FUNDAMENTOS TEÓRICOS E ÉTICOS DA PERÍCIA CONTÁBIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FUNDAMENTOS TEÓRICOS E ÉTICOS DA PERÍCIA CONTÁBIL"

Transcrição

1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E ÉTICOS DA PERÍCIA CONTÁBIL Gilcielen Ribeiro dos Santos 1 Marcio Marcelo de Oliveira 2 José Roberto Moura Pereira 3 Marcelo Madeira Guimarães 4 RESUMO O presente artigo apresenta em sua parte inicial uma parte do universo da perícia contábil, mostrando com clareza alguns conceitos básicos e citando resumidamente aspectos importantes nesta área, como o objetivo da perícia, que é a constatação e a prova da verdade real dos fatos sobre seu objeto, seja ele uma situação, coisa ou fato, que deram causa às divergências do conflito. Logo após é abordado à atuação do profissional, perito-contador, devendo ser esse um profundo conhecedor por suas qualidades e experiências da matéria periciada, e exercer virtudes morais e éticas com total compromisso com a verdade, contratado pelas partes para fazer laudos sobre um determinado caso, sendo esse em linguagem clara e objetiva para o entendimento do ser leitor, é um forte elemento de decisão, não deve ter sua opinião conclusiva baseada só em indícios. E finalizando fala-se da necessidade de se fazer a perícia, que se manifesta em virtude de existirem imperfeições ou inadequações na realização de algo praticado por uma ou mais pessoas. Palavras-chave: Perícia contábil. Perito-contador. Laudo pericial. Irregularidades. 1 Aluna da Universidade Salgado de Oliveira Universo, cursando o 8º período em Ciências Contábeis. 2 Administrador, professor do curso de ciências contábeis da UNIVERSO. 3 Economista, professor do curso de ciências contábeis da UNIVERSO. 4 Administrador, professor do curso de ciências contábeis da UNIVERSO.

2 INTRODUÇÃO A Perícia Contábil é o conjunto de procedimentos técnicos e científicos a disposição dos contadores, sendo um dos meios de prova que uma das partes do conflito utiliza para o conhecimento da verdade real, utilizando-se do laudo pericial contábil. Muito pouco explorada ou conhecida, seja em trabalhos publicados ou em livros. Esta por sua vez, investiga, analisa e examina os fatos contábeis a fim de se obter uma prova ou opinião sobre o fato em questão, motivado por atos ou supostas irregularidades ou manifestadas por erros ou fraudes. Realizada por um peritocontador, este tem por obrigação esclarecer e provar, usando todos os esforços possíveis em busca da verdade dos fatos, transcrevendo no laudo pericial, que deve ser de extrema confiabilidade, objetividade e imparcialidade os resultados obtidos no exame realizado, procurando agir sempre com profissionalismo, independência e absoluta ética. No Brasil, a Perícia Contábil é normalizada pelo Conselho Federal de Contabilidade que indica a forma de atuação do perito no exercício profissional, do planejamento à execução do trabalho pericial. Dentro desse contexto o objetivo geral do presente artigo é mostrar de forma concisa, informações acerca da área de Perícia Contábil e alguns conceitos. Tais como, objeto e objetivo da perícia contábil, o laudo pericial, o profissional peritocontador e a necessidade de se fazer a perícia. PERÍCIA CONTÁBIL De acordo com Lopes de Sá (2011, p. 3), a perícia contábil é a verificação de fatos ligados ao patrimônio individualizado visando oferecer opinião, mediante questão proposta. Para tal opinião realiza se: Exames Vistorias Indagações

3 Investigações Avaliações Arbitramentos de opinião. Em suma, todo e qualquer, procedimentos necessário para o esclarecimento Segundo FONSECA (2000 p.37-38): A perícia contábil é uma área de especialização da contabilidade que vem despontando como amplo e promissor campo de atuação do contador. [...] É um importante ramo da contabilidade, e, para sua realização, faz-se necessário profissional especializado, que esclarece questão sobre o patrimônio das pessoas físicas e jurídicas. O Conselho Federal de Contabilidade, por sua vez, define perícia contábil pela resolução CFC n 858/99, da seguinte forma (NBC T 13, item 13.1) A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de provas necessários a subsidiar a justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica, no que for pertinente. A perícia contábil é uma tecnologia aplicada dos conhecimentos científicos da contabilidade. Os procedimentos periciais buscam a ajuda da tecnologia para a perícia contábil, para esclarecer dúvidas sobre fatos que se relacionam com a riqueza dos empreendimentos das pessoas. Não se trata de um informe, mas sim de uma opinião ou um ponto de vista tecnológico de uma análise para produzir uma conclusão. De acordo com o código do Processo Civil, os artigos que discorrem sobre a perícia provam que tal forma é considerada como meio hábil de provar a veracidade dos fatos quando for necessária uma comprovação por meio técnico-científico. Sendo assim, a perícia contábil tem como objetivo emitir opinião a respeito da verificação feita, sendo tal relacionada ao patrimônio individual de empreendimento ou de pessoa. Toda vez que se executa um trabalho profissional, este deve acontecer em favor da sociedade. Ao se fazer uma perícia contábil, devem-se levar em consideração os resultados sociais dela, decorrentes, por exemplo:

4 De uma decisão do juiz que é orientada pelo trabalho do peritocontador que avalia o valor certo, correto dos bens, em um processo de inventário. De uma correta e justa partilha de bens; Estabelecer os campos e as situações em que é possível a perícia contábil é um objetivo difícil de ser alcançado, pois as situações em que a perícia pode atuar são inúmeras. OBJETO DA PERÍCIA CONTÁBIL A finalidade da perícia contábil é a de resolver questões técnicas de contabilidade predeterminadas ou específicas que podem assumir várias formas, em linhas gerais deverá esclarecer dúvidas, informar com precisão, confirmar com segurança, decidir, descobrir erros ou irregularidades, avaliar, etc... A matéria objeto da perícia será contábil quando envolver: Exame pericial; Verificação de valores; Exame de contas; Apuração de interesses pecuniários; Análise da capacidade econômico-financeira ou incapacidade de geração de resultado. A perícia contábil é uma tecnologia, porque é a aplicação dos conhecimentos científicos da contabilidade. Ela deve criar um plano eficaz de trabalho, reconhecer os objetivos, fazer um trabalho baseado em certezas, transparente, plenas e totalmente confiáveis, ter muita cautela na conclusão e só emitir o laudo, depois de que se esteja absolutamente seguro sobre os resultados, concluindo de forma clara, precisa.

