Manual de Navegação. Nos itens localizados no Menu na barra cinza, logo na cabeça do Portal, o usuário poderá acessar o seguinte:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Navegação. Nos itens localizados no Menu na barra cinza, logo na cabeça do Portal, o usuário poderá acessar o seguinte:"

Transcrição

1 1 Menu na barra cinza 1.1 Itens localizados no Menu na barra cinza Nos itens localizados no Menu na barra cinza, logo na cabeça do Portal, o usuário poderá acessar o seguinte: - Site da Prefeitura: link de acesso direto ao site oficial da Prefeitura de Resende. - Perguntas Frequentes: página contendo as perguntas mais frequentes a respeito de informações oficiais sobre a administração pública. - Acesso à Informação: link de acesso direto ao E-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão), que permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal. - Botões de aumento e diminuição do tamanho das fontes para leitura do Portal, assim como botão de mudança de contraste, atendendo a requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. 2 - Menu Principal 2.1 Item O Portal Neste item, o cidadão poderá conferir informações gerais sobre o Portal da Transparência da Prefeitura de Resende: O que é, dicas de navegação e parâmetros de acessibilidade.

2 2.2 Item SIC No item SIC, você poderá acessar informações sobre o Serviço de Informação ao Cidadão, que permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal por meio eletrônico ou fisicamente. 2.3 Item Legislação de Transparência A página Legislação de Transparência contém as seguintes leis: - Que regulamentam o Acesso à Informação (Lei Federal nº de 2011 e Decreto Municipal nº de Que determina a disponibilização de informações sobre a execução orçamentária e financeira (Lei Complementar Federal nº 131 de 2009). - Que dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade do sistema integrado de administração financeira e controle (Decreto Federal nº 7185 de 2010). 2.4 Item Órgãos da Prefeitura: No item Órgãos da Prefeitura, você poderá acessar a lista de órgãos ligados à Prefeitura de Resende, como secretarias municipais, superintendências, órgãos de assessoramento e controle, fundações, autarquias e outros. Esta lista traz informações como horário de funcionamento, telefone, endereços e titulares dos órgãos.

3 2.5 Conselhos Municipais: No item Conselhos Municipais, você terá acesso a informações (endereço, telefone e formação) destes grupos que formam canais de participação democrática da população na gestão pública. 2.6 Concessões: Este canal possibilita o acesso a documentações referentes a concessões de serviços feitas pela Prefeitura de Resende por meio de licitação. 2.7 Balanços Contábeis Consolidados: Neste espaço, a Prefeitura de Resende disponibiliza os Balanços Contábeis Consolidados do Município, apresentando a situação patrimonial, orçamentária e financeira.

4 2.8 Relatórios de Audiências Públicas Neste item você confere os Relatórios Quadrimestrais de: - Audiência Pública, em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal nº 101/2000, Artigo 9º, Parágrafo 4º; - De Prestação de Contas da Saúde, em atendimento à Lei Complementar nº. 141, de 13/01/ Certidão TCE/RJ Nesta página você poderá conferir as certidões emitidas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro quanto às contas da Prefeitura Municipal de Resende Avalie Nosso Portal Neste espaço, o cidadão poderá avaliar o Portal da Transparência da Prefeitura de Resende. A Prefeitura de Resende vem efetuando melhorias em seu Portal da Transparência de acordo com instruções de diversas entidades, como a Controladoria Geral da União (CGU), com intuito de tornar as informações sobre a administração pública cada vez mais claras e de fácil acesso à população, em respeito às Leis de Transparência e Acesso à Informação. Nesta página, o cidadão terá acesso a um questionário com questões avaliadas para a formulação da 'Escala Brasil Transparente', com metodologia desenvolvida pela CGU, e

5 disponibilizado neste espaço para que qualquer cidadão contribua de forma participativa para futuras melhorias neste Portal. Através das respostas ao questionário, a população poderá fiscalizar se os itens estabelecidos por esta metodologia vem sendo obedecidos e contribuir de forma efetiva com a gestão de informações públicas do governo municipal Outros No menu Outros, o usuário do Portal poderá ter acesso às seguintes informações: - Defesa Civil: O Plano de Contingência e Contenção desenvolvido pela Prefeitura e pela Defesa Civil do Município está disponível nesta página para acesso de qualquer cidadão. Este Plano tem por finalidade coordenar, organizar e facilitar as ações dos órgãos públicos e privados, antes, durante e depois da ocorrência de desastres naturais. Sua meta prioritária é planejar e preparar ações que possam ser implementadas rapidamente em casos de alagamentos e enchentes, realizando dessa maneira uma assistência imediata às famílias desabrigadas ou desalojadas. - Estatísticas de Pedidos de Informação: Neste item serão disponibilizados relatórios estatísticos mensais contendo a quantidade de pedidos de informação recebidos, atendidos e indeferidos no SIC e no E-Sic. - Links Úteis: Neste espaço, a Prefeitura de Resende disponibiliza ao usuário do Portal, diversos endereços eletrônicos ligados à transparência e divulgação de informações públicas, como os sites da Controladoria Geral da União, do Senado Federal - Orçamento da União, do Cadastro de Ações Orçamentárias, o Portal da Transparência da Câmara dos Deputados, entre outros. - Diárias de Viagens: Nesta página estão disponíveis informações de pagamentos de diárias pagas aos funcionários da Prefeitura Municipal de Resende. - Responsabilidade Fiscal 2005/2014: Este espaço disponibiliza os Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária (RREO), Relatórios de Gestão Fiscal (RGF) e demonstrativos de Receitas e Despesas da Prefeitura Municipal de Resende de 2005 a 2014.

6 3 Botões na área central Despesas Neste espaço você confere a relação de despesas empenhadas, liquidadas e pagas pela Prefeitura de Resende, buscando por entidade, período ou tipo. 3.2 Receitas Neste item você poderá acessar informações sobre o ingresso de Receitas, buscando por período ou entidade.

