CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PERÍCIAS FINANCEIRAS. Paulo Cordeiro de Mello Giancarlo Zannon

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PERÍCIAS FINANCEIRAS. Paulo Cordeiro de Mello Giancarlo Zannon"

Transcrição

1

2 CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PERÍCIAS FINANCEIRAS Paulo Cordeiro de Mello Giancarlo Zannon

3 Instituições Financeiras e a Justiça: O setor bancário está em destaque na lista que classifica os setores que mais demandam a justiça brasileira; Dos 100 maiores litigantes das justiças estaduais, 25 são bancos; Dos 10 maiores litigantes das justiças estaduais, 6 são bancos; Estudo aponta que o sistema de concessão e tomada de crédito é o principal responsável pelo aumento de demandas judiciais em massa. (dados do CNJ:

4 Instrumentos Financeiros discutidos em ações judiciais Abertura de Crédito em Conta Corrente; Financiamento; Empréstimo; Crédito Imobiliário; Cédulas de Crédito Rural, Comercial e Industrial; Desconto de Duplicatas e Cheques; Crédito Direto ao Consumidor CDC; Cartão de Crédito; Arrendamento Mercantil; e outros...

5 Aspectos financeiros em debate nos processos judiciais Taxa de Juros (limitação de encargos remuneratórios); Índice de Atualização (alteração de índice de correção); Incidência dos Juros (simples x compostos); Forma de Cálculo (sistemas de amortização); Encargos moratórios (juros de mora, multa, correção monetária e comissão de permanência); e outros...

6 Perícia Financeira É uma das maiores áreas de atuação dos peritos judiciais; Perito Judicial: para o esclarecimento de dúvidas, antes da sentença e/ou após a sentença, para sua liquidação, mediante Laudo Pericial; Assistente Técnico: para a elaboração de cálculos e/ou pareceres técnicos apresentados junto com a inicial ou contestação e/ou no acompanhamento do trabalho do Perito Judicial e emissão de Parecer Técnico.

7 Perícia Financeira Conhecimento Necessário Importante conhecer o roteiro de atividades para desenvolver o trabalho com eficiência na justiça: prazos, procedimentos técnicos, responsabilidades, penalidades, quesitos, honorários, termo de diligência, entre outros aspectos; Importante ter o conhecimento técnico aplicado em perícia financeira para apresentar trabalho de qualidade, consistente e fundamentado: matemática financeira, mercado financeiro, histórico de alterações de moedas, inflação e indexadores financeiros, instrumentos financeiros e de crédito, entre outros elementos técnicos.

8 Laudo JUIZ PERITO JUDICIAL AUTOR Processo Judicial RÉU ASSISTENTE TÉCNICO DO AUTOR Parecer Parecer ASSISTENTE TÉCNICO DO RÉU

9 Apreciação da perícia, Arts. 371 e 479 do CPC. Nova prova, art. 480 do CPC. Prova técnica simplificada, art. 464, 2, 3º e 4º CPC. Nomeação perito e quesitos, arts. 156 e 465 CPC. Esclarecimentos periciais, Art , 3º e 4º CPC. Trâmite Processual Atuação Perito Judicial Proposta de honorários, Arts. 95 e 465 2, 3º, 4º e 5º CPC. Entrega Laudo, Art. 473 e 477 CPC. Acompanhamento Assistente Técnico, Art CPC. Quesitos suplementares, art. 469 CPC. Prorrogação prazo, art. 476 CPC Início da perícia, art. 474 do CPC.

10 Parecer Técnico apresentado com a Inicial e/ou Contestação Novo Código de Processo Civil: Art O juiz poderá dispensar prova pericial quando as partes, na inicial e na contestação, apresentarem, sobre as questões de fato, pareceres técnicos ou documentos elucidativos que considerar suficientes.

11 Cálculos com a inicial de processos Financeiros Novo Código de Processo Civil: Art o Nas ações que tenham por objeto a revisão de obrigação decorrente de empréstimo, de financiamento ou de alienação de bens, o autor terá de, sob pena de inépcia, discriminar na petição inicial, dentre as obrigações contratuais, aquelas que pretende controverter, além de quantificar o valor incontroverso do débito. 3 o Na hipótese do 2 o, o valor incontroverso deverá continuar a ser pago no tempo e modo contratados.

12 Cálculos com a inicial de embargos à execução Novo Código de Processo Civil: Art Nos embargos à execução, o executado poderá alegar: III - excesso de execução ou cumulação indevida de execuções; 3 o Quando alegar que o exequente, em excesso de execução, pleiteia quantia superior à do título, o embargante declarará na petição inicial o valor que entende correto, apresentando demonstrativo discriminado e atualizado de seu cálculo.

13 Art. 472 do NCPC - O Art. 472 do NCPC indica a possibilidade da apresentação de pareceres técnicos junto com a inicial ou contestação de processos: Função: esclarecimento de dúvidas sob o ponto de vista técnico, tanto para tornar desnecessária a perícia quanto para o convencimento do juiz de aspectos favoráveis ao contratante.

14 Art. 330 ( 2º e 3º) e Art. 917 (III, 3º ) do NCPC - O Art. 330 ( 2º e 3º) do NCPC aponta a obrigação da apresentação de cálculos: Função: requisito básico para o recebimento da ação, com a demonstração técnica: do valor incontroverso para pagamento, e do valor controverso para análise do juiz. - O Art. 917 (III, 3º) do NCPC aponta a obrigação da apresentação de cálculos: Função: requisito básico para o recebimento do argumento de excesso de execução nos embargos à execução, com a demonstração técnica: do valor que entender correto, com demonstrativo de cálculo detalhado do valor atualizado.

15 Artigo 330, 2 do CPC, quantificação do incontroverso. Atuação do perito assistente Artigo 917, 3 do CPC, embargos à execução. Artigo 472 do CPC, dispensa da prova pericial.

16 O perfil do perito assistente, Neves Junior e Oliveira (2010): O perito contador assistente deve deter os mesmos ou até, dependendo da especificidade do assunto, mais conhecimentos que o perito contador nomeado pelo Juízo, para que assim se instaure o contraditório, na matéria técnica, de maneira que não prevaleça o ponto de vista do perito nomeado.

17 O desconhecimento do parecer técnico, Mello (2016): São escassos os detalhes sobre a forma como deve ser preparado o parecer técnico apresentado junto com a inicial e ou a contestação do processo judicial.

18 As acuidades do perito assistente, Neves Junior (2010; 2013): Entre as habilidades desejáveis ao perito assistente; o português instrumental, a legislação, a elaboração de relatórios, a apresentação pessoal, a divulgação, a aproximação de peritos experientes, a prática de bons preços, estratégias de marketing, além da capacitação técnica.

19 Preço Prazo Conhecimento Honestidade

20 Técnicas Matemática financeira Operações de crédito Excel Pessoais Sensibilidade Criatividade Objetividade NBC Flexibilidade CPC Resoluções Bacen Apresentação Oralidade Redação

21 Sobre a estratégia pericial, Ornelas (2011): O trabalho desenvolvido antes da perícia se justifica seja preventivamente, ou já no desenvolvimento da estratégia de produção da prova técnica.

22 Compreender o pleito almejado Verificar as possibilidades técnicas de apresentar o pleito Identificar a fundamentação para a apresentação técnica do pleito Definir o objetivo a alcançar e respectivas metodologias Análises, cálculos, delimitações, escopo e opiniões

23 Convencimento motivado, 479 do CPC. Nova prova, art. 480 do CPC. Prova simplificada, art. 464, 2. Quesitos, art. 465 do CPC, 1 e 2. Esclarecimentos, NBC PP 01, item 41 e 477 do CPC, 2. Críticas ao laudo, art. 477 do CPC, 1. Trâmite Processual Atuação Perito Assistente Técnico Planejamento e honorários, NBC TP 01, item 30 e PP 01, item 33. Diligências, NBC TP 01, itens 41 ao 45. Quesitos suplementares, art. 469 do CPC. Contribuições, NBC TP 01, item, 6 e art. 466 do CPC, 2. Início da perícia, art. 474 do CPC.

24 Natureza do trabalho Âmbito da investigação Abordagem adotada Parecer ou relatório técnico Delimitações do espoco Resultados ou opiniões técnicas

25 Referências Mello, P. C. Perícia contábil. 2ª. Edição. São Paulo: Senac, Mello, P. C. Perícia financeira. São Paulo: Senac, Mello, P. C. A perícia no novo código de processo civil. São Paulo: Trevisa, Neves Junior, I. J.; Oliveira, D. S. A relevância do trabalho de perícia contábil desenvolvida por assistente técnico nas ações revisionais de contratos: uma análise documental dos processos da Caixa Econômica Federal CEF. Revista Brasileira de Contabilidade, São Paulo, n. 184, p , jul Neves Junior, I. J.; Melo, W. M. Perito contábil judicial: um estudo exploratório sobre a inserção do perito contador no mercado de trabalho. Revista Brasileira de Contabilidade, São Paulo, n. 185, p , Set Neves Junior, I. L.; Moreira, S. A.; Ribeiro, E. B.; Silva, M. C. Perícia contábil: estudo da percepção de juízes de primeira instância na Justiça do Trabalho sobre a qualidade e a relevância do trabalho do perito. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 15, n. 47, p , abr Ornelas, M. M. G. Perícia contábil. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

26

27 Obrigado!!!

Perícia Contábil. Outubro Apoio: Elaborado por: Paulo Cordeiro de Mello. O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a).

Perícia Contábil. Outubro Apoio: Elaborado por: Paulo Cordeiro de Mello. O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a). Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: PERÍCIA CONTÁBIL (CÓD. ENEX 60154) ETAPA: 3ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo aula Habilidas e Competências Textos, filmes e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SECRETARIA GERAL DOS CURSOS PROGRAMA DE DISCIPLINAS DISCIPLINAS PERÍCIA CONTÁBIL E ARBITRAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SECRETARIA GERAL DOS CURSOS PROGRAMA DE DISCIPLINAS DISCIPLINAS PERÍCIA CONTÁBIL E ARBITRAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SECRETARIA GERAL DOS CURSOS PROGRAMA DE DISCIPLINAS DISCIPLINAS CÓDIGO FCC-049 NOME PERÍCIA CONTÁBIL E ARBITRAGEM CARGA HORÁRIA T P E TOTAL CRÉDITOS

Leia mais

3º Fórum Sergipano de Perícia Contábil

3º Fórum Sergipano de Perícia Contábil 3º Fórum Sergipano de Perícia Contábil Perícia Financeira Paulo Cordeiro de Mello Perícia Financeira Objetivo: Apresentar o detalhamento técnico sobre os Procedimentos de Trabalho em Perícia Financeira,

Leia mais

JÚLIO CESAR LOPES SERPA

JÚLIO CESAR LOPES SERPA JÚLIO CESAR LOPES SERPA Advogado e Perito Contador Doutor em Ciências Jurídicas Esp. em Direito Tributário; Esp. em Perícia Contábil e Auditoria Sócio do DI LORENZO SERPA Advogados Associados Procurador

Leia mais

Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16

Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16 Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16 PERITO De acordo com o 1º do artigo 156 do novo CPC, "os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos

Leia mais

Embargos à Execução. Cabimento: Defesa do executado quando a execução está fundada em título executivo extrajudicial.

Embargos à Execução. Cabimento: Defesa do executado quando a execução está fundada em título executivo extrajudicial. AULA 6 Embargos à Execução Cabimento: Defesa do executado quando a execução está fundada em título executivo extrajudicial. Não obstante seja considerado como defesa, possui natureza jurídica de ação de

Leia mais

AGOSTO 2017 PONTOS POLÊMICOS SOBRE A PROVA PERICIAL NO NOVO CPC ENGENHEIRO EDUARDO VAZ DE MELLO

AGOSTO 2017 PONTOS POLÊMICOS SOBRE A PROVA PERICIAL NO NOVO CPC ENGENHEIRO EDUARDO VAZ DE MELLO AGOSTO 2017 PONTOS POLÊMICOS SOBRE A PROVA PERICIAL NO NOVO CPC ENGENHEIRO EDUARDO VAZ DE MELLO Pontos polêmicos sobre a PROVA PERICIAL NO NOVO CPC O Código de Processo Civil brasileiro (CPC, Lei n. 13.105,

Leia mais

A perícia contábil é de competência exclusiva de contador em situação regular perante o Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição.

A perícia contábil é de competência exclusiva de contador em situação regular perante o Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição. Uma função que necessita constante aprimoramento, a Perícia Contábil vem atraindo cada vez mais a atenção dos profissionais de contabilidade. O perito contábil, contratado pelas partes ou indicado pelo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Campus: Governador Valadares MG PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Campus: Governador Valadares MG PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Campus: Governador Valadares MG PLANO DE ENSINO Curso/Período: Ciências Contábeis / 8º Período Disciplina: FIN030GV Perícia, Avaliação e Arbitragem Professor: Marcelo

Leia mais

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC Prof. Samantha Marques O que se tem de novo? A forma de cumprimento da sentença, nas obrigações de pagar quantia certa, poderá ser realizado de forma provisória ou

Leia mais

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73.

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. AÇÃO MONITÓRIA Observações iniciais Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts. 1102-A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. No NCPC tal matéria é tratada nos

Leia mais

Conceito, Objetivo e Metodologia de Perícia Contábil. Prof. Jerônimo Antunes

Conceito, Objetivo e Metodologia de Perícia Contábil. Prof. Jerônimo Antunes Prof. Jerônimo Antunes 1 Roteiro de Apresentação 1. Perícia 2. O Processo Pericial 3. Aplicações Perícia Contábil 4. Aspectos Diversos 2 1. Perícia Conceitos Objetivos História Tipos 3 1. Perícia - Conceitos

Leia mais

A perícia no projeto do novo CPC. Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro

A perícia no projeto do novo CPC. Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro A perícia no projeto do novo CPC Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro A perícia no projeto do novo CPC Honorários periciais Do perito Da prova documental Da prova pericial Honorários periciais Perícias

Leia mais

A perícia no projeto do novo CPC

A perícia no projeto do novo CPC A perícia no projeto do novo CPC Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro A perícia no projeto do novo CPC Honorários periciais Do perito Da prova documental 1 Honorários periciais Perícias requeridas pela

Leia mais

Laudo e Parecer Pericial Contábil: Estrutura e Conteúdo. Prof. Joshua Onome Imoniana

Laudo e Parecer Pericial Contábil: Estrutura e Conteúdo. Prof. Joshua Onome Imoniana Prof. Joshua Onome Imoniana 1 1. Contexto do processo pericial FLUXO DO PROCESSO PERICIAL (Adaptado da Dissertação de Mestrado do Prof. Marcelo F.Nogueira) 2 Apresentação dos quesitos e indicação de assistentes

Leia mais

Contextualização Necessária

Contextualização Necessária Contextualização Necessária 1. CPC/1973, Execução e Reformas 1994, Antecipação de tutela: art. 273 em 1994 2001, Obrigações de fazer, não-fazer e entrega de coisa: art. 461 e 461-A 2005, Obrigações de

Leia mais

Laudo e Parecer Pericial Contábil: Estrutura e Conteúdo

Laudo e Parecer Pericial Contábil: Estrutura e Conteúdo Prof. Jerônimo Antunes 1 Roteiro de Apresentação 1. Contexto do processo pericial 4. Parecer Pericial Contábil 5. Impugnação do laudo e outros aspectos 2 1 Roteiro de Apresentação 1. Contexto do processo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 6 Prof(a). Bethania Senra Quesitos suplementares: São quesitos novos que, de certa forma, ampliam o objeto do trabalho pericial. Não podem ser formulados

Leia mais

PERÍCIA E CÁLCULOS EM PROCESSOS TRABALHISTA

PERÍCIA E CÁLCULOS EM PROCESSOS TRABALHISTA P e r i c i a e C á l c u l o s e m P r o c e s s o s T r a b a l h i s t a s ALCIR RODRIGUES FERREIRA PERÍCIA E CÁLCULOS EM PROCESSOS TRABALHISTA (Legislação, Modelos, Planilhas e Cálculos) 2º Edição

Leia mais

CRCRS - SINCOTECPEL PALESTRA. - O Novo Cadastro de Peritos - A Estrutura do Trabalho Pericial. Pelotas abr/2016. Adriel Ziesemer

CRCRS - SINCOTECPEL PALESTRA. - O Novo Cadastro de Peritos - A Estrutura do Trabalho Pericial. Pelotas abr/2016. Adriel Ziesemer CRCRS - SINCOTECPEL PALESTRA - O Novo Cadastro de Peritos - A Estrutura do Trabalho Pericial Pelotas abr/2016 Adriel Ziesemer CRCRS SINCOTECPEL A ESTRUTURA DE UM TRABALHO PERICIAL - Normas e Formatação

Leia mais

PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DE LOCAÇÃO

PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DE LOCAÇÃO PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DE LOCAÇÃO Lei n. 8.245/91 - Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes Ação de Despejo por Falta de Pagamento - Petição Inicial O art.

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 1ª Vara da Fazenda Pública de

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 1ª Vara da Fazenda Pública de Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 1ª Vara da Fazenda Pública de Jurumirim do Alto. Processo: 031467.21.2002.401.6189 Requerente: Fundação Para Exemplo Público. Requerida: Fazenda Pública

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Ciências Contábeis PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Perícia Contábil PROFESSOR: Caroline

Leia mais

Unidade I PERÍCIA CONTÁBIL. Prof. Francisco Crisóstomo

Unidade I PERÍCIA CONTÁBIL. Prof. Francisco Crisóstomo Unidade I PERÍCIA CONTÁBIL Prof. Francisco Crisóstomo Unidade I - Conceitos Conceito I de Perícia Contábil: Verificação de fatos, através de; Exames, diagnóstico e vistorias; Indagações sobre o assunto;

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil 1. Conceito de Petição Inicial Art. 319 do CPC 2. Requisitos da Petição Inicial a) Endereçamento b) Qualificação das partes c) Fato e fundamentos

Leia mais

PARECER TÉCNICO FINANCEIRO EXTRAJUDICIAL

PARECER TÉCNICO FINANCEIRO EXTRAJUDICIAL PARECER TÉCNICO FINANCEIRO EXTRAJUDICIAL VINCULADO A CONTRATO DE FINANCIAMENTO PARA AQUISIÇÃO DE VEÍCULO Financiado: Agente Financeiro: Tipo de Contrato: Número do Contrato: Modelo Banco CDC 1,1E+ COBREVI

Leia mais

Conceito, Objetivo e Metodologia de Perícia Contábil

Conceito, Objetivo e Metodologia de Perícia Contábil 1 Roteiro de Apresentação 1. Perícia 2. A Perícia e as Leis no Brasil 3. O Processo Pericial 4. Perícia Contábil 5. Aspectos Diversos 2 Roteiro de Apresentação 1. Perícia 2. A Perícia e as Leis no Brasil

Leia mais

Curso de Cálculo Trabalhista Parte Teórica Módulo 01

Curso de Cálculo Trabalhista Parte Teórica Módulo 01 Curso de Cálculo Trabalhista Parte Teórica Módulo 01 MÓDULO I Conhecimentos necessários para elaboração de cálculos trabalhistas Para a realização dos cálculos trabalhistas são necessários conhecimentos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Petição Inicial: ATENÇÃO: Para que nasça o direito à pretensão deve ser violado direito, nos termos

Leia mais

NBC.TP.01 Perícia Contábil

NBC.TP.01 Perícia Contábil Agenda: - NBC.TP.01 Perícia Contábil - NBC.PP.01 Perito Contábil - NBC.PP.02 Exame de Qualificação Técnica para Perito Contábil CNPC - Aplicações práticas das normas técnicas e profissionais para a atuação

Leia mais

PERÍCIA CONTÁBIL. Djonathan ZILLES WAGNER 1 Odir LUIZ FANK 2

PERÍCIA CONTÁBIL. Djonathan ZILLES WAGNER 1 Odir LUIZ FANK 2 PERÍCIA CONTÁBIL Djonathan ZILLES WAGNER 1 Odir LUIZ FANK 2 Palavras chave: Perícia. Judicial. Requisitos. Laudo. 1 INTRODUÇÃO Conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade NBC TP 01 Norma Técnica de

Leia mais

Normas Brasileiras de Contabilidade Perícia Contábil

Normas Brasileiras de Contabilidade Perícia Contábil Normas Brasileiras de Contabilidade Perícia Contábil Na Resolução 858/1999, o Conselho Federal de Contabilidade - CFC, estabelece as Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC T 13, na qual está em separado,

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento Provisório da Sentença que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Embargos à Execução Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS EMBARGOS À EXECUÇÃO Art. 914. O executado, independentemente de penhora,

Leia mais

1ª VARA CÍVEL DE PASSOS-MG S E N T E N Ç A

1ª VARA CÍVEL DE PASSOS-MG S E N T E N Ç A S E N T E N Ç A Vistos etc. Trata-se de ação de revisão de contrato, c.c. repetição de indébito movida por Carlos José de Oliveira em face de Banco Itaú S/A postulando a revisão de cláusulas contratuais

Leia mais

A visão do Magistrado acerca da importância do Perito no Processo Judicial. Eduardo José de Carvalho Soares Juiz de Direito

A visão do Magistrado acerca da importância do Perito no Processo Judicial. Eduardo José de Carvalho Soares Juiz de Direito A visão do Magistrado acerca da importância do Perito no Processo Judicial Eduardo José de Carvalho Soares Juiz de Direito 1 Você nasceu para vencer, mas para ser um vencedor você precisa planejar para

Leia mais

CONFLITOS SOCIETÁRIOS:

CONFLITOS SOCIETÁRIOS: Grupo de Estudos de Direito Empresarial FIESP/CIESP CONFLITOS SOCIETÁRIOS: Apuração de haveres Prof. Dr. Martinho Maurício Gomes de Ornelas De Ornelas & Associados Perícia Contábil e Arbitragem S/S Ltda.

Leia mais

PARECER TÉCNICO DO PERITO ASSISTENTE ANEXO I - NOTAS EXPLICATIVAS

PARECER TÉCNICO DO PERITO ASSISTENTE ANEXO I - NOTAS EXPLICATIVAS PARECER TÉCNICO DO PERITO ASSISTENTE ANEXO I - NOTAS EXPLICATIVAS JUSTIÇA ESTADUAL DO ESTADO DO TOCANTINS 3ª VARA DA FAZENDA E REGISTROS PÚBLICOS DA COMARCA DE PALMAS AUTOS DE EMBARGOS A EXECUÇÃO Nº: 5001947-94.2007.827.2729

Leia mais

PERÍCIA CONTÁBIL. Paulo Cordeiro de Mello. Economista e Contador Perito Judicial Professor Universitário

PERÍCIA CONTÁBIL. Paulo Cordeiro de Mello. Economista e Contador Perito Judicial Professor Universitário PERÍCIA CONTÁBIL Paulo Cordeiro de Mello Economista e Contador Perito Judicial Professor Universitário O que é Perícia Contábil? É o trabalho técnico, realizado por profissional com formação e conhecimento

Leia mais

Prefácio Apresentação Capítulo II. Introdução... 21

Prefácio Apresentação Capítulo II. Introdução... 21 Prefácio... 15 Apresentação... 17 Capítulo I Introdução... 21 Capítulo II Premissa teórica: Neoconstitucionalismo... 27 2.1. Introdução... 27 2.2. Neoconstitucionalismo(s)... 28 2.3. Parâmetros metodológicos

Leia mais

A PERÍCIA JUDICIAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

A PERÍCIA JUDICIAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL A PERÍCIA JUDICIAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Palestrante: Paulo Cordeiro de Mello Perito Judicial Contador Moderador: Nelson Juliano Schaefer Martins Desembargador CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Código

Leia mais

Conceito, Objetivo e Metodologia de Perícia Contábil

Conceito, Objetivo e Metodologia de Perícia Contábil Prof. Jerônimo Antunes 1 Roteiro de Apresentação 1. Perícia 2. A Perícia e as Leis no Brasil 3. O Processo Pericial 4. Perícia Contábil 5. Aspectos Diversos 2 1 1. Perícia Conceitos Objetivos História

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: PASSOS PARA SUA FORMAÇÃO COMO PERITO JUDICIAL;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: PASSOS PARA SUA FORMAÇÃO COMO PERITO JUDICIAL; CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. 10 PASSOS PARA SUA FORMAÇÃO COMO PERITO JUDICIAL; - Vídeo explicativo, passo à passo, de todo treinamento e da ordem lógica e didática dos cursos; 2. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

Leia mais

José Aparecido dos Santos Juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba 21/10/2015

José Aparecido dos Santos Juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba 21/10/2015 José Aparecido dos Santos Juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba 21/10/2015 1. Para que servem os cálculos trabalhistas? O objetivo é liquidar a sentença Sentença líquida e sentença ilíquida

Leia mais

ÁREA CÍVEL. Descrição do LAUDO (3):

ÁREA CÍVEL. Descrição do LAUDO (3): ÁREA CÍVEL Descrição do LAUDO (3): DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE REVISÃO DE CONTRATO CELEBRADO DE INSTRUMENTO PARTICULAR DE COMPRA E VEM, COM GARANTIA, HIPOTECÁRIA CESSÃO E OUTRAS AVENÇAS EM FASE COGNITIVA

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO...

DIREITO ADMINISTRATIVO... Sumário 13 SUMÁRIO Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO... 25 1. Agentes Públicos... 25 1.1. Concurso Público... 25 1.2. Regras Remuneratórias... 31 1.3. Regras Processuais Correlatas... 32 2. Agentes Públicos

Leia mais

Auditoria Interna x Auditoria Externa (ou Independente) Perícia

Auditoria Interna x Auditoria Externa (ou Independente) Perícia Auditoria Interna x Auditoria Externa (ou Independente) Perícia Auditoria Interna Profissionais fazem parte da empresa (funcionários) ou empresa contratada com vínculos à auditada (menor autonomia, independência

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução II defesa do executado. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução II defesa do executado. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução II defesa do executado Prof. Luiz Dellore PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO TÍTULO I DA EXECUÇÃO EM GERAL TÍTULO II DAS DIVERSAS ESPÉCIES DE EXECUÇÃO TÍTULO

Leia mais

4 NORMAS DE AUDITORIA

4 NORMAS DE AUDITORIA 4.10 Quadro de normas de contabilidade/auditoria/perícia e profissional A relação abaixo foi extraída do livro eletrônico publicado pelo CFC cujo título é: Princípios Fundamentais e Normas Brasileiras

Leia mais

Curso Preparatório Suficiência CRC 01/06/2019

Curso Preparatório Suficiência CRC 01/06/2019 Curso Preparatório Suficiência CRC 01/06/2019 Pericia Judicial Perito judicial é a um profissional que assume um compromisso, perante um tribunal, nomeado pelo Juiz, no qual irá esclarecer os pontos técnicos

Leia mais

PLANO DE ENSINO ANO DO VESTIBULAR: 2004 CURSO: ANO LETIVO: 2007 TURMA: 4º ANO PERICIA CONTÁBIL EMENTA

PLANO DE ENSINO ANO DO VESTIBULAR: 2004 CURSO: ANO LETIVO: 2007 TURMA: 4º ANO PERICIA CONTÁBIL EMENTA PLANO DE ENSINO ANO DO VESTIBULAR: 2004 DEPARTAMENTO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CAMPUS UNIVERSITÁRIO TANGARÁ DA SERRA CURSO: ANO LETIVO: 2007 CIÊNCIAS CONTÁBEIS TURMA: 4º ANO DISCIPLINA: PERICIA CONTÁBIL CARGA

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS AÇÃO MONITÓRIA DA AÇÃO MONITÓRIA Art. 700. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de

Leia mais

Aula 76. O indeferimento da petição inicial ocorre no nascedouro/no início do processo.

Aula 76. O indeferimento da petição inicial ocorre no nascedouro/no início do processo. Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Indeferimento da petição inicial / 76 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 76 Indeferimento da Petição Inicial arts.

Leia mais

Oportunidades de Mercado para a Atuação em Perícia Contábil

Oportunidades de Mercado para a Atuação em Perícia Contábil Oportunidades de Mercado para a Atuação em Perícia Contábil Fórum Paulista de Perícia Contábil Flávio Pereira Lima 25 de novembro de 2016 2016: mudanças éticas e processuais O Novo Código de Processo Civil

Leia mais

PLANO B Treinamento para Formação de Peritos e Assistentes Técnicos. Professor Elias Evangelista

PLANO B Treinamento para Formação de Peritos e Assistentes Técnicos. Professor Elias Evangelista PLANO B Treinamento para Formação de Peritos e Assistentes Técnicos Professor Elias Evangelista NO FINAL DESTE TREINAMENTO VOCÊ SERÁ CAPAZ DE: 1. Aprender como está o mercado de perícias e assistências

Leia mais

Petição Inicial II. Professor Zulmar Duarte

Petição Inicial II. Professor Zulmar Duarte Petição Inicial II Professor Zulmar Duarte Petição Inicial Controle de Admissibilidade pelo Juiz (arts. 321, 330, 332 e 334) Petição Inicial Emenda da Inicial Juízo de Admissibilidade Improcedência Liminar

Leia mais

STJ APRESENT AÇÃO - ROBERTO SENISE LISBOA... ABREVIATURAS... INTRODUÇÃO...

STJ APRESENT AÇÃO - ROBERTO SENISE LISBOA... ABREVIATURAS... INTRODUÇÃO... STJ00049957 SUMÁRIO APRESENT AÇÃO - ROBERTO SENISE LISBOA... ABREVIATURAS... INTRODUÇÃO... 7 15 17 I. ESCORÇO HISTÓRICO... 29 1.1 Os juros a partir da Idade Média e sua evolução ante o direito canônico

Leia mais

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO PROCESSO CIVIL V AULA 9 CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO 1) ARTIGOS DO CPC QUE TRATAM DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Artigos 523 a 527 : tratam do cumprimento de sentença

Leia mais

Processo de Execução no Direito Previdenciário

Processo de Execução no Direito Previdenciário Processo de Execução no Direito Previdenciário Introdução ao Processo de Execução. A Execução contra a Fazenda Pública Previdenciária - Noções Gerais: objeto, partes, requisitos, prazos, procedimento Execução

Leia mais

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA CAPITAL FORUM JOÃO MENDES JR.

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA CAPITAL FORUM JOÃO MENDES JR. 1 EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA CAPITAL FORUM JOÃO MENDES JR. Ação Ordinária Declaratória nº 00/547593-7 Nilton Gurman contra Banco Itaú S/ª CONTROLE 929 Maria Regina Rato Avelar, Contadora,

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução. Capítulo I EVOLUÇÃO DO SISTEMA BANCÁRIO

SUMÁRIO. Introdução. Capítulo I EVOLUÇÃO DO SISTEMA BANCÁRIO SUMÁRIO Introdução Capítulo I EVOLUÇÃO DO SISTEMA BANCÁRIO Capítulo II CONTRATOS 1. Conceito 2. Evolução histórica: de Roma ao Novo Código Civil 3. Princípios da nova teoria contratual 3.1. Função social

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Liquidação Prof ª. Eliane Conde Conceito Constitui-se numa fase preparatória da execução. A liquidação para a cobrança de crédito fundar-se-á sempre

Leia mais

O Pedido. Direito Processual Civil II. Prof. Leandro Gobbo 1

O Pedido. Direito Processual Civil II. Prof. Leandro Gobbo 1 O Pedido Direito Processual Civil II Prof. Leandro Gobbo 1 Pedido requisitos (arts. 322 e 324) O pedido deve ser: Certo: permite a identificação do bem pretendido. Determinado: indica de forma clara os

Leia mais

PARECER TÉCNICO NA PERÍCIA CONTÁBIL

PARECER TÉCNICO NA PERÍCIA CONTÁBIL PARECER TÉCNICO NA PERÍCIA CONTÁBIL AULA 5 (continuação) Apresentada por Prof. Dr. José Paulo Cosenza Universidade Federal Fluminense - UFF Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Curso

Leia mais

MINUTA (versão ) Tabela de Referência

MINUTA (versão ) Tabela de Referência MINUTA (versão 18.09.2014) Tabela de Referência para a execução de s Jurídicos e/ou Administrativos prestados por Advogados Públicos e Advogados Empregados Áreas Temáticas: 1. Judicial - Contencioso -

Leia mais

Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem: Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano 2016 Sobre a Prova A prova objetiva será composta de 50 questões de múltipla escolha. A pontuação atribuída será de 1,5 (um e meio) ponto para cada questão,

Leia mais

Perícia Contábil. Prof. Roberto de Araujo Vieira

Perícia Contábil. Prof. Roberto de Araujo Vieira Perícia Contábil Prof. Roberto de Araujo Vieira Universidade Federal Fluminense UFF Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Programa de Pós Graduação em Contabilidade e Auditoria 2017

Leia mais

Recibo n Vencimento: 10/08/03 COTA CONDOMINIO AGO/2003. Recibo n Vencimento: 10/09/03 COTA CONDOMINIO SET/2003