5 OBJETIVO DA PERÍCIA CONTÁBIL A Perícia tem como objetivo comprovar as informações exigidas, mostrando a verdade, a legitimidade dos fatos, de forma merecedora de fé e imparcial, tornandose meio de prova para se resolver as questões propostas. São objetivos específicos da Perícia Contábil: 1. Objetividade; 2. Precisão; 3. Clareza; 4. Fidelidade; 5. Concisão 6. Confiabilidade inequívoca baseada em materialidades; 7. Plena satisfação da finalidade Objetividade: Caracteriza-se pela manifestação do perito-contador em não fugir da matéria que motivou a questão. É a procura de alcançar direto o fim ou alvo que se quer atingir, o objeto de uma ação. Precisão: Devem ser poucas e satisfatórias palavras ao entendimento da questão. Clareza: Respostas que esgotem os assuntos dos quesitos e que não necessitem mais de esclarecimentos e que não permita dúvidas. Fidelidade: Não influenciar-se por terceiros, nem por informações sem coerência.

6 Concisão: Respostas não devem ser longas, ou seja, deve emitir uma opinião que possa de maneira fácil facilitar as decisões. Confiabilidade inequívoca baseada em materialidades: Baseada em componentes claros e válidos tecnologicamente e legalmente. Plena satisfação da finalidade: Resultado coerente com os objetivos iniciais. PERITO-CONTADOR De acordo com CFC (Conselho Federal de Contabilidade) mediante resolução n 857, de , NBC (Normas brasileiras de contabilidade) P 2. Conceitua o perito contador como: Perito é o contador regularmente registrado em Conselho Regional de Contabilidade, que exerce a atividade pericial de forma pessoal, devendo ser profundo conhecedor, por suas qualidade e experiência, da matéria periciada. A Necessidade de buscar um perito surge da necessidade de obter uma opinião válida e competente de um conhecedor sobre determinado assunto em confronto. O profissional que executa a perícia precisa ter um conjunto de capacidades, que são suas qualidades entre as quais se destacam: 1. Legal; 2. Profissional; 3. Ética; 4. Moral.

7 A capacidade legal é a que lhe é conferida pelo título de bacharel em ciências contábeis e o seu registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Já a capacidade profissional é caracterizada por: Conhecimento teórico da sua área; Conhecimento prático das tecnologias; Experiência em perícia; Perspicácia; Perseverança; Sagacidade; Conhecimento geral em ciências afins; Índole criativa e intuitiva. A capacidade ética é a estabelecida no código de ética profissional do contador, emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade. A capacidade moral é a que se baseia na virtude das atitudes pessoais do profissional. Constitui a principal base de sustentação da realização profissional, o comprometimento moral e ético do perito-contador para com a sociedade e para com sua classe profissional. Destaca-se, também, que estar atualizado, ser capaz e preparado para o trabalho de boa qualidade, com valor social, estão incluídos no contexto moral e ético. Entre as capacidades éticas, devem-se destacar basicamente a conduta do perito com seus colegas e o caráter de independência e veracidade que deve manter em seu parecer. A perícia contábil é atividade evidentemente definida por lei como sendo de atribuição exclusiva de contador, o que torna a sua realização fraudulenta e passível de anulação caso venha a ser realizada por não contador. Como diz a resolução do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) n 560/83, que determina em seu art. 3, item 35: São atribuições privativas dos profissionais da contabilidade: Perícias contábeis; judiciais e extrajudiciais.

8 LAUDO PERICIAL O laudo pericial é um documento escrito no qual o perito contador expõe sua opinião, relato e prova sobre o fato em questão, onde não pode conter defeitos. Sendo ele um grande elemento de decisões, não deve ter sua opinião final baseada só em indícios, devendo ele atender a requisitos especiais que lhe são pertinentes. Tais como: Objetividade; Precisão; Clareza; Argumentação; Verdade NECESSIDADES DE SE FAZER PERÍCIA CONTÁBIL Essas se Manifestam em decorrência do conflito de interesse entre as partes e das imperfeições, ou da simples ideia de imperfeições, praticadas por uma das partes. Essas imperfeições erros podem ser involuntários ou intencionais. Erro: É uma falha involuntária, impensada de escrituração ou de demonstrações contábeis, sem o objetivo de causar dano. Conforme a importância do erro, pode ele ter menor ou maior influência na conclusão do perito. Descoberto a falha, o perito precisa procurar a origem do mesmo e as causas. Sendo ele sem muita importância, muitas vezes nem registro merece se, entretanto influenciar essencialmente nas conclusões que precisa ser destacadas e declaradas às influências que provocou. Tem sido tendência natural, nas normalizações contábeis, classificar os erros em: Erros de essência. Erros de forma.

9 Os erros de essência tendem a ser mais graves; o erro de forma nem sempre altera a situação. Erros de essência: Podem ser erros de inversão de números, repetição de registros, classificação de contas, transposição de saldos de contas, somas, omissão de registros, etc. Erros de forma: Tem-se como exemplo os registros de recebíveis no circulante quando o mesmo deveria ser realizado não circulante. O perito ao verificar os erros, deve relatá-los, mas informar sobre a consequência deles. Fraude: É o dano, prejuízo, o erro planejado e friamente premeditado, feito intencionalmente para lesar alguém, visando tirar proveito de alguma forma. As fraudes são recebimentos de créditos sem dar baixa, desvios de dinheiro, adulteração de documentos, desvios de mercadorias, falsificação de documentos, entre outros. Identificada à fraude, pela gravidade que representa, deve ser sempre relatada. Quer nas perícias administrativas, quer nas judiciais, quer nas especiais, a fraude é sempre algo que motiva muitos trabalhos de verificação. O fraudador é um tipo particular e nem sempre comete a fraude sozinho, mas com a ajuda de terceiros. A prática tem constatado que as fraudes quase sempre são praticadas por quem tem autoridade, ou seja, por quem decide ou comanda. Ter autoridade, acumular cargos e funções, são facilidades que consentem a prática da fraude. Algumas fraudes são realizadas de forma organizada e são difíceis de serem descobertas. Por exemplo, se não houver adequada separação de funções nas atividades e nos controles operacionais, e determinado funcionário que mexa com

10 dinheiro também seja responsável pelos registros contábeis, poderá se apropriar do dinheiro da empresa e registrar sua saída como despesas realizadas de modo que os registros coincidam com os bens existentes. Fraudes incertas, casuais, que acontecem poucas vezes são mais fáceis de serem descobertas. Por exemplo, se determinado funcionário pega bens ou dinheiro da empresa e não tem acesso aos registros, em algum momento, quando a contagem física for conferida, comparado com os registros contábeis, esta fraude será descoberta. IRREGULARIDADES CONTÁBEIS São aquelas que se originam dentro do processo contábil. Generalidades: São irregularidades contábeis que ocorre por falta de administração, falta de conhecimentos, no qual dificultam o melhor desenvolvimento profissional, e que com isso prejudicará a sua postura ética. Imperfeições técnicas: importantes. São os trabalhos contábeis realizados com defeitos ou faltando informações Negligência profissional: Tudo que de alguma forma atrapalhe o trabalho do profissional a ser realizado: Falta de zelo, incapacidade profissional, ausência ou atraso nas verificações, omissões na conservação dos livros. Todo contador de uma empresa tem a obrigação de manter em ordem toda documentação. Erros técnicos de escrituração:

11 Ocorre quando a representação gráfica for errada. Atitude involuntária sem a intenção de causar qualquer dano ou prejuízo a alguém. Exemplos: posição errada dos lançamentos (débito e crédito), omissão ou repetição de valores. Infrações: Ocorre quando não obedecem as leis previstas para cada situação. Exemplo, na escrituração fiscal acontece quando não é obedecida as determinações nas leis tributárias. Simulações: Ocorrência de situações irreais que não correspondem à verdade (falsidades). Adulterações: O que não for de acordo com o trabalho correto. Ex: Adulteração de documentos, mas não só isso, como também diminuir ou acrescentar informações, falsificar contas e datas e outros mais, ou seja, alteração de documento ou lançamento que modifique a real operação. Fraudes: É uma ação premeditada com a intenção de tirar algum proveito, para prejudicar ou roubar alguém, um ato intencional de manipulação ou omissão de fatos. A fraude ocorre principalmente por falta de ética e, geralmente em conluio com outras pessoas. Culpas profissionais: profissionais. Ocorrem devido aos erros, às imperfeições técnicas, as negligências

12 Responsabilidades Profissionais: É do contador a responsabilidade pelo que for praticar, não esquecendo que têm direitos e deveres. O profissional, o funcionário, ele deve evitar essas irregularidades. Todas essas faladas acima acontecem por falta de zelo, responsabilidades, negligências entre outras, mas principalmente por falta de ética. Agindo corretamente ele não prejudicará as partes, ou quem quer que seja com informações que não são verdadeiras. CONCLUSÃO O presente artigo apresentado, teve como objetivo resumir a parte teórica e ética da perícia contábil, abordando de modo simples e de fácil entendimento seus procedimentos e sua importância como meio de prova. Foram devidamente expostos os conceitos de perícia, assim como o objetivo, que é a busca pela verdade real sobre seu objeto, proveniente do eficaz e efetivo desempenho do perito-contador, materializada no laudo pericial, para aqueles que notarem qualquer indício de irregularidades. Acredita-se que a perícia contábil é uma atividade ou prática comum no mundo da Contabilidade Pública e da Privada, sendo de suma importância aos processos que a envolve. Concluiu-se que o apelo da sociedade contemporânea é de justiça. Não são poucas as manifestações da população, independente da condição social e econômica. As ciências contábeis, sendo uma ciência social, comprometida com a sociedade e seus desafios, têm na Perícia contábil, sua mais expressiva contribuição, pois auxilia a elucidar fatos contábeis e controversos, esclarecendo o que está oculto.

13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ZANNA, Remo Dalla. Prática de perícia contábil. 2. ed. São Paulo: IOB Thomson, 2007 SÁ, Antônio Lopes de. Perícia Contábil. 10. ed. São Paulo: Atlas, Santos, José Luiz dos. Fundamentos de Perícia. 18. Vol. São Paulo: Atlas, 2006 Ornelas, Martinho Maurício Gomes de. Perícia Contábil. 4. Ed. São Paulo: Atlas, acessado em 15 de outubro de 2014 às 21h:34min. file:///c:/users/gilcielen/downloads/apostila%20pericia%20contabil%20e% 20ARBITRAGEM%20integrada.pdf, acessado em 02 de Novembro de 2014 às 10h07min.

Prof. Francisco Crisóstomo. Unidade I

Prof. Francisco Crisóstomo. Unidade I Prof. Francisco Crisóstomo Unidade I NORMAS DE PERÍCIAS CONTÁBEIS Objetivos gerais Normas de Perícia Contábeis: Desenvolver a habilidade de futuros profissionais no decorrer de suas atividades profissionais.

Leia mais

Ezequiel Luís Lopes Giovanella. Ranieri Angioletti

Ezequiel Luís Lopes Giovanella. Ranieri Angioletti Ezequiel Luís Lopes Giovanella Ranieri Angioletti INSTRUMENTALIZAÇÃO PERICIAL! O instrumental pericial é vasto e seu limite é a legalidade com que se aplica, pois a verdade dos fatos, não pode ser evidenciada

Leia mais

Unidade I PERÍCIA CONTÁBIL. Prof. Francisco Crisóstomo

Unidade I PERÍCIA CONTÁBIL. Prof. Francisco Crisóstomo Unidade I PERÍCIA CONTÁBIL Prof. Francisco Crisóstomo Unidade I - Conceitos Conceito I de Perícia Contábil: Verificação de fatos, através de; Exames, diagnóstico e vistorias; Indagações sobre o assunto;

Leia mais

A perícia contábil é de competência exclusiva de contador em situação regular perante o Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição.

A perícia contábil é de competência exclusiva de contador em situação regular perante o Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição. Uma função que necessita constante aprimoramento, a Perícia Contábil vem atraindo cada vez mais a atenção dos profissionais de contabilidade. O perito contábil, contratado pelas partes ou indicado pelo

Leia mais

Prof.ª Bruna Socreppa

Prof.ª Bruna Socreppa Prof.ª Bruna Socreppa 1924 No Brasil: Perícia Contábil foi pela primeira vez incluída para debates perante um evento da classe no I Congresso Brasileiro de Contabilidade de 1024. Divisão da Contabilidade

Leia mais

Conceito, Objetivo e Metodologia de Perícia Contábil. Prof. Jerônimo Antunes

Conceito, Objetivo e Metodologia de Perícia Contábil. Prof. Jerônimo Antunes Prof. Jerônimo Antunes 1 Roteiro de Apresentação 1. Perícia 2. O Processo Pericial 3. Aplicações Perícia Contábil 4. Aspectos Diversos 2 1. Perícia Conceitos Objetivos História Tipos 3 1. Perícia - Conceitos

Leia mais

Normas Brasileiras de Contabilidade Perícia Contábil

Normas Brasileiras de Contabilidade Perícia Contábil Normas Brasileiras de Contabilidade Perícia Contábil Na Resolução 858/1999, o Conselho Federal de Contabilidade - CFC, estabelece as Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC T 13, na qual está em separado,

Leia mais

Perícia Contábil. Prof. Roberto de Araujo Vieira

Perícia Contábil. Prof. Roberto de Araujo Vieira Perícia Contábil Prof. Roberto de Araujo Vieira Universidade Federal Fluminense UFF Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Programa de Pós Graduação em Contabilidade e Auditoria 2017

Leia mais

REVISÃO DE PERICIA CONTABIL.

REVISÃO DE PERICIA CONTABIL. REVISÃO DE PERICIA CONTABIL. Pergunta 1 1. Analise a sentença e assinale a alternativa a que se refere: Embora previsse o mesmo fim que o julgamento arbitral atingirá, não há qualquer conceito de julgamento,

Leia mais

Laudo e Parecer Pericial Contábil: Estrutura e Conteúdo. Prof. Joshua Onome Imoniana

Laudo e Parecer Pericial Contábil: Estrutura e Conteúdo. Prof. Joshua Onome Imoniana Prof. Joshua Onome Imoniana 1 1. Contexto do processo pericial FLUXO DO PROCESSO PERICIAL (Adaptado da Dissertação de Mestrado do Prof. Marcelo F.Nogueira) 2 Apresentação dos quesitos e indicação de assistentes

Leia mais

Conceito, Objetivo e Metodologia de Perícia Contábil

Conceito, Objetivo e Metodologia de Perícia Contábil Prof. Jerônimo Antunes 1 Roteiro de Apresentação 1. Perícia 2. A Perícia e as Leis no Brasil 3. O Processo Pericial 4. Perícia Contábil 5. Aspectos Diversos 2 1 1. Perícia Conceitos Objetivos História

Leia mais

Podemos concluir, então, que o perito possui atribuições, direitos e. obrigações:

Podemos concluir, então, que o perito possui atribuições, direitos e. obrigações: 1.4 O PERITO Segundo Almeida (2006), O perito é o técnico, com a habilitação que a lei exigir, chamado a opinar, de forma imparcial e sob compromisso, sobre tema de sua especialidade profissional. O perito

Leia mais

PLANO DE ENSINO ANO DO VESTIBULAR: 2004 CURSO: ANO LETIVO: 2007 TURMA: 4º ANO PERICIA CONTÁBIL EMENTA

PLANO DE ENSINO ANO DO VESTIBULAR: 2004 CURSO: ANO LETIVO: 2007 TURMA: 4º ANO PERICIA CONTÁBIL EMENTA PLANO DE ENSINO ANO DO VESTIBULAR: 2004 DEPARTAMENTO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CAMPUS UNIVERSITÁRIO TANGARÁ DA SERRA CURSO: ANO LETIVO: 2007 CIÊNCIAS CONTÁBEIS TURMA: 4º ANO DISCIPLINA: PERICIA CONTÁBIL CARGA

Leia mais

PERÍCIA CONTÁBIL 1 INTRODUÇÃO

PERÍCIA CONTÁBIL 1 INTRODUÇÃO PERÍCIA CONTÁBIL LEONI, Valeria Ramos Graduanda em ciências contábeis CTESOP/2017, valeriarleoni@outlook.com SANCHES, Jackeline Marta Graduanda em ciências contábeis CTESOP/2017, jackelinemarta@hotmail.com

Leia mais

Segundo ATTIE (1987, p ) os principais procedimentos de auditoria são:

Segundo ATTIE (1987, p ) os principais procedimentos de auditoria são: 1 Procedimentos de Auditoria O objetivo da auditoria é fundamentar seu ponto de vista com fatos, evidências e informações possíveis, necessárias e materiais. A aplicação dos procedimentos de auditoria

Leia mais

Palavras-chave: #A conciliação dos saldos das contas ativas e passivas. #Fidelidade e testabilidade do balanço de determinação. #Perícia contábil.

Palavras-chave: #A conciliação dos saldos das contas ativas e passivas. #Fidelidade e testabilidade do balanço de determinação. #Perícia contábil. A CONCILIAÇÃO DOS SALDOS DAS CONTAS ATIVAS E PASSIVAS. FIDELIDADE DA INFORMAÇÃO QUE DÁ SUSTENTABILIDADE À PRECIFICAÇÃO DOS HAVERES VIA BALANÇO DE DETERMINAÇÃO. HOOG, Wilson Alberto Zappa. 1 Resumo: Apresentamos

Leia mais

Laudo e Parecer Pericial Contábil: Estrutura e Conteúdo

Laudo e Parecer Pericial Contábil: Estrutura e Conteúdo Prof. Jerônimo Antunes 1 Roteiro de Apresentação 1. Contexto do processo pericial 4. Parecer Pericial Contábil 5. Impugnação do laudo e outros aspectos 2 1 Roteiro de Apresentação 1. Contexto do processo

Leia mais

EXERCICIOS DE PERICIA CONTABIL UNIDADE I - FUNDAMENTOS DA PERICIA CONTABIL.

EXERCICIOS DE PERICIA CONTABIL UNIDADE I - FUNDAMENTOS DA PERICIA CONTABIL. EXERCICIOS DE PERICIA CONTABIL UNIDADE I - FUNDAMENTOS DA PERICIA CONTABIL. F Salvar todas as respostas Salvar e Enviar PERGUNTA 1 De acordo com Sá (1997, p.19), é possível classificar as perícias em três

Leia mais

PERÍCIA CONTÁBIL. Djonathan ZILLES WAGNER 1 Odir LUIZ FANK 2

PERÍCIA CONTÁBIL. Djonathan ZILLES WAGNER 1 Odir LUIZ FANK 2 PERÍCIA CONTÁBIL Djonathan ZILLES WAGNER 1 Odir LUIZ FANK 2 Palavras chave: Perícia. Judicial. Requisitos. Laudo. 1 INTRODUÇÃO Conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade NBC TP 01 Norma Técnica de

Leia mais

Conceito de Perícia Origem: latim "Peritia. Perícia

Conceito de Perícia Origem: latim Peritia. Perícia Conceito de Perícia Origem: latim "Peritia significa conhecimento adquirido pela experiência. Perícia Para o dicionário* vistoria ou exame de caráter técnico e especializado. Lopes Sá (2004: 28): habilidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Campus: Governador Valadares MG PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Campus: Governador Valadares MG PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Campus: Governador Valadares MG PLANO DE ENSINO Curso/Período: Ciências Contábeis / 8º Período Disciplina: FIN030GV Perícia, Avaliação e Arbitragem Professor: Marcelo

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N 1.056/05 Aprova a NBC P 2.1 Competência Profissional O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que as Normas Brasileiras de

Leia mais

Quesitos da Perícia Contábil

Quesitos da Perícia Contábil Quesitos da Perícia Contábil Prof. Jerônimo Antunes Quesitos da Perícia Contábil Roteiro de Apresentação 1. Conceito, objetivos e características dos quesitos 2. Indeferimento e complementação de quesitos

Leia mais

Aula 00 Extra. Auditoria para Agente da Fiscalização TCE SP Teoria e Exercícios Aula 00 Extra Professor Marcelo Seco

Aula 00 Extra. Auditoria para Agente da Fiscalização TCE SP Teoria e Exercícios Aula 00 Extra Professor Marcelo Seco Aula 00 Extra Auditoria Questões Vunesp www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Extra Questões Vunesp Olá, meus caros!!! Algumas questões de Auditoria da Vunesp sobre a Aula 00. Vamos em frente! Nosso objetivo:

Leia mais

QUESITOS DE PROVAS DE SUFICIÊNCIA - PERÍCIA CONTÁBIL

QUESITOS DE PROVAS DE SUFICIÊNCIA - PERÍCIA CONTÁBIL QUESITOS DE PROVAS DE SUFICIÊNCIA - PERÍCIA CONTÁBIL 1) O laudo pericial contábil e parecer pericial contábil: a) são ilimitados. b) têm por limite o saldo de contas a receber. c) têm por limite os próprios

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CIÊNCIAS ECONÔMICAS 1ª SÉRIE - 2017/1 1. Curso: Curso: Missão do curso: Perfil profissiográfico: CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Leia mais

PROFESSOR : Salomão Soares

PROFESSOR : Salomão Soares PERÍCIA CONTÁBIL PROFESSOR : Salomão Soares Exercício Data: 1) Conceitue perícia contábil. Perícia é a atividade concernente a exame realizado por profissional especialista, legalmente habilitado, destinada

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 985/03

RESOLUÇÃO CFC Nº 985/03 RESOLUÇÃO CFC Nº 985/03 Aprova a NBC T 13.7 Parecer Pericial Contábil. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que os Princípios Fundamentais

Leia mais

Professor conteudista: Derneval Gondim Freire

Professor conteudista: Derneval Gondim Freire Perícia Contábil Professor conteudista: Derneval Gondim Freire Sumário Perícia Contábil Unidade I 1 CONCEITO DE PERÍCIA CONTÁBIL...1 1.1 Objetivo da perícia contábil...6 1.2 Classificação...6 2 PERFIL

Leia mais

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Diretores e Conselheiros do CLUBE ATLÉTICO JUVENTUS São Paulo SP

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Diretores e Conselheiros do CLUBE ATLÉTICO JUVENTUS São Paulo SP RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES Aos Diretores e Conselheiros do CLUBE ATLÉTICO JUVENTUS São Paulo SP Opinião Examinamos as demonstrações contábeis doclube ATLÉTICO JUVENTUS (Entidade), que compreendem

Leia mais

INBS - Instituto Brasileiro de Sustentabilidade - Todos os direitos reservados. Conheça nossos cursos online, clique aqui.

INBS - Instituto Brasileiro de Sustentabilidade - Todos os direitos reservados. Conheça nossos cursos online, clique aqui. Capítulo 4. CONTABILIDADE EM SI CONCEITOS DE CONTABILIDADE A contabilidade vem buscando novas formas de comunicar os recursos que compõem o patrimônio das entidades e suas variações. Para isso, utiliza-se

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL Prof. Maurício Andrade Guimarães

DIREITO EMPRESARIAL Prof. Maurício Andrade Guimarães DIREITO EMPRESARIAL Prof. Maurício Andrade Guimarães Matéria: Obrigações do empresário: O Regime Empresarial Registro: matrícula, arquivamento e autenticação Órgãos de Atuação: DNRC e Junta Comercial Escrituração:

Leia mais

Laudo de Avaliação do Acervo Líquido Contábil a ser Cindido Parcial e Desproporcionalmente. Downstream Participações Ltda. Em 31 de julho de 2005

Laudo de Avaliação do Acervo Líquido Contábil a ser Cindido Parcial e Desproporcionalmente. Downstream Participações Ltda. Em 31 de julho de 2005 Laudo de Avaliação do Acervo Líquido Contábil a ser Cindido Parcial e Desproporcionalmente Downstream Participações Ltda. Por este instrumento, Ernst & Young Auditores Independentes S/S, empresa especializada

Leia mais

Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16

Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16 Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16 PERITO De acordo com o 1º do artigo 156 do novo CPC, "os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos

Leia mais

ESPORTE CLUBE VITORIA DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM

ESPORTE CLUBE VITORIA DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM ESPORTE CLUBE VITORIA DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E DE 2015 ESPORTE CLUBE VITORIA DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E DE 2015 CONTEÚDO PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES

Leia mais

AULA EXTRA: Prova de Auditoria TRF-3/2016 comentada.

AULA EXTRA: Prova de Auditoria TRF-3/2016 comentada. AULA EXTRA: Prova de Auditoria TRF-3/2016 comentada. Olá pessoal! Seguem comentários da prova de Auditoria do TRF-3, aplicada em 03/04. Espero que tenham feito uma boa prova. Não vejo possibilidades de

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL, PENAL, PROFISSIONAL E PREVENÇÕES

RESPONSABILIDADE CIVIL, PENAL, PROFISSIONAL E PREVENÇÕES RESPONSABILIDADE CIVIL, PENAL, PROFISSIONAL E PREVENÇÕES Palestrante: Marcio Massao Shimomoto Vice-Presidente Administrativo do SESCON-SP 12/11/2011 1 Somos mais de 489 mil profissionais no Brasil 290

Leia mais

PORTAL NEO ENSINO - EDUCAÇÃO EMPRESARIAL À DISTÂNCIA Aluno:

PORTAL NEO ENSINO - EDUCAÇÃO EMPRESARIAL À DISTÂNCIA  Aluno: PORTAL NEO ENSINO - EDUCAÇÃO EMPRESARIAL À DISTÂNCIA http://www.neoensino.com.br Curso: Perícia contábil Aula: 01 Professor: André Charone Tavares Lopes. Aluno: Objetivos: Introduzir o aluno às normas

Leia mais

PERDAS, DANOS E LUCROS CESSANTES. 210 páginas Publicado em: 14/10/2010 Editora: Juruá Editora

PERDAS, DANOS E LUCROS CESSANTES. 210 páginas Publicado em: 14/10/2010 Editora: Juruá Editora PERDAS, DANOS E LUCROS CESSANTES 210 páginas Publicado em: 14/10/2010 Editora: Juruá Editora 1 Regime principiológico Publicidade Impessoalidade CF Art. 37 Eficiência Moralidade Legalidade Perito Servidor

Leia mais

BM EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES SPE S.A. Relatório do auditor independente. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2016 e de 2015

BM EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES SPE S.A. Relatório do auditor independente. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2016 e de 2015 BM EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES SPE S.A. Relatório do auditor independente Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2016 e de 2015 WNJ/EL/LCSM 0881/17 BM EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES SPE S.A.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Ciências Contábeis PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Perícia Contábil PROFESSOR: Caroline

Leia mais

05/05/2017. AUDITORIA INTERNA Definição e Objetivos Auditoria Interna x auditoria Externa SUMÁRIO AUDITORIA INTERNA X AUDITORIA EXTERNA

05/05/2017. AUDITORIA INTERNA Definição e Objetivos Auditoria Interna x auditoria Externa SUMÁRIO AUDITORIA INTERNA X AUDITORIA EXTERNA SUMÁRIO AUDITORIA INTERNA Definição e Objetivos Auditoria Interna x auditoria Externa Grupo 6 Nº USP Brenda Rangel 8925701 Diego Carrascosa 8925823 Gelson Marinho Bascuñan 4885120 Lucas Pereira 8925890

