Compreendendo a Crise

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Compreendendo a Crise"

Transcrição

1

2 Compreendendo a Crise

3 Com Professor: Manuel Ribeiro Sebastião

4 Crise é toda a situação de mudança a nível biológico, psicológico ou social, que exige da pessoa ou do grupo, um esforço suplementar para manter o equilíbrio ou estabilidade emocional.

5 Crise Económica Quando não se tem estrutura para competir no mercado, ou ainda quando o seu património não consegue cobrir seu passivo financeiro.

6 Crise Financeira Quando não se tem moeda(dinheiro) para arcar com as necessidades estabelecidas ou ainda quando faltam recursos imediatos em caixa para suprir compromissos.

7 Se o agricultor não tiver colheita, é um problema económico; Logo devera comprar sementes e tratar a terra, mas se não tiver dinheiro, para comprar sementes verifica-se um problema financeiro.

8 Poderá ainda vender seus bens para poder produzir. Se não tiver bens suficientes para suportar despesas, estará em crise económica, e desiste-se na plantação, porque as receitas dos bens comercializados não se torna suficiente para compra de semente: crise financeira.

9 causas da queda livre do preço do petróleo

10 causas da queda livre do preço do petróleo

11 Ascensão meteórica dos EUA como produtor Entre 2012 e 2015, os Estados Unidos da América aumentaram a sua produção de petróleo de 10 para 14 milhões de barris por dia e tornaram-se o maior produtor mundial, ultrapassando a Rússia e a Arábia Saudita.

12 Ascensão meteórica dos EUA como produtor Os quatro mil milhões de barris por dia equivalem à produção conjunta da Nigéria, de Angola e da Líbia, três dos maiores produtores de petróleo em África

13 Ascensão meteórica dos EUA como produtor Nos anos 70, o Governo norte-americano tinha proibido as exportações para diminuir as importações. Mas graças ao aumento da produção, a proibição foi levantada em dezembro de 2015.

14 Aumento da produção no Iraque Pouca gente notou, mas o país com o segundo maior aumento de produção em 2015 foi o Iraque; o país passou de uma produção diária de 3,3 milhões de barris por dia, em 2014, para 4,3 milhões de barris por dia no final de 2015.

15 Regresso do Irão ao mercado depois do fim do embargo Com a entrada em vigor do acordo nuclear entre o Irão e o grupo "5+1" (Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, China, França, mais Alemanha), em janeiro, foi levantada uma grande parte das sanções internacionais contra o país asiático.

16 Regresso do Irão ao mercado depois do fim do embargo Com a entrada em vigor do acordo nuclear entre o Irão e o grupo "5+1" (Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, China, França, mais Alemanha), em janeiro, foi levantada uma grande parte das sanções internacionais contra o país asiático.

17 Regresso do Irão ao mercado depois do fim do embargo Após as sanções, o país deve aumentar a sua produção. Atualmente é de cerca de três milhões de barris por dia, A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê um aumento de 300 mil barris/dia até finais de 2016.

18 Petróleo em alta profundidade do Brasil De 2013 a 2015, aumentou a produção de 2,6 para 3 milhões de barris por dia. Segundo dados da OPEP, em 2015, 72 novos poços entraram em função, depois de 87 em 2014.

19 Petróleo em alta profundidade do Brasil O Brasil tornou-se líder na exploração "offshore" em águas ultraprofundas. Foram descobertas grandes quantidades de petróleo no chamado pré-sal, camadas rochosas a uma profundidade de quatro a oito quilómetros.

20 Arábia Saudita quer manter quota de mercado O país tem grandes reservas de petróleo e muitos poços que não operam no limite da sua produção. Portanto, pode aumentar rapidamente e com custos muito baixos o volume de crude colocado no mercado e influenciar estrategicamente os preços.

21 Arábia Saudita quer manter quota de mercado Ao contrário, também poderia reduzir a sua produção para escassear o petróleo e tornar o "ouro negro" mais caro.

22 Arábia Saudita quer manter quota de mercado Mas mesmo com um défice orçamental recorde de 89,2 mil milhões de euros em 2015 devido à queda do preço do crude, a Arábia Saudita parece determinada a continuar a produzir mais e não menos como seria de esperar.

23 Medo da crise na China Com taxas oficiais de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) superiores a seis por cento, parece estranho falar de crise na China. Mas muitos analistas e investidores têm medo que, por trás destes números oficiais, se esconda uma realidade bem pior.

24 Medo da crise na China A queda das ações nas bolsas chinesas é um indício de que o milagre económico chinês possa estar próximo do fim. Perspetivas que causam muito nervosismo nos mercados.

25 Medo da crise na China Pois, a economia chinesa fomentou em grande parte o "boom" dos recursos naturais em África, na América Latina e Austrália. Nos últimos dez anos, a China aumentou o seu consumo de petróleo de 7 para 11 milhões de barris por dia.

26 Medo da crise na China Portanto, consome tanto petróleo como toda América Latina e toda África subsaariana em conjunto. Angola e o Sudão, por exemplo, vendem uma grande parte do seu petróleo à China.

27 Medo da crise na China Não é de estranhar que todos os indícios de uma crise na China exerçam uma enorme pressão negativa no mercado petrolífero.

28 Inverno ameno no hemisfério norte 2015 foi o ano mais quente desde que começaram os registos de temperatura no século XIX, segundo dados da Agência Federal norte-americana para a Atmosfera e os Oceanos (NOAA). E 2016 deve ser mais um ano quente devido ao fenómeno meteorológico "El Niño".

29 Inverno ameno no hemisfério norte O inverno 2015/16 no hemisfério norte é tão ameno que a procura de gasóleo para aquecimento diminuiu nos EUA, na Europa e no Japão. Menos procura que faz descer os preços

30 Cartel da OPEP já não funciona Os 13 países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) entre eles a Arábia Saudita, o Iraque, o Irão, a Nigéria e Angola são responsáveis por 32,3 milhões de barris por dia. Portanto, controlam cerca de um terço da produção global de 97 milhões de barris.

31 Cartel da OPEP já não funciona Teoricamente, deveria ser fácil cortar a produção para aumentar os preços. E seria de esperar, já que a OPEP foi fundada como um cartel clássico cuja função é manter os preços altos para o benefício do produtor (e em detrimento dos consumidores).

32 Cartel da OPEP já não funciona Mas, até agora, nenhum país membro da OPEP implementou cortes. Quase todos mantiveram a produção estável ou até aumentaram o volume de crude extraído. Pelos vistos, a OPEP ainda não consegue travar a queda livre do preço.

33 Consequências dos Preços baixos do petróleo

34 Dia-a-dia menos dispendioso O consumidor final vai beneficiar com a queda abrupta do preço do petróleo. O preço dos produtos no mercado tende a cair. o custo por litro do combustível baixa, a não ser que os governos decidam aumentar os impostos.

35 Dia-a-dia menos dispendioso Outro exemplo, são as transportadoras aéreas que vão realizar economias com uma baixa do custo de exploração mantendo o preço dos bilhetes. Regra geral, isso aplica-se à economia que depende de combustíveis para funcionar.

36 Preços baixos inimigos do ambiente Com os combustíveis fósseis ao preço da chuva, a tendência é para um aumento do consumo e, consequentemente, da poluição. Os Estados podem colocar um travão сom o aumento dos impostos,

37 Países produtores em desespero Com a queda abrupta do preço do ouro negro, as economias produtoras de petróleo podem cair numa espiral recessiva se não tiverem outras receitas.

38 Estados dependentes beneficiados Com o crude barato, os Estados mais dependentes sentem um alívio nos cofres, já que as importações têm um custo inferior.

39 Risco de deflação Com o petróleo mais barato, a tendência é para a redução do preço dos produtos ao consumidor, o que eleva o risco de deflação, e fazer derrapar os países para crises económicas.

40 Petrolíferas repensam modelos de negócio Com os preços anormalmente baixos, algumas petrolíferas são obrigadas a cortar custos e mesmo a repensar o modelo de negócio.

41 Petróleo de xisto Há quem veja a espiral de queda do preço do ouro negro como uma conspiração dos principais produtores convencionais de petróleo para arruinar a exploração do petroleo de xisto

42 Petróleo de xisto Esta multiplicou-se, principalmente nos Estados Unidos, e tem um break-even em média nos 80 dólares. Resta saber se as principais empresas de exploração vão resistir e evitar a falência.

43 Vantagens do Petróleo de xisto grande recurso da potencial petróleo; Exploração começou recentemente para que reservas de baixo custos estão ainda disponíveis; Requer menos processamento do xisto betuminoso e apresenta menos problemas do que o óleo de xisto; O tratamento é principalmente por água quente.

44 Desvantagens do Petróleo de xisto -A maioria do recurso não é rentável em preços de óleo presentes - para que reservas exploráveis são menos do que para o petróleo bruto; -Areias betuminosas necessitam de mineração, que é mais complexa e dispendiosa do que a perfuração e bombeamento de óleo cru; -Processamento requer mais energia do que para o petróleo bruto;

45 Desvantagens do Petróleo de xisto -Refino é mais difícil porque o produto é sob a forma de betume - necessidade de craqueamento para produzir um produto vendável. -por causa do aumento de processamento e refino, mais carbono é liberado por unidade de energia utilizável do que para o petróleo bruto -Recursos são menos do que para o óleo de xisto - que está disponível em reservas muito grandes nos EUA e Austrália.

46 Como Gerir a Crise

47

FACT SHEET. BP Statistical Review of World Energy 2016

FACT SHEET. BP Statistical Review of World Energy 2016 FACT SHEET BP Statistical Review of World Energy 2016 Page 1 Destaques - Desenvolvimentos no setor energético O consumo global de energia primária aumentou apenas 1% em 2015, valor semelhante ao crescimento

Leia mais

Recursos e oferta de energia - petróleo e gás natural. Ano base 2004 (Resources and energy supplies - oil and natural gas.

Recursos e oferta de energia - petróleo e gás natural. Ano base 2004 (Resources and energy supplies - oil and natural gas. Recursos e Ofertas de Energia Recursos e oferta de energia - petróleo e gás natural. Ano base 2004 (Resources and energy supplies - oil and natural gas. Base year 2004) Eng. Doutoranda Vanessa Meloni Massara

Leia mais

DIEESE - FUP DESAFIOS ECONÔMICOS DO BRASIL APÓS AS DESCOBERTAS DO PRÉ-SAL.

DIEESE - FUP DESAFIOS ECONÔMICOS DO BRASIL APÓS AS DESCOBERTAS DO PRÉ-SAL. DESAFIOS ECONÔMICOS DO BRASIL APÓS AS DESCOBERTAS DO PRÉ-SAL www.dieese.org.br 1 O Que é o Pré Sal Extensão, Localização e Desafios da Descoberta 2 O Que é o Pré Sal Impacto nas nossas reservas O tamanho

Leia mais

ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA

ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA ANEXO B. DADOS MUNDIAIS DE ENERGIA 1. OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA GRÁFICO B.1: OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA POR FONTE GRÁFICO B.2: OFERTA MUNDIAL DE ENERGIA POR REGIÃO (*) (*) Excluindo bunkers marítimos internacionais

Leia mais

Recursos minerais explorados para a obtenção de um determinado elemento metálico que faz parte da sua constituição.

Recursos minerais explorados para a obtenção de um determinado elemento metálico que faz parte da sua constituição. Recursos minerais explorados para a obtenção de um determinado elemento metálico que faz parte da sua constituição. Ouro Prata Ferro Magnésio Manganês Cobre Exemplos: ouro, prata, cobre, alumínio, ferro,

Leia mais

Perspectivas e atualidades da indústria offshore

Perspectivas e atualidades da indústria offshore Perspectivas e atualidades da indústria offshore Marcus Vinicius de Freitas Professor de Direito e Relações Internacionais Fundação Armando Alvares Penteado FAAP mvfreitas@faap.br Modelo de Kübler-Ross

Leia mais

Xisto (Petróleo e Gás)

Xisto (Petróleo e Gás) Xisto (Petróleo e Gás) O que é o xisto? Xisto é o nome genérico para vários tipos de rocha que se formam em lâminas (folhelhos). Tem interesse econômico principalmente por causa do gás natural, preso em

Leia mais

Segundo o Relatório 2010 do EIA, no grupo que não integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o Brasil, o Cazaquistão e a

Segundo o Relatório 2010 do EIA, no grupo que não integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o Brasil, o Cazaquistão e a 1 Introdução Segundo a Lei nº 9.478, de 6/8/1997, também chamada Lei do Petróleo, o petróleo pode ser definido como todo e qualquer hidrocarboneto líquido em seu estado natural. Entende-se então que o

Leia mais

VI SEMINÁRIO NACIONAL BANDEIRA AZUL Vítor Neto

VI SEMINÁRIO NACIONAL BANDEIRA AZUL Vítor Neto Vítor Neto Vilamoura, 24 de novembro de 2017 PESO DO TURISMO NA ECONOMIA MUNDIAL 2 COMO SE DISTRIBUEM OS TURISTAS PELO MUNDO 1.235 Milhões de Turistas Internacionais - Mundo (2016 OMT) Como se distribuem

Leia mais

Cenário Atual do Setor de Petróleo & Gás e suas Perspectivas

Cenário Atual do Setor de Petróleo & Gás e suas Perspectivas Cenário Atual do Setor de Petróleo & Gás e suas Perspectivas Setembro 2014 07/10/2014 1 A Dinamus Somos uma empresa de consultoria e inteligência de mercado especializada no desenvolvimento de negócios

Leia mais

Aula 03 Solar, marés, goetérmica e fontes fósseis

Aula 03 Solar, marés, goetérmica e fontes fósseis BC-0207 Energia: origens, conversão e uso Aula 03 Solar, marés, goetérmica e fontes fósseis Prof. João Moreira CECS - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas Universidade Federal do

Leia mais

As fontes de energia e sua importância no mundo atual

As fontes de energia e sua importância no mundo atual As fontes de energia e sua importância no mundo atual Introdução Grandes regiões industriais do mundo. Que relações podemos estabelecer entre a localização industrial e a distribuição espacial do consumo

Leia mais

O preço do petróleo e o sinal dos tempos

O preço do petróleo e o sinal dos tempos O preço do petróleo e o sinal dos tempos Por Felipe Coutinho* fevereiro/16 As oscilações nos preços do petróleo têm impactado a economia. A frequência e a amplitude dos movimentos são maiores nos últimos

Leia mais

SEÇÃO 1 Panorama Internacional. Petróleo 1.1 Reservas 1.2 Produção 1.3 Refino 1.4 Preços. Gás Natural 1.5 Reservas 1.6 Produção

SEÇÃO 1 Panorama Internacional. Petróleo 1.1 Reservas 1.2 Produção 1.3 Refino 1.4 Preços. Gás Natural 1.5 Reservas 1.6 Produção SEÇÃO 1 Panorama Internacional Petróleo 1.1 Reservas 1.2 Produção 1.3 Refino 1.4 Preços Gás Natural 1.5 Reservas 1.6 Produção 1 Esta seção apresenta informações sobre o desempenho da indústria mundial

Leia mais

Acordo da Opep: petroleiras entre a cautela e a expectativa de novos investimentos

Acordo da Opep: petroleiras entre a cautela e a expectativa de novos investimentos Jornal do Brasil, 3 de dezembro de 2016 Acordo da Opep: petroleiras entre a cautela e a expectativa de novos investimentos Redução na produção pode estimular setor, mas consequências ainda são vistas com

Leia mais

Já encheu o tanque do seu carro? A guerra entre Petrobras e Governo por aumento de preço dos combustíveis

Já encheu o tanque do seu carro? A guerra entre Petrobras e Governo por aumento de preço dos combustíveis A guerra entre Petrobras e Governo por aumento de preço dos combustíveis Apresentadores: PET - Economia - UnB 25 de janeiro de 2013 Sumário 1 Breve histórico 2 Formação de preço do Combustível 3 A Empresa

Leia mais

I Principais Destaques Consumo Preço Margem bruta II Enquadramento Internacional III Introduções ao Consumo...

I Principais Destaques Consumo Preço Margem bruta II Enquadramento Internacional III Introduções ao Consumo... Setembro de 2018 Índice I Principais Destaques... 3 Consumo... 3 Preço... 3 Margem bruta... 3 II Enquadramento Internacional... 4 III Introduções ao Consumo... 7 Gasóleo rodoviário e Gasolina 95... 7 Consumo

Leia mais

A Crise do Mercado Petrolífero: Consequências para o Sector Energético e Abertura de Novas Janelas Económicas

A Crise do Mercado Petrolífero: Consequências para o Sector Energético e Abertura de Novas Janelas Económicas A Crise do Mercado Petrolífero: Consequências para o Sector Energético e Abertura de Novas Janelas Económicas Dr. Flávio Inocêncio Jornadas Técnico Científicas da FESA Luanda, Angola 26 de Outubro de 2017

Leia mais

ATIVIDADE ON-LINE DISCIPLINA: Redação. PROFESSOR: Dinário Série: 2ª Série Ensino Médio Atividade para dia: / /2017

ATIVIDADE ON-LINE DISCIPLINA: Redação. PROFESSOR: Dinário Série: 2ª Série Ensino Médio Atividade para dia: / /2017 1) As reservas petrolíferas estão relacionadas a um tipo de formação geológica. Indique, corretamente, esse tipo de formação. a) Escudos cristalinos. b) Bacias sedimentares. c) Dobramentos cenozoicos.

Leia mais

O BANCO DO FUTURO CHEGOU AO XYAMI NOVA VIDA

O BANCO DO FUTURO CHEGOU AO XYAMI NOVA VIDA NEWSLETTER RESUMO SEMANAL 15 DE MAIO DE 2017 O BANCO DO FUTURO CHEGOU AO XYAMI NOVA VIDA ANGOLA ULTRAPASSA LIMITES DE PRODUÇÃO PETROLÍFERA O relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo

Leia mais

O BANCO DO FUTURO CHEGOU AO XYAMI NOVA VIDA

O BANCO DO FUTURO CHEGOU AO XYAMI NOVA VIDA NEWSLETTER RESUMO SEMANAL 28 DE AGOSTO DE 2017 O BANCO DO FUTURO CHEGOU AO XYAMI NOVA VIDA O MERCADO PETROLÍFERO DURANTE O MÊS DE JULHO O mercado petrolífero continuou a ser marcado, por um lado, pela

Leia mais

GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA DE ELÉTRICA

GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA DE ELÉTRICA Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA DE ELÉTRICA ROGÉRIO LÚCIO LIMA Sinop Outubro de 2016 Recursos

Leia mais

AS FONTES DE ENERGIA

AS FONTES DE ENERGIA AS FONTES DE ENERGIA ARCAICAS - Energia muscular (o homem e o animal), o fogo (queima de madeira), a água (rodas de água) e o vento (moinhos). MODERNAS - C. mineral, gás, petróleo, hidroeletricidade e

Leia mais

I Principais Destaques Consumo... 4 Preço... 4 Margem bruta II Enquadramento Internacional III Introduções ao Consumo...

I Principais Destaques Consumo... 4 Preço... 4 Margem bruta II Enquadramento Internacional III Introduções ao Consumo... Julho de 2018 Índice I Principais Destaques... 4 Consumo... 4 Preço... 4 Margem bruta... 4 II Enquadramento Internacional... 5 III Introduções ao Consumo... 8 Gasóleo rodoviário e Gasolina 95... 8 Consumo

Leia mais

RESUMO SEMANAL A ALTA DO PREÇO DO PETRÓLEO NEWSLETTER 08 DE OUTUBRO 2018

RESUMO SEMANAL A ALTA DO PREÇO DO PETRÓLEO NEWSLETTER 08 DE OUTUBRO 2018 NEWSLETTER RESUMO SEMANAL 08 DE OUTUBRO 2018 A ALTA DO PREÇO DO PETRÓLEO O preço internacional de crude experimenta um período de valorização contínua. A cotação do crude encerrou o mês de Setembro em

Leia mais

Relatório Semanal sobre Combustíveis. 6 de fevereiro de 2019

Relatório Semanal sobre Combustíveis. 6 de fevereiro de 2019 Relatório Semanal sobre Combustíveis 6 de fevereiro de 2019 1 Índice I Principais destaques. Enquadramento Internacional.. Preço. II Enquadramento Internacional Evolução do Preço do Brent. Evolução das

Leia mais

RIO ALÉM DO PETRÓLEO

RIO ALÉM DO PETRÓLEO RIO ALÉM DO PETRÓLEO Notas sobre a experiência internacional de aplicação de royalties Daniel Bregman Helder Queiroz Pinto Jr Estrutura da Apresentação Condições de Contorno da Indústria do Petróleo: o

Leia mais

Petróleo. Daniela Simioni NºUSP: Rafaela Duarte Pagliarini N USP:

Petróleo. Daniela Simioni NºUSP: Rafaela Duarte Pagliarini N USP: Petróleo Daniela Simioni NºUSP: 10378286 Rafaela Duarte Pagliarini N USP: 10353198 Histórico Um composto combustível formado a partir de matéria orgânica após milênios de decomposição sob determinadas

Leia mais

CONJUNTURA ECONÓMICA. - Novembro

CONJUNTURA ECONÓMICA. - Novembro CONJUNTURA ECONÓMICA - Novembro 2006 - (elaborado com a informação disponível até 08/11/2006) MUNDO - Estados Unidos da América A taxa de juro de referência (Fed Funds), que já foi aumentada por quatro

Leia mais

O BANCO DO FUTURO CHEGOU AO XYAMI NOVA VIDA

O BANCO DO FUTURO CHEGOU AO XYAMI NOVA VIDA NEWSLETTER RESUMO SEMANAL 17 DE JULHO DE 2017 O BANCO DO FUTURO CHEGOU AO XYAMI NOVA VIDA O MERCADO PETROLÍFERO E O EXCESSO DE OFERTA O acordo entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP)

Leia mais

ENERGIA E DESENVOLVIMENTO Oferta, demanda e desafios

ENERGIA E DESENVOLVIMENTO Oferta, demanda e desafios 22 capítulo 3 energia e desenvolvimento 3 ENERGIA E DESENVOLVIMENTO Oferta, demanda e desafios . prêmio jovem cientista 23 caderno do professor Quando se trata de economia, quase sempre se considera que

Leia mais

O NOVO ACORDO DA OPEP E OS SEUS DESAFIOS

O NOVO ACORDO DA OPEP E OS SEUS DESAFIOS NEWSLETTER RESUMO SEMANAL 17 DE DEZEMBRO DE 2018 O NOVO ACORDO DA OPEP E OS SEUS DESAFIOS A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) realizou a sua última reunião nos dias 06 e 07 de Dezembro

Leia mais

Analisando a Segurança Global

Analisando a Segurança Global Analisando a Segurança Global Prof. Dr. Marco Cepik UFRGS Agradeço aos assistentes de Pesquisa Laura Quaglia, Pedro Txai Brancher e Frederico Licks Bertol, bem como a Aline Hellmann e a toda a equipe de

Leia mais

PANORAMA ATUAL DA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

PANORAMA ATUAL DA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA PANORAMA ATUAL DA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA Armando Guedes Coelho Conselheiro IBP Junho/2009 PANORAMA MUNDIAL SÉCULO XXI DIVERSIFICAÇÃO DAS FONTES DE ENERGIA Fonte: Nakícenovic, Grübler e MaConald,

Leia mais

O mito da Petrobrás quebrada, política de preços e suas consequências para o Brasil

O mito da Petrobrás quebrada, política de preços e suas consequências para o Brasil Clube de Engenharia Associação dos Engenheiros da Petrobrás Aepet O mito da Petrobrás quebrada, política de preços e suas consequências para o Brasil 5 de junho de 2018 Paulo César Ribeiro Lima Constituição

Leia mais

Análise ao Comércio Externo de Equipamento Elétrico e Eletrónico

Análise ao Comércio Externo de Equipamento Elétrico e Eletrónico Análise ao Comércio Externo de Equipamento Elétrico e Eletrónico Janeiro Dezembro 2015 Recuperação do peso do mercado intracomunitário 1. Análise global - Setor Elétrico e Eletrónico O período de Janeiro-Dezembro

Leia mais

Oferta mundial do trigo continua a um nível satisfatório em 2014/15

Oferta mundial do trigo continua a um nível satisfatório em 2014/15 www.arfa.cv Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares RELATÓRIO DO MERCADO INTERNACIONAL RMMI Nº 48 - MENSAL - Abril de Oferta mundial do trigo continua a um nível satisfatório

Leia mais

Energy Security Situation Report

Energy Security Situation Report Julho de 2016 Energy Security Situation Report Petróleo com o apoio de FICHA TÉCNICA Programa FLAD Segurança Energética FLAD Energy Security Program Rua do Sacramento a Lapa, 21 1249-090 LISBOA Tel: (351)

Leia mais

I Principais Destaques Consumo Preço Margem bruta II Enquadramento Internacional III Introduções ao Consumo...

I Principais Destaques Consumo Preço Margem bruta II Enquadramento Internacional III Introduções ao Consumo... Dezembro de 2018 Índice I Principais Destaques... 3 Consumo... 3 Preço... 3 Margem bruta... 3 II Enquadramento Internacional... 4 III Introduções ao Consumo... 7 Gasóleo rodoviário e Gasolina 95... 7 Consumo

Leia mais

Rio de Janeiro, Brasil. Abril 2016

Rio de Janeiro, Brasil. Abril 2016 Rio de Janeiro, Brasil Abril 2016 A influência dos baixos preços Crescimento sólido da demanda em 1.2 mb/d até pelo menos 2021 Queda no crescimento da produção devido aos cortes no investimento Comércio

Leia mais

As Perspectivas sobre a Evolução do Preço do Petróleo em 2019

As Perspectivas sobre a Evolução do Preço do Petróleo em 2019 NEWSLETTER RESUMO SEMANAL 03 DE DEZEMBRO DE 2018 As Perspectivas sobre a Evolução do Preço do Petróleo em 2019 O exercício de previsão da evolução dos mercados é complexo. As projecções mais optimistas

Leia mais

MERCADO MADEIRA SERRADA

MERCADO MADEIRA SERRADA Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente Painel: A MADEIRA NO MERCADO - DESAFIOS, APLICAÇÕES E USOS MERCADO MADEIRA SERRADA Curitiba, 08 de Março de 2016 Mercado Brasileiro

Leia mais

Palestra de Abertura. Evolução dos Preços Internacionais do Petróleo. Eraldo Porto

Palestra de Abertura. Evolução dos Preços Internacionais do Petróleo. Eraldo Porto Palestra de Abertura Evolução dos Preços Internacionais do Petróleo Eraldo Porto Pergunta: O que vem causando os movimentos de preços, com variações tão dramáticas, no petróleo? COMO TUDO COMEÇOU OS PRIMEIROS

Leia mais

INFORMAÇÃO SOBRE O MERCADO INTERNACIONAL DE CEREAIS E AÇÚCAR

INFORMAÇÃO SOBRE O MERCADO INTERNACIONAL DE CEREAIS E AÇÚCAR Agência Nacional de Segurança Alimentar INFORMAÇÃO SOBRE O MERCADO INTERNACIONAL DE CEREAIS E AÇÚCAR Ano: 2010 Mês: Junho 1. Resumo Global O mercado global dos grãos começou o mês de Junho em baixa, dominado

Leia mais

Relatório Mensal sobre Combustíveis. Maio de 2019

Relatório Mensal sobre Combustíveis. Maio de 2019 Relatório Mensal sobre Combustíveis Maio de 2019 Índice I Principais Destaques... 3 Consumo... 3 Preço... 3 Margem bruta... 3 II Enquadramento Internacional... 4 III Introduções ao Consumo... 7 Gasóleo

Leia mais

Nota: Nome: Série:9º ano. Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal RECUPERAÇÃO 9º ANO. CAPÍTULOS 5 e 6

Nota: Nome: Série:9º ano. Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal RECUPERAÇÃO 9º ANO. CAPÍTULOS 5 e 6 Nome: Série:9º ano Nota: Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal CAPÍTULOS 5 e 6 RECUPERAÇÃO 9º ANO 1. Explique como funciona as Monções na Ásia. 2. Em que parte da Ásia as Monções ocorrem?

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Secretaria de Comércio Exterior

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Secretaria de Comércio Exterior Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior O comércio exterior brasileiro e o desempenho do setor industrial Welber Barral Secretário SÃO PAULO (SP), 27

Leia mais

EDITORIAL. offshore brasileiro? BOLETIM ENERGÉTICO DEZEMBRO Adaptado de Weekly Energy, Economic & Geopolitical Outlook - November.

EDITORIAL. offshore brasileiro? BOLETIM ENERGÉTICO DEZEMBRO Adaptado de Weekly Energy, Economic & Geopolitical Outlook - November. EDITORIAL Projeção de produção de petróleo para : OPEP pressionada pelo crescimento do offshore brasileiro? Adaptado de Weekly Energy, Economic & Geopolitical Outlook - November.17 - OPEC A OPEP está ansiosa

Leia mais

Consumo de Energia Primária (Repartição das Fontes) Gás Natural 24%

Consumo de Energia Primária (Repartição das Fontes) Gás Natural 24% Nº 43 - Setembro 2007 O consumo mundial de energia primária em 2006 foi um pouco inferior a onze mil milhões de toneladas (oil equivalent), repartido pelas diversas fontes a seguir ilustradas. Consumo

Leia mais

Alta do petróleo beneficia Petrobras e o Brasil, dizem especialistas

Alta do petróleo beneficia Petrobras e o Brasil, dizem especialistas Agência Brasil, 11 de maio de 2018 Alta do petróleo beneficia Petrobras e o Brasil, dizem especialistas Para mercado, com política de preços anterior, empresa teria prejuízo Por: Nielmar de Oliveira -

Leia mais

CURSO LIVRE DE ECONOMIA

CURSO LIVRE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE DA MADEIRA Departamento de Gestão e Economia CURSO LIVRE DE ECONOMIA Preços e Mercados Exercícios 1. Indique se as seguintes afirmações são verdadeiras ou falsas, justificando os casos em

Leia mais

INFORMAÇÃO SOBRE O MERCADO INTERNACIONAL DE CEREAIS E AÇÚCAR. Perspectivas 2010

INFORMAÇÃO SOBRE O MERCADO INTERNACIONAL DE CEREAIS E AÇÚCAR. Perspectivas 2010 Agência Nacional de Segurança Alimentar INFORMAÇÃO SOBRE O MERCADO INTERNACIONAL DE CEREAIS E AÇÚCAR Perspectivas 2010 Ano: 2010 Mês: Janeiro 1. Resumo Global As perspectivas para a produção mundial de

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS.

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS. A A A globalização é um fenômeno pelo qual ocorre uma influência estrangeira nos hábitos de consumo, na vida social, econômica, serviços e informações. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989

Leia mais

RELATÓRIO DO MERCADO INTERNACIONAL. Preços do milho e do trigo registam aumento pelo 2º mês consecutivo

RELATÓRIO DO MERCADO INTERNACIONAL. Preços do milho e do trigo registam aumento pelo 2º mês consecutivo www.arfa.cv Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares RELATÓRIO DO MERCADO INTERNACIONAL RMMI Nº 62 - MENSAL - Julho de do milho e do trigo registam aumento pelo 2º mês

Leia mais

Quadro I - Produção, Consumo, Comércio e Stock

Quadro I - Produção, Consumo, Comércio e Stock MERCADO INTERNACIONAL DE CEREAIS E AÇÚCAR INFORMAÇÃO MENSAL Ano: 20 Mês: Janeiro 1. Resumo Global Os preços internacionais dos grãos e oleaginosas aumentaram fortemente em Dezembro e novamente em Janeiro,

Leia mais

Vale do Rio Doce tem fábrica no Bahrein e vai fazer pesquisa mineral na Arábia Saudita

Vale do Rio Doce tem fábrica no Bahrein e vai fazer pesquisa mineral na Arábia Saudita Agência de Notícias Brasil-Árabe - SP 23/03/2004-00:00 Vale do Rio Doce tem fábrica no Bahrein e vai fazer pesquisa mineral na Arábia Saudita Na segunda reportagem da série sobre as maiores empresas exportadoras

Leia mais

FATURA ENERGÉTICA PORTUGUESA

FATURA ENERGÉTICA PORTUGUESA 2016 FATURA ENERGÉTICA PORTUGUESA Nº 33 abril 2017 (página em branco) Índice 1. Sumário Executivo 2. Mercados Petrolíferos 2.1 Preços 2.2 Origens do Petróleo Bruto 3. Saldo Importador 4. Importação de

Leia mais

A Ásia conta com enormes reservas minerais e energéticas, circunstância que tem facilitado seu recente desenvolvimento industrial.

A Ásia conta com enormes reservas minerais e energéticas, circunstância que tem facilitado seu recente desenvolvimento industrial. A Ásia conta com enormes reservas minerais e energéticas, circunstância que tem facilitado seu recente desenvolvimento industrial. Recursos minerais e energéticos de alguns países da Ásia Os principais

Leia mais

BIC. Encarte Estatístico da Indústria e do Comércio Exterior

BIC. Encarte Estatístico da Indústria e do Comércio Exterior BIC Encarte Estatístico da Indústria e do Comércio Exterior Nº 02.2013 ABRIL JUNHO DE 2013 MARTA DOS REIS CASTILHO Coordenadora JULIA TORRACCA Gestor de Informações / RJ CAROLINA DIAS Gerente Administrativa

Leia mais

quem somos O IDIS REPRESENTA A CAF NO BRASIL

quem somos O IDIS REPRESENTA A CAF NO BRASIL quem somos Fundado em 1999, organização pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil e na América Latina, que tem como missão promover e estruturar o sistema de investimento social privado

Leia mais

Mineração e sua Importância na Economia Brasileira

Mineração e sua Importância na Economia Brasileira Mineração e sua Importância na Economia Brasileira 25 de novembro de 2010 2º CONGRESSO DE MINERAÇÃO DA AMAZÔNIA ANTONIO LANNES Área > 3 milhões Km² Brasil no Mundo Bangladesh Pop > 140 milhões Nigéria

Leia mais

Estagnação na evolução do comércio internacional

Estagnação na evolução do comércio internacional Análise do Comércio Externo do Sector Elétrico e Eletrónico Janeiro Setembro 2018 Estagnação na evolução do comércio internacional 1. Análise da Economia Portuguesa Balança Comercial O período de Janeiro

Leia mais

Contextualização e Panorama Macro do setor Ieda Gomes

Contextualização e Panorama Macro do setor Ieda Gomes Contextualização e Panorama Macro do setor Ieda Gomes Energia e Geopolítica: fatos marcantes A revolução do shale gas & petróleo e impacto no suprimento e preços internacionais A OPEP e a queda de preços

Leia mais

BREVE PANORAMA DO MERCADO DE AMIDOS. Ricardo Arantes Giannini

BREVE PANORAMA DO MERCADO DE AMIDOS. Ricardo Arantes Giannini BREVE PANORAMA DO MERCADO DE AMIDOS Ricardo Arantes Giannini Revisão do mercado mundial amidos Uso total de amidos no mundo é de cerca de 48,5 milhões de toneladas A mandioca responde por apenas 7.5 %

Leia mais

EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NO ESPÍRITO SANTO PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO PARTICIPAÇÕES GOVERNAMENTAIS E REFLEXOS ECONÔMICOS

EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NO ESPÍRITO SANTO PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO PARTICIPAÇÕES GOVERNAMENTAIS E REFLEXOS ECONÔMICOS Agenda 1 2 3 4 INTRODUÇÃO EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NO ESPÍRITO SANTO PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO PARTICIPAÇÕES GOVERNAMENTAIS E REFLEXOS ECONÔMICOS 5 RODADAS DA ANP E OPORTUNIDADES PARA

Leia mais

Relatório mensal sobre combustíveis

Relatório mensal sobre combustíveis Relatório mensal sobre combustíveis ABRIL DE 2016 Índice I Principais destaques... 3 Consumo... 3 Preço... 3 Margem bruta... 3 II Enquadramento Internacional... 4 III Introduções ao Consumo... 7 Consumo

Leia mais

FATURA ENERGÉTICA PORTUGUESA

FATURA ENERGÉTICA PORTUGUESA 2014 FATURA ENERGÉTICA PORTUGUESA Nº 31 abril 2015 Índice 1. Sumário Executivo 2. Mercados Petrolíferos 2.1 Preços 2.2 Origens do Petróleo Bruto 3. Saldo Importador 4. Importação de Produtos Energéticos

Leia mais

O Setor Brasileiro de Cana-de-açúcar Perspectivas de Crescimento por Plinio M. Nastari, Ph.D. (DATAGRO - Brasil)

O Setor Brasileiro de Cana-de-açúcar Perspectivas de Crescimento por Plinio M. Nastari, Ph.D. (DATAGRO - Brasil) O Setor Brasileiro de Cana-de-açúcar Perspectivas de Crescimento por Plinio M. Nastari, Ph.D. (DATAGRO - Brasil) São Paulo, Brasil Posição atual do Brasil em Açúcar e Álcool 2 Maior produtor e exportador

Leia mais

ANÁLISE DO MERCADO TRIGO. Análise para 2016

ANÁLISE DO MERCADO TRIGO. Análise para 2016 ANÁLISE DO MERCADO TRIGO Análise para 2016 SOJA MUNDO ANÁLISE DO MERCADO DE TRIGO MUNDO LONGO PRAZO Consumo e Projeção do Consumo Mundial de Trigo (em milhões de toneladas) 900 800 700 600 616 713 741

Leia mais

A semente do cooperativismo no desenvolvimento competitivo do Estado do Paraná

A semente do cooperativismo no desenvolvimento competitivo do Estado do Paraná Fórum de Competitividade da Câmara Americana de Comércio - AMCHAM Curitiba 27/setembro/2017 Curitiba/PR A semente do cooperativismo no desenvolvimento competitivo do Estado do Paraná Eng. Agr. J O S É

Leia mais

Combustível Brasil Bloco III Desafios para o abastecimento. Rio de Janeiro, 08 de março de 2017

Combustível Brasil Bloco III Desafios para o abastecimento. Rio de Janeiro, 08 de março de 2017 Combustível Brasil Bloco III Desafios para o abastecimento Rio de Janeiro, 08 de março de 2017 Refino precisa de investimentos e atração de capital privado é importante para servir o mercado brasileiro

Leia mais

O CENÁRIO MACROECONÓMICO DO PAÍS

O CENÁRIO MACROECONÓMICO DO PAÍS NEWSLETTER RESUMO SEMANAL 08 DE ABRIL DE 2019 O CENÁRIO MACROECONÓMICO DO PAÍS A última reunião do Comité de Política Monetária, realizada no dia 29 de Março, culminou com a decisão de manutenção das taxas

Leia mais

Desaceleração da economia portuguesa confirma-se

Desaceleração da economia portuguesa confirma-se Síntese de Conjuntura 2º Trimestre 2018 Desaceleração da economia portuguesa confirma-se 1.CONJUNTURA SETORIAL Nota: Os índices que se seguem resultam da média aritmética das respostas das empresas associadas,

Leia mais

O cenário econômico internacional e o. comércio exterior dos produtos. transformados de plástico

O cenário econômico internacional e o. comércio exterior dos produtos. transformados de plástico O cenário econômico internacional e o comércio exterior dos produtos transformados de plástico Agosto/2009 Associação Brasileira da Indústria do Plástico A CRISE MUNDIAL O ano de 2008 foi marcado pelo

Leia mais

Análise semanal de Mercado. Crude: Compromisso da OPEP não deverá inviabilizar o cenário técnico actual

Análise semanal de Mercado. Crude: Compromisso da OPEP não deverá inviabilizar o cenário técnico actual Crude: Compromisso da OPEP não deverá inviabilizar o cenário técnico actual Há duas semanas apontámos que a zona dos USD 45 46 poderia funcionar como zona de suporte para o crude e que efectivamente já

Leia mais

FONTES DE ENERGIA PROFESSOR : DANIEL DE PAULA

FONTES DE ENERGIA PROFESSOR : DANIEL DE PAULA FONTES DE ENERGIA PROFESSOR : DANIEL DE PAULA MATRIZ ENERGÉTICA : É O BALANÇO DOS RECURSOS ENERGÉTICOS QUE UM PAÍS TEM OU COMPRA PARA UTILIZAR NO PROCESSO PRODUTIVO. FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS NÃO-RENOVÁVEIS

Leia mais

PROPOSTAS DA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DA PETROBRÁS (AEPET)

PROPOSTAS DA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DA PETROBRÁS (AEPET) Seminário O petróleo, o pré-sal e a Petrobras NOVEMBRO - 2016 PROPOSTAS DA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DA PETROBRÁS (AEPET) Por uma Petrobrás forte, integrada e a serviço da maioria Felipe Coutinho* *Presidente

Leia mais

Cenário Econômico. Carlos Kawall Economista Chefe

Cenário Econômico. Carlos Kawall Economista Chefe Cenário Econômico Carlos Kawall Economista Chefe G20: Projeções de crescimento do PIB no biênio 2015/16 Brasil deverá ter o pior desempenho do G-20, em uma crise econômica sem precedentes Índia China Indonésia

Leia mais

PERSPECTIVAS DO SETOR EXTERNO CATARINENSE DIANTE DA CRISE ECONÔMICA INTERNACIONAL

PERSPECTIVAS DO SETOR EXTERNO CATARINENSE DIANTE DA CRISE ECONÔMICA INTERNACIONAL PERSPECTIVAS DO SETOR EXTERNO CATARINENSE DIANTE DA CRISE ECONÔMICA INTERNACIONAL Mohamed Amal 1 INTRODUÇÃO O setor exportador de Santa Catarina apresentou um desempenho relativamente linear durante o

Leia mais

Perspectivas para a Indústria Siderúrgica: 2006

Perspectivas para a Indústria Siderúrgica: 2006 Perspectivas para a Indústria Siderúrgica: 2006 Mônica R. de Carvalho Novembro, 2005 Agenda A Indústria Siderúrgica Global Tendências de Oferta e Preços de Insumos Minério de Ferro Carvão Tendências de

Leia mais

Abrandamento no primeiro trimestre do ano

Abrandamento no primeiro trimestre do ano Síntese de Conjuntura 1º Trimestre 2018 Abrandamento no primeiro trimestre do ano 1.CONJUNTURA SETORIAL Nota: Os índices que se seguem resultam da média aritmética das respostas das empresas associadas,

Leia mais

O BANCO DO FUTURO CHEGOU AO XYAMI NOVA VIDA

O BANCO DO FUTURO CHEGOU AO XYAMI NOVA VIDA NEWSLETTER RESUMO SEMANAL 14 DE AGOSTO DE 2017 O BANCO DO FUTURO CHEGOU AO XYAMI NOVA VIDA O PRIMEIRO SEMESTRE DO MERCADO DE DÍVIDA PÚBLICA A meta de inflação fixada pelo Governo no Orçamento Geral do

Leia mais

Conjuntura atual e perspectivas no mercado de afretamento Internacional. Jan Skåre e Fernando Cruz

Conjuntura atual e perspectivas no mercado de afretamento Internacional. Jan Skåre e Fernando Cruz Conjuntura atual e perspectivas no mercado de afretamento Internacional Jan Skåre e Fernando Cruz Sumário Situação do Mercado Reservas Produção Consumo Preços Principais Operadoras Frota de OSV Tendências

Leia mais

A A DEMANDA de PAPEL MUNDIAL e SUSTENTABILIDADE. 2o. CONGRESSO FLORESTAL DO MATO GROSSO DO SUL 8 de Junho de 2010

A A DEMANDA de PAPEL MUNDIAL e SUSTENTABILIDADE. 2o. CONGRESSO FLORESTAL DO MATO GROSSO DO SUL 8 de Junho de 2010 A A DEMANDA de PAPEL MUNDIAL e SUSTENTABILIDADE 2o. CONGRESSO FLORESTAL DO MATO GROSSO DO SUL 8 de Junho de 2010 CONTEÚDO 1. PERFIL DO SETOR BRASILEIRO DE C&P 2. OVERVIEW DO SETOR BRASILEIRO DE C&P 3.

Leia mais

Parente garantiu lucratividade para a Petrobras?

