Função. Técnico Comercial de Equipamentos Electrónicos de Segurança

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Função. Técnico Comercial de Equipamentos Electrónicos de Segurança"

Transcrição

1 Função Técnico Comercial de Equipamentos Electrónicos de Segurança

2 Início da entrevista Como está Dr.Fernando Lopes? Foi fácil chegar até nós? O estacionamento é um inferno, não é?!!!! se achar bem vamos começar. O meu nome é Maria Amorim, Directora de Recursos Humanos da companhia. Trabalho há 10 anos no grupo mas nesta função estou há 3 anos. Actualmente estamos a recrutar várias pessoas para o nosso departamento comercial e a entrevista que vamos realizar faz parte do processo de selecção que estamos levando a cabo. A entrevista dura aproximadamente quarenta e cinco minutos que dedicaremos a conhecer a sua experiência as suas qualificações para a função. Quando terminarmos a entrevista se desejar poderemos dedicar alguns minutos a perguntas que deseje colocar.

3 Competências Profissionais Percurso Escolar e profissional Se possui formação de base em electrónica que lhe permita uma fácil compreensão dos equipamentos e um diálogo especializado com os clientes. Se o curso lhe deu formação inicial noutras áreas Se o curso lhe deu formação inicial noutras áreas como a informática ou a comercial.

4 Competências Profissionais Experiência Profissional Que conhecimentos adquiriu através da experiência profissional. O que é que o motiva mais no trabalho. Qual a área que domina mais nas técnicas de venda que utiliza.

5 Capacidade Análise Características Pessoais Será que o candidato decompõe de imediato e com objectividade e clareza a distribuição de tarefas ao longo do dia ou nas várias fases da entrevista, ou, contrariamente, volta atrás, é confuso?

6 Capacidade Síntese Características Pessoais Distingue o essencial do acessório para se fazer entender na relação com o cliente? Não se perde em detalhes?

7 Organização Características Pessoais No exercício da actividade tem a capacidade para organizar o seu tempo, para preparar e realizar entrevistas com clientes, enviar correio promocional? Relançar contactos? Redigir relatórios e propostas, atender e dar seguimento a reclamações? Qual a sua capacidade para organizar todas estas actividades?

8 Sentido de responsabilidade Cumprir os prazos acordados com os clientes, dar seguimento às encomendas e resolver reclamações são algumas situações em que o sentido de responsabilidade tem de imperar. Uma pequena falha pode comprometer definitivamente a relação com o cliente.

9 Controlo Emocional A forma como relata a resolução de problemas difíceis, mas também pelo tom de voz e através da linguagem não-verbal.

10 Persistência Particularmente quando tem de conquistar um novo cliente ou levá-lo a adquirir um determinado produto. Distinguir persistente de chato.

11 Iniciativa Esta área comercial pressupõe iniciativa, ir ao encontro dos clientes e não esperar que lhe batam à porta, visitando-o, enviando-lhe prospectos promocionais, certificando-se do grau de satisfação.

12 Ambição A ambição é uma mola para atingir objectivos.

13 Autonomia Para tomar decisões relevantes à aceitação de condições propostas por um determinado cliente; resolver reclamações ou organizar a sua agenda.

14 Optimismo Se é confiante, sem se deixar invadir pelo pessimismo ou dinamismo, sem vontade de lutar, de persistir

15 Facilidade de Contacto CARACTERISTICAS DE SOCIABILIDADE Componente não-verbal Ao longo da entrevista Indícios relativos a interesses sociais (escola, trabalho, tempos livres

16 Relacionamento Interpessoal CARACTERISTICAS DE SOCIABILIDADE É uma qualidade imprescindível para manter e aprofundar a relação com os clientes e para se integrar na equipa de trabalho.

17 Cordialidade Simpatia CARACTERISTICAS DE SOCIABILIDADE Qualidades que facilitam os primeiros contactos e contribuem para um bom relacionamento e que se captam pelas atitudes que assumem ao longo da entrevista e que o levarão a sentir-se na presença de alguém que lhe é ou não agradável e, igualmente, pela forma como relata as suas relações pessoais.

18 Negociação Persuasão CARACTERISTICAS DE SOCIABILIDADE Qualidade bastante importante para concretizar as vendas. Poderá detecta-la través da qualidade dos argumentos que apresenta ao longo da entrevista para responder aos múltiplos porquês e nas respostas que der às perguntas já lançadas noutros contextos.

19 Capacidade Ouvir Aconselhar CARACTERISTICAS DE SOCIABILIDADE Para concretizar um negócio, o candidato não se pode centrar exclusivamente no produto que tem para vender. Tem que ter em conta o cliente que está à frente, saber ouvi-lo, desvendando as suas motivações e necessidades para poder ir ao seu encontro, aconselhá-lo e ajustar-se aos argumentos de vendas.

20 Identificação das motivações profissionais Será que o projecto profissional do candidato visa estes objectivos ou as suas razões e interesses profissionais são outros?

21 Validação de comportamentos e características pessoais Possui indícios de tratar-se de uma pessoa ambiciosa: as mudanças de emprego acrescentaram sempre alguma coisa à situação anterior, foi dizendo que não faz parte dos seus hábitos acomodar-se à sombra dos louros e que gosta de aceitar desafios.

22 Apresentação da empresa, Função e Contrapartidas A Empresa Razões de recrutamento Conteúdo da função Condições Físicas e materiais Contrapartidas remuneratórias

23 Fecho Fecho da entrevista

24 Validação de comportamentos e características pessoais Entre um emprego de remuneração fixo que satisfaz as suas necessidades, mas que pode ultrapassar significativamente o primeiro se atingir os objectivos fixados, por qual optaria?

25 Apresentação da empresa, Função e Contrapartidas A Empresa Razões de recrutamento Conteúdo da função Condições Físicas e materiais Contrapartidas remuneratórias

26 Fecho da entrevista Bem, Sr. Lopes, se não tem mais perguntas a fazer ou se não necessita de mais esclarecimentos podemos ficar por aqui. Em nome da Empresa Alta Segurança, S.A. agradeço o tempo que nos dedicou e também a informação que nos proporcionou. Tal como lhe disse no início tenho de realizar mais algumas entrevistas mas espero finalizá-las no final da próxima semana. A nossa companhia voltará a entrar em contacto com o senhor para o informar da decisão da sua candidatura, quer seja uma decisão positiva ou negativa. Se a decisão for positiva informá-lo-à do dia que deverá voltar para trazer documentos (ou outra coisa).

27 O registo da Entrevista Nome: Primeira impressão: Elementos curriculares e competências profissionais: indícios/sinais: Características Cognitivas Características de sociabilidade Características de personalidade Motivações: Características Cognitivas Características Características sociabilidade personalidade

28 Validação de comportamentos e características pessoais Entre um emprego de remuneração fixo que satisfaz as suas necessidades, mas que pode ultrapassar significativamente o primeiro se atingir os objectivos fixados, por qual optaria?

29 Apresentação da empresa, Função e Contrapartidas A Empresa Razões de recrutamento Conteúdo da função Condições Físicas e materiais Contrapartidas remuneratórias

30 Fecho da entrevista Bem, Sr. Lopes, se não tem mais perguntas a fazer ou se não necessita de mais esclarecimentos podemos ficar por aqui. Em nome da Empresa Alta Segurança, S.A. agradeço o tempo que nos dedicou e também a informação que nos proporcionou. Tal como lhe disse no início tenho de realizar mais algumas entrevistas mas espero finalizá-las no final da próxima semana. A nossa companhia voltará a entrar em contacto com o senhor para o informar da decisão da sua candidatura, quer seja uma decisão positiva ou negativa. Se a decisão for positiva informá-lo-à do dia que deverá voltar para trazer documentos (ou outra coisa).

31 Validação de comportamentos e características pessoais Entre um emprego de remuneração fixo que satisfaz as suas necessidades, mas que pode ultrapassar significativamente o primeiro se atingir os objectivos fixados, por qual optaria?

32 Apresentação da empresa, Função e Contrapartidas A Empresa Razões de recrutamento Conteúdo da função Condições Físicas e materiais Contrapartidas remuneratórias

33 Fecho da entrevista Bem, Sr. Lopes, se não tem mais perguntas a fazer ou se não necessita de mais esclarecimentos podemos ficar por aqui. Em nome da Empresa Alta Segurança, S.A. agradeço o tempo que nos dedicou e também a informação que nos proporcionou. Tal como lhe disse no início tenho de realizar mais algumas entrevistas mas espero finalizá-las no final da próxima semana. A nossa companhia voltará a entrar em contacto com o senhor para o informar da decisão da sua candidatura, quer seja uma decisão positiva ou negativa. Se a decisão for positiva informá-lo-à do dia que deverá voltar para trazer documentos (ou outra coisa).

34 FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO Nome: Posto: Data da Entrevista: Entrevistador: Pontuação das dimensões: Dimensão 1 Inade quado Excelente (0) (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) Total:

35 Validação de comportamentos e características pessoais Entre um emprego de remuneração fixo que satisfaz as suas necessidades, mas que pode ultrapassar significativamente o primeiro se atingir os objectivos fixados, por qual optaria?

36 Apresentação da empresa, Função e Contrapartidas A Empresa Razões de recrutamento Conteúdo da função Condições Físicas e materiais Contrapartidas remuneratórias

37 Fecho da entrevista Bem, Sr. Lopes, se não tem mais perguntas a fazer ou se não necessita de mais esclarecimentos podemos ficar por aqui. Em nome da Empresa Alta Segurança, S.A. agradeço o tempo que nos dedicou e também a informação que nos proporcionou. Tal como lhe disse no início tenho de realizar mais algumas entrevistas mas espero finalizá-las no final da próxima semana. A nossa companhia voltará a entrar em contacto com o senhor para o informar da decisão da sua candidatura, quer seja uma decisão positiva ou negativa. Se a decisão for positiva informá-lo-à do dia que deverá voltar para trazer documentos (ou outra coisa).

38 FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO Nome: Posto: Data da Entrevista: Entrevistador: Pontuação das dimensões: Dimensão 1 Inade quado Excelente (0) (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) Total:

39 FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO Pontuação diferencial: Dimensão Peso [1] Pontuação [2] Total [3] Inteligência Geral Aptidão verbal Atenção Iniciativa Resistência à monotonia Excesso de confiança Pontuação total: [1] Peso dado a cada dimensão em função da sua importância para o posto (numa extensão de 100 pontos) [2] A avaliação do sujeito em cada dimensão [3] Multiplicação do peso pela pontuação em cada dimensão

UMA PONTE ENTRE O MEIO ACADÉMICO E PROFISSIONAL

UMA PONTE ENTRE O MEIO ACADÉMICO E PROFISSIONAL UMA PONTE ENTRE O MEIO ACADÉMICO E PROFISSIONAL GUIA DO CANDIDATO Queres saber mais sobre a Católica Students Corporation? Gostavas de te candidatar mas não sabes como o fazer? Não te preocupes: através

Leia mais

ANÚNCIO DE CONCURSO. Recrutamento do Candidato de Cabo Verde/ CEDEAO para o Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI)

ANÚNCIO DE CONCURSO. Recrutamento do Candidato de Cabo Verde/ CEDEAO para o Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) ANÚNCIO DE CONCURSO Recrutamento do Candidato de Cabo Verde/ CEDEAO para o Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) O presente anúncio tem por objectivo selecionar um candidato de

Leia mais

Atendimento e Venda. Cátia Oliveira

Atendimento e Venda. Cátia Oliveira Atendimento e Venda Cátia Oliveira Índice Atendimento e Venda... 1 Introdução:... 3 Identidade Corporativa:... 4 Atendimento ao cliente:... 5 Empatia:... 6 Outras competências do atendedor:... 6 Atitude

Leia mais

Técnicas de Negociação e Argumentação

Técnicas de Negociação e Argumentação Técnicas de Negociação e Argumentação R.M.L 11º I Preparação - Estudo, recolha de informação e planeamento A preparação é o planeamento básico. O seu objetivo é a fortificação da sua argumentação e o enfraquecimento

Leia mais

Regulamento de Estágios

Regulamento de Estágios Regulamento de Estágios 01.10.05 Conteúdo Enquadramento... 3 1 Caracterização... 3 2 Candidatura... 3 2.1 Estágios organizados pelos estudantes... 3 2.1.1 Trabalhadores estudantes... 3 3 Colocação... 4

Leia mais

ANÚNCIO DE CONCURSO. Concurso de Recrutamento de Oficiais 4º Ajudante

ANÚNCIO DE CONCURSO. Concurso de Recrutamento de Oficiais 4º Ajudante ANÚNCIO DE CONCURSO Concurso de Recrutamento de Oficiais 4º Ajudante O presente anúncio de recrutamento é coordenado pela Direcção Geral da Administração Pública (DGAP) e de acordo com os novos procedimentos

Leia mais

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais. PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais.  PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL PLANO DE CURSO PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL Formação para Profissionais + 2.000 Cursos Disponíveis A Melhor e Maior Oferta de Formação em Portugal + 1.300 Cursos na

Leia mais

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação.

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação. IMPORTANTE: Em ótimas condições do ambiente, a grande maioria das pessoas pode ter a capacidade de desempenhar-se adequadamente em quaisquer das seguintes competências. Referimo-nos a "ótimas condições"

Leia mais

Trabalho elaborado por: Cândida Carneiro nº4

Trabalho elaborado por: Cândida Carneiro nº4 Trabalho elaborado por: Cândida Carneiro nº4 Noção e objectivos da função comercial O departamento de vendas é considerado por muitos como mais importante da empresa, porque consideram, e com razão, que

Leia mais

Engenharia Química: Empregabilidade FEUP Jornadas do Departamento de Engenharia Química

Engenharia Química: Empregabilidade FEUP Jornadas do Departamento de Engenharia Química 1 Engenharia Química: Empregabilidade FEUP Jornadas do Departamento de Engenharia Química 9 Novembro 2010 2 Agenda 1. Empresas Sonae 2. Sonae Indústria 3. Processo de Recrutamento e Selecção 4. O que valorizamos

Leia mais

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Manuel I de Beja

Escola Secundária com 3º Ciclo D. Manuel I de Beja Escola Secundária com 3º Ciclo D. Manuel I de Beja Psicologia B 12º ano Ano lectivo 2011/2012 Critérios de avaliação Competências: Equacionar a Psicologia no panorama geral das ciências; Capacidades de

Leia mais

2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo?

2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo? As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego Tem uma entrevista de emprego e não sabe o que vão perguntar? Nós daremos uma ajuda para saber o que responder. Leia com atenção, treine e boa

Leia mais

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL...

PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... COMPETÊNCIA SOCIAL... 5º CONGRESSO CERCILEI HUMANIZAR PARA INTEGRAR A IMPORTÂNCIA DA DIFERENÇA A NO PROJECTO SER PESSOA PROGRAMA DE SOCIAIS PROGRAMA DE SOCIAIS Celeste Simões DEER / FMH / UTL o O que é a competência social

Leia mais

Entrevista Carreira Correio Braziliense

Entrevista Carreira Correio Braziliense Entrevista Carreira Correio Braziliense 1. Por que as habilidades pessoais (ou socioemocionais) são cada vez valorizadas? As pessoas são contratadas por seu currículo, ou seja, pela formação acadêmica

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A COMERCIAL. PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a Comercial Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/6

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A COMERCIAL. PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a Comercial Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/6 PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A COMERCIAL PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a Comercial Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/6 ÁREA DE ACTIVIDADE OBJECTIVO GLOBAL - COMÉRCIO - Vender produtos e/ou serviços

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO O SUCESSO DA SUA FUTURA UNIDADE COMEÇA EM RECRUTAR AS PESSOAS CERTAS INTRODUÇÃO A entrevista não é uma prova de força ou um exercício para o ego. É uma chance para que você encontre

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

M U N I C Í P I O D E M E A L H A D A C Â M A R A M U N I C I P A L PROCEDIMENTO CONCURSAL ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

M U N I C Í P I O D E M E A L H A D A C Â M A R A M U N I C I P A L PROCEDIMENTO CONCURSAL ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PROCEDIMENTO CONCURSAL ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Para os devidos efeito torna-se público que se encontra aberto procedimento concursal com vista à constituição de relação jurídica de emprego

Leia mais

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Instrutor/Orientador Sigmar Sabin www. sigmarsabin.com.br comercial@ sigmarsabin.com.br 41.99666.8183 Whats APOIO Gandara Representações Realização Parabéns!!!

Leia mais

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RH

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RH INDICE INÍCIO DA ENTREVISTA... ROTEIRO DE ENTREVISTAS PARA TODOS OS TIPOS DE CARGO... ROTEIRO DE ENTREVISTAS PARA O NÍVEL DE GESTÃO... FINAL DA ENTREVISTA... 03 04 05 06 RECRUTAMENTO & SELEÇÃO Srs. Gestores,

Leia mais

AVISO DE ABERTURA CONTRATAÇÃO DE ESCOLA RECRUTAMENTO DE TÉCNICO ESPECIALIZADO PSICÓLOGO(A) I. Procedimentos

AVISO DE ABERTURA CONTRATAÇÃO DE ESCOLA RECRUTAMENTO DE TÉCNICO ESPECIALIZADO PSICÓLOGO(A) I. Procedimentos AVISO DE ABERTURA CONTRATAÇÃO DE ESCOLA RECRUTAMENTO DE TÉCNICO ESPECIALIZADO PSICÓLOGO(A) I. Procedimentos O presente concurso de contratação de escola desenvolver-se-á de acordo com os seguintes procedimentos:

Leia mais

REF.ª 23/2017_DRPD_ASA

REF.ª 23/2017_DRPD_ASA REF.ª 23/2017_DRPD_ASA RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO PARA O DEPARTAMENTO DE RECURSOS PATRIMONIAIS E DOCUMENTAIS A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC)

Leia mais

1. Processo de venda. 7 Regras para Fazer Prospecção de Clientes. Este conteúdo faz parte da série: Funil de Vendas Ver 3 posts dessa série

1. Processo de venda. 7 Regras para Fazer Prospecção de Clientes. Este conteúdo faz parte da série: Funil de Vendas Ver 3 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Funil de Vendas Ver 3 posts dessa série O que é: a prospecção pode ser vista como o processo de conquista de novos clientes. Está estritamente ligada ao crescimento e

Leia mais

Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo. 1º Ciclo do Ensino Básico

Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo. 1º Ciclo do Ensino Básico Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo 1º Ciclo do Ensino Básico Ano lectivo 2009/2010 1 I. Introdução De acordo com a legislação em vigor (Portaria 72/2006 de 24 de Agosto), a avaliação deverá incidir

Leia mais

Curso-Piloto de Formação de Consultores de Negócios. Módulo 2 Compreender o próprio negócio

Curso-Piloto de Formação de Consultores de Negócios. Módulo 2 Compreender o próprio negócio José Soares Ferreira Projecto financiado com apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela

Leia mais

Curso Profissional de Técnico de Comércio 2011/ º ano Turma I. Disciplina: Comercializar e Vender. Módulo 8

Curso Profissional de Técnico de Comércio 2011/ º ano Turma I. Disciplina: Comercializar e Vender. Módulo 8 Curso Profissional de Técnico de Comércio 2011/2014 11º ano Turma I Disciplina: Comercializar e Vender Módulo 8 Trabalho realizado por: Ana Teixeira Nº21217 11ºI Índice Introdução... 3 Atendimento... 4

Leia mais

PEEC PROGRAMA DE ESTÁGIOS EXTRA CURRICULAR

PEEC PROGRAMA DE ESTÁGIOS EXTRA CURRICULAR 1 PEEC PROGRAMA DE ESTÁGIOS EXTRA CURRICULAR 5º EDIÇÃO 2012/2013 2 PEEC PROGRAMA DE ESTÁGIOS EXTRA CURRICULAR DA FCUP O Programa de Estágios Extra Curricular (PEEC) é um programa de estágios para estudantes

Leia mais

Prof. Hamilton Ferreira de Assis

Prof. Hamilton Ferreira de Assis Prof. Hamilton Ferreira de Assis aprimore.capacitacao@hotmail.com www.aprimore.net CNPJ: 13.103.583/0001-28 Rua Tomé de Souza, 418, Sarandi. Candeias-Ba E-mail: aprimore.capacitacao@hotmail.com No fundo,

Leia mais

Caderno do Estagiário

Caderno do Estagiário Caderno do Estagiário ÍNDICE Objetivos do Estágio Curricular e Relatório Prazos e Procedimentos Deveres do Estagiário 1 OBJECTIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR E RELATÓRIO Com o estágio curricular pretende-se

Leia mais

TREINAMENTO COMERCIAL

TREINAMENTO COMERCIAL TREINAMENTO COMERCIAL Potencializando a Equipe de Vendas Conceitos Equivocados Sou atendente e não vendedora; Não reconhecer a área de vendas como profissão; Não tenho dom de vender. Potencializando a

Leia mais

AS VENDAS E AS PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS

AS VENDAS E AS PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS AS VENDAS E AS PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS MARKETING Marketing é a parte do processo de produção e de troca que está relacionado com o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor. É popularmente definida

Leia mais

O papel do técnico de acompanhamento

O papel do técnico de acompanhamento O papel do técnico de acompanhamento SANDRA PINHO Objetivos Reconhecer as mais valias da pessoa com deficiências e incapacidades no trabalho Reconhecer a importância do técnico especializado de acompanhamento

Leia mais

GUIÃO DA ENTREVISTA AOS DIRECTORES DE CURSO PROFISSIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

GUIÃO DA ENTREVISTA AOS DIRECTORES DE CURSO PROFISSIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO GUIÃO DA ENTREVISTA AOS DIRECTORES DE CURSO PROFISSIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO ANEXO II - 6 I. Tema: As atribuições do Director de Curso Profissional do Ensino Secundário em escolas da rede pública e o

Leia mais

Parceiro de Média: Fórum de Recrutamento Lisboa. 15 de Outubro Recruiting Excellence for Africa.

Parceiro de Média: Fórum de Recrutamento Lisboa. 15 de Outubro Recruiting Excellence for Africa. Parceiro de Média: Fórum de Recrutamento Lisboa 15 de Outubro 2011 Recruiting Excellence for Africa www.careersinafrica.com Fóruns de recrutamento da Careers in Africa Londres Nova Iorque Lisboa Paris

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The

Leia mais

Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso

Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso ANO LETIVO: 2016/2017 Amadeo de Souza-Cardoso Critérios Gerais de Avaliação do Agrupamento Dando cumprimento ao disposto no Decreto-Lei 139/2012, na sua redação atual, e no Despacho normativo nº 1-F/2016,

Leia mais

Curso de Mediaçã o de Conflitos

Curso de Mediaçã o de Conflitos Curso de Mediaçã o de Conflitos Objetivos Gerais/Competências visadas: Dotar os formandos de um conjunto de competências que permitam problematizar, analisar e refletir sobre situações práticas de gestão

Leia mais

Comunicação e Imagem do Assistente Técnico no Atendimento

Comunicação e Imagem do Assistente Técnico no Atendimento Comunicação e Imagem do Assistente Técnico no Atendimento Claudia Nogueira Rodrigues 28 de Maio de 2011 Centro Hospitalar do Porto Papel do Assistente Técnico de Saúde Visão Melhor Hospital para cuidar

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FICHA DE AUTO AVALIAÇÃO ASSISTENTE OPERACIONAL

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FICHA DE AUTO AVALIAÇÃO ASSISTENTE OPERACIONAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO ESCOLA EB/S VIEIRA DE ARAÚJO VIEIRA DO MINHO SIADAP 3 AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FICHA DE AUTO AVALIAÇÃO ASSISTENTE OPERACIONAL Avaliado Carreira/Categoria Unidade

Leia mais

Nada disto. Sintomas característicos:

Nada disto. Sintomas característicos: Nada disto. Sabemos hoje que a Perturbação de Hiperactividade com Défice da Atenção tem uma base essencialmente neuropsicológica. Assim, compreendemos que o comportamento destas crianças resulta das suas

Leia mais

obrigada pela presença Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind

obrigada pela presença Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind obrigada pela presença Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind Treinamento TÉCNICAS DE VENDAS Conceito de Vendas: É o processo pessoal ou impessoal de persuadir um possível cliente a

Leia mais

Educação / Expressão Expressões Artística s Plástica. Físicomotoras. Artísticas Musical

Educação / Expressão Expressões Artística s Plástica. Físicomotoras. Artísticas Musical Fevereiro Janeiro Dezembro Novembro Setembro Outubro Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Estudo do Meio Língua Portuguesa Matemática Físicomotoras Educação / Expressão Expressões Artística

Leia mais

Programa de Estágios Extra-Curricular (PEEC)

Programa de Estágios Extra-Curricular (PEEC) Programa de Estágios Extra-Curricular (PEEC) Faculdade de Ciências da U.Porto Ano 2016/2017 Regulamento 2 O QUE É O PROGRAMA PEEC DA FCUP? O Programa de Estágios Extra-Curricular (PEEC) é um programa de

Leia mais

Ganhar mais, só com muito esforço. Ronaldo Bianchi

Ganhar mais, só com muito esforço. Ronaldo Bianchi Negociação Ganhar mais, só com muito esforço Ronaldo Bianchi 1 Negociação Negociação como a principal competência na administração Porque negociar? Saber negociar é inato? 2 Porque saber negociar? Para

Leia mais

OPQ Perfil OPQ. Relatório de Inteligência Emocional. Nome Sample Candidate. Data 23 outubro

OPQ Perfil OPQ. Relatório de Inteligência Emocional. Nome Sample Candidate. Data 23 outubro OPQ Perfil OPQ Relatório de Inteligência Emocional Nome Sample Candidate Data www.ceb.shl.com INTRODUÇÃO Este relatório descreve as competências-chave para o da Inteligência Emocional (IE), que se pode

Leia mais

MANUAL DO ESTAGIÁRIO LEONARDO DA VINCI PROJECTO MOVE- MOBILITY OVER EUROPE ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA

MANUAL DO ESTAGIÁRIO LEONARDO DA VINCI PROJECTO MOVE- MOBILITY OVER EUROPE ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA MANUAL DO ESTAGIÁRIO LEONARDO DA VINCI PROJECTO MOVE- MOBILITY OVER EUROPE ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA V1. Junho 2011 ÍNDICE 1. PROGRAMA LEONARDO DA VINCI... 3 2. Projecto Move Mobility Over

Leia mais

BANCO DE CABO VERDE ANÚNCIO DE CONCURSO. 1. Enquadramento

BANCO DE CABO VERDE ANÚNCIO DE CONCURSO. 1. Enquadramento ANÚNCIO DE CONCURSO 1. Enquadramento Pretende o Banco de Cabo Verde (BCV) recrutar Técnico Superior para o Departamento de Supervisão das Instituições Financeiras (DSF). 2. Conteúdo da Função Esta Função

Leia mais

Descrição de Funções Biblioteca Municipal de Faro (FBM)

Descrição de Funções Biblioteca Municipal de Faro (FBM) Título da Função: DIRECÇÃO Reporta a: Chefe de Divisão / Directora de Departamento Gerir actividades e pessoal Planeamento e proposta de políticas e estratégias de actuação Proposta de Plano Anual de Actividades

Leia mais

Regulamento do Concurso

Regulamento do Concurso Recrutamento de dois(duas) Economistas, com especialização em Economia Industrial e em Mobilidade e Transportes (no contexto da Regulação Económica na UE) para a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes

Leia mais

BRIGHT LISBON AGEN CY MANUAL DE RECRUTAMENTO

BRIGHT LISBON AGEN CY MANUAL DE RECRUTAMENTO AGEN CY MANUAL DE RECRUTAMENTO É isto que queres? AGEN C Y Se estás a ler isto é porque estás a considerar candidatar-te a um lugar na Bright Lisbon Agency e neste manual damos-te todas as informações

Leia mais

Técnicas de Vendas. A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar

Técnicas de Vendas. A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar Técnicas de Vendas A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar Nada acontece até que alguém venda algo São palavras de Mary Kay Ash. Esse é o ponto de partida. O início

Leia mais

Perfil Caliper de Vendas. The Inner Seller Report

Perfil Caliper de Vendas. The Inner Seller Report Perfil Caliper de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Perfil Caliper de Vendas The Inner Seller Report Página 1

Leia mais

CRITÉRIOS DE CONTRATAÇÃO DE ESCOLA 2017/2018

CRITÉRIOS DE CONTRATAÇÃO DE ESCOLA 2017/2018 CRITÉRIOS DE CONTRATAÇÃO DE ESCOLA 2017/2018 CAPITULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS 1. O Decreto-lei 132/2012, de 27 de junho, alterado pelo Decreto-Lei n.º 146/2013, de 22 de outubro, pela Lei 80/2013 de 28

Leia mais

PRÁCTICA PROCESSUAL CIVIL. Consulta Jurídica

PRÁCTICA PROCESSUAL CIVIL. Consulta Jurídica PRÁCTICA PROCESSUAL CIVIL Consulta Jurídica 1ª Sessão Carla de Sousa Advogada 1º Curso de Estágio 2011 1 Sumário I - A consulta jurídica 1.1 A Consulta ao Cliente 1.2 Tentativa de resolução amigável 1.3

Leia mais

REF.ª 22/2017_DRH_ASA RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO PARA O DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

REF.ª 22/2017_DRH_ASA RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO PARA O DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS REF.ª 22/2017_DRH_ASA RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO PARA O DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) pretende recrutar

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA ANO LETIVO 2016/2017 TÉCNICOS ESPECIALIZADOS - PSICÓLOGO (M/F) Abertura de Concurso-Horário nº 51

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA ANO LETIVO 2016/2017 TÉCNICOS ESPECIALIZADOS - PSICÓLOGO (M/F) Abertura de Concurso-Horário nº 51 CONTRATAÇÃO DE ESCOLA ANO LETIVO 2016/2017 150745 TÉCNICOS ESPECIALIZADOS - PSICÓLOGO (M/F) Abertura de Concurso-Horário nº 51 De acordo com Despacho do Senhor Secretário de Estado do Ensino e da Administração

Leia mais

Critérios de seleção para a contratação de técnicos especializados - Psicólogo

Critérios de seleção para a contratação de técnicos especializados - Psicólogo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VALE TAMEL Sede: Escola Básica e Secundária Vale Tamel Critérios de seleção para a contratação de técnicos especializados - Psicólogo 2015/2016 Decreto-Lei nº 83-A/2014 de 23 de

Leia mais

Caderno 3 RECONHECIMENTO DA SITUAÇÃO

Caderno 3 RECONHECIMENTO DA SITUAÇÃO Caderno 3 Caderno 3 RECONHECIMENTO DA SITUAÇÃO Agora que tens espaço mental, podemos então passar a olhar para a situação que tens em mente e que queres resolver. Existem situações onde temos aquela sensação

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO, ACÇÃO SOCIAL E DEFESA DO AMBIENTE. Ofertas de Emprego

ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO, ACÇÃO SOCIAL E DEFESA DO AMBIENTE. Ofertas de Emprego Ofertas de Emprego Director do Controlo de Qualidade (M/F) Campo Maior Freguesia de S. João Baptista Habilitações: Licenciatura Horário: Diurno (8H 17H) Função: Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade,

Leia mais

Auditoria DISC. Juan Prueba

Auditoria DISC. Juan Prueba Auditoria DISC Juan Prueba 26/03/2016 1 Introdução à metodologia D.I.S.C. Este relatório baseia-se na metodologia D.I.S.C. e o seu objectivo é o de ajudar aos processos de progressão e selecção. D.I.S.C.

Leia mais

Escola EB1/PE da Nazaré

Escola EB1/PE da Nazaré Escola EB1/PE da Nazaré Projeto Clube da Matemática Atividade de Enriquecimento Curricular Docentes: Adelaide Dória Carla Sofia Oliveira Ano lectivo 2011/2012 A escola pode e deve proporcionar aos alunos

Leia mais

REF.ª 9/2017_PDC_TSP RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA O DEPARTAMENTO DE PREÇOS E DEFESA DO CONSUMIDOR

REF.ª 9/2017_PDC_TSP RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA O DEPARTAMENTO DE PREÇOS E DEFESA DO CONSUMIDOR REF.ª 9/2017_PDC_TSP RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA O DEPARTAMENTO DE PREÇOS E DEFESA DO CONSUMIDOR A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) pretende recrutar

Leia mais

AVISO DE ABERTURA CONTRATAÇÃO DE TÉCNICO ESPECIALIZADO PSICÓLOGO

AVISO DE ABERTURA CONTRATAÇÃO DE TÉCNICO ESPECIALIZADO PSICÓLOGO AVISO DE ABERTURA CONTRATAÇÃO DE TÉCNICO ESPECIALIZADO PSICÓLOGO HORÁRIO Nº 16 ANO LETIVO 2016-2017 Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, alterado pelo Decreto-Lei nº 146/2013, de 22 de outubro, pela

Leia mais

Normas de funcionamento das disciplinas de História e Geografia

Normas de funcionamento das disciplinas de História e Geografia Direcção Regional de Educação do Centro MATERIAL NECESSÁRIO PARA A AULA Manual Escolar Caderno Diário Contrato Pedagógico Plano Individual de Trabalho ( PIT) Fichas de avaliação Caderneta escolar Outro

Leia mais

O que é venda consultiva

O que é venda consultiva Este conteúdo faz parte da série: Vendas Ver 7 posts dessa série O que é venda consultiva A venda consultiva é uma forma de comunicação que tem o objetivo de identificar e resolver as necessidades de um

Leia mais

PROCEDIMENTO. Gestão de Recursos

PROCEDIMENTO. Gestão de Recursos 1 Objetivo Descrever as atividades do processo de gestão de recursos de modo a: Disponibilizar os recursos necessários, ao nível de capacidades, competências, tecnologias, pessoas, equipamentos e instalações

Leia mais

Recrutamento de um(a) Economista para a área da Supervisão dos Mercados da Mobilidade para a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes

Recrutamento de um(a) Economista para a área da Supervisão dos Mercados da Mobilidade para a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes Recrutamento de um(a) Economista para a área da Supervisão dos Mercados da Mobilidade para a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes Ref. N.º ECON_SUP_1_SMM /AMT/2016 Regulamento do Concurso 1- A Autoridade

Leia mais

Precisa-se formadores(as) na zona de Beja. Cuidados Humanos básicos

Precisa-se formadores(as) na zona de Beja. Cuidados Humanos básicos DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO Núcleo Distrital de Beja da EAPN Portugal Novembro 2014 Precisa-se formadores(as) na zona de Beja. Cuidados Humanos básicos Procura-se Formador/a na Zona de Beja para ministrar

Leia mais

Departamento Curricular de Línguas

Departamento Curricular de Línguas Escola Básica Integrada c/ji Fialho de Almeida- Cuba Departamento Curricular de Línguas Ano Lectivo de 2007/2008 Critérios de avaliação Em reunião de Departamento Curricular de Línguas e de acordo com

Leia mais

Departamento Pessoal

Departamento Pessoal Departamento Pessoal Para desenvolver suas atividades a empresa precisa de pessoas, as. quais constituem os seus recursos humanos. Elas são fundamentais para que a empresa possa atingir seus objetivos

Leia mais

ATA DE REUNIÃO PARA PROCEDIMENTO CONCURSAL

ATA DE REUNIÃO PARA PROCEDIMENTO CONCURSAL Procedimento Concursal: x A termo Indeterminado Dirigente Assistente Operacional Assistente Operacional Superior Assistente Técnico Assistente Técnico 1º grau x Técnico Superior Técnico Superior 2º grau

Leia mais

Identificação da modalidade de contrato de trabalho a termo resolutivo: Termo Resolutivo Certo, duração anual (ano escolar)

Identificação da modalidade de contrato de trabalho a termo resolutivo: Termo Resolutivo Certo, duração anual (ano escolar) Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda AVISO nº 3 Concurso a contrato de escola Código de recrutamento: técnico especializado Docente de Mecânica (Cursos profissionais) _ 22h O concurso de contratação

Leia mais

Volta de Apoio ao Emprego 2017 Empreendedorismo Social: uma alavanca no desenvolvimento das competências transversais

Volta de Apoio ao Emprego 2017 Empreendedorismo Social: uma alavanca no desenvolvimento das competências transversais Empreendedorismo Social: uma alavanca no desenvolvimento das competências transversais Isabel Ferreira (iferreira@ipca.pt) Guimarães, 25 maio de 2017 Volta de Apoio ao Emprego 2017 Agenda: 1. Enquadramento

Leia mais

Dificuldades no âmbito da comunicação. ecolalia Perturbação na linguagem défices na capacidade de. comunicar

Dificuldades no âmbito da comunicação. ecolalia Perturbação na linguagem défices na capacidade de. comunicar NA SUA OPINIÃO, QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS COM PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO? Categorias Indicadores Unidades de Sentido Frequência perturbação da linguagem Este transtorno

Leia mais

CLUBE DE EMPREGO SOCIOHABITAFUNCHAL PLANO DE ACTIVIDADES

CLUBE DE EMPREGO SOCIOHABITAFUNCHAL PLANO DE ACTIVIDADES PLANO DE ACTIVIDADES 2010 2011 Identificação Entidade: Sociohabitafunchal, E.M Animadora: Célia Dantas Localização: Centro Cívico de Santo António Designação O Clube de Emprego é um serviço promovido pelo

Leia mais

O telefone como instrumento da imagem. Camila Jardim

O telefone como instrumento da imagem. Camila Jardim O telefone como instrumento da imagem O telefone como instrumento da imagem Objectivos específicos: Identificar a importância do sorriso no atendimento telefónico O telefone como instrumento da imagem

Leia mais

NORMAS DE IMAGEM E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

NORMAS DE IMAGEM E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE NORMAS DE IMAGEM E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE Março 2010 SERVIÇOS CENTRAIS Lisboa Av. do Brasil, 45-1º 1749-053 Lisboa T. 21 792 81 80 F. 21 793 78 69 secretariado@rodoviariadelisboa.pt www.rodoviariadelisboa.pt

Leia mais

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ)

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICOS SUPERIORES BACHARÉIS, LICENCIADOS E MESTRES CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) GUIA DE CURSO ÍNDICE 1 - Objectivo do curso 2 - Destinatários 3 - Pré-requisitos

Leia mais

REF.ª 8/2017_PDC_TSP RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA O DEPARTAMENTO DE PREÇOS E DEFESA DO CONSUMIDOR

REF.ª 8/2017_PDC_TSP RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA O DEPARTAMENTO DE PREÇOS E DEFESA DO CONSUMIDOR REF.ª 8/2017_PDC_TSP RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA O DEPARTAMENTO DE PREÇOS E DEFESA DO CONSUMIDOR A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) pretende recrutar

Leia mais

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais. PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais.  PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL PLANO DE CURSO PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL Formação para Profissionais + 2.000 Cursos Disponíveis A Melhor e Maior Oferta de Formação em Portugal + 1.300 Cursos na

Leia mais

27 vagas abertas para estágios profissionais IEFP 12 meses

27 vagas abertas para estágios profissionais IEFP 12 meses PROGRAMA ESTÁGIOS PROFISSIONAIS EM CASCAIS 27 vagas abertas para estágios profissionais IEFP 12 meses (atualizado a 09.08) Referência Área/função Entidade Habilitações Requisitos Candidatura 42/2013 IG

Leia mais

I Seminário Nacional RED Rendimento Escolar e Desenvolvimento

I Seminário Nacional RED Rendimento Escolar e Desenvolvimento Rendimento Escolar e Desenvolvimento Aferição do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On para estudantes do Ensino Básico Português Candeias, Diniz, Pires, Rebelo & Franco 17 novembro 2012 Universidade

Leia mais

Técnicas de negociação. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Técnicas de negociação. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Vera Ariza Revisão NT Editora e Figuramundo Projeto Gráfico NT Editora Editoração Eletrônica NT Editora e Figuramundo Capa NT Editora NT Editora, uma empresa do Grupo NT SCS Q2 - Bl. D - Salas 307

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE TÉCNICOS ESPECIALIZADOS TERAPEUTA DA FALA TERAPEUTA OCUPACIONAL

CONTRATAÇÃO DE TÉCNICOS ESPECIALIZADOS TERAPEUTA DA FALA TERAPEUTA OCUPACIONAL CONTRATAÇÃO DE TÉCNICOS ESPECIALIZADOS TERAPEUTA DA FALA TERAPEUTA OCUPACIONAL 1 - Abertura do concurso Ao abrigo do n. 3, do art.º 38, do Decreto-Lei n.º- 132/2012, de 27 de junho, com a nova redação

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO. Recrutamento de Dirigente Intermédio

REGULAMENTO DO CONCURSO. Recrutamento de Dirigente Intermédio REGULAMENTO DO CONCURSO Recrutamento de Dirigente Intermédio O presente anúncio de concurso interno é coordenado pela Direcção Geral da Administração Pública DGAP, de acordo com os normativos de Recrutamento

Leia mais

Projecto de Experiências Pré- Profissionais

Projecto de Experiências Pré- Profissionais Projecto de Experiências Pré- Profissionais Introdução 3 1. Suporte Legal.3 2. Conceito de Experiências Pré-Profissionais.4 3. Objectivos...4 a) Gerais...4 b) Específicos.. 4 4. Proposta de realização

Leia mais

SIADAP LEI N.º 66-B/2007 de 28 de Dezembro

SIADAP LEI N.º 66-B/2007 de 28 de Dezembro Âmbito de aplicação (art.º 2.º) SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO E DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SIADAP Âmbito genérico de aplicação: - Administração directa do Estado; - Administração

Leia mais

ATA DE REUNIÃO PARA PROCEDIMENTO CONCURSAL

ATA DE REUNIÃO PARA PROCEDIMENTO CONCURSAL Procedimento Concursal: A termo X Indeterminado Dirigente Assistente Operacional Assistente Operacional Superior Assistente Técnico x Assistente Técnico 1º grau Técnico Superior Técnico Superior 2º grau

Leia mais

Parte I. Indice. Introdução

Parte I. Indice. Introdução Indice Introdução ----- 2 Parte I Capítulo 1 A inteligência emocional clarificação conceptual 1. As inteligências sociais e afectivas --- 5 1.1 A inteligência moral --- 7 1.2 A inteligência afectiva ---

Leia mais

Inteligência Lingüística:

Inteligência Lingüística: Inteligência Lingüística: Capacidade de lidar bem com a linguagem, tanto na expressão verbal quanto escrita. A linguagem é considerada um exemplo preeminente da inteligência humana. Seja pra escrever ou

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DIÁRIA 19/01/2011

PLANIFICAÇÃO DIÁRIA 19/01/2011 INSTITUIÇÃO FORMADORA: ISEC CURSO: Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino Básico PLANIFICAÇÃO DIÁRIA 19/01/2011 INSTITUIÇÃO DE INTERVENÇÃO: Jardim

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada Correio(s) electrónico(s) Maria Neves Rua do Passal, Nº 46, 1º D, 9500-096 Ponta Delgada Telemóvel 936602762 / 926592751

Leia mais

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais. PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais.  PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL PLANO DE CURSO PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL Formação para Profissionais + 2.000 Cursos Disponíveis A Melhor e Maior Oferta de Formação em Portugal + 1.300 Cursos na

Leia mais

PLANO DE ORGANIZAÇÃO DA ACTIVIDADE LECTIVA. Alda Amaro Dr. João Paulo Trigueiros Expressões Artes Visuais (600)

PLANO DE ORGANIZAÇÃO DA ACTIVIDADE LECTIVA. Alda Amaro Dr. João Paulo Trigueiros Expressões Artes Visuais (600) Direcção Regional de Educação do Centro AULA ASSISTIDA Nº 16 PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA EM ARTES VISUAIS ANO LECTIVO 2011/2012 PLANO DE ORGANIZAÇÃO DA ACTIVIDADE LECTIVA IDENTIFICAÇÃO PROFESSOR ESTAGIÁRIO

Leia mais

Tema 4: A Inserção no Mercado de Trabalho: Pré-requisito para Independência Financeira. Profa. Ma. Arley Lobo

Tema 4: A Inserção no Mercado de Trabalho: Pré-requisito para Independência Financeira. Profa. Ma. Arley Lobo Tema 4: A Inserção no Mercado de Trabalho: Pré-requisito para Independência Financeira Profa. Ma. Arley Lobo O Funcionamento e a Descrição das Etapas de um Processo Seletivo O que é um processo seletivo?

Leia mais

MESTRADO DE QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Planificação Curricular Anual

MESTRADO DE QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Planificação Curricular Anual Identificação do Estagiário: Ana Catarina Tarré Simões Pedro Ano lectivo 2013/2014 Tema do PCT: Do bairro ao espaço, um mundo por descobrir Nº de crianças 15 Idades 3/4/5/6 anos PROBLEMÁTICA/CAMPO DE AÇÃO

Leia mais

Regulamento Concurso para Projeto de Pesquisa EDULOG

Regulamento Concurso para Projeto de Pesquisa EDULOG 1 Regulamento Concurso para Projeto de Pesquisa EDULOG I. EDULOG Think Tank para a Educação em Portugal O EDULOG é um Think Tank dedicado à Educação em Portugal, que tem como objetivo contribuir para a

Leia mais

Tema do Painel: Um novo paradigma de desenvolvimento profissional: Valorização de percursos e competências. Tema da Comunicação:

Tema do Painel: Um novo paradigma de desenvolvimento profissional: Valorização de percursos e competências. Tema da Comunicação: Tema do Painel: Um novo paradigma de desenvolvimento profissional: Valorização de percursos e competências Tema da Comunicação: O envolvimento das organizações e dos enfermeiros no desenvolvimento e reconhecimento

Leia mais