Panorama financeiro dos Municípios Brasileiros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Panorama financeiro dos Municípios Brasileiros"

Transcrição

1 Panorama financeiro dos Municípios Brasileiros Estudos Técnicos/CNM maio de Introdução O primeiro ano de mandato dos prefeitos foi de ajustes em todas áreas do ente municipal. A avaliação geral desse período de mandato é bastante positiva, uma vez que houve uma grande renovação dos prefeitos no país. Muitos iniciaram a trajetória política recentemente, outros têm experiência em gestão empresarial, mas não na gestão pública. A crise econômica enfrentada pelo país atrapalhou muito esses anos iniciais à frente da prefeitura de todos os gestores, mas mesmo diante das dificuldades, os Municípios fizeram uma gestão equilibrada e responsável com os poucos recursos que chegaram por meio dos Estados e das Transferências Federais por parte da União. Diante desse cenário, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanha os principais indicadores da economia brasileira. A receita com ICMS, por exemplo, tem sido favorecida pela recuperação da atividade econômica e pelos aumentos de tributação promovidos por diversos governos estaduais. A segunda fonte mais importante de recursos, as transferências recebidas da União, também foi favorecida pela recuperação econômica, que impacta positivamente o recolhimento de tributos federais compartilhados com Estados e Municípios. Além disso, o aumento da produção e dos preços do petróleo ampliaram as transferências das compensações financeiras pela exploração de recursos naturais. Com isso, as transferências tiveram aumento real de 4,4% nos dois primeiros meses de 2018, contra o mesmo período de Com crescimento fraco e fragilidade econômica, os gestores municipais fizeram ajustes como: redução no quadro de funcionários, desativação de veículos, desativação de equipamentos, alteração do horário de expediente dos órgãos municipais, redução de despesas de custeio, redução de salários dos Prefeitos e Vereadores, redução de cargos comissionados, suspensão na prestação de alguns serviços. Essas medidas foram tomadas para equilibrar o caixa com a realidade da economia brasileira. Sendo assim, a CNM realizou uma pesquisa para conhecer a situação dos Municípios brasileiros, como uma espécie de raio-x da gestão municipal diante da conjuntura econômica, recente no Brasil. Buscou-se saber informações como: se os Municípios fizeram o pagamento do 13º salário dos funcionários, situação do gasto com a folha de pessoal, e a quitação das obrigações com os fornecedores.

2 Este estudo vem ao encontro da necessidade de conhecer o real panorama da gestão municipal. Conta com quatro seções. A seguir está a descrição da metodologia utilizada na realização da pesquisa. Na terceira seção, os resultados da pesquisa passam a ser evidenciados, descrevendo os principais pontos abordados pela amostra atingida. Por fim, a última seção traz uma conclusão dos dados apresentados seguida por uma seção de anexos onde são apresentados os formulários utilizados, inclusive por estado. 2. Metodologia Buscando diagnosticar a situação dos Municípios brasileiros com relação à crise econômica recente, a CNM atualizou a pesquisa do ano passado (2017) junto às prefeituras municipais. A pesquisa foi iniciada em 8 de janeiro do corrente ano e concluída dia 30 de abril. Foi feita por manifestação espontânea da Confederação. Neste período, a CNM visou abranger os Municípios do Brasil, obtendo sucesso com 88,84% destes ou cidades. Houve tentativa de contato telefônico com todos os Municípios. Para os gestores que não responderam o formulário por telefone, houve a possibilidade de acessar por outros canais para o recebimento da informação, como fax, , por correspondência e pela Internet. Além disso, foi mantida uma equipe de suporte da área de Assessoria Técnica e do Setor de Pesquisas da CNM para o preenchimento dos formulários. A pesquisa foi composta por dez questões, com enfoque na situação financeira dos Municípios. Questionamentos sobre a saúde financeira do município, o impacto do repasse do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) para o fechamento das contas de 2017, a questão do pagamento de salários do funcionalismo municipal, se houve atraso no pagamento da folha de pessoal de dezembro, dados sobre o percentual de gasto com pessoal da folha de pagamento de dezembro em relação à receita corrente líquida, expectativa do ano de 2018 para as finanças municipais, entre outras, compoem esse levantamento.

3 3. Os resultados Com o intuito de observar a expectativa dos Municípios brasileiros quanto ao ano de 2018, dos Municípios entrevistados, (58,1%) acham que será melhor e (40,7%) afirmaram não ter boas expectativas sobre as finanças municipais. Os demais 63 (1,3%) não responderam à pergunta. Gráfico 1 O ano 2018 será melhor para as finanças municipais? A pesquisa realizada pela CNM contatou Municípios e destes, (58,3%) responderam que conseguiram encerrar o ano de 2017 com as contas equilibradas, enquanto Municípios (41,5%) não conseguiram e apenas 11 (0,2%) não responderam à pergunta. Isso pode ser visualizado no gráfico 1. Gráfico 2 O município conseguiu encerrar o ano de 2017 com as contas equilibradas?

4 Quando questionados se o município contava com o repasse do AFM para o fechamento das contas de 2017, (77,1%) responderam que contavam com o repasse, (22,5%) não contavam e 22 (0,4%) não responderam à pergunta, conforme o gráfico 2. As prefeituras que contavam com o repasse do AFM para o encarramento de 2017 com o intuito de equilibrarem as contas, a área mais prejudicada com a suspensão do compromisso no ano passado, foi o pagamento de fornecedores, seguida do pagamento de salários do funcionalismo público e do 13º salário. Gráfico 3 O município contava com o repasse do AFM para o fechamento das contas de 2017? Sobre a pontualidade das prefeituras quanto ao pagamento dos salários de dezembro do funcionalismo municipal, ou 80,8% dos Municípios responderam que não atrasaram as remunerações de dezembro, mas 936 (18,9%) Municípios protelaram o pagamento. Os outros 13 (0,3%) Municípios optaram por não responder a pergunta. Tais dados podem ser vistos no gráfico abaixo.

5 Gráfico 4 O município atrasou o pagamento da folha de pessoal de dezembro? Quando questionados sobre o pagamento do 13º salário aos funcionários municipais, (89,6%) Municípios disseram que não ocorreram atrasos nos pagamentos, já 497 (10,0%) prefeituras atrasaram e 18 (0,4%) não responderam, como mostra o gráfico 6. Gráfico 5 O município ficou com atraso no pagamento do 13º salário dos funcionários? Com o intuito de controlar os gastos com pessoal e encargos sociais, a Lei de Responsabilidade Fiscal definiu os limites que os Municípios devem respeitar com tais gastos em relação à receita corrente líquida (RCL). Dos Municípios pesquisados, (81,5%) encontravam-se, em dezembro, com o limite do gasto com pessoal até 60% da receita corrente

6 líquida e 787 (15,9%) acima do limite máximo. Os 127 (2,6%) Municípios restantes não responderam à pergunta, conforme mostra o gráfico abaixo. Gráfico 6 Qual é o percentual gasto com pessoal na folha de pagamento de dezembro de 2017? No cenário de crise financeira enfrentado pelos Municípios, uma das soluções encontradas para não ocorrer o atraso da folha de pagamentos do pessoal é a postergação dos pagamentos de fornecedores. Dos Municípios que responderam ao questionário, (62,3%) afirmaram que atrasaram o pagamento de fornecedores no ano passado e (37,3%) não atrasaram, os outros 23 (0,5%) não responderam à pergunta. Gráfico 7 O município atrasou o pagamento de fornecedores em 2017?

7 O problema dos Restos a Pagar (RAP) vem aumentando ano a ano nas prefeituras. Como podemos ver no gráfico abaixo, Municípios responderam que deixaram RAP para o ano de 2018, o que corresponde a 82,6% dos pesquisados. Por outro lado, 816 (16,5%) não deixaram RAP e 44 (0,9%) não responderam. Gráfico 8 O município deixou restos a pagar? Para enfrentar a crise financeira, algumas medidas tornaram-se necessárias. Dentre as opções elencadas no gráfico 10 abaixo, as atitudes que os Municípios mais adotaram foi a redução das despesas de custeio, seguida da redução do quadro de funcionários, diminuição dos cargos comissionados e desativação de veículos. Gráfico 9 Quais atitudes foram tomadas para se adequar à crise?

8 4. Conclusão A pesquisa realizada buscou analisar a situação econômica e a saúde financeira dos Municípios brasileiros, bem como as medidas adotadas pelos gestores municipais para reduzir os impactos à população. Foi possível observar que mais da metade dos Municípios contavam com o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) para o fechamento das contas de 2017 e a área mais prejudicada com o adiamento do repasse foi o pagamento de fornecedores, seguido do pagamento de salários do funcionalismo público, setores que impactam diretamente a atividade econômica dos Municípios. Os aspectos destacados mostram que os Municípios estão alinhados com a retomada da economia brasileira. Porém, o aumento das responsabilidades desses, agregada à alta dependência financeira das transferências de outros entes colocam as gestões municipais em estado de alerta no sentido de buscar alternativas para regularizar suas contas.

O pagamento do 13º salário pelos Municípios brasileiros em 2010

O pagamento do 13º salário pelos Municípios brasileiros em 2010 15 O pagamento do 13º salário pelos Municípios brasileiros em 2010 A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou uma pesquisa com 87,6% dos Municípios brasileiros sobre o pagamento do 13º salário

Leia mais

O pagamento do 13 o salário pelos Municípios brasileiros em

O pagamento do 13 o salário pelos Municípios brasileiros em 16 O pagamento do 13 o salário pelos Municípios brasileiros em 2009 51 A Confederação Nacional de Municípios CNM realizou uma pesquisa com cerca de 90% dos Municípios brasileiros para saber sobre o pagamento

Leia mais

CRISE DOS MUNICÍPIOS A FALTA DE RECURSOS

CRISE DOS MUNICÍPIOS A FALTA DE RECURSOS 3 CRISE DOS MUNICÍPIOS A FALTA DE RECURSOS Estudos Técnicos/CNM Janeiro de 2015 A atual dificuldade financeira vivida pelos Municípios se agravou ao longo do ano de 2014, uma vez que o país encontra-se

Leia mais

O apoio financeiro ao carnaval de 2016

O apoio financeiro ao carnaval de 2016 Estudos Técnicos/CNM Janeiro de 2016 O apoio financeiro ao carnaval de 2016 1. Introdução A Confederação Nacional de Municípios (CNM) vem alertando os Municípios a respeito da crise que se abate no país

Leia mais

Mensuração dos restos a pagar não processados

Mensuração dos restos a pagar não processados 1 Estudos Técnicos/CNM Maio de 2015 Mensuração dos restos a pagar não processados Introdução A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou, recentemente, um levantamento sobre o andamento das despesas

Leia mais

Pesquisa de Opinião com os Prefeitos sobre a Reforma Política

Pesquisa de Opinião com os Prefeitos sobre a Reforma Política Pesquisa de Opinião com os Prefeitos sobre a Reforma Política Objetivos: Fazer um levantamento da opinião dos prefeitos brasileiros sobre a Reforma Política que está tramitando na Câmara dos Deputados.

Leia mais

Pesquisa sobre a Securitização da Dívida Ativa dos Municípios

Pesquisa sobre a Securitização da Dívida Ativa dos Municípios Pesquisa sobre a Securitização da Dívida Ativa dos Municípios Objetivos: Diagnosticar a situação atual dos municípios brasileiros em relação à Securitização da Dívida Ativa de acordo com a resolução 33

Leia mais

O AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO E O SEU IMPACTO NAS CONTAS MUNICIPAIS 1

O AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO E O SEU IMPACTO NAS CONTAS MUNICIPAIS 1 O AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO E O SEU IMPACTO NAS CONTAS MUNICIPAIS 1 Resumo Todos os municípios brasileiros, a exemplo do que tem ocorrido nos últimos anos, sofrerão o impacto do reajuste do salário mínimo

Leia mais

O comportamento das finanças próprias municipais em 2010

O comportamento das finanças próprias municipais em 2010 10 O comportamento das finanças próprias municipais em 2010 A Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou uma coleta de dados em 2.132 (38,3%) Municípios do País que entregaram seus relatórios resumidos

Leia mais

Pioram as condições de financiamento para capital de giro

Pioram as condições de financiamento para capital de giro Especial Financiamento para capital de giro - 1º trimestre de 2016 Pioram as condições de financiamento para capital de giro A relação entre a evolução da dívida e o lucro operacional aumentou para 39,5%

Leia mais

Pesquisa sobre Gestão Municipal de Resíduos Sólidos Análise dos Resultados Prévios

Pesquisa sobre Gestão Municipal de Resíduos Sólidos Análise dos Resultados Prévios Pesquisa sobre Gestão Municipal de Resíduos Sólidos Análise dos Resultados Prévios A pesquisa teve início dia 03 de julho de 2017 com encerramento em 28 de agosto, abrangendo todas as regiões do país.

Leia mais

Eleições Municipais O quadro político atual

Eleições Municipais O quadro político atual Estudos Técnicos/CNM agosto de 2016 Eleições Municipais O quadro político atual Sinopse O presente estudo visa compreender a intenção dos atuais gestores municipais em se manter no poder nas próximas eleições

Leia mais

O AUMENTO DOS SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS E SEU IMPACTO NAS OUTRAS ESFERAS

O AUMENTO DOS SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS E SEU IMPACTO NAS OUTRAS ESFERAS 12 O AUMENTO DOS SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS E SEU IMPACTO NAS OUTRAS ESFERAS Estudos Técnicos/CNM Dezembro de 2014 A Constituição Federal em seu art. 29, inciso VI, estabelece que os subsídios dos

Leia mais

FPM - FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS 2015

FPM - FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS 2015 Estudos Técnicos/CNM dezembro de 2015 FPM - FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS 2015 O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) apresentou um comportamento incerto ao longo desse ano. Tais incertezas

Leia mais

EMPREGO NA INDÚSTRIA DE MINAS GERAIS Empresas buscam alternativas para evitar demissões

EMPREGO NA INDÚSTRIA DE MINAS GERAIS Empresas buscam alternativas para evitar demissões EMPREGO NA INDÚSTRIA DE MINAS GERAIS Empresas buscam alternativas para evitar demissões Em virtude da situação econômica pela qual passa o País aumento da inflação, taxa de juros elevada, recuo no consumo,

Leia mais

Confederação Nacional da Indústria

Confederação Nacional da Indústria Confederação Nacional da Indústria SONDAGEM INDUSTRIAL Ano 6 Número 3 Dezembro de 2016 www.fieto.com.br EDIÇÃO ESPECIAL ~ PERMANECEM DIFÍCEIS AS CONDIÇOES DE FINANCIAMENTO NA INDÚSTRIA A atual crise na

Leia mais

CONJUNTURA ECONÔMICA E FINANÇAS PÚBLICAS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

CONJUNTURA ECONÔMICA E FINANÇAS PÚBLICAS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO CONJUNTURA ECONÔMICA E FINANÇAS PÚBLICAS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO 1 Seminário de Planejamento da Diretoria Executiva Gestão 2017-2021 São Bernardo do Campo, 13 de fevereiro de 2017 Tópicos 1 Conjuntura

Leia mais

Avaliação do Percentual de Despesa com Pessoal

Avaliação do Percentual de Despesa com Pessoal Estudos Técnicos/ CNM Julho de 2016 Avaliação do Percentual de Despesa com Pessoal Resumo Depois da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), as três esferas do governo são obrigadas a fazer o acompanhamento

Leia mais

PERCEPÇÃO SOBRE AS CONTAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

PERCEPÇÃO SOBRE AS CONTAS PÚBLICAS BRASILEIRAS PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP PERCEPÇÃO SOBRE AS CONTAS PÚBLICAS BRASILEIRAS Julho 2016 Esta pesquisa foi encomendada pela FIESP e pelo CIESP junto à IPSOS Public Affairs, tendo como objetivo avaliar

Leia mais

A EVOLUÇÃO DAS FINANÇAS MUNICIPAIS

A EVOLUÇÃO DAS FINANÇAS MUNICIPAIS 5 A EVOLUÇÃO DAS FINANÇAS MUNICIPAIS Apesar de os municípios estarem assumindo cada vez mais atribuições, a participação desse ente no bolo tributário se manteve a mesma desde o início da década. A Confederação

Leia mais

O aumento dos Senadores e Deputados Federais e seu impacto nas outras esferas

O aumento dos Senadores e Deputados Federais e seu impacto nas outras esferas O aumento dos Senadores e Deputados Federais e seu impacto nas outras esferas A Constituição Federal em seu art. 29, inciso VI, estabelece que os subsídios dos Vereadores estão vinculados aos subsídios

Leia mais

Quatro em cada dez brasileiros que tiveram nome sujo atribuem negativação ao desemprego, mostra SPC Brasil e CNDL

Quatro em cada dez brasileiros que tiveram nome sujo atribuem negativação ao desemprego, mostra SPC Brasil e CNDL Quatro em cada dez brasileiros que tiveram nome sujo atribuem negativação ao desemprego, mostra SPC Brasil e CNDL Cartão de crédito é o motivo da inadimplência de metade daqueles que foram negativados.

Leia mais

Estudos Técnicos/CNM Janeiro de 2016 Repasses Zerados do Fundo de Participação dos Municípios 1. Conjuntura do FPM

Estudos Técnicos/CNM Janeiro de 2016 Repasses Zerados do Fundo de Participação dos Municípios 1. Conjuntura do FPM Estudos Técnicos/CNM Janeiro de 2016 Repasses Zerados do Fundo de Participação dos Municípios 1. Conjuntura do FPM O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) apresentou um comportamento incerto ao longo

Leia mais

Considerações a respeito das receitas e despesas gerais e recursos da educação do estado do Rio de Janeiro

Considerações a respeito das receitas e despesas gerais e recursos da educação do estado do Rio de Janeiro Subseção SEPE - RJ Considerações a respeito das receitas e despesas gerais e recursos da educação do estado do Rio de Janeiro Evolução da Receita Corrente Líquida e das Despesas com Pessoal Desde 2010,

Leia mais

Restos a Pagar a municípios chega a R$ 35 bilhões

Restos a Pagar a municípios chega a R$ 35 bilhões Estudos Técnicos Fevereiro de 2015 Restos a Pagar a municípios chega a R$ 35 bilhões Ano após ano o governo federal não tem conseguido executar o orçamento, e vem aumentando o valor do Restos a Pagar -

Leia mais

67 ESPECIAL SONDAGEM

67 ESPECIAL SONDAGEM Indicadores CNI SONDAGEM 67 ESPECIAL Financiamento para capital de giro Piora das condições de financiamento na indústria As condições de crédito de capital de giro têm se deteriorado com a atual crise

Leia mais

(Do Sr. LUIZ CARLOS HAULY) O Congresso Nacional decreta:

(Do Sr. LUIZ CARLOS HAULY) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N o, DE 2016 (Do Sr. LUIZ CARLOS HAULY) Acrescenta o art. 73-D à Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Acrescente-se à Lei Complementar

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL ENCERRADO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013

BALANÇO PATRIMONIAL ENCERRADO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 BALANÇO PATRIMONIAL ENCERRADO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 A T I V O 2013 2012 P A S S I V O 2013 2012 ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE DISPONIBILIDADES 138.306,74 147.777,56 Caixa 387,34 201,39 OBRIGAÇÕES

Leia mais

PERSPECTIVAS DAS FINANÇAS

PERSPECTIVAS DAS FINANÇAS SEMINÁRIO PARA PREFEITOS DO MATO GROSSO Cuiabá junho de 2010 PERSPECTIVAS DAS FINANÇAS François E. J. de Bremaeker Consultor da Associação Transparência Municipal Gestor do Observatório de Informações

Leia mais

Despesas de Exercícios Anteriores: Devo e não reconheço, pago quando puder

Despesas de Exercícios Anteriores: Devo e não reconheço, pago quando puder Despesas de Exercícios Anteriores: Devo e não reconheço, pago quando puder Pedro Jucá Maciel Principais mensagens: As despesas de exercícios anteriores não são iguais aos restos a pagar. A diferença reside

Leia mais

Resumo Aula-tema 03: Receita Pública

Resumo Aula-tema 03: Receita Pública Resumo Aula-tema 03: Receita Pública A fim de fazer face às próprias necessidades de manutenção e investimentos, o Estado dispõe de recursos ou rendas que lhe são entregues pela contribuição da coletividade.

Leia mais

Tributos Federais e as Administrações Tributárias Municipais. Henrique Jorge Freitas da Silva

Tributos Federais e as Administrações Tributárias Municipais. Henrique Jorge Freitas da Silva Tributos Federais e as Administrações Tributárias Municipais Henrique Jorge Freitas da Silva Arrecadação Carga Tributária Bruta 2014 e 2015 (R$ bilhões) Componentes 2014 2015 PIB 5.687,31 5.904,33 Arrecadação

Leia mais

TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL

TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL MEDIDAS QUE PODEM SER TOMADAS PELOS MUNICÍPIOS FRENTE À CRISE FINANCEIRA François E. J. de Bremaeker Salvador, março de 2009 Transparência Municipal 2 Medidas que podem ser tomadas

Leia mais

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE NOVEMBRO DE 2009 (Em R$ Mil)

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE NOVEMBRO DE 2009 (Em R$ Mil) CNPJ 47.902.648/0001-17 CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE NOVEMBRO DE 2009 ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e Bancos 207 Fornecedores 34.860 Aplicações Financeiras 4.887 Provisão Férias e Encargos

Leia mais

Impacto do aumento do salário mínimo nas contas municipais

Impacto do aumento do salário mínimo nas contas municipais Estudos Técnicos/CNM agosto de 2017 Impacto do aumento do salário mínimo nas contas municipais O governo brasileiro apresenta, atualmente, uma política salarial ativa que aumenta o valor real do salário

Leia mais

A Realidade e as Soluções

A Realidade e as Soluções A Realidade e as Soluções para as Finanças do Estado. Governar com responsabilidade Qual a situação financeira em 2015? Situação no Início de 2015 Faltam 5,4 bilhões Isso equivale a 3 folhas de pagamento

Leia mais

1. Seu município enfrenta problemas com a seca? 157 Sim... 96% 6 Não... 4%

1. Seu município enfrenta problemas com a seca? 157 Sim... 96% 6 Não... 4% O CASO DE PARAÍBA O Estado da Paraíba tem uma área territorial de pouco mais de 56 mil de km², correspondente a 0,66% do tamanho do Brasil, e 3,12% da região Nordeste. Limita-se ao norte com o Estado de

Leia mais

Programa de Austeridade pelo Crescimento do Estado de Goiás

Programa de Austeridade pelo Crescimento do Estado de Goiás 1 GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete do Governador NOTA À IMPRENSA Programa de Austeridade pelo Crescimento do Estado de Goiás O Brasil passa pela mais grave crise econômica da sua história. O PIB acumula

Leia mais

FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS FPM PÓS CRISE E O CENÁRIO PARA 2010

FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS FPM PÓS CRISE E O CENÁRIO PARA 2010 FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS FPM PÓS CRISE E O CENÁRIO PARA 2010 Pós s crise e a recuperação Números da crise financeira Apoio Financeiro Impacto do aumento do salário mínimo O cenário para 2010

Leia mais

CEEE PUBLICA SAIBA POR QUE?

CEEE PUBLICA SAIBA POR QUE? CEEE PUBLICA SAIBA POR QUE? MOTIVOS: 1) Os recursos para as despesas da CEEE não vêm dos impostos. A CEEE gera sua própria p receita com a prestação dos serviços de Geração, Transmissão e Distribuição

Leia mais

TOTAL DO ATIVO TOTAL DO PASSIVO

TOTAL DO ATIVO TOTAL DO PASSIVO CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE MAIO DE 2016 CNPJ 47.902.648/0001-17 ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Caixa e Equivalentes de Caixa 7.061 Fornecedores 33.947 Contas a Receber 41.832

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR Exercício: 2016 Bimestre: / ENTE Nome: Piranga UF: MG Endereço: RUA BENEDITO VALADARES;09 Bairro: CENTRO Telefone: (031) 3746-1251 Fax: CNPJ: 23.515.687/0001-01 Complemento: CEP: 36480-000 E-mail: gabinete@piranga.mgadm.gov.br

Leia mais

A Crise pela ótica dos municípios brasileiros

A Crise pela ótica dos municípios brasileiros Estudos Técnicos/CNM novembro de 2015 A Crise pela ótica dos municípios brasileiros 1 Introdução Ao longo de todo o ano de 2015, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alertou aos municípios a respeito

Leia mais

Diagnóstico sobre a estrutura e utilização dos sistemas de informações contábeis e gerenciais municipais

Diagnóstico sobre a estrutura e utilização dos sistemas de informações contábeis e gerenciais municipais Diagnóstico sobre a estrutura e utilização dos sistemas de informações contábeis e gerenciais municipais A Confederação Nacional de Municípios, objetivando desenvolver ações para preparar os gestores municipais

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 COMPLEMENTAR

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 COMPLEMENTAR PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 COMPLEMENTAR Acrescenta o art. 66-A à Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, altera a redação do art. 74 da Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950 e do art. 1º

Leia mais

Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINA CNPJ: / DECRETO Nº. 90, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012

Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINA CNPJ: / DECRETO Nº. 90, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 DECRETO Nº. 90, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 Estabelece medidas administrativas de racionalização, controle orçamentário e contenção de despesas no âmbito da Prefeitura Municipal e dá outras providências.

Leia mais

Você está fazendo isso pelo bem daqueles que você ama!

Você está fazendo isso pelo bem daqueles que você ama! 01-2012.1 - Questão 1 Uma sociedade empresária apresentou os seguintes dados para a elaboração da Demonstração do Valor Adicionado: Informações adicionais: I. O custo de aquisição da mercadoria vendida

Leia mais

Censo sobre a alteração no número de VEREADORES

Censo sobre a alteração no número de VEREADORES Censo sobre a alteração no número de VEREADORES 2 Mapeamento das alterações dos números de vereadores nas Câmaras Municipais em razão da EC 58/2008 A alteração do número de vereadores pelas Câmaras Municipais

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO CEARÁ

CAPACITAÇÃO EM CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO CEARÁ Pacote I Área Nº Disciplinas Horas / Aula 03 Procedimentos Contábeis Orçamentários I PCO I Procedimentos Contábeis Orçamentários II PCO II 05 Procedimentos Contábeis Patrimoniais I PCP I Fundamentos 06

Leia mais

Portal da Transparência do Poder Executivo

Portal da Transparência do Poder Executivo Portal da Transparência do Poder Executivo transparencia.sc.gov.br Graziela Luiza Meincheim Diretora de Contabilidade Geral Florianópolis, 7 de julho de 2016 MARCOS LEGAIS 2011 2000 Lei de Responsabilidade

Leia mais

A BUROCRACIA E A INDÚSTRIA MINEIRA

A BUROCRACIA E A INDÚSTRIA MINEIRA A BUROCRACIA E A INDÚSTRIA MINEIRA Os resultados abaixo apresentados são parte da Pesquisa Sondagem Industrial que tratou do tema Burocracia em seu bloco especial. O Bloco especial são perguntas realizadas

Leia mais

Situação dos Municípios Brasileiros

Situação dos Municípios Brasileiros Estudos Técnicos/CNM Agosto de 2015 Situação dos Municípios Brasileiros Introdução A situação econômica brasileira tem apresentado uma onda crescente de incerteza. Tal quadro é motivado e composto por

Leia mais

OM Contabilidade Ltda Portfólio Corporativo, Brasil, 2016

OM Contabilidade Ltda Portfólio Corporativo, Brasil, 2016 OM Contabilidade Ltda Portfólio Corporativo, Brasil, 2016 Perfil e Histórico Empresa estabelecida no Rio de janeiro com mais de 25 anos de experiência no cenário financeiro brasileiro e na contabilidade

Leia mais

Prof. Francisco C. E. Mariotti

Prof. Francisco C. E. Mariotti Prof. Francisco C. E. Mariotti A RECEITA PÚBLICA Receitas públicas são os recursos previstos em legislação e arrecadados pelo poder público com a finalidade de realizar gastos que atenda as necessidades

Leia mais

FILHO - ABAMF RIO GRANDE DO SUL - ASDEP

FILHO - ABAMF RIO GRANDE DO SUL - ASDEP MEDIDA CAUTELAR NA SUSPENSÃO DE LIMINAR 883 RIO GRANDE DO SUL REGISTRADO : MINISTRO PRESIDENTE REQTE.(S) :ESTADO DO RIO PROC.(A/S)(ES) :PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DO RIO REQDO.(A/S) :TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Leia mais

Ativo circulante ,80 0,00 Caixa e equivalentes de caixa ,80 0,00 Caixa e equivalentes de caixa em moeda nacional

Ativo circulante ,80 0,00 Caixa e equivalentes de caixa ,80 0,00 Caixa e equivalentes de caixa em moeda nacional Página : 1 / 5 1.1 1.1.1 1.1.1.1 1.1.1.1.1.01.00 1.1.1.1.1.02.00 1.1.2 1.1.2.1 1.1.2.3 1.1.3 1.1.3.8 1.1.5 1.1.5.6 ATIVO Ativo circulante 2.947.936,80 0,00 Caixa e equivalentes de caixa 2.947.936,80 0,00

Leia mais

Conceito de Orçamento TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS GESTÃO MUNICIPAL I 13/05/09 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CASO PRÁTICO O QUE É ORÇAMENTO?

Conceito de Orçamento TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS GESTÃO MUNICIPAL I 13/05/09 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CASO PRÁTICO O QUE É ORÇAMENTO? TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS GESTÃO MUNICIPAL I 13/05/09 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CASO PRÁTICO Prof. Marcus Vinícius Veras Machado O QUE É ORÇAMENTO? Orçamento Pessoal Orçamento empresarial (Mão-de-Obra,

Leia mais

61 ESPECIAL SONDAGEM

61 ESPECIAL SONDAGEM Indicadores CNI SONDAGEM 1 ESPECIAL Emprego na indústrias extrativa e de transformação Redução da produção e dificuldades financeiras afetaram trabalhadores de 0% da indústria As dificuldades enfrentadas

Leia mais

O IMPACTO DA CRISE ATUAL NOS MUNICÍPIOS

O IMPACTO DA CRISE ATUAL NOS MUNICÍPIOS ABRAP Encontro Nacional de Prefeituras Brasília 01 de dezembro de 2016 O IMPACTO DA CRISE ATUAL NOS MUNICÍPIOS François E. J. de Bremaeker Gestor do Observatório de Informações Municipais Membro do Núcleo

Leia mais

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE NOVEMBRO DE 2015 (Em R$ Mil)

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE NOVEMBRO DE 2015 (Em R$ Mil) CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE NOVEMBRO DE 2015 CNPJ 47.902.648/0001-17 ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Caixa e Equivalentes de Caixa 11.859 Fornecedores 40.112 Contas a Receber 77.159

Leia mais

Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. Balanços patrimoniais

Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. Balanços patrimoniais Balanços patrimoniais em 31 de dezembro de 2014 e 2013 Ativo Nota 2014 2013 Passivo Nota 2014 2013 (Ajustado) (Ajustado) Circulante Circulante Caixa e equivalentes de caixa 5 48.650 835 Fornecedores 10

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR

DEMONSTRATIVO DE INFORMAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E REPASSES - DIPR Exercício: 2017 Bimestre: / ENTE Nome: Xangri-lá UF: RS Endereço: Rio Jacuí, 854 Bairro: Centro Telefone: (051) 3689-0600 Fax: CNPJ: 94.436.474/0001-24 Complemento: CEP: 95588-000 E-mail: gabinete@xangrila.rs.gov.br

Leia mais

Passo a Passo para Desenvolver uma Empresa Integradora de Energia Solar Fotovoltaica

Passo a Passo para Desenvolver uma Empresa Integradora de Energia Solar Fotovoltaica Passo a Passo para Desenvolver uma Empresa Integradora de Energia Solar Fotovoltaica O objetivo deste Passo a Passo é auxiliar e orientar os novos entrantes do setor destacando as 10 principais etapas

Leia mais

Joaquim Alves - Manuela Sarmento - Lisboa, 22 de Fevereiro de 2017

Joaquim Alves - Manuela Sarmento - Lisboa, 22 de Fevereiro de 2017 Joaquim Alves - alves.jjs@gmail.com Manuela Sarmento - manuela.sarmento2@gmail.com Lisboa, 22 de Fevereiro de 2017 Agenda Introdução Organização da Administração Financeira do Exército Prestação de Contas

Leia mais

Aumenta número de Municípios com restrições no CAUC (Cadastro Único de Convênios)

Aumenta número de Municípios com restrições no CAUC (Cadastro Único de Convênios) Aumenta número de Municípios com restrições no CAUC (Cadastro Único de Convênios) Menos de 30 dias após o Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas promovido pelo Governo Federal nos dias 28 a 30 de

Leia mais

O CASO DO RIO GRANDE DO NORTE

O CASO DO RIO GRANDE DO NORTE O CASO DO RIO GRANDE DO NORTE O Estado do Rio Grande do Norte tem uma área territorial de 52,7 mil de km² sendo o 22º estado brasileiro em dimensões territoriais, correspondente a 0,62% do tamanho do Brasil,

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI ISSN 237-702 Ano Número 26 Agosto de 20 RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Crise econômica III - Inflação e consumo 26 Crise econômica muda hábitos de consumo das famílias 90% dos brasileiros

Leia mais

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 28 DE FEVEREIRO DE 2011 (Em R$ Mil)

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 28 DE FEVEREIRO DE 2011 (Em R$ Mil) CNPJ 47.902.648/0001-17 CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 28 DE FEVEREIRO DE 2011 ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Caixa e Bancos 46 Fornecedores 41.785 Aplicações Financeiras 5.541 Provisão

Leia mais

CNPJ / CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE JUNHO DE 2017 (Em R$ Mil)

CNPJ / CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE JUNHO DE 2017 (Em R$ Mil) CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE JUNHO DE 2017 CNPJ 47.902.648/0001-17 ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e Equivalentes de Caixa 23.605 Fornecedores 29.103 Contas a Receber 7.623 Provisão Férias

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 (Em Reais)

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 (Em Reais) NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 (Em Reais) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Autarquia Federal nos termos da Lei n 4.324/64

Leia mais

TOTAL DO ATIVO TOTAL DO PASSIVO

TOTAL DO ATIVO TOTAL DO PASSIVO CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE JANEIRO DE 2016 CNPJ 47.902.648/0001-17 ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Caixa e Equivalentes de Caixa 2.956 Fornecedores 38.696 Contas a Receber 53.851

Leia mais

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE JULHO DE 2013 (Em R$ Mil)

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE JULHO DE 2013 (Em R$ Mil) CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE JULHO DE 2013 CNPJ 47.902.648/0001-17 ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Caixa e Bancos 314 Fornecedores 36.047 Aplicações Financeiras 2.323 Provisão Férias

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 (Em Reais)

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 (Em Reais) NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 (Em Reais) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Autarquia Federal nos termos da Lei n 4.324/64

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 02/2004

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 02/2004 INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 02/2004 Dispõe sobre apresentação e recebimento das contas anuais dos Presidentes das Municipais. O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE CONTROLE DOS MUNICÍPIOS - DMU

TRIBUNAL DE CONTAS DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE CONTROLE DOS MUNICÍPIOS - DMU TRIBUNAL DE CONTAS DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE CONTROLE DOS MUNICÍPIOS - DMU Rua Bulcão Viana, 90, Centro Florianópolis Santa Catarina Fone: (48) 3221-3764 Fax: (48) 3221-3730 Home-page: www.tce.sc.gov.br

Leia mais

Pesquisa Expectativa dos Pequenos Negócios Gaúchos

Pesquisa Expectativa dos Pequenos Negócios Gaúchos Pesquisa Expectativa dos Pequenos Negócios Gaúchos Planejamento e Orçamento 2º trimestre/2013 Julho 2013 Objetivo Aferir, por meio de um índice, as expectativas dos empresários das empresas de micro e

Leia mais

Geovane Camilo dos Santos

Geovane Camilo dos Santos Exercício de Fixação 1 Questão 1: (Auditor Fiscal da Receita Estadual SEFAZ-RJ, 2014): Determinada empresa comercial apresentava as seguintes informações referentes ao primeiro semestre de 2013: Sabe-se

Leia mais

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA CORTE DE GASTOS

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA CORTE DE GASTOS 5 GOVERNO FEDERAL ANUNCIA CORTE DE GASTOS Estudos Técnicos/CNM Janeiro de 2015 O decreto N o 8.389, de 7 de Janeiro de 2015, detalhou cortes imediatos de despesas públicas, para os órgãos, fundos e entidades

Leia mais

O papel do controle interno na fiscalização do gasto público em Saúde

O papel do controle interno na fiscalização do gasto público em Saúde O papel do controle interno na fiscalização do gasto público em Saúde Bases Legais do Controle Interno Controle interno na Administração Pública Brasileira previsto nos artigos 75/80 da Lei 4.320/64. O

Leia mais

Manual de Navegação. Nos itens localizados no Menu na barra cinza, logo na cabeça do Portal, o usuário poderá acessar o seguinte:

Manual de Navegação. Nos itens localizados no Menu na barra cinza, logo na cabeça do Portal, o usuário poderá acessar o seguinte: 1 Menu na barra cinza 1.1 Itens localizados no Menu na barra cinza Nos itens localizados no Menu na barra cinza, logo na cabeça do Portal, o usuário poderá acessar o seguinte: - Site da Prefeitura: link

Leia mais

Orçamento e Finanças 2016

Orçamento e Finanças 2016 Orçamento e Finanças 2016 Orçamento O orçamento total do Grupo Hospitalar Conceição é dividido em duas unidades orçamentárias. Na primeira estão os créditos consignados no Orçamento Geral da União - OGU,

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 008/2013

NOTA TÉCNICA Nº 008/2013 NOTA TÉCNICA Nº 008/2013 Brasília, 27 de Fevereiro de 2013. ÁREA: Finanças TÍTULO: Programa dos Omissos da Declaração do Imposto Territorial Rural REFERÊNCIA(S): Resolução CGITR nº 2, de 1º de março de

Leia mais

CORE/SC Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Santa Catarina CNPJ: /

CORE/SC Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Santa Catarina CNPJ: / Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Santa Catarina CNPJ: 83.896.068/0001-28 Balanço Patrimonial ATIVO PASSIVO Especificação ATIVO CIRCULANTE CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA CRÉDITOS

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 e 2009

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 e 2009 NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 e 2009 1. Contexto Operacional A CAEFE Caixa de Assistência dos Empregados de Furnas e da Eletronuclear é uma sociedade civil de

Leia mais

ICMS e Federação. Comissão Finanças e Tributação Câmara dos Deputados - DF. Andrea Calabi Secretário da Fazenda de São Paulo 12 de maio de 2011

ICMS e Federação. Comissão Finanças e Tributação Câmara dos Deputados - DF. Andrea Calabi Secretário da Fazenda de São Paulo 12 de maio de 2011 ICMS e Federação Comissão Finanças e Tributação Câmara dos Deputados - DF Andrea Calabi Secretário da Fazenda de São Paulo 12 de maio de 2011 ICMS e Federação 1 Agenda RECEITAS E A AUTONOMIA DOS ENTES

Leia mais

O sistema orçamentário como parte do sistema de planejamento

O sistema orçamentário como parte do sistema de planejamento O sistema orçamentário como parte do sistema de planejamento Eleições Programas partidários Coalisão Plataforma eleitoral Plano de Desenvolvimento e outros em andamento na Administração Pública Médio prazo

Leia mais

Relatório Econômico 2015

Relatório Econômico 2015 Índice 2 Relatório de Auditoria... 4 Balanço... 8 Demonstração de Resultados... 12 Receitas e Despesas Reconhecidas e Demonstrações... 16 Demonstração de Fluxos de Caixa... 20 Índice 3 1 Relatório de Auditoria

Leia mais

Sondagem: Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário

Sondagem: Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário Sondagem: Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário - 2012 ApresentAção A sondagem Expectativas Econômicas do Transportador Rodoviário 2012 apresenta a visão do empresário do transporte rodoviário

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPUÃ ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPUÃ ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPUÃ ESTADO DO PARANÁ Notas Explicativas Das Demonstrações Contábeis Exercício financeiro de 2016 As Demonstrações Contábeis do Município de Arapuã foram elaboradas de acordo

Leia mais

Regime de Recuperação Fiscal Mato Grosso (PEC dos Gastos)

Regime de Recuperação Fiscal Mato Grosso (PEC dos Gastos) Regime de Recuperação Fiscal Mato Grosso (PEC dos Gastos) Cuiabá-MT 12/09/2017 Cinco Pontos Fundamentais do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) 1) Reforça a disciplina fiscal, mediante a limitação da expansão

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COORDENADORIA DE TESOURARIA GERAL - CTG

REGIMENTO INTERNO DA COORDENADORIA DE TESOURARIA GERAL - CTG REGIMENTO INTERNO DA COORDENADORIA DE TESOURARIA GERAL - CTG COORDENADORIA DE TESOURARIA GERAL CTG REGIMENTO INTERNO RI CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 o. Estabelecer normas, critérios e procedimentos

Leia mais

Dicas 01. Contabilidade Geral. Professores: Gustavo Jubé e Vicente Chagas. Profs. Gustavo e Vicente 1

Dicas 01. Contabilidade Geral. Professores: Gustavo Jubé e Vicente Chagas.  Profs. Gustavo e Vicente 1 bilidade Geral Professores: Gustavo Jubé e Vicente Chagas www.pontodosconcursos.com.br Profs. Gustavo e Vicente 1 O essencial para diferenciar ativo de passivo Você que está começando a estudar contabilidade

Leia mais

Os Bancos nunca perdem

Os Bancos nunca perdem Boletim Econômico Edição nº 85 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Os Bancos nunca perdem 1 Dados patrimoniais dos gigantes do Sistema Financeiro Nacional O total

Leia mais

Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo

Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. MÓDULO DE QUESTÕES DE CONTABILIDADE

Leia mais

Ambiente econômico nacional e internacional

Ambiente econômico nacional e internacional Ambiente econômico nacional e internacional Apresentação para elaboração do documento referencial 2015-19 no Ministério do Turismo Manoel Pires - MF Cenário internacional O mundo se recupera da crise,

Leia mais

Desafios da Federação Brasileira Fortalecimento dos Municípios

Desafios da Federação Brasileira Fortalecimento dos Municípios Desafios da Federação Brasileira Fortalecimento dos Municípios 2015 PACTO CONSTITUINTE DE 1988: UMA FEDERAÇÃO EM CONSTRUÇÃO DITADURA ESTADO CENTRAL X DEMOCRATIZAÇÃO DESCENTRALIZAÇÃO CONTROLE PÚBLICO FEDERAÇÃO

Leia mais

Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Luiz Carlos Wisintainer

Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Luiz Carlos Wisintainer Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Luiz Carlos Wisintainer Sistemas da Contabilidade Pública SUBSISTEMAS DE CONTAS ORÇAMENTÁRIO PATRIMONIAL CUSTOS COMPENSAÇÃO Fonte: MCASP Subsistema

Leia mais

Associação Brasileira de Economia da Saúde - ABrES

Associação Brasileira de Economia da Saúde - ABrES Funcia Associação Brasileira de Economia da Saúde - ABrES SEMINÁRIO POLÍTICA ECONÔMICA E FINANCIAMENTO DA SAÚDE PÚBLICA PAINEL 2 O SUS FRENTE AO AJUSTE FISCAL: IMPACTO E PROPOSTAS Ajuste fiscal e os impactos

Leia mais

CONFIANÇA DO COMÉRCIO AUMENTA PELA SÉTIMA VEZ NAS VÉSPERAS DO NATAL

CONFIANÇA DO COMÉRCIO AUMENTA PELA SÉTIMA VEZ NAS VÉSPERAS DO NATAL CONFIANÇA DO COMÉRCIO AUMENTA PELA SÉTIMA VEZ NAS VÉSPERAS DO NATAL O de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) atingiu 98,9 pontos em novembro, ante os 97,3 pontos observados em outubro. Na série

Leia mais

A CRISE ECONÔMICA NA VISÃO DOS EMPRESÁRIOS

A CRISE ECONÔMICA NA VISÃO DOS EMPRESÁRIOS A CRISE ECONÔMICA NA VISÃO DOS EMPRESÁRIOS Abril 2016 9 em cada 10 empresários acreditam que a crise tem afetado seus negócios O país vem enfrentando, desde o ano passado, uma crise econômica de grandes

Leia mais