 9ºano do Ensino Fundamental e Ensino Médio 2 Semestre

Calendário Escolar 2015 6º ao 9ºano do Ensino Fundamental e Ensino Médio 2 Semestre Escola Santa Bárbara Calendário Escolar 2015 6º ao 9ºano do e 2 Semestre Tema Gerador: Agindo no presente e construindo o futuro (O futuro que hoje já se faz) 3 BIMESTRE: Tema: Em busca de recursos naturais

Leia mais

PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO:

PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO: PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO: ESTUDO DE CASO DE UMA EXPERIÊNCIA BEM-SUCEDIDA PROJETO IMPLATADO PELA ANHANGUERA EDUCACIONAL Palestrante: Ana Maria Costa de Sousa Debatedor: Gabriel Mário Rodrigues Tutoria

Leia mais

Projeto GENTE- Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais/ Escola Municipal André Urani RJ. 27/06/2013

Projeto GENTE- Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais/ Escola Municipal André Urani RJ. 27/06/2013 Projeto GENTE- Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais/ Escola Municipal André Urani RJ. 27/06/2013 Esta visita foi feita no dia 27/06/13, por Maria Rosa Chaves Künzle, integrante do GT

Leia mais

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM MARÇO/ABRIL/2012 Considerações sobre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Resolução CNE/CEB

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA

PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA 11 PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA O PVANet é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de uso exclusivo da UFV. Os AVAs apresentam diferenças de layout, forma de acesso, funcionamento,

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA

TUTORIAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA TUTORIAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA 1 O acesso a plataforma educacional do colégio kadima deverá ser feito através do endereço: http://edunote.com.br/kadima/ 2 Na tela que segue,

Leia mais

MANUAL DO ALUNO - EJA SEMIPRESENCIAL

MANUAL DO ALUNO - EJA SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO - EJA SEMIPRESENCIAL Deliberação CEE 285 e 297 Estrutura e Organização As disciplinas serão ministradas aos sábados, por um professor/orientador acompanhado de um orientador da aprendizagem.

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

Conhecendo e utilizando softwares de Edição de vídeos

Conhecendo e utilizando softwares de Edição de vídeos PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS 1 APRESENTAÇÃO: O objetivo desse curso é propiciar ao professor da educação Infantil, fundamental I, fundamental II e Ensino Médio, conhecimento de técnicas

Leia mais

O Instituto Social Maria Telles

O Instituto Social Maria Telles O Instituto Social Maria Telles Criado em 1999, o ISMART tem como principal objetivo o desenvolvimento integral de talentos de baixa renda, garantindo aos seus beneficiados acesso a ensino formal de alta

Leia mais

A Família e sua importância no processo educativo dos alunos especiais

A Família e sua importância no processo educativo dos alunos especiais Geyza Pedrisch de Castro Joana Darc Macedo Passos Sandra Lima Karantino A Família e sua importância no processo educativo dos alunos especiais Guajará Mirim RO. 2012. 1. JUSTIFICATIVA O presente Projeto

Leia mais

Boletim Informativo 0

Boletim Informativo 0 Boletim Informativo 0 ADMISSÃO 25.570 inscritos no 1º Vestibular de 2012 UnB ofereceu 2.343 vagas em 96 cursos nos quatro campi. Provas foram aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro de 2011 No dia 7 de

Leia mais

Projeto FORMAÇÃO CONTINUADA : Desenvolvimento Profissional e Novas Práxis Educativas.

Projeto FORMAÇÃO CONTINUADA : Desenvolvimento Profissional e Novas Práxis Educativas. Projeto FORMAÇÃO CONTINUADA : Desenvolvimento Profissional e Novas Práxis Educativas. SEMED CASA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Formação e Acompanhamento Pedagógico FORMAÇÃO CONTINUADA Coordenação / Profissionais

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Introdução à Pedagogia Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) A disciplina se constitui como

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais