Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Automação Pneumática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Automação Pneumática"

Transcrição

1 Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Automação Pneumática Heitor Medeiros Florencio

2 Tecnologias de Automação Ótima força Elétrica Hidráulica Mecânica Pneumática Ótimas velocidades

3 Pneumática Pneumática: Provém da raiz grega PNEUMA, que significa fôlego, vento, sopro. Logo, pneumática é conceituada como sendo a matéria que trata dos movimentos e fenômenos dos gases. Eletropneumática: Ramo da pneumática que passa a utilizar a energia elétrica CC ou CA como fonte de energia para o acionamento de válvulas direcionais, compondo as assim as chamadas eletroválvulas e válvulas proporcionais.

4 Pressão Pressão: Em termos de pneumática, define-se pressão como sendo a força exercida em função da compressão do ar em um recipiente, por unidade de área interna dele. Unidade no S.I.: N/m² ou Pa (pascal)..

5 Pressão em Pneumática Pressão em um atuador pneumático: É a relação entre a força que se opõe ao movimento de extensão de um atuador e a seção transversal interna dele (área do pistão: Ap). P = F Ap

6 Vantagens Tecnologia Limpa O ar comprimido não causa risco de poluição ambiental. Excelente para aplicações na indústria alimentícia e farmacêutica. Facilidade no transporte: O ar comprimido é transportado por meio de tubulações, não existindo para esse caso a necessidade de linhas de retorno, como é feito nos sistemas hidráulicos. Facilidade no armazenamento: O ar é comprimido por um compressor e armazenado em um reservatório, não sendo assim necessário que o compressor trabalhe continuamente (só quando a pressão cai).

7 Vantagens Temperatura: O ar comprimido é insensível às oscilações da temperatura. Segurança: O ar comprimido não apresenta perigos de explosão ou incêndio. Se houvesse explosão por falha estrutural de um componente, tubulação ou do reservatório, a pressão do ar é relativamente baixa (6 a 12 bar).

8 Desvantagens Preparação: O ar comprimido requer uma boa preparação da qualidade do ar, isto é, isento de impurezas e umidade. Compressibilidade: Não é possível manter velocidade uniformes e constantes dos atuadores. Custo elevado: Custo alto de implantação: produção, preparação, distribuição e manutenção.

9 Unidade de Produção de Ar Comprimido Motor Elétrico Compressor Reservatório

10 Unidade de Produção de Ar Comprimido Exemplo: Compressor de Pistão.

11 Reservatórios Medidor de Pressão Válvula de Alivio de Pressão Simbologia Dreno

12 Unidade de Tratamento de Ar Comprimido Simbologia: Filtro-regulador com lubrificador: Filtro-regulador sem lubrificador:

13 Filtro de impurezas: Unidade de Tratamento de Ar Comprimido

14 Unidade de Tratamento de Ar Comprimido

15 Elementos da Pneumática Elementos de trabalho: Atuador pneumático Elemento de trabalho na pneumática que executa o trabalho realizado pelo ar comprimido. Elementos de comando: Válvula pneumática Elemento de trabalho na pneumática que orienta os fluxos de ar, impondo bloqueios, e controla a intensidade de força realizada pelo atuador.

16 Atuadores Pneumáticos

17 Atuadores Atuadores Lineares Rotativos Outros Simples Ação Dupla Ação Garras Músculo

18 Cilindro de Simples Ação Simbologia: Funcionamento:

19 Cilindro de Dupla Ação Simbologia: Funcionamento:

20 Atuadores Garra Paralela Radial 3 Pontos Angular

21 Atuadores Rotativos

22 Simbologia Atuadores Músculo

23 Atuadores Ventosas Ventosas: Força de sucção.

24 Válvulas Pneumáticas

25 Válvulas de Comando Válvulas que, ao receberem um impulso pneumático, mecânico ou elétrico, permitem que haja fluxo de ar comprimido em um sentido. Válvulas de controle direcional Válvulas de controle de fluxo Válvulas de bloqueio Válvulas de controle de pressão (válvula de alívio ou de segurança)

26 Válvulas de Comando Válvulas de controle direcional Válvulas de controle de fluxo Válvulas de bloqueio Válvulas de controle de pressão (válvula de alívio ou de segurança)

27 Representação das Válvulas Uma posição é representada por um retângulo. O número de retângulos justapostos indica o número de posições. Os orifícios são representados por pequenos traços colocados de fora do retângulo, que definem a posição mais frequente (posição normal).

28 Representação das Válvulas As vias ou ligações estão indicadas por setas ligando os orifícios. Os fechamentos estão indicados por um traço curto transversal, formando um T, colocado no interior do retângulo. O condutor de ar comprimido é representado por um pequeno círculo marcado internamente por outro menor e cheio, como se fosse um alvo. O condutor para a atmosfera tem um pequeno triângulo, representando a via de exaustão.

