Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública"

Transcrição

1 Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública

2 TÍTULO XI DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO I DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL

3 Quem é considerado funcionário público?

4 Funcionário público Art. 327 CP- Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública. 1º - Equipara-se a funcionário público quem exerce cargo, emprego ou função em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de serviço contratada ou conveniada para a execução de atividade típica da Administração Pública. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000) 2º - A pena será aumentada da terça parte quando os autores dos crimes previstos neste Capítulo forem ocupantes de cargos em comissão ou de função de direção ou assessoramento de órgão da administração direta, sociedade de economia mista, empresa pública ou fundação instituída pelo poder público. (Incluído pela Lei nº 6.799, de 1980)

5 Peculato Art. 312 CP- Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio: Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa. 1º - Aplica-se a mesma pena, se o funcionário público, embora não tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário.

6 Peculato Se o desvio for em favor da própria administração? Artigo 315 CP

7 Peculato culposo 2º - Se o funcionário concorre culposamente para o crime de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano. 3º - No caso do parágrafo anterior, a reparação do dano, se precede à sentença irrecorrível, extingue a punibilidade; se lhe é posterior, reduz de metade a pena imposta.

8 Bem tutelado:moralidade Administrativa e seu patrimônio Sujeito Ativo: funcionário público Sujeito Passivo:Estado Consumação: Tentativa: possível OBS: Se a apropriação de dinheiro, título, valor ou de qualquer outro bem móvel de que tem a posse for realizada por controlador e administradores de instituições financeiras, assim considerado os diretores e gerentes e equiparados, será crime contra o Sistema Financeiro Nacional art. 5º Lei 7.492/86

9 Peculato mediante erro de outrem Art. 313 CP- Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exercício do cargo, recebeu por erro de outrem: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. Peculato Estelionato OBS: não há induzimento por parte do funcionário. Se houver será o crime do art. 171 CP

10 Peculato mediante erro de outrem Art. 313 CP- Bem jurídico tutelado: Administração pública Ação nuclear: Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exercício do cargo, recebeu por erro de outrem - peculato- estelionato. OBS: o erro em que incidiu a vítima deve ser espontâneo e não provocado pelo agente Se houver induzimento pelo agente? Art. 171 CP Sujeito ativo: funcionário público Sujeito passivo: Estado e terceiro que sofreu lesão patrimonial Elemento Subjetivo: dolo Consumação: momento me que o funcionário público se apoderada coisa, agindo como se fosse dono. Tentativa: admissível Ação Penal:

11 Inserção de dados falsos em sistema de informações (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000) Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano: (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)) Pena reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)

12 Inserção de dados falsos em sistema de informações (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000) Bem jurídico tutelado: Administração pública, em especial a segurança de suas informações constantes dos sistemas informatizados ou banco de dados Ações nucleares: inserir ou facilitar a inserção de dados falsos; alterar ou excluir, indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou banco de dados da administração pública. OBS: Se a alteração ou exclusão de dados for devida (permitida)? Sujeito ativo: funcionário público autorizado a realizar as operações nos sistemas informatizados ou banco de dados da Administração Pública OBS: se o funcionário não possuir autorização para realizar as operações? Poderá configurar prevaricação- art. 319 CP. Sujeito passivo: Estado e terceiro eventualmente prejudicado Elemento subjetivo: dolo + fim específico de obter vantagem para si ou para outrem Consumação: com a inserção, facilitação, alteração ou exclusão indevida, independentemente da obtenção de vantagem.(crime formal) Tentativa: admissível Ação penal:

13 Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000) Art. 313-B.CP Modificar ou alterar, o funcionário, sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente: (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000) Pena detenção, de 3 (três) meses a 2 (dois) anos, e multa. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000) Parágrafo único. As penas são aumentadas de um terço até a metade se da modificação ou alteração resulta dano para a Administração Pública ou para o administrado.(incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)

14 Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000) Art. 313-B.CP Bem jurídico tutelado: Administração pública ( segurança de seus sistemas de informação e programa s de informática Ação nuclear: modificação ou alteração do sistema de informações ou programa de informática, sem autorização ou solicitação da autoridade competente. OBS: Se houver autorização ou solicitação? Fato atípico Sujeito ativo: funcionário público. Sujeito passivo: Estado e particular prejudicado Elemento subjetivo: dolo de modificar ou alterar o sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação da autoridade competente. Consumação: com a modificação ou alteração (total ou parcial) do sistema de informações ou programa de informática, independente de prejuízo Tentativa: admissível Ação penal:

15 Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000) OBS: Se a modificação ou alteração causar dano para a Administração Pública ou para o Administrado? Art. 313-B.CP Parágrafo único. As penas são aumentadas de um terço até a metade se da modificação ou alteração resulta dano para a Administração Pública ou para o administrado.(incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)

16 Extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento Art. 314 CP- Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razão do cargo; sonegá-lo ou inutilizá-lo, total ou parcialmente: Pena - reclusão, de um a quatro anos, se o fato não constitui crime mais grave. Bem jurídico tutelado: Regular desenvolvimento da atividade administrativa Ações nucleares: Extraviar: (dar destino diverso do devido); Sonegar:( não apresentar ou relacionar quando isso e devido, de forma intencional ou fraudulenta); Inutilizar: (tornar inútil para o fim a que se destina) OBS: É necessário que as ações sejam praticadas pelo funcionário público no exercício do cargo, ou seja, esteja incumbido da guarda do livro ou documento. Sujeito ativo: funcionário público ( incumbido da guarda do livro ou documento) Sujeito passivo: Estado ou particular

17 Extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento Art. 314 CP- Elemento subjetivo: dolo Consumação: com a prática de uma das condutas previstas no tipo, independentemente de qualquer prejuízo para a Administração Pública Tentativa: No extravio ou inutilização é admissível Na sonegação não se admite tentativa. Ação penal: OBS: Lei 8137/90 Dos crimes praticados por funcionários públicos Art. 3 Constitui crime funcional contra a ordem tributária, além dos previstos no Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de Código Penal (Título XI, Capítulo I): I - extraviar livro oficial, processo fiscal ou qualquer documento, de que tenha a guarda em razão da função; sonegá-lo, ou inutilizá-lo, total ou parcialmente, acarretando pagamento indevido ou inexato de tributo ou contribuição social;

18 Emprego irregular de verbas ou rendas públicas Art. 315 CP- Dar às verbas ou rendas públicas aplicação diversa da estabelecida em lei: Pena - detenção, de um a três meses, ou multa. Bem jurídico tutelado: regularidade da atividade da Administração Pública, especialmente em relação ao emprego de verbas públicas. Ação nuclear: Dar às verbas ou rendas públicas aplicação diversa da estabelecida em lei Sujeito ativo: funcionário público que tem o poder de dispor de rendas e verbas públicas. Sujeito passivo: Estado Elemento Subjetivo: dolo Consumação: com a aplicação das verbas públicas de forma diversa da estabelecida em lei, sendo desnecessário dano ao erário. Tentativa: possível Ação penal:

19 Concussão Art. 316 CP- Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida: Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa. Bem jurídico Tutelado: Administração Pública Ação nuclear: exigir para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida OBS: a vantagem exigida deve ser indevida! Se o funcionário público abusar de seu poder para exigir pagamento de vantagem devida, poderá configurar o crime de abuso de autoridade- artigo 4º, h, lei 4.898/65. Sujeito ativo: funcionário público Sujeito passivo: Estado e o particular Elemento subjetivo: dolo Consumação: com exigência da vantagem indevida, independentemente de sua obtenção. Tentativa: possível

20 Concussão OBS: Lei 8137/90: Art. 3 Constitui crime funcional contra a ordem tributária, além dos previstos no Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de Código Penal (Título XI, Capítulo I): II - exigir, solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de iniciar seu exercício, mas em razão dela, vantagem indevida; ou aceitar promessa de tal vantagem, para deixar de lançar ou cobrar tributo ou contribuição social, ou cobrá-los parcialmente. Pena - reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa.

21 Concussão Art. 316 CP- Excesso de exação 1º - Se o funcionário exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza: (Redação dada pela Lei nº 8.137, de ) Pena - reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº 8.137, de ) 2º - Se o funcionário desvia, em proveito próprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres públicos: Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.

22 Corrupção passiva Art. 317 CP- Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº , de ) Bem jurídico tutelado: regular funcionamento da Administração Ação nuclear: Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. Sujeito ativo: funcionário público Sujeito passivo: Estado e terceiro prejudicado Elemento subjetivo: dolo + finalidade específica de para sim ou para outrem. Consumação: com a prática de um dos verbos previsto no artigo Tentativa: Ação penal:

23 Corrupção passiva Art. 317 CP- OBS: Lei 8137/90: Art. 3 Constitui crime funcional contra a ordem tributária, além dos previstos no Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de Código Penal (Título XI, Capítulo I): II - exigir, solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de iniciar seu exercício, mas em razão dela, vantagem indevida; ou aceitar promessa de tal vantagem, para deixar de lançar ou cobrar tributo ou contribuição social, ou cobrá-los parcialmente. Pena - reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa

24 Corrupção passiva Art. 317 CP- 1º - A pena é aumentada de um terço, se, em consequência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional. Forma privilegiada 2º - Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.

25 Facilitação de contrabando ou descaminho Art. 318 CP- Facilitar, com infração de dever funcional, a prática de contrabando ou descaminho (art. 334): Pena - reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº 8.137, de ) Bem jurídico tutelado: Administração Pública OBS: Exceção à teoria monista: Ação nuclear: Facilitar, com infração de dever funcional, a prática de contrabando ou descaminho Sujeito ativo: funcionário público como dever de repressão ao contrabando ou descaminho OBS: se o funcionário não possuir o dever funcional de repressão ao contrabando ou descaminho mas ajudar de alguma forma em um desses crimes, responderá pelo que? Partícipe no art.334 ou 334 -ACP

26 Facilitação de contrabando ou descaminho Art. 318 CP- Sujeito passivo: Estado Elemento subjetivo: dolo Consumação: com a facilitação, independentemente da pratica efetiva do contrabando ou do descaminho. Tentativa: possível na conduta comissiva Ação penal:

27 Prevaricação Art. 319 CP- Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. Bem jurídico tutelado: regular funcionamento da Administração Pública Ação nuclear: Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticálo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Sujeito ativo: funcionário público Sujeito passivo: Estado e terceiro eventualmente prejudicado Elemento subjetivo: dolo Consumação: Retardar, deixar de praticar ou praticar contra disposição expressa de lei. Tentativa: modalidade comissiva é possível Ação penal:

28 Art. 319-A.CP Deixar o Diretor de Penitenciária e/ou agente público, de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo: (Incluído pela Lei nº , de 2007). Pena: detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano.

29 Condescendência criminosa Art. 320 CP- Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente: Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.

30 Condescendência criminosa Bem jurídico tutelado: regular desenvolvimento da atividade administrativa Ação nuclear: Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente Sujeito ativo: funcionário público hierarquicamente superior Sujeito passivo: Estado Elemento subjetivo: dolo Consumação: com a omissão Tentativa: não é possível Ação penal:

31 Advocacia administrativa Art. 321 CP- Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário: Pena - detenção, de um a três meses, ou multa. Parágrafo único - Se o interesse é ilegítimo: Pena - detenção, de três meses a um ano, além da multa.

32 Advocacia administrativa Art. 321 CP Bem jurídico tutelado: Administração pública Ação nuclear: Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário. Sujeito ativo: funcionário público Sujeito passivo: Estado Elemento subjetivo: dolo Consumação: com o ato de patrocínio Tentativa: possível Ação penal:

33 Violência arbitrária Art. 322 CP- Praticar violência, no exercício de função ou a pretexto de exercê-la: Pena - detenção, de seis meses a três anos, além da pena correspondente à violência. OBS: revogado pelo artigo 3º, i, da Lei 4.898/65.

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO

Leia mais

TEMA: Aumento das Penas e Crime Hediondo para Corrupção de Altos Valores (arts. 5º, 3º e 7º do PL) MEDIDA 3 (Versão 05/11/16 às 10:40)

TEMA: Aumento das Penas e Crime Hediondo para Corrupção de Altos Valores (arts. 5º, 3º e 7º do PL) MEDIDA 3 (Versão 05/11/16 às 10:40) CÂMARA DOS DEPUTADOS CONSULTORIA LEGISLATIVA ÁREA XXII - DIREITO PENAL, PROCESSUAL PENAL E PROCEDIMENTOS INVESTIGATÓRIOS PARLAMENTARES COMISSÃO ESPECIAL PL 4.850/16 10 MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO MEDIDA

Leia mais

VÜ Åxá wx exáñéçátu Ä wtwx wéá YâÇv ÉÇöÜ Éá cøuä véá Crimes de Responsabilidade dos Funcionários Públicos

VÜ Åxá wx exáñéçátu Ä wtwx wéá YâÇv ÉÇöÜ Éá cøuä véá Crimes de Responsabilidade dos Funcionários Públicos Crimes de Responsabilidade dos Funcionários Públicos 01. Marque a alternativa incorreta: a) Nos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, cujo processo e julgamento competirão aos juízes de

Leia mais

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL PAULO IGOR DIREITO PENAL (VUNESP/ ASSISTENTE JURÍDICO PREFEITURA DE ANDRADINA SP/ 2017) A conduta de patrocinar indiretamente interesse privado perante a Administração Pública, valendo-se da sua qualidade

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL. Prof. Joerberth Pinto Nunes. Crimes contra a Administração Pública

ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL. Prof. Joerberth Pinto Nunes. Crimes contra a Administração Pública ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL Prof. Joerberth Pinto Nunes Crimes contra a Administração Pública 01) art. 312, CP -Espécies : caput : peculato-apropriação e peculato-desvio -Parágrafo

Leia mais

Direito Penal. Código Penal Artigos 293 a 301 e 1º e 2º; 305; 311-A a 317 e 1º e 2º; 319 a 333; 337; 339 a 344; 347; 357 e 359

Direito Penal. Código Penal Artigos 293 a 301 e 1º e 2º; 305; 311-A a 317 e 1º e 2º; 319 a 333; 337; 339 a 344; 347; 357 e 359 Direito Penal Código Penal Artigos 293 a 301 e 1º e 2º; 305; 311-A a 317 e 1º e 2º; 319 a 333; 337; 339 a 344; 347; 357 e 359 Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal CÓDIGO

Leia mais

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318)

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) DIREITO PENAL MILITAR CFSD superior CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) Prof. Rogério DESACATO A MILITAR Art. 299. Desacatar militar no exercício de função de natureza militar ou em

Leia mais

Crimes Contra a Administração Pública

Crimes Contra a Administração Pública LEGALE Crimes Contra a Administração Pública CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO O conceito de funconário público vem assentado no art. 327 do Código Penal CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO Para efeitos penais

Leia mais

Tema Direito Penal e os Crimes Contra a Administração Pública

Tema Direito Penal e os Crimes Contra a Administração Pública Tema Direito Penal e os Crimes Contra a Administração Pública Projeto Pós-graduação Curso MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades Disciplina Crimes na Administração Pública Tema Direito Penal

Leia mais

Direito Penal III 1º Bimestre

Direito Penal III 1º Bimestre Direito Penal III 1º Bimestre INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO PENAL: Qual a função do direito penal? 1. Legitimar a ação do Estado 2. Restaurar a pacificação social 3. Prevenção geral (evitar que outras

Leia mais

Lição 5. Crimes contra a administração pública

Lição 5. Crimes contra a administração pública Lição 5. Crimes contra a administração pública 5.1. CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS PECULATO Artigo 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel,

Leia mais

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL 1. Usurpação de função pública O crime é, em regra, praticado por particular (aquele que não exerce função pública), mas parte da doutrina

Leia mais

CÓDIGO PENAL MILITAR EAP Cap Rogério CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR

CÓDIGO PENAL MILITAR EAP Cap Rogério CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR CÓDIGO PENAL MILITAR EAP - 2016 Cap Rogério CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR DESACATO A MILITAR Art. 299. Desacatar militar no exercício de função de natureza militar ou em razão dela IMPROPRIAMENTE

Leia mais

Comentários sobre a Prova de Direito Penal do MPU para o cargo de Analista Administrativo Autor: Dicler Forestieri Ferreira

Comentários sobre a Prova de Direito Penal do MPU para o cargo de Analista Administrativo Autor: Dicler Forestieri Ferreira Olá, amigos concurseiros. Com o objetivo de colaborar com os seus estudos, segue a resolução da prova de Direito Penal para o cargo Analista Administrativo do MPU, que foi aplicada pela Fundação Carlos

Leia mais

Oficial São Paulo Lista de Exercícios

Oficial São Paulo Lista de Exercícios 1) O que são crimes funcionais: a) são aqueles praticados em prejuízo da administração Pública b) são os que só podem ser praticados por pessoas que exerçam funções públicas. c) é exatamente o oposto aos

Leia mais

Código Penal, com as alterações vigentes - artigos: 299, 312 a 327, 356 a 357, 359

Código Penal, com as alterações vigentes - artigos: 299, 312 a 327, 356 a 357, 359 Falsidade ideológica Código Penal, com as alterações vigentes - artigos: 299, 312 a 327, 356 a 357, 359 Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele

Leia mais

(D) extinguem a punibilidade. (E) excluem a tipicidade.

(D) extinguem a punibilidade. (E) excluem a tipicidade. Maratona Fiscal ISS Direito penal 1. A regra que veda a interpretação extensiva das normas penais incriminadoras decorre do princípio constitucional da (A) culpabilidade. (B) igualdade. (C) legalidade.

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública. Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública. Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TÍTULO XI Dos Crimes Contra a Administração

Leia mais

20/05/2013. Equiparação

20/05/2013. Equiparação DIREITO PENAL IV CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Prof. Hélio Ramos ESPÉCIES Crimes praticados por funcionários públicos (Art. 312-327) Crimes praticados por particulares (Art. 328-337-A) Crimes praticados

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO

ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO Conceito de Ato Administrativo Ato administrativo é todo ato praticado no exercício da função administrativa.

Leia mais

Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração Em Geral (Título XI) DIREITO PENAL. por Terezinha Rêgo

Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração Em Geral (Título XI) DIREITO PENAL. por Terezinha Rêgo Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração Em Geral (Título XI) por Terezinha Rêgo Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração Em Geral (Título XI) por Terezinha

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Aspectos penais em tópicos sintéticos: QUEM É O FUNCIONÁRIO PÚBLICO OU EQUIPARADO?

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Aspectos penais em tópicos sintéticos: QUEM É O FUNCIONÁRIO PÚBLICO OU EQUIPARADO? Do que trata? * Crimes contra a administração pública, cometidos por funcionário público. QUEM É O FUNCIONÁRIO PÚBLICO OU EQUIPARADO? Considera-se funcionário público, para os efeitos penais (Conforme

Leia mais

DIREITO PENAL IV - CCJ0034

DIREITO PENAL IV - CCJ0034 Plano de Aula: Crimes contra a Administração Pública praticados por Particular. DIREITO PENAL IV - CCJ0034 Título Crimes contra a Administração Pública praticados por Particular. Número de Aulas por Semana

Leia mais

SEMANA ESPECIAL TJ-SP DIREITO PENAL

SEMANA ESPECIAL TJ-SP DIREITO PENAL SEMANA ESPECIAL TJ-SP DIREITO PENAL Crimes contra a fé pública (VUNESP 2015 TJ-SP ESCREVENTE JUDICIÁRIO) O crime de falsidade ideológica (CP, art. 299) tem pena aumentada de sexta parte se (A) cometido

Leia mais

Aula 01 Curso: Direito Penal p/ ICMS RJ 2014 Professora: Karen Simões

Aula 01 Curso: Direito Penal p/ ICMS RJ 2014 Professora: Karen Simões Aula 01 Curso: Direito Penal p/ ICMS RJ 2014 Professora: Karen Simões 1 Curso: Direito Penal p/ ICMS RJ Aula 01 Crimes praticados por Funcionário Público contra a Administração em Geral (continuação) Assunto

Leia mais

Peculato Eletrônico Peculato Pirataria - Inserção de dados Falsos: 313 A. O peculato culposo está descrito no art. 312, 2.º, do Código Penal.

Peculato Eletrônico Peculato Pirataria - Inserção de dados Falsos: 313 A. O peculato culposo está descrito no art. 312, 2.º, do Código Penal. 2. PECULATO 2.1. Peculato Doloso Peculato-apropriação: art. 312, caput, primeira parte. Peculato-desvio: art. 312, caput, segunda parte. Peculato-furto: art. 312, 1.º. Peculato mediante erro de outrem:

Leia mais

Direito Penal para o cargo de Analista Judiciário Área Administrativa TRF2 Dos Crimes Contra a Administração Pública: Dos Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração em Geral e dos

Leia mais

CRIMINALIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR. 23 de junho de 2016 Por: Mariana Nogueira Michelotto - OAB/PR

CRIMINALIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR. 23 de junho de 2016 Por: Mariana Nogueira Michelotto - OAB/PR CRIMINALIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR 23 de junho de 2016 Por: Mariana Nogueira Michelotto - OAB/PR 65.829 APROPRIAÇÃO INDÉBITA PREVIDENCIÁRIA Art. 168-A. Deixar de repassar à previdência social as contribuições

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 204, DE

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 204, DE SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 204, DE 2011 Adiciona o inciso VIII no art. 1º na Lei nº 8.072 de 1990 (Lei dos Crimes Hediondos) para prever os delitos de concussão, corrupção passiva e corrupção

Leia mais

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO GERAL

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO GERAL DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO GERAL O objeto de proteção da norma é a regularidade e o normal funcionamento da máquina estatal. A ação penal é sempre pública incondicionada

Leia mais

Oficial de Justiça São Paulo

Oficial de Justiça São Paulo DIREITO PENAL Professora Maria Carolina Brassanini Centa PREVARICAÇÃO ARTIGO 319 DO CÓDIGO PENAL Prevaricação Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra

Leia mais

Direito Penal. Lei do Crime de Abuso de Autoridade. Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Lei do Crime de Abuso de Autoridade. Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Lei do Crime de Abuso de Autoridade Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal LEI DO CRIME DE ABUSO DE AUTORIDADE (LEI 4898/65) Peculato TÍTULO XI Dos Crimes

Leia mais

DIREITO PENAL IV - CCJ0034

DIREITO PENAL IV - CCJ0034 Plano de Aula: Crimes contra a Administração Pública praticados por funcionário público I. DIREITO PENAL IV - CCJ0034 Título Crimes contra a Administração Pública praticados por funcionário público I.

Leia mais

DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL. Prof. Hélio Ramos

DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL. Prof. Hélio Ramos DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL Prof. Hélio Ramos DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERÁVEL Sedução - Art. 217: REVOGADO lei 11.106/2005. Estupro de vulnerável

Leia mais

CORRUPÇÃO PASSIVA (ART. 317 DO CP)

CORRUPÇÃO PASSIVA (ART. 317 DO CP) CORRUPÇÃO PASSIVA (ART. 317 DO CP) INTRODUÇÃO O delito de corrupção passiva é muito parecido com o crime de concussão. Na verdade, a diferença fundamental reside nos núcleos constantes das duas figuras

Leia mais

AULA 06 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

AULA 06 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA AULA 06 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Caros alunos, A partir de agora começaremos a tratar de temas mais específicos do Direito Penal e o que foi visto até agora será essencial para um bom entendimento.

Leia mais

Crimes contra a Administração Pública. São crimes contra a Administração Pública, praticadas. Universidade Federal do Rio Grande FURG

Crimes contra a Administração Pública. São crimes contra a Administração Pública, praticadas. Universidade Federal do Rio Grande FURG Universidade Federal do Rio Grande FURG FURG Dir. Administrativo = 35 Crimes contra a Administração Pública Título XI, arts. 312 a 360 do Decreto-Lei 2.848/40 (Código Penal Brasileiro com as respectivas

Leia mais

DIREITO PENAL ARTIGOS 293 A 305; 307; 308; 311- A - CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA. PROF. GREICE ALINE DA COSTA SARQUIS PINTO.

DIREITO PENAL ARTIGOS 293 A 305; 307; 308; 311- A - CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA. PROF. GREICE ALINE DA COSTA SARQUIS PINTO. Código Penal - com as alterações vigentes até a publicação do Edital - artigos 293 a 305; 307; 308; 311-A;... 01 312 a 317; 319 a 333; 335 a 337;...05 339 a 347; 350; 357 e 359...12 PROF. GREICE ALINE

Leia mais

3- Qual das seguintes condutas não constitui crime impossível?

3- Qual das seguintes condutas não constitui crime impossível? 1- Maria de Souza devia R$ 500,00 (quinhentos reais) a José da Silva e vinha se recusando a fazer o pagamento havia meses. Cansado de cobrar a dívida de Maria pelos meios amistosos, José decide obter a

Leia mais

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Autor: Professor Alison Rocha todos os direitos reservados 1

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Autor: Professor Alison Rocha  todos os direitos reservados 1 Autor: Professor Alison Rocha www.beabadoconcurso.com.br todos os direitos reservados 1 AGRADECIMENTOS Primeiramente, a Deus por me abençoar com essa vida maravilhosa. Aos meus filhos, João Victor Coutinho

Leia mais

AULA 06 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE II

AULA 06 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE II AULA 06 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE II Olá, Pessoal! Hoje daremos continuidade aos crimes contra a Administração Pública e, diferentemente da aula passada em que falamos de delitos cometidos

Leia mais

DIREITO PENAL 4 BIMESTRE

DIREITO PENAL 4 BIMESTRE DIREITO PENAL 4 BIMESTRE Peculato mediante erro de outro Trata-se de crime inspirado no Código Penal Italiano e classificado por alguns autores como peculato estelionato. Contudo, Magalhães Noronha diz

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ÍNDICE Extorsão...2 Do Estelionato E Outras Fraudes...2 Da Receptação...2 Dos Crimes Contra A Administração Pública...3 1 Extorsão Art. 158 Constranger alguém, mediante violência

Leia mais

Crimes contra a organização do. Código Penal Arts. 197 e seg.

Crimes contra a organização do. Código Penal Arts. 197 e seg. Crimes contra a organização do trabalho Código Penal Arts. 197 e seg. Código Penal Dos crimes contra a organização do trabalho A organização do trabalho na CF/88 Competência: art 109 VI CF Art.109-Aos

Leia mais

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL Capítulo 11 - Aula 2 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho Coordenação: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho

Leia mais

11 a a a 28

11 a a a 28 Tabela de Correspondência de Questões: PROVA PROVA PROVA A B C 11 a 16 35 a 40 23 a 28 Olá queridos alunos prolaborianos, Fiquei muito feliz ao ver a prova do CFSD. O nível de dificuldade está de acordo

Leia mais

MATERIAL DIDÁTICO DIREITO PENAL DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL PONTOS IMPORTANTES

MATERIAL DIDÁTICO DIREITO PENAL DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL PONTOS IMPORTANTES MATERIAL DIDÁTICO DIREITO PENAL DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL Autoria: Professor Guaracy Moreira Filho Revisão, Atualização e Jurisprudências: Professora

Leia mais

SUMÁRIO. FURTO DE COISA COMUM (ART. 156 DO CP) Introdução...14 Classificação doutrinária...14 Objeto material...14

SUMÁRIO. FURTO DE COISA COMUM (ART. 156 DO CP) Introdução...14 Classificação doutrinária...14 Objeto material...14 SUMÁRIO FURTO (ART. 155 DO CP) Introdução...2 Classificação doutrinária...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido...3 Sujeitos...3 Consumação e tentativa...3 Elemento subjetivo...5 Modalidades

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Atualizado em 04/11/2015 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA A exigência de uma atuação moral se relaciona com o dever de probidade, ética e honestidade da Administração

Leia mais

30/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV

30/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 17ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 DUPLICATA SIMULADA Art. 172 - Emitir fatura, duplicata ou nota de venda que não corresponda à mercadoria

Leia mais

REINALDO ROSSANO DIREITO PENAL

REINALDO ROSSANO DIREITO PENAL REINALDO ROSSANO DIREITO PENAL Prova Objetiva (Extraído do Edital) 8.3 A prova objetiva será composta de 60 (sessenta) questões distribuídas por áreas de conhecimento. Cada questão da prova objetiva terá

Leia mais

A Lei do Colarinho Branco no âmbito das licitações públicas

A Lei do Colarinho Branco no âmbito das licitações públicas BuscaLegis.ccj.ufsc.Br A Lei do Colarinho Branco no âmbito das licitações públicas Camillo Soubhia Netto* I. Síntese. No ano de 1992, foi promulgada a Lei nº 8.429, para disciplinar a conduta dos agentes

Leia mais

CURSO ON-LINE PROFESSOR: ANDERSON LUIZ. 5º Simulado de Ética na Administração Pública

CURSO ON-LINE PROFESSOR: ANDERSON LUIZ. 5º Simulado de Ética na Administração Pública Prezados(as) concurseiros(as), Espero que todos estejam bem! Divirtam-se! 5º Simulado de Ética na Administração Pública 1. (CESPE/ACE/TCE-AC/2009) Suponha que Fábio, auditor-fiscal da Receita Federal do

Leia mais

Direito Administrativo Crimes contra a Administração Pública

Direito Administrativo Crimes contra a Administração Pública 1 de 6 14/02/2015 21:13 Curtir Compartilhar 6 mil Tweet Seguir 91.4Mil seguidores PROGRAMA DO CONCURSO Direito Administrativo Crimes contra a Administração Pública Peculato TÍTULO XI DOS CRIMES CONTRA

Leia mais

(...) SEÇÃO III DOS CRIMES CONTRA A INVIOLABILIDADE DO SISTEMA INFORMÁTICO

(...) SEÇÃO III DOS CRIMES CONTRA A INVIOLABILIDADE DO SISTEMA INFORMÁTICO SEÇÃO III DOS CRIMES CONTRA A INVIOLABILIDADE DO SISTEMA INFORMÁTICO Artigo 150-A - Para efeitos penais, considera-se: a) sistema informático : qualquer dispositivo ou o conjunto de dispositivo, interligados

Leia mais

Crédito e lançamento tributário

Crédito e lançamento tributário Crédito e lançamento tributário Levar o entendimento ao aluno sobre o que é, como se processa o crédito e as formas do lançamento do crédito tributário. Vamos lá, pessoal, na aula passada vimos a integração

Leia mais

O Servidor Público na Reforma Administrativa. Petrônio Braz 2ª edição

O Servidor Público na Reforma Administrativa. Petrônio Braz 2ª edição O Servidor Público na Reforma Administrativa Petrônio Braz 2ª edição Sumário Capítulo 1 Servidores e Empregados Públicos Disposições gerais... 17 Regime jurídico... 18 Agente público... 26 Agente político...

Leia mais

Homicídio (art. 121 do cp) Introdução...2 Classificação doutrinária...2 Sujeitos...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido...

Homicídio (art. 121 do cp) Introdução...2 Classificação doutrinária...2 Sujeitos...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido... Sumário Homicídio (art. 121 do cp) Introdução...2 Classificação doutrinária...2 Sujeitos...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido...3 Exame de corpo de delito...3 Elemento subjetivo...3 Modalidades

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ TÍTULO XI DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Capítulo I Dos Crimes Praticados por Funcionário Público contra a Administração em Geral Peculato Art. 312. Apropriar-se o funcionário público de dinheiro,

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, decreta a seguinte Lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, decreta a seguinte Lei: DECRETO-LEI N o 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, decreta a seguinte Lei: (...) TÍTULO XI DOS CRIMES CONTRA A

Leia mais

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 35

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 35 Sumário Coleção Sinopses para Concursos... 33 Guia de leitura da Coleção... 35 Capítulo I DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA... 37 1. DOS CRIMES DE PERIGO COMUM... 40 1.1. INCÊNDIO... 40 1. Bem jurídico...

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial

Planejamento Tributário Empresarial Planejamento Tributário Empresarial Aula 09 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina, oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades,

Leia mais

1. CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

1. CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DIREITO PENAL PONTO 1: Crimes Contra a Administração Pública 1. CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Crimes contra a Administração Pública impedem a progressão de regime sem a reparação do dano. A reparação

Leia mais

CÓDIGO PENAL MILITAR CFS Cap Rogério. CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO Arts

CÓDIGO PENAL MILITAR CFS Cap Rogério. CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO Arts CÓDIGO PENAL MILITAR CFS- 2016 Cap Rogério CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO Arts. 240-256 FURTO (IMPROPRIAMENTE MILITAR) art. 240 SUBTRAIR PARA SI OU PARA OUTREM COISA ALHEIA MÓVEL DOLO DE PERMANECER COM A COISA

Leia mais

DIREITO PENAL ARTIGOS 293 A 305; 307; 308; 311- A - CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA. PROF. GREICE ALINE DA COSTA SARQUIS PINTO.

DIREITO PENAL ARTIGOS 293 A 305; 307; 308; 311- A - CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA. PROF. GREICE ALINE DA COSTA SARQUIS PINTO. Código Penal - com as alterações vigentes até a publicação do Edital - artigos 293 a 305; 307; 308; 311-A;... 01 312 a 317; 319 a 333; 335 a 337;...05 339 a 347; 350; 357 e 359...10 PROF. GREICE ALINE

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial

Planejamento Tributário Empresarial Planejamento Tributário Empresarial Aula 17 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina, oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades,

Leia mais

DIREITO PENAL IV PROF. DANIELA MARQUES

DIREITO PENAL IV PROF. DANIELA MARQUES DIREITO PENAL IV PROF. DANIELA MARQUES 07-03-2012 LEITURA OBRIGATÓRIA Giovanni Boccaccio Decamerão TÓPICOS 1. Razão e sentimento. Recordação e memória; 2. A construção dos crimes em espécie. Direito Penal

Leia mais

DESISTÊNCIA ARREPENDIMENTO

DESISTÊNCIA ARREPENDIMENTO DESISTÊNCIA E ARREPENDIMENTO A tentativa é perfeita quando o agente fez tudo o que podia, praticando todos os atos executórios, mas não obteve o resultado por circunstâncias alheias a sua vontade. Aplica-se

Leia mais

AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL 2010

AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL 2010 : 1. Da aplicação da lei penal. 2. Do Crime. 3. Dos Crimes contra a Organização do Trabalho (arts. 197 a 207 do CP). 4. Legislação sobre Prisão Especial para os Dirigentes de Entidades Sindicais e para

Leia mais

Relatório - Plano de Aula 14/03/ :57

Relatório - Plano de Aula 14/03/ :57 Página: 1/13 Disciplina: CCJ0101 - TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Semana Aula: 9 Direito Penal e Processual Penal (Aula 3/5) Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de: DESCRIÇÃO DO PLANO DE AULA OBJETIVO

Leia mais

CÓDIGO PENAL. II - menosprezo ou discriminação à condição de mulher. (Incluído pela Lei nº , de 2015) PARTE ESPECIAL.

CÓDIGO PENAL. II - menosprezo ou discriminação à condição de mulher. (Incluído pela Lei nº , de 2015) PARTE ESPECIAL. CÓDIGO PENAL PARTE ESPECIAL TÍTULO I DOS CRIMES CONTRA A PESSOA CAPÍTULO I DOS CRIMES CONTRA A VIDA Homicídio simples Art. 121. Matar alguém: Pena - reclusão, de seis a vinte anos. Caso de diminuição de

Leia mais

Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa

Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Improbidade Administrativa Clovis Feitosa IMPROBIDADE

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 3.811, DE 2012 (Do Sr. Onofre Santo Agostini)

PROJETO DE LEI N.º 3.811, DE 2012 (Do Sr. Onofre Santo Agostini) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 3.811, DE 2012 (Do Sr. Onofre Santo Agostini) Revoga o art. 34 da Lei nº 9.249, de 26 de dezembro de 1995. DESPACHO: APENSE-SE À(AO) PL-46/1999. APRECIAÇÃO: Proposição

Leia mais

LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - - Lei nº 9.455/1997 - Lei Antitortura - Professor: Marcos Girão - A TORTURA E A CF/88 1 - CF/88 - CF/88 O STF também já decidiu que o condenado por crime de tortura também

Leia mais

23/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV

23/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 15ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 ESTELIONATO E OUTRAS FRAUDES Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo

Leia mais

DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA...

DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA... Capítulo I DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA... 37 1. DOS CRIMES DE PERIGO COMUM... 37 1.1. INCÊNDIO... 37 1. Bem jurídico... 38 2. Sujeitos... 38 3. Tipo objetivo... 38 4. Tipo subjetivo... 39

Leia mais

DIREITO PENAL. 1) Princípios Penais Fundamentais:

DIREITO PENAL. 1) Princípios Penais Fundamentais: 1 PONTO 1: Princípios Penais Fundamentais: I) Princípios relacionados ao direito penal: - Princípio da insignificância. II) Princípios relacionados ao direito penal: a) princípio da materialização do fato;

Leia mais

Marco Civil da Internet e os Crimes Cibernéticos

Marco Civil da Internet e os Crimes Cibernéticos Marco Civil da Internet e os Crimes Cibernéticos Ricardo Kléber Martins Galvão www.ricardokleber.com ricardokleber@ricardokleber.com @ricardokleber Papos & Idéias: Direitos em Debate 31/05/2014 Como são

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Dos Crimes contra a Incolumidade Pública...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Dos Crimes contra a Incolumidade Pública...1 S u m á r i o Capítulo 1 Dos Crimes contra a Incolumidade Pública...1 Capítulo 2 Incêndio...3 1. Introdução... 3 2. Classificação doutrinária... 4 3. Sujeito ativo e sujeito passivo... 5 4. Objeto material

Leia mais

Rodada #1 Direito Penal

Rodada #1 Direito Penal Rodada #1 Direito Penal Professora Lorena Nascimento Assuntos da Rodada Noções de Direito Penal Dos crimes contra a Administração Pública: Crimes praticados por funcionário público contra a administração

Leia mais

BREVES APONTAMENTOS SOBRE O CRIME DE PECULATO

BREVES APONTAMENTOS SOBRE O CRIME DE PECULATO BREVES APONTAMENTOS SOBRE O CRIME DE PECULATO Paulo SERGIO 1 RESUMO: O presente estudo busca analisar a evolução e a previsão legal do crime de peculato previsto no artigo 312 do Código Penal brasileiro.

Leia mais

Tropa de Elite - Polícia Civil Legislação Penal Especial Código de Defesa do Consumidor - Parte Criminal Liana Ximenes

Tropa de Elite - Polícia Civil Legislação Penal Especial Código de Defesa do Consumidor - Parte Criminal Liana Ximenes Tropa de Elite - Polícia Civil Legislação Penal Especial Código de Defesa do Consumidor - Parte Criminal Liana Ximenes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Código

Leia mais

UNIDADE 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO CONTROLE

UNIDADE 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO CONTROLE UNIDADE 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO CONTROLE ESTATAL Conceito de controle: O controle consiste em verificar se tudo ocorre de acordo com o programa adotado, as ordens dadas e os princípios admitidos. Tem

Leia mais

BEM JURÍDICO TUTELADO (DIREITO PROTEGIDO)

BEM JURÍDICO TUTELADO (DIREITO PROTEGIDO) CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BEM JURÍDICO TUTELADO (DIREITO PROTEGIDO) O direito protegido é o funcionamento da administração pública, ou seja, a normalidade, prestígio da administração em geral.

Leia mais

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro Marcelo Leoni Schmid marcelo@indexflorestal.com.br Aula 03 Responsabilidade administrativa e penal no Direito Ambiental

Leia mais

1. Crimes contra Administração Pública continuação:

1. Crimes contra Administração Pública continuação: 1 PONTO 1: Crimes contra administração pública continuação PONTO 2: Crimes praticados por particular contra a Administração em Geral PONTO 3: Crimes contra a Administração da Justiça 1. Crimes contra Administração

Leia mais

07/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV

07/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 11ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 07/09/2012 DA USURPAÇÃO ALTERAÇÃO DE LIMITES Art. 161 - Suprimir ou deslocar tapume, marco, ou qualquer

Leia mais

AULA ATOS ADMINISTRATIVOS

AULA ATOS ADMINISTRATIVOS AULA ATOS ADMINISTRATIVOS Rodrigo Guersoni Procurador Municipal Coordenador Setorial de Apoio Técnico ao TCESP no Departamento de Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos 1. Ato

Leia mais

07/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV

07/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 10ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 EXTORSÃO MEDIANTE SEQUESTRO Art. 159 - Seqüestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem,

Leia mais

DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL PRINCÍPIOS Legalidade: Somente a lei, elaborada na forma que a Constituição permite, pode determinar o que é crime e indicar a pena cabível. Taxatividade: As leis que definem

Leia mais

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Paula Freire 2012

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Paula Freire 2012 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Paula Freire 2012 Improbidade... terminologia Corrupção administrativa. Improbidade é sinônimo de imoralidade administrativa? Não. Improbidade é espécie de imoralidade e é mais

Leia mais

Seção II Dos Crimes Praticados por Funcionários Públicos

Seção II Dos Crimes Praticados por Funcionários Públicos LEI N o 8.137, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1990 Define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, e dá outras providências. c Publicada no DOU de 28-12-1990. c Lei n o 1.521,

Leia mais

É sujeito passivo da improbidade a pessoa física ou jurídica lesada pelo ato (Lei nº 8429/92, art. 1º):

É sujeito passivo da improbidade a pessoa física ou jurídica lesada pelo ato (Lei nº 8429/92, art. 1º): IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA A Constituição Federal ordena os princípios básicos da Administração (art.37) e expressamente determina a imposição de sanções para os atos de improbidade administrativa. Da

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 6 17/11/2010 16:05 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.015, DE 7 DE AGOSTO DE 2009. Mensagem de veto Altera o Título VI da Parte Especial do Decreto-Lei

Leia mais

FALSIDADE IDEOLÓGICA FALSIDADE IDEOLÓGICA FALSIDADE IDEOLÓGICA FALSIDADE IDEOLÓGICA 15/9/2009 FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO PARTICULAR

FALSIDADE IDEOLÓGICA FALSIDADE IDEOLÓGICA FALSIDADE IDEOLÓGICA FALSIDADE IDEOLÓGICA 15/9/2009 FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO PARTICULAR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO PARTICULAR Art. 298 - Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa. FALSIFICAÇÃO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br (Artigos) uso indevido dos cartões corporativos: aspectos do direito administrativo e conseqüências penais Samia Cristina Yebahi A Republica Federativa do Brasil, organizada mediante

Leia mais

LENOCÍNIO E TRÁFICO DE PESSOAS

LENOCÍNIO E TRÁFICO DE PESSOAS LENOCÍNIO E TRÁFICO DE PESSOAS DIREITO PENAL IV Prof. Hélio Ramos DO LENOCÍNIO E DO TRÁFICO DE PESSOAS (Derrogado pelo Art. 3º da Lei n. 11.106/05) LENOCÍNIO PRINCIPAL Mediação para servir a lascívia de

Leia mais

DIREITO PENAL. 1. Roubo art. 157, CP:

DIREITO PENAL. 1. Roubo art. 157, CP: 1 PONTO 1: Roubo PONTO 2: Extorsão PONTO 3: Apropriação Indébita Previdenciária 1. Roubo art. 157, CP: Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência

Leia mais

Direito Penal III. Aula 16 30/05/2012

Direito Penal III. Aula 16 30/05/2012 Aula 16 30/05/2012 2.7.19 Estelionato art.171 Núcleos do tipo Obter (ganhar, alcançar, conseguir, atingir). Meios de execução induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer

Leia mais

DOS CRIMES CONTRA A PESSOA

DOS CRIMES CONTRA A PESSOA DOS CRIMES CONTRA A PESSOA Homicídio simples art. 205 Minoração facultativa da pena 1º. Homicídio qualificado 2º A Lei 9299/96, alterou dispositivos do CPM, operando verdadeiro deslocamento de competência

Leia mais