CENTRO DE SUPORTE À DECISÃO. Manual de Uso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO DE SUPORTE À DECISÃO. Manual de Uso"

Transcrição

1 CENTRO DE SUPORTE À DECISÃO Manual de Uso

2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Inteligência Educacional e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida em qualquer forma e meio, sem autorização prévia expressa da GVDASA Inteligência Educacional. As informações contidas neste documento destinam-se somente para uso em capacitações ministradas pela GVDASA, e não nos responsabilizamos pelo uso dessas informações se aplicadas a outros fins.

3 Apresentação Este material serve de apoio ao treinamento ministrado pela GVDASA do Centro de Suporte à Decisão. Sua utilização é um complemento ao conhecimento das regras de negócio e processos de instituições de ensino.

4 Contextualização Uma instituição acumula informações (dados) a medida que sua experiência no mercado cresce. Estes dados podem ser transformados em informações gerenciais para análise, proporcionando uma tomada de decisão mais segura e objetiva. O termo Business Intelligence (BI) significa Inteligência de Negócio e refere-se à coleta de dados, organização e análise das informações que oferecem suporte a tomada de decisões. O Centro de Suporte à Decisão é uma ferramenta de BI que busca ultrapassar os seus limites, trazendo novas funcionalidades, visando aumentar a gama de recursos para auxiliar na tomada de decisão e tornar-se um centralizador de informações estratégicas; Os recursos oferecidos pelo Centro de Suporte à Decisão permitem criar uma visão gerencial dos resultados e prospecções da instituição a longo e curto prazo, permitindo a tomada de decisões estratégicas para a evolução do negócio. Nos próximos tópicos este manual abordará a forma de utilização do Centro de Suporte à Decisão.

5 Sumário 1 Acessando o Sistema Navegadores Homologados para Uso Centro de Suporte à Decisão Visualizando as Análises Gráficas dos Dados Realizando Pesquisas Cadastrando e Alterando Dashboards Cadastrando e Alterando Análises Modificando Dashboards associadas a uma Análise Modificando Grupos de Usuários com permissão de Acesso a uma Análise Cadastrando e Alterando Grupo de Análises Modificando Análises associadas a um Grupo de análises Consultando os Logs de auditoria Permissões de Acesso a nível de Dados Considerações Finais... 20

6 1 Acessando o Sistema O acesso ao sistema do Centro de Suporte à Decisão é feito a partir de um dos navegadores homologados para uso, conforme seção 1.1, acessando a URL informada pelo consultor. A tela inicial do sistema, vide Figura 1, apresenta os campos de usuário e senha, os quais devem ser preenchidos de acordo com as suas credencias cadastradas no ERP GVcollege, para acesso ao sistema. Figura 1 - Tela de Login 1.1 Navegadores Homologados para Uso Os navegadores homologados para uso são os constantes na Tabela 1. Tabela 1 - Navegadores homologados para uso Navegador Versão Google Chrome Maior que 56 Microsoft Internet Explorer Maior que 11 Microsoft Edge Maior que 38

7 2 Centro de Suporte à Decisão A tela principal da aplicação, apresentada na Figura 2, traz o ambiente principal da aplicação, nele é possível observar a caixa de Pesquisa (posicionada no lado esquerdo, canto superior), o Menu Principal com as análises (lado esquerdo, ao centro), o Menu de Configuração (lado esquerdo, canto inferior) e o botão de sair (lado direito, canto superior). Figura 2 - Tela Inicial Caixa de Pesquisa Botão de Saída Menu Principal Menu de Configuração Em tempo ainda é importante destacar que o sistema está estruturado em torno de três níveis hierárquicos que organizam as visualizações de dados do sistema. A Tabela 2 apresenta os três níveis trazendo uma breve explicação de cada um. Tabela 2 - Níveis hierárquicos de organização do sistema Nível Grupo de análises Análise Descrição Serve como um agrupador de análises, funcionando principalmente como facilitador na organização do Menu Principal. Serve como um agrupador de dashboards, apresentado como um item do Menu Principal, item filho de um Grupo de análises. A Análise tem a função de reunir diferentes visões em geral de uma mesma fonte de dados, oferecendo uma visão mais ampliada em relação a Dashboard.

8 Dashboard Item mais baixo da hierarquia, não sendo trazido como um item de menu. O Dashboard apresenta a visão gráfica dos dados, que será complementada com outros dashboads, associados a uma mesma Análise. 2.1 Visualizando as Análises Gráficas dos Dados A visualização das representações gráficas dos dados, apresentada pelos Dashboards, é feita acessando as análises a partir do Menu Principal. Ao clicar sobre a Análise irá se atualizar a parte central da tela apresentando o descritivo da Análise selecionada, bem como os Dashboards associados a ela com os seus respectivos descritivos. A Figura 3 apresenta a tela de Informações da Análise que da acesso aos Dashboards. Figura 3 - Tela de Informações da Análise Clicando sobre o botão Visualizar análise, uma nova janela irá se abrir, o que possibilita um melhor aproveitamento de tela, apresentando o Dashboard inicial associada à esta Análise, um exemplo de Dashboard é visto na Figura 4.

9 Figura 4 Exemplo de Dashboard Nesta mesma página também é possível movimentar-se entre as Dashboards associadas à esta análise através das abas no topo da página. Os diferentes componentes do Dashboard possuem diferentes funções, de acordo também com o que o analista disponibilizou. Em geral as seguintes ações são possíveis: Seleção com filtro de dados, feita a partir do clique em um determinado pedaço de um gráfico o que ocasiona a filtragem, com base na seleção feita, de todos os dados do Dashboard. Para limpar a seleção pressione o botão. Drill-Down, feita a partir do duplo clique em uma parte de um gráfico, o qual irá ampliar o seu nível de detalhamento para aquele ponto em que se clicou. A partir do ícone é possível voltar um nível. Filtragem a partir de seletores, certos componentes possuem lista de itens a serem selecionados ou caixas de seleção para realizar a filtragem; Informações adicionais, quando ao parar ou passar o mouse sobre determinado itens estes podem apresentar informações mais detalhadas.

10 Adicionalmente, acima de cada componente de gráfico e da própria Dashboard há o ícone, que possibilita exportar a imagem do componente de gráfico ou da dashboard inteira, ou exportar os pontos de dados de um determinado componente. Para retornar a tela principal basta fechar esta janela. 2.2 Realizando Pesquisas A partir da tela principal é possível acessar a funcionalidade de Pesquisa, conforme apresentado em destaque na Figura 5. Figura 5 Exemplo de Pesquisa sendo realizada. Esta funcionalidade permite que seja feita uma pesquisa textual no Menu Principal que contém as Análises e Grupos de Análises. Os itens que corresponderem ao termo inserido na caixa de pesquisa serão automaticamente filtrados, fazendo com que o Menu Principal mostre somente aquelas Análises ou grupos que corresponderam a pesquisa. A procura das correspondências é somente feita com base no nome das Análises ou grupos.

11 2.3 Cadastrando e Alterando Dashboards O cadastro de uma Dashboard é realizado acessando o item Dashboards do Menu de Configuração (vide Figura 2). Ao acessar o item, a listagem de Dashboards já cadastradas será apresentada na parte central da tela, como visto na Figura 6. Figura 6- Lista de Dashboards Cadastradas A partir da tela de listagem de Dashboards, acessando o atalho Cadastrar dashboard, chega-se a tela apresentada na Figura 7. O primeiro campo a ser preenchido é o nome da Dashboard, após, o arquivo XML gerado pelo GVDashboardDesigner 1 deve ser selecionado clicando-se no ícone. Por fim, no último campo é recomendado informar uma breve descrição dos dados utilizados e o propósito da dashboard. O editor rich-text pode auxiliar na criação de textos com diferentes formatações, criando destaques, tabelas e inclusive links a imagens externas. 1 GVDashboardDesigner: Ferramenta para a diagramação das dashboards, para maiores informações vide manual separado ou fale com um consultor GVDASA.

12 Figura 7 - Cadastro de nova Dashboard Clicando no botão Salvar, caso não haja nenhum erro a tela se fecha e retorna a listagem de Dashboards cadastradas (vide Figura 6), com o novo item adicionado. Atenção: Para a recém-criada Dashboard aparecer dentro de alguma análise, ainda será necessário adiciona-la a uma nova ou já existente Análise (vice subseção 2.4). Os dados cadastrados podem ser alterados a qualquer momento clicando-se no botão, o que fará com que uma tela similar a da Figura 7 seja apresentada, adicionalmente o botão irá excluir o item e o botão serve para baixar o arquivo XML que foi selecionado na hora do cadastro da dashboard. 2.4 Cadastrando e Alterando Análises O cadastro de uma Análise é realizado acessando o item Análises do Menu de Configuração (vide Figura 2). Ao acessar o item, a listagem de Análises já cadastradas será apresentada na parte central da tela, como visto na Figura 11.

13 Figura 8 - Listagem de Análises Cadastradas A partir da tela de listagem de Análises, acessando o atalho Cadastrar análise, chega-se a tela apresentada na Figura 9. Figura 9 - Cadastro de nova Análise O primeiro campo a ser preenchido é o nome da Análise, em seguida, no último campo é recomendado informar uma breve descrição dela, incluindo o propósito da análise. O editor rich-text pode auxiliar na criação de textos com diferentes formatações, criando destaques, tabelas e inclusive links a imagens externas.

14 Clicando no botão Salvar, caso não haja nenhum erro a tela se fecha e retorna a listagem de Análises cadastradas (vide Figura 8), com o novo item adicionado. Atenção: Para a recém-criada análise aparecer dentro de algum Grupo de análises, ainda será necessário adiciona-la a um novo ou já existente Grupo de análises (vice subseção 2.5). Os dados cadastrados podem ser alterados a qualquer momento clicando-se no botão, o que fará com que uma tela similar à da Figura 9 seja apresentada, adicionalmente, o botão serve para excluir o item Modificando Dashboards associadas a uma Análise A partir da tela de Listagem de Análises cadastradas (vide Figura 8), clicando no ícone é possível acessar a tela de Parametrização de Análises referente a Análise em questão, conforme visto na Figura 10. Figura 10 - Parametrização de Análises Clicando no link Adicionar dashboard, uma nova tela irá se abrir possibilitando associar uma Dashboard já criada à essa Análise.

15 É possível ainda excluir associações clicando no ícone que encontrase sob a coluna Ações na área com o título DASHBOARDS (esta exclusão não irá apagar o Dashboard somente a associação), da mesma forma pressionando os botões e fará com que a ordem dos Dashboards se altere, refletindo na ordem em que aparecem, principalmente, na tela de visualização de Análises Modificando Grupos de Usuários com permissão de Acesso a uma Análise clicando no ícone A partir da tela de Listagem de Análises cadastradas (vide Figura 8), é possível acessar a tela de Parametrização de Análises referente a Análise em questão, conforme visto na Figura 10. Clicando no link Adicionar grupo de usuários, uma nova tela irá se abrir possibilitando associar um grupo de usuários, definido no ERP GVcollege, à essa análise. A associação de um grupo de usuários à uma análise faz com que todos os usuários que pertencem ao grupo (conforme definido no ERP GVcollege), tenham acesso a Análise e as Dashboards associadas a ela. É possível ainda excluir associações clicando no ícone que encontrase sob a coluna Ações na área com o título GRUPO DE USUÁRIOS COM PERMISSÃO. Observações: Para realizar as associações dos usuários aos grupos, bem como a granularidade do acesso (visualização, edição, etc) utilize o ERP GVcollege Atenção: O usuário que criou a análise automaticamente já possui acesso a ela. 2.5 Cadastrando e Alterando Grupo de Análises O cadastro de um Grupo de análises é realizado acessando o item Grupo de análises do Menu de Configuração (vide Figura 2). Ao acessar o item, a listagem de grupos de análises já cadastradas será apresentada na parte central da tela, como visto na Figura 11.

16 Figura 11 - Listagem de Grupos de Análises Cadastradas A partir da tela de listagem de Grupo de análises, acessando o atalho Cadastrar grupo de análises, chega-se a tela apresentada na Figura 12 possibilitando o cadastro de um novo Grupo de análises. Figura 12 - Cadastro de novo Grupo de análises O único campo a ser preenchido, neste caso, é o nome do Grupo de análises que irá aparecer no Menu Principal.

17 Clicando no botão Salvar, caso não haja nenhum erro a tela se fecha e retorna a listagem de Grupos de análises cadastrados (vide Figura 11), com o novo item adicionado. Os dados cadastrados podem ser alterados a qualquer momento clicando-se no botão, o que fará com que uma tela similar à da Figura 12 seja apresentada, adicionalmente, o botão serve para excluir o item Modificando Análises associadas a um Grupo de análises A partir da tela de Listagem de Grupo de Análises Cadastradas (vide Figura 11), clicando no ícone é possível acessar a tela de Parametrização de Grupos de Análises, visto na Figura 13. Figura 13 - Parametrização de Grupo de análises Clicando no link Adicionar análise, uma nova tela irá se abrir possibilitando associar uma Análise já criada para esse grupo. É possível ainda excluir associações clicando no ícone que encontrase sob a coluna Ações (esta exclusão não irá apagar a análise, somente a associação), da mesma forma pressionando os botões e fará com que a ordem das análises se altere, refletindo na ordem em que aparecem no menu.

18 2.6 Consultando os Logs de auditoria Os Logs de auditoria, tela vista na Figura 14, permitem ter uma visão de todas as alterações efetuadas no sistema, incluindo exclusões e adições. Permitindo ainda identificar de onde partiu a alteração e quem a fez. Inicialmente, pode-se preencher alguns filtros ou somente clicar no botão filtrar para retornar os últimos registros. Na parte de baixo da tela aparecerá os registros correspondentes. Clicando sobre o ícone é possível obter mais detalhes, como o valor anterior a alteração. Figura 14 - Logs de auditoria

19 3 Permissões de Acesso a nível de Dados Todos os dados apresentados e visualizados nos Dashboards são filtrados com base na Empresa e Unidade a qual o usuário está vinculado no ERP GVcollege. Este filtro é implementado pelo analista ao desenvolver o Dashboard e não pode ser alterado através da aplicação.

20 4 Considerações Finais O presente manual abordou os procedimentos para operação do sistema Centro de Suporte à Decisão, indo desde o modo acesso até o cadastro das dashboards para posterior visualização. Percebeu-se no exposto aqui, a flexibilidade da ferramenta e as diversas possibilidade de organização e trabalho que facilitam a sua operação, permitindo que o usuário se foque na análise gráfica dos dados. Por fim, percebe-se que, o Centro de Suporte à Decisão alavanca os conhecimentos dos usuários permitindo que alcancem maior maturidade e segurança nas suas tomadas de decisão.

21 Versionamento Responsável Versão Data Observações Paulo Marcon 1 20/03/2017 Criação do documento

CENTRO DE SUPORTE À DECISÃO. Manual de Instalação

CENTRO DE SUPORTE À DECISÃO. Manual de Instalação CENTRO DE SUPORTE À DECISÃO Manual de Instalação AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Inteligência Educacional e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2013 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVcollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

GVmobile Agenda (Módulo Professor)

GVmobile Agenda (Módulo Professor) \ GVmobile Agenda (Módulo Professor) Manual de Uso AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Inteligência Educacional e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1

2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1 2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1 2015 GVDASA Sistemas Inscrição 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2014 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVCollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

Manual do Usuário RESULTWEB. Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0

Manual do Usuário RESULTWEB. Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0 Manual do Usuário RESULTWEB Módulo Controle de acesso (Agendamento de acesso de visitantes) Versão 1.0 Pág.: 2 de 12 SUMÁRIO Login... 3 Visualizando e escondendo projetos... 4 Cadastrando visitantes...

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Página 1 de 21 MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Montes Claros/MG 2014 Página 2 de 21 Sumário de Informações do Documento Documento: Número de páginas: 21 MANUAL_20140822_REV_0.docx Versão Data Mudanças

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Detalhamento dos lançamentos do Caixa

Detalhamento dos lançamentos do Caixa PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº 1603.0028 DIRECTA SISTEMAS INTELIGENTES SISTEMA APLWEB DEPARTAMENTO(S) Lojas/PDV MÓDULO/MENU Bancos/Caixa/PDV Versão do Documento Nº 2.0 Data da Revisão 12/05/2016

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas APS 1

2013 GVDASA Sistemas APS 1 2013 GVDASA Sistemas APS 1 2013 GVDASA Sistemas APS 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

2014 GVDASA Sistemas Inscrição 1

2014 GVDASA Sistemas Inscrição 1 2014 GVDASA Sistemas Inscrição 1 2014 GVDASA Sistemas Inscrição 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Aviso O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Portal do Coordenador

2015 GVDASA Sistemas Portal do Coordenador 2015 GVDASA Sistemas Portal do Coordenador AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

BI - Business Intelligence. Parametrização. Permissão de usuário. Atalhos

BI - Business Intelligence. Parametrização. Permissão de usuário. Atalhos BI - Business Intelligence BI Parametrização Permissão de usuário Pré Requisitos Contratação e Ativação Modulo BI Linx Microvix Dashboards Indicadores Gráficos Tabela Dinâmica Construindo Visões: Filtros

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Portal do Coordenador

2013 GVDASA Sistemas Portal do Coordenador 2013 GVDASA Sistemas Portal do Coordenador AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC.

Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC. Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC. É recomendado a utilização do browser Google Chrome e Firefox por questões de compatibilização

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Informações Gerais Título GBD Guia

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos Humanos

Sistema de Gestão de Recursos Humanos Sistema de Gestão de Recursos Humanos Manual de Procedimentos I Módulo de Usuários Revisão: 07 Versão: 7.9.109 JM Soft Informática Março, 2015 Sumário MÓDULO DE USUÁRIOS... 4 1 MENU CADASTROS... 4 1.1

Leia mais

Treinamento GVCollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVCollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVCollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2014 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador Web 3.1

Manual de Utilização Autorizador Web 3.1 Manual de Utilização Autorizador Web 3.1 Principais mudanças: A numeração da carteirinha, anteriormente 14 dígitos no formato xxxx.xx.xxxxx.xx-x, passará a ter 11 dígitos, no formato xxxx-xxxxx-xx. Para

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2013 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

GESTÃO DA FREQUÊNCIA ELETRÔNICA

GESTÃO DA FREQUÊNCIA ELETRÔNICA Universidade Federal do Ceará Secretaria de Tecnologia da Informação Divisão de Sistemas de Informação GESTÃO DA FREQUÊNCIA ELETRÔNICA 1. Acesso ao ambiente 1.1. O gestor deverá acessar o ambiente do SIGRH,

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria

2015 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria 2015 GVDASA Sistemas Portal da Secretaria Treinamento GVcollege Portal da Secretaria AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Sistema Web: Liberação de Senha

Sistema Web: Liberação de Senha Sistema Web: Liberação de Senha Primeiros Passos 1. Computador deve estar conectado à Internet; 2. Utilizar preferencialmente os navegadores Internet Explorer 8 (ou superior) ou Mozilla Firefox ou Google

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas Manual do Usuário Sistema de Contas Públicas Versão 2.9 Índice Introdução...3 Localizando o sistema...4 Acessando o Sistema...7 Downloads...10 Autenticação do Sistema...21 Errado...21 Correto...23 Cadastrar...26

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

2014 GVDASA Sistemas APS 1

2014 GVDASA Sistemas APS 1 2014 GVDASA Sistemas APS 1 2015 GVDASA Sistemas APS 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte

Leia mais

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Índice Manual PCMalote...1 Índice...2 Acesso ao Sistema...3 Cadastros...4 Empresa...4 Assessoria...5 Malotes...7

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73 Manual do Usuário Versão 1.0 Página 1 de 73 1 Apresentação O Ondamailing é a nova plataforma do Onda para envio de campanhas de e-mail marketing de forma eficiente e intuitiva e que cumpre com os padrões

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Relatórios Versão 1.1.3 Última revisão: 04/11/2015 2015 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos

Leia mais

SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP

SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP MÓDULO

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 Versão 4.0 Ambiente de Homologação 07/06/2016 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES... 3 3 SISTEMA...

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID MANUAL DE OPERAÇÃO

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID MANUAL DE OPERAÇÃO GERINF - Gerência de Informática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID MANUAL DE OPERAÇÃO Maio, 2016 Sumário 1. Introdução... 3 2. Apresentação do Sistema... 2-4 2.1 Botões de ação...

Leia mais

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Acesso ao Portal dos Conselheiros Para obter acesso ao sistema, siga corretamente os passos logo abaixo: Acesse o endereço no navegador, http://sistemas.docasdoceara.com.br/sispcon/.

Leia mais

1. Acesso ao sistema de cadastro

1. Acesso ao sistema de cadastro Prezado candidato, O objetivo deste manual é auxiliar na realização do cadastro de empresas prestadoras de serviços de instrutoria e consultoria ao SEBRAE/RS. O primeiro passo é a leitura do Edital de

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial MANUAL DE OPERAÇÃO Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o professor poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento de Cadastro...4 4. Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5.

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN

SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS SUPERINTENDÊNCIA DE NAVEGAÇÃO INTERIOR Gerência de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN MANUAL DO USUÁRIO

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Newsletters - NWT Versão 1.15 Última revisão: 12/03/2018 2018 Versão: 1.15 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Resumo de Internação Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento Cadastro...4 4.Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5. Profissional

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2015 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Produção Intelectual: Objetivos: O objetivo deste módulo é beneficiar

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Entrada de Produtos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Entrada de Produtos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Entrada de Produtos Sumário Introdução... 3 Entradas... 3 Modelo 01 Nota Fiscal... 4 Modelo 55 Nota Fiscal Eletrônica... 8 Se o fornecedor já estiver cadastrado... 9

Leia mais

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante GESTÃO DE SERVIÇOS Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante 1 1. Apresentação 2. Acesso ao Sistema PSC - Primeiro acesso 3. Ambiente do Portal de Serviços PSC 4. Perfil Solicitante - Início

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2

2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2 2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA. Manual Secretária EMED Manual versão 1.1

UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA. Manual Secretária EMED Manual versão 1.1 UNIMED SANTA BARBÁRA D OESTE AMERICANA E NOVA ODESSA Manual Secretária EMED 2.2.6 Manual versão 1.1 Sumário 1. MÓDULO CLÍNICO... 3 1.1. Como acessar o sistema... 3 1.2. Alterar Senha... 3 2. MENUS... 4

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho

REITORA Ulrika Arns. VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto. DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho 2013 Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 21/11/2013 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE

MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE MTG-PR OFFLINE PASSO A PASSO PARA BAIXAR O MTG-PR OFFLINE Sumário 1-Acesso ao sistema... 3 2-Painel Administrativo do sistema... 4 3-Efetuar o download (baixar) o programa MTG-PR OffLine... 5 4-Abrir programa

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

Manual do Sistema. Desenvolvido por: Página 1 de 67

Manual do Sistema. Desenvolvido por: Página 1 de 67 Manual do Sistema Desenvolvido por: Página 1 de 67 Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. CADASTRAR ESCRITÓRIO... 4 3. ACESSAR O IADOC... 5 3.1 LOGIN... 5 4. TELA PRINCIPAL... 7 5. PROCESSO...10 5.1 CADASTRAR

Leia mais

Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores. Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores

Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores. Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores Manual Balcão de Negócios para AmazonIT Soluções em Tecnologia da Informação amazonit@amazonit.com.br (92) 3216-3884 3884 1 Funcionamento do Balcão de Negócios 2 Como entrar no balcão Para entrar no balcão

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o

Leia mais

Guia para testes AfixInv (Demonstração)

Guia para testes AfixInv (Demonstração) Guia para testes AfixInv (Demonstração) INTRODUÇÃO Esse guia foi criado para auxiliar a demonstração da solução para inventários do Ativo Imobilizado utilizando o aplicativo AfixInv. AfixInv aplicativo

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2018 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Produção Intelectual: Objetivos: O objetivo deste módulo é beneficiar

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

Treinamento GVcollege Portal do Aluno

Treinamento GVcollege Portal do Aluno Treinamento GVcollege Portal do Aluno AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

SIE Módulo de Protocolo

SIE Módulo de Protocolo SIE Módulo de Protocolo 1 1. ACESSO AO SISTEMA A tela de abertura do sistema apresenta uma solicitação de identificação e senha. Na primeira vez que esse sistema for processado, a identificação padrão

Leia mais

Produção Intelectual SIGAA

Produção Intelectual SIGAA Produção Intelectual SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2015 www.ufs.br Produção Intelectual Objetivos Este módulo permite o cadastramento e o gerenciamento das produções

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

Sumário. Tutorial: Ferramentas do Clickideia Linha do Tempo

Sumário. Tutorial: Ferramentas do Clickideia Linha do Tempo 1 Sumário Acessando a ferramenta Linha do Tempo... 2 Criando uma Linha do Tempo... 4 Cadastrando Eventos... 6 Criando/editando outras Linhas do tempo... 9 Navegando pela Linha do Tempo... 9 2 Acessando

Leia mais

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas.

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas. Nota Premiada Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Apresentação Home Cadastro Entrar Sorteio Realizados A realizar Dúvidas Fale Conosco Legislação

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Apostila nº 6 Senhas. Como cadastrar, editar, excluir.

Apostila nº 6 Senhas. Como cadastrar, editar, excluir. Apostila nº 6 Senhas Como cadastrar, editar, excluir. Sumário Como trocar de usuário?... 4 Altera Senha do usuário atual... 5 Como alterar a senha do usuário atual?... 6 Manutenção do Cadastro de Usuários...

Leia mais

1. No seu celular, acesse o App Store (caso possua iphone) ou o Play Store (caso possua celular com sistema Android); 2. Baixe o aplicativo ABC

1. No seu celular, acesse o App Store (caso possua iphone) ou o Play Store (caso possua celular com sistema Android); 2. Baixe o aplicativo ABC 1. No seu celular, acesse o App Store (caso possua iphone) ou o Play Store (caso possua celular com sistema Android); 2. Baixe o aplicativo ABC Condomínios ; 3. Ao acessar o aplicativo, na tela de login

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

ITQ InForm Recebimentos

ITQ InForm Recebimentos 7 ITQ InForm Recebimentos Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012 http://www.itquality.com.br Sumário Introdução...2 O ITQ InForm Recebimentos...3 Características do Sistema...3 Antes de Instalar...3

Leia mais

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV Manual do painel administrativo Site Instituto de Oncologia do Vale IOV 1. Dashboard Essa é a interface do sistema administrativo. Assim que acessar o sistema pede para que o usuário autentique uma conta

Leia mais

Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante

Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante ÍNDICE Apresentação Acesso ao Sistema PSC Primeiro acesso Ambiente do Portal de Serviços PSC Perfil Solicitante Início Abertura de Chamados Trâmites Lista de Chamados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE GESTÃO DE SERVIÇOS Versão 1.1 26/09/2016

Leia mais

Manual de Utilização. Empresa de Pesquisa

Manual de Utilização. Empresa de Pesquisa Manual de Utilização CRQ Empresa de Pesquisa 1 SUMÁRIO 1 Conceitos Gerais... 3 2 Tela Inicial... 4 3 Tela Principal... 7 4 Seção: Projeto... 9 4.1 Projeto...10 4.2 Cadastro Projeto...14 4.3 Cadastro Grupo...15

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL ENTIDADE Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 4 2. Perfil de Emissores do Sistema... 4 3. Analisando os certificados emitidos... 5 3.1. Certificados

Leia mais

Manual Balcão de Negócios para Usuários Anunciantes. Manual Balcão de Negócios para Usuários Anunciantes

Manual Balcão de Negócios para Usuários Anunciantes. Manual Balcão de Negócios para Usuários Anunciantes Manual Balcão de Negócios para AmazonIT Soluções em Tecnologia da Informação amazonit@amazonit.com.br (92) 3216-3884 3884 1 Funcionamento do Balcão de Negócios 2 Como entrar no balcão Para entrar no balcão

Leia mais

PedidosWeb Manual do Usuário

PedidosWeb Manual do Usuário PedidosWeb Manual do Usuário Agosto de 2018 I Sumário 1. Introdução...1 2. Acesso ao Sistema...2 2.1 Autenticação...2 2.2 Pagina Inicial...2 3. Principais Funcionalidades do Sistema...3 3.1 Cadastro de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

Guia para testes Afixinv Demonstração

Guia para testes Afixinv Demonstração Guia para testes Afixinv Demonstração Introdução Esse guia foi criado para auxiliar a demonstração da solução para inventários do Ativo Imobilizado utilizando o aplicativo AfixInv. AfixInv aplicativo para

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA

MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA Vocabulário: Safra Vigente: Safra em operação. Ativo: Encontra-se operante na safra. Inativo: Encontra-se inoperante na safra. 1. LOGIN

Leia mais

Cadastro do Perfil Profissional:

Cadastro do Perfil Profissional: Sumário Cadastro do Perfil Profissional:... 3 E-mail:... 4 Configuração de Relatórios:... 5 Pessoas e Consultas:... 5 Cadastrando um paciente:... 5 Recordatório... 10 Anamnese... 11 Avaliação Física...

Leia mais

SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos PROTOCOLO (v )

SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos PROTOCOLO (v ) M A N U A I S SIPAC Sistema Integrado de Busque pelo Manual clicando no link abaixo: Protocolo Acessar -> Aba Administração Acessar -> Aba Processos Acessar -> Aba Documentos Acessar -> Aba Memorandos

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Eletrônico CTE

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS II MÓDULO DE INTEGRAÇÃO Revisão: 07 Versão: 7.9.109 JM Soft Informática Março, 2015 SUMÁRIO MÓDULO DE INTEGRAÇÃO... 5 1 MENU CADASTROS... 5

Leia mais

Manual de uso Monuv USUÁRIO DO TIPO CLIENTE

Manual de uso Monuv USUÁRIO DO TIPO CLIENTE Manual de uso Monuv USUÁRIO DO TIPO CLIENTE Índice O manual de uso é uma importante ferramenta pois permite que usuários da plataforma estejam aptos a navegar com facilidade e utilizar todas as funções

Leia mais