7 3.3 Licitações e Contratos Informações sobre Licitações e Contratos da Prefeitura de Resende podem ser conferidas neste item, e a busca pode ser feita por entidade, número do processo, ano do processo, palavrachave, modalidade e situação. 3.4 Plano Diretor O Plano Diretor de Resende é o instrumento orientador e normativo dos processos de desenvolvimento político, socioeconômico, físico-ambiental e administrativo do Município. Este documento pode ser acessado na íntegra neste espaço.

8 3.5 Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária A Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Neste espaço, em cumprimento ao que determina a Lei 9.755/98 e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e visando dar ainda maior transparência aos atos da administração municipal, a Prefeitura de Resende disponibiliza suas contas públicas. Nesta página, você poderá ter acesso aos Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária (RREO), Relatórios de Gestão Fiscal (RGF) e demonstrativos de Receitas e Despesas. 3.6 Relatórios de Gestão Fiscal Informações contábeis sobre a Prefeitura de Resende podem ser visualizadas neste item, com busca disponível por entidade, ano e mês.

9 3.7 - Orçamento No item Orçamento, o usuário poderá acessar: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA), Lei Orgânica Municipal (LOM), Plano Plurianual (PPA), Decretos, Código e demais Leis Tributárias do Município de Resende. 3.8 Transferências Estaduais e Federais Neste item, o cidadão pode visualizar os repasses dos Governos Estadual e Federal ao Município de Resende. O acompanhamento dos repasses do Governo Estadual é feito através de acesso ao Portal da Transparência do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e dos repasses do Governo Federal é feito através de acesso ao Portal da Transparência do Governo Federal.

10 3.9 Quadro de Pessoal e Remuneração Nesta página você poderá conferir a relação de servidores/empregados da Prefeitura de Resende e sua Remuneração Individual. A busca pode ser feita pela lista geral de FUNCIONÁRIOS ATIVOS, de SERVIDORES EFETIVOS, de funcionários COMISSIONADOS ou CONTRATADOS. Além disso, neste espaço há também acesso à visualização do Quadro de Pessoal e Remuneração Individual de funcionários da Agência de Saneamento de Resende (Sanear) Estrutura Organizacional O item Estrutura Organizacional disponibiliza para acesso ao cidadão, o Organograma e as Competências de cada órgão da Prefeitura de Resende.

11 3.11 Boletim Oficial No item Boletim Oficial, estão disponíveis as publicações oficiais da Prefeitura Municipal de Resende. O Boletim Oficial é mantido pelo governo municipal para publicar os atos oficiais da administração pública. A busca de boletins está disponível por ano e número de cada publicação Consultas, Decretos e Portarias Nesta página, qualquer cidadão poderá consultar números, temas e datas de Decretos, Leis e Portarias da Prefeitura Municipal de Resende, por meio de listagem disponível ou busca por palavra-chave.

12 4 Destaques Banner do SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) O banner de acesso ao SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) está localizado na página principal do Portal da Transparência com destaque. Nele há informações sobre o Sic Físico, que funciona na sede da Prefeitura de Resende e permite que qualquer cidadão solicite pessoalmente informações sobre a administração pública, e também o link de acesso para o portal E-Sic, que permite que esta solicitação seja feita pela internet. 4.2 Espaço para notícias sobre Transparência e destaque para Órgãos da Prefeitura As Notícias sobre Transparência na administração pública, como divulgação de relatórios de prestação de contas, divulgação de datas de audiências públicas, lançamentos de ferramentas de transparência e acesso à informação, entre outras, têm espaço na página principal do Portal. E para facilitar o acesso do cidadão a informações dos órgãos da Prefeitura, como Secretarias,

13 superintendências, fundações, autarquias, entre outros, o Portal disponibiliza em sua página principal links de acesso rápido a estes órgãos. Ao clicar em cada um deles, o usuário poderá ter acesso a informações como horário de funcionamento, telefone, endereços e titulares dos órgãos. 5 Rodapé do Portal No rodapé do Portal da Transparência, o cidadão tem fácil acesso a informações como endereço e telefone da Prefeitura Municipal de Resende, além de seu CNPJ. O telefone de contato com a Ouvidoria do município, para sugestões e críticas, também está disponível neste espaço.

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA HUGO WANDERLEY CAJÚ PREFEITO MUNICIPAL

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA HUGO WANDERLEY CAJÚ PREFEITO MUNICIPAL PORTAL DA TRANSPARÊNCIA HUGO WANDERLEY CAJÚ PREFEITO MUNICIPAL 2017-2020 SUMÁRIO Apresentação...03 1. Legislação Municipal...04 2. Estrutura...04 3. Servidor...05 4. Licitações & Contratos Administrativos...06

Leia mais

TUTORIAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO CAPARAÓ

TUTORIAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO CAPARAÓ TUTORIAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO CAPARAÓ APRESENTAÇÃO Esse Tutorial do Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Alto Caparaó foi criado com o intuito de facilitar

Leia mais

Portal da Transparência:

Portal da Transparência: Portal da Transparência: O Portal da Transparência foi desenvolvido pela Fiorilli S/C Ltda Software para atender às disposições da Lei Complementar nº. 131, de 27 de maio de 2009, que alterou a Lei Complementar

Leia mais

Manual do Portal da Transparência (Usuário)

Manual do Portal da Transparência (Usuário) Manual do Portal da Transparência (Usuário) CEBI Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 OPÇÕES DO MENU... 3 RECEITAS... 3 ARRECADAÇÕES... 5 SAÚDE... 6 EDUCAÇÃO... 7 DESPESAS... 8 EMPENHOS... 11 PAGAMENTOS...

Leia mais

Escala Brasil Transparente Avaliação 360º Ficha de Conformidade

Escala Brasil Transparente Avaliação 360º Ficha de Conformidade Escala Brasil Transparente Avaliação 360º Ficha de Conformidade ENTE AVALIADO: Resende - RJ POPULAÇÃO: 126923 CÓDIGO DO IBGE: 3304201 TRANSPARÊNCIA ATIVA CRITÉRIO 1 O ENTE FEDERADO POSSUI SÍTIO OFICIAL

Leia mais

Manual do Portal da Transparência (Usuário)

Manual do Portal da Transparência (Usuário) Manual do Portal da Transparência (Usuário) CEBI Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 OPÇÕES DO MENU... 3 RECEITAS... 3 ARRECADAÇÕES... 6 SAÚDE... 7 EDUCAÇÃO... 8 DESPESAS... 9 EMPENHOS... 12 PAGAMENTOS...

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO PIRACICABA Praça Coronel Durval de Barros, n 52, Centro CEP: MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO PIRACICABA Praça Coronel Durval de Barros, n 52, Centro CEP: MG LEI Nº 2.323, DE 09 DE JUNHO DE 2017. DISPÕE SOBRE AS PUBLICAÇÕES DO PORTAL TRANSPARÊNCIA NO ÂMBITO MUNICIPAL E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Câmara Municipal de Rio Piracicaba, aprovou e o Prefeito Municipal,

Leia mais

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PORTAL DA TRANSPARÊNCIA MANUAL DE ACESSO AOS ITENS DA LEI DA TRANSPARÊNCIA/ VERIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO WWW.3ALVOS.COM.BR Nesse documento, apresentamos o guia de navegação para acesso de todos os

Leia mais

CHECK LIST PORTAL DA TRANSPARÊNCIA/LAI

CHECK LIST PORTAL DA TRANSPARÊNCIA/LAI CHECK LIST PORTAL DA TRANSPARÊNCIA/LAI SOBRE O CONTEÚDO Detalhamento das despesas Item Assunto Orientação Referência Atendimento A informação deve possibilitar o acompanhamento da publicação 01 Data da

Leia mais

Orientações de navegação do portal Transparência e Acesso à Informação

Orientações de navegação do portal Transparência e Acesso à Informação Orientações de navegação do portal Transparência e Acesso à Informação Como acessar o portal Transparência e Acesso à Informação : O portal Transparência e Acesso à Informação pode ser acessado através

Leia mais

Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet

Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet IV Encontro Estadual dos Observatórios Sociais APE Elisa Cecin Rohenkohl Contato: elisacr@tce.rs.gov.br Se eu tiver que escolher entre um governo sem jornais

Leia mais

Portal da Transparência do Governo Municipal de Conceição do Coité - Bahia

Portal da Transparência do Governo Municipal de Conceição do Coité - Bahia MANUAL DE NAVEGAÇÃO Portal da Transparência do Governo Municipal de Conceição do Coité - Bahia Versão 2.0 Este é o Manual de Navegação do Portal de Transparência do Município de Conceição do Coité, Bahia.

Leia mais

Manual do Portal da Transparência (Usuário)

Manual do Portal da Transparência (Usuário) Manual do Portal da Transparência (Usuário) CEBI Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 OPÇÕES DO MENU... 3 RECEITAS... 3 ARRECADAÇÕES... 4 DESPESAS... 5 COLABORADORES... 7 EMPENHOS... 8 PAGAMENTOS... 9 LIQUIDAÇÕES...

Leia mais

MANUAL PORTAL TRANSPARÊNCIA

MANUAL PORTAL TRANSPARÊNCIA Página inicial MANUAL PORTAL TRANSPARÊNCIA A página inicial do Portal da Transparência é composta de um menu inicial, ao alto da tela, que acessa informações sobre Glossário do Site, Mapa do Portal, as

Leia mais

Manual do Portal da Transparência (Usuário)

Manual do Portal da Transparência (Usuário) Manual do Portal da Transparência (Usuário) CEBI Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 OPÇÕES DO MENU... 3 RECEITAS... 3 ARRECADAÇÕES... 5 CUSTEIO... 6 INVESTIMENTO... 7 DESPESAS... 8 EMPENHOS... 11 PAGAMENTOS...

Leia mais

Manual do Portal da Transparência (Usuário)

Manual do Portal da Transparência (Usuário) Manual do Portal da Transparência (Usuário) CEBI Informática SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 OPÇÕES DO MENU... 3 RECEITAS... 3 ARRECADAÇÕES... 6 CUSTEIO... 7 INVESTIMENTO... 8 DESPESAS... 9 EMPENHOS... 12 PAGAMENTOS...

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES JULHO/2017

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES JULHO/2017 Tempo real (Primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil) CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES JULHO/2017 Prazo Obrigação Histórico Disposição Legal Liberar informações sobre a execução orçamentária e

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO PARÁ

MANUAL PRÁTICO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO PARÁ MANUAL PRÁTICO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO PARÁ 1 APRESENTAÇÃO O Manual Prático do Portal da Transparência do Governo do Estado do Pará foi criado para facilitar a navegação no Portal da Transparência

Leia mais

COMO ESTÃO OS PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA E OS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (SIC) DA PREFEITURA E DA CÂMARA?

COMO ESTÃO OS PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA E OS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (SIC) DA PREFEITURA E DA CÂMARA? Boletim Nº www.observatoriopiracicaba.org.br COMO ESTÃO OS PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA E OS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (SIC) DA PREFEITURA E DA CÂMARA? MAIO 2014 A transparência e o acesso aos documentos

Leia mais

COMUNICADO SDG Nº 05/2012

COMUNICADO SDG Nº 05/2012 COMUNICADO SDG Nº 05/2012 O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo comunica o calendário para 2012 das providências a cargo das Prefeituras, Câmaras, Fundos, Institutos de Previdência, Autarquias, Fundações

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO Nome da capital/estado: São Paulo/São Paulo. Endereço do portal:

IDENTIFICAÇÃO Nome da capital/estado: São Paulo/São Paulo. Endereço do portal: QUESTIONÁRIO 1 DE COLETA DE DADOS GRAU DE MATURIDADE do serviço prestado eletronicamente Aplicação direcionada aos portais institucionais oferecidos pelas prefeituras das capitais brasileiras IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

MANUAL PRÁTICO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA MANUAL PRÁTICO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA VERSÃO NOVEMBRO/2015 APRESENTAÇÃO O Manual Prático do Portal da Transparência foi criado para possibilitar a população e interessados o acesso a informação, conforme

Leia mais

COMUNICADO SDG Nº 035/2014

COMUNICADO SDG Nº 035/2014 COMUNICADO SDG Nº 035/2014 O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo comunica o calendário para 2015 das obrigações de Prefeituras, Câmaras, Fundos, Institutos de Previdência, Autarquias, Fundações e

Leia mais

TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DO PORTAL DE ACESSO À INFORMAÇÃO E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DA ESPERANÇA SP

TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DO PORTAL DE ACESSO À INFORMAÇÃO E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DA ESPERANÇA SP TUTORIAL DE NAVEGAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DO PORTAL DE ACESSO À INFORMAÇÃO E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DA ESPERANÇA SP CUMPRIMENTO ÀS DETERMINAÇÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MAIO/2017

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MAIO/2017 Tempo real (Primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil) CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MAIO/2017 Prazo Obrigação Histórico Disposição Legal Liberar informações sobre a execução orçamentária e

Leia mais

COMUNICADO SDG Nº 48/2013

COMUNICADO SDG Nº 48/2013 COMUNICADO SDG Nº 48/2013 O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo comunica o calendário para 2014 das providências a cargo das Prefeituras, Câmaras, Fundos, Institutos de Previdência, Autarquias, Fundações

Leia mais

MINUTA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 021/2012

MINUTA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 021/2012 MINUTA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 021/2012 DISPÕE SOBRE NORMAS GERAIS A SEREM OBSERVADAS PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL NA ELABORAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - LDO. DATA: 14 de novembro de 2012.

Leia mais

ESTADO DE SERGIPE FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAPELA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ESTADO DE SERGIPE FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAPELA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAPELA EXTRATO CONTRATO n 01/2018 PROCEDIMENTO LICITATÓRIO: INEXIGIBILIDADE N 01/2018 OBJETO: Contratação de empresa prestadora de serviços de assessoria e consultoria técnica

Leia mais

MARÇO Boletim Nº COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES?

MARÇO Boletim Nº COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES? Boletim Nº www.observatoriopiracicaba.org.br MARÇO 2017 COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES? A transparência é o acesso aos documentos e às

Leia mais

ARTIGO DO MÊS 2013 Movimento Nossa Betim Rua Paulo de Freitas nº 16 Sala

ARTIGO DO MÊS 2013 Movimento Nossa Betim Rua Paulo de Freitas nº 16 Sala ARTIGO DO MÊS Setembro 2013 Periodicamente o Movimento Nossa Betim divulga artigos sobre temas ligados à sustentabilidade no contexto da gestão de cidades Movimento Nossa Betim Rua Paulo de Freitas nº

Leia mais

Os compromissos do Gestor Municipal de Saúde à luz da Lei Orçamentária Anual; o Plano Municipal de Saúde e Relatório Anual de Saúde

Os compromissos do Gestor Municipal de Saúde à luz da Lei Orçamentária Anual; o Plano Municipal de Saúde e Relatório Anual de Saúde Os compromissos do Gestor Municipal de Saúde à luz da Lei Orçamentária Anual; o Plano Municipal de Saúde e Relatório Anual de Saúde São Paulo, 13 de abril de 2016 No momento em que se aproxima o fim da

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO COORDENAÇÃO DE CONTROLE INTERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO COORDENAÇÃO DE CONTROLE INTERNO ANEXO ÚNICO PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA 2018 MESES Janeiro a Janeiro a maio e novembro Estruturação da Unidade Central de Controle Interno responsável pelo Sistema de Controle Interno, dotando-a de

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES E PRAZOS PARA A PREFEITURA

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES E PRAZOS PARA A PREFEITURA CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES E PRAZOS PARA A PREFEITURA É DE SUMA IMPORTÂNCIA ESTARMOS ATENTOS AOS PRAZOS LIMITE, PARA QUE TENHAMOS MAIOR TRANQÜILIDADE PERANTE NOSSOS CLIENTES E OS GESTORES PERANTE A SOCIEDADE,

Leia mais

MUNICÍPIO DE IBIPORÃ

MUNICÍPIO DE IBIPORÃ AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º 4º da LRF) MUNICÍPIO DE IBIPORÃ Elaborado pela: Secretaria Municipal de Finanças Departamento de Contabilidade PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIPORÃ AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE

Leia mais

AGOSTO Boletim Nº COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES?

AGOSTO Boletim Nº COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES? Boletim Nº www.observatoriopiracicaba.org.br AGOSTO 2016 COMO ESTÃO O PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO DA CÂMARA DE VEREADORES? A transparência é o acesso aos documentos e às

Leia mais

MANIFESTAÇÃO CONCLUSIVA DO CONTROLE INTERNO

MANIFESTAÇÃO CONCLUSIVA DO CONTROLE INTERNO 3.0.0.6 Pág.: 1/6 Nome da Entidade: CNPJ: 87613485000177 ORGÃO Nº: 63200 Código de Barras do RGF que originou o Relatório: 31602013085682765 (Modelo 9) Possui RPPS? Sim Forma de Organização? Fundo Responsável

Leia mais

RELATÓRIO DE CONTROLE INTERNO

RELATÓRIO DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE CONTROLE INTERNO O Controle Interno Municipal, embora desprovido das tecnologias específicas voltadas para o planejamento das políticas públicas, mas também por reconhecer a importância da

Leia mais

Resolução Atricon nº 05/2016

Resolução Atricon nº 05/2016 Resolução Atricon nº 05/016 Aprova recomendações para verificação do cumprimento da legislação de transparência (LC 101/00, alterada pela LC 131/09, e Lei 1.57/11), conforme previsto no Acordo de Cooperação

Leia mais

-Transparência da Gestão Fiscal

-Transparência da Gestão Fiscal DIREITO FINANCEIRO Fiscalização, Controle Interno e Externo da Execução Orçamentária e Tribunal de Contas Controle da execução orçamentária Parte - 1 Prof. Thamiris Felizardo -Transparência da Gestão Fiscal

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES JANEIRO/2017

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES JANEIRO/2017 CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES JANEIRO/2017 Tempo real (Primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil) Liberar informações sobrea execução orçamentária e financeira Até dia 6 Tornar disponível na

Leia mais

Inciso III do 1º do art. 2º da Instrução Normativa TCEMG nº 19, de 17/12/2008.

Inciso III do 1º do art. 2º da Instrução Normativa TCEMG nº 19, de 17/12/2008. CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES FEVEREIRO/2017 Prazo Obrigação Histórico Disposição Legal Tempo real Liberar informações (Primeiro dia útil sobre a execução subsequente à orçamentária e data do registro financeira

Leia mais

Palestra EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DA CÂMARA TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS

Palestra EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DA CÂMARA TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS Palestra EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DA CÂMARA TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS 15 de março de 2017 BH Facilitador: Prof. Milton Mendes Botelho PLANO DE GOVERNO CONJUNTO DE PROPOSTAS resultantes de um

Leia mais

Portais municipais para divulgação eletrônica e transparência: um panorama do acesso digital à informação em municípios alagoanos.

Portais municipais para divulgação eletrônica e transparência: um panorama do acesso digital à informação em municípios alagoanos. Portais municipais para divulgação eletrônica e transparência: um panorama do acesso digital à informação em municípios alagoanos. Palavras-chave: Transparência; Portais Municipais; Lei de Acesso à Informação.

Leia mais

O Site contém ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação (geralmente identificada por uma lupa)?

O Site contém ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação (geralmente identificada por uma lupa)? Com relação aos requisitos do site do Conselho O site possui banner na sua página inicial onde conste acesso à informação, o qual redireciona para seção específica de divulgação de informações?: O Site

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS DO SUL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRINHOS DO SUL ANEXO ÚNICO PLANO DE TRABALHO DO CONTROLE INTERNO PARA O EXERCÍCIO DE 2013 MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Acompanhar a aplicação pelo Município do mínimo Constitucional de 25% dos recursos recebidos

Leia mais

Transparência Pública. Realizações Projetos e Perspectivas

Transparência Pública. Realizações Projetos e Perspectivas Transparência Pública Realizações Projetos e Perspectivas Marcos da Transparência no Brasil Acesso à informação como direito fundamental LRF Portal da Transparência Páginas de Transparência 2009 LAI remuneração

Leia mais

i-gov TI MEMORIAL DE CÁLCULOS PARA INDICADORES DA GOVERNANÇA DE TI SIM, com metas acima de 02 anos (após 2018) 08

i-gov TI MEMORIAL DE CÁLCULOS PARA INDICADORES DA GOVERNANÇA DE TI SIM, com metas acima de 02 anos (após 2018) 08 1 i-gov TI MEMORIAL DE CÁLCULOS PARA INDICADORES DA GOVERNANÇA DE TI 1. A prefeitura municipal possui um PDTI Plano Diretor de Tecnologia da Informação que estabeleça diretrizes e metas de atingimento

Leia mais

CALENDÁRIO DAS PRINCIPAIS ROTINAS CONTÁBEIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Exercício de 2012

CALENDÁRIO DAS PRINCIPAIS ROTINAS CONTÁBEIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Exercício de 2012 cep 185-000 CALENDÁRIO DAS PRINCIPAIS ROTINAS CONTÁBEIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA J A N E I R O: check Exercício de 12 Até o 06 Entrega e recolhimento da GFIP do mês anterior. 18 Câmara Municipal Repasse

Leia mais

COORDENADORIA DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. Manual de Navegação do Portal da Transparência do Governo do Estado do Paraná Versão 1.

COORDENADORIA DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. Manual de Navegação do Portal da Transparência do Governo do Estado do Paraná Versão 1. Manual de Navegação do Portal da Transparência do Governo do Estado do Paraná Versão 1.1 1 CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO COORDENADORIA DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL CARLOS EDUARDO DE MOURA Controlador

Leia mais

CHECK LIST DA TRANSIÇÃO DE GORVERNO

CHECK LIST DA TRANSIÇÃO DE GORVERNO CHECK LIST DA TRANSIÇÃO DE GORVERNO Missão: Evitar a descontinuidade Administrativa. Objetivo: Garantir o funcionamento contínuo das ações e serviços prestados à coletividade. Permitir a instituição de

Leia mais

Boletim Nº DEZEMBRO Como estão os Portais. Prefeitura e da Câmara de Vereadores e o Serviço de Acesso à Informação da Prefeitura?

Boletim Nº DEZEMBRO Como estão os Portais. Prefeitura e da Câmara de Vereadores e o Serviço de Acesso à Informação da Prefeitura? Boletim Nº DEZEMBRO 2013 www.observatoriopiracicaba.org.br Como estão os Portais de Transparência da Prefeitura e da Câmara de Vereadores e o Serviço de Acesso à Informação da Prefeitura? A transparência

Leia mais

Mês: Janeiro/2017 DATA LIMITE OBRIGAÇÕES - JANEIRO/2017 ÁREA

Mês: Janeiro/2017 DATA LIMITE OBRIGAÇÕES - JANEIRO/2017 ÁREA Mês: Janeiro/1 DATA LIMITE OBRIGAÇÕES - JANEIRO/1 ÁREA Ver Regulamentação Receber Balancetes da Câmara Municipal e demais Entidades da Administração Indireta para Consolidação Ver Regulamentação Recolher

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO DE CAMPOS NOVOS CNPJ: / CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017.

RELATÓRIO DE GESTÃO FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO DE CAMPOS NOVOS CNPJ: / CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017. RELATÓRIO DE GESTÃO 2016 FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO DE CAMPOS NOVOS CNPJ: 82.939.232/0001-74 CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017. INTRODUÇÃO O Relatório de Gestão do Exercício Financeiro referente

Leia mais

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO SISTEMA SEBRAE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO USUÁRIO

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO SISTEMA SEBRAE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO USUÁRIO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO SISTEMA SEBRAE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO USUÁRIO Apresentação Olá! Este é o Manual de Utilização do Usuário do novo Portal da Transparência do Sistema Sebrae. O website permite

Leia mais

Contabilidade Pública ACI DF/2013. Tópico 5. Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli

Contabilidade Pública ACI DF/2013. Tópico 5. Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli Contabilidade Pública ACI DF/2013 Tópico 5 Email:giovanni_pacelli@hotmail.com 1 Projeto do curso Tópico Itens do edital Aulas 1 Contabilidade Pública: conceito, objeto e campo de aplicação (NBCT 16.1).

Leia mais

Manual de navegação do Usuário

Manual de navegação do Usuário Manual de navegação do Usuário Câmara Municipal De Barra de São Miguel- PB APRESENTAÇÃO Este é o Manual de Navegação da Câmara Municipal de Barra de São Miguel - PB. Tem linguagem simples e é ilustrado

Leia mais

Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo Modelo Constitucional: Estado Democrático de Direito

Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo Modelo Constitucional: Estado Democrático de Direito CONTROLE SOCIAL Jornalista Elton Bozzetto Fone(51) 9666 5592 E-mail: eltonbozzetto@gmail.com DIRETO DO CIDADÃO E DEVER DO ESTADO Estado Brasileiro Regime: Democracia Sistema de Governo: Presidencialismo

Leia mais

Portaria UCI nº 01, de 04 de Janeiro de 2017

Portaria UCI nº 01, de 04 de Janeiro de 2017 Portaria UCI nº 01, de 04 de Janeiro de 2017 ESTABELECE O PROGRAMA ANUAL DE AUDITORIA INTERNA PAAI/2017 DA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO CASCALHEIRA-MT, DEFININDO OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E CRONOLÓGICOS

Leia mais

Economia do Setor Público 3º BI Orçamento Público e Responsabilidade Fiscal. Aspectos relevantes da Lei de Responsabilidade Fiscal para um economista

Economia do Setor Público 3º BI Orçamento Público e Responsabilidade Fiscal. Aspectos relevantes da Lei de Responsabilidade Fiscal para um economista Economia do Setor Público 3º BI Orçamento Público e Responsabilidade Fiscal Aspectos relevantes da Lei de Responsabilidade Fiscal para um economista LC 101/2000 - LRF CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

PORTAL OFICIAL.leg. Segundo a Lei de Transparência e Acesso a Informação

PORTAL OFICIAL.leg. Segundo a Lei de Transparência e Acesso a Informação PORTAL OFICIAL.leg Segundo a Lei de Transparência e Acesso a Informação Índice Apresentação Tecnologia Objetivos Estrutura do Portal Prazo de Implantação Investimento 3 5 7 11 12 12 2 Vale Soluções em

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO INSTRUÇÃO NORMATIVA CGM Nº 03/2016 DETERMINA,

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO INSTRUÇÃO NORMATIVA CGM Nº 03/2016 DETERMINA, PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA CONTROLADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO INSTRUÇÃO NORMATIVA CGM Nº 03/2016 Estabelece Normas para Prestação de Contas, Controle Interno e Encerramento

Leia mais

Validação das avaliações setoriais do Plano Plurianual - PPA por unidade orçamentária - por dia (4)

Validação das avaliações setoriais do Plano Plurianual - PPA por unidade orçamentária - por dia (4) PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO Decreto nº.13.528, de 2 de maio de 2014 QUADRO DE DETALHAMENTO DE TAREFAS QDT (ANEXO I) CÓDIGO ATIVIDADE NÍVEL 1 2 3 4 5 6 7 8 Análise e validação das propostas setoriais

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO FUNREBOM FUNDO MUN. DE REEQ. CORPO DE BOMBEIROS CNPJ: / CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017.

RELATÓRIO DE GESTÃO FUNREBOM FUNDO MUN. DE REEQ. CORPO DE BOMBEIROS CNPJ: / CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017. RELATÓRIO DE GESTÃO 2016 FUNREBOM FUNDO MUN. DE REEQ. CORPO DE BOMBEIROS CNPJ: 20.202.916/0001-31 CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017. INTRODUÇÃO O Relatório de Gestão do Exercício Financeiro referente ao ano

Leia mais

Implementação da Lei de Acesso à Informação Pública. Lei nº /2011. Controladoria-Geral da União

Implementação da Lei de Acesso à Informação Pública. Lei nº /2011. Controladoria-Geral da União Implementação da Lei de Acesso à Informação Pública Lei nº 12.527/2011 Controladoria-Geral da União Casa Civil Lei n.º 12.527/2011 Comando central da Lei O acesso à informação é a regra. O sigilo é a exceção.

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL MUNICÍPIO DE MARABÁ PAULISTA EXPEDIENTE ACERVO ENTIDADES SUMÁRIO

DIÁRIO OFICIAL MUNICÍPIO DE MARABÁ PAULISTA EXPEDIENTE ACERVO ENTIDADES SUMÁRIO Quarta-feira, 10 de abril de 2019 Ano II Edição nº 48 Página 1 de 8 SUMÁRIO PODER EXECUTIVO DE MARABÁ PAULISTA 2 Contas Públicas e Instrumentos de Gestão Fiscal 2 Ata Audiência Avaliação Cumprimento Metas

Leia mais

Lei nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação. Controladoria-Geral da União

Lei nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação. Controladoria-Geral da União Lei nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação Controladoria-Geral da União O acesso à informação é a regra. O sigilo é a exceção. Toda

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA LC nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 6 Professor Sergio Barata 20) (CESPE - Auditor Controle Interno - CGM/JP - 2018) O relatório de gestão fiscal,

Leia mais

Mês: Fevereiro/2017 DATA LIMITE OBRIGAÇÕES - FEVEREIRO/2017 ÁREA

Mês: Fevereiro/2017 DATA LIMITE OBRIGAÇÕES - FEVEREIRO/2017 ÁREA Mês: Fevereiro/1 DATA LIMITE OBRIGAÇÕES - FEVEREIRO/1 ÁREA Receber Balancetes da Câmara Municipal e demais Entidades da Administração Indireta para Consolidação conforme 2 do artigo 3º da IN TCE-MG nº

Leia mais

PRESIDÊNCIA SUMÁRIO 1. ATUAÇÃO DO SIC ATENDIMENTO AO CIDADÃO TRANSPARÊNCIA ATIVA SOLICITAÇÕES DE INFORMAÇÕES...

PRESIDÊNCIA SUMÁRIO 1. ATUAÇÃO DO SIC ATENDIMENTO AO CIDADÃO TRANSPARÊNCIA ATIVA SOLICITAÇÕES DE INFORMAÇÕES... RELATÓRIO DO SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO (SIC) 2015 SUMÁRIO 1. ATUAÇÃO DO SIC... 3 2. ATENDIMENTO AO CIDADÃO... 4 3. TRANSPARÊNCIA ATIVA... 7 4. SOLICITAÇÕES DE INFORMAÇÕES... 11 1. ATUAÇÃO DO SIC

Leia mais

D E C R E T A: Artigo 2º - Caberá à unidade responsável a divulgação da Instrução Normativa ora aprovada.

D E C R E T A: Artigo 2º - Caberá à unidade responsável a divulgação da Instrução Normativa ora aprovada. DECRETO Nº 21.756, DE 21 DE MAIO DE 2018. Aprova a Instrução Normativa SCS nº 02/2018 : O Prefeito Municipal de Colatina, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pelo inciso IV, artigo 99

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SPO Nº 002/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SPO n. 002/2010 Unidade Responsável: Sistema de Planejamento e Orçamento

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO FUNDAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DE CAMPOS NOVOS CNPJ: / CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017.

RELATÓRIO DE GESTÃO FUNDAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DE CAMPOS NOVOS CNPJ: / CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017. RELATÓRIO DE GESTÃO 2016 FUNDAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DE CAMPOS NOVOS CNPJ: 13.366.366/0001-20 CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017. INTRODUÇÃO O Relatório de Gestão do Exercício Financeiro referente ao ano de 2016

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 588, de 21 de fevereiro de 2017.

LEI COMPLEMENTAR Nº 588, de 21 de fevereiro de 2017. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 588, de 21 de fevereiro de 2017. Estabelece normas de finanças públicas complementares à Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio de 2000, e à Lei Federal

Leia mais

Câmara Municipal de São Sebastião da Grama

Câmara Municipal de São Sebastião da Grama RESOLUÇÃO Nº 002, DE 09 DE MARÇO DE 2016. Regulamenta o Acesso à Informação e cria o Sistema de Informação ao Cidadão SIC, nos regramentos encartados na Lei Federal n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011

Leia mais

DOS CRITÉRIOS OBJETIVOS PARA PARTICIPAÇÃO

DOS CRITÉRIOS OBJETIVOS PARA PARTICIPAÇÃO Ofício Nº. 195/2017 - FPMA Araucária, 22 de setembro de 2017. Dispensa de licitação, em caráter emergencial, para contratação de assessoria contábil pelo período de 180 (cento e oitenta) dias. Ilustríssimo

Leia mais

Sumário. Serviço Público e Administração Pública

Sumário. Serviço Público e Administração Pública Sumário Capítulo 1 Contabilidade Pública 1.1 Conceito 1.2 Objeto 1.3 Objetivo 1.4 Campo de Aplicação 1.5 Exercício Financeiro 1.6 Regime Orçamentário e Regime Contábil 1.6.1 Regime de Caixa 1.6.2 Regime

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE RONDÔNIA MANUAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE RONDÔNIA MANUAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA MANUAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA 2ª VERSÃO 2018 ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DEFENSOR PÚBLICO-GERAL Marcus Edson de Lima SUBDEFENSOR PÚBLICO-GERAL Hans Lucas Immich CORREGEDOR-GERAL Antonio Fontoura Coimbra

Leia mais

Direito Financeiro Juiz Federal - 5ª fase

Direito Financeiro Juiz Federal - 5ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Financeiro Juiz Federal - 5ª fase Princípios da LRF Período 2010-2016 1) ESAF - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fiscalização (2008) A Lei de Responsabilidade

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI DE DIRETRIZES EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI DE DIRETRIZES EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2016 AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS LDO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2016 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E TECNOLOGIA DIRETORIA DE ORÇAMENTO

Leia mais

Proposta TCEMG 1. INTRODUÇÃO Composição da Prestação de Contas do Governador Alterações na Estrutura Administrativa

Proposta TCEMG 1. INTRODUÇÃO Composição da Prestação de Contas do Governador Alterações na Estrutura Administrativa Proposta TCEMG 1. INTRODUÇÃO 1.1.. Composição da Prestação de Contas do Governador 1.2.. Alterações na Estrutura Administrativa 2. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2.1. Conjuntura Econômica Nacional 2.2. Economia

Leia mais

Transparência na Gestão dos Recursos Públicos. Abordagem na Lei da Transparência Pública e Lei de Acesso à Informação

Transparência na Gestão dos Recursos Públicos. Abordagem na Lei da Transparência Pública e Lei de Acesso à Informação Transparência na Gestão dos Recursos Públicos Abordagem na Lei da Transparência Pública e Lei de Acesso à Informação Quanto maior for a exposição e a publicidade dos gastos e atos públicos, menor será

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA

MANUAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA MANUAL DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA Portal da Transparência do Governo do Estado da Paraíba Tel (83) 3218-4751 www.transparencia.pb.gov.br transparencia@paraiba.pb.gov.br

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES ABRIL/2017

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES ABRIL/2017 CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES ABRIL/2017 Prazo Obrigação Histórico Disposição Legal Tempo real (Primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil) Liberar informações sobre a execução orçamentária e

Leia mais

CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE CARTILHA DE ORÇAMENTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE 2017 1 Cartilha sobre Orçamento 1 - Entendendo o orçamento público A lei do orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a

Leia mais

RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 06/2013

RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 06/2013 RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 06/2013 O Ministério Público do Estado do Paraná, pela Promotoria de Justiça da Comarca de Bom Jesus do Sul/PR, com fundamento no artigo 27, parágrafo único, inciso IV, da

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Demonstrativos Fiscais Relatório Resumido da Execução Orçamentária RREO Prof. Cláudio Alves Relatório Resumido da Execução Orçamentária O RREO é exigido pela Constituição

Leia mais

((B / A) - (D / C)) = E

((B / A) - (D / C)) = E i-planejamento 6.3 SÍNTESE i-planejamento MEMORIAL DE CÁLCULOS PARA INDICADORES DO PLANEJAMENTO Cada indicador deste índice possui peso em função da sua importância, reflexo sobre as finanças públicas

Leia mais

Temas de palestras na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, objetivando a realização dos mesmos.

Temas de palestras na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, objetivando a realização dos mesmos. Temas de palestras na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, objetivando a realização dos mesmos. Tema 1: Aspectos inovadores da Contabilidade Aplicada ao Setor Público Resumo: Abrange toda evolução

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES DE ÓRGÃOS E ENTIDADES ESTADUAIS Exercício 2011

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES DE ÓRGÃOS E ENTIDADES ESTADUAIS Exercício 2011 Exercício 2011 JANEIRO 17 O titular do Poder Executivo deverá enviar cópia do PPA atualizado, da LOA e da LDO juntamente com os anexos. Órgãos: deverão enviar a prestação de contas do mês de dezembro/2010.

Leia mais

2º TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº 04/2017 JBV ASSESSORIA E CONTABILIDADE PUBLICA GOVERNAMENTAL EIRELI - ME 2º TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº 04/2017 2º te

2º TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº 04/2017 JBV ASSESSORIA E CONTABILIDADE PUBLICA GOVERNAMENTAL EIRELI - ME 2º TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº 04/2017 2º te 2º TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº 04/2017 2º termo aditivo ao Instrumento de contrato com vistas à prestação de serviços Técnicos especializados em contabilidade pública para assessoria contábil ao órgão

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES FEVEREIRO DE 2016

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES FEVEREIRO DE 2016 CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES FEVEREIRO DE 2016 PRAZO OBRIGAÇÃO HISTÓRICO DISPOSIÇÃO LEGAL Tempo real (Primeiro dia útil subseqüente à data registro contábil SISTEMA adotado) do no Quando realizar procedimento

Leia mais

Lei de 18/11/2011 Lei de acesso a informação pública

Lei de 18/11/2011 Lei de acesso a informação pública Lei 12.527 de 18/11/2011 Lei de acesso a informação pública Abrangência da Lei Art. 1 o Esta Lei dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com

Leia mais

Administração Regional PARÁ

Administração Regional PARÁ Administração Regional PARÁ MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - MTE SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL SENAR ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO PARÁ RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2015 Dispõe sobre o Relatório

Leia mais

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01 Sumário Capítulo 1 Disposições Gerais... 1 1.1. Introdução... 1 1.2. Objetivo da obra... 6 1.3. Apresentando a LRF... 6 1.4. Origem da LRF... 7 1.5. Previsão constitucional para implementação da LRF...

Leia mais

SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO

SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO RELATÓRIO DO SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO (SIC) DEZEMBRO DE 2013 SUMÁRIO 1. ATUAÇÃO DO SIC... 5 2. ATENDIMENTO AO CIDADÃO... 6 3. TRANSPARÊNCIA ATIVA... 9 4. SOLICITAÇÕES DE INFORMAÇÕES... 12 1.

Leia mais

PREFEITURA. MAIO/ Informativo - Edição 05

PREFEITURA. MAIO/ Informativo - Edição 05 PREFEITURA MAIO/2019 - Informativo - Edição 05 PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até o 5º dia útil Efetuar o pagamento dos salários, relativos ao mês vencido, aos servidores celetistas.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Dias d Ávila publica:

Prefeitura Municipal de Dias d Ávila publica: Prefeitura Municipal de Dias d`ávila 1 Quarta-feira Ano VII Nº 762 Prefeitura Municipal de Dias d Ávila publica: Extrato de Dispensa n.º 003/2017 - Processo Administrativo Nº 017197 - Objeto: Contratação

Leia mais

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL Núcleo de Ações de Ouvidoria e de Prevenção à Corrupção - NAOP CGU no Estado de Mato Grosso do Sul Junho de 2018 O Acesso à Informação

Leia mais

ESTADO DO PIAUÍ PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO PIAUÍ GABINETE DO PREFEITO

ESTADO DO PIAUÍ PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO PIAUÍ GABINETE DO PREFEITO LEI Nº. 503/2015, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2015. Estima a receita e fixa a despesa do município de São Francisco do Piauí para o exercício financeiro de 2016. O PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO PIAUÍ,

Leia mais

O EXERCÍCIO DE UM MANDATO TRANSPARENTE

O EXERCÍCIO DE UM MANDATO TRANSPARENTE VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES O EXERCÍCIO DE UM MANDATO TRANSPARENTE Dez diretrizes básicas Vivian do Carmo Bellezzia 1 ENTENDER A LÓGICA DO SISTEMA BRASILEIRO DE ACESSO À INFORMAÇÃO DIRETRIZES:

Leia mais