Recibo n Vencimento: 10/08/03 COTA CONDOMINIO AGO/2003. Recibo n Vencimento: 10/09/03 COTA CONDOMINIO SET/2003 ARROJO - Departamento Juridico CONDOMINIO VILLA PARADISO Calculo n.: 80113081 Emitido por: WAGNER AV.MANOEL S.BRAGA 368 AP.21 BL-01 Valores atualizados até 15/05/14 - Indexador: Débitos Judiciais Juros

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 985/03

RESOLUÇÃO CFC Nº 985/03 RESOLUÇÃO CFC Nº 985/03 Aprova a NBC T 13.7 Parecer Pericial Contábil. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que os Princípios Fundamentais

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 7ª CÍVEL DA COMARCA DE GOIANIA - GO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 7ª CÍVEL DA COMARCA DE GOIANIA - GO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 7ª CÍVEL DA COMARCA DE GOIANIA - GO Autos nº: 0182583.51.2012.8.09.0051 BANCO SAFRA S.A, pessoa jurídico inscrita no CNPJ 03.017.677/0001-20, com domicílio

Leia mais

"PERÍCIAS JUDICIAIS DE ENGENHARIA"

PERÍCIAS JUDICIAIS DE ENGENHARIA Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Materiais e Construção Curso de Especialização em Construção Civil Monografia "PERÍCIAS JUDICIAIS DE ENGENHARIA"

Leia mais

Comentários questões 1 e 2. OAB 2ª fase (Porto Alegre) - Direito do Trabalho

Comentários questões 1 e 2. OAB 2ª fase (Porto Alegre) - Direito do Trabalho Comentários questões 1 e 2 OAB 2ª fase (Porto Alegre) - Direito do Trabalho QUESTÃO 1 ENUNCIADO: Um auditor fiscal do trabalho verificou que uma empresa de grande porte não cumpria os percentuais mínimos

Leia mais

Quesitos da Perícia Contábil

Quesitos da Perícia Contábil Quesitos da Perícia Contábil Prof. Jerônimo Antunes Quesitos da Perícia Contábil Roteiro de Apresentação 1. Conceito, objetivos e características dos quesitos 2. Indeferimento e complementação de quesitos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução I Prof. Luiz Dellore Inadimplemento + título executivo extrajudicial: Processo de execução. PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Sempre? Art. 785. A existência

Leia mais

Relatório Pericial Contábeis Laudo e Parecer

Relatório Pericial Contábeis Laudo e Parecer Relatório Pericial Contábeis Laudo e Parecer É a peça técnica da lavra do perito nomeado. Pode ser elaborado em cumprimento à determinação judicial, arbitral, ou ainda por força de contratação. Laudo Pericial

Leia mais

SABRINA DE MELO SPOSITO MAGALHÃES

SABRINA DE MELO SPOSITO MAGALHÃES fls. 248 SENTENÇA Processo nº: 0525997-17.2017.8.05.0001 Classe Assunto: Procedimento Comum - Revisão do Saldo Devedor Autor: Réu: SABRINA DE MELO SPOSITO MAGALHÃES e outro Banco Itau Unibanco SA SABRINA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 17 Do cumprimento de sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa. Do Cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa.

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 02

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 02 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana 1-) Conti. Petição inicial: a) Revisão da aula anterior: Há quatro procedimentos importantes, sendo

Leia mais

Processo nº ª Vara Cível do Fórum Central João Mendes Júnior.

Processo nº ª Vara Cível do Fórum Central João Mendes Júnior. Processo nº 583.00.2010.162563-7 - 19ª Vara Cível do Fórum Central João Mendes Júnior. Ação: Procedimento Sumário Requerente: Luiz Paulo Gião de Campos Requerido: Banco do Brasil S/A TERMO DE AUDIÊNCIA

Leia mais

O Assistente Técnico Estatal: Visão da Atuação na PGE/RS

O Assistente Técnico Estatal: Visão da Atuação na PGE/RS O Assistente Técnico Estatal: Visão da Atuação na PGE/RS MISSÃO: Defender o Estado do Rio Grande do Sul e o interesse público por meio da atuação jurídica. VISÃO: Ser reconhecida pela excelência na defesa

Leia mais

PERÍCIA E ARBITRAGEM MARCELO MUZY DO ESPIRITO SANTO PERITO JUDICIAL SBC 16/08/2018

PERÍCIA E ARBITRAGEM MARCELO MUZY DO ESPIRITO SANTO PERITO JUDICIAL SBC 16/08/2018 PERÍCIA E ARBITRAGEM MARCELO MUZY DO ESPIRITO SANTO PERITO JUDICIAL SBC 16/08/2018 NOSSOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos de Perícia e Arbitragem Oportunidades para os Contadores no poder Judiciário

Leia mais

6 SEMINÁRIO ABECIP 2018

6 SEMINÁRIO ABECIP 2018 Modernização do Crédito no Brasil Diretor de Política Monetária Reinaldo Le Grazie 6 SEMINÁRIO ABECIP 2018 22 de maio de 2018 1 O BC está trabalhando para modernizar os mercados e reduzir o custo de crédito

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Parte 15 Prof(a). Bethania Senra Inclusão dos honorários advocatícios no ressarcimento de perdas e danos: CC, art. 389. Não cumprida a obrigação,

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Instituições Financeiras. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Instituições Financeiras. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Prof. Cláudio Alves Com relação às, inúmeros são os procedimentos contábeis que devem ser observados no desenvolvimento de suas atividades, todos de acordo

Leia mais

Procedimento Comum Ramir Fernandes de Oliveira Filho SÃO PAULO PREVIDÊNCIA - SPPREV

Procedimento Comum Ramir Fernandes de Oliveira Filho SÃO PAULO PREVIDÊNCIA - SPPREV fls. 158 Processo: 1035901-91.2016.8.26.0053 - Procedimento Comum Requerente: Ramir Fernandes de Oliveira Filho Requerido: SÃO PAULO PREVIDÊNCIA - SPPREV Vistos. Ramir Fernandes de Oliveira Filho, qualificado(s)

Leia mais

Atuação do Perito Contábil. Prof. Joshua O. Imoniana

Atuação do Perito Contábil. Prof. Joshua O. Imoniana Prof. Joshua O. Imoniana 1 Roteiro de Apresentação 1. Aspectos Introdutórios 2. Perfil Profissional do Perito 3. Nomeação do Perito Judicial 4. Obrigações e Direitos do Perito 5. Honorários 2 Roteiro de

Leia mais

Workshop: Perícia Judicial e Extrajudicial. Cássio Fugimoto (CRA/PR )

Workshop: Perícia Judicial e Extrajudicial. Cássio Fugimoto (CRA/PR ) Workshop: Perícia Judicial e Extrajudicial Cássio Fugimoto (CRA/PR 200439) Temas Abordados I. Profissionais aptos à realização de Perícias; II. III. IV. Diferença entre Perícia Judicial e Extrajudicial;

Leia mais

PROVISÕES, ATIVOS E PASSIVOS CONTINGÊNTES

PROVISÕES, ATIVOS E PASSIVOS CONTINGÊNTES PROVISÕES, ATIVOS E PASSIVOS CONTINGÊNTES (Cap 6 CPC 25) EAC-106 CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Prof. Renê Coppe Pimentel Renê Coppe Pg. 1 CARACTERIZAÇÃO Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada

Leia mais

FUNDAÇÃO SÃO FRANCISCO DE SEGURIDADE SOCIAL RELATÓRIO DE RECOMENDAÇÕES DA AUDITORIA Nº 18/17

FUNDAÇÃO SÃO FRANCISCO DE SEGURIDADE SOCIAL RELATÓRIO DE RECOMENDAÇÕES DA AUDITORIA Nº 18/17 FUNDAÇÃO SÃO FRANCISCO DE SEGURIDADE SOCIAL Brasília - DF RELATÓRIO DE RECOMENDAÇÕES DA AUDITORIA Nº 18/17 (Revisão do 2º Semestre de 2016 Balancete Consolidado) 1 CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES (1.1) Com

Leia mais

Cédula de crédito bancário

Cédula de crédito bancário Noções gerais CCB serve para qualquer tipo de operação financeira, não fica restrita à atividades produtivas, como as cédulas de crédito tradicionais (rural, industrial, exportação) Legislação aplicável

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO MONITÓRIA ARTS. 700 E 702

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO MONITÓRIA ARTS. 700 E 702 AÇÃO MONITÓRIA ARTS. 700 E 702 mandado. A palavra monitória significa ordem ou 1. Conceito de ação monitória A ação monitória possibilita ao credor que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS DADOS GERAIS PROCESSO N.º TRIBUNAL: JUÍZO: SECÇÃO: DATA DE ENTRADA: _ TÍTULO EXECUTIVO: TIPO DE EXECUÇÃO: EXECUÇÃO INICIADA ANTES DE 15/09/2003: FORMA

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pós-graduação lato sensu em Prática processual e previdenciária EAD

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pós-graduação lato sensu em Prática processual e previdenciária EAD CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pós-graduação lato sensu em Prática processual e previdenciária EAD MÓDULO I BENEFÍCIOS INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Evolução histórica da Seguridade Social e da Previdência;

Leia mais

O CONTADOR E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A JUSTIÇA

O CONTADOR E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A JUSTIÇA O CONTADOR E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A JUSTIÇA HOOG, Wilson Alberto Zappa. 1 Resumo: Apresenta-se uma resumida análise sobre as possíveis contribuições profissionais de um contador para com a

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO ATENDIMENTO

ÍNDICE CAPÍTULO ATENDIMENTO CAPÍTULO 01... 6 Marketing... 6 Conceitos...6 Os 7 P s de Marketing...6 Marketing de Relacionamento...7 Marketing de Serviços...7 Marketing Direto...10 Qualidade no Atendimento...11 ATENDIMENTO 5 ATULIDADES

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO E CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS DOS SEGURADOS... 15

SUMÁRIO CAPÍTULO I SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO E CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS DOS SEGURADOS... 15 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 13 CAPÍTULO I SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO E CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS DOS SEGURADOS... 15 1. Noções iniciais e definição do salário de contribuição... 15 2. Limites do salário de

Leia mais

MEDIDAS EM APOIO AOS PRODUTORES RURAIS REGIÕES NORTE E NORDESTE Lei nº /2016 (alterada pela Lei /2018)

MEDIDAS EM APOIO AOS PRODUTORES RURAIS REGIÕES NORTE E NORDESTE Lei nº /2016 (alterada pela Lei /2018) $ % MEDIDAS EM APOIO AOS PRODUTORES RURAIS REGIÕES NORTE E NORDESTE Lei nº 13.340/2016 (alterada pela Lei 13.606/2018) MEDIDAS EM APOIO AOS PRODUTORES RURAIS REGIÕES NORTE E NORDESTE Lei nº 13.340/2016

Leia mais

Testemunha técnica contábil na arbitragem -

Testemunha técnica contábil na arbitragem - Testemunha técnica contábil na arbitragem - Expert witness na arbitragem Prof. MSc. Wilson Alberto Zappa Hoog i Resumo: A importância das testemunhas técnicas contábeis na arbitragem como meio de prova,

Leia mais