Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 5 Alimentação e nutrição animal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 5 Alimentação e nutrição animal"

Transcrição

1 Eco new farmers Módulo 4 Produção animal Sessão 5 Alimentação e nutrição animal

2 Módulo 4 Produção animal Sessão 5 Alimentação e nutrição animal 1. Introdução Nas explorações de pecuária biológica, os ruminantes partilham um papel central com as pastagens. A gestão da pastagem tem uma influência crucial no sucesso de exploração de gado. Os agricultores ficam frequentemente preocupados com a redução na produção de erva e de animais, quando convertem a exploração para modo biológico. Nesta sessão, serão analisados: potencial para controle de pragas através da gestão de pastoreio qualidade da pastagem particularmente em relação ao conteúdo mineral e saúde do gado relação entre a gestão da pastagem e o timpanismo no gado e rendimentos da silagem e potencial do encabeçamento 2. Fatores que afetam as populações de pragas nas pastagens O grau de infestação da pastagem para os animais (Figura 1) depende do: nível de contaminação da pastagem desde o início do período de pastoreio, por exemplo na primavera nível de postura de ovos pelas pragas dos animais durante o pastoreio manutenção de condições meteorológicas favoráveis ao desenvolvimento de ovos e larvas durante o período de pastoreio 2.1. Idade dos animais e resistência a pragas Animais jovens são mais suscetíveis a parasitas de corpo longo e estomacais do que os animais adultos.

3 Assim, a o aumento do potencial de contaminação nas pastagens é mais rápido quando se pastoreiam animais jovens infetados ao invés de animais adultos. Como os animais adultos desenvolvem uma imunidade a parasitas quando expostos a níveis baixos ou moderados de infestação. No entanto, animais adultos não são totalmente imunes à infeção. Durante períodos de stress, como o parto, um grande número de parasitas de estômago podem estar presentes Estratégias de gestão Podemos utilizar um número de estratégias de gestão da pastagem a fim de minimizar o risco de endoparasitas em bovinos e ovinos (Tabela 1). Tabela 1. Estratégias de gestão da pastagem para minimizar o risco de endoparasitas em bovinos e ovino Estratégia Mecanismo Prática Diluição A infestação por parasitas em animais suscetíveis é diluída com base em encabeçamento menor mistura de espécies na pastagem encabeçamentos menores ou pela mistura de grupos de idades diferentes na presença de outras espécies (imunes) ou pastagem animais mais velhos Evasão Prevenção A infestação por parasitas em animais suscetíveis pode ser reduzida pela deslocação dos animais para pastagens limpas A infestação por parasitas é prevenida pela introdução de animais desparasitados anualmente, para limpar a pastagem desinfestação da pastagem pastoreio por espécies animais diferentes na primavera uso da silagem ou feno ressementeira da pastagem uso de forragens anuais desinfestação da pastagem mistura de espécies na pastagem mistura de grupos de idades diferentes na pastagem 3. O cenário ideal As estratégias que podem ser utilizadas na exploração são limitadas pelos recursos físicos disponíveis e pelo sistema de produção adotado. O cenário ideal para minimizar problemas com parasitas é um sistema de rotação misto baseado em culturas aráveis e pastagens temporárias, ao invés de pastagens permanentes, com mais de uma espécie animal e solo de qualidade que permita a produção de silagem ou feno em todas as folhas da rotação. Isto irá minimizar problemas de parasitas em animais jovens. A disponibilidade de ressementeiras, em cada ano, irá fornecer uma fonte de pastoreio limpa na primavera, destinada a animais jovens mais suscetíveis..

4 Se for possível fazer silagem em todos as parcelas, haverá maior flexibilidade para estabelecer um sistema de pastoreio alternado ou para movimentar os animais jovens suscetíveis para pastagem limpa após março ou para produzir uma cultura anual mais tarde. Se a exploração tiver mais do que uma espécie de animal, a taxa de encabeçamento de animais suscetíveis é mais reduzida, e terá a oportunidade de realizar um sistema de rotação misto ou pastagens em anos alternados. Anualmente, alternar o pastoreio é o sistema mais eficiente. Neste sistema, é necessário gerir cada parcela ou bloco de pastagem em rotações de três anos, constituídas por: ovinos (Ano 1), silagem (ano 2), bovinos (ano 3) (Figura 1). Fig.1. Rotação de três anos pastoreio de ovinos, silagem, pastoreio de bovinos Este sistema é baseado no fato de que os parasitas que afetam os ovinos não afetam os bovinos e vice-versa. Assim, mantendo pelo menos um intervalo de 12 meses antes de voltar a introduzir a mesma espécie na pastagem impede o aumento da contaminação por larvas dos parasitas. É possível refinar mais o sistema. Por exemplo, pode movimentar cordeiros desmamados no final do verão para pastagens com culturas forrageiras ou retirar alguns bovinos da pastagem, no final do verão, para a ceder a ovelhas secas após o desmame. Obviamente este sistema só é possível onde as parcelas sejam suficientemente planas para corte de feno ou silagem. No entanto, mesmo em explorações onde o corte não é possível, por exemplo se a exploração é de pastagens permanentes, poderá recorrer-se a rotações de dois anos, alternando entre bovinos e ovinos, para ajudar a minimizar o efeito dos parasitas.

5 4. Exploração de ovinos Se as opções da exploração são restritas por poucos recursos físicos, por exemplo no caso de explorações de ovinos (Figura 2) em terras marginais, será difícil garantir um sistema de pastoreio limpo. A única opção de gestão passa por restringir a taxa de encabeçamento de ovinos. Fig.2. Exploração de ovinos Além disso, deve garantir que os cordeiros de reposição são selecionados com base na sua resistência aos parasitas, para que a resiliência á infeção seja gradualmente restringida ao solo. A resistência aos ovos de primavera por ovelhas pode ser melhorada através de alimentação adequada, especialmente se rica em proteínas no final da gravidez. Também se deve introduzir um sistema de contagens de ovos nas fezes de cordeiros, para poder prever quando um aumento na infeção por parasitas está prestes a ocorrer e, portanto, quando o tratamento anti-helmíntico é necessário. No entanto, o tratamento anti-helmíntico por rotina não é aceitável pela entidade certificadora. 5. Conteúdo mineral da pastagem É importante para a saúde dos animais que eles recebam, na sua dieta, elementos secundários suficientes. O conteúdo destes elementos secundários, na pastagem, influencia os animais. O conteúdo mineral da pastagem particularmente o conteúdo de elementos secundários é largamente determinado pelo material de origem no solo. No entanto, há decisões de gestão que influenciam o conteúdo mineral. Solos com ph elevado tendem a reduzir a disponibilidade e a absorção de alguns elementos secundários (Tabela 2) como o cobre. Deve procurar manter-se um ph do solo entre 5.8 a 6.0, que é um compromisso razoável entre a garantia de uma boa disponibilidade de elementos secundários e a manutenção de uma adequada densidade de leguminosas e de produtividade da pastagem.

6 Tabela 2. Efeito do ph do solo no conteúdo mineral do coberto vegetal Retirada de nutrientes Nutriente secundário ph do solo 5.5 ph do solo 6.0 ph do solo 6.5 Cobalto Cobre Molibdénio Quanto maior o rendimento da colheita, menor será o conteúdo de elementos secundários na pastagem. Por exemplo, a aplicação do fertilizante azotado aumenta o crescimento de gramíneas mas geralmente resulta num menor teor de elementos secundários. O azevém-perene, com rendimentos elevados, tende a ter um teor de cobre menor do que muitas outras espécies. Forragem de chicória ou de língua-de-ovelha (Plantago lanceolata) têm maior teor em elementos secundários do que gramíneas. As suas raízes aprumadas permitem um potencial para explorar camadas mais profundas do solo do que as gramíneas. Isto irá permitir disponibilizar mais nutrientes. 6. Deficiências de cálcio e magnésio As deficiências de cálcio e magnésio na dieta causam febre do leite e hipomagnesemia, mas não são tão comuns na agricultura biológica como em agricultura convencional. Isto verifica-se porque a absorção de potássio de luxo em pastagens biológicas é menos provável, já que não são realizadas incorporações de azoto e potássio. No entanto, este risco existe principalmente em solos argiloso com disponibilidade elevada de potássio. 7. Timpanismo O timpanismo pode ocorrer em bovinos (Figura 5), se eles pastorearem em pastagens com gramíneas e densidades elevadas de trevos. Quase nunca ocorre em ovinos. O risco de timpanismo é maior em agosto e setembro, quando o conteúdo do trevo da pastagem está no seu ponto mais alto. O feno e silagem destas pastagens apresentam maior risco, especialmente quando o conteúdo de matéria seca da erva é baixo, por exemplo quando colhida em manhã orvalhada húmida. É muito raro ocorrer o timpanismo no início do verão.

7 Fig.3. Timpanismo em bovinos Até certo ponto, é possível prever a ocorrência de timpanismo e, portanto, minimizar o seu risco: não pastorear gado esfomeado em pastagens dominadas por trevos os animais devem consumir a erva logo após o corte e o corte deve ser realizado cedo, de modo a não deixar a pastagem ser invadida por trevos 8. Rendimento da pastagem O crescimento e produção da pastagem e silagem serão satisfatórios, se a pastagem contiver boa densidade de leguminosas, níveis satisfatórios de fósforo e potássio no solo e um valor de ph e humidade adequado (Tabela 3). Uma boa densidade de trevo, permitirá obter no primeiro corte de silagem um rendimento de 4 a 5 toneladas de matéria seca por hectare, em meados de maio, e 5 a 6 toneladas de matéria seca por hectare, em meados de junho. Tabela 3. Produção de silagem em pastagens biológicas (toneladas de matéria seca/ha) Produção anual 1 o corte de silagem Intervalo Média Resultados baseados em 18 trabalhos de investigação 8.1. Crescimento primaveril Onde o crescimento da primavera é importante, por exemplo para as ovelhas gestantes, é vital que o pastoreio comece no outono anterior: pastorear intensivamente em novembro/dezembro para promover o conteúdo de trevo

8 remover os rebanhos antes do final de dezembro não voltar a pastorear até à renovação da pastagem 9. Potencial de encabeçamento Se a fertilidade do solo é adequada e o conteúdo em leguminosas é suficientemente alto, um encabeçamento de 1.6 unidades de bovinos por hectare e ano é possível em pastagens biológicas (Tabela 4). Esta densidade de animais é adequada, dado que muitos agricultores pretendem taxas de encabeçamento baixas para poder receber os subsídios à extensificação. Tabela 4. Encabeçamento de bovinos (CN - medida pecuária que relaciona os efetivos, convertidos em cabeças normais, em função das espécies e das idades e, em que, um animal adulto da espécie bovina corresponde a 1 CN) Produção anual 1 o corte de silagem Encabeçamento (CN por forragem) Intervalo to 2.1 Média As unidades de cabeça normal (CN) são usadas para comparar as necessidades alimentares entre diferentes tipos de animais: uma unidade de cabeça normal (1 CN) é equivalente a uma vaca leiteira adulta (frísia) uma ovelha de peso médio é classificada como menos de um décimo de uma cabeça normal a mesma quantidade de alimento, ou a disponibilidade de terra, necessária para uma vaca frísia, deve suportar mais de dez ovelhas pode-se definir o encabeçamento em CN, convertendo estes valores para qualquer espécie pecuária (Tabela 5). Tabela 5. Taxas de conversão do número de animais em cabeças normais (CN) LU A. Cálculo em pastagens Bovinos de leite (625 kg, 4500 kg milk) Vaca aleitante Bovinos de meses Bovinos de 0-12 meses Ovelha média Cordeiro para engorda A. Para cálculo de unidades forrageiras Produção de leite de 5730 kg Vaca aleitante Bovino fêmea > 2 anos Bovino macho < 2 anos Ovelhas

9 10. Resumo A gestão de pastagens para animais é importante, particularmente em relação aos parasitas do estômago. Diferentes estratégias de gestão podem ser usadas para controlar os parasitas. A gestão da pastagens pode afetar o conteúdo mineral da pastagem, particularmente o conteúdo em nutrientes secundários. O timpanismo em bovinos pode ser previsto e evitado. A produção por hectare depende do conteúdo em leguminosas na pastagem. Quando a pastagem tem uma densidade de leguminosas satisfatória, pode obter-se ao primeiro corte um rendimento de quatro a cinco toneladas de matéria seca por hectare em cortes feitos em meados de maio e cinco a seis toneladas de matéria seca por hectare, em cortes realizados em meados de junho. Durante todo o ano, é possível um encabeçamento da ordem das 1.6 unidades de bovinos por hectare e ano em explorações biológicas.

Eco new farmers. Módulo 6 Plano de conversão e rentabilidade. Sessão 3 Planeamento da conversão

Eco new farmers. Módulo 6 Plano de conversão e rentabilidade. Sessão 3 Planeamento da conversão Eco new farmers Módulo 6 Plano de conversão e rentabilidade Sessão 3 Planeamento da conversão Módulo 6 Plano de conversão e rentabilidade Sessão 3 Planeamento da conversão www.econewfarmers.eu 1. Introdução

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 3 Saúde e bemestar

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 3 Saúde e bemestar Eco new farmers Módulo 4 Produção animal Sessão 3 Saúde e bemestar animal Módulo 4 Produção Animal Secção 3 Saúde e bem-estar animal www.econewfarmers.eu 1. Introdução No que diz respeito à saúde animal,

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais. Sessão 2 O sistema planta/solo

Eco new farmers. Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais. Sessão 2 O sistema planta/solo Eco new farmers Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais Sessão 2 O sistema planta/solo Module 2 Solos e Nutrientes Vegetais Sessão 2 O sistema planta/solo www.econewfarmers.eu 1. Introdução Combinar a disponibilidade

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 1 A produção animal em explorações biológicas

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 1 A produção animal em explorações biológicas Eco new farmers Módulo 4 Produção animal Sessão 1 A produção animal em explorações biológicas Modulo 4 Produção Animal Secção 1 A produção animal em explorações biológicas www.econewfarmers.eu 1. Introdução

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 6 Plano de conversão e rentabilidade. Sessão 2 Recolha de informação

Eco new farmers. Módulo 6 Plano de conversão e rentabilidade. Sessão 2 Recolha de informação Eco new farmers Módulo 6 Plano de conversão e rentabilidade Sessão 2 Recolha de informação Module 6 Plano de conversão e rentabilidade Section 2 Recolha de informação www.econewfarmers.eu 1. Introdução

Leia mais

PROBLEMAS DE PATAS EM VACAS LEITEIRAS/NOVILHOS

PROBLEMAS DE PATAS EM VACAS LEITEIRAS/NOVILHOS N 74 PROBLEMAS DE PATAS EM VACAS LEITEIRAS/NOVILHOS É muito frequente o fabricante de alimentos compostos para vacas leiteiras ser responsabilizado pelos problemas de patas (unhas) nos efectivos leiteiros

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 2 Princípios da agricultura biológica

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 2 Princípios da agricultura biológica Eco new farmers Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica Sessão 2 Princípios da agricultura biológica Módulo 1 Introdução à agricultura biológica Sessão 2 Princípios da agricultura biológica www.econewfarmers.eu

Leia mais

Avanços em Nutrição Mineral de Ruminantes Suplementando com precisão

Avanços em Nutrição Mineral de Ruminantes Suplementando com precisão Multidisciplinar 1/22 Avanços em Nutrição Mineral de Ruminantes Suplementando com precisão Antonio Ferriani Branco 2/22»» O conhecimento das concentrações dos diferentes minerais na forragem e no solo

Leia mais

Treinamento: Bovinocultura de corte (manejo e sanidade) Cód. 403

Treinamento: Bovinocultura de corte (manejo e sanidade) Cód. 403 SISTEMAS DE PRODUÇÃO 1. SISTEMA EXTENSIVO: Quando os animais são criados extensivamente, no pasto, só são trazidos para o centro de manejo para a práticas zootécnicas (vacinações, castrações, brincagem).

Leia mais

Qualidade e produção. PB. Proteína bruta DMS. Digestibilidade da matéria seca PREPARAÇÃO DO TERRENO SEMENTEIRA

Qualidade e produção. PB. Proteína bruta DMS. Digestibilidade da matéria seca PREPARAÇÃO DO TERRENO SEMENTEIRA Misturas Anuais MISTURA BIODIVERSA DE SEMENTES DE AZEVÉNS E LEGUMINOSAS ANUAIS RAPIDEZ & VERSATILIDADE DE UTILIZAÇÃO Rigorosa selecção de sementes de gramíneas e leguminosas de elevada produção Rápido

Leia mais

Gestão dos solos em viticultura de encosta

Gestão dos solos em viticultura de encosta Workshop Gestão dos solos em viticultura de encosta Pinhão, 28 de outubro de 2013 Sérgio Vieira Inicio de atividade no ano de 2005 Localizada na Zona Industrial de Vila Real Atua na comercialização de

Leia mais

Estratégias de Alimentação Anual de Rebanhos Bovinos Leiteiros e de Corte e Ovinos MAÍRA SCHEID THIAGO LUIS ROCKENBACH

Estratégias de Alimentação Anual de Rebanhos Bovinos Leiteiros e de Corte e Ovinos MAÍRA SCHEID THIAGO LUIS ROCKENBACH Estratégias de Alimentação Anual de Rebanhos Bovinos Leiteiros e de Corte e Ovinos MAÍRA SCHEID THIAGO LUIS ROCKENBACH PELOTAS, 16 DE JUNHO DE 2011 BOVINOS DE LEITE IMPORTÂNCIA - Reduzir custo do alimento

Leia mais

O que posso ganhar com o planeamento alimentar da vacada?

O que posso ganhar com o planeamento alimentar da vacada? O que posso ganhar com o planeamento Go BovMais Melhoria da produtividade da fileira dos bovinos de carne http://www.bovmais.pt Ação A Planos Alimentares Manuel Cancela d Abreu Centro Nacional de Exposições

Leia mais

Formação e manejo de pastagem

Formação e manejo de pastagem Formação e manejo de pastagem Formação de pastagens Pastagens: áreas cobertas por vegetação nativa ou plantas introduzidas e adaptadas, que são utilizadas para o pastoreio dos animais Pastagem artificial

Leia mais

PECUÁRIA BIOLÓGICA. (Reg. 2082/91, modificado)

PECUÁRIA BIOLÓGICA. (Reg. 2082/91, modificado) PECUÁRIA BIOLÓGICA (Reg. 2082/91, modificado) SATIVA Controlo e Certificação de Produtos Av. Visconde de Valmor, 11, 3º. 1000-289 Lisboa sativa@sativa.pt www.sativa.pt Introdução consumidores - preocupações

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 2 Origem e conversão em produção animal

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 2 Origem e conversão em produção animal Eco new farmers Módulo 4 Produção animal Sessão 2 Origem e conversão em produção animal Module 4 Produção Animal Secção 2 Origem e conversão em produção animal www.econewfarmers.eu 1. Introdução Há regras

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 8 - Certificação, regras e procedimentos. Sessão 2 Procedimentos ao nível da exploração

Eco new farmers. Módulo 8 - Certificação, regras e procedimentos. Sessão 2 Procedimentos ao nível da exploração Eco new farmers Módulo 8 - Certificação, regras e procedimentos Sessão 2 Procedimentos ao nível da exploração Módulo 8 - Certificação, regras e procedimentos Sessão 2 - Procedimentos ao nível da exploração

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 3 Qualidade alimentar

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 3 Qualidade alimentar Eco new farmers Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica Sessão 3 Qualidade alimentar Módulo 1 Introdução à agricultura biológica Sessão 3 Qualidade dos alimentos biológicos www.econewfarmers.eu 1.

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais. Sessão 1 Solos e fertilização dos solos

Eco new farmers. Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais. Sessão 1 Solos e fertilização dos solos Eco new farmers Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais Sessão 1 Solos e fertilização dos solos Módulo 2 Solos e Nutrientes Vegetais Sessão 1 - Solos e fertilização dos solos www.econewfarmers.eu 1. Introdução

Leia mais

Avanços em Nutrição Mineral de Ruminantes Suplementando com precisão

Avanços em Nutrição Mineral de Ruminantes Suplementando com precisão Multidisciplinar 1/23 Avanços em Nutrição Mineral de Ruminantes Suplementando com precisão Antonio Ferriani Branco 2/23 Urolitíase Razão Ca: P da dieta < 1 Estresse: Animais transportados: distúrbios alimentares,

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 7 Pecuária biológica

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 7 Pecuária biológica Eco new farmers Módulo 4 Produção animal Sessão 7 Pecuária biológica Modulo 4 Produção animal Sessão 7 Pecuária biológica www.econewfarmers.eu 1. Pecuária biológica As práticas de agricultura biológica

Leia mais

Emissões da Agricultura em Portugal e a sua Redução

Emissões da Agricultura em Portugal e a sua Redução Emissões da Agricultura em Portugal e a sua Redução Paulo Canaveira Instituto Superior Técnico / Universidade de Lisboa Simpósio Alterações Climáticas e Agricultura 26 de Abril de 2019 Inventário Nacional

Leia mais

8 SINTOMAS DA DEFICIÊNCIA MINERAL EM BOVINOS E OS MINERAIS ESSENCIAIS A SAÚDE DO REBANHO

8 SINTOMAS DA DEFICIÊNCIA MINERAL EM BOVINOS E OS MINERAIS ESSENCIAIS A SAÚDE DO REBANHO 8 SINTOMAS DA DEFICIÊNCIA MINERAL EM BOVINOS E OS MINERAIS ESSENCIAIS A SAÚDE DO REBANHO O portal do agroconhecimento INTRODUÇÃO Uma das mais importantes limitações nutricionais nas regiões tropicais é

Leia mais

Jornadas Técnicas e Científicas da Herdade da Contenda. Ricardo Freixial, Universidade de Évora ; José de Mira Potes, ESA Santarém

Jornadas Técnicas e Científicas da Herdade da Contenda. Ricardo Freixial, Universidade de Évora ; José de Mira Potes, ESA Santarém Jornadas Técnicas e Científicas da Herdade da Contenda Ricardo Freixial, Universidade de Évora ; José de Mira Potes, ESA Santarém Feito o apaziguamento entre Portugueses e Espanhóis, os 5.268ha que ficaram

Leia mais

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira Edwin Baur Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira 1O que é. É uma estratégia que o produtor pode utilizar para melhorar o desempenho da atividade leiteira. O planejamento alimentar deverá ser

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 3 Culturas e itinerários técnicos. Sessão 5 Proparação do solo e instalação de culturas

Eco new farmers. Módulo 3 Culturas e itinerários técnicos. Sessão 5 Proparação do solo e instalação de culturas Eco new farmers Módulo 3 Culturas e itinerários técnicos Sessão 5 Proparação do solo e instalação de culturas Módulo 3 Culturas e itinerários técnicos Sessão 5 Preparação do solo e instalação das culturas

Leia mais

Pastagem para ovinos e caprinos

Pastagem para ovinos e caprinos Pastagem para ovinos e caprinos Hábitos alimentares Classes Ruminante Não ruminante Selecionadores de concentrado, frutos e folhas Brotos e folhas de árvores e arbustos (baixa fibra) Consumidores intermediários

Leia mais

Bancos de proteína abandonados o que fazer frente aos desafios e inovações atuais do setor?

Bancos de proteína abandonados o que fazer frente aos desafios e inovações atuais do setor? Bancos de proteína abandonados o que fazer frente aos desafios e inovações atuais do setor? Francisco Eden Paiva Fernandes Zootecnista Embrapa Caprinos Esquema Contexto Banco de proteína conceitos, implantação

Leia mais

Uso de Adubos Verdes na Agricultura Familiar. Semestre 2018/1 Professor: - Fernando Domingo Zinger

Uso de Adubos Verdes na Agricultura Familiar. Semestre 2018/1 Professor: - Fernando Domingo Zinger Uso de Adubos Verdes na Agricultura Familiar Semestre 2018/1 Professor: - Fernando Domingo Zinger Adubação Verde Utilização dos Adubos Verdes - Em pré-cultivo ou rotação de culturas: quando são utilizadas

Leia mais

Intensificação da Pecuária Sustentável

Intensificação da Pecuária Sustentável Intensificação da Pecuária Sustentável José Mira Potes - ESAS Fonte: olharaeiou.pt Esquema Alimentar da Pecuária Extensiva Alimento base: Fruto Quercus; Pastagem no início do ciclo; Arbustivas; Alimentos

Leia mais

ACÇÃO de FORMAÇÃO em FERTILIDADE e SANIDADE do CASTANHEIRO. António Pedro Tavares Guerra ARBOREA, 13 de Fevereiro 2013

ACÇÃO de FORMAÇÃO em FERTILIDADE e SANIDADE do CASTANHEIRO. António Pedro Tavares Guerra ARBOREA, 13 de Fevereiro 2013 ACÇÃO de FORMAÇÃO em FERTILIDADE e SANIDADE do CASTANHEIRO António Pedro Tavares Guerra ARBOREA, 13 de Fevereiro 2013 SUMÁRIO SOLO NUTRIENTES PLANTA SOLO SOLO MATÉRIA ORGÂNICA ph do SOLO MATÉRIA ORGÂNICA

Leia mais

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos 1/9 /9 3/9 POLPA CÍTRICA Coproduto do processamento de laranjas, limões, tangerinas e outras frutas cítricas; É o resíduo que permanece depois da extração do suco, representam 50-70% do peso da fruta original;

Leia mais

Gerenciamento da Ovinocultura

Gerenciamento da Ovinocultura Gerenciamento da Ovinocultura Base da apresentação... 6 anos de coleta de dados a campo sobre sistemas de produção no LAPOC; Produção de uma dissert. Mestrado sobre análise do resultado econômico dos sistemas;

Leia mais

Manejo de pastagens Consumo de forragem

Manejo de pastagens Consumo de forragem Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento de Zootecnia Manejo de pastagens Consumo de forragem Magno José Duarte Cândido magno@ufc.br Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura-

Leia mais

MÁXIMA PERFORMANCE O ANO TODO

MÁXIMA PERFORMANCE O ANO TODO MÁXIMA PERFORMANCE O ANO TODO LINHA LINHA BRANCA PROTEÍNADOS UREADOS CONCENTRADOS ENERGÉTICOS RAÇÕES NÚCLEOS PRODUTO Tech Sal Reprodução AD Tech Sal Performance Tech Sal 45 Tech Sal 65 Tech Sal 80 Tech

Leia mais

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos

Coprodutos e subprodutos agroindustriais na alimentação de bovinos 1/9 Coprodutos da indústria cervejeira /9 Cevada é o principal grão. Em 011 foram produzidos 180 milhões de toneladas de cerveja, gerando de 35-40 milhões de toneladas de resíduos; É um concentrado de

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 ESCOPO DA FERTILIDADE DO SOLO... 1

SUMÁRIO. Capítulo 1 ESCOPO DA FERTILIDADE DO SOLO... 1 SUMÁRIO Capítulo 1 ESCOPO DA FERTILIDADE DO SOLO... 1 1.1 Considerações gerais... 1 1.1.1 Importância da fertilidade do solo... 2 1.1.2 Relação com outras disciplinas... 3 1.1.3 Importância do método científico...

Leia mais

HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO

HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO O SOLO 2 SOLO ARGILOSO 3 CARACTERÍSTICAS DE UM SOLO ARGILOSO São solos com teores de argila superiores a 35%. Possuem baixa permeabilidade e alta capacidade de retenção de

Leia mais

ASPECTOS IMPORTANTES PARA O SUCESSO DA. Zootecnista: Cledson Augusto Garcia Docente da Graduação

ASPECTOS IMPORTANTES PARA O SUCESSO DA. Zootecnista: Cledson Augusto Garcia Docente da Graduação ASPECTOS IMPORTANTES PARA O SUCESSO DA PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE Zootecnista: Cledson Augusto Garcia Docente da Graduação Jacó: o precursor do Pastoreio Racional O BOM PASTOR COMEÇA DESDE CEDO PASTOR:

Leia mais

A utilização da silagem de Milho na alimentação de ruminantes. Aspetos nutricionais

A utilização da silagem de Milho na alimentação de ruminantes. Aspetos nutricionais Manuel Cancela de Abreu Universidade de Évora A utilização da silagem de Milho na alimentação de ruminantes. Aspetos nutricionais 35ª Reunião da Primavera da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 5 Outras produções biológicas. Sessão 2 Apicultura

Eco new farmers. Módulo 5 Outras produções biológicas. Sessão 2 Apicultura Eco new farmers Módulo 5 Outras produções biológicas Sessão 2 Apicultura Módulo 5 Outras produções biológicas Sessão 2 Apicultura www.econewfarmers.eu 1. Introdução Nesta sessão irá aprender como gerir

Leia mais

MÁXIMA PERFORMANCE O ANO TODO

MÁXIMA PERFORMANCE O ANO TODO MÁXIMA PERFORMANCE O ANO TODO LINHA LINHA BRANCA PROTEÍNADOS CONCENTRADOS ENERGÉTICOS RAÇÕES NÚCLEOS PRODUTO Tech Sal Reprodução ADE Tech Sal 40 Tech Sal 45 Tech Sal 65 Tech Sal 80 Tech Sal 87 Tech Sal

Leia mais

Sistema de Embalagem Avançado

Sistema de Embalagem Avançado Sistema de Embalagem Avançado Filme flexível composto de 7 capas [25µm] Efeito barreira ao oxigénio. 32 voltas de proteção Proteção total para carga e descarga. Resistente a la intempérie Tratamento UV.

Leia mais

O PAPEL DA MATÉRIA ORGÂNICA NA FERTILIDADE E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS. LUSOFLORA SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO 23 Fevereiro

O PAPEL DA MATÉRIA ORGÂNICA NA FERTILIDADE E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS. LUSOFLORA SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO 23 Fevereiro O PAPEL DA MATÉRIA ORGÂNICA NA FERTILIDADE E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS 23 Fevereiro Aumento da população Alterações climáticas Aumento da produção https://www.jornaldobaixoguadiana.pt Aumento do Consumo alimentos

Leia mais

V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012

V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012 Efeito dos diferentes níveis de adubação fosfatada sobre as características anatomo fisiológicas da cunhã (Clitoria ternatea L.) cultivada em um latossolo vermelho distrófico Arnon Henrique Campos ANÉSIO¹;

Leia mais

Uma Avaliação Qualitativa da Agricultura de Conservação no Planalto de Angónia, Moçambique: Perspectivas dos Agricultores de Sector Familiar

Uma Avaliação Qualitativa da Agricultura de Conservação no Planalto de Angónia, Moçambique: Perspectivas dos Agricultores de Sector Familiar Uma Avaliação Qualitativa da Agricultura de Conservação no Planalto de Angónia, Moçambique: Perspectivas dos Agricultores de Sector Familiar Apresentado no Mimi Simposio sobre Agricultura de Conservação

Leia mais

Quais os benefícios ao patrocinar um curso online?

Quais os benefícios ao patrocinar um curso online? Quais os benefícios ao patrocinar um curso online? Reforço da marca no mercado; Relacionamento estreito com o público alvo; Destaque da expertise da organização ao contribuir com conhecimentos e tecnologias

Leia mais

Leguminosas. Sementes nutritivas para um futuro sustentável. Hélder Muteia Representante da FAO em Portugal/CPLP

Leguminosas. Sementes nutritivas para um futuro sustentável. Hélder Muteia Representante da FAO em Portugal/CPLP Leguminosas Sementes nutritivas para um futuro sustentável FAO, 2016 Hélder Muteia Representante da FAO em Portugal/CPLP FAO-PT@fao.org www.fao.org/portugal 14 de Abril de 2016 As leguminosas secas sempre

Leia mais

ESTRATEGIAS DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA (ILP) NA REGIÃO SUL DO BRASIL. IVONEI SANDRO LIBRELOTTO

ESTRATEGIAS DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA (ILP) NA REGIÃO SUL DO BRASIL. IVONEI SANDRO LIBRELOTTO ESTRATEGIAS DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA (ILP) NA REGIÃO SUL DO BRASIL IVONEI SANDRO LIBRELOTTO ivoneilibrelotto@yahoo.com.br 55-99487921 A integração lavoura pecuária vem alcançando bons resultados,

Leia mais

Adubação de Plantas Ornamentais. Professora Juliana Ferrari

Adubação de Plantas Ornamentais. Professora Juliana Ferrari Adubação de Plantas Ornamentais Professora Juliana Ferrari Indícios que a planta pode precisar de nutrientes O crescimento se torna lento; Adubação É o método de corrigir as deficiências de nutrientes

Leia mais

ALTERNATIVAS ALIMENTARES PARA CAPRINOS E OVINOS NO SEMIÁRIDO. Márcio José Alves Peixoto Agrônomo D.Sc. Coordenador de Pecuária / SDA

ALTERNATIVAS ALIMENTARES PARA CAPRINOS E OVINOS NO SEMIÁRIDO. Márcio José Alves Peixoto Agrônomo D.Sc. Coordenador de Pecuária / SDA ALTERNATIVAS ALIMENTARES PARA CAPRINOS E OVINOS NO SEMIÁRIDO Márcio José Alves Peixoto Agrônomo D.Sc. Coordenador de Pecuária / SDA SEMIÁRIDO BRASILEIRO CLIMA Quente e seco Duas estações Seca e Chuvosa

Leia mais

Orçamentação forrageira e desenvolvimento da pecuária

Orçamentação forrageira e desenvolvimento da pecuária Orçamentação forrageira e desenvolvimento da pecuária Michel do Vale Maciel Garanhuns -2018 Fonte: Sebrae- Cartilha do Produtor Rural Foto: Divulgação CAR Introdução Mudanças na Produção Mundial Fazenda

Leia mais

Aluno do Curso de Graduação em Agronomia da UNIJUÍ, bolsista PIBEX, 3

Aluno do Curso de Graduação em Agronomia da UNIJUÍ, bolsista PIBEX, 3 IDENTIFICAÇÃO DE CONDIÇÕES RESTRITIVAS DE SOLO E PROPOSIÇÕES DE MELHORIAS EM PASTAGEM DE TIFTON 85 EM UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA 1 IDENTIFICATION OF RESTRICTIVE CONDITIONS OF SOIL AND PROPOSITIONS

Leia mais

APRESENTAÇÃO: FERTILIZANTE TERRAPLANT

APRESENTAÇÃO: FERTILIZANTE TERRAPLANT APRESENTAÇÃO: FERTILIZANTE TERRAPLANT DESCRIÇÃO DO PRODUTO Fertilizante proveniente de cama de aviário; Fonte de macro e micro nutrientes; Fonte excepcional de matéria orgânica. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Para

Leia mais

Gado de Leite. NRC Gado Leiteiro. Nutrição para máxima eficiência produtiva e reprodutiva. Antonio Ferriani Branco

Gado de Leite. NRC Gado Leiteiro. Nutrição para máxima eficiência produtiva e reprodutiva. Antonio Ferriani Branco Gado de Leite NRC Gado Leiteiro Nutrição para máxima eficiência produtiva e reprodutiva Antonio Ferriani Branco C A P Í T U L O 4 Exigências de minerais e vitaminas para bovinos leiteiros Na maioria dos

Leia mais

Cristina Maria Pacheco Barbosa Zoot., Dra., PqC da UPD Itapetininga do Polo Regional Sudoeste Paulista/APTA

Cristina Maria Pacheco Barbosa Zoot., Dra., PqC da UPD Itapetininga do Polo Regional Sudoeste Paulista/APTA UTILIZAÇÃO DE PASTO NA PRODUÇÃO DE OVINOS Gabriela Aferri Zoot., Dra., PqC da UPD Jaú do Polo Regional Centro Oeste/APTA gabriela@apta.sp.gov.br Cristina Maria Pacheco Barbosa Zoot., Dra., PqC da UPD Itapetininga

Leia mais

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PRODUÇÃO DE LEITE EM SISTEMAS PASTORIS

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PRODUÇÃO DE LEITE EM SISTEMAS PASTORIS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PRODUÇÃO DE LEITE EM SISTEMAS PASTORIS Fatores que determinam o sistema de produção de leite Terra área/limitações Capital investimento/tecnologia Mão de obra capacitação/tecnologia

Leia mais

Visita de Trabalho do GT - Setor Leiteiro (Comissão de Agricultura e Mar) a empresas do setor no Alentejo. Perolivas, 23 de Janeiro de 2017

Visita de Trabalho do GT - Setor Leiteiro (Comissão de Agricultura e Mar) a empresas do setor no Alentejo. Perolivas, 23 de Janeiro de 2017 Visita de Trabalho do GT - Setor Leiteiro (Comissão de Agricultura e Mar) a empresas do setor no Alentejo Perolivas, 23 de Janeiro de 2017 Programa 10:30 Recepção do Grupo de Trabalho. 10:45 Apresentação

Leia mais

IMPLANTAÇÃO E MANEJO DE ESPÉCIES FORRAGEIRAS HIBERNAIS

IMPLANTAÇÃO E MANEJO DE ESPÉCIES FORRAGEIRAS HIBERNAIS IMPLANTAÇ IMPLANTAÇÃO E MANEJO DE ESPÉ ESPÉCIES FORRAGEIRAS HIBERNAIS Luis Fernando G. de Menezes UTFPR/DV luismenezes@utfpr.edu.br Qualidade da semente Método de estabelecimento Densidade de semeadura

Leia mais

MANEJO NUTRICIONAL DO CAVALO ATLETA

MANEJO NUTRICIONAL DO CAVALO ATLETA MANEJO NUTRICIONAL DO CAVALO ATLETA Pâmela Lais Pontes Gomes 1, Geraldo Nardi Junior 2 1 Discente do curso de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia de Botucatu Fatec Botucatu, pamelalpg12@hotmail.com

Leia mais

Conservação de Forragens. Professora Augusta Romaniello

Conservação de Forragens. Professora Augusta Romaniello Conservação de Forragens Professora Augusta Romaniello Conservação de Forragens O sucesso da exploração pecuária esta estritamente correlacionado com o correto e adequado planejamento da alimentação do

Leia mais

Percursos 27 e 28 Expedições Geográficas - 6ºano Profª Bruna Andrade

Percursos 27 e 28 Expedições Geográficas - 6ºano Profª Bruna Andrade AGRICULTURA E PECUÁRIA Percursos 27 e 28 Expedições Geográficas - 6ºano Profª Bruna Andrade AGRICULTURA CONDIÇÕES NATURAIS: Apesar do grande desenvolvimento técnico e científico ela ainda depende do solo,

Leia mais

BENEFÍCIOS E recomendações nutricionais

BENEFÍCIOS E recomendações nutricionais BENEFÍCIOS E recomendações nutricionais Alimentando Vacas Leiteiras com hidropônico verde de forragem (FVH). Deve fornecer de 12 a 18 kg de forragem hidropônica Verde (FVH), divididos em duas partes, geralmente

Leia mais

OBJETIVOS PASTAGENS NA RECRIA DE TERNEIROS REDUÇÃO NA IDADE DE ABATE. Luís Fernando G. de Menezes

OBJETIVOS PASTAGENS NA RECRIA DE TERNEIROS REDUÇÃO NA IDADE DE ABATE. Luís Fernando G. de Menezes OBJETIVOS PASTAGENS NA RECRIA DE TERNEIROS IDADE DE ABATE IDADE DE ENTOURE Luís Fernando G. de Menezes Zootecnista, Dr. UTFPR luismenezes@utfpr.edu.br REDUÇÃO NA IDADE DE ABATE OBJETIVOS: Aumentar a taxa

Leia mais

Produtividade: Interação entre Adubação Fosfatada de Pastagens e Suplementação Mineral

Produtividade: Interação entre Adubação Fosfatada de Pastagens e Suplementação Mineral 0 Produtividade: Interação entre Adubação Fosfatada de Pastagens e Suplementação Mineral Paulo Rodrigo Santos de Souza Zootecnista, Msc. Produção Animal 1 Pecuária Brasileira no Mundo Brasil é o maior

Leia mais

Cultivo e utilização da alfafa em pastejo para alimentação de vacas leiteiras

Cultivo e utilização da alfafa em pastejo para alimentação de vacas leiteiras Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Cultivo e utilização da alfafa em pastejo para alimentação de vacas leiteiras Reinaldo de Paula Ferreira

Leia mais

Zulmira Lopes Divisão de Leite e Lacticínios 2006

Zulmira Lopes Divisão de Leite e Lacticínios 2006 Zulmira Lopes Divisão de Leite e Lacticínios 2006 Cabe a cada estado membro preservar o seu ecossistema, de modo a promover a sua sustentabilidade e o bem-estar da população. Promover a implementação

Leia mais

As Forragens de Regadio como Estratégia de Sustentabilidade da Produção Pecuária (e do Território) Mário Carvalho

As Forragens de Regadio como Estratégia de Sustentabilidade da Produção Pecuária (e do Território) Mário Carvalho As Forragens de Regadio como Estratégia de Sustentabilidade da Produção Pecuária (e do Território) Mário Carvalho Milhões de Euros Evolução da Agricultura Portuguesa: 1980 e 2013 8000 7000 6000 5549 Produto

Leia mais

C6l11ara Setorial, Bovinocultura Bubalinocultura. Mato Grosso do Sul

C6l11ara Setorial, Bovinocultura Bubalinocultura. Mato Grosso do Sul C6l11ara Setorial, Bovinocultura Bubalinocultura Mato Grosso do Sul o comércio nacional e internacional de carnes requer dos seus fornecedores a implantação de processos de controle de qualidade, para

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA (SIPAs)

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA (SIPAs) ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA (SIPAs) Especialização Lato Sensu em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária - SIPAs 1.1 Área do Conhecimento: Medicina Veterinário

Leia mais

BOVINICULTURA DE CARNE EM PORTUGAL

BOVINICULTURA DE CARNE EM PORTUGAL BOVINICULTURA DE CARNE EM PORTUGAL António Moitinho Rodrigues (amrodrig@ipcb.pt) Sumário 1. Produção de carne 2. Sistemas intensivo VS sistema extensivo 3. Curvas de crescimento e GPD; CC 4. Raças de carne

Leia mais

Vaqueiro Foi desenvolvido exclusivamente para a produção de forragem, melhorou em clima tropicais onde gramíneas de estação quente são adaptadas.

Vaqueiro Foi desenvolvido exclusivamente para a produção de forragem, melhorou em clima tropicais onde gramíneas de estação quente são adaptadas. Brasil e em Capim Vaqueiro proporciona melhor qualidade forrageira, tonelagem e persistência em comparação com outras cultivarem.vaqueiro é menos dispendioso à planta dos híbridos estéreis como Ozarka,

Leia mais

Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro UNIDADE DE PESQUISA PARTICIPATIVA

Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro UNIDADE DE PESQUISA PARTICIPATIVA Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro setembro/2014 UNIDADE DE PESQUISA PARTICIPATIVA DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DAS PROPRIEDADES LEITEIRAS VISANDO À

Leia mais

Passo a passo para fazer uma silagem com máxima qualidade e o mínimo de perdas

Passo a passo para fazer uma silagem com máxima qualidade e o mínimo de perdas Passo a passo para fazer uma silagem com máxima qualidade e o mínimo de perdas Thiago Carvalho da Silva Professor adjunto (Forragicultura e Pastagens) UFG Barreiras, BA 2017 Sistema produtivo Empresas

Leia mais

TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA NA PECUÁRIA INTENSIVA. Cleandro Pazinato Dias

TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA NA PECUÁRIA INTENSIVA. Cleandro Pazinato Dias TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA NA PECUÁRIA INTENSIVA Cleandro Pazinato Dias Apresentação Introdução: Tecnologias de produção mais limpa Sistemas produtivos da Pecuária Intensiva Bovinos de leite: Free

Leia mais

NOÇÕES DE ALIMENTAÇÃO DE NOVILHAS. Esta deve ser considerada a regra mais importante na alimentação destes animais.

NOÇÕES DE ALIMENTAÇÃO DE NOVILHAS. Esta deve ser considerada a regra mais importante na alimentação destes animais. N 66 NOÇÕES DE ALIMENTAÇÃO DE NOVILHAS Uma novilha não é um animal de engorda. Esta deve ser considerada a regra mais importante na alimentação destes animais. Uma novilha criada demasiado gorda desenvolve

Leia mais

Plantio do amendoim forrageiro

Plantio do amendoim forrageiro Plantio do amendoim forrageiro O amendoim forrageiro (Arachis pintoi Krapov. & W.C. Greg.) é uma leguminosa herbácea tropical perene nativa do Brasil. Tem importância na produção de forragem em pastos

Leia mais

CONTROLE DE PARASITAS INTERNOS EM OVINOS

CONTROLE DE PARASITAS INTERNOS EM OVINOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE VETERINÁRIA DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA DISCIPLINA DE DOENÇAS PARASITÁRIAS MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO Professor: sanavria@ufrrj.br

Leia mais

Avaliação da sustentabilidade das explorações pecuárias de leite

Avaliação da sustentabilidade das explorações pecuárias de leite 20 Junho 2013, AGROS, Vila do Conde Centre for the Research and Technology of Agro-Environmental and Biological Sciences Avaliação da sustentabilidade das explorações pecuárias de leite Henrique Trindade

Leia mais

Capítulo 8. Fornecimento de suplemento mineral para o gado de leite. Milton de Souza Dayrell e Rodolpho de Almeida Torres

Capítulo 8. Fornecimento de suplemento mineral para o gado de leite. Milton de Souza Dayrell e Rodolpho de Almeida Torres 95 Capítulo 8 Fornecimento de suplemento mineral para o gado de leite Milton de Souza Dayrell e Rodolpho de Almeida Torres Apesar de os minerais constituírem somente 4% do peso de um animal vertebrado,

Leia mais

V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012

V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012 Produtividade e proteína bruta do feijão guandu (Cajanus cajan cv. Mandarin) sob diferentes adubações e períodos de corte cultivado em um latossolo vermelho distrófico Arnon Henrique Campos ANÉSIO¹; Antônio

Leia mais

MANEJO DA NOVILHA EM GADO DE CRIA

MANEJO DA NOVILHA EM GADO DE CRIA MANEJO DA NOVILHA EM GADO DE CRIA Prof. Júlio O. J. Barcellos, Med.Vet., Dep. Zootecnia Fac. Agronomia e- mail: julio.barcellos@ufrgs.br http://www.ufrgs.br 1 ESTRUTURA DO TEMA A novilha e o sistema de

Leia mais

MILHO PARA SILAGEM E SEU EFEITO SOBRE O MANEJO DO SOLO. Dr. Rodrigo Pizzani

MILHO PARA SILAGEM E SEU EFEITO SOBRE O MANEJO DO SOLO. Dr. Rodrigo Pizzani MILHO PARA SILAGEM E SEU EFEITO SOBRE O MANEJO DO SOLO Dr. Rodrigo Pizzani Cenário atual: desafios para agricultura Alimentar 9 bilhões de pessoas em 2050 Contornar problemas: Fatores-chaves para atingir

Leia mais

Balanço Bruto de Nutrientes Azoto e Fósforo

Balanço Bruto de Nutrientes Azoto e Fósforo Balanço Bruto de Nutrientes Azoto e Fósforo I - Caracterização geral Descrição: Os Balanços dos Nutrientes, azoto e fósforo, representam uma quantificação dos desequilíbrios observados entre a incorporação

Leia mais

Projecto Terraprima - Fundo Português de Carbono

Projecto Terraprima - Fundo Português de Carbono Projecto Terraprima - Fundo Português de Carbono Nota técnica nº 3 Maneio de Verão de pastagens permanentes semeadas biodiversas Versão 1.0 30 de Junho de 2010 Índice 1. Maneio de Verão das Pastagens Permanentes

Leia mais

(1) Qual a proporção kg de ração por litro leite produzido? (2) Qual a quantidade de volumoso por peso de vaca leiteira? (3) Existe diferença na quantidade de alimentação em relação às raças leiteiras,

Leia mais

Cultivo do Milheto. Sumário. Importância econômica. Apresentação. Importância econômica. Produção

Cultivo do Milheto. Sumário. Importância econômica. Apresentação. Importância econômica. Produção Sumário Importância econômica Cultivo do Milheto Embrapa Milho e Sorgo Sistemas de Produção,3 ISSN 1679-012X Versão Eletrônica - 1 ª edição Set./2009 João Carlos Garcia Jason de Oliveira Duarte Apresentação

Leia mais

Ruminantes. Ovinicultura e caprinicultura: Alimentação e Nutrição. Bovinos Ovinos Caprinos. Bufalos Girafas Veados Camelos Lamas

Ruminantes. Ovinicultura e caprinicultura: Alimentação e Nutrição. Bovinos Ovinos Caprinos. Bufalos Girafas Veados Camelos Lamas Ruminantes Ovinicultura e caprinicultura: Alimentação e Nutrição 2015, Hugo Novo e Laura Moura Anatomia e Fisiologia do Sistema Digestivo Bovinos Ovinos Caprinos Bufalos Girafas Veados Camelos Lamas Anatomia

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO ANIMAL E IMPACTOS AMBIENTAIS

SISTEMAS DE PRODUÇÃO ANIMAL E IMPACTOS AMBIENTAIS SISTEMAS DE PRODUÇÃO ANIMAL E IMPACTOS AMBIENTAIS Arnaldo A. Dias da Silva Prof. Catedrático CECAV UTAD, Apartado 1013, 5001 801, Vila Real, Portugal arnaldodiasdasilva@gmail.com Hoje como sempre, toda

Leia mais

GADO DE CORTE LINHA BRANCA

GADO DE CORTE LINHA BRANCA GADO DE CORTE LINHA BRANCA NUTRINDO OS CICLOS DA VIDA O Grupo Premix tem como objetivo oferecer soluções integradas em nutrição. Com a missão de contribuir para evolução do agronegócio, por meio de inovação,

Leia mais

ROTAÇÃO DE CULTURAS - PRÁTICA AGRÍCOLA BUSCA ALTERNAR MESMA ÁREA, DFRENTES CULTURAS SEQUÊMCIAS, CONFORME PLANO PRÉVIO DEFINIDO.

ROTAÇÃO DE CULTURAS - PRÁTICA AGRÍCOLA BUSCA ALTERNAR MESMA ÁREA, DFRENTES CULTURAS SEQUÊMCIAS, CONFORME PLANO PRÉVIO DEFINIDO. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPT. FITOTECNIA E FITOSSANITARISMO DISCIPLINA AGRICULTURA GERAL (AF001) PROFS. OSWALDO TERUYO IDO E RICARDO AUGUSTO DE OLIVEIRA MONITORA ANA SELENA

Leia mais

Suplementação Mineral para Bovinos de Corte: Maurício Bueno NERU 27/04/2011

Suplementação Mineral para Bovinos de Corte: Maurício Bueno NERU 27/04/2011 Suplementação Mineral para Bovinos de Corte: Maurício Bueno NERU 27/04/2011 1-) IMPORTÂNCIA DA MINERALIZAÇÃO DE BOVINOS Peso corporal de um bovino: minerais = 4% Importante função no metabolismo (conjunto

Leia mais

Valorização da pecuária extensiva

Valorização da pecuária extensiva Valorização da pecuária extensiva Jornadas Técnicas Guarda, 2015/03/20 Carlos Alarcão Cada território tem as suas potencialidades Território abrangido pela Delegação Regional da Guarda Área Irrigável (%)

Leia mais

A Fertilização do mirtilo em modo de produção biológico

A Fertilização do mirtilo em modo de produção biológico A Fertilização do mirtilo em modo de produção biológico BioBaga Produção de Comercialização de pequenos frutos Objetivos BIOBAGA onde se localiza? BIOBAGA Certificações FERTILIZAÇÃO Fertilidade é a capacidade

Leia mais

Seminário Estratégias para uma Gestão Municipal de Convi

Seminário Estratégias para uma Gestão Municipal de Convi Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semi-Árido Seminário Estratégias para uma Gestão Municipal de Convi A P R O D U Ç Ã O A N I M A L Gherman

Leia mais

C6rnara Setorial " Bovinocultura Bubalinocultura. Mato Grosso do Sul

C6rnara Setorial  Bovinocultura Bubalinocultura. Mato Grosso do Sul C6rnara Setorial " Bovinocultura Bubalinocultura Mato Grosso do Sul o comércio nacional e internacional de carnes requer dos seus fornecedores a implantação de processos de controle de qualidade, para

Leia mais

EXTERMINIO BMC TERRA FORTE AGROPECUARIA DE MÃOS DADAS COM O HOMEM DO CAMPO. CONTROLE TOTAL E EFICAZ NO COMBATE DE: MOSCA, BERNE E CARRAPATOS.

EXTERMINIO BMC TERRA FORTE AGROPECUARIA DE MÃOS DADAS COM O HOMEM DO CAMPO. CONTROLE TOTAL E EFICAZ NO COMBATE DE: MOSCA, BERNE E CARRAPATOS. CONTROLE TOTAL E EFICAZ NO COMBATE DE: MOSCA, BERNE E CARRAPATOS. EXTERMINIO BMC AGROPECUARIA EXTERMINIO BMC CONTROLE A MOSCA-DO-CHIFRE SEM MANEJO O MELHOR E MAIS BARATO PRODUTO PARA O CONTROLE DA MOSCA-DO-CHIFRE,

Leia mais

20/02/2017 MÉTODOS DE PASTEJO II

20/02/2017 MÉTODOS DE PASTEJO II UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA DISCIPLINA: Manejo de Rebanhos em Pastejo MÉTODOS DE PASTEJO II Lotação rotacionada método que utiliza subdivisão

Leia mais

MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS

MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS Prof. Dr. João Antonio da Costa Andrade Departamento de Biologia

Leia mais