Parente garantiu lucratividade para a Petrobras? Revista Forum, 7 de junho de 2018 Parente garantiu lucratividade para a Petrobras? Em artigo, economista e pesquisador explica como funciona a atual política de preços e utilização das refinarias pela

Leia mais

Cenários Conselho Temático de Economia e Finanç

Cenários Conselho Temático de Economia e Finanç Conselho Temático de Economia e Finanç Panorama Municipal 300 250 Desempenho Economia Caxias do Sul 21,8 ÍNDICE (100 = Jan 2005) VARIAÇÃO % 12 MESES 30,0 20,0 200 150 7,2 6,0 1,7 1,1 10,0 0,0-5,1-2,4-7,4

Leia mais

I Principais Destaques Consumo Preço Margem bruta II Enquadramento Internacional III Introduções ao Consumo...

I Principais Destaques Consumo Preço Margem bruta II Enquadramento Internacional III Introduções ao Consumo... Outubro de 2018 Índice I Principais Destaques... 3 Consumo... 3 Preço... 3 Margem bruta... 3 II Enquadramento Internacional... 4 III Introduções ao Consumo... 7 Gasóleo rodoviário e Gasolina 95... 7 Consumo

Leia mais

Conceito. são os diversos tipos de materiais ou processos dos quais se podem obter energia. Podem ser divididos em dois grandes grupos:

Conceito. são os diversos tipos de materiais ou processos dos quais se podem obter energia. Podem ser divididos em dois grandes grupos: Conceito são os diversos tipos de materiais ou processos dos quais se podem obter energia. Podem ser divididos em dois grandes grupos: Renováveis renovação em um curto período de tempo; Não renováveis

Leia mais

Relatório Mensal sobre Combustíveis. Março de 2019

Relatório Mensal sobre Combustíveis. Março de 2019 Relatório Mensal sobre Combustíveis Março de 2019 Índice I Principais Destaques... 3 Consumo... 3 Preço... 3 Margem bruta... 3 II Enquadramento Internacional... 4 III Introduções ao Consumo... 7 Gasóleo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA NA AGRICULTURA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA NA AGRICULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS AGRONOMIA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA NA AGRICULTURA Prof. Ricardo Brauer Vigoderis, D.S. email: vigoderis@hotmail.com www.vigoderis.hol.es

Leia mais

Desaceleração da demanda e aumento dos custos diminuem lucros das companhias aéreas

Desaceleração da demanda e aumento dos custos diminuem lucros das companhias aéreas NOTÍCIA No: 27 Desaceleração da demanda e aumento dos custos diminuem lucros das companhias aéreas 2 de junho de 2019 (Seul) - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport

Leia mais

Relatório de Pesquisa Indicadores Mundiais do Setor Elétrico: Março Julho 2008

Relatório de Pesquisa Indicadores Mundiais do Setor Elétrico: Março Julho 2008 Projeto Provedor de Informações Econômico-Financeiro do Setor de Energia Elétrica Relatório de Pesquisa Indicadores Mundiais do Setor Elétrico: Março Julho 2008 Rio de Janeiro Relatório de Pesquisa Indicadores

Leia mais

RESULTADOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015 Santander lucra EUR 3,426 bilhões com operações, aumento de 24%

RESULTADOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015 Santander lucra EUR 3,426 bilhões com operações, aumento de 24% RESULTADOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015 Santander lucra EUR 3,426 bilhões com operações, aumento de 24% Os resultados do primeiro semestre mostram a solidez e a consistência do modelo de negócios do Banco

Leia mais

A MUDANÇA DE PARADIGMA E AS REACÇÕES DOS MERCADOS

A MUDANÇA DE PARADIGMA E AS REACÇÕES DOS MERCADOS NEWSLETTER RESUMO SEMANAL 12 DE FEVEREIRO DE 2018 A MUDANÇA DE PARADIGMA E AS REACÇÕES DOS MERCADOS O crescimento económico mundial em 2018 e a estabilidade dos mercados estão fortemente condicionados

Leia mais

Ministério de Minas e Energia PROPOSTA DE MODELO. Workshop sobre o Marco Regulatório do Pré-sal Marco Antonio M. Almeida. veis - MME.

Ministério de Minas e Energia PROPOSTA DE MODELO. Workshop sobre o Marco Regulatório do Pré-sal Marco Antonio M. Almeida. veis - MME. PROPOSTA DE MODELO REGULATÓRIO RIO DO PRÉ-SAL Workshop sobre o Marco Regulatório do Pré-sal Marco Antonio M. Almeida Secretário rio de Petróleo, Gás G s Natural e Combustíveis Renováveis veis - MME 01.10.2009

Leia mais

I Principais destaques. Enquadramento Internacional.. Preço.

I Principais destaques. Enquadramento Internacional.. Preço. 28/11/2018 1 Índice I Principais destaques. Enquadramento Internacional.. Preço. II Enquadramento Internacional Evolução do Preço do Brent. Evolução das Cotações dos Combustíveis.. 3 3 3 4 4 5 III - Preço

Leia mais

Compreender as DIFERENÇAS e SEMELHANÇAS O que nos afasta? O que nos aproxima?

Compreender as DIFERENÇAS e SEMELHANÇAS O que nos afasta? O que nos aproxima? Maio 2014 Apresentar a Indústria de MT Compreender as DIFERENÇAS e SEMELHANÇAS O que nos afasta? O que nos aproxima? Diagnosticar as NECESSIDADES MÚTUAS Do que precisamos? Do que podemos fornecer mutuamente?

Leia mais

Exportações de carne suína crescem no primeiro semestre e preço do suíno sobe no mercado interno

Exportações de carne suína crescem no primeiro semestre e preço do suíno sobe no mercado interno Segundo o MDIC, o grande salto nos embarques da carne suína brasileira se deu a partir de abril de 2019 e, no acumulado do ano, o Brasil já exportou um volume 27,32% maior que em 2018 O mercado tem dado

Leia mais

Exercícios on line Geografia Prof. Dinário Equipe Muriaé

Exercícios on line Geografia Prof. Dinário Equipe Muriaé Exercícios on line Geografia Prof. Dinário Equipe Muriaé 2º Ano 1) O Brasil já conseguiu a autossuficiência na produção de petróleo para o consumo interno, ou seja, não necessita importar essa fonte energética.

Leia mais

FATURA ENERGÉTICA PORTUGUESA

FATURA ENERGÉTICA PORTUGUESA 218 FATURA ENERGÉTICA PORTUGUESA Nº 35 abril 219 Índice 1. Sumário Executivo 2. Mercados Petrolíferos 2.1 Preços 2.2 Origens do Petróleo Bruto 3. Saldo Importador 4. Importação de Produtos Energéticos

Leia mais