Prof. Francisco Crisóstomo. Unidade I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Francisco Crisóstomo. Unidade I"

Transcrição

1 Prof. Francisco Crisóstomo Unidade I NORMAS DE PERÍCIAS CONTÁBEIS

2 Objetivos gerais Normas de Perícia Contábeis: Desenvolver a habilidade de futuros profissionais no decorrer de suas atividades profissionais. Mostrar a importância dos informes e conhecimentos das normas de perícias contábeis em todas as áreas de atuação da contabilidade. Visa integração e desenvolvimento profissional.

3 Objetivos - normas de perícias Objetos da disciplina: Mostrar a utilização das normas de perícias contábeis. A importância das normas de perícia contábeis, como ferramenta para a obtenção de conclusões sobre situações no exercício da profissão.

4 Importância das Normas Perícias Importância das Normas Perícias Estabelecer metodologia, técnica e padrão moral, visando atender as necessidades do perito-contador. Fornecer quesitos para a qualificação do perito-contador e conscientizá-lo da importância do seu trabalho.

5 Perito - contador Perito - Contador: Perito-contador é um profissional contador, que é encarregado de desenvolver uma perícia na área contábil; O perito-contador será o responsável pela perícia desenvolvida em qualquer área contábil.

6 Perfil - perito-contador Perfil do perito-contador: O perito-contador deve ser profissional contabilista e demonstrar toda sua experiência. O perito-contador deve ter prestígio e muita credibilidade, ser experiente, ser competente e responsável.

7 Definição de perícia Perícia: Perícia (latim perítia); Perícia significa: habilidade, destreza, observador e especialista em vistoria. Perícia é um exame direcionado de caráter técnico e especializado.

8 Auditoria Auditoria: Exame analítico e pericial; Auditoria exame que segue o todo, ou seja, o desenvolvimento das várias operações contábeis; Auditoria exame do início até o fim de um balanço.

9 Pesquisa Pesquisa: Pesquisa é uma investigação e estudo; Pesquisa é um estudo minucioso e sistemático; Pesquisa é um estudo com o fim de descobrir fatos relativos a um assunto.

10 Laudo pericial Laudo pericial Relatório demonstrando todas as etapas, as avaliações e as conclusões de uma perícia. O laudo pericial é o documento onde se baseia a decisão de um litígio. Importante evitar um laudo ou parecer pericial com informações inidôneas.

11 Interatividade Definir laudo pericial contábil: a) Manifestação do perito-contador sobre fatos apurados da perícia; b) Manifestação do perito contador sobre fatos obsoletos da perícia; c) Manifestação do juiz sobre fatos patrimoniais apurados da perícia; d) Manifestação do perito-contador sobre recursos honorários da perícia; e) Manifestação da parte interessada.

12 Perfil profissional - perito-contador Perito Contador: Profissional com adequado nível de competência. Profissional contador atualizado de forma permanente. Profissional responsável, hábil, prudente e especializado.

13 Perfil profissional - perito-contador Perito Contador: Profissional com bom nível profissional e muita credibilidade. Profissional contador que além do respeito, tenha um perfil de lealdade e seja criterioso com o trabalho realizado.

14 Legislação Legislação: Código de Processo Civil nos artigos 420 ao 439. Normas Brasileira de Contabilidade NBC T 13 e NBC P 2. Normas Brasileira de Contabilidade (NBC) são os procedimentos e as regras a serem observadas pelo contador

15 Legislação Legislação: NBC PG Normas gerais aplicadas por profissionais na área contábil. NBC PA Normas aplicadas aos contadores (auditores independentes) NBC PI Normas aplicadas aos contadores (auditores internos) NBC PP Normas aplicadas aos contadores (perito contábil)

16 Erro contábil Erro Contábil: Erros algo involuntário sem intuito de prejudicar quem quer que seja. O erro geralmente tem origem de descuido, falha, distração sem intenção de causar dano.

17 Fraude contábil Fraudes: Fraude representa algo proposital agregado ou premeditado. O erro geralmente é um ato visando tirar proveito, intencional para causar dano, dolo a alguém

18 Fraudes perícia contábil Fraudes - Perícia Contábil: Perícia Contábil pode ser a verificação de fatos (erros, ou fraudes). A perícia contábil representa exames, vistorias indagações sobre fato ou algo suspeito.

19 Importância da perícia contábil Importância da Perícia Contábil: Perícia Contábil é um estudo profundo e direcionado sobre algo ou um fato. Após detectado a causa e chega-se a um diagnósticos, sobre um determinado assunto relacionado à contabilidade. A perícia-contábil é um instrumento de constatação (erros ou fraudes).

20 Importância da perícia contábil Importância da Perícia Contábil: Além de detectar algo, a demonstração (científica e técnica) da veracidade de coisas, situações ou fatos. As constatações obtidas através da perícia, ampara na solução de um litígio. Segundo (NBC T-13): Amparo a estância decisória, justa decisão do litígio.

21 Interatividade O erro pode ser detectado em um determinado momento de uma perícia, definir uma característica do erro: a) Algo involuntário, com intenção; b) Algo voluntário, para prejudicar; c) Algo voluntário, com dolo; d) Algo involuntário, sem dolo; e) Algo proposital, voluntário, doloso.

22 Utilidade de uma perícia Utilidade de uma perícia Instrumento de constatação (erros ou fraudes), demonstração (científica e técnica) da veracidade de coisas, situações ou fatos. Segundo (NBC T-13): Amparo a estância decisória, justa decisão do litígio.

23 Fraude Contábil Fraude Contábil: Abuso de confiança, ação praticada de má fé. Fraude pode ser caracterizada por atos como contrabando, clandestinidade, falsificação, adulteração.

24 Peculato 10. Peculato Delito praticado pelo funcionário público que, tendo em razão do cargo, a posse de dinheiro, valor, ou qualquer outro bem móvel, público ou particular. O peculato se caracteriza quando um funcionário público em relação a bens e valores, se apropria, ou os desvia em proveito próprio ou alheio,

25 Peculato Peculato: O funcionário público eventualmente mesmo sem a posse ou autorização de domínio desses bens, os subtrai ou concorre para que sejam subtraídos, usando das facilidades que seu cargo proporciona.

26 Prevaricação Prevaricação: Crime perpetrado por um funcionário público, que consiste em retardar ou deixar de praticar, indebitamente, ato de ofício. A prevaricação também representa o ato de um funcionário público responsável por um ato e deixa de praticá-lo contra disposição legal expressa de interesse próprio ou satisfação pessoal.

27 Escopo da prova pericial Escopo da Prova Pericial: É a comunicação às partes interessadas, em linguagem simples, as situações, os fatos observados sob a ótica da Ciência Contábil (uma das ciências humanas). O escopo da Prova pericial dentro de uma filosofia que permita aproveitar os fatos relatados e detectados, mercê dos exames procedidos, para esclarecimento dos prontos dúbios e revelar a verdade que se quer conhecer.

28 Planejamento da perícia Planejamento da Perícia: Planejamento serve para controle das etapas previstas. O planejamento deve conter todas as etapas a serem cumpridas pela perícia. Necessidade de diligência, será aceita e considerada, após etapas previstas no planejamento (realizadas).

29 Planejamento - perícia Geralmente as etapas iniciais de uma perícia são documentação (legislação, documentos, registros, livros, etc.). O planejamento da perícia deve ser mantido por qualquer meio. O planejamento deve ser revisado (em uma determinada etapa), quando surgir fatos novos. O planejamento é realizado pelo perito- contador.

30 Cronograma - perícia Cronograma O perito-contador deverá prever prazos, através de um cronograma todas as etapas estudadas e analisadas no planejamento. A elaboração de um cronograma exige do perito-contador conhecimento prévio de todas as etapas e noção de tempo de duração de cada uma das etapas previstas.

31 Modelo de planejamento de perícia Modelo de Planejamento de Perícia Nome dos interessados; Local, Justificativa e objetivo da perícia Etapas: Documentação Argumentos das partes Coleta de informes (perícia) Avaliação e validação (informes) Análise dos dados Organização e diagnóstico Conclusão e laudo, parecer.

32 Planejamento laudo pericial Planejamento Laudo Pericial Os informes do planejamento de uma perícia contábil deve fazer parte do laudo pericial, ou seja, documento que deve compor o laudo pericial. O planejamento de uma perícia contábil deve fazer parte do laudo pericial, com objetivo de demonstrar as etapas prevista e o desenvolvimento dos trabalhos.

33 Interatividade Denominação do documento importante no laudo pericial, onde são apresentadas todas a fases (etapas) uma perícia, em ordem sequêncial : a) Laudo inicial da perícia; b) Organograma da perícia; c) Planejamento da perícia; d) Cronograma da perícia; e) Laudo intermediário da perícia.

34 Cronograma da perícia Cronograma Perícia Toda responsabilidade pela elaboração do planejamento e cronograma será do perito-contador. O perito-contador será responsável por todas as etapa do planejamento e cronograma.

35 Cronograma da perícia Cronograma da Perícia: O perito-contador apesar de ser o responsável pela elaboração do planejamento e cronograma, ou seja, todas as responsabilidades do processo sequêncial e previsão das etapas, salvo aquelas que serão identificadas quando da execução da perícia.

36 Cronograma da perícia Cronograma da Perícia: O cronograma de uma perícia demonstra todas as etapas previstas de uma perícia. O cronograma de uma perícia demonstra as etapas previstas de uma perícia e o respectivos prazos para sua execução. O cronograma de uma perícia serve também como referência e controle das etapas (fases) e os prazos previstos.

37 Cronograma da perícia Cronograma da Perícia Nome dos interessados; Local, Justificativa e objetivo da perícia Etapas: Documentação 2 dias Argumentos das partes 2 dias Coleta de informes (perícia) 8 dias Avaliação e validação (informes) 3 dias Análise dos dados d 55 dias Organização e diagnóstico 3 dias Conclusão e laudo, parecer 2 dias

38 Cronograma da perícia Cronograma da Perícia O cronograma de uma perícia contábil deve fazer parte do laudo pericial, ou seja, documento que deve compor o laudo pericial. O cronograma de uma perícia contábil deve fazer parte do laudo pericial, com objetivo de demonstrar as etapas da perícia que foram cumpridas.

39 Cronograma da perícia Cronograma da Perícia: O cronograma de uma perícia além do controle das etapas e prazos de execução de uma perícia, serve de parâmetro para outros controles. Controle das fases e prazos de pagamentos de honorários da equipe de peritos. Controle do prazo de conclusão.

40 Flexibilidade do cronograma Flexibilidade do Cronograma da perícia: Os prazo previstos no cronograma deve considerar uma flexibilidade para uma eventual necessidade. Eventuais diagnósticos parciais. Algo não previsto no planejamento. Revisão final criteriosa.

41 Interatividade Denominação do documento produzido pelo o perito-contador, que através de tabelas e gráficos, servem para controle de execução e prazos das etapas de um planejamento de uma perícia: a) Laudo condicional da perícia; b) Organograma da perícia; c) Planejamento da perícia; d) Cronograma da perícia; e) Laudo inicial da perícia.

42 ATÉ A PRÓXIMA!

Unidade I PERÍCIA CONTÁBIL. Prof. Francisco Crisóstomo

Unidade I PERÍCIA CONTÁBIL. Prof. Francisco Crisóstomo Unidade I PERÍCIA CONTÁBIL Prof. Francisco Crisóstomo Unidade I - Conceitos Conceito I de Perícia Contábil: Verificação de fatos, através de; Exames, diagnóstico e vistorias; Indagações sobre o assunto;

Leia mais

A perícia contábil é de competência exclusiva de contador em situação regular perante o Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição.

A perícia contábil é de competência exclusiva de contador em situação regular perante o Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição. Uma função que necessita constante aprimoramento, a Perícia Contábil vem atraindo cada vez mais a atenção dos profissionais de contabilidade. O perito contábil, contratado pelas partes ou indicado pelo

Leia mais

Conceito, Objetivo e Metodologia de Perícia Contábil. Prof. Jerônimo Antunes

Conceito, Objetivo e Metodologia de Perícia Contábil. Prof. Jerônimo Antunes Prof. Jerônimo Antunes 1 Roteiro de Apresentação 1. Perícia 2. O Processo Pericial 3. Aplicações Perícia Contábil 4. Aspectos Diversos 2 1. Perícia Conceitos Objetivos História Tipos 3 1. Perícia - Conceitos

Leia mais

Auditoria Interna x Auditoria Externa (ou Independente) Perícia

Auditoria Interna x Auditoria Externa (ou Independente) Perícia Auditoria Interna x Auditoria Externa (ou Independente) Perícia Auditoria Interna Profissionais fazem parte da empresa (funcionários) ou empresa contratada com vínculos à auditada (menor autonomia, independência

Leia mais

Conceito, Objetivo e Metodologia de Perícia Contábil

Conceito, Objetivo e Metodologia de Perícia Contábil 1 Roteiro de Apresentação 1. Perícia 2. A Perícia e as Leis no Brasil 3. O Processo Pericial 4. Perícia Contábil 5. Aspectos Diversos 2 Roteiro de Apresentação 1. Perícia 2. A Perícia e as Leis no Brasil

Leia mais

Conceito, Objetivo e Metodologia de Perícia Contábil

Conceito, Objetivo e Metodologia de Perícia Contábil Prof. Jerônimo Antunes 1 Roteiro de Apresentação 1. Perícia 2. A Perícia e as Leis no Brasil 3. O Processo Pericial 4. Perícia Contábil 5. Aspectos Diversos 2 1 1. Perícia Conceitos Objetivos História

Leia mais

NBC.TP.01 Perícia Contábil

NBC.TP.01 Perícia Contábil Agenda: - NBC.TP.01 Perícia Contábil - NBC.PP.01 Perito Contábil - NBC.PP.02 Exame de Qualificação Técnica para Perito Contábil CNPC - Aplicações práticas das normas técnicas e profissionais para a atuação

Leia mais

Curso Preparatório Suficiência CRC 01/06/2019

Curso Preparatório Suficiência CRC 01/06/2019 Curso Preparatório Suficiência CRC 01/06/2019 Pericia Judicial Perito judicial é a um profissional que assume um compromisso, perante um tribunal, nomeado pelo Juiz, no qual irá esclarecer os pontos técnicos

Leia mais

AULA DE HOJE OPERACIONALIZAÇÃO E FORMULÁRIOS DO TRABALHO PERICIAL 19/10/2010 TEMA 5 OPERACIONALIZAÇÃO E FORMULÁRIOS DO TRABALHO PERICIAL

AULA DE HOJE OPERACIONALIZAÇÃO E FORMULÁRIOS DO TRABALHO PERICIAL 19/10/2010 TEMA 5 OPERACIONALIZAÇÃO E FORMULÁRIOS DO TRABALHO PERICIAL TEMA 5 OPERACIONALIZAÇÃO E FORMULÁRIOS DO TRABALHO PERICIAL JUSCELINO CARVALHO DE BRITO PERÍCIA CONTÁBIL E ARBITRAGEM AULA DE HOJE OPERACIONALIZAÇÃO E FORMULÁRIOS DO TRABALHO PERICIAL 1 OBJETIVO ESPERAMOS

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública Crimes Contra a Adm. Pública Código Penal - Título XI Dos crimes contra a Administração Pública Capítulo I Dos crimes praticados por funcionário público

Leia mais

Perícia Contábil. Prof. Roberto de Araujo Vieira

Perícia Contábil. Prof. Roberto de Araujo Vieira Perícia Contábil Prof. Roberto de Araujo Vieira Universidade Federal Fluminense UFF Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Programa de Pós Graduação em Contabilidade e Auditoria 2017

Leia mais

Conceito de Perícia Origem: latim "Peritia. Perícia

Conceito de Perícia Origem: latim Peritia. Perícia Conceito de Perícia Origem: latim "Peritia significa conhecimento adquirido pela experiência. Perícia Para o dicionário* vistoria ou exame de caráter técnico e especializado. Lopes Sá (2004: 28): habilidade

Leia mais

AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA. A Auditoria Externa. A Auditoria Externa 27/03/2014

AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA. A Auditoria Externa. A Auditoria Externa 27/03/2014 AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA Prof. Eric Duarte Campos A Auditori Segundo o CFC a auditoria externa compreende...o conjunto de procedimentos técnicos que têm por objetivo a emissão de um parecer

Leia mais

Normas Brasileiras de Contabilidade Perícia Contábil

Normas Brasileiras de Contabilidade Perícia Contábil Normas Brasileiras de Contabilidade Perícia Contábil Na Resolução 858/1999, o Conselho Federal de Contabilidade - CFC, estabelece as Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC T 13, na qual está em separado,

Leia mais

Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16

Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16 Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16 PERITO De acordo com o 1º do artigo 156 do novo CPC, "os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos

Leia mais

PERÍCIA E ARBITRAGEM MARCELO MUZY DO ESPIRITO SANTO PERITO JUDICIAL SBC 16/08/2018

PERÍCIA E ARBITRAGEM MARCELO MUZY DO ESPIRITO SANTO PERITO JUDICIAL SBC 16/08/2018 PERÍCIA E ARBITRAGEM MARCELO MUZY DO ESPIRITO SANTO PERITO JUDICIAL SBC 16/08/2018 NOSSOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos de Perícia e Arbitragem Oportunidades para os Contadores no poder Judiciário

Leia mais

PERÍCIAS EM ARBITRAGENS SOCIETÁRIAS

PERÍCIAS EM ARBITRAGENS SOCIETÁRIAS PERÍCIAS EM ARBITRAGENS SOCIETÁRIAS DANIEL FREITAS DRUMOND BENTO DANIEL.BENTO@TOLENTINO.ADV.BR 2 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. ARBITRAGEM 3. PERITO, ASSISTENTE TÉCNICO, PARECERISTA TÉCNICO, ÁRBITRO E TESTEMUNHA