Leia mais

Auditoria Administrativae Consultoria OBJETIVOS DA AULA PERÍCIA - CONCEITO 4/13/16

Auditoria Administrativae Consultoria OBJETIVOS DA AULA PERÍCIA - CONCEITO 4/13/16 Auditoria Administrativae Consultoria Prof. Carlos William de Carvalho http://cwcadm.wordpress.com OBJETIVOS DA AULA Estabelecermos a diferença entre auditoria contábil e perícia contábil; Conceitos de

Leia mais

EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC AUDITORIA CONTÁBIL Profª. Camila Gomes

EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC AUDITORIA CONTÁBIL Profª. Camila Gomes EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC 2014 AUDITORIA CONTÁBIL Profª. Camila Gomes Edital AUDITORIA CONTÁBIL a) Conceito e aplicação da Auditoria Contábil: Conceitos. Objetivo e finalidade da auditoria. Tipos de

Leia mais

CONCEITO DE CONTABILIDADE. Para isso contamos com a contabilidade essa que vamos conhecer agora:

CONCEITO DE CONTABILIDADE. Para isso contamos com a contabilidade essa que vamos conhecer agora: CONCEITO DE CONTABILIDADE O que vamos ver a seguir nos mostra que com o conhecimento do ciclo de vida da empresa, conseguimos tomar decisões que consistem em conduzi-la ao sucesso. Portanto, há duas preocupações

Leia mais

FECHAMENTO DE BALANÇO - PROCEDIMENTOS

FECHAMENTO DE BALANÇO - PROCEDIMENTOS 1 - INTRODUÇÃO FECHAMENTO DE BALANÇO - PROCEDIMENTOS Nesta matéria, abordaremos os procedimentos para fechamento de balanço. Em primeiro lugar deve ser levado em consideração o plano de contas utilizado

Leia mais

A visão do Magistrado acerca da importância do Perito no Processo Judicial. Eduardo José de Carvalho Soares Juiz de Direito

A visão do Magistrado acerca da importância do Perito no Processo Judicial. Eduardo José de Carvalho Soares Juiz de Direito A visão do Magistrado acerca da importância do Perito no Processo Judicial Eduardo José de Carvalho Soares Juiz de Direito 1 Você nasceu para vencer, mas para ser um vencedor você precisa planejar para

Leia mais

CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PERÍCIAS FINANCEIRAS. Paulo Cordeiro de Mello Giancarlo Zannon

CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PERÍCIAS FINANCEIRAS. Paulo Cordeiro de Mello Giancarlo Zannon CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PERÍCIAS FINANCEIRAS Paulo Cordeiro de Mello Giancarlo Zannon Instituições Financeiras e a Justiça: O setor bancário está em destaque na lista que classifica

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 751 de 29 de dezembro de 1993(1) O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº 751 de 29 de dezembro de 1993(1) O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC Nº 751 de 29 de dezembro de 1993(1) Dispõe sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO

Leia mais

TEORIA DA CONTABILIDADE. Michael Dias Corrêa

TEORIA DA CONTABILIDADE. Michael Dias Corrêa TEORIA DA CONTABILIDADE Michael Dias Corrêa Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade Aprovado em 2008 pelo CPC, apresenta os aspectos básicos para a preparação e apresentação das demonstrações para

Leia mais

QUESITOS QUESITOS QUESTIONÁRIO BÁSICO. formulação de quesitos; perguntas de natureza técnica ou científica. pertinentes; impertinentes.

QUESITOS QUESITOS QUESTIONÁRIO BÁSICO. formulação de quesitos; perguntas de natureza técnica ou científica. pertinentes; impertinentes. PERÍCIA CONTÁBIL QUESITOS Adaptação do Painel apresentado pelos alunos: Elisângela Lamberti Marcela Pansini Mazocco Márcia Aremi Wenichi Alves QUESTIONÁRIO BÁSICO formulação de quesitos; perguntas de natureza

Leia mais

PERÍCIA E O MERCADO DE TRABALHO SEJAM BEM-VINDOS A UM NOVO MERCADO DE TRABALHO A SER DESENVOLVIDO PELOS PROFISSIONAIS

PERÍCIA E O MERCADO DE TRABALHO SEJAM BEM-VINDOS A UM NOVO MERCADO DE TRABALHO A SER DESENVOLVIDO PELOS PROFISSIONAIS PERÍCIA E O MERCADO DE TRABALHO SEJAM BEM-VINDOS A UM NOVO MERCADO DE TRABALHO A SER DESENVOLVIDO PELOS PROFISSIONAIS 1 Robson Coelho (85) 9 9976.3964 2 1 PERÍCIA UM NOVO MERCADO A SER DESENVOLVIDO PELOS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

PRINCÍPIOS CONTÁBEIS:

PRINCÍPIOS CONTÁBEIS: PRINCÍPIOS CONTÁBEIS: 1) A Alfa & Beta Ltda. é uma empresa familiar de médio porte gerida por dois irmãos em sucessão aos seus pais. Após assumirem a gestão, adotaram algumas medidas com o objetivo de

Leia mais

AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE A

AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE A AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 01.01.16 A 31.12.16 COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS FUNCIONÁRIOS DO FLEURY PARECER E RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO Auditor Independente Responsável Marcelino

Leia mais

NBC.TP.01 Perícia Contábil

NBC.TP.01 Perícia Contábil Agenda: - NBC.TP.01 Perícia Contábil - NBC.PP.01 Perito Contábil - NBC.PP.02 Exame de Qualificação Técnica para Perito Contábil CNPC - Aplicações práticas das normas técnicas e profissionais para a atuação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Campus: Governador Valadares MG PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Campus: Governador Valadares MG PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Campus: Governador Valadares MG PLANO DE ENSINO Curso/Período: Ciências Contábeis / 6º Período Disciplina: FIN006GV - Auditoria Professor(a): Marcelo Lopes Bello Coelho

Leia mais

APRESENTAÇÃO DETALHADA

APRESENTAÇÃO DETALHADA 2018 APRESENTAÇÃO DETALHADA CONSULTEX Contabilidade www.consultex.com.br contato@ @consultex.com.br Recife - Pernambuco CONSULTEX Contabilidade Assessoria & Consultoria A Empresa Surgiu da parceria e esforços

Leia mais

DIFICULDADE DO ENGENHEIRO CIVIL PARA CALCULAR CUSTOS DE SERVIÇO Valéria Martins Fonseca

DIFICULDADE DO ENGENHEIRO CIVIL PARA CALCULAR CUSTOS DE SERVIÇO Valéria Martins Fonseca DIFICULDADE DO ENGENHEIRO CIVIL PARA CALCULAR CUSTOS DE SERVIÇO Valéria Martins Fonseca RESUMO Neste artigo serão relatadas as dificuldades do engenheiro para calcular custos com funcionários e com serviços,

Leia mais

Teoria da Contabilidade. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1

Teoria da Contabilidade. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 Teoria da Contabilidade Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 O QUE VEREMOS A SEGUIR: Normas Brasileiras de Contabilidade sobre escrituração contábil; NBC T 2.1 Das Formalidades da Escrituração Contábil;

Leia mais

Instrução Normativa RFB nº 1.199, de 14 de outubro de 2011

Instrução Normativa RFB nº 1.199, de 14 de outubro de 2011 Instrução Normativa RFB nº 1.199, de 14 de outubro de 2011 DOU de 17.10.2011 Dispõe sobre procedimentos fiscais dispensados aos consórcios constituídos nos termos dos arts. 278 e 279 da Lei nº 6.404, de

Leia mais

PROVAS DE AUDITORIA I

PROVAS DE AUDITORIA I PROVAS DE AUDITORIA I 01. (Ano: 2015/ Banca: EXATUS/ Órgão: BANPARÁ/ Prova: Contador) Auditoria contábil, operacional e administrativa: Sr. Silvio Tarcio Bento, é auditor interno da empresa Delta S.A,

Leia mais

Disciplina Auditoria Concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil

Disciplina Auditoria Concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Disciplina Auditoria Concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Estimados amigos concurseiros! É sabido que foi publicado o Edital ESAF n. 24, de 06 de julho de 2012 para o concurso para

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: PERÍCIA CONTÁBIL (CÓD. ENEX 60154) ETAPA: 3ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo aula Habilidas e Competências Textos, filmes e

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO LAUDO PERICIAL CONTÁBIL NA PERCEPÇÃO DE UM MAGISTRADO DO TRABALHO DO DISTRITO FEDERAL

A IMPORTÂNCIA DO LAUDO PERICIAL CONTÁBIL NA PERCEPÇÃO DE UM MAGISTRADO DO TRABALHO DO DISTRITO FEDERAL FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FATECS CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS GUILHERME CORDEIRO FERNANDES 2091005/9 A IMPORTÂNCIA DO LAUDO PERICIAL CONTÁBIL NA PERCEPÇÃO DE UM MAGISTRADO DO TRABALHO

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade Contabilidade PARTE 1 G Parte 1 Conceitos Conceito de Contabilidade A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL

BALANÇO PATRIMONIAL 1 de 6 31/01/2015 14:44 BALANÇO PATRIMONIAL Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira

Leia mais

A ATUAÇÃO DO CONTADOR NA ARBITRAGEM

A ATUAÇÃO DO CONTADOR NA ARBITRAGEM A ATUAÇÃO DO CONTADOR NA ARBITRAGEM Bianca Ferreira Oliveira 1 ; Zilane Maria Sousa de Carvalho Silva 1 ; Adriano Barreira de Andrade 2 ; Marli Terezinha Vieira 3 1 Aluno do Curso de Ciências Contábeis;

Leia mais

Sumário PARTE I O QUE É AUDITORIA?

Sumário PARTE I O QUE É AUDITORIA? Sumário PARTE I O QUE É AUDITORIA? CAPÍTULO 1 CONCEITOS GERAIS 1.1. Origem e evolução da auditoria 1.2. Tipos de auditoria 1.2.1. Auditoria das demonstrações contábeis 1.2.2. Auditoria de conformidade

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 780/95

RESOLUÇÃO CFC N.º 780/95 RESOLUÇÃO CFC N.º 780/95 Aprova a NBC T 12 Da Auditoria Interna. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, de dezembro de 1993; CONSIDERANDO o que dispõe

Leia mais

O CONTADOR E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A JUSTIÇA

O CONTADOR E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A JUSTIÇA O CONTADOR E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A JUSTIÇA HOOG, Wilson Alberto Zappa. 1 Resumo: Apresenta-se uma resumida análise sobre as possíveis contribuições profissionais de um contador para com a

Leia mais

Prova de Auditoria ISS-Jundiaí comentada gabarito preliminar.

Prova de Auditoria ISS-Jundiaí comentada gabarito preliminar. Prova de Auditoria ISS-Jundiaí comentada gabarito preliminar. Olá pessoal! Seguem comentários da prova de Auditoria ISS-Jundiaí, aplicada em 20/08, pela banca IBAM. Espero que tenham feito uma boa prova.

Leia mais

A ÉTICA PROFISSIONAL EXERCIDA PELOS CONTADORES

A ÉTICA PROFISSIONAL EXERCIDA PELOS CONTADORES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Unidade Universitária de Ciências Socio-Econômicas e Humanas de Anápolis CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS A ÉTICA PROFISSIONAL EXERCIDA PELOS CONTADORES Aluno: Marx Fidel e Silva

Leia mais

PREVENÇÃO E MITIGAÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS SÃO PAULO

PREVENÇÃO E MITIGAÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS SÃO PAULO PREVENÇÃO E MITIGAÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS SÃO PAULO PREVENÇÃO E MITIGAÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS Visão Sistema CFC e CRCs Objetivos e Estrutura do CRC-SP Estatísticas e Resultados da Fiscalização

Leia mais

QUESITOS PARA APURAÇÃO DE HAVERES DE SÓCIO

QUESITOS PARA APURAÇÃO DE HAVERES DE SÓCIO QUESITOS PARA APURAÇÃO DE HAVERES DE SÓCIO 1. Sócio vivo 2. Sócio falecido No caso do sócio vivo, ou se retirando da firma, os pontos que reputamos importantes para determinação do valor real e justo da

Leia mais

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318)

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) DIREITO PENAL MILITAR CFSD superior CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) Prof. Rogério DESACATO A MILITAR Art. 299. Desacatar militar no exercício de função de natureza militar ou em

Leia mais

TCU - Aula 03 C. Geral III

TCU - Aula 03 C. Geral III Sumário 1 TC RO Contador CESPE 2013 - Questão 051 Critérios de avaliação de ativos... 2 2 TC RO Contador CESPE 2013 - Questão 052 Critérios de Avaliação de Ativos... 2 3 TC RO Contador CESPE 2013 - Questão

Leia mais

Palestra. Roteiro para o Encerramento do Balanço Exercício Janeiro Elaborado por: Arnóbio Neto Araújo Durães

Palestra. Roteiro para o Encerramento do Balanço Exercício Janeiro Elaborado por: Arnóbio Neto Araújo Durães Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

AGOSTO 2017 CASOS ESPECIAIS DE PERÍCIAS VÍCIOS CONTRUTIVOS X FALTA (FALHAS) DE MANUTENÇÃO

AGOSTO 2017 CASOS ESPECIAIS DE PERÍCIAS VÍCIOS CONTRUTIVOS X FALTA (FALHAS) DE MANUTENÇÃO Engº civil Elcio Avelar Maia AGOSTO 2017 CASOS ESPECIAIS DE PERÍCIAS VÍCIOS CONTRUTIVOS X FALTA (FALHAS) DE MANUTENÇÃO CASOS ESPECIAIS DE PERÍCIAS VÍCIOS CONTRUTIVOS X FALTA (FALHAS) DE MANUTENÇÃO FATOS

Leia mais

Contabilidade não é um bicho-de-sete-cabeças (para. Pequenos Empreendedores) Prof. Altino Dias

Contabilidade não é um bicho-de-sete-cabeças (para. Pequenos Empreendedores) Prof. Altino Dias Contabilidade não é um bicho-de-sete-cabeças (para Pequenos Empreendedores) Prof. Altino Dias Profissional da contabilidade Apresentação Empresário Serviços Assessoria Contábil. Professor Faculdade de

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA II DIREITO TRIBUTARIO LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA ORÇAMENTO PUBLICO TEORIA

Leia mais

Direito Tributário para o Exame de Ordem

Direito Tributário para o Exame de Ordem Direito Tributário para o Exame de Ordem 3 Conceito de Tributo. 4 Legislação Tributária. 5 Obrigação Tributária. 6 Crédito Tributário. (1a. Parte: Conceito, Constituição) Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com

Leia mais

Prova de Auditoria ISS-Teresina comentada gabarito preliminar.

Prova de Auditoria ISS-Teresina comentada gabarito preliminar. Prova de Auditoria ISS-Teresina comentada gabarito preliminar. Olá pessoal! Seguem comentários da prova de Auditoria ISS-Teresina, aplicada em 28/08, pela banca FCC. Espero que tenham feito uma boa prova.

Leia mais

SOMAR S.A INDÚSTRIAS MECÂNICAS

SOMAR S.A INDÚSTRIAS MECÂNICAS Laudo de Avaliação Patrimonial sobre as Demonstrações Financeiras elaboradas para a data base de 30 de novembro de 2009 Laudo de Avaliação Patrimonial sobre as Demonstrações Financeiras Elaboradas na Data

Leia mais

Erro & Fraude ERRO & FRAUDE. Autor: Sérgio Pastori.

Erro & Fraude ERRO & FRAUDE. Autor: Sérgio Pastori. ERRO & FRAUDE Autor: Sérgio Pastori. Este artigo foi elaborado sob a luz da Resolução CFC nº 836 - IT 03, de 22-02- 99, a qual explicita o item 11.1.4 (FRAUDE E ERRO) da NBC T-11.Tema, o qual mais do que

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2011 PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2011 Curso Ciências Contábeis

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2011 PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2011 Curso Ciências Contábeis Disciplina Perícia Contábil Curso Ciências Contábeis Turno/Horário Noturno Professor(a): Salomão Dantas Soares sslomaosoares@bol.com.br Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral Teórica Prática Total

Leia mais

Questões FCC. Questões CESPE. Questões VUNESP. Sumário. Responsabilidade do Auditor e da Administração 02. Resumão 05. Questões 06.

Questões FCC. Questões CESPE. Questões VUNESP. Sumário. Responsabilidade do Auditor e da Administração 02. Resumão 05. Questões 06. Aula 00 Esta aula contem: 1 12 páginas Páginas de teoria 03 Páginas de questões comentadas 05 Questões FCC - Questões ESAF 02 Questões CESPE 03 Questões FGV - Questões VUNESP - Questões DIVERSAS 03 Sumário

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 0 UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FRANCIELE BEHENCK DE SOUZA PERÍCIA CONTÁBIL: AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO PERITO- CONTADOR NA EXECUÇÃO DA PERÍCIA CONTÁBIL

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2015 Contabilidade I 1º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa

PLANO DE ENSINO 2015 Contabilidade I 1º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa PLANO DE ENSINO 2015 Contabilidade I 1º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa Conteúdo Bibliografia Básica: Bibliografia Complementar: Introdução à Contabilidade, estudo de assuntos relacionados a noções

Leia mais

PERÍCIA CONTÁBIL PROFESSOR : Salomão Soares Apostila 3. Data: Aspectos históricos e conceituais

PERÍCIA CONTÁBIL PROFESSOR : Salomão Soares Apostila 3. Data: Aspectos históricos e conceituais PERÍCIA CONTÁBIL PROFESSOR : Salomão Soares Apostila 3 Data: Aspectos históricos e conceituais 1. ASPECTOS HISTÓRICOS, LEGAIS, SOCIAIS E CONCEITUAIS. 1.1 ASPECTOS HISTÓRICOS E LEGAIS O surgimento da perícia

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE A presente Política de Controle de Registros e Contabilidade compõe a regulamentação pertinente ao Programa de Integridade da Fundação Instituto de Pesquisa

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO MUNICÍPIO DE SALVATERRA DE MAGOS

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO MUNICÍPIO DE SALVATERRA DE MAGOS CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO MUNICÍPIO DE SALVATERRA DE MAGOS 1 ÍNDICE Siglas... 3 1.Introdução... 4 2.Objeto... 4 3. Âmbito de aplicação... 4 4. Princípios gerais... 4 5. Princípios básicos.7 6. Disposições

Leia mais

PROGRAMAS DE AUDITORIA PARA CONTAS DO RESULTADO. DISCIPLINA DE AUDITORIA Prof. Bruno Santi Aula 14

PROGRAMAS DE AUDITORIA PARA CONTAS DO RESULTADO. DISCIPLINA DE AUDITORIA Prof. Bruno Santi Aula 14 PROGRAMAS DE AUDITORIA PARA CONTAS DO RESULTADO DISCIPLINA DE AUDITORIA Prof. Bruno Santi Aula 14 1 INTRODUÇÃO O exame desta área demanda dedicação e paciência por parte do auditor. Normalmente, o volume

Leia mais

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL - CASSI. Relatório do auditor independente

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL - CASSI. Relatório do auditor independente CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL - CASSI Relatório do auditor independente Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2016 e 2015 AFMF/FERS/RAC/JSR 0557/17 CAIXA DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade I CONTABILIDADE

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade I CONTABILIDADE Prof. Jean Cavaleiro Unidade I CONTABILIDADE Objetivos Conhecer o papel da contabilidade. Conhecer aspectos legais da contabilidade. Conhecer aspectos técnicos de contabilidade. Conhecer as mudanças recentes

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar Administrativo

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Auxiliar Administrativo Administração Central Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec : ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnico em

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE

POLÍTICA DE COMPLIANCE POLÍTICA DE COMPLIANCE SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 1 2. APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE MRV... 2 5. ESTRUTURA DA ÁREA DE COMPLIANCE... 3 5.1. Funções da Área de Compliance...

Leia mais