29 Representação Norma DIN/ISO 1219

30 Válvulas Direcionais Número de posições (norma ISO 1219): Exemplos:

31 Válvulas Direcionais Número de vias (norma ISO 1219): Exemplo:

32 Exemplos

33 Exemplos

34 Válvulas Direcionais Tipo de acionamento Musculares: Genérico: Botão: Botão com trava: Alavanca: Pedal:

35 Válvulas Direcionais Tipo de acionamento Mecânico: Came ou apalpador : Mola: Rolete: Tipo de acionamento Elétrico: Solenoide:

36 Válvulas de Comando Elétrico Válvulas direcionais pneumática comandadas por solenoide.

37 Válvulas de Comando Válvulas de controle direcional Válvulas de controle de fluxo Válvulas de bloqueio Válvulas de controle de pressão (válvula de alívio ou de segurança)

38 Válvula de Controle de Fluxo Variável Controla o fluxo em sentido único.

39 Válvulas de Comando Válvulas de controle direcional Válvulas de controle de fluxo Válvulas de bloqueio Válvulas de controle de pressão (válvula de alívio ou de segurança)

40 Válvula de bloqueio Retenção

41 Válvula de bloqueio Alternadora/Seletora (OU)

42 Válvula de bloqueio Simultaneidade (E)

43 Exemplo: Válvula Simultaneidade (E)

44 Exemplo: Válvula Simultaneidade (E)

45 Exemplo: Válvula Simultaneidade (E)

46 Válvulas de Comando Válvulas de controle direcional Válvulas de controle de fluxo Válvulas de bloqueio Válvulas de controle de pressão (válvula de alívio ou de segurança)

47 Válvulas - Limitadora de Pressão

48 Válvulas Reguladora de Pressão

49 Cadeia de Comando

50 Identificação dos Componentes Atuadores: Número sequencial + letra A (1A, 2A,...) Compressores: Número sequencial + letra P (1P, 2P,...) Válvulas: Número do atuador + letra V + Número sequencial (1V1, 2V1,..) Sensores fins de curso: Número do atuador + letra S + Numeração de estado Recuado: 1 Avançado: 2 Outros: Número de atuador + letra Z + Número sequencial

51 Exemplos e Simulação Softwares de Simulação: FluidSim AutomationStudio Exemplos!

52 Exemplo Num processo de fabricação de peças, o controle de qualidade é realizado visualmente, por um operador. As peças aprovadas são destinadas à esteira 1 e as peças reprovadas serão retrabalhadas e para isso serão destinadas à esteira 2. Ao detectar uma peça para retrabalho, o operador irá acionar um botão para que o atuador de dupla ação avance e desloque a peça à esteira 2. O retorno do atuador ocorre automaticamente.

53 Referências FIALHO, Arivelto Bustamante. Automação pneumática: projetos, dimensionamento e análise de circuitos. Érica, FESTO. Pneumática. Treinamento em Pneumática e Eletropneumática. Notas de aula.

É a parte da Física que se ocupa da dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados com os gases ou vácuos. É também o estudo da conservação da energia

É a parte da Física que se ocupa da dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados com os gases ou vácuos. É também o estudo da conservação da energia Fagner Ferraz É a parte da Física que se ocupa da dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados com os gases ou vácuos. É também o estudo da conservação da energia pneumática em energia mecânica, através

Leia mais

É a parte da Física que se ocupa da dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados com os gases ou vácuos. É também o estudo da conservação da energia

É a parte da Física que se ocupa da dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados com os gases ou vácuos. É também o estudo da conservação da energia Fagner Ferraz É a parte da Física que se ocupa da dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados com os gases ou vácuos. É também o estudo da conservação da energia pneumática em energia mecânica, através

Leia mais

SIMBOLOGIA PNEUMÁT ICA

SIMBOLOGIA PNEUMÁT ICA 1 SIMBOLOGIA PNEUMÁT ICA Neste item apresentaremos o resumo dos símbolos usuais empregados em diagramas pneumáticos e hidráulicos. A Tabela 1 apresenta alguns símbolos para os atuadores, conforme a norma

Leia mais

Válvulas Pneumáticas VÁLVULAS

Válvulas Pneumáticas VÁLVULAS VÁLVULAS Vimos que para os atuadores funcionarem é necessário que o ar comprimido chegue até eles. Ainda não explicamos como isso ocorre, porém não é difícil imaginar uma tubulação de aço, borracha ou

Leia mais

Simbologia dos componentes

Simbologia dos componentes Simbologia dos componentes 1. Símbolos básicos 2. Símbolos funcionais 3. Linhas de escoamento e conexões 4. Tipos de acionamento 2 L1 5. Unidades de conversão e armazenamento de energia L1 6. Distribuição

Leia mais

1 Circuitos Pneumáticos

1 Circuitos Pneumáticos 1 Circuitos Pneumáticos Os circuitos pneumáticos são divididos em várias partes distintas e, em cada uma destas divisões, elementos pneumáticos específicos estão posicionados. Estes elementos estão agrupados

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSOS PARA CLIENTES

CATÁLOGO DE CURSOS PARA CLIENTES 1 CATÁLOGO DE CURSOS PARA CLIENTES 2 SMCT01 Automação Pneumática Carga horária: 16 Horas (2 dias) Este treinamento tem o objetivo de treinar o participante quanto ao correto entendimento, dimensionamento

Leia mais

VÁLVULAS HIDRÁULICAS E PNEUMÁTICAS. 1 Introdução. 2 Válvulas de controle direcional

VÁLVULAS HIDRÁULICAS E PNEUMÁTICAS. 1 Introdução. 2 Válvulas de controle direcional VÁLVULAS HIDRÁULICAS E PNEUMÁTICAS 1 Introdução Os cilindros pneumáticos, componentes para máquinas de produção, para desenvolverem suas ações produtivas, devem ser alimentados ou descarregados convenientemente,

Leia mais

PNEUMÁTICA DEFINIÇÃO:

PNEUMÁTICA DEFINIÇÃO: DEFINIÇÃO: PNEUMÁTICA Pneumática: (do grego pneumos com o significado de respiração) pode ser entendida como sendo o conjunto de todas as aplicações que utilizam a energia armazenada e transmitida pelo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS Código da Disciplina: EMC233 Curso: Engenharia Mecânica Semestre de oferta

Leia mais

Atuadores Pneumáticos Rotativos

Atuadores Pneumáticos Rotativos UNIFEI EME610 - Sistemas Hidropneumáticos Pneumática 2 Atuadores Pneumáticos Rotativos Aula 9 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior https://www.youtube.com/watch?v=-65-t7st6tw Atuadores oscilantes

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Técnico em Eletromecânica na modalidade Subsequente

PLANO DE ENSINO. Técnico em Eletromecânica na modalidade Subsequente PLANO DE ENSINO 1. CURSO Técnico em Eletromecânica na modalidade Subsequente. DISCIPLINA / COMPONENTE CURRÍCULAR NOME: Hidráulica e Pneumática CARGA HORÁRIA: 60h MÓDULO OU FASE: 3º ANO / SEMESTRE: 017/0

Leia mais

COMANDOS INTUITIVOS BÁSICOS

COMANDOS INTUITIVOS BÁSICOS 1. INTRODUÇÃO COMANDOS INTUITIVOS BÁSICOS Os circuitos pneumáticos e eletropneumáticos cujas ações são simples (avanço e retorno de um atuador com algumas poucas condições), são chamados de comandos intuitivos,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Válvulas de Controle Direcional (Non-lub)

Válvulas de Controle Direcional (Non-lub) Válvulas de Controle Direcional (Non-lub) Válvulas de controle direcional Identificação das válvulas direcionais Número de posições O número de quadrados representados na simbologia é igual ao número de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 089 aprovado pela portaria Cetec nº 728 de 10/09/2015 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município:

Leia mais

Fundamentos de Automação. Hidráulica

Fundamentos de Automação. Hidráulica Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação Hidráulica

Leia mais

PNEUMÁTICA PNEUMÁTICA COMPARAÇÃO DESVANTAGENS VANTAGENS: Preparação; Compressibilidade; Potência; Escape de ar; Custo;

PNEUMÁTICA PNEUMÁTICA COMPARAÇÃO DESVANTAGENS VANTAGENS: Preparação; Compressibilidade; Potência; Escape de ar; Custo; PNEUMÁTICA PNEUMÁTICA É um sistema que torna possível a utilização do ar para geração de energia mecânica. SENAI CETEMP Mecânica Boa força Ótimas velocidades Ótima precisão Hidráulica Ótima força Baixas

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 089 aprovado pela portaria Cetec nº 49 de 17/11/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município:

Leia mais

BANCADA DIDÁTICA DE PNEUMÁTICA E ELETROPNEUMÁTICA

BANCADA DIDÁTICA DE PNEUMÁTICA E ELETROPNEUMÁTICA BANCADA DIDÁTICA DE PNEUMÁTICA E ELETROPNEUMÁTICA MODELO: EE0070 FINAME: 3251458 APRESENTAÇÃO Bancada didática construída em estrutura de perfil de alumínio 40x40mm, com 04 rodízios giratórios reforçados,

Leia mais

Sistemas Hidropneumáticos I Introdução

Sistemas Hidropneumáticos I Introdução UNIFEI Sistemas Hidropneumáticos I Introdução EME-26 e EME610 Aula 01 17-08-2009 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Ementa Fundamentos de sistemas hidráulicos e pneumáticos; Componentes principais;

Leia mais

EME610 - Sistemas Hidropneumáticos Introdução

EME610 - Sistemas Hidropneumáticos Introdução UNIFEI EME610 - Sistemas Hidropneumáticos Introdução Aula 01 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Ementa Fundamentos de sistemas hidráulicos e pneumáticos; Componentes principais; Circuitos fundamentais;

Leia mais

Produção, Preparação, Armazenamento, Distribuição GUIA de ESTUDO

Produção, Preparação, Armazenamento, Distribuição GUIA de ESTUDO Produção, Preparação, Armazenamento, Distribuição GUIA de ESTUDO 1 Conteúdo Programático Compressores de ar comprimido Reservatórios de ar comprimido Secadores Estação de compressão Cálculo e dimensionamento

Leia mais

Linha de Produtos. Tecnologia aliada à força

Linha de Produtos. Tecnologia aliada à força Cilindros Extra Grande Construídos com guarnições de Buna-N ou Viton, êmbolo com construção projetada para facilitar a manutenção das guarnições. Fornecidos nos diâmetros de 10" e 12". Pressão máxima de

Leia mais

Eletropneumática. 23/03/2015 Prof. Fagner Ferraz 3

Eletropneumática. 23/03/2015 Prof. Fagner Ferraz 3 ELETROPNEUMÁTICA ELETROPNEUMÁTICA 23/03/2015 Prof. Fagner Ferraz 3 CIRCUITO PNEUMÁTICO X ELETROPNEUMÁTICO 23/03/2015 Prof. Fagner Ferraz 4 CIRCUITO PNEUMÁTICO X ELETROPNEUMÁTICO 23/03/2015 Prof. Fagner

Leia mais

Circuitos Pneumáticos

Circuitos Pneumáticos www.iesa.com.br 1 Circuitos Pneumáticos Exemplos: 1) Comando de um cilindro de ação simples ) Comando de um cilindro de ação dupla 3) Comando indireto de um cilindro de ação simples 4) Comando indireto

Leia mais

1 Introdução 2 CONCEITOS FUNDAMENTAIS HIDRÁULICA. Prof. Ezequiel de Souza Costa Júnior (CEFET-MG)

1 Introdução 2 CONCEITOS FUNDAMENTAIS HIDRÁULICA. Prof. Ezequiel de Souza Costa Júnior (CEFET-MG) HIDRÁULICA Prof. Ezequiel de Souza Costa Júnior (CEFET-MG) 1 Introdução 1.1 Histórico: Existem apenas três métodos conhecidos de transmissão de potência na esfera comercial: mecânica, elétrica e fluídica.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

Aula 08 Noções de Pneumática e Hidráulica

Aula 08 Noções de Pneumática e Hidráulica PROJETO MECÂNICO (SEM 0347) Notas de Aulas v.2016 Aula 08 Noções de Pneumática e Hidráulica Professores: Carlos Alberto Fortulan Benedito de Moraes Purquerio ? Transformação de fluídos pressurizados em

Leia mais

Elementos de. sinais. Elementos de. Trabalho. Elementos de. Comando. Elementos de. Controle

Elementos de. sinais. Elementos de. Trabalho. Elementos de. Comando. Elementos de. Controle Cadeia de comando Sensores, botoeiras, fim de curso de came ou rolete, barreiras pneumáticas ou fotoelétricas, pedais Motores, cilindros, atuadores Elementos de sinais Elementos de Trabalho Válvulas, contatores

Leia mais

Produção de ar comprimido. Tubulações e cuidados com a instalação. Professor: Eduardo Yuji Sakurada

Produção de ar comprimido. Tubulações e cuidados com a instalação. Professor: Eduardo Yuji Sakurada Produção de ar comprimido Tubulações e cuidados com a instalação Professor: Eduardo Yuji Sakurada TUBULAÇÃO DE AR COMPRIMIDO FUNÇÕES Comunicar a fonte produtora com os equipamentos consumidores. Funcionar

Leia mais

Linha de Produtos. Cilindros Série 2100 Fornecidos nos diâmetros de 1 1/2", 2", 2 1/2", 3 1/4", 4", 5", 6" e 8". Pressão máxima de trabalho: 10 bar.

Linha de Produtos. Cilindros Série 2100 Fornecidos nos diâmetros de 1 1/2, 2, 2 1/2, 3 1/4, 4, 5, 6 e 8. Pressão máxima de trabalho: 10 bar. Cilindros Extra Grande Construídos com guarnições de Buna-N ou Viton, êmbolo com construção projetada para facilitar a manutenção das guarnições. Fornecidos nos diâmetros de 10" e 12". Pressão máxima de

Leia mais

Laboratório de Pneumática. Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas

Laboratório de Pneumática. Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas Laboratório de Pneumática Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas Objetivos e Considerações Objetivos: O laboratório tem por principal objetivo revisar

Leia mais

Laboratório de Pneumática. Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas

Laboratório de Pneumática. Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas Laboratório de Pneumática Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas Objetivos: Objetivo e Considerações O laboratório tem por principal objetivo revisar

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Quando em 2002 na Publindústria lançámos a primeira edição de Automação Pneumática estava perfeitamente consciente da carência de bibliografia, em língua portuguesa, para estudantes e técnicos desta área.

Leia mais

Tecnologia aliada à força. LINHA DE PRODUTOS

Tecnologia aliada à força. LINHA DE PRODUTOS LINHA DE PRODUTOS Cilindros Extra Grande Construídos com guarnições de Buna-N ou Viton, êmbolo com construção projetada para facilitar a manutenção das guarnições. Fornecidos nos diâmetros de 10" e 12".

Leia mais

SISTEMA HIDRÁULICO EM TRATORES AGRÍCOLAS

SISTEMA HIDRÁULICO EM TRATORES AGRÍCOLAS LEB 332 MECÂNICA E MÁQUINAS MOTORAS SISTEMA HIDRÁULICO EM TRATORES AGRÍCOLAS Prof. Dr. Casimiro Dias Gadanha Jr. LEB/ESALQ/USP Maio-2015 OBJETIVOS Conhecer as aplicações da transmissão hidráulica de potência

Leia mais

Válvulas direccionais 5/2 e 5/3 - ISO 5599/1. Série VS1 NG. Tamanho... Tipo...

Válvulas direccionais 5/2 e 5/3 - ISO 5599/1. Série VS1 NG. Tamanho... Tipo... s direccionais e - ISO 5599/1 Série VS1 NG Tamanho... Tipo... Montagem... Comando elétrico... Temperatura ambiente. Temperatura do fluido.. Fluido... Pressão de trabalho... Vazão nominal... ISO 1 s e com

Leia mais

Parker Training Tecnologia em Pneumática e Hidráulica ao seu alcance. Folheto BR Maio 2000

Parker Training Tecnologia em Pneumática e Hidráulica ao seu alcance. Folheto BR Maio 2000 Parker Training Tecnologia em Pneumática e Hidráulica ao seu alcance Folheto 1003-2 BR Maio 2000 CAP - Curso de Automação Pneumática (32 horas) Objetivo: fornecer aos participantes conhecimentos dos componentes

Leia mais

Introdução. Apresentação. Características da hidráulica. Evolução dos sistemas hidráulicos. Sistema hidráulico. Circuito hidráulico básico

Introdução. Apresentação. Características da hidráulica. Evolução dos sistemas hidráulicos. Sistema hidráulico. Circuito hidráulico básico Apresentação Características da hidráulica Evolução dos sistemas hidráulicos Sistema hidráulico Circuito hidráulico básico Unidade hidráulica Apresentação Com a constante evolução tecnológica há no mercado

Leia mais

MANIPULAÇÃO E EQUIPAMENTOS

MANIPULAÇÃO E EQUIPAMENTOS MANIPULAÇÃO E EQUIPAMENTOS 10 Garras angulares GW Tipo... Fluido... Curso (± 1 )... Temperatura... Modelos... Momento total (apertura)... Momento total (fechamento)... Tempo de fechamento... Freqüência

Leia mais

Cálculos envolvendo Atuadores Hidráulicos. Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 04. Atuador hidráulico de dupla ação

Cálculos envolvendo Atuadores Hidráulicos. Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 04. Atuador hidráulico de dupla ação UNIFEI Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 04 Cálculos envolvendo tuadores Hidráulicos EME-26 ula 04 21-09-2009 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior tuador hidráulico de dupla ação tuador hidráulico

Leia mais

Efetuadores e Atuadores

Efetuadores e Atuadores elcabral@usp.br 1 PMR2560 Robótica Efetuadores e Atuadores Eduardo L. L. Cabral elcabral@usp.br elcabral@usp.br 2 Objetivos Efetuadores: Tipos principais; Exemplos. Atuadores: Requisitos; Tipos principais:

Leia mais

Protegido contra os jorros de água. em todas as direções. em todas as direções. projeções similares. Protegido contra os efeitos de imersão

Protegido contra os jorros de água. em todas as direções. em todas as direções. projeções similares. Protegido contra os efeitos de imersão COEFICIENTE DE FLUXO O coeficiente de fluxo de válvulas é expresso em Kv, estabelecido por testes de cada válvula. Corresponde à vazão de água em litros por minuto com uma diferença de pressão de bar por

Leia mais

Aula 04 - Atuadores pneumáticos atuadores lineares e rotativos

Aula 04 - Atuadores pneumáticos atuadores lineares e rotativos Aula 04 - Atuadores pneumáticos atuadores lineares e rotativos 1 - INTRODUÇÃO Os atuadores pneumáticos são componentes que transformam a energia do ar comprimido em energia mecânica, isto é, são elementos

Leia mais

BANCADA DIDÁTICA PARA TREINAMENTO DE TESTE E MANUTENÇÃO

BANCADA DIDÁTICA PARA TREINAMENTO DE TESTE E MANUTENÇÃO BANCADA DIDÁTICA PARA TREINAMENTO DE TESTE E MANUTENÇÃO MODELO: EE0576A A Bancada Didática para Treinamento de Teste e Manutenção de Bombas (EE0576A) é confeccionada em perfil de alumínio (40x40mm), contendo

Leia mais

2. ACIONAMENTO E CIRCUITOS PNEUMÁTICOS

2. ACIONAMENTO E CIRCUITOS PNEUMÁTICOS . ACIONAMENTO E CIRCUITOS PNEUMÁTICOS O termo Pneumático deriva do radical grego Pneumos ou Pneuma (vento ou sopro), e define o ramo da física que estuda a dinâmica e os fenômenos relacionados aos gases

Leia mais

28/8/2011. Aula4 ROTEIRO VÁLVULAS DE CONTROLE DIRECIONAL. Disciplina : EME139 - Acionamentos Hidráulicos e Pneumáticos. Introdução.

28/8/2011. Aula4 ROTEIRO VÁLVULAS DE CONTROLE DIRECIONAL. Disciplina : EME139 - Acionamentos Hidráulicos e Pneumáticos. Introdução. ROTEIRO Disciplina : EME139 - Acionamentos Hidráulicos e Pneumáticos CAPÍTULO 4 Válvulas de Controle Direcional 1. Introdução 2. Características Importantes: 3. Circuitos Pneumáticos Aula4 Prof. Cícero

Leia mais

ELETROPNEUMÁTICA. Juliano Matias Phoenix Contact

ELETROPNEUMÁTICA. Juliano Matias Phoenix Contact ELETROPNEUMÁTICA Juliano Matias Phoenix Contact Na área de Automação Industrial, um dos segmentos mais utilizados até hoje é sem dúvida o da Pneumática, pois esta possui características de velocidade e

Leia mais

Automação e o uso de Computadores - Software Fluidsim. Atuadores Peneumáticos. Módulo 1. Prof. Corradi -

Automação e o uso de Computadores - Software Fluidsim. Atuadores Peneumáticos. Módulo 1. Prof. Corradi - Automação e o uso de Computadores - Software Fluidsim Módulo 1 Atuadores Peneumáticos Prof. Corradi - www.corradi.junior.nom.br 1 Eletropneumática SOFTWARE FluidSim 3.6 FESTO Programa informático para

Leia mais

Eletropneumática. Aula 01

Eletropneumática. Aula 01 Eletropneumática Aula 01 Pneumática é o ramo da engenharia que estuda a aplicação do ar comprimido para a tecnologia de acionamento e comando. Na verdade, o uso do ar comprimido como fonte de energia pelo

Leia mais

Atuadores pneumáticos

Atuadores pneumáticos elcabral@usp.br 1 PMR2560 Robótica Atuadores pneumáticos Eduardo L. L. Cabral elcabral@usp.br elcabral@usp.br 2 Objetivos Atuadores pneumáticos : Conceito; Sistemas pneumáticos ; Tipos principais; Dimensionamento.

Leia mais

Laboratório de Sistemas Hidráulicos. Aula prática S25

Laboratório de Sistemas Hidráulicos. Aula prática S25 Laboratório de Sistemas Hidráulicos Aula prática S25 Relação entre áreas Vazão X Velocidade 1ª Verificação Aeração e Cavitação Cavitação Entende-se por cavitação a formação temporária de espaços vazios

Leia mais

Laboratório de Eletropneumática e Eletrohidráulica. Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas

Laboratório de Eletropneumática e Eletrohidráulica. Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas Laboratório de Eletropneumática e Eletrohidráulica Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura MSc. Ruben Andres Salas Objetivo e Considerações Objetivos: O laboratório tem por principal

Leia mais

Atuadores em Robótica

Atuadores em Robótica Atuadores em Robótica Profa. Michelle Mendes Santos michelle@cpdee.ufmg.br Atuadores Indicadores Em robótica muitas vezes é necessário sinalizar um acontecimento ou situação importante. Essa sinalização

Leia mais

Atuadores e Sistemas Hidráulicos

Atuadores e Sistemas Hidráulicos 1 Atuadores e Sistemas Hidráulicos Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Aula 1 Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos Introdução 2 Hidráulica é o ramo da engenharia

Leia mais

Parker Training Tecnologia em Pneumática e Hidráulica ao seu Alcance

Parker Training Tecnologia em Pneumática e Hidráulica ao seu Alcance Tecnologia em Pneumática e Hidráulica ao seu Alcance Material de Apoio Simuladores Hidráulicos Simuladores Pneumáticos Cursos Índice Índice Introdução... 3 Material de Apoio... 4 Simulador Hidráulico...

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO EM PROCESSOS INDUSTRIAIS

INSTRUMENTAÇÃO EM PROCESSOS INDUSTRIAIS INSTRUMENTAÇÃO EM PROCESSOS INDUSTRIAIS Válvulas de controle (funções, componentes, tipos e aplicações) Patrícia Lins de Paula 25/03/2012 154 VÁLVULAS São dispositivos destinados a estabelecer, controlar

Leia mais

EME610 - Sistemas Hidropneumáticos Pneumática 3

EME610 - Sistemas Hidropneumáticos Pneumática 3 UNIFEI EME60 - Sistemas Hidropneumáticos Pneumática 3 Circuito 5: avanço manual, retorno automático e controle de velocidade ula 0 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Circuito 6: avanço manual,

Leia mais

Princípios físicos que envolvem a hidráulica industrial.

Princípios físicos que envolvem a hidráulica industrial. Agenda - conteúdo Princípios físicos que envolvem a hidráulica industrial. Símbolos normalizados (DIN/ISSO 1219 e 5599). Especificações técnicas, formas construtivas e funções das bombas hidráulicas, atuadores,

Leia mais

Circuitos pneumáticos básicos e fundamentos da física

Circuitos pneumáticos básicos e fundamentos da física _ _ [ 2 ] ADILSON LIMA PEREIRA CIRCUITOS PNEUMÁTICOS BÁSICOS E FUNDAMENTOS DA FÍSICA 1ª Edição EDITORA São Paulo 2015 [ 3 ] Ficha catalográfica P436c Pereira, Adilson Lima Circuitos pneumáticos básicos

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Comandos Elétricos

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Comandos Elétricos Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Comandos Elétricos Heitor Medeiros Florencio Comandos Elétricos na Automação Industrial Conhecimentos de

Leia mais

EXPERIÊNCIA 4 ELETRO PNEUMÁTICA. PMR 3407 Sistemas Fluidomecânicos PARTE I

EXPERIÊNCIA 4 ELETRO PNEUMÁTICA. PMR 3407 Sistemas Fluidomecânicos PARTE I ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos EXPERIÊNCIA 4 PMR 3407 Sistemas Fluidomecânicos 2 o Semestre 2017 ELETRO PNEUMÁTICA O objetivo

Leia mais

Escola de Engenharia de São Carlos - Engenharia Elétrica Disciplina: SEL 0430 Laboratório de Automação Profs. Dennis Brandão 1º Semestre/2017

Escola de Engenharia de São Carlos - Engenharia Elétrica Disciplina: SEL 0430 Laboratório de Automação Profs. Dennis Brandão 1º Semestre/2017 Escola de Engenharia de São Carlos - Engenharia Elétrica Disciplina: SEL 0430 Laboratório de Automação Profs. Dennis Brandão 1º Semestre/2017 Roteiro do 1º Experimento: Pneumática Aula 1 1. Desenhe no

Leia mais

Apostila de Pneumática

Apostila de Pneumática Apostila de Pneumática Prof. Helio Canavesi Filho Página 1 de 84 Índice Apostila de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos... 1 Índice... 2 Objetivos... 5 Pneumática... 6 Definição de Pneumática... 6 Características

Leia mais

AUC1. Circuitos Eletrohidráulicos e Eletropneumáticos. Parte IV 14/02/2015 1

AUC1. Circuitos Eletrohidráulicos e Eletropneumáticos. Parte IV 14/02/2015 1 AUC1 Circuitos Eletrohidráulicos e Eletropneumáticos Parte IV 14/02/2015 1 14/02/2015 2 Os diagramas pneumáticos de funcionamento são utilizados para representar as sequências funcionais, de comandos mecânicos,

Leia mais

CADERNO DE. - Engenharia de Controle e Automação - Sistema Hidráulicos e Pneumáticos EXERCÍCIOS - ELETROPNEUMÁTICA

CADERNO DE. - Engenharia de Controle e Automação - Sistema Hidráulicos e Pneumáticos EXERCÍCIOS - ELETROPNEUMÁTICA CADERNO DE EXERCÍCIOS - ELETROPNEUMÁTICA -.. 4.. A B C D. 4..... 4..... 4. Faculdade Anhanguera Sorocaba Engenharia de Controle e Automação Prof. Nelsão Nome Série/Turma/Período Registro Acadêmico 0 -PROF.

Leia mais

Figura Seqüência linear. a) b) c) Figura Erros de sintaxe: a) Falta transição, b) e c) Transições subseqüentes.