Leia mais

Prof.ª Bruna Socreppa

Prof.ª Bruna Socreppa Prof.ª Bruna Socreppa 1924 No Brasil: Perícia Contábil foi pela primeira vez incluída para debates perante um evento da classe no I Congresso Brasileiro de Contabilidade de 1024. Divisão da Contabilidade

Leia mais

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E ÉTICOS DA PERÍCIA CONTÁBIL

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E ÉTICOS DA PERÍCIA CONTÁBIL FUNDAMENTOS TEÓRICOS E ÉTICOS DA PERÍCIA CONTÁBIL Gilcielen Ribeiro dos Santos 1 Marcio Marcelo de Oliveira 2 José Roberto Moura Pereira 3 Marcelo Madeira Guimarães 4 RESUMO O presente artigo apresenta

Leia mais

REVISÃO DE PERICIA CONTABIL.

REVISÃO DE PERICIA CONTABIL. REVISÃO DE PERICIA CONTABIL. Pergunta 1 1. Analise a sentença e assinale a alternativa a que se refere: Embora previsse o mesmo fim que o julgamento arbitral atingirá, não há qualquer conceito de julgamento,

Leia mais

CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO

CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO www.trilhante.com.br 1 HABEAS DATA: CRIMES RESUMO PRATICADOS PRÁTICO POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO www.trilhante.com.br 1. Crimes praticados

Leia mais

Prof. Wilson Alberto Zappa Hoog BUSCAR NOVOS HORIZONTES É O DAR A NÓS MESMOS.

Prof. Wilson Alberto Zappa Hoog BUSCAR NOVOS HORIZONTES É O DAR A NÓS MESMOS. Prof. Wilson Alberto Zappa Hoog BUSCAR NOVOS HORIZONTES É O MELHOR Profa. PRESENTE Solange QUE A. Petrenco PODEMOS DAR A NÓS MESMOS. 1 Auditores x Peritos: Conflitos de Competências 2 CONTABILIDADE Gênero

Leia mais

Honorários Periciais: como apresentar uma proposta adequada. Palestrante: Mártin Lavies Spellmeier

Honorários Periciais: como apresentar uma proposta adequada. Palestrante: Mártin Lavies Spellmeier Honorários Periciais: como apresentar uma proposta adequada. Palestrante: DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, ARTIGO 23º Toda pessoa que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória,

Leia mais

Testemunha técnica contábil na arbitragem -

Testemunha técnica contábil na arbitragem - Testemunha técnica contábil na arbitragem - Expert witness na arbitragem Prof. MSc. Wilson Alberto Zappa Hoog i Resumo: A importância das testemunhas técnicas contábeis na arbitragem como meio de prova,

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 985/03

RESOLUÇÃO CFC Nº 985/03 RESOLUÇÃO CFC Nº 985/03 Aprova a NBC T 13.7 Parecer Pericial Contábil. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que os Princípios Fundamentais

Leia mais

TÉCNICAS DO TRABALHO PERICIAL JUDICIAL. Profª Bruna Socreppa

TÉCNICAS DO TRABALHO PERICIAL JUDICIAL. Profª Bruna Socreppa TÉCNICAS DO TRABALHO PERICIAL JUDICIAL Profª Bruna Socreppa 1 Perícia É o mecanismo utilizado pelo julgador, ou partes, para obtenção dos subsídios necessários para suportar a solução de um litígio, mediante

Leia mais

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO

Leia mais

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Técnico Judiciário Área Judiciária e Administrativa Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Direito Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO PENAL: Código Penal: Dos crimes

Leia mais

A visão do Magistrado acerca da importância do Perito no Processo Judicial. Eduardo José de Carvalho Soares Juiz de Direito

A visão do Magistrado acerca da importância do Perito no Processo Judicial. Eduardo José de Carvalho Soares Juiz de Direito A visão do Magistrado acerca da importância do Perito no Processo Judicial Eduardo José de Carvalho Soares Juiz de Direito 1 Você nasceu para vencer, mas para ser um vencedor você precisa planejar para

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA DO CFC PEPC CFC

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA DO CFC PEPC CFC PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA DO CFC PEPC CFC REGULAMENTAÇÃO NBC PG12(R3) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA DIRETRIZES BÁSICAS (a) fomentar a EPC dos profissionais da contabilidade; (c) ampliar

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Ciências Contábeis PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Perícia Contábil PROFESSOR: Caroline

Leia mais

Cons. Rosylane Nascimento das Mercês Rocha

Cons. Rosylane Nascimento das Mercês Rocha PARECER CFM Nº 45/2016 INTERESSADO: G.C.C.J. ASSUNTO: Mudanças de critérios de nomeação de peritos pelo novo CPC. Formação de cadastro de médicos peritos junto aos tribunais, levando em consideração o

Leia mais

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Oficial de Justiça Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Direito Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO PENAL: Código Penal, dos crimes praticados por funcionários

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública TÍTULO XI DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO I DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM

Leia mais

4 NORMAS DE AUDITORIA

4 NORMAS DE AUDITORIA 4.10 Quadro de normas de contabilidade/auditoria/perícia e profissional A relação abaixo foi extraída do livro eletrônico publicado pelo CFC cujo título é: Princípios Fundamentais e Normas Brasileiras

Leia mais

RELAÇÃO DE CURSOS E EVENTOS PONTUADOS 2018

RELAÇÃO DE CURSOS E EVENTOS PONTUADOS 2018 RELAÇÃO DE CURSOS E EVENTOS PONTUADOS 2018 CURSO/EVENTO CÓDIGO TIPO C/H Elaboração da Demonstração do Fluxo de Caixa - DFC CE -00615 Presencial 12 12 12 12 0 12 12 Introdução ao Compliance CE-00673 Presencial

Leia mais

PORTAL NEO ENSINO - EDUCAÇÃO EMPRESARIAL À DISTÂNCIA Aluno:

PORTAL NEO ENSINO - EDUCAÇÃO EMPRESARIAL À DISTÂNCIA  Aluno: PORTAL NEO ENSINO - EDUCAÇÃO EMPRESARIAL À DISTÂNCIA http://www.neoensino.com.br Curso: Perícia contábil Aula: 01 Professor: André Charone Tavares Lopes. Aluno: Objetivos: Introduzir o aluno às normas

Leia mais

Direito Administrativo e Constitucional

Direito Administrativo e Constitucional Direito Administrativo e Constitucional Código Penal Artigos 312 a 32701 Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo e Constitucional CÓDIGO PENAL TÍTULO XI Dos Crimes

Leia mais

II Seminário Catarinense sobre Atualidades. Professor Wilson Zappa Hoog

II Seminário Catarinense sobre Atualidades. Professor Wilson Zappa Hoog II Seminário Catarinense sobre Atualidades Jurídico-Contábeis Professor Wilson Zappa Hoog 1 Para se pensar em termos de responsabilidades A aquisição de bens com o resultado de infrações penais. Balanços

Leia mais

PERÍCIA CONTÁBIL 1 INTRODUÇÃO

PERÍCIA CONTÁBIL 1 INTRODUÇÃO PERÍCIA CONTÁBIL LEONI, Valeria Ramos Graduanda em ciências contábeis CTESOP/2017, valeriarleoni@outlook.com SANCHES, Jackeline Marta Graduanda em ciências contábeis CTESOP/2017, jackelinemarta@hotmail.com

Leia mais

Autos nº:

Autos nº: Autos nº: 0579058-27.2016.8.13.0024 ANTÔNIO DA COSTA LIMA FILHO e FABIANA DE OLIVEIRA ANDRADE, Peritos Contadores Judiciais, vêm, observando as Normas Brasileiras de Perícia (NBC TP 01) e do Perito Contábil

Leia mais

1ª Aula Gratuita. Exame de Suficiência do CFC. Questões comentadas

1ª Aula Gratuita. Exame de Suficiência do CFC. Questões comentadas 1ª Aula Gratuita Exame de Suficiência do CFC Questões comentadas Olá, Contador Concurseiro! 2 Bem-vindo ao maior portal educacional para Contadores com foco em concursos e exames. Para iniciar o nosso

Leia mais

XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil

XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil XVIII Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional Dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015 Blumenau Santa Catarina - Brasil TEMA: Aspectos éticos, técnicos e legais dos atestados médicos e sua validação

Leia mais

Ezequiel Luís Lopes Giovanella. Ranieri Angioletti

Ezequiel Luís Lopes Giovanella. Ranieri Angioletti Ezequiel Luís Lopes Giovanella Ranieri Angioletti INSTRUMENTALIZAÇÃO PERICIAL! O instrumental pericial é vasto e seu limite é a legalidade com que se aplica, pois a verdade dos fatos, não pode ser evidenciada

Leia mais

CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PERÍCIAS FINANCEIRAS. Paulo Cordeiro de Mello Giancarlo Zannon

CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PERÍCIAS FINANCEIRAS. Paulo Cordeiro de Mello Giancarlo Zannon CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PERÍCIAS FINANCEIRAS Paulo Cordeiro de Mello Giancarlo Zannon Instituições Financeiras e a Justiça: O setor bancário está em destaque na lista que classifica

Leia mais

PERÍCIA PSICOLÓGICA E ASSISTÊNIA TÉCNICA EM PROCESSOS DA VARA DE FAMÍLIA

PERÍCIA PSICOLÓGICA E ASSISTÊNIA TÉCNICA EM PROCESSOS DA VARA DE FAMÍLIA PERÍCIA PSICOLÓGICA E ASSISTÊNIA TÉCNICA EM PROCESSOS DA VARA DE FAMÍLIA Shouzo Abe CRP09 6488 Especialista em: Psicologia Jurídica Docência Superior Atuações: - Avaliação Psicológica no contexto Jurídico

Leia mais

Aula 00 Extra. Auditoria para Agente da Fiscalização TCE SP Teoria e Exercícios Aula 00 Extra Professor Marcelo Seco

Aula 00 Extra. Auditoria para Agente da Fiscalização TCE SP Teoria e Exercícios Aula 00 Extra Professor Marcelo Seco Aula 00 Extra Auditoria Questões Vunesp www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Extra Questões Vunesp Olá, meus caros!!! Algumas questões de Auditoria da Vunesp sobre a Aula 00. Vamos em frente! Nosso objetivo:

Leia mais

RELAÇÃO DE CURSOS E EVENTOS PONTUADOS NO ANO DE 2016

RELAÇÃO DE CURSOS E EVENTOS PONTUADOS NO ANO DE 2016 RELAÇÃO DE CURSOS E EVENTOS PONTUADOS NO ANO DE 2016 CURSO / EVENTO CÓDIGO DO CURSO DATA OU PERÍODO CARGA HORÁRIA IFRS para pequenas e médias empresas CE-00561 26 a 27/09/2016 16 16 PONTOS CAPACITADORA

Leia mais

CONTABILIDADE PARA CONCURSOS PÚBLICOS QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

CONTABILIDADE PARA CONCURSOS PÚBLICOS QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS DESCRICAO_AREA DESCRICAO_TITULO ANO_EDICAO QTDTOMBO MICROSOFT PRESS DICIONÁRIO DE INFORMÁTICA.998 2 ORÇAMEMTO PÚBLICO 2.003 5 LEGISLAÇÃO DA PROFISSÃO CONTÁBIL 2.003 3 MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS

Leia mais

Palavras-chave: #A conciliação dos saldos das contas ativas e passivas. #Fidelidade e testabilidade do balanço de determinação. #Perícia contábil.

Palavras-chave: #A conciliação dos saldos das contas ativas e passivas. #Fidelidade e testabilidade do balanço de determinação. #Perícia contábil. A CONCILIAÇÃO DOS SALDOS DAS CONTAS ATIVAS E PASSIVAS. FIDELIDADE DA INFORMAÇÃO QUE DÁ SUSTENTABILIDADE À PRECIFICAÇÃO DOS HAVERES VIA BALANÇO DE DETERMINAÇÃO. HOOG, Wilson Alberto Zappa. 1 Resumo: Apresentamos

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 751/93. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº 751/93. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC Nº 751/93 DISPÕE SOBRE AS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO ser imperativa a uniformização

Leia mais

Professor conteudista: Derneval Gondim Freire

Professor conteudista: Derneval Gondim Freire Perícia Contábil Professor conteudista: Derneval Gondim Freire Sumário Perícia Contábil Unidade I 1 CONCEITO DE PERÍCIA CONTÁBIL...1 1.1 Objetivo da perícia contábil...6 1.2 Classificação...6 2 PERFIL

Leia mais

Quesitos da Perícia Contábil

Quesitos da Perícia Contábil Quesitos da Perícia Contábil Prof. Jerônimo Antunes Quesitos da Perícia Contábil Roteiro de Apresentação 1. Conceito, objetivos e características dos quesitos 2. Indeferimento e complementação de quesitos

Leia mais

Prof. Esp. Ailton Nóbrega.

Prof. Esp. Ailton Nóbrega. AUDITORIA INTERNA ailton_azevedo@hotmail.com profailtonnobrega@gmail.com Turma: 6 CCN 2013.02 AUDITORIA INTERNA CONCEITO: É um controle gerencial que funciona por meio de medição e avaliação da eficiência

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: PERÍCIA CONTÁBIL (CÓD. ENEX 60154) ETAPA: 3ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo aula Habilidas e Competências Textos, filmes e

Leia mais

ANEXO. CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO IBAPE Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia Aprovado pela Resolução 1002 do CONFEA.

ANEXO. CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO IBAPE Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia Aprovado pela Resolução 1002 do CONFEA. ANEXO CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO IBAPE Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia Aprovado pela Resolução 1002 do CONFEA. São deveres dos profissionais da Engenharia, da arquitetura

Leia mais

EXERCICIOS DE PERICIA CONTABIL UNIDADE I - FUNDAMENTOS DA PERICIA CONTABIL.

EXERCICIOS DE PERICIA CONTABIL UNIDADE I - FUNDAMENTOS DA PERICIA CONTABIL. EXERCICIOS DE PERICIA CONTABIL UNIDADE I - FUNDAMENTOS DA PERICIA CONTABIL. F Salvar todas as respostas Salvar e Enviar PERGUNTA 1 De acordo com Sá (1997, p.19), é possível classificar as perícias em três

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SECRETARIA GERAL DOS CURSOS PROGRAMA DE DISCIPLINAS DISCIPLINAS PERÍCIA CONTÁBIL E ARBITRAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SECRETARIA GERAL DOS CURSOS PROGRAMA DE DISCIPLINAS DISCIPLINAS PERÍCIA CONTÁBIL E ARBITRAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SECRETARIA GERAL DOS CURSOS PROGRAMA DE DISCIPLINAS DISCIPLINAS CÓDIGO FCC-049 NOME PERÍCIA CONTÁBIL E ARBITRAGEM CARGA HORÁRIA T P E TOTAL CRÉDITOS

Leia mais

Limites da Responsabilidade do Contabilista. Aspectos tributários

Limites da Responsabilidade do Contabilista. Aspectos tributários Limites da Responsabilidade do Contabilista Aspectos tributários Responsabilidade/Legislação Código Civil CTN DE 9.295/46 (Lei Orgânica Profissional Contábil) Resoluções do CFC Lei 6.404/76 Lei 8.218/91

Leia mais

Normas Brasileiras de Contabilidade.

Normas Brasileiras de Contabilidade. NORMAS CONTÁBEIS PARA FINS DE AUDITORIA Normas Brasileiras de Contabilidade. Art. 1º As Normas Brasileiras de Contabilidade estabelecem regras de conduta profissional e procedimentos técnicos a serem observados

Leia mais

Limites da Responsabilidade do

Limites da Responsabilidade do Limites da Responsabilidade do Contabilista Limites da Responsabilidade do Aspectos tributários Contabilista Aspectos Tributários Responsabilidade/Legislação Código Civil CTN DE 9.295/46 (Lei Orgânica

Leia mais

A GESTÃO DE RISCOS DA RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL E DA INVIOLABILIDADE DE DADOS SIGILOSOS

A GESTÃO DE RISCOS DA RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL E DA INVIOLABILIDADE DE DADOS SIGILOSOS A GESTÃO DE RISCOS DA RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL E DA INVIOLABILIDADE DE DADOS SIGILOSOS POR QUE DIVULGAR ESTE TIPO DE INFORMAÇÃO PARA EMPRESÁRIOS DA CONTABILIDADE? PREVENÇÃO CONTRA PERDAS MATERIAIS,

Leia mais

Laudo e Parecer Pericial Contábil: Estrutura e Conteúdo. Prof. Joshua Onome Imoniana

Laudo e Parecer Pericial Contábil: Estrutura e Conteúdo. Prof. Joshua Onome Imoniana Prof. Joshua Onome Imoniana 1 1. Contexto do processo pericial FLUXO DO PROCESSO PERICIAL (Adaptado da Dissertação de Mestrado do Prof. Marcelo F.Nogueira) 2 Apresentação dos quesitos e indicação de assistentes

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE

POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE POLÍTICA DE CONTROLE DE REGISTROS E CONTABILIDADE A presente Política de Controle de Registros e Contabilidade compõe a regulamentação pertinente ao Programa de Integridade da Fundação Instituto de Pesquisa

Leia mais

Prova de Auditoria ISS-Jundiaí comentada gabarito preliminar.

Prova de Auditoria ISS-Jundiaí comentada gabarito preliminar. Prova de Auditoria ISS-Jundiaí comentada gabarito preliminar. Olá pessoal! Seguem comentários da prova de Auditoria ISS-Jundiaí, aplicada em 20/08, pela banca IBAM. Espero que tenham feito uma boa prova.

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 780/95

RESOLUÇÃO CFC N.º 780/95 RESOLUÇÃO CFC N.º 780/95 Aprova a NBC T 12 Da Auditoria Interna. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, de dezembro de 1993; CONSIDERANDO o que dispõe

Leia mais

JÚLIO CESAR LOPES SERPA

JÚLIO CESAR LOPES SERPA JÚLIO CESAR LOPES SERPA Advogado e Perito Contador Doutor em Ciências Jurídicas Esp. em Direito Tributário; Esp. em Perícia Contábil e Auditoria Sócio do DI LORENZO SERPA Advogados Associados Procurador

Leia mais

PERÍCIA CONTÁBIL. Djonathan ZILLES WAGNER 1 Odir LUIZ FANK 2

PERÍCIA CONTÁBIL. Djonathan ZILLES WAGNER 1 Odir LUIZ FANK 2 PERÍCIA CONTÁBIL Djonathan ZILLES WAGNER 1 Odir LUIZ FANK 2 Palavras chave: Perícia. Judicial. Requisitos. Laudo. 1 INTRODUÇÃO Conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade NBC TP 01 Norma Técnica de

Leia mais

O QUE É O DEVER DE REPARAR O DANO. RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO:

O QUE É O DEVER DE REPARAR O DANO. RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO: UM PORTAL DA ACESSE O QUE É RESPONSABILIDADE CIVIL? A RESPONSABILIDADE CIVIL NADA MAIS É SENÃO: O DEVER DE REPARAR O DANO. POR QUE DIVULGAR ESTE TIPO DE INFORMAÇÃO PARA EMPRESÁRIOS DA CONTABILIDADE? PREVENÇÃO

Leia mais

Disciplina Auditoria Concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil

Disciplina Auditoria Concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Disciplina Auditoria Concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Estimados amigos concurseiros! É sabido que foi publicado o Edital ESAF n. 24, de 06 de julho de 2012 para o concurso para

Leia mais

Fraudes Contábeis e Responsabilidade do Auditor

Fraudes Contábeis e Responsabilidade do Auditor Fraudes Contábeis e Responsabilidade do Auditor Denise Gruthner Nº USP 9380338 Juliana Ferreira Nº USP 9320942 Stephany Izelli Nº USP 9252508 Tamires Santana Nº USP 9403520 Agenda Definições O que é a

Leia mais

PROGRAMAS DE AUDITORIA PARA CONTAS DO RESULTADO. DISCIPLINA DE AUDITORIA Prof. Bruno Santi Aula 14

PROGRAMAS DE AUDITORIA PARA CONTAS DO RESULTADO. DISCIPLINA DE AUDITORIA Prof. Bruno Santi Aula 14 PROGRAMAS DE AUDITORIA PARA CONTAS DO RESULTADO DISCIPLINA DE AUDITORIA Prof. Bruno Santi Aula 14 1 INTRODUÇÃO O exame desta área demanda dedicação e paciência por parte do auditor. Normalmente, o volume

Leia mais

AUDITORIA VUNESP. Professor Felipe Mascara

AUDITORIA VUNESP. Professor Felipe Mascara AUDITORIA VUNESP Professor Felipe Mascara 1 01 VUNESP Em todos os casos em que não for possível obter segurança razoável e a opinião com ressalva no relatório do auditor for insuficiente nas circunstâncias

Leia mais

Teoria da Contabilidade. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1

Teoria da Contabilidade. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 Teoria da Contabilidade Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 O QUE VEREMOS A SEGUIR: Normas Brasileiras de Contabilidade sobre escrituração contábil; NBC T 2.1 Das Formalidades da Escrituração Contábil;

Leia mais

A EMPRESA BRAZZO PERÍCIAS E AVALIAÇÕES

A EMPRESA BRAZZO PERÍCIAS E AVALIAÇÕES A EMPRESA BRAZZO PERÍCIAS E AVALIAÇÕES Criada com objetivo de oferecer serviços de Perícia, Assistência técnica, Vistoria, Inspeção Predial, Auditoria e Consultoria nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura.

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 751 de 29 de dezembro de 1993(1) O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº 751 de 29 de dezembro de 1993(1) O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC Nº 751 de 29 de dezembro de 1993(1) Dispõe sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO

Leia mais

Objetivos Gerais do Auditor

Objetivos Gerais do Auditor Objetivos Gerais do Auditor NBC TA 200 Objetivos Gerais do Auditor Estabelece requisitos necessários para o exercício da auditoria independente Requisitos éticos relacionados à auditoria de demonstrações

Leia mais

Os axiomas do sistema básico das diretrizes da perícia contábil.

Os axiomas do sistema básico das diretrizes da perícia contábil. Os axiomas do sistema básico das diretrizes da perícia contábil. Prof. MSc. Wilson Alberto Zappa Hoog i Resumo: O artigo apresenta uma revelação dos axiomas do sistema básico das diretrizes da perícia

Leia mais

expert PDF Trial Auditoria nas PME s Elaborado por: Antonio Cocurullo O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a).

expert PDF Trial Auditoria nas PME s Elaborado por: Antonio Cocurullo O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a). Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão 1. Direito Constitucional 1.1. A Constituição Federal de 1988 1.1.1. Dos Princípios Fundamentais 1.1.2. Dos Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ Pró-Reitoria de Ensino e Graduação Centro de Ciências Sociais Aplicadas Curso de Ciências Contábeis

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ Pró-Reitoria de Ensino e Graduação Centro de Ciências Sociais Aplicadas Curso de Ciências Contábeis UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ Pró-Reitoria de Ensino e Graduação Centro de Ciências Sociais Aplicadas Curso de Ciências Contábeis ANÁLISE DOS LAUDOS PERICIAIS ELABORADOS POR PERITOS CONTÁBEIS DE

Leia mais

A Dúvida Razoável, em relação ao Laudo Pericial

A Dúvida Razoável, em relação ao Laudo Pericial A Dúvida Razoável, em relação ao Laudo Pericial Em uma apreciação do Prof. Me. Wilson Alberto Zappa Hoog i Resumo: Apresenta-se uma concisa análise sobre a existência de dúvida razoável, em relação ao

Leia mais

NBC TA Responsabilidade do Auditor em Relação à Fraude

NBC TA Responsabilidade do Auditor em Relação à Fraude Fraude NBC TA 240 - Responsabilidade do Auditor em Relação à Fraude Distorções em demonstrações contábeis podem decorrer de fraude ou erro. Erro refere-se a ato não intencional na elaboração de registros

Leia mais

Crimes Contra a Administração Pública

Crimes Contra a Administração Pública LEGALE Crimes Contra a Administração Pública CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO O conceito de funconário público vem assentado no art. 327 do Código Penal CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO Para efeitos penais

Leia mais

A INSTRUÇÃO PROBANTE CONTÁBIL EM UM LITÍGIO

A INSTRUÇÃO PROBANTE CONTÁBIL EM UM LITÍGIO A INSTRUÇÃO PROBANTE CONTÁBIL EM UM LITÍGIO 1 HOOG, Wilson Alberto Zappa. 1 RESUMO: A Lei 13.105, de 16 de março de 2015 (CPC/2015) dá ênfase aos princípios e garantias fundamentais do processo, que deverão

Leia mais

Peculato Eletrônico Peculato Pirataria - Inserção de dados Falsos: 313 A. O peculato culposo está descrito no art. 312, 2.º, do Código Penal.

Peculato Eletrônico Peculato Pirataria - Inserção de dados Falsos: 313 A. O peculato culposo está descrito no art. 312, 2.º, do Código Penal. 2. PECULATO 2.1. Peculato Doloso Peculato-apropriação: art. 312, caput, primeira parte. Peculato-desvio: art. 312, caput, segunda parte. Peculato-furto: art. 312, 1.º. Peculato mediante erro de outrem:

Leia mais

PERDAS, DANOS E LUCROS CESSANTES. 210 páginas Publicado em: 14/10/2010 Editora: Juruá Editora

PERDAS, DANOS E LUCROS CESSANTES. 210 páginas Publicado em: 14/10/2010 Editora: Juruá Editora PERDAS, DANOS E LUCROS CESSANTES 210 páginas Publicado em: 14/10/2010 Editora: Juruá Editora 1 Regime principiológico Publicidade Impessoalidade CF Art. 37 Eficiência Moralidade Legalidade Perito Servidor

Leia mais

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318)

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) DIREITO PENAL MILITAR CFSD superior CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) Prof. Rogério DESACATO A MILITAR Art. 299. Desacatar militar no exercício de função de natureza militar ou em

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 751, 29 DE DEZEMBRO DE 1993 (*)

RESOLUÇÃO Nº 751, 29 DE DEZEMBRO DE 1993 (*) Republicação Entidades de Fiscalização do Exercício das Profissões Liberais Conselho Federal de Contabilidade RESOLUÇÃO Nº 751, 29 DE DEZEMBRO DE 1993 (*) Dispõe sobre as normas brasileiras de contabilidade.

Leia mais

PLANO DE ENSINO ANO DO VESTIBULAR: 2004 CURSO: ANO LETIVO: 2007 TURMA: 4º ANO PERICIA CONTÁBIL EMENTA

PLANO DE ENSINO ANO DO VESTIBULAR: 2004 CURSO: ANO LETIVO: 2007 TURMA: 4º ANO PERICIA CONTÁBIL EMENTA PLANO DE ENSINO ANO DO VESTIBULAR: 2004 DEPARTAMENTO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CAMPUS UNIVERSITÁRIO TANGARÁ DA SERRA CURSO: ANO LETIVO: 2007 CIÊNCIAS CONTÁBEIS TURMA: 4º ANO DISCIPLINA: PERICIA CONTÁBIL CARGA

Leia mais

Limites da Responsabilidade do Contabilista. Aspectos tributários

Limites da Responsabilidade do Contabilista. Aspectos tributários Limites da Responsabilidade do Contabilista Aspectos tributários Responsabilidade/Legislação Código Civil CTN DE 9.295/46 (Lei Orgânica Profissional Contábil) Resoluções do CFC Lei 6.404/76 Lei 8.218/91

Leia mais

Unidade I NORMAS PROFISSIONAIS. Prof. Geraldo Carlos

Unidade I NORMAS PROFISSIONAIS. Prof. Geraldo Carlos Unidade I NORMAS PROFISSIONAIS DE AUDITORIA Prof. Geraldo Carlos Introdução Contabilidade Ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, nos seus atos e fatos quantitativos e qualitativos Auditoria

Leia mais

as normas são para controlar a qualidade do exame e do relatório,

as normas são para controlar a qualidade do exame e do relatório, NORMAS DE AUDITORIA as normas são para controlar a qualidade do exame e do relatório, os procedimentos de auditoria descrevem as tarefas realmente cumpridas pelo auditor, na realização do exame. CONCEITO

Leia mais

PERÍCIA E O MERCADO DE TRABALHO SEJAM BEM-VINDOS A UM NOVO MERCADO DE TRABALHO A SER DESENVOLVIDO PELOS PROFISSIONAIS

PERÍCIA E O MERCADO DE TRABALHO SEJAM BEM-VINDOS A UM NOVO MERCADO DE TRABALHO A SER DESENVOLVIDO PELOS PROFISSIONAIS PERÍCIA E O MERCADO DE TRABALHO SEJAM BEM-VINDOS A UM NOVO MERCADO DE TRABALHO A SER DESENVOLVIDO PELOS PROFISSIONAIS 1 Robson Coelho (85) 9 9976.3964 2 1 PERÍCIA UM NOVO MERCADO A SER DESENVOLVIDO PELOS

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Atividades Administrativas Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Atividades Administrativas Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Atividades Administrativas Parte 1 Prof. Cláudio Alves À Luz da Lei 6.404/76 podemos citar as seguintes características do Conselho Fiscal: Art. 161. A companhia terá

Leia mais