Figura Seqüência linear. a) b) c) Figura Erros de sintaxe: a) Falta transição, b) e c) Transições subseqüentes. 4.3.3 ESTRUTURA SEQÜENCIAL Figura 4.20 - Seqüência linear. a) b) c) Figura 4.21 - Erros de sintaxe: a) Falta transição, b) e c) Transições subseqüentes. Exemplo de Estrutura com Seqüência Linear Um equipamento

Leia mais

Parker no Brasil. Folheto 1005 BR

Parker no Brasil. Folheto 1005 BR Parker no Brasil Folheto 1005 BR A Parker Hannifin A Parker é uma empresa líder mundial na fabricação de componentes destinados ao mercado de Movimento e Controle do Movimento, dedicada a oferecer excelência

Leia mais

AUTOMATISMOS COMANDOS HIDRÁULICOS. APLICAÇÕES AUTOMATISMOS HIDRÁULICOS: 1- Comando por distribuidor de carretel 2- Comando por distribuidor rotativo

AUTOMATISMOS COMANDOS HIDRÁULICOS. APLICAÇÕES AUTOMATISMOS HIDRÁULICOS: 1- Comando por distribuidor de carretel 2- Comando por distribuidor rotativo AUTOMATISMOS COMANDOS HIDRÁULICOS APLICAÇÕES AUTOMATISMOS HIDRÁULICOS: 1- Comando por distribuidor de carretel 2- Comando por distribuidor rotativo Aplicação 1: aperto em máquinaferramenta Queremos apertar

Leia mais

MOVIMENTO E DINAMISMO

MOVIMENTO E DINAMISMO SOBRE O GRUPO REDUTEP ACIONAMENTOS REDUTEP INTEGRADORA MOVIMENTO E DINAMISMO www.redutep.com.br O GRUPO Redutep Soluções Industriais A divisão Acionamentos oferece os mais variados produtos e acessórios

Leia mais

Válvula direcional 5/2, Série ST Com reposicionamento por mola Qn= 280 l/min conexão de tubo conexão de ar comprimido saída: G 1/8

Válvula direcional 5/2, Série ST Com reposicionamento por mola Qn= 280 l/min conexão de tubo conexão de ar comprimido saída: G 1/8 Válvulas direcionais Acionamento mecânico Válvula direcional /, Série ST Com reposicionamento por mola Qn= 80 l/min conexão de tubo conexão de ar comprimido saída: G /8 Modelo válvula distribuidora não

Leia mais

Método Cascata Elétrica

Método Cascata Elétrica Método Cascata Elétrica - Teoria e Prática - ADEMIR BASSANESI ANTÔNIO CARLOS LOPES 1.0 APRESENTAÇÃO Dentro da automação industrial de sistemas discretos, o sequenciamento de movimentos de atuadores e o

Leia mais

Circuito Hidráulico Básico:

Circuito Hidráulico Básico: Circuito Hidráulico ásico: O circuito hidráulico mais simples consiste no comando de avanço e recuo de um cilindro de dupla ação, utilizando uma bomba de vazão constante e uma válvula direcional de acionamento

Leia mais

ATUADORES HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS

ATUADORES HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS ATUADORES HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS Em um sistema hidráulico ou pneumático, os atuadores são equipamentos capazes de converter energia hidráulica em energia mecânica que é utilizada para a movimentação

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CAMPUS ARARAQUARA/SP BIBLIOGRAFIA

UNIVERSIDADE PAULISTA CAMPUS ARARAQUARA/SP BIBLIOGRAFIA PNEUMÁTICA MARCOS DORIGÃO MANFRINATO UNIVERSIDADE PAULISTA CAMPUS ARARAQUARA/SP 2009 BIBLIOGRAFIA 1. Ariveltro Bustamante Fialho. Automação Pneumática projetos, dimensionamento e análise de circuitos.

Leia mais

TÍTULO: IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO AUTOMÁTICO EM UMA MÁQUINA DE EMBALAGEM

TÍTULO: IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO AUTOMÁTICO EM UMA MÁQUINA DE EMBALAGEM 16 TÍTULO: IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO AUTOMÁTICO EM UMA MÁQUINA DE EMBALAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE TECNOLOGIA

Leia mais

Sistemas para Automação e Robótica (parte 02)

Sistemas para Automação e Robótica (parte 02) Sistemas para Automação e Robótica (parte 02) Anatomia dos Braços Mecânicos Industriais Configuração dos robôs Um braço mecânico é formado pela base, braço e punho. O braço (elo) e ligado a base e esta

Leia mais

3. ACIONAMENTO E CIRCUITOS ELETRO-PNEUMÁTICOS

3. ACIONAMENTO E CIRCUITOS ELETRO-PNEUMÁTICOS 3. ACIONAMENTO E CIRCUITOS ELETRO-PNEUMÁTICOS Nas aplicações e circuitos desenvolvidos no capítulo anterior, a única forma de transmissão de sinais e de energia foi a pneumática. É possível, entretanto

Leia mais

Hidráulica e Pneumática. Prof. Fagner Ferraz

Hidráulica e Pneumática. Prof. Fagner Ferraz Hidráulica e Pneumática Prof. Fagner Ferraz O que você entende por hidráulica? Pra que serve? Onde se aplica? 2 O termo Hidráulica derivou-se da raiz grega Hidro (água). Entendem-se por Hidráulica todas

Leia mais

Automatização de um Sistema Eletropneumático de Amassar Latas, Utilizado Mecanismos Mecânicos e Lógica de CLP

Automatização de um Sistema Eletropneumático de Amassar Latas, Utilizado Mecanismos Mecânicos e Lógica de CLP Automatização de um Sistema Eletropneumático de Amassar Latas, Utilizado Mecanismos Mecânicos e Lógica de CLP Andrécia Pereira da Costa¹, André Pereira da Costa 2, Romualdo Figueiredo de Sousa³ ¹Graduanda

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos FAMILIARIZAÇÃO COM A BANCADA

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos FAMILIARIZAÇÃO COM A BANCADA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos EXPERIÊNCIA 3 PMR 2481 Sistemas Fluidomecânicos 2 o Semestre 2015 ELETROPNEUMÁTICA O objetivo

Leia mais

Parker Training. Training. Folheto BR Março 2006

Parker Training. Training. Folheto BR Março 2006 Parker Folheto 1003-4 BR Março 2006 Parker Tecnologia pneumática e hidráulica ao seu alcance Há mais de 30 anos treinando profi ssionais em empresas, escolas técnicas e universidades, através de equipamentos

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 42 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO 307 1.6 16V FLEX BOSCH ME 7.4.9 SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: 307 IGNIÇÃO E PARTIDA A FRIO Agora veremos: 307 ME 7.4.9 - AULA

Leia mais

Aluno: Aluno: Aluno: Aluno: PLANTA DE NÍVEL FESTO

Aluno: Aluno: Aluno: Aluno: PLANTA DE NÍVEL FESTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DEM Sistemas de Controle (CON) Aula Prática 11 (22/05/2012) Prof. Eduardo Bonci Cavalca

Leia mais

Atuadores Pneumáticos Lineares

Atuadores Pneumáticos Lineares UNIFEI Sistemas Hidropneumáticos I Pneumática 02 Atuadores Pneumáticos Lineares EME-26/EME610 Aula 08 03-11-2009 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Introdução Atuadores pneumáticos incluem cilindros

Leia mais

Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Processos de Fabricação 04

Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Processos de Fabricação 04 Curso Técnico Subsequente em Manutenção Automotiva Nome do Curso CÂMPUS FLORIANÓPOLIS MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Processos de Fabricação 04 Tecnologia dos Materiais 04

Leia mais

AUTOMAÇÃO XH117 BANCO DE ENSAIOS PARA PNEUMÁTICA E ELETROPNEUMÁTICA. Soluções EXSTO em Educação Tecnológica

AUTOMAÇÃO XH117 BANCO DE ENSAIOS PARA PNEUMÁTICA E ELETROPNEUMÁTICA. Soluções EXSTO em Educação Tecnológica AUTOMAÇÃO XH117 BANCO DE ENSAIOS PARA PNEUMÁTICA E ELETROPNEUMÁTICA Soluções EXSTO em Educação Tecnológica ÍNDICE EXSTO TECNOLOGIA 3 CARACTERÍSTICAS 4 MATERIAL DIDÁTICO 5 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 6 COMPOSIÇÃO

Leia mais

Válvulas de Esfera Monobloco 1000 WOG

Válvulas de Esfera Monobloco 1000 WOG Válvulas de Esfera Válvulas de Esfera Monobloco 1000 WOG A Válvula de Esfera Monobloco é uma válvula de bloqueio de fluxo indicada para utilização em á- gua, óleo ou gás com pressões que podem chegar até

Leia mais

Considere um carro que se pode movimentar entre as posições A e B.

Considere um carro que se pode movimentar entre as posições A e B. Lista de Exercícios Adicionais Assunto: Minicurso Conceitos básicos da linguagem Grafcet Professor: Cleiton Rodrigues Mendes¹ Questão 1: (Fonte: e-grafcet) Considere um carro que se pode movimentar entre

Leia mais

Curso de Especialização em Engenharia Mecatrônica. Elementos Finais de Controle

Curso de Especialização em Engenharia Mecatrônica. Elementos Finais de Controle Slide 1 Curso de Especialização em Engenharia Mecatrônica Coordenador Geral : Prof. Max Suell Dutra Elementos Finais de Controle Prof. Wairy Dias Cardoso Slide 2 Elementos Finais de Controle Os elementos

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS - CEFET/GO ELEMENTOS DE MÁQUINAS E COMANDOS INDUSTRIAIS ACIONAMENTOS PNEUMÁTICOS ELETROPNEUMÁTICOS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS - CEFET/GO ELEMENTOS DE MÁQUINAS E COMANDOS INDUSTRIAIS ACIONAMENTOS PNEUMÁTICOS ELETROPNEUMÁTICOS CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS - CEFET/GO Disciplinas: ELEMENTOS DE MÁQUINAS E COMANDOS INDUSTRIAIS Tópicos: ACIONAMENTOS PNEUMÁTICOS E ELETROPNEUMÁTICOS Notas e Apontamentos de Aula Prof.

Leia mais

BACHARELADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

BACHARELADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO BACHARELADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO GABRIEL GRILLO COSTA ELABORAÇÃO DE UM CONTROLE DISCRETO DE UM SISTEMA ELETROPNEUMÁTICO Campos dos Goytacazes/ RJ Março/2012 GABRIEL GRILLO COSTA ELABORAÇÃO

Leia mais

Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 03

Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 03 Símbolos UNIFEI Sistemas Hidropneumáticos I Hidráulica 03 EME-26 Aula 03 14-09-2008 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Linhas de escoamento do fluido Símbolo das linhas de escoamento Cano Tubo

Leia mais

Nebulizadores aplicam gotas menores que 50 mm.

Nebulizadores aplicam gotas menores que 50 mm. Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Curso : Agronomia Disciplina: Tratamento Fitossanitário Aula: Aplicação de Líquidos e Pulverizadores Os produtos fitossanitários

Leia mais

Campus Assis Chateaubriand. Professor: Darlan Roque Dapieve

Campus Assis Chateaubriand. Professor: Darlan Roque Dapieve Campus Assis Chateaubriand Professor: Darlan Roque Dapieve darlan.dapieve@ifpr.edu.br Métodos de Interpretação de Circuitos Pneumáticos Ainda não existe um método geral, porém, ainda predomina para pequenos

Leia mais

QUEIMADOR DE IMERSÃO SÉRIE I

QUEIMADOR DE IMERSÃO SÉRIE I QUEIMADOR DE IMERSÃO SÉRIE I INFORMAÇÕES TÉCNICAS E MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO SUMÁRIO Descrição 1 - Notas importantes 1 2 - Sobre o produto 2 3 Tabela de capacidades 3 4 Especificações técnicas 4

